Vou comentar ,sobre a minha experiência como aluno de curso técnico em informática no IFPR, por 2 meses professor ensinou usar Android Studio, logo após , optou por usar Kodular, é uma ferramenta no code, a programação é visual, feita em bloco.Mas eu tenho mais dificuldades em programação em bloco do que usar Java para criar funcionalidades. Como eu já estou intolerante ao Kodular e ferramentas de mesmo conceito para desenvolvimento de apps, estou estudando React Native , pois já tenho uma experiência prévia em javascript ,já consegui fazer uma calculadora.Quanto ao Kodular, tive dificuldades em fazer a calculadora, como programar um botão "," entre outros.
No final dos anos 90 eu fiz uso de algumas ferramentas geradoras de código fonte, chamado Gas-pro, fazia tanto para Clipper como para VB, fazendo até relatórios, lembro de um livro de Clipper de um escritor muito bom chamado Ramalho, aonde ele ensina a criar um gerador de código. Na mesma época lembro de muitos que montavam sistemas em access também sem usar uma linha de código. Em suma está ideia de usar geradores de sistemas já tem mais de 20 anos.
Programo em C++, hoje estou justamente migrando para nocode, especificamente bubble, pra fazer o mvp (minimum viable product). No Embarcadero C++ mesmo sendo bastante visual , você rala demais, essas ferramentas são o futuro, o cliente não quer saber em que linguagem foi desenvolvido, quer pronto, o mais rápido e barato possível, sem contar a manutenção que é mais fácil, treinamento de novos "programadores". Vamos usar a lógica de que você não vai contratar uma mega contrutora pra fazer um quitinete simples, ou usar um canhão para matar uma mosca. Bons e confiáveis programdores é bem difícil de arranjar, e quando acha são caros, então acaba que essas ferramentas ajudam quem não consegue pagar e/ou achar um bom programador.
Eu sou iniciante, e estou muito feliz em entra no mundo do computador por meio da Cod3r. Estou estudando paralelamente Flutter e JavaScript, e vejo que existe muitas oportunidades tanto pra ser uma pessoa melhor como para ser um proffissonal de ponta. Claro que tudo isso vai depender do meu empenho e responsabilidade.... Feliz por vcs e feliz por está neste canal Parabens #cod3r!!!!
Você é o cara mais sensato que já vi falando do assunto no TH-cam, sem o sensacionalismo que muitos canais de tecnologia fazem acerca disso para ganhar views!
Pensei a mesma coisa na hora!!! Acho que o Deschamps meio que sensacionalizou o assunto, diferente do Leonardo que abordou o assunto de uma forma mais tranquila. Não que o vídeo do Deschamps tenha sido ruim, longe disso, mas achei a abordagem do Leonardo um pouco mais suave por querer mostrar que será algo que vai entrar no mercado sim, porém não é algo que vai acabar com a vida dos programadores!
Eu já acho que foi combinado! Kkkk criou um sentimento de meio termo e agora ficou na medida. Sugiro o seguinte, façam a intercessão do Filipe e Léo e usem.
Amigos, o que percebi é que esse cara não entende muito da evolução da inteligência artificial, fica claro nos exemplos que ele deu. Mas se você ver tudo que está sendo feito no ramo do aí, (muito além do honeycode) principalmente nesse ano de 2020 você vai ver que o negócio tá ficando ruim pra gente.o pessoal está criando ferramentas avançadas de forma muito rápida.
@@devfromthefuture506 percebi também, os exemplos são vagos e a percepção que se tem é que ele vê a IA como ele foi visto até o inicio do perceptron, porém o próprio IBM Watson que é uma IA que atua em setores como o médico e o jurico já é utilizado como ferramenta de consultoria para os profissionais, ou seja, ainda que o Watson possa fazer todo o trabalho sozinho, seu propósito foi designado a ajudar e servir seres humanos sem necessariamente substitui-los
Oi professor! Vi uma de suas campanhas de anúncio do seu curso de javascript no Facebook. Algo só pra se pensar: coloca o roteiro posicionado de forma q pareça que vc esteja olhando pra câmera. E lembre-se dos primeiros 5 segundos. Parabéns pelos cursos... um dos melhores D:)
Mesmo existindo o WordPress, as vagas pra programadores PHP aumentaram pra fazer plugguins. Hoje com o Bubble.io por exemplo, as vagas de desenvolvedor Javascript podem aportar muita coisa pra potencializar essa ferramenta, baseada em node e JS. Essas ferramentas só ajudam a não botar um programador pra fazer uma simples pagina tipo cartão de visita online, a função de programar já passa a um outro patamar maior.
Um show de vídeo!!! Tuas palavras refletem o que eu penso. IA pode ser o futuro, e acredito que plataformas de desenvolvimento low code e no code têm o seu espaço garantido, mas de forma genérica. No momento da sintonia fina, o humano entra com força!
Professor fala sobre concursos públicos para dev? O senhor trabalhava no estado como foi a preparação pra prova ? Não existe um curso no Brasil de developer voltado para concursos
No futuro as profissões mais valorizadas vão ser as que usam criatividade, as IA vão dominar a programação, isso é inevitável, antigamente era tudo na mão, hoje em dia é frameworks, amanhã vai ser low-code, os programadores vão fazer muito mais com menos trabalho, vão ficar mais com decisões estratégicas e criativas.
Esse é assunto que tenho pensando bastante. Comecei a pouco a estudar t.i, curso análise de sistema, e nao sei nada de programação. Porém, fiz todo o site da minha empresa através do Wix, q o inclusive funciona em mobile. Ficou lindo, funcional e do jeito que eu queria. A pergunta que ficou pra mim, é até quando a programação será necessária?
Será sempre necessária pq até computadores n são inteligentes por si só, não tem a capacidade da mente humana de pensar, eles apenas fazem o que foram programados a fazer. Até essa tecnologias no code e low code usam programação por baixo dos panos. A verdade é que hj as pessoas estão preguiçosas querem trabalhar com ti sem ter que estudar pra isso.
Sou programador desde 1986 (QBasic, dBaseIV, Cobol) e só digo: foque-se nos seus objetivos, construa a sua história, não se preocupe desnecessariamente, em um mercado cuja inclusão digital é sofrida como vcs sabem, tem mercado PARA TODOS! Há circunstâncias em que se preocupar demais é inútil e até prejuízo ao dev. O cliente que vem com essas prerrogativas (IA) está fora de meu perfil e há um oceano fantástico de clientes a desvendar.
Eu atuo com desenvolvimento low-code, e possp dizer que a velocidade como as coisas funcionam é impressionante. Você atua com um time bem menor, obtendo mais velocidade. Veja que não é RESULTADOS MAIS RÁPIDOS, pois essas plataformas caso não bem compreendidas, estudadas, e dominadas, não trarão resultados esperados.
Sei que o vídeo é muito antigo, nem sei se vão me responder, mas vi uma plataforma low-code a Outsystem e fiquei interessado em estudar pra mudar de área, será que seria uma boa opção ???
Este aplicativos feitos nestas plataformas são limitados. O usuário não consegue fazer oque quer, só segue coisas pré formatadas. Acho que até servem pra algo mas nada a ver com software devolvido com um código php ou js.
Eu gosto de novas tecnologias, porém criar uma tecnologia que cria tecnologia isso é muito passar dos limites, por que vai chegar um tempo que o ser humano não vai pensar para resolver um problema, aí no caso o robô faz tudo, isso é muito ruim! Logo para mim as pessoas no século passado era mais inteligente, por que elas pensavam 🤔
Acho que o desenvolvimento low Code é o futuro, mas para o momento atual creio que ainda é bem limitado, não em funcionalidades, mas em usabilidade e mercado. Talvez exista ferramentas boas que não conheço, mas pelo que vi do Outsystem ele é bem específico para empresas grandes qeu podem pagar 4000 dollars por mês. E uma aplicação mediana feita por um programador está bem mais barato, ainda mais se fazer baseada em microsserviços ao invés de criar uma estrutura monolítica. Ao meu ver, sai bem mais barato e fácil pagar para um programador fazer um projeto personalizado do que pagar o plano mensal dessas plataformas low code.
O Fábio Akita comentou que este tipo de ferramenta citado no vídeo com muito custo conseguirão desenvolver algoritmos com PROPÓSITO. Ou seja, algoritmos que não somente repetem padrões mas que se adaptam a realidades voláteis. Por isso, concordo com o Leonardo que o desenvolvimento de software é sempre fincado na dupla composta por conhecimento profundo do negócio e capacidade técnica apurada e provada.
Este é o futuro, mas nada acontece da noite para o dia, temos que aproveitar a janela para nos reinventarmos...somos seres humanos, mestres na arte da adaptação.
Tenho que abandonar o Delphi 7? E agora? Vou ter que ficar agora só com JS, Java, Swift, Kotlin, Python e PHP, eu estou perdido, como vou ficar sem o RTTI win32? Rss
Eu achei interessante você citar o Delphi, hoje eu ainda trabalho com Delphi, mas não me limitei a utilizar apenas uma linguagem de programação para estudar ou desenvolver projetos. Hoje tenho um conhecimento razoável em object pascal, java, c#, javascript, flutter+Dart, Phython, estou sempre me atualizando para conseguir entregar a melhor experiência para o usuário final. Muitos acreditam que delphi é um ferramenta para projetos legados, mas quem diz isso, não conhece a ferramenta. Você pode fazer absolutamente tudo utilizando object pascal ou casando com outras linguagens, no meu caso eu utilizo object pascal para API REST, desktop, mobile, web, mas também tenho projetos em javascript, c#, flutter+Dart. Se tem uma coisa que eu aprendi com o tempo é que cliente compra software e não código fonte. Você tem que entregar o mais rápido possível a melhor solução e claro sempre utilizando boas práticas de desenvolvimento para não se perder na manutenção do projeto.
Gosto do React Native e do fantástico FLUTTER... (Também vejo credibilidade no NativeScript) .... O que vou falar agora pode gerar polêmica...kkkkk ..... NINGUÉM ATE HOJE GERA MAIS RÁPIDO, FÁCIL MOBILE MULTIPLATAFORMA E USANDO A MESMA....ESSE CARA É O DELPHI...Com a linguagem DELPHI (desde de 2001/2002(acho) deixou de ser Pascal (...de ser chamado pascal.suas alterações).
@@josuealvesdeoliveira278 Eu quase comentei isso no post falando sobre o Delphi, eu não conheço nenhuma ferramenta que compila exatamente o mesmo código para android, ios, mac, windows, linux, web sem ser o delphi. Delphi otimiza demais a vida, mas também tem as suas desvantagens, não vou ficar elevando ele, acho que cada caso é um caso. Mas é isso aí, cliente compra a solução!
Wordpress, wix e outras ferramentas estão fortes no mercado, empresa como a Toyota no Brasil está usando essa ferramenta, mesmo assim Estou fazendo o curso de Javascript da cod3r que é fantástico
Não vejo motivos para se ter medo, E natural que coisas mais simples como fazer um to do list ou um app e site para uma pizzaria sejam automatizados, o tal “desenvolvimento fullstack”. Realmente isso vai ser substituído por essas plataformas no longo prazo. Contudo hoje o desenvolvimento de software está evoluindo a outras realidades como super apps, IOT, realidade aumentada, serviços de streaming e etc. Todas essas áreas futuramente vão abrir uma grande demanda para desenvolvedores.
Também não vejo, pelo menos por enquanto, esses softwares subtituirem os desenvolvedores. Faço uma comparação com Marceneiros, que ainda são muito requisitados e ganham até bem, isso porque fazem móveis sob medida, igual a nós que fazemos softwares sob medida, mas sempre vai existir quem não precisa de algo específico e nesse caso o low code pode servir.
Quanto mais tempo passa, mais os empregos vão ficando desnecessários. É certo que a programação nunca deixe de existir. Talvez ela exista de outra maneira, uma IDE gráfica, facilitada... mas o humano vai ser essencial para intermediar o cliente leigo / produto final. Relaxa, gente. Continuem apenas melhorando na parte técnica que nós, programadores, estamos no final da fila para perder ou não conseguir empregos. Esse assunto tem tudo a ver com a renda básica universal. Recomendo esse vídeo: th-cam.com/video/kl39KHS07Xc/w-d-xo.html
Mais os empregos vão ficando desnecessários, isso faz tempo , o meu mesmo foi troca pelo Chatbot em 2018 , que é uma desgraça, não serve pra nada , ou melhor é mal programado
Nem sempre a IA tomará a melhor decisão. Isso ocorre porque mudamos constantemente protocolos de segurança mediante a fatos novos. A aviação já consegue voar, de forma autônoma, desde a década de 60 (incluindo exploração espacial), e a decisão humana nesses casos provou que a máquina é melhor em buscar inúmeras maneiras de responder o problema e o humano responsável direto na tomada das decisões. Ao longo a dependência do ser humano será pequena, mas ainda sim existirá de alguma forma. Obs.: Recentemente a IA do Tesla Model S ajudou um motorista a desviar de um pneu solto na estrada no sentido contrário com alerta de colisão e o motorista tomou o volante do autopilot pra desviar.
vão surgi várias ferramentas como jhipster e outras que reduz o tempo de desenvolvimento, mas nunca será como um programador experiente com técnicas de design patterns, tradução da necessidade do negocio em código. IA ou ferramentes de automatização será boa para alavancar parte do projeto, o restante será dos desenvolvedores
Acredito que o ideal é equilibrar as opniões, nem desesperar com medo de sermos substituído e nem ignorar achando que tudo será sempre da mesma forma. O fato é que precisamos de muito menos desenvolvedores para entregar uma solução complexa hoje do que 10 anos atrás, muito por abstrações, otimizações e automatizações com o uso de frameworks, soluções de infraestrutura em núvem, virtualização e deploys simplificados. Não vejo problemas se a AI nos ajudar a reduzir ainda mais o tempo de entrega das soluções mas não vejo uma substituição completa dos devs, pelo menos tão cedo. Lembrando que haverá sempre a necessidade de atualização e/ou adaptação. Essas soluções já são utilizadas para acelerar o desenvolvimento há anos e para desenvolvimento de soluções internas menores hoje. Tendem aos poucos a serem mais aceitas, portanto vamos fazer o que sabemos de melhor que é nos adaptar para estar sempre à frente delas, no pior das ipóteses ao lado.
Oi Léo Primeiro lugar, meus parabéns por todo conteúdo produzido. Tenho seguido vc na web. Comprei um curso seu...e gostei mto! Por isso ja te considero meu professor. obs... me identifiquei mto bem com vc. Ouvindo agora que vc é evangélico... é isso mesmo? Me identifico mais ainda, pois tb sou evangélico.
Sou leigo, e estava pensado pq fazer codigos para sites se é apenas imagens e texto ? Não da de fazer em uma pagina em um editor de texto e lançar na net ? Sou leigo vai com calma.
A parte de imagens e textos de se criar um site é um pouco parecida com editores de texto tipo Word. Mas em vez de botões numa interface você precisa definir as estilizações, posicionamentos, fonte e suas variações na mão, digitando o código respectivo a essas coisas. Mas criar o site vai além disso. Podem existir funcionalidades que precisa de interação, como um menu escondido que só aparece ao clicar em um ícone, que precisam de criar coisas com programação que esses editores de texto não oferecem. Agora, se por editor de texto você se refere ao Bloco de Notas e outros mais voltados pra programar: Sim. Você essencialmente só precisaria fazer uma página lá e lançar na net. Aí entrariam coisas como entender de servidor, hospedagem. Mas pegando na base da coisa, você só precisaria escrever o código do backend e do frontend nesse editor e colocar o arquivo no servidor de hospedagem. Tem mais nuances mais complexas nessa base a depender da tecnologia, da escala do projeto e tudo mais. Mas a base em si é essa mesmo.
Discordo, não é tão fácil más não é tão dificil não kkkk. Entre 1996 e 2000 eu programava em visual basic e clipper, por hobby. Resolvi voltar nesse ramo e conheci o bubble que é nocode, estou desenvolvendo um sistema multinivel e, sinceramente, não conheço ferramenta melhor nocode e , é uma forma de você ganhar meses e até anos de dinheiro com uma ferramenta nocode, a esperar um TI desenvolver a mesma coisa. Tem ferramenta low code que pode acelerar o processo de desenvolvimento 10x mais, então, ao meu modo de ver, é só os TI aprender estas ferramentas, vão axiliar e não tirar vaga de ninguém. Com ferramentas nocode vc clona até mercado livre, uber etc e tal.
Não acredito que isso seja uma mudança pra daqui 5 anos. Mas isso é o futuro. Programar é trabalho artesanal feito a mão e precisa de muita gente pra fazer as coisas. Tudo que é artesanal, desde a primeira revolução industrial, tende a acabar. Uma empresa que puder contratar 5 caras que mexem com Outsystems em vez de uma equipe inteira que vai precisar ser coordenada, ela vai optar (desde que a ferramenta ofereça o que é necessário. O que se não oferece ainda, uma hora vai. Ou outra ferramenta vai). Esse é o futuro do trabalho. Não vai ser diferente por que fazemos programação. Quanto mais alternativas automatizadas existirem, mais empresas irão adotar. Empresa precisa de lucro, e elas fazem de tudo pra aumentar essa margem ainda mais (inclusive, quem mais se fode nessa busca pro maior margem de lucro é o funcionário que geralmente é mal pago). No ponto de vista da empresa, esse é o melhor caminho. Essas ferramentas podem não oferecer o suficiente pra essa migração acontecer agora, mas é inevitável que isso um dia aconteça. Eu venho do Design Gráfico antes de começar a programar e já tem uns 10 anos que ouço que Designers nunca vão deixar de serem essenciais porque é um trabalho que precisa de mente, de imaginação, de contato pessoal e empatia com o cliente. E apesar disso tudo ser verdade, isso só interessa pra gente. Todo cliente que pede um logo pra você te trata como um prestador de serviços e ponto. Você pode ter a maior imaginação do mundo, a maior empatia do mundo, ser a pessoa mais comunicativa do mundo. Se o cliente achar que a logo não ficou satisfeita você recebe "1/5 estrelas" pelo seu serviço e bola pra frente. Programação é muito mais que escrever linhas de código. Programação precisa, e mais pessoas deveriam perceber isso, de imaginação, de empatia com o usuário ou cliente e tudo mais que o Design precisa. Mas nada disso importa se não tiver lucro. Seu app pode ter 5 estrelas nas App Store mas não tá convertendo vendas, não tá gerando receita, não tem AD, não tá dando lucro? Acaba com o app e bora fazer outra coisa que vai dar dinheiro por que sem isso a empresa quebra.
Eu to entendendo isso agora. Sei js, php e sql. E sei bem mesmo, mas n construí nada q preste ainda pq não manjo arquitetura. Partiu estudar arquitetura de software...
Acredito que grande empresa irão usar sistemas No Code e Low Code, mas eles usam no core business (gestão das contas, transferências e etc)? Imagino isso sendo usado em um sistema interno de controle de ponto, um sistema de RH e etc
OutSistems é bem popular em Portugal, mas ainda sim, pelo relato de um programador brasileiro que trabalha lá, ele não ganha no mercado se comparado com as linguagens tradicionais.
@@cod3r Oi Léo, parabéns pelo vídeo. Então, eu moro em Lisboa e sou dev .net e também trabalho com OutSystems a mais ou menos 7 anos. OutSystems hoje é muito forte no Brasil, Europa e EUA. Hoje trabalho em uma seguradora grande em Lisboa e todos os aplicativos e sistemas dessa seguradora são feitos em OutSystems. Desde Apps mobile, a simuladores de seguro, sistema de autenticação integrada e sistemas internos da empresa. Antes de trabalhar nessa seguradora fiquei 2 anos em um Banco em Lisboa que também tem todos os seus sitemas feitos em OutSystems. App de Home Banking, app de abertura de conta e carteiras de investimento entre outros. Eu nunca utilizei outras plataformas de Low Code e No Code, mas o que eu consigo lhe afirmar é que dá pra fazer sistemas bem robustos e escaláveis utilizando OutSystems. Aliás, quase todas as empresas grandes em Portugal e UE utilizam OutSystems, incluíndo a TAP, Vodafone, Santander, EDP, Fidelidade, Banco BPI, Banco Millenium, BMW, Audi, Liberty Seguros, GALP, Hospital Luz Saúde e etc. E não são sistemas triviais ou aplicações de pequenos porte, são projetos e sistemas de grande complexidade. Acredito que diferente de algumas plataformas Low-Code ou No Code, OutSystems não é limitado, você pode criar qualquer tipo de sistema ou aplicativo. Conectar diferentes bases de dados, utilizar CSS, Java Script, Criar / Consumir APIs e etc. É possível criar desde uma sistema de HR quanto um aplicativo de de homebanking. Mais uma vez, parabéns pelo canal e pelo vídeo. Vou deixar aqui algumas Apps que participei do projeto de desenvolvimento e foram feitas inteiramente com OutSystems: - play.google.com/store/apps/details?id=wit.edp.edpmobile - play.google.com/store/apps/details?id=com.outsystemsenterprise.fidelidadep10.MyFidelidade - play.google.com/store/apps/details?id=pt.bancobpi.mobile.fiabilizacao Forte abraço
Ainda sou meio iniciante na programação, então não entendo muito sobre, mas, acredito que isso pode ser bom se diminuir a curva de aprendizado dos devs, vejo que de 10-20 atrás o caminho para se tornar um dev apto para trabalhar se tornou cada vez maior, eu acho que meio que seja inevitável diminuir esse caminho, pois cada vez mais devs iniciantes tem que ter uma gama alta de conhecimentos para ser pelo menos um júnior.
Vou comentar ,sobre a minha experiência como aluno de curso técnico em informática no IFPR, por 2 meses professor ensinou usar Android Studio, logo após , optou por usar Kodular, é uma ferramenta no code, a programação é visual, feita em bloco.Mas eu tenho mais dificuldades em programação em bloco do que usar Java para criar funcionalidades.
Como eu já estou intolerante ao Kodular e ferramentas de mesmo conceito para desenvolvimento de apps, estou estudando React Native , pois já tenho uma experiência prévia em javascript ,já consegui fazer uma calculadora.Quanto ao Kodular, tive dificuldades em fazer a calculadora, como programar um botão "," entre outros.
No final dos anos 90 eu fiz uso de algumas ferramentas geradoras de código fonte, chamado Gas-pro, fazia tanto para Clipper como para VB, fazendo até relatórios, lembro de um livro de Clipper de um escritor muito bom chamado Ramalho, aonde ele ensina a criar um gerador de código. Na mesma época lembro de muitos que montavam sistemas em access também sem usar uma linha de código. Em suma está ideia de usar geradores de sistemas já tem mais de 20 anos.
Programo em C++, hoje estou justamente migrando para nocode, especificamente bubble, pra fazer o mvp (minimum viable product). No Embarcadero C++ mesmo sendo bastante visual , você rala demais, essas ferramentas são o futuro, o cliente não quer saber em que linguagem foi desenvolvido, quer pronto, o mais rápido e barato possível, sem contar a manutenção que é mais fácil, treinamento de novos "programadores".
Vamos usar a lógica de que você não vai contratar uma mega contrutora pra fazer um quitinete simples, ou usar um canhão para matar uma mosca.
Bons e confiáveis programdores é bem difícil de arranjar, e quando acha são caros, então acaba que essas ferramentas ajudam quem não consegue pagar e/ou achar um bom programador.
Você é muito sensato, sempre falando o que precisa ser falado, sem exageros nem suposições absurdas. Parabéns!
E se tiver um bug professor como essa IA vai corrigir ou identificar
Eu sou iniciante, e estou muito feliz em entra no mundo do computador por meio da Cod3r. Estou estudando paralelamente Flutter e JavaScript, e vejo que existe muitas oportunidades tanto pra ser uma pessoa melhor como para ser um proffissonal de ponta. Claro que tudo isso vai depender do meu empenho e responsabilidade....
Feliz por vcs e feliz por está neste canal
Parabens #cod3r!!!!
Você é o cara mais sensato que já vi falando do assunto no TH-cam, sem o sensacionalismo que muitos canais de tecnologia fazem acerca disso para ganhar views!
Indireta pro deschamps kkkkkkkkkkkkkkk
Que sensatez e tranquilidade pra falar de um assunto polêmico. Valeu, Léo!
Muito bom Leo. Uma visão crítica sem extremismo. Tudo depende do objetivo e do escopo.
Esse cara é muito top! É muito bom ouvir ele falar. Ele contribui muito para a comunidade.
Felipe Deschamps desesperou geral, e você, acalmou geral...rsrsrsrs
Pensei a mesma coisa na hora!!! Acho que o Deschamps meio que sensacionalizou o assunto, diferente do Leonardo que abordou o assunto de uma forma mais tranquila. Não que o vídeo do Deschamps tenha sido ruim, longe disso, mas achei a abordagem do Leonardo um pouco mais suave por querer mostrar que será algo que vai entrar no mercado sim, porém não é algo que vai acabar com a vida dos programadores!
Eu já acho que foi combinado! Kkkk criou um sentimento de meio termo e agora ficou na medida. Sugiro o seguinte, façam a intercessão do Filipe e Léo e usem.
Di-Simulando sensacionalista total foi o deschamps
Amigos, o que percebi é que esse cara não entende muito da evolução da inteligência artificial, fica claro nos exemplos que ele deu. Mas se você ver tudo que está sendo feito no ramo do aí, (muito além do honeycode) principalmente nesse ano de 2020 você vai ver que o negócio tá ficando ruim pra gente.o pessoal está criando ferramentas avançadas de forma muito rápida.
@@devfromthefuture506 percebi também, os exemplos são vagos e a percepção que se tem é que ele vê a IA como ele foi visto até o inicio do perceptron, porém o próprio IBM Watson que é uma IA que atua em setores como o médico e o jurico já é utilizado como ferramenta de consultoria para os profissionais, ou seja, ainda que o Watson possa fazer todo o trabalho sozinho, seu propósito foi designado a ajudar e servir seres humanos sem necessariamente substitui-los
Oi professor! Vi uma de suas campanhas de anúncio do seu curso de javascript no Facebook. Algo só pra se pensar: coloca o roteiro posicionado de forma q pareça que vc esteja olhando pra câmera. E lembre-se dos primeiros 5 segundos. Parabéns pelos cursos... um dos melhores D:)
Mesmo existindo o WordPress, as vagas pra programadores PHP aumentaram pra fazer plugguins. Hoje com o Bubble.io por exemplo, as vagas de desenvolvedor Javascript podem aportar muita coisa pra potencializar essa ferramenta, baseada em node e JS. Essas ferramentas só ajudam a não botar um programador pra fazer uma simples pagina tipo cartão de visita online, a função de programar já passa a um outro patamar maior.
Léo, faz um vídeo de como conseguir a primeira oportunidade como júnior!
Muito sensata a análise. Creio que seja algo interessante para pequenos projetos.
Imagina eu que tô largando a advocacia pq tá saturado e caio numa notícia dessas. Deu esse frio na barriga mesmo.... Valeu, professor.
Ainda bem hehe! O Watson da IBM ja consegue oferecer aconselhamento jurídico melhor que os humanos.
Eu to aprendendo JavaS e quero virar advogado 😂
Um show de vídeo!!! Tuas palavras refletem o que eu penso. IA pode ser o futuro, e acredito que plataformas de desenvolvimento low code e no code têm o seu espaço garantido, mas de forma genérica. No momento da sintonia fina, o humano entra com força!
Professor fala sobre concursos públicos para dev? O senhor trabalhava no estado como foi a preparação pra prova ? Não existe um curso no Brasil de developer voltado para concursos
Muito bom vídeo, falei um pouco sobre isso na live que fiz no natal.
Video muito bom. Me faz pensar e me motivar a continuar estudando para ser um bom profissial a cada
No futuro as profissões mais valorizadas vão ser as que usam criatividade, as IA vão dominar a programação, isso é inevitável, antigamente era tudo na mão, hoje em dia é frameworks, amanhã vai ser low-code, os programadores vão fazer muito mais com menos trabalho, vão ficar mais com decisões estratégicas e criativas.
Sou seu fã cara, e conheci seu canal a duas horas. O conteudo é excelente e tive que vir aqui comentar o elogio, parabens.
E isso ai professor, programar envolve muitas coisas , alem do conhecimento com cada tecnologia a ser usada.!.
Faz um vídeo parecido com o que você fez de React Vs Angular Vs Vue, só que para Flutter Vs React Native pfv
Esse é assunto que tenho pensando bastante. Comecei a pouco a estudar t.i, curso análise de sistema, e nao sei nada de programação. Porém, fiz todo o site da minha empresa através do Wix, q o inclusive funciona em mobile. Ficou lindo, funcional e do jeito que eu queria. A pergunta que ficou pra mim, é até quando a programação será necessária?
Será sempre necessária pq até computadores n são inteligentes por si só, não tem a capacidade da mente humana de pensar, eles apenas fazem o que foram programados a fazer. Até essa tecnologias no code e low code usam programação por baixo dos panos. A verdade é que hj as pessoas estão preguiçosas querem trabalhar com ti sem ter que estudar pra isso.
Estou usando Bubble, e não é tão simples assim não...
Mas é viável para vc fazer uma aplicação sozinho, diferente da programação tradicional
Sou programador desde 1986 (QBasic, dBaseIV, Cobol) e só digo: foque-se nos seus objetivos, construa a sua história, não se preocupe desnecessariamente, em um mercado cuja inclusão digital é sofrida como vcs sabem, tem mercado PARA TODOS! Há circunstâncias em que se preocupar demais é inútil e até prejuízo ao dev. O cliente que vem com essas prerrogativas (IA) está fora de meu perfil e há um oceano fantástico de clientes a desvendar.
Gosto muito dessa frase: "O teu pensar muito, é o meu sucesso". Avante.
@@josuealvesdeoliveira278 sensacional! Ao infinito e além!
O que vai vim primeiro, um curso sobre IA ou sobre a utilização do Bubble?
Me lembro do gas gerador automatico de sistema gerava códifo em clipper em 1989 mas na eṕoca não tinha IA como hoje
Eu atuo com desenvolvimento low-code, e possp dizer que a velocidade como as coisas funcionam é impressionante. Você atua com um time bem menor, obtendo mais velocidade. Veja que não é RESULTADOS MAIS RÁPIDOS, pois essas plataformas caso não bem compreendidas, estudadas, e dominadas, não trarão resultados esperados.
Sei que o vídeo é muito antigo, nem sei se vão me responder, mas vi uma plataforma low-code a Outsystem e fiquei interessado em estudar pra mudar de área, será que seria uma boa opção ???
Este aplicativos feitos nestas plataformas são limitados. O usuário não consegue fazer oque quer, só segue coisas pré formatadas. Acho que até servem pra algo mas nada a ver com software devolvido com um código php ou js.
Eu gosto de novas tecnologias, porém criar uma tecnologia que cria tecnologia isso é muito passar dos limites, por que vai chegar um tempo que o ser humano não vai pensar para resolver um problema, aí no caso o robô faz tudo, isso é muito ruim! Logo para mim as pessoas no século passado era mais inteligente, por que elas pensavam
🤔
Parabéns cara grande conteúdo que sempre soma !
Acho que o desenvolvimento low Code é o futuro, mas para o momento atual creio que ainda é bem limitado, não em funcionalidades, mas em usabilidade e mercado. Talvez exista ferramentas boas que não conheço, mas pelo que vi do Outsystem ele é bem específico para empresas grandes qeu podem pagar 4000 dollars por mês. E uma aplicação mediana feita por um programador está bem mais barato, ainda mais se fazer baseada em microsserviços ao invés de criar uma estrutura monolítica. Ao meu ver, sai bem mais barato e fácil pagar para um programador fazer um projeto personalizado do que pagar o plano mensal dessas plataformas low code.
O Fábio Akita comentou que este tipo de ferramenta citado no vídeo com muito custo conseguirão desenvolver algoritmos com PROPÓSITO. Ou seja, algoritmos que não somente repetem padrões mas que se adaptam a realidades voláteis. Por isso, concordo com o Leonardo que o desenvolvimento de software é sempre fincado na dupla composta por conhecimento profundo do negócio e capacidade técnica apurada e provada.
Este é o futuro, mas nada acontece da noite para o dia, temos que aproveitar a janela para nos reinventarmos...somos seres humanos, mestres na arte da adaptação.
Tenho que abandonar o Delphi 7? E agora? Vou ter que ficar agora só com JS, Java, Swift, Kotlin, Python e PHP, eu estou perdido, como vou ficar sem o RTTI win32? Rss
Desde 2006 que escuto (de professores universitários com pós-doc) que nos próximos 2 anos não precisaremos de desenvolvedores.
Eu achei interessante você citar o Delphi, hoje eu ainda trabalho com Delphi, mas não me limitei a utilizar apenas uma linguagem de programação para estudar ou desenvolver projetos. Hoje tenho um conhecimento razoável em object pascal, java, c#, javascript, flutter+Dart, Phython, estou sempre me atualizando para conseguir entregar a melhor experiência para o usuário final.
Muitos acreditam que delphi é um ferramenta para projetos legados, mas quem diz isso, não conhece a ferramenta. Você pode fazer absolutamente tudo utilizando object pascal ou casando com outras linguagens, no meu caso eu utilizo object pascal para API REST, desktop, mobile, web, mas também tenho projetos em javascript, c#, flutter+Dart.
Se tem uma coisa que eu aprendi com o tempo é que cliente compra software e não código fonte. Você tem que entregar o mais rápido possível a melhor solução e claro sempre utilizando boas práticas de desenvolvimento para não se perder na manutenção do projeto.
Gosto do React Native e do fantástico FLUTTER... (Também vejo credibilidade no NativeScript) .... O que vou falar agora pode gerar polêmica...kkkkk ..... NINGUÉM ATE HOJE GERA MAIS RÁPIDO, FÁCIL MOBILE MULTIPLATAFORMA E USANDO A MESMA....ESSE CARA É O DELPHI...Com a linguagem DELPHI (desde de 2001/2002(acho) deixou de ser Pascal (...de ser chamado pascal.suas alterações).
....verdade. só um UP: CLIENTE COMPRA SOLUÇÃO!
@@josuealvesdeoliveira278 Eu quase comentei isso no post falando sobre o Delphi, eu não conheço nenhuma ferramenta que compila exatamente o mesmo código para android, ios, mac, windows, linux, web sem ser o delphi.
Delphi otimiza demais a vida, mas também tem as suas desvantagens, não vou ficar elevando ele, acho que cada caso é um caso.
Mas é isso aí, cliente compra a solução!
Wordpress, wix e outras ferramentas estão fortes no mercado, empresa como a Toyota no Brasil está usando essa ferramenta, mesmo assim Estou fazendo o curso de Javascript da cod3r que é fantástico
Se um dia for possível criar uma plataforma low code.. com low code ai a gente conversa em se preocupar
Não vejo pq não daria....
Disse uma vez Albert Einstein: "A imaginação é mais importante que o conhecimento". O diferencial é a criatividade, a imaginação.
Não vejo motivos para se ter medo, E natural que coisas mais simples como fazer um to do list ou um app e site para uma pizzaria sejam automatizados, o tal “desenvolvimento fullstack”. Realmente isso vai ser substituído por essas plataformas no longo prazo. Contudo hoje o desenvolvimento de software está evoluindo a outras realidades como super apps, IOT, realidade aumentada, serviços de streaming e etc. Todas essas áreas futuramente vão abrir uma grande demanda para desenvolvedores.
Também não vejo, pelo menos por enquanto, esses softwares subtituirem os desenvolvedores. Faço uma comparação com Marceneiros, que ainda são muito requisitados e ganham até bem, isso porque fazem móveis sob medida, igual a nós que fazemos softwares sob medida, mas sempre vai existir quem não precisa de algo específico e nesse caso o low code pode servir.
Quanto mais tempo passa, mais os empregos vão ficando desnecessários. É certo que a programação nunca deixe de existir. Talvez ela exista de outra maneira, uma IDE gráfica, facilitada... mas o humano vai ser essencial para intermediar o cliente leigo / produto final.
Relaxa, gente. Continuem apenas melhorando na parte técnica que nós, programadores, estamos no final da fila para perder ou não conseguir empregos.
Esse assunto tem tudo a ver com a renda básica universal. Recomendo esse vídeo: th-cam.com/video/kl39KHS07Xc/w-d-xo.html
Mais os empregos vão ficando desnecessários, isso faz tempo , o meu mesmo foi troca pelo Chatbot em 2018 , que é uma desgraça, não serve pra nada , ou melhor é mal programado
Eu ouço isso a uns 15 anos , mas por mais que se crie algo automatizado ainda ter a nem que seja um mínimo de intervenção de um analista.
Tópico top, Leo!
Amigo. Isso dá futuro? Não é melhor aprender Java? Algo que tem emprego na certa. Isso parece que qualquer pessoa pode programar
Isso é realmente muito ruim, quem está fazendo administração vai ter que arrumar outra profissão além de caixa. rsrs
Parabéns, ótimo vídeo.
Creio que vai dar uma enxugada nas vagas de desenvolvimento, óbvio não vai acabar mas pode dar uma enxugada
Nem sempre a IA tomará a melhor decisão. Isso ocorre porque mudamos constantemente protocolos de segurança mediante a fatos novos. A aviação já consegue voar, de forma autônoma, desde a década de 60 (incluindo exploração espacial), e a decisão humana nesses casos provou que a máquina é melhor em buscar inúmeras maneiras de responder o problema e o humano responsável direto na tomada das decisões.
Ao longo a dependência do ser humano será pequena, mas ainda sim existirá de alguma forma.
Obs.: Recentemente a IA do Tesla Model S ajudou um motorista a desviar de um pneu solto na estrada no sentido contrário com alerta de colisão e o motorista tomou o volante do autopilot pra desviar.
Mobirise, tenho um cliente da Espanha que usa essa ferramenta.
vão surgi várias ferramentas como jhipster e outras que reduz o tempo de desenvolvimento, mas nunca será como um programador experiente com técnicas de design patterns, tradução da necessidade do negocio em código.
IA ou ferramentes de automatização será boa para alavancar parte do projeto, o restante será dos desenvolvedores
Acredito que o ideal é equilibrar as opniões, nem desesperar com medo de sermos substituído e nem ignorar achando que tudo será sempre da mesma forma.
O fato é que precisamos de muito menos desenvolvedores para entregar uma solução complexa hoje do que 10 anos atrás, muito por abstrações, otimizações e automatizações com o uso de frameworks, soluções de infraestrutura em núvem, virtualização e deploys simplificados.
Não vejo problemas se a AI nos ajudar a reduzir ainda mais o tempo de entrega das soluções mas não vejo uma substituição completa dos devs, pelo menos tão cedo. Lembrando que haverá sempre a necessidade de atualização e/ou adaptação.
Essas soluções já são utilizadas para acelerar o desenvolvimento há anos e para desenvolvimento de soluções internas menores hoje. Tendem aos poucos a serem mais aceitas, portanto vamos fazer o que sabemos de melhor que é nos adaptar para estar sempre à frente delas, no pior das ipóteses ao lado.
Oi Léo
Primeiro lugar, meus parabéns por todo conteúdo produzido.
Tenho seguido vc na web.
Comprei um curso seu...e gostei mto!
Por isso ja te considero meu professor.
obs... me identifiquei mto bem com vc.
Ouvindo agora que vc é evangélico... é isso mesmo? Me identifico mais ainda, pois tb sou evangélico.
Sim! ❤️ Há mais de 20 anos!
@@cod3r que legal...
tb ja tenho um bom tempo 31 anos....kkk
obrigado por responder... E pelo compartilhamento de conhecimento.
continuo te seguindo...
Adoro seu conteúdo e vou parafrasear o Di-Simulando: "Felipe Deschamps desesperou geral, e você, acalmou geral" kkkk
Muito bom!
Sou leigo, e estava pensado pq fazer codigos para sites se é apenas imagens e texto ?
Não da de fazer em uma pagina em um editor de texto e lançar na net ?
Sou leigo vai com calma.
A parte de imagens e textos de se criar um site é um pouco parecida com editores de texto tipo Word. Mas em vez de botões numa interface você precisa definir as estilizações, posicionamentos, fonte e suas variações na mão, digitando o código respectivo a essas coisas. Mas criar o site vai além disso. Podem existir funcionalidades que precisa de interação, como um menu escondido que só aparece ao clicar em um ícone, que precisam de criar coisas com programação que esses editores de texto não oferecem.
Agora, se por editor de texto você se refere ao Bloco de Notas e outros mais voltados pra programar: Sim. Você essencialmente só precisaria fazer uma página lá e lançar na net. Aí entrariam coisas como entender de servidor, hospedagem. Mas pegando na base da coisa, você só precisaria escrever o código do backend e do frontend nesse editor e colocar o arquivo no servidor de hospedagem.
Tem mais nuances mais complexas nessa base a depender da tecnologia, da escala do projeto e tudo mais. Mas a base em si é essa mesmo.
A programação serve para colocar funcionalidades para essas imagens e textos, como botões, efeitos transições personalizadas etc.
Tecnicamente tecnologia não tem 150 anos.
Tecnogias agrárias, por exemplo tem milhares de anos.
Discordo, não é tão fácil más não é tão dificil não kkkk. Entre 1996 e 2000 eu programava em visual basic e clipper, por hobby. Resolvi voltar nesse ramo e conheci o bubble que é nocode, estou desenvolvendo um sistema multinivel e, sinceramente, não conheço ferramenta melhor nocode e , é uma forma de você ganhar meses e até anos de dinheiro com uma ferramenta nocode, a esperar um TI desenvolver a mesma coisa. Tem ferramenta low code que pode acelerar o processo de desenvolvimento 10x mais, então, ao meu modo de ver, é só os TI aprender estas ferramentas, vão axiliar e não tirar vaga de ninguém. Com ferramentas nocode vc clona até mercado livre, uber etc e tal.
Léo, você pretende lançar algum curso de IA futuramente?
Ah, e sobre Wordpress, o que você da plataforma e tem planos de fazer um curso sobre desenvolvimento de temas ou plugins?
Estou estudando pra isso.
@@cod3r a resposta foi direcionada para quais das perguntas?
Não acredito que isso seja uma mudança pra daqui 5 anos. Mas isso é o futuro. Programar é trabalho artesanal feito a mão e precisa de muita gente pra fazer as coisas. Tudo que é artesanal, desde a primeira revolução industrial, tende a acabar. Uma empresa que puder contratar 5 caras que mexem com Outsystems em vez de uma equipe inteira que vai precisar ser coordenada, ela vai optar (desde que a ferramenta ofereça o que é necessário. O que se não oferece ainda, uma hora vai. Ou outra ferramenta vai). Esse é o futuro do trabalho. Não vai ser diferente por que fazemos programação.
Quanto mais alternativas automatizadas existirem, mais empresas irão adotar. Empresa precisa de lucro, e elas fazem de tudo pra aumentar essa margem ainda mais (inclusive, quem mais se fode nessa busca pro maior margem de lucro é o funcionário que geralmente é mal pago). No ponto de vista da empresa, esse é o melhor caminho.
Essas ferramentas podem não oferecer o suficiente pra essa migração acontecer agora, mas é inevitável que isso um dia aconteça.
Eu venho do Design Gráfico antes de começar a programar e já tem uns 10 anos que ouço que Designers nunca vão deixar de serem essenciais porque é um trabalho que precisa de mente, de imaginação, de contato pessoal e empatia com o cliente. E apesar disso tudo ser verdade, isso só interessa pra gente. Todo cliente que pede um logo pra você te trata como um prestador de serviços e ponto. Você pode ter a maior imaginação do mundo, a maior empatia do mundo, ser a pessoa mais comunicativa do mundo. Se o cliente achar que a logo não ficou satisfeita você recebe "1/5 estrelas" pelo seu serviço e bola pra frente.
Programação é muito mais que escrever linhas de código. Programação precisa, e mais pessoas deveriam perceber isso, de imaginação, de empatia com o usuário ou cliente e tudo mais que o Design precisa. Mas nada disso importa se não tiver lucro. Seu app pode ter 5 estrelas nas App Store mas não tá convertendo vendas, não tá gerando receita, não tem AD, não tá dando lucro? Acaba com o app e bora fazer outra coisa que vai dar dinheiro por que sem isso a empresa quebra.
Programador não é só codar : )
Eu to entendendo isso agora. Sei js, php e sql. E sei bem mesmo, mas n construí nada q preste ainda pq não manjo arquitetura. Partiu estudar arquitetura de software...
"Acredito que acho que nunca", espero que sim hehe
O futuro infelizmente é a automação em massa, já foi teste pela Airbus, avião que decola e aterrissa sozinho
Se for pensar dessa forma não haveria tentas linguagens no mercado, quanto mais melhor
a pessoa só vai perder o emprego para a IA se ficar parado no tempo
Léo, existe o outSystems, que grandes empresas utilizam, inclusive o Santander.
outsystems.com/
Acredito que grande empresa irão usar sistemas No Code e Low Code, mas eles usam no core business (gestão das contas, transferências e etc)? Imagino isso sendo usado em um sistema interno de controle de ponto, um sistema de RH e etc
OutSistems é bem popular em Portugal, mas ainda sim, pelo relato de um programador brasileiro que trabalha lá, ele não ganha no mercado se comparado com as linguagens tradicionais.
@@cod3r Oi Léo, parabéns pelo vídeo. Então, eu moro em Lisboa e sou dev .net e também trabalho com OutSystems a mais ou menos 7 anos. OutSystems hoje é muito forte no Brasil, Europa e EUA. Hoje trabalho em uma seguradora grande em Lisboa e todos os aplicativos e sistemas dessa seguradora são feitos em OutSystems. Desde Apps mobile, a simuladores de seguro, sistema de autenticação integrada e sistemas internos da empresa. Antes de trabalhar nessa seguradora fiquei 2 anos em um Banco em Lisboa que também tem todos os seus sitemas feitos em OutSystems. App de Home Banking, app de abertura de conta e carteiras de investimento entre outros. Eu nunca utilizei outras plataformas de Low Code e No Code, mas o que eu consigo lhe afirmar é que dá pra fazer sistemas bem robustos e escaláveis utilizando OutSystems. Aliás, quase todas as empresas grandes em Portugal e UE utilizam OutSystems, incluíndo a TAP, Vodafone, Santander, EDP, Fidelidade, Banco BPI, Banco Millenium, BMW, Audi, Liberty Seguros, GALP, Hospital Luz Saúde e etc. E não são sistemas triviais ou aplicações de pequenos porte, são projetos e sistemas de grande complexidade.
Acredito que diferente de algumas plataformas Low-Code ou No Code, OutSystems não é limitado, você pode criar qualquer tipo de sistema ou aplicativo. Conectar diferentes bases de dados, utilizar CSS, Java Script, Criar / Consumir APIs e etc. É possível criar desde uma sistema de HR quanto um aplicativo de de homebanking.
Mais uma vez, parabéns pelo canal e pelo vídeo.
Vou deixar aqui algumas Apps que participei do projeto de desenvolvimento e foram feitas inteiramente com OutSystems:
- play.google.com/store/apps/details?id=wit.edp.edpmobile
- play.google.com/store/apps/details?id=com.outsystemsenterprise.fidelidadep10.MyFidelidade
- play.google.com/store/apps/details?id=pt.bancobpi.mobile.fiabilizacao
Forte abraço
Ainda sou meio iniciante na programação, então não entendo muito sobre, mas, acredito que isso pode ser bom se diminuir a curva de aprendizado dos devs, vejo que de 10-20 atrás o caminho para se tornar um dev apto para trabalhar se tornou cada vez maior, eu acho que meio que seja inevitável diminuir esse caminho, pois cada vez mais devs iniciantes tem que ter uma gama alta de conhecimentos para ser pelo menos um júnior.
Ferrou. Estamos todos perdidos.