Boa noite, Tiago. Nunca costumo fazer comentários em vídeos do TH-cam, mas o seu trabalho merece elogio e, por isso, decidi fazer esse registro. Já comprei vários cursos caros para aprender Micro e Macro e até contratei professor particular; em nenhum dos casos aprendi tanto quanto tenho aprendido com os seus vídeos. Economia era uma disciplina que sempre me deixava insegura e estressada e, depois que conheci suas aulas, passei a gostar do assunto e até a buscar aprofundamento nos livros porque o tema foi apresentado por vc de uma forma leve, prática e inteligente. Muito obrigada! 🤓📚❤ Nem vou fazer prova da Ambima, mas decidi comprar seu curso! Se possível, gostaria muito que você comentasse sobre comércio internacional e suas ferramentas (impostos, taxas, câmbio, etc.). É um tema importante e as aulas por aí são sempre um tédio!
Thiago, prepara um material para concursos. Fiz um concurso estudando teu material da cpa10 e acertei muitas questões, teu nível é muito bom e acho que dava bom ter algum curso de conhecimentos bancários.
Muito bom isso é o quanto ele arrecada e se endivida, mas e o mais importante: ele tá ou num tá rasgando todo esse dinheiro arrecadado e financiado. O problema está onde e como nosso dinheiro é usado, porque em uma empresa se não estiver dando lucro e tirando o dela ela quebra. Basta eles pararem de rasgar dinheiro. Meta de inflação tem de ser sem bandas pra cima ou pra baixo. Meta de inflação tem de ser 0,5% a.a e não 3% 5% a.a imagine que 1 real já comprou 10 pãezinhos, 100 reais já foi salário mínimo 1 real na geladeira de coca cola comprava 350ml lata. Ou seja, o grande mal pai da inflação é o populismo. De novo, como é usado essa massaroca de dinheiro arrecadada e emitida em papéis do tesouro ? Quando o Brasil será soberano e vai parar de entregar riquezas para o exterior ?
หลายเดือนก่อน +3
Olá Thiago, gostaria muito entender um pouco , PQ EUA Tem uma das maiores dívidas do mundo, 2024 com Déficit de quase 2 Trilhões , Inflação Igual Brasil , ainda sim baixa taxa de Juros ?? sendo a T J R ficando a 0,5 % !!
Existem algumas variáveis que deixam a comparação de Brasil com EUA, inviável: 1 - Os EUA emitem a moeda usada como reserva de valor do mundo. O Brasil emite o Real. Imagine que Brasil e EUA entrem numa crise e ambos os países comecem a imprimir muito dinheiro. No caso dos EUA, o mundo inteiro demanda por dólar. (A quantidade de dólar fora dos EUA hoje já é maior do que a quantidade de dólar no próprio território dos EUA). No caso do Brasil, a única coisa que acontece é uma hiperinflação. Nenhum outro país do mundo demanda por Real. . Além de sermos um pais emergente, nossa moeda não tem história. O Real, existe há apenas 30 anos. O dólar existe de 1792 e tornou-se a moeda mais forte do mundo desde o fim da segunda guerra. . Além disso, colocamos na conta a produtividade. Um americano produz 4 vezes mais do que 1 brasileiro. . Há muitas empresas norte americanas fora do território, isso contribui com a “importação de riqueza” que eles conseguem produzir. . Resumo: não dá pra fazer uma comparação tão direta assim.
หลายเดือนก่อน
@@T2educacao Muito Obrigado pela resposta , mas não podemos achar normal Brasil está com 2ª maior taxa de Juros Real , Crescendo além do Previsto , inflação dentro da Meta ainda com deflação mês ant. , ainda sim aumento gastos com juros da dívida!
Crescimento do Brasil não é sustentável, Governo está inflando o PIB com gastos públicos que não vai conseguir sustentar por muito tempo. O correto é aumentar a oferta em proporção a demanda, aumentar oferta é abrir para investimento, investimento é valor aplicado direto na economia, o Governo aumentar a demanda artificialmente e gera inflação de consumo, como a oferta demora para aumentar em proporção gera desequilíbro. Aumenta demanda, coeteris paribus gera inflação e/ou pressão no mercado.
Tiago, podemos ver então o efeito crowding-out nesse caso, certo? A "retirada de campo" dos investimentos privados, em razão da alta dos juros decorrente do custo da dívida do governo.
@@tiagom.804 quando o governo investe no setor privado*, e nesse caso... Tendo a dívida pública financiada pelo mercado, não seria o mesmo que "empurrar para fora" os investidores privados no curto prazo (equilíbrio IS-LM)? Foi essa minha dúvida! rs
Thiago, então pensando no longo prazo, a Selic não vai baixar tão cedo? Pq os títulos de longo prazo estão com taxas altas e o governo precisa pagar essa taxa dos títulos e também provavelmente vai continuar aumentando os impostos? Claro se o governo não desenvolver nenhuma política de corte de gastos.
Professor Tiago boa tarde! Assisto seus vídeos e apresentação há muito tempo e sempre aprendendo mais a cada dia com seu método de explicar de forma simples sobre o mercado financeiro. Método que pouquíssimos profissionais tem esta habilidade. Agradeço demais esta transmissão de conhecimento.
Tiago, como o Banco Central financia essa dívida? Quer dizer, é proibido o BC comprar títulos públicos do tesouro diretamente. Já que imprimir dinheiro está fora de questão, como que o BC monetiza essa dívida?
O BC não tem objetivo de “monetizar” a dívida. Tampouco poder comprar direto do tesouro. O que o BC faz é comprar e vender estes títulos no open market (aliás, segunda feira que vem, sai um vídeo bem completo sobre open market). Em linhas gerais o que o BC faz é: - para enxugar a liquidez do mercado, vende títulos públicos para os bancos. - para aumentar a liquidez, compra títulos públicos dos bancos. O BC, ao operar no mercado, pode ter lucro? Sim. Se tem lucro, pode passar este lucro para o tesouro? Sim, o CMN pode autorizar isso. Como o BC ganha dinheiro no mercado? Essencialmente com operações de swap cambial. Neste tipo de operação, ele pode ganhar dinheiro do mercado.
Tudo que eu fiz neste vídeo foi dizer que, apesar da arrecadação recorde, o governo tem gastado muito e mantido o déficit. O que mais vc espera que eu diga?
@@T2educacao publicar vídeos na internet sobre educação é, ter de lidar diariamente com pessoas que não tem o mínimo de inteligência cognitiva ou se quer se esforçam pra interpretar um mensagem.
Taxar grandes fortunas mudar a forma de tributar o jurídico e tributar dividendos corrigir o imposto itr cada 1% da selic que cai Brasil economiza 42bi.combater sonegação 500bi em renúncia fiscal analisar caso a caso 543bi em benefício tributária a sociedade fazer análise investir..saída tem
Só cortar as aposentadorias, os auxílios, os investimentos em saúde e educação, que vai dar pra zerar o défict aí tudo vai dar certo e o mercado vai ficar feliz 😊
Não, não precisa (e nem deve) cortar aposentadoria. Afinal de contas os aposentados contribuíram durante a vida toda para isso. O que precisa cortar, por exemplo, são as emendas parlamentares que, para o ano que vem, está previsto gastar 39 bilhões de reais. Eu vou repetir: 39 BILHÕES DE REAIS destinados a emendas parlamentares. (Em 2024, foram 50 BILHÕES) Esse lance de cortar aposentadoria é só um espantalho que você criou (ou criaram para vc) porque, assim, você fica com comentário irônico enquanto políticos gastam 39 bilhões de reais com emendas parlamentares que, muitas das vezes, não têm o mínimo de transparência. Ah, vou deixar a fonte da minha informação aqui. Assim, você pode ver com os próprios olhos o que os políticos fazem diante dos teus olhos enquanto vc ataca um espantalho. www.camara.leg.br/noticias/1094961-relator-do-orcamento-de-2025-defende-valor-das-emendas-parlamentares-na-proposta/ Abração!
Acho o Thiago um dos melhores profissionais da área mas ele não consegue disfarçar o seu lado político ideológico tendo que justificar várias vezes o seu ponto de vista. Se simplesmente explicar, o que faz de melhor, dar mais credibilidade sem ficar justificando suas posições. Só falta dizer nos vídeos que é de direita ou centro direita.
Obrigado pelo feedback! Sinceramente, eu não acredito em imparcialidade. Todo mundo tem um lado. Eu até desconfio de gente que produz conteúdo se dizendo isento. O grande lance é que eu tento (nem sempre consigo) explicar um assunto, a despeito das minhas crenças. Eu não gosto de me rotular. Você nunca me verá dizer que sou de direita ou esquerda. Acho ruim esses pacotes que tentam nos inserir. Exemplo: Eu acredito muito na iniciativa privada como fator de crescimento da economia (uma visão bem liberal), por outro lado entendo que a realidade mostra que quaiquer países que hoje são considerados liberais, só o são porque contaram (e contam) muito com o Estado fazendo políticas públicas que fomentem a economia. Resumo: eu não gosto de me rotular porque, hás evidências mostram que uma economia precisa da iniciativa privada E do Estado. Valeu pelo feeedback
Desculpe, mas contra fatos e passado não há argumentos. Vamos ficar até quando com questões de esquerda e direita.... Não importa se é esquerda ou direta ( se ambos gastarem mais do que arrecadar = Problema Futuro) conta simples. Quando você gasta mais que recebe, não primeiro momento não vão tomar sua casa ou seu carro ... Mas uma hora a conta chega. E quem faz isso nos últimos anos PARABÉNS é o pessoal de esquerda ( direita já fez e aprendeu que não dá certo)
Não acredito que tem a ver com política partidária,e sim política fiscal... Parabéns Tiago,por tirar as vendas dos olhos de algumas pessoas, até porque, políticos só pensam em benefícios próprio
Boa noite, Tiago. Nunca costumo fazer comentários em vídeos do TH-cam, mas o seu trabalho merece elogio e, por isso, decidi fazer esse registro. Já comprei vários cursos caros para aprender Micro e Macro e até contratei professor particular; em nenhum dos casos aprendi tanto quanto tenho aprendido com os seus vídeos. Economia era uma disciplina que sempre me deixava insegura e estressada e, depois que conheci suas aulas, passei a gostar do assunto e até a buscar aprofundamento nos livros porque o tema foi apresentado por vc de uma forma leve, prática e inteligente. Muito obrigada! 🤓📚❤ Nem vou fazer prova da Ambima, mas decidi comprar seu curso!
Se possível, gostaria muito que você comentasse sobre comércio internacional e suas ferramentas (impostos, taxas, câmbio, etc.). É um tema importante e as aulas por aí são sempre um tédio!
E parece um bate papo com um cafezinho no final da tarde. Sou admiradora do trabalho dele!
Uma verdadeira aula. Mais didático, impossível. Obrigado por compartilhar conosco o seu conhecimento.
Thiago, prepara um material para concursos. Fiz um concurso estudando teu material da cpa10 e acertei muitas questões, teu nível é muito bom e acho que dava bom ter algum curso de conhecimentos bancários.
Tiago, fala sobre o comércio exterior, exportação, commodities, por gentileza.
Excelente aula Tiago
Valeu demais!
Muito bom.
Amo seus vídeos.
Sempre aprendo muito 😊
Muito obrigado pelo comentário! 🙏🏼
Muito bom isso é o quanto ele arrecada e se endivida, mas e o mais importante: ele tá ou num tá rasgando todo esse dinheiro arrecadado e financiado. O problema está onde e como nosso dinheiro é usado, porque em uma empresa se não estiver dando lucro e tirando o dela ela quebra. Basta eles pararem de rasgar dinheiro. Meta de inflação tem de ser sem bandas pra cima ou pra baixo. Meta de inflação tem de ser 0,5% a.a e não 3% 5% a.a imagine que 1 real já comprou 10 pãezinhos, 100 reais já foi salário mínimo 1 real na geladeira de coca cola comprava 350ml lata. Ou seja, o grande mal pai da inflação é o populismo.
De novo, como é usado essa massaroca de dinheiro arrecadada e emitida em papéis do tesouro ? Quando o Brasil será soberano e vai parar de entregar riquezas para o exterior ?
Olá Thiago, gostaria muito entender um pouco , PQ EUA Tem uma das maiores dívidas do mundo, 2024 com Déficit de quase 2 Trilhões , Inflação Igual Brasil , ainda sim baixa taxa de Juros ?? sendo a T J R ficando a 0,5 % !!
Tudo é uma questão da visão de risco que o credor tem em relação ao devedor.
Países de primeiro mundo normalmente tem um juros menor mesmo com uma relação dívida/PIB maior.
Existem algumas variáveis que deixam a comparação de Brasil com EUA, inviável:
1 - Os EUA emitem a moeda usada como reserva de valor do mundo. O Brasil emite o Real.
Imagine que Brasil e EUA entrem numa crise e ambos os países comecem a imprimir muito dinheiro.
No caso dos EUA, o mundo inteiro demanda por dólar. (A quantidade de dólar fora dos EUA hoje já é maior do que a quantidade de dólar no próprio território dos EUA).
No caso do Brasil, a única coisa que acontece é uma hiperinflação. Nenhum outro país do mundo demanda por Real.
.
Além de sermos um pais emergente, nossa moeda não tem história. O Real, existe há apenas 30 anos. O dólar existe de 1792 e tornou-se a moeda mais forte do mundo desde o fim da segunda guerra.
.
Além disso, colocamos na conta a produtividade. Um americano produz 4 vezes mais do que 1 brasileiro.
.
Há muitas empresas norte americanas fora do território, isso contribui com a “importação de riqueza” que eles conseguem produzir.
.
Resumo: não dá pra fazer uma comparação tão direta assim.
@@T2educacao Muito Obrigado pela resposta , mas não podemos achar normal Brasil está com 2ª maior taxa de Juros Real , Crescendo além do Previsto , inflação dentro da Meta ainda com deflação mês ant. , ainda sim aumento gastos com juros da dívida!
Crescimento do Brasil não é sustentável, Governo está inflando o PIB com gastos públicos que não vai conseguir sustentar por muito tempo. O correto é aumentar a oferta em proporção a demanda, aumentar oferta é abrir para investimento, investimento é valor aplicado direto na economia, o Governo aumentar a demanda artificialmente e gera inflação de consumo, como a oferta demora para aumentar em proporção gera desequilíbro. Aumenta demanda, coeteris paribus gera inflação e/ou pressão no mercado.
Tiago, podemos ver então o efeito crowding-out nesse caso, certo? A "retirada de campo" dos investimentos privados, em razão da alta dos juros decorrente do custo da dívida do governo.
Crowding-out só acontece quando o governo investe no setor público, não é? Sinceramente, não sei se o governo está fazendo isso não rs
@@tiagom.804 quando o governo investe no setor privado*, e nesse caso... Tendo a dívida pública financiada pelo mercado, não seria o mesmo que "empurrar para fora" os investidores privados no curto prazo (equilíbrio IS-LM)? Foi essa minha dúvida! rs
Thiago, então pensando no longo prazo, a Selic não vai baixar tão cedo? Pq os títulos de longo prazo estão com taxas altas e o governo precisa pagar essa taxa dos títulos e também provavelmente vai continuar aumentando os impostos? Claro se o governo não desenvolver nenhuma política de corte de gastos.
é o maior valor e ainda tem déficit
Seus vídeos são excelentes
Uhuu, valeu demais! 🤩
Gostei da aula professor, ...
Professor Tiago boa tarde!
Assisto seus vídeos e apresentação há muito tempo e sempre aprendendo mais a cada dia com seu método de explicar de forma simples sobre o mercado financeiro. Método que pouquíssimos profissionais tem esta habilidade. Agradeço demais esta transmissão de conhecimento.
Sensacional a sua Didática
Valeu demais! 🤩
Vídeo top, merece mais views
Bora todo mundo compartilhar para entregar para mais pessoas! 🚀
Tiago, como o Banco Central financia essa dívida? Quer dizer, é proibido o BC comprar títulos públicos do tesouro diretamente. Já que imprimir dinheiro está fora de questão, como que o BC monetiza essa dívida?
O BC não tem objetivo de “monetizar” a dívida. Tampouco poder comprar direto do tesouro.
O que o BC faz é comprar e vender estes títulos no open market (aliás, segunda feira que vem, sai um vídeo bem completo sobre open market).
Em linhas gerais o que o BC faz é:
- para enxugar a liquidez do mercado, vende títulos públicos para os bancos.
- para aumentar a liquidez, compra títulos públicos dos bancos.
O BC, ao operar no mercado, pode ter lucro? Sim.
Se tem lucro, pode passar este lucro para o tesouro? Sim, o CMN pode autorizar isso.
Como o BC ganha dinheiro no mercado?
Essencialmente com operações de swap cambial.
Neste tipo de operação, ele pode ganhar dinheiro do mercado.
@@T2educacao mto obrigada! Você é incrível!
Excelente conteúdo!
Valeu pelo comentário!
Consegue transformar assuntos complexos em algo leve, dá vontade de maratonar os vídeos kkkk
Eu adoro suas aulas, mas temos que ser verdadeiros e não passar pano pra governo que só gasta!
Tudo que eu fiz neste vídeo foi dizer que, apesar da arrecadação recorde, o governo tem gastado muito e mantido o déficit.
O que mais vc espera que eu diga?
@@T2educacao publicar vídeos na internet sobre educação é, ter de lidar diariamente com pessoas que não tem o mínimo de inteligência cognitiva ou se quer se esforçam pra interpretar um mensagem.
❤❤❤
Taxar grandes fortunas mudar a forma de tributar o jurídico e tributar dividendos corrigir o imposto itr cada 1% da selic que cai Brasil economiza 42bi.combater sonegação 500bi em renúncia fiscal analisar caso a caso 543bi em benefício tributária a sociedade fazer análise investir..saída tem
Seja objetivo,nesse caminho é kamikaze....
Só cortar as aposentadorias, os auxílios, os investimentos em saúde e educação, que vai dar pra zerar o défict aí tudo vai dar certo e o mercado vai ficar feliz 😊
Não, não precisa (e nem deve) cortar aposentadoria.
Afinal de contas os aposentados contribuíram durante a vida toda para isso.
O que precisa cortar, por exemplo, são as emendas parlamentares que, para o ano que vem, está previsto gastar 39 bilhões de reais.
Eu vou repetir: 39 BILHÕES DE REAIS destinados a emendas parlamentares.
(Em 2024, foram 50 BILHÕES)
Esse lance de cortar aposentadoria é só um espantalho que você criou (ou criaram para vc) porque, assim, você fica com comentário irônico enquanto políticos gastam 39 bilhões de reais com emendas parlamentares que, muitas das vezes, não têm o mínimo de transparência.
Ah, vou deixar a fonte da minha informação aqui. Assim, você pode ver com os próprios olhos o que os políticos fazem diante dos teus olhos enquanto vc ataca um espantalho.
www.camara.leg.br/noticias/1094961-relator-do-orcamento-de-2025-defende-valor-das-emendas-parlamentares-na-proposta/
Abração!
Esses são os menores gastos, o dinheiro da Saúde por exemplo 92% vai para outro setores e não para a Saúde!
Acho o Thiago um dos melhores profissionais da área mas ele não consegue disfarçar o seu lado político ideológico tendo que justificar várias vezes o seu ponto de vista. Se simplesmente explicar, o que faz de melhor, dar mais credibilidade sem ficar justificando suas posições. Só falta dizer nos vídeos que é de direita ou centro direita.
Não teve nada demais nesse vídeo. Ele simplesmente descreveu as ações do governo
Obrigado pelo feedback!
Sinceramente, eu não acredito em imparcialidade. Todo mundo tem um lado.
Eu até desconfio de gente que produz conteúdo se dizendo isento.
O grande lance é que eu tento (nem sempre consigo) explicar um assunto, a despeito das minhas crenças.
Eu não gosto de me rotular. Você nunca me verá dizer que sou de direita ou esquerda. Acho ruim esses pacotes que tentam nos inserir.
Exemplo:
Eu acredito muito na iniciativa privada como fator de crescimento da economia (uma visão bem liberal), por outro lado entendo que a realidade mostra que quaiquer países que hoje são considerados liberais, só o são porque contaram (e contam) muito com o Estado fazendo políticas públicas que fomentem a economia.
Resumo: eu não gosto de me rotular porque, hás evidências mostram que uma economia precisa da iniciativa privada E do Estado.
Valeu pelo feeedback
Desculpe, mas contra fatos e passado não há argumentos.
Vamos ficar até quando com questões de esquerda e direita....
Não importa se é esquerda ou direta ( se ambos gastarem mais do que arrecadar = Problema Futuro) conta simples.
Quando você gasta mais que recebe, não primeiro momento não vão tomar sua casa ou seu carro ... Mas uma hora a conta chega.
E quem faz isso nos últimos anos PARABÉNS é o pessoal de esquerda ( direita já fez e aprendeu que não dá certo)
Não acredito que tem a ver com política partidária,e sim política fiscal... Parabéns Tiago,por tirar as vendas dos olhos de algumas pessoas, até porque, políticos só pensam em benefícios próprio