Deixo registrada aqui a minha vontade de chorar quando lia José de Alencar. 2 folhas pra descrever minuciosamente um ambiente, um personagem, aí socorrooooooo
Acabei de terminar de ler e incrivelmente fluiu. Eu mesmo desacreditei que eu gostei desse livro. Lembro até hoje de estar na escola e receber o meu exemplar. Imediatamente abri e comecei a ler. Imediatamente fechei e passei a odiar José de Alencar. Não li o livro. Quando tentei essa segunda vez, dez anos depois, tudo foi diferente. Tive muito mais paciência com o livro. Não posso dizer que foi fácil compreender aquilo tudo, mas eu insisti, voltei e reli trechos que não entendia com a maior boa vontade e, surpreendendo a mim mesmo, percebi que durante a adolescência sequer tive disposição de passar do primeiro capítulo. Sim, percebi que na adolescência simplesmente li alguns poucos parágrafos, odiei José de Alencar e pronto. Como podia odiar uma coisa que mal conhecida? A idade realmente nos traz alguns benefícios.
Tati, amei seu vídeo. Imagine você que, para uma cearense de Fortaleza, Iracema é um livro que se repete obrigatoriamente na vida escolar. Li pela primeira vez aos 13 anos. Obviamente, detestei. Naquela época, Iracema era um empecilho pra outras leituras mais interessantes, como as do Pedro Bandeira. Como todo adolescente chatonildo, eu achava um absurdo que Iracema fizesse os caminhos da Lagoa da Messejana a outros locais da cidade correndo, quando eu levava horas de ônibus. Depois, aos 16, tive a oportunidade de detestar o livro pela segunda vez, mas porque eu achava que o Martim era um personagem desgraçado, e que José de Alencar era um machista que sempre resolvia as situações nos seus livros pela morte ou pelo dinheiro. De lá pra cá, já passei um pouco dos 30 e não nutria a menor vontade de reler esse livro, até ver seu vídeo. Você me persuadiu a dar outra chance à Lenda do Ceará, e se é pra detestar pela terceira vez, que seja por outros motivos (mais maduros, talvez). Obrigada! :) Beijão!
@@kelangelo831 Tbm sou cearense e gosto muito de Senhora, não sei pq as pessoas implicam tanto com o caminho rápido sendo percorrido, o livro é uma lenda, dá para entender bem essas coisa quando começamos a pensar que esse é o gênero do livro. Acho linda a forma que Alencar escreve, muito muito poética e incrivelmente li no Ensino Médio Senhora e já gostei, Iracema foi na faculdade.
Já li Iracema há muitos anos e mesmo com a inguagem dificil gostei muito rs, Você explica m,uito bem e da vontade de ler todos os livros que você apreesenta. Amo seus videos
Tati , não deixe de ler "O Guarani " . E o melhor de José de Alencar .❤❤ E se puder também gostaria que falasse um pouco sobre o livro " HELENA " de Machado de Assis. Adoraria ouvir você falar sobre esse livro.
Eu sempre entendi como uma lenda, por isso que já comecei gostando. Tinha acabado de ler A Pequena Sereia e parecia que continuava quase no mesmo gênero.
Obrigada pela dica das editoras, minha irmã me surpreendeu com o livro hoje. Ela está no 8º ano, mas pesquisou os livros da FUVEST e alugou o livro na biblioteca. Mas, está com dificuldade em realizar a leitura, vou procurar a edição mais ilustrada para incentivar a leitura. Tudo de melhor e muita luz.
Como vc é perfeita. Exatamente hoje que terminei de ler, vc postou o vídeo sobre uma dos melhores livros que achei por enquanto da lista dos vestibulares. Muito obrigado
Gostei muito do vídeo. Leio os livros de Jose de Alencar há muito tempo, quando adolescente não dava tanto valor. Mas com a experiência da leitura, percebi o quanto ele realmente foi um grande escritor.
Muito bom o vídeo, Tatiana :) Além do comportamento de Martim, tem um quote de Irapuã "Vil é o guerreiro que se deixa proteger por uma mulher" haha, coitado.
Parabéns Tatiana , esse foi o melhor vídeo sobre Iracema que vi. Hahahaah na época da escola não consegui de jeito nenhum leeeer, mas hoje já tenho vontade de encarar a leitura, ainda mais depois dessa resenha maravilhosa.
4 anos depois cá estou eu, já li Iracema a alguns anos (não por obrigação). E a única coisa que tenho a dizer é que o livro maravilhosamente bem escrito, sim, q linguagem utilizada por Joser de Alencar é extremamente complexa, mas isso não tira a magia do livro, e sim aumenta. Pois é isso, Iracema é uma poesia maravilhosa, com um enredo muito bom, e que merece muito respeito de todos os brasileiros. Amo seu canal Tati!😍♥️
AAAAh! Li na quinta série esse livro, a duras penas! Lembro que amei, depois das primeiras páginas, mas não lembrava de tantos detalhes. Vou por na listinha de releituras.
Que canal maravilhoso. Conheci hoje pelo vídeo da Eneida do Virgílio e tô aqui fazendo maratona. Vários livros já li e tive outras perspectivas, outros estão na minha fila da prateleira e outros estavam ou entraram na minha lista de compras
Tati, seus vídeos realmente são muito motivadores no que tange à leitura. Por exemplo, li Vidas Secas em parte por sua causa. Alguns livros não conseguem nos prender a atenção logo no começo, mas podem ser mt bons.. vidas secas foi esse tipo de livro pra mim.. quando vc fala alguns detalhes interessantes acaba q nos motiva a ler o livro p ver e entender essas particularidades tb.. obg por isso :) ainda nem terminei de assistir esse vídeo, mas espero ter o msm efeito em mim q o de Vidas Secas
Amei o vídeo e lerei com certeza. Eu tenho uma cópia emprestada pela minha professora nde português. Esse livro está n minha mão a três anos e sempre travo no primeiro capítulo... Se eu ao menos soubesse que tinha algo tão empolgante logo à frente!!
Tati, não sei como te agradecer! Preciso ler Iracema pra fuvest e estava com uma edição bem truncada! Tava desanimada pra continuar a leitura! Comprei esse da Panda e com os seus comentários eu irei encarar! Haha Obrigada!
Tati, por favor, você poderia nos explicar o motivo de os livros escritos antigamente terem mais valor cultural do que os escritos hoje? É fácil perceber que usamos os livros escritos a anos ou décadas atrás para nos basearmos em quesito de qualidade. Você tem uma opinião sobre isso? Acha que o que é produzido hoje é, realmente, de baixa qualidade ou importância? Beijo!
Parabéns pelo vídeo. Sou cearense e sei da importância da obra do José de Alencar. Fortaleza está cheia de referências a Iracema. O proprio Martim Soares Moreno existiu, foi um dos nossos colonizadores. A rivalidade entre tabajaras e pitiguaras presente na obra também é real em nossa história. E todos os lugares descritos como a bica do Ipu, a lagoa da Messejana ou da porangaba existem em Fortaleza. Ja quanto a Iracema, ela mesmo ficcional torna-se real no cotidiano cearense principalmente em Fortaleza. José de Alencar declarou todo seu amor a sua terra ao escrever esse livro.
Oi! Nesse video fica bem claro que vc tem um dom, sabia? Minha experiência com Iracema na escola foi traumática e vendo o seu video fiquei com muita vontade de ler! Parabéns por esse belo trabalho!!!
Li esse livro semestre passado para uma disciplina na universidade e gostei muito. Serviu para ilustrar a formação do campo literário brasileiro, a nossa fabricação de heróis nativos e deixa essa possível interpretação de que a história pode estar ilustrando o português que foi acabando aos poucos com a cultura indígena.
Fiquei com vontade de reler Iracema *-* quando prestei Fuvest, constava na lista e a leitura fluiu bem na época e gostei demais. Com certeza agora eu teria, em uma releitura, uma visão mais aprofundada da linguagem do Alencar. Ótimo vídeo, Tati!!
Nossaaa, tive aula com o Paulo Franchetti na faculdade! Q boa lembrança! Adoro José de Alencar, eu pesquisava ele na época da faculdade, porém não gosto muito da fase indianista.
Tati, adoro esses vídeos, que para mim, dão um ânimo danado para aniquilar a procrastinação =p. Afinal, a grande maioria das pessoas vivem na correria e cansados... Quem quer, arranja tempo! Bjo gde!
Oi Tatiana.. Adoro os seus vídeos! Sempre que leio algo vou logo conferir os seus comentários, que além de esclarecedores são bem legais de ver. Parabéns pelo trabalho.
Quando eu era adolescente, li Iracema 4 vezes. Simplesmente amo José de Alencar. É meu escritor preferido. E eu prefiro as obras o mais original possível. Gosto do vocabulário antigo. As edições novas dos clássicos perdem todo o glamour e a riqueza da obra,ao meu ver. A Viuvinha, 5 minutos e Senhora tb são fantásticos.
Adorei o vídeo. Quase comprei o livro semana passada, mas na hora H não foi possível, mas está na minha listinha. Talvez agora, adulta, mais madura nas leituras eu goste.
Nossa, o que é O tronco do Ipê! Esse livro me deixou traumatizada nos tempos de escola. Tati, meu preferido de José de Alencar é Lucíola. Inclusive gosto mais do que A dama das Camélias. Digo isso porque ambos tem o enredo parecido...Recomendo!
Gostei quando vc fala dos BRs endeusando Game of Thrones e Senhor dos Anéis, sendo que nossos escritores já falavam sobre lendas tão (ou mais) boas quanto. Bem lembrado.
Li quando eu tinha em torno de 14 anos e amei mesmo naquela época, achei linda a poesia de Alencar para apresentar ao leitor a natureza brasileira. Realmente, é um livro que NÃO deve ser lido mecanicamente.
"O pobre do Alencar já era incompreendido na sua própria época". hahahahaha. Brincadeiras a parte, Sou super fã do José de Alencar: Til, O tronco de ipê entre outros são livros fantásticos! Não desiste não Tati :)
Perfeita resenha nossa... Parabéns Tatiana, você é incrivelmente inteligente, fez uma resenha bem resenhada kkk, parabéns pelo canal perfeito e sucessos. 15/03/2017
peguei o paperwhite pelo seu link Tati, espero que seja uma boa compra, acabei de ter uma filha e tá difícil de ler por conta do peso do livro, leio enquanto ela dorme no meu colo kkkk
a minha professora de Literatura mandou ler esse livro, vou ter uma prova sobre isso -.-' fiquei meio pra baixo quando tu disse que não era uma vídeo-aula, mas mesmo assim vi até o final hahah
Tati, eu amo seus vídeos! Já me ajudaram bastante 😍💛 Agora que o ITA está incluindo no seu vestibular leituras recomendáveis, você poderia fazer análises sobre as obras propostas? São elas: • Senhora, de José de Alencar, • Quincas Borba, de Machado de Assis, e • São Bernardo, de Graciliano Ramos. Eu ficaria muitíssimo grata e seria de extrema ajuda 😘😘😘
Tati, eu li Iracema no primeiro ano do e. médio -sei la, com 14 anos- e, diferente do que esperava, acabei gostando do livro. Claro que não dá pra negar a dificuldade da linguagem, mas eu lembro que as explicações e análises do meu professor foram essenciais pra enxergar que Iracema era mais que uma obrigação pra escola. Adorei o vídeo, beijo! ;)
Oi Tati! Muito bom o video, assistir seus videos tem me inspirado muito a ler livros diferentes do que costumo e principalmente os clássicos! Decidi dar uma chance para Iracema. Fiquei meio com vergonha até quando percebi que tinha interesse em ler clássicos da literatura inglesa e não da brasileira, além de que um dos meus livros preferidos, Orgulho e Preconceito, foi escrito antes desse! Então nem a desculpa de ser um livro muito velho cola 😬. Agora vou ver seus outros videos de livros da Fuvest!
tinha grande preconceito na minha adolescência, já hoje adoro o livro e vejam só conheço os locais onde a história se passa, e moro em um bairro chamado Jurema.
Iracema é muito love rsrsrs Sou suspeito pra falar de Alencar, mas penso que você gostaria ainda mais de "Ubirajara" e "O Guarani" que são mais movimentados, sobretudo este último. Agora, queria de verdade que você encarasse novamente "O Tronco do Ipê", pois tenho certeza que você, agora com outra maturidade, adoraria o romance de Mário e Alice, tão abalado por terríveis suspeitas que os mantêm separados. Alencar é bom demaaaais!
Ola, Tatiana! Adoro seus vídeos. Me instigam a ler temas diferentes. Adorei, também, a sua estante de livros. Gostaria que vc mostrasse-a em algum vídeo, se quiser. Beijos
Taty, o índio queria beber o sangue do Martin, pois ele queria se apoderar das qualidades do mesmo. É uma referência aos rituais antropofágicos (que é totalmente diferente do canibalismo).
Li Iracema há tanto tempo que não lembro de quase quase nada. E eu gosto tanto do José de Alencar, mas eu nunca mais li nada dele. Preciso ver isso. yeah.
Meu primeiro vídeo seu foi sobre o conto Amor da Clarisse Lispector e me apaixonei pelo seu canal! Desde então sou inscrita e amo todos os vídeos. Uma dica seria só não enrolar tanto no começo, amo todos os vídeos! Bjs :)
Eu li a maioria dos livros de José de Alencar na adolescência. Lembro que gostava porque sempre recorria ao dicionário. Sim, eu sou estranha e gosto de dicionário rs
Oi Tatiana, tudo bem? Estou lendo os livros obrigatórios da lista da Fuvest para o vestibular de 2019, confesso que já li Iracema da editora Ateliê e não entendi nada rs, seu vídeo me ajudou bastante, estou querendo ler novamente talvez com uma outra visão.
Tati, eu gostei do seu vídeo e também já li o livro Iracema, e pelo que eu entendi no inicio do livro a flecha que a Iracema acertou no Martim foi no ombro esquerdo e não no rosto
Tati, me deu ânimo pra ler Alencar, mesmo ele não sendo um dos meus autores preferidos ahaha Vim humildemente pedir pra você falar sobre Tu não te moves de ti, da Hilda Hilst, vi que você leu no vídeo de lidos em 2015 mas ainda não tem o vídeo :/ beijos!
Vale lembrar que IRACEMA é um anagrama para AMÉRICA, muito bem pensado por José de Alencar. Até o acento tônico está na mesma letra “e”.
A lenda do meu Ceará. A minha cidade se chama Iracema em homenagem a esse livro, e sim eu sou iracemense.
Deixo registrada aqui a minha vontade de chorar quando lia José de Alencar. 2 folhas pra descrever minuciosamente um ambiente, um personagem, aí socorrooooooo
Li Iracema várias vezes na vida por motivos de meu nome é Iracema!😃
kkkk que maneiro
Escutou a música do Adoniram Barbosa 😅
Acabei de terminar de ler e incrivelmente fluiu. Eu mesmo desacreditei que eu gostei desse livro.
Lembro até hoje de estar na escola e receber o meu exemplar. Imediatamente abri e comecei a ler. Imediatamente fechei e passei a odiar José de Alencar. Não li o livro.
Quando tentei essa segunda vez, dez anos depois, tudo foi diferente.
Tive muito mais paciência com o livro. Não posso dizer que foi fácil compreender aquilo tudo, mas eu insisti, voltei e reli trechos que não entendia com a maior boa vontade e, surpreendendo a mim mesmo, percebi que durante a adolescência sequer tive disposição de passar do primeiro capítulo. Sim, percebi que na adolescência simplesmente li alguns poucos parágrafos, odiei José de Alencar e pronto. Como podia odiar uma coisa que mal conhecida?
A idade realmente nos traz alguns benefícios.
É sempre bacana ver a cultura cearense alcançando outras regiões do Brasil. Excelente vídeo, deu vontade de reler o livro.
Tati, amei seu vídeo. Imagine você que, para uma cearense de Fortaleza, Iracema é um livro que se repete obrigatoriamente na vida escolar. Li pela primeira vez aos 13 anos. Obviamente, detestei. Naquela época, Iracema era um empecilho pra outras leituras mais interessantes, como as do Pedro Bandeira. Como todo adolescente chatonildo, eu achava um absurdo que Iracema fizesse os caminhos da Lagoa da Messejana a outros locais da cidade correndo, quando eu levava horas de ônibus. Depois, aos 16, tive a oportunidade de detestar o livro pela segunda vez, mas porque eu achava que o Martim era um personagem desgraçado, e que José de Alencar era um machista que sempre resolvia as situações nos seus livros pela morte ou pelo dinheiro. De lá pra cá, já passei um pouco dos 30 e não nutria a menor vontade de reler esse livro, até ver seu vídeo. Você me persuadiu a dar outra chance à Lenda do Ceará, e se é pra detestar pela terceira vez, que seja por outros motivos (mais maduros, talvez). Obrigada! :)
Beijão!
+Arthur Silva HAHAHAHA... né? Imagina o quanto ela economizaria de transporte nos tempos de hoje... ehehe
Anne Vieira Li para a escola também e detestei, achei super difícil e tal haha. Também darei outra chance agora que estou mais velha
eu adoro este autor e o livro que eu mais gosto dele é Senhora, realmente o tronco do Ypê é bem chatinho
Eai... releu? Gostou?
@@kelangelo831 Tbm sou cearense e gosto muito de Senhora, não sei pq as pessoas implicam tanto com o caminho rápido sendo percorrido, o livro é uma lenda, dá para entender bem essas coisa quando começamos a pensar que esse é o gênero do livro. Acho linda a forma que Alencar escreve, muito muito poética e incrivelmente li no Ensino Médio Senhora e já gostei, Iracema foi na faculdade.
Já li Iracema há muitos anos e mesmo com a inguagem dificil gostei muito rs, Você explica m,uito bem e da vontade de ler todos os livros que você apreesenta. Amo seus videos
Foi o primeiro clássico que eu li e reli. Eu gosto desse livro. Acho uma ótima história romântica.
"Iracema" é uma obra magnífica! Eu amo! Li duas vezes.
Tati , não deixe de ler "O Guarani " .
E o melhor de José de Alencar .❤❤
E se puder também gostaria que falasse um pouco sobre o livro
" HELENA " de Machado de Assis.
Adoraria ouvir você falar sobre esse livro.
Jenifer-La_Cardoso também amei esse livro!!!!😍
Vou ler. Espero q seja bom
Ah eu morei um tempinho no Ceará e resolvi ler José de Alencar! Agora já tô morando em Minas, mas tô lendo o Guarani! Amandoooo!🥰
Pocahontas para adultos 🌻
Essa abertura é puro amor!
Eu também gosto muito da abertura.
Tatiana eu já reli este livro várias vezes, acho inigualável, cada vez me apaixono mais por esse livro. Amei seus comentários.
Eu sempre entendi como uma lenda, por isso que já comecei gostando. Tinha acabado de ler A Pequena Sereia e parecia que continuava quase no mesmo gênero.
Obrigada pela dica das editoras, minha irmã me surpreendeu com o livro hoje. Ela está no 8º ano, mas pesquisou os livros da FUVEST e alugou o livro na biblioteca. Mas, está com dificuldade em realizar a leitura, vou procurar a edição mais ilustrada para incentivar a leitura. Tudo de melhor e muita luz.
Tati dando informações maravilhosas sobre Iracema! Obrigada!
Fiquei com vontade de ler ambas as edições que você mostrou Tati!
Seus livros sempre me deixam com vontade de ler, nota 10!
Impossível definiri a felicidade que eu tenho ao ver que tem vídeo da Tati sobre algum livro que eu queira ler
Como vc é perfeita. Exatamente hoje que terminei de ler, vc postou o vídeo sobre uma dos melhores livros que achei por enquanto da lista dos vestibulares. Muito obrigado
Gostei muito do vídeo. Leio os livros de Jose de Alencar há muito tempo, quando adolescente não dava tanto valor. Mas com a experiência da leitura, percebi o quanto ele realmente foi um grande escritor.
Muito bom o vídeo, Tatiana :)
Além do comportamento de Martim, tem um quote de Irapuã "Vil é o guerreiro que se deixa proteger por uma mulher" haha, coitado.
Tati, só posso agradecer pelo seu esclarecimento sobre este livro. Deixo o meu muito obrigado.
Parabéns Tatiana , esse foi o melhor vídeo sobre Iracema que vi. Hahahaah na época da escola não consegui de jeito nenhum leeeer, mas hoje já tenho vontade de encarar a leitura, ainda mais depois dessa resenha maravilhosa.
4 anos depois cá estou eu, já li Iracema a alguns anos (não por obrigação). E a única coisa que tenho a dizer é que o livro maravilhosamente bem escrito, sim, q linguagem utilizada por Joser de Alencar é extremamente complexa, mas isso não tira a magia do livro, e sim aumenta. Pois é isso, Iracema é uma poesia maravilhosa, com um enredo muito bom, e que merece muito respeito de todos os brasileiros. Amo seu canal Tati!😍♥️
Lembrei do filme Pocahontas ao ouvir a história de Iracema...
Igor Silva Verdade!
Tatiana, parabéns pelo canal! Vídeos sempre elucidativos.
Obra indispensável. Orgulho de ser cearense.
AAAAh! Li na quinta série esse livro, a duras penas! Lembro que amei, depois das primeiras páginas, mas não lembrava de tantos detalhes. Vou por na listinha de releituras.
Que canal maravilhoso. Conheci hoje pelo vídeo da Eneida do Virgílio e tô aqui fazendo maratona. Vários livros já li e tive outras perspectivas, outros estão na minha fila da prateleira e outros estavam ou entraram na minha lista de compras
Obrigado, eu precisava dessa obra para escola, vc não deu o resumo mas me incitou a ler. Vou acompanhar mais o seu canal
Tati amei o vídeo, Iracema meu livro favorito do José de Alencar li na época de escola ,deu vontade de reler...😃
Fiquei curiosa nessa leitura, não me lembro de ter lido na época de escola rsss, mas gostei da forma que contou.
Tati, seus vídeos realmente são muito motivadores no que tange à leitura. Por exemplo, li Vidas Secas em parte por sua causa. Alguns livros não conseguem nos prender a atenção logo no começo, mas podem ser mt bons.. vidas secas foi esse tipo de livro pra mim.. quando vc fala alguns detalhes interessantes acaba q nos motiva a ler o livro p ver e entender essas particularidades tb.. obg por isso :) ainda nem terminei de assistir esse vídeo, mas espero ter o msm efeito em mim q o de Vidas Secas
boa Tatiana parabéns tenho 44 anos estou estudando para prestar medicina você explica mais do que uns prof de literatura
ola sou do Ceará e aqui existe muita referência a Iracema aqui na cidade.
Hj em dia pouco conhecemos a lingua Tupi e esse livro me ajudou a aprender mais sobre,a pesquisar mais.❤
Tati, vc já leu "Senhora"? Sou apaixonada por esse livro! Recomendo como próxima leitura de José de Alencar.
Helen Faria boa!! resenha de Senhora, por favor Tati!
Amei o vídeo e lerei com certeza.
Eu tenho uma cópia emprestada pela minha professora nde português.
Esse livro está n minha mão a três anos e sempre travo no primeiro capítulo... Se eu ao menos soubesse que tinha algo tão empolgante logo à frente!!
Tati, não sei como te agradecer! Preciso ler Iracema pra fuvest e estava com uma edição bem truncada! Tava desanimada pra continuar a leitura! Comprei esse da Panda e com os seus comentários eu irei encarar! Haha
Obrigada!
Tati, por favor, você poderia nos explicar o motivo de os livros escritos antigamente terem mais valor cultural do que os escritos hoje?
É fácil perceber que usamos os livros escritos a anos ou décadas atrás para nos basearmos em quesito de qualidade. Você tem uma opinião sobre isso? Acha que o que é produzido hoje é, realmente, de baixa qualidade ou importância?
Beijo!
Esse vídeo veio a calhar pra mim , pois Iracema é o livro do plano de leitura do meu colégio no momento ! ❤️
Parabéns pelo vídeo. Sou cearense e sei da importância da obra do José de Alencar. Fortaleza está cheia de referências a Iracema. O proprio Martim Soares Moreno existiu, foi um dos nossos colonizadores. A rivalidade entre tabajaras e pitiguaras presente na obra também é real em nossa história. E todos os lugares descritos como a bica do Ipu, a lagoa da Messejana ou da porangaba existem em Fortaleza. Ja quanto a Iracema, ela mesmo ficcional torna-se real no cotidiano cearense principalmente em Fortaleza. José de Alencar declarou todo seu amor a sua terra ao escrever esse livro.
amo o seu canal! Parabéns e obrigado por essa conversa sobre os livros ❤
Oi! Nesse video fica bem claro que vc tem um dom, sabia? Minha experiência com Iracema na escola foi traumática e vendo o seu video fiquei com muita vontade de ler! Parabéns por esse belo trabalho!!!
Li esse livro semestre passado para uma disciplina na universidade e gostei muito. Serviu para ilustrar a formação do campo literário brasileiro, a nossa fabricação de heróis nativos e deixa essa possível interpretação de que a história pode estar ilustrando o português que foi acabando aos poucos com a cultura indígena.
Será que eu sou o único de 15 anos que já viu todos os vídeos dessa playlist ?
Fiquei com vontade de reler Iracema *-* quando prestei Fuvest, constava na lista e a leitura fluiu bem na época e gostei demais. Com certeza agora eu teria, em uma releitura, uma visão mais aprofundada da linguagem do Alencar. Ótimo vídeo, Tati!!
Nossaaa, tive aula com o Paulo Franchetti na faculdade! Q boa lembrança! Adoro José de Alencar, eu pesquisava ele na época da faculdade, porém não gosto muito da fase indianista.
Tati, adoro esses vídeos, que para mim, dão um ânimo danado para aniquilar a procrastinação =p. Afinal, a grande maioria das pessoas vivem na correria e cansados... Quem quer, arranja tempo! Bjo gde!
Oi Tatiana.. Adoro os seus vídeos! Sempre que leio algo vou logo conferir os seus comentários, que além de esclarecedores são bem legais de ver. Parabéns pelo trabalho.
Quando eu era adolescente, li Iracema 4 vezes. Simplesmente amo José de Alencar. É meu escritor preferido. E eu prefiro as obras o mais original possível. Gosto do vocabulário antigo. As edições novas dos clássicos perdem todo o glamour e a riqueza da obra,ao meu ver.
A Viuvinha, 5 minutos e Senhora tb são fantásticos.
POXA, NÃO É QUE ME DEU VONTADE DE LER ESSE LIVRO?!
TATI , VC TEM O TOQUE DE MIDAS...KKKKKK!
Adorei o vídeo. Quase comprei o livro semana passada, mas na hora H não foi possível, mas está na minha listinha. Talvez agora, adulta, mais madura nas leituras eu goste.
Nossa, o que é O tronco do Ipê! Esse livro me deixou traumatizada nos tempos de escola. Tati, meu preferido de José de Alencar é Lucíola. Inclusive gosto mais do que A dama das Camélias. Digo isso porque ambos tem o enredo parecido...Recomendo!
Acabei de ler o livro e precisava de um help! obrigada, me ajudou muito
Gostei quando vc fala dos BRs endeusando Game of Thrones e Senhor dos Anéis, sendo que nossos escritores já falavam sobre lendas tão (ou mais) boas quanto. Bem lembrado.
Amo muito Alencar. 💖
Tatiana, eu também fiquei com traumas do "Tronco do Ipê". Aquele livro me fez ficar longe do Alencar por muito tempo!!!
Fortaleza é cheia de referências às obras de Alencar, especialmente essa.
Adoro ver seus videos antes de ler o livro! Sempre fico com vontade de ler!
MUITO OBRIGADO! FINALMENTE ENTENDI O QUE É O SEGREDO DA JUREMA!
Li quando eu tinha em torno de 14 anos e amei mesmo naquela época, achei linda a poesia de Alencar para apresentar ao leitor a natureza brasileira. Realmente, é um livro que NÃO deve ser lido mecanicamente.
obrigada por me ajudar a ter vontade de ler Iracema .
"O pobre do Alencar já era incompreendido na sua própria época". hahahahaha. Brincadeiras a parte, Sou super fã do José de Alencar: Til, O tronco de ipê entre outros são livros fantásticos! Não desiste não Tati :)
Nossa! Arrasou nesse vídeo e na resenha Tati. Eu li e não me lembro mais do que acontece. Agora vou ter q reler!?? Rs.
Perfeita resenha nossa... Parabéns Tatiana, você é incrivelmente inteligente, fez uma resenha bem resenhada kkk, parabéns pelo canal perfeito e sucessos. 15/03/2017
peguei o paperwhite pelo seu link Tati, espero que seja uma boa compra, acabei de ter uma filha e tá difícil de ler por conta do peso do livro, leio enquanto ela dorme no meu colo kkkk
li Mayombe livro top.Adorei a leitura devorei-o em dois dias.
a minha professora de Literatura mandou ler esse livro, vou ter uma prova sobre isso -.-'
fiquei meio pra baixo quando tu disse que não era uma vídeo-aula, mas mesmo assim vi até o final hahah
Tati, eu amo seus vídeos! Já me ajudaram bastante 😍💛
Agora que o ITA está incluindo no seu vestibular leituras recomendáveis, você poderia fazer análises sobre as obras propostas? São elas:
• Senhora, de José de Alencar,
• Quincas Borba, de Machado de Assis, e
• São Bernardo, de Graciliano Ramos.
Eu ficaria muitíssimo grata e seria de extrema ajuda 😘😘😘
Tentei ler ano passado ,mas não consegui , então comecei a ler esse ano e tô quase terminando, achei bom ,mas o vocabulário é muito difícil as vezes.
Aeeeee! Finalmente algum vídeo decente sobre Iracema. Agora só falta Claro Enigma de Carlos Drummond de Andrade e Mayombe do Pepetela. ☺️🙏❤️
Arrasadaaaa com o final rsrs 🫣☹️!!
Adorei o vídeo. Li o livro nesse fil de semana e fiquei revoltada com a morte de Iracema e o batismo de Poty
Tati, eu li Iracema no primeiro ano do e. médio -sei la, com 14 anos- e, diferente do que esperava, acabei gostando do livro. Claro que não dá pra negar a dificuldade da linguagem, mas eu lembro que as explicações e análises do meu professor foram essenciais pra enxergar que Iracema era mais que uma obrigação pra escola.
Adorei o vídeo, beijo! ;)
Oi Tati! Muito bom o video, assistir seus videos tem me inspirado muito a ler livros diferentes do que costumo e principalmente os clássicos! Decidi dar uma chance para Iracema. Fiquei meio com vergonha até quando percebi que tinha interesse em ler clássicos da literatura inglesa e não da brasileira, além de que um dos meus livros preferidos, Orgulho e Preconceito, foi escrito antes desse! Então nem a desculpa de ser um livro muito velho cola 😬. Agora vou ver seus outros videos de livros da Fuvest!
Muito bom esse vídeo, você é maravilhosa.Informativo, dinâmico muito engraçado, enfim parabéns. Obrigada por não dar spoiler
tinha grande preconceito na minha adolescência, já hoje adoro o livro e vejam só conheço os locais onde a história se passa, e moro em um bairro chamado Jurema.
conseguiu despertar meu interesse pela leitura!
Iracema é muito love rsrsrs Sou suspeito pra falar de Alencar, mas penso que você gostaria ainda mais de "Ubirajara" e "O Guarani" que são mais movimentados, sobretudo este último. Agora, queria de verdade que você encarasse novamente "O Tronco do Ipê", pois tenho certeza que você, agora com outra maturidade, adoraria o romance de Mário e Alice, tão abalado por terríveis suspeitas que os mantêm separados. Alencar é bom demaaaais!
Li os 3...e Ubirajara é sensacional!! Deu vontade de relê los!!📚
+Daniela 3 = Iracema, O Guarani e Ubirajara
Adoro "O Tronco do Ipê"! Só amor por Alencar!
Eu amava ler esse livro na época do colégio!!!!
Ola, Tatiana! Adoro seus vídeos. Me instigam a ler temas diferentes. Adorei, também, a sua estante de livros. Gostaria que vc mostrasse-a em algum vídeo, se quiser. Beijos
Adoro o livro dele O Sertanejo (que livro triste!). Sem falar que nele temos o narrador Severino
Taty, o índio queria beber o sangue do Martin, pois ele queria se apoderar das qualidades do mesmo. É uma referência aos rituais antropofágicos (que é totalmente diferente do canibalismo).
Já li dois dos 3 livros indianistas do José de Alencar: O Guarani e Iracema. Penso que O Guarani é mais legal que Iracema, já que tem mais ação...
Li Iracema há tanto tempo que não lembro de quase quase nada. E eu gosto tanto do José de Alencar, mas eu nunca mais li nada dele. Preciso ver isso. yeah.
Meu primeiro vídeo seu foi sobre o conto Amor da Clarisse Lispector e me apaixonei pelo seu canal! Desde então sou inscrita e amo todos os vídeos. Uma dica seria só não enrolar tanto no começo, amo todos os vídeos! Bjs :)
"Eu achei essa parte bizarra" kkkkkk Tati melhor pessoa kkkk Amo!
Mesmo assim, adorei muito seu vídeo, sua interpretaçao foi muito boa e eu goatei muito.
Mais uma vez parabéns!
Super beijo!
Tati, poderia fazer resenha do "Auto da Barca do Inferno" do Gil Vicente
Aguardando pacientemente o dia em que a Tati lerá O Guarani - meu preferido dele até hoje, e tá no desafio da revista Bravo =)
Tati, estou gostando da suas resenhas.Parabéns!
Eu li a maioria dos livros de José de Alencar na adolescência. Lembro que gostava porque sempre recorria ao dicionário. Sim, eu sou estranha e gosto de dicionário rs
Iracema foi o livro que me fez gostar de ler :)
Oi Tatiana, tudo bem? Estou lendo os livros obrigatórios da lista da Fuvest para o vestibular de 2019, confesso que já li Iracema da editora Ateliê e não entendi nada rs, seu vídeo me ajudou bastante, estou querendo ler novamente talvez com uma outra visão.
gostei muito do seu
canal.... Parabéns!
Tati, eu gostei do seu vídeo e também já li o livro Iracema, e pelo que eu entendi no inicio do livro a flecha que a Iracema acertou no Martim foi no ombro esquerdo e não no rosto
Obrigada por me instigar a ler Iracema, Tati (e que comece a leitura rs)! 😄
Tati, me deu ânimo pra ler Alencar, mesmo ele não sendo um dos meus autores preferidos ahaha
Vim humildemente pedir pra você falar sobre Tu não te moves de ti, da Hilda Hilst, vi que você leu no vídeo de lidos em 2015 mas ainda não tem o vídeo :/ beijos!