O volume I de Musashi foi o primeiro livro que comprei e li de livre de livre e espontânea vontade, sem obrigações escolares envolvidas. Eu tinha 14 anos e devorei aquela monstruosidade que mais parece uma lista telefônica. Hoje, aos 30, quando olho pro livro na estante, fico me perguntando como consegui essa façanha em tão poucos dias. Foi inesquecível
Também me pergunto isso, kkk. Comecei a ler depois que terminei o mangá, no começo deu um desânimo por causa do tamanho do livro, mas quando percebi já tava lendo umas 100 páginas por dia
Compartilho desse sentimento, ganhei o volume 1 de natal em... Sei lá, 22 anos atrás, e li a primeira vez em 1 semana. Reli o volume um até gastar o livro pra depois ler o volume 2. É sem dúvida o meu livro favorito.
Achei a parte do Kojiro meia boca, o autor não precisava mudar tanta coisa da narrativa original -_-, mas tirando essa parte o manga é sensacional mesmo
O Japão tem váaarias histórias interessantíssimas principalmente no período Sengoku. Faz um vídeo sobre Yasuke, o africano escravo de um missionário português que foi nomeado como samurai por Nobunaga Oda.
O local da batalha de sekigahara é onde fica o museu de sekigahara, onde logo na parte exterior tem as estátuas dos samurais em tamanho real, conta a história da batalha, e óbvio, a lenda de musashi.....tenho a sorte de morar ao lado de um lugar que marcou a história de um país!!! O de todos até hoje preservam esse lugar.... ótimo vídeo!!
Por mais que a história do mangá Vagabond tenha muitos trechos fictícios, adimiro tanto a obra dele que passei 20 anos para completar a coleção que faz referência a Musashi.
@@arianabel5510 recomendo a leitura do único manuscrito deixado por Musashi, O Livro dos Cinco Anéis, que serve de base para termos uma vida exemplar, com muita disciplina. Admito que o livro é de difícil leitura, porém vale a pena a dedicação. Afinal, é uma forma única, para adentrarmos a mente de um ser humano obstinado pela perfeição.
@@alexvalverde8819 Concordo plenamente, espero não ter que esperar uns 8 anos para ver um vídeo sobre Made in Abyss, assim como foi o vídeo sobre a Biologia das Formigas Quimera kk.
Sem dúvidas o melhor conteúdo do youtube ♥️ espero um dia poder fazer um crossover com vocês no meu canal de análise psicologica de personagens, seria incrível
@@adrianorafacho9706 Vou dizer pela minha percepção (nada oficinal). Vagabundo vem de alguém que vagueia, o que na verdade é o que faz o personagem principal, uma vida sem local fixo (vida errante). Assim ele encontra seus novos desafios e aprendizados, sempre seguindo caminhos.
@@Ddiinnable E é quase isto mesmo. Musashi era um ronin e ronins não eram muito bem vistos, nem os samurais mas samurais tinham autoridade. Ronins eram visto como vagabundos, bandidos, mercenários e por vai.
Musashi possui dois sobrenomes ao longo da vida Shinmen(o de seu pai) e Miyamoto(o por qual ele é mais conhecido). Segundo a edição de O livro dos 5 anéis pela editora Novo século e traduzida por José Tamashiro, Musashi adotou o Nome Miyamoto em sua segunda metade da vida. Sobrenome esse que é o mesmo de sua mãe.
@@jonasbento8590 cabo, comassim!? Eu ainda n li, o autor estava escrevendo Real sobre basquete em cadeira de rodas (me lembra um pouco slam dunk na idéia, como se ele n tivesse desistido de falar sobre isso)
Conta a história de Kwan Kun (pronuncia-se Guan Yu) que era um grande general , filósofo e confucionista e que acabou de tornando a divindade da lealdade, justiça, benevolência e bravura, conhecido principalmente por ser protetora das artes marciais.
Nerdologia está cada dia melhor, melhor vídeo em português q assisti sobre Musashi até hj. Espero um dia ver um vídeo de Oda Nobunaga, Ieyasu Tokugawa e Toyotomi Hideyoshi os 3 grandes líderes responsáveis pela unificação do Japão. É muito bom acompanhar os vídeos de vcs. Parabéns.
7:38 a acusação de assassinato vem de um conceito conhecido como Zanshin. Musashi teria golpeado seu oponente, o que o fez cair, mas o derrubou sem kiai (o grito que acompanha os golpes em kenjutsu/kendo), e, segundo o próprio, ele conseguia sentir o espírito de seu oponente ainda à sua volta, sem perceber que tinha morrido e tentando derrotá-lo, Musashi então teria desferido um novo golpe contra o cadáver, desta vez com kiai, o que teria convencido o espírito de seu oponente de que estava realmente morto. Quer se acredite ou não em espíritos/fantasmas etc, essa história é passada a diante para ensinar o zanshin, não basta golpear o oponente, deve se botar energia o suficiente em seu golpe (não é força, é energia, é “jeito”, que até mesmo seu oponente reconheça que foi derrotado. Notoriamente, eu cheguei a ver (e participar de um ou outro) alguns duelos de outros estilos de espada, inclusive estilos europeus, como os dos estudantes de Fiore de Libere, o “musashi italiano”, no calor do momento, um combatente as vezes nem sente que foi atingido, e continua seu golpe, levando ao que chamamos de “double”, ou seja, ambos os combatentes foram “mortos”, golpeando-se quase que simultaneamente, essa ocorrência é bem mais rara com Zanshin, a maneira certa de gritar enquanto efetua o golpe, de atingir o oponente de forma clara, inequívoca e enérgica, que leva o oponente “compreender” que foi atingido e parar o próprio golpe antes de terminá-lo. É um conceito difícil de entender pra quem não prática, numa geração acostumada com lutas de computador, ou com o emprego de armas de fogo, que faz o “zanshin” por si só, mas num duelo de espadas ou numa briga na mão, essa pode ser a diferença entre derrotar seu oponente ou sofrer um duplo knockout (ambos os lutadores se derrotando simultaneamente). Bom, os discípulos de Yoshioka não viram dessa forma, acusando Musashi de executar um oponente derrotado enquanto caído e desarmado, daí vai em quem você quer acreditar, já que eu não tava lá pra ver.
Mano que papo é esse hahahahha. Estudamos Zanshin no karate e é um conceito que basicamente significa manter a mente presente no momento. Tipo reconhecer o que tá rolando fora do seu foco de visão etc eu realmente não consegui entender o que voce quis nomear de zanshin. O kiai é Zanshin? fiquei realmente confuso.
@@victornascimento3029 não, o kiai é pare do zanshin, mas não é o todo. A ideia é que meramente fazer o movimento não é efetuar o golpe, zanshin envolve os ouros elementos que transformam realizar o movimento em realizar o golpe, dentre eles, o kiai. Eu realmente não sei como deixar mais claro do que o comentário original, na verdade, não vejo o que que você achou confuso nele, mas talvez uma ideia mais hollywoodiana ajude a entender: no filme karate kid... 4? o que eles lutam kung-fu, em vez de karate, o mentor do filho do jack-chan fala pra ele tirar o casaco, e o garoto faz de qualquer jeito, e o mentor o faz repetir o movimento até ele botar a energia apropriada no movimento. Ao longo do filme ele passa a fazer movimento com energia, vontade e de forma a marcar o golpe. Ele deixa de ser só um balançar de braços, para se tornar o golpe que leva o personagem pra frente no torneio. Embora esse exemplo em específico não envolva kiai, ele mostra a diferença entre só fazer o movimento e golpear com zanshin.
Muitas histórias são! Quem conta um conto aumenta um pouco. Samurais que viveram antes dele possuem histórias muito mais brisadas, tendo aprendido seus estilos com entidades sobrenaturais e tantas outras coisas. Não raro, algumas escolas antigas tem no nome algo relacionado ao budismo ou ao xintoísmo.
Cheguei através de um carinha lá no Twitter... Gostei do conteúdo. Miyamoto Musahshi era foda pra caralho. Só me falta dinheiro pra poder comprar esses livros e o mangá do Vagabundo pra poder ler e apreciar mais sobre sua grande história de vida. O vídeo ficou sensacional. Está de parabéns!!! ☕✌🏻
Neste exato momento em que me encontro na vida atual ,tenho apenas as minhas palavras a expressar e transmitir nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado TH-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade, parabéns e de muito obrigado a todos(as) os(as) idealizadores(as). A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, voltado e visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato muito obrigado.
Ele podia ser melhor em um duelo, e em manusear uma espada, mas não só isso influencia o quão bom um samurai pode ser, a outros fatores q podem mudar isso, no caso, Musashi era mais completo, Kojiro era focado em duelos
4:10 , detalhe importante eh dizer que ele lutou pelo Cla Ukita e nao necessariamente pelo toyotomi, apesar de Ukita estar ao mesmo lado de Toyotomi, nao foi o cla que ele lutou e sim deu assistencia em batalha.
Se Musashi fosse um personagem de Demon Slayer ele usaria a "Respiração da Malandragem"! kkkkkkkkkkkkkk... Todo mundo sabe que o Sasaki Kojirō era melhor que ele na lâmina, mas o Miyamoto Musashi era sagaz demais em usar tudo o que ele tinha a sua volta pra levar vantagem. A lei de Gerson é a versão brasileira da Lei de Musashi!
Tem a lenda de que quando ele acertou o golpe na cabeça do Kojirō, ele saltou com as costas para o sol para ofuscar a visão do cara, assim acertando o golpe, o cara era sensacional!
Eu gosto mt desse livro também ,tirando a romantização da donzela frágil que adoece de amor por ficar longe do amado. Odiava esses capítulos. E a personagem que era mais destemida sofreu muito por fugir do papel comum a mulher.
@@Karkow123 . É um romance japonês, escrito a uns 100 anos. Akemi era uma mulher muito forte, mas Otsu era o ideal de esposa dedicada. Em que ano você leu os livros? Eu li em 1998, ano que chegaram ao Brasil.
Tenho um livro sobre o Musashi guardado há anos, nunca li e está parado lá, aos usos das baratas. É apenas o volume 1, agora vou coloca-lo na lista das próximas leituras.
Aquela história que Musashi participou na conflito contra os samurais católicos da REVOLTA DE SHIMABARA é questionável não há provas da participação dele na batalha o que se sabe apenas é que Musashi se instalou em Kumamoto, localidade próxima a Shimabara, em 1640, cinco anos antes de sua morte.
Bom não faria sentido ele ir a um lugar próximo a uma batalha para ficar tomando café sendo que ele foi samurai, ronnin, mercenário e entre outras coisas. É bem provável que ele mesmo pra batalha
Olá, Filipe. Parabéns pelo programa! Informações muito ponderadas! Mas gostaria de fazer algumas considerações e opiniões particulares sobre Musashi. Primeiramente, esse negócio de "maior samurai" é muita questão de marketing. Maior segundo QUEM? Afinal, ele não foi um personagem de destaque histórico e político relevante para a época. Claro que o fascínio pelo "homem que se fez sozinho" é grande e seus feitos são famosos, mas temos uma impressão excessivamente romantizada por causa da ficção, sendo que existem muitas contradições nos registros de seus combates e histórico de vida. As escolas de espada japonesas existem de fato, mas NO BRASIL são um tanto raras, e as sérias e confiáveis estão sob a tutela da Confederação Brasileira de Kendo, um órgão SEM fins lucrativos que promove a legítima cultura da espada japonesa, por meio do Kendo, Iaido e Jodo. E o uso de 2 espadas não foi uma invenção do Musashi (muitos creditam isso erroneamente à ele), sendo que aparece no currículo de diversas escolas. Mas certamente ele é um dos grandes popularizadores do sistema. Obrigado pelo programa!
Sempre achei uma grande bobagem creditarem ele como maior samurai. Apesar de ter servido em feudos pontualmente e participado de algumas batalhas, não foi isso que deu relevância pra ele. Ele se destacou sim como Ronin e duelista mesmo. Basta pensar que em comparação com seus 60 duelos vencidos, o segundo com mais vitórias creditadas é o Itō Ittōsai com 32. Sobre o Niten Ichi-Ryu, também é meio inocente as pessoas pensarem que ninguém antes jamais tinha pensado em usar duas espadas simultaneamente. Mas acredito que foi a primeira escola a ter isso como característica fundamental, daí a justa popularização dele nesse aspecto. Me corrija se estiver errado.
nn devemos nunca subestimar a capacidade humana de ignorar toda oportunidade de aprendizado e continuar errando ent se levarmos isso em consideração a chance de mudar pouca coisa eh bem grande
@@alexvalverde8819 nada a ver men. Vacinas demoram meses para serem criadas e mais alguns meses até comprovar sua eficácia e segurança e só depois disso começa a vacinar a população
O volume I de Musashi foi o primeiro livro que comprei e li de livre de livre e espontânea vontade, sem obrigações escolares envolvidas. Eu tinha 14 anos e devorei aquela monstruosidade que mais parece uma lista telefônica. Hoje, aos 30, quando olho pro livro na estante, fico me perguntando como consegui essa façanha em tão poucos dias. Foi inesquecível
Fiz isso ano passado enquanto servia no exército, a história te prende DEMAIS e ajuda a passar o tempo
Também me pergunto isso, kkk. Comecei a ler depois que terminei o mangá, no começo deu um desânimo por causa do tamanho do livro, mas quando percebi já tava lendo umas 100 páginas por dia
O livro é incrível, vagabond é só uma mera adaptação
Eu tenho esse livro e nunca li , depois de saber sobre a história me deixou muito curiosa e vou ler ele !
Compartilho desse sentimento, ganhei o volume 1 de natal em... Sei lá, 22 anos atrás, e li a primeira vez em 1 semana. Reli o volume um até gastar o livro pra depois ler o volume 2.
É sem dúvida o meu livro favorito.
Vagabond é simplesmente um dos melhores mangás que eu já li na minha vida
Também, as reflexões do musashi são outro nível
Achei a parte do Kojiro meia boca, o autor não precisava mudar tanta coisa da narrativa original -_-, mas tirando essa parte o manga é sensacional mesmo
@@Niko-kp6pk tá louco cara, a parte do kojiro é incrivel também
@@danielcuridossantos é legal,mas se vc já leu os livros ou mesmo os relatos históricos,é bizarra as mudanças kkkk
Você lê em qual plataforma?
O Japão tem váaarias histórias interessantíssimas principalmente no período Sengoku. Faz um vídeo sobre Yasuke, o africano escravo de um missionário português que foi nomeado como samurai por Nobunaga Oda.
Nobunaga oda o rei demonio do 6 ceu
E o periodo congoku?
Congoku é foda nessa época era tudo com mais de 8000 de poder de luta
@@ewertonpelizaro2120 kkkk pois é kk
Esse é o período preferido do Freeza
O local da batalha de sekigahara é onde fica o museu de sekigahara, onde logo na parte exterior tem as estátuas dos samurais em tamanho real, conta a história da batalha, e óbvio, a lenda de musashi.....tenho a sorte de morar ao lado de um lugar que marcou a história de um país!!! O de todos até hoje preservam esse lugar.... ótimo vídeo!!
Por mais que a história do mangá Vagabond tenha muitos trechos fictícios, adimiro tanto a obra dele que passei 20 anos para completar a coleção que faz referência a Musashi.
Muito bom
@@arianabel5510 recomendo a leitura do único manuscrito deixado por Musashi, O Livro dos Cinco Anéis, que serve de base para termos uma vida exemplar, com muita disciplina. Admito que o livro é de difícil leitura, porém vale a pena a dedicação. Afinal, é uma forma única, para adentrarmos a mente de um ser humano obstinado pela perfeição.
@@paulocelsosantanna Sim
A história dele precisa de um filme ou série de grande produção.
Leia Vagabond
Tem o mangá chamado vagabund
Na minha opinião ela tem a melhor arte já feita em uma hq
Vagabond precisava de um anime também, aliás
De passagem pelo canal 🕇🕇🕇🕇🕇🕇🕇🕇🕇🕇🕇🕇🕇🕇🕇🕇
@@Joao-mw2bq pra adaptar os traços dele seria hardcore
Outros samurais: "vamos te matar, desgraçado!!!"
Musashi: "Vem tranqulo, vem tranquilo"
Vem afobado assim não
"Kill me? You can try!"
@@4rtorius melhor trazer amigos pra batalha começar
Sasaki Kojiro:
@@juventude22 Kojiro sola Musashi
Aqui no Brasil temos o Instituto Niten, onde o Kishikawa-sensei (que treinou com o herdeiro da Niten Ichi Ryu) continua ensinando o estilo.
Musashi, o lendário! Tive o privilégio de ler quase todos os livros sobre ele (e o dele próprio). A história de vida dele sempre me fascinou!
Ja assisti este nerdologia pelomenos 10x kkkkkkkk, quando to sem nada pra fazer vou ver ele
*Nerdologia: Genocídio armenio*
*Nerdologia: Império Persa*
*Nerdologia: Civilizações da Mesopotâmia*
Civilização da Mesopotâmia seria bem legal
Acádios, Sumérios, Babilônicos e Assirios!
O genocídio armênio deve ser abordado com urgência!
@@Republicademocraticadoxandao0 adoraria um video se aprofundando na figura de gilgamesh
@@lucaslobofer4417 Por incrível que parece, tem gente que realmente acredita na versão turca de que o genocídio é falso
Sugestão: O Abismo de Made in Abyss.
Opa esse anime é lindo demais
:0
@@alexvalverde8819 Concordo plenamente, espero não ter que esperar uns 8 anos para ver um vídeo sobre Made in Abyss, assim como foi o vídeo sobre a Biologia das Formigas Quimera kk.
@@terceirojogador Vou procurar, man.
2 melhor anime
Sem dúvidas o melhor conteúdo do youtube ♥️ espero um dia poder fazer um crossover com vocês no meu canal de análise psicologica de personagens, seria incrível
Up, gosto muito do seu canal
Um jeito diferenciado de mendigar kkkkk
@@henrique6322 cuidado galera o fiscal de comentários chegou k
Eu iria amar!
Opaaa lisa, seu conteúdo é incrível.
"Eu sou Valdemar, o Impalador" KKKKKKKKKKKKK
Onde
Estou surpreso que conheça sobre as escolas "Koryu"!
são poucos (mesmo entre os Japoneses) que sabem da existencia dessas escolas
Sugestão: origem e popularização do anime.
Ótima sugestão
Up
Quero kkkk
Interessante.
Origem das loli
Cara, amei esse nerdologia!! Falem mais sobre o japão, é muito interessante!
Falar tmb sobre a cultura opressora e preconceituosa de lá
Esqueleto anti otaku mandou abraço .
Também acho o Japão muito interessante.
@@Ramlethal777 ninguém precisa de militante aqui
@@Ramlethal777 fala sobre racismo, corrupção, estupro, malandragem de brasileiros como vc lol
Vagabond é um masterpiece do Takehiko Inoue.
Quem gosta do tema e mangás... esse é indispensável.
Tô lendo
porque tem esse nome o manga?
@@adrianorafacho9706 Vou dizer pela minha percepção (nada oficinal). Vagabundo vem de alguém que vagueia, o que na verdade é o que faz o personagem principal, uma vida sem local fixo (vida errante). Assim ele encontra seus novos desafios e aprendizados, sempre seguindo caminhos.
@@Ddiinnable E é quase isto mesmo. Musashi era um ronin e ronins não eram muito bem vistos, nem os samurais mas samurais tinham autoridade. Ronins eram visto como vagabundos, bandidos, mercenários e por vai.
É foda saber que existiram pessoas assim na vida real
O maluco era um protagonista da vida real mano, c tá doido
Faz sobre invasão Mongol Japão. Preparando pro Lançamento de Ghost of Tushima
Tushima
Jesse e James do pokemon são chamados de Musashi (jesse) e Kojiro (James), e não Miyamoto e kojiro. Fonte. Bulbapedia
O engraçado é que o rival do criador de pokémon tem Miyamoto no como sobrenome
Miyamoto foi o nome que deram pra mãe da Jessie num filme especial do Mewtwo Pouco conhecido. ;P
Fiquei orgulhoso de saber que ele errou assim que ele disse, hahahah.
Acho que Jesse e James vem do criminoso famoso Jesse James, hein?
E a música do Iron Maiden?
Sugestão: Shinsengumi
E tem que falar do Saito
Boa, 06! Up!
A minha imagem do shinsengumi mudou depois de gintama kkkkk
Saitou.. o que você sabe sobre o Shisengumi???
Saitou responde: Bom, digamos que eu sei o que tudo mundo sabe... 😎
@@ricardoheck3532 o que você sabe sobre o incidente da hospedaria Ikeda?
Musashi possui dois sobrenomes ao longo da vida Shinmen(o de seu pai) e Miyamoto(o por qual ele é mais conhecido). Segundo a edição de O livro dos 5 anéis pela editora Novo século e traduzida por José Tamashiro, Musashi adotou o Nome Miyamoto em sua segunda metade da vida. Sobrenome esse que é o mesmo de sua mãe.
Eu tbm leio esse, fiquei surpreso ao saber que ele havia adotado 3 filhos, no livro diz que doi apenas 1
Eu moro no Japão em Echizen q tem muita montanha, tem uma montanha q tem a estátua do Kojiro e tem uma cachoeira q eles batalharam e muito lindo
Um dos livros que me marcou, maravilhoso vale muita a pena a ler. Eu li o romance do Eiji Yoshikawa. Sensacional.
então vc assim como eu surtou com a batalha de sekigahara
caraaaaa, q nostalgia enorme quando vejo esses vídeos sobre os samurais do japão de 1500.
me lembra muito do jogo de PS2 Samurai Warriors 2
8:52 Correção, a Jessie no Pokémon em japones, chama "Musashi" mesmo (não Miyamoto).
Comeram bola
psé acabei de pesquisar aqui e Miyamoto era a mãe da Jessie kkkk
Eu já ia corrigir isso.
Corrigiram nos comentários do vídeo seguinte
Conheci ele de Samurai warriors, não tinha noção do tamanho da sua história. Parabéns pelo vídeo relativamente completo de sua história, muito massa!
Excelente vídeo, sou mega fã da história do Musashi e torço pra que o mangá seja concluído algum dia
Sensacional!!! A vida dele se bem estudada e adaptada daria a melhor série de todas. Desconheço se já existe alguma moderna bem feita.
Lê vagabond, melhor que qualquer série que possa ser feita sobre ele
@@guiratake eu li, mas ainda tá em hiato?
Poderiam fazer uma série baseada no mangá! Igual aquele ep de West World , ficou foda.
@@jonasbento8590 cabo, comassim!? Eu ainda n li, o autor estava escrevendo Real sobre basquete em cadeira de rodas (me lembra um pouco slam dunk na idéia, como se ele n tivesse desistido de falar sobre isso)
@@jonasbento8590 acabou ou foi cancelada??
Conta a história de Kwan Kun (pronuncia-se Guan Yu) que era um grande general , filósofo e confucionista e que acabou de tornando a divindade da lealdade, justiça, benevolência e bravura, conhecido principalmente por ser protetora das artes marciais.
8:52 eu tinha esse livro amarelo do eiji yoshikawa. Foi uma obra excelente. A narrativa é muito boa! Li em pouco tempo! foi ótima leitura!!
Nerdologia está cada dia melhor, melhor vídeo em português q assisti sobre Musashi até hj. Espero um dia ver um vídeo de Oda Nobunaga, Ieyasu Tokugawa e Toyotomi Hideyoshi os 3 grandes líderes responsáveis pela unificação do Japão. É muito bom acompanhar os vídeos de vcs. Parabéns.
Eu esperei muito tempo por esse nerdologia
7:38 a acusação de assassinato vem de um conceito conhecido como Zanshin. Musashi teria golpeado seu oponente, o que o fez cair, mas o derrubou sem kiai (o grito que acompanha os golpes em kenjutsu/kendo), e, segundo o próprio, ele conseguia sentir o espírito de seu oponente ainda à sua volta, sem perceber que tinha morrido e tentando derrotá-lo, Musashi então teria desferido um novo golpe contra o cadáver, desta vez com kiai, o que teria convencido o espírito de seu oponente de que estava realmente morto. Quer se acredite ou não em espíritos/fantasmas etc, essa história é passada a diante para ensinar o zanshin, não basta golpear o oponente, deve se botar energia o suficiente em seu golpe (não é força, é energia, é “jeito”, que até mesmo seu oponente reconheça que foi derrotado. Notoriamente, eu cheguei a ver (e participar de um ou outro) alguns duelos de outros estilos de espada, inclusive estilos europeus, como os dos estudantes de Fiore de Libere, o “musashi italiano”, no calor do momento, um combatente as vezes nem sente que foi atingido, e continua seu golpe, levando ao que chamamos de “double”, ou seja, ambos os combatentes foram “mortos”, golpeando-se quase que simultaneamente, essa ocorrência é bem mais rara com Zanshin, a maneira certa de gritar enquanto efetua o golpe, de atingir o oponente de forma clara, inequívoca e enérgica, que leva o oponente “compreender” que foi atingido e parar o próprio golpe antes de terminá-lo. É um conceito difícil de entender pra quem não prática, numa geração acostumada com lutas de computador, ou com o emprego de armas de fogo, que faz o “zanshin” por si só, mas num duelo de espadas ou numa briga na mão, essa pode ser a diferença entre derrotar seu oponente ou sofrer um duplo knockout (ambos os lutadores se derrotando simultaneamente). Bom, os discípulos de Yoshioka não viram dessa forma, acusando Musashi de executar um oponente derrotado enquanto caído e desarmado, daí vai em quem você quer acreditar, já que eu não tava lá pra ver.
Mano que papo é esse hahahahha.
Estudamos Zanshin no karate e é um conceito que basicamente significa manter a mente presente no momento. Tipo reconhecer o que tá rolando fora do seu foco de visão etc
eu realmente não consegui entender o que voce quis nomear de zanshin. O kiai é Zanshin? fiquei realmente confuso.
@@victornascimento3029Tbm não
Pra mim n faz sentido avisar o oponente jajans
@@victornascimento3029 não, o kiai é pare do zanshin, mas não é o todo.
A ideia é que meramente fazer o movimento não é efetuar o golpe, zanshin envolve os ouros elementos que transformam realizar o movimento em realizar o golpe, dentre eles, o kiai.
Eu realmente não sei como deixar mais claro do que o comentário original, na verdade, não vejo o que que você achou confuso nele, mas talvez uma ideia mais hollywoodiana ajude a entender: no filme karate kid... 4? o que eles lutam kung-fu, em vez de karate, o mentor do filho do jack-chan fala pra ele tirar o casaco, e o garoto faz de qualquer jeito, e o mentor o faz repetir o movimento até ele botar a energia apropriada no movimento. Ao longo do filme ele passa a fazer movimento com energia, vontade e de forma a marcar o golpe. Ele deixa de ser só um balançar de braços, para se tornar o golpe que leva o personagem pra frente no torneio. Embora esse exemplo em específico não envolva kiai, ele mostra a diferença entre só fazer o movimento e golpear com zanshin.
@@zacsonribeirovilareal972 desculpa, eu não entendi o seu comentário... não faz sentido avisar o oponente (o que?)
Sugestão para o nerdologia história: Peaky blinders, e as gangues inglesas no século XX.
Up
up
frio e calculista
Um ótima sugestão para quem é frio e calculista.
Série boa
Excelente. Um personagem histórico que renderia um Nerdologia interessante seria o Hans Staden, e seu relato das viagens ao Brasil do século XVI.
a historia desse samurai citado está muito fantasiosa e folclórica!
Muitas histórias são! Quem conta um conto aumenta um pouco. Samurais que viveram antes dele possuem histórias muito mais brisadas, tendo aprendido seus estilos com entidades sobrenaturais e tantas outras coisas. Não raro, algumas escolas antigas tem no nome algo relacionado ao budismo ou ao xintoísmo.
Já ouvi falar, Musashi é um dos meus personagens históricos favoritos, tanto quando adapitam ele pra um personagem sempre vem coisa boa!
Aproveitando que o nerdologia de hj foi sobre o Musashi, eu adoraria ver um nerdologia falando sobre a historia da marinha imperial japonesa
Boaaa muito bom armada imperial japonesa
Finalmente um dos Nerdologias q mais esperei
Cheguei através de um carinha lá no Twitter... Gostei do conteúdo. Miyamoto Musahshi era foda pra caralho. Só me falta dinheiro pra poder comprar esses livros e o mangá do Vagabundo pra poder ler e apreciar mais sobre sua grande história de vida.
O vídeo ficou sensacional. Está de parabéns!!! ☕✌🏻
Onde eu estava todo esse tempo que não conhecia a história fantástica desse samurai? Gente... Que homem...❤️
Neste exato momento em que me encontro na vida atual ,tenho apenas as minhas palavras a expressar e transmitir nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado TH-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade, parabéns e de muito obrigado a todos(as) os(as) idealizadores(as).
A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, voltado e visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana .
Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato muito obrigado.
Alguns dizem q o Sasaki Kojirō era o melhor, mas q a estratégia do Musashi de enfurece-lo foi o determinante p a vitória.
Ele podia ser melhor em um duelo, e em manusear uma espada, mas não só isso influencia o quão bom um samurai pode ser, a outros fatores q podem mudar isso, no caso, Musashi era mais completo, Kojiro era focado em duelos
@@humorhistorico1 Isso mostra o nível de diferença entre ambos. Enquanto um precisou utilizar técnicas além da espada para ganhar KKKKKKKKKJ
Musashi sola
@@mattewsmendes Musashi sabia que quando o seu inimigo tinha o mesmo nível dele, ele tinha que usar algo a mais
@@mattewsmendes mas ganhou, e mais importante sobreviveu pra morrer de velhice, honra não enche a barriga de ninguém, muito menos te faz sobreviver
Ótimo vídeo! Parabéns . Sou fã de Musashi desde meus 16 anos tem um tempo rs . Recomendo muito a obra prima de Eiji Yoshikawa. Livro magnífico.
4:10 , detalhe importante eh dizer que ele lutou pelo Cla Ukita e nao necessariamente pelo toyotomi, apesar de Ukita estar ao mesmo lado de Toyotomi, nao foi o cla que ele lutou e sim deu assistencia em batalha.
Melhor parte: "Não acho que quem ganhar ou perder, vai ganhar ou perder, eu vou ganhar e você vai perder" simplesmente demais. 06:21
Vagabond fez um trabalho incrível adaptando a história dele, esse mangá é foda pa garai
Vagabond perfeito, orgulho de tê-la a coleção em minha estante 👏🏻👏🏻
Um Nerdcast de história japonesa faria mto sucesso, avisa pro JN pra ver se ele acorda aew faz favor, talvez o período sengoku
O Filipe podia entrar nessa onda do Atila e analisar alguns animes. Já deixo minha sugestão de Youjo Senki. rs
up
Up
Gostei incrivel.
a história dele é muito foda, um dos cara mais inovadores dessa época
O romance fala muito dos Yoshioka, mas é completamente diferente he he É um bom livro, em todo caso. Tem partes muito boas.
Merece uma série feita com financiamento de filme grande, pq fazer filme seria muito pouco pra esse mestre
Simplesmente Yoriich tsugikuni da vida real
me arrepiei
comecei a gosta do musashi por causa de sua representação no manga de baki, a cara dele é incrivel
Musashi é a representação do conceito da espada
Ele usava 2 katanas mt pica
@@Kaiser77769 Não não, uma katana da grandi e uma katana da curta
Se Musashi fosse um personagem de Demon Slayer ele usaria a "Respiração da Malandragem"! kkkkkkkkkkkkkk... Todo mundo sabe que o Sasaki Kojirō era melhor que ele na lâmina, mas o Miyamoto Musashi era sagaz demais em usar tudo o que ele tinha a sua volta pra levar vantagem. A lei de Gerson é a versão brasileira da Lei de Musashi!
Estratégia pode ser mais eficiente que habilidade
Ss tem uma referência a ele no mangá
Tem a lenda de que quando ele acertou o golpe na cabeça do Kojirō, ele saltou com as costas para o sol para ofuscar a visão do cara, assim acertando o golpe, o cara era sensacional!
"Entre a força e a técnica, vence a técnica. Se a força e a técnica forem iguais, vence o Espírito." - O próprio Musashi.
Inosuke
Recomendo a leitura do romance "Musashi" de Eiji Yoshikawa. Nota 10!
Eu gosto mt desse livro também ,tirando a romantização da donzela frágil que adoece de amor por ficar longe do amado. Odiava esses capítulos. E a personagem que era mais destemida sofreu muito por fugir do papel comum a mulher.
@@Karkow123 . É um romance japonês, escrito a uns 100 anos. Akemi era uma mulher muito forte, mas Otsu era o ideal de esposa dedicada.
Em que ano você leu os livros?
Eu li em 1998, ano que chegaram ao Brasil.
Este livro também relata muito bem e duelo dele com Gonnosuke, o duelo em que ambos admitem derrota.
@@pmdweb . Sim! Muso Gonosuke, o "Guerreiro de Kiso"
estou lendo agora, e tô amando!
A guerra de Sekigahara foi uma guerra que realmente definiu e dividiu o Japão. Adorei o vídeo, obrigado.
Carakas, o cara não era só um gênio do combate com espadas, foi muito além disso.
Musashi é a maior waifu de fate grand order
Eu tava procurando específicamente um comentário sobre fate kkkkkkk
FATE MEU ANIME PREFERIDO
Hahaha...
weeb eh foda msm
A melhor data lost
Esse viveu uma vida agitada.
Nerdologia: Acádios, Sumérios, Babilônicos e Assirios!
Apoio
up
up
Esse foi o maluco mais brabo que já pisou na terra
QUE SAUDADE DE VAGABOND! Queria tanto um final...
Sugestão: Sun Tzu.
"decapitou a cabeça" não é uma redundância? Porque o verbo "decapitar" já significa "cortar a CABEÇA".
Sim, é um pleonasmo
@@ayrtonsenna4522 decepar
E se for a cabeca de baixo?
@@Masashiwithlasers Aí é capar kkkk
E daí?
Acho que o personagem do Samurai Shadow que mais se aproxima de Mualsashi, é o Jubei Yagyu.
Tenho um livro sobre o Musashi guardado há anos, nunca li e está parado lá, aos usos das baratas. É apenas o volume 1, agora vou coloca-lo na lista das próximas leituras.
muito bom, inspirador
conheço ele por causa do Yasuo de League of Legends, eu era mono yasuo e fui pesquisar quem era o melhor samurai do mundo kkkk
KAKAKAKAKAKA
Mt foda, conheci o myiamoto no baki
Também kkk
Tbm kk
Aquela história que Musashi participou na conflito contra os samurais católicos da REVOLTA DE SHIMABARA é questionável não há provas da participação dele na batalha o que se sabe apenas é que Musashi se instalou em Kumamoto, localidade próxima a Shimabara, em 1640, cinco anos antes de sua morte.
Bom não faria sentido ele ir a um lugar próximo a uma batalha para ficar tomando café sendo que ele foi samurai, ronnin, mercenário e entre outras coisas. É bem provável que ele mesmo pra batalha
Esperando muito esse tema. Sou fâ de vagabond. Muito obrigado
E também o Encouraçado Musashi o mais Pesado já construído
Leiam o mangá Vagabond q mostra a história toda do musashi, e todas as lutas q foram mensionadas no vídeo.
apesar de ter licença poética para um caralho
O autor passou anos sem desenhar o mangá, depois retornou a escrevê-lo/desenhá-lo, MAS parou novamente...
Apareceu até em baki slk
Incrível como os samurais não usavam escudos numa batalha com os cavaleiros medievais ou cruzados na certa não ia vencer fácil 🛡⛩🇯🇵⚔
Sugestao , tadakatsu honda, nobunaga oda, yoshitsune minamoto e por ai vai
Sem falar de Uesugi Kenshi e Takeda Shingen!
Adoro o mangá Vagabond. Queria que o mangá continuasse.
Fala sobre o outro cara, o kojiro sasaki
Records of ragnarok ne
3:00 ele fez um mochilão pelo Japão kkk
Existe uma banda de power metal chamada Vhaldemar kkkkk, muito boa por sinal.
O Miyamoto Musashi merece um Nerdcast
um dos melhores episódios pra mim, que vontade absurda de fazer um tour pelo japão!!
Quase que ele perdia pro kojiro sasaki
Olá, Filipe. Parabéns pelo programa! Informações muito ponderadas! Mas gostaria de fazer algumas considerações e opiniões particulares sobre Musashi.
Primeiramente, esse negócio de "maior samurai" é muita questão de marketing. Maior segundo QUEM? Afinal, ele não foi um personagem de destaque histórico e político relevante para a época. Claro que o fascínio pelo "homem que se fez sozinho" é grande e seus feitos são famosos, mas temos uma impressão excessivamente romantizada por causa da ficção, sendo que existem muitas contradições nos registros de seus combates e histórico de vida.
As escolas de espada japonesas existem de fato, mas NO BRASIL são um tanto raras, e as sérias e confiáveis estão sob a tutela da Confederação Brasileira de Kendo, um órgão SEM fins lucrativos que promove a legítima cultura da espada japonesa, por meio do Kendo, Iaido e Jodo. E o uso de 2 espadas não foi uma invenção do Musashi (muitos creditam isso erroneamente à ele), sendo que aparece no currículo de diversas escolas. Mas certamente ele é um dos grandes popularizadores do sistema.
Obrigado pelo programa!
Sempre achei uma grande bobagem creditarem ele como maior samurai. Apesar de ter servido em feudos pontualmente e participado de algumas batalhas, não foi isso que deu relevância pra ele.
Ele se destacou sim como Ronin e duelista mesmo. Basta pensar que em comparação com seus 60 duelos vencidos, o segundo com mais vitórias creditadas é o Itō Ittōsai com 32.
Sobre o Niten Ichi-Ryu, também é meio inocente as pessoas pensarem que ninguém antes jamais tinha pensado em usar duas espadas simultaneamente. Mas acredito que foi a primeira escola a ter isso como característica fundamental, daí a justa popularização dele nesse aspecto. Me corrija se estiver errado.
@@Daniel-fj9ux Então o certo deveria ser que ele era o maior ronin, não maior samurai
@@Daniel-fj9ux Óbvio que em algum momento alguém pensou em usar 2 espadas mas usar 2 espadas com perfeição e técnica e eficácia só ele conseguiu fazer
Qm lembra da lita do musashi e do kojiro de record of Ragnarok?
Assisti agora kksks o anime
Fiquei sabendo do Musashi através do anime Baki tem esse personagem lá.
Caralhoooo!!!! Qur dahora!!! Eu amo a história desse cara!
vagabond é um dos animes mais lindos que já li
*faz um sobre Berserk* ou *Vinland saga*
Excelentes obras!
Berserk mericia uma adaptação digna pqp que manga foda
@@ewertonpelizaro2120tem nem final ainda essa bosta
Nerdologia como ficará o mundo após o corona
Destruido '-'
Castru verdade
já vai ter vacina mes que vem eu acho
nn devemos nunca subestimar a capacidade humana de ignorar toda oportunidade de aprendizado e continuar errando
ent se levarmos isso em consideração a chance de mudar pouca coisa eh bem grande
@@alexvalverde8819 nada a ver men. Vacinas demoram meses para serem criadas e mais alguns meses até comprovar sua eficácia e segurança e só depois disso começa a vacinar a população
So o baki pra parar esse cara
Faz nerdologia história sobre atletas que marcaram a história
6:36 assistindo ou lendo Record of Ragnarok e lendo Vagabond, esses dois nomes ficam muito significativos