Não tem um procedimento pra um caso desse? De lacre rompido? Seria muito juvenil achar que no Brasil todo não teria um erro desse. Eles, que trabalham com isso, devem ter algum protocolo pra evitar vazamento.
@@AlveesDiego certo, então porque não esclarecem? Quem não deve, não teme. No dito email eles falam que trancaram as provas numa sala. Se quiserem ser transparentes, lacrariam de novo a prova na frente dos candidatos.
Não entendo pq a ênfase nos alunos terem lido a prova. Colégio pequeno, 17 alunos em uma escola inteira? Interessante o local que trocaram sem querer a prova matutina pela vespertina. Agora...a provinha ficou lá em lacre aberto né? Por 2:30 na era do celular. Esse é o grande problema. O resto é cada um querendo o melhor p si. Não tem o q debatermos. Vazou vazou não teve isonomia.
@@Shy6219shy todo mundo dando pouco caso por ser um colégio com apenas 17 alunos, mas de certa forma isso agrava a situação, desleixo na abertura da prova, falta de fiscalização entre pares em locais menores, e até indício de acesso externo. "Tempestade perfeita"
Se não houve autorização para iniciar a prova por qual motivo ela não foi eliminada sumariamente na mesma hora? E-mail enviado no dia seguinte para tentar tapar o sol com a penera. Ela ligou para Cesgranrio na hora do almoço no dia da prova e fez a denúncia antes da prova da tarde, ela ligou porque não existia ata para que caso fosse relatado. Na ligação ela afirma que foi autoriza a iniciar a prova e após iniciar a prova foi informado sobre o erro e foi feita a troca da prova. O áudio da ligação está no processo. Tem outras testemunhas que estavam presentes e vão confirmar a história dela. É muito fácil jogar a culpa no lado mais fraco, ainda bem que ela fez tudo muito bem feito para ter provas sobre o ocorrido. Se fosse algo tão pequeno o juiz não teria dado essa liminar ou ela já teria caido. Aguardando cenas dos próximos capítulos.
@@warlasrodrigues9588 não se trata disso. Eu sou CB e, apesar de não estar com nota pra passar, queria muito que isso acabasse logo e também não queria fazer outra prova. Ou seja, tinha tudo pra atacar a moça que fez a denúncia. Mas estudei esse 1 ano todinho pra defender a parte mais fraca da relação, o trabalhador. Então fico pensando nessa denunciante como parte mais vulnerável. Enfim...
Pelo q vc tá falando acho q ela vai ser eliminada, tá escrito na capa da prova que vc só pode abrir com a autorização do fiscal. Tá no item 6 do caderno de provas "- Logo após a autorização para o início das provas, o candidato deve conferir se este Caderno de Questões está em ordem e com todas as páginas. Caso não esteja nessas condições, o fato deve ser IMEDIATAMENTE notificado ao fiscal."
Acredito que não, pois o que a candidata fez foi informar a Cesgranrio sobre uma possível tentativa de fraude ou um mero erro humano. Portanto se a Cesgranrio penalizar a candidata por colaborar com a lisura do concurso vai tirar toda credibilidade da banca ou do concurso
Em ordem e com todas as páginas, estava. Só estava no horário errado. Está escrito que se a organização da banca distribuiu cadernos de uma prova futura, o fiscal deve ser avisado? Eu nem nunca vi.
@@warlasrodrigues9588 Sim entendo sua indignação, pois as fraudes acontecem e tentam parecer falhas humanas sem maiores transtornos. A minha intenção não foi ofender ninguém, acredito que se você estivesse na sala, também faria algo pra registrar o ocorrido até mesmo para futuras judicializações
Mas se os fiscais não sabiam que a prova tava errada, por motivos óbvios, o erro seria detectado apenas pelos candidatos quando virassem a prova para fazer. E a gente sabe que demora algum tempo até que você perceba que algo está errado com as questões, principalmente quando estamos nervosos. O que a moça relatou foi que, esse tempo, até que os candidatos identificassem o problema, durou por volta de 11 min. Eu acho que o jogo tem que seguir. Mas culpar a moça que reportou a irregularidade tem sido uma estratégia bem mal caráter da AGU. Pois o maior problema de tudo foi o fato da cesgranrio não possuir uma ata de ocorrências nas salas de aplicação de prova. Os fiscais da minha sala não faziam ideia do que fazer, parecia que tinham pego alguém aleatório na rua e pedido para ir lá aplicar as provas. Tudo nesse concurso parece que foi feito com desprezo, despreparo e pouco caso.
. Fiz 90% e prefiro que anule a prova da tarde. Posso ser prejudicado por alguém que vazou as questões pra uma quadrilha. Pernambuco tem histórico de fraude. Pesquisa aí no Google que prenderam gente com ponto eletrônico agora em 2024 e em 2022 prenderam uma quadrilha. Várias escolas sem detector de metais, porquê?
Como é que a pessoa quer explicar o inexplicável? Meu amigo isonomia foi quebrada quando foi quebrado o lacre do saco das provas da tarde. A partir daí qualquer fiscal teve acesso a uma prova que valia 900 vagas.
@@warlasrodrigues9588 marquei. Mas essa história já deu 😅. Vídeo nem é sobre isso, mano. Nem os comentários aqui 😂. Que fissura com essas bolinhas kkkkkkkk
@@renandealmeida3441 os fiscais são inocentes, evidentemente o malote veio errado da gráfica. A questão é que as provas somente podem ser manuseadas na gráfica, são lacradas às vistas de auditores, e são abertas às vistas dos candidatos. Qualquer coisa fora disso, impede a certeza de retidão.
Segundo a defesa do MGI a candidata nem acertou a questão que disse ter conhecimento. Ainda por cima, foi eliminada por não atingir a pontuação mínima. Isso só mostra que ela foi mal na prova da manhã e na discursiva e aproveitou da situação pra tentar melar o concurso e cavar uma nova chance. Mas se deu mal 😂
Se esse email tivesse sido enviado entre as duas provas seria mais verossímil a alegação. Agora. No dia seguinte??? Tudo mundo já havia visto as questões.
Estão considerando a reaplicação apenas da prova que ocorreu no período vespertino! Os sem bolinha continuaram sem bolinha na primeira etapa (da manhã)!
Gente, se ela tivesse aberto a prova antes da hora pq não foi eliminada lá na hora? E pra que ela iria denunciar algo que poderia prejudicá-la também? Claro que a fiscalização vai tirar o seu da reta e dizer que estavam certos, que fizeram tudo corretamente, mas quem garante que os tais malotes violados ficaram realmente trancados e não foram acessados por ninguém? A preocupação aqui não é com a nota dos candidatos que tiveram a prova trocada, mas com o resto das pessoas no local que poderiam ter acessado e divulgado a prova. Ou todos que estavam trabalhando pra banca eram pessoas de reputação ilibada e acima de qualquer suspeita? Pra mim isso não passou de desculpa, sinceramente. Não gostei de não ter o resultado liberado amanhã, marquei bolinha, fiz o meu melhor na prova, mas eu quero que o concurso transcorra da forma mais justa possível. E se há indícios de fraude, tem que investigar sim, me admira que alguém ache normal o vazamento de uma prova dessa importância "só porque foi um caso isolado". E o que hj em dia ainda é um caso isolado, gente? A informação viaja a uma velocidade absurda, nada mais é pontual hj.
O filhaaa ...ela simplesmente não estudou e achou uma chance de fazer bagunça....a mulher só sabe falar uma palavra da prova kkkk na minha sala de prova mesmo tinha uma candidata reclamando da claridade do sol na janela....aaaa tenha paciência
Eu não quero a anulação da prova. Creio que primeiro devem investigar para saber o que levou a coordenadora a ter aberto o malote da tarde no período da manhã (detalhes: o malote traz as informações sobre o tipo de prova- para qual cargo- e para qual período, outro fato importante é que nessa escola tinha pouquíssimos candidatos, como ela conseguiu errar dessa forma- não dá nem para dizer que o volume era grande e gerou confusão). A PF deve investigar a fundo esse povo e também o caso do pacote de provas que chegou aberto em uma escola de uma outra cidade. Achando algo errado, então excluí os fraudadores. Penso que a reaplicação deve ser pensada em último caso.
@@warlasrodrigues9588 você queria que ela tivesse decorado a prova toda em 11 minutos? Não importa quantas palavras ela sabia, o ponto central é a falta de garantia do sigilo da prova até o momento da realização desta. Se você teve preguiça de ler até o final da minha msg, imagino seu resultado no concurso.
Ok, o ônus da prova da irregularidade é de quem denuncia. Ou seja, nesse caso, o ônus da prova quanto à atitude da candidata é da própria CESGRANRIO. O que a candidata relatou na denúncia dela, ela provou! Cabe lembrar que segundo a candidata, ela foi e os demais candidatos foram autorizados a manusear a prova inclusive para escrever seu nome na capa, o que inclusive permitiu que ela continuasse com o mesmíssimo caderno de prova a tarde, continuando de onde parou...
@@plucascosta onde assina fica na frente. Não precisa abrir pra assinar a prova. Só isso estava autorizado nos 30 minutos antes da prova. Eu entendo q vc queira a anulação tbm, mas os fatos apontam pra continuidade do certame
@@fredCNU olá Fred, o meu ponto é que os candidatos tiveram condições de manusear a prova durante um tempo razoável sem a devida segurança, com risco alto de contato com o seu conteúdo (contato que DE FATO ocorreu). Cabe a CESGRANRIO provar o comportamento irregular imputado à candidata, seja apresentando o testemunho dos outros candidatos, ou lançando mão de outros elementos probatórios (o que até aqui ela não foi capaz de fazer e o juiz concorda comigo). Mas sinceramente, isso importa menos do que parece!!! Imagine que a moça desrespeitou de fato o fiscal, e deliberadamente conseguiu ver as questões na tentativa de fraudar o certame. Ela tem que ser severamente punida, óbvio, mas isso conserta o dano causado? Mesmo que com dolo (e incompetência da banca de se precaver de potenciais criminosos), as questões da prova foram devassadas antes da hora. Descobrir quem e pq alguém apertou o botão da bomba nuclear, não desfaz o efeito radioativo no terreno...
@@fredCNU Sobre o que eu quero e o que você quer, também pouco importa e não acho razoável trazer isso para a discussão. O fato é que a meu ver os únicos fatos até aqui apresentados apontam para anulação e reaplicação das provas da tarde. Se fosse diferente, a liminar não teria ocorrido...
O FATO realmente relevante foi a violação do lacre das provas do período vespertino durante o período matutino! Os cadernos de prova chegam em um envelope lacrado por um motivo e a violação extemporânea desse lacre turba a lisura do certame! O cerne da questão pouco tem a ver com a conduta da denunciante!
. Fiz 90% e prefiro que anule a prova da tarde. Posso ser prejudicado por alguém que vazou as questões pra uma quadrilha. Pernambuco tem histórico de fraude. Pesquisa aí no Google que prenderam gente com ponto eletrônico agora em 2024 e em 2022 prenderam uma quadrilha. Várias escolas sem detector de metais, porquê?
Tão é solida a quebra de isonomia que o Judiciario nao se convenceu da resposta dada pela união no processo. So no Brasil que querem consertar o incinsertável, para satisfazer os seus interesses individuas. Temos que ter uma visão mais ampla, de respeito às regras postas, deixar de querer dar um jeitinho vrasileiro em tudo. Eu fui bem, acredito, quase no 80 porcento na objetiva, na discussiva acredito que nao fui tao mal, mas se existir a poesibilidade de um pessoa sequer ser beneficiada em detrimentobde outra, ja quebrou a isonomia, nao importa se eram 162 mil candidatos. A lei é dura, mas é a lei.
@@MarcosLima-qx2bg pq os 30 minutos anteriores ao início da prova tbm contam. Nesse período vc precisa ler a capa, assinar o gabarito, colocar frase, assinar seu nome... E se nesse tempo as pessoas ficaram por 11 minutos com a prova errada ela não pode ser prejudicada em ter menos tempo pra isso tudo. Então eles tiveram de novo 30 minutos pra fazer tudo isso que eu disse, mais o tempo de prova. Isonomia né.
Qualquer pessoa com experiência na aplicação de provas, concurso etc sabe que distribuir as provas, explicar as instruções e orientar os candidatos sobre o preenchimento correto demanda tempo. Esse tempo começa a ser contado a partir da entrega dos malotes, incluindo o processo de distribuição e as explicações iniciais. Realizar essa troca não programada em apenas 11 minutos é um tempo até reduzido, o que demonstra a agilidade com que o incidente foi resolvido.
@@titodias9470 Fiz 90% e prefiro que anule a prova da tarde. Posso ser prejudicado por alguém que vazou as questões pra uma quadrilha. Pernambuco tem histórico de fraude. Pesquisa aí no Google que prenderam gente com ponto eletrônico agora em 2024 e em 2022 prenderam uma quadrilha. Várias escolas sem detector de metais, porquê?
E outra, se tivesse ficado 11 minutos com a prova na mão, ela teria visto só a primeira questão?? Não. Teria visto quase a prova toda! E como ela contou os exatos 11 minutos? Tava de relógio por acaso??
A primeira questão ela citou na denúncia. O tempo é fácil, desde a hora em que marcaram na lousa o início da prova, até a hora que chegou o malote certo e entregaram pra iniciar de novo, apagando o hora anterior. Sua dúvida se baseia no fato de que os fiscais disseram que a prova não iniciou. Mas nem a coordenadora do local confia cegamente como você. Ela mesma diz que se a prova iniciou, os fiscais não disseram, deixando a dúvida que você não tem.
Na minha sala dois estavam com relógio. Um de boné. Meia dúzia com estojos em cima da mesa. Outras meia dúzia com bolsas abertas em cima da mesa. E quase todos com pacotes de comida com embalagens escritas. Eu avisei os candidatos que era proibido, as fiscais (pasmem) disseram que tudo estava certo. Eu insisti, uma delas foi até o coordenador que veio na sala e avisou os dois de relógio e o de boné. O resto permaneceu. No lugar onde eu fiz a prova foi uma bagunça. Afirmo, se alguém foi com má intenção, pontos eletrônicos e afins, teve resultado.
O FATO realmente relevante foi a violação do lacre das provas do período vespertino durante o período matutino! Os cadernos de prova chegam em um envelope lacrado por um motivo e a violação extemporânea desse lacre turba a lisura do certame! O cerne da questão pouco tem a ver com a conduta da denunciante!
Será que vcs não entendem que os envelopes das provas não poderiam ficar deslacrados por mais de 2 hs;? As provas só poderiam ser deslacradas na frente dos candidatos? Povo em noção, NÃO FIQUEM PREOCUPADOS PQA MAIORIA QUE ESTÃO RECLAMANDO, NÃO IRIAM PASSAR.SÓ ESTÃO CURIOSOS, ANSIOSOS PRA VER A IRRISÓRIA NOTA.
O FATO realmente relevante foi a violação do lacre das provas do período vespertino durante o período matutino! Os cadernos de prova chegam em um envelope lacrado por um motivo e a violação extemporânea desse lacre turba a lisura do certame! O cerne da questão pouco tem a ver com a conduta da denunciante!
Sempre achei estranho o fato de terem ficado com a prova 11 min e a única informação obtida é que a primeira questão era sobre motivação, isso e nada é a mesma coisa. Basta confrontar a lista dos aprovados, atas das salas e relatório do certificador para essa liminar cair.
Deixa de falar merda. Fiz 90% e prefiro que anule a prova da tarde. Posso ser prejudicado por alguém que vazou as questões pra uma quadrilha. Pernambuco tem histórico de fraude. Pesquisa aí no Google que prenderam gente com ponto eletrônico agora em 2024 e em 2022 prenderam uma quadrilha. Várias escolas sem detector de metais, porquê?
Entendam, o problema não foi os candidatos terem acesso às provas, o problema foi os fiscais terem acesso as provas e o malote das provas não ter sido fechado na frente de todos os candidatos e coletando assinaturas de pelo menos 3 deles para constatar a formalização de tal procedimento de segurança. Em fim, tudo errado.
Exato, Thiago. Pessoal não está prestando atenção no mais importante que é o malote ficar passeando sabe-se lá por onde e por quantas pessoas. Uma vez rompido o lacre antes da hora, já era, bau bau lisura.
@@felipesoares-m2v, exatamente. O problema reside nesse fato. Penso que a PF deveria ter sido chamada e a prova devolvida no malote sob a supervisão dos candidatos, da PF e dos fiscais. Deveria ter sido feito uma ata que seria assinada pelos presentes. Penso ainda que a PF já deveria começar uma investigação ali, pois não tem lógica alguém errar a abertura de um malote sendo que ela estava em uma escola com pouquíssimos candidatos, ou seja, só na calmaria (não dá para ela alegar culpa do excesso de malotes e tempo corrido para entregar em todas as salas).
Exato! O FATO realmente relevante foi a violação do lacre das provas do período vespertino durante o período matutino! Os cadernos de prova chegam em um envelope lacrado por um motivo e a violação extemporânea desse lacre turba a lisura do certame! O cerne da questão pouco tem a ver com a conduta da denunciante!
@@PrincesinhaDosErvais Outro fato muito estranho: Os malotes da manhã e da tarde eram de cores muito diferentes, um laranja e outro verde. E uma coincidência bizarra, somente nessa escola que houve esse incidente de troca dos malotes; isso ocorreu em QUATRO salas da MESMA escola, é muita coincidência pro meu gosto. Tem coisa estranha aí...
Tá na cara que os malotes vieram errado da gráfica. Se a responsabilidade por escolher a prova certa recaisse sobre os fiscais, isso aconteceria sempre. Já vem tudo separado para aquele turno, nunca vi um fiscal abrindo o malote e folheando as provas para saber se era aquilo que devia ser.
@@RR-ds4sd Não precisa folhear(e nem deve), a partir do momento que eles tiram a prova para entregar aos candidatos dar para ver a capa da prova com o tipo e turno. Em uma prova que fiz para minha área por exemplo, o fiscal confirmava pela capa também se a prova era a correta, pois, havia candidatos a cargos diferentes na mesma sala. Se houvesse esse tipo de erro de gráfica, a prova sequer poderia ser reaplicada à tarde. Então sim, foi falta de preparo mas isso continua sendo responsabilidade da banca.
Na minha sala tbm algumas pessoas leram a prova antes do comando da fiscal. Ela ( fiscal )viu e falou que não podia ler a prova porque ainda não estava no horário. Eles fecharam a prova.
Item 6 da capa da prova - só poderia abrir o caderno após a autorização do fiscal. Outra coisa, logo em cima no caderno, tem escrito, em letras garrafais: BLOCO 4 - TARDE e os 5 Eixos. Nitidamente não se tratava da prova da manhã. A candidata colocou o nome dela logo abaixo dessas informações e não viu que era a prova da tarde? O fiscal errou. Mas, ela poderia não ter aberto o caderno. Poderia ter chamado e devolvido antes de abrir. Mas, não. Abriu, obteve uma suposta vantagem e agora pede anulação? Há muito o que ser analisado.
Tentando analisar friamente, apesar de ser parte envolvida, penso que ninguém foi dos mais honestos, nem a denunciante nem a banca. Mas se pensarmos bem, isso é o de menos! O que importa é saber se houve vazamento em grandes proporções da prova da tarde. Caso positivo, o concurso merece ser anulado, pois todos, até mesmo quem fez 90%, serão prejudicados. Caso não houve esse vazamento, segue o jogo. A questão é que só uma boa investigação policial para saber o real dano causado.
O princípio da proporcionalidade deve ser considerado aqui. Se o lacre tivesse chegado rompido, entenderíamos a preocupação com um possível vazamento de informações de grande impacto. No entanto, nesta situação específica, o rompimento do lacre foi presenciado por testemunhas e uma pessoa, em particular, leu a primeira questão com peso 1 e conseguiu assimilar apenas o tema da questão. Além disso, os cadernos foram devidamente recolhidos e trancados após o incidente. Tudo relatado e certificado pelo INEP. Essa situação, portanto, não justifica uma anulação com base no princípio da proporcionalidade. Está mais para um oportunismo.
@@titodias9470 entao ta. Aceita isso ai, dai nao reclama mais qdo so filhp de rico vai bem no Enem. So filho de juizes, promotores, e servidores do alto escalao passam em concurso gabaritsndo prova como era ate o injcio dos anos 2000
Na minha sala , TODOS estavam lendo as provas antes da "liberação", mesmo com o aviso dos fiscais para não virar as provas. Todos lerem as provas, ( ainda que não começaram a responder as provas ). Então, isso da prova não ter sido "liberada" antes de ser escolhida, não significa muita coisa não. Inclusive, tinha gente lendo caderno/folhas ainda, mesmo com a prova em cima da mesa, antes da liberação.
Cara, a galera que foi mal neste concurso se juntou pra anularem esta prova. Desde a liberação do gabarito essa galera não se conforma. Não existe quebra de isonomia, o que existem são interesses particulares de quem quer refazer a prova. A maior quebra de princípios seria se houvesse um gasto público financeiro, político, social , para satisfazer a ânsia de uma minoria que se deu mal no certame e não aceita a derrota.
Verdade..... candidatos concurseiros profissionais que não estavam preparadas para uma prova multidisciplinar. Fiz 80% da prova pra AFT....poderia ter sido melhor...mas a pressão do ambiente, ansiedade me fizeram errar algumas questões.
Deixa de falar merda. Fiz 90% e prefiro que anule a prova da tarde. Posso ser prejudicado por alguém que vazou as questões pra uma quadrilha. Pernambuco tem histórico de fraude. Pesquisa aí no Google que prenderam gente com ponto eletrônico agora em 2024 e em 2022 prenderam uma quadrilha. Várias escolas sem detector de metais, porquê?
@@alinesamara5744Deixa de falar merda. Fiz 90% e prefiro que anule a prova da tarde. Posso ser prejudicado por alguém que vazou as questões pra uma quadrilha. Pernambuco tem histórico de fraude. Pesquisa aí no Google que prenderam gente com ponto eletrônico agora em 2024 e em 2022 prenderam uma quadrilha. Várias escolas sem detector de metais, porquê?
@@compliancejuridico9463tbm estou nessa faixa de pontuação e creio que serei aprovado e terei a redação corrigida. Eu, se fosse vc, estaria contente com a nota. Obviamente, tbm poderia ter ido melhor, mas acredito que com a minha nota conseguirei estar entre o grupo dos aprovados 🙏🏻🙏🏻
Tche só falta colocar a trilha sonora dos trapalhões para q banca e ministério da gestão. Se fala muito em punir candidato e quem pune esses funcionários públicos que fazem lambança ao promoverem um concurso com grana publica? Que ministério de gestão da atrapalhação é esse? Formulam de modo irregular edital, ficais que não fiscalizam nada. Só os candidatos que são punidos? 😂
o problema todo é que os fiscais, pelo menos na minha sala, não disseram que podia ou não começar a prova. Eles entregavam e não falavam nada, ao ser questionados disseram que podia fazer, sendo que já tinha gente fazendo e outras que ainda nem tinham recebido a prova. Não teve uma autorização de início da prova ao mesmo tempo para todos da sala. Só aí já quebrou a isonomia. Então me preocupa que nesse caso também eles não devam ter dado a ordem que não poderia começar a prova..
Na real a candidata denunciante fez o que precisava ser feito, não pensou nela, não pensou se ia ou não ser eliminada, foi honesta. Entrou em contato com a Organizadora no turno de intervalo da prova. Agora estão querendo diminuir o que foi exposto para saudar interesses de alguns particulares. NÃO CAIA NESSA, essa PROVA PRECISA SER REAPLICADA PARA TODOS. ACREDITEM TEM MUITO CROCODILO SE PASSANDO DE FADA, NO GERAL SE REAPLICAR É BEM MELHOR.
O FATO realmente relevante foi a violação do lacre das provas do período vespertino durante o período matutino! Os cadernos de prova chegam em um envelope lacrado por um motivo e a violação extemporânea desse lacre turba a lisura do certame! O cerne da questão pouco tem a ver com a conduta da denunciante!
Cuidado, pode ser que esse email tenha sido enviado por alguém da equipe de Pablo Marçal. Documento datado em 19/08/24 e não citado até a data de hoje.
Noutros casos, dado mecanismo privilegiado para revogação de liminares de que dispõe, A AGU já teria recorrido. Causa estranheza a demora pela repercussão do caso e a bandeira política governamental que representa o concurso. Começo a imaginar se talvez a demora não seja indício de que o governo considere reaplicar a prova. A resposta da AGU em casos de grande repercussão costuma ser muito rápida.
@@fredCNU nao tem nada a ver nao, a AGU ja teria enterrado essa acao de inicio prs nao ter nem limimar. Esse email q vc citou, foi usado pela AGU, e nao foi aceito pela juiza pq os lacre nao podem ser rompidos sob nenhuma hipotese. Vcs estao defendendo um precedente que pode acabar com a seguranca e isonomia dos concuros pub. Qtos anos vcs tem? Pq ate o inicio dos anos 2000 so rico passava em concurso de alto escalao. So filhos de politicos, juizes, promotores etc e nao tinhs nads a ver com competencis nao
Acredito que, antes de julgar a moça que fez a denúncia, os fatos devem ser apurados e tentar entender quem realmente está dizendo a verdade. Vale lembrar que o MGI só se manifestou após a denúncia dela. Se ela não tivesse se pronunciado, será que o MGI teria divulgado a ocorrência? E quantos outros casos podem ter acontecido em diferentes locais e a gente não ficou sabendo? O que mais me preocupa não é apenas o fato dos candidatos terem tido acesso à prova por alguns minutos, mas sim o trajeto que o malote fez ao sair da sala. Seá que ninguém teve acesso às provas durante esse percurso? Alguém poderia ter tirado fotos e compartilhado com pessoas de seu interesse? Será que a "troca" dos malotes foi um erro real ou algo planejado? Afinal, os malotes são de cores diferentes exatamente para evitar confusões. Essas são perguntas que ainda carecem de respostas. E antes que me julguem, quero dizer que segui todos os procedimentos descritos no edital: marquei o número do gabarito, transcrevi a frase, assinei, fiz 38 linhas na redação e obtive uma boa pontuação. Estou na expectativa de chances...
Espero que no recurso da AGU, tenha esse email, pois demonstra - de forma incontroversa - que se trata de um evento que não prejudicou a regularidade do certame. Também acho que essa ACP foi uma forma de trazer tumulto ao certame e deve ser julgada improcedente.
. Fiz 90% e prefiro que anule a prova da tarde. Posso ser prejudicado por alguém que vazou as questões pra uma quadrilha. Pernambuco tem histórico de fraude. Pesquisa aí no Google que prenderam gente com ponto eletrônico agora em 2024 e em 2022 prenderam uma quadrilha. Várias escolas sem detector de metais, porquê?
@@gilvanferreirasilva6675 eles tem, isso ai nao é novidade. A AGU citou isso na resposta, e juiza nao aceitou, pq os LACRES NAO PODEM SER ROMPIDOS SOB NENHUMA HIPOTESE.
Perfeita análise! O mesmo que achei dessa candidata. Espiou a questão sem autorização e deve ser eliminada. Além disso já vi comentários que ela relatou que não tinha estudado para essa prova e resolveu denunciar somente porque ficou com “pena” dos outros candidatos. Na verdade ela quis tumultuar…isso sim. Aliás…ela já é concursada…
Meu Deus!!! A galera que saiu gritando aos quatro ventos que viu as questões da prova da tarde no período da manhã abriu o caderno antes da autorização??? É isso mesmo ???
Uma coisa não anula a outra. Deixa de falar merda. Fiz 90% e prefiro que anule a prova da tarde. Posso ser prejudicado por alguém que vazou as questões pra uma quadrilha. Pernambuco tem histórico de fraude. Pesquisa aí no Google que prenderam gente com ponto eletrônico agora em 2024 e em 2022 prenderam uma quadrilha. Várias escolas sem detector de metais, porquê
Não necessariamente. Essa é a narrativa de alguem que foi pego com a boca na butija. Agora olhe por outro angulo. Vc descobre que os fiscais abriram o malote de provas da tarde pela manhã, e a sala se revolta pois os epuseram a algo que pode os prejudicar e ainda beneficiar terceiros (ninguem sabia o que iriam fazer com os malotes abertos até de tarde, e uma pessoa sã já desxonfiaria de má fé dos fiscais). O que vc faria? Eu buscaria obter provas disso. Sinceramente pouco importa se não tinham dado ordem de virar as provas, isso é ninharia frente o descalabro de terem deslacrado a prova e a distribuido. Segundo a denunciante, ao final da prova os fiscais e a coordenadora se negaram a registrar o ocorrido em ata. Mas porquê isso? Tinham algo a esconder? Desde quando e-mail entre empregados da Cesgranrio agora é documento oficial? Pra mim esse e-mail está mais para uma confissão de culpa da Cesgranrio ainda mais que fala que o problema não foi isolado aquela sala. Se preparem que agora é que essa prova vai ser anulada mesmo.
@@fernandovicente4638 E se esses participantes viram as questões antes da autorização devem receber a devida sanção. E isso não diminui em nada a situação das provas terem sido entregues em momentos errados.
O mais importante, que é a prova da irregularidade, já foi fornecida pela banca ao divulgar esse email. Cesgranrio é ré confessa. Não deixem que a torcida pela continuidade do certame cegue o discernimento de vcs. Esse argumento tentando responsabilizar a candidata é o mesmo q responsabilizar uma vítima de estupro.
Concordo que o lacre não pode ser rompido, mas nesse contexto acho que temos que pensar como a banca agiria. Não me parece sensato que diante de tantas possibilidades de problemas, a única solução é a anulação, do contrário, dificilmente teríamos homologação de qualquer certame. Certamente há medidas de contingência e mitigação dos riscos, o isolamento da prova me parece um rs, imagino que a presença de um certificador seja outra, considerando a fé pública desse agente. Óbvio que houve um erro, mas sinceramente, isso é tempestade em copo d'água, considerando a magnitude dessa prova e as pessoas beneficiadas, sendo que, caso o acesso tenha ocorrido sem a liberação do fiscal, essas pessoas deveriam ser eliminadas ...
@@rafaelfeitosa6140 Negativo. O concurso da câmara que chegou com o lacre rompido foi reaplicado. Uma prova sem o lacre é absurdo e incomum. Para todos os efeitos não prestei esta provam sou servidor público quase se aposentando. Sei como é difícil é fraudes como esta devem ser combatidas e não convalidadadas
Respeitosamente discordo da sua opinião, também sou servidor e estou muito satisfeito no meu trabalho. Novamente, não estou negando a falha, isso ocorreu. A questão é que a tratativa está sendo radical diante do tamanho do problema, considerando que houve medidas de mitigação imediata... Enfim, acho que não adianta debater muito pelo jeito. É um concurso público e cada um vai defender o seu ...
Isso calem-se diante de qualquer irregularidade para que a culpa não fique em cima de vocês. É esse Brasil que eu quero ver. O Brasil em q um narrativa pega mais qualquer fato. Onde não se aperfeiçoa o sistema, nem a justiça; Porque quem denuncia vira o culpado. O segredo é sempre se calar e não causar problema para ninguém. Mesmo que você veja o problema e ache que ainda está em um país que todos têm direito a voz. Não seja bobo(a): você não tem.
Não desmerecendo a colega, ela afirmou não ter estudado o suficiente. Então podemos levantar a hipótese dela ter visto sem autorização mas,mesmo assim seria falha dos fiscais. Estavam onde? Sentados?
Tenho um questionamento desde o início da denúncia da candidata, sobre o vazamento da prova da tarde. Porque os demais candidatos da sala dela e de outras salas, não se pronunciaram sobre os fatos? Segundo relatos, nesse tempo de 11 minutos, chegaram a responder algumas questões e, com seus respectivos nomes no caderno de prova, retomaram à tarde. Diante de tamanha gravidade e coragem da moça em denunciar, porque ela segue sozinha? São tantas denúncias, das mais diversas, e sobre este fato, os demais presente, se calaram. Porque?
Acho que os candidatos que não cumpriram o edital devem ser eliminados, no entanto o audio da candidata que denunciou o ocorrido não se deu da forma exposta no video. A moça, claramente, afirmou ter tido acesso ao conteúdo após o início do certame. Nesse sentido, é necessário cuidado para não transformar em algoz, aquele que exercitou seu direito.
Embora eu não concorde com a anulação da prova, a candidata que enviou o e-mail teve coragem e atitude adequada a fim de se documentar contra possíveis fraudes. Eu faria o mesmo
Se não tivesse aberto o caderno e assim produzir provas de que estavam fora do envelope, ninguém acreditaria. Agora está sendo criminalizada. Gestapo não faria melhor.
Fred, cade essa heroina? Jogou m... no ventilador e ficou no anonimato. Como voce falou, descumpriu uma determinação do fiscal da sala. Ligou para cesgranrio já com o intuito de fazer prova e provavelmente entrar com ação. Mas pergunto, ela fez a prova a tarde? Porque se fez so demonstra a premeditação e a má fé. Tinha que chamar a moça para expor suas ideias e motivações
Está todo mundo ansioso que saia logo o resultado e que o cargo visado seja alcançado. E por isso estão fazendo observações que parecem as mais justas possíveis, desde que atendam aos seus respectivos anseios. No final das contas, essa liminar quem deu foi um Juiz e não a candidata, e esse nem é o primeiro concurso da história e nem será o último que passa por essa situação. E quando sair as decisões, tanto que se deve ou não ser reaplicada a prova do bloco 4, quanto que se deve ou não aceitar cadidatos com preenchimento parcial da identificação, TAIS DECISÕES SERÃO COM PROVAS DE TODAS AS PARTES: CANDIDATOS, CESGRANRIO E GOVERNO. DENTRO DE UM PROCESSO LEGAL QUE SEGUIRÁ UMA JURISPRUDÊNCIA DERIVADA DAS DIVERSAS SITUAÇÕES JÁ PASSADAS EM OUTROS CONCURSOS. Como diz o mestre, RELAXA!
Desculpa, mas depois que um certo juiz federal começou a atuar em conjunto com a acusação pra prender um inocente o cargo meio que perdeu o prestígio pra mim. Todo dia um juiz novato de primeira instância toma uma decisão equivocada que é revisada na instância superior. Eu não culpo o juiz da decisão, eu culpo a má fé de quem usa o judiciário dessa forma. Até pq não há decisão em primeira instância, a liminar foi apenas uma medida suspensiva pra se prevenir talvez um dano irreparável, como por exemplo vc ter uma primeira lista de aprovados na primeira fase, e depois a revogação de tudo, uma anulação, seguida de milhares de processos de quem estava na primeira lista e ficou prejudicado.
Na boa, se estes candidatos tivessem tido algum benefício em relação ao ocorrido, teriam ficado bem quietinhos com a vantagem obtida...só uma pessoa tola faria tal denúncia se tivesse tido vantagens... exceto se algum fiscal com acesso as provas com os lacres rompidos enviassem fotos do certame para algum parente e ou conhecido...levando em consideração que as provas ficaram à disposição até à tarde.
Mas ngm vê parcialidade nos vídeos dos professores que acreditam na anulação da prova. Os professores que querem vender cursos são imparciais, o candidato que acha que tem nota pra passar precisa ser imparcial kkkkkk
e por que a opinião da coordenadora vale mais do que a da candidata que fez uma denúncia. el ma não tinha interesse de que tivesse havido problema e sim, relatar uma irregularidade. essa coordenadora levantou falso.
. Fiz 90% e prefiro que anule a prova da tarde. Posso ser prejudicado por alguém que vazou as questões pra uma quadrilha. Pernambuco tem histórico de fraude. Pesquisa aí no Google que prenderam gente com ponto eletrônico agora em 2024 e em 2022 prenderam uma quadrilha. Várias escolas sem detector de metais, porquê?
@@RedesSociais-tc2dsNão dá pra afirmar que vazou, mas com o rompimento do lacre não dá pra afirmar que não vazou. Com isso a lisura do certame não está garantida.
Na sala em que eu estava contei pelo menos uns 4 candidatos que receberam as provas e tb folhearam discretamente antes de estarem autorizados... isso deve ter acontecido em todas as salas, praticamente.
Pessoal, eu fiz este após 20 anos sem fazer, não estou dentro das vagas, mas na minha sala teve uma galera falando, que a prova deveria ser anulada, porque a redação foi realizada atrás do cartão resposta! Mas não ouvi ninguém falar sobre isso… desculpe minha ignorância, mas que já está no ramo há mais tempo que eu, faz sentindo essa questão de cartão resposta e redação no verso? Incorre em algum problema? Desculpem minha ignorância, mas que não vi ninguém falando sobre e uma candidata na sala “batia” nesta tecla. Pode ter sido estratégia dela, apenas, para desestabilizar os demais … mas enfim! Quem puder ajudar … abraços
Ao que parece temos um caso de "espírito de porco", quando se não tem para ele não vai ter para ninguém. Eu também não vejo motivo para prejudicar a prova pelo erro de abertura. O fato é que os paladinos do Bloco 4 foram colocados na espera sem fim.
Na prova do TJSP, por causa de uma única fiscal que encerrou a prova antes do horário quebrou a isonomia e foi anulado o certame. Por que seria diferente no CNU?
É até irônico. O cargo mais cobiçado está dando um rolo homérico. Na moral já deu ruim. Uma pergunta: será que quem "era" pra passar, ficou de fora? Galera do bloco 4 está padecendo muito.
@@ricardoborges4619 isso ocorre quando a banca nivela pra baixo, pessoas que eram certas de passar por estarem estudando a dois anos podem perder a vaga por gente que teve capacidade de fazer essa prova depois de estudar três meses.
Vários relatos de sem bolinha que foram bem na prova e estariam competitivos se não fosse por este detalhe. Estes são os que mais fazem barulho pra travar o certame. Porém, tal situação não invalida o fato de que a prova da tarde foi vazada.
4 envelopes abertos😮 e como assim foram abertos na frente de 1 candidato só, sendo que a sala tinha vários candidatos? Os outros estavam com olhos vendados?😂 Independente se a candidata abriu com autorização ou sem, OS envelopes já tinham sido violados, eliminando ou não a candidata, fará nenhuma diferença para a quebra de lisura do certame. O povo justificando um erro com outro, se é que o outro existiu.
Teve ocorrência? Chama o certificador do INEP e a coordenação, recolhe o material e resguarda o teor. Ponto final. Voces acham mesmo que os fiscais da sala ficaram com a prova, andando livremente com ela debaixo do braço? CLARO QUE NAO.
Por isso é que elegemos b a n d i d o s e l a d r õ e s. Muita gente colocando a culpa na candidata honesta. A desonestidade e a corrupção é a regra, quem é honesto é criticado.
Não entendi. Quer dizer que a empresa prestadora do concurso abre e entrega o caderno de provas erradamente,(deu tempo sim para ser lido, tanto é que foi comunicado a cesgrario o erro) e sabemos qual rápido é a internet; por conta desse erro não temos nem noções quantas pessoas souberam do tema da redação; E acham que está tudo bem? Que não ocorreu a quebra da isonomia? Façam isso em um concurso para juiz,façam em um concurso para procurador da República. Sinceramente...
Sinceramente... O ônus da prova cabe ao acusante, no entanto o problema para mim são esses fiscais. Quem me garante que eles não tiraram foto e até venderam ai pra alguma mafia.....
@@romulocardoso8257 estamos no Brasil meu caro .. infelizmente episódios assim são comuns. Tô cansada de sair no prejuízo por causa da desonestidade de uns...
O Brasil tem a maior concentração de quadrilhas especializadas em concurso público (incluindo o PCC) e o cara vem me falar em teoria da conspiração. Kkkk
De boa, tem tanta coisa que pode ter acontecido, por exemplo um dos fiscais poderia ter pegado essa prova tirado fotos e mandado pra alguém resolver duranre a manhã e então vender um gabarito durante o almoço. Complicado demais...
Eu acho que eles deveriam eliminar os candidatos que tiveram acesso a prova. Entrevistar todos os candidatos e fiscais das salas envolvidas e, se comprovado que abriram a prova sem autorização, eliminar estes.
O q me espanta é o silêncio da Polícia Federal e a ingenuidade de ninguém estranhar o grupão de pessoas que fecharam a prova. Se isso não for investigado, vai ter gente com 85% de acertos ,na raça, de fora desse concurso.
FATO É: Só quem não estudou para essa prova, quer que a prova seja anulada e tenham outras provas! Quem estudou mesmo, quer saber do resultado se passou ou não! A Liminar vai cair!!!
. Fiz 90% e prefiro que anule a prova da tarde. Posso ser prejudicado por alguém que vazou as questões pra uma quadrilha. Pernambuco tem histórico de fraude. Pesquisa aí no Google que prenderam gente com ponto eletrônico agora em 2024 e em 2022 prenderam uma quadrilha. Várias escolas sem detector de metais, porquê?
Como será que funciona a mentalidade dessas pessoas que culpam outra por ser honesta?! Só pra ter um resultado amanhã, mesmo que tenham sido prejudicadas com o vazamento. O cérebro deve ser invertido, não é possível! 😂😂 Melhor era que essa moça tivesse guardado a denúncia pra ela e aquele povo todo tivesse pego todas as vagas desse tanto de gente que não pensa!
Além de não respeitar a proporcionalidade e a razoabilidade necessárias, essa suspensão carece de vício de motivação, visto que está claro que os supostos beneficiados (o pessoal desta sala em Recife) muito provavelmente não foram melhores do que a média, se é que tem algum provável aprovado na sala - o que nos faz crer que não houve dano coletivo algum, sendo esse processo, portanto, Ius Sperniandi por parte da autora, e mero oportunismo marketeiro por parte dos advogados.
Os alunos terem visto a prova por 11 minutos, não influir muito, até porque a pessoa decorar depois de ter feito uma redação e uma prova. Essa pessoa é fera😂 O perigo é os responsáveis por lacrarem a prova, terem tirado foto e postado para grupos. Ai já viu....
eu ja participei de concurso que maluco tava quase armando barraca de camping dentro da sala, fiscal nem ai com nada, gente batendo papo.... duvido é de nada
Minha suspeita não esta nos candidatos, minha suspeita de fraude está nos fiscais
Não tem um procedimento pra um caso desse? De lacre rompido? Seria muito juvenil achar que no Brasil todo não teria um erro desse. Eles, que trabalham com isso, devem ter algum protocolo pra evitar vazamento.
@@AlveesDiego certo, então porque não esclarecem? Quem não deve, não teme. No dito email eles falam que trancaram as provas numa sala. Se quiserem ser transparentes, lacrariam de novo a prova na frente dos candidatos.
Não entendo pq a ênfase nos alunos terem lido a prova. Colégio pequeno, 17 alunos em uma escola inteira? Interessante o local que trocaram sem querer a prova matutina pela vespertina. Agora...a provinha ficou lá em lacre aberto né? Por 2:30 na era do celular. Esse é o grande problema. O resto é cada um querendo o melhor p si. Não tem o q debatermos. Vazou vazou não teve isonomia.
@@Shy6219shy exatamente
@@Shy6219shy todo mundo dando pouco caso por ser um colégio com apenas 17 alunos, mas de certa forma isso agrava a situação, desleixo na abertura da prova, falta de fiscalização entre pares em locais menores, e até indício de acesso externo. "Tempestade perfeita"
Se não houve autorização para iniciar a prova por qual motivo ela não foi eliminada sumariamente na mesma hora?
E-mail enviado no dia seguinte para tentar tapar o sol com a penera.
Ela ligou para Cesgranrio na hora do almoço no dia da prova e fez a denúncia antes da prova da tarde, ela ligou porque não existia ata para que caso fosse relatado. Na ligação ela afirma que foi autoriza a iniciar a prova e após iniciar a prova foi informado sobre o erro e foi feita a troca da prova. O áudio da ligação está no processo. Tem outras testemunhas que estavam presentes e vão confirmar a história dela.
É muito fácil jogar a culpa no lado mais fraco, ainda bem que ela fez tudo muito bem feito para ter provas sobre o ocorrido.
Se fosse algo tão pequeno o juiz não teria dado essa liminar ou ela já teria caido.
Aguardando cenas dos próximos capítulos.
com certeza é muito fácil jogar a culpa no lado mais fraco
O bolinha 😂😂
@@warlasrodrigues9588 não se trata disso. Eu sou CB e, apesar de não estar com nota pra passar, queria muito que isso acabasse logo e também não queria fazer outra prova. Ou seja, tinha tudo pra atacar a moça que fez a denúncia. Mas estudei esse 1 ano todinho pra defender a parte mais fraca da relação, o trabalhador. Então fico pensando nessa denunciante como parte mais vulnerável. Enfim...
Pelo q vc tá falando acho q ela vai ser eliminada, tá escrito na capa da prova que vc só pode abrir com a autorização do fiscal. Tá no item 6 do caderno de provas "- Logo após a autorização para o início das provas, o candidato deve conferir se este Caderno de Questões está em ordem e com todas as páginas. Caso não esteja nessas condições, o fato deve ser IMEDIATAMENTE notificado ao fiscal."
Acredito que não, pois o que a candidata fez foi informar a Cesgranrio sobre uma possível tentativa de fraude ou um mero erro humano. Portanto se a Cesgranrio penalizar a candidata por colaborar com a lisura do concurso vai tirar toda credibilidade da banca ou do concurso
Em ordem e com todas as páginas, estava. Só estava no horário errado. Está escrito que se a organização da banca distribuiu cadernos de uma prova futura, o fiscal deve ser avisado? Eu nem nunca vi.
@@jaimesilvapintojsvirando a prova??? Tem algum boca aberta aqui é???
@@warlasrodrigues9588 Sim entendo sua indignação, pois as fraudes acontecem e tentam parecer falhas humanas sem maiores transtornos. A minha intenção não foi ofender ninguém, acredito que se você estivesse na sala, também faria algo pra registrar o ocorrido até mesmo para futuras judicializações
Mas se os fiscais não sabiam que a prova tava errada, por motivos óbvios, o erro seria detectado apenas pelos candidatos quando virassem a prova para fazer. E a gente sabe que demora algum tempo até que você perceba que algo está errado com as questões, principalmente quando estamos nervosos.
O que a moça relatou foi que, esse tempo, até que os candidatos identificassem o problema, durou por volta de 11 min.
Eu acho que o jogo tem que seguir. Mas culpar a moça que reportou a irregularidade tem sido uma estratégia bem mal caráter da AGU. Pois o maior problema de tudo foi o fato da cesgranrio não possuir uma ata de ocorrências nas salas de aplicação de prova.
Os fiscais da minha sala não faziam ideia do que fazer, parecia que tinham pego alguém aleatório na rua e pedido para ir lá aplicar as provas.
Tudo nesse concurso parece que foi feito com desprezo, despreparo e pouco caso.
. Fiz 90% e prefiro que anule a prova da tarde. Posso ser prejudicado por alguém que vazou as questões pra uma quadrilha. Pernambuco tem histórico de fraude. Pesquisa aí no Google que prenderam gente com ponto eletrônico agora em 2024 e em 2022 prenderam uma quadrilha. Várias escolas sem detector de metais, porquê?
@@carinecproenca nossa... vejo um coração e uma mente de AFT aqui... parabéns, moça. Nem tudo está perdido nessa humanidade 😅
Como é que a pessoa quer explicar o inexplicável? Meu amigo isonomia foi quebrada quando foi quebrado o lacre do saco das provas da tarde.
A partir daí qualquer fiscal teve acesso a uma prova que valia 900 vagas.
@@cassalio 900 vagas pra 150.000 candidatos, por 22.000,00. As pessoas parece que gostam de se enganar, em vez de pensar 🤦🏻🤦🏻🤦🏻.
Marcou a bolinha???
@@warlasrodrigues9588 marquei. Mas essa história já deu 😅. Vídeo nem é sobre isso, mano. Nem os comentários aqui 😂. Que fissura com essas bolinhas kkkkkkkk
@@cristinadarochadesouza o vídeo não é ....mais essa bagunça toda quem está fazendo são essas pessoas.
Essa envelope ficou aberto de 9hs ate 14:30.E se foi algo premeditado para alguém obter vantagens, olhar a prova e pesquisar as respostas?
@@cafezinnbr_sussurebs ou por uma quadrilha. Prenderam um grupo de pessoas fraudando concurso no Recife em 2022 e em 2024.
O fiscal também viu. Eai, tem como mensurar oq cada um poderia ter falado ou compartilhado com outra pessoa? Não
Tá acusando sem prova. Vocês querem responsabilizar os fiscais de todas as formas.
@@renandealmeida3441não é isso, meu jovem. Mas o fiscal, nem ninguém pode ver a poha da prova horas antes. Será que é difícil entender isso?
@@renandealmeida3441 os fiscais são inocentes, evidentemente o malote veio errado da gráfica. A questão é que as provas somente podem ser manuseadas na gráfica, são lacradas às vistas de auditores, e são abertas às vistas dos candidatos. Qualquer coisa fora disso, impede a certeza de retidão.
A culpa agora é de quem denunciou. Convenientemente, acredita-se na resposta da banca, que ia negar!
Quem mandou ser malandra
Segundo a defesa do MGI a candidata nem acertou a questão que disse ter conhecimento. Ainda por cima, foi eliminada por não atingir a pontuação mínima. Isso só mostra que ela foi mal na prova da manhã e na discursiva e aproveitou da situação pra tentar melar o concurso e cavar uma nova chance. Mas se deu mal 😂
Os sem bolinhas tem que ser eliminados, porque não cumpriu o Edital.
Tem mesmo
E serão!!!
Isso mesmo !!
O vídeo nem é sobre isso !
Vai, papagaio, fala
Se esse email tivesse sido enviado entre as duas provas seria mais verossímil a alegação. Agora. No dia seguinte??? Tudo mundo já havia visto as questões.
Eu acho que muita gente não preencheu tudo correto ai deve querer tumultua. Os sem bolinhas no caso
Estão considerando a reaplicação apenas da prova que ocorreu no período vespertino! Os sem bolinha continuaram sem bolinha na primeira etapa (da manhã)!
Gente, se ela tivesse aberto a prova antes da hora pq não foi eliminada lá na hora? E pra que ela iria denunciar algo que poderia prejudicá-la também? Claro que a fiscalização vai tirar o seu da reta e dizer que estavam certos, que fizeram tudo corretamente, mas quem garante que os tais malotes violados ficaram realmente trancados e não foram acessados por ninguém? A preocupação aqui não é com a nota dos candidatos que tiveram a prova trocada, mas com o resto das pessoas no local que poderiam ter acessado e divulgado a prova. Ou todos que estavam trabalhando pra banca eram pessoas de reputação ilibada e acima de qualquer suspeita? Pra mim isso não passou de desculpa, sinceramente. Não gostei de não ter o resultado liberado amanhã, marquei bolinha, fiz o meu melhor na prova, mas eu quero que o concurso transcorra da forma mais justa possível. E se há indícios de fraude, tem que investigar sim, me admira que alguém ache normal o vazamento de uma prova dessa importância "só porque foi um caso isolado". E o que hj em dia ainda é um caso isolado, gente? A informação viaja a uma velocidade absurda, nada mais é pontual hj.
Exatamente.
O filhaaa ...ela simplesmente não estudou e achou uma chance de fazer bagunça....a mulher só sabe falar uma palavra da prova kkkk na minha sala de prova mesmo tinha uma candidata reclamando da claridade do sol na janela....aaaa tenha paciência
E outra no tamanho do seu texto logo não marcou a abençoada bolinha
Eu não quero a anulação da prova. Creio que primeiro devem investigar para saber o que levou a coordenadora a ter aberto o malote da tarde no período da manhã (detalhes: o malote traz as informações sobre o tipo de prova- para qual cargo- e para qual período, outro fato importante é que nessa escola tinha pouquíssimos candidatos, como ela conseguiu errar dessa forma- não dá nem para dizer que o volume era grande e gerou confusão).
A PF deve investigar a fundo esse povo e também o caso do pacote de provas que chegou aberto em uma escola de uma outra cidade. Achando algo errado, então excluí os fraudadores.
Penso que a reaplicação deve ser pensada em último caso.
@@warlasrodrigues9588 você queria que ela tivesse decorado a prova toda em 11 minutos? Não importa quantas palavras ela sabia, o ponto central é a falta de garantia do sigilo da prova até o momento da realização desta. Se você teve preguiça de ler até o final da minha msg, imagino seu resultado no concurso.
Ok, o ônus da prova da irregularidade é de quem denuncia. Ou seja, nesse caso, o ônus da prova quanto à atitude da candidata é da própria CESGRANRIO. O que a candidata relatou na denúncia dela, ela provou! Cabe lembrar que segundo a candidata, ela foi e os demais candidatos foram autorizados a manusear a prova inclusive para escrever seu nome na capa, o que inclusive permitiu que ela continuasse com o mesmíssimo caderno de prova a tarde, continuando de onde parou...
@@plucascosta onde assina fica na frente. Não precisa abrir pra assinar a prova. Só isso estava autorizado nos 30 minutos antes da prova. Eu entendo q vc queira a anulação tbm, mas os fatos apontam pra continuidade do certame
@@fredCNU olá Fred, o meu ponto é que os candidatos tiveram condições de manusear a prova durante um tempo razoável sem a devida segurança, com risco alto de contato com o seu conteúdo (contato que DE FATO ocorreu). Cabe a CESGRANRIO provar o comportamento irregular imputado à candidata, seja apresentando o testemunho dos outros candidatos, ou lançando mão de outros elementos probatórios (o que até aqui ela não foi capaz de fazer e o juiz concorda comigo). Mas sinceramente, isso importa menos do que parece!!! Imagine que a moça desrespeitou de fato o fiscal, e deliberadamente conseguiu ver as questões na tentativa de fraudar o certame. Ela tem que ser severamente punida, óbvio, mas isso conserta o dano causado? Mesmo que com dolo (e incompetência da banca de se precaver de potenciais criminosos), as questões da prova foram devassadas antes da hora. Descobrir quem e pq alguém apertou o botão da bomba nuclear, não desfaz o efeito radioativo no terreno...
@@fredCNU Sobre o que eu quero e o que você quer, também pouco importa e não acho razoável trazer isso para a discussão. O fato é que a meu ver os únicos fatos até aqui apresentados apontam para anulação e reaplicação das provas da tarde. Se fosse diferente, a liminar não teria ocorrido...
@@plucascosta tu viaja né não? Estuda pra outro.
@@renandealmeida3441calma aí AFTesouro. Tá nervoso?
Resta saber quem tá falando a verdade! Visto que se ela viu a prova sem estar autorizado o fiscal errou de não ter eliminado.
Deve ter olhado rapidamente tanto que a mulher só gravou uma palavra....e ainda fica dando uma de boa
O FATO realmente relevante foi a violação do lacre das provas do período vespertino durante o período matutino! Os cadernos de prova chegam em um envelope lacrado por um motivo e a violação extemporânea desse lacre turba a lisura do certame! O cerne da questão pouco tem a ver com a conduta da denunciante!
Se for isso mesmo, aí já é outra história. As minhas esperanças foram renovadas 🙌🏽🙏🏽
. Fiz 90% e prefiro que anule a prova da tarde. Posso ser prejudicado por alguém que vazou as questões pra uma quadrilha. Pernambuco tem histórico de fraude. Pesquisa aí no Google que prenderam gente com ponto eletrônico agora em 2024 e em 2022 prenderam uma quadrilha. Várias escolas sem detector de metais, porquê?
Tão é solida a quebra de isonomia que o Judiciario nao se convenceu da resposta dada pela união no processo. So no Brasil que querem consertar o incinsertável, para satisfazer os seus interesses individuas. Temos que ter uma visão mais ampla, de respeito às regras postas, deixar de querer dar um jeitinho vrasileiro em tudo. Eu fui bem, acredito, quase no 80 porcento na objetiva, na discussiva acredito que nao fui tao mal, mas se existir a poesibilidade de um pessoa sequer ser beneficiada em detrimentobde outra, ja quebrou a isonomia, nao importa se eram 162 mil candidatos. A lei é dura, mas é a lei.
Engraçado alguém querendo ser auditor, sem entender sequer isso. Parabéns!
@@RR-ds4sdpoxa meu amigo, eu estou tentando explicar isso desde o começo, mas a sua frase curta e concisa disse tudo. Seguimos.
parabéns!!
Desculpe amigo, mas se a prova não tinha sido iniciada porque vc acha que houve prorrogação compensatória de 11 minutos segundo o próprio MGI???
@@MarcosLima-qx2bg pq os 30 minutos anteriores ao início da prova tbm contam. Nesse período vc precisa ler a capa, assinar o gabarito, colocar frase, assinar seu nome... E se nesse tempo as pessoas ficaram por 11 minutos com a prova errada ela não pode ser prejudicada em ter menos tempo pra isso tudo. Então eles tiveram de novo 30 minutos pra fazer tudo isso que eu disse, mais o tempo de prova. Isonomia né.
Qualquer pessoa com experiência na aplicação de provas, concurso etc sabe que distribuir as provas, explicar as instruções e orientar os candidatos sobre o preenchimento correto demanda tempo. Esse tempo começa a ser contado a partir da entrega dos malotes, incluindo o processo de distribuição e as explicações iniciais. Realizar essa troca não programada em apenas 11 minutos é um tempo até reduzido, o que demonstra a agilidade com que o incidente foi resolvido.
@@titodias9470
Fiz 90% e prefiro que anule a prova da tarde. Posso ser prejudicado por alguém que vazou as questões pra uma quadrilha. Pernambuco tem histórico de fraude. Pesquisa aí no Google que prenderam gente com ponto eletrônico agora em 2024 e em 2022 prenderam uma quadrilha. Várias escolas sem detector de metais, porquê?
@@fredCNU ah, então só os candidatos devem respeitar o edital. Quando a banca desrespeita é só inventar uma conversa fiada dessas e tá tudo certo.
@@MarcosLima-qx2bg eu não disse isso. Releia o q eu disse por favor.
E outra, se tivesse ficado 11 minutos com a prova na mão, ela teria visto só a primeira questão?? Não. Teria visto quase a prova toda! E como ela contou os exatos 11 minutos? Tava de relógio por acaso??
O fato é que o próprio fiscal corroborou o tempo alegado por ela...😮
A primeira questão ela citou na denúncia. O tempo é fácil, desde a hora em que marcaram na lousa o início da prova, até a hora que chegou o malote certo e entregaram pra iniciar de novo, apagando o hora anterior. Sua dúvida se baseia no fato de que os fiscais disseram que a prova não iniciou. Mas nem a coordenadora do local confia cegamente como você. Ela mesma diz que se a prova iniciou, os fiscais não disseram, deixando a dúvida que você não tem.
Na minha sala dois estavam com relógio. Um de boné. Meia dúzia com estojos em cima da mesa. Outras meia dúzia com bolsas abertas em cima da mesa. E quase todos com pacotes de comida com embalagens escritas. Eu avisei os candidatos que era proibido, as fiscais (pasmem) disseram que tudo estava certo. Eu insisti, uma delas foi até o coordenador que veio na sala e avisou os dois de relógio e o de boné. O resto permaneceu. No lugar onde eu fiz a prova foi uma bagunça. Afirmo, se alguém foi com má intenção, pontos eletrônicos e afins, teve resultado.
Vai entrar água pra essa denunciante.....a justiça pode ser tudo menos burra 😂😂😂
O FATO realmente relevante foi a violação do lacre das provas do período vespertino durante o período matutino! Os cadernos de prova chegam em um envelope lacrado por um motivo e a violação extemporânea desse lacre turba a lisura do certame! O cerne da questão pouco tem a ver com a conduta da denunciante!
anular mais correto
Será que vcs não entendem que os envelopes das provas não poderiam ficar deslacrados por mais de 2 hs;? As provas só poderiam ser deslacradas na frente dos candidatos? Povo em noção, NÃO FIQUEM PREOCUPADOS PQA MAIORIA QUE ESTÃO RECLAMANDO, NÃO IRIAM PASSAR.SÓ ESTÃO CURIOSOS, ANSIOSOS PRA VER A IRRISÓRIA NOTA.
Eu queria ver a cara dos que estão revoltados com um possível cancelamento, quando descobrirem que não chegaram nem perto.
O FATO realmente relevante foi a violação do lacre das provas do período vespertino durante o período matutino! Os cadernos de prova chegam em um envelope lacrado por um motivo e a violação extemporânea desse lacre turba a lisura do certame! O cerne da questão pouco tem a ver com a conduta da denunciante!
Sempre achei estranho o fato de terem ficado com a prova 11 min e a única informação obtida é que a primeira questão era sobre motivação, isso e nada é a mesma coisa. Basta confrontar a lista dos aprovados, atas das salas e relatório do certificador para essa liminar cair.
Deixa de falar merda. Fiz 90% e prefiro que anule a prova da tarde. Posso ser prejudicado por alguém que vazou as questões pra uma quadrilha. Pernambuco tem histórico de fraude. Pesquisa aí no Google que prenderam gente com ponto eletrônico agora em 2024 e em 2022 prenderam uma quadrilha. Várias escolas sem detector de metais, porquê?
Parabéns pelo vídeo. Tomara que você seja aprovado e eu também, tamu junto 🤝
Entendam, o problema não foi os candidatos terem acesso às provas, o problema foi os fiscais terem acesso as provas e o malote das provas não ter sido fechado na frente de todos os candidatos e coletando assinaturas de pelo menos 3 deles para constatar a formalização de tal procedimento de segurança. Em fim, tudo errado.
Exato, Thiago. Pessoal não está prestando atenção no mais importante que é o malote ficar passeando sabe-se lá por onde e por quantas pessoas. Uma vez rompido o lacre antes da hora, já era, bau bau lisura.
@@felipesoares-m2v, exatamente. O problema reside nesse fato. Penso que a PF deveria ter sido chamada e a prova devolvida no malote sob a supervisão dos candidatos, da PF e dos fiscais. Deveria ter sido feito uma ata que seria assinada pelos presentes. Penso ainda que a PF já deveria começar uma investigação ali, pois não tem lógica alguém errar a abertura de um malote sendo que ela estava em uma escola com pouquíssimos candidatos, ou seja, só na calmaria (não dá para ela alegar culpa do excesso de malotes e tempo corrido para entregar em todas as salas).
Exato! O FATO realmente relevante foi a violação do lacre das provas do período vespertino durante o período matutino! Os cadernos de prova chegam em um envelope lacrado por um motivo e a violação extemporânea desse lacre turba a lisura do certame! O cerne da questão pouco tem a ver com a conduta da denunciante!
@@PrincesinhaDosErvais Outro fato muito estranho: Os malotes da manhã e da tarde eram de cores muito diferentes, um laranja e outro verde. E uma coincidência bizarra, somente nessa escola que houve esse incidente de troca dos malotes; isso ocorreu em QUATRO salas da MESMA escola, é muita coincidência pro meu gosto. Tem coisa estranha aí...
Eu acessei o processo ontem à noite. Este e-mail que você mostrou está anexado na resposta da União no processo. É verdade.
Muito obrigado pela checagem!
Amigo, tem como consultar agora de novo ?? Teve uma última movimentação lá agora. 11h21, juntada de contestação.
Foram muitas salas, não é cabível um erro desse. Os fiscais não poderiam ter lido as informações do malote antes de sair distribuindo?
Tá na cara que os malotes vieram errado da gráfica. Se a responsabilidade por escolher a prova certa recaisse sobre os fiscais, isso aconteceria sempre. Já vem tudo separado para aquele turno, nunca vi um fiscal abrindo o malote e folheando as provas para saber se era aquilo que devia ser.
@@RR-ds4sd Não precisa folhear(e nem deve), a partir do momento que eles tiram a prova para entregar aos candidatos dar para ver a capa da prova com o tipo e turno. Em uma prova que fiz para minha área por exemplo, o fiscal confirmava pela capa também se a prova era a correta, pois, havia candidatos a cargos diferentes na mesma sala. Se houvesse esse tipo de erro de gráfica, a prova sequer poderia ser reaplicada à tarde. Então sim, foi falta de preparo mas isso continua sendo responsabilidade da banca.
Não vejo a hr de sair a lista de mais eliminações desse CNU e só ficar quem cumpriu o edital
TB cheio de povinho querendo anulação pois esqueceu da bolinha ou do número de linhas.
É uma novidade atrás da outra... na minha sala vi umas duas pessoas dando uma olhada na prova antes da autorização.
Na minha sala tbm algumas pessoas leram a prova antes do comando da fiscal. Ela ( fiscal )viu e falou que não podia ler a prova porque ainda não estava no horário. Eles fecharam a prova.
Item 6 da capa da prova - só poderia abrir o caderno após a autorização do fiscal.
Outra coisa, logo em cima no caderno, tem escrito, em letras garrafais: BLOCO 4 - TARDE e os 5 Eixos. Nitidamente não se tratava da prova da manhã. A candidata colocou o nome dela logo abaixo dessas informações e não viu que era a prova da tarde? O fiscal errou. Mas, ela poderia não ter aberto o caderno. Poderia ter chamado e devolvido antes de abrir. Mas, não. Abriu, obteve uma suposta vantagem e agora pede anulação? Há muito o que ser analisado.
Tentando analisar friamente, apesar de ser parte envolvida, penso que ninguém foi dos mais honestos, nem a denunciante nem a banca. Mas se pensarmos bem, isso é o de menos!
O que importa é saber se houve vazamento em grandes proporções da prova da tarde. Caso positivo, o concurso merece ser anulado, pois todos, até mesmo quem fez 90%, serão prejudicados. Caso não houve esse vazamento, segue o jogo.
A questão é que só uma boa investigação policial para saber o real dano causado.
Esse vídeo teria que ser visto pelo juiz que suspendeu o concurso, excelente!
😂😂😂
Aí o juiz vai dizer: "se descumpriu a regra, a evidência é nula"?
O princípio da proporcionalidade deve ser considerado aqui. Se o lacre tivesse chegado rompido, entenderíamos a preocupação com um possível vazamento de informações de grande impacto. No entanto, nesta situação específica, o rompimento do lacre foi presenciado por testemunhas e uma pessoa, em particular, leu a primeira questão com peso 1 e conseguiu assimilar apenas o tema da questão. Além disso, os cadernos foram devidamente recolhidos e trancados após o incidente. Tudo relatado e certificado pelo INEP. Essa situação, portanto, não justifica uma anulação com base no princípio da proporcionalidade. Está mais para um oportunismo.
@@titodias9470 entao ta. Aceita isso ai, dai nao reclama mais qdo so filhp de rico vai bem no Enem. So filho de juizes, promotores, e servidores do alto escalao passam em concurso gabaritsndo prova como era ate o injcio dos anos 2000
Acontece que o pacote ficaram horas abertas
Não cabe proporcionalidade em AUDITORIA, futuro auditor.
FRED, vc foi no alvo. A moça deve ser eliminada. Tudo suspenso pq uma pessoa é "heroína"... qtos prejudicados!
Na minha sala , TODOS estavam lendo as provas antes da "liberação", mesmo com o aviso dos fiscais para não virar as provas. Todos lerem as provas, ( ainda que não começaram a responder as provas ). Então, isso da prova não ter sido "liberada" antes de ser escolhida, não significa muita coisa não. Inclusive, tinha gente lendo caderno/folhas ainda, mesmo com a prova em cima da mesa, antes da liberação.
Muito obrigada por partilhar esta informação. Ajudou-nos muito.
Cara, a galera que foi mal neste concurso se juntou pra anularem esta prova. Desde a liberação do gabarito essa galera não se conforma. Não existe quebra de isonomia, o que existem são interesses particulares de quem quer refazer a prova. A maior quebra de princípios seria se houvesse um gasto público financeiro, político, social , para satisfazer a ânsia de uma minoria que se deu mal no certame e não aceita a derrota.
Mais 166. 000 candidatos estão impedidos de terem seus resultados divulgados em decorrência da ânsia de candidatos que não aceitam a derrota.
Verdade..... candidatos concurseiros profissionais que não estavam preparadas para uma prova multidisciplinar. Fiz 80% da prova pra AFT....poderia ter sido melhor...mas a pressão do ambiente, ansiedade me fizeram errar algumas questões.
Deixa de falar merda. Fiz 90% e prefiro que anule a prova da tarde. Posso ser prejudicado por alguém que vazou as questões pra uma quadrilha. Pernambuco tem histórico de fraude. Pesquisa aí no Google que prenderam gente com ponto eletrônico agora em 2024 e em 2022 prenderam uma quadrilha. Várias escolas sem detector de metais, porquê?
@@alinesamara5744Deixa de falar merda. Fiz 90% e prefiro que anule a prova da tarde. Posso ser prejudicado por alguém que vazou as questões pra uma quadrilha. Pernambuco tem histórico de fraude. Pesquisa aí no Google que prenderam gente com ponto eletrônico agora em 2024 e em 2022 prenderam uma quadrilha. Várias escolas sem detector de metais, porquê?
@@compliancejuridico9463tbm estou nessa faixa de pontuação e creio que serei aprovado e terei a redação corrigida. Eu, se fosse vc, estaria contente com a nota. Obviamente, tbm poderia ter ido melhor, mas acredito que com a minha nota conseguirei estar entre o grupo dos aprovados 🙏🏻🙏🏻
Pega fogo, cabaré! Que concurso, senhores! Ja to partindo pro próximo!
Tenso né? Kkkkk
Tche só falta colocar a trilha sonora dos trapalhões para q banca e ministério da gestão. Se fala muito em punir candidato e quem pune esses funcionários públicos que fazem lambança ao promoverem um concurso com grana publica? Que ministério de gestão da atrapalhação é esse? Formulam de modo irregular edital, ficais que não fiscalizam nada. Só os candidatos que são punidos? 😂
o problema todo é que os fiscais, pelo menos na minha sala, não disseram que podia ou não começar a prova. Eles entregavam e não falavam nada, ao ser questionados disseram que podia fazer, sendo que já tinha gente fazendo e outras que ainda nem tinham recebido a prova. Não teve uma autorização de início da prova ao mesmo tempo para todos da sala. Só aí já quebrou a isonomia. Então me preocupa que nesse caso também eles não devam ter dado a ordem que não poderia começar a prova..
Na minha falaram que não podia começar e nem folhear a prova. Inclusive, tinha até uma campainha 🛎️ pra informar a hora de começar.
Na real a candidata denunciante fez o que precisava ser feito, não pensou nela, não pensou se ia ou não ser eliminada, foi honesta. Entrou em contato com a Organizadora no turno de intervalo da prova. Agora estão querendo diminuir o que foi exposto para saudar interesses de alguns particulares.
NÃO CAIA NESSA, essa PROVA PRECISA SER REAPLICADA PARA TODOS. ACREDITEM TEM MUITO CROCODILO SE PASSANDO DE FADA, NO GERAL SE REAPLICAR É BEM MELHOR.
O FATO realmente relevante foi a violação do lacre das provas do período vespertino durante o período matutino! Os cadernos de prova chegam em um envelope lacrado por um motivo e a violação extemporânea desse lacre turba a lisura do certame! O cerne da questão pouco tem a ver com a conduta da denunciante!
Cuidado, pode ser que esse email tenha sido enviado por alguém da equipe de Pablo Marçal. Documento datado em 19/08/24 e não citado até a data de hoje.
Vou perguntar pra minha irmã. Ela conhecida por ser laranja do Pablo Marçal kkkkkk e maquiadora da esposa dele.
Noutros casos, dado mecanismo privilegiado para revogação de liminares de que dispõe, A AGU já teria recorrido. Causa estranheza a demora pela repercussão do caso e a bandeira política governamental que representa o concurso. Começo a imaginar se talvez a demora não seja indício de que o governo considere reaplicar a prova. A resposta da AGU em casos de grande repercussão costuma ser muito rápida.
Realmente é estranho a união ainda não ter recorrido.
@@rodrigosouza8206 acredito que as eleições tenham impedido essa ação mais célere.
@@fredCNU nao tem nada a ver nao, a AGU ja teria enterrado essa acao de inicio prs nao ter nem limimar. Esse email q vc citou, foi usado pela AGU, e nao foi aceito pela juiza pq os lacre nao podem ser rompidos sob nenhuma hipotese.
Vcs estao defendendo um precedente que pode acabar com a seguranca e isonomia dos concuros pub. Qtos anos vcs tem? Pq ate o inicio dos anos 2000 so rico passava em concurso de alto escalao. So filhos de politicos, juizes, promotores etc e nao tinhs nads a ver com competencis nao
@@fredCNU Sua hipótese é a única que faz sentido. Aguardemos um pouco mais.
Até agora AGU sequer recorreu. Acho bem provável que estejam discutindo a possibilidade de anulação administrativa.
Acredito que, antes de julgar a moça que fez a denúncia, os fatos devem ser apurados e tentar entender quem realmente está dizendo a verdade. Vale lembrar que o MGI só se manifestou após a denúncia dela. Se ela não tivesse se pronunciado, será que o MGI teria divulgado a ocorrência? E quantos outros casos podem ter acontecido em diferentes locais e a gente não ficou sabendo?
O que mais me preocupa não é apenas o fato dos candidatos terem tido acesso à prova por alguns minutos, mas sim o trajeto que o malote fez ao sair da sala. Seá que ninguém teve acesso às provas durante esse percurso? Alguém poderia ter tirado fotos e compartilhado com pessoas de seu interesse? Será que a "troca" dos malotes foi um erro real ou algo planejado? Afinal, os malotes são de cores diferentes exatamente para evitar confusões. Essas são perguntas que ainda carecem de respostas.
E antes que me julguem, quero dizer que segui todos os procedimentos descritos no edital: marquei o número do gabarito, transcrevi a frase, assinei, fiz 38 linhas na redação e obtive uma boa pontuação. Estou na expectativa de chances...
Espero que no recurso da AGU, tenha esse email, pois demonstra - de forma incontroversa - que se trata de um evento que não prejudicou a regularidade do certame. Também acho que essa ACP foi uma forma de trazer tumulto ao certame e deve ser julgada improcedente.
. Fiz 90% e prefiro que anule a prova da tarde. Posso ser prejudicado por alguém que vazou as questões pra uma quadrilha. Pernambuco tem histórico de fraude. Pesquisa aí no Google que prenderam gente com ponto eletrônico agora em 2024 e em 2022 prenderam uma quadrilha. Várias escolas sem detector de metais, porquê?
@@gilvanferreirasilva6675 eles tem, isso ai nao é novidade. A AGU citou isso na resposta, e juiza nao aceitou, pq os LACRES NAO PODEM SER ROMPIDOS SOB NENHUMA HIPOTESE.
Pq a AGU não recorreu até agora?!
Perfeita análise! O mesmo que achei dessa candidata. Espiou a questão sem autorização e deve ser eliminada. Além disso já vi comentários que ela relatou que não tinha estudado para essa prova e resolveu denunciar somente porque ficou com “pena” dos outros candidatos. Na verdade ela quis tumultuar…isso sim. Aliás…ela já é concursada…
O fiscal também não pode ter acesso a prova
Meu Deus!!! A galera que saiu gritando aos quatro ventos que viu as questões da prova da tarde no período da manhã abriu o caderno antes da autorização??? É isso mesmo ???
Sim. Pelo jeito foi isso mesmo!
Uma coisa não anula a outra.
Deixa de falar merda. Fiz 90% e prefiro que anule a prova da tarde. Posso ser prejudicado por alguém que vazou as questões pra uma quadrilha. Pernambuco tem histórico de fraude. Pesquisa aí no Google que prenderam gente com ponto eletrônico agora em 2024 e em 2022 prenderam uma quadrilha. Várias escolas sem detector de metais, porquê
Não necessariamente. Essa é a narrativa de alguem que foi pego com a boca na butija. Agora olhe por outro angulo. Vc descobre que os fiscais abriram o malote de provas da tarde pela manhã, e a sala se revolta pois os epuseram a algo que pode os prejudicar e ainda beneficiar terceiros (ninguem sabia o que iriam fazer com os malotes abertos até de tarde, e uma pessoa sã já desxonfiaria de má fé dos fiscais). O que vc faria? Eu buscaria obter provas disso. Sinceramente pouco importa se não tinham dado ordem de virar as provas, isso é ninharia frente o descalabro de terem deslacrado a prova e a distribuido. Segundo a denunciante, ao final da prova os fiscais e a coordenadora se negaram a registrar o ocorrido em ata. Mas porquê isso? Tinham algo a esconder? Desde quando e-mail entre empregados da Cesgranrio agora é documento oficial? Pra mim esse e-mail está mais para uma confissão de culpa da Cesgranrio ainda mais que fala que o problema não foi isolado aquela sala. Se preparem que agora é que essa prova vai ser anulada mesmo.
@@fernandovicente4638 Calma, amigo. Estamos só dialogando sobre a situação...
@@fernandovicente4638 E se esses participantes viram as questões antes da autorização devem receber a devida sanção. E isso não diminui em nada a situação das provas terem sido entregues em momentos errados.
O mais importante, que é a prova da irregularidade, já foi fornecida pela banca ao divulgar esse email. Cesgranrio é ré confessa. Não deixem que a torcida pela continuidade do certame cegue o discernimento de vcs. Esse argumento tentando responsabilizar a candidata é o mesmo q responsabilizar uma vítima de estupro.
@@lucianogazzani perfeito!
Exatamente, o erro foi dos fiscais da prova.
Ela foi honestíssima não compactuando com as falcatruas, simples assim.
Simmmm e eu sou Alice....meu amigo concurso é cada um salvando seu pescoço....não venho com essa história
Mds os lacres nao podem ser rompidos. PONTO.
Exato. Isso define. O resto vira falácia.
Exatamente.
Concordo que o lacre não pode ser rompido, mas nesse contexto acho que temos que pensar como a banca agiria. Não me parece sensato que diante de tantas possibilidades de problemas, a única solução é a anulação, do contrário, dificilmente teríamos homologação de qualquer certame. Certamente há medidas de contingência e mitigação dos riscos, o isolamento da prova me parece um rs, imagino que a presença de um certificador seja outra, considerando a fé pública desse agente.
Óbvio que houve um erro, mas sinceramente, isso é tempestade em copo d'água, considerando a magnitude dessa prova e as pessoas beneficiadas, sendo que, caso o acesso tenha ocorrido sem a liberação do fiscal, essas pessoas deveriam ser eliminadas ...
@@rafaelfeitosa6140 Negativo. O concurso da câmara que chegou com o lacre rompido foi reaplicado. Uma prova sem o lacre é absurdo e incomum. Para todos os efeitos não prestei esta provam sou servidor público quase se aposentando. Sei como é difícil é fraudes como esta devem ser combatidas e não convalidadadas
Respeitosamente discordo da sua opinião, também sou servidor e estou muito satisfeito no meu trabalho.
Novamente, não estou negando a falha, isso ocorreu. A questão é que a tratativa está sendo radical diante do tamanho do problema, considerando que houve medidas de mitigação imediata...
Enfim, acho que não adianta debater muito pelo jeito.
É um concurso público e cada um vai defender o seu ...
Isso calem-se diante de qualquer irregularidade para que a culpa não fique em cima de vocês. É esse Brasil que eu quero ver. O Brasil em q um narrativa pega mais qualquer fato. Onde não se aperfeiçoa o sistema, nem a justiça; Porque quem denuncia vira o culpado. O segredo é sempre se calar e não causar problema para ninguém. Mesmo que você veja o problema e ache que ainda está em um país que todos têm direito a voz. Não seja bobo(a): você não tem.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que comédia....agora é o poste mijando no cachorro
Não desmerecendo a colega, ela afirmou não ter estudado o suficiente. Então podemos levantar a hipótese dela ter visto sem autorização mas,mesmo assim seria falha dos fiscais. Estavam onde? Sentados?
Iria comentar alguma coisa, mas pensando bem....vou estudar, que é o melhor que eu faço.
O mais cômico é que ela foi tão esperta que abriu a prova sem ser autorizada, típico dos sem bolinhas que quer levar vantagem em tudo.
Isso mesmo
Se ela abriu a prova sem ser autorizada por que ela não foi eliminada? Além de darem a ela a prova da tarde, deixaram ela sem fiscal?
Tenho um questionamento desde o início da denúncia da candidata, sobre o vazamento da prova da tarde. Porque os demais candidatos da sala dela e de outras salas, não se pronunciaram sobre os fatos? Segundo relatos, nesse tempo de 11 minutos, chegaram a responder algumas questões e, com seus respectivos nomes no caderno de prova, retomaram à tarde.
Diante de tamanha gravidade e coragem da moça em denunciar, porque ela segue sozinha?
São tantas denúncias, das mais diversas, e sobre este fato, os demais presente, se calaram. Porque?
Além do acesso a prova, os lancres do malote foram abertas, assim gerando desconfiança...
Cancela urgente!
Uai, mas como iam ter acesso a prova sem violar o lacre ? Uma infração pelo preço de duas ?? Kkkkk
Vc está correto na sua análise
Acho que os candidatos que não cumpriram o edital devem ser eliminados, no entanto o audio da candidata que denunciou o ocorrido não se deu da forma exposta no video. A moça, claramente, afirmou ter tido acesso ao conteúdo após o início do certame. Nesse sentido, é necessário cuidado para não transformar em algoz, aquele que exercitou seu direito.
Embora eu não concorde com a anulação da prova, a candidata que enviou o e-mail teve coragem e atitude adequada a fim de se documentar contra possíveis fraudes. Eu faria o mesmo
Se não tivesse aberto o caderno e assim produzir provas de que estavam fora do envelope, ninguém acreditaria. Agora está sendo criminalizada. Gestapo não faria melhor.
Fred, cade essa heroina? Jogou m... no ventilador e ficou no anonimato. Como voce falou, descumpriu uma determinação do fiscal da sala. Ligou para cesgranrio já com o intuito de fazer prova e provavelmente entrar com ação. Mas pergunto, ela fez a prova a tarde? Porque se fez so demonstra a premeditação e a má fé. Tinha que chamar a moça para expor suas ideias e motivações
Isso ae .....tá na hora dessa mulher responder na justiça
Está todo mundo ansioso que saia logo o resultado e que o cargo visado seja alcançado. E por isso estão fazendo observações que parecem as mais justas possíveis, desde que atendam aos seus respectivos anseios. No final das contas, essa liminar quem deu foi um Juiz e não a candidata, e esse nem é o primeiro concurso da história e nem será o último que passa por essa situação. E quando sair as decisões, tanto que se deve ou não ser reaplicada a prova do bloco 4, quanto que se deve ou não aceitar cadidatos com preenchimento parcial da identificação, TAIS DECISÕES SERÃO COM PROVAS DE TODAS AS PARTES: CANDIDATOS, CESGRANRIO E GOVERNO. DENTRO DE UM PROCESSO LEGAL QUE SEGUIRÁ UMA JURISPRUDÊNCIA DERIVADA DAS DIVERSAS SITUAÇÕES JÁ PASSADAS EM OUTROS CONCURSOS. Como diz o mestre, RELAXA!
Desculpa, mas depois que um certo juiz federal começou a atuar em conjunto com a acusação pra prender um inocente o cargo meio que perdeu o prestígio pra mim. Todo dia um juiz novato de primeira instância toma uma decisão equivocada que é revisada na instância superior. Eu não culpo o juiz da decisão, eu culpo a má fé de quem usa o judiciário dessa forma. Até pq não há decisão em primeira instância, a liminar foi apenas uma medida suspensiva pra se prevenir talvez um dano irreparável, como por exemplo vc ter uma primeira lista de aprovados na primeira fase, e depois a revogação de tudo, uma anulação, seguida de milhares de processos de quem estava na primeira lista e ficou prejudicado.
@@fredCNU Saudações alvinegras!
@@celtonsantos6062 saudações ✊🏽
Na boa, se estes candidatos tivessem tido algum benefício em relação ao ocorrido, teriam ficado bem quietinhos com a vantagem obtida...só uma pessoa tola faria tal denúncia se tivesse tido vantagens... exceto se algum fiscal com acesso as provas com os lacres rompidos enviassem fotos do certame para algum parente e ou conhecido...levando em consideração que as provas ficaram à disposição até à tarde.
Muito parcial suas opiniões!!
Mas ngm vê parcialidade nos vídeos dos professores que acreditam na anulação da prova. Os professores que querem vender cursos são imparciais, o candidato que acha que tem nota pra passar precisa ser imparcial kkkkkk
e por que a opinião da coordenadora vale mais do que a da candidata que fez uma denúncia. el ma não tinha interesse de que tivesse havido problema e sim, relatar uma irregularidade. essa coordenadora levantou falso.
Esse e-mail constitui mais uma prova contra a Cesgranrio. Na verdade, não traz novidade em relação à confirmação de vazamento pelo MGI.
Eles nunca negaram que o malote havia sido aberto. Vazamento é outra coisa.
. Fiz 90% e prefiro que anule a prova da tarde. Posso ser prejudicado por alguém que vazou as questões pra uma quadrilha. Pernambuco tem histórico de fraude. Pesquisa aí no Google que prenderam gente com ponto eletrônico agora em 2024 e em 2022 prenderam uma quadrilha. Várias escolas sem detector de metais, porquê?
@@RedesSociais-tc2dsNão dá pra afirmar que vazou, mas com o rompimento do lacre não dá pra afirmar que não vazou. Com isso a lisura do certame não está garantida.
Na sala em que eu estava contei pelo menos uns 4 candidatos que receberam as provas e tb folhearam discretamente antes de estarem autorizados... isso deve ter acontecido em todas as salas, praticamente.
Pessoal, eu fiz este após 20 anos sem fazer, não estou dentro das vagas, mas na minha sala teve uma galera falando, que a prova deveria ser anulada, porque a redação foi realizada atrás do cartão resposta! Mas não ouvi ninguém falar sobre isso… desculpe minha ignorância, mas que já está no ramo há mais tempo que eu, faz sentindo essa questão de cartão resposta e redação no verso? Incorre em algum problema?
Desculpem minha ignorância, mas que não vi ninguém falando sobre e uma candidata na sala “batia” nesta tecla.
Pode ter sido estratégia dela, apenas, para desestabilizar os demais … mas enfim! Quem puder ajudar … abraços
Em uma escola tão remota e com fiscais tão despreparados tinha uma certificadora do INEP?🧐
Tem que ser eliminada e responder na justiça
Ao que parece temos um caso de "espírito de porco", quando se não tem para ele não vai ter para ninguém. Eu também não vejo motivo para prejudicar a prova pelo erro de abertura. O fato é que os paladinos do Bloco 4 foram colocados na espera sem fim.
Na prova do TJSP, por causa de uma única fiscal que encerrou a prova antes do horário quebrou a isonomia e foi anulado o certame. Por que seria diferente no CNU?
Quem garante que essa prova da tarde não foi vista e compartilhada
É até irônico. O cargo mais cobiçado está dando um rolo homérico. Na moral já deu ruim. Uma pergunta: será que quem "era" pra passar, ficou de fora? Galera do bloco 4 está padecendo muito.
@@ricardoborges4619 isso ocorre quando a banca nivela pra baixo, pessoas que eram certas de passar por estarem estudando a dois anos podem perder a vaga por gente que teve capacidade de fazer essa prova depois de estudar três meses.
@@fredCNUe vão perder. Os concurseiros profissionais vão parar para aqueles cuja formação acadêmica é multidisciplinar e atualizada .
@@compliancejuridico9463 ESSES SE FERRARAM E ESTÃO (concurseiros profissionais)
@@compliancejuridico9463kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vários relatos de sem bolinha que foram bem na prova e estariam competitivos se não fosse por este detalhe. Estes são os que mais fazem barulho pra travar o certame. Porém, tal situação não invalida o fato de que a prova da tarde foi vazada.
cara, isso é o que a fiscal disse, vc está tirando conclusões precipitadas
4 envelopes abertos😮 e como assim foram abertos na frente de 1 candidato só, sendo que a sala tinha vários candidatos? Os outros estavam com olhos vendados?😂 Independente se a candidata abriu com autorização ou sem, OS envelopes já tinham sido violados, eliminando ou não a candidata, fará nenhuma diferença para a quebra de lisura do certame. O povo justificando um erro com outro, se é que o outro existiu.
É pq é sempre uma ou duas pessoas que são chamadas pra testemunharem a abertura. Senão toda a sala teria que assinar na ata como testemunha.
Gente, o certo é outra prova do bloco 4. Tenham certeza que só passará quem estudou tanto da primeira como da segunda vez
Nao amigo
Teve ocorrência? Chama o certificador do INEP e a coordenação, recolhe o material e resguarda o teor. Ponto final. Voces acham mesmo que os fiscais da sala ficaram com a prova, andando livremente com ela debaixo do braço? CLARO QUE NAO.
Por isso é que elegemos b a n d i d o s e l a d r õ e s. Muita gente colocando a culpa na candidata honesta. A desonestidade e a corrupção é a regra, quem é honesto é criticado.
Ganhou um inscrito só pela camisa do Galão 😂
Entao vc tbm ACREDITA!!!!!
Não entendi. Quer dizer que a empresa prestadora do concurso abre e entrega o caderno de provas erradamente,(deu tempo sim para ser lido, tanto é que foi comunicado a cesgrario o erro) e sabemos qual rápido é a internet; por conta desse erro não temos nem noções quantas pessoas souberam do tema da redação; E acham que está tudo bem? Que não ocorreu a quebra da isonomia? Façam isso em um concurso para juiz,façam em um concurso para procurador da República. Sinceramente...
Sinceramente... O ônus da prova cabe ao acusante, no entanto o problema para mim são esses fiscais. Quem me garante que eles não tiraram foto e até venderam ai pra alguma mafia.....
Esse “quem me garante” sempre a teoria da conspiração
@@romulocardoso8257 estamos no Brasil meu caro .. infelizmente episódios assim são comuns. Tô cansada de sair no prejuízo por causa da desonestidade de uns...
O Brasil tem a maior concentração de quadrilhas especializadas em concurso público (incluindo o PCC) e o cara vem me falar em teoria da conspiração. Kkkk
Eu tenho um monte de processos para fazer, mas depois desse vídeo você me obriga ir consultar os dois processos em os juizes deram a liminar.
Faça-me esse favor. Te agradeço muito. Tô aguardando a suposta coordenadora me responder tbm
@@cristianoramos5406 tô esperando o resultado da pesquisa meu consagrado.
@@fredCNU não tive tempo. Mas agora já está tudo aí.
De boa, tem tanta coisa que pode ter acontecido, por exemplo um dos fiscais poderia ter pegado essa prova tirado fotos e mandado pra alguém resolver duranre a manhã e então vender um gabarito durante o almoço. Complicado demais...
Um et poderia ter roubado, e dai? Voces inventam hipoteses fantasiosas p tentar justificar o injustificável.
Não aguento mais, só falam, besteiras atrás de besteiras 🤦🏾♂️
No Brasil é assim, as vítimas viram bandidos!
Eu acho que eles deveriam eliminar os candidatos que tiveram acesso a prova. Entrevistar todos os candidatos e fiscais das salas envolvidas e, se comprovado que abriram a prova sem autorização, eliminar estes.
Se não estava autorizada e abriu a prova tem que ser eliminado
O q me espanta é o silêncio da Polícia Federal e a ingenuidade de ninguém estranhar o grupão de pessoas que fecharam a prova. Se isso não for investigado, vai ter gente com 85% de acertos ,na raça, de fora desse concurso.
PF investiga em silêncio!
Aii não sei o que pensar sobre esse caso. Muito zuado 😩😩😩
FATO É: Só quem não estudou para essa prova, quer que a prova seja anulada e tenham outras provas! Quem estudou mesmo, quer saber do resultado se passou ou não! A Liminar vai cair!!!
Tá se achando q já tá dentro né? Deixa vir as notas e vc ver q ficou lá na rabeira que vc já muda de opinião
Concordo, um bando de oportunistas querendo segunda chance@@fernandodeoliveira1829
Não sei se fui bem, mas quero meu resultado, simples assim
. Fiz 90% e prefiro que anule a prova da tarde. Posso ser prejudicado por alguém que vazou as questões pra uma quadrilha. Pernambuco tem histórico de fraude. Pesquisa aí no Google que prenderam gente com ponto eletrônico agora em 2024 e em 2022 prenderam uma quadrilha. Várias escolas sem detector de metais, porquê?
@@fernandodeoliveira1829 Nao querido, quero logo saber o resultado é diferente! Se não passei, já vou focar em outro que uma hora, Deus abençoa!!!
Como será que funciona a mentalidade dessas pessoas que culpam outra por ser honesta?! Só pra ter um resultado amanhã, mesmo que tenham sido prejudicadas com o vazamento. O cérebro deve ser invertido, não é possível! 😂😂
Melhor era que essa moça tivesse guardado a denúncia pra ela e aquele povo todo tivesse pego todas as vagas desse tanto de gente que não pensa!
Será se amanhã sai o resultado dos recursos também? Seguranca e Saúde do trabalhador tem que ser anuladas, pelo menos, umas 05 questões.
Além de não respeitar a proporcionalidade e a razoabilidade necessárias, essa suspensão carece de vício de motivação, visto que está claro que os supostos beneficiados (o pessoal desta sala em Recife) muito provavelmente não foram melhores do que a média, se é que tem algum provável aprovado na sala - o que nos faz crer que não houve dano coletivo algum, sendo esse processo, portanto, Ius Sperniandi por parte da autora, e mero oportunismo marketeiro por parte dos advogados.
O professor ficou mais feliz depois dessa notícia de possível anulação, lembro que ele estava borocochô
@@iagolima. Hahahaahhahahhahahahahha
Os alunos terem visto a prova por 11 minutos, não influir muito, até porque a pessoa decorar depois de ter feito uma redação e uma prova. Essa pessoa é fera😂
O perigo é os responsáveis por lacrarem a prova, terem tirado foto e postado para grupos. Ai já viu....
eu ja participei de concurso que maluco tava quase armando barraca de camping dentro da sala, fiscal nem ai com nada, gente batendo papo.... duvido é de nada
Abaixo a Liminar 👎
Tao poucos candidatos para a prova e os fiscais trocam os envelopes?
No minimo estranho.
Pq a AGU não recorreu até agora?
Acho q descobriram mais falhas.. gente gabaritando a rodo
não tem como afirmar que não houve vazamento e nem a extensão...
@@Edemais83acorda caraaa
Todas pessoas, provavelmente, deixaram as provas ali, paradinhas!
Esqueceu de falar que Papai Noel existe TB!!!kkkkkk