posso falar? BRKsEDU no DeByte e um estilo "podcast" com muitas aspas aí foi a coisa mais inteligente que eu já vi nos últimos tempos. obrigado por isso eduzinho. amo vocês
Eu nao sei o que foi pior... se foi o Edu dizendo que tava usando a cueca do Kirby... ou o brother ali dizendo que sabe qual é... hahahahahahaah Voces sao fantásticos... hahahaahaha
Eu gosto desses eventos e que sejam longos, é uma vez no ano que acontece o The game Award's então achei muito boa a dinâmica entre anúncios/ premiação e músicas e os tempos certos de Ad!
Não que eu tenha jogado Astro Bot, pois não tenho PS5, mas pelo que pude ver de gameplay, ele ter sido GOTY foi tão justo quanto It Takes Two em 2021, a diferença é que dessa vez teve jogos indicados que eram bem mais da preferência do público, como Metaphor, FF e Wukong, o que causou uma discórdia na comunidade.
La fora o AstroBot era visto como front runner. Existe inclusive uma lista que mantém os membros do júri e analisa a nota de cada veículo pra cada jogo todos os anos e Astro Bot tava na frente na previsão. Eu acho particularmente o argumento do escopo problemático também. A indústria tá cada vez mais entrando na discussão sobre a viabilidade da coisa com milhares de empregos sendo cortados, jogos demorando 6, 7 anos e custando centenas de milhões de dólares. E se um jogo falha é uma catástrofe (vide Concord). Acho que o jogo deve ser julgado pelo o que ele propõe e o que ele entrega.
Escopo não pode ser usado como critério quando se analisa jogos de gêneros diferentes. Astro Bot é um jogo de plataforma, um gênero que tem um escopo menor que jogos de aventura e RPG. Isso não o torna inferior, pois não há uma hierarquia entre gêneros de jogos.
Astro Bot é sem dúvidas o jogo mais criativo do ano, divertido e ao contrário do que muitos pensam, ele é um jogo pra família. Tem desafios insanos também pra barbados. É eu discordo que ele representa o passado. Pelo contrário. Ele inova mais que qualquer outro jogo! O uso do dual sense nesse jogo foi explorado de forma incrível! Eu estava torcendo pra wukong mas não acho injusto astro bot ganhar não. É um JOGAÇO e amei jogar com minha filha.
Salve!! Tenho que discordar em relação ao The Witcher 3 e seu tamanho, o jogo é grande, mas mantém você imerso durante todo o jogo, e por isso ele é bom, quem começa e gosta, não quer que aquilo acabe nunca.
Tenho esse jogo, acho a ambientação foda fora o patch pro ps5 que tá lindo. Mas o combate é muito ruim, todo bugado. Já tentei jogar umas 3x e sempre mato o grifo e dropo. Combate de Ghost of tsushima, Elden ring, Dark Souls 3, Sekiro são anos luz a frente. Espero que o 4 seja melhor pq quero muito jogar.
Exatamente, é meu jogo favorito até agora por enquanto(não zero tantos mais, na época dele tinha mais tempo livre, pretendo voltar no próximo ano). Sobre o que o rapaz comentou é verdade, o combate é meio repetitivo principalmente pq eu não vejo desafio se o jogador só usar um combo forte como quen e build de golpe rápido. Porém o jogo se torna bem desafiador com uma variação de build(algo mais parecido com o livro) usando óleos específicos e feitiços obtidos a partir do bestiário, aí fica até desafiador e mais "role-playing". Mas um ponto importante que não dá pra comparar com a Valhalla como exemplificado no vídeo é a narrativa, é algo absurdo o q Witcher faz. Ele maximiza num nível sobrenatural a qualidade de suas quests, levando a você pensar se uma quest secundária não é melhor que a principal ou você fazer o movimento contrário da maioria dos jogos de querer terminar uma sidequest primeiro antes da principal.
O ponto do Edu é justamente o que faz o Astro ser mais merecedor. A indústria esta um caos por conta de jogos megalomaníacos, super caros que nao cumprem metas e despedem pessoas. Mais do que um prêmio, é um recado. FF nao inova, é igual o remake, mas maior. e Metaphor é um persona em outro mundo
Pra mim, The Witcher 4 foi disparado o maior anúncio, até vendo reações de outras pessoas e tals. Pow, virou trend Topics do Twitter, todo mundo falou sobre. Intergalatic é promissor por ser na Naughty Dog, apenas, o trailer por si só me pareceu um tanto genérico, mas confio no Neil
AMO MUUUUUITO O DEBYTE, já estava ansioso pra saber a opinião dos três sobre o TGA! Agora, acompanhando desde o ep 1, venho pela primeira vez aqui nos comentários pedir uma coisa, ME AJUDEM A FALAR COM VANDEP! Please VanDep, responde meus emails kkkkkkk (só quero conversar um pouquinho, se puder me aconselhar) Tamo junto! PS.: Somos o Locomotiva Pop (eu e meu irmão)
The Witcher 4 ao meu ver foi o maior anúncio, até achei estranho ele aparecer logo no início do evento. Intergalatic pode ser promissor por conta da Naugthy Dog, pq achei meio genérico o que foi mostrado, muita influência de guardiões da galáxia, pelo menos em relação ao comportamento da personagem e trilha sonora.
Não tem influência de guardiões da galáxia, o Neil Druckman falou que a inspiração dele foi cowboy bebop. É possível ver isso por conta da estética retro futurista, guardiões da galáxia não tem esse tema, só as músicas são antigas.
@ Entendi. Não conheço esse cowboy bebop. Mas ainda continuo achando genérico o que foi mostrado. Porém, ainda é muito cedo para se ter uma opinião a respeito do que vai ser o jogo, a gameplay e tal.
Não teve influencia de guardiões de guardiões da galaxia mas tem todos os elementos de guardiões da galaxia kk a semelhança é aparente amigo n importa oque o diretor disse a@@felipeef1103
Pra mim, jogo do ano é o jogo que chega, faz o povo pirar, sai devastando em todo lugar e o pessoal gosta, nao importa mais nada, se aquele jogo foi o mais falado no ano, ele é o jogo do ano!
Se todo ano o GOTY fosse avaliado nos mínimos detalhes, sempre teríamos um JRPG ganhando. Pq os caras sempre vão além, eles sempre entregam experiências gigantescas com alto refinamento... Acho super válido o principal prêmio ser utilizado para alavancar jogos menores, estúdios menores, ideias diferentes, etc.
Não existe coisa mais triste que pessoas que não aceitam quando algo que elas votaram ou estavam trocendo não ganham algo, premiação ou politico tanto faz, aí vem e começam a xingar e inventarem coisas que nada a ver só porque o joguinho deles ou qualquer outra coisa não ganhou.......triste demais
Astro é muito bom que de fato é vídeo na sua essencia que seria simples e divertido dp início ao fim!! Mesmo todos os outros merecendo. Aceitar e celebrar
Meu favorito é Metaphor mas se o ponto de vocês é inovação Astro Bot e Balatro são os únicos que inovam ali. Cada fase de Astro Bot usa um conceito que é usado no máximo mais uma ou duas vezes ali na frente e depois é jogado fora pra ter outra ideia criativa.
Sobre a questão do Mr Beast: a memória da Internet é muito curta e isso tem se espalhado pra grande mídia. Esse caso com o Logan Paul ninguém mais se lembra hoje e por isso não impacta a carreira dele a longo prazo. Infelizmente a gente vive um momento muito imediatista num geral e acredito que a tendência é só piorar.
Onimusha é uma série excelente e estou muito empolgado para jogar esse novo! Minha experiência com ele foi ter jogado o 2, 3 e 4 (Dawn of Dreams) no PS2 e gostei muito de todos eles. Ano passado, já na Steam, finalmente pude jogar o 1 e me surpreendi novamente. Apesar de muito pé no chão (se comparado com os outros da série), eu consegui entender muito as raízes da série e como tudo aquilo começou. Um jogo bem redondinho e uma delícia para fazer 100%. Olha, pra mim, poderia ter um Onimusha por ano 😅
E outra, a maioria que está chorando pelo prêmio queria q o Wukong ganhasse. Um jogo totalmente mediano, que no máximo brigaria contra o Balatro.. O único jogo que realmente poderia competir com o Astrobot seria o Metaphor.
Metaphor e FF7R são os que melhor trabalham os aspectos importantes de um jogo em um escopo muito maior, seja em termos de história, trilha sonora, arte ou inovação. Mas não fico triste com Astro Bot ganhando, já que eles fazem tudo de forma perfeita, é claro, dentro do seu escopo limitado.
Eu estava assistindo a transmissão do Game Awards por outro canal. Tava de boas, mas quando fui conferir a transmissão no canal do Edu…. Muito melhor! Qualidade de imagem, narração, show de bola! Como sempre com o padrão de qualidade do Edu: perfeito
O jogo do ano deveria ser aquele que mais movimentou a comunidade, quando olharmos para 2k24 será que astro bot "resumi" a experiência desse ano? Será que astro bot é um jogo para ser lembrado da que a 10 20 anos como nós olhamos para o passado e pensamos em grandes lançamentos, astro bot é um jogo desse nível? (Sinceramente não, acredito que a Sony precisava sair com um exclusivo premiado...)
Me perdoe Davi, mas essa opinião sobre Witcher 3 é totalmente sem sentido algum.. O jogo é grande sim, mas toda quest secundária é totalmente única. Até hoje você não encontra um jogo com esse nível de profundidade e liberdade. Eu amo os jogos da ubisoft, mas Witcher 3 está na prateleira de Red dead 2, Skyrim, Elden Ring e os caralhos. Para mim ele está entre os 3 maiores da história.
E de cada um, todo mundo tem seu gosto, eu mesmo nao tenho interesse nesse jogo porque nao me atrai tanto. E outra ele nao falou nada demais e porque voce fãboy disso ne
@@pedroo-fernandes Primeiramente eu discordei sem desrespeitar ninguém. Cada um tem a sua opinião, mas Witcher 3 é o terceiro jogo mais premiado da história. O mundo aberto do game ditou o futuro da indústria, não precisa ser "fanboy" pra entender. Não gostar do game é normal, mas não muda o fato de que a franquia é uma das mais aclamadas e aguardadas.
Acho que não é exatamente isso que eles quis dizer, até pq o Cyberpunk 2077 que é do mesmo estúdio, saiu anos depois e é menor que o TW3. Mas não joguei TW3 pra saber se existe uma diferença discrepante no desenrolar dos dois jogos.
@theMsyzz Concordo antes do lançamento do 3 the Witcher sempre foi grande pela história tanto os jogos quanto os livros porque até mesmo Gta que foi citado por ele tem muita gente que só conhece os mais famosos que é o 5 eo SA
Queria um debyte uma hora com o Dilera como convidado especial, já que todo convidado que vocês trazem vocês costumam debulhar bastante (em um ótimo sentido) pontos interessante sobre a carreira da pessoa.
1) terá debyte especial de natal ou ano novo? Seria bem legal 2) qual a opinião dos 3 com relação a seguinte frase: será o TGA a nova E3 em relação a importância de anúncios?
The Witcher 3 é longo mesmo. Mas a comparação achei meio descabida, The Witcher é um universo de coisas para fazer, de mini games a side quest riquíssimas de história e detalhes. AC um universo de missões repetidas e outras ubisoftzices.
Pra mim isso mostra o quão vazia são as pessoas (os consumidores do conteúdo). Quanto pior o conteúdo, mais seguidores. Essa é a regra. Um meme torna uma pessoa famosa e a pessoa começa a ganhar dinheiro mesmo que sem conteúdo algum. Influencers que lutam pra produzir boas influências, por sua vez, estão nas sombrasm não conseguem sequer monetizar (bem) as produções.
Não sigo a mulher, inclusive, sigo poucas pessoas fora do meu círculo social. Mas pra gente que segue ex bbb, tik toker e um monte de gente que não agrega em absolutamente nada, seguir uma mulher que foi humilhada gratuitamente tá no mesmo nível
Eu achei um jogo com combate bugadíssimo, travadíssimo, e dropei... Fora que não curti não poder brigar com os "guardas" e na cena seguinte eu tava matando um grifo... Não curto muito esses esquemas de farmar personagem, já acho cansativo, chato... Mas quando vejo incrongruência largo de vez...
@@Ritcchelle uma coisa legal seria jogar com mods que deixam a experiência melhor, tipo deixar o geralt buffado pra crl ou jogar em um modo mais fácil, eu fiz isso, deixei o jogo no facil e depois deixei na penultima dificuldade pois ja estava muito forte, minha experiência foi muito boa por conta disso, eu não me frustei
O GOTY do meu ponto de vista deveria ser o Game que mais se destacou no ano, como os pontos que o Van destacou, relevancia na industria, qualidade de gameplay, qualidade artistica, acessibilidade enfim. Não da pra ser uma escolha pessoal, tem que ter criterios a ser batidos.
O AstroBot como GOTY fala muito do poder da marca Playstation. Criar uma marca na mente dos gamers mantém a Sony competitiva ainda hoje, mesmo com tantos problemas. Investir em marca é muito importante, leva muito tempo e custa muito dinheiro, mas vale a pena.
Sobre a fama é simples, o caso Receba é o melhor exemplo, não é necessario anos de carreira pra bombar na internet e surfar a onda, o problema é que as empresas grandes tem a visão de usar dessa influencia recente das pessoas que estao iniciando e aceitando trabalhos mais baratos do que uma pessoa que ja esta a mais tempo e é mais seguro de se investir sem correr riscos de manchar a imagem por algum vacilo do que uma pessoa que tem pouca experiencia e não tem base solida, esta acontecendo bastante isso infelizmente
Skyrim para mim foi o mesmo caso do witcher 3, fui só fazer historia principal e vazei, num sou fã desse jogo gigante. Para mim bg3 foi o que equilibrou bem de liberdade e tamanho de mundo.
E ele provavelmente não falou o nome da nintendo para não abrir brecha jurídica talvez? A Nintendo é conhecidamente bem litigiosa judicialmente como vimos com palworld.
14:10 duduzinho, em parte eu compartilho da sua opnião, mas qual seria uma opção melhor para um terceiro game de uma franquia apresentar as mecânica de gameplay sem aquele tutorial?
um de cada vez, uma mini missão para aprender cada mecânica, e ao decorrer do jogo, na primeira vez que aparecer um X tipo de inimigo, ensinar um X novo poder para derrota-lo.
Cara... não tem como jogar Astrobot e deixar de pensar que esse jogo precisa ser celebrado e precisa ser premiado. É a junção perfeita de excelente otimização, tecnologia audiovisual de ponta e belíssimo design de gameplay. Eu não via uma versão 1.0 de um jogo com esse grau de polimento, tecnologia e beleza desde o lançamento de Forza Horizon 5. Pra mim, Astrobot é o verdadeiro GOTY de 2024.
23:00 desculpa mas recomendo reassistir a premiação, o discurso antes e da equipe vencedora é justamente sobre o que os jogos deve focar (não necessariamente como deve ser)foi uma ótima crítica, recomendo tb reassistir a premiação do TGA anterior tb.
Eu acho que o publico do the witcher 3 é muito maduro e respeitoso. Isso, combinado com a capacidade da CDProjekt de absorver criticas, fara com que tw4 tenha um combate muito mais evoluido do que seu antecessor. Mantendo a historia, trilha sonora, missoes e imersao, é um forte candidato a goty de seu ano.
Davi viajou sobre the witcher kkkkkkk Por mais que o jogo seja sim grande, as quests são muito bem direcionadas, tanto a principal quanto as secundárias e os locais no mapa que são abordados aos poucos em função da história. Simplesmente não tem como você se perder (só se você quiser explorar por conta). Já zerei tw3 e gta5 e pra mim the witcher é melhor, bem mais profundo, e isso vai de gosto, mas acho que até em critérios absolutos essa franquia se compara sim às outras grandes
Saindo do mérito se Astro Bot merecia ou não, eu acho a vitória dele positiva no sentido da valorização do gênero plataforma q foi onde quase todo gênero se originou, a Nintendo praticamente leva nas costas esse gênero pq ngm mais tirando ela e os indies fazem, todo jogo hj em dia parece q tem q ser um mundo aberto gigante e etc...esse prêmio vai fazer as empresas se voltarem novamente pro gênero q tava meio q desprezado. Sem contar q é um tapa na cara da Sony pra v se ela para de tentar emplacar game de serviço e focar noq ela faz de melhor, games com foco em narrativa e com foco em experiências single player e plataforma, qm sabe Sly Cooper ou Jak and Daxter não tenha um game novo ou remaster ou remake.
O trailer realmente não chamou a atenção, mas a Naughy Dog tem um peso enorme por criar bons jogos e isso deixa um Hype muito grande ainda mais sendo uma nova franquia. Acredito que será um grande jogo, mas é muito cedo pra falar.
Mesmo sendo da Naughy Dog, não me chamou atenção, pq eu prezo mais pelo próprio jogo do que a dev do jogo, quem fica enaltecendo jogo só por ser de uma marca famosa, sinto dizer isso mas, está alienado kkk
Me pegou de cara pq eu curto mt cowboy bebop, essa pegada espacial mas ao msm tempo retrô é massa. Ai no final que veio naughty dog + espada laser + Its A sin = Hype
O trailer foi capturado com in game footage. Aquilo é ABSURDAMENTE realista. E as estética synthwave/retropunk também são interessantes. Não que esses sejam motivos muito absurdos, mas são alguns pontos que chamariam sim a atenção pra outros estúdios. O fato se ser a Naughty Dog traz apenas uma confiabilidade de que o produto final vai ser similar ao trailer.
Concordo muito sobre o combate do The Witcher, foi justamente o que me afastou tbm. Muita informação que, a mim, me deixou frustrado com a sensação de estar usando apenas 10% do que o jogo oferece pq o resto eu simplesmente não entendi ou não tive tempo de assimilar
Realmente precisamos do conceito o que é jogo do ano pra galera do Awards, porque repetiu a mesma treta que rolou com RDR 2 e God of War, sendo dessa vez uma escala maior, envolvendo 3 grandes e o favorito da Sony, me cheira a estranho no mínimo, pois God of War era muito aguardado pela galera e entregou bem, mas astrobot ninguem ligava pra ele
Alem de ser o jogo com maior nota do meracritic, ja ganhou o dobro de gotys que bkack myth, so aki no brasil wue foi essa choradeira e surpresa ser goty, la fora ele ja era cotado pra gsnhar...
Mais um episodio de Debyte para uma semana agitada! Confesso que fiquei bastante frustada com o GOTY, mas nada fora do esperado com alguem que ja assiste e esta vacinada com suas decisões duvidosas desde 2019 (Que foi quando comecei a ver, não que ache que as premiações desse ano em específico foram injustas) Como disse fiquei bastante frustada pois mesmo Astro Bot sendo um jogo ótimos, para mim, ele definitivamente não merecia por motivos que irei me abster de comentar afim de evitar intrigas. Porém, espero que o evento no futuro seja mais transparente sobre os criterios de sua votação e tenha uma banca crítica mais profissional considerando que sua totalidade é vinda de jornalista, e não de fato por críticos digamos assim. Estou curiosa sobre a opinião mais profunda do Edu sobre o GOTY e também ouvir a do Vandep e Davi! Bem, obrigado pelo episodio! Irei para o Spotify ouvir la! Muito obrigado por deixar minha viagem mais animada ouvindo esse podcast no meu ultimo dia antes de retornar para casa e pro trabalha haha! ❤
@@luthiheh A minha primeira e última frustração com Goty foi em 2018, depois disso nunca mais liguei para a premiação do goty em si, eu entendi que não faz o menor sentido se apegar a isso, eu faço o meu próprio e é isso, assisto a premiação pq acho legal ter uma premiação parecida com o Oscar só que para os jogos que é uma coisa que eu amo, mas o meu destaque nesse evento é a Orquestra e os anúncio. Assisto goty des de 2016 sempre ao vivo e sem perder nenhum.
Novo jogo do Fumito Ueda não parece ter causado muita comoção em quem estava no evento, provavelmente por saberem que só será lançado lá pela segunda metade da década.
Sinceramente eu acho q competição pra jogo do ano vai sempre envolver gosto, games são arte, é muito subjetivo sabe, não deveria haver uma competição assim
Vocês já pararam pra pensar que talvez haja uma visão do "público" de premiar alguém com seguidores como forma de reafirmar uma aprovação geral com base no fato que causa a "fama"?
Acho que o voto no AstroBot pode ter sido um recado pra Sony tb, principalmente depois de toda a situação envolvendo Concord e a posição do Jim Ryan querendo só live service daqui pra frente.
realmente o astrobot ter ganhado pode ter sido a canibalização dos votos entre si, esse foi um dos TGA que a glr que eu vi votando mais tava dispersa e com escolhas diferentes, muita gente votando no FF7, Metaphor e BMW, acho q foi dispersado os votos neles, enquanto que a glr do astrobot se juntou e votou nele kkkkkk
Acho que o cansaço do tempo do evento é diretamente proporcional a idade do espectador 😅 Pra mim foi um bom evento, bem cadenciado e deu pra acompanhar com os amigos no discord
Minha experiência com TW3 é parecida com o Edu, estava gostando achando bom e tal, mas tive um problema fiquei afastado do game e simplesmente nunca mais sentir atração por ele.
Outro joga na pegada fe Onimusha que poderia ser revisitado é o Blood Will Tell. Alem de ser maravilhoso com gameplay unica, é da Sega que por sinal ta bem das pernas atualmente
Se pensar que Astrobot ganhou pela nostalgia, por ser plataforma e 30 anos do PS, então coloca pra Mario ganhar todo ano, pq Mario é só isso praticamente!
Sobre o GOTY, temos que entender que o prêmio não necessariamente vai para o melhor videogame (se fosse assim, deveria ir sempre para o Zelda :D). No caso do Astro Bot, acho que é o único dos indicados sem um asterisco, sem defeitos ou limitações importantes. O Metaphor: Refantazio me parece ser muito nichado. FF7 Rebirth é mais popular, mas tem importantes defeitos, como o sistema de combate infame, cansativo e problemático, onde muitas vezes vc não consegue usar suas skills. Como fã de FF7, vejo várias decisões de design nesse remake que pioram o jogo, como esse "moderno" sistema de combate que é frenético, cansativo e superficial. Perdeu-se a força e protagonismo dos Limit Breaks (as ultimates dos personagens, que se conquistava com o tempo, tendo até 7 diferentes por personagem). Perdeu-se a graça de encontrar as Materias como as Summons. Aliás, tudo o que gira em torno do desnecessário personagem Chadley (a.k.a. Chatley 😅🤮) é fora de contexto da ambientação de FF7, que deveria ser steampunk, para encher o mundo de atividades repetitivas e tirar a graça de exploração livre e suas recompensas (como por exemplo encontrar as raras Summon Materias). Sobre os outro indicados ao GOTY, Black Myth: Wukong é espetacular, mas tem os problemas que o Edu bem explanou: level design ora confuso, ora repetitivo, e as paredes invisíveis. Já Balatro é um jogo de cartas adaptado para jogar no monitor. Shadow of the Erdtree provavelmente é o melhor videogame dentro os indicados, mas tem o asterisco de não ser uma produção original. Falando nisso, questiono qual seria a diferença deste SOTE para, por exemplo, God Of War: Ragnarok ou TLOU 2. Em todos estes casos temos uma continuação de história, com os mesmos protagonistas, com algumas habilidades novas, alguns equipamentos novos, em um novo local, contra novos inimigos... mas a base é a mesma. Se SOTE tivesse sido vendido como standalone, exatamente o mesmo jogo, aí mereceria mais do que como foi comercializado? É de pensar...
Alternativa 1: O Astro só levou pq a Sony precisava de algo bom esse ano Ela teve tanto prejuízo e jogos ruins que nada impede do Astro ter levado o prêmio pra simplesmente melhorar a vida da Sony Alternativa 2: Outra vertente é de simplesmente darem o prêmio pra ele tbm como forma sobre crítica ao mercado, falando que todo mundo fica lançando life service, remastered/remakes, micro transações e jogos genéricos sem vida, e que no final, um simples jogo de plataforma, divertido e bem feito é o que o mercado precisa. Alternativa 3: Tem a vertente de preconceito também, afinal tinhamos uma DLC, um Remake, dois jogos Asiáticos e um Indie "barato" Alternativa 4: E tem a alternativa tbm de que, a maioria dos jogos estão olhando pro futuro enquanto o Astro olhou para o passado, e esse foi o diferencial Várias alternativas mais sociais do que simplesmente técnicas, pode ser uma delas ou todas juntas.
Eu creio na alternativa 4. Nostalgia. Hoje em dia o povo exigem perfeição gráficos ultrarealistas sem nenhum defeito. E esquecem que o vídeo game foi inventado para divertir. E o básico venceu
Eu acho q eu justamente por o TGA ter que representar de certa forma o futuro dos games, que precisamos sempre valorizar games familia como AstroBort.. concordo que ele poderia oferecer mais, talvez, sendo mais longo de cara, mas aí talvez não sseria lançado esse ano.. em fim.... O ponto é que concordo com quem acha uma certa injustiça, mas não podemos classificar um jogo ser O JOGO DO ANO por ter inumertas mecânicas, por ser gigantesco e tal... Precisamos entender e dar o devido valor, também, aos jogos simples que voce pode receber um sobrinho, ou c omprar para um filho seu jogar sem se preocupar se tudo que ta ali é adequado apra uma criança. Basicamente concordo com o ponto do Edu do porque é bom para a indústria. E entregar para a Sony esse titulo mostra incentivo novamente e dizer que não é só nintendo que sabe fazer o gênero. Discordo de outros prêmios que Astro levou, como direção, e concordo que se nao tivesse FFVIIr e Metafor brigando talvez o vencedor seria outroo, mas acho bacana essa valorização.
Acredito que se for pensar que a votação nao teve nenhum roubo, acredito que astrobot competiu com ele mesmo, e metaphor e FF estavam dividindo votos entre si mesmos, entt astrobot ficou com todos os seus votos enquanto os outros estavam divididos ....
💰☁Empreenda no mercado de Games! Faça parte do Nuuvem Co-op: linke.to/DeByteNuuvemCoop
posso falar? BRKsEDU no DeByte e um estilo "podcast" com muitas aspas aí foi a coisa mais inteligente que eu já vi nos últimos tempos. obrigado por isso eduzinho. amo vocês
Eu nao sei o que foi pior... se foi o Edu dizendo que tava usando a cueca do Kirby... ou o brother ali dizendo que sabe qual é... hahahahahahaah
Voces sao fantásticos... hahahaahaha
Kkkkkk são amigos íntimos, nem todo mundo tem isso
Eu gosto desses eventos e que sejam longos, é uma vez no ano que acontece o The game Award's então achei muito boa a dinâmica entre anúncios/ premiação e músicas e os tempos certos de Ad!
Eu achei que foi bem direto, nem senti sono kk, isso mostra que eles procuram melhorar todo ano, em exceção ao prêmio final ks
Não que eu tenha jogado Astro Bot, pois não tenho PS5, mas pelo que pude ver de gameplay, ele ter sido GOTY foi tão justo quanto It Takes Two em 2021, a diferença é que dessa vez teve jogos indicados que eram bem mais da preferência do público, como Metaphor, FF e Wukong, o que causou uma discórdia na comunidade.
Causou um furacão kkkkkkk
Concordei muito com o ponto do Vandep sobre "O que é o jogo do ano?"
Esse canal é TÃO NECESSÁRIO! Que trabalho incrível galera e parabéns toda equipe.
La fora o AstroBot era visto como front runner. Existe inclusive uma lista que mantém os membros do júri e analisa a nota de cada veículo pra cada jogo todos os anos e Astro Bot tava na frente na previsão.
Eu acho particularmente o argumento do escopo problemático também. A indústria tá cada vez mais entrando na discussão sobre a viabilidade da coisa com milhares de empregos sendo cortados, jogos demorando 6, 7 anos e custando centenas de milhões de dólares. E se um jogo falha é uma catástrofe (vide Concord).
Acho que o jogo deve ser julgado pelo o que ele propõe e o que ele entrega.
Escopo não pode ser usado como critério quando se analisa jogos de gêneros diferentes. Astro Bot é um jogo de plataforma, um gênero que tem um escopo menor que jogos de aventura e RPG. Isso não o torna inferior, pois não há uma hierarquia entre gêneros de jogos.
Muito sensato! Se depender de alguns somente rpg e soulslike ganharão no futuro. Isso é trágico para a indústria.
Astro Bot é sem dúvidas o jogo mais criativo do ano, divertido e ao contrário do que muitos pensam, ele é um jogo pra família. Tem desafios insanos também pra barbados. É eu discordo que ele representa o passado. Pelo contrário. Ele inova mais que qualquer outro jogo! O uso do dual sense nesse jogo foi explorado de forma incrível! Eu estava torcendo pra wukong mas não acho injusto astro bot ganhar não. É um JOGAÇO e amei jogar com minha filha.
Salve!! Tenho que discordar em relação ao The Witcher 3 e seu tamanho, o jogo é grande, mas mantém você imerso durante todo o jogo, e por isso ele é bom, quem começa e gosta, não quer que aquilo acabe nunca.
Fora que a comparação com o AC que é notoriamente conhecido por quest repetivas.
Tenho esse jogo, acho a ambientação foda fora o patch pro ps5 que tá lindo.
Mas o combate é muito ruim, todo bugado. Já tentei jogar umas 3x e sempre mato o grifo e dropo. Combate de Ghost of tsushima, Elden ring, Dark Souls 3, Sekiro são anos luz a frente. Espero que o 4 seja melhor pq quero muito jogar.
Exatamente, é meu jogo favorito até agora por enquanto(não zero tantos mais, na época dele tinha mais tempo livre, pretendo voltar no próximo ano). Sobre o que o rapaz comentou é verdade, o combate é meio repetitivo principalmente pq eu não vejo desafio se o jogador só usar um combo forte como quen e build de golpe rápido. Porém o jogo se torna bem desafiador com uma variação de build(algo mais parecido com o livro) usando óleos específicos e feitiços obtidos a partir do bestiário, aí fica até desafiador e mais "role-playing". Mas um ponto importante que não dá pra comparar com a Valhalla como exemplificado no vídeo é a narrativa, é algo absurdo o q Witcher faz. Ele maximiza num nível sobrenatural a qualidade de suas quests, levando a você pensar se uma quest secundária não é melhor que a principal ou você fazer o movimento contrário da maioria dos jogos de querer terminar uma sidequest primeiro antes da principal.
q dahora a arte desse canal, gostei da thumb, são vários cardzinhos
Curto demais as conversas do DeByte
O ponto do Edu é justamente o que faz o Astro ser mais merecedor. A indústria esta um caos por conta de jogos megalomaníacos, super caros que nao cumprem metas e despedem pessoas. Mais do que um prêmio, é um recado. FF nao inova, é igual o remake, mas maior. e Metaphor é um persona em outro mundo
Pra mim, The Witcher 4 foi disparado o maior anúncio, até vendo reações de outras pessoas e tals. Pow, virou trend Topics do Twitter, todo mundo falou sobre. Intergalatic é promissor por ser na Naughty Dog, apenas, o trailer por si só me pareceu um tanto genérico, mas confio no Neil
Maldito homem que confia no outro !!! 😮😮😢😢
Mas sem dúvida! Único jogo que eu pegaria até early access se tivesse
Vindo do Neil Cuckmann, espere bomba.
@@marcus8095 belas "bombas" dele nos últimos anos... TLOU 1 e 2, Uncharted 4... Só jogo merda msm
@@beles4250 Tem razão, o único que se salva ai é o TLOU1
AMO MUUUUUITO O DEBYTE, já estava ansioso pra saber a opinião dos três sobre o TGA! Agora, acompanhando desde o ep 1, venho pela primeira vez aqui nos comentários pedir uma coisa, ME AJUDEM A FALAR COM VANDEP! Please VanDep, responde meus emails kkkkkkk (só quero conversar um pouquinho, se puder me aconselhar) Tamo junto!
PS.: Somos o Locomotiva Pop (eu e meu irmão)
The Witcher 4 ao meu ver foi o maior anúncio, até achei estranho ele aparecer logo no início do evento.
Intergalatic pode ser promissor por conta da Naugthy Dog, pq achei meio genérico o que foi mostrado, muita influência de guardiões da galáxia, pelo menos em relação ao comportamento da personagem e trilha sonora.
Não tem influência de guardiões da galáxia, o Neil Druckman falou que a inspiração dele foi cowboy bebop. É possível ver isso por conta da estética retro futurista, guardiões da galáxia não tem esse tema, só as músicas são antigas.
@ Entendi. Não conheço esse cowboy bebop. Mas ainda continuo achando genérico o que foi mostrado. Porém, ainda é muito cedo para se ter uma opinião a respeito do que vai ser o jogo, a gameplay e tal.
Não teve influencia de guardiões de guardiões da galaxia mas tem todos os elementos de guardiões da galaxia kk a semelhança é aparente amigo n importa oque o diretor disse a@@felipeef1103
Mesmo assim gostei do trailer e to empolgado pro jogo, naught dog é um estudio muito competente
Pra mim, jogo do ano é o jogo que chega, faz o povo pirar, sai devastando em todo lugar e o pessoal gosta, nao importa mais nada, se aquele jogo foi o mais falado no ano, ele é o jogo do ano!
Se todo ano o GOTY fosse avaliado nos mínimos detalhes, sempre teríamos um JRPG ganhando. Pq os caras sempre vão além, eles sempre entregam experiências gigantescas com alto refinamento... Acho super válido o principal prêmio ser utilizado para alavancar jogos menores, estúdios menores, ideias diferentes, etc.
Pelo Amor de Deus,JRPG é LIXO! Ninguém merece
Não existe coisa mais triste que pessoas que não aceitam quando algo que elas votaram ou estavam trocendo não ganham algo, premiação ou politico tanto faz, aí vem e começam a xingar e inventarem coisas que nada a ver só porque o joguinho deles ou qualquer outra coisa não ganhou.......triste demais
Nem parece que somos brasileiros, o nosso futebol não me deixa mentir kkkkkkll
Astro é muito bom que de fato é vídeo na sua essencia que seria simples e divertido dp início ao fim!! Mesmo todos os outros merecendo. Aceitar e celebrar
Meu favorito é Metaphor mas se o ponto de vocês é inovação Astro Bot e Balatro são os únicos que inovam ali. Cada fase de Astro Bot usa um conceito que é usado no máximo mais uma ou duas vezes ali na frente e depois é jogado fora pra ter outra ideia criativa.
Sobre a questão do Mr Beast: a memória da Internet é muito curta e isso tem se espalhado pra grande mídia. Esse caso com o Logan Paul ninguém mais se lembra hoje e por isso não impacta a carreira dele a longo prazo. Infelizmente a gente vive um momento muito imediatista num geral e acredito que a tendência é só piorar.
Onimusha é uma série excelente e estou muito empolgado para jogar esse novo! Minha experiência com ele foi ter jogado o 2, 3 e 4 (Dawn of Dreams) no PS2 e gostei muito de todos eles. Ano passado, já na Steam, finalmente pude jogar o 1 e me surpreendi novamente. Apesar de muito pé no chão (se comparado com os outros da série), eu consegui entender muito as raízes da série e como tudo aquilo começou. Um jogo bem redondinho e uma delícia para fazer 100%. Olha, pra mim, poderia ter um Onimusha por ano 😅
Astro Bot é o jogo mais bem avaliado tanto pelos críticos quanto pelos jogadores, apesar de n concordar, n é nenhum absurdo ele ganhar
pois é
Essas premiação não tem critérios
Claro que jogo da Sony é bem avaliado...
E outra, a maioria que está chorando pelo prêmio queria q o Wukong ganhasse. Um jogo totalmente mediano, que no máximo brigaria contra o Balatro..
O único jogo que realmente poderia competir com o Astrobot seria o Metaphor.
@@TheMsyzz caralho wukong não merecia ganhar mas meter ele a nivel de balatro é idiotice
Quem é das antigas dos games mesmo, ficou surpreso mesmo foi com Virtua Fighter e Turok. Isso sim foi surpresa.
E Ninja Gaiden
Metaphor e FF7R são os que melhor trabalham os aspectos importantes de um jogo em um escopo muito maior, seja em termos de história, trilha sonora, arte ou inovação. Mas não fico triste com Astro Bot ganhando, já que eles fazem tudo de forma perfeita, é claro, dentro do seu escopo limitado.
Eu estava assistindo a transmissão do Game Awards por outro canal. Tava de boas, mas quando fui conferir a transmissão no canal do Edu…. Muito melhor! Qualidade de imagem, narração, show de bola! Como sempre com o padrão de qualidade do Edu: perfeito
Davi tocou num vespeiro de viúva do Witcher 3 KKKKKKKKKKK
Pessoal tá um pouco sensível...😬
Vc não sabe usar o termo "viúva"
O jogo do ano deveria ser aquele que mais movimentou a comunidade, quando olharmos para 2k24 será que astro bot "resumi" a experiência desse ano? Será que astro bot é um jogo para ser lembrado da que a 10 20 anos como nós olhamos para o passado e pensamos em grandes lançamentos, astro bot é um jogo desse nível? (Sinceramente não, acredito que a Sony precisava sair com um exclusivo premiado...)
Rolou a mesma coisa que em 2018: Tem jogos que são primores técnicos, mas outros só são um jogo mais divertido o tempo todo.
Me perdoe Davi, mas essa opinião sobre Witcher 3 é totalmente sem sentido algum.. O jogo é grande sim, mas toda quest secundária é totalmente única. Até hoje você não encontra um jogo com esse nível de profundidade e liberdade.
Eu amo os jogos da ubisoft, mas Witcher 3 está na prateleira de Red dead 2, Skyrim, Elden Ring e os caralhos. Para mim ele está entre os 3 maiores da história.
E de cada um, todo mundo tem seu gosto, eu mesmo nao tenho interesse nesse jogo porque nao me atrai tanto. E outra ele nao falou nada demais e porque voce fãboy disso ne
@@pedroo-fernandes Primeiramente eu discordei sem desrespeitar ninguém.
Cada um tem a sua opinião, mas Witcher 3 é o terceiro jogo mais premiado da história.
O mundo aberto do game ditou o futuro da indústria, não precisa ser "fanboy" pra entender.
Não gostar do game é normal, mas não muda o fato de que a franquia é uma das mais aclamadas e aguardadas.
Acho que não é exatamente isso que eles quis dizer, até pq o Cyberpunk 2077 que é do mesmo estúdio, saiu anos depois e é menor que o TW3. Mas não joguei TW3 pra saber se existe uma diferença discrepante no desenrolar dos dois jogos.
@theMsyzz Concordo antes do lançamento do 3 the Witcher sempre foi grande pela história tanto os jogos quanto os livros porque até mesmo Gta que foi citado por ele tem muita gente que só conhece os mais famosos que é o 5 eo SA
Queria um debyte uma hora com o Dilera como convidado especial, já que todo convidado que vocês trazem vocês costumam debulhar bastante (em um ótimo sentido) pontos interessante sobre a carreira da pessoa.
1) terá debyte especial de natal ou ano novo? Seria bem legal
2) qual a opinião dos 3 com relação a seguinte frase: será o TGA a nova E3 em relação a importância de anúncios?
The Witcher 3 é longo mesmo. Mas a comparação achei meio descabida, The Witcher é um universo de coisas para fazer, de mini games a side quest riquíssimas de história e detalhes. AC um universo de missões repetidas e outras ubisoftzices.
Cara ele nao falou nada demais assim
@@pedroo-fernandes tá bostejando em todo comentário, hein?
Com todo respeito, mas essa galera que seguiu a mulher do avião precisa ser estudada pela NASA.
Alguns brasileiros (se nao muitos) gostam de ver esses tipos de porcaria nada a ver
Sem meme, é necessário haver alguma pesquisa atualizada sobre isso. É pior que efeito manada
Pra mim isso mostra o quão vazia são as pessoas (os consumidores do conteúdo).
Quanto pior o conteúdo, mais seguidores. Essa é a regra.
Um meme torna uma pessoa famosa e a pessoa começa a ganhar dinheiro mesmo que sem conteúdo algum.
Influencers que lutam pra produzir boas influências, por sua vez, estão nas sombrasm não conseguem sequer monetizar (bem) as produções.
Não sigo a mulher, inclusive, sigo poucas pessoas fora do meu círculo social. Mas pra gente que segue ex bbb, tik toker e um monte de gente que não agrega em absolutamente nada, seguir uma mulher que foi humilhada gratuitamente tá no mesmo nível
The Witcher 3 tem um dos melhores combates de todos os tempos de um jogo de vídeo game. A penúltima batalha é algo surreal de bom.
ela é boa, mas repetitiva dms, eu amo dms o jogo
Eu achei um jogo com combate bugadíssimo, travadíssimo, e dropei...
Fora que não curti não poder brigar com os "guardas" e na cena seguinte eu tava matando um grifo... Não curto muito esses esquemas de farmar personagem, já acho cansativo, chato... Mas quando vejo incrongruência largo de vez...
@@Ritcchelle uma coisa legal seria jogar com mods que deixam a experiência melhor, tipo deixar o geralt buffado pra crl ou jogar em um modo mais fácil, eu fiz isso, deixei o jogo no facil e depois deixei na penultima dificuldade pois ja estava muito forte, minha experiência foi muito boa por conta disso, eu não me frustei
Depende da pessoa mesmo,parei com Witcher 3 justo porque não gostei do combate
Na hora do almoço, perfeito!
mais um episodio primoroso desse canal maravilhoso
O GOTY do meu ponto de vista deveria ser o Game que mais se destacou no ano, como os pontos que o Van destacou, relevancia na industria, qualidade de gameplay, qualidade artistica, acessibilidade enfim.
Não da pra ser uma escolha pessoal, tem que ter criterios a ser batidos.
O AstroBot como GOTY fala muito do poder da marca Playstation. Criar uma marca na mente dos gamers mantém a Sony competitiva ainda hoje, mesmo com tantos problemas. Investir em marca é muito importante, leva muito tempo e custa muito dinheiro, mas vale a pena.
Onimusha 3 é um dos melhores jogos do ps2… jogaço!!
To esperando bastante desse novo
Ganhou e bem! Quem jogou sabe que como é bom o Astro Bot!
Sobre a fama é simples, o caso Receba é o melhor exemplo, não é necessario anos de carreira pra bombar na internet e surfar a onda, o problema é que as empresas grandes tem a visão de usar dessa influencia recente das pessoas que estao iniciando e aceitando trabalhos mais baratos do que uma pessoa que ja esta a mais tempo e é mais seguro de se investir sem correr riscos de manchar a imagem por algum vacilo do que uma pessoa que tem pouca experiencia e não tem base solida, esta acontecendo bastante isso infelizmente
o evento é longo, mas imagina pra quem ta lá se for só meia hora, toda aquela produção kkkkk
Ver de casa é uma coisa, afinal é SUA casa kkkk agora, estando lá só na platéia ou trabalhando no evento ahushaishaiah
Davi foi clínico aos 23:00, opinião show!
Petição para as próximas tumbs serem com a cara do Davi!! Não me leve a mal Edu 😞
Cada dia melhor esse programa
Skyrim para mim foi o mesmo caso do witcher 3, fui só fazer historia principal e vazei, num sou fã desse jogo gigante. Para mim bg3 foi o que equilibrou bem de liberdade e tamanho de mundo.
E ele provavelmente não falou o nome da nintendo para não abrir brecha jurídica talvez? A Nintendo é conhecidamente bem litigiosa judicialmente como vimos com palworld.
Nunca um GOTY pode ser de uma única plataforma...
14:10 duduzinho, em parte eu compartilho da sua opnião, mas qual seria uma opção melhor para um terceiro game de uma franquia apresentar as mecânica de gameplay sem aquele tutorial?
um de cada vez, uma mini missão para aprender cada mecânica, e ao decorrer do jogo, na primeira vez que aparecer um X tipo de inimigo, ensinar um X novo poder para derrota-lo.
Mais uma semana começando com Debyte 🎧
Se o Astrobot tivesse a skin de Mário da Nintendo, não haveria nenhuma polêmica. E aí essa narrativa de "elevar a régua" morre.
Onimusha 3 tem umas das melhores intros, que me recordo. Não sei se o gameplay ficou datado, mas na época achava muito bom.
Cara... não tem como jogar Astrobot e deixar de pensar que esse jogo precisa ser celebrado e precisa ser premiado. É a junção perfeita de excelente otimização, tecnologia audiovisual de ponta e belíssimo design de gameplay.
Eu não via uma versão 1.0 de um jogo com esse grau de polimento, tecnologia e beleza desde o lançamento de Forza Horizon 5. Pra mim, Astrobot é o verdadeiro GOTY de 2024.
Não é a versão 1.0
😅
23:00 desculpa mas recomendo reassistir a premiação, o discurso antes e da equipe vencedora é justamente sobre o que os jogos deve focar (não necessariamente como deve ser)foi uma ótima crítica, recomendo tb reassistir a premiação do TGA anterior tb.
Para mim foi a melhor TGA de todos os tempos, espero que siga nessa linha.
Eu acho que o publico do the witcher 3 é muito maduro e respeitoso. Isso, combinado com a capacidade da CDProjekt de absorver criticas, fara com que tw4 tenha um combate muito mais evoluido do que seu antecessor. Mantendo a historia, trilha sonora, missoes e imersao, é um forte candidato a goty de seu ano.
Davi viajou sobre the witcher kkkkkkk Por mais que o jogo seja sim grande, as quests são muito bem direcionadas, tanto a principal quanto as secundárias e os locais no mapa que são abordados aos poucos em função da história. Simplesmente não tem como você se perder (só se você quiser explorar por conta). Já zerei tw3 e gta5 e pra mim the witcher é melhor, bem mais profundo, e isso vai de gosto, mas acho que até em critérios absolutos essa franquia se compara sim às outras grandes
Saindo do mérito se Astro Bot merecia ou não, eu acho a vitória dele positiva no sentido da valorização do gênero plataforma q foi onde quase todo gênero se originou, a Nintendo praticamente leva nas costas esse gênero pq ngm mais tirando ela e os indies fazem, todo jogo hj em dia parece q tem q ser um mundo aberto gigante e etc...esse prêmio vai fazer as empresas se voltarem novamente pro gênero q tava meio q desprezado. Sem contar q é um tapa na cara da Sony pra v se ela para de tentar emplacar game de serviço e focar noq ela faz de melhor, games com foco em narrativa e com foco em experiências single player e plataforma, qm sabe Sly Cooper ou Jak and Daxter não tenha um game novo ou remaster ou remake.
15:28 zerei um dia desses o primeiro Onimusha que tava em promoção na Steam e foi muita Nostagia.
Salvando pra assistir mais tarde! 🥳
Pergunta honesta: se não tivesse aparecido a logo da Naughy Dog, vocês ficaram realmente hypados? Tem nada demais no trailer, achei bem comum.
O trailer realmente não chamou a atenção, mas a Naughy Dog tem um peso enorme por criar bons jogos e isso deixa um Hype muito grande ainda mais sendo uma nova franquia. Acredito que será um grande jogo, mas é muito cedo pra falar.
eu tava nem ai pro trailer, até aparecer naughty dog na tela, mas é isso né mano, os caras ja puzeram o nome deles no trailer pq sabem o peso.
Mesmo sendo da Naughy Dog, não me chamou atenção, pq eu prezo mais pelo próprio jogo do que a dev do jogo, quem fica enaltecendo jogo só por ser de uma marca famosa, sinto dizer isso mas, está alienado kkk
Me pegou de cara pq eu curto mt cowboy bebop, essa pegada espacial mas ao msm tempo retrô é massa. Ai no final que veio naughty dog + espada laser + Its A sin = Hype
O trailer foi capturado com in game footage. Aquilo é ABSURDAMENTE realista. E as estética synthwave/retropunk também são interessantes.
Não que esses sejam motivos muito absurdos, mas são alguns pontos que chamariam sim a atenção pra outros estúdios. O fato se ser a Naughty Dog traz apenas uma confiabilidade de que o produto final vai ser similar ao trailer.
Concordo muito sobre o combate do The Witcher, foi justamente o que me afastou tbm. Muita informação que, a mim, me deixou frustrado com a sensação de estar usando apenas 10% do que o jogo oferece pq o resto eu simplesmente não entendi ou não tive tempo de assimilar
Realmente precisamos do conceito o que é jogo do ano pra galera do Awards, porque repetiu a mesma treta que rolou com RDR 2 e God of War, sendo dessa vez uma escala maior, envolvendo 3 grandes e o favorito da Sony, me cheira a estranho no mínimo, pois God of War era muito aguardado pela galera e entregou bem, mas astrobot ninguem ligava pra ele
Alem de ser o jogo com maior nota do meracritic, ja ganhou o dobro de gotys que bkack myth, so aki no brasil wue foi essa choradeira e surpresa ser goty, la fora ele ja era cotado pra gsnhar...
Mais um episódio foda
Mais um episodio de Debyte para uma semana agitada!
Confesso que fiquei bastante frustada com o GOTY, mas nada fora do esperado com alguem que ja assiste e esta vacinada com suas decisões duvidosas desde 2019 (Que foi quando comecei a ver, não que ache que as premiações desse ano em específico foram injustas)
Como disse fiquei bastante frustada pois mesmo Astro Bot sendo um jogo ótimos, para mim, ele definitivamente não merecia por motivos que irei me abster de comentar afim de evitar intrigas.
Porém, espero que o evento no futuro seja mais transparente sobre os criterios de sua votação e tenha uma banca crítica mais profissional considerando que sua totalidade é vinda de jornalista, e não de fato por críticos digamos assim.
Estou curiosa sobre a opinião mais profunda do Edu sobre o GOTY e também ouvir a do Vandep e Davi!
Bem, obrigado pelo episodio! Irei para o Spotify ouvir la! Muito obrigado por deixar minha viagem mais animada ouvindo esse podcast no meu ultimo dia antes de retornar para casa e pro trabalha haha! ❤
Obs: Perdão os erros de português. Digitar comendo é complicado...
@@luthiheh A minha primeira e última frustração com Goty foi em 2018, depois disso nunca mais liguei para a premiação do goty em si, eu entendi que não faz o menor sentido se apegar a isso, eu faço o meu próprio e é isso, assisto a premiação pq acho legal ter uma premiação parecida com o Oscar só que para os jogos que é uma coisa que eu amo, mas o meu destaque nesse evento é a Orquestra e os anúncio. Assisto goty des de 2016 sempre ao vivo e sem perder nenhum.
Wukong merecia muito mais o prêmio e essa moça ficar famosa é para vermos o quão fútil é nossa sociedade.
A sensação que dá e que toda vez, que tem final fantasy, parece que é obrigado a dar o prêmio pra eles.
O rapaz foi infeliz sobre o The Witcher 3.
Falaram sobre a atualização do Black Myth Wukong? To esperando um video seu Edu jogando no PS5 Pro
Dor de cotovelo bateu forte nesse final hein? Kkkk
Novo jogo do Fumito Ueda não parece ter causado muita comoção em quem estava no evento, provavelmente por saberem que só será lançado lá pela segunda metade da década.
Sinceramente eu acho q competição pra jogo do ano vai sempre envolver gosto, games são arte, é muito subjetivo sabe, não deveria haver uma competição assim
Lembrando que astro GOTY não só utiliza. Bem o console como também é o controle que extrai quase que 100% do controle da Sony, aumentando a imersão.
Vocês já pararam pra pensar que talvez haja uma visão do "público" de premiar alguém com seguidores como forma de reafirmar uma aprovação geral com base no fato que causa a "fama"?
Acho que o voto no AstroBot pode ter sido um recado pra Sony tb, principalmente depois de toda a situação envolvendo Concord e a posição do Jim Ryan querendo só live service daqui pra frente.
gostei demais do evento, fiquei mt no hype pra nova ip da naughty dog! Tematica que eu amo nas mãos de um dos meus estudios favoritos!
Edu, JOGA ONIMUSHA CARA. Muito bom, um dos melhores do ps2
realmente o astrobot ter ganhado pode ter sido a canibalização dos votos entre si, esse foi um dos TGA que a glr que eu vi votando mais tava dispersa e com escolhas diferentes, muita gente votando no FF7, Metaphor e BMW, acho q foi dispersado os votos neles, enquanto que a glr do astrobot se juntou e votou nele kkkkkk
Acho que o cansaço do tempo do evento é diretamente proporcional a idade do espectador 😅
Pra mim foi um bom evento, bem cadenciado e deu pra acompanhar com os amigos no discord
Os fantoches eram os personagens Statler e Waldorf do genial Muppets e as tiradas deles foram muito boas.
Minha experiência com TW3 é parecida com o Edu, estava gostando achando bom e tal, mas tive um problema fiquei afastado do game e simplesmente nunca mais sentir atração por ele.
Eu vi o trailer de onimusha e fui zerar , top demais parece um resident de samurai
Gosto muito de jogos longos e imersivos, porém a dificuldade do sols like, e a limitação do personagem me desanima
Outro joga na pegada fe Onimusha que poderia ser revisitado é o Blood Will Tell. Alem de ser maravilhoso com gameplay unica, é da Sega que por sinal ta bem das pernas atualmente
O highlight pra mim foi o anúncio da sequência de Ōkami, mas infelizmente nenhum deles zerou o game
pois é, quando apareceu a amaterasu correndo até arrepiou os pelo do boga, e o fato de ser o kamiya aumenta ainda mais o hype.
Se pensar que Astrobot ganhou pela nostalgia, por ser plataforma e 30 anos do PS, então coloca pra Mario ganhar todo ano, pq Mario é só isso praticamente!
Com certeza the Witcher foi o maior anúncio ❤
realmente o evento é muito longo eu tava quase dormindo kkkkkkkk
oloco pô ninguem fez a lição de casa não? gosto do podcast mas os cara esquecendo dos jogos me quebra kkkkkkkkkk
Se eu ficar famoso do dia pra noite, busco o Vandep kkkk
Sei q n e um jogo do escopo dos outros mas oque mais fiquei feliz foi o killing floor 3
Sobre o GOTY, temos que entender que o prêmio não necessariamente vai para o melhor videogame (se fosse assim, deveria ir sempre para o Zelda :D). No caso do Astro Bot, acho que é o único dos indicados sem um asterisco, sem defeitos ou limitações importantes. O Metaphor: Refantazio me parece ser muito nichado. FF7 Rebirth é mais popular, mas tem importantes defeitos, como o sistema de combate infame, cansativo e problemático, onde muitas vezes vc não consegue usar suas skills. Como fã de FF7, vejo várias decisões de design nesse remake que pioram o jogo, como esse "moderno" sistema de combate que é frenético, cansativo e superficial. Perdeu-se a força e protagonismo dos Limit Breaks (as ultimates dos personagens, que se conquistava com o tempo, tendo até 7 diferentes por personagem). Perdeu-se a graça de encontrar as Materias como as Summons. Aliás, tudo o que gira em torno do desnecessário personagem Chadley (a.k.a. Chatley 😅🤮) é fora de contexto da ambientação de FF7, que deveria ser steampunk, para encher o mundo de atividades repetitivas e tirar a graça de exploração livre e suas recompensas (como por exemplo encontrar as raras Summon Materias).
Sobre os outro indicados ao GOTY, Black Myth: Wukong é espetacular, mas tem os problemas que o Edu bem explanou: level design ora confuso, ora repetitivo, e as paredes invisíveis. Já Balatro é um jogo de cartas adaptado para jogar no monitor.
Shadow of the Erdtree provavelmente é o melhor videogame dentro os indicados, mas tem o asterisco de não ser uma produção original. Falando nisso, questiono qual seria a diferença deste SOTE para, por exemplo, God Of War: Ragnarok ou TLOU 2. Em todos estes casos temos uma continuação de história, com os mesmos protagonistas, com algumas habilidades novas, alguns equipamentos novos, em um novo local, contra novos inimigos... mas a base é a mesma. Se SOTE tivesse sido vendido como standalone, exatamente o mesmo jogo, aí mereceria mais do que como foi comercializado? É de pensar...
Alternativa 1: O Astro só levou pq a Sony precisava de algo bom esse ano
Ela teve tanto prejuízo e jogos ruins que nada impede do Astro ter levado o prêmio pra simplesmente melhorar a vida da Sony
Alternativa 2: Outra vertente é de simplesmente darem o prêmio pra ele tbm como forma sobre crítica ao mercado, falando que todo mundo fica lançando life service, remastered/remakes, micro transações e jogos genéricos sem vida, e que no final, um simples jogo de plataforma, divertido e bem feito é o que o mercado precisa.
Alternativa 3: Tem a vertente de preconceito também, afinal tinhamos uma DLC, um Remake, dois jogos Asiáticos e um Indie "barato"
Alternativa 4: E tem a alternativa tbm de que, a maioria dos jogos estão olhando pro futuro enquanto o Astro olhou para o passado, e esse foi o diferencial
Várias alternativas mais sociais do que simplesmente técnicas, pode ser uma delas ou todas juntas.
Eu creio na alternativa 4. Nostalgia.
Hoje em dia o povo exigem perfeição gráficos ultrarealistas sem nenhum defeito. E esquecem que o vídeo game foi inventado para divertir.
E o básico venceu
Eu acho q eu justamente por o TGA ter que representar de certa forma o futuro dos games, que precisamos sempre valorizar games familia como AstroBort..
concordo que ele poderia oferecer mais, talvez, sendo mais longo de cara, mas aí talvez não sseria lançado esse ano.. em fim....
O ponto é que concordo com quem acha uma certa injustiça, mas não podemos classificar um jogo ser O JOGO DO ANO por ter inumertas mecânicas, por ser gigantesco e tal...
Precisamos entender e dar o devido valor, também, aos jogos simples que voce pode receber um sobrinho, ou c omprar para um filho seu jogar sem se preocupar se tudo que ta ali é adequado apra uma criança. Basicamente concordo com o ponto do Edu do porque é bom para a indústria.
E entregar para a Sony esse titulo mostra incentivo novamente e dizer que não é só nintendo que sabe fazer o gênero.
Discordo de outros prêmios que Astro levou, como direção, e concordo que se nao tivesse FFVIIr e Metafor brigando talvez o vencedor seria outroo, mas acho bacana essa valorização.
✌️🤩
Para mim onimusha foi o principio do souls like, tanto é que quando joguei o primeiro dark souls eu pensei nossa lembra um pouco onimusha
astrobot é jogão! goty merecido, porém qualquer um ali tirando elden ring mereceria tb e n seria nada injusto.
Almoço com DeByte hahaha
Acredito que se for pensar que a votação nao teve nenhum roubo, acredito que astrobot competiu com ele mesmo, e metaphor e FF estavam dividindo votos entre si mesmos, entt astrobot ficou com todos os seus votos enquanto os outros estavam divididos ....
Estou gostando muito do choro que está tendo kaksksksksks