Que bacana. Eu estou estudando o evangelho de João com os adolescentes da minha igreja e comentei no nosso último encontro quantas vezes e quantas passagens nesse evangelho falam sobre a coerência/intimidade/coesão entre as pessoas das Trindade. Valeu.
Tem uma obra completa da história da igreja, de um filósofo e historiador francês. São 10 tomos (10 volumes), alguns de +800 páginas. Todos podem ser encontrados em pdf.
Implementada pelo catolicismo em 325 DC no concilio de nicéia a doutrina da trindade.Há um só Senhor uma só fé e um só batismo.Mostre-me um só que foi batizado nos títulos Pai ,filho e Espírito santo na Bíblia . 1João 5:20
Você é unicista ou testemunha de Jeová? MT 28:19 ( Portante ide, fazei discípulos em todas as nações, batizando-os em nome do PAI, e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO). Que Deus ilumine sua mente para sair das trevas. Amém!!
Gostei muito das dicas dos livros. Tenho uma sugestão, que não está relacionado ao tema desse vídeo. Você poderia fazer um vídeo falando sobre a importância da Teologia na igreja. Como fazer uso do conhecimento teológico na igreja no dia a dia. Agora uma pergunta: Qual a importância de se estudar teologia? Um abraço e fica na paz de Cristo.
Na estante vc tem a história da teologia cristã do Gerald Bray, que essencialmente aborda a história da teologia sobre o prisma trinitario, ele aborda de forma histórica o desenvolvimento da Trindade, um calhamaço profundo.
Vladimir, creio que existe relação eterna de autoridade e submissão na Trindade. Eles exercem papéis diferentes e possuem essas distinções de autoridade em suas relações. Pra mim essa é a forma de distinção das pessoas da Trindade.
Pedro Pamplona.. até pq o Pai é Pai desde a eternidade e o Filho é Filho ("enviou seu Filho ao mundo" antes de enviar o Filho já era Filho) desde a eternidade. Se as palavras Pai e Filho tem algum tipo de significado é por um ser autoridade e o outro ser submisso a essa autoridade. Evidentemente q o sentido de Pai e Filho cm o primeiro gerando o segundo (embora alguns credos falem de "geração eterna") n pode fazer parte de uma perspectiva bíblica e trinitariana
@@heltonfjv Eu vejo na Bíblia q qnd ela fala do pai gerando o filho se refira à ressureição de Cristo. Já as palavras Pai e Filho são muito mais q submissão e é aí q entra a eternidade Um relacionamento de Pai e filho nao é apenas autoridade e submissão, antes do Pai exercer autoridade sobre o filho ele o ama, é aí q entra a frase "Deus É amor" ele nao apenas tem amor ou apenas ama ou apenas é amado, mas ele é amor de todas as perspectivas Ele não poderia ser amor eternamente sem amar e ser amado e não poderia ser pai eternamente sem um filho, ser Pai e ser amor nas escrituras está totalmente interligado mostrando q Deus é eternamente amor e eternamente Pai, o q obviamente mostra q o filho é eternamente filho O livro Deleitando-se na Trindade fala muito disso, que um Deus monopessoal nao poderia ser amor pois dependeria de suas criações para amar, o q faria ele nao ser um Deus autossuficiente e sim solitário
@@jeffersonferreira2369 ... O livro deleitando-se na Trindade fala da relação de amor entre O Pai e O Filho na eternidade e n sobre a questão da geração eterna.. para mais detalhe sobre essa questão da geração eterna e sua relação c submissão e autoridade entre Pai e Filho na eternidade leia "Jesus O Filho de Deus" de D. A. Carson.. onde ele trata um pouco sobre essa questão.. embora o livro lide mto mais c relação a Filiação de Jesus em sua encarnação e cm os os autores do NT citam de modo múltiplos a questão da filiação e seu significado veterotestamentario.. mas cm disse se apenas amor é oq caracteriza pai e filho na eternidade isso leva a um modalismo na prática.. já que n há algo que diferencie Pai e Filho.. já que ambos se amam oq o distinguiria um do outro? Meu ponto é que a distinção é exatamente entre um ser autoridade e o outro ser submisso
Muito bom Pedro, fico feliz ao ver boas indicações sobre essa tão bela e importante doutrina, deixo aqui a sugestão do livro "caminho do coração" de Ricardo Barbosa, um livro que embora não seja especificamente sobre o assunto, contém um excelente capítulo sobre o tema, abordando a doutrina da Trindade de uma perspectiva mais oriental, relacional.
Os livros que não aborda necessariamente Trindade, mas que tem capítulos apenas, podem ser extraídos apenas os capítulos que fala sobre o tema para um estudo mais focado? Ou tem que ler a obra por completo?
Olá, Pampola, eu adorei a parte histórica do livro do Tim Chester, mas eu senti que o objetivo da Trindade como boas novas não bem alcançado e ele flutua sobre temas como Teologia da Libertação sem um alerta sobre suas dificuldades. Eu li mal, man?
Para a trindade "basta": Trindade - Santo Agostinho De Trinitate - Boécio As questões sobre a trindade na Suma Teológica de São Tomás de Aquino Sinceramente, o resto é encheção de linguiça.
que pena que você cre no dogma da trindade, e um dogma da igreja catolica não e uma doutrina cristan Um só Deus: Joao 10,30 Eu e o Pai somos um Joao 17,3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste 17,11 E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. Romanos:3,30 30 Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão. Romanos 16,27 Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém. Gálatas 3,20 Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um. Efésios 4,6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. 1 Timóteo 2, 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. Tiago: 2,19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demónios o crêem, e estremecem. Marcos: 12,29-32 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. 31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. 32 E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele; Deus e espirito Joao 4,24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Já me deparei nesse tema polêmico e contraditório. Até obtive livros sobre o tema. Tenho a maioria dos livros citados e outras literaturas católicas e reformadas. Comecei em 2013.. mas o livro mais importante para se ler é Deuteronômio, esse livro de Moshe( Moisés) é O livro. Nada haver Agostinho e outros teólogos. Moisés É O "cara".
Ele começou a falar dos livros aos 3:00 !
Já fiz algumas aquisições de livros indicados por este canal, não apenas deste assunto mas também de outros, gostei muito. 🙌👏👏
Grato por aumentar e refinar minha fé em um momento que estava sendo tentado !
Grato a Deus por me ter mostrado essa página e desfeito a dúvida!
Que fera.
Muito bom está questão de que devemos nos aprofundar em um assunto específico dentro da teologia.
Já comprei alguns livros que você indicou. Ótimo canal ótima dicas.
Paz o senhor pode indicar agora livros intermediários sobre o assunto? Aprecio bastante seu trabalho, Deus te guie sempre.
Pedro adoro suas dicas explicações e ideias. Mas estou perdida mão encontro mais vc somente em vídeos antigos. Cadê vc ?😊
Que bacana. Eu estou estudando o evangelho de João com os adolescentes da minha igreja e comentei no nosso último encontro quantas vezes e quantas passagens nesse evangelho falam sobre a coerência/intimidade/coesão entre as pessoas das Trindade. Valeu.
É um livro sensacional sobre as relações tributárias
Irmãos, estamos com saudades dos vídeos, façam mais deles 😞
Já estou aqui, Mano. Deus abençoe!
Boas dicas! Glória a Deus
Gostei muito.
Poderia me indicar livros sobre:
História da igreja
Filosofia cristã
Apologética
Tem uma obra completa da história da igreja, de um filósofo e historiador francês. São 10 tomos (10 volumes), alguns de +800 páginas. Todos podem ser encontrados em pdf.
Comprei dois livros da patristica! Vamo que vamo
Excelente dica de leitura. Parabéns!
Implementada pelo catolicismo em 325 DC no concilio de nicéia a doutrina da trindade.Há um só Senhor uma só fé e um só batismo.Mostre-me um só que foi batizado nos títulos Pai ,filho e Espírito santo na Bíblia . 1João 5:20
Você é unicista ou testemunha de Jeová?
MT 28:19 ( Portante ide, fazei discípulos em todas as nações, batizando-os em nome do PAI, e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO).
Que Deus ilumine sua mente para sair das trevas. Amém!!
Gostei muito das dicas dos livros.
Tenho uma sugestão, que não está relacionado ao tema desse vídeo.
Você poderia fazer um vídeo falando sobre a importância da Teologia na igreja. Como fazer uso do conhecimento teológico na igreja no dia a dia.
Agora uma pergunta: Qual a importância de se estudar teologia?
Um abraço e fica na paz de Cristo.
Na estante vc tem a história da teologia cristã do Gerald Bray, que essencialmente aborda a história da teologia sobre o prisma trinitario, ele aborda de forma histórica o desenvolvimento da Trindade, um calhamaço profundo.
Muito bom 👏👏
Aquele livro do Franklin Ferreira ali na prateleira refuta o grudem na questão da subordinação é interessante ler esta questão lá.
Já li, é uma repetição do Erickson principalmente, não concordo.
Gostaria de saber de alguma indicação sobre unicismo (como combater, refutar)
É uma seita terrível
Muito bom!
Curioso sua afirmação sobre a diferenciação da Trindade na eternidade, você poderia discorrer mais sobre isso!
Vladimir, creio que existe relação eterna de autoridade e submissão na Trindade. Eles exercem papéis diferentes e possuem essas distinções de autoridade em suas relações. Pra mim essa é a forma de distinção das pessoas da Trindade.
Obrigado Pedro, Deus te abençoe, suas indicações são plausíveis...
Pedro Pamplona.. até pq o Pai é Pai desde a eternidade e o Filho é Filho ("enviou seu Filho ao mundo" antes de enviar o Filho já era Filho) desde a eternidade. Se as palavras Pai e Filho tem algum tipo de significado é por um ser autoridade e o outro ser submisso a essa autoridade. Evidentemente q o sentido de Pai e Filho cm o primeiro gerando o segundo (embora alguns credos falem de "geração eterna") n pode fazer parte de uma perspectiva bíblica e trinitariana
@@heltonfjv Eu vejo na Bíblia q qnd ela fala do pai gerando o filho se refira à ressureição de Cristo. Já as palavras Pai e Filho são muito mais q submissão e é aí q entra a eternidade
Um relacionamento de Pai e filho nao é apenas autoridade e submissão, antes do Pai exercer autoridade sobre o filho ele o ama, é aí q entra a frase "Deus É amor" ele nao apenas tem amor ou apenas ama ou apenas é amado, mas ele é amor de todas as perspectivas
Ele não poderia ser amor eternamente sem amar e ser amado e não poderia ser pai eternamente sem um filho, ser Pai e ser amor nas escrituras está totalmente interligado mostrando q Deus é eternamente amor e eternamente Pai, o q obviamente mostra q o filho é eternamente filho
O livro Deleitando-se na Trindade fala muito disso, que um Deus monopessoal nao poderia ser amor pois dependeria de suas criações para amar, o q faria ele nao ser um Deus autossuficiente e sim solitário
@@jeffersonferreira2369 ... O livro deleitando-se na Trindade fala da relação de amor entre O Pai e O Filho na eternidade e n sobre a questão da geração eterna.. para mais detalhe sobre essa questão da geração eterna e sua relação c submissão e autoridade entre Pai e Filho na eternidade leia "Jesus O Filho de Deus" de D. A. Carson.. onde ele trata um pouco sobre essa questão.. embora o livro lide mto mais c relação a Filiação de Jesus em sua encarnação e cm os os autores do NT citam de modo múltiplos a questão da filiação e seu significado veterotestamentario.. mas cm disse se apenas amor é oq caracteriza pai e filho na eternidade isso leva a um modalismo na prática.. já que n há algo que diferencie Pai e Filho.. já que ambos se amam oq o distinguiria um do outro? Meu ponto é que a distinção é exatamente entre um ser autoridade e o outro ser submisso
Agora serei doutor em Trindade.
Faça um sobre Teologia da Libertação e Teologia da Missão Integral; falando sobre problemas dessas teologias e etc.
Abraços.
Indica livros sobre o assunto do Reino de Deus
Muito bom Pedro, fico feliz ao ver boas indicações sobre essa tão bela e importante doutrina, deixo aqui a sugestão do livro "caminho do coração" de Ricardo Barbosa, um livro que embora não seja especificamente sobre o assunto, contém um excelente capítulo sobre o tema, abordando a doutrina da Trindade de uma perspectiva mais oriental, relacional.
Vlw Leo. Vou pesquisar essa sua recomendação.
Os livros que não aborda necessariamente Trindade, mas que tem capítulos apenas, podem ser extraídos apenas os capítulos que fala sobre o tema para um estudo mais focado? Ou tem que ler a obra por completo?
Qual desses livros fala da história da Trindade?
Desejo adiquirir
Qual a bíblia de estudo vocês indicam para iniciantes ?
NVI
GENEBRA
Bíblia de Jerusalém (sim, é católica)
MacArthur
Nunca, jamais compre a "Dake", há muitos erros!
Cadê o do John Owen " comunhão com o Deus trino " ?
Talvez não leu se não estaria na lista.
Já li, mas prefiro esses que indiquei.
Olá, Pampola, eu adorei a parte histórica do livro do Tim Chester, mas eu senti que o objetivo da Trindade como boas novas não bem alcançado e ele flutua sobre temas como Teologia da Libertação sem um alerta sobre suas dificuldades. Eu li mal, man?
Alguém aqui conhece o Livro"História da Teologia Cristã" de Gerald Bray? Vale o investimento??
Mais do que vale meu caro, imprescindível !!!
Obrigado meu irmão! Deus abençoe!
Tenho ele, mas ainda não comecei a ler. Li apenas algumas partes e é um ótimo livro sobre o desenvolvimento histórico da doutrina de Deus.
Pedro Pamplona Obrigado pela gentileza da resposta. Vocês são bençãos!
Para a trindade "basta":
Trindade - Santo Agostinho
De Trinitate - Boécio
As questões sobre a trindade na Suma Teológica de São Tomás de Aquino
Sinceramente, o resto é encheção de linguiça.
Eu revelei a Trindade, o resto é conversa fiada.
que pena que você cre no dogma da trindade, e um dogma da igreja catolica não e uma doutrina cristan Um só Deus:
Joao 10,30 Eu e o Pai somos um
Joao 17,3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem
enviaste
17,11 E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome
aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
Romanos:3,30 30 Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.
Romanos 16,27 Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.
Gálatas 3,20 Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um.
Efésios 4,6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
1 Timóteo 2, 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
Tiago: 2,19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demónios o crêem, e estremecem.
Marcos: 12,29-32 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é
o único Senhor.
30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de
todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do
que estes.
32 E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
Deus e espirito
Joao 4,24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Trindade tá no primeiro séc
Já me deparei nesse tema polêmico e contraditório. Até obtive livros sobre o tema. Tenho a maioria dos livros citados e outras literaturas católicas e reformadas. Comecei em 2013.. mas o livro mais importante para se ler é Deuteronômio, esse livro de Moshe( Moisés) é O livro. Nada haver Agostinho e outros teólogos. Moisés É O "cara".
Em nenhum livro sobre a Trindade citado é negado que só existe um Deus verdadeiro.
Coloco teologia dentro das excritura bíblica já cabor poquer só Deus pode revela não homem carnal.