Macaco comendo

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 14 ต.ค. 2023
  • Macaco comendo
    Sem edição e corte! Filmagem original.
    Taxonomia
    Acima, "cebíneo sem topete" ou caiarara (Cebus); abaixo, "cebíneo com topete" ou macaco-prego (Sapajus).
    Os macacos-prego fazem parte da subfamília Cebinae, que está dentro da família Cebidae. Essa subfamília é mais próxima, filogeneticamente, dos macacos-de-cheiro (subfamília Saimiriinae). Elliot (1913) classificou as espécies do gênero Cebus, usando o táxon Simia capucina como espécie-tipo, definido por Linnaeus, em 1758. Sapajus foi considerado como sinônimo de Cebus por Groves (2005), e foi um nome criado por Robert Kerr, em 1792, inicialmente como subgênero de Simia. Para esse nome, a espécie-tipo é Simia apella, também definido por Linnaeus em 1758. Von Pusch (1941) considerou Sapajus como subgênero de Cebus, e incluía as formas albifrons e apella.
    O gênero Cebus (gênero único na subfamília Cebinae) foi divido por Hershkovitz (1949) em dois grupos: os cebíneos com topete na cabeça e os que não possuem topete.Essa separação também já foi feita por Elliot (1913), e foi defendida por outros pesquisadores após Hershkovitz. Em 2012, Lynch Alfaro et al levaram essa divisão do gênero Cebus ao extremo, levando-se em consideração caracteres morfológicos e comportamentais, mantendo o gênero Cebus para os que possuem forma "grácil", sem topete e que habitam o bioma Amazônico, e separando o subgênero Sapajus em outro gênero, que inclui as espécies que possuem forma mais "robusta", topete e habitam as áreas de Floresta Atlântica, Cerrado e Caatinga. Popularmente, as espécies de forma "grácil" e sem topete são conhecidas por "caiarara" e as que possuem forma "robusta" e topete, como "macaco-prego" (principalmente no Sudeste do Brasil). Essa classificação foi defendida por Silva Jr em 2001. Dados moleculares também sustentam essa divisão, onde os "cebíneos com topete" formam um clado e os "cebíneos sem topete" formam outro.
    A classificação das espécies de macacos-pregos é confusa e sofreu muitas alterações ao longo dos anos. Mesmo recentemente, muitos trabalhos divergem quanto ao número de espécies e subespécies, como observado por Rylands (2005) e Fragaszy & Visalberghi (2004). Rylands (2000) atenta que a grande variabilidade individual dificulta a identificação de espécies e subespécies. A dificuldade é maior ainda devido à hibridização entre as diversas formas, que ocorre devido a introdução de táxons originários de determinada região em outra, seja antes da colonização européia por indígenas, seja atualmente, por meio do comércio ilegal de animais silvestres. Ao longo do século XX, o número de espécies variou significativamente, com Elliot (1913) considerando a existência de 12 espécies e com Hill (1960), considerando todas as formas como pertencentes a uma espécie, Cebus apella. A partir da classificação de Groves (2001) e Rylands (2000), a espécie única C. apella de Hill foi dividida em quatro espécies diferentes. Mas, antes disso, as espécies de macacos-prego da Mata Atlântica, como Sapajus xanthosternos e Sapajus nigritus já tinha sido propostas como espécies propriamente ditas por Torres (1983). Silva Jr (2001), usando o conceito filogenético de espécie, considera algumas subespécies como espécies distintas, como é o caso da forma paraguayanus, de Sapajus libidinosus, classificada como Sapajus cay, a forma robustus de Sapajus nigritus e a forma macrocephalus de Sapajus apella. Isso aumentou o número de espécies de macacos-prego para sete. A IUCN e outros autores, como Paglia et al (2012), consideram a classificação de Silva Jr (2001) como adequada. Rylands fez uma revisão em 2005, mas utilizou a classificação de Groves (2001). Em 2012, o trabalho de Ruiz-Garcia et al baseado em análises de DNA mitocondrial mostra um outro arranjo de espécies, mas considera que a classificação de Groves (2001) é mais provável que a de Silva Jr (2001). Uma espécie, Sapajus flavius, foi recentemente redescoberta e considerada como espécie propriamente dita, somente 2006.
    OBSERVADO POR ALEXANDRE BELA EM ROSANA - SP.
    ▶ NOS SIGAM, POIS SEMPRE POSTAREMOS VÍDEOS E INFORMAÇÕES.
    NOSSA EMPRESA, BELA MARKETING SE PREOCUPA COM O MEIO AMBIENTE E A SUSTENTABILIDADE. POR ISSO ESTAREMOS POSTANDO VÍDEOS DESTA ÁREA TAMBÉM.
    Nossa Agência de Marketing Digital é para impulsionar seu negócio com o menor preço de investimento. Entre em contato com o Alexandre Bela, da Bela Marketing.
    Comece a ganhar mais dinheiro com nossos serviços. Solicite seu orçamento - Bela Marketing. Em nosso canal terá exemplos de alguns de nossos serviços e clientes.
    Vídeo interessante:
    ▶ • VENDA MAIS
    Venda mais
    Se desejar mais informações de nossos serviços, valores e divulgação entre em contato pelo link abaixo:
    📱 contate.me/bela-marketing
    Esteja utilizando o que têm de mais novo no mercado. Esperamos seu contato.

ความคิดเห็น • 5

  • @belavendas
    @belavendas หลายเดือนก่อน +1

    Top!

  • @rubiafioravante4316
    @rubiafioravante4316 7 หลายเดือนก่อน +3

    Eu queria uma fofura dessas🥰

    • @belavendas
      @belavendas 7 หลายเดือนก่อน +3

      E aqui têm vários. Vai gostar dos novos vídeos deles

    • @belamarketing
      @belamarketing  7 หลายเดือนก่อน +3

      Que legal que gostou. Já estou editando mais um vídeo vai gostar.😀

    • @belamarketing
      @belamarketing  7 หลายเดือนก่อน +3

      @rubiafioravante4316 th-cam.com/video/2OwKTlyqGU4/w-d-xo.html