Computadores da Linha MSX no Brasil Hardware Versões especiais e Curiosidades Parte 2

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 10 ก.พ. 2025
  • Vídeo Parte Integrante do Vídeo Completo Sobre MSX no Brasil, aqui na Parte 2 comentamos em mais detalhes a Parte de Hardware do Equipamento MSX Expert da Gradiente, focando principalmente nos Três (3) processadores que ele tinha!
    O Chip de Som AY da fabricante GI era o máximo em sons e efeitos especiais! Era um PSG, no qual o usuário desenvolvedor tinha poder de usar até 3 canais mixados e 8 oitavas criando uma maravilhosa trilha sonora para jogos e efeitos especiais que nem um PC da linha XT ou AT 286 poderia criar (claro sem placa Sound Blaster né).
    Os gráficos com o chip TMS eram incríveis, com efeitos de sobreposição (sprites) e recursos poderosos que nem o Atari 2600 poderia ter. Alias o MSX era muito superior em jogos, o que deixou o MSX mais famoso como console de video game do que computador na verdade!
    O outro processador Z80 Zilog era o principal, podendo rodar até 4 Mhz mas para economizar os fabricantes usavam Cristal de 3,58 Mhz o mesmo das televisões em cores.
    Tudo começou com ele, e graças ao MSX Expert é que JMJG se formou Engenheiro Eletrônico e se dedica em hardware até hoje!
    Foi graças a um MSX Expert da Gradiente modelo 1.0 (Cinza) que JMJG se iniciou no mundo da eletrônica e informatica! O MSX é um padrão, uma arquitetura muito avançada para a época de computadores criado no Japão em 1983, era avançado pois o padrão MSX três (3) processadores independentes, algo que até hoje os computadores mais modernos também usam em suas arquiteturas XT/AT/ATX/PC. Isso era inédito pois até então computadores tais como Apple 1, TRS-Color, Zinclair, ZX-Spectrum, TK e CP da Prológica que eram os computadores referência nos anos 80 só tinham 1 (um) processador básico para fazer tudo!
    No MSX tinhamos um processador principal, baseado no poderoso Zilog Z80, outro processador de áudio, baseado no General Instrument AY-3-8910 que era um PSG ( Programable Sound Generator) capaz de gerar sons e efeitos especiais que nenhum outro computador poderia, e um processador de vídeo VDP da linha TMS 9918.
    O MSX fez sucesso no mundo inteiro, exceto nos EUA, e no Brasil foi muito bem representado pelas empresas Gradiente e Sharp, sendo o modelo Expert da Gradiente versão 1.0 o modelo que a JMJG tinha e ainda tem!
    Esse modelo foi baseado em outro computador MSX importado, uma vez que no Brasil durante os anos 80/90 a importação de produtos era de certa forma proibida, obrigando a indústria nacional a pensar muito em criar modelos nacionais que eram cópias de outros importados usando 100% tecnologia brasileira!
    O Expert da Gradiente tinha a CPU separada do teclado, lembrando muito os computadores usados até hoje, enquanto o HotBit da Sharp tinha o teclado junto com a CPU numa mesma peça!
    O Computador MSX da versão 1.0 Expert não tinha nem leitor de disquetes padrão, muito menos existia Disco Rígido HD, ele tinha apenas um sistema interpretador de comandos BASIC embutido na sua ROM. O mesmo BASIC criado pela Microsoft muito antes do padrão D.O.S usado nas linhas XT!
    Para o MSX os famosos gravadores de fita K7 padrão era a única fonte de armazenamento de jogos e programas da época! Mostramos no vídeo detalhes de como isso funciona!
    O MSX tinha que ser ligado na TV comum de casa, usando um adaptador de vídeo TA-1 especial! Como era comum no caso do Atari 2600 e outros de época.
    Surgiram outros periféricos para a linha MSX, tais como as desejadas interfaces DD para usar Floppy Drive (disquete), VídeoTexto (internet), MegaRam (expansão de RAM), Cartuchos de jogos e programas, impressoras matriciais padrão Centronics,etc.
    Anos mais tarde o padrão MSX da Gradiente foi evoluindo para outras versões melhores, até chegar no top MSX Expert DD Plus! Esse modelo já tinha um teclado com acentuação brasileira e claro trazia embutido um Floppy Drive de 3 1/2 polegadas com 720 Kb! Era um luxo!
    Com isso a possibilidade de carregar o desejado MSX DOS era fácil.
    O MSX apesar de ser um computador ficou mais famoso no Brasil na função Vídeo Game, devido a seu processador de vídeo poderoso, e mais ainda ao processador de Som que criava não apenas uma trilha sonora ao jogo mas efeitos especiais incríveis superior a qualquer plataforma da época, ganhando de longe até mesmo do Atari 2600!
    E no Brasil o MSX gerou muitos empregos e empresas, dentre elas SoftHouses onde eram vendidos programas e jogos para MSX, criadores de Softwares tais como Paulisoft e XSW (que virou o MSX de cabeça para baixo),industrias eletrônicas para interfaces e cartuchos tais como Disprosoft (Sempre um Grande programa),GranSoft.
    O MSX marcou uma grande história no Brasil na informática, algo que poucos computadores fizeram!
    Esse vídeo feito pela ESI e por JMJG é justamente para deixar uma homenagem a essa grande arquitetura MSX de computadores que marcou o mundo, e a vida de JMJG pra sempre!
    Se tu teve um MSX ou ainda chegou a usar esse vídeo é o melhor conteúdo sobre MSX no Brasil from ESI by JMJG!
    Em breve mais novidades sobre o mundo MSX! Não paramos aqui!

ความคิดเห็น • 1