Ariano Suassuna é um gênio. Matheus e Selton são os atores que nasceram para interpretar João Grilo e Chicó. É o tipo de obra que consegue reunir um texto primoroso com atores maravilhosos e produção impecável. A obra que remake algum chegará aos pés. Lembrando que o filme é parte da minissérie, e, portanto, assistindo à minissérie você verá as cenas que foram retiradas e não fazem parte do filme. Quanto à obra escrita (o livro), há um personagem que é o narrador que recebe apenas o nome de palhaço (o palhaço, o circo, o sertão nordestino e a simplicidade do povo da região eram paixões de Ariano Suassuna).
Verdade! Suassuna era um gênio. Nunca vi tanta criatividade e tanto personagem bom! E o legal é que o filme foi fiel a obra dele, e contou com atuações fantásticas de todos os atores.
Tô impressionada de como você pode ter entendido um filme tão regional, a ponto de se emocionar! Parabéns pelo estudo linguístico e cultural do Brasil! Nossa cultura não é facil de se compreender por pessoas de outros países.
Aqui no nordeste (onde o filme se passa), "bichinha" é uma forma carinhosa de se tratar alguém. Por isso o Major não estranhou quando o padre chamou a filha dele de bichinha.
@@patricksoares6253 sim, tanto é comum que se você assistir a temporada 2009 de Malhação, a inspetora do Múltipla Escolha é uma nordestina e ela só trata a protagonista (que é afilhada dela) por "minha bichinha" th-cam.com/video/2-JSPGOQBWE/w-d-xo.html
O padre na realidade falava da cadela. Enquanto o outro falava da filha. Então.o."bichinha" do o padre refere-se da cadela. E i homem. Chama da bichinha a filha.
Pelejou pela vida desde menino. Passou sem sentir pela infância. Acostumou-se a pouco pão e muito suor. Na seca comia macambira, bebia o sumo do xique-xique, passava fome. E quando não podia mais, rezava, quando a reza não dava jeito, ia se juntar a um grupo de retirantes, que iam tentar sobreviver no litoral, humilhado, derrotado, cheio de saudades. E logo que tinha notícia da chuva, pegava o caminho de volta, animava-se de novo, como se a esperança fosse uma planta que crescesse com a chuva, e quando revia sua terra dava graças à Deus por ser um sertanejo pobre, mas corajoso e cheio de fé. ( PARTE MAIS EMOCIONANTE DO FILME)
Todo idioma tem palavras sem tradução. Aí vc adapta pegando o significado daquilo e atribuindo uma nova palavra do idioma pra qual quer traduzir, a q mais se aproximar do sentido original. Pode ser bem trabalhoso.
Eu choro toda vez que assisto a parte em que Nossa Senhora fala do povo pobre do Nordeste brasileiro. Sou filho de nordestinos e ver toda o sofrimento que esse povo enfrentava e ainda enfrenta é muito tocante. O povo brasileiro como um todo é realmente muito forte!
Eu sou Nortista, mas também choro assim mesmo, somos todos da mesma pátria, irmãos, e nortistas e nordestinos são bem mais próximos em suas culturas, dores e superações! 👏🏻
@@Lu.Benicio também sou nortista, de Boa Vista - Roraima. Sou filho de maranhenses, como muitos por aqui. Como dizia aquela canção (não sei se vc conhece): "Quem é filho do Norte. É neto do Nordeste." Mas somos, mesmo, todos e todas brasileiros e brasileiras. Um só povo forte!
Concordo: Ariano Suassuna escreveu esse texto para uma peça de teatro (eu mesmo já participei dessa peça, fazendo o papel do Padre João), mas a adaptação para o cinema foi muito orgânica, devido a genialidade dos atores e a genialidade do texto!
Este é, sem sombra de dúvida, o maior filme já feito nesse país pelo simples fato de representar uma obra ímpar com atuações impecáveis. Eu sou do sul e ainda assim me identifico com a obra, que mesmo retratando o nordeste mostra uma brasilidade sem igual. Ariano foi o maior de todos os escritores desse país.
@@jonnybradshaw9229 não, ele demorou 20 anos para escrever o livro. E o que vai ter agora é a sequência do filme de 2000 que já era uma adaptação de uma minissérie feita pela Globo sobre o livro do Ariano
Esse é o filme que eu mais assisti na vida. É um patrimônio lindo da cultura nacional, viva Ariano Suassuna! Que orgulho desse nosso Brasil, do nordeste! Aliás, adorei o react!
"Fui logo dizendo i love you e ela se derreteu todinha" " oq é isso?" "Quer dizer morena em francês" kkkkgkgkk. Não botou uma das melhores partes do filme. Kgkgkkg
Esse filme é sensacional, se não for o melhor e um dos melhores do cinema brasileiro Próximo filme: Lisbela é o Prisioneiro, outro filme épico do cinema nacional
Sou do Norte do Brasil , sei que nossa cultura e sotaque é diferentes e mesmo assim amamos o nosso Nordeste, além de lindo é de lá que sai os melhores humoristas do Brasil. Muito orgulho da nossa diversidade de culturas, povos e sotaques. Bjs do Norte para o Nordeste 🌿😘🌵
Olga, vou te dizer um segredo... Assistiu este filme uma vez... Lascou, não existe limite de vezes para assistir novamente. Pode ver 100 vezes que será pouco. Obra prima é isso, jamais perde o brilho ❤❤❤ salve Ariano Suassuna, salve a cultura regional, salve esse País maravilhoso chamado Brasil.
Ainda estou em dúvida se vc entendeu o conceito do que significa "FOME" no Brasil, em especial na região Nordeste (do BR). A Cida de de Natal/RN/BRASIL te aguarda para maiores esclarecimentos. Seja sempre bem vinda. Sérgio/Natal/RN/Brasil
Quando nossa senhora se referiu a João ela falou um sobre a vida de pessoas nordestinas q sofriam e sofrem por causa da seca faltam de comida e até mesmo falta de um lugar pra morar.... Nordestina com orgulho, amo meu nordeste!!!!
@@michaelbastos3985 Amigo infelizmente você vocifera ignorância, as terras secas a qual o filme de Ariano Suassuna fazem alusão é o sertão nordestino. Sabe um pouco de Geografia lhe faria bem, mas vou tentar facilitar sua vida apenas para por em relevo sua ignorância. O NE do Brasil é dividido em várias regiões; litoral, zona da mata, agreste e sertão. Cada região dessa tem suas próprias características climáticas, biomas específicos e por aí vai. O sertão nordestino compreende uma enorme região que fica no interior de todos estados nordestinos. Trata-se de um semideserto, mas que tem características únicas por não margear nenhum grande deserto e ser arrodeado de climas úmidos, daí o bioma único da caatinga nordestina. Para além do campo geográfico se você ao menos tivesse um pouco de cultura brasileira, como ter lido alguns dos maiores romancistas nacionais como Graciliano Ramos, o próprio Ariano Suassuna, dentre tantos outros, saberia do que se trata essa alusão da obra do Ariano. Quem tem um mínimo de conhecimento a cerca do proprio país, história e geográfia, mesmo nos níveis mais fundamentais do ensino, compreende a alusão facilmente, fica claro aqui que é sua carência também. Quem é do Nordeste sabe, pois há uma situação de identidade, mesmo aqueles que não tem acesso a informação sabem, pois vivenciam isso na cultura, no cotidiano, como as festas juninas por exemplo. Infelizmente para um brasileiro alienado como você, que mesmo visitando Recife várias vezes não entende isso, nem nunca vai entender. Falta conhecimento e também respeito da sua parte, em fim alguém que não gostaria de cruzar na minha cidade natal, Recife, Casa Amarela, parceiro. Ao modo bem nordestino te digo; Vai de reto infeliz das costas ôca!!!
@@eduardoebbers Aulas! Engoliu a pobi em seco! Kkkkk Sou Baiana/nordestina e nasci no interior, no sertão da Bahia. Realmente é muito dura a vida do povo da roça, dos povoados, das pequenas cidades e falo com propriedade pois tenho um avô de 104 anos, lúcido, que ainda vive lá, assim como meu pai já viveu e como alguns parentes ainda vivem. De dia um sol de rachar, de noite um frio de matar. Achei de uma falta de sensibilidade e educação tamanha o comentário da moça acima. Obrigada pelo esclarecimento, senti-me representada!
A parte que você se emociona com "morte" do João é muito bonitinho, eu chorei junto, mostra o quanto você se entregou e se emocionou de verdade; e olha que já assistir umas 50 vezes e se passar mais 50 eu assisto de novo!!!
@@islandia25 na Verdade o Filme é do Rio de Janeiro por Conta da Globo Filmes e dos Atores, Filmado na Paraíba com Atores Cariocas e alguns Nordestinos (como Rosinha, Cabo 70, Vicentão, o Autor e o Diretor) e a História se Passa na Década de 1930 no Sertão da PARAÍBA ... Não tem Nada a Ver com o Maranhão 🇧🇷
Ariano, que Saudade... sua obra nos ajuda a matá-la! Sou paraibana também, mas esse Suassuna é um orgulho nacional. Olga, agora vc foi fundo na nossa cultura...
A corrupção correndo solta. Contratação por milhões de empresa sem empregado e outra investigada por superfaturamento tudo sem licitação. O orgulho do país da corrupção. Parabéns pela tua escolha.
Vc assistiu um filme baseado na obra de um dos maiores brasileiros de todos os tempos, Ariano Suassuna, suas obras extrapolaram as fronteiras do Brasil sendo traduzidas para mais de seis idiomas, mas ele mesmo, nunca fez questão de sair do país e morreu sem tê-lo feito. Ótima leitura, já que está estudando o português brasileiro.
Oxente! vouti o povo tá ficando doido e, aqui e o resto do tem nordestinos vici. O povo sofrido trabalhador e sincero e o povo do nordeste é esse presidente Jair Messias Bolsonaro foi um único que levou águas do rio São Francisco fazendo transposição, para o sertão Brasileiro do Nordeste, eita presidente porreta vici.😁😁😁😁😁🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 e por isso que voltamos nele presidente 22 desse ano 2022 e presidente Bolsonaro reeleito de novo.... Brasil acima de tudo é Deus a cima de todos........🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
@@ronilsonabreupereira3583 sim, moro no interior do nordeste em um sítio,agora em alguns lugares está melhor,porem antigamente na época desse filme as coisas eram bem difíceis, uma grande maioria a parte popular o povão, sofreu e ainda sofre, mas nunca deixamos de sorrir .
Você não é mais russa, há muito tempo. Você é brasileira, você fala melhor que os brasileiros. Você é linda, maravilhosa, você tem espírito de brasileira. ❤❤❤
Esse filme é de difícil compreensão para quem não é nordestino, agora imagina pra quem ainda está aprender o português! Por mais da legenda no idioma dela, o sentido muda muito com a tradução.!!!!!
Nao sou nordestino mas sou brasileiro, entendo tudo desse filme sem problemas. Morro de rir e acho um dos melhores filmes que já vi na vida. Já assisti esse filme umas 10 vezes. Sempre que passa em algum lugar eu paro tudo pra assistir. Minhas músicas favoritas do Brasil são as nordestinas também.
Gosto muito desse filme, não sei quantas vezes já o assisti, sei que não resisto em assistir e assistirei sempre como fosse a primeira vez. Viva a Ariano Suassuna!
Vc pensou como um teatro, pq o roteiro foi baseado em uma peça de teatro, escrita pelo Suassuna, um grande brasileiro. E sobre a terra seca, é por causa do sertão nordestino, que é semi árido, é seco... Um livro que retrata bem o sertão nordestino é o Vidas Secas, fica a dica ☺️
Para mim , foi um dos elencos mais bem selecionado dos filmes brasileiros. Veja também Dona Flor e seus dois maridos, uma obra de Jorge Amado que retrata as entranhas da Bahia.bj pra vc.
Olga esses filmes são regionais e retratam o mundo sobre uma ótica do povo que vive aqui no sertão nordestino. Até hoje você encontra cidades iguais a retratada na película. É um pouco simples e que ao mesmo tempo conseguem ser firmes e amorosos. Estes filmes são gravados aqui na Paraíba, na cidade de Cabaceiras que é conhecida com a ROLIÚDE BRASILEIRA. Temos muitos filmes bons nesse estilo como: Liz Bela e o Prisioneiro, O homem que desafiou o Diabo e outros mais. Ariano Suassuna é considerado um gênio aqui na região. Quando quiser vir visitar o sertão ou as lindas praias do nordeste, terei um prazer em lhe apresentar. Você que é bem emotiva irá se emocionar e se encantar com nossa geografia e cultura. Amo seus vídeos, parabéns e sucesso!
O Auto da Compadecida se passa na cidade Taperoá no cariri paraibano e foi filmada na cidade de Cabeceiras, também na Paraíba, cidade conhecida como a holiude nordestina.
Sou Alessandro Ernesto, solteiro, tenho 43 anos,sou de Brasília mas moro em Valparaíso de Goiás. Boa tarde senhorita Olga . Ese é um dos filmes que representa nossa cultura regional. Seus vídeos são ótimos e você é muito bonita, linda, desejo sucesso em sua vida. Bem vinda ao nosso país.
Valha-me Nossa Senhora Mãe de Deus de Nazaré, a vaca Mansa dá leite a braba da quando quer a massa da sossegada a braba levanta o pé, ja fui barco fui navio e hoje sou escalé, Já fui menino fui homem só me falta ser mulher. valei-me Nossa, Senhora Mãe de Deus de Nazaré!!!!
Cara, na Rússia um ditador que nem russo era invadiu a Polônia para depois lançar à morte duas dezenas de milhões de jovens contra seu antigo aliado nazista, enquanto isso nosso problema maior era um cangaceiro e jogos de futebol. No Brasil teve muita paz se comparado ao restante do mundo.
Ariano Suassuna, um gênio. Essa obra é magnífica como teatro de cordel e como filme ficou perfeito. Deveria ter ganhado vários Oscars, pois é sim dos dos melhores filmes que já assisti na vida!
O filme é uma edição mais curta da série que passou na Rede Globo. Vale a pena assistir inteira. E, é claro, tem o texto original do Suassuna, para o teatro. É uma obra genial e genuinamente brasileira.
A cultura nordestina é rica e traduz toda a grandeza de um povo que antes de tudo é um forte ! Mestre Ariano Suassuna soube interpretar e divulgar com maestria todo esse universo!! Sou Pernambucano com Muito orgulho!! Parabéns Olga!!!
As críticas desse filme são complexas e profundas. Algo que só uma obra clássica poderia fazer e, por isso, Olga conseguiu consumir o filme com prazer. Chorei com vc chorando... Adorei o seu vídeo.
Olga, a linguagem utilizaa neste filme é muito específica daquela região do nordeste, mais o sotaque, nem os próprios brasileiros compreendem tudo na primeira vez, mas o fato de você se emocionar e entender mostra como a arte é universal e como você é um espirito iluminado e aberto ao novo, despojado de conceitos pré estabelecidos. Abraço, seus vídeos são os melhores deste tipo.
A cidade é aqui do estado da PB. A fala de Nossa Senhora retrata a seca no Nordeste, que é presente e tão falada que há quem imagina que o Nordeste é só isso, ainda é um filme fantástico em tudo, a Fé o sotaque e cultura.
Olga, este filme foi extraído de uma minissérie de 6 episódios de 1 hora cada, ou seja, 6 horas. Fazer um filme de 2 horas fez perder muito das nuances, dos detalhes. Leia o livro e conheça mais sobre o Ariano Suassuna, vc vai se apaixonar. Um abraço a todos!
O filme veio da minissérie e a minissérie veio do escrito do A. Suassuna, né? A obra original é uma peça de teatro? Não tenho certeza... Se for, é por isso mesmo que o filme parece teatro.
@@agbottan e Olga, a obra original do Ariano Suassuna, é um Auto (da Compadecida): Auto é uma composição teatral do subgênero da literatura dramática, surgida na Idade Média, na Espanha, por volta do século XII. De linguagem simples e extensão curta, os autos, em sua maioria, têm elementos cômicos ou intenção moralizadora. Era uma das formas que os jesuítas utilizaram para catequisar os índios. Ele foi o idealizador do Movimento Armorial, um movimento cultural dos anos 70 que pretendia criar uma cultura erudita a partir das características da cultura regional nordestina. Procurem conhecer Quinteto Armorial, Orquestra Armorial e Antônio Nobrega.
Na verdade, esse filme é uma reedição da minisserie em 4 episódios e a minissérie é uma adaptação e junção de duas peças do Ariano Suassuna: "O auto da Compadecida" e "O santo e a porca" mais a adição de piadas inéditas para dar liga. O roteiro ficou explendoroso e o filme tornou-se um marco da cultura brasileira. Sendo o favorito de boa parcela da população.
Eles traduzem igualzinho fazem com filmes americanos onde a expressão só faz sentido no país ou região. Se traduzissem ao pé da letra não faria sentido. Então eles usam expressões russas que o valha.
Oi Olga! Eu sou marítimo, trabalho em um navio petroleiro, com tripulação russa, ucraniana e georgiana. Mostrei seus vídeos pra eles e estão apaixonados por vc!!! Rsrsr Parabéns por seu conteúdo e por ser tão cativante! Continue sempre assim, vc é nota 1000!
@@flaviohenrique1134 Eu acredito, trabalhei em um navio que tinha espanhois francês, inglês , até Árabes, alemães , até aprendi um pouco dos idiomas deles, os que não sabia, árabe, alemão, etc!
Essa obra de arte só mesmo brasileiro entende na sua integra. Fiquei louca para explicar pra Olga que o padre falava da cachorra e o coronel de sua filha. Queria saber o que ela entendeu da cena da execução que era uma confusão total, kkkk.
Olá Olga não sei se irá ler, mas, Quando o Filme fala sobre as Pessoas da Terra Seca se refere a um capitulo da história do brasil sobre o interior do Nordeste Brasileiro. Aquela região têm um clima de savana muito seco onde se chove muito pouco, tendo registros de estiágens de mais de 20 anos, durante o começo do século 20 se iniciou uma precesso de estiágem intenso que causou o total colapso da agricultura naquela região, seus habitantes, em grande maioria agricultores e criadores de gado perderam todo seu meio de subsistência, e começaram a migrar inicialmente para o litoral do estado do Ceará e Bahia em busca de emprego para sustentar suas famílias, ganhando o nome de Retirantes. Porém eram tradados como cidadões de segunda classe, vivendo e trabalhando em condições sub-humanas e análogas a escravidão no litoral para poder mandar recursos para suas famílias no interior. Sempre que se havia notícia de chuva estes Retirantes retornavam para casa para tentar mais uma vez a substência em suas terras. Este ciclo se repetiu por muitas décadas, até que na década de 50 com a construção de Brasília se iniciou a segunda fase deste movimento de Retirantes, que foram para o Planalto Central para construir a furuta capital do Brasil, devido a grande distância a maioria veio temporariamente , mas acabou trazendo a família, e se estabelecendo no que hoje comnhecemos como cidades satélites do distrito federal. E junto a Brasília , Saõ Paulo e Rio passava por uma expansão e grande demanda de mão-de-obra, e assim muitos vieram também para o Sudoeste do Brasil, este migrantes chamados de Retirantes tanto nas primeira e segunda fase sempre foram marginalizados, mas muito da cultura, culinária e musica que temos hoje no Brasil, e principalemtente a infraestrutura que utilizamos hoje devemos ao povo Nordestino que Fugindo da Seca trouxeram seus corpos para trabalhar nas maiores capitais do Brasil. Desculpe a Resposta longa mas creio que esse é um tópico complexo que demanda de um pouco de Geografia e História para ser contado.
É isso mesmo por causa desses retirantes a capital paulista hoje tem metade de sua população nordestina pois muitos vieram em busca de uma vida melhor!
👏👏👏👏👏👏 Por comentários assim que eu pago internet. Essa uma parte da história do povo nordestino nas grandes cidades. Não só trouxeram seus corpos, como gastronomia, música, dança, ritmos, pintura... O Brasil foi descoberto em porto seguro, na Bahia. E o início da nossa história se deve ao povo nordestino. Se tem uma região que tem história, essa região é o nordeste. Me corta o coração tanta xenofobia para com uma região que marca o nosso início, de onde foi extraído a matéria prima pra infraestrutura do sul e sudeste, onde esteve tão presente no intenso ciclo do açúcar, inclusive com as marcas duras da escravidão. Um povo que só buscava sobrevivência, e com isso, ajudou a construir uma boa parte do que chamamos de "Brasil". Mais respeito pelo norte e nordeste, que bancou a infraestrutura, a mão de obra, e trouxe boa parte da identidade cultural que esse país tem hoje.
Este é um dos nossos melhores filmes. O regionalismo nordestino é muito forte. O filme é genial pelos diálogos e reviravoltas que a história dá e sempre tem o vai e vem repetindo perguntando e respondendo com as mesmas palavras. Todos os atores e atrizes são super amados e queridos pelos brasileiros, pois são atores e atrizes que fizeram muitas telenovelas brasileiras e grandes atores de Teatro e cinema nacional. Chicó e o João Grilo são incríveis e peça central da trama. Muito bom. Este filme merecia um Oscar, uma palma de ouro de Cannes ou um Urso de Ouro da Berlinale.
Pra mim esse foi o melhor filme brasileiro ja feito contando a história do povo nordestino onde eu naci e sempre terei muito orgulho da nossa terra e do povo lutador de sol a sol
Olga, na semana passada vendo um dos seus vídeo pensei "a Olga tá tão brasileira que acho que ela já tá pronta para assistir O Auto da Compadecida". Kkkk Daí agora me deparo com este vídeo hahaha Vc é um tesouro
Sou gaúcho de Porto Alegre, e MT fã desse filme desde a minha infância. A obra é simplesmente sensacional, o melhor já produzido pela cinema brasileiro. E foi mt divertido ver a reação da Olga. 💙
Pra mim, O auto da compadecida é um dos melhores filmes nacionais. Obrigada pela reação. ❤ alguns filmes bons: o homem que desafiou o diabo, minha mãe é uma peça, bacurau, era uma vez, que horas ela volta, 2 filhos de Francisco... o brasil é rico demais nisso, a lista vai ser grande. Likezão como sempre
Ariano Suassuna se usa do seu conhecimento profundo sobre nossa cultura e linguagem para nos contar uma história simples, de um povo simples, com uma linguagem rudimentar que emociona, que alegra e ao mesmo tempo nos mostra como o sertanejo era esperto para não morrer de fome.... É lindo !!
Morro de rir quando vejo o video-aula que ele conta que alguém disse que ele tinha duas caras. "E você acha que se eu tivesse duas caras eu andava com essa?", a resposta.
Reage a Central do Brasil, é com a atriz que fez a Nossa Senhora, o nome dela é Fernanda Montenegro, e ela foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por esse papel, primeira e única atriz brasileira da história a ser indicada ao Oscar, e ainda foi por uma atuação em português, Central do Brasil também foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro, é histórico e marcante na nossa cultura
O Auto da Compadecida, obra-prima de Ariano Suassuna é um dos retratos mais fiéis da nossa verdadeira cultura. Somos todos feitos de uma diversidade ímpar e se existe um país que representa um verdadeiro laboratório vivo de costumes e tradições, tudo isso está aqui, neste imenso continente chamado Brasil. Um grande abraço, Olga.
Adoro demais esse filme. Sou Nordestino e o sotaque e as palavras de efeito são tão boas quanto. Feliz de ter uma russa assistindo uma obra brasileira, e nordestina ❤️❤️❤️. Esse filme nunca irá perder a graça! Grande Ariano Suassuna.
Bom dia Olga, não podemos deixar de dar credito ao autor dessa linda obra: Ariano Suassuna que nos deixou aos 87 anos. Ariano deixa qualquer Brasileiro orgulhoso pelo seu talento. Esse time de atores, é o que se tem de melhor nos palcos e na tv, produzida em forma de mini-serie pela Rede Globo que depois sofreu alguns cortes e virou filme. Quem assiste uma entrevista de Ariano Suassuna não consegue ver uma só. Abraço aos amigos de seu canal.
Olguinha, vc teve contato com alguns dos melhores atores brasileiros! E esse filme é baseado em uma obra de um dos nossos maiores escritores! Anote e divirta-se!
Melhor reação será quando ela assistir o mestre Ariano Suassuna, que foi quem escreveu " o auto da compadecida". Simplicidade, Conhecimento e humor únicos.
Olga, devo lhe parabenizar por você compreender um filme como esse. Não é uma linguagem habitual que os estrangeiros aprendem. E se você compreendeu, então.... já é muito brasileira 👏👏👏😂😂😂😂❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Você começou bem, russinha querida! 😃 O Auto da Compadecida é um fos melhores filmes brasileiros de todos os tempos! Ele é uma adaptação da peça teatral de Ariano Suassuna, gênio da nossa literatura.
Esse filme é adaptado de uma peça de teatro, sim. A estética é baseada na tradição ibérica medieval que resistiu ao tempo no interior do nordeste brasileiro, e foi chamada "armorial". Sua dificuldade com a linguagem tem a ver com isso, também: é bastante regional. A peça, adaptada para um programa de TV, se passa em meados do séc. XX (era contemporâneo quando foi escrito). O filme é um recorte do programa, e isso também pode vir a comprometer a imersão e dá essa sensação de que ficou tudo muito corrido, mesmo que preservada a essência da trama principal. Personagens adotam características arquetípicas da commedia dell'arte, como o João Grilo, que tem muito de Arlequim.
*Matheus Nachtergaele é um gênio. É ou não é?*
Não sei, só sei que foi assim.
Olga, reage ao hino de Pernambuco 😍😍😍
Ariano Suassuna é um gênio. Matheus e Selton são os atores que nasceram para interpretar João Grilo e Chicó. É o tipo de obra que consegue reunir um texto primoroso com atores maravilhosos e produção impecável. A obra que remake algum chegará aos pés.
Lembrando que o filme é parte da minissérie, e, portanto, assistindo à minissérie você verá as cenas que foram retiradas e não fazem parte do filme. Quanto à obra escrita (o livro), há um personagem que é o narrador que recebe apenas o nome de palhaço (o palhaço, o circo, o sertão nordestino e a simplicidade do povo da região eram paixões de Ariano Suassuna).
Esse filme representa muito o nordeste br descontraido msm com tantas dificuldades...
É um bom ator. Gênios foram Einstein, Michelangelo e Da Vinci. Beijo carinhoso, russinha!
Se tem uma coisa que o brasileiro tem é orgulho desse filme. Eu posso assistir 400 vezes que vou me emocionar, me surpreender e rir TODAS as vezes.
Eu também
é igual chaves
Eu chorando 😭 eu rindo muito todas as vezes que assisto 😂
Filme incrível
Ariano Suassuna é genial. 😂
Rapá, quem é Titanic perto dessa obra de arte?
Verdade! Suassuna era um gênio. Nunca vi tanta criatividade e tanto personagem bom! E o legal é que o filme foi fiel a obra dele, e contou com atuações fantásticas de todos os atores.
ariano suassuna! serio! voce nunca leu o livro?
Né? Eu sempre disse isso. Kkk
@@marciaoliveira4578 Esse filme é muuuuuuuuuito bom.
os dois sao bons cada um dentro do seu tema
Nordeste e suas incontáveis histórias folclóricas e regionais belíssimas
Tô impressionada de como você pode ter entendido um filme tão regional, a ponto de se emocionar! Parabéns pelo estudo linguístico e cultural do Brasil! Nossa cultura não é facil de se compreender por pessoas de outros países.
Tem legenda
@@lucaar7626 imagine a legenda ! Kkkk deve mais atrapalhar do que ajudar nesse caso.
Tem coisas que não podem ser entendidas se lidas ao pé da letra.
Ao meu ver ela não entendeu nada.
Ela comentou algumas frases.
Ariano Suassuna era genial justamente por isso!
Vdd, vc é incrível
Até a russa percebeu logo de início que o João Grilo era "cabra safado"! 🤣🤣🤣
Nessa mesma linha de filme tem Lisbela e o Prisioneiro.
O coronel e o lobisomem também
Tem também o Tapete Vermelho
Lisbela e o Prisioneiro é boa escolha!!!!
Up
Assistir os filmes dos Trapalhões também é uma boa pedida!!!!
Aqui no nordeste (onde o filme se passa), "bichinha" é uma forma carinhosa de se tratar alguém. Por isso o Major não estranhou quando o padre chamou a filha dele de bichinha.
Mas o engraçado, que eu acho que a Olga não tinha entendido, é que o padre falava da cadela haha.
Caramba! hahaha
Eu não sabia dessa. Deixa a cena ainda mais engraçada
@@patricksoares6253 sim, tanto é comum que se você assistir a temporada 2009 de Malhação, a inspetora do Múltipla Escolha é uma nordestina e ela só trata a protagonista (que é afilhada dela) por "minha bichinha"
th-cam.com/video/2-JSPGOQBWE/w-d-xo.html
@@isaaco95 Muito bom!
O padre na realidade falava da cadela. Enquanto o outro falava da filha.
Então.o."bichinha" do o padre refere-se da cadela.
E i homem. Chama da bichinha a filha.
Pelejou pela vida desde menino. Passou sem sentir pela infância. Acostumou-se a pouco pão e muito suor. Na seca comia macambira, bebia o sumo do xique-xique, passava fome.
E quando não podia mais, rezava, quando a reza não dava jeito, ia se juntar a um grupo de retirantes, que iam tentar sobreviver no litoral, humilhado, derrotado, cheio de saudades.
E logo que tinha notícia da chuva, pegava o caminho de volta, animava-se de novo, como se a esperança fosse uma planta que crescesse com a chuva, e quando revia sua terra dava graças à Deus por ser um sertanejo pobre, mas corajoso e cheio de fé. ( PARTE MAIS EMOCIONANTE DO FILME)
Chorei agora lendo teu comentário 😢essa parte é muito emocionante mesmo.❤
TB sempre me emociono. Ariano Suassuna era um gênio! ❤
PQP, não posso ler esse trecho que começo a chorar. É um texto lindo que em qualquer lugar do mundo ganharia prêmios.
Essa parte meu coração aperta demais ❤
Me emocionei lendo agora 👏👏
O sotaque é bem forte para entender sem legenda. Curioso é como conseguiram legendar em russo kkk
Ah, estou estudando russo há 3 dias e já aprendi o alfabeto cirílico
Todo idioma tem palavras sem tradução. Aí vc adapta pegando o significado daquilo e atribuindo uma nova palavra do idioma pra qual quer traduzir, a q mais se aproximar do sentido original. Pode ser bem trabalhoso.
Ainda mais com as gírias nordestestinas, eu q sou nordestina as vezes não entendo
O russo é fácil, só não dá pra reproduzir as gírias brasileiras!!
é dificil imaginar mas quem conseguiu é um genio kkkkkkkkkk
Eu choro toda vez que assisto a parte em que Nossa Senhora fala do povo pobre do Nordeste brasileiro. Sou filho de nordestinos e ver toda o sofrimento que esse povo enfrentava e ainda enfrenta é muito tocante.
O povo brasileiro como um todo é realmente muito forte!
Eu sou Nortista, mas também choro assim mesmo, somos todos da mesma pátria, irmãos, e nortistas e nordestinos são bem mais próximos em suas culturas, dores e superações! 👏🏻
@@Lu.Benicio Como disse no comentário inicial. Sou Nordestino do Norte e tenho o mesmo sentimento
Sou nordestino nascido no Norte. Sangue forte na veia. Tenho o mesmo sentimento seu.
@@Lu.Benicio também sou nortista, de Boa Vista - Roraima. Sou filho de maranhenses, como muitos por aqui. Como dizia aquela canção (não sei se vc conhece): "Quem é filho do Norte. É neto do Nordeste."
Mas somos, mesmo, todos e todas brasileiros e brasileiras. Um só povo forte!
Sou nordestina . Eu já interpretei o personagem de Nossa Senhora em um curso de para atores. Foi uma experiência incrível!!!
Quem acredita q ela começou bem assistindo o Alto da Compadecida?
Esse filme é um dos famosos clássico naconais.
E um dos melhores também.
Se não, o melhor; pode repetir que não enjoa. Mas, e aí russinha, chorou com nossa comédia? É ou não é !?
Auto*
@@herciliamarianamota484
Olá!!!!! Errei por descuido.
Tá no título 😂
Ariano Suassuna nos deixou esta belíssima obra. Posso assistir 100 vezes, mas tenho a mesma emoção. 💚 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Verdade pena que vão acabar com esse filme fazendo a segunda parte
Suassuna era genial!
Ariano Suassuna é um gênio. Fala das raízes do nordeste do nosso Brasil. É meu filme favorito
ESSE FILME É MT BOM
MAIS NO DVD É CORTADO :(
MAIS Ñ DEIXA DE SER BÃO :^)
A ROSINHA pareçe mt a mãe do meu primo diverdade , principalmente quando era jovem 🙂
Concordo: Ariano Suassuna escreveu esse texto para uma peça de teatro (eu mesmo já participei dessa peça, fazendo o papel do Padre João), mas a adaptação para o cinema foi muito orgânica, devido a genialidade dos atores e a genialidade do texto!
ele foi questionado sobre os nome, a resposta dele foi, eu escrevi para meu povo ,os brasileiros !!!
Só assisti esse filme recentemente kkkkk
É uma obra prima da cultura brasileira. Divertidissima, parabéns pela escolha
Cinéfilo ou não, todos deveriam ver este filme
Eu não acredito que ela reagiu ao filme mais brasileiro de todos os tempos
Né
Nordestino*
@@gabyalves8801 o nordeste fica dentro do Brasil, então ainda é considerado um filme brasileiro.
@@LuizHenrique-by4bz Ok,tenha uma boa noite
Este é, sem sombra de dúvida, o maior filme já feito nesse país pelo simples fato de representar uma obra ímpar com atuações impecáveis.
Eu sou do sul e ainda assim me identifico com a obra, que mesmo retratando o nordeste mostra uma brasilidade sem igual.
Ariano foi o maior de todos os escritores desse país.
Raro em....do sul ...... parabéns pela comentário.
Faço minhas, as suas palavras. Abraços daqui do Recife ao povo do Sul. ❤
Ahhh bacana, abraços do interior de Pernambuco para os sulistas 🤗
A obra de Ariano é amada por brasileiros de todas as classes sociais e recantos do Brasil, por isso O Auto da Compadecida é um clássico. 👏👏👏
@@CarlosAntonioLeite-uw6wl quando vc ler os elogios de Ariano a Olavo de Carvalho vai chorar igual bebê
O autor demorou 20 anos pra escrever essa obra.
Taí o motivo pra ficar perfeita.
Ariano Suassuna fez uma obra prima. Na preguiça habitual do brasileiro que não lê, este filme se torna outra.
Suassuna é vida❤❤❤
E demorou mais 20 mas aí vem a sequencia
@@jonnybradshaw9229 não, ele demorou 20 anos para escrever o livro. E o que vai ter agora é a sequência do filme de 2000 que já era uma adaptação de uma minissérie feita pela Globo sobre o livro do Ariano
Ariano Suassuna, fez outras obras primas!!!
Agora corre para assistir o filme "Lisbela e o prisioneiro"
meu filme nacional preferido
Isso!
Entrei aqui só pra comentar isso!
Esse eu assisti no cinema
up up up
Esse é o filme que eu mais assisti na vida.
É um patrimônio lindo da cultura nacional, viva Ariano Suassuna!
Que orgulho desse nosso Brasil, do nordeste! Aliás, adorei o react!
,❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️O Nordeste agradece
@Olga, assista algumas entrevistas de Ariano Suassuna aqui no youtubre
Olga, leia o livro que é muito legal também
filme doutrinário....
Q fofura ouvir a Olga imitando o sotaque nordestino dos personagens kk.
"Fui logo dizendo i love you e ela se derreteu todinha"
" oq é isso?"
"Quer dizer morena em francês" kkkkgkgkk. Não botou uma das melhores partes do filme. Kgkgkkg
É mesmo kkk
Essa parte é a que eu mais amo e só tem na versão tv.
Kakakakakakakakakakakaka
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkks
só tem na versão extendida da tv
Esse filme é sensacional, se não for o melhor e um dos melhores do cinema brasileiro
Próximo filme: Lisbela é o Prisioneiro, outro filme épico do cinema nacional
SIM! Ainda mais quando ela falou que gostou do romance de Chicó e Rosinha, com certeza vai gostar de "Lisbela e o Prisioneiro". Filme muito lindo!
Lisbela é simplesmente extraordinário!!!
Lisbela e o prisioneiro
Sou do Norte do Brasil , sei que nossa cultura e sotaque é diferentes e mesmo assim amamos o nosso Nordeste, além de lindo é de lá que sai os melhores humoristas do Brasil. Muito orgulho da nossa diversidade de culturas, povos e sotaques. Bjs do Norte para o Nordeste 🌿😘🌵
Também sou do norte, mas nossos costumes, comidas e etc são tão parecidos né, só o sotaque nos afasta um pouco
eu sou gaucha e amo esse filme , alias , acho que é o melhor filme brasileiro ... bjos do SUL ao NORDESTE
@@isabelmoraes1331 também sou do Sul.
Me sentindo amada❤(sou cearense)
Que bom ver todos se elogiando e se respeitando,não tem ninguém com fanático por sua região
Olga, vou te dizer um segredo...
Assistiu este filme uma vez... Lascou, não existe limite de vezes para assistir novamente. Pode ver 100 vezes que será pouco. Obra prima é isso, jamais perde o brilho ❤❤❤ salve Ariano Suassuna, salve a cultura regional, salve esse País maravilhoso chamado Brasil.
Olga, o melhor do "filme" foi você interagindo... mostrando-se completamente humana, algo raro nos dias de hoje!
Ainda estou em dúvida se vc entendeu o conceito do que significa "FOME" no Brasil, em especial na região Nordeste (do BR). A Cida de de Natal/RN/BRASIL te aguarda para maiores esclarecimentos. Seja sempre bem vinda. Sérgio/Natal/RN/Brasil
Ué e tú queria oq? Q ela se mostrasse um cavalo?🤔
Uma outra versão dessa obra .com os trapalhões também foi exibida anos atraz ... Essa mais recente vale a pena ver outra vez
" Não sei, só sei que foi assim..." filme da minha vida, amo demais, viva o Nordeste, viva Ariano Suassuna!!
Quando nossa senhora se referiu a João ela falou um sobre a vida de pessoas nordestinas q sofriam e sofrem por causa da seca faltam de comida e até mesmo falta de um lugar pra morar....
Nordestina com orgulho, amo meu nordeste!!!!
so se for seu nordeste pq sou de Joao pessoa e Viajo muito pra Recife e em nenhuma das duas se falta comida nem Tem Seca.
@@michaelbastos3985 o filme se refere a um nordeste de outra época.
@@michaelbastos3985 O anta, geralmente onde tem seca é no Sertão.
@@michaelbastos3985 Amigo infelizmente você vocifera ignorância, as terras secas a qual o filme de Ariano Suassuna fazem alusão é o sertão nordestino. Sabe um pouco de Geografia lhe faria bem, mas vou tentar facilitar sua vida apenas para por em relevo sua ignorância. O NE do Brasil é dividido em várias regiões; litoral, zona da mata, agreste e sertão. Cada região dessa tem suas próprias características climáticas, biomas específicos e por aí vai. O sertão nordestino compreende uma enorme região que fica no interior de todos estados nordestinos. Trata-se de um semideserto, mas que tem características únicas por não margear nenhum grande deserto e ser arrodeado de climas úmidos, daí o bioma único da caatinga nordestina. Para além do campo geográfico se você ao menos tivesse um pouco de cultura brasileira, como ter lido alguns dos maiores romancistas nacionais como Graciliano Ramos, o próprio Ariano Suassuna, dentre tantos outros, saberia do que se trata essa alusão da obra do Ariano. Quem tem um mínimo de conhecimento a cerca do proprio país, história e geográfia, mesmo nos níveis mais fundamentais do ensino, compreende a alusão facilmente, fica claro aqui que é sua carência também. Quem é do Nordeste sabe, pois há uma situação de identidade, mesmo aqueles que não tem acesso a informação sabem, pois vivenciam isso na cultura, no cotidiano, como as festas juninas por exemplo. Infelizmente para um brasileiro alienado como você, que mesmo visitando Recife várias vezes não entende isso, nem nunca vai entender. Falta conhecimento e também respeito da sua parte, em fim alguém que não gostaria de cruzar na minha cidade natal, Recife, Casa Amarela, parceiro. Ao modo bem nordestino te digo; Vai de reto infeliz das costas ôca!!!
@@eduardoebbers Aulas! Engoliu a pobi em seco! Kkkkk Sou Baiana/nordestina e nasci no interior, no sertão da Bahia. Realmente é muito dura a vida do povo da roça, dos povoados, das pequenas cidades e falo com propriedade pois tenho um avô de 104 anos, lúcido, que ainda vive lá, assim como meu pai já viveu e como alguns parentes ainda vivem. De dia um sol de rachar, de noite um frio de matar. Achei de uma falta de sensibilidade e educação tamanha o comentário da moça acima. Obrigada pelo esclarecimento, senti-me representada!
A parte que você se emociona com "morte" do João é muito bonitinho, eu chorei junto, mostra o quanto você se entregou e se emocionou de verdade; e olha que já assistir umas 50 vezes e se passar mais 50 eu assisto de novo!!!
Essa fala da nossa senhora me emociona muito. Porque todo nordestino pobre tem um pouco de João Grilo.
É isso ai mesmo, essa fala dela sempre deixa nós, nordestinos pensativos, e ao mesmo tempo orgulhoso pelo que nos tornamos!
Já assisti um montão de vezes.🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇮🇱🇮🇱🇮🇱assiste o filme Aí que vida"e muito bom.
@@MariaMendes-oj9kg já assitir aí que vida faz é tempo kkkkk esse filme é daqui do Maranhão
@@islandia25 na Verdade o Filme é do Rio de Janeiro por Conta da Globo Filmes e dos Atores, Filmado na Paraíba com Atores Cariocas e alguns Nordestinos (como Rosinha, Cabo 70, Vicentão, o Autor e o Diretor) e a História se Passa na Década de 1930 no Sertão da PARAÍBA ... Não tem Nada a Ver com o Maranhão 🇧🇷
@@lucassales9485 abestado eu tô falando do filme aí que vida que a Maria falou. Lê direito antes de querer da uma de inteligente kkkkkkk
Já assisti esse filme várias vezes. É meu filme favorito. A Olga começa a chorar com a morte do João Grilo e eu me acabo chorando de novo kkkkkkkkkkkk
eu realmente gostaria mt de saber como diabos traduziram o "João, ta dando uma bilôra na cachorra" kkkkkkkkkkkkkkkk
JJKJKJKJKJKKJK
KKKKKKKKKKKKKK
tive uma crise de riso com esse seu comentário KKKKKKKKK
Kkk
No Ceará é o mesmo que desmaiar ter agonia tb passamento
Sou do sul e respeito muito a cultura nordestina.
eh o minimo neh
Obrigado nós do nordeste temos orgulho do Brasil inteiro
Depois assiste Lisbela e o Prisioneiro, é uma comédia romântica do mesmo diretor
Up
Baita ideia
Siiiim
Minha infância toda assistindo esse filme na sessão da tarde
UP DO UP! EU AMO ESSE FILME!
Ariano Suassuna, escritor dessa obra incrível é um orgulho para meu estado. Sempre amei esse filme.
Salve conterrâneo ♥️ Paraíba
Orgulho pro se estado e pro Brasil! Sou de minas e acho o Suassuna sensacional!
Sou do Paraná e digo que as obras de Ariano Suassuna deveria ser obrigatória nas escolas 👏👏👏👏👏
Ariano, que Saudade... sua obra nos ajuda a matá-la! Sou paraibana também, mas esse Suassuna é um orgulho nacional.
Olga, agora vc foi fundo na nossa cultura...
Especificamente de #JoãoPessoa
Uma obra prima de Ariano Suassuna, interpretada magistralmente. Épico.
Com excelente direção!
parabens ao nordeste que salvou nosso pais mais uma vez!!! gratidão!!
Sinto pena dos nordestinos que se iludem com picanha.
@@josegilsonhenriques5503 fica tranqui minion que em 72 horas tudo vai se resolver!! se iluda no zap zap que vai longe!!
A corrupção correndo solta. Contratação por milhões de empresa sem empregado e outra investigada por superfaturamento tudo sem licitação. O orgulho do país da corrupção. Parabéns pela tua escolha.
@@valquiriasilveira8947 kkkkkk ta chorando ai, sai do zap zap ou espera mais 72 horas pra passar vergonha gado!
🤎🌵🇧🇷
Isso não é um filme, é uma obra. Nada se compara a nossa cultura ❤️
Vc assistiu um filme baseado na obra de um dos maiores brasileiros de todos os tempos, Ariano Suassuna, suas obras extrapolaram as fronteiras do Brasil sendo traduzidas para mais de seis idiomas, mas ele mesmo, nunca fez questão de sair do país e morreu sem tê-lo feito. Ótima leitura, já que está estudando o português brasileiro.
A famosa frase: "Eu não troco meu Oxente pelo Ok de ninguém".
Não sabia que Ariano morreu...
Amo Ariano Suassuna ❤
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Eu sou nordestina e com todo sofrimento que passamos somos o povo mais feliz e alegre que existe.
Sou paulista e gostaria de ter nascido no nordeste, amo a terra e as pessoas de la
@@pauloprimo7138 obrigada
Oxente! vouti o povo tá ficando doido e, aqui e o resto do tem nordestinos vici. O povo sofrido trabalhador e sincero e o povo do nordeste é esse presidente Jair Messias Bolsonaro foi um único que levou águas do rio São Francisco fazendo transposição, para o sertão Brasileiro do Nordeste, eita presidente porreta vici.😁😁😁😁😁🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 e por isso que voltamos nele presidente 22 desse ano 2022 e presidente Bolsonaro reeleito de novo.... Brasil acima de tudo é Deus a cima de todos........🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
e quem disse que todo nordestino passa fome e sofrimento? voce mora no sertão?
@@ronilsonabreupereira3583 sim, moro no interior do nordeste em um sítio,agora em alguns lugares está melhor,porem antigamente na época desse filme as coisas eram bem difíceis, uma grande maioria a parte popular o povão, sofreu e ainda sofre, mas nunca deixamos de sorrir .
Você não é mais russa, há muito tempo.
Você é brasileira, você fala melhor que os brasileiros.
Você é linda, maravilhosa, você tem espírito de brasileira. ❤❤❤
Esse filme é de difícil compreensão para quem não é nordestino, agora imagina pra quem ainda está aprender o português!
Por mais da legenda no idioma dela, o sentido muda muito com a tradução.!!!!!
Sou de Porto Alegre e já vi tantas vezes esse que decorei algumas falas
E por isso que existe a repetição, e dedicação, nunca a subestimacão
Nao sou nordestino mas sou brasileiro, entendo tudo desse filme sem problemas. Morro de rir e acho um dos melhores filmes que já vi na vida. Já assisti esse filme umas 10 vezes. Sempre que passa em algum lugar eu paro tudo pra assistir. Minhas músicas favoritas do Brasil são as nordestinas também.
Gosto muito desse filme, não sei quantas vezes já o assisti, sei que não resisto em assistir e assistirei sempre como fosse a primeira vez.
Viva a Ariano Suassuna!
Verdade por mais que ela até entenda o portugues, nao captara toda a comedia e emoçao passada por esse filme!
Vc pensou como um teatro, pq o roteiro foi baseado em uma peça de teatro, escrita pelo Suassuna, um grande brasileiro. E sobre a terra seca, é por causa do sertão nordestino, que é semi árido, é seco... Um livro que retrata bem o sertão nordestino é o Vidas Secas, fica a dica ☺️
Para mim , foi um dos elencos mais bem selecionado dos filmes brasileiros. Veja também Dona Flor e seus dois maridos, uma obra de Jorge Amado que retrata as entranhas da Bahia.bj pra vc.
Ia responder isso!! UP
Olga esses filmes são regionais e retratam o mundo sobre uma ótica do povo que vive aqui no sertão nordestino. Até hoje você encontra cidades iguais a retratada na película. É um pouco simples e que ao mesmo tempo conseguem ser firmes e amorosos. Estes filmes são gravados aqui na Paraíba, na cidade de Cabaceiras que é conhecida com a ROLIÚDE BRASILEIRA. Temos muitos filmes bons nesse estilo como: Liz Bela e o Prisioneiro, O homem que desafiou o Diabo e outros mais. Ariano Suassuna é considerado um gênio aqui na região. Quando quiser vir visitar o sertão ou as lindas praias do nordeste, terei um prazer em lhe apresentar. Você que é bem emotiva irá se emocionar e se encantar com nossa geografia e cultura. Amo seus vídeos, parabéns e sucesso!
O Auto da Compadecida se passa na cidade Taperoá no cariri paraibano e foi filmada na cidade de Cabeceiras, também na Paraíba, cidade conhecida como a holiude nordestina.
Up.
Gostei, comentaste bem legal.
@@ivaquintela6172 obg Iva. Abraços
@@marcioalmeida831 hahaha,é bem pertinho daqui,tbm moro na paraíba
Sou Alessandro Ernesto, solteiro, tenho 43 anos,sou de Brasília mas moro em Valparaíso de Goiás.
Boa tarde senhorita Olga .
Ese é um dos filmes que representa nossa cultura regional.
Seus vídeos são ótimos e você é muito bonita, linda, desejo sucesso em sua vida. Bem vinda ao nosso país.
Valha-me Nossa Senhora Mãe de Deus de Nazaré, a vaca Mansa dá leite a braba da quando quer a massa da sossegada a braba levanta o pé, ja fui barco fui navio e hoje sou escalé, Já fui menino fui homem só me falta ser mulher. valei-me Nossa, Senhora Mãe de Deus de Nazaré!!!!
No Brasil, graças a Deus, falamos de coisa séria fazendo comédia e piada porquê a realidade é muito pesada para suportamos sem um pouco de bom humor.
Falou tudo
Cara, na Rússia um ditador que nem russo era invadiu a Polônia para depois lançar à morte duas dezenas de milhões de jovens contra seu antigo aliado nazista, enquanto isso nosso problema maior era um cangaceiro e jogos de futebol. No Brasil teve muita paz se comparado ao restante do mundo.
Ariano Suassuna, um gênio. Essa obra é magnífica como teatro de cordel e como filme ficou perfeito. Deveria ter ganhado vários Oscars, pois é sim dos dos melhores filmes que já assisti na vida!
Esse filme com 1/10 do orçamento de qualquer filme de Hollywood ganharia todos os prêmios
O filme é uma edição mais curta da série que passou na Rede Globo. Vale a pena assistir inteira. E, é claro, tem o texto original do Suassuna, para o teatro. É uma obra genial e genuinamente brasileira.
A cultura nordestina é rica e traduz toda a grandeza de um povo que antes de tudo é um forte ! Mestre Ariano Suassuna soube interpretar e divulgar com maestria todo esse universo!! Sou Pernambucano com Muito orgulho!! Parabéns Olga!!!
Concordo com vc
👍
Pois é rapaz, o nordeste é um lugar único, saudações pernambucanas.
Disse tudo! Um beijo grande aqui do Rio pra todo o Nordeste!
Esse filme retrata a alma do brasileiro a capacidade de rir das próprias desgraças. É um mix de emoções
Ver o filme com comentários do diretor: ❌
Ver o filme com comentários da Olga do Brasil: ✅
As críticas desse filme são complexas e profundas. Algo que só uma obra clássica poderia fazer e, por isso, Olga conseguiu consumir o filme com prazer.
Chorei com vc chorando... Adorei o seu vídeo.
Olga, a linguagem utilizaa neste filme é muito específica daquela região do nordeste, mais o sotaque, nem os próprios brasileiros compreendem tudo na primeira vez, mas o fato de você se emocionar e entender mostra como a arte é universal e como você é um espirito iluminado e aberto ao novo, despojado de conceitos pré estabelecidos. Abraço, seus vídeos são os melhores deste tipo.
Faço das suas palavras as minhas 👏🏻👏🏻👏🏻
Não é o sotaque e sim o dialeto usado.
Realmente! Sou do Sul e no máximo eu entendo metade do que é dito, mas o filme é genial
@@MauriDalzotto rs sou do Nordeste e entendi tudo kkkkk
Sou do nordeste e sempre entendi tudo kakakaka
A cidade é aqui do estado da PB.
A fala de Nossa Senhora retrata a seca no Nordeste, que é presente e tão falada que há quem imagina que o Nordeste é só isso, ainda é um filme fantástico em tudo, a Fé o sotaque e cultura.
Pura cultura popular nordestina. Se você andar pelas pequenas cidades e zonas rurais do nordeste você se sentirá no filme.
Verdade.
O nordeste é simplesmente incrível! Sempre que posso, estou lá.
Mentira
Vdd
@@jaisonvale2699 kkk vc sabe de nada, nunca saiu do apartamento.
A emoção da Olha na cena que o João grilo morre é uma das melhores coisas desse TH-cam
Olga, este filme foi extraído de uma minissérie de 6 episódios de 1 hora cada, ou seja, 6 horas. Fazer um filme de 2 horas fez perder muito das nuances, dos detalhes. Leia o livro e conheça mais sobre o Ariano Suassuna, vc vai se apaixonar. Um abraço a todos!
O filme veio da minissérie e a minissérie veio do escrito do A. Suassuna, né?
A obra original é uma peça de teatro? Não tenho certeza...
Se for, é por isso mesmo que o filme parece teatro.
Na verdade era uma mini série de 4 episódios com no máximo 40min cada.
O filme perdeu em media uns 30min de conteúdo em relação a série.
@@agbottan e Olga, a obra original do Ariano Suassuna, é um Auto (da Compadecida):
Auto é uma composição teatral do subgênero da literatura dramática, surgida na Idade Média, na Espanha, por volta do século XII. De linguagem simples e extensão curta, os autos, em sua maioria, têm elementos cômicos ou intenção moralizadora.
Era uma das formas que os jesuítas utilizaram para catequisar os índios.
Ele foi o idealizador do Movimento Armorial, um movimento cultural dos anos 70 que pretendia criar uma cultura erudita a partir das características da cultura regional nordestina. Procurem conhecer Quinteto Armorial, Orquestra Armorial e Antônio Nobrega.
Olga: th-cam.com/video/cYjdSalKZ9I/w-d-xo.html
Quem abre este vídeo é o autor deste filme, Ariano Suassuna.
Na verdade, esse filme é uma reedição da minisserie em 4 episódios e a minissérie é uma adaptação e junção de duas peças do Ariano Suassuna: "O auto da Compadecida" e "O santo e a porca" mais a adição de piadas inéditas para dar liga.
O roteiro ficou explendoroso e o filme tornou-se um marco da cultura brasileira. Sendo o favorito de boa parcela da população.
AGORA SIM, OLGA É BRAZUCA....VERDADEIRA
TUPINIQUIM.
Tenho curiosidade em saber como foi traduzido em Russo: "Hoje eu tô com a gota, hoje eu tô com a molesta!!!" ou "Cabra safado!!!"
Tb fikei me perguntando isso!!
Kkkkkkkkk
Provavelmente adaptaram para "hj eu estou irritado ou nervoso"
Verdade.
Eles traduzem igualzinho fazem com filmes americanos onde a expressão só faz sentido no país ou região. Se traduzissem ao pé da letra não faria sentido. Então eles usam expressões russas que o valha.
Ķkkkkķ
Olga, só brasileiro mesmo para enter esse filme. E nós morremos de rir e adoramos o fllme .
Oi Olga! Eu sou marítimo, trabalho em um navio petroleiro, com tripulação russa, ucraniana e georgiana. Mostrei seus vídeos pra eles e estão apaixonados por vc!!! Rsrsr Parabéns por seu conteúdo e por ser tão cativante! Continue sempre assim, vc é nota 1000!
Que legal!
Mentiroso
@@flaviohenrique1134 Eu acredito, trabalhei em um navio que tinha espanhois francês, inglês , até Árabes, alemães , até aprendi um pouco dos idiomas deles, os que não sabia, árabe, alemão, etc!
Nosso sotaque nordestino é o melhor, porque a gente usa muita gíria. E é bem divertido quando as outras pessoas aprendem as gírias. Kkkk
Essa obra de arte só mesmo brasileiro entende na sua integra. Fiquei louca para explicar pra Olga que o padre falava da cachorra e o coronel de sua filha. Queria saber o que ela entendeu da cena da execução que era uma confusão total, kkkk.
@@neiderodriguesdossantos4652 é. Ela não entendeu que o coronel falava da filha e o padre da cachorra
Olga, o padre falava da cachorra enquanto o Coronel falava da filha. Mas os dois achavam que estavam falando da mesma coisa
Orgulho de ser nordestino
É a nossa pérola... Tem amor, lições, ação, comédia... Uma obra de arte do Ariano, nunca haverá um filme como esse por aqui.
Esse filme vc chora e ri todo tempo, muito honrado q vc tenha visto esse filme!! Que Deus te abençoe!!
Olá Olga não sei se irá ler, mas, Quando o Filme fala sobre as Pessoas da Terra Seca se refere a um capitulo da história do brasil sobre o interior do Nordeste Brasileiro. Aquela região têm um clima de savana muito seco onde se chove muito pouco, tendo registros de estiágens de mais de 20 anos, durante o começo do século 20 se iniciou uma precesso de estiágem intenso que causou o total colapso da agricultura naquela região, seus habitantes, em grande maioria agricultores e criadores de gado perderam todo seu meio de subsistência, e começaram a migrar inicialmente para o litoral do estado do Ceará e Bahia em busca de emprego para sustentar suas famílias, ganhando o nome de Retirantes. Porém eram tradados como cidadões de segunda classe, vivendo e trabalhando em condições sub-humanas e análogas a escravidão no litoral para poder mandar recursos para suas famílias no interior. Sempre que se havia notícia de chuva estes Retirantes retornavam para casa para tentar mais uma vez a substência em suas terras. Este ciclo se repetiu por muitas décadas, até que na década de 50 com a construção de Brasília se iniciou a segunda fase deste movimento de Retirantes, que foram para o Planalto Central para construir a furuta capital do Brasil, devido a grande distância a maioria veio temporariamente , mas acabou trazendo a família, e se estabelecendo no que hoje comnhecemos como cidades satélites do distrito federal. E junto a Brasília , Saõ Paulo e Rio passava por uma expansão e grande demanda de mão-de-obra, e assim muitos vieram também para o Sudoeste do Brasil, este migrantes chamados de Retirantes tanto nas primeira e segunda fase sempre foram marginalizados, mas muito da cultura, culinária e musica que temos hoje no Brasil, e principalemtente a infraestrutura que utilizamos hoje devemos ao povo Nordestino que Fugindo da Seca trouxeram seus corpos para trabalhar nas maiores capitais do Brasil. Desculpe a Resposta longa mas creio que esse é um tópico complexo que demanda de um pouco de Geografia e História para ser contado.
Cara sua resposta foi perfeita parabéns 👏👏👏
Que resumo maravilhoso
É isso mesmo por causa desses retirantes a capital paulista hoje tem metade de sua população nordestina pois muitos vieram em busca de uma vida melhor!
👏👏👏👏👏👏
Por comentários assim que eu pago internet.
Essa uma parte da história do povo nordestino nas grandes cidades.
Não só trouxeram seus corpos, como gastronomia, música, dança, ritmos, pintura...
O Brasil foi descoberto em porto seguro, na Bahia. E o início da nossa história se deve ao povo nordestino. Se tem uma região que tem história, essa região é o nordeste.
Me corta o coração tanta xenofobia para com uma região que marca o nosso início, de onde foi extraído a matéria prima pra infraestrutura do sul e sudeste, onde esteve tão presente no intenso ciclo do açúcar, inclusive com as marcas duras da escravidão. Um povo que só buscava sobrevivência, e com isso, ajudou a construir uma boa parte do que chamamos de "Brasil".
Mais respeito pelo norte e nordeste, que bancou a infraestrutura, a mão de obra, e trouxe boa parte da identidade cultural que esse país tem hoje.
Sim,do Semiárido.
"JOÃO TÁ DANDO A PILORA NA CACHORRA!" sempre racho nessa parte kkkkkk, pena que a tradução para Russo não deve ter dando aquele impacto kkkk
😅😂😂😂😂 e qual é a tradução para o português? Que eu não sei o que significa kkk por favor
@@nataliamartinsgoncalves2669 pilora é "passar mal" "desmaiar"
Este é um dos nossos melhores filmes. O regionalismo nordestino é muito forte. O filme é genial pelos diálogos e reviravoltas que a história dá e sempre tem o vai e vem repetindo perguntando e respondendo com as mesmas palavras. Todos os atores e atrizes são super amados e queridos pelos brasileiros, pois são atores e atrizes que fizeram muitas telenovelas brasileiras e grandes atores de Teatro e cinema nacional. Chicó e o João Grilo são incríveis e peça central da trama. Muito bom. Este filme merecia um Oscar, uma palma de ouro de Cannes ou um Urso de Ouro da Berlinale.
Up.
Olga essa é o dialeto do interior nordestino e da simplicidade e humildade desses povos.
dialeto?? isso é um sotaque cara.........
@@ronilsonabreupereira3583 você já morou no interior cara.
@@mauricioteodoso4182 morar no interior? voce esta em que mundo?? voce confundiu sotaque com dialeto.
@@ronilsonabreupereira3583 cara que mora no interior do nordeste os analfabetos falão de outra maneira e com dialetos que eles entendem.
@@mauricioteodoso4182 TU NAO ENTENDE QUE ISSO É SÓ UM FILME?
Pra mim esse foi o melhor filme brasileiro ja feito contando a história do povo nordestino onde eu naci e sempre terei muito orgulho da nossa terra e do povo lutador de sol a sol
Elenco de ouro, 1a linha. E o Nordeste Brasileiro sempre nos dá do melhor em arte. A obra de Suassuna é magnífica
Olga, na semana passada vendo um dos seus vídeo pensei "a Olga tá tão brasileira que acho que ela já tá pronta para assistir O Auto da Compadecida". Kkkk Daí agora me deparo com este vídeo hahaha Vc é um tesouro
Sou gaúcho de Porto Alegre, e MT fã desse filme desde a minha infância. A obra é simplesmente sensacional, o melhor já produzido pela cinema brasileiro. E foi mt divertido ver a reação da Olga. 💙
Verdade amigo, as palavras "roteiro, rico e perfeito" fez todo sentido neste filme.
Eu sempre choro quando Nossa Senhora aparece...
Qual filho não chora vendo a mãe né
@@andre_cinelli Eita caray... agora, eu que chorei.
Eu também
ESSE É SEM SOMBRA DE DÚVIDAS O MELHOR FILME BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS. REALMENTE EMOCIONANTE! PARABÉNS PELO BOM GOSTO RUSSINHA!
Esse é o melhor filme brasileiro que existe!! Não enjoo de assistir!!
Pra mim, O auto da compadecida é um dos melhores filmes nacionais. Obrigada pela reação. ❤ alguns filmes bons: o homem que desafiou o diabo, minha mãe é uma peça, bacurau, era uma vez, que horas ela volta, 2 filhos de Francisco... o brasil é rico demais nisso, a lista vai ser grande. Likezão como sempre
🤗
@@OlgaDoBrasil a melhor gringa em solo brasileiro. Consegue expressar de forma única, original e verdadeira as reações ❤
Recomendo muito assitir minha mãe é uma peça
O filme o tapete vermelho também é bem regional. E engraçado.
Ai que vida também é top
Ariano Suassuna, um gênio, um homem admirável que me faz ter orgulho de ser brasileira!
Melhor filme já Produzido na cinematografia brasileira. O segundo melhor, que você tem de assistir é Lisbela e o Prisioneiro.
Ariano Suassuna se usa do seu conhecimento profundo sobre nossa cultura e linguagem para nos contar uma história simples, de um povo simples, com uma linguagem rudimentar que emociona, que alegra e ao mesmo tempo nos mostra como o sertanejo era esperto para não morrer de fome.... É lindo !!
Morro de rir quando vejo o video-aula que ele conta que alguém disse que ele tinha duas caras. "E você acha que se eu tivesse duas caras eu andava com essa?", a resposta.
Agora precisa assistir "Lisbela e o prisioneiro", é na mesma vibe deste filme. Vai rir muito
Tem bastante qualidade também!!
É parecido e diferente. O Alto é bem melhor. Mas Lisbela tem seus momentos.
@@CineD20 concordo, o Alto é melhor, mas pra quem quer rir mais um pouco, é um ótimo complemento
Reage a Central do Brasil, é com a atriz que fez a Nossa Senhora, o nome dela é Fernanda Montenegro, e ela foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por esse papel, primeira e única atriz brasileira da história a ser indicada ao Oscar, e ainda foi por uma atuação em português, Central do Brasil também foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro, é histórico e marcante na nossa cultura
@@sabrinameloni1115 Como não?
@@sabrinameloni1115 Claro que foi. Ela perdeu o Oscar para a Gwyneth Paltrow.
@@FelipeCarreiro ela ganhou, entregaram o troféu na casa da pessoa errada por engano
Ótimo filme
Central do Brasil
O Auto da Compadecida, obra-prima de Ariano Suassuna é um dos retratos mais fiéis da nossa verdadeira cultura. Somos todos feitos de uma diversidade ímpar e se existe um país que representa um verdadeiro laboratório vivo de costumes e tradições, tudo isso está aqui, neste imenso continente chamado Brasil. Um grande abraço, Olga.
Adoro demais esse filme. Sou Nordestino e o sotaque e as palavras de efeito são tão boas quanto. Feliz de ter uma russa assistindo uma obra brasileira, e nordestina ❤️❤️❤️. Esse filme nunca irá perder a graça! Grande Ariano Suassuna.
Melhor filme nacional de todos!!
obrigado por assistir essa obra de arte
Bom dia Olga, não podemos deixar de dar credito ao autor dessa linda obra: Ariano Suassuna que nos deixou aos 87 anos. Ariano deixa qualquer Brasileiro orgulhoso pelo seu talento. Esse time de atores, é o que se tem de melhor nos palcos e na tv, produzida em forma de mini-serie pela Rede Globo que depois sofreu alguns cortes e virou filme. Quem assiste uma entrevista de Ariano Suassuna não consegue ver uma só. Abraço aos amigos de seu canal.
Olguinha, vc teve contato com alguns dos melhores atores brasileiros! E esse filme é baseado em uma obra de um dos nossos maiores escritores! Anote e divirta-se!
O auto da comparecida é sem duvidas um clássico brasileiro, nao importa quantas vezes eu assista nunca para de me fazer, rir, chorar, e me surpreender
Não existe reação melhor! Sério! Quero assistir mais mil vezes esse vídeo!! ❤
Obrigada, linda!
Melhor reação será quando ela assistir o mestre Ariano Suassuna, que foi quem escreveu " o auto da compadecida". Simplicidade, Conhecimento e humor únicos.
Olga, devo lhe parabenizar por você compreender um filme como esse. Não é uma linguagem habitual que os estrangeiros aprendem. E se você compreendeu, então.... já é muito brasileira 👏👏👏😂😂😂😂❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Ariano Suassuna com certeza o mais brasileiro de todos
Essa é a versão reduzida, a versão completa é mais louca ainda kkkk
Ela assistiu tudo, mas cortou pro vídeo
Você começou bem, russinha querida! 😃
O Auto da Compadecida é um fos melhores filmes brasileiros de todos os tempos! Ele é uma adaptação da peça teatral de Ariano Suassuna, gênio da nossa literatura.
Esse filme é adaptado de uma peça de teatro, sim. A estética é baseada na tradição ibérica medieval que resistiu ao tempo no interior do nordeste brasileiro, e foi chamada "armorial". Sua dificuldade com a linguagem tem a ver com isso, também: é bastante regional. A peça, adaptada para um programa de TV, se passa em meados do séc. XX (era contemporâneo quando foi escrito). O filme é um recorte do programa, e isso também pode vir a comprometer a imersão e dá essa sensação de que ficou tudo muito corrido, mesmo que preservada a essência da trama principal.
Personagens adotam características arquetípicas da commedia dell'arte, como o João Grilo, que tem muito de Arlequim.
Olga, aqui no nordeste quando a gente tem dó ou pena de uma pessoa que está sofrendo, chamamos de a bichinha ou bichinho.
16:48 rachei de rir deladizendo "...é... ou não é?!" Kkkkkkkk
Melhor Filme, inspirado na Obra do Grande mestre Ariano Suassuna 💙 pérola Brasileira!
Gente, a Olga é um poço de emoção, eu fiquei todo besta vendo as reações de amor, morte e alegria, é apaixonante ver.
Realmente esse filme e esses atores são nosso maior Tesouro! Amamos todos eles.