Alberto João Jardim - 37 anos de poder (1.º episódio)
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 10 ม.ค. 2025
- Alberto João Jardim - 37 anos de poder
Sinopse do documentário de 10 episódios:
Alberto João Gonçalves Cardoso Jardim foi o político português que esteve mais tempo na presidência de um governo. Em 13.514 dias fez 4.850 inaugurações, trabalho que o próprio classifica de “Revolução Tranquila”.
O documentário retrata a vida do homem que governou a Madeira entre 1978 e 2015. A narrativa é transversal à história da autonomia regional e à história do país após o 25 de abril. Conta com a análise e com os depoimentos dos políticos e governantes mais marcantes da democracia portuguesa.
Alberto João Jardim é considerado um líder polémico, reivindicativo e a figura incontornável da vida política portuguesa com mais obras concretizadas.
===
Sinopse do 1.º episódio - Da infância à juventude
Alberto João Gonçalves Cardoso Jardim nasceu a 4 de fevereiro de 1943 na rua do Quebra Costas, no Funchal. Filho único, perde o pai aos 11 anos de idade. Para libertar-se de uma família conservadora começa a participar na Mocidade Portuguesa, uma organização juvenil do Estado Novo. Em 1961, antes de entrar na universidade, discursa numa cerimónia que assinala o aniversário de Salazar, ainda assim não tem participação política ativa.
Em 1961 vai para Lisboa continuar os estudos, no curso de Direito. Três anos depois ruma para Coimbra e conclui o curso mais de uma década depois, na cidade dos estudantes. Na vida académica nunca se envolveu em grupos políticos.
Quando se encontra a fazer o serviço militar, no Quartel-general da Madeira, escreve um artigo no jornal Voz da Madeira que deixa Marcelo Caetano enfurecido. O tio, Agostinho Cardoso que era dono do jornal, viu-se obrigado a ir a Lisboa dar explicações ao presidente do Conselho de Ministros de Portugal. É o primeiro contencioso de Alberto João Jardim com um Governo da República.
JORNALISTA: Virgílio Nóbrega
PRODUÇÃO/REALIZAÇÃO: Virgílio Nóbrega
CARTAZ DO EPISÓDIO: Virgílio Nóbrega
EDIÇÃO: Filipe Pita
GENÉRICO E GRAFISMO: Délio Gonçalves
PESQUISA ARQUIVO: Bruno Silva e Nicolau Gomes
IMAGEM:
Arquivo RTP
Arquivo Regional da Madeira
Bruno Silva
Horácio Pinto
Nicolau Gomes
Nuno Baptista
Nuno Silva Costa
Paulo Sousa
Rumavideo
Tony Alves
Vítor Aguiar
Vítor Castro
Programa emitido na RTP Madeira a 16 de março de 2017