Eu tive um namorado que fazia as coisas sozinho e eu sempre fiquei feliz por ele, apoiei em tudo, falávamos que estávamos nos divertindo mesmo longe e no final mesmo sendo totalmente aberta ele mentia pra mim... isso não quer dizer que eu errei por torcer pela felicidade dele ou por não ser possessiva. Estou até fazendo terapia pra entender que o problema não estava no meu jeito e sim no caráter dele... Mas esse vídeo me fez muito bem
Eu passei pela mesma situação... confiei e deixei ele se divertir também, só p depois descobrir que ele fez tudo que me falou que nunca faria. É muito difícil, tive muitas crises de ansiedade por causa da quebra de confiança... mas com esse vídeo eu reparei que o q eu fiz (não ter sido possessiva nem ciumenta) não foi errado, que eu não fui a trouxa da história como eu achava, pq um relacionamento não vem com essa cobrança. Só foi com a pessoa errada. Então não me arrependo de nada!
Então, eu já tive relacionamento que eu era muito ciumenta e possessiva e prometi que no próximo eu iria deixar "voar" porém, gosto da verdade, gosto de saber das coisas igual o marido dela falou antes de ir pra Amsterdam que iria e comigo eu era sempre a última a saber QUANDO sabia. Daí agora estou me recuperando... Essa parte do "trouxa" também fez total sentido pq eu ouvi dos meus amigos mais próximos que eu tava sendo trouxa, agora tá tudo bem mais claro e esse fardo não é meu
Amores mesquinhos e egoísta destroem qualquer relacionamento, mas é necessário alto nível de segurança, confiança e amadurecimento para viver um amor livre .
È verdade, eu era extremamente insegura mas nova, hoje aos 34 anos sou muito mas sensata e coerente, as pessoas são livres pra ir e vir na minha vida, ninguém é amarrado a mim, eu não sufoco ninguém, eu detesto ser sufocada e pressionada por qualquer pessoa, nem amizades assim eu suporto.
Relacionamento não tira a liberdade, porém, exige postura e respeito. A mensagem q a Rafa passou é muito boa, no entanto, é muito fácil de ser deturpada por aquelas pessoas batem o pé exigindo liberdade, mas q não têm um pingo de preocupação com o sentimento alheio pq no fundo não querem compromisso.
Amei a reflexão. Temos q conhecer o caráter de quem dividimos a vida. Se um lado age dessa forma saudável q ela descreve, o outro lado tem q estar no msmo nível d maturidade e ter caráter, afinal, tá cheio de gente q no fundo não quer compromisso sério, não quer monogamia, não quer nem ter q avisar onde vai dormir q não voltou pra casa, e usa a teoria da liberdade d forma deturpada. Talvez, qdo a sociedade parar de cobrar a listinha tosca “nascer, namorar, fazer faculdade, casar, comprar casa, ter filho, aposentar, morrer.” aí as pessoas q não tem perfil para se comprometer com um relacionamento consigam assumir isso, viver bem assim e só se relacionar com quem esteja procurando o msmo. Sem se obrigarem a manter um contrato social com alguém pq tem q ter alguém pra mostrar pro mundo. “Olha, eu dei certo, eu casei.” Qdo na vdd nunca quis, tem vida dupla, odeia dar satisfação e 99% dos programas exclui completamente o conjugue ou filhos com a desculpa de ter individualidade e curtir com os amigos. Mas por enqto, quem acredita d verdade q o q ela explicou trás leveza, ainda precisa ter cuidado e se envolver com gente de caráter. Como ela disse, o amor da vida está ligado aos princípios da pessoa, e não ao cpf. Aquele q usa a teoria da liberdade pra fazer o outro de trouxa não é o amor.
@@emiliamoreira2058 Eu acho que a maioria das pessoas que tem um relacionamento e traem, não estão ali por uma pressão social, mas sim pela "comodidade" de ter alguém sempre disponível e pela falta de caráter. Na cabeça dessas pessoas, é muito fácil sair traindo e saber que na hora da carência, sempre terá uma fixa ali esperando. Já escutei de colegas a seguinte frase: essa é pra casar e ter filhos, e as outras são só pra me divertir.
O soco na cara q eu levei assistindo esse vídeo. Meu namorado terminou cmg tem dois meses, no meio da quarentena e eu tava me sentindo arrasada por ele simplesmente ter me deixado do nada com a justificativa de q queria ficar sozinho nesse momento pq ele não estava bem consigo mesmo e eu fiquei por muito tempo querendo voltar e pensando se depois da quarentena ficaríamos juntos de novo, vendo o vídeo chego a conclusão de q o meu melhor não foi o suficiente pra ele e q se eu quero ficar com alguém, q seja alguém q queira ficar cmg pq gosta de mim como eu sou e q se sente bem e feliz com o melhor q eu posso oferecer pq a partir do momento q ele quis terminar só mostrou q se ele está feliz sozinho, q seja, pq eu quero gostar de alguém q se sinta feliz não só sozinho mas cmg tbm
Patrícia, eu já fiz isso quando morava fora e minha namorada estava no Brasil. Também não estava me sentindo bem comigo mesmo e não conseguia dar o amor que eu acho que ela merecia. O melhor me pareceu ser o término. Não deixamos de nos falar, fiquei com várias pessoas, tive as minhas próprias desilusões e, mantendo esse contato com ela eu vi pouco antes de voltar que era com ela que eu queria estar e nunca estive tão certo disso. Ela dizia que me amava, fazíamos planos, mesmo após o término, mas percebi que ela foi ficando mais fria e se preocupando menos comigo, até que ela me disse que tinha se apaixonado por outra pessoa. Foi desolador. Contudo, me prometeu que não ia mais vê-la ou falar com ela, pois queria estar comigo. Pois bem, chego no Brasil, começamos a ficar, ela continua estranha, até que de repente descubro sem ela me dizer que ela esteve saindo com a outra pessoa durante todo esse tempo, quase 6 meses. Fiquei irado e saí da casa dela na hora, mas que mentirosa FDP! Fazem duas semanas que isso aconteceu, já a perdoei em boa parte, resignifiquei seus atos pensando em sua pequenês, seu amor mesquinho e em seu medo de não ter nem a um nem ao outro. Sabendo da mentira e descobrindo que ela também estava comigo, o outro simplesmente foi embora. E agora? Ela era ou não era o amor da minha vida? Eu quero viver um amor romântico, eu quero ficar com a única pessoa que eu sei ter amado profundamente (amor companheiro), mas esse vídeo me fez reforçar e aceitar, o seu grande amor não é um CPF!! E isso, com o tempo, é libertador, pois eu tiro de mim a angústia por não tê-la e a pressão dela em ter de assumir um compromisso e assim fico mais leve e atraente caso algum dia queira que as coisas se acertem. Você não chega para uma pessoa com dúvidas, angústias ou até mesmo com o coração dividido e a ganha pressionando-a a ficar contigo e não há nada que possamos fazer sobre isso. Você a ganha, ou não, com sua presença e doçura/firmeza e se não for não é pra ser, pelo menos por enquanto. Eu sempre tento fazer disso um exercício racional do amor, "é isso que eu quero" ou "não é isso que quero", mas em última instância a gente tem que aceitar que o coração existe e que não somos só cérebro, não basta decidir racionalmente, é preciso sentir, e isso não vem na base da briga, da pressão ou da tristeza. Aceite que ele é feliz assim e viva como você julgar que é melhor pra você, e não pra ele!!! Aceite, Patrícia, dói, mas vai passar e você não sabe o que o futuro te reserva. Abraços e tudo de melhor pra você!!!
@@guillaumealbert3932 que relato importante! Me fez pensar em muitas coisas que aconteceram comigo e ainda acontecem. Pressão em tentar convencer alguém que é conosco que ela poderá ser mais feliz é uma perda de tempo... Se com tudo que oferecemos ainda não foi o suficiente, melhor pegarmos nossa dignidade e sentimentos e guardar pra alguém para a qual o que temos seja mais do que suficiente. Muito obrigada!
@@guillaumealbert3932 Gostei do seu comentário, legal! Porém, na minha opinião você teve seu tempo para refletir se distanciar e pensar na sua vida. E qd resolveu voltar queria só flores? A menina pode ter omitido o fato de ter se relacionado mas você optou por se afastar. Ela não tinha compromisso com vc, e vc ficou com outras meninas também. Enfim, seja flexível. Procure-a não seja machista. Desejo boa sorte!
“Relacionamentos podem ter falhas sim”, “troxa é uma pessoa que tem um relacionamento incongruente com o que quer, é uma pessoa perdida”, “vivam um amor próprio para poder viver um amor grandioso”!
Obrigada Rafa! Adoramos a sua reflexão e concordamos com você! O amor próprio é fundamental para viver um amor grandioso! Agora precisamos aprender mais sobre amor próprio, hahaha
Realmente o amor próprio é fundamental,se não temos ele,se tornamos carentes e acabamos tão vulneráveis e nos sujeitando a relacionamento ruins só para não estar só, e no fim somos tóxicos até para nós mesmo.
Relato próprio eu ajudei um ex arrumar um estágio em outra cidade. Ele consegui emprego la e depois viajou pra muitos países eu ainda terminando a faculdade. Noivamos e ele me convenceu a fazer um intercâmbio pra aprender inglês. Ele terminou no dia do embarque pq não me amava mais. Cinco anos depois eu achei o amor da minha vida no intercâmbio. Tudo o que vc falou faz muito sentido! A gente tem que olhar pra dentro de nós é somos e o que queremos.
Ok esse vídeo tá sendo um tapa na cara, a pessoa que eu amo vai se mudar de cidade pra realizar um sonho e a gente terminou, é muito difícil admitir que em momento algum eu fiquei feliz por ele...
Oi Mari. Meu marido morou em um estado longe por 1 ano e meio e nos víamos a cada 3 meses. Depois foi transferido para uma cidade próxima daqui por 3 anos e nos víamos nos finais de semana. Foi difícil, mas passou. Estamos juntos há 14 anos. Temos um filho lindo de dois anos. Construímos uma vida de amor, cumplicidade e muita lealdade. Temos falhas, temos altos e baixos, mas juntos somos mais fortes e mais felizes.
Sensacional. Aos 25 me casei com "amor da minha vida". Ele me trocou numa viagem de 6 meses. Muito incrível td q ela disse pq 10 anos dps eu sei q amor não é CPF. Tenho um "novo amor da minha vida" que será até qnd quisermos
esse apego vem da nossa infância, inconscientemente temos medo de ser " abandonado" como o medo que sentíamos de se separar da mãe e nunca mais vê- la na infância. Logo, precisamos nos conscientizar de que não somos mais crianças, ja sabemos nos cuidar sozinhos, e que um relacionamento é estar com a outra pessoa mas cada um tem uma vida própria que escolheu compartilhar contigo, precisa confiar e deixar o outro respirar... Aprendi no canal de TH-cam do psicólogo Marcos Lacerda ♡♡♡♡♡
Isso. Falei esses dias isso pra minha mãe. Estou em processo de autoconhecimento e descri que todo meu ciúme, possessão e apenas medo de perder quem eu amo e nisso sempre acabei me autos sabotando e perdendo os outros. 😕
Faz sentido,e digo mais... viemos de um mundo onde uma boa mãe se anulava , não podia ser feliz por si mesma, só era feliz através dos filhos e do lar. Estamos começando uma nova geração de mães que também são mulheres e são felizes como indivíduos, mesmo sendo felizes sem os filhos, voltamos e cuidamos por amor a eles, não por “precisarmos deles” para ser feliz. Espero que isso crie pessoas que entendam que é possível ser feliz longe, e ainda assim amar e querer estar perto e voltar ❤️.
Levei uns 5 tapas nesse vídeo, pois percebi o quanto fui e sou mesquinha em meu relacionamento por ciúmes, baixa autoestima. Quero sentir esse amor generoso e me amar mais, pois só é possível ser amada(o) de verdade quando nos amamos primeiro 💙
você dormia com quem você queria? você estava fazendo planos com a pessoa que você ama? você estava feliz ? então quem é trouxa ? arrasou e salvou meu domingo,, Gratidão, Rafa
O que fica desse vídeo pra mim é o seguinte: a gente tem muita dificuldade em não reconhecer nossa impotência relativa diante daquelas pessoas que amamos, porque na verdade ninguém consegue controlar ninguém, ninguém consegue sentir o que o outro sente, e por isso sentimos medo de perder, surgindo então essas tendências possessivas que só afastam as pessoas da relação, que só nos afastam de nós mesmas. E o que fica é isso: saber que por mais que as escolhas e andanças de quem está ao meu lado sejam diferentes, elas também estão escolhendo naquele momento/período permanecer comigo, apesar de tudo. E reconhecer que não sou perfeita, que tenho falhas, que talvez vou sofrer ou fazer o outro sofrer é algo de grande importância para mim, porque sei que apesar de tudo, tem alguém escolhendo ser presença e acolhimento, tem alguém disposto a ser honesto comigo (por mais que talvez isso doa), tem alguém que se importa comigo, e isso já é algo de grande valor por si só, basta.
"Amo a liberdade, por isso, deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem, é porque, nunca as possuí." - John Lennon. ❤️🩹
Tão nova e com tanta sabedoria … espírito elevado fazendo a gente refletir sobre um amor grandioso … amor próprio nos permite viver esse amor grandioso!! Obrigada pela reflexão! Maravilhosa!!!
Eu super sou assim...dou apoio e liberdade...MAS a motivação do meu coração é entender que eu não controlo nada (não tenho esse poder), que não posso me responsabilizar por ninguém e que Deus sempre vai cuidar de mim, independentemente do que aconteça. Meu amor e felicidades estão em Deus!
@@Tuirapanui , a história dela dela pode ser tudo, menos "bobinha". "Amor possessivo" é a regra na sociedade, não exceção, infelizmente! Por isso a importância de desconstruir o amor romântico e falar sobre ele.
Também acho que tem que deixar ir mesmo a felicidade de um relacionamento é a vitoria dos dois. Se tem amor mesmo volta,se tem caráter não trai. Parabéns tudo verdade!!!
Me encantei com essa fala, muito amor e sinceridade em cada palavra... Uma reflexão que fez a diferença no meu dia... Que o amor próprio, e o amor romântico "não mesquinho" se multipliquem! ♥️
Deusa! Eu também já fui assim, infelizmente eu só reconheci meu erro depois de ter perdido a pessoa amada. Mas, vida que segue , fica o aprendizado ♡♡♡♡♡
Sofro por antecipação, meu marido é dezessete anos mais jovem e não posso ter filhos biológicos, tive menopausa precoce... Fico pensando se eu morrer antes e ele se casar, ter filhos com outra mulher... Mas, tento pensar isto, que se acontecer, ele merece ser feliz. Mas não é fácil. Amadurecer dói. Mas, vamos que vamos. Paz e bem. Amar e ser amada.
Mas vc tem vontade de ter filhos ou só pensa nisso para agradar o parceiro? Filho não é presente... Lembre-se disso. Outra coisa: se vocês dois querem filhos, adotem! Sejam felizes e façam uma criança feliz.
Amiga , pensar somente no futuro é anular o presente. Viva dias maravilhosos porque você merece. Não fique se cobrando. Sobre diferença de idade , isso não importa que pensar depois que morrer oque... você está viva mulher . Vá viver e ser feliz. Bjssss. Aceite sua vida e momento.
Oh moça, não se culpe por isso não! Viva seu amor com esse cara, vivam o amor e se quiserem mesmo ter filhos pq não adotar? Isso não te faria menos mulher ou deixaria ele triste eu aposto 💜
Nossa Rafa, amei sua reflexão e me identifiquei em várias das suas falas... Passei por traição no último relacionamento e tem muito isso de nos sentirmos trouxas... E vc me tirou um peso quando disse q trouxa é aquele que está vivendo "preso" a suas indecisões e escolhas, nunca havia pensado por esse ponto de vista... me emocionei! O maior amor de todos realmente é o que sentimos por nós mesmos...
Que bacana Rafa. Eu já havia "startado" essa reflexão sobre o amor, lendo um livro do Osho fez minha casa cair Kkklkkk Vendo sua palestra eu reforcei essa reflexão. Gratidão
Sabe , lidar com pensamentos, sentimentos... Só consegui quando comecei com a terapia. Super indico o psicanalista com quem faço! a gente merece o melhor!!
Já tive dois casamentos e a cinco anos solteira, estava descobrindo o amor por mim mesma e agora pronta para um novo amor, exatamente dessa maneira, respeito e liberdade, isso é a receita do amor! ❤️
Eu precisava desse vídeo, fez bastante sentido na minha vida atual, queria ter visto umas 2 semanas atrás , mas tudo que tinha que acontecer ja foi , e como ela fala no video a pessoa que me perdeu... sigo triste mas superando a cada dia
Sábias palavras, acredito fortemente que o egoísmo corroe todo tipo de relacionamento, amoroso, profissional... Sendo assim impede que o relacionamento prospere em todos aspectos... Forte Abraço!
Quanto aprendizado em um vídeo só, a gente tá muito acostumada com esse "amor" egoísta e acaba se corroendo por dentro e destruindo relacionamentos que podiam sim serem ótimos 😢
Assistindo aula, receber como vídeo sequência esse vídeo. Valeu a pena ter acordado cedo e sentado na cadeira, o que os algoritmos interpretam com minhas últimas pesquisas, eu não sei. Mas farei dessa palestra um aprendizado para todas as áreas. Muita luz na sua vida 🙏
Parabéns Rafa! Vc é mto talentosa, admiro mto o seu trabalho! Vc é daquelas pessoas que sabem nos tocar sempre c palavras simples e diretas. Vc na vdd é genial. Parabéns!
Eu estou fazendo um curso que fala muito disso! Que nós temos ainda aquela necessidade infantil de querer que o outro nos preencha, de sermos movidos pelo ego! Eu ainda tenho muito o q melhorar nesse aspecto e vendo esse vídeo, abriu ainda mais a minha mente!
AAAAAA CARALHO, SIM. 100% grata por achar um vídeo que descreve com sensatez o meu sofrimento. Descreve tudo o que eu sinto, mesmo sem saber falar com tanta propriedade. Agora é esperar que o outro lado escute com carinho e entenda isso. Mas é difícil, entender tudo isso é um processo. E eu nem sei se todo mundo chega lá.
👏👏👏👏👏 sensacional!!! Realmente é preciso ter amor próprio, respeito a si mesmo, antes de querer se relacionar com o mundo externo. Autoconhecimento é a chave para viver uma vida plena. Parabéns @Rafa Brites pela inteligência e maturidade.
Eu já conhecia o tema. Mas ela abordou maravilhosamente bem!!! Essa mulher lacra viu? Super evoluída!!! O Felipe Almeida falou tudo aqui nos comentários. O problema é quem pega nossa confiança e evolução e joga pela janela. Mas daí vem sempre o amor próprio resistindo a essas pessoas.
Eu tive uma mãe narcisista e fazia de tudo pra agradar ela, até que desisti dessa relação por não ser correspondido. Anos se passaram e me vi tendo a mesma programação egocêntrica que ela no meu casamento e tipo é horrível e sufocante pra ambas as partes. Hoje me policio mais e procuro tratamento, mas essa possessão e manipulação fica enraizada até vc lembrar que já existia uma programação de ciclo familiar que vc não quer repetir mais.
Eliana Mara poxa obrigado, mas a vida é isso mesmo, somos filhos para não repetir os mesmos erros dos nossos pais. Geramos filhos para que possam ser melhores do que nós, principalmente em questões de saúde mental.
No fundo, atraímos o que temos afinidade. Pessoas que verdadeiramente se amam, tem a auto-estima alta, são realizadas profissionalmente, dificilmente vão se envolver com quem as trate mal. De todo esse discurso dela, o que eu destacaria é a última frase: "Vivam o amor próprio para então, viver o amor grandioso." Sem isso, o que nos atrai são espelhos e lições que repetimos e repetimos até aprender.
É muita audácia achar que pode controlar tudo o que acontece na vida do outro...E é muita burrice achar que tentando isso vc vai fazer seu relacionamento ser perfeito...Se tiver que acontecer vai acontecer, o que resta é mostrar nosso valor ao companheiro e ficar atento a evidências. Pisou na bola? É tchau. Porém, sem chance de viver em função de desconfiança, sofrimento, manipulação e chantagens emocionais. Tenha confiança, se a pessoa errou ela não é do seu nível, vá atrás de coisa melhor. Não fique tentando controlar o que vc não consegue.
Rafa Brites, muito obrigado pela palestra. obrigado toda a equipe da TEd Talks. Amor próprio é de suma importancia, por vezes fica esquecido com outros pensamentos e vontades. E outas questões importantes.
Concordo com cada palavra, a gente tem que liberar um ao outro pra viver sua individualidade. Mas as vezes a pessoa pratica uma individualidade tão excessiva que impede a construção da vida a dois, e quando se da conta a conexão e intimidade vão embora e aquela relação perde sentido. Tem gente que não sabe dosar até que ponto é saudável praticar a independência em um relacionamento.
TED TALKS: um divisor de águas na vida de quem assiste, internaliza e coloca em prática.
Verdade
Não sei como não conheci isso antes!
Exatamente! Esse palestra mudou minha visão de muitas coisas. ❤
Eu tive um namorado que fazia as coisas sozinho e eu sempre fiquei feliz por ele, apoiei em tudo, falávamos que estávamos nos divertindo mesmo longe e no final mesmo sendo totalmente aberta ele mentia pra mim... isso não quer dizer que eu errei por torcer pela felicidade dele ou por não ser possessiva. Estou até fazendo terapia pra entender que o problema não estava no meu jeito e sim no caráter dele... Mas esse vídeo me fez muito bem
Se você foi genuína e teve as melhores atitudes, pode orgulhar de si mesma!
Eu passei pela mesma situação... confiei e deixei ele se divertir também, só p depois descobrir que ele fez tudo que me falou que nunca faria. É muito difícil, tive muitas crises de ansiedade por causa da quebra de confiança... mas com esse vídeo eu reparei que o q eu fiz (não ter sido possessiva nem ciumenta) não foi errado, que eu não fui a trouxa da história como eu achava, pq um relacionamento não vem com essa cobrança. Só foi com a pessoa errada. Então não me arrependo de nada!
Então, eu já tive relacionamento que eu era muito ciumenta e possessiva e prometi que no próximo eu iria deixar "voar" porém, gosto da verdade, gosto de saber das coisas igual o marido dela falou antes de ir pra Amsterdam que iria e comigo eu era sempre a última a saber QUANDO sabia. Daí agora estou me recuperando... Essa parte do "trouxa" também fez total sentido pq eu ouvi dos meus amigos mais próximos que eu tava sendo trouxa, agora tá tudo bem mais claro e esse fardo não é meu
@@beatrizmartini6420
Siimmm.Depois eu virei outra pessoa,tive que fazer terapia pq não consigo mais confiar em nada que me dizem...É horrivel
@@jamilindas2 Exatamente! Não carregue uma cruz que não é sua! Viva e seja feliz, pq apesar das adversidades a vida é bela e curta.
Caraca, eu não dava nada pelo título do vídeo e sai surpreendido. Sensacional.
Um bom início, 0% de espectativa.
@
Tambem pensei dessa forma.
Concordo
Eu tbm, muito bom o vídeo !!!!
Amores mesquinhos e egoísta destroem qualquer relacionamento, mas é necessário alto nível de segurança, confiança e amadurecimento para viver um amor livre .
È verdade, eu era extremamente insegura mas nova, hoje aos 34 anos sou muito mas sensata e coerente, as pessoas são livres pra ir e vir na minha vida, ninguém é amarrado a mim, eu não sufoco ninguém, eu detesto ser sufocada e pressionada por qualquer pessoa, nem amizades assim eu suporto.
É verdade!
Verdade
Relacionamento não tira a liberdade, porém, exige postura e respeito. A mensagem q a Rafa passou é muito boa, no entanto, é muito fácil de ser deturpada por aquelas pessoas batem o pé exigindo liberdade, mas q não têm um pingo de preocupação com o sentimento alheio pq no fundo não querem compromisso.
Excelente reflexão! Com pessoas “ruins” é uma abertura para “darem mancada”.
Amei a reflexão. Temos q conhecer o caráter de quem dividimos a vida. Se um lado age dessa forma saudável q ela descreve, o outro lado tem q estar no msmo nível d maturidade e ter caráter, afinal, tá cheio de gente q no fundo não quer compromisso sério, não quer monogamia, não quer nem ter q avisar onde vai dormir q não voltou pra casa, e usa a teoria da liberdade d forma deturpada. Talvez, qdo a sociedade parar de cobrar a listinha tosca “nascer, namorar, fazer faculdade, casar, comprar casa, ter filho, aposentar, morrer.” aí as pessoas q não tem perfil para se comprometer com um relacionamento consigam assumir isso, viver bem assim e só se relacionar com quem esteja procurando o msmo. Sem se obrigarem a manter um contrato social com alguém pq tem q ter alguém pra mostrar pro mundo. “Olha, eu dei certo, eu casei.” Qdo na vdd nunca quis, tem vida dupla, odeia dar satisfação e 99% dos programas exclui completamente o conjugue ou filhos com a desculpa de ter individualidade e curtir com os amigos.
Mas por enqto, quem acredita d verdade q o q ela explicou trás leveza, ainda precisa ter cuidado e se envolver com gente de caráter. Como ela disse, o amor da vida está ligado aos princípios da pessoa, e não ao cpf. Aquele q usa a teoria da liberdade pra fazer o outro de trouxa não é o amor.
@@emiliamoreira2058 Eu acho que a maioria das pessoas que tem um relacionamento e traem, não estão ali por uma pressão social, mas sim pela "comodidade" de ter alguém sempre disponível e pela falta de caráter.
Na cabeça dessas pessoas, é muito fácil sair traindo e saber que na hora da carência, sempre terá uma fixa ali esperando.
Já escutei de colegas a seguinte frase: essa é pra casar e ter filhos, e as outras são só pra me divertir.
Responsabilidade afetiva, tá em falta.
@@emiliamoreira2058 excelente!!! Compromisso é pra quem tem coragem e caráter
O soco na cara q eu levei assistindo esse vídeo. Meu namorado terminou cmg tem dois meses, no meio da quarentena e eu tava me sentindo arrasada por ele simplesmente ter me deixado do nada com a justificativa de q queria ficar sozinho nesse momento pq ele não estava bem consigo mesmo e eu fiquei por muito tempo querendo voltar e pensando se depois da quarentena ficaríamos juntos de novo, vendo o vídeo chego a conclusão de q o meu melhor não foi o suficiente pra ele e q se eu quero ficar com alguém, q seja alguém q queira ficar cmg pq gosta de mim como eu sou e q se sente bem e feliz com o melhor q eu posso oferecer pq a partir do momento q ele quis terminar só mostrou q se ele está feliz sozinho, q seja, pq eu quero gostar de alguém q se sinta feliz não só sozinho mas cmg tbm
Tudo irá se ajustar em sua vida, é só questão de tempo
Patrícia, eu já fiz isso quando morava fora e minha namorada estava no Brasil. Também não estava me sentindo bem comigo mesmo e não conseguia dar o amor que eu acho que ela merecia. O melhor me pareceu ser o término. Não deixamos de nos falar, fiquei com várias pessoas, tive as minhas próprias desilusões e, mantendo esse contato com ela eu vi pouco antes de voltar que era com ela que eu queria estar e nunca estive tão certo disso. Ela dizia que me amava, fazíamos planos, mesmo após o término, mas percebi que ela foi ficando mais fria e se preocupando menos comigo, até que ela me disse que tinha se apaixonado por outra pessoa. Foi desolador. Contudo, me prometeu que não ia mais vê-la ou falar com ela, pois queria estar comigo. Pois bem, chego no Brasil, começamos a ficar, ela continua estranha, até que de repente descubro sem ela me dizer que ela esteve saindo com a outra pessoa durante todo esse tempo, quase 6 meses. Fiquei irado e saí da casa dela na hora, mas que mentirosa FDP! Fazem duas semanas que isso aconteceu, já a perdoei em boa parte, resignifiquei seus atos pensando em sua pequenês, seu amor mesquinho e em seu medo de não ter nem a um nem ao outro. Sabendo da mentira e descobrindo que ela também estava comigo, o outro simplesmente foi embora. E agora? Ela era ou não era o amor da minha vida? Eu quero viver um amor romântico, eu quero ficar com a única pessoa que eu sei ter amado profundamente (amor companheiro), mas esse vídeo me fez reforçar e aceitar, o seu grande amor não é um CPF!! E isso, com o tempo, é libertador, pois eu tiro de mim a angústia por não tê-la e a pressão dela em ter de assumir um compromisso e assim fico mais leve e atraente caso algum dia queira que as coisas se acertem. Você não chega para uma pessoa com dúvidas, angústias ou até mesmo com o coração dividido e a ganha pressionando-a a ficar contigo e não há nada que possamos fazer sobre isso. Você a ganha, ou não, com sua presença e doçura/firmeza e se não for não é pra ser, pelo menos por enquanto. Eu sempre tento fazer disso um exercício racional do amor, "é isso que eu quero" ou "não é isso que quero", mas em última instância a gente tem que aceitar que o coração existe e que não somos só cérebro, não basta decidir racionalmente, é preciso sentir, e isso não vem na base da briga, da pressão ou da tristeza. Aceite que ele é feliz assim e viva como você julgar que é melhor pra você, e não pra ele!!! Aceite, Patrícia, dói, mas vai passar e você não sabe o que o futuro te reserva. Abraços e tudo de melhor pra você!!!
👏🏻👏🏻
@@guillaumealbert3932 que relato importante! Me fez pensar em muitas coisas que aconteceram comigo e ainda acontecem. Pressão em tentar convencer alguém que é conosco que ela poderá ser mais feliz é uma perda de tempo... Se com tudo que oferecemos ainda não foi o suficiente, melhor pegarmos nossa dignidade e sentimentos e guardar pra alguém para a qual o que temos seja mais do que suficiente. Muito obrigada!
@@guillaumealbert3932 Gostei do seu comentário, legal! Porém, na minha opinião você teve seu tempo para refletir se distanciar e pensar na sua vida. E qd resolveu voltar queria só flores? A menina pode ter omitido o fato de ter se relacionado mas você optou por se afastar. Ela não tinha compromisso com vc, e vc ficou com outras meninas também. Enfim, seja flexível. Procure-a não seja machista. Desejo boa sorte!
Relacionamento é isso: vulnerabilidade, erro, perdão.
“Relacionamentos podem ter falhas sim”, “troxa é uma pessoa que tem um relacionamento incongruente com o que quer, é uma pessoa perdida”, “vivam um amor próprio para poder viver um amor grandioso”!
Bateu na alma essas frases
o susto que eu levei achando que a Bella Thorne tava falando português
Já tava procurando algum comentário falando isso achando q eu tava doida kkkkkkk
Parece mt
@@biellysilva6936 simm tb procurei e não achei, por isso comentei pq é absurdo como elas se parecem
Pensei que era a Fernanda Lima “morena”
Luana Paixão kkkkkkkkkk eu pensei até que erraram o nome
Obrigada Rafa! Adoramos a sua reflexão e concordamos com você! O amor próprio é fundamental para viver um amor grandioso! Agora precisamos aprender mais sobre amor próprio, hahaha
Sensacional. Adorei.
TED sempre com os melhores ensinamentos e lições. Parabéns.
Obrigada vocês pela oportunidade desse conteúdo!
Realmente o amor próprio é fundamental,se não temos ele,se tornamos carentes e acabamos tão vulneráveis e nos sujeitando a relacionamento ruins só para não estar só, e no fim somos tóxicos até para nós mesmo.
O algoritmo do TH-cam nunca foi tão certeiro na vida
pdc
Idem!
Pensando nisso kkkkk
Os algoritmos estão tão bons que tô até assustada HAHAHAHAHAHA
Nossa! Coloca certeiro nisso!!
Relato próprio eu ajudei um ex arrumar um estágio em outra cidade. Ele consegui emprego la e depois viajou pra muitos países eu ainda terminando a faculdade. Noivamos e ele me convenceu a fazer um intercâmbio pra aprender inglês. Ele terminou no dia do embarque pq não me amava mais. Cinco anos depois eu achei o amor da minha vida no intercâmbio. Tudo o que vc falou faz muito sentido! A gente tem que olhar pra dentro de nós é somos e o que queremos.
Aí chorei com seu relato...🥺😪
190%
Ok esse vídeo tá sendo um tapa na cara, a pessoa que eu amo vai se mudar de cidade pra realizar um sonho e a gente terminou, é muito difícil admitir que em momento algum eu fiquei feliz por ele...
Oi Mari. Meu marido morou em um estado longe por 1 ano e meio e nos víamos a cada 3 meses. Depois foi transferido para uma cidade próxima daqui por 3 anos e nos víamos nos finais de semana. Foi difícil, mas passou. Estamos juntos há 14 anos. Temos um filho lindo de dois anos. Construímos uma vida de amor, cumplicidade e muita lealdade. Temos falhas, temos altos e baixos, mas juntos somos mais fortes e mais felizes.
Mari Nascimento o
Que bom que você reconhece. É um passo muito importante...
Obrigado pela sua sinceridade, sei que é difícil admitir isso.
Eu tbm terminei um relacionamento pelo msm motivo e mais um pouco.
Trouxa é quem vive uma vida incongruente ! Ameiiiiiiii
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
A maior arma é desarmar-se ! E deixar o amor próprio trabalhar junto com o amor generoso🤗
Imagina se os caras tivessem esse desprendimento ...muitas mortes e sofrimentos de mulheres seriam poupados ..
Melhor comentário
Ok, mas na vida real não existe praticamente nenhuma mulher no mundo com esse desprendimento
@@aureliomoreira3860 conhece todas parabéns 👏👏🤣
Aurelio Moreira sou toda assim e as mulheres que convivo são assim também, graças as deusas
@@aureliomoreira3860 vamos combinar de ver que homens matam mais mulheres do que o contrário ...
Temos a mentalidade de que o trouxa é aquele que fez planos e curtiu o relacionamento, mas na verdade trouxa é aquele que não deu valor.
Perfeito. Ser livre é bom, mas ser livre ao lado de alguém é melhor ainda ❤️
Sensacional. Aos 25 me casei com "amor da minha vida". Ele me trocou numa viagem de 6 meses. Muito incrível td q ela disse pq 10 anos dps eu sei q amor não é CPF. Tenho um "novo amor da minha vida" que será até qnd quisermos
Eu assisti esse vídeo a muitos anos atrás… e foi um divisor de águas na minha vida.
esse apego vem da nossa infância, inconscientemente temos medo de ser " abandonado" como o medo que sentíamos de se separar da mãe e nunca mais vê- la na infância. Logo, precisamos nos conscientizar de que não somos mais crianças, ja sabemos nos cuidar sozinhos, e que um relacionamento é estar com a outra pessoa mas cada um tem uma vida própria que escolheu compartilhar contigo, precisa confiar e deixar o outro respirar... Aprendi no canal de TH-cam do psicólogo Marcos Lacerda ♡♡♡♡♡
Isso é verdadeiro, mas o processo para se conseguir esse resultado, é bem longo...
Isso. Falei esses dias isso pra minha mãe. Estou em processo de autoconhecimento e descri que todo meu ciúme, possessão e apenas medo de perder quem eu amo e nisso sempre acabei me autos sabotando e perdendo os outros. 😕
Por isso que é difícil pq é de infância tmb vi um vídeo onde falava sobre a criança interior ferida.
Faz sentido,e digo mais... viemos de um mundo onde uma boa mãe se anulava , não podia ser feliz por si mesma, só era feliz através dos filhos e do lar. Estamos começando uma nova geração de mães que também são mulheres e são felizes como indivíduos, mesmo sendo felizes sem os filhos, voltamos e cuidamos por amor a eles, não por “precisarmos deles” para ser feliz. Espero que isso crie pessoas que entendam que é possível ser feliz longe, e ainda assim amar e querer estar perto e voltar ❤️.
Nossa sim sim sim e SIM, mil vezes simmmmm
O problema é quando o outro abusa da “liberdade” que tem no relacionamento sem ter consideração com seu par.
O que abusa não merece a parceria
O problema é da pessoa que abusa, jamais de quem vive a liberdade.
Trouxa é quem vive uma vida incongruente ! Ameiiiiiiii
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Acho que se a gente não pode fazer o que queremos não é liberdade. Essa maneira de liberdade monogâmica é falha pra mim.
Verdade!
Levei uns 5 tapas nesse vídeo, pois percebi o quanto fui e sou mesquinha em meu relacionamento por ciúmes, baixa autoestima. Quero sentir esse amor generoso e me amar mais, pois só é possível ser amada(o) de verdade quando nos amamos primeiro 💙
você dormia com quem você queria? você estava fazendo planos com a pessoa que você ama? você estava feliz ? então quem é trouxa ?
arrasou e salvou meu domingo,, Gratidão, Rafa
O que fica desse vídeo pra mim é o seguinte: a gente tem muita dificuldade em não reconhecer nossa impotência relativa diante daquelas pessoas que amamos, porque na verdade ninguém consegue controlar ninguém, ninguém consegue sentir o que o outro sente, e por isso sentimos medo de perder, surgindo então essas tendências possessivas que só afastam as pessoas da relação, que só nos afastam de nós mesmas. E o que fica é isso: saber que por mais que as escolhas e andanças de quem está ao meu lado sejam diferentes, elas também estão escolhendo naquele momento/período permanecer comigo, apesar de tudo. E reconhecer que não sou perfeita, que tenho falhas, que talvez vou sofrer ou fazer o outro sofrer é algo de grande importância para mim, porque sei que apesar de tudo, tem alguém escolhendo ser presença e acolhimento, tem alguém disposto a ser honesto comigo (por mais que talvez isso doa), tem alguém que se importa comigo, e isso já é algo de grande valor por si só, basta.
NOSSA SIMMMMMMMMM AAAAAAAAAAAAA
Sensacional!
"Amo a liberdade, por isso, deixo as coisas que amo livres.
Se elas voltarem é porque as conquistei.
Se não voltarem, é porque, nunca as possuí."
- John Lennon. ❤️🩹
Ciumenta não praticante!! Hahaha amei 👏🏻👏🏻👏🏻
Tão nova e com tanta sabedoria … espírito elevado fazendo a gente refletir sobre um amor grandioso … amor próprio nos permite viver esse amor grandioso!! Obrigada pela reflexão! Maravilhosa!!!
Melhor coisa que aconteceu na vida da Rafa foi ter saído da Globo.
Chorei demais com esse vídeo. Que fala, que case, que construção!
QUE MARAVILHOSO OUVIR ISSO!!!!!!!
Eu super sou assim...dou apoio e liberdade...MAS a motivação do meu coração é entender que eu não controlo nada (não tenho esse poder), que não posso me responsabilizar por ninguém e que Deus sempre vai cuidar de mim, independentemente do que aconteça. Meu amor e felicidades estão em Deus!
O melhor comentário está super certa
Esse vídeo não pareceu pra mim por acaso. Nem era escrita do canal, até o momento. Gratidão❣️
Comigo aconteceu a mesma coisa kkkk
O Dilema das redes
Com uns 6 minutos eu tava querendo sair do vídeo. Ainda bem que fiquei. O vídeo é lindo e surpreendente, como sempre.
👏🏼👏🏼👏🏼mt bom
Virou uma chave na minha cabeça! Genial!
Incrível, né? Aqui, também! E o storytelling dela foi perfeito demais.
Sério?! Acho que vc tá precisando abrir sua mente, pq o conceito de "genial" tá bem longe de uma história bobinha de amor possessivo...
@@PenseBemMayaraSouza "storytelling"? Pense bem, fala sério...
@@Tuirapanui acho que conceito de genialidade cada um tem o seu 😉
@@Tuirapanui , a história dela dela pode ser tudo, menos "bobinha". "Amor possessivo" é a regra na sociedade, não exceção, infelizmente! Por isso a importância de desconstruir o amor romântico e falar sobre ele.
Também acho que tem que deixar ir mesmo a felicidade de um relacionamento é a vitoria dos dois. Se tem amor mesmo volta,se tem caráter não trai. Parabéns tudo verdade!!!
Amor próprio é o melhor para viver uma vida plena, em qualquer relacionamento!
Parabéns Rafa👏🏻
Não acredito que estou ouvindo isso da Rafa como ela evoluiu ✌
Mano do céu! Tão fácil de enxergar que o amor tem que ser livre!
Simplesmente fantástico. Trouxa é quem leva a vida de forma incongruente. Amei!!
nossa!!!!!! me senti impactada!!! bela reflexão ...
Já assiste 3x ahahha
Achei muito lindo. E simples. Uma beleza simples, mas não tão fácil …
Me encantei com essa fala, muito amor e sinceridade em cada palavra... Uma reflexão que fez a diferença no meu dia... Que o amor próprio, e o amor romântico "não mesquinho" se multipliquem! ♥️
Trazendo para minha realidade, me sinto com vergonha. Vale muito a reflexão. Sensacional.
Deusa!
Eu também já fui assim, infelizmente eu só reconheci meu erro depois de ter perdido a pessoa amada. Mas, vida que segue , fica o aprendizado
♡♡♡♡♡
Depois de viver relacionamentos abusivos , ver esse vídeo é um bálsamo de que mentes saudáveis relacionamento saudável. Pode ser leve sim.
Sofro por antecipação, meu marido é dezessete anos mais jovem e não posso ter filhos biológicos, tive menopausa precoce... Fico pensando se eu morrer antes e ele se casar, ter filhos com outra mulher... Mas, tento pensar isto, que se acontecer, ele merece ser feliz. Mas não é fácil. Amadurecer dói. Mas, vamos que vamos. Paz e bem. Amar e ser amada.
Mas vc tem vontade de ter filhos ou só pensa nisso para agradar o parceiro? Filho não é presente... Lembre-se disso. Outra coisa: se vocês dois querem filhos, adotem! Sejam felizes e façam uma criança feliz.
Amiga , pensar somente no futuro é anular o presente. Viva dias maravilhosos porque você merece. Não fique se cobrando. Sobre diferença de idade , isso não importa que pensar depois que morrer oque... você está viva mulher . Vá viver e ser feliz. Bjssss. Aceite sua vida e momento.
charlene andreza disse tudo, a cada minuto que vc pensa no futuro (ou se queixa do passado) é um minuto do presente perdido!
Oh moça, não se culpe por isso não! Viva seu amor com esse cara, vivam o amor e se quiserem mesmo ter filhos pq não adotar? Isso não te faria menos mulher ou deixaria ele triste eu aposto 💜
Assista Andréa Vargas.
Nossa Rafa, amei sua reflexão e me identifiquei em várias das suas falas... Passei por traição no último relacionamento e tem muito isso de nos sentirmos trouxas... E vc me tirou um peso quando disse q trouxa é aquele que está vivendo "preso" a suas indecisões e escolhas, nunca havia pensado por esse ponto de vista... me emocionei! O maior amor de todos realmente é o que sentimos por nós mesmos...
Melhor reflexão pra vida a dois! Obrigada Rafa! Vc é incrível!
Eu não a conhecia. Que pessoa necessária! rs
Obrigada, Rafa!
Que bacana Rafa. Eu já havia "startado" essa reflexão sobre o amor, lendo um livro do Osho fez minha casa cair Kkklkkk Vendo sua palestra eu reforcei essa reflexão. Gratidão
Oiii, pode dizer o nome do livro?
“O amor da sua vida te ama também”🤩
Sensacional! Tipo de coisa que precisamos ouvir para nos tornamos melhores para si próprios e para os demais! ❤️👏
"Eu não quero ser um obstáculo para os seus sonhos."
Essa mulher destruiu meu ego em 16 minutos.
Esse vídeo me descontruiu.
Sabe , lidar com pensamentos, sentimentos... Só consegui quando comecei com a terapia. Super indico o psicanalista com quem faço! a gente merece o melhor!!
Pode dar o contato ou dizer o nome dele?
Já tive dois casamentos e a cinco anos solteira, estava descobrindo o amor por mim mesma e agora pronta para um novo amor, exatamente dessa maneira, respeito e liberdade, isso é a receita do amor! ❤️
Por isso que ele é apaixonado por ela.# autoconhecimento é tudo
Que reflexão MARAVILHOSA! Tão necessária!! Gratidão enorme por compartilhar!
Eu precisava desse vídeo, fez bastante sentido na minha vida atual, queria ter visto umas 2 semanas atrás , mas tudo que tinha que acontecer ja foi , e como ela fala no video a pessoa que me perdeu... sigo triste mas superando a cada dia
Que mulher incrível! ❤ obrigada por isso!
Toda vez que eu escuto o que essa mulher tem a dizer é um aprendizado.
Sábias palavras, acredito fortemente que o egoísmo corroe todo tipo de relacionamento, amoroso, profissional... Sendo assim impede que o relacionamento prospere em todos aspectos...
Forte Abraço!
Quanto aprendizado em um vídeo só, a gente tá muito acostumada com esse "amor" egoísta e acaba se corroendo por dentro e destruindo relacionamentos que podiam sim serem ótimos 😢
Parabéns Rafa! Já te admirava antes... agora muito MAIS ..
É isso aí. Falou toda a verdade
Gente fui pego de surpresa que incrível isso, muito bom Rafa♡♡♡ me deixou pensativo super aqui
Assistindo aula, receber como vídeo sequência esse vídeo. Valeu a pena ter acordado cedo e sentado na cadeira, o que os algoritmos interpretam com minhas últimas pesquisas, eu não sei. Mas farei dessa palestra um aprendizado para todas as áreas. Muita luz na sua vida 🙏
A realidade é que quem ama pode conhecer o mundo inteiro, mas se for pra ser, elx volta pra vc...
Você é demais, Rafa.
Eu hein, eu nunca pensei dessa forma mesquinha. A felicidade do meu parceiro é mto importante pra mim, nunca senti esse ciúmes possessivo.
Cassetada, que pancada na cabeça, verdade TOTAL
Inacreditável precisa ouvir isso amor próprio e tudo 👏👏👏👏
Que lindo!!!!
Parabéns Rafa! Vc é mto talentosa, admiro mto o seu trabalho! Vc é daquelas pessoas que sabem nos tocar sempre c palavras simples e diretas. Vc na vdd é genial. Parabéns!
Eu estou fazendo um curso que fala muito disso! Que nós temos ainda aquela necessidade infantil de querer que o outro nos preencha, de sermos movidos pelo ego! Eu ainda tenho muito o q melhorar nesse aspecto e vendo esse vídeo, abriu ainda mais a minha mente!
AAAAAA CARALHO, SIM. 100% grata por achar um vídeo que descreve com sensatez o meu sofrimento. Descreve tudo o que eu sinto, mesmo sem saber falar com tanta propriedade. Agora é esperar que o outro lado escute com carinho e entenda isso. Mas é difícil, entender tudo isso é um processo. E eu nem sei se todo mundo chega lá.
"viva o amor prorpio pra poder viver um amor grandioso"
Eita nóis, que baque. Não vim parar aqui por acaso. ♡ amei!
Adoro o jeito e a voz dessa mulher.
👏👏👏👏👏 sensacional!!! Realmente é preciso ter amor próprio, respeito a si mesmo, antes de querer se relacionar com o mundo externo. Autoconhecimento é a chave para viver uma vida plena. Parabéns @Rafa Brites pela inteligência e maturidade.
Uauuuuuh... Que reflexão sensacional!!!!!! Total sentido🔝👏🏻👏🏻👏🏻
Caralhoooooo , tudo que eu ptecisava ouvir nesse momento!
Uma vez eu ouvi ela falar isso em uma reportagem e achei um máximo. Nunca esqueci da forma que ela expôs o assunto. Excelente!
Viva o amor próprio!!!👏🏼👏🏼👏🏼💖💖💖
Linda Rafa Brites.. parabéns pela coragem de se expor de coração.. gratidão pela generosidade desse compartilhar.. ✨🌺
Rafa, voce me representa muito. É maravilhoso o trabalho que voce está fazendo!!! obrigada!
Eu já conhecia o tema. Mas ela abordou maravilhosamente bem!!! Essa mulher lacra viu? Super evoluída!!! O Felipe Almeida falou tudo aqui nos comentários. O problema é quem pega nossa confiança e evolução e joga pela janela. Mas daí vem sempre o amor próprio resistindo a essas pessoas.
Amor próprio parece ser tão simples e ao mesmo tempo é tão complexo de ser praticado pela maioria!
Adorei. Clara, objetiva e muito a transmitir. Gratidão. Compartilhando com o mundo. 🌻🌻🌻🌻🌻🌻
Eu tive uma mãe narcisista e fazia de tudo pra agradar ela, até que desisti dessa relação por não ser correspondido. Anos se passaram e me vi tendo a mesma programação egocêntrica que ela no meu casamento e tipo é horrível e sufocante pra ambas as partes. Hoje me policio mais e procuro tratamento, mas essa possessão e manipulação fica enraizada até vc lembrar que já existia uma programação de ciclo familiar que vc não quer repetir mais.
Teu comentário é a melhor coisa que li aqui.❤️
Eliana Mara poxa obrigado, mas a vida é isso mesmo, somos filhos para não repetir os mesmos erros dos nossos pais. Geramos filhos para que possam ser melhores do que nós, principalmente em questões de saúde mental.
meu deus! quanta sabedoria em um único vídeo. Obrigado, Rafa!
Obrigada Rafa! Reflexão de peso hoje no TEDx. Grande sucesso ..... AAAMMEEEIII !!!! Incrível
Puxa vida, que maneira inteligente de pensar!!!!
" O seu amor, ame-o e deixe -o ser o que ele é"
◌⑅⃝●♡⋆♡LOVE♡⋆♡●⑅◌(┛❍ᴥ❍)┛彡┻━┻
No fundo, atraímos o que temos afinidade. Pessoas que verdadeiramente se amam, tem a auto-estima alta, são realizadas profissionalmente, dificilmente vão se envolver com quem as trate mal. De todo esse discurso dela, o que eu destacaria é a última frase: "Vivam o amor próprio para então, viver o amor grandioso." Sem isso, o que nos atrai são espelhos e lições que repetimos e repetimos até aprender.
É muita audácia achar que pode controlar tudo o que acontece na vida do outro...E é muita burrice achar que tentando isso vc vai fazer seu relacionamento ser perfeito...Se tiver que acontecer vai acontecer, o que resta é mostrar nosso valor ao companheiro e ficar atento a evidências. Pisou na bola? É tchau. Porém, sem chance de viver em função de desconfiança, sofrimento, manipulação e chantagens emocionais. Tenha confiança, se a pessoa errou ela não é do seu nível, vá atrás de coisa melhor. Não fique tentando controlar o que vc não consegue.
Eu nunca concordei tanto com um comentário
Rafa Brites, muito obrigado pela palestra. obrigado toda a equipe da TEd Talks. Amor próprio é de suma importancia, por vezes fica esquecido com outros pensamentos e vontades. E outas questões importantes.
😢🎯chorei tanto com tua voz embargada. LovU .merci🌹🙏
Concordo com cada palavra, a gente tem que liberar um ao outro pra viver sua individualidade. Mas as vezes a pessoa pratica uma individualidade tão excessiva que impede a construção da vida a dois, e quando se da conta a conexão e intimidade vão embora e aquela relação perde sentido. Tem gente que não sabe dosar até que ponto é saudável praticar a independência em um relacionamento.