A cerca de pouco mais de 1 ano, vi esse nó e achei ele muito prático e resistente, como vc falou acima, ainda não tinha visto ele feito dessa forma que vc passou com um backup. Parabéns pelo vídeo.
Ricardo Martins, você não imagina o tanto que fico feliz em ouvir isso. Primeiramente parabéns a vocês pela formação do grupo. Espero ir em Trindade ainda, parece ser linda a cidade!!! Grande abraço meu amigo, obrigado por nos acompanhar e um abraço a toda equipe!!!!
MUITOOOOO BOMMMMM..... Mas conhecimento pra conta..... Obrigado Liga Rapell. Obrigado Gabriel Finelli pelas informações de forma clara e de fácil entendimento.
esse canal eh incrível. assisto todos os vídeos . sou lider da Ekipe Rd2 Rapel, e tb fui diretor do clube de desbravadores por 7 anos, no qual fiz especialidade de nós e amarras. e não conhecia esse nó. Show dmais. vlw Liga Rapel e Gabriel Finelli !!! tmjt
Valeu Rodrigo Cesar, muito feliz que tenha gostado. Um abração para sua equipe!!!! Esse nó foi descoberto em 2012, eu trouxe ele para o Brasil agora, então é bem raro encontrar informações sobre o mesmo!
Eu utilizo após o nó andaluz, um backup com a outra ponta utilizando um no 8 e saio com outra ponta em um nó andaluz novamente, e utilizo as duas como descensora
Saludos desde Catalunya! , este nudo parte del ballestrinque (nudo genial y habitual para anclaje en escalada clásica), y es realmente muy bueno! Andalucia tiene grandes profesionales. Un abrazo! (Estoy aprendiendo portugués con estos vídeos jaja)
@@ligarapel Son geniales tus videos! Has probado el nudo Mexicano CEM ? Es un nudo de fugitivo perfecto para cuando no hay anclajes, no se deshace en carga y se recupera muy bien. Saludos!
Muito obrigado. Pode utilizar e se quiser testar, fique à vontade, terá excelentes resultados. Sempre o resultado será melhor no lado onde está o Andaluz como ponto de ancoragem. Grande abraço Aires.
Olá, ótimo vídeo. Gostaria de saber onde consigo informações sobre a perda de resistência que os nós impõe aos cabos, de preferência uma fonte confiável. Obrigado!
Fiz uma tabelinha e postei no site. A fonte são de livros de vertical que eu leio e estudo. Não tirei nada da minha cabeça rsrsrs. ligarapel.com.br/tabela-de-perda-de-resistencia-e-deslizamento-de-nos-para-rapel/
Mano Boa noite, faz um vídeo explicando a capacidade dos principais nó para ancoragem, sempre é bom aprender um pouco mais. Sucesso aí mano gosto muito dos seus vídeos.
Evandro, não é uma obrigação a utilização deste nó, é apenas uma explicação de uma novidade no nosso cenário que pode mudar muito o rapel daqui pra frente dos que utilizam cordas que possibilitam sua confecção! Um grande abraço e muito obrigado por nos acompanhar!
Olá Carlos, tudo bem ? Se você procurar por Nudo Andaluz, você achará os testes realizados com o nó. No caso do Andaluz, ele suportou um pouco mais de carga que um Oito Duplo. Não me lembro ao certo qual é a porcentagem exata!! Abraços amigo e obrigado por nos acompanhar!
Também não achei nada sobre a real rsistência deste nó amigo, inclusive mandei um email para a Federação Andaluza deEspeliologia. procurei na aba matérias do site e também não cita a fonte da perda de resistência dos nós, apesar de exixtir várias literaturas sobre o assunto, menos do ANDALUZ. Mas estranho publicar sem fonte. Gosto do canal e respeito, mas deveriam fazer outro especificando o assunto, pois tem milhares de seguidores. Abraço!
Anderson, infelizmente este nó não é normatizado no Brasil para Acesso por Corda profissional. Não pode ser usado. Abraços e obrigado por nos acompanhar!
Uma dúvida: tendo em vista que esse é um nó de corda ativa, fazer um backup na corda desativada, não seria perigoso em caso de rompimento da ancoragem principal??? O mais seguro n seria fazer backup na corda ativa tb??? Desde já, agradeço a atenção !!! Sou fã do Liga rapel!!!
Opa, tudo beleza ? Apesar do Andaluz ter uma corda ativa, na realidade o sistema não se torna falho ao utilizar o outro lado da corda, mas fica menos eficiente. Uma boa solução seria realizar um backup em sequência, utilizando um nó oito duplo, dessa forma se falhar a ancoragem do andaluz ainda sim haverá um nó segurando a corda em outro ponto de ancoragem, e o nó oito duplo é amplamente reconhecido por sua facilidade e eficiência. Gratidão!!
Assistam ao vídeo inteiro, pois vídeos de vertical não consistem apenas na parte técnica da confecção do nó, e sim um conceito geral sobre a confecção do nó. Aprenda sobre a estrutura do nó, história, carga de ruptura, comparativo com outros nós e comportamento sobre tração. Depois aprenda a realizar o nó e saiba por completo sua utilidade. O Nó Andaluz é um nó extremamente perigoso se confeccionado da forma incorreta, pois se ficar um pedaço da alça pra fora por exemplo, ele abre. Att.: Gabriel Finelli Liga Rapel Escola Vertical
gostaria de saber como faço um rapel seguro usando freio ATC..a corda sera passada em dois P eu eu nao posso amarrar pq preciso puxar a corda depois....caso a corda arrebende nao terei nenhuma segurança
Olá amigo gostei muito do vídeo realmente o nó é excelente estou estudando ele a fundo minha dúvida é o seguinte você comentou que não se deve usar uma corda para fazer duas vias com este nó, porém eu posso fazer o andaluz e depois fazer o nó 8 para usar a mesma corda para fazer duas vias?
Não entendi. No caso da corda inativa, eu não posso usar ela para montar uma segunda via de rapel? Por exemplo, tenho uma cordade 70m e vou montar um rapel em uma ponte de 30 metros, nesse caso não poderei fazer duas vias na ponte, sob nenhuma hipotese... É isso?
Isso mesmo, este nó funciona tracionando apenas um dos lados. Do outro lado a corda fica meio bamba se tracionar. Não dá o enforcamento suficiente no nó. Este é um no específico, que exige perícia do praticante.
Da pra fazer duas vias sim, mas vai ter que dar um nó andaluz pra cada ponta de corda que chegar ao solo. Cada um com a corda ativa do rapel estando do lado certo do no.
Faneli, já me disseram que o no de coelho aguenta mais que o 8 duplo... por ter duas alças sendo dividida a carga nessas alças.. Tem algum comparativo entre o no de coelho e o andaluz?
BOM DIA AMIGO, O FREIO 8 ACEITA PERFEITAMENTE A PASSADA ITALIANA? SERÃO 2 MOSQUETÕES NO MESMO ELO..É SEGURO, O 8 SUPORTA ESTA CARGA? OBRIGADO ATT; FABIO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO.
Bom dia. A passada a lá italiana deve ser feita apenas com um mosquetão no elo do freio e outro no elo menor da segurança. O freio 8 suporta a carga imposta pelo fabricante. No caso de dúvidas deve-se entrar em contato diretamente com o fabricante. Esta técnica foi trazida de fora a mais de 10 anos e até hoje não há relatos de acidentes ou rompimento do equipamento durante o uso! Com certeza, deve-se ficar atento ao material utilizado se está em boas condições, pois se trata de uma passada no qual o praticante não pode errar de maneira alguma! Grande abraço! Att.: Gabriel Finelli Equipe Liga Rapel
A eficiencia de um nó não se da pela resistência e sim numa visão completa do todo. Facilidade para fazer. Se errar, o que acontece ? (o nó oito se você errar pra menos sai aselha, se errar pra mais sai o 9) (Se errar o andaluz é caixão e vela preta) Facilidade para desfazer. Tanto de corda que come. No caso do Andaluz, o problema é confecionar errado e entrar na via,,,já era.
Tudo na paz Gabriel? Já utilizei o andaluz e realmente desfazê-lo é muito mais prático. Quanto ao nó Sambô e o orelha de coelho possuem a mesma resistência na ancoragem ou são só uma questão de escolha?
Opa, é mais questão de escolha. Todos os nós que tiram pouco a resistência da corda são úteis, mas temos que dominá-los, pois imagina errar a confecção de um nó Andaluz....pode dar m....$#@$
A cerca de pouco mais de 1 ano, vi esse nó e achei ele muito prático e resistente, como vc falou acima, ainda não tinha visto ele feito dessa forma que vc passou com um backup. Parabéns pelo vídeo.
Valeu amigo! Bons ventos!!
Muito bommmmm da hora..... Parabens! Você está ajudando a minha carreira profissional.
U
Obrigado Liga Rapel. conheçamos a amar Rappel assistindo vocês. Hoje temos um grupo em Trindade Go. sempre ligados
Ricardo Martins, você não imagina o tanto que fico feliz em ouvir isso. Primeiramente parabéns a vocês pela formação do grupo. Espero ir em Trindade ainda, parece ser linda a cidade!!! Grande abraço meu amigo, obrigado por nos acompanhar e um abraço a toda equipe!!!!
MUITOOOOO BOMMMMM.....
Mas conhecimento pra conta.....
Obrigado Liga Rapell.
Obrigado Gabriel Finelli pelas informações de forma clara e de fácil entendimento.
Valeu Vagner, conhecimento nunca é demais!!! ;)
Olá! INSCRITO & JOIADO! REPEL nas veias...
Valeu meu querido!
show de bola cara ! prático e seguro
Obrigado Markus! Tmj irmão!!
Muito bom..vou usá-lo então..
Ótimo video!!! Muito explicativo e prático. obrg
valeu brother! !!! muito show,parabéns pra vc pois te considero um otimo pesquisador praticante deste esporte.
Muito obrigado Théo! Trabalhando em prol de aprender para ensinar!! Tmj amigo!
achei o canal que precisava, mais um inscrito
+cel Zé Pereira Opa. Muito obrigado pela inscrição. Grande abraço!
muito bom, parabéns. Utilizarei em meus treinamentos.
Valeu Roberval! Tmj irmão!!! Valeu!
Gostei da parada, muito bom!
Valeu Leandro Alves!!!!
gostei muito liga rapel parabéns
Valeu Sebastião! Tmj e misturado!
Obrigado por nos trazer essa novidade! Vou testar! Abraço
Valeu Rogerio Mottin! Tmj amigo!
É show este nó. Valeu pela informação...
Eu quem agradeço por você nos acompanhar! Tmj!!!!
esse canal eh incrível. assisto todos os vídeos . sou lider da Ekipe Rd2 Rapel, e tb fui diretor do clube de desbravadores por 7 anos, no qual fiz especialidade de nós e amarras. e não conhecia esse nó. Show dmais. vlw Liga Rapel e Gabriel Finelli !!! tmjt
Valeu Rodrigo Cesar, muito feliz que tenha gostado. Um abração para sua equipe!!!! Esse nó foi descoberto em 2012, eu trouxe ele para o Brasil agora, então é bem raro encontrar informações sobre o mesmo!
nota 10 pela evolução, parabéns
Obrigado Fábio! Grande abraço!!!
Eu utilizo após o nó andaluz, um backup com a outra ponta utilizando um no 8 e saio com outra ponta em um nó andaluz novamente, e utilizo as duas como descensora
Obrigado!
ok,vo ficar aguardando,obg por me responder.
Por nada =)
Saludos desde Catalunya! , este nudo parte del ballestrinque (nudo genial y habitual para anclaje en escalada clásica), y es realmente muy bueno! Andalucia tiene grandes profesionales. Un abrazo! (Estoy aprendiendo portugués con estos vídeos jaja)
Valeu meu amigo! Gratidão gratidão! Se pudermos somar, deixe uma sugestão, e farei um vídeo para vocês da Espanha! Gratidão!!!
@@ligarapel Son geniales tus videos! Has probado el nudo Mexicano CEM ? Es un nudo de fugitivo perfecto para cuando no hay anclajes, no se deshace en carga y se recupera muy bien. Saludos!
Muito obrigado! Não conheço o nó! Tem um link ? Gratidão!! Saludos do Brasil
Muito prático, show!
Valeu Rada!!
Muito 10,valeu pela orientação !
Tmj meu querido! Obrigado e bom rapel!!!
Exelente video mt explicativo to bem informado
Valeu!! ;)
obrigado liga rapel
Nós quem agradecemos Elioenai!!!
muito bom o vídeo amigo, é sempre bom aprender algo novo e interessante. Valeu
Valeu Luiz!!! Tmj irmão!
parabéns por nos trazer novidades!!!!!
Obrigado amigo!! Tmj!
Ronaldo rodrigues covo
cara esse nó andaluz matou a charada.parabéns pelo vídeo
Literalmente matou a charada!!! kkk
Obrigado!
Nós quem agradecemos!! ;)
Tô gostando de ver a evolução do canal. Parabéns. Sucesso para você. Saudações da galera Mão na Corda!
Muito obrigado Eliézer Barros! Abraços do Liga Rapel!!! Mão na Corda sempre aliado!
sensacional!
Tmj! Israel!!!!
Muito Bom Canal, sucesso irmão...
Show! Muito obrigado, espero que o canal possa lhe ser útil! Tmj!!!
da hora esse nó, que é melhor que o nó oito.
Também achei este nó excelente! Estou utilizando-o como nó primário!
padrão guerreiro valeu
Valeu amigo!!!
Otima dica brother!!!!
Vou usar em breve no corpo de Bombeiros MS.
Muito obrigado. Pode utilizar e se quiser testar, fique à vontade, terá excelentes resultados. Sempre o resultado será melhor no lado onde está o Andaluz como ponto de ancoragem. Grande abraço Aires.
Dica muito legal.
Valeu Sorria! Tmj!!
Boa atarde carismo ! Preciso video completo deste amaração obrigado
+Jonh Peter muito obrigado meu amigo! Grande abraço!
Olá, ótimo vídeo. Gostaria de saber onde consigo informações sobre a perda de resistência que os nós impõe aos cabos, de preferência uma fonte confiável.
Obrigado!
Fiz uma tabelinha e postei no site. A fonte são de livros de vertical que eu leio e estudo. Não tirei nada da minha cabeça rsrsrs.
ligarapel.com.br/tabela-de-perda-de-resistencia-e-deslizamento-de-nos-para-rapel/
👍 Valeu professor 👏
obrigado!
Mano Boa noite, faz um vídeo explicando a capacidade dos principais nó para ancoragem, sempre é bom aprender um pouco mais.
Sucesso aí mano gosto muito dos seus vídeos.
Gerson, já está pra gravação meu querido. Obrigado pela sugestão!
Excelente video
+cleber rodrigues valeu meu amigo! Grande abraço!
Muito toooop
Gratidão!!
Excelente vídeo...
Obrigado Fabio!!
muito bom!!!
Muito obrigado por nos acompanhar Augusto! Grande abraço amigo!
+LIGA RAPEL vcs tem algum material que fale sobre meios de fortuna utilizando ancoragens improvisadas
muito bom mesmo, gosta...👏👏👏
Tmj!!!!
muito bom mais prefiro o mo 8 duplo sei la ja acustumei mas valeu estou sempre ligado nos viodios liga rapel
Evandro, não é uma obrigação a utilização deste nó, é apenas uma explicação de uma novidade no nosso cenário que pode mudar muito o rapel daqui pra frente dos que utilizam cordas que possibilitam sua confecção! Um grande abraço e muito obrigado por nos acompanhar!
quero saber se posso usar pra descer em cadeirinha em prédio para realizar pintura etc ?
Opa, este não é um nó homologado, então não. Mas para praticar esportes pode usar à vontade!
É o que um amigo meu falou, se esse nó fosse homologado, ele seria o nó que iria substituir o oito duplo.
Olá. Saberia me dizer qual a porcentagem de perda de resistência que o cabo sofre com esse nó? Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Olá Carlos, tudo bem ? Se você procurar por Nudo Andaluz, você achará os testes realizados com o nó. No caso do Andaluz, ele suportou um pouco mais de carga que um Oito Duplo. Não me lembro ao certo qual é a porcentagem exata!! Abraços amigo e obrigado por nos acompanhar!
Também não achei nada sobre a real rsistência deste nó amigo, inclusive mandei um email para a Federação Andaluza deEspeliologia. procurei na aba matérias do site e também não cita a fonte da perda de resistência dos nós, apesar de exixtir várias literaturas sobre o assunto, menos do ANDALUZ. Mas estranho publicar sem fonte. Gosto do canal e respeito, mas deveriam fazer outro especificando o assunto, pois tem milhares de seguidores. Abraço!
Fala Finelli posso usar para ancoragem em resgate industrial?
Sim, tranquilamente
Muito bom, mais para área industrial pode ser usado?, obrigado.
Anderson, infelizmente este nó não é normatizado no Brasil para Acesso por Corda profissional. Não pode ser usado. Abraços e obrigado por nos acompanhar!
Oi tudo bem...esse nó andaluz da pra fazer em uma árvore por exemplo. .?
Da sim, procura no youtube "Andaluz guiado". Eu fiz um vídeo ;)
Pensei usar dois anda luz invertidos para uma ancoragem em Y e mais um na corda de decida.
Opa, tudo jóia ? Não entendi como ficaria essa configuração. A Andaluz tem apenas uma corda ativa, não pode utilizar a outra ponta.
Show de bola!!
Qual o nome dessa música?
Não lembro! Vixii!
Uma dúvida: tendo em vista que esse é um nó de corda ativa, fazer um backup na corda desativada, não seria perigoso em caso de rompimento da ancoragem principal??? O mais seguro n seria fazer backup na corda ativa tb??? Desde já, agradeço a atenção !!! Sou fã do Liga rapel!!!
Opa, tudo beleza ? Apesar do Andaluz ter uma corda ativa, na realidade o sistema não se torna falho ao utilizar o outro lado da corda, mas fica menos eficiente. Uma boa solução seria realizar um backup em sequência, utilizando um nó oito duplo, dessa forma se falhar a ancoragem do andaluz ainda sim haverá um nó segurando a corda em outro ponto de ancoragem, e o nó oito duplo é amplamente reconhecido por sua facilidade e eficiência.
Gratidão!!
Boa Tarde. Esse Nó pode ser utilizado para ancoragem de resgate??
Boa tarde. Se o resgatista possuir perícia para usá-lo, e tiver função para tal nó, não há problemas.
tem como fazer o nó andaluz,em uma estrutura fechada?
Tem sim, vou anotar aqui e em breve faço um vídeo para vocês!
Obrigado pela sugestão!
esse no pode ser usado na ancoragem que fica no lado de dentro do parapeito de um edifício?
Se os pontos de ancoragem atenderem às normas, sim.
+LIGA RAPEL obrigado...
O nó começa 2:53
Assistam ao vídeo inteiro, pois vídeos de vertical não consistem apenas na parte técnica da confecção do nó, e sim um conceito geral sobre a confecção do nó. Aprenda sobre a estrutura do nó, história, carga de ruptura, comparativo com outros nós e comportamento sobre tração. Depois aprenda a realizar o nó e saiba por completo sua utilidade. O Nó Andaluz é um nó extremamente perigoso se confeccionado da forma incorreta, pois se ficar um pedaço da alça pra fora por exemplo, ele abre.
Att.: Gabriel Finelli
Liga Rapel
Escola Vertical
gostaria de saber como faço um rapel seguro usando freio ATC..a corda sera passada em dois P eu eu nao posso amarrar pq preciso puxar a corda depois....caso a corda arrebende nao terei nenhuma segurança
Basta colocar um cordelete entre os grampos ou chapeletas para servir de backup durante a sua descida em dupla.
tem como fazer um video demostrativo
Este nó nao pode ser utilizado em corda semi estatica?
Pode ser utilizado sim. Não pode ser utilizado em cordas dinâmicas.
Olá amigo gostei muito do vídeo realmente o nó é excelente estou estudando ele a fundo minha dúvida é o seguinte você comentou que não se deve usar uma corda para fazer duas vias com este nó, porém eu posso fazer o andaluz e depois fazer o nó 8 para usar a mesma corda para fazer duas vias?
Não, deve-se sempre utilizar um nó para cada ancoragem. Mesmo sendo apenas uma corda, deverá ter um ponto principal e um backup para CADA ancoragem.
AGENCIA GLOBO Q
AGENCIA
!!
Bacana
Gratidão amigo!!!
Tô fazendo uns testes aqui com o nó, muito bom.
só uma dúvida, tem problema em fazer um backup com um oito duplo?
Sem problemas, pode realizar o backup com oito duplo tranquilamente ;)
Pode ser feito com corda estática?
Sim.
LIGA RAPEL obrigado, sou fã do canal! Pode fazer vídeo fazendo resgate?
Não entendi. No caso da corda inativa, eu não posso usar ela para montar uma segunda via de rapel? Por exemplo, tenho uma cordade 70m e vou montar um rapel em uma ponte de 30 metros, nesse caso não poderei fazer duas vias na ponte, sob nenhuma hipotese... É isso?
Isso mesmo, este nó funciona tracionando apenas um dos lados. Do outro lado a corda fica meio bamba se tracionar. Não dá o enforcamento suficiente no nó.
Este é um no específico, que exige perícia do praticante.
Da pra fazer duas vias sim, mas vai ter que dar um nó andaluz pra cada ponta de corda que chegar ao solo. Cada um com a corda ativa do rapel estando do lado certo do no.
Faneli, já me disseram que o no de coelho aguenta mais que o 8 duplo... por ter duas alças sendo dividida a carga nessas alças..
Tem algum comparativo entre o no de coelho e o andaluz?
Opa, não tenho comparativo. Acredito que o coelho resiste mais que o Andaluz, pois tem sua carga distribuída em duas alças. Tem de testar...
BOM DIA AMIGO, O FREIO 8 ACEITA PERFEITAMENTE A PASSADA ITALIANA? SERÃO 2 MOSQUETÕES NO MESMO ELO..É SEGURO, O 8 SUPORTA ESTA CARGA?
OBRIGADO
ATT; FABIO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO.
Bom dia. A passada a lá italiana deve ser feita apenas com um mosquetão no elo do freio e outro no elo menor da segurança. O freio 8 suporta a carga imposta pelo fabricante. No caso de dúvidas deve-se entrar em contato diretamente com o fabricante. Esta técnica foi trazida de fora a mais de 10 anos e até hoje não há relatos de acidentes ou rompimento do equipamento durante o uso! Com certeza, deve-se ficar atento ao material utilizado se está em boas condições, pois se trata de uma passada no qual o praticante não pode errar de maneira alguma!
Grande abraço!
Att.: Gabriel Finelli
Equipe Liga Rapel
Ok amigo, muito obrigado pela atenção
É possível salvar corda com este tipo de nó (ANDALUZ)?
+Aldean Soares Almeida Negativo. Ele é um nó fixo.
LIGA RAPEL Valeu...parabéns pelos vídeos 👍👍👍👍👍👍
Voces oferecem cursos?
Sim! Através de nosso site www.ligarapel.com.br você tem informações sobre todos os cursos que irão ocorrer ;)
So resta uma duvida: existindo o no andaluz por que ainda usamos o oito? Existe alguma vantagem do oito que o andaluz n possui?
A eficiencia de um nó não se da pela resistência e sim numa visão completa do todo.
Facilidade para fazer.
Se errar, o que acontece ? (o nó oito se você errar pra menos sai aselha, se errar pra mais sai o 9) (Se errar o andaluz é caixão e vela preta)
Facilidade para desfazer.
Tanto de corda que come.
No caso do Andaluz, o problema é confecionar errado e entrar na via,,,já era.
Tudo na paz Gabriel? Já utilizei o andaluz e realmente desfazê-lo é muito mais prático. Quanto ao nó Sambô e o orelha de coelho possuem a mesma resistência na ancoragem ou são só uma questão de escolha?
Opa, é mais questão de escolha. Todos os nós que tiram pouco a resistência da corda são úteis, mas temos que dominá-los, pois imagina errar a confecção de um nó Andaluz....pode dar m....$#@$
Sou chefe de escoteiros este nó não conheço
O nó é bem legal, possui documentação, porém é um nó perigoso se efetuado da forma incorreta. Recomendo bastante atenção!
Não ser muito prolixo nas suas nomenclaturas nem todos conhecem e para que possam tem conhecimento e se ambientar a tais terminologias
+Elmer Martins obrigado pela sugestão. Em nossos outros vídeos usamos e explicamos muita coisa fita neste. Obrigado mais uma vez