Concordo plenamente com tudo. 👏👏👏 Porém, só instalo chuveiro com cabo 10mm2 e disjuntor de 50A porque não confio em fiação trabalhando no limite devido aquecimento e o cliente instala o chuveiro que desejar, mas isso é garantia minha. Parabéns pela explicação minuciosa. 👍👏👏👏😎
Caramba , esse professor é fera! Já vi esse assunto em aulas e é uma enrolação do caramba, o professor resumiu numa excelente didática! Show! Parabéns!!!
acho que temperatura ambiente para chuveiro e torneira elétrica é irrelevante. uma vez que se temperatura é alta. o equipamento não vai ser usado em sua potência máxima.
Explicação clara e objetiva, carregada de embasamento técnico fundamentada em normas padronizadas, infelizmente boa parcela de instaladores/profissionais, ignoram os preceitos básicos e tendem a executar e ou orientar sem levá-las em conta nestes casos introduzindo conceitos incorretos e perigosos ao devido e necessário funcionamento adequado aos sistemas em questão, então "devemos ser gratos por existir pessoas que partilham e demonstram o como e o porque"... dos fatos.
Informações excelentes professor, parabéns por compartilhar conhecimentos, sou técnico eletricista há 45 anos, mas digo uma coisa, em eletricidade estamos sempre a aprender.
Excelente explicação. Trabalhei na Lorenzetti. E esses calculos são feitos por engenheiros. Mais é sempre bom fazermos os calculos mesmo. Por causa da nossa região.
Vlw! Foi bom relembrar. Para dimensionar os cabos sempre uso os fatores de correção de agrupamento e de temperatura, e, também, e queda de tensão e o fator de potência das cargas. Porém, quanto a que de tensão, pensei que fosse somente a distância do disjuntor do QDC até a carga. Não sabia que precisava considerar, também, a distância entre o padrão de entrada até o QDC. 👍👍👍👍👍
Maravilha de aula esclarecedora, me mudei p/ Sta Catarina e aqui a tensão é 220v monofásico e para não ter dúvidas estou repassando alguns assuntos. Na eletrica não existe espaço p/ erros. Obrigado
Meu amigo boa aula mais esse 7700w e só se usar o chuveiro no Max pois se o local estiver mais quente que 30graus não haverá nessessidade de usar o chuveiro no máximo aí com isso a carga cai ,mais muito boa aula
Os cálculos são feitos sempre priorizando a condição extrema. Então embora 99% do povo não vá usar o chuveiro quente, calcula-se pelo 1% que usará, mesmo que for pra usar o esquentamento pra cozinhar miojo....
Não vou nunca mais confiar em tabelas prontas. Vou sempre refazer todos os cálculos pra descobrir no final que a tabela tá certa... Ebaaa. Mas demonstrou quais cálculos originaram a tabela. Tá valendo.
Antes de assistir ao vídeo, diria que as informações são suficientes para instalar esse chuveiro sem que o condutor queime pelo caminho! Obrigado por compartilhar!
A explicação tá perfeita, mas faltou dizer que lugar nenhum onde a temperatura media é acima de 30C usa chuveiro de 7700w. Hehehehe. Experiência própria, só se usa 7700w quando a temperatura media tá bem mais baixa.
Excelente explicação e muito útil. Mas creio que "na prática" as condições do fabricante abragem 100% dos casos, pois quem utilizará um chuveiro de 7700W em sua capacidade máxima numa região que a temperatura é 35°C?
@@fcmorenoBR , Claro que não. Vcs estão bastante enganados. Vamos lá: 1) A temperatura que o fator de correção se refere é *TEMPERATURA MÉDIA* . Portanto, há várias cidades no Brasil com temperaturas médias em torno de 35ºC, mas que tem dias bastante frios, de 15ºC, ou menos, para ligar o chuveiro elétrico. 2) O Ambiente do Chuveiro, onde o chuveiro elétrico está funcionado, durante o banho quente, pode estar até mais quente que 35ºC nos dias frios. É comum, o ambiente se tornar uma sauna em dias frios, para o banho ser mais confortável e a pessoa não sentir frio. Portanto, mesmo em dias frios, durante o funcionamento do chuveiro, a temperatura do ambiente onde ele está instalado por ser de 35ºC vai afetar os cabos do chuveiro e, por isso, o fator de temperatura deve ser considerado.
E foi assim que fiz o meu eletrotécnica top! Tô vendo os comentários que é exagero esses cabos. Mas pessoal, os cálculos do fabricante é pra ser funcional. Esses cálculos técnicos é para ser duradouro.
Quando comprei minha casa, a alimentação era 127v cabo principal 6mm já fazem 18 anos que está funcionando. Sou eletrotécnico desde 1976, então estou sempre checando as instalações, essa semana mesmo substitui o chuveiro e percebi que a fiação está intacta.
@@gaioladetesla-eletrica2990 uma duvida, posso usar um aquecedor 1.500W ligado no banheiro ao mesmo tempo q um chuveiro de 5.500W ? quantos W usados ao mesmo tempo no banheiro uma instalação de 110V suporta?🤔
Excelente vídeo, porém se o chuveiro é para tomar banho e a temperatura ambiente for uma média de 35° o usuário não vai conseguir usá-lo na potência máxima, o fabricante já imaginou isso e levou em consideração para colocar essas informações, até mesmo o fator de agrupamento! Mas ótimo conteúdo, bom pra saber da onde vem as informações das tabelas prontas !
@@zeramalho2410 , Claro que não. Vcs estão bastante enganados. Vamos lá: 1) A temperatura que o fator de correção se refere é *TEMPERATURA MÉDIA* . Portanto, há várias cidades no Brasil com temperaturas médias em torno de 35ºC, mas que tem dias bastante frios, de 15ºC, ou menos, para ligar o chuveiro elétrico. 2) O Ambiente do Chuveiro, onde o chuveiro elétrico está funcionado, durante o banho quente, pode estar até mais quente que 35ºC nos dias frios. É comum, o ambiente se tornar uma sauna em dias frios, para o banho ser mais confortável e a pessoa não sentir frio. Portanto, mesmo em dias frios, durante o funcionamento do chuveiro, a temperatura do ambiente onde ele está instalado por ser de 35ºC vai afetar os cabos do chuveiro e, por isso, o fator de temperatura deve ser considerado.
Vídeo perfeito, porém deve lembrar que se você mora em um local onde é 35°, o cabo 6,0 suporta no máximo 30A, porém se você tiver um chuveiro de 7700w, você não irá utilizar ele no super quente, na qual ele não irá consumir os 35A de corrente.
Muito obrigado, sobre sua colocação até concordo, realmente será difícil usar na posição "super quente", porem sempre temos que pensar no pior caso, que é a nominal do equipamento. Abraço !
Sempre faço meus cálculos, e dependendo da energia recebida da concessionária, aqui em SC dificilmente chega 220V normalmente é média de 210V , faço os mesmos cálculos mas baseada na tensão que recebo da concessionária no relógio
Muito bom. Trabalhei como eletricista há anos atrás e no curso de eletricista que fiz a 20 anos atrás, foi muito pouco falado nessa questão dos fatores de correção X números de circuitos/ condutores carregados no eletroduto. Para determinar a corrente de meu disjuntor já conhecia e usava a regra básica da Lei de Ohms A=P/T e certa vez fiquei encucado me perguntando porquê? Quando comprei uma lavadora de roupas e na etiqueta da mesma informava a potência de 1200w a ser ligada em 220V, no calculo usando a fórmula a corrente ficaria 5A, mas ficava encucado porque no manual do fabricante mandava usar disjuntor de 10A. Acreditando talves na possibilidade de haver um erro de impressão no manual do fabricante, entrei em contato com o SAC daquele fabricante e a pessoa que me atendeu, não tinha conhecimento técnico na área apenas reiterou que eu deveria seguir o manual do fabricante. Anos mais tarde, fui pesquisar essa divergência de informação e encontrei exatamente como mostrado nesse vídeo a aplicação dos fatores de correção. Embora sei que existe e de forma normalizada pela NBR5410 vejo a maioria, a grande maioria desprezar, ignorar ou até mesmo sem conhecer sobre essa condição de se levar em conta o fator de correção.
Soma-se aos fatores de correção, o fato da potência aparente (em KVA) ser diferente da potência ativa (em W). Geralmente, os manuais mencionam a potência em W, mas para dimensionar de forma precisa, vc precisar saber toda a energia usava pelo consumidor elétrico, para o correto dimensionamento de cabos e disjuntores. Isso já causa mais distorção entre o que aparentemente pareceria como correto e o recomendado para aplicação.
Boa noite, Concordo com vc, só que os cabo que passa junto , vai ser na parte da manhã pra que usa o banheiro e nesse horário só vai ter o chuveiro funcionando outro horário é a noite que também. Só vai ter o chuveiro funcionando, agora se fosse durante o dia,aí muda a situação , pode ter outro eletrodomésticos funcionando junto, mas como o povo família já ensina os filhos quando estiver tomando banho , não pode ligar outro eletrodomésticos como forno elétrico, máquina de lavar, e outros
Pode tirar uma dúvida, eu tenho um dijuntor de 40A, fiação 220v. minha duvida é, eu compro um chuveiro de 6800W ou 7800W?? em questão de economia qual é melhor? minha região é quente interior de SP.
com certeza o que gasta menos é o de menor potência (6800). mas nem sempre usamos a potência máxima. logo, é bom verificar as outras potências, média e mínima. principalmente a mínima pois você mora num lugar quente e quer um banho mais fresco no calor, neste caso a potência mínima deve ser sempre a menor. ex.: lorenzetti fashion 6800w de potência máxima e 2400w potência mínima pro calor é melhor que o lorenzetti fashion 7500w de potência máxima e 3200w de potência mínima.
Gostei muito, estou aprendendo, ainda não sou eletricista, sei alguma coisa, no momento faço um curso de Elet. Prof. Obrigado. Vou me inscrever e dar um giro pelo canal.
Boa noite, quando eu comprei a casa os cabos do chuveiro eram de 10mm , som que fiz o aumento de carga no caso era 127 agora 220, posso usar o mesmo cabo se 10mm?
Parabéns pelo seu vídeo! Como você utiliza seu canal para divulgação de conhecimento técnico e ensinamento, sugiro você não falar cabo de 6 mm e sim cabo de 6 mm2. Há muito "eletricista" por aí que acha que o cabo de 6 mm se refere ao diâmetro do cabo!!. Aproveite seu canal para divulgar o correto. Abraços.
Em primeiro lugar você tem que saber qual o fator de demanda da concessionária da sua região , ela tem uma tabela com os valores de demanda de todos os aquipamentos que vai em uma residência facilitando os cálculos da sua instalação .
Parabéns e obrigado pelo.video . Gostei de saber que não pode passar no mesmo conduíte dois circuitos sem ter que emgrosar os fios . Por favor será que um dijuntir de 36 da para um cardal de 8200 whats ? O prisma é.que o meu geral tem 40 e.eu acho que não possomolr outro de 40.para o chuveiro né ?. obrigado
Concordo plenamente com tudo. 👏👏👏
Porém, só instalo chuveiro com cabo 10mm2 e disjuntor de 50A porque não confio em fiação trabalhando no limite devido aquecimento e o cliente instala o chuveiro que desejar, mas isso é garantia minha.
Parabéns pela explicação minuciosa. 👍👏👏👏😎
Adelson boa tarde!!!instalei um chuveiro aqui em casa de 5500W (220V) .Coloquei DIJUNTOR de 40A e fio 6mm .Será que ficou bom???
@@pauloaugusto5498 Melhor com disjuntor de 35A.
Ok obg
Boa noite, comprei um chuveiro de 7700W ( 220) ,meu disjuntor é de 30 A ele vai soportar 😟
@@amandaazevedo4051 7700÷220= 35A. Instala com cabo 10,0 mm2 e disjuntor de 50A. Trabalha com uma boa margem de segurança.
Caramba , esse professor é fera! Já vi esse assunto em aulas e é uma enrolação do caramba, o professor resumiu numa excelente didática! Show! Parabéns!!!
Deus abençoe!
Sou eletrotécnico e gosto muito desses vídeos pra relembrar o que aprendi.
Respondido bem em 6:18 , muito importante essa dica de que, vai depender se tiver com eletro duto exclusivo e temperatura ambiente 30 graus. Obrigado
acho que temperatura ambiente para chuveiro e torneira elétrica é irrelevante. uma vez que se temperatura é alta. o equipamento não vai ser usado em sua potência máxima.
De acordo com a tabela da NBR 5410 o cabo 6mm entra 36 anos você tem
Explicação clara e objetiva, carregada de embasamento técnico fundamentada em normas padronizadas, infelizmente boa parcela de instaladores/profissionais, ignoram os preceitos básicos e tendem a executar e ou orientar sem levá-las em conta nestes casos introduzindo conceitos incorretos e perigosos ao devido e necessário funcionamento adequado aos sistemas em questão, então "devemos ser gratos por existir pessoas que partilham e demonstram o como e o porque"... dos fatos.
Um dos melhores vídeos que já assisti sobre dimensionamento de cabo e disjuntor, excelente.
Informações excelentes professor, parabéns por compartilhar conhecimentos, sou técnico eletricista há 45 anos, mas digo uma coisa, em eletricidade estamos sempre a aprender.
Exelente aula. Parabéns
Em fim vc tem que o conhecimento técnico e lidar com a prática, e ver cada situação específica, é o que eu acho, bem explicado, obrigado
Ótima Aula. Parabéns pelo tempo desprendido em explicar!
...me fez lembrar quando sofria com essas fórmulas na época do SENAI ..👍🏿👏🏾👏🏾👏🏾
Voce está correto! Certissimo!
Parabéns pelo vídeo excelente aula professor 10 pra vc garoto👏👏👏👏👏
Excelente explicação. Trabalhei na Lorenzetti. E esses calculos são feitos por engenheiros. Mais é sempre bom fazermos os calculos mesmo. Por causa da nossa região.
Vlw!
Foi bom relembrar.
Para dimensionar os cabos sempre uso os fatores de correção de agrupamento e de temperatura, e, também, e queda de tensão e o fator de potência das cargas.
Porém, quanto a que de tensão, pensei que fosse somente a distância do disjuntor do QDC até a carga. Não sabia que precisava considerar, também, a distância entre o padrão de entrada até o QDC.
👍👍👍👍👍
só falta vocês eletricistas do youtube manda fazer teste de bancada antes de qualquer instalação.
Maravilha de aula esclarecedora, me mudei p/ Sta Catarina e aqui a tensão é 220v monofásico e para não ter dúvidas estou repassando alguns assuntos. Na eletrica não existe espaço p/ erros. Obrigado
Meu amigo boa aula mais esse 7700w e só se usar o chuveiro no Max pois se o local estiver mais quente que 30graus não haverá nessessidade de usar o chuveiro no máximo aí com isso a carga cai ,mais muito boa aula
Aula perfeita, porém com 35° quero ver quem irá ligar o chuveiro pra esquentar.
concordo.
Fiquei matutando isso cara, 🤣🤣🤣🤣🤣
Geralmente nem vai ter chuveiro elétrico.
Os cálculos são feitos sempre priorizando a condição extrema. Então embora 99% do povo não vá usar o chuveiro quente, calcula-se pelo 1% que usará, mesmo que for pra usar o esquentamento pra cozinhar miojo....
Parabéns, vc foi muito sincero nas instituições.
Muito completo. Vou colocar mesmo arame enfarpado..
Não vou nunca mais confiar em tabelas prontas. Vou sempre refazer todos os cálculos pra descobrir no final que a tabela tá certa... Ebaaa. Mas demonstrou quais cálculos originaram a tabela. Tá valendo.
Excelente vídeo aula didática, com bastante informações muito importante para ser aplicada em campo no dia a dia!!!
Antes de assistir ao vídeo, diria que as informações são suficientes para instalar esse chuveiro sem que o condutor queime pelo caminho! Obrigado por compartilhar!
Parabéns pela explicação
PROFESSOR,video show de bola,obrigado pelo ensinamento.
Parabéns pelo seu ensinamentos excelente vídeo aula professor
Shou essa aula parabéns
A explicação tá perfeita, mas faltou dizer que lugar nenhum onde a temperatura media é acima de 30C usa chuveiro de 7700w. Hehehehe.
Experiência própria, só se usa 7700w quando a temperatura media tá bem mais baixa.
Ótimo vídeo. Muito didático. Parabéns.
Excelente explicação e muito útil. Mas creio que "na prática" as condições do fabricante abragem 100% dos casos, pois quem utilizará um chuveiro de 7700W em sua capacidade máxima numa região que a temperatura é 35°C?
Nunca subestime o seu cliente kkkk
imagine que pode ser um chuveiro de banheira onde tem que utilizar com misturador
Com certeza! Se ele fizer tal loucura vai cozinhar antes do circuito pegar fogo!😃
@@fcmorenoBR , Claro que não. Vcs estão bastante enganados. Vamos lá:
1) A temperatura que o fator de correção se refere é *TEMPERATURA MÉDIA* . Portanto, há várias cidades no Brasil com temperaturas médias em torno de 35ºC, mas que tem dias bastante frios, de 15ºC, ou menos, para ligar o chuveiro elétrico.
2) O Ambiente do Chuveiro, onde o chuveiro elétrico está funcionado, durante o banho quente, pode estar até mais quente que 35ºC nos dias frios. É comum, o ambiente se tornar uma sauna em dias frios, para o banho ser mais confortável e a pessoa não sentir frio. Portanto, mesmo em dias frios, durante o funcionamento do chuveiro, a temperatura do ambiente onde ele está instalado por ser de 35ºC vai afetar os cabos do chuveiro e, por isso, o fator de temperatura deve ser considerado.
Verdade. Conheço quem use fio de 4mm pra chuveiro dessa potência, isso porque só usa 60% da potência por morar em lugar quente.
E foi assim que fiz o meu eletrotécnica top! Tô vendo os comentários que é exagero esses cabos. Mas pessoal, os cálculos do fabricante é pra ser funcional. Esses cálculos técnicos é para ser duradouro.
Não existe tabela para trilhões de detalhes. NBR 5410 Sempre! Show.
Exatamente, não existe atalho para o conhecimento técnico !
Amei muito bem explicado
Obrigado Valdemiro !
Bom dia gostei da informação 👍.
Que explicação excelente! Não vi nenhuma assim em nenhum outro canal desses populares. Ganhasse mais um inscrito.
Ótimo vídeo parabéns
Quando eu faço tubulação da Lage eu coloco um canduit do qdc direto no chuveiro
Aula top muito bom
Quando comprei minha casa, a alimentação era 127v cabo principal 6mm já fazem 18 anos que está funcionando. Sou eletrotécnico desde 1976, então estou sempre checando as instalações, essa semana mesmo substitui o chuveiro e percebi que a fiação está intacta.
Fio rigido é outra coisa
Aula boa e explicativa,sempre bom apreender mas
Excelente .
Meu irmão, que aula fantástica, gostei muito, obrigado ótimo final de semana.
Vídeo bem explicado ,parabéns 💯💯💯💯💯💯👌👍👏
Obrigado pelo elogio! Fico feliz que tenha gostado do conteúdo!
@@gaioladetesla-eletrica2990 uma duvida, posso usar um aquecedor 1.500W ligado no banheiro ao mesmo tempo q um chuveiro de 5.500W ? quantos W usados ao mesmo tempo no banheiro uma instalação de 110V suporta?🤔
Parabéns pelas explicações.
Ótima aula 👍
Obrigado pela aula professora
Top, objetivo e claro!
Blz. Mestre ! Muito obrigado !
Ganhou um inscrito. Obrigado pela aula.
Muito boa tua aula, obrigado!
Obrigado pelo trabalho bem feito e pelas informações relevantes!
Parabéns caro amigo, pela explanação!
Explicação excelente baseada na norma já vou me inscrever no seu canal vai me ajudar muito obrigado
Excelente!!!
Tem mim ajudando muitíssimo obrigado
Obrigado pelo vídeo!
Perfeito obrigado .
Excelente video. Deus o abencoe sempre. Eu usei um de 32 A , pode dar problema ?
Obrigado, mestre !
Muito show , ficou muito bem esclarecido, parabéns!
Excelente
Parabéns pelo vídeo, muito bem explicado e obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Excelente vídeo, porém se o chuveiro é para tomar banho e a temperatura ambiente for uma média de 35° o usuário não vai conseguir usá-lo na potência máxima, o fabricante já imaginou isso e levou em consideração para colocar essas informações, até mesmo o fator de agrupamento! Mas ótimo conteúdo, bom pra saber da onde vem as informações das tabelas prontas !
Pensei a mesma coisa.... deve ter até uma boa folga aí porque 7700w seria para uso no inverno e em um dia bem frio, tipo 20 graus ou menos.
Usa sim vem para o sul do Brasil que faz temperatura abaixo de 0, vera que usa.
@@zeramalho2410 , Claro que não. Vcs estão bastante enganados. Vamos lá:
1) A temperatura que o fator de correção se refere é *TEMPERATURA MÉDIA* . Portanto, há várias cidades no Brasil com temperaturas médias em torno de 35ºC, mas que tem dias bastante frios, de 15ºC, ou menos, para ligar o chuveiro elétrico.
2) O Ambiente do Chuveiro, onde o chuveiro elétrico está funcionado, durante o banho quente, pode estar até mais quente que 35ºC nos dias frios. É comum, o ambiente se tornar uma sauna em dias frios, para o banho ser mais confortável e a pessoa não sentir frio. Portanto, mesmo em dias frios, durante o funcionamento do chuveiro, a temperatura do ambiente onde ele está instalado por ser de 35ºC vai afetar os cabos do chuveiro e, por isso, o fator de temperatura deve ser considerado.
@@zeramalho24107700w é pra temperatura de 8 graus pra baixo. 20 graus é frio, mas não aquele frio de matar.
Boa aula
Vídeo perfeito, porém deve lembrar que se você mora em um local onde é 35°, o cabo 6,0 suporta no máximo 30A, porém se você tiver um chuveiro de 7700w, você não irá utilizar ele no super quente, na qual ele não irá consumir os 35A de corrente.
Muito obrigado, sobre sua colocação até concordo, realmente será difícil usar na posição "super quente", porem sempre temos que pensar no pior caso, que é a nominal do equipamento. Abraço !
vc é burro ou não entede nada de eletrica 7700 w sera smpre a mesma coisa e gasta sempre a mema amperagem em qualquer sittuação entendeu
@@joaobaptistaerthal3516 Caracas você me fez rir...estude mais um pouco antes usar esse ar de superioridade para responder como um Zé faísca.
local de temperatura 35°C não precisa de chuveiro elétrico kkkkkkk
@@mortutu Zé faísca é o corno casado com a sra sua mãe
Boa aula!
Ótimo explicação.
Parabéns pela aula! Recentemente concluir o curso no Senai de instalador de Baixa tensão. Essa aula me ajudou muito! 👏👏👏👏👏
Sempre faço meus cálculos, e dependendo da energia recebida da concessionária, aqui em SC dificilmente chega 220V normalmente é média de 210V , faço os mesmos cálculos mas baseada na tensão que recebo da concessionária no relógio
Muito Bom!
Obrigado!
Bom dia.
👏👏👏👏👏
👋
Vou te falar que aqui em casa tem um de 7500 e as vezes não dá conta, moto no extremo sul e as vezes da -5°, não tem para aonde fugir
Boa tá professor
Boa tarde muito portante
muito bem explicado
Obrigado Milton !
Espero video sobre rede 110./127
Ótima aula , PARABÉNS !!!
Muito bom. Trabalhei como eletricista há anos atrás e no curso de eletricista que fiz a 20 anos atrás, foi muito pouco falado nessa questão dos fatores de correção X números de circuitos/ condutores carregados no eletroduto. Para determinar a corrente de meu disjuntor já conhecia e usava a regra básica da Lei de Ohms A=P/T e certa vez fiquei encucado me perguntando porquê? Quando comprei uma lavadora de roupas e na etiqueta da mesma informava a potência de 1200w a ser ligada em 220V, no calculo usando a fórmula a corrente ficaria 5A, mas ficava encucado porque no manual do fabricante mandava usar disjuntor de 10A.
Acreditando talves na possibilidade de haver um erro de impressão no manual do fabricante, entrei em contato com o SAC daquele fabricante e a pessoa que me atendeu, não tinha conhecimento técnico na área apenas reiterou que eu deveria seguir o manual do fabricante. Anos mais tarde, fui pesquisar essa divergência de informação e encontrei exatamente como mostrado nesse vídeo a aplicação dos fatores de correção. Embora sei que existe e de forma normalizada pela NBR5410 vejo a maioria, a grande maioria desprezar, ignorar ou até mesmo sem conhecer sobre essa condição de se levar em conta o fator de correção.
Soma-se aos fatores de correção, o fato da potência aparente (em KVA) ser diferente da potência ativa (em W). Geralmente, os manuais mencionam a potência em W, mas para dimensionar de forma precisa, vc precisar saber toda a energia usava pelo consumidor elétrico, para o correto dimensionamento de cabos e disjuntores. Isso já causa mais distorção entre o que aparentemente pareceria como correto e o recomendado para aplicação.
20 anos atrás eu nem tinha chuveiro em casa.
Esquentava água no fogão a lenha e tomava banho de canequinha...
Eita saudade...
Show professor,ganhou mais um inscrito
Excelente conteúdo professor!
Boa noite,
Concordo com vc, só que os cabo que passa junto , vai ser na parte da manhã pra que usa o banheiro e nesse horário só vai ter o chuveiro funcionando outro horário é a noite que também. Só vai ter o chuveiro funcionando, agora se fosse durante o dia,aí muda a situação , pode ter outro eletrodomésticos funcionando junto, mas como o povo família já ensina os filhos quando estiver tomando banho , não pode ligar outro eletrodomésticos como forno elétrico, máquina de lavar, e outros
Vídeo ficou show amigo.
Ganhou + 01 inscrito !! Bem explicado!! Gostei!!!
Q aulão hein professor 👏👏👏👏
Excelente vídeo
Obrigado !
Parabéns pela excelente explicação.
Pode tirar uma dúvida, eu tenho um dijuntor de 40A, fiação 220v. minha duvida é, eu compro um chuveiro de 6800W ou 7800W?? em questão de economia qual é melhor? minha região é quente interior de SP.
com certeza o que gasta menos é o de menor potência (6800). mas nem sempre usamos a potência máxima. logo, é bom verificar as outras potências, média e mínima. principalmente a mínima pois você mora num lugar quente e quer um banho mais fresco no calor, neste caso a potência mínima deve ser sempre a menor. ex.: lorenzetti fashion 6800w de potência máxima e 2400w potência mínima pro calor é melhor que o lorenzetti fashion 7500w de potência máxima e 3200w de potência mínima.
Numa região quente se usa chuveiro em um modo bem menos qente não?
Gostei muito, estou aprendendo, ainda não sou eletricista, sei alguma coisa, no momento faço um curso de Elet. Prof. Obrigado. Vou me inscrever e dar um giro pelo canal.
Boa noite, quando eu comprei a casa os cabos do chuveiro eram de 10mm , som que fiz o aumento de carga no caso era 127 agora 220, posso usar o mesmo cabo se 10mm?
Show!
Simples e de fácil entendimento
Parabéns pelo seu vídeo! Como você utiliza seu canal para divulgação de conhecimento técnico e ensinamento, sugiro você não falar cabo de 6 mm e sim cabo de 6 mm2. Há muito "eletricista" por aí que acha que o cabo de 6 mm se refere ao diâmetro do cabo!!. Aproveite seu canal para divulgar o correto. Abraços.
muito bom!!!
Valeu!
Acabei de fazer a minha inscrição no canal.
Excelentes parabéns professor
Em primeiro lugar você tem que saber qual o fator de demanda da concessionária da sua região , ela tem uma tabela com os valores de demanda de todos os aquipamentos que vai em uma residência facilitando os cálculos da sua instalação .
Excelente. Tenho uma duvida. Posso passar circuito 220v no mesmo eletroduto 110v que vem de um nobreak?
Parabéns e obrigado pelo.video .
Gostei de saber que não pode passar no mesmo conduíte dois circuitos sem ter que emgrosar os fios .
Por favor será que um dijuntir de 36 da para um cardal de 8200 whats ? O prisma é.que o meu geral tem 40 e.eu acho que não possomolr outro de 40.para o chuveiro né ?. obrigado
Mesmo chuveiro meu.
showww gsnhou mais um inscrito
gostei do vídeo muito bom