E, é bom frisar, que, no Capitalismo, liberdade de empresa significa liberdade para cartelização dos setores e eliminação de concorrencia. Que caminha em sentido contrário aos pressupostos do Liberalismo, que é a base filosófica do Capitalismo. Ou seja, no Capitalismo não existe nem a garantia do respeito às regras do Liberalismo economico.
É claro que a China tem muitos problemas porque tem uma população gigante, mas tem feito um trabalho notável pela sua soberania! Muito interessante o conteúdo, Parabéns pelo excelente trabalho e um grande abraço de Portugal!
Isso ae, tem que trazer informações e argumentos para o debate. Obrigado demais pelo trabalho realizado na TV Grabois. Abraços a todos os e as envolvidos e envolvidas
Os vídeos do Elias me fazem ter outros olhos sobre a China, e sou grata por isso. Mas não nego q é difícil me enxergar sem a minha liberdade de ter minhas redes sociais e aplicativos de comunicação
Há pessoas q ainda exaltam os avanços e a "vida cotidiana" do período autoritário no Brasil Muitas tem essa necessidade de serem tutelados, porem parece que a maioria ainda presa pela liberdade acima de qq coisa.
Semana passada comentei com um amigo que sentia falta de vídeo que tratassem sobre a liberdade de expressão/imprensa, liberdade religiosa e liberdade sexual na China aqui no teu canal. Morei 7 anos em Wuhan e pretendemos voltar para a China daqui a 3 anos, gosto de lá, tem muitos mitos que devem ser derrubados. Se a pergunta é "existe liberdade de imprensa na China?" a resposta é um sonoro NÃO. Qualquer jornal que fizer críticas ao governo não dura uma semana.
Discordo na parte sobre "crítica ao governo". Críticas existem muitas, em matérias e redes sociais. Na própria pandemia, o caso do prefeito de Wuhan que "demorou" na resposta teve muita crítica e o cara renunciou. Greves, problemas, tudo isso é divulgado e debatido. Agora uma questão que existe (e podem discutir se é certo ou não) é um controle sobre quem quer derrubar o governo, restaurar o capitalismo, destruir o Partido Comunista ou coisas do tipo. A China não admitirá uma contrarrevolução e, na minha opinião, eles estão certos nisso. A revolução na China foi e é uma construção coletiva, qualquer movimento anticomunista terá sim um caráter imperialista e antinacional, por isso todo esse controle e, conjuntamente, contradições.
@@VimPraChina Existem certas liberdades que o governo dá a população, eu não vejo o governo chinês como um governo que "oprime seu povo" pelo contrário, em sua grande maioria trabalha em benefício do bem estar dos cidadãos chineses, o primo da minha esposa é jornalista na China, especialista em reportagens sobre armamentos militares, já conversei algumas vezes com ele sobre esse assunto e a mídia lá não é livre para criticar o governo, existem casos pontuais aonde a crítica é necessária e para o bem do seu povo ela deve ser reportada, como você citou a situação do atraso e acobertamento das notícias no início da crise em Wuhan, minha esposa ficou presa com a minha filha pequena por 3 semanas no cerco a Wuhan, eu fui um dos que sofri por essa retenção das informações dessa doença, elas voltaram com os repatriados ao Brasil, se as notícias fossem reportadas a tempo elas poderiam ter voltado antes. Foi um erro e sim a população ficou indignada com o tratamento dado ao médico que depois veio a falecer, o que eu quero dizer é que os jornais não tem liberdade para falar tudo o que querem, se decidirem falar sobre determiandos assuntos eles serão sim censurados.
ótimo sempre jabbour! valeu! falando nisto, o que é este papo bbc da "preocupação" dos eua sobre a construção de novos silos para mísseis balísticos intercontinentais no noroeste da china? como tá tua visão do possível confronto china x eua?
Eu gosto mais desses videos do elias q nao tem muitos memes do nada aparecendo na tela interrompendo o vídeo, odeio muito risadinha de fundo. Fica mais fluido e divertido como ta ai
Sobre a introdução, há uns dias eu tava discutindo com um amigo que usava o fato de China lutar contra a corrupção e ter como objetivo utópico "ser o paraíso na terra" como argumento de que a China tem defeitos (que tem, mas é redundante usar defeitos que eles admitem pra atacar), ele falava jocosamente "mas se a China é o paraíso na terra, como tem tanta corrupção?", argumento que não faz sentido, visto que ser o paraíso na terra é um objetivo utópico, ou seja, admitidamente inalcançável, e o combate à corrupção é algo que eles admitem que erram mas visam melhorar, é chover no molhado apontar os erros que eles admitem e as melhorias que eles visam. Anedoticamente respondo a absurdos assim com um exemplo pessoal e real: "Eu tenho como objetivo inalcançável perder peso e ser forte, é inalcançável, mas eu admito que tô gordo e que quero perder a barriga e que pra mim ter a barriga é algo ruim, você usaria o fato de eu reconhecer o que sou e o que quero melhorar (mesmo que impossível pois não largo a pizza) como argumento? Você diria 'olha lá o Igor quer ficar magro mas tá gordo'? A mesma coisa vale pra usar a luta da China contra a corrupção e a busca por melhoria constante como argumento de que tem algo ruim" Quer dizer, se eles já admitiram o que está ruim e o que planejam fazer pra melhorar, qual o sentido de apontar pra algo que eles mesmos apontam?
Podia ter um episódio sobre a "liberdade religiosa" na China. Realmente é uma dúvida que tenho muito, pois vira e mexe temos notícias (muitas sensacionalistas) sobre perseguição de igrejas cristãs na China, aí não sei se isso realmente acontece por um projeto vindo do Estado ou se é só pq o cristianismo é minoria lá mesmo.
@@augustouruguaianaOu seja, não é Igreja Católica, é um fantoche em estado de cisma. Pois a autoridade papal (o ultramontanismo, em questão de fé e doutrina) e a hierarquia clerical é DOGMA da FÉ CATÓLICA. O Bispo TEM que ter aval do Papado, é uma questão teológica e histórica que não abre margem para ser negligenciada no Catolicismo, amigo. Tanto que isso é o que mais diferencia o católico do ortodoxo oriental (sem contato com o Vaticano). Falta mais conhecimento mínimo sobre a religião, se pergunta pelo menos por 5 minutos o que é o “Apostólica” da palavra “Igreja Católica Apostólica Romana”, justamente o fato dos clérigos ao receberem seus votos de outros clérigos e a responderem seus superiores em questões de fé e doutrina, contatam e se ligam historicamente (se retroceder no tempo) aos apóstolos (que deram os ‘votos’ aos seus discípulos, que deram os votos aos discípulos em segunda geração e assim por diante), e por fim, Pedro que recebe o magistério de Jesus.
FIQUEI me perguntando é possível fazer na China um pequeno jornal alternativo, de oposição, que questione as ações do governo e faça críticas ao PCCh? - Que eu saiba, não!
Faz 1 ano mais vou responder na China pode questionar e fazer críticas o que não pode é dizer se algo é certo ou errado pra manipular opinião pública e contrarevolução.
po mas Elias, isso não deixa a população chinesa suscetível a ser completamente doutrinada pelo Estado a apoiar incondicionalmente qualquer que seja seu projeto:: Isso que me pega um pouco, pq mesmo que 70% de toda informação venha de 6 famílias, vc ta aqui indo completamente contrário ao sistema capitalista sem problema algum
Não não é a população não vão apoiar qualquer projeto do estado qualquer projeto que seja contra o povo tem greve e protesto e o PCCH pode correr o risco de cair do poder não funciona desse jeito o povo tem ampla participação popular na China
"ele ta aqui" Ele ta aqui contanto que não ameace o status quo. E adianta oq ele conseguir ter voz pra falar com meia dúzia de pessoas? Vc reclama da concentração de poder no estado, o qual eu acho legitima a crítica, mas n reclamam da concentração nos monopólios privados de mídia? Em suma o resultado do Elias em divulgar suas ideias é quase nada para 200 milhões de pessoas, enquanto isso as ideias defendiam pela burguesia tem fácil circulação nas grandes mídias. Não existe liberdade nem lá e nem cá, essa que é a questão, mas a pergunta é: qual estado vem trabalhando para sua população? A China ou o Brasil?
Como falar em liberdade de imprensa no ocidente? Você está aqui falando o que quer. Na china você estaria falando o que quer?? O Elias Xiang, um defensor do capitalismo, teria esse canal nas redes sociais chinesas e falaria abertamente?
Elias, eu sou novo no canal.
E tô maratonando os vídeos.
Abraços a todos do canal.
A expressão "liberdade de empresa" é pontual para descrever o que ocorre aqui.
E, é bom frisar, que, no Capitalismo, liberdade de empresa significa liberdade para cartelização dos setores e eliminação de concorrencia. Que caminha em sentido contrário aos pressupostos do Liberalismo, que é a base filosófica do Capitalismo. Ou seja, no Capitalismo não existe nem a garantia do respeito às regras do Liberalismo economico.
Viva a TV Grabois e viva o Elias!
VIVA!! 💪🏼🙏🏼😌
Lúcido e cristalino. Sem delongas nem mirongas! Grande Elias Jabbour, sempre tão necessário 💪🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼😌
Seria muito agregador ter fontes e matérias pra aprofundamento no tema. Mais um belo vídeo!
Maravilhoso! Grande Jabbor
gostaria de um vídeo temático sobre o sistema judiciário chinês... forte abraço!
Quatro coisas:
1- A edição do canal é excelente !
2- Eu fico semanalmente ansioso pelo próximo vídeo do Elias
Saravá meus camaradas.
Parabéns, eu moro e trabalho em China.
grade Elias
nesse curto tempo é tão profundo
imagino com tempo livre
Excelente
A elegância com que tratou do tema foi excelente. Queria responder assim quando falam que a China é uma ditadura.
Sensacional, sem nenhuma polêmica 😅, é só mudar a pergunta!!!! Fazer a pergunta certa !!
Parabéns Elias Jabbour
Como sempre muito bacana e descontraído, mas é fundamental que haja fontes sobre o que o professor está falando.
Baita vídeo
Elias sempre com vídeos elucidativos e bem objetivos.
É claro que a China tem muitos problemas porque tem uma população gigante, mas tem feito um trabalho notável pela sua soberania! Muito interessante o conteúdo, Parabéns pelo excelente trabalho e um grande abraço de Portugal!
Muito boa sua análise ! Quando chegará o tempo, que a maioria vera o que está acontecendo né ?
Vlw !
Vc é necessário, Elias!
conteúdo extremamente necessário
Muito bom!
Dá lhe Jabbour!!!
Isso ae, tem que trazer informações e argumentos para o debate. Obrigado demais pelo trabalho realizado na TV Grabois. Abraços a todos os e as envolvidos e envolvidas
obrigada pela audiência, Igor. Nos ajude compartilhando em suas redes pra que a gente atinja cada vez mais pessoas :)
Parabéns 👏👏 muito bem explicado e comparado 👍👍
Excelente aula!
Mais um vídeo esclarecedor🤗
Muito bommmm
Excelente, como têm sido os comentários do Elias Jabour. Põe a nu, dá a real sobre a questão da imprensa.
Mas o WeChat não permite compartilhamento de mensagens?
fundamental
Os vídeos do Elias me fazem ter outros olhos sobre a China, e sou grata por isso. Mas não nego q é difícil me enxergar sem a minha liberdade de ter minhas redes sociais e aplicativos de comunicação
É muita relativização da liberdade para o meu gosto... dá não.
Cirúrgico!
👏👏👏👏
✊✊✊✊✊
Eu sinto falto, PRECISO que elias passasse a deixar referências de leitura das coisas ditas no vídeo.
voce esqueceu de falar das redes sociais que tem quebrado os monopolis do controle da informação
Há pessoas q ainda exaltam os avanços e a "vida cotidiana" do período autoritário no Brasil
Muitas tem essa necessidade de serem tutelados, porem parece que a maioria ainda presa pela liberdade acima de qq coisa.
👍
Eu sou livre posso ir para Paris e hospedar em uma suíte presidencial no Hilton, más eu não tenho dinheiro pra pagar.
que materiais eu poderia ler para entender mais sobre "liberdade de expressão" na china?
Desculpa a minha ignorância, mas esses dados vindo do banco mundial, qual a confiabilidade e veracidade ??
Semana passada comentei com um amigo que sentia falta de vídeo que tratassem sobre a liberdade de expressão/imprensa, liberdade religiosa e liberdade sexual na China aqui no teu canal.
Morei 7 anos em Wuhan e pretendemos voltar para a China daqui a 3 anos, gosto de lá, tem muitos mitos que devem ser derrubados.
Se a pergunta é "existe liberdade de imprensa na China?" a resposta é um sonoro NÃO. Qualquer jornal que fizer críticas ao governo não dura uma semana.
Discordo na parte sobre "crítica ao governo". Críticas existem muitas, em matérias e redes sociais. Na própria pandemia, o caso do prefeito de Wuhan que "demorou" na resposta teve muita crítica e o cara renunciou. Greves, problemas, tudo isso é divulgado e debatido. Agora uma questão que existe (e podem discutir se é certo ou não) é um controle sobre quem quer derrubar o governo, restaurar o capitalismo, destruir o Partido Comunista ou coisas do tipo. A China não admitirá uma contrarrevolução e, na minha opinião, eles estão certos nisso. A revolução na China foi e é uma construção coletiva, qualquer movimento anticomunista terá sim um caráter imperialista e antinacional, por isso todo esse controle e, conjuntamente, contradições.
@@VimPraChina Existem certas liberdades que o governo dá a população, eu não vejo o governo chinês como um governo que "oprime seu povo" pelo contrário, em sua grande maioria trabalha em benefício do bem estar dos cidadãos chineses, o primo da minha esposa é jornalista na China, especialista em reportagens sobre armamentos militares, já conversei algumas vezes com ele sobre esse assunto e a mídia lá não é livre para criticar o governo, existem casos pontuais aonde a crítica é necessária e para o bem do seu povo ela deve ser reportada, como você citou a situação do atraso e acobertamento das notícias no início da crise em Wuhan, minha esposa ficou presa com a minha filha pequena por 3 semanas no cerco a Wuhan, eu fui um dos que sofri por essa retenção das informações dessa doença, elas voltaram com os repatriados ao Brasil, se as notícias fossem reportadas a tempo elas poderiam ter voltado antes.
Foi um erro e sim a população ficou indignada com o tratamento dado ao médico que depois veio a falecer, o que eu quero dizer é que os jornais não tem liberdade para falar tudo o que querem, se decidirem falar sobre determiandos assuntos eles serão sim censurados.
Existe liberdade sexual lá será? Lgbts?
ótimo sempre jabbour! valeu! falando nisto, o que é este papo bbc da "preocupação" dos eua sobre a construção de novos silos para mísseis balísticos intercontinentais no noroeste da china? como tá tua visão do possível confronto china x eua?
Eu gosto mais desses videos do elias q nao tem muitos memes do nada aparecendo na tela interrompendo o vídeo, odeio muito risadinha de fundo.
Fica mais fluido e divertido como ta ai
coloca as referencia pra noisssss
Sobre a introdução, há uns dias eu tava discutindo com um amigo que usava o fato de China lutar contra a corrupção e ter como objetivo utópico "ser o paraíso na terra" como argumento de que a China tem defeitos (que tem, mas é redundante usar defeitos que eles admitem pra atacar), ele falava jocosamente "mas se a China é o paraíso na terra, como tem tanta corrupção?", argumento que não faz sentido, visto que ser o paraíso na terra é um objetivo utópico, ou seja, admitidamente inalcançável, e o combate à corrupção é algo que eles admitem que erram mas visam melhorar, é chover no molhado apontar os erros que eles admitem e as melhorias que eles visam.
Anedoticamente respondo a absurdos assim com um exemplo pessoal e real:
"Eu tenho como objetivo inalcançável perder peso e ser forte, é inalcançável, mas eu admito que tô gordo e que quero perder a barriga e que pra mim ter a barriga é algo ruim, você usaria o fato de eu reconhecer o que sou e o que quero melhorar (mesmo que impossível pois não largo a pizza) como argumento? Você diria 'olha lá o Igor quer ficar magro mas tá gordo'? A mesma coisa vale pra usar a luta da China contra a corrupção e a busca por melhoria constante como argumento de que tem algo ruim" Quer dizer, se eles já admitiram o que está ruim e o que planejam fazer pra melhorar, qual o sentido de apontar pra algo que eles mesmos apontam?
Siquer temos informações sobre as vacinações da China. É só Nova Yorque, Londres, as vezes Roma Paris, o resto não se sabe.
Podia ter um episódio sobre a "liberdade religiosa" na China. Realmente é uma dúvida que tenho muito, pois vira e mexe temos notícias (muitas sensacionalistas) sobre perseguição de igrejas cristãs na China, aí não sei se isso realmente acontece por um projeto vindo do Estado ou se é só pq o cristianismo é minoria lá mesmo.
Tem dúvida ainda??
O Elias falou um dia que existe igrejas sim, ainda citou a igreja católica, mas sem o crivo do Vaticano com bispos e etc...
@@augustouruguaianaOu seja, não é Igreja Católica, é um fantoche em estado de cisma. Pois a autoridade papal (o ultramontanismo, em questão de fé e doutrina) e a hierarquia clerical é DOGMA da FÉ CATÓLICA. O Bispo TEM que ter aval do Papado, é uma questão teológica e histórica que não abre margem para ser negligenciada no Catolicismo, amigo. Tanto que isso é o que mais diferencia o católico do ortodoxo oriental (sem contato com o Vaticano).
Falta mais conhecimento mínimo sobre a religião, se pergunta pelo menos por 5 minutos o que é o “Apostólica” da palavra “Igreja Católica Apostólica Romana”, justamente o fato dos clérigos ao receberem seus votos de outros clérigos e a responderem seus superiores em questões de fé e doutrina, contatam e se ligam historicamente (se retroceder no tempo) aos apóstolos (que deram os ‘votos’ aos seus discípulos, que deram os votos aos discípulos em segunda geração e assim por diante), e por fim, Pedro que recebe o magistério de Jesus.
FIQUEI me perguntando
é possível fazer na China um pequeno jornal alternativo, de oposição, que questione as ações do governo e faça críticas ao PCCh?
- Que eu saiba, não!
Faz 1 ano mais vou responder na China pode questionar e fazer críticas o que não pode é dizer se algo é certo ou errado pra manipular opinião pública e contrarevolução.
Sim é possível se as críticas forem construtivas.
China farol do mundo!!!
po mas Elias, isso não deixa a população chinesa suscetível a ser completamente doutrinada pelo Estado a apoiar incondicionalmente qualquer que seja seu projeto:: Isso que me pega um pouco, pq mesmo que 70% de toda informação venha de 6 famílias, vc ta aqui indo completamente contrário ao sistema capitalista sem problema algum
perfeito
Não não é a população não vão apoiar qualquer projeto do estado qualquer projeto que seja contra o povo tem greve e protesto e o PCCH pode correr o risco de cair do poder não funciona desse jeito o povo tem ampla participação popular na China
"ele ta aqui"
Ele ta aqui contanto que não ameace o status quo. E adianta oq ele conseguir ter voz pra falar com meia dúzia de pessoas?
Vc reclama da concentração de poder no estado, o qual eu acho legitima a crítica, mas n reclamam da concentração nos monopólios privados de mídia?
Em suma o resultado do Elias em divulgar suas ideias é quase nada para 200 milhões de pessoas, enquanto isso as ideias defendiam pela burguesia tem fácil circulação nas grandes mídias. Não existe liberdade nem lá e nem cá, essa que é a questão, mas a pergunta é: qual estado vem trabalhando para sua população? A China ou o Brasil?
Como falar em liberdade de imprensa no ocidente? Você está aqui falando o que quer. Na china você estaria falando o que quer?? O Elias Xiang, um defensor do capitalismo, teria esse canal nas redes sociais chinesas e falaria abertamente?
Não, lá a censura é pesada
Aqui também a diferença é que lá quem faz é o estado aqui quem faz é uma elite
Muito bom!!!