Ótimo vídeo! Vim aqui não necessariamente pela questão do artesanato (apesar que faço artesanato também, e já tinha uma leve noção desse assunto, mas agora vou me atentar mais), mas por questões dos direitos autorais em livros, filmes e músicas. Como estudante de Ensino Superior, nos últimos dias tenho ficado preocupada em relação a tirar cópias de páginas de livros (ou baixar PDFs, que muitas vezes está em sites de forma ilegal), ou ter que reproduzir trechos desses livros em trabalhos para a faculdade. Se eu falar que isso é errado a um professor, é bem provável que ele ria da minha cara, porque sinceramente ninguém está se importando muito com isso. Mas para mim além dessa questão moral (civilmente) ou criminal, o fator religioso ainda é mais importante, porque aos olhos de Deus isso com certeza é errado. Enfim. Grata pela sua explicação!
Oi Malu, então a lei permitia usar pequenos trechos, no casos dos livros. O professor pode deixar um artigo ou capítulo do livro disponível para copiar e estudar sem problemas. Mas neste assunto específico, há uma exceção: em 2012 houve uma mudança na lei. "No Brasil, a Lei 9.610 de junho de 1998 classificava como ilegal a cópia integral das obras protegidas, porém, ela não era considerada crime, desde que não houvesse objetivos comerciais na ação. Já no ano de 2012, no Senado Federal, uma comissão formada por juristas considerou que a cópia integral, desde que utilizada para uso pessoal não seria considerada mais ilegal. Isso significa que, destacando que seu uso seja apenas para uso pessoal, tirar fotocópia, mesmo que seja de uma obra inteira, não é mais crime no Brasil. Por outro lado, as leis para quem desrespeita os direitos autorais ficaram mais rígidas. Em casos comerciais, como a venda das fotocópias, a ação é considerada crime com pena que pode chegar até a 5 anos de prisão. Sendo assim, objetivando a exclusão de criminalidade e adequação à realidade do país, houve um amolecimento da lei para quem utiliza as fotocópias para uso pessoal e um endurecimento para quem as usa para fins comerciais." - fonte: minhabiblioteca.com.br/fazer-fotocopia-de-livros-universitarios-e-ilegal/ MAS entramos na sinuca de bico... podemos xerocar, mas a loja que xeroca e lucra com isso está sendo ilegal rs... o 'certo' seria xerocar em casa. Complicado =( Mas ainda não é certo 100%, só não é punível mais como seria antes. Então de toda forma, caso baixe o livro PDF ou faça cópia pra uso pessoal é sempre interessante apoiar o autor e comprar o livro físico quando tiver a chance, para que ele possa ser reconhecido e produzir mais (se bem que no Brasil especialmente, o autor ganha tão pouco que geralmente eles nem se importam tanto com isso. É mais pelo reconhecimento mesmo). Então pode estudar em paz, e se você se sente mal, tente comprar o livro sempre que possível, se acha que vai ser uma boa adição à sua bilbioteca, mesmo que usado ;)
@@AuriniaCrafts obrigada mais uma vez! De fato, o esclarecimento ajuda muito! Porém, depois de ter visto teu vídeo e refletindo em alguns dias, foi o assunto do artesanato que passou a me preocupar rsrs. Eu geralmente trabalho com feltro e para fazer as coisas também preciso de moldes que são em desenho, que, na (grande) maioria das vezes pego na internet. Eu não repasso esses moldes, só faço as minhas coisas de feltro (que comercializo), mas depois da ênfase do teu vídeo, fiquei receosa em agir assim. As vezes tento modificar alguma coisa e até tentar convencer a quem me encomenda algo em fazer um pouco diferente... mas as vezes querem que eu faça igual à foto da peça pronta que me mandaram. E aí, o que fazer nessas situações? Pense em uma coisa ruim é a pessoa fazer algo que gosta (como eu com o artesanato), mas com esse receio e até medo de que as coisas (e as condições) que se usa para trabalhar são erradas :( ... Justo por isso, fui procurar uns cursos para aprender a desenhar (porque infelizmente não sou boa em desenho), para assim tentar criar os meus próprios moldes... mas não vai ser tão rápido nem fácil adquirir essa habilidade. Mas vou seguir tentando.
É considerado pirataria fazer sapatinhos de crochê para bebê, no estilo all star? Queria saber se as pessoas que fazem podem ser processadas. Amei seu vídeo 😊
Mas... aqui no Brasil, quem pirateia, é punido? eu já me cansei de denunciar no mercado livre e elo7 gente que esta vendendo moldes de kits digitais de terceiros... e nada acontece :(
Sim, infelizmente as maiores plataformas online do Brasil não estão muito do nosso lado, e como autores é muito caro e muito difícil processar sozinho, mas a esperança é a última que morre né =/
Tive uma música minha registrada no nome de um ex coléga de banda em 2007 Tenho provas e várias testemunhas de que eu sou o único autor da musica. Quero a música de volta, posso entrar com uma ação na justiça para que a canção seja de fato minha que sou o único autor ? pode me ajudar por favor; obrigado
Oi, Aurinia. Quais sites você recomenda para comprar Clipart com licença para uso comercial? Estou procurando da galinha pintadinha, por exemplo, e não consigo encontrar...
De personagens você NUNCA vai encontrar original... TODOS os kits à venda na internet são piratas - alguém pegou no google e juntou num pacote só pra vender os kits com os PNGs. Você pode comprar kits com releituras, papeis digitais nas cores etc, mas saiba que qualquer ilustração com o personagem original não é autorizado pelas empresas detentoras.
PERFEITOO, onde curte mil vezes? já compartilhei, perfeito!
Ótimo vídeo! Vim aqui não necessariamente pela questão do artesanato (apesar que faço artesanato também, e já tinha uma leve noção desse assunto, mas agora vou me atentar mais), mas por questões dos direitos autorais em livros, filmes e músicas. Como estudante de Ensino Superior, nos últimos dias tenho ficado preocupada em relação a tirar cópias de páginas de livros (ou baixar PDFs, que muitas vezes está em sites de forma ilegal), ou ter que reproduzir trechos desses livros em trabalhos para a faculdade. Se eu falar que isso é errado a um professor, é bem provável que ele ria da minha cara, porque sinceramente ninguém está se importando muito com isso. Mas para mim além dessa questão moral (civilmente) ou criminal, o fator religioso ainda é mais importante, porque aos olhos de Deus isso com certeza é errado. Enfim.
Grata pela sua explicação!
Oi Malu, então a lei permitia usar pequenos trechos, no casos dos livros. O professor pode deixar um artigo ou capítulo do livro disponível para copiar e estudar sem problemas. Mas neste assunto específico, há uma exceção: em 2012 houve uma mudança na lei.
"No Brasil, a Lei 9.610 de junho de 1998 classificava como ilegal a cópia integral das obras protegidas, porém, ela não era considerada crime, desde que não houvesse objetivos comerciais na ação.
Já no ano de 2012, no Senado Federal, uma comissão formada por juristas considerou que a cópia integral, desde que utilizada para uso pessoal não seria considerada mais ilegal. Isso significa que, destacando que seu uso seja apenas para uso pessoal, tirar fotocópia, mesmo que seja de uma obra inteira, não é mais crime no Brasil.
Por outro lado, as leis para quem desrespeita os direitos autorais ficaram mais rígidas. Em casos comerciais, como a venda das fotocópias, a ação é considerada crime com pena que pode chegar até a 5 anos de prisão.
Sendo assim, objetivando a exclusão de criminalidade e adequação à realidade do país, houve um amolecimento da lei para quem utiliza as fotocópias para uso pessoal e um endurecimento para quem as usa para fins comerciais." - fonte: minhabiblioteca.com.br/fazer-fotocopia-de-livros-universitarios-e-ilegal/
MAS entramos na sinuca de bico... podemos xerocar, mas a loja que xeroca e lucra com isso está sendo ilegal rs... o 'certo' seria xerocar em casa. Complicado =( Mas ainda não é certo 100%, só não é punível mais como seria antes.
Então de toda forma, caso baixe o livro PDF ou faça cópia pra uso pessoal é sempre interessante apoiar o autor e comprar o livro físico quando tiver a chance, para que ele possa ser reconhecido e produzir mais (se bem que no Brasil especialmente, o autor ganha tão pouco que geralmente eles nem se importam tanto com isso. É mais pelo reconhecimento mesmo).
Então pode estudar em paz, e se você se sente mal, tente comprar o livro sempre que possível, se acha que vai ser uma boa adição à sua bilbioteca, mesmo que usado ;)
@@AuriniaCrafts obrigada mais uma vez! De fato, o esclarecimento ajuda muito!
Porém, depois de ter visto teu vídeo e refletindo em alguns dias, foi o assunto do artesanato que passou a me preocupar rsrs. Eu geralmente trabalho com feltro e para fazer as coisas também preciso de moldes que são em desenho, que, na (grande) maioria das vezes pego na internet. Eu não repasso esses moldes, só faço as minhas coisas de feltro (que comercializo), mas depois da ênfase do teu vídeo, fiquei receosa em agir assim. As vezes tento modificar alguma coisa e até tentar convencer a quem me encomenda algo em fazer um pouco diferente... mas as vezes querem que eu faça igual à foto da peça pronta que me mandaram. E aí, o que fazer nessas situações? Pense em uma coisa ruim é a pessoa fazer algo que gosta (como eu com o artesanato), mas com esse receio e até medo de que as coisas (e as condições) que se usa para trabalhar são erradas :( ... Justo por isso, fui procurar uns cursos para aprender a desenhar (porque infelizmente não sou boa em desenho), para assim tentar criar os meus próprios moldes... mas não vai ser tão rápido nem fácil adquirir essa habilidade. Mas vou seguir tentando.
Muito obrigado por esse conhecimento.
É considerado pirataria fazer sapatinhos de crochê para bebê, no estilo all star?
Queria saber se as pessoas que fazem podem ser processadas. Amei seu vídeo 😊
importantíssimo, obrigado por passar essas infos
Fico feliz que tenha gostado, Pedro =)
Mas... aqui no Brasil, quem pirateia, é punido? eu já me cansei de denunciar no mercado livre e elo7 gente que esta vendendo moldes de kits digitais de terceiros... e nada acontece :(
Sim, infelizmente as maiores plataformas online do Brasil não estão muito do nosso lado, e como autores é muito caro e muito difícil processar sozinho, mas a esperança é a última que morre né =/
Tive uma música minha registrada no nome de um ex coléga de banda em 2007
Tenho provas e várias testemunhas de que eu sou o único autor da musica.
Quero a música de volta, posso entrar com uma ação na justiça para que a canção seja de fato minha que sou o único autor ?
pode me ajudar por favor; obrigado
Oi, Aurinia. Quais sites você recomenda para comprar Clipart com licença para uso comercial? Estou procurando da galinha pintadinha, por exemplo, e não consigo encontrar...
De personagens você NUNCA vai encontrar original... TODOS os kits à venda na internet são piratas - alguém pegou no google e juntou num pacote só pra vender os kits com os PNGs. Você pode comprar kits com releituras, papeis digitais nas cores etc, mas saiba que qualquer ilustração com o personagem original não é autorizado pelas empresas detentoras.