📚 Cursos do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/plus/cursos/ 🧠 Seja membro do IPA+, o Clube de Ciência e Filosofia do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/ 💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: th-cam.com/users/danielgontijojoin 🤝 Meu grupo no Telegram: t.me/profdanielgontijo ✏ Canal do Instituto Ponto Azul: www.youtube.com/@InstitutoPontoAzul 🔗 Minhas redes sociais: lkt.bio/danielgontijo ~ Livro "Ser ateu" (Matheus Benites): amzn.to/3tQvtNh ~ Livros mencionados ou que eu indico: - Filosofia da Religião: uma introdução (William Rowe): amzn.to/41YbE3d - Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z - Deus não é grande (Christopher Hitchens): amzn.to/32QhyGC - História do ateísmo (Minois): amzn.to/2UHlg0a - Variedades da experiência científica: Uma visão pessoal da busca por Deus (Carl Sagan): amzn.to/3kIQZt5 - O espírito do ateísmo (André Comte-Sponville): amzn.to/3ccZ2wt - O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião (Carlos Orsi): amzn.to/3IDqOzY - Como Jesus se tornou Deus (Bart Ehrman): amzn.to/36SoUtO - O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? (Bart Ehrman): amzn.to/2Kgo7Lz - Despertar: Um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50 - Por que não sou cristão (Bertrand Russell): amzn.to/3s87qSZ - O relojoeiro cego: A teoria da evolução contra o desígnio divino (Richard Dawkins): amzn.to/3AhyT9u - Paranormalidade: por que vemos o que não existe? (Richard Wiseman): amzn.to/32EaAUL - No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XruoWq
Em outro vídeo desse canal, um epistemologista da religião diz que todo conhecimento é uma crença. Logo, não podemos ter uma fé científica, uma fé que acredita absolutamente e totalmente que a Ciência declara sempre a verdade. Durante 200 anos, as Leis de Newton acertaram. Todas as órbitas dos planetas do Sistema Solar são explicáveis pelas Leis de Newton, com exceção de Mercúrio. As Leis de Newton prevêem erroneamente que existe um planeta entre Mercúrio e o Sol e a órbita desse planeta é explicável apenas pela Teoria da Relatividade. As Leis de Newton são muito confiáveis porque a Engenharia Mecânica as utiliza e possuem várias aplicações, mas não explicam corretamente tudo. A Teoria da Relatividade é uma ampliação das Leis de Newton. Pelas Leis de Newton, é possível um objeto viajar a 5 milhões de km por segundo e a Teoria da Relatividade diz que não é possível porque a velocidade da luz é o limite possível na Natureza. As Leis de Newton são crenças que acertam muito, mas não são infalíveis.
No vídeo sobre epistemologia social, o entrevistado diz que nossos equipamentos cognitivos são limitados, logo a Ciência tem que ser um empreendimento coletivo. Duas cabeças pensam melhor que uma. Concluo que é muito importante vivermos em sociedade e escutarmos as opiniões, conhecimentos e informações de outras pessoas sobre todos os assuntos. Tem gente que se casa com quem não presta e os familiares avisam.
Vi no minuto 36:42 por aí vocês comentando da questão da "antropomorfização". O que venho colocar é que nas revelações e inspirações que dão origem às grandes tradições espirituais e religiões vêm do que está além do humano e racional, sendo suprarracional. O desenvolvimento que é humano através das doutrinas e do simbolismo que aponta para verdades superiores e inexprimíveis. Outro ponto é que o universo é contingente e depende de Deus, pois em Deus ou no intelecto ou verbo divino contém a potência ou os todos conjuntos de possibilidades lógicas e matemáticas que fazem as moléculas se ligarem dando origem a algo, pois se não fosse assim as moléculas nem se ligariam. Outro ponto que coloco é que o alvo da metafísica é a ontologia porém a metafísica não se trata apenas de ontologia porque o Ser não é o mais universal dos princípios. Também tem as modalidades de existência que estão além da corpórea, ou seja, para além do tempo, espaço e matéria.
Estoy escuchando tu entrevista y ya me suscribí a tu canal después de escuchar esta entrevista voy a mirar algunos videos de tu canal te deseo el mayor de los éxitos Saludos desde Uruguay ✨️ 🇺🇾 🩵🇺🇾🫶✨️
@@estudosoliveira7938 A ideia de que "se no mundo há ordem então é necessário que alguém ou algo coordene e dê finalidade a todas as coisas" é baseada em antropomorfismo. Todavia, não há nenhuma prova de que realmente todas as coisas e todos os seres possuam uma finalidade. Essa afirmação está baseada apenas em uma opinião influenciada de antropomorfismo (que vê que os homens ao fazerem as coisas geralmente estabelecem uma finalidade do porquê farão aquilo, então supõe-se que o universo que está aí já pronto deve ter sido projetado por alguém que também tinha uma finalidade em mente, tal como é de costume nós seres humanos fazermos ou seja... isso não é nada mais que projetar um ser idealizado com base naquilo que nós somos). Não há como uma opinião discutível (por estar baseada em um fundamento tão frágil como antropomorfismo, como já dissemos), ser prova de alguma coisa. E você fala de "revelações e inspirações" que dão origem às grandes tradições espirituais vêm do que está "além do humano e racional", só que baseado em quê provas??? Como provar que algo foi de inspiração divina e não da mente imaginativa e intencional do crente? A inspiração dos Evangelhos canônicos, por exemplo, nunca existiu. Eles foram impostos pela igreja, escolhidos por critérios arbitrariamente racionais, pois os 4 evangelhos canônicos simplesmente foram baseados nos 4 pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste). Nunca teve nada de inspirado ou divino. Tudo decido em Concílios. Os concílios da igreja católica eram reuniões onde humanos decidiam o que deveria ser considerado divino ou não, para que outros humanos fossem doutrinados a achar que essas decisões humanas tivessem algo de totalmente divino. O resultado dessas decisões humanas perdura até os dias de hoje como algo totalmente divino, mas não são. Se não conhecemos nem 1% do universo em sua totalidade, fica claro que cravar uma explicação sobrenatural sobre quem ou o que criou o universo, não passa de pura presunção humana, uma tentativa desesperada em criar uma explicação para responder a um mistério com outro mistério ainda maior. Afirmar que alguma coisa existe ou "é", não faz com que ela realmente exista ou seja. Posso afirmar que existe uma cobra azul abraçando o universo. O que isso pode acrescentar aos conhecimentos que temos sobre o universo? Absolutamente nada, já que a minha afirmação da existência de uma cobra azul abraçando o universo não tem e nem pode ter o poder de fazer com que efetivamente exista uma cobra azul abraçando o universo. A mesma coisa vale para a perfeição: afirmar que deve existir um perfeito bem, uma perfeita beleza, etc... não obriga a que esses pontos perfeitos realmente existam, o mesmo posso dizer do grau máximo da perfeição, que dizem ser Deus.
Faz, mais ou menos, um ano que acompanho seu canal. O que mais me chamou a atenção nele, foi sua humildade. Sou um ateu 100% convicto. Por muitas vezes muuuuuito arrogante. Você tem me ajudado a desenvolver "generosidade Intelectual". Tenho 52 anos ou ateu desde os 26 anos (me lembro do dia exato em que me tornei ateu). Fui católico até os 13 anos e mudei pro Adventismo do 7º Dia aos 17 anos. Sou físico e professor de Física na rede Estadual de SP e prof. de matemática na rede municipal de SP. Se um dia, não tiver alguém interessante para entrevistar, me coloco a disposição para contar minha "desconversão.". rsrs Grande Abraço.
Tenho 63 anos e nunca fui religioso. Desde criança eu via com reservas essa conversa de Deus. Minha mãe me levava para a missa mas eu achava muito estranho todo aquele ritual. Eu pensava "por que Deus necessita de tudo isso?". Minha relutância em relação à religião certamente foi devido à influência do meu pai, que era ateu (já falecido). Por volta dos 14 anos é que passei a me declarar ateu. Meu ateísmo nada teve a ver com leituras ateístas, mas apenas por intuição, observação. O único ateu que eu conhecia era meu pai. Meus amigos, parentes, vizinhos, colegas de escola, etc, eram religiosos, e ficavam chocados quando eu dizia que não acreditava em Deus. Muitas vezes eu cheguei a achar que eu e mau pai eramos ateus por termos alguma deficiência mental. Durante minha vida conheci pessoalmente poucos ateus, talvez uma dúzia. Só com o aparecimento da internet é que vi que há muitos ateu.
Mais uma entrevista excelente, também conheci o trabalho do Matheus esses dias e fiquei impressionado, muito bom ter gente com esse gabarito e qualidade em nosso meio.
Sensacional discutir o ateísmo do ponto de vista da filosofia. Enquanto assistia me lembrei que uma vez (eu ainda cria) uma criança me perguntou onde a gente pisava antes de deus inventar o chão. Respondi que ele inventou o chão primeiro. Hj, ouvindo vcs, me dei conta que ela usou o verbo inventar e não criar. As crianças são muito maravilhosas ❤
Ótima live como sempre, parabéns !!! Estava pensando sobre Deus, nós céticos as vezes exigimos algumas manifestações como a cura de um câncer, um deficiente voltar a andar ou que apareça alimento na dispensa de uma família pobre mas essas coisas vão além da física, impossíveis que aconteçam do nada então pensei pq Deus não age ou se mostra em algo natural como por exemplo a chuva, milhares de pessoas e animais sofrem com a falta d'água aqui perto de nós no nosso nordeste, são idosos e crianças que precisam andar quilômetros com baldes para buscar água, além dos animais que precisam ser escorados (isso mesmo, ESCORADOS ) por que não tem mais forças para se manter em pé de tanta sede e desnutrição, então Deus sendo oniciente, onipresente e onipotente, aquele que criou o universo e rege todas as forças da natureza qual a dificuldade de fazer chover por alguns dias nessas regiões ? Sendo que o homem de forma artificial consegue fazer a chuva em pequenas aéreas através de pulverização de sal nas nuvens e Deus não? Se ele criou tudo como pode ver sua criação se acabando em sofrimento e não fazer nada ? E não pode falar de falta de fé pois essas comunidades do interior do nordeste são talvez as mais religiosas, pra não me estender muito isso é apenas um questionamento entre tantos pois com certeza a grande maioria do humanos se tivesse o poder que esse Deus tem não deixaria nada disso acontecer....
O argumento da existência do mau. Assim, eu, pessoalmente, não acho que essa argumentação seja a melhor para o ateísmo (até pq pode ser que esse deus seja, afinal, mau, ou até indiferente), mas é uma boa réplica contra o deus bondoso.
O Velho Deus da Bíblia é uma ficção religiosa inventado por escribas picaretas da era do bronze que acreditava que a terra era o centro do universo... ou seja é o nada divinizado... e nada vem do nada ou volta ao Nada...
@@RafaelValeira Parece que a bondade e o "Amor" são criações humanas a partir de momento em que o homem foi evoluindo e vivendo em sociedade, na natureza nua e crua um predador não quer saber se a presa tem filhotes em sua toca para alimentar, é a lei da sobrevivência e os nossos ancestrais também eram assim, baseado nisso dá a impressão que se um Deus criou tudo parece que não está nem aí e vale a lei do mais forte, aí vão falar que o homem é a criação perfeita.... tá bom, basta ver as atrocidades de alguns malucos por aí....bom é isso, apenas reflexões.
@@marujo1910 criação perfeita, e eu tive apendicite aos 10 anos! hahahahah Sempre achei essa asserção de "criação perfeita" extremamente bizarra, tanto levando em conta aspectos sociais (como vc pontuou), como aspectos biológicos. "Ah, mas isso é culpa do pecado original" Então isso é mais outra evidência de que o homem não é a criação perfeita!
Ótima Live. Acompanho o Benites em seu canal. Pra mim, a grande questão é como um ser pleno e poderoso, sem necessidade de nada, decide criar o universo e, principalmente, os homens. Do que ele teria tido falta?
00:07 Explorando o ateísmo e a existência de Deus 02:12 O ateísmo é uma crença baseada em evidências. 07:21 O ateísmo é uma postura mais razoável e ética do que o agnosticismo. 09:47 O ateísmo é mais ético e razoável 14:27 O ateísmo é a escolha mais razoável 16:59 As religiões contêm sabedoria, mas a dimensão sobrenatural é fictícia. 21:03 Filósofo discute a refutação de Dawkins e os argumentos de Tomás de Aquino para a existência de Deus 23:01 O conceito de Deus como a causa não causada. 27:01 Recomendações para livros e discussões relacionadas à filosofia 28:46 Discussão sobre a crítica ao ateísmo e ao conceito de que tudo vem do nada. 32:44 A dificuldade de por que o ser existe na filosofia 35:21 A seleção natural explica a complexidade sem criação 40:04 A evolução é o fio condutor na criação das coisas. 42:06 Discussão sobre argumentos ontológicos para Deus 46:08 O conceito de Deus é uma ideia primordial, mas existem objeções baseadas na teoria quântica e na evolução da compreensão do tempo e do espaço. 48:12 A crença em Deus está ligada à crença na mente e tem origens evolutivas. 52:16 A perspectiva de Agostinho sobre o mal e o pecado 54:08 O problema do mal desafia o conceito de um Deus todo-poderoso e onisciente. 58:13 Nossas escolhas são moldadas pela genética e pelo condicionamento, desafiando a ideia de livre arbítrio. 1:00:19 O livre arbítrio é uma ficção útil, mas continua a ser uma ficção. 1:04:31 Discutindo a probabilidade de um Deus indiferente 1:06:34 Definindo o conceito de Deus no ateísmo 1:10:42 Milagres são raras exceções, não são ocorrências frequentes na natureza. 1:13:09 As pessoas podem interpretar as experiências psicológicas como sobrenaturais. 1:17:16 As pessoas morrem por ideias, mesmo no século XX. 1:19:13 Vários indivíduos religiosos e não religiosos relatam experiências anômalas. 1:23:23 A moralidade é diversa, não uma lei moral objectiva. 1:25:21 A moralidade não precisa de uma fonte transcendente para a universalidade. 1:29:25 A maioria da população mundial não se identifica como cristã. 1:31:20 O Instituto de Filosofia oferece cursos sobre temas como origens, ateísmo e história. 1:35:12 Promover o pensamento crítico e a compreensão da fé 1:37:04 Incentivar o pensamento crítico e contribuir para o debate público.
Eu nunca vou me cansar de agradecer a esse canal por tanto conhecimento!!! Literalmente estou me salvando vendo lives maravilhosas como essa!!! Gratidão infinita por compartilhar a luz!! 💛✨
Gostei muito da live. Excelente explanação, por parte do Matheus, dos principais conceitos filosóficos que existem sobre o assunto, embora sem esgota-los. Parabéns aos dois.
Um Deus que não acaba com o mal e com sofrimento não serve pra nada... Ou Deus ama a todos ou não ama ninguém... O Velho Deus da Bíblia é mitologia e fábula judaica...
Matheus Benites, super embasado nas suas argumentações sem ser indelicado ou intolerante! Comprei o livro e recomendo! Sigo o canal dele e tem muito conteúdo de qualidade. Obrigada Daniel!
Pra mim um dos maiores argumentos contra a existência de um Deus moral é o sofrimento dos animais na natureza.Como um ser infinitamente bom vai criar leis na natureza que permitem uma linda gazela ser devorada viva por hienas ....imagine o horror e sofrimento do bichinho naquela hora....sendo que ele todo poderoso poderia fazer com que as formas de vida se alimentassem por foto síntese como as plantas.Uma pessoa moralmente boa vai criar um lindo quadro...uma linda música...vai inspirar coisas boas e não o sofrimento desnecessário se pode criar de outra forma. O sofrimento dos bichinhos é morte e sangue e isso explica também o sofrimento humano ao longo da história! Bem vindo a selva onde os mais fortes e adaptáveis sobrevivem. É assim.....estamos jogados em uma selva. Qualquer Deus nessa situação séria horrível. Se existir algum Deus ele não é muito bom...e eu não posso dar graças a Deus achando que ele é bom só porque tenho um grande emprego ou saúde, enquanto milhares de crianças e que merecem muito mais do que eu morrem a cada hora de fome e inanição no mundo ...agora mesmo!
Excelente! Gostei bastante! Acho q esses conteúdos são muito necessários! Para a maior parte de nós, leigos, é muito mais complicado rebater os argumentos teístas, teológicos e tal. Parabéns pelo trabalho! Sou fã!
Esta semana aqui no meu estado uma família inteira... pai, mãe, duas crianças e um adolescente perderam as suas vidas em um acidente de veículo...nos comentários da notícia muitas pessoas dizendo que Deus conforte a família e os amigos da familia morta, qie Deus coloque todos em um bom lugar. Ora! Não seria melhor esse suposto Deus ter livrado essas pessoas da morte? Veja que pensamento imbecil de quem acredita nesse Deus imaginário.
Na família da minha esposa, católicos fervorosos até hoje, um casal foi até Aparecida anos atrás, na basílica da padroeira, para pedir proteção e benzer o veículo que eles haviam comprado. No retorno, bateram o carro e morreram.
Gente, é o seguinte. Eu era cristão mas hoje não tenho nenhuma religião, o que me fez deixar de ser cristão foi a própria Igreja que interpreta a Bíblia de maneira fundamentalista e literal, recrimina homossexuais etc. Na verdade nunca consegui me dar muito bem com religião mas sempre tive muita fé. Precisei de fé, amor e ciência para controlar minha bipolaridade, transtorno obsessivo compulsivo e transtorno involuntário compulsivo, hoje, aprendi que para me tratar de uma doença é necessário ter um conjunto e fatores. Os principais fatores no meu caso foram a fé o amor e a ciência.
Daniel e Matheus brilharam! Ambos excelentes! Quanto a existência, pq não poderia se um panteão já que era a origem? Daniel você poderia por favor compartilhar mais sugestões de livros sobre ateísmo, neurociência , e alguns assuntos sobre psicologia? Gostaria de deixar a sugestão de você falar sobre o livro A Origem de Tudo do Jungen Kaube. Agradeço e sucesso. Vou assistir a Live novamente kkkkk
Todos comentários são bem vindos....o importante é participar.....entender os pontos de vistas.....porque a existência é mistério!!!!.......a vida de todos os seres vivos é sobrenatural..........atuando em um mundo natural 🌎
professor admiro seu trabalho pq realmente tem pessoas bitolados e acreditão mais nos líderes religiosos.porem Deus não está preocupado com oq pensamos o prosseço segue naturalmente abç
Não existe como acreditar que Deus não existe com base em evidências, pois não existem evidências da inexistência de Deus, você pode até dizer que não acredita pela falta de evidência, mas a falta de evidência não é evidência de falta, logo você não acredita que Deus não existe por causas das evidências. Se você não tem evidências para acreditar que Deus não existe sua opinião não é justificada e se ela não é justificada então, segundo a sua própria cosmovisão, não é conhecimento.
Na Bíblia são mencionados mais de 80 deuses e deusas... o judaísmo primitivo era politeísmo puro... é só ler o filósofo Voltaire que cita alguns deuses adorados pelos judeus...
Prefiro acreditar que existe algo superior e nós somos tão "ignorantes" ,usamos tão pouco nosso cérebro que não conseguimos entender. Fazemos parte do universo,somos energia. Bora viver de boas e vida que segue 😅🙌
Mais uma vez se esqueceram de delimitar o que entendem por "Deus". Deus para Platão, era um coisa, para Aristóteles outra e para Tomás de Aquino outra completamente diferente.
Ótimo video , eu a o ser ateu e amadureci muito desde que aprofundei em meus estudos e percepção do mundo . As coisas não surgiram do nada pq o nada absoluto não existe . Sempre existiu pelo menos partículas quânticas, alguma energia e tal.
Daniel de acordo com seu pensamento, pq o homem não tem 3 olhos ou ainda pq não tem um olho na frente e outro atrás? Pra que temos dois ouvidos? E pq os ouvidos tem a função que tem? Qual a necessidade do acaso criar surgir assim? Vc tem resposta?
Seria interessante uma live com o ateu Ernesto Ruckert sobre argumentos teístas que eram muito populares entre apologistas cristãos nos tempos de Orkut e início do Face.
@@euzimeumesmo Tenho problemas com o Ernesto, sobretudo porque a velhice não fez bem a ele, mas muita gente contraditória já apareceu por aqui e acho que vale a pena analisar separadamente as coisas.
É incrível que há milenios não se descutia sobre Deus, mais precisamente o deus católico. Com a evolução da mente humana, essa necessidade se fez presente. Ou seja há apenas 2 mil anos essa entidade iniciou sua trajetória.. E uma grande parte dos homens se entregou a eesa tarefa; confirmar a presença. Veio o poder, a riqueza, a influência no mundo, então, como uma pandemia se alastrou. E hoje estamos submetidos a esse fanatismo.
Se partimos do pressuposto que Deus existe. Sendo dua essência imaterial. Qual a possibilidade de alguém provar a existência de Deus cientificamente, se a ciência estuda a matéria e suas variações?
Exatamente. Esse é o problema de boa parte dos argumentadores ateus, querem aplicar a lógica da realidade material para tentar refutar a realidade espiritual.
Se o 'Deus' que você se refere é um deus pessoal, então a probabilidade é altíssima, afinal, se ele é uma divindade pessoal e nós somos sua criação, então haverão sinais de sua interferência e intencionalidade [daí vem aquele movimento religioso "design inteligente"], não há nenhuma razão para esse criador fingir que não existe, até porque dependendo da sua tese esse criador QUER se revelar ou quer revelar algo mais importante.
Deus existe como o sol e a lua e o sol e as estrelas existe! Se não fosse Deus pai filho e espírito santo, não tinha este mundo tão lindo. Acorda antes de morrer! E veja suas obras para ao seu fim vc e todos nós ir morar eternamente com Deus! Só há dóis caminho após a morte céus e inferno! Todos tem o direito de escolher onde quer viver eternamente;
amigo comparar algo que você não vê a algo que você não vê e idiota, cadê os argumentos que ele existe ? vocês religiosos não tem argumentos nos podemos explicar cada detalhezinho do porque a vida existe, e assim... eu não sei se você sabe mas o estado natural do universo e existir não tem como algo físico não existir né meu amigo.
Oi gostaria ou vir explicacaes sobre as aparicoes de nossa senhora e outras demostracoes .de presencas de deus .agradeco muito a voces so falta issso para eu ficar ateia .
Qual deles existe? O mata bebés e lança pragas dos judeus e dos cristãos, o mata tudo que seja infiel dos muçulmanos, os 133 deuses da india, o nirvana do buda, os deuses gregos, os deuses dos egipcios, os deuses dos babilonicos, o Tao dos chineses, os orixas dos africanos, os deuses dos vikings, o grande espirito dos indios americanos, ou o quetzecoal dos sul americanos?
@@mariamaria6070Todas essas figuras que você citou são diferentes interpretações do mesmo Deus e/ou de suas faces. Deus nada mais é do que a existência própria existência, que se manifesta de incontáveis formas. Não sei se o carinha acima foi literal, mas se foi, ele está certo, Deus é literalmente tudo. O ser humano, por não compreender quem é Deus(tanto no sentido geral, quanto no fato de não compreenderem conceitos como amor, ódio, ordem, caos, vida e morte, entre outros, que são muitas das faces de Deus), cria sua própria figura divina, não só para compreender e se conectar com Deus, como também para se indentificar nele. Vocês(ateus) também tem uma imagem de Deus, a chamam de ordem natural das coisas.
Se a vida na terra surgiu de algo que não tinha vida, o universo poderia muito bem ter surgido do nada abraçar o mistério é poder descansar nunca teremos respostas para tudo
Na espiritimos eles falam que o mal existe, porque o homem é livre e isso faz a sua evolução espiritual, mas eu acredito que se um Deus onipotente existe, porque permitir o sofrimente para evoluir? porque ele criou um mundo onde a vida é tão cruel. A natureza ele é algo muito cruel, por mais bonita que seja, ela é algo cruel, onde os animais vivem uns comendo os outros. Mas eu acredito que A vida foi gerada de uma energia e essa energia não é sensiente e nem inteligente. Mas ainda acredito que existe alma, mundo espiritual, mesmo não acredito em um criador, a vida foi criada de uma forma bem mais complexa que a existencia de um criador.
Bertrand Russel se declarou agnóstico. Eu sigo seu pensamento. Não obstante, como Bertrand Russel, sou crítico da religião em geral, principalmente do cristianismo e do islã como religiões que promovem intolerância, crueldade, desumanidade e destruição. O cristianismo em particular é o pior do pior que já apareceu neste mundo. Nas palavras de B. Russel, quanto mais se acredita no cristianismo, pior o estado geral das coisas. A grande questão ética relacionada com relação à religião é se se deve tolerar a intolerância. Leonardo Boff, teólogo, afirma que não. Uma contradição, porque a religião em geral é intolerante. O cristianismo já foi um sistema totalitário. Hoje o islã é um sistema totalitário em muitas partes do mundo.
O ônus da prova de recai sobre quem quer provar, seja ateu ou crente. Esse é o ponto. Se o Dawkins quer provar que Deus não existe o ônus é dele. Se o Malafaia quer provar que Deus existe o ônus é dele.
Deus não é uma religião, deus não é um país, Deus não se resume a bíblia. Deus é tudo que existe. O mal é uma possibilidade do homem pratica-lo, ele não foi criado, ele é possível.
Se D us é criador como poderia alguém te lo criado? Ora ora, se fizermos uma regressão na evolução vamos chega no início, ou seja no nada, o qual está contido dentro do Dus, mesmo porque por Ele ser infinitamente grande, obviamente somente dentro Dele mesmo haveria "espaço " para ser ocupado com toda a criação. Dus por ter em sua essencia a criatividade tbem criou o mal, inclusive o mal com u, afinal ele é ou não o criador perfeito? Ele não interfere no livre arbítrio porém é o mantenedor de tudo que criou(da vida) .
Então é contraditório, por que vc disse que não dá para provar, que Deus existe ou não, depois vc diz que tem evidências da não existência de Deus contradição total.
Jesus não visitou os apóstolos de forma individual, mas em grupo, portanto a teoria de ser mentira o seu ressuscitação é falsa, Ele ressuscitou sim para desespero dos ateus.
Na verdade todas as aparições foram momentâneas e individuais, como a única [quase] testemunha disso nos diz [I Coríntios 15:3-9], e a única aparição que não foi individual, onde "500 irmãos viram de uma vez", parece mais com o milagre do sol de Fátima do que com qualquer Cristo ressuscitado aparecendo a eles [Atos 2:1-4], todas as aparições tiveram essa mesma natureza, não teve tumba vazia ou feridas abertas, apenas uma revelação dos céus [II Coríntios 12:2-5]. O fato dos romanos não terem dado a mínima para os cristãos terem supostamente "roubado túmulos" é, por si só, uma evidência contra a ressurreição, se o único "cristo ressuscitado" conhecido pelos apóstolos era um espírito incorpóreo no céu, então qual a chance disso não ser só mentiras ou alucinações?
Ninguém ressucitou, é inventado amigo. Se fosse verdade ainda nos dias de hoje estariam ressucitando pessoas por ai, como o próprio Jesus disse. Só existe milagre dentro da bíblia, fora dela nada tem.
A evolução sim, é um fato, mas daí usar isso p explicar e dar apoio à teoria da evolução em detrimento do criacionismo é muito devaneio. Não crer em Deus coloca os ateus em uma situação muito difícil, pois todas as explicações que falam é comparável a filtrar água com peneira de pedreiro.
A realidade, o dia a dia, os fatos, a história e o cotidiano da vida real comprovam, diariamente, a inexistência de um Deus e uma suposta espiritualidade que zela pela humanidade. Ademais, as religiões são somente formas de ideologias, que uns se identificam e outros não. O cristianismo, por exemplo, é uma ideologia baseada na mitologia cristã, mas tem gente que ainda acredita que se trata de algo real.
O que prova para você a inexistência de Deus e espiritulidade não é a realidade, é sua bolha de racíocinio. Quero dizer, qual sua base para afirmar isso? A suposta inatividade de ambos, dado ao sofrimento do mundo? Fala sério irmão, até Terraplanistas tem bases mais fortes para defender suas ideias. No fim, você é idêntico aos fanáticos religiosos, suas convicções lhe são mais importantes do que a verdade. O fato de você demonstrar desconhecer o básico do básico do assunto é uma prova disso.
Evolução, tal como ocorreu com os cães. Uma espécie diferente se reproduzia, novas formas surgiram e somente as mais perseverantes continuaram existindo, se foi por acaso ou por necessidade é algo mais complexo, mas foi um processo natural.
@@RosaliaQuirino-b8r Sabe por que um cão da raça terrier [tipo pitbull e buldogue] difere de um cão da raça dachshund [tipo cachorro-salsicha] mesmo que eles tenham um único ancestral em comum? Simplesmente porque nós, humanos, só permitimos os cães com a forma mais adequada pra uma determinada função cruzassem.
Daniel, a defesa do ateísmo comporta milhões de argumentos, evidências, linhas de abordagem, tanto que eu penso se não já passou da hora de tudo isso ser unificado numa espécie de Enciclopédia do Ateísmo. Alguém teria que tomar a iniciativa! Imagina o quanto isso iria facilitar a vida dos ateístas. O que você acha da ideia?
@@ezequiassaidcalil8664 ENTENDO ! ESTA ENTAO 90 POR CENTOS DOS BRASILEIROS , VIVENDO UMA MENTIRA , UM CONTO DE FADAS? POIS O BRASIL AINDA A MAIORIA EH CRISTA , LAMENTAVEL MILHOES VIVENDO UMA MENTIRA ! ISSO , SE DEUS NAO EXISTIR EH CLARO !
@@CiênciaeFilosofia-r6i EXATAMENTE, A RELIGIÃO SO EXISTE PORQUE ELA CONFORTA AS PESSOAS E TAMBÉM OS SEUS SEGUIDORES TEM A CARA DE PAU DE FORÇAR ESSE PENSAMENTO EM CRIANÇAS QUE NÃO SABEM DE NADA, E CHEGAM AO NIVEL DE BATER ACASO ELES DIGAM QUE NÃO QUER IR Q IGREJA
@@emanuel_616 fato ! É mais plausível dizer que após a morte existe vida eterna no céu 🌌 do que morreu acaba e você deixa de existir para SEMPRE ! Obs : eu sou católico , mas é fascinante sentir o frio na barriga , Deus existe ? Ou não ? Acho muito interessante !!!
Caros colegas, eu sei que aqui tem muitas pessoas que possuem uma fé profunda em Deus, e que isso é muito importante para vocês. Eu também sei que vocês são pessoas inteligentes e abertas ao diálogo. Por isso, eu gostaria de compartilhar com vocês alguns argumentos que me levaram a não acreditar mais na existência de Deus. Eu não quero que vocês mudem de ideia, mas apenas que vocês entendam o meu humilde ponto de vista. O primeiro argumento que tenho é o da incoerência lógica. Se Deus é onipotente, onisciente e onibenevolente, como vocês acreditam, então ele deveria ser capaz de criar um mundo sem sofrimento, mal e injustiça. Mas nós sabemos que o mundo está cheio dessas coisas. Como explicar essa contradição? Alguns dizem que Deus permite o mal para testar a nossa fé, ou para nos dar o livre-arbítrio. Mas isso não faz sentido, pois um Deus perfeito não precisaria testar nada, nem impor condições para nos amar. Além disso, o livre-arbítrio não justifica o mal natural, como terremotos, doenças e mortes. Se Deus existe, ele é ou incapaz, ou indiferente, ou malévolo. O segundo argumento que tenho é o da falta de evidências. Se Deus existe, ele deveria se manifestar de alguma forma clara e inequívoca, para que todos pudessem reconhecê-lo e adorá-lo. Mas nós não temos nenhuma prova concreta da sua existência. Tudo o que temos são livros religiosos, tradições, "milagres e revelações", que são contraditórios, duvidosos e subjetivos. Como saber qual religião é a verdadeira, se todas afirmam ter a palavra de Deus? Como confiar em milagres, se eles podem ser explicados por causas naturais ou fraudes? Como aceitar revelações, se elas podem ser fruto de alucinações ou delírios? Se Deus existe, ele é ou escondido, ou silencioso, ou inexistente. O terceiro argumento é o da desnecessidade. Se Deus existe, ele deveria ser a causa primeira e última de tudo o que existe. Mas nós não precisamos de Deus para explicar a origem e o funcionamento do universo. A ciência já nos mostrou que o universo pode ter surgido de uma flutuação quântica, e que segue leis naturais que podem ser compreendidas pela razão. A filosofia já nos mostrou que a moralidade pode ser baseada na razão, na empatia e no consenso social, e não em mandamentos divinos. A psicologia já nos mostrou que a religião pode ser uma projeção das nossas necessidades e desejos, e não uma resposta às nossas perguntas. Se Deus existe, ele é ou irrelevante, ou desnecessário, ou supérfluo. Esses são alguns dos argumentos que me fazem não acreditar na existência de Deus. Eu sei que eles podem parecer ofensivos ou insuficientes para vocês, mas eu peço que vocês os considere com honestidade, humildade e respeito. Eu não pretendo abalar fé de ninguém (afinal, quem sou eu para fazer isso? Eu não sou ninguém!), mas apenas quero mostrar a minha razão. Eu espero que vocês possam fazer o mesmo, e que possamos continuar sendo cordiais e respeitosos uns com os outros, apesar das nossas diferenças de pontos de vista. Um abraço.
Porra, Daniel! O entrevistado não é ele? Por que você fala taaaaaaanto! Se contenha, cara! Totalmente "over"! Entrevistador falar bem numa entrevista é bom e fundamental. Mas, demais, é demais! 🤷♂️😎
📚 Cursos do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/plus/cursos/
🧠 Seja membro do IPA+, o Clube de Ciência e Filosofia do Instituto Ponto Azul: institutopontoazul.com.br/
💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: th-cam.com/users/danielgontijojoin
🤝 Meu grupo no Telegram: t.me/profdanielgontijo
✏ Canal do Instituto Ponto Azul: www.youtube.com/@InstitutoPontoAzul
🔗 Minhas redes sociais: lkt.bio/danielgontijo
~ Livro "Ser ateu" (Matheus Benites): amzn.to/3tQvtNh
~ Livros mencionados ou que eu indico:
- Filosofia da Religião: uma introdução (William Rowe): amzn.to/41YbE3d
- Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z
- Deus não é grande (Christopher Hitchens): amzn.to/32QhyGC
- História do ateísmo (Minois): amzn.to/2UHlg0a
- Variedades da experiência científica: Uma visão pessoal da busca por Deus (Carl Sagan): amzn.to/3kIQZt5
- O espírito do ateísmo (André Comte-Sponville): amzn.to/3ccZ2wt
- O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião (Carlos Orsi): amzn.to/3IDqOzY
- Como Jesus se tornou Deus (Bart Ehrman): amzn.to/36SoUtO
- O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? (Bart Ehrman): amzn.to/2Kgo7Lz
- Despertar: Um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50
- Por que não sou cristão (Bertrand Russell): amzn.to/3s87qSZ
- O relojoeiro cego: A teoria da evolução contra o desígnio divino (Richard Dawkins): amzn.to/3AhyT9u
- Paranormalidade: por que vemos o que não existe? (Richard Wiseman): amzn.to/32EaAUL
- No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XruoWq
Instituto Ponto Azul ou Instituto Padre Quevedo?
Em outro vídeo desse canal, um epistemologista da religião diz que todo conhecimento é uma crença. Logo, não podemos ter uma fé científica, uma fé que acredita absolutamente e totalmente que a Ciência declara sempre a verdade. Durante 200 anos, as Leis de Newton acertaram. Todas as órbitas dos planetas do Sistema Solar são explicáveis pelas Leis de Newton, com exceção de Mercúrio. As Leis de Newton prevêem erroneamente que existe um planeta entre Mercúrio e o Sol e a órbita desse planeta é explicável apenas pela Teoria da Relatividade. As Leis de Newton são muito confiáveis porque a Engenharia Mecânica as utiliza e possuem várias aplicações, mas não explicam corretamente tudo. A Teoria da Relatividade é uma ampliação das Leis de Newton. Pelas Leis de Newton, é possível um objeto viajar a 5 milhões de km por segundo e a Teoria da Relatividade diz que não é possível porque a velocidade da luz é o limite possível na Natureza. As Leis de Newton são crenças que acertam muito, mas não são infalíveis.
No vídeo sobre epistemologia social, o entrevistado diz que nossos equipamentos cognitivos são limitados, logo a Ciência tem que ser um empreendimento coletivo. Duas cabeças pensam melhor que uma. Concluo que é muito importante vivermos em sociedade e escutarmos as opiniões, conhecimentos e informações de outras pessoas sobre todos os assuntos. Tem gente que se casa com quem não presta e os familiares avisam.
Foi um prazer e uma honra participar desta conversa! Obrigado Daniel e a todos que participaram!
Valeu, mano! Foi legal demais!
Parabéns! Foi muito bom!
Vi no minuto 36:42 por aí vocês comentando da questão da "antropomorfização". O que venho colocar é que nas revelações e inspirações que dão origem às grandes tradições espirituais e religiões vêm do que está além do humano e racional, sendo suprarracional. O desenvolvimento que é humano através das doutrinas e do simbolismo que aponta para verdades superiores e inexprimíveis. Outro ponto é que o universo é contingente e depende de Deus, pois em Deus ou no intelecto ou verbo divino contém a potência ou os todos conjuntos de possibilidades lógicas e matemáticas que fazem as moléculas se ligarem dando origem a algo, pois se não fosse assim as moléculas nem se ligariam. Outro ponto que coloco é que o alvo da metafísica é a ontologia porém a metafísica não se trata apenas de ontologia porque o Ser não é o mais universal dos princípios.
Também tem as modalidades de existência que estão além da corpórea, ou seja, para além do tempo, espaço e matéria.
Estoy escuchando tu entrevista y ya me suscribí a tu canal después de escuchar esta entrevista voy a mirar algunos videos de tu canal te deseo el mayor de los éxitos Saludos desde Uruguay ✨️ 🇺🇾 🩵🇺🇾🫶✨️
@@estudosoliveira7938 A ideia de que "se no mundo há ordem então é necessário que alguém ou algo coordene e dê finalidade a todas as coisas" é baseada em antropomorfismo.
Todavia, não há nenhuma prova de que realmente todas as coisas e todos os seres possuam uma finalidade. Essa afirmação está baseada apenas em uma opinião influenciada de antropomorfismo (que vê que os homens ao fazerem as coisas geralmente estabelecem uma finalidade do porquê farão aquilo, então supõe-se que o universo que está aí já pronto deve ter sido projetado por alguém que também tinha uma finalidade em mente, tal como é de costume nós seres humanos fazermos ou seja... isso não é nada mais que projetar um ser idealizado com base naquilo que nós somos). Não há como uma opinião discutível (por estar baseada em um fundamento tão frágil como antropomorfismo, como já dissemos), ser prova de alguma coisa.
E você fala de "revelações e inspirações" que dão origem às grandes tradições espirituais vêm do que está "além do humano e racional", só que baseado em quê provas??? Como provar que algo foi de inspiração divina e não da mente imaginativa e intencional do crente?
A inspiração dos Evangelhos canônicos, por exemplo, nunca existiu. Eles foram impostos pela igreja, escolhidos por critérios arbitrariamente racionais, pois os 4 evangelhos canônicos simplesmente foram baseados nos 4 pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste). Nunca teve nada de inspirado ou divino.
Tudo decido em Concílios. Os concílios da igreja católica eram reuniões onde humanos decidiam o que deveria ser considerado divino ou não, para que outros humanos fossem doutrinados a achar que essas decisões humanas tivessem algo de totalmente divino. O resultado dessas decisões humanas perdura até os dias de hoje como algo totalmente divino, mas não são.
Se não conhecemos nem 1% do universo em sua totalidade, fica claro que cravar uma explicação sobrenatural sobre quem ou o que criou o universo, não passa de pura presunção humana, uma tentativa desesperada em criar uma explicação para responder a um mistério com outro mistério ainda maior.
Afirmar que alguma coisa existe ou "é", não faz com que ela realmente exista ou seja. Posso afirmar que existe uma cobra azul abraçando o universo. O que isso pode acrescentar aos conhecimentos que temos sobre o universo? Absolutamente nada, já que a minha afirmação da existência de uma cobra azul abraçando o universo não tem e nem pode ter o poder de fazer com que efetivamente exista uma cobra azul abraçando o universo. A mesma coisa vale para a perfeição: afirmar que deve existir um perfeito bem, uma perfeita beleza, etc... não obriga a que esses pontos perfeitos realmente existam, o mesmo posso dizer do grau máximo da perfeição, que dizem ser Deus.
Ótimo papo. Talvez o melhor do canal. Duas pessoas inteligentes em uma discussão extremamente clara e serena. Um pouco mais ateu agora....
Conheci o canal do Matheus a uns 15 dias atrás, bem racional e inteligente...
O trabalho do Matheus é sensacional... de alto nível intelectual... parabéns!
Faz, mais ou menos, um ano que acompanho seu canal. O que mais me chamou a atenção nele, foi sua humildade. Sou um ateu 100% convicto. Por muitas vezes muuuuuito arrogante. Você tem me ajudado a desenvolver "generosidade Intelectual". Tenho 52 anos ou ateu desde os 26 anos (me lembro do dia exato em que me tornei ateu). Fui católico até os 13 anos e mudei pro Adventismo do 7º Dia aos 17 anos. Sou físico e professor de Física na rede Estadual de SP e prof. de matemática na rede municipal de SP.
Se um dia, não tiver alguém interessante para entrevistar, me coloco a disposição para contar minha "desconversão.". rsrs
Grande Abraço.
Seria bom você participar de um debate com Marcos Eberlin.
Tenho 63 anos e nunca fui religioso. Desde criança eu via com reservas essa conversa de Deus. Minha mãe me levava para a missa mas eu achava muito estranho todo aquele ritual. Eu pensava "por que Deus necessita de tudo isso?". Minha relutância em relação à religião certamente foi devido à influência do meu pai, que era ateu (já falecido). Por volta dos 14 anos é que passei a me declarar ateu. Meu ateísmo nada teve a ver com leituras ateístas, mas apenas por intuição, observação. O único ateu que eu conhecia era meu pai. Meus amigos, parentes, vizinhos, colegas de escola, etc, eram religiosos, e ficavam chocados quando eu dizia que não acreditava em Deus. Muitas vezes eu cheguei a achar que eu e mau pai eramos ateus por termos alguma deficiência mental. Durante minha vida conheci pessoalmente poucos ateus, talvez uma dúzia. Só com o aparecimento da internet é que vi que há muitos ateu.
Mais uma entrevista excelente, também conheci o trabalho do Matheus esses dias e fiquei impressionado, muito bom ter gente com esse gabarito e qualidade em nosso meio.
Conteúdo de qualidade é aqui! EUREKA! achei, achei... Bravo Daniel.
Sensacional discutir o ateísmo do ponto de vista da filosofia. Enquanto assistia me lembrei que uma vez (eu ainda cria) uma criança me perguntou onde a gente pisava antes de deus inventar o chão. Respondi que ele inventou o chão primeiro. Hj, ouvindo vcs, me dei conta que ela usou o verbo inventar e não criar. As crianças são muito maravilhosas ❤
Ótima live como sempre, parabéns !!!
Estava pensando sobre Deus, nós céticos as vezes exigimos algumas manifestações como a cura de um câncer, um deficiente voltar a andar ou que apareça alimento na dispensa de uma família pobre mas essas coisas vão além da física, impossíveis que aconteçam do nada então pensei pq Deus não age ou se mostra em algo natural como por exemplo a chuva, milhares de pessoas e animais sofrem com a falta d'água aqui perto de nós no nosso nordeste, são idosos e crianças que precisam andar quilômetros com baldes para buscar água, além dos animais que precisam ser escorados (isso mesmo, ESCORADOS ) por que não tem mais forças para se manter em pé de tanta sede e desnutrição, então Deus sendo oniciente, onipresente e onipotente, aquele que criou o universo e rege todas as forças da natureza qual a dificuldade de fazer chover por alguns dias nessas regiões ?
Sendo que o homem de forma artificial consegue fazer a chuva em pequenas aéreas através de pulverização de sal nas nuvens e Deus não?
Se ele criou tudo como pode ver sua criação se acabando em sofrimento e não fazer nada ?
E não pode falar de falta de fé pois essas comunidades do interior do nordeste são talvez as mais religiosas, pra não me estender muito isso é apenas um questionamento entre tantos pois com certeza a grande maioria do humanos se tivesse o poder que esse Deus tem não deixaria nada disso acontecer....
Que comentário cirúrgico… 👏🏻
O argumento da existência do mau. Assim, eu, pessoalmente, não acho que essa argumentação seja a melhor para o ateísmo (até pq pode ser que esse deus seja, afinal, mau, ou até indiferente), mas é uma boa réplica contra o deus bondoso.
O Velho Deus da Bíblia é uma ficção religiosa inventado por escribas picaretas da era do bronze que acreditava que a terra era o centro do universo... ou seja é o nada divinizado... e nada vem do nada ou volta ao Nada...
@@RafaelValeira Parece que a bondade e o "Amor" são criações humanas a partir de momento em que o homem foi evoluindo e vivendo em sociedade, na natureza nua e crua um predador não quer saber se a presa tem filhotes em sua toca para alimentar, é a lei da sobrevivência e os nossos ancestrais também eram assim, baseado nisso dá a impressão que se um Deus criou tudo parece que não está nem aí e vale a lei do mais forte, aí vão falar que o homem é a criação perfeita.... tá bom, basta ver as atrocidades de alguns malucos por aí....bom é isso, apenas reflexões.
@@marujo1910 criação perfeita, e eu tive apendicite aos 10 anos! hahahahah
Sempre achei essa asserção de "criação perfeita" extremamente bizarra, tanto levando em conta aspectos sociais (como vc pontuou), como aspectos biológicos.
"Ah, mas isso é culpa do pecado original"
Então isso é mais outra evidência de que o homem não é a criação perfeita!
Ótima Live. Acompanho o Benites em seu canal.
Pra mim, a grande questão é como um ser pleno e poderoso, sem necessidade de nada, decide criar o universo e, principalmente, os homens. Do que ele teria tido falta?
00:07 Explorando o ateísmo e a existência de Deus
02:12 O ateísmo é uma crença baseada em evidências.
07:21 O ateísmo é uma postura mais razoável e ética do que o agnosticismo.
09:47 O ateísmo é mais ético e razoável
14:27 O ateísmo é a escolha mais razoável
16:59 As religiões contêm sabedoria, mas a dimensão sobrenatural é fictícia.
21:03 Filósofo discute a refutação de Dawkins e os argumentos de Tomás de Aquino para a existência de Deus
23:01 O conceito de Deus como a causa não causada.
27:01 Recomendações para livros e discussões relacionadas à filosofia
28:46 Discussão sobre a crítica ao ateísmo e ao conceito de que tudo vem do nada.
32:44 A dificuldade de por que o ser existe na filosofia
35:21 A seleção natural explica a complexidade sem criação
40:04 A evolução é o fio condutor na criação das coisas.
42:06 Discussão sobre argumentos ontológicos para Deus
46:08 O conceito de Deus é uma ideia primordial, mas existem objeções baseadas na teoria quântica e na evolução da compreensão do tempo e do espaço.
48:12 A crença em Deus está ligada à crença na mente e tem origens evolutivas.
52:16 A perspectiva de Agostinho sobre o mal e o pecado
54:08 O problema do mal desafia o conceito de um Deus todo-poderoso e onisciente.
58:13 Nossas escolhas são moldadas pela genética e pelo condicionamento, desafiando a ideia de livre arbítrio.
1:00:19 O livre arbítrio é uma ficção útil, mas continua a ser uma ficção.
1:04:31 Discutindo a probabilidade de um Deus indiferente
1:06:34 Definindo o conceito de Deus no ateísmo
1:10:42 Milagres são raras exceções, não são ocorrências frequentes na natureza.
1:13:09 As pessoas podem interpretar as experiências psicológicas como sobrenaturais.
1:17:16 As pessoas morrem por ideias, mesmo no século XX.
1:19:13 Vários indivíduos religiosos e não religiosos relatam experiências anômalas.
1:23:23 A moralidade é diversa, não uma lei moral objectiva.
1:25:21 A moralidade não precisa de uma fonte transcendente para a universalidade.
1:29:25 A maioria da população mundial não se identifica como cristã.
1:31:20 O Instituto de Filosofia oferece cursos sobre temas como origens, ateísmo e história.
1:35:12 Promover o pensamento crítico e a compreensão da fé
1:37:04 Incentivar o pensamento crítico e contribuir para o debate público.
Mais um excelente vídeo, parabéns aos dois e obrigado!
Assim este Professor é fera na filosofia existencialista, boa pegada!!! Sou grato por tantos conhecimentos e destreza racional deste professor!!!
Eu nunca vou me cansar de agradecer a esse canal por tanto conhecimento!!! Literalmente estou me salvando vendo lives maravilhosas como essa!!! Gratidão infinita por compartilhar a luz!! 💛✨
Que legal!!! Ótimo convidado
Que conversa maravilhosa e viciante! Matheus é muito inteligente. Seguindo nas redes sociais em 3, 2, 1.
Gostei muito da live. Excelente explanação, por parte do Matheus, dos principais conceitos filosóficos que existem sobre o assunto, embora sem esgota-los.
Parabéns aos dois.
Um Deus que não acaba com o mal e com sofrimento não serve pra nada...
Ou Deus ama a todos ou não ama ninguém...
O Velho Deus da Bíblia é mitologia e fábula judaica...
que raivoso kkk
@@Marco-dn9oh
🤣🤣🤣🤣🤣 que acéfalo fanático! Kkkkkkk
Dois grandes Mestres! Daniel e Mateus..❤..show de conhecimento !
Matheus Benites, super embasado nas suas argumentações sem ser indelicado ou intolerante! Comprei o livro e recomendo! Sigo o canal dele e tem muito conteúdo de qualidade. Obrigada Daniel!
Pra mim um dos maiores argumentos contra a existência de um Deus moral é o sofrimento dos animais na natureza.Como um ser infinitamente bom vai criar leis na natureza que permitem uma linda gazela ser devorada viva por hienas ....imagine o horror e sofrimento do bichinho naquela hora....sendo que ele todo poderoso poderia fazer com que as formas de vida se alimentassem por foto síntese como as plantas.Uma pessoa moralmente boa vai criar um lindo quadro...uma linda música...vai inspirar coisas boas e não o sofrimento desnecessário se pode criar de outra forma.
O sofrimento dos bichinhos é morte e sangue e isso explica também o sofrimento humano ao longo da história! Bem vindo a selva onde os mais fortes e adaptáveis sobrevivem.
É assim.....estamos jogados em uma selva.
Qualquer Deus nessa situação séria horrível.
Se existir algum Deus ele não é muito bom...e eu não posso dar graças a Deus achando que ele é bom só porque tenho um grande emprego ou saúde, enquanto milhares de crianças e que merecem muito mais do que eu morrem a cada hora de fome e inanição no mundo ...agora mesmo!
Justamente, mas aí sempre tem um que vai dizer… não mas é isso ou aquilo. Sempre procurando a justificação pra tantos atos terríveis.
Excelente! Gostei bastante! Acho q esses conteúdos são muito necessários! Para a maior parte de nós, leigos, é muito mais complicado rebater os argumentos teístas, teológicos e tal. Parabéns pelo trabalho! Sou fã!
Esta semana aqui no meu estado uma família inteira... pai, mãe, duas crianças e um adolescente perderam as suas vidas em um acidente de veículo...nos comentários da notícia muitas pessoas dizendo que Deus conforte a família e os amigos da familia morta, qie Deus coloque todos em um bom lugar. Ora! Não seria melhor esse suposto Deus ter livrado essas pessoas da morte? Veja que pensamento imbecil de quem acredita nesse Deus imaginário.
Na família da minha esposa, católicos fervorosos até hoje, um casal foi até Aparecida anos atrás, na basílica da padroeira, para pedir proteção e benzer o veículo que eles haviam comprado. No retorno, bateram o carro e morreram.
Super gostei e compartilhei 🙌 por mais encontros como esse please 🙏
Acompanho e sigo os dois. Um verdadeiro presente esse cross over
Caro! Daniel contijo você é "um cara de Deus" mesmo que você seja ateu, você tem luz.
Melhor canal de Ateísmo!
Gente, é o seguinte. Eu era cristão mas hoje não tenho nenhuma religião, o que me fez deixar de ser cristão foi a própria Igreja que interpreta a Bíblia de maneira fundamentalista e literal, recrimina homossexuais etc. Na verdade nunca consegui me dar muito bem com religião mas sempre tive muita fé. Precisei de fé, amor e ciência para controlar minha bipolaridade, transtorno obsessivo compulsivo e transtorno involuntário compulsivo, hoje, aprendi que para me tratar de uma doença é necessário ter um conjunto e fatores. Os principais fatores no meu caso foram a fé o amor e a ciência.
Muito bom! Gostei do pensamento: O Nada não pode ser então nunca houve um Nada anterior
Daniel e Matheus brilharam! Ambos excelentes! Quanto a existência, pq não poderia se um panteão já que era a origem?
Daniel você poderia por favor compartilhar mais sugestões de livros sobre ateísmo, neurociência , e alguns assuntos sobre psicologia?
Gostaria de deixar a sugestão de você falar sobre o livro A Origem de Tudo do Jungen Kaube. Agradeço e sucesso. Vou assistir a Live novamente kkkkk
Muito maneiro esse bate-papo
muito bom! diferente das crenças teológicas, à crença no ateísmo é baseada em evidências.
Ótimo vídeo!!
Peguei ontem a live pela metade, mas gostei muito do entrevistado! Parabéns!
Matheus Benites😍 Sigo ele nas redes sociais!! Ele é grande estudioso tbm!
Todos comentários são bem vindos....o importante é participar.....entender os pontos de vistas.....porque a existência é mistério!!!!.......a vida de todos os seres vivos é sobrenatural..........atuando em um mundo natural 🌎
Já me inscrevi no canal do Benites!
MT top essa live👍❤
professor admiro seu trabalho pq realmente tem pessoas bitolados e acreditão mais nos líderes religiosos.porem Deus não está preocupado com oq pensamos o prosseço segue naturalmente abç
Vou assistir agora, e já sei que vou gostar ❤
Não existe como acreditar que Deus não existe com base em evidências, pois não existem evidências da inexistência de Deus, você pode até dizer que não acredita pela falta de evidência, mas a falta de evidência não é evidência de falta, logo você não acredita que Deus não existe por causas das evidências. Se você não tem evidências para acreditar que Deus não existe sua opinião não é justificada e se ela não é justificada então, segundo a sua própria cosmovisão, não é conhecimento.
Excelente live!!! ❤
Matheus é bravo.
Na Bíblia são mencionados mais de 80 deuses e deusas... o judaísmo primitivo era politeísmo puro... é só ler o filósofo Voltaire que cita alguns deuses adorados pelos judeus...
Prefiro acreditar que existe algo superior e nós somos tão "ignorantes" ,usamos tão pouco nosso cérebro que não conseguimos entender. Fazemos parte do universo,somos energia. Bora viver de boas e vida que segue 😅🙌
Jamais um "ser superior" criaria o ser humano. Jamais.
Palavras do filósofo indiano Jiddu Krishnamurti: Seja o seu líder, estude, não deixe que nenhum Daniel "faça a sua cabeça".
Mais uma vez se esqueceram de delimitar o que entendem por "Deus". Deus para Platão, era um coisa, para Aristóteles outra e para Tomás de Aquino outra completamente diferente.
Ótimo video , eu a o ser ateu e amadureci muito desde que aprofundei em meus estudos e percepção do mundo . As coisas não surgiram do nada pq o nada absoluto não existe . Sempre existiu pelo menos partículas quânticas, alguma energia e tal.
Daniel de acordo com seu pensamento, pq o homem não tem 3 olhos ou ainda pq não tem um olho na frente e outro atrás? Pra que temos dois ouvidos? E pq os ouvidos tem a função que tem? Qual a necessidade do acaso criar surgir assim? Vc tem resposta?
Seria interessante uma live com o ateu Ernesto Ruckert sobre argumentos teístas que eram muito populares entre apologistas cristãos nos tempos de Orkut e início do Face.
Coitado este envelheceu mal, virou nagacionista climático e sabe-se lá mais o que.
@@euzimeumesmo Tenho problemas com o Ernesto, sobretudo porque a velhice não fez bem a ele, mas muita gente contraditória já apareceu por aqui e acho que vale a pena analisar separadamente as coisas.
a fé é baseada em evidencias
É incrível que há milenios não se descutia sobre Deus, mais precisamente o deus católico.
Com a evolução da mente humana, essa necessidade se fez presente. Ou seja há apenas 2 mil anos essa entidade iniciou sua trajetória.. E uma grande parte dos homens se entregou a eesa tarefa; confirmar a presença. Veio o poder, a riqueza, a influência no mundo, então, como uma pandemia se alastrou.
E hoje estamos submetidos a esse fanatismo.
Boa noite de limeira -sp
Se partimos do pressuposto que Deus existe. Sendo dua essência imaterial. Qual a possibilidade de alguém provar a existência de Deus cientificamente, se a ciência estuda a matéria e suas variações?
Exatamente. Esse é o problema de boa parte dos argumentadores ateus, querem aplicar a lógica da realidade material para tentar refutar a realidade espiritual.
Se o 'Deus' que você se refere é um deus pessoal, então a probabilidade é altíssima, afinal, se ele é uma divindade pessoal e nós somos sua criação, então haverão sinais de sua interferência e intencionalidade [daí vem aquele movimento religioso "design inteligente"], não há nenhuma razão para esse criador fingir que não existe, até porque dependendo da sua tese esse criador QUER se revelar ou quer revelar algo mais importante.
*_deus é um mecanismo de defesa para as pessoas que não podem lidar com a dura realidade da vida._*
Deus existe como o sol e a lua e o sol e as estrelas existe! Se não fosse Deus pai filho e espírito santo, não tinha este mundo tão lindo. Acorda antes de morrer! E veja suas obras para ao seu fim vc e todos nós ir morar eternamente com Deus! Só há dóis caminho após a morte céus e inferno! Todos tem o direito de escolher onde quer viver eternamente;
amigo comparar algo que você não vê a algo que você não vê e idiota, cadê os argumentos que ele existe ? vocês religiosos não tem argumentos nos podemos explicar cada detalhezinho do porque a vida existe, e assim... eu não sei se você sabe mas o estado natural do universo e existir não tem como algo físico não existir né meu amigo.
Faltou Marcos Eberlin nesse debate...
Os m somos quetinamentos que tenho, são também dos comentários, então não me sinto mais sozinha.
Valeu pela dica do restaurante nordestino. Rs.
A evolução sempre vai depender do antes para existir o depois. Então a evolução não é tudo nem nada, é alguma coisa.
Quando o Dawkins fala de biologia ele brilha, quando fala de ateísmo eu acho ele muito mais do mesmo.
Debatezinho entre Guilherme Freire e Matheus Benites, por favor! Ou, ao menos uma roda de conversa
Daniel não faz debate
@@euzimeumesmo obg, secretário
@@euzimeumesmo obg, secretário
Oi gostaria ou vir explicacaes sobre as aparicoes de nossa senhora e outras demostracoes .de presencas de deus .agradeco muito a voces so falta issso para eu ficar ateia .
Deus existe e Deus é tudo.
Qual deles existe? O mata bebés e lança pragas dos judeus e dos cristãos, o mata tudo que seja infiel dos muçulmanos, os 133 deuses da india, o nirvana do buda, os deuses gregos, os deuses dos egipcios, os deuses dos babilonicos, o Tao dos chineses, os orixas dos africanos, os deuses dos vikings, o grande espirito dos indios americanos, ou o quetzecoal dos sul americanos?
@@mariamaria6070Todas essas figuras que você citou são diferentes interpretações do mesmo Deus e/ou de suas faces. Deus nada mais é do que a existência própria existência, que se manifesta de incontáveis formas. Não sei se o carinha acima foi literal, mas se foi, ele está certo, Deus é literalmente tudo. O ser humano, por não compreender quem é Deus(tanto no sentido geral, quanto no fato de não compreenderem conceitos como amor, ódio, ordem, caos, vida e morte, entre outros, que são muitas das faces de Deus), cria sua própria figura divina, não só para compreender e se conectar com Deus, como também para se indentificar nele. Vocês(ateus) também tem uma imagem de Deus, a chamam de ordem natural das coisas.
Se a vida na terra surgiu de algo que não tinha vida, o universo poderia muito bem ter surgido do nada abraçar o mistério é poder descansar nunca teremos respostas para tudo
MUITO BOM, FAZIA TEMPO QUE NÃO VIA ALGO DE VALOR NO YOU TUBE
Qual é o livro mais famoso de Bertrand Russel sobre o ateísmo? Por favor, alguém poderia indicar? Obrigado!
Procure no Google o "debate sobre a existência de Deus, entre Bertrand Russel e o padre jesuíta F. C. Copleston." É superinteressante!
Na espiritimos eles falam que o mal existe, porque o homem é livre e isso faz a sua evolução espiritual, mas eu acredito que se um Deus onipotente existe, porque permitir o sofrimente para evoluir? porque ele criou um mundo onde a vida é tão cruel. A natureza ele é algo muito cruel, por mais bonita que seja, ela é algo cruel, onde os animais vivem uns comendo os outros.
Mas eu acredito que A vida foi gerada de uma energia e essa energia não é sensiente e nem inteligente. Mas ainda acredito que existe alma, mundo espiritual, mesmo não acredito em um criador, a vida foi criada de uma forma bem mais complexa que a existencia de um criador.
Bertrand Russel se declarou agnóstico. Eu sigo seu pensamento. Não obstante, como Bertrand Russel, sou crítico da religião em geral, principalmente do cristianismo e do islã como religiões que promovem intolerância, crueldade, desumanidade e destruição. O cristianismo em particular é o pior do pior que já apareceu neste mundo. Nas palavras de B. Russel, quanto mais se acredita no cristianismo, pior o estado geral das coisas. A grande questão ética relacionada com relação à religião é se se deve tolerar a intolerância. Leonardo Boff, teólogo, afirma que não. Uma contradição, porque a religião em geral é intolerante. O cristianismo já foi um sistema totalitário. Hoje o islã é um sistema totalitário em muitas partes do mundo.
Deus EXISTE? EXISTE MAS NÃO EM ABSOLUTO
O ônus da prova de recai sobre quem quer provar, seja ateu ou crente. Esse é o ponto. Se o Dawkins quer provar que Deus não existe o ônus é dele. Se o Malafaia quer provar que Deus existe o ônus é dele.
Deus não é uma religião, deus não é um país, Deus não se resume a bíblia. Deus é tudo que existe. O mal é uma possibilidade do homem pratica-lo, ele não foi criado, ele é possível.
Deus existe, o ET de Varginha também!
Se D us é criador como poderia alguém te lo criado? Ora ora, se fizermos uma regressão na evolução vamos chega no início, ou seja no nada, o qual está contido dentro do Dus, mesmo porque por Ele ser infinitamente grande, obviamente somente dentro Dele mesmo haveria "espaço " para ser ocupado com toda a criação. Dus por ter em sua essencia a criatividade tbem criou o mal, inclusive o mal com u, afinal ele é ou não o criador perfeito? Ele não interfere no livre arbítrio porém é o mantenedor de tudo que criou(da vida) .
uma observaçõe vc sempre fala mais que oconvidado, queremos ouvir o convidado 😊
Gosto muito Ouvir o seu programa Queria poder compartilhar A minha experiência Com Deus 15:32
Olá
A ciência é Para explicar as coisas naturais Homem compreende das coisas do homem As coisas espirituais só se de cine e espiritualmente
Ate debatendo com ateu é fácil demais...
Então é contraditório, por que vc disse que não dá para provar, que Deus existe ou não, depois vc diz que tem evidências da não existência de Deus contradição total.
Não é contraditório. Provar é uma coisa, ter evidências é outra.
Eu adoro Daniel, mas acho que ele está falhando em falar mais que os convidados que, em minha opinião, deveriam ter suas falas menos interrompidas.
👏👏👏👏👏👏👏👏
Se tudo tem que ter um criador, estão quem fez Deus?
Se ele é atemporal, é eterno, nada eterno( sem começo nem fim ) teve algo antecedente a ele.
Engraçado. Poderia ter apresentado uma refutação de algum argumento clássico teísta. Ficou muito no eu acho...
Ateismo faz pensar, não é exato... isso é bom. Mas que tem muita loucura como a religião, tem sim.
Que alívio encontrar um canal como o seu.
É um oásis de lógica e racionalismo num deserto de insanidade mental.
Jesus não visitou os apóstolos de forma individual, mas em grupo, portanto a teoria de ser mentira o seu ressuscitação é falsa, Ele ressuscitou sim para desespero dos ateus.
A ressureição de Jesus é falsa pelo simples fato de não haver provas históricas disso.
Na verdade todas as aparições foram momentâneas e individuais, como a única [quase] testemunha disso nos diz [I Coríntios 15:3-9], e a única aparição que não foi individual, onde "500 irmãos viram de uma vez", parece mais com o milagre do sol de Fátima do que com qualquer Cristo ressuscitado aparecendo a eles [Atos 2:1-4], todas as aparições tiveram essa mesma natureza, não teve tumba vazia ou feridas abertas, apenas uma revelação dos céus [II Coríntios 12:2-5].
O fato dos romanos não terem dado a mínima para os cristãos terem supostamente "roubado túmulos" é, por si só, uma evidência contra a ressurreição, se o único "cristo ressuscitado" conhecido pelos apóstolos era um espírito incorpóreo no céu, então qual a chance disso não ser só mentiras ou alucinações?
Ninguém ressucitou, é inventado amigo. Se fosse verdade ainda nos dias de hoje estariam ressucitando pessoas por ai, como o próprio Jesus disse. Só existe milagre dentro da bíblia, fora dela nada tem.
A evolução sim, é um fato, mas daí usar isso p explicar e dar apoio à teoria da evolução em detrimento do criacionismo é muito devaneio. Não crer em Deus coloca os ateus em uma situação muito difícil, pois todas as explicações que falam é comparável a filtrar água com peneira de pedreiro.
Nesse ponto eu concordo.
Olha só a falta de incoerência de raciocínio desse cidadão, ele não conhece o corpo dele e quer saber sobre o Criador dele 😂😂😂😂
É oq omi?
A realidade, o dia a dia, os fatos, a história e o cotidiano da vida real comprovam, diariamente, a inexistência de um Deus e uma suposta espiritualidade que zela pela humanidade. Ademais, as religiões são somente formas de ideologias, que uns se identificam e outros não. O cristianismo, por exemplo, é uma ideologia baseada na mitologia cristã, mas tem gente que ainda acredita que se trata de algo real.
O que prova para você a inexistência de Deus e espiritulidade não é a realidade, é sua bolha de racíocinio. Quero dizer, qual sua base para afirmar isso? A suposta inatividade de ambos, dado ao sofrimento do mundo? Fala sério irmão, até Terraplanistas tem bases mais fortes para defender suas ideias. No fim, você é idêntico aos fanáticos religiosos, suas convicções lhe são mais importantes do que a verdade. O fato de você demonstrar desconhecer o básico do básico do assunto é uma prova disso.
Mas quem nos criou
seu pai e sua mãe
@@euzimeumesmo sim quero dizer como nasceu o primeiro humano
Evolução, tal como ocorreu com os cães.
Uma espécie diferente se reproduzia, novas formas surgiram e somente as mais perseverantes continuaram existindo, se foi por acaso ou por necessidade é algo mais complexo, mas foi um processo natural.
@@atoa2518 como assim cachorro
@@RosaliaQuirino-b8r
Sabe por que um cão da raça terrier [tipo pitbull e buldogue] difere de um cão da raça dachshund [tipo cachorro-salsicha] mesmo que eles tenham um único ancestral em comum? Simplesmente porque nós, humanos, só permitimos os cães com a forma mais adequada pra uma determinada função cruzassem.
O HOMEM CRIOU DEUS, LOGO ELE NAO EXISTE
Daniel, a defesa do ateísmo comporta milhões de argumentos, evidências, linhas de abordagem, tanto que eu penso se não já passou da hora de tudo isso ser unificado numa espécie de Enciclopédia do Ateísmo. Alguém teria que tomar a iniciativa! Imagina o quanto isso iria facilitar a vida dos ateístas. O que você acha da ideia?
de 0 a 10 , qual a chance de Deus existir , na sua logica ???
@@CiênciaeFilosofia-r6iEu diria MENOS DE UMA EM MIL. E nesse caso, nem estou me referindo a um deus jadaico-cristão.
@@ezequiassaidcalil8664 ENTENDO !
ESTA ENTAO 90 POR CENTOS DOS BRASILEIROS , VIVENDO UMA MENTIRA , UM CONTO DE FADAS?
POIS O BRASIL AINDA A MAIORIA EH CRISTA ,
LAMENTAVEL MILHOES VIVENDO UMA MENTIRA !
ISSO , SE DEUS NAO EXISTIR EH CLARO !
@@CiênciaeFilosofia-r6i EXATAMENTE, A RELIGIÃO SO EXISTE PORQUE ELA CONFORTA AS PESSOAS E TAMBÉM OS SEUS SEGUIDORES TEM A CARA DE PAU DE FORÇAR ESSE PENSAMENTO EM CRIANÇAS QUE NÃO SABEM DE NADA, E CHEGAM AO NIVEL DE BATER ACASO ELES DIGAM QUE NÃO QUER IR Q IGREJA
@@emanuel_616 fato !
É mais plausível dizer que após a morte existe vida eterna no céu 🌌 do que morreu acaba e você deixa de existir para SEMPRE !
Obs : eu sou católico , mas é fascinante sentir o frio na barriga , Deus existe ? Ou não ?
Acho muito interessante !!!
🎉🎉🎉
Vocês apresentaram reflexões superficiais, limitadas e erocêntricas para refutar um Deus cristão fantasioso.
Caros colegas, eu sei que aqui tem muitas pessoas que possuem uma fé profunda em Deus, e que isso é muito importante para vocês. Eu também sei que vocês são pessoas inteligentes e abertas ao diálogo. Por isso, eu gostaria de compartilhar com vocês alguns argumentos que me levaram a não acreditar mais na existência de Deus. Eu não quero que vocês mudem de ideia, mas apenas que vocês entendam o meu humilde ponto de vista.
O primeiro argumento que tenho é o da incoerência lógica. Se Deus é onipotente, onisciente e onibenevolente, como vocês acreditam, então ele deveria ser capaz de criar um mundo sem sofrimento, mal e injustiça. Mas nós sabemos que o mundo está cheio dessas coisas. Como explicar essa contradição? Alguns dizem que Deus permite o mal para testar a nossa fé, ou para nos dar o livre-arbítrio. Mas isso não faz sentido, pois um Deus perfeito não precisaria testar nada, nem impor condições para nos amar. Além disso, o livre-arbítrio não justifica o mal natural, como terremotos, doenças e mortes. Se Deus existe, ele é ou incapaz, ou indiferente, ou malévolo.
O segundo argumento que tenho é o da falta de evidências. Se Deus existe, ele deveria se manifestar de alguma forma clara e inequívoca, para que todos pudessem reconhecê-lo e adorá-lo. Mas nós não temos nenhuma prova concreta da sua existência. Tudo o que temos são livros religiosos, tradições, "milagres e revelações", que são contraditórios, duvidosos e subjetivos. Como saber qual religião é a verdadeira, se todas afirmam ter a palavra de Deus? Como confiar em milagres, se eles podem ser explicados por causas naturais ou fraudes? Como aceitar revelações, se elas podem ser fruto de alucinações ou delírios? Se Deus existe, ele é ou escondido, ou silencioso, ou inexistente.
O terceiro argumento é o da desnecessidade. Se Deus existe, ele deveria ser a causa primeira e última de tudo o que existe. Mas nós não precisamos de Deus para explicar a origem e o funcionamento do universo. A ciência já nos mostrou que o universo pode ter surgido de uma flutuação quântica, e que segue leis naturais que podem ser compreendidas pela razão. A filosofia já nos mostrou que a moralidade pode ser baseada na razão, na empatia e no consenso social, e não em mandamentos divinos. A psicologia já nos mostrou que a religião pode ser uma projeção das nossas necessidades e desejos, e não uma resposta às nossas perguntas. Se Deus existe, ele é ou irrelevante, ou desnecessário, ou supérfluo.
Esses são alguns dos argumentos que me fazem não acreditar na existência de Deus. Eu sei que eles podem parecer ofensivos ou insuficientes para vocês, mas eu peço que vocês os considere com honestidade, humildade e respeito. Eu não pretendo abalar fé de ninguém (afinal, quem sou eu para fazer isso? Eu não sou ninguém!), mas apenas quero mostrar a minha razão. Eu espero que vocês possam fazer o mesmo, e que possamos continuar sendo cordiais e respeitosos uns com os outros, apesar das nossas diferenças de pontos de vista.
Um abraço.
Caramba eu vou morrer? Eu não vou pro céu?eu não vou vet a face de Deus? Vou deixar de existir,
Porra, Daniel! O entrevistado não é ele? Por que você fala taaaaaaanto! Se contenha, cara! Totalmente "over"! Entrevistador falar bem numa entrevista é bom e fundamental. Mas, demais, é demais! 🤷♂️😎