É engrandecedor e prazeroso escutar um professor com tanto conteúdo e inteligência no programa. Principalmente quando se observa o nível de alguns convidados que participaram e estupidificam as pessoas e o debate público ao falar.
Grande Cientista! Um dos maiores Neurocientistas da História, perguntaram mas ele se esquivou da resposta... Quando disse: "Um delírio criado pela mente" , não explicou em nada como as tantas(centenas/milhares) experiências de quase morte catalogadas e registradas as pessoas descrevem até objetos fora da sala, conseguem ver as pessoas proximas, conseguem viajar para outros lugares, enfim, se tudo isso é criação da mente, então somos capazes de criar realidades alternativas.
Ele falou besteira, essa não é a área dele de pesquisa. Mas há sim neurocientistas competentes e sérios pesquisando o assunto, e eles não se limitam a respostas rasas como "são apenas delírios". O Nicolelis é um grande neurocientista, mas não é e nunca será o dono da verdade, nem quando o assunto é cérebro.
E como explica os casos que a pessoa com morte cerebral, qdo eh ressuscitada, relata conversa entre o medico e a enfermeira e ambos confirmam que foi exatamente o que eles falaram ?
Ele é um renomado neuro cientista. Mas EQM é uma área que ele desconhece. Por isso teorizou. Precisaria assistir às centenas de eqm's que existem mundo afora, para ter uma pequena base do que ela significa. O melhor canal para assistir é Afinal o que somos nós, Carlos Mendes.
Mas o que ele falou tá dentro da pesquisa sérias mesmo como alucinações, são as mesmas áreas ativas quando por exemplo alguém tem sintomas psicóticos. A questão é como envolve crenças tb sobre isso vc vai ver muita pseudociência sobre é acreditar que são pesquisas sérias ou até o discurso, pq tb tem isso quem tá falando sobre deturpa. E a gente ver acontecer isso sobre diversos assuntos. Se vc buscar os artigos científico vai ver que as pesquisas mostram o que ele falou mesmo, mas às vezes é a gente que quer acreditar em outra coisa.
@@albertokaiquemedeirosrodri8054 vê se bem que você não percebe NADA nem nunca pesquisou sobre este assunto.. tem cientistas que dão essas experiências como REAIS e FACTUAIS!! e outros que tentam descredibilizar, como esse neuro aqui do video, como ele disse e bem no inicio, ele NUNCA estudou.. então a opinião dele não vale de nada, pois se nunca estudou, não ineressa
@@luisbarbosa8136 e você me conhece para saber que eu não estudei nada sobre o assunto? Estudei tanto para saber que boa parte do que se diz sobre é só pseudociência. Com estudos com problemas metodológicos e muito mais crenças envolvidas do que evidências. Mas é isso, quando se crê em algo tudo é para confirmar a crença... esse papos de cientistas de um lado e outros de outro não importa o que importa são evidências frutos de bons estudos com metodologia correta. Ciência não é feita com opinião ou crenças de cientistas, é feita com metodologia e evidências
@@albertokaiquemedeirosrodri8054 EQMs acontecem com o cérebro "desligado". Já nas alucinações as sinapses estão fervilhando. Então a hipótese de alucinação já foi descartada a muito tempo. Por isso os estudos científicos na área continuam. Existem relatos aos milhares, e impressionantes são aqueles onde as pessoas conseguem ver coisas improváveis, como saber que existe um sapato velho em tal lugar na laje do hospital. As EQMs trazem fortes evidências de que a consciência pode existir fora do corpo e não esteja localizada no cérebro.
O que nenhum cientista consegue explicar são casos em que a pessoa se viu em uma cirurgia, como se estivesse com as costas voltadas para o teto da sala de cirurgia, observando tudo. Teve um caso específico que o rapaz disse até o caminho e as coisas que uma enfermeira ao descer para o andar de abaixo da sala aonde ele era operado na hora, ele viu o que ela pegou, viu quem ela cumprimentou no corredor, descreveu tudo em detalhes para a enfermeira depois que ele acordou, pois estava sobre efeito de anestesia total, "apagadão". Se é uma ilusão causada pelo cérebro, como que ele viu tudo isso e sobre efeito de anestesia?
Cientista não explica porque cientista não tem que explicar relato. Um relato como esse, assim como qualquer evidência anedótica, não tem relevância nenhuma para que um cientista tenha que explicar. Quer que isso tenha alguma relevância? Elabore um estudo. Pegue uma amostra relevante, faça observações, análises, colete dados, isole variaveis, registre. Você será avaliado pelos pares e se seu seu experimento não possuir incongruências e puder ser reproduzido de maneira independente, você será publicado e quem sabe poderá até ganhar um Nobel. Fora isso não tem porque cobrar de cientista explicar um relato de um Zé qualquer.
exatamente.. você chegou lá, pois de certeza que já pesquisou vários casos (assim como Eu). esse Neurocientista, até pode ser muito bom em determinados assuntos do cérebro.. mas nesse não. Até porque ainda ninguém conseguiu definir a "consciência", e muito menos ele que nunca estudou a MAIOR prova de todas que existe vida após a morte.
Eu sou mística e sabemos que o cérebro é um equipamento necessário, mas a consciência é algo mais. Ela está em todo corpo e no espírito ou alma. Com base na ciência ou neurociência, com o conhecimento que tem até o momento, não conseguirão explicar certas questões. Entendem o cérebro como senhor de tudo e não é. Ele é uma ferramenta.
Interessante: 1) como ele desvia do assunto, 2) seria otimo se os cientistas materialistas reducionistas, fizessem uma pesquisa seria sobre esses casos extremos de EQM. Ouvir, relatar conversa do medico com a enfermeira, com morte cerebral declarada, INDEPENDENTE da realidade espiritual, pode-se REDEFINIR o conceito de VIDA/MORTE
Você tá viajando. Ele é um cientista, não pode falar bobagens. O que ele fala tem que ter embasamento e esse negócio de experiência de quase morte não dá pra provar nada
Interessante. Uma vez tomei ayahuasca e tive essa sensação de que eu fazia parte do todo, que eu não era um ser separado da natureza e de outros animais, como se fosse tudo uma coisa só, como uma consciência ampliada. O chá deve fazer alguma modificação neural momentânea nesse circuito que determina a sensação de Eu.
Salvo engano o Sidarta Ribeiro é um cientista da neurociencia do nível do professor que está no vídeo e acredita na espiritualidade ,acho que a questão está além da ciência e um materialista respondera dentro da materialidade e caso fuja responderá diante da sua convicção , serve para que no final , a frase de Sócrates tem total sentido " sei que nada sei" tudo que é hj tido como verdade daqui a 50 anos será tido como infantil perante a ciência do futuro
O que você tem de perceber é que você tem viés. O que você tem de perceber é que quando há milhões de evidências que a Terra orbita o Sol, e mesmo daqui 50 anos ou um milhão de anos que isso vai mudar, a nso ser que tenha um evento catastrófico de dimensão especial. A mesma coisa acontece com evidências já descobertas sobre experiências quase morte, é o próprio cérebro que gera as sensações. Não é um crente sem evidências que pode afirmar outra coisa e achar que tem a verdade.
@@jkpyo-z4h A sua forma de pensar ciência soa mais como crendice do que ciência propriamente dita. Jorge Moll, neurocientista brasileiro pesquisa EQM e ele tem uma opinião bem diferente da sua. Sugiro estudar uma matéria chamada "metodologia de pesquisa", pois o que você disse são só achismos de alguém leigo que achar saber de alguma coisa.
Em alguns casos é alucinação, em outros a consciência observa fatos fora do alcance do corpo do paciente q depois da reanimação é confirmado por testemunhas e pelos próprios fatos. Quem aqui no Brasil q estudou e publicou um livro sobre o assunto é o neurocirurgião Edson Amancio, q recomendo bastante. Seria interessante um encontro dos dois, inclusive. Engraçado que há um tabu entre os cientistas quando são apresentados fatos q comprovam o q nunca conseguiram provar através de seus métodos arcaicos de investigação.
Há também Jorge Moll, outro neurocientista brasileiro que pesquisa o assunto. Porém esse é um assunto da chamada ciência fronteiriça, e por definição é tratado como tabu e viés pela comunidade científica mainstream. Infelizmente há muito estigma em cima, mas vai chegar um tempo onde isso será de conhecimento comum.
E quando a pessoa sai do corpo , e vê algo "real" , que não tinha como saber , e volta e conta para os outros e este algo estava do jeito que ela falou , no lugar que ela falou ... isso não é uma prova ? Existem diversos casos do tipo
Existem tais relatos em mortes cerebrais? Gostaria de saber. Pq se há input de sons (ouvido) e o processamento está ativo, facilmente o cérebro constrói a imagem. Se houver input parcial visual. Creio que o processamento detalha tudo.
Existem relatos em mortes cerebrais, ou seja, quando o cérebro não tem NENHUMA atividade elétrica. Mesmo assim, seria bem improvável descrever alguns detalhes que são descritos por alguns pacientes (principalmente detalhes de visão, já que pra começo de conversa o paciente em geral está de olhos fechados) mesmo que houvesse pouca atividade cerebral. Em um relato um paciente teve sua dentadura retirada para a cirurgia, após a EQM devido a cirurgia ele volta à vida e pede a dentadura à enfermeira, entretanto essa não sabe onde a outra enfermeira havia colocado sua dentadura, ele então descreve exatamente onde a outra enfermeira havia colocado sua dentadura pq, segundo ele, estava vendo tudo de cima.
Em 2015 levei um tiro em um assalto de carro. Fiquei 15 dias em coma, 2 meses e meio no CTI, 8 cirurgias, várias paradas cardio respiratórias, fiz traqueostomia, fui politrabsfusado, doses altíssimas de nora adrenalina, fiquei um tempo na diálise… Não tive nenhuma experiência deste tipo, ou se tive não lembro. Tive alguns sonhos q foram sonhos normais….
Pois é, ainda tem isso, nem é o fenômeno comum assim, olha seu caso, parecido com diversos casos onde ocorreu esses fenômenos, mas com vc não e a grande maioria das pessoas que tiveram paradas cardíacas não tiveram essas experiências de ver algo.
Não é porque não aconteceu com você que os acontecimentos de outras pessoas se tornam inválidos. Pode não acontecer com 1 milhão de pessoas, mas se acontecer com apenas 1 pessoa e a ciência mostrar que é algo factível, então está feito.
Como tem tanta gente que acredita em espírito, quase morte... parece que foi uma grande ofensa quando o cara disse seu ponto de vista do que ele conhece sobre a área dele
Não é questão de acreditar, é questão de pesquisar. Infelizmente muitos confundem fenômeno com religião (são coisas totalmente distintas), eu não sou religioso. A tese, sempre usada pelos materialistas, que projeções conscientes são criações mentais é insustentável, as projeções conscientes comprovatórias, onde 2 ou + projetores comprovam no físico as projeções vivenciadas por ambos, além de muitas outras comprovações, descartam esta hipótese teimosamente usada. Projeções comprovadas são relativamente comuns. A verdade é que a ciência convencional não estuda nada de fenômenos parapsíquicos, não entende nada, não é seu campo de estudo, e não tem autoridade pra falar do assunto, e justamente por opinar sem saber nada que materialismo é uma crença.
Da mesma maneira é impressionante a quantidade de gente que acredita que tudo é matéria é que surgimos do acaso… Crença é crença, mas algumas fazem menos sentido que outras.
Kabalah cientistas judeus relatório que existe esse fenômeno e existem escritores da antiguidades comentando sobre p assuntos resumos existe sim a alma pode sair do corpo e voltar, e não é so coisas cérebro.
Porra Vilella... estão falando de EQM no seu podcast quase toda semana... como assim o cara fala EXPERIENCIA DE QUASE MORTE e voce responde OQUE É ISSO?
A pergunta não é falta de noção do Vilela. Óbvio q ele sabe. A questão se trata do Vilela querendo revelar a interpretação do fenômeno sob a ótica de um cientista cético ou livre de explicações místicas, o q é uma demonstração da excelente capacidade do programa de produzir um jornalismo q leva o princípio de isenção em consideração. Bravo, Vilela!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
O ateu é tipo aquela imagem do avião caindo, quando ele chega no chão ele fala: socorro jesus!😅 Tem cara que é tão afastado de Deus, que o ego dele tenta enganar ele toda hora, achando que quando ele morrer acabou, ou que ele vai ficar pra semente nesse mundo 😢
"Socorro jesus" não passa de uma expressão sócioconstruída na intenção de verbalizar o desconforto/medo de morrer, afinal, somos animais - portanto temos aversão à morte. Engraçado você citar o ego; talvez, só talvez, seu próprio ego tenta enganar você fazendo-o acreditar em pós vida e um Pai superior que te protege da morte, enviesando sua interpretação sobre esses casos específicos (viés de confirmação).
@@eotaldomalaquias8058 Shalom irmão! Que Deus tenha misericórdia da sua alma e lhe ilumine profundamente.. um dia você vai entender quem você realmente é, você é uma alma vivendo uma experiência material, cada um tem seu processo, só tenho a lhe mandar boas vibrações e boa sorte!!❤❤❤ 𓂀
Não pode, alguém com morte cerebral não tem nenhum tipo de estímulo elétrico correndo pelo cérebro. Mesmo que fosse giro angular, como isso faria o paciente descrever coisas que seriam impossíveis dele saber (posição de objetos, cores de sapatos, ações metódicas e detalhadas até em outras salas). Estimulação de giro angular não deveria fazer ninguém ver além de paredes.
@@xLordKakashi, você está com um problema de definição aí, ninguém que teve morte encefálica jamais voltou, morte encefálica é irreversível. Se alguém voltou, essa pessoa não estava em morte encefálica.
@@LoversGrief Ok, o termo correto que deveria ter usado seria morte clínica. Como uma pessoa com morte clínica seria possível descrever fatos que ocorreram ao seu redor na sala e até fora dela? Eu sou leigo eu neurociência, mas há neurocientistas sérios (Jorge Moll por exemplo) que admitem hipóteses não convencionais para explicar as EQM, pq segundo eles, as hipóteses convencionais não dão conta de explicar todos os casos pesquisados. Isso é pesquisa científica. Vejo que vc possui algum estudo na área, mas neurociência da consciência é ainda uma ciência fronteiriça.
@@xLordKakashi, não existe nenhuma evidência cientificamente comprovada de nenhum desses relatos aí. Um cientista pode acreditar no que ele quiser, mas, a partir do momento em que ele incorpora explicações não científicas às suas explicações, ele não está mais fazendo ciência.
eu tenho uma lembrança que não consigo explicar, tinha um cachorro e um dia estava andando com ele no colo, ele tinha em torno de 4 a 5 anos, passei com ele na frente de um espelho e resolvi mostrar o reflexo dele pra ele e falei esse é você, ele teve um ataque de ansiedade ou algo tipo ficou todo mole e quase desmaiou, ja tive outros animais e nenhum teve esse tipo de reação.
Aí acabou, se ele diz que a consciência é uma propriedade emergente do cérebro e não tem como demonstrar isso, não tem debate. Isso não passa de uma CRENÇA!! Ou seja, até um gênio como o Nicolelis também é crente em algum nível, infelizmente num nível fundamental.
Ainda não temos capacidade e tecnologia suficiente pra entender como a consciência surge e onde ela se encontra no cérebro, agora, se isso prova que existe um homem barbudo de olhos azuis nos céus, igual as crenças religiosas pregam, isso eu já acho difícil. Nós só não compreendemos como o cérebro funciona mesmo.
A opinião do Dr. (mente como epifenonômeno cerebral) é uma das hipóteses da ciência, entre tantas outras. Até ai tudo bem. Mas a explicação foi uma bela desviada do assunto.
O cara pode ser um génio, ter dez doutorados e mil artigos cientificos publicados e mais o caralho que for, se ele não tiver o bom senso de levar todos os fatores em conta pra se chegar a uma conclusão, acaba como alguns ganhadores de premio nobel que fala um monte de besteira sobre o que não sabe e todo mundo acredita, só porque o cara é o cara! É o que acabou de acontecer. Com todo respeito.
"A pessoa imagina que está fora do corpo, uma criação da mente"... kkkk mas esses caboclos terão uma surpresa tão grande e desagradável quando morrerem... com toda essa "inteligência" não são capazes de aceitar o mundo espiritual. Impressionante esse nível de ignorância espiritual.
Pena que ateus não podem falar o inverso pois caso não exista nada, é meio triste todas essas pessoas espirituais tão cheias de si e com as certezas que existe vida após a morte (sem evidencias no momento) não vão poder refletir: "É, eu estava errado" OBS: Não sou ateu
Esse senhor merece respeito, então respeitem a sua opinião,se voces estudassem um milésimo do que ele estudou, então teriam base em reclamar. Muitos de voces iriam procurar esse médico em caso de doença neurológica na família
Pois é, mas se uma consciência q vê enquanto o corpo está desacordado e relata isso com detalhes... ora, nenhum estudo pode refutar tal experiência, de modo que a tentativa dele se prova ela mesma uma impulhação pós racional.
@@ki4045da mesma forma que ninguém pode duvidar dos profetas? Você já passou por alguma experiência do tipo, ou apenas acredita em relatos de terceiros e artigos lidos em revistas sensacionalistas? Ainda que os relatos sejam 100% verídicos não descarta a possibilidade de ser apenas uma criação da mente
@@rogimx então, você está dizendo que diversas pessoas, de todo lado do Mundo, de diferentes religiões (e ateus), diferentes etnias, etc.. tiveram estas experiências e se pesquisar bem, vai ver que há VÀRIOS pontos em comum. Está a dizer que TODOS tiveram uma "imaginação"?? se sim, porquê que há tantos pontos em comuns nas suas histórias?? pesquise antes de falar do que não sabe.
Isso é heminegligencia acontece quando se tem um AVC. Uma paciente uma vez me disse que quando ela foi ao espelho viu a metade dela e o outro lado todo preto.
Delírio ? Mas os relatos não têm nenhuma característica de delírio. Pelo contrário, muitas vezes eles demonstram que o indivíduo tem noção exata do que realmente aconteceu enquanto ele estava sem atividade cerebral.
Boa tarde Amigo 😊 Este senhor não conhece o canal (Afinal o que Somos Nós) Se ele tivesse esse conhecimento do canal não diria tanta barbaridade... Abraço de Portugal 😊
Todo delírio tem esse aspecto, meu caro. Se não fosse assim, não existiriam doenças tão limitantes como a esquizofrenia, em que a realidade é distorcida e delirante para quem não faz o adequado tratamento. Uma crença não torna algo real. A distorção da percepção de determinado evento pode ser simplesmente o desequilíbrio de algum neurotransmissor cerebral...
Ele está falando de algo que ele não viveu , assuntos espirituais , pelo jeito , não é a praia dele . Se falar em viagem astral então ele vai falar o que ? Que é delírio ou algo assim ?
Achar que o cérebro produz a nossa consciência, é o mesmo que achar que os atores moram dentro da televisão. Delírio ? 🤦🏻♂️🤣 As pessoas relatam tudo e exatamente os ocorridos no período em que estavam sem atividade cerebral 😂 Existem mais de 800 mil estudos científicos sobre o assunto EQM tem sido estudado a mais de 150 anos E só em um dos estudos, foram comprovados que 100 pessoas de países diferentes, crenças diferentes, casos diferentes, relataram viverem exatamente a mesma coisa.
@@clebervieira_89 "saiu do material, vira crença" essa sua afirmação autoritária por si só já se assemelha a outra crença também, a crença da "não existencia"
Com todo respeito ao grande neurocientista Nicolelis... mas essa não é sua área de pesquisa e por conta disso emite uma opinião acerca de EQM extremamente enviesada como psicopatologia. Hoje em dia temos neurocientistas de respeito como Jorge Moll, que está pesquisando com afinco o assunto, e para ele uma das possibilidades de explicação não convencional para o fenômeno seria a de que a mente humana possa, de alguma forma, existir além do cérebro (isso é basicamente o conceito de consciência). Um dos motivos pra levar em consideração essa possibilidade é o fato de pessoas com mortes cerebrais voltarem à vida descrevendo com exatidão fatos que ocorreram ao seu redor enquanto estavam mortas (descrevem o que médicos ou enfermeiros fizeram com precisão de detalhes). Então, não, me desculpe Nicolelis, isso não é nenhum tipo de delírio. O único delírio que vejo é o preconceito científico ocidental para com o assunto. É um grande neurocientista, mas nesse corte sobre EQM falou besteira.
Nenhuma "explicação" neurológica afeta a possibilidade da existência de uma alma ou espírito. Porque uma vez que o espírito encarnado usa o corpo como seu veículo de assimilação e expressão, é lógico que qualquer alteração neste veículo causará anomalias na interação e, consequentemente, percepções fora do que seria considerado normal.
e ainda tem o conceito de mente trabalhado pela psicologia, embora com método de pesquisa sofisticado e evidências empíricas (sobre seu funcionamento), não tem a materialidade da neurologia, tampouco o nível transcendental da alma.
Nenhuma "experiência de quase morte" afeta o fato de que alma ou espírito não tem nenhuma evidência de que realmente existam fora da mente das pessoas. Aliás, qualquer coisa sobrenatural. Mas quem quiser provar, existe até uma premiação de mais de 1 milhão de dolares. Mas ninguém até hoje foi capaz de provar coisa alguma, obviamente.
Um cara desse nível, difícil ser humilde, mas ele até admitiu que não sabe, lançou algumas hipóteses apenas, o problema é quanto àquilo que ele tem certeza: que a mente é produto do cérebro… isso ele afirmou mas não tem como demonstrar.
Fenômenos sobrenaturais não se explicam cientificamente. O que se propõe a estudar isso é a parapsicologia que é considerada pseudociência pelos críticos.
Não apenas delírio, mas alucinação tb... A mente humana é capaz de criar imagens, acontecimentos e histórias que não existem. E ela ainda confunde a ordem cronológica dos supostos acontecimentos. Simples assim!
Não somos o corpo, muito menos a mente, essas são ferramentas da consciência divina que está presente em todos os seres vivos, portanto estamos em todos os lugares ao mesmo tempo. As religiões tentam explicar isso há milhares de anos falando sobre Deus. Não é delirio, isso é uma opnião de quem está vivendo dentro da ilusão da própria mente !!
Agora basta identificar qual deus seria esse, o deus universo, o deus natureza, o deus homem barbudo, o deus aláh, o deus cristão, o deus buda, qual deles? são todos criações humanas, todos somos o universo, todos os seres vivos.
Pena que o Vilella parece não ter um conhecmento básico do assunto, pois se tivesse iria encurralar esse neurocirurgião pedindo pra ele explicar então como o paciente ao retornar de uma EQM, muitas vezes descreve falas e eventos com precisão dentro da sala de cirurgia e fora dela, enquanto estava morto. Pode ser um ótimo neurocientista mas comete um grave erro ao desconhecer totalmente um assunto de grande importância na sua área de atuação.e largamente documentado.
@@OriFracalossi É só você não ter preguiça como esse tal neuro e fazer uma rápida pesquisa ... tem vários livros e documentários a respeito do assunto...livro inclusive de um neurocirugião americano...repito, é imperdoável para alguém que é da área não ter o mínimo de interesse e ser um completo ignorante sobre o assunto.
2 หลายเดือนก่อน
Legal que sempre tem esse papo de "descreve falar e eventos com precisão dentro da sala de cirurgia" mas até hoje eu nunca vi um médico que estava nessa sala de cirurgia confirmando isso. Então até então são apenas relatos, e relatos temos de tudo, para qualquer coisa.
Olha o tanto de marmanjo se doendo pq o cara falou que é delírio. Por isso o Brasil está perdido, vão estudar e parar de acreditar em contos de fadas. Viva a ciência 👋👋
Continue assistindo a este episódio clicando aqui: th-cam.com/users/liveIC106HkevRs?si=IXfzkMt-0qsS3Rlv
É engrandecedor e prazeroso escutar um professor com tanto conteúdo e inteligência no programa. Principalmente quando se observa o nível de alguns convidados que participaram e estupidificam as pessoas e o debate público ao falar.
Exatamente. 80% dos convidados são só ignorância e bobagem
Um dia vai o Nicolelis, no outro o Calejon 😂😂😂
Se fosse inteligente ele não era Petista
@@B0X666agora vai dizer que bolsonarista é inteligente 😅😅😅😅😅😅
Grande Cientista! Um dos maiores Neurocientistas da História, perguntaram mas ele se esquivou da resposta...
Quando disse: "Um delírio criado pela mente" , não explicou em nada como as tantas(centenas/milhares) experiências de quase morte catalogadas e registradas as pessoas descrevem até objetos fora da sala, conseguem ver as pessoas proximas, conseguem viajar para outros lugares, enfim, se tudo isso é criação da mente, então somos capazes de criar realidades alternativas.
Ele falou besteira, essa não é a área dele de pesquisa. Mas há sim neurocientistas competentes e sérios pesquisando o assunto, e eles não se limitam a respostas rasas como "são apenas delírios". O Nicolelis é um grande neurocientista, mas não é e nunca será o dono da verdade, nem quando o assunto é cérebro.
Pesquise por Jorge Moll quem tiver interesse. Cientista brasileiro sério e competente que pesquisa o assunto.
E como explica os casos que a pessoa com morte cerebral, qdo eh ressuscitada, relata conversa entre o medico e a enfermeira e ambos confirmam que foi exatamente o que eles falaram ?
1:23 criação da mente? Então como ele explica os pacientes que conseguem dar detalhes precisos sobre o que acontece ao seu redor?
Esse Nicolelis é uma fraude ambulante
E sobre fatos que ocorreram na sala ao lado ou algo parecido
Ele é ateu… esperava o que?
@@nilsondemari7375 não! Apenas a ótica dele sobre a vida se baseia nos estudos do cérebro.
@@michaelmyers7393 que agisse como cientista
Faltou trazer pro Canal, um neurocientista especializado em EQM.
Esses tipos de médico é quem mais vai se surpreender no final da vida. Isso é que será fantástico...
Kkkk
explica melhor, sua linha de pensamento pra nós..
Ele é um renomado neuro cientista. Mas EQM é uma área que ele desconhece. Por isso teorizou. Precisaria assistir às centenas de eqm's que existem mundo afora, para ter uma pequena base do que ela significa. O melhor canal para assistir é Afinal o que somos nós, Carlos Mendes.
Mas o que ele falou tá dentro da pesquisa sérias mesmo como alucinações, são as mesmas áreas ativas quando por exemplo alguém tem sintomas psicóticos. A questão é como envolve crenças tb sobre isso vc vai ver muita pseudociência sobre é acreditar que são pesquisas sérias ou até o discurso, pq tb tem isso quem tá falando sobre deturpa. E a gente ver acontecer isso sobre diversos assuntos. Se vc buscar os artigos científico vai ver que as pesquisas mostram o que ele falou mesmo, mas às vezes é a gente que quer acreditar em outra coisa.
Ele é um neurocientista, não um shamam, pra acreditar em magia depois de adulto.
@@albertokaiquemedeirosrodri8054 vê se bem que você não percebe NADA nem nunca pesquisou sobre este assunto.. tem cientistas que dão essas experiências como REAIS e FACTUAIS!! e outros que tentam descredibilizar, como esse neuro aqui do video, como ele disse e bem no inicio, ele NUNCA estudou.. então a opinião dele não vale de nada, pois se nunca estudou, não ineressa
@@luisbarbosa8136 e você me conhece para saber que eu não estudei nada sobre o assunto? Estudei tanto para saber que boa parte do que se diz sobre é só pseudociência. Com estudos com problemas metodológicos e muito mais crenças envolvidas do que evidências. Mas é isso, quando se crê em algo tudo é para confirmar a crença... esse papos de cientistas de um lado e outros de outro não importa o que importa são evidências frutos de bons estudos com metodologia correta. Ciência não é feita com opinião ou crenças de cientistas, é feita com metodologia e evidências
@@albertokaiquemedeirosrodri8054 EQMs acontecem com o cérebro "desligado". Já nas alucinações as sinapses estão fervilhando. Então a hipótese de alucinação já foi descartada a muito tempo.
Por isso os estudos científicos na área continuam.
Existem relatos aos milhares, e impressionantes são aqueles onde as pessoas conseguem ver coisas improváveis, como saber que existe um sapato velho em tal lugar na laje do hospital.
As EQMs trazem fortes evidências de que a consciência pode existir fora do corpo e não esteja localizada no cérebro.
Muito obrigada!
O que nenhum cientista consegue explicar são casos em que a pessoa se viu em uma cirurgia, como se estivesse com as costas voltadas para o teto da sala de cirurgia, observando tudo.
Teve um caso específico que o rapaz disse até o caminho e as coisas que uma enfermeira ao descer para o andar de abaixo da sala aonde ele era operado na hora, ele viu o que ela pegou, viu quem ela cumprimentou no corredor, descreveu tudo em detalhes para a enfermeira depois que ele acordou, pois estava sobre efeito de anestesia total, "apagadão".
Se é uma ilusão causada pelo cérebro, como que ele viu tudo isso e sobre efeito de anestesia?
Cientista não explica porque cientista não tem que explicar relato. Um relato como esse, assim como qualquer evidência anedótica, não tem relevância nenhuma para que um cientista tenha que explicar. Quer que isso tenha alguma relevância? Elabore um estudo. Pegue uma amostra relevante, faça observações, análises, colete dados, isole variaveis, registre. Você será avaliado pelos pares e se seu seu experimento não possuir incongruências e puder ser reproduzido de maneira independente, você será publicado e quem sabe poderá até ganhar um Nobel. Fora isso não tem porque cobrar de cientista explicar um relato de um Zé qualquer.
exatamente.. você chegou lá, pois de certeza que já pesquisou vários casos (assim como Eu).
esse Neurocientista, até pode ser muito bom em determinados assuntos do cérebro.. mas nesse não. Até porque ainda ninguém conseguiu definir a "consciência", e muito menos ele que nunca estudou a MAIOR prova de todas que existe vida após a morte.
Eu sou mística e sabemos que o cérebro é um equipamento necessário, mas a consciência é algo mais. Ela está em todo corpo e no espírito ou alma. Com base na ciência ou neurociência, com o conhecimento que tem até o momento, não conseguirão explicar certas questões. Entendem o cérebro como senhor de tudo e não é. Ele é uma ferramenta.
Mas ae temos q acreditar q ele não está mentindo também ...... Teria q acontecer com cegos e eles descreverem as coisas ... Ae seria interessante
@@NEYDSTUDIO Não dúvido que já tenha acontecido essa experiência com deficientes visuais também.
Interessante: 1) como ele desvia do assunto, 2) seria otimo se os cientistas materialistas reducionistas, fizessem uma pesquisa seria sobre esses casos extremos de EQM. Ouvir, relatar conversa do medico com a enfermeira, com morte cerebral declarada, INDEPENDENTE da realidade espiritual, pode-se REDEFINIR o conceito de VIDA/MORTE
Você tá viajando. Ele é um cientista, não pode falar bobagens. O que ele fala tem que ter embasamento e esse negócio de experiência de quase morte não dá pra provar nada
Interessante. Uma vez tomei ayahuasca e tive essa sensação de que eu fazia parte do todo, que eu não era um ser separado da natureza e de outros animais, como se fosse tudo uma coisa só, como uma consciência ampliada. O chá deve fazer alguma modificação neural momentânea nesse circuito que determina a sensação de Eu.
Essa foi a melhor resenha ate hj. Real
Queria, explicação sobre a paralisia do sono.
Pse
Salvo engano o Sidarta Ribeiro é um cientista da neurociencia do nível do professor que está no vídeo e acredita na espiritualidade ,acho que a questão está além da ciência e um materialista respondera dentro da materialidade e caso fuja responderá diante da sua convicção , serve para que no final , a frase de Sócrates tem total sentido " sei que nada sei" tudo que é hj tido como verdade daqui a 50 anos será tido como infantil perante a ciência do futuro
Se acredita, é porque não é fato.
O que você tem de perceber é que você tem viés. O que você tem de perceber é que quando há milhões de evidências que a Terra orbita o Sol, e mesmo daqui 50 anos ou um milhão de anos que isso vai mudar, a nso ser que tenha um evento catastrófico de dimensão especial.
A mesma coisa acontece com evidências já descobertas sobre experiências quase morte, é o próprio cérebro que gera as sensações. Não é um crente sem evidências que pode afirmar outra coisa e achar que tem a verdade.
Quando se faz ciência de verdade, se deve colocar crenças pessoais de lado.
@@jkpyo-z4h A sua forma de pensar ciência soa mais como crendice do que ciência propriamente dita. Jorge Moll, neurocientista brasileiro pesquisa EQM e ele tem uma opinião bem diferente da sua. Sugiro estudar uma matéria chamada "metodologia de pesquisa", pois o que você disse são só achismos de alguém leigo que achar saber de alguma coisa.
@@jkpyo-z4h todo trabalho científico por incrível que pareça terá seu sistema de crenças!!
Em alguns casos é alucinação, em outros a consciência observa fatos fora do alcance do corpo do paciente q depois da reanimação é confirmado por testemunhas e pelos próprios fatos. Quem aqui no Brasil q estudou e publicou um livro sobre o assunto é o neurocirurgião Edson Amancio, q recomendo bastante. Seria interessante um encontro dos dois, inclusive.
Engraçado que há um tabu entre os cientistas quando são apresentados fatos q comprovam o q nunca conseguiram provar através de seus métodos arcaicos de investigação.
Há também Jorge Moll, outro neurocientista brasileiro que pesquisa o assunto. Porém esse é um assunto da chamada ciência fronteiriça, e por definição é tratado como tabu e viés pela comunidade científica mainstream. Infelizmente há muito estigma em cima, mas vai chegar um tempo onde isso será de conhecimento comum.
E quando a pessoa sai do corpo , e vê algo "real" , que não tinha como saber , e volta e conta para os outros e este algo estava do jeito que ela falou , no lugar que ela falou ... isso não é uma prova ? Existem diversos casos do tipo
Gente boa demais !
Existem tais relatos em mortes cerebrais? Gostaria de saber. Pq se há input de sons (ouvido) e o processamento está ativo, facilmente o cérebro constrói a imagem. Se houver input parcial visual. Creio que o processamento detalha tudo.
Existem relatos em mortes cerebrais, ou seja, quando o cérebro não tem NENHUMA atividade elétrica. Mesmo assim, seria bem improvável descrever alguns detalhes que são descritos por alguns pacientes (principalmente detalhes de visão, já que pra começo de conversa o paciente em geral está de olhos fechados) mesmo que houvesse pouca atividade cerebral. Em um relato um paciente teve sua dentadura retirada para a cirurgia, após a EQM devido a cirurgia ele volta à vida e pede a dentadura à enfermeira, entretanto essa não sabe onde a outra enfermeira havia colocado sua dentadura, ele então descreve exatamente onde a outra enfermeira havia colocado sua dentadura pq, segundo ele, estava vendo tudo de cima.
Valeu!
Obs: É claro fala da área dele. Oque ele não viu ou estudou não opina. .
gostaria de saber mais sobre as brainnets e desenvolver pesquisas em cima disso
Em 2015 levei um tiro em um assalto de carro. Fiquei 15 dias em coma, 2 meses e meio no CTI, 8 cirurgias, várias paradas cardio respiratórias, fiz traqueostomia, fui politrabsfusado, doses altíssimas de nora adrenalina, fiquei um tempo na diálise… Não tive nenhuma experiência deste tipo, ou se tive não lembro. Tive alguns sonhos q foram sonhos normais….
Dava pra ouvir quem falava com vc?
Pois é, ainda tem isso, nem é o fenômeno comum assim, olha seu caso, parecido com diversos casos onde ocorreu esses fenômenos, mas com vc não e a grande maioria das pessoas que tiveram paradas cardíacas não tiveram essas experiências de ver algo.
Não é porque não aconteceu com você que os acontecimentos de outras pessoas se tornam inválidos. Pode não acontecer com 1 milhão de pessoas, mas se acontecer com apenas 1 pessoa e a ciência mostrar que é algo factível, então está feito.
Uma coisa é certa, quem morre não volta.
Entrevista o Cláudio do canal "Afinal, o que somos nós".
Como tem tanta gente que acredita em espírito, quase morte... parece que foi uma grande ofensa quando o cara disse seu ponto de vista do que ele conhece sobre a área dele
Não é questão de acreditar, é questão de pesquisar. Infelizmente muitos confundem fenômeno com religião (são coisas totalmente distintas), eu não sou religioso. A tese, sempre usada pelos materialistas, que projeções conscientes são criações mentais é insustentável, as projeções conscientes comprovatórias, onde 2 ou + projetores comprovam no físico as projeções vivenciadas por ambos, além de muitas outras comprovações, descartam esta hipótese teimosamente usada. Projeções comprovadas são relativamente comuns. A verdade é que a ciência convencional não estuda nada de fenômenos parapsíquicos, não entende nada, não é seu campo de estudo, e não tem autoridade pra falar do assunto, e justamente por opinar sem saber nada que materialismo é uma crença.
Da mesma maneira é impressionante a quantidade de gente que acredita que tudo é matéria é que surgimos do acaso… Crença é crença, mas algumas fazem menos sentido que outras.
Ele domina o conhecimento cerebral , e é importantíssimo seu trabalho.. Não é ofensivo, não dominar outra área específica.
essas pessoas são como nós se entrássemos em contato com seres de 5 dimensões não conseguiríamos velos como são, só sentir a presença de algo.
NICOLELIS SE É FODA!
Quando a gente não sabe o assunto, é bom ficar em silêncio... Escuta e estuda
Né Vilela? kkkk
Kabalah cientistas judeus relatório que existe esse fenômeno e existem escritores da antiguidades comentando sobre p assuntos resumos existe sim a alma pode sair do corpo e voltar, e não é so coisas cérebro.
Os monges tibetanos , povos originários, e outros sempre tiveram o conhecimento, de sair , obter conhecimentos, e voltar.
O ed Mota aí no vídeo tá foda kk
Enquanto vivo vc está no seu corpo e quando morre volta se ao todo.
PRECISAM ESTUDAR O VELHO FREUD
Nós somos o cérebro. O cérebro somos nós, simples assim, por mais que no micro e nano as interações dos neurônios sejam complexas.
oi?
Ainda bem que temos os especialista de Google e TH-cam nos comentários 😂😂😂
O número de visualizações no conteúdo já fala por si. Amamos a ilusão e as redomas que criamos pra nos dar conforto 😊
Porra Vilella... estão falando de EQM no seu podcast quase toda semana... como assim o cara fala EXPERIENCIA DE QUASE MORTE e voce responde OQUE É ISSO?
A pergunta não é falta de noção do Vilela. Óbvio q ele sabe. A questão se trata do Vilela querendo revelar a interpretação do fenômeno sob a ótica de um cientista cético ou livre de explicações místicas, o q é uma demonstração da excelente capacidade do programa de produzir um jornalismo q leva o princípio de isenção em consideração. Bravo, Vilela!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
"O homem que confundiu sua mulher com um chapéu"
O ateu é tipo aquela imagem do avião caindo, quando ele chega no chão ele fala: socorro jesus!😅
Tem cara que é tão afastado de Deus, que o ego dele tenta enganar ele toda hora, achando que quando ele morrer acabou, ou que ele vai ficar pra semente nesse mundo 😢
"Socorro jesus" não passa de uma expressão sócioconstruída na intenção de verbalizar o desconforto/medo de morrer, afinal, somos animais - portanto temos aversão à morte.
Engraçado você citar o ego; talvez, só talvez, seu próprio ego tenta enganar você fazendo-o acreditar em pós vida e um Pai superior que te protege da morte, enviesando sua interpretação sobre esses casos específicos (viés de confirmação).
@@eotaldomalaquias8058 Shalom irmão! Que Deus tenha misericórdia da sua alma e lhe ilumine profundamente.. um dia você vai entender quem você realmente é, você é uma alma vivendo uma experiência material, cada um tem seu processo, só tenho a lhe mandar boas vibrações e boa sorte!!❤❤❤ 𓂀
Estimulação do giro angular pode causar isso.
Não pode, alguém com morte cerebral não tem nenhum tipo de estímulo elétrico correndo pelo cérebro. Mesmo que fosse giro angular, como isso faria o paciente descrever coisas que seriam impossíveis dele saber (posição de objetos, cores de sapatos, ações metódicas e detalhadas até em outras salas). Estimulação de giro angular não deveria fazer ninguém ver além de paredes.
@@xLordKakashi, você está com um problema de definição aí, ninguém que teve morte encefálica jamais voltou, morte encefálica é irreversível. Se alguém voltou, essa pessoa não estava em morte encefálica.
@@xLordKakashi, morte encefálica é morte, alguém com morte encefálica está tão morta quanto qualquer outro morto e não poderia jamais voltar à vida.
@@LoversGrief Ok, o termo correto que deveria ter usado seria morte clínica. Como uma pessoa com morte clínica seria possível descrever fatos que ocorreram ao seu redor na sala e até fora dela? Eu sou leigo eu neurociência, mas há neurocientistas sérios (Jorge Moll por exemplo) que admitem hipóteses não convencionais para explicar as EQM, pq segundo eles, as hipóteses convencionais não dão conta de explicar todos os casos pesquisados. Isso é pesquisa científica. Vejo que vc possui algum estudo na área, mas neurociência da consciência é ainda uma ciência fronteiriça.
@@xLordKakashi, não existe nenhuma evidência cientificamente comprovada de nenhum desses relatos aí. Um cientista pode acreditar no que ele quiser, mas, a partir do momento em que ele incorpora explicações não científicas às suas explicações, ele não está mais fazendo ciência.
eu tenho uma lembrança que não consigo explicar, tinha um cachorro e um dia estava andando com ele no colo, ele tinha em torno de 4 a 5 anos, passei com ele na frente de um espelho e resolvi mostrar o reflexo dele pra ele e falei esse é você, ele teve um ataque de ansiedade ou algo tipo ficou todo mole e quase desmaiou, ja tive outros animais e nenhum teve esse tipo de reação.
Eu tenho uma lembrança sobrenatural mas não sei se posso compartilhar
E o que tem de estranho nisso?
Aí acabou, se ele diz que a consciência é uma propriedade emergente do cérebro e não tem como demonstrar isso, não tem debate. Isso não passa de uma CRENÇA!! Ou seja, até um gênio como o Nicolelis também é crente em algum nível, infelizmente num nível fundamental.
Ainda não temos capacidade e tecnologia suficiente pra entender como a consciência surge e onde ela se encontra no cérebro, agora, se isso prova que existe um homem barbudo de olhos azuis nos céus, igual as crenças religiosas pregam, isso eu já acho difícil. Nós só não compreendemos como o cérebro funciona mesmo.
A opinião do Dr. (mente como epifenonômeno cerebral) é uma das hipóteses da ciência, entre tantas outras. Até ai tudo bem. Mas a explicação foi uma bela desviada do assunto.
O cara pode ser um génio, ter dez doutorados e mil artigos cientificos publicados e mais o caralho que for, se ele não tiver o bom senso de levar todos os fatores em conta pra se chegar a uma conclusão, acaba como alguns ganhadores de premio nobel que fala um monte de besteira sobre o que não sabe e todo mundo acredita, só porque o cara é o cara! É o que acabou de acontecer. Com todo respeito.
Concordo cm vc
Saiu de fininho com classe.
O cara está opinando sobre algo que não conhece e com o viés dele, calma pessoal 😂
Esse cientista é muito diferente mesmo. Há algo muito em comum entre nós...Sou Palestra Itália também. kkkk
"A pessoa imagina que está fora do corpo, uma criação da mente"... kkkk mas esses caboclos terão uma surpresa tão grande e desagradável quando morrerem... com toda essa "inteligência" não são capazes de aceitar o mundo espiritual. Impressionante esse nível de ignorância espiritual.
Quando vc morrer volte pra nos falar como é.
Pena que ateus não podem falar o inverso pois caso não exista nada, é meio triste todas essas pessoas espirituais tão cheias de si e com as certezas que existe vida após a morte (sem evidencias no momento) não vão poder refletir: "É, eu estava errado"
OBS: Não sou ateu
Esse senhor merece respeito, então respeitem a sua opinião,se voces estudassem um milésimo do que ele estudou, então teriam base em reclamar.
Muitos de voces iriam procurar esse médico em caso de doença neurológica na família
Pois é, mas se uma consciência q vê enquanto o corpo está desacordado e relata isso com detalhes... ora, nenhum estudo pode refutar tal experiência, de modo que a tentativa dele se prova ela mesma uma impulhação pós racional.
@@ki4045da mesma forma que ninguém pode duvidar dos profetas? Você já passou por alguma experiência do tipo, ou apenas acredita em relatos de terceiros e artigos lidos em revistas sensacionalistas? Ainda que os relatos sejam 100% verídicos não descarta a possibilidade de ser apenas uma criação da mente
😂😂😂😂😂😂
@@rogimx então, você está dizendo que diversas pessoas, de todo lado do Mundo, de diferentes religiões (e ateus), diferentes etnias, etc.. tiveram estas experiências e se pesquisar bem, vai ver que há VÀRIOS pontos em comum. Está a dizer que TODOS tiveram uma "imaginação"?? se sim, porquê que há tantos pontos em comuns nas suas histórias?? pesquise antes de falar do que não sabe.
uma coisa é a "neurologia" outra coisa é a consciência..
Discordo. Algumas pessoas voltam dizendo com exatidão o que se passou, depois de declarado morto.
Hehe, discordo. Cacete veio.
Hehe, discordo?
Isso é heminegligencia acontece quando se tem um AVC. Uma paciente uma vez me disse que quando ela foi ao espelho viu a metade dela e o outro lado todo preto.
Parece que fugiriam do tema😢
Sim pq n têm conhecimento para explanar
Delírio ? Mas os relatos não têm nenhuma característica de delírio. Pelo contrário, muitas vezes eles demonstram que o indivíduo tem noção exata do que realmente aconteceu enquanto ele estava sem atividade cerebral.
Boa tarde Amigo 😊
Este senhor não conhece o canal (Afinal o que Somos Nós)
Se ele tivesse esse conhecimento do canal não diria tanta barbaridade...
Abraço de Portugal 😊
Como ele disse, não é especialista no assunto.
Pois é, eu já vivi isso, não tinha nada de criação da mente.
Foi real.
Eu lembro de todos os detalhes.
Ele não deveria comentar sobre o que não sabe. Acaba perdendo credibilidade.
Todo delírio tem esse aspecto, meu caro. Se não fosse assim, não existiriam doenças tão limitantes como a esquizofrenia, em que a realidade é distorcida e delirante para quem não faz o adequado tratamento. Uma crença não torna algo real. A distorção da percepção de determinado evento pode ser simplesmente o desequilíbrio de algum neurotransmissor cerebral...
Ele está falando de algo que ele não viveu , assuntos espirituais , pelo jeito , não é a praia dele . Se falar em viagem astral então ele vai falar o que ? Que é delírio ou algo assim ?
Achar que o cérebro produz a nossa consciência, é o mesmo que achar que os atores moram dentro da televisão.
Delírio ? 🤦🏻♂️🤣
As pessoas relatam tudo e exatamente os ocorridos no período em que estavam sem atividade cerebral 😂
Existem mais de 800 mil estudos científicos sobre o assunto
EQM tem sido estudado a mais de 150 anos
E só em um dos estudos, foram comprovados que 100 pessoas de países diferentes, crenças diferentes, casos diferentes, relataram viverem exatamente a mesma coisa.
Esse materialismo da medicina e que me deixa puto!!
Tem como estudar algo além do material? Saiu do material, vira crença...
@@clebervieira_89 É a minha religião.
Pra um materialista como vc vai ser muiiito dificil entender o que eu quero dizer.
@@clebervieira_89 Isso e real em ..Muuiiitos medicos que ate nao acrediavam em EQM
@@clebervieira_89 "saiu do material, vira crença" essa sua afirmação autoritária por si só já se assemelha a outra crença também, a crença da "não existencia"
Com todo respeito ao grande neurocientista Nicolelis... mas essa não é sua área de pesquisa e por conta disso emite uma opinião acerca de EQM extremamente enviesada como psicopatologia. Hoje em dia temos neurocientistas de respeito como Jorge Moll, que está pesquisando com afinco o assunto, e para ele uma das possibilidades de explicação não convencional para o fenômeno seria a de que a mente humana possa, de alguma forma, existir além do cérebro (isso é basicamente o conceito de consciência). Um dos motivos pra levar em consideração essa possibilidade é o fato de pessoas com mortes cerebrais voltarem à vida descrevendo com exatidão fatos que ocorreram ao seu redor enquanto estavam mortas (descrevem o que médicos ou enfermeiros fizeram com precisão de detalhes). Então, não, me desculpe Nicolelis, isso não é nenhum tipo de delírio. O único delírio que vejo é o preconceito científico ocidental para com o assunto. É um grande neurocientista, mas nesse corte sobre EQM falou besteira.
Nenhuma "explicação" neurológica afeta a possibilidade da existência de uma alma ou espírito. Porque uma vez que o espírito encarnado usa o corpo como seu veículo de assimilação e expressão, é lógico que qualquer alteração neste veículo causará anomalias na interação e, consequentemente, percepções fora do que seria considerado normal.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, quanta bosta escrita.
A proposição dele é perfeitamente lógica. @@david9470
e ainda tem o conceito de mente trabalhado pela psicologia, embora com método de pesquisa sofisticado e evidências empíricas (sobre seu funcionamento), não tem a materialidade da neurologia, tampouco o nível transcendental da alma.
Nenhuma "experiência de quase morte" afeta o fato de que alma ou espírito não tem nenhuma evidência de que realmente existam fora da mente das pessoas. Aliás, qualquer coisa sobrenatural.
Mas quem quiser provar, existe até uma premiação de mais de 1 milhão de dolares. Mas ninguém até hoje foi capaz de provar coisa alguma, obviamente.
@@tiagogrutzmann6685 óbvio. Como seria possível provar materialmente algo imaterial? Kkkkkkk
5:30 *Achei que o filho dele ia perguntar se o Palmeiras tem mundial kkkkk*
O verdadeiro direitista e o palmeirense verdadeiro
So que as pessoas sáo diferentes e acabam tendo as mesmas visoes??pouco provável
Para falar em EQM e possibilidades além da compreenção humana o professor teria que ser muito mais humilde, o que claramente não é o caso.
E você tem que voltar a estudar o português, mas não parece o caso.
Um cara desse nível, difícil ser humilde, mas ele até admitiu que não sabe, lançou algumas hipóteses apenas, o problema é quanto àquilo que ele tem certeza: que a mente é produto do cérebro… isso ele afirmou mas não tem como demonstrar.
O BRASIL SUSTENTA 🇧🇷
Um delírio onde as pessoas veem o que está acontecendo no momento? 😂 Pouco provável.
Elas vêem porque ainda não morreram.
Fenômenos sobrenaturais não se explicam cientificamente. O que se propõe a estudar isso é a parapsicologia que é considerada pseudociência pelos críticos.
"Sai do corpo" é pra acabar viu kkkkkkkk povo simplório!
Simplório?
Uiiii ele é top galera! O diferenciado hahahahahahahahah brasileiro tupiniquim querendo da uma de bom é fogo!
Não apenas delírio, mas alucinação tb... A mente humana é capaz de criar imagens, acontecimentos e histórias que não existem. E ela ainda confunde a ordem cronológica dos supostos acontecimentos. Simples assim!
Com o cérebro desligado? Tá sabendo legal...
Não somos o corpo, muito menos a mente, essas são ferramentas da consciência divina que está presente em todos os seres vivos, portanto estamos em todos os lugares ao mesmo tempo. As religiões tentam explicar isso há milhares de anos falando sobre Deus. Não é delirio, isso é uma opnião de quem está vivendo dentro da ilusão da própria mente !!
Adorei o seu comentário. Perfeito ❤
Deus é um ser estranho
Agora basta identificar qual deus seria esse, o deus universo, o deus natureza, o deus homem barbudo, o deus aláh, o deus cristão, o deus buda, qual deles? são todos criações humanas, todos somos o universo, todos os seres vivos.
Pena que o Vilella parece não ter um conhecmento básico do assunto, pois se tivesse iria encurralar esse neurocirurgião pedindo pra ele explicar então como o paciente ao retornar de uma EQM, muitas vezes descreve falas e eventos com precisão dentro da sala de cirurgia e fora dela, enquanto estava morto. Pode ser um ótimo neurocientista mas comete um grave erro ao desconhecer totalmente um assunto de grande importância na sua área de atuação.e largamente documentado.
Vc reparou que a primeira frase dele foi: eu não estudo esta área? Mania de achar que todo mundo é polimata... explica vc aí pra gente então por favor
@@OriFracalossi É só você não ter preguiça como esse tal neuro e fazer uma rápida pesquisa ... tem vários livros e documentários a respeito do assunto...livro inclusive de um neurocirugião americano...repito, é imperdoável para alguém que é da área não ter o mínimo de interesse e ser um completo ignorante sobre o assunto.
Legal que sempre tem esse papo de "descreve falar e eventos com precisão dentro da sala de cirurgia" mas até hoje eu nunca vi um médico que estava nessa sala de cirurgia confirmando isso. Então até então são apenas relatos, e relatos temos de tudo, para qualquer coisa.
Discordo
O Ricardo passa muita desonra não chamando o professor Nicolelis de professor.
Porra de futebol 😂😂
Delírios, o digníssimo professor exagerou um pouco!
ou seja nao estudou , nunca teve tal experienicia, logo nao sabe o que esta falando
Quem sabe é você né? Kkkkkk
Brasileiro podia ficar com essa doença de esquecer o lado esquerdo e o direito também....😂😂😂
Olha o tanto de marmanjo se doendo pq o cara falou que é delírio. Por isso o Brasil está perdido, vão estudar e parar de acreditar em contos de fadas. Viva a ciência 👋👋