Zaratustra e o mazdeísmo, com Douglas Gonçalves
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 18 ธ.ค. 2024
- LIVE 46
Olá, pessoal!
“Zoroastro teria vivido na Pérsia no século VII AEC. Sua vida é contada numa coletânea de textos sagrados, a Avesta, cuja redação é distribuída entre os séculos III e VII EC. A religião de Zoroastro, o masdeísmo, é dualista: opõe o Bem ao Mal, a luz às trevas, constantemente em luta. Os zoroastreus fugiram da Pérsia depois da invasão árabe e formaram a comunidade dos Parses, refugiando-se até na China e na Índia”.1
Para conversar conosco sobre Zoroastro, a quem Charles Francis Potter atribuiu a originalidade de ter descoberto o Diabo2, convidei Douglas Gonçalves. O nosso convidado é graduado em Psicologia pela PUC-MG, Pós-graduado em Filosofia pela UFMG, Pós-graduado em Ciência das Religiões pelo Instituto Santo Tomás de Aquino, Pós-graduado em Teologia pelo Centro Loyola. Douglas Gonçalves é professor universitário e pesquisador nas áreas de Filosofia e Ciência das Religiões.
Joseph Campbell diz “que o sistema associado a Zoroastro está baseado na ideia de um conflito entre Ahura Mazda, “primeiro pai da Ordem Justa, que determinou o rumo do sol e das estrelas”, e um princípio independente do mal, Angra Mainyu, o Impostor, princípio da mentira que, quando tudo estava perfeitamente acabado, penetrou em cada partícula”.3
No dia 27 de abril, próxima quarta-feira, às 19h00, Douglas Gonçalves nos levará a uma viagem em busca de Zoroastro e o seu tempo, nos revelará as influências do profeta persa no Judaísmo e no Cristianismo, e também nos trará algumas conclusões acadêmicas contemporâneas sobre o masdeísmo e o seu criador. Esperamos por todos vocês! Até lá!
1- Delumeau, Jean & Mechior-Bonnet, Sabine. “De religiões e de homens” São Paulo: Edições Loyola, 2000, p. 402.
2- Potter, Charles Francis. “História das religiões: baseada na vida de seus fundadores.” São Paulo: Editora Universitária Brasileira, 1944, p. 63.
3- Campbell, Joseph. As máscaras de Deus: mitologia oriental. São Paulo: Palas Athena, 1994, p. 16.
Façam uma visita e se inscrevam no Canal do Douglas Ferreira Gonçalves: / fgdouglas
Parabéns ao canal pelo vídeo: o entrevistado é admirável, traz explicações muito profundas e bem fundamentadas.
Valeu, Debelzaq!
Gente, isto é impactante. Este Douglas é uma enormidade.
Excelente live
Obrigada professores!!!!
Obrigado, Elaine!
@@Caminhosdoimaginário A live respondeu todas as minhas perguntas!
Amei!!!!
Abraços professor querido!😘
Agora ouvindo Chico Science
Amoooo Rsssss
Sua aluna é meio pancada! Rsssss
Bj queridão!😘
Excelentes explicações
Obrigado pelo retorno Jose!
Esse canal é muito, mas muito bom mesmo. Professor Cláudio você é uma pessoa da família. Coloco seus vídeos no data show em minha casa e a família assiste na hora do jantar. Que prazer ver o sininho das notificações.
Olá, Cleber. Puxa, agora, você me pegou! Fico muito contente com a deferência. Aumentou a minha responsabilidade como criador de conteúdo. Muito obrigado, querido!
Incrível
Valeu, Roberto!
Que show de aula, parabéns professor Cláudio, o senhor é 1000
Obrigado, Arlete. Com convidados como o prof. Douglas o nível da live está sempre garantido!
Muito interessante. Parabéns!
Obrigado, Isabel!
Show de live
Obrigado! Valeu!
Parabéns Cláudio pelo trabalho. Abraços!!! Pontes e Lacerda MT.
Valeu, Mario! Salve, Pontes e Lacerda!!!!!!
Passou voando de tão bom. Dava para ouvir umas 5 horas. Top demais
Legal, Bentolove! Muito bom! Obrigado pelo retorno!
Que top, demais mestre
O Douglas sabe muito sobre Zoroastro, sabe a história e a teologia! Obrigado, Cleber!
Essa live foi um golaço!
Show de bola!!!!!
Sim, Sérgio. Foi muito boa a live, discutismos pontos muito interessantes. O prof. Douglas tem muito conhecimento!
Muito , muito obrigado. Essa live abriu minha mente para a questão do Zaroastro.
Vou passar para uns amigos meus que pesquisam sobre esses assuntos
Zaroastro está relwmebteb'inserido' , principalmente, naquilo que chamamos de Cristianismo
Olá, Edson. Obrigado por ajudar a divulgar o canal. Tenho uma outra live que talvez seja do seu interesse: "As influências da religião persa no Antigo Testamento". Forte abraço!
Muito bom! Alguns elementos da história já traz muitas associações simbólicas com a religiao cristã e outras. Suas perguntas são chaves para ampliar o conteúdo. Abração amigo!
Obrigado, Jorge! Sempre bom me deparar com os seus comentários!
Olá, boa noite! Li no livro Juliano, de Gore Vidal, que a célebre frase "Bem aventurados os que sofrem, pois serão consolados" teria sido originalmente dita por Zoroastro e posteriormente atribuída a Jesus. Até perguntei ao Prof. Osvaldo, (Necromante), 0 sobre isso, mas ele não tem evidências de que tenha sido assim, mas vê uma possibilidade de ter havido a "cópia".
Olá, Ruy. Como digo na live, creio que muito do que é atribuído a Zoroastro não saiu da sua boca, trata-se de um homem que viveu há 3000 anos e os primeiros escritos são de 2000 anos depois. 2000 anos de transmissão oral arrebenta com qualquer discurso que porventura tenha existido. Com Jesus, ocorreu processo semelhante, só que Jesus é um garoto comparado com Zaratustra, e o tempo entre o falado e o escrito foi bem menor, poucas décadas e séculos, podemos dar um voto maior de confiança a esses escritos.
Cláudio falaste sobre o exílio dos judeus, de que exílio se refere?
Olá, Anderson. Da Babilônia.
Uma coisa que me vei na cabeça é o seguinte, os reis magos que vão ao encontro do nascimento de Jesus, talvez eles esperavam o retorno ou reencarnação de Zoroastro.
A espera é pelo saoshyant (salvador) mesmo. Zaratustra se considerava um precursor do saoshyant. Uma corrente religiosa dentro do mazdeismo acreditava que o saoshyant nasceria de uma virgem que seria fecundada pelo esperma de Zaratustra, que viria (o esperma) do céu. Eram personagens diferentes.
Os Parsis acreditam na vinda de três saoshyants. Todos nascidos de uma virgem fecundada pelo esperma de Zaratustra. Um salvador já veio. Um terceiro virá no dia do juízo final. O segundo está para chegar qualquer dia desses...
Eles não acreditavam em reencarnação.
A narrativa da natividade é uma construção muito posterior. A historieta dos magos serve apenas para exaltar a figura teológica de Jesus. Não é histórica.
Se falarmos de uma revelação judaico-cristã percebe-se que há de se levar em conta o caráter antropológico e da interculturalidade neste processo. A religião parece se dar no caldo das culturas que dialogam entre si.
Perfeito!
Mestres, o cogumelo é o psilocybe cubensis, provavelmente veio com o gado para o Brasil, não sei dizer, não sei também se essa espécie existe na Pérsia ou Índia. O amanita muscaria é europeu. Mas são espécies bem diferentes. O xamanismo mexicano o utiliza bastante uma espécie semelhante.
Olá, Marcelo. O cogumelo a qual me referia é o citado pelo acadêmico inglês John Marco Allegro, em seu livro “O cogumelo sagrado e a cruz: um estudo da natureza e das origens do cristianismo dentro dos cultos de fertilidade do Oriente Médio Antigo”, no qual afirmava a impressionante tese de que Jesus era um código que dava acesso a um cogumelo alucinógeno, o Amanita muscaria (Amanita mata-moscas), aquele vermelho com bolinhas brancas que torna o Super Mario imortal. Tenho um vídeo no canal sobre essa bizarra tese. Valeu!
Poderia colocar a bibliografia que o professor usa como referencia?
Olá, queridos! Riqueza é um conteúdo desses! Se me for permitido, adoraria receber do Cláudio ou do prof. Douglas uma resposta sobre uma curiosidade que essa live me despertou: existe alguma eventual correlação etimológica na ortografia Ohrmazd com o "ormus", o MFKZT egípcio. Desde já agradeço por vcs existirem! Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Obrigado, querido. Vamos aguardar a resposta do professor Douglas.
Que live maravilhosa!
Obrigado, Janio. O professor Douglas sabe muito!
Fredie Mercury era originario de uma dessas comunidades Persa Zoroastrista radicada na India.
Olá, Pedro. Falamos sobre isso na live! Valeu!
Douglas nos chamou a atenção para um fato importante sobre a leitura de textos. Realmente os valores humanos que correspondem às necessidades básicas humanas são muitos e desta forma, em qualquer classe social permeiam os textos. Gosto da leitura sócio- histórica mas ela é restrita diante da complexidade psíquica humana. A leitura poética e metafórica veio bem antes da científica e assim tem espaço para várias leituras. Estudo que Jung fazia era buscar o mitologema da história, ou seja, a essência humana da situação relatada.
Legal!
ESSE CARA ESTEVE NO CANAL DO ANTONIO MIRANDA!
Legal!
Sugestão de tema para uma live : A origem do universo
Boa, Jhonatas. Obrigado! Vou fazer uma mês que vem que tem uma grande aproximação com esse tema.
Estudo muito o assunto e achei algumas declarações do Douglas um pouco equivocadas. Não há consenso da existência, no debate acadêmico, de Zaratrusta. Não tem como levar a sério quando ele diz (1:14:00) que o Avesta foi escrito sem alteração já que a tradição oral é confiável devido a memória humana. Nunca tinha escutado um absurdo desses .
Concordo com o professor Cláudio que o Zoroastrismo NUNCA foi monoteísta, é uma salada de um deus com vários semideuses. Não satisfeito ainda diz que o monoteísmo, eu sua origem, precedeu o politeísmo rs
como bibliotecário e estudante da origem do conhecimento é importante frisar pro camarada entrevistador que as chances de alteração de conhecimento oral em tradições seculares é muito menor do que se imagina, porque é uma construção de conhecimento social, onde várias pessoas interpolam uns aos outros sobre o conhecimento passado, há uma banca de anciões e sacerdotes que aferem o conhecimento de quem será o contador das histórias passadas, isso era muito comum em várias sociedades nômades e semi-nômades, pois o conhecimento oral, principalmente religioso era de extrema importância a ser repassado com exatidão pois não conta só os mitos e lendas como também a história desse povo em específico, um exemplo clássico é o tengrilismo, religião tradicional da mongólia e do norte da rússia que até hoje é repassado de geração em geração com poucas alterações mesmo com tamanha influencia chinesa do taoísmo e confuncionismo próximo aos praticantes e oradores da religião tradicional dos povos nômades da mongólia,
Este boi com certeza era o boi soberano 🎸
Valeu, Silvio!
Achei!!!!!!!!!
Legal. Quando te respondi estava esperando o sinal vermelho abrir, era para te mandar o link, mas esqueci.
@@Caminhosdoimaginário Sem problemas
Achei rápido.
Abraço
"A diferença é que ele sai dessa caverna e começa a pregar..." rapaz! Olha Maomé aí, aliás uma tradição que lembra muito bem a tradição maometana.
Valeu!
Souma é o poder do Shurato
Sim, o ministério de Zaratustra combatia os vedicos
Descobriram tablitas novas traduzidas IA
O canal é incrível, mas essa entrevista fez doer os ouvidos. Monoteísmo antes do politeísmo? Preservação precisa de memória oral milenar? Muita teologia, pouquíssima ciência.
que sotaque é esse?
Hehehehe... o do convidado, mineiro, uai! O meu, carioca, uis!
@@Caminhosdoimaginário esse sotaque carioca é um charme!!
Minha desgraça e sina! Nessa altura do campeonato da vida ainda estar pronunciando Jesuis... é de matar!
Excelente live! O cristianismo chegou atrasado denovo! Kkkkkkkkkkkkkk
Verdade, mantive a miniatura, mas troquei o título. O prof. Douglas falou sobre o que eu havia pedido, inicialmente, na última hora pedi para ele fazer um recorte sobre o judaísmo e o cristianismo. Valeu, stronger!
Jesus histórico é provável. Eu defendo isso, embora não seja possível bater o martelo, academicamente.
Se o Cláudio é o Galvão Bueno, o Douglas parece com o Casagrande...kkk
Kkkkkkk... Ele mesmo falou isso, Evandro!!!! Você tá certo!!
Às vezes ele aparece como Casagrande, outras como Boninho.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk verdade
Complicado esse entrevistado. Difícil levar a sério alguém que acredita que há preservação fidedigna e estável da tradição oral por vários séculos a fio. Ele crê que os relatos sobre Zaratustra em plena Era Comum e que se referem a muitos séculos passados são plenamente confiáveis. Não é à toa que chega ao delírio de achar que a mulher era muito valorizada em uma suposta sociedade nômade cujos elementos ele idealiza a partir desses relatos precários. Historicamente a entrevista é nula (o entrevistador parece notar isso). Como exercício de curiosidade sobre como NÃO estudar um tema de modo rigoroso, é válida.
Acredito que vc contrária o entrevistado porque tu, analisa o que ele trás de informação à partir do seu conhecimento.
Deixe seus dogmas e, escute com humildade, senão, vc não vai aceitar.
@fhcfelix Perfeta sua colocação
A Torah escrita e a Torah oral foi o primeiro livro 📖 escrito não foi a Bíblia e nem o alcorão a Bíblia e o alcorão foi uma cópia do livro do judaísmo ✡️ 😂😂Haha eu também conheço muitas religião
Enuma elish é o livro mais antigo q a bíblia
Gostei dessa live. Toda religião é pura enganação.
Valeu, Eduardo. Religião é fantasia, ilusão, fraude, dominação...
Saber tudo de cor é balela. impossivel. Um pesquisador teria que ser mais crítico e preciso. É difícil de continuar ouvir a narrativa.
Mazda é mito, não abençoa ninguém, objetivamente falando. Acadêmicameente começou mal.