João Crisóstomo, teólogo do século 5 e bispo de Constantinopla outrora, é outro: "Você vê a vantagem de engano?... Pois grande é o valor da fraude, desde que não seja introduzido com uma intenção maliciosa. Na ação fato deste tipo não deveria ser chamado de engano, mas sim uma espécie de boa gestão, inteligência e habilidade, capaz de descobrir maneiras em que os recursos falham, e tornando-se para os defeitos da mente ... .E, muitas vezes é necessário para enganar, e para fazer os maiores benefícios por meio deste dispositivo, ao passo que aquele que passou por um curso reto tem feito um grande mal para a pessoa a quem não tem enganado. " (Crisóstomo, Tratado sobre o sacerdócio, Livro 1). O papa Pio XII, ao intervir num Congresso Internacional de Historiadores realizado em Roma em 1955, repetiu mais uma vez para os católicos que:
“A questão da existência de Jesus depende da fé e não da ciência”. Inácio de Loyola (1491-1556), o fanático incansável pela autoridade papal, foi o fundador da Companhia de Jesus (Jesuítas). Escreveu: "Devemos estar sempre dispostos a acreditar que o que nos parece ser branco é realmente preto, se a hierarquia da igreja assim o decidir."
A Reforma pode ter varrido alguns abusos perpetrados pelo sacerdócio, mas mentir era um deles. Martinho Lutero, em correspondência privada, argumentou.: "Que mal ele faria, se um homem dissesse a uma boa mentira forte em prol do bem e para a igreja cristã ... uma mentira em caso de necessidade, uma mentira útil, essas mentiras não seriam contra Deus, ele iria aceitá-las." (- Martinho Lutero, citado por seu secretário, numa carta em Max Lenz, ed, Briefwechsel Landgraf Phillips des Grossmüthigen von Hessen mit Bucer, vol I..). O nascimento virginal e a ressurreição de Cristo, é portanto, enfaticamente uma questão teste sobre a qual depende a verdade ou falsidade da religião Cristã. A Igreja Católica repousa na Ressurreição do seu suposto fundador. Sem esse fato, a Igreja nunca poderia ter nascido. As outras religiões que existem no mundo não ensinam a ressurreição física de Jesus Cristo. Aliás, elas nem sequer creem em qualquer ressurreição. Muitas delas (como a grande maioria das religiões panteístas, o hinduísmo, o budismo, o espiritismo, entre outras) creem em reencarnação, que é diametralmente oposto a ressurreição. Elas não creem em ressurreição física e literal da carne. E, para elas, Jesus nunca ressuscitou dos mortos. E consequentemente todas as outras religiões que há no mundo são falsas, pois creem no contrário (não creem em ressurreição ou não creem na ressurreição de Cristo). O milagre da ressurreição e da existência do Cristianismo estão, tão estritamente ligados que eles devem permanecer ou cair em conjunto. O mesmo acontece com o cristianismo. Muitas seitas cristãs também não aceitam a Doutrina da Trindade. As pessoas que acreditarem em elixires da juventude é que não primam pela racionalidade. Basicamente é a mesma coisa. Só que o movimento cristão liderado por experts em marketing, pessoas extremamente iracionais, vendem falsas ideias que vão de encontro às necessidades humanas. Não dá para precisar a data da queda do Cristianismo, mas o tombo será certo. Há sinais por todo lado no primeiro mundo a despeito das mobilizações religiosas bem como no terceiro mundo que já se manifesta também contra a farsa. Existem muitas coisas que foram inventadas ao longo dos tempos, isso se cumpre quando a Bíblia diz: Salmos 42:7 "Um Abismo chama outro Abismo". Quando a verdade esta ausente ou oculta, a mentira prevalece. E há um provérbio popular que diz: “A mentira tem pernas curtas”. Significa que ela não vai muito longe, sem que não seja apanhada. Em relação ao cristianismo, isto já aconteceu. Um número crescente de pessoas vai, a cada dia que passa, tomando conhecimento da verdade.
@Oiced Mocam A Ciência não Nega Jesus Cristo, Apenas dúvida da sua natureza. Ele dividiu a história. Quando Jesus Cristo ressuscitou fisicamente nem os Apóstolos creram, pois isso era praticamente impossível.
@Oiced Mocam Paulo enfatizou a Ressureição de Jesus como base da Fé. Se Cristo não ressuscitou, logo os mortos não ressuscitam, e se não ressuscitou em vão é nossa Fé.
@@oicedmocam8201 Bom dia! Hebreus capitulo 4 versículo 12 diz o seguinte: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. e o versiculo 13 complementa: Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. A própria bíblia ( manual de todos os cristãos, ou pelo menos deveria ser ) diz que a palavra de Deus é viva e eficaz ,por que? Porque Deus não mente ( Números 23:12 " Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir? " ) . Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. Atos 17:11 .. Paulo os chamou de mais nobres porque receberam a palavra e comprovaram o que ele dizia com a palavra de Deus.
Aqui está correto em dizer que a partir do séc II a seita cristã passa a ser permitida, isto é, não é mais objeto de perseguição. Veja-se o nosso comentário no vídeo deste canal sobre Filosofia Medieval. Obrigado. Parabéns, prof Porfírio
Não na ausência fisicamente falando, mas a ausência de Deus como o centro e o fundamento de toda a existência, por exemplo o pecado original, que foi a causa da morte, das doenças, que são males, foi causado pelo ato de tirar Deus do centro e colocar o homem; "comereis do fruto e sereis como deuses'', diz a serpente. Mas e quem tem Deus como centro? Como vemos no evangelho e em toda a teologia cristã, a morte é na verdade a entrada para a vida, e as doenças são meios de santificação, e os pequenos sacrifícios e o exercício das virtudes são o que fortalecem a alma.
Boa aula, mas a igreja católica apostólica Romana, surgiu só a partir do fim do século 3 século, antes disse não havia igreja católica apostólica Romana. Era igreja católica apostólica ... Somente. Mas não era essa igreja católica de hoje. Pois no primeiro e segundo e fim do século 3 , ninguém adorava santos e um monte de heresias católicas.
Ignorância pura, literalmente há muitas provas arqueológicas que a igreja primitiva tinha imagens e venerava profetas, inclusive a ideia de uma igreja católica ou seja, uma igreja universal foi registrada pela primeira vez no século 2 por Inácio de Antioquia, além de várias epistolas deles serem pró-catolicas
@@epicomcma9319 Sim, Ele é onipresente. Porém a vontade de Deus, ou o caminho de Deus, não é um caminho literal, mas um estilo de vida a ser seguido. Sendo assim, as atitudes, o caráter e as escolhas de um pessoa definem se ela está longe ou perto (do caminho) de Deus. Entendeu?
Interessante o vídeo. Parabéns mestre Porfirio! Como o Cristianismo foi plagiado e fabricado. Hoje a maior mentira da humanidade baseada em lendas, mitos e no A.Testamento com muitos personagens e lugares bíblicos que NUNCA existiram. Jardim do Éden e Pecado original NUNCA existiu. Livre arbítrio. ..Teolice. O problema do mal é uma das provas da inexistência dos deuses Onipotentes (pode tudo), Onisciente (deus sabe tudo), Onipresente (em todos os lugares).
@@JulianaOliveira-nn1ns Para o cristianismo tradicional, a *BÍBLIA* é a palavra ou contém a palavra de Deus, portanto ela é mais do que apenas um bom livro “muito humano” e “completamente divino”, é a vontade de Deus com suas maravilhas para a humanidade. Para esses cristãos, nela se encontram, acima de tudo, as respostas para os problemas da humanidade e a base para princípios e normas de moral. A Bíblia para o cristão é a palavra inspirada pelo manual do próprio Deus. O “manual do fabricante”. A inacessibilidade da Bíblia []entre a Antiguidade e a Idade Média resultou na criação de diversas narrativas sobre os personagens cristãos, criando acréscimos e distorções. []A Igreja Católica não permitia que seus fiéis possuíssem exemplares da Bíblia, alegando que esses não teriam nunca a capacidade necessária para interpretá-la, devido à sua complexidade. [ Assim, afirmava que a responsabilidade das pessoas de ensinar as orientações de Deus era exclusivamente sua e seus assessores. Então, as pessoas que viveram na Idade Média eram felizes porque encontravam sentido em ilusões coletivas, sobre a vida após a morte e por acreditarem na promessa de felicidade eterna após a morte. Os Agnósticos veem a Bíblia como um livro comum, sem importância histórica e que reflete a cultura do povo que os escreveu. Os não crentes recusam qualquer origem Divina para a Bíblia e a consideram como de pouca ou de nenhuma importância na vida moderna, ainda que na generalidade se reconheça a sua importância na formação da civilização ocidental, apesar de ter origem no Médio Oriente. Dizem que a verdade, o enredo e quem ditou a voz e o estilo dos “livros sagrados” é um pouco mais complexo.
A comunidade científica tem defendido a*Bíblia* como um importante documento histórico, narrado na perspectiva de um povo e na sua fé religiosa. Muito da sua narrativa foi de máxima importância para a investigação e descobertas arqueológicas dos últimos séculos. A arqueologia é a única que fornece dados novos. Mas os dados existentes são permanentemente cruzados com outros documentos contemporâneos, uma vez que, a história religiosa do povo de Israel singra em função da soberania de seu povo que se diz o “escolhido” de Deus e, inclusive, manifesta essa atitude nos seus registros.
Há teólogos que descrevem a narrativa bíblica como estória, críticos literários que dizem que se trata de ficção historicizada e comentaristas históricos que concordam com muitos fundamentalistas e a classificam de história. O conceito de Deus no Antigo Testamento: é que os escritores são muitas vezes antropomórficos e antropopáticos (atribui sentimentos humanos a algo que não é humano) em suas representações de Deus, isto é, atribuem formas e sentimentos da pessoa humana a Deus. A presença de Deus na Bíblia é descrita como uma presença pessoal, como quem os homens podem conversar, em quem devem confiar e a quem devem obedecer, pois Deus mostra-lhes sua vontade específica, e lhes faz promessas. É como uma terapia gratuita, com o aval divino, o pastor moderno vira um confessor. Psicanalista. Um cúmplice. Um psicólogo. Um oráculo. Pode ser um começo de uma longa caminhada de decepções numa busca de soluções quando a ovelha está em dificuldades e fragilizada. São cristãos, neopuritanos, conservadores, fundamentalistas que temem ser livres e gostam de ser escravizados. Independente da perspectiva que um determinado grupo tem da Bíblia, o que mais chama a atenção nesse livro é a sua influência em toda a história da sociedade ocidental e mesmo mundial. Face ao entendimento delas, nações desenvolveram-se, como os Estados Unidos da América e povos e civilizações foram destruídas. É talvez o livro mais lido, mais pesquisado e mais publicado em toda a história da humanidade. Boa parte das línguas e dialetos existentes já foram traduzidos. Caso a idade auto declarada de um Livro sagrado fosse válida nessa discussão, teríamos que admitir que Kibalion de Hermes Trimegistos tenha 6.000 anos de idade.
@Decio Schroeter Amigo, seu argumento não se sustenta em nada, seu ponto de vista foi extremamente tendeciosa O mal existe por culpa do Ser Humano O livro arbítrio existe sim É todos os lugares citados na Bíblia existiram Jesus Cristo desde sua Época era Rejeitado, até hoje e assim infelizmente.
Ola professor...o proprio Cristianismo ele é pagao com todas as suas adoraçoes ha mais de um deus. Um otimo para ler seria:Se Deus é bom porque o mundo é tao ruim .livraria judaica:Sefer.
@Você é Judia? Desculpa mas você está indo na linha de Judeus Ortodoxos Jesus Cristo é o Messias, Filho de Deus. Ele e nosso mediador entre Deus e os Homens.
Que benção de aula! Sou Cristão Católico e aprendendo muito!
É muito importante esse entendimento filosófico, principalmente, através desse canal, melhor do Brasil
Essa aula maravilhosa
Só faz reforçar o meu entendimento obrigado professor.
Aula maravilhosa,obrigado professor!
Aula exemplar! Parabéns professor.
Aula maravilhosa! Muito obrigada.
Estava precisando dessa aula e veio na ora exata muito obg
Agr vc precisa ir pra uma aula de Gramática, pq escrever hora sem h é bem crítico kkk
(Calma, é zueira)
@@renanespanadeaguiar5943Não é zueira, você está ajudando-o. Não necessita se desculpar.
Excelente! Muito obrigada!
aula maravilhosa! consegui relembrar muitos temas, obrigadaa
Obrigado pela aula !! vai ajudar muito na prova de amanhã tmj cara
Uma pequena correçao..
Nao foi no seculo II e sim no seculo IV que o cristianismo se tornou permitido em Roma por Constantino. Otima aula.
Foi muito boa essa vídeo aula, parabéns. Consegui fazer meu resumo de Filosofia Patrística.
muito obrigada pela aula 😍
sua aula é muito boa!!
Excelente vídeo professor Francisco.
Quais foram os principais desafios que a escola patrística sofreu?
aula maravilhosa, muito obg ❤
Ótima explicação! Obrigada, professor.
A Igreja tem sua importância na História...
João Crisóstomo, teólogo do século 5 e bispo de Constantinopla outrora, é outro:
"Você vê a vantagem de engano?... Pois grande é o valor da fraude, desde que não seja introduzido com uma intenção maliciosa. Na ação fato deste tipo não deveria ser chamado de engano, mas sim uma espécie de boa gestão, inteligência e habilidade, capaz de descobrir maneiras em que os recursos falham, e tornando-se para os defeitos da mente ... .E, muitas vezes é necessário para enganar, e para fazer os maiores benefícios por meio deste dispositivo, ao passo que aquele que passou por um curso reto tem feito um grande mal para a pessoa a quem não tem enganado. " (Crisóstomo, Tratado sobre o sacerdócio, Livro 1).
O papa Pio XII, ao intervir num Congresso Internacional de Historiadores realizado em Roma em 1955, repetiu mais uma vez para os católicos que:
“A questão da existência de Jesus depende da fé e não da ciência”.
Inácio de Loyola (1491-1556), o fanático incansável pela autoridade papal, foi o fundador da Companhia de Jesus (Jesuítas). Escreveu:
"Devemos estar sempre dispostos a acreditar que o que nos parece ser branco é realmente preto, se a hierarquia da igreja assim o decidir."
A Reforma pode ter varrido alguns abusos perpetrados pelo sacerdócio, mas mentir era um deles. Martinho Lutero, em correspondência privada, argumentou.:
"Que mal ele faria, se um homem dissesse a uma boa mentira forte em prol do bem e para a igreja cristã ... uma mentira em caso de necessidade, uma mentira útil, essas mentiras não seriam contra Deus, ele iria aceitá-las."
(- Martinho Lutero, citado por seu secretário, numa carta em Max Lenz, ed, Briefwechsel Landgraf Phillips des Grossmüthigen von Hessen mit Bucer, vol I..).
O nascimento virginal e a ressurreição de Cristo, é portanto, enfaticamente uma questão teste sobre a qual depende a verdade ou falsidade da religião Cristã. A Igreja Católica repousa na Ressurreição do seu suposto fundador. Sem esse fato, a Igreja nunca poderia ter nascido. As outras religiões que existem no mundo não ensinam a ressurreição física de Jesus Cristo. Aliás, elas nem sequer creem em qualquer ressurreição. Muitas delas (como a grande maioria das religiões panteístas, o hinduísmo, o budismo, o espiritismo, entre outras) creem em reencarnação, que é diametralmente oposto a ressurreição. Elas não creem em ressurreição física e literal da carne. E, para elas, Jesus nunca ressuscitou dos mortos. E consequentemente todas as outras religiões que há no mundo são falsas, pois creem no contrário (não creem em ressurreição ou não creem na ressurreição de Cristo). O milagre da ressurreição e da existência do Cristianismo estão, tão estritamente ligados que eles devem permanecer ou cair em conjunto. O mesmo acontece com o cristianismo. Muitas seitas cristãs também não aceitam a Doutrina da Trindade. As pessoas que acreditarem em elixires da juventude é que não primam pela racionalidade. Basicamente é a mesma coisa. Só que o movimento cristão liderado por experts em marketing, pessoas extremamente iracionais, vendem falsas ideias que vão de encontro às necessidades humanas.
Não dá para precisar a data da queda do Cristianismo, mas o tombo será certo. Há sinais por todo lado no primeiro mundo a despeito das mobilizações religiosas bem como no terceiro mundo que já se manifesta também contra a farsa. Existem muitas coisas que foram inventadas ao longo dos tempos, isso se cumpre quando a Bíblia diz: Salmos 42:7 "Um Abismo chama outro Abismo".
Quando a verdade esta ausente ou oculta, a mentira prevalece. E há um provérbio popular que diz: “A mentira tem pernas curtas”. Significa que ela não vai muito longe, sem que não seja apanhada. Em relação ao cristianismo, isto já aconteceu. Um número crescente de pessoas vai, a cada dia que passa, tomando conhecimento da verdade.
@Oiced Mocam O que você quis expressar?
A muitas provas históricas que Jesus Cristo Ressuscitou
@Oiced Mocam A Ciência não Nega Jesus Cristo, Apenas dúvida da sua natureza. Ele dividiu a história.
Quando Jesus Cristo ressuscitou fisicamente nem os Apóstolos creram, pois isso era praticamente impossível.
@Oiced Mocam Paulo enfatizou a Ressureição de Jesus como base da Fé.
Se Cristo não ressuscitou, logo os mortos não ressuscitam, e se não ressuscitou em vão é nossa Fé.
@@oicedmocam8201 Bom dia! Hebreus capitulo 4 versículo 12 diz o seguinte: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
e o versiculo 13 complementa: Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.
A própria bíblia ( manual de todos os cristãos, ou pelo menos deveria ser ) diz que a palavra de Deus é viva e eficaz ,por que? Porque Deus não mente ( Números 23:12 " Deus não é homem para que minta,
nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir? " ) .
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
Atos 17:11 .. Paulo os chamou de mais nobres porque receberam a palavra e comprovaram o que ele dizia com a palavra de Deus.
Perfeito !
Aula incrível!
Que aula tooop mano
Ótima aula!
Com essa aula eu me pergunto, meu Deus: quanto tempo eu perdi!
obg. Deus abençoe
Muito bom... obrigada!!!
Show 💯
👏👏👏👏
MUITO BOM OBRIGADO
Mas que vídeo perfeito em
mto bom
Assistindo em 05 de Junho de 2022.
Santo Agostinho, Grande Santo da Santa IGREJA.
Top
Tenho uma prova disso hoje, não sei se vou me sair bem...
Aqui está correto em dizer que a partir do séc II a seita cristã passa a ser permitida, isto é, não é mais objeto de perseguição. Veja-se o nosso comentário no vídeo deste canal sobre Filosofia Medieval. Obrigado. Parabéns, prof Porfírio
show
Tem algumas verdades realmente.....
mas professor como o mau seria a ausência de deus se deus é onipresente?
Não na ausência fisicamente falando, mas a ausência de Deus como o centro e o fundamento de toda a existência, por exemplo o pecado original, que foi a causa da morte, das doenças, que são males, foi causado pelo ato de tirar Deus do centro e colocar o homem; "comereis do fruto e sereis como deuses'', diz a serpente. Mas e quem tem Deus como centro? Como vemos no evangelho e em toda a teologia cristã, a morte é na verdade a entrada para a vida, e as doenças são meios de santificação, e os pequenos sacrifícios e o exercício das virtudes são o que fortalecem a alma.
valeeeeeeeuuuuuuuuuuuuuuu feeeeeeeeeeeessssoooooooooooorrrrrrr
Amei
Entendi nada ! Kkk🤦♀️
Eu vendo vídeo pra entender mais afundo esse assunto.
Estudando...
"Meu chará porfírio"
Áa
Alguém tem um resumo dessa aula??
Me siga pfv
isso sim é giz de verdade kkkk
Boa aula, mas a igreja católica apostólica Romana, surgiu só a partir do fim do século 3 século, antes disse não havia igreja católica apostólica Romana. Era igreja católica apostólica ... Somente. Mas não era essa igreja católica de hoje. Pois no primeiro e segundo e fim do século 3 , ninguém adorava santos e um monte de heresias católicas.
Leu a patristica toda?
Ignorância pura, literalmente há muitas provas arqueológicas que a igreja primitiva tinha imagens e venerava profetas, inclusive a ideia de uma igreja católica ou seja, uma igreja universal foi registrada pela primeira vez no século 2 por Inácio de Antioquia, além de várias epistolas deles serem pró-catolicas
Kkkkkkkkkk faz-me rir
errado, senhor.
Nunca leu a patrística vc só está repetindo o que algum protestante deve ter te falado
só errou a raiz grega que é ´´pater``, mas muito bom professor
O mal está onde tem a ausência de Deus,mas ele não é onipresente ?🤡
kkkkkkk
Ele quis dizer longe da vontade de Deus, do caminho de Deus e não literalmente em um lugar onde Deus não estivesse
@@gustavogabriel2381 mas ele é onipresente 👻
@@epicomcma9319 Sim, Ele é onipresente. Porém a vontade de Deus, ou o caminho de Deus, não é um caminho literal, mas um estilo de vida a ser seguido. Sendo assim, as atitudes, o caráter e as escolhas de um pessoa definem se ela está longe ou perto (do caminho) de Deus. Entendeu?
@@epicomcma9319 Tomara que isso seja ironia, não consigo acreditar que exista alguém com tamanha ingenuidade kkkk.
Interessante o vídeo. Parabéns mestre Porfirio!
Como o Cristianismo foi plagiado e fabricado. Hoje a maior mentira da humanidade baseada em lendas, mitos e no A.Testamento com muitos personagens e lugares bíblicos que NUNCA existiram.
Jardim do Éden e Pecado original NUNCA existiu.
Livre arbítrio. ..Teolice.
O problema do mal é uma das provas da inexistência dos deuses Onipotentes (pode tudo), Onisciente (deus sabe tudo), Onipresente (em todos os lugares).
Querido, já se deu a graça de ler a Bíblia?
@@JulianaOliveira-nn1ns
Para o cristianismo tradicional, a *BÍBLIA* é a palavra ou contém a palavra de Deus, portanto ela é mais do que apenas um bom livro “muito humano” e “completamente divino”, é a vontade de Deus com suas maravilhas para a humanidade. Para esses cristãos, nela se encontram, acima de tudo, as respostas para os problemas da humanidade e a base para princípios e normas de moral. A Bíblia para o cristão é a palavra inspirada pelo manual do próprio Deus. O “manual do fabricante”. A inacessibilidade da Bíblia []entre a Antiguidade e a Idade Média resultou na criação de diversas narrativas sobre os personagens cristãos, criando acréscimos e distorções. []A Igreja Católica não permitia que seus fiéis possuíssem exemplares da Bíblia, alegando que esses não teriam nunca a capacidade necessária para interpretá-la, devido à sua complexidade. [ Assim, afirmava que a responsabilidade das pessoas de ensinar as orientações de Deus era exclusivamente sua e seus assessores. Então, as pessoas que viveram na Idade Média eram felizes porque encontravam sentido em ilusões coletivas, sobre a vida após a morte e por acreditarem na promessa de felicidade eterna após a morte.
Os Agnósticos veem a Bíblia como um livro comum, sem importância histórica e que reflete a cultura do povo que os escreveu. Os não crentes recusam qualquer origem Divina para a Bíblia e a consideram como de pouca ou de nenhuma importância na vida moderna, ainda que na generalidade se reconheça a sua importância na formação da civilização ocidental, apesar de ter origem no Médio Oriente. Dizem que a verdade, o enredo e quem ditou a voz e o estilo dos “livros sagrados” é um pouco mais complexo.
A comunidade científica tem defendido a*Bíblia* como um importante documento histórico, narrado na perspectiva de um povo e na sua fé religiosa. Muito da sua narrativa foi de máxima importância para a investigação e descobertas arqueológicas dos últimos séculos.
A arqueologia é a única que fornece dados novos. Mas os dados existentes são permanentemente cruzados com outros documentos contemporâneos, uma vez que, a história religiosa do povo de Israel singra em função da soberania de seu povo que se diz o “escolhido” de Deus e, inclusive, manifesta essa atitude nos seus registros.
Há teólogos que descrevem a narrativa bíblica como estória, críticos literários que dizem que se trata de ficção historicizada e comentaristas históricos que concordam com muitos fundamentalistas e a classificam de história.
O conceito de Deus no Antigo Testamento: é que os escritores são muitas vezes antropomórficos e antropopáticos (atribui sentimentos humanos a algo que não é humano) em suas representações de Deus, isto é, atribuem formas e sentimentos da pessoa humana a Deus.
A presença de Deus na Bíblia é descrita como uma presença pessoal, como quem os homens podem conversar, em quem devem confiar e a quem devem obedecer, pois Deus mostra-lhes sua vontade específica, e lhes faz promessas. É como uma terapia gratuita, com o aval divino, o pastor moderno vira um confessor. Psicanalista. Um cúmplice. Um psicólogo. Um oráculo. Pode ser um começo de uma longa caminhada de decepções numa busca de soluções quando a ovelha está em dificuldades e fragilizada. São cristãos, neopuritanos, conservadores, fundamentalistas que temem ser livres e gostam de ser escravizados.
Independente da perspectiva que um determinado grupo tem da Bíblia, o que mais chama a atenção nesse livro é a sua influência em toda a história da sociedade ocidental e mesmo mundial. Face ao entendimento delas, nações desenvolveram-se, como os Estados Unidos da América e povos e civilizações foram destruídas.
É talvez o livro mais lido, mais pesquisado e mais publicado em toda a história da humanidade. Boa parte das línguas e dialetos existentes já foram traduzidos. Caso a idade auto declarada de um Livro sagrado fosse válida nessa discussão, teríamos que admitir que Kibalion de Hermes Trimegistos tenha 6.000 anos de idade.
@Decio Schroeter Amigo, seu argumento não se sustenta em nada, seu ponto de vista foi extremamente tendeciosa
O mal existe por culpa do Ser Humano
O livro arbítrio existe sim
É todos os lugares citados na Bíblia existiram
Jesus Cristo desde sua Época era Rejeitado, até hoje e assim infelizmente.
@Decio Schroeter A Bíblia é o livro mais preservado da História
O Novo Testamento é sem dúvida a obra literária mais confiável já desenvolvida.
Ola professor...o proprio Cristianismo ele é pagao com todas as suas adoraçoes ha mais de um deus.
Um otimo para ler seria:Se Deus é bom porque o mundo é tao ruim .livraria judaica:Sefer.
@Você é Judia? Desculpa mas você está indo na linha de Judeus Ortodoxos
Jesus Cristo é o Messias, Filho de Deus.
Ele e nosso mediador entre Deus e os Homens.
É simples entender, mas eles não querem.
@@hoseiascosta6030 Mas ela está errada.
@@albertsilva4592 digo ela, é simples entender
Estude mais um pouco e vc vai perceber a ignorância que vc falou.
Muito bom , obrigado!