Oficina de Transmissão de Saberes e Fazeres Artesanais - Fruteira de Imbé - Quilombo da Fazenda
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 17 พ.ย. 2024
- Nos dias 12 e 17 de agosto de 2024 aconteceram as Vivências de Fruteira de Imbé, orientadas por Mestra Cida. Nascida em Natividade da Serra (SP), em 1960. Sua mãe possuía descendência indígena e em sua casa, desde pequena, o artesanato era a principal fonte de renda da família, que conhecia inúmeras técnicas ancestrais de produção artesanal. Residiu em diversos locais até se fixar no município de Paraty (RJ) onde constituiu família. Possui grande conhecimento de diversas técnicas artesanais que em muitos locais já caiu no esquecimento. Trabalha com fibras naturais, cipós, taquaras e outras matérias-primas extraídas da mata. Durante toda sua vida atuou como artesã, e foi através da renda do artesanato que conseguiu criar seus 5 filhos. Entre suas produções encontram-se chinelos, bolsas, chapéu, balaios, samburás, tipiti, peneira, cestos, balaio de canto, pá, entre outros. Exerce seu trabalho com maestria, sendo suas peças muito bem acabadas.
A Mestra oficineira já havia ministrado outras oficinas na comunidade sendo conhecida entre as artesãs. Dona Cida compartilhou um pouco de seu conhecimento sobre a matéria prima utilizada (cipó Imbé), sua vivência no artesanato e a forma como aprendeu a confeccionar tantos artesanatos.
Essa fruteira é fruto de uma técnica diferenciada de cestaria a qual Cida compartilhou com as/os demais artesãs/ãos da comunidade do Quilombo da Fazenda.
Essa vivência faz parte do Projeto Raízes que Tecem, promovido pelo Capiá. Esse projeto tem como objetivo fortalecer a produção artesanal nas comunidades tradicionais do norte de Ubatuba, seus arranjos produtivos de artesãos/ãs e a articulação desses grupos. Faz parte do Programa Olhos D'água - Escolas Livres, promovido pelo Ministério da Cultura.
Equipe responsável - Projeto Raízes que Tecem
Edirlaine Reis
Leonardo Estevan
Mario Ricardo de Oliveira