Excelente explicação!! Parabéns e obrigado pelo compartilhamento de conhecimento. A única nica observação é no momento 09':03" quando você cita "3.500kg", na realidade são 3.500g (3,5kg).
parabéns moça vc explicou bem direitinho ....sou operador de patrol base...e vc entende bem nossa língua do trecho...compactação e umidade ótima...parabéns a todos que fizeram esse bom vídeo....gostei
Ótimo prof. Nara bem esplicado sou tec. em laboratório de solos, asfalto e concreto. hoje cursando sexto semestre de eng. Civil, e primeiro semestre em agrimensura Ufsm. gostaria de ver os ensaios de procton, e os limites de liquidez e plasticidade, relembrarei e será com certeza útil a tantos eng. e laboratorístas. Muito obrigado!
Eu gostei muito, gosto muito desswe ensaio inclusive vou para uma obra amanhã a Deus quiser e lá eu vou fazer só in-situ para controle de camadas, show de bola parabéns
Atenção: não há problema em dar uma leve compactada no fundo, e é até a favor da segurança, pelo seguinte motivo: Compactar um pouco o fundo do furo permite melhor distribuição da areia no fundo do furo, e isso implica em mais areia e, portanto, maior será o volume do furo e, consequentemente, menor será a densidade úmida do solo e com isso menor será o grau de compactação lembrando que: Fisicamente X Matemáticamente o volume é inversamente proporcional a densidade. No geral o ensaio ocorreu relativamente bem e todas pessoas da equipe de terraplenagem estão de parabéns!!! Sugiro colocar as unidades e as letras simbólicas, em cada variável da Tabela de Boletim de Campo Abraço a todos vocês e, em especial e com muito carinho a Professora Doutora Nara Cangusso !!!!
Muito bom, professora. Continue..... Aqui, em AL, nós utilizamos um recipiente com tampa para acondicionar o material retirado do furo. O objetivo é que não se perca umidade para o ambiente. Outra coisa que temos atenção é para que o furo não ultrapasse a camada adjacentes. Obrigado pelos ensinamentos.
Aqui em Minas, utilizo um saquinho para colocar o material, pra evitar perder umidade, e tiramos a umidade com a cápsula e balança de alta precisão, para maior acertividade no teor de umidade, parabéns pelo vídeo!
Top de linha sua aula prof. Deus abençoe. Teria como tirar uma duvida ? como que é regulado o caminhão pipa pra ele misturar certinho a quantidade de água que resultará em umidade ótima da camada a ser compactada ?
Caro Henrique, após o lançamento do solo empolado na respectiva camada (a altura da camada lançada/empolada é de no máximo ~ 30cm) ocorre o ensaio de umidade em alguns pontos da praça de aterro ("queinar a umidade") e com o resultado da umidade medida compara-se com a umidade ótima (obtida através da curva de densidade x umidade obtida através do ensaio de proctor/energia: normal ou intermediário ou modificado) caso a umidade da praça esteja acima de 2% da umidade ótima então ocorre o gradeamento com trator (para secar e homogeneizar bem os grãos do solo). Caso a umidade do solo da praça de aterro esteja abaixo de 2% da umidade ótima então ocorre o gradeamento juntamente com o espargimento ou umedecimento do solo através de caminhão pipa. Em seguida mede-se novamente a umidade até que esteja dentro do intervalo de +/- 2% da umidade ótima (quando o solo for argiloso mantém a umidade no ramo seco, ou seja até menos dois porcento da umidade ótima. E no caso de solo arenoso mantém a umidade no ramo úmido ou seja, até mais dois porcento da umidade ótima) Abraços a todos e em especial a Dra Nara Cangusso!!!
Kkkkk na epoca que trabalhei com isso, eu tive que pegar o trecho sozinhoz fazia ensaio no laboratório e por fora tbm kkkkkk tive que aprender na raca kkkkk
Boa explicação sabemos que nesse caso seu material utilizado no campo é uma argila boa que vsi ter um suporte california de aproximado mais ou menos 15%
Caro Alessandro, não há problema em dar uma leve compactada no fundo, e é até a favor da segurança, pelo seguinte motivo: Compactar um pouco o fundo do furo permite melhor distribuição da areia no fundo do furo, e isso implica em mais areia e, portanto, maior será o volume do furo e, consequentemente, menor será a densidade úmida do solo e com isso menor será o grau de compactação lembrando que: Fisicamente X Matemáticamente o volume é inversamente proporcional a densidade. No geral o ensaio ocorreu relativamente bem e todas pessoas da equipe de terraplenagem estão de parabéns!!! Sugiro colocar as unidades e as letras simbólicas, em cada variável da Tabela de Boletim de Campo Abraço a todos vocês e, em especial e com muito carinho a Professora Doutora Nara Cangussu !!!!
O ensáio esta inabilitado, pois a balança está exposta ao vento, o que não é permitido pela norma, se estivesse executando ou fiscalizando , não aceitaria o resultado.
Com um ensaio de umidade com o material natural... Tendo a umidade ótima vindo do laboratório... Com o resultado da % de umidade do material natural vc vai saber se está a cima ou a baixo da ótima.
Prezada Joelma, o solo compactado com umidade estando dentro do intervalo +/- 2% da umidade ótima (obtida através da curva de compactação densidade x unidade) então é possível chegar até o grau de compactação de 100% , desde que tenha o número de passadas com o rolo pé de carneiro (chama-se no campo de "número de fechas" sendo cada fecha a ida e volta de um rolo pé de carneiro). Exemplo: se com oito fechas obtem-se grau de compactação (GC%) de 98% então possível me com nove a dez fechas no máximo obtém -se GC>100% ! Lembrando que GC muito acima de +/- 103% pode romper a camada e então precisar abrir (gradear e umedecer novamente)... Abraços a todos e em especial a Professora Dra Nara Cangussu
Caro Marcos, não necessariamente!!! Eu explico: no caso de camada de terraplenagem que não seja pavimentação então tem-se uma praça de aterro e suas respectivas camadas podem ser até de algumas camadas até cinquenta, sessenta, oitenta camadas (lembrando que cada camada lançada é de 30cm empolado e com ~ 20cm acabado ou compactado) No caso de pavimentação a "caixa é aberta" até o fundo do subleito e conforme projeto têm-se as camadas: subleito (uma ou mais camadas) subbase (uma ou mais camadas) base (uma ou mais camadas) Em alguns projetos pode ter a subbase com solo melhorado com solo-cimento (2%) e nas bases solo-cimento ((4%) !!! Abraço a todos e em especial a Professora Doutora Nara Cangusso!!!
Caro Ricardo, não há problema em dar uma leve compactada no fundo, e é até a favor da segurança, pelo seguinte motivo: Compactar um pouco o fundo do furo permite melhor distribuição da areia no fundo do furo, e isso implica em mais areia e, portanto, maior será o volume do furo e, consequentemente, menor será a densidade úmida do solo e com isso menor será o grau de compactação lembrando que: Fisicamente X Matemáticamente o volume é inversamente proporcional a densidade. No geral o ensaio ocorreu relativamente bem e todas pessoas da equipe de terraplenagem estão de parabéns!!! Sugiro colocar as unidades e as letras simbólicas, em cada variável da Tabela de Boletim de Campo Abraço a todos vocês e, em especial e com muito carinho a Professora Doutora Nara Cangussu !!!!
Atenção: não há problema em dar uma leve compactada no fundo, e é até a favor da segurança, pelo seguinte motivo: Compactar um pouco o fundo do furo permite melhor distribuição da areia no fundo do furo, e isso implica em mais areia e, portanto, maior será o volume do furo e, consequentemente, menor será a densidade úmida do solo e com isso menor será o grau de compactação lembrando que: Fisicamente X Matemáticamente o volume é inversamente proporcional a densidade. No geral o ensaio ocorreu relativamente bem e todas pessoas da equipe de terraplenagem estão de parabéns!!! Sugiro colocar as unidades e as letras simbólicas, em cada variável da Tabela de Boletim de Campo Abraço a todos vocês e, em especial e com muito carinho a Professora Doutora Nara Cangussu!!!!
Excelente explicação!! Parabéns e obrigado pelo compartilhamento de conhecimento. A única nica observação é no momento 09':03" quando você cita "3.500kg", na realidade são 3.500g (3,5kg).
Me lembrei tanto do curso técnico em Edificações, quanto da graduação em engenharia civil.
Bons tempos 😢
Muito obrigado, sou técnico do laboratório,gostei muito da tua aula.
Moro em Angola e acompanho sempre as vossas aulas práticas.
parabéns moça vc explicou bem direitinho ....sou operador de patrol base...e vc entende bem nossa língua do trecho...compactação e umidade ótima...parabéns a todos que fizeram esse bom vídeo....gostei
Parabéns vídeo muito top, sou auxiliar de laboratorista 🔥
Bom dia sou laboratorista gostei muito da aula de ensaio
Joás parabéns pela aula
Estão de parabéns fasso parte dessa área dor valor ao proficional nessa área
Ótimo prof. Nara bem esplicado sou tec. em laboratório de solos, asfalto e concreto. hoje cursando sexto semestre de eng. Civil, e primeiro semestre em agrimensura Ufsm. gostaria de ver os ensaios de procton, e os limites de liquidez e plasticidade, relembrarei e será com certeza útil a tantos eng. e laboratorístas. Muito obrigado!
Excelente explicação! Obrigada.
esses vídeo ajuda muinto sim,parabéns
Eu gostei muito, gosto muito desswe ensaio inclusive vou para uma obra amanhã a Deus quiser e lá eu vou fazer só in-situ para controle de camadas, show de bola parabéns
ótimo vídeo!! muito didático!
muito bem explicada.
sou laboratorista aposentado e estou na ativa ainda
Como vc faz o cálculo de grau de compactação
Estou começando na area
Eu tenho uma planilha bem simples no qual eu faço esse grau de compactação
Parabéns pelos vídeos, Nara! É muito importante conhecer os controles tecnológicos para garantir a qualidade do serviço prestado.
Profissionais competente nota 1o.
continue com o canal, ajuda muitos profissionais
Muito orgulho da minha Profissão
Parabéns muito satisfatório
Muito bom parabéns pela iniciativa .uito elogiavel desejo muito sucesso na sua carreira !
Atenção: não há problema em dar uma leve compactada no fundo, e é até a favor da segurança, pelo seguinte motivo:
Compactar um pouco o fundo do furo permite melhor distribuição da areia no fundo do furo, e isso implica em mais areia e, portanto, maior será o volume do furo e, consequentemente, menor será a densidade úmida do solo e com isso menor será o grau de compactação
lembrando que:
Fisicamente X Matemáticamente o volume é inversamente proporcional a densidade.
No geral o ensaio ocorreu relativamente bem e todas pessoas da equipe de terraplenagem estão de parabéns!!! Sugiro colocar as unidades e as letras simbólicas, em cada variável da Tabela de Boletim de Campo
Abraço a todos vocês e, em especial e com muito carinho a Professora Doutora Nara Cangusso !!!!
Muito bom, professora. Continue.....
Aqui, em AL, nós utilizamos um recipiente com tampa para acondicionar o material retirado do furo. O objetivo é que não se perca umidade para o ambiente. Outra coisa que temos atenção é para que o furo não ultrapasse a camada adjacentes.
Obrigado pelos ensinamentos.
Eu que agradeço por complementar com seus conhecimentos! É esse mesmo o objetivo!
Aqui em Minas, utilizo um saquinho para colocar o material, pra evitar perder umidade, e tiramos a umidade com a cápsula e balança de alta precisão, para maior acertividade no teor de umidade, parabéns pelo vídeo!
Parabéns, eu também sou laboratorista
muito obrigado pela explicação,
Parabéns professora pelo ótimo conteúdo!
Quero parabenizar o colega laboratorista!
Parabens ô trabalho de vcs estam muito bom
Parabéns pela aula.
Vídeo muito bom!! É muito importante essa verificação para que as camadas suportem as tensões que serão aplicadas sobre ela em sua utilização.
Parabéns pela explicação excelente aula 👏👏👏👏👏
Show 👏👏👏👏 parabéns pelo vídeo, mostrou com detalhes o objetivo do furo
ótimo video! parabéns
Top de linha sua aula prof. Deus abençoe. Teria como tirar uma duvida ? como que é regulado o caminhão pipa pra ele misturar certinho a quantidade de água que resultará em umidade ótima da camada a ser compactada ?
Caro Henrique, após o lançamento do solo empolado na respectiva camada (a altura da camada lançada/empolada é de no máximo ~ 30cm) ocorre o ensaio de umidade em alguns pontos da praça de aterro ("queinar a umidade") e com o resultado da umidade medida compara-se com a umidade ótima (obtida através da curva de densidade x umidade obtida através do ensaio de proctor/energia: normal ou intermediário ou modificado) caso a umidade da praça esteja acima de 2% da umidade ótima então ocorre o gradeamento com trator (para secar e homogeneizar bem os grãos do solo). Caso a umidade do solo da praça de aterro esteja abaixo de 2% da umidade ótima então ocorre o gradeamento juntamente com o espargimento ou umedecimento do solo através de caminhão pipa.
Em seguida mede-se novamente a umidade até que esteja dentro do intervalo de +/- 2% da umidade ótima
(quando o solo for argiloso mantém a umidade no ramo seco, ou seja até menos dois porcento da umidade ótima. E no caso de solo arenoso mantém a umidade no ramo úmido ou seja, até mais dois porcento da umidade ótima)
Abraços a todos e em especial a Dra Nara Cangusso!!!
Kkkkk na epoca que trabalhei com isso, eu tive que pegar o trecho sozinhoz fazia ensaio no laboratório e por fora tbm kkkkkk tive que aprender na raca kkkkk
Lembrando que pra base , se faz o metodo de substituicao pra material retido na peneira 3/4 !
Ótimos vídeos Nara! Parabéns pelo profissionalismo de didática, já característicos.
Excelente vídeo!!! Parabéns!!!
Método hilf tbm é show
Na norma, o frasco de areia calibrada não é 7Kg?
Estou acostumado fazer ensaio de sube base e base,estou tendo dificuldade de fazer em sube leito, planilha diferente do DER, fica mais complicado.
ensaios de in situ é pra auxiliares com práticas
Amei a parte da "CAMADA LIBERADA" hahahaha
Boa explicação sabemos que nesse caso seu material utilizado no campo é uma argila boa que vsi ter um suporte california de aproximado mais ou menos 15%
Muito bom.
ótima aula!! Só um detalhe, o peso do material é 3355g
tambem encontrei esse valor
No caso esses 6 kg e mais pra camada de aterro, sub leito . Pra base se usa 7 kg no cone funil !
Pelo meu conhecimento o material tem que ser coletado dentro de saco plástico pra não perder a umidade
Acho q esse procedimento de compactar o fundo do furo interfere. Ja fui notificado por isso pelo fiscal.
Sim , isso interfere mesmo
Caro Alessandro, não há problema em dar uma leve compactada no fundo, e é até a favor da segurança, pelo seguinte motivo:
Compactar um pouco o fundo do furo permite melhor distribuição da areia no fundo do furo, e isso implica em mais areia e, portanto, maior será o volume do furo e, consequentemente, menor será a densidade úmida do solo e com isso menor será o grau de compactação
lembrando que:
Fisicamente X Matemáticamente o volume é inversamente proporcional a densidade.
No geral o ensaio ocorreu relativamente bem e todas pessoas da equipe de terraplenagem estão de parabéns!!! Sugiro colocar as unidades e as letras simbólicas, em cada variável da Tabela de Boletim de Campo
Abraço a todos vocês e, em especial e com muito carinho a Professora Doutora Nara Cangussu !!!!
O ensáio esta inabilitado, pois a balança está exposta ao vento, o que não é permitido pela norma, se estivesse executando ou fiscalizando , não aceitaria o resultado.
disponibiliza essa tabela pra download
Da onde ele tirou esse valor do solo seco ?
Parabéns pelo conteúdo, gostaria de saber se é possível ao invés escavar manualmente poderia ser usado o cilindro de Hilf para retirada do material
Método hilf e mais pra controle de camada de aterros de grandes áreas , como barragem !
Qual o curso que é necessário fazer para executar está função?
Técnico em edificações ou estradas
Técnica Geotecnia e, principalmente muuuuuuuuuuuita prática em campo ou em obra!!! Abs a todos e em especial a Professora Doutora Nara Cangusso!!!
Como as equipes de campo determinam a quantidade de água que precisa ser distribuída para cada camada a ser compactada ?
Com um ensaio de umidade com o material natural...
Tendo a umidade ótima vindo do laboratório...
Com o resultado da % de umidade do material natural vc vai saber se está a cima ou a baixo da ótima.
@@eletricista-fotovoltaico, você saberia dizer qual número mínimo de amostras deve ser feita por camada ? Obrigado
3345 kg ? não entendi nada, não é em gramas que se faz esse procedimento?
9:01 |||| "PESO DO RECIPIENTE E MATERIAL: 3.500 KG".
Mas a gente entende. Toca pra frente e obrigado pelo vídeo.
percebi...
Boa
Parabéns, vamos comprar equipamentos novos ,
A umidade do campo deu maior que a de laboratório mesmo,o grau não poderia ser menor?
Prezada Joelma, o solo compactado com umidade estando dentro do intervalo +/- 2% da umidade ótima (obtida através da curva de compactação densidade x unidade) então é possível chegar até o grau de compactação de 100% , desde que tenha o número de passadas com o rolo pé de carneiro (chama-se no campo de "número de fechas" sendo cada fecha a ida e volta de um rolo pé de carneiro). Exemplo: se com oito fechas obtem-se grau de compactação (GC%) de 98% então possível me com nove a dez fechas no máximo obtém -se GC>100% !
Lembrando que GC muito acima de +/- 103% pode romper a camada e então precisar abrir (gradear e umedecer novamente)...
Abraços a todos e em especial a Professora Dra Nara Cangussu
Esta camada chama-se:Base,Leito,e Sub-Leito.
Caro Marcos, não necessariamente!!! Eu explico: no caso de camada de terraplenagem que não seja pavimentação então tem-se uma praça de aterro e suas respectivas camadas podem ser até de algumas camadas até cinquenta, sessenta, oitenta camadas (lembrando que cada camada lançada é de 30cm empolado e com ~ 20cm acabado ou compactado)
No caso de pavimentação a "caixa é aberta" até o fundo do subleito e conforme projeto têm-se as camadas: subleito (uma ou mais camadas) subbase (uma ou mais camadas) base (uma ou mais camadas)
Em alguns projetos pode ter a subbase com solo melhorado com solo-cimento (2%) e nas bases solo-cimento ((4%) !!!
Abraço a todos e em especial a Professora Doutora Nara Cangusso!!!
Muito show! Porém as Balanças não a tendem a Norma ! É uma obra desse porte precisar de uma atenção maior😊
Parabe
Faltou ter um pouco de cuidado no recipiente do solo úmido o material ficou perdendo umidade por não ser fechado
6000 kg de terra nesse furo tão pequeno ???
6kg é referente o garrafão + cone + areia graduada.
Ela não conhece unidades!!!
3500 -145 não é 3345 é 3355
Faltou uma frigideira
Essa planilha dificulta muito para quem está começando
Essa balança sua ja esta fora da moda kkkk
9:11 , peso do recipiente 145 kg ? Acho que vc errou nessa informação
Gramas! 😁 obrigada!
4 pessoas pra fazer um ensaio questionável desde o início. 😢 a pior parte foi ver ele aumentar o volume do furo antes de colocar areia.
Caro Ricardo, não há problema em dar uma leve compactada no fundo, e é até a favor da segurança, pelo seguinte motivo:
Compactar um pouco o fundo do furo permite melhor distribuição da areia no fundo do furo, e isso implica em mais areia e, portanto, maior será o volume do furo e, consequentemente, menor será a densidade úmida do solo e com isso menor será o grau de compactação
lembrando que:
Fisicamente X Matemáticamente o volume é inversamente proporcional a densidade.
No geral o ensaio ocorreu relativamente bem e todas pessoas da equipe de terraplenagem estão de parabéns!!! Sugiro colocar as unidades e as letras simbólicas, em cada variável da Tabela de Boletim de Campo
Abraço a todos vocês e, em especial e com muito carinho a Professora Doutora Nara Cangussu !!!!
Elizeu coitado nem apareceu
Se nao passou e culpa do patroleiro😂😂
Material parece estar saturado 🤔
Nao existe isso de ajeitar o fundo da furo no ensaio de tiver pedra ou outros empecilho o grau de compactação da errado
Atenção: não há problema em dar uma leve compactada no fundo, e é até a favor da segurança, pelo seguinte motivo:
Compactar um pouco o fundo do furo permite melhor distribuição da areia no fundo do furo, e isso implica em mais areia e, portanto, maior será o volume do furo e, consequentemente, menor será a densidade úmida do solo e com isso menor será o grau de compactação
lembrando que:
Fisicamente X Matemáticamente o volume é inversamente proporcional a densidade.
No geral o ensaio ocorreu relativamente bem e todas pessoas da equipe de terraplenagem estão de parabéns!!! Sugiro colocar as unidades e as letras simbólicas, em cada variável da Tabela de Boletim de Campo
Abraço a todos vocês e, em especial e com muito carinho a Professora Doutora Nara Cangussu!!!!