O CURITIBANO NÃO QUER VOCÊ AQUI? | Como é ser nordestino em Curitiba, sofri muito preconceito?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 24 พ.ย. 2024

ความคิดเห็น • 727

  • @CTRCarvalho
    @CTRCarvalho ปีที่แล้ว +285

    Vou te contar uma história. Meu pai foi transferido para cá em 1960 por ser um funcionando público federal do Imposto de Renda. Viemos de Fortaleza. Fui matriculado num dos melhores colégios de Curitiba: o Santa Maria. Sofri todo o tipo de bullying pesado por ser cearense… até que saiu o primeiro boletim e eu tirei 10 em todas as matérias e me tornei o primeiro aluno da classe… a partir daí tudo mudou… no lugar do preconceito veio o respeito… conquistado pelo meu intelecto. Fui o primeiro aluno da classe durante todo o colégio… fiz grandes amigos curitibanos e não curitibanos… o preconceito é uma doença insidiosa, às vezes sem cura… algumas pessoas, infelizmente, não conseguirão jamais a cura…

    • @vagantebr
      @vagantebr  ปีที่แล้ว +10

      Sábias palavras.

    • @rafaelb1619
      @rafaelb1619 ปีที่แล้ว +9

      Verdade, preconceito é doença e nem todos se curar.

    • @ellenilda100
      @ellenilda100 ปีที่แล้ว +1

      Lindo depoimento ❤️👏

    • @claudiapereira8119
      @claudiapereira8119 ปีที่แล้ว +17

      Eu sofri preconceito por ser inteligente, apesar de ser Curitibana. Pessoas tolas arrumam qualquer pretexto para encher o saco dos outros.

    • @mariasiqueira4502
      @mariasiqueira4502 ปีที่แล้ว

      🤔🤔

  • @Revivendoosanos80
    @Revivendoosanos80 ปีที่แล้ว +110

    Moro há 11 anos aqui , e desde o 1 dia procurei me adaptar e assemelhar bastante ao povo daqui e me adaptar s cultura deles , não tou na Bahia agora por isso vivo como eles agora , gosto muito daqui mesmo , todos tem defeitos gente do nordeste gente de qualquer parte no Brasil e mundo . Mais vi que as qualidades dos curitibanos superam os defeitos de alguns , então me adaptei rápido mesmo . Já morei em São Paulo, já morei em algumas cidades da Bahia e dou graças a Deus por morar em Curitiba agora . Já sofri preconceito tbm mais já vi muitas pessoas curitibanas boas mesmo , gente que gosta de ajudar o próximo , gente atenciosa e não me importo com a minoria que tem preconceito mesmo porque sei que há muito nordestino de mau caráter também . A vida em Curitiba é boa , moro em Araucária, gosto muito . Valeu a pena , hoje entro no ônibus e gosto mais de que alguns curitibanos do silêncio e de falar baixinho , oh glória 😂 pensa numa paz um ônibus com silêncio . Pensa num sossego . O povo educado , amei mesmo . Ficar na minha igual a eles sempre gostei . E hoje mais ainda gosto de ter meu espaço e que ninguém invada minha privacidade. Resumindo nada e nem ninguém vai fazer eu deixar de gostar do sul .

    • @vagantebr
      @vagantebr  ปีที่แล้ว +12

      Boa, Léia! É isso, tem gente ruim e gente boa em todo canto, resta a nós, não abrirmos espaço pra gente tóxica na nossa vida e grudar naqueles que querem nosso bem, você fez certo! ;D

    • @Revivendoosanos80
      @Revivendoosanos80 ปีที่แล้ว +2

      @@vagantebr sim 😄

    • @IgrejaCristãJesuséAPorta
      @IgrejaCristãJesuséAPorta ปีที่แล้ว +1

      😮😊 ❤ Com Certeza com Certeza 😊🎉🎉😮 ameii

    • @bannojf3598
      @bannojf3598 ปีที่แล้ว +2

      Parabéns 👏👏 Pelo seu comentário!

    • @Revivendoosanos80
      @Revivendoosanos80 ปีที่แล้ว +1

      @@bannojf3598 obrigada

  • @lizpock
    @lizpock 10 หลายเดือนก่อน +17

    Curitibana aqui que mudou para o nordeste ( que tb amo): fizeram muita graça com meu sotaque curitibano! Rs
    Muito sarro por ficar cor de rosa na praia! O na vez, em uma mesa me perguntaram de onde eu era. Respondi que era do sul e a pessoa imediatamente me disse que sulista se acha melhor que os outros. Do nada. Em todo o lugar é assim, com o “ diferente”

    • @Pedrohnr23
      @Pedrohnr23 8 หลายเดือนก่อน +1

      Sobre a questão do sotaque, creio que deve ter sido só brincadeira. Eu acho o sotaque daí muito bonito e às vezes dá vontade de imitar as pessoas falando. Mas claro que você pode sentir como um preconceito. E a outra questão é apenas defensiva. Não só no Nordeste mas acredito que as pessoas do Brasil ficaram com uma visão muito negativa das pessoas do Sul após as eleições e também por comentários que fizeram a respeito do Nordeste. Mas depois de um tempo isso acaba.

    • @lizpock
      @lizpock 8 หลายเดือนก่อน +2

      @@Pedrohnr23 , o ponto é que em todo os lugares existe isso com o “ diferente “. Não é exclusivo para os nordestinos. Não tem muita justificativa por isso ou por aquilo. Tudo que vc escreveu São esteriótipos, assim como dezenas de esteriotipos podem ser descritos para os nordestinos. Porque votaram assim ou assado, qualquer coisa. Só quis pontuar que é assim para ambos qua do estão em regiões diferentes. Não é exclusividade nordestina. Vai ser difícil vc ouvir sobre “ preconceito” contra “ sulista”. Não porque não existem comentários jocosos, é porque talvez a gente não de muito peso para isso ou não se vitimize.

    • @Pedrohnr23
      @Pedrohnr23 8 หลายเดือนก่อน

      @@lizpock Talvez não se vitimizem porque no geral não eram vítimas de preconceito ou porque o preconceito em relação a sulistas é de que vocês são bolsonaristas, xenofóbicos, racistas etc., o que não necessariamente pode ser visto como uma ofensa por determinadas pessoas. E o que seria se vitimizar? Eu particularmente também não me importo com estereótipos e as pessoas aqui no geral também não ligam pra isso. Talvez pessoas que estejam vivendo aí reclamem mas isso não interfere na vida de quem mora aqui.

    • @lizpock
      @lizpock 8 หลายเดือนก่อน +1

      @@Pedrohnr23 , ha 20 anos atrás não existiam “ Bolsonaristas”. De novo: o estranhamento é pelo diferente em qualquer lugar. Obrigada por ter ilustrado exatamente o que apontei. O título do vítima obrigatoriamente é do nordestino. Apontar que existe esse tipo de coisa em todos os lugares é justificável. Rs. Vai ter um motivo para um sulista do nada ser zoado pelo simples fato de ter nascido no Sul, né? Já o nordestino não, é mais coitado. Sempre. Sofre mais. Mesmo que o mesmo ocorra com um sulista no Nordeste. Então tá. Rs

    • @sambatista3624
      @sambatista3624 8 หลายเดือนก่อน

      tive amigos virtuais daí do Sul(alguns foram bons amigos), mas a maior parte, tinha um ar de superoridade. Eu odeio vitimistas e pessoal que ficam dizendo coisas do sul aleatoriamente e se vitimizando, porém, eu vi com meus próprios olhos, que tem muito sulista assim mesmo. E sem falar de que eu percebia que a maior parte dos apelidos que gostavam de por em quem não era branco, era sempre relacionado a cor da pele. Por exemplo, lembro de uma fulana parda, que chamavam de pr3t4 ou de suv4c0 pr3t0, essas coisas, sabe? apartir daí, tambem fiquei armado contra sulistas. Desejo tudo de bom, e sei que tem muita gente boa a.i@@lizpock

  • @tharsilasilverio8067
    @tharsilasilverio8067 ปีที่แล้ว +32

    Adoro o jeito que você fala e a sua linha de pensamento, me identifico muito! Parabéns por mais um vídeo 👏🏻

  • @luciapernas8090
    @luciapernas8090 ปีที่แล้ว +36

    Estou morando em Curitiba, sou do Rio de janeiro, e infelizmente já sofri preconceito aqui, há pessoas que "gostam" de consertar o seu jeito de falar, e gostam de falar mal do estado que vim. Porém, gosto demais de Curitiba, respeito a cidade, gosto do jeito do Curitibano, na deles, pq gosto de ficar na minha também. Vim para Curitiba eu e meu esposo, e estamos contribuindo com a cidade, inclusive somos aposentados. Gostaria muito que no nosso Brasil pudesse parar com esse preconceito ridículo. Pq como vc mesmo disse, não há povo perfeito. Mas não podemos deixar de gostar da cidade por conta de "alguns" que são ignorantes no sentido da palavra.

    • @alexluiz2328
      @alexluiz2328 ปีที่แล้ว +2

      É isso mesmo. Não generalizando mas, a grande maioria dos sulistas, paulistas não gostam dos cariocas, alguns falam praticamente na sua cara isso como você mesma mencionou que já falaram mal do RJ pra você, e há outros que não falam nada mas por trás te quer longe, ou seja, eles só te aturam.

    • @luciapernas8090
      @luciapernas8090 ปีที่แล้ว +4

      @@alexluiz2328 mas nós não ligamos, somos pessoas do bem e estamos no nosso país e contribuindo e muito para a cidade de Curitiba pagando impostos, inclusive somos proprietários do nosso imóvel. Então se não gostam dos cariocas, sinto muito, pq carioca e gente boa demais.

    • @alexluiz2328
      @alexluiz2328 ปีที่แล้ว +1

      @@luciapernas8090 sim, eu também não ligo, tô nem aí, mas acho engraçado que muitas pessoas falam mal do Rio e dos cariocas mas quando chega carnaval, réveillon, feriados e quando tem rock in Rio o Brasil inteiro praticamente vem pro RJ, daí eu me pergunto, se o RJ é tão ruim quanto dizem porque então as pessoas não deixam de vir pra cá e sempre bate recorde de turistas? Kkkkk acho engraçado isso. Como você mesma disse, somos todos brasileiros, mas infelizmente há muito preconceito entre os próprios brasileiros, não deveria ser assim mas infelizmente as coisas são assim, ninguém é melhor do que ninguém, um dia vamos todos morrer e ir para o mesmo buraco, mas há pessoas que se acham melhores do que as outras só porque moram em estado A ou estado B, sempre acompanho a redes sociais nos meus tempos vagos e vez em quando rolam esses embates entre Estados, eu também já sofri e vi vários exemplos de preconceito contra cariocas, o que pude notar é que somos nós o povo mais odiado do país e em segundo lugar vem os nordestinos kkkkkkk ano passado estive no ES para visitar uma tia minha, não sofri preconceito, mas quando as pessoas descobriam que eu era carioca vinham logo perguntar sobre a violência, e sabe de uma coisa? O Espírito Santo também é violento pra caralho, só não é divulgado na mídia kkkkkk não vi nada de diferente lá, aliás, o RJ e o ES são estados bem parecidos, o que eu mais detestei é que o pessoal lá a grande maioria torce pro flamengo 🤣🤣🤣 onde estive as pessoas sempre me alertavam sobre assaltos, roubos, vi muito mais maconheiros lá do que no RJ pois a área que estive ficava bem perto de uma boca de fumo e até mesmo tinha uma área de desova de corpos, eu passei por Vitória, Fundão e fiquei mesmo em Serra, a própria motorista de Uber me disse que havia uma favela em Vitória onde eles não entram porque é perigoso demais e rola até tiroteio, gostei de ter conhecido o ES. O RJ e o ES são estados bem parecidos, a única diferença é que o RJ é o estado mais midiático do país, um abraço pra você.

    • @luciapernas8090
      @luciapernas8090 ปีที่แล้ว +1

      @@alexluiz2328 sabe qual e o problema? O rio e uma cidade linda e grande, então todos se viram para o Rio, e lá que as coisas acontecem, eu amo meu Rio, e vou te falar uma coisa, já morei em.varias cidades, nenhuma e perfeita não, nem fora do Brasil são. Acho deselegante quem se acha muito. Amo meu Rio, ele tem seus problemas sim tem, mas todos querem estar por aí. Não ligue para os q falam, siga e sinta -se orgulhoso em ser carioca. Eu me orgulho de onde vim. E não e por isso q vou destratar ou falar mal de outras cidades, pois todas têm suas belezas e desencantos. Desejo tudo e bom p VC. E obrigada por compartilhar sua experiência.

    • @alexluiz2328
      @alexluiz2328 ปีที่แล้ว +2

      @@luciapernas8090 gostei de ter falado com você, hoje em dia é difícil ter uma conversa sadia assim, eu tenho muito orgulho de ser carioca e amo muito meu estado também, tudo de bom pra você também, você é uma pessoa muito educada e simpática, um abraço e fique com Deus 🙏🏻

  • @luziapimentel4330
    @luziapimentel4330 ปีที่แล้ว +50

    Conheci uma guria cearense que tentou a vida aqui, porém não se adaptou com a cultura. Ela morou no Água Verde seis anos e retornou para o Ceará (Crato) Ela questionava sempre, o fato das crianças não brincarem nas ruas e os vizinhos não se reunirem na frente dos portões para conversarem. ficava inconformada com isso! Sou Curitibana e nos demos bem! Gosto muito dela e nos falamos sempre...✌️🤝🥰😍🤩 💖 AH! AMEI O VÍDEO! 😉😚❤️🌹❤️

    • @julianemello1723
      @julianemello1723 ปีที่แล้ว +4

      Eu nasci na maternidade Curitiba mas pra quem vem de fora, morar no água verde fica caro, se for sozinha , já no portão e vila fanny , linha verde tem mais opções no portão/ Capão Raso Xaxim e pinheirinho por ex... Sentido Sul..

    • @vagantebr
      @vagantebr  ปีที่แล้ว +4

      Obrigado pelo carinho sempre!

    • @julianemello1723
      @julianemello1723 ปีที่แล้ว +8

      Moça, pra deixar as crianças soltas é melhor se instalar nas cidades da região metropolitana, tem como achar casas com quintal amplo pode ter cachorro até galinha, eu morei em araucária antes de comprar 1 apto aqui..era bom a gente subia em árvore tinha mato etc...ficava solto , hoje em CURITIBA mais por questão de segurança melhor evitar brincar na rua., por isto que tem os parques ,o mais novo que inaugurou é na região sul o PARQUE DO PINHAL, nos bairrosaos populosas tem ruas da cidadanias, tem aulas de ginastica agora e quadras cobertas práticas esportivas pros jovens e crianças ficarem .

    • @caetanogoncalves4343
      @caetanogoncalves4343 ปีที่แล้ว +30

      Acho que quando vamos morar em outra cidade ou outro país, ou mesmo outro bairro temos que nos adaptar ao ambiente e não querer mudar a cultura daquele lugar, nós que chegamos na "casa" daquelas pessoas, e elas não tem que mudar seu jeito de viver, como "visitantes" temos que ser educados e nos ambientar, respeitar e nos adaptar.

    • @luziapimentel4330
      @luziapimentel4330 ปีที่แล้ว +6

      @@caetanogoncalves4343 Concordo com você! Ela tentou e quando percebeu que não era o mundo dela, decidiu voltar. Fiquei triste, pois é uma pessoa incrível! Aprendi muito com ela e ela diz que aprendeu muito comigo. ✌️😉🥰 Ela é culta e educada. É uma excelente cabeleireira! 💝👏👏👏

  • @lenilsonmoutinho6386
    @lenilsonmoutinho6386 ปีที่แล้ว +23

    Eu acho que tenho muita sorte, em tantos anos indo e vindo para o Sul, Santa Catarina, RG, Curitiba, em todos esses lugares acabei fazendo grandes amigos mas tenho relatos de amigos que tiveram problemas, não sei se são mais sensíveis que eu, sei lá. O que eu sempre digo é que quem vai procure respeitar a cultura do povo, ouvir suas histórias. Eu mesmo, em 94, passando uma temporada em Caxias, tirei um dia para estudar a História do RS e que história bonita! Mesmo em Curitiba, onde o povo é "fechado" tenho bons amigos. Como aprendi com meu pai, temos de respeitar todo mundo mas nos impor e vida que segue 😎

  • @cleberramos9146
    @cleberramos9146 ปีที่แล้ว +16

    Eu sou Paulista ( Nasci na Maternidade na Avenida Paulista) estou em Curitiba desde 2020 e moro no Agua Verde. Eu amo essa cidade e seu povo ( curitibano é muito parecido com os ingleses. Eu não posso dizer que sofri preconceito, sou um homem preto, eu acho que tudo vai da sua postura. Eu entro onde quero entrar e faço o que preciso fazer,. Seja educado e não terá problemas.

  • @marcelomendes6377
    @marcelomendes6377 3 หลายเดือนก่อน +5

    Fui nascido e criado em Curitiba, porém sempre tive dificuldades de me socializar com os curitibanos raiz, então não é só quem é de fora que sofre com está socialização pelo jeito orgulhoso de alguns curitibanos, hoje mudei para uma cidade pequena e sou mais feliz porque as pessoas se conversam e se cumprimentam com humildade. Mas no geral o curitibano é gente Boa mas reservado na dele.

  • @glaissemaria9951
    @glaissemaria9951 ปีที่แล้ว +39

    Uma pessoa ela pode ser, graduada, pós graduada, mestrado, doutorado. Mas se ela não tem respeito pelo próximo ela não fez nada . O respeito pelo seu semelhante te faz ser uma pessoa grande. Todos temos nossa cultura e sotaque e isso enriquece nosso estado.

  • @carloskruger6524
    @carloskruger6524 ปีที่แล้ว +41

    Sou nascido em Santa Catarina, vim para o Paraná em 1968 com minha familia, e devo dizer que nunca sofri preconceito de firma alguma, hoje com 65 anos tenho a minha familia, e tenho muito orgulho de ser um Curitibano adotado por esta cidade maravilhosa.

    • @Codigo888loba
      @Codigo888loba ปีที่แล้ว

      Porquê tu é sulista amoré. É diferente com nordestinos, por causa de nosso jeito de falar. Tu quer compara? Nos chamam até de animais e dizem que nós não tem água aqui. Cada mentira nojenta que escuto que tenho vontade de meter logo a porrada. Vejo mais mendigos no sul do que aqui e vocês se achando.

    • @bruna_alves_o
      @bruna_alves_o 6 หลายเดือนก่อน +8

      Mas, vc é catarinense e não nordestino

    • @cliciacerdeiradasilva41
      @cliciacerdeiradasilva41 6 หลายเดือนก่อน +2

      Nem sofreria né , é sulista rsrs

    • @carloskruger6524
      @carloskruger6524 6 หลายเดือนก่อน +6

      @@cliciacerdeiradasilva41 mas que culpa eu tenho de ter nascido no Sul do Brasil. E vocês ainda falam que os sulistas são preconceituosos, nossa quanta hipocrisia.

    • @cliciacerdeiradasilva41
      @cliciacerdeiradasilva41 6 หลายเดือนก่อน +2

      @@carloskruger6524 não tem hipocrisia pq o papo aqui é preconceito de sulistas contra nordestino,nortistas etc... Estão falando do preconceitos de quem é do sul ,então sendo assim não há hipocrisia de jeito nenhum

  • @claudiacastrocardoso5254
    @claudiacastrocardoso5254 ปีที่แล้ว +14

    Olá! Moro em Niterói/RJ, nunca morei em outro lugar..e nunca experimentei o preconceito..mas imagino que deva ser muito doloroso. Excelente reflexão e a qualidade das imagens está maravilhosa!

    • @lianegack2101
      @lianegack2101 ปีที่แล้ว +1

      Olha só eu sou de Niterói e trabalho ( agora moro infelizmente no Rio),e CANSEI DE ESCUTAR NOSSA VOCÊ MORA EM NITERÓI????????? eu dizia sim porque ? ai respondiam DEUS ME LIVRE MORAR EM NITERÓI!! eu dizia é mesmo?? você mora aonde? aí a pessoa me dizia onde morava e quer saber ( para não expor não digo o nome dos lugares) mas eu dizia, querida não passo no lugar que você mora por NADA, e por favor , NÃO VÁ PARA NITERÓI, NUNCA!!!

  • @oficinaregina
    @oficinaregina ปีที่แล้ว +19

    Se tem uma palavra que descreve o meu sentimento por Curitiba é GRATIDÃO, quando viemos do interior de SP pra cá em 1998 a nossa situação não era das melhores mas encontramos muitas oportunidades de emprego e estudo, quem abriu as portas e confiou alugando uma casa simples pra nós foi um senhor considerado meio bronco, ríspido e introspectivo, porem tinha um coração generoso, meus filhos super estudiosos aproveitaram bem tudo o que a cidade ofereceu em matéria de estudos, os 3 filhos são formados na UFPR e outra filha na PUC subsidiada pelo emprego de técnica de enfermagem (jamais poderíamos pagar uma faculdade particular)e tem suas profissões que bancam o sustento de cada um, quanto a preconceitos lamento que pessoas de outras partes tenham passado por isso, é muito triste, penso que todos podemos morar em qualquer lugar do território brasileiro e a solidariedade se faz necessária para a boa convivência entre as pessoas. Parabéns pelo seu canal, tem um conteúdo muito bom, um abraço, Deus abençoe.

  • @RennyLearning
    @RennyLearning ปีที่แล้ว +81

    Não sabia que tinha tanto preconceito entre os mesmos brasileiros , na minha parte como Venezuelano nunca senti preconceito do povo Curitibano.

    • @vagantebr
      @vagantebr  ปีที่แล้ว +15

      Olá, meu amigo. Como falei no vídeo, não é esse absurdo de preconceito. Apenas existe e algumas pessoas podem encontrar cedo ou tarde, mas que o povo no geral é extremamente acolhedor e gente boa. Não podemos generalizar.

    • @Jay-um8bn
      @Jay-um8bn ปีที่แล้ว +15

      Tem sim, e o resultado da política no ano passado piorou e muito. Os sulinos não gostam da região nordeste do país e se sentem superiores

    • @flaviamenezes7301
      @flaviamenezes7301 ปีที่แล้ว +7

      Meu filho quando veio trabalhar em Curitiba, sofreu preconceito, somos do sudeste , Belo Horizonte, então essa história de só nordestino sofrer preconceito é relativo. Minha nora também sofreu e só pelo sotaque mais do interior de Minas.

    • @Lss-s1x
      @Lss-s1x ปีที่แล้ว +2

      ​@@flaviamenezes7301 Poxa, Curitiba está em minha lista de possibilidades para mudança, e somos mineiros, mas me preocupo com isso.

    • @flaviamenezes7301
      @flaviamenezes7301 ปีที่แล้ว +7

      @@Lss-s1x O preconceito existe, mas no geral não é assim, o mundo é cheio de idiotas, não faça disso um impedimento para seus planos. Só quis mostras que não é exclusividade de nordestino sofrer preconceito pelo sotaque ou por ser de uma outra região.

  • @marilialeal772
    @marilialeal772 ปีที่แล้ว +5

    Eu fico encantada com tua maneira coerente de falar dessa cidade linda e não tão acolhedora como a minha mais, é verdade,nem todos pensam igual.sempre vamos encontrar gente do bem e feliz emanando amor, solidariedade e empatia.Voce é maravilhoso, inteligente e sábio.gratidão.

  • @jovanewolkermonteiro590
    @jovanewolkermonteiro590 10 หลายเดือนก่อน +8

    Eu sou curitibano, sou branco descendente de alemães e portugueses, eu já presenciei racismo na cidade, mas não parte da maioria, e quando acontece isso o contrário do que se imagina o povo em massa fica revoltado, muitos dos vídeos em que gravam pessoas sendo racista é outro curitibano gravando e pode ver muitos curitibanos revoltados com o racista, o racismo não é bem visto entre a grande massa da população curitibana, quando eu vejo algo assim eu mesmo fico revoltado não só pelo ato nojento que é o racismo mas também porque eu já sofri preconceito por ser sulista branco por causa de atitudes desses racistas. Curitibanos preconceituosos acabam intensificando o ódio de pessoas de foram com a gente. Só por ser descendente de alemães tem muita gente que usa isso para me chamar de nazista por exemplo. Sendo que meu ancestral alemão já tinha mistura Judia.

    • @gaga7048
      @gaga7048 3 หลายเดือนก่อน

      Eu já vi mais racismo nos Estados do Rio de Janeiro São Paulo e no Nordeste, que na grande maioria as pessoas são pretas e o racismo partindo de um branco do próprio Estado. Eu nunca vi uma cena de racismo em Curitiba e tenho certeza que a maioria da população não aprova isso. É como eu comentei: há mais preconceito pelo comportamento da pessoa do que pela vir, isso eu garanto. Pessoas desordeiras, que falam alto, ouvem músicas alta e sujam a cidade, esses, curitibanos não suporta mesmo.

  • @Marcia_vivendonoparaiso
    @Marcia_vivendonoparaiso ปีที่แล้ว +13

    Meu pai, italiano, meus primos e primas todos loiros de olhos azuis ou verdes. Minha mãe cearense de Aurora. Foi muito bem recebida pela colônia da italianada aqui. Cresci e ouvi em casa para não se deixar abater pelas más palavras afinal o preconceito só surtirá efeito se você deixar e dar dimensão a ele. Me mandaram em casa ignorar essa ignorância de comportamento de gente boba! Quem vier para cá será muito bem vindo! Lembrem-se, tem espaço para todos aqui!

    • @elainejussaramariano3805
      @elainejussaramariano3805 ปีที่แล้ว +1

      Vivendo no paraíso, em Colombo região metropolitana de Curitiba tem a maior colônia italiana do Paraná, em fevereiro tem festa da uva na cidade.

    • @carlossaboia6467
      @carlossaboia6467 ปีที่แล้ว +1

      Aqui no CE também recebemos imigrantes Italianos, não igual ao Sul mas teve. Tenho vários amigos cujos país não são brasileiros. Eles moram aqui em Fortaleza.

  • @thiagoklock5064
    @thiagoklock5064 ปีที่แล้ว +6

    Nao entenda mal. É só que a nossa cidade virou outra depois que comecou a crescer demais. Quem sabe como isso era a 20 anos nao consegue entender como chegou aqui. O curitibano tradicionalista sente falta principalmente da segurança. Não tem tanto a ver c o lugar q as pessoas vem, e mais com o simples fato de vir muita gente. Cidade nenhuma deveria ter mais de 1 milhao de habitantes. E infelizmente quem mais sofre as consequencias sao as pessoas q construíram tudo isso.

    • @jhonnyd3505
      @jhonnyd3505 ปีที่แล้ว +2

      Ctba está uma com onda de migração, está aparecendo alguns marrentos e olho gordo. Deviam ir para o Mato Grosso ou Goías...o futuro será lá...e começar tudo do zer lá

    • @krher0127
      @krher0127 8 หลายเดือนก่อน +1

      Se cresceu economicamente, o povo de fora também contribuiu. Realmente, o Nordestino tem que parar de votar em corrupto estando em local próspero pra não contaminar.

  • @hugoricardo5203
    @hugoricardo5203 ปีที่แล้ว +18

    Ahhhh... você passou na frente de casa! Eu sou de SP, trabalhei e fiz pós graduação aqui e agora voltei para morar pós pandemia. Gosto muito desta cidade e das pessoas daqui, nunca percebi nenhum tratamento diferente por ser de fora. De toda forma, o importante é perceber que o problema em uma situação de preconceito não é a vítima e sim o preconceituoso, esteja onde estiver. Esta distinção de pessoas do sul/sudeste e norte/nordeste é ignorância. Somos todos brasileiros!

    • @alexluiz2328
      @alexluiz2328 ปีที่แล้ว +3

      Claro que você não sofreu preconceito, você é paulista, os sulistas gostam dos paulistas, se você fosse nordestino ou carioca aí sim você sofreria preconceito.

  • @marilialeal772
    @marilialeal772 ปีที่แล้ว +36

    Infelizmente não é o sul do Brasil pois em todo lugar tem gente infeliz que gosta de menosprezar as pessoas por inveja e incapacidade de amar e ter empatia.

  • @tuanecunha4601
    @tuanecunha4601 ปีที่แล้ว +22

    Sou de Roraima e aqui tem muuuito Nordestino e o engraçado que quem faz piada com a gente são eles😂😬 e as pessoas do sudeste também, vem pra cá e ainda tem preconceito... Por que vem então, né? Já os sulistas considero mais educados. respeitam e vivem na sua🙌

    • @andreymilena6551
      @andreymilena6551 ปีที่แล้ว

      Roraima é norde 😂 , em Manaus Amazonas vejo poco preconceito

    • @alissonfelipe3654
      @alissonfelipe3654 ปีที่แล้ว

      Exatamente

    • @raimundothiago2312
      @raimundothiago2312 4 หลายเดือนก่อน +2

      Os sulista em termos de educação são anos luz afrente de nordestinos sou do Amazonas e moro no sul tem alguns nordestinos aqui e sei que digo mas não são perfeitos mas ainda sim o sul é o melhor lugar do Brasil sem dúvida e sp também na minha opinião em disparado na frente

    • @jay0607
      @jay0607 4 หลายเดือนก่อน

      ​@@raimundothiago2312 até porque todos os MILHÕES de nordestinos são iguais, né?

  • @esterceccon8436
    @esterceccon8436 11 หลายเดือนก่อน +4

    Eu fui visitar o meu sogro no norte de São Paulo, e minha cunhada me levou numa festa de amigos. Sentei numa mesa grande, com muita gente, e tinha uma amiga dela falando mal do Sul, genericamente, mas daí partiu pra falar mal de Curitiba, desceu a lenha. Eu perguntei pra ela: Você já foi pra Curitiba? Ela disse que não. Eu perguntei como ela sabia sobre o Curitibano, ela disse de ouvir falar. Daí falei que era de Curitiba e convidei pra vir e ficar na minha casa, a mulher queria sumir. Falei pra ela sentir de perto e não ir atrás da opinião alheia. Daí minha cunhada entrou na conversa falando que passou 10 dias aqui, passeou um monte, foi em restaurantes, e por onde andou foi muito bem recebida, ela disse que o povo confunde educação com antipatia, ela disse se um curitibano pegar você jogando lixo na rua ele vai brigar, mas é só.

  • @caiusczar960
    @caiusczar960 ปีที่แล้ว +8

    não sou curitibano nato,mas moro aqui a 30 anos, é um falto claro que curitibano não gosta de gente de fora ,principalmente do nordeste,norte e rj, isso se deve porque curitiba é muito provinciana apesar de ser uma capital, pra quem conhece a historia da capital sabe que esse crescimento populacional foi muito rapido ou seja a coisa de 60,70 anos a capital era uma cidade média com cara de cidade pequena, é comum curitibano nato ter preconceito até com quem é do norte do estado pois toda periferia da capital se deu após uma grande geada no norte do estado forçando a migração em massa pra capital , e muito curitibano saudosista da cidade pequena e pacata sente falta e acaba não aceitando quem não é tradicional da cidade, já presenciei situações de preconceito contra nordestino, apesar de não ser curitibano nato minha criação foi toda aqui então não sinto nada, já foi pra outros estados onde as pessoas eram muito ´´receptivas´´ e eu estranhei muito e não me adptei ,quando voltei me senti em casa novamente, muita gente não se adapta porque acha que o brasil é um só e deve ser um só,ai quebram a cara ...

  • @marcosmiranda9254
    @marcosmiranda9254 ปีที่แล้ว +39

    Olá,sou curitibano raiz quando criança fomos embora ,meus 3 filhos não nasceram aqui,voltei para eles fazerem faculdade,hoje eles mesmo não sendo daqui contribuiem muito para a cidade um é doutor em física outra e psicóloga com especialização de crianças com autismo.e por último uma pedagoga com pós,Sim pessoas de outros lugares contribuiem muito para a nossa amada Curitiba

    • @vagantebr
      @vagantebr  ปีที่แล้ว +6

      Perfeito, Marcos. Obrigado por compartilhar. Isso que eu tentei levantar aqui. O preconceito muitas vezes nasce quando um grupo acha que quem vem de fora só vem pra estragar a cidade, quando na verdade não é um jogo de soma zero, tem muito mais gente contribuindo. Parabéns pelos filhos!

  • @jeffersonfxm
    @jeffersonfxm ปีที่แล้ว +24

    Alguns tem preconceito por influência, outros por opinião, outros por ignorância...

  • @joaopauluslopes3779
    @joaopauluslopes3779 ปีที่แล้ว +4

    Excelente explanação com todos os detalhes possíveis, sou do Acre e moro aqui há 3 anos, como vc mencionou que existe essa barreira por pessoas de fora (norte, nordeste, etc.) E que qualificação profissional não tem espaço geográfico fixo, principalmente pra quem vem de regiões menos desfavoráveis, onde a ralação é bem maior tornando ainda mais o indivíduo resiliente e qualificado. Infelizmente passei por algumas situações de pré conceito e xenofobia assim como conheci pessoas maravilhosas por aqui. Parabéns pelo canal e continue "Vagando" por Curita !

    • @vagantebr
      @vagantebr  ปีที่แล้ว +3

      Obrigado pelo seu comentário, amigo! Estamos juntos.

  • @dhonorio73
    @dhonorio73 ปีที่แล้ว +21

    NÃO ACHO que Curitiba tenha mais preconceito do que em SP e RJ. Inclusive BH que tem uma população negra gigante é superracista. Então isso é lenda urbana. Não vou dizer que não tenha preconceito. Claro que há. Curitibano, até por ser super sisudo, é superdifícil que pelo menos externe seu preconceito. É mais fácil sofrer preconceito no Rio, onde eles tem o costume de chamar o cara por nome depreciativos à região nordeste (o que merece toda reprovação). Aqui em Curitiba é difícil alguém xingar assim, pq não é da nossa cultura. Claro que tem preconceito. O brasileiro é muito folgado, gosta de comentar da vida dos outros, e acha que pode se imiscuir na vida dos outros. Infelizmente. Tomara que você se livre de gente assim do seu ciclo social.

    • @albertofranco122
      @albertofranco122 ปีที่แล้ว +7

      Vdd, no Rio é bem pior.... pessoal chama logo de Paraíba, cabeça chata e afins....

    • @julianemello1723
      @julianemello1723 ปีที่แล้ว

      Eu sou Curitibana e fui chamada de negona por 1 velho rabugento daqueles ex militar / bolsominio fingido de esquizofrénico .Além disto ele empurrou e deu soco se fosse 1 negrão ele não vai mecheria, mas bater em mulher é fácil. Será que ele achou que eu era nordestina?pior que ele continua perambulando no terminal de manhã mechendo com as mulheres e falando asneiras pras meninas e sabe que não vai dar em nada pois está idoso.

    • @vagantebr
      @vagantebr  ปีที่แล้ว +4

      Pois, é, acho que tem em todo canto. O intuito do vídeo, foi alertar que tem, óbvio, como em todo lugar. E que também tem muita gente boa, acolhedora, como também gente de outros lugares, então se há mais pontos positivos que negativo, vale a pena, se está preparado financeiramente/qualificado, vai conseguir driblar isso, se simplesmente ignorar e se juntar de gente boa como eu fiz. Não conheço a realidade do Rio, nem BH obrigado por compartilhar conosco.

    • @julianemello1723
      @julianemello1723 ปีที่แล้ว +1

      @@sidneybequo5096 entendi , 👍estou com problema na internet , ADEUS

    • @sidneybequo5096
      @sidneybequo5096 ปีที่แล้ว

      @@julianemello1723 Adeus, que JESUS seja contigo!!

  • @gloriacravo1866
    @gloriacravo1866 ปีที่แล้ว +2

    Estava aguardando seu vídeo!!Adoro!!😊😊

    • @vagantebr
      @vagantebr  ปีที่แล้ว +2

      Desculpa a demora :(

  • @luizcarlospereira3142
    @luizcarlospereira3142 ปีที่แล้ว +7

    Sou do Sul,moro no nordeste há muitos anos, sofro muito preconceito, só eu sei principalmente nas cidades do interior.
    Há maioria detesta gente do Sul.isso eu digo por experiência própria, é triste.

    • @piluiz02
      @piluiz02 ปีที่แล้ว +1

      Sério? Caramba! Sempre vi nordestinos como receptivos e calorosos

    • @carlossaboia6467
      @carlossaboia6467 ปีที่แล้ว +1

      Calma ai amigão, você exagerou, de fato tem uns nordestinos cabreros mesmo com quem é do Sul, mas é uma minoria e não maioria.

    • @sabrynatenorio
      @sabrynatenorio 9 หลายเดือนก่อน

      Não é a maioria, mas existem sim alguns preconceituosos.

    • @sabrynatenorio
      @sabrynatenorio 9 หลายเดือนก่อน

      ​@@carlossaboia6467Verdade

    • @sabrynatenorio
      @sabrynatenorio 9 หลายเดือนก่อน

      ​@@piluiz02Nem todos os nordestinos são assim.

  • @glayksonr.rodrigues3119
    @glayksonr.rodrigues3119 ปีที่แล้ว +3

    Existe preconceito, mas também existe conceito e precaução. Preconceito sempre vai existir e não temos como controlar os outros. O mais importante é como reagimos ao sofrer um preconceito. A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira. Provérbios 15:1

  • @MarkHobbes
    @MarkHobbes ปีที่แล้ว +29

    Nos tempos que vivemos hoje tudo é racismo, acredite ou não mas me chamaram de racista porque disse que prefiro chocolate branco a preto (chocolate comum). Vivemos na era do flocos de neve, de gente que tira a própria vida por coisa tão boba que prefiro nem comentar.

    • @vagantebr
      @vagantebr  ปีที่แล้ว +9

      Ai essa do chocolate, pessoal forçou, mano kkkk Tem que saber diferenciar, racismo é racismo. Não existe relativização.

    • @veralucia5837
      @veralucia5837 11 หลายเดือนก่อน +2

      Eu por pedir um" café preto" sempre falei assim..eita mundo sem porteira...

  • @robertoabiko1244
    @robertoabiko1244 ปีที่แล้ว +18

    Preconceito tem em todo lugar. Quando estive no Nordeste senti um certo preconceito contra mim.

    • @ronaldopereira6070
      @ronaldopereira6070 ปีที่แล้ว +5

      Eu sofri preconceito no Ceará, especificamente em Canoa Quebrada, quando estava passeando por lá. Sou Curitibano e moreno, kkk

    • @rafael1635
      @rafael1635 9 หลายเดือนก่อน +3

      sim nordestinos tem muito preconceito com sulistas, minha foi mae para sao luis e simplesmente ngm falava com ela ou viravam a cara!
      O SUL É O MEU PAIS!

    • @Pedrohnr23
      @Pedrohnr23 8 หลายเดือนก่อน +2

      ​@@rafael1635Na certa é por causa dos comentários que o povo de outros regiões fizeram sobre o Nordeste durante as eleições. Mas no geral o povo daqui é muito receptivo. Já vi pessoas de outros estados serem muito bem tratadas aqui, até melhor do que os locais.

  • @marcusviniciuspassos4252
    @marcusviniciuspassos4252 27 วันที่ผ่านมา

    Com preconceito ou sem preconceito estarei me mudando para Curitiba ano que vem, em 2025, com minha família. Vou fazer uma prova na cidade já para entrar empregado, não conheço nada sobre os curitibanos, estou tentando aprender o máximo que posso sobre a cidade assistindo vídeos, eu sou do interior do RJ, e ao meu ver quem consegue sobreviver ao RJ, sobrevive em qualquer lugar do mundo, incluindo a cidade de Curitiba.

  • @samuellimafernandes8478
    @samuellimafernandes8478 7 หลายเดือนก่อน +1

    AMEI O VIDEO E PRINCIPALMENTE O ASSUNTO BROTHER, GANHOU MAIS UM INSCRITO!!

  • @elianacastro7758
    @elianacastro7758 ปีที่แล้ว +1

    👍🏻Valeu pelo video! Obrigada por compartilhar conosco esse lugar do Brasil tão amado! Nao importa onde estamos, temos que ter empatia, respeitando o espaço do outro, cumprindo as leis e pagando impostos... 😊 até o próximo video 🙏

  • @caetanogoncalves4343
    @caetanogoncalves4343 ปีที่แล้ว +16

    Menino, eu achava que você era Paulista😂😂😂😂 pelo seu sotaque! Você fala muito bem! É culto! Parabéns! Tenho amigos de Recife, Bahia, e em SP o que mais tem é o pessoal do nordeste, SP tem muito a agradecer a todos que trabalharam pra construir aquela cidade. Atualmente moro na Serra da Mantiqueira em MG, gente nosso país é tão grande... tantos sotaques e culturas, isso é motivo de orgulho e não de preconceito. Eu amoooo!!!!😃

    • @vagantebr
      @vagantebr  ปีที่แล้ว +9

      Muito obrigado 😁 e concordo totalmente contigo!

    • @luciannadiogo
      @luciannadiogo ปีที่แล้ว +6

      Nosso povo cearense é extremamente inteligente, batalhador e cheio de talentos!

    • @carlossaboia6467
      @carlossaboia6467 ปีที่แล้ว +3

      O cearense tem um sotaque neutro, ele não fala como o restante dos nordestinos. No norte do CE fala-se de um jeito e no Sul do CE de outro.

    • @caetanogoncalves4343
      @caetanogoncalves4343 ปีที่แล้ว +2

      @@carlossaboia6467 Em SP também! Na capital tem um sotaque e saindo um pouquinho pra fora da capital já vai mudando... isso é incrível!🤗🤗🤗

    • @Jay-um8bn
      @Jay-um8bn ปีที่แล้ว +3

      @@carlossaboia6467Na verdade no nordeste existem vários sotaques, Maranhão se fala de um jeito, Pernambuco de outro, Bahia tbm e assim por diante…

  • @ochogeek
    @ochogeek ปีที่แล้ว +5

    Preconceito existe em qualquer canto do mundo. Quando morei no Japão, os japoneses da região de Tóquio tinham preconceito com japoneses vindo da região de Osaka, e principalmente, vindo de cidades do interior do Japão. Então, as pessoas que querem se aventurar em lugares diferentes, vão ter que lidar com discriminação de melhor maneira possível, sem revidar as provocações e ignorar os preconceituosos, seja no Brasil ou seja num país de primeiro mundo.

  • @matildetilde3743
    @matildetilde3743 ปีที่แล้ว +4

    Moro em Curitiba a 40anos !!!! Amo minha linda Curitiba 🤩 nunca senti preconceito aqui não 😍

  • @jullianosantossilva1431
    @jullianosantossilva1431 7 หลายเดือนก่อน +3

    Sou de uma cidade do interior da Bahia, cidade desenvolvida e importante no estado. Porém, não é a realidade da maioria das cidades do interior nordestino, que ainda carecem de boa infraestrutura. Admiro o sul do país pela sua organização, boa infraestrutura e pelas lindas mulheres ( é cada loira gata que tem nessas bandas do PR, SC e RS, obra divina rsrs.) Em relação ao comportamento dos nativos, é o imigrante que tem de se adequar à cultura local e não o nativo que deve modificar sua cultura para receber o imigrante. Não conheço o Sul ( aceito convites de uma sulista para conhecer rsrs), mas acredito que o povo em si é do bem, pois as pessoas estão em busca de trabalho, estudo, cuidar de suas famílias e viver suas vidas. Nenhum pai ou mãe de família vai sair de casa com a intenção de ofender imigrantes. Além disso, a juventude de hoje está mais consciente no quesito respeitar as diferenças e essa má fama de cidade hostil vai se acabar com as futuras gerações.

  • @lyschl5428
    @lyschl5428 ปีที่แล้ว +3

    Nós somos (extremamente) reservados e temos uma cultura fortamente influenciada pelos europeus. É simplesmente uma questão cultural e não de racismo.
    Os curitibanos estão saindo de Curitiba e indo para a europa (muitos tem passaporte). Curitibano raiz quase nem tem mais.

    • @sabrynatenorio
      @sabrynatenorio ปีที่แล้ว

      Influenciado pelos europeus o Brasil inteiro foi e outra no sul também tem mestiços sulistas nativos.

    • @sabrynatenorio
      @sabrynatenorio ปีที่แล้ว

      Até por que antes dos imigrantes europeus chegarem, os sulistas que são os mestiços do sul já existiam.

    • @sabrynatenorio
      @sabrynatenorio ปีที่แล้ว

      Claro não tenho preconceito contra europeus, todos os estrangeiros são bem vindos.

    • @DiegoDornelles-e7k
      @DiegoDornelles-e7k 9 หลายเดือนก่อน +3

      O que mais vejo em Curitiba é Nordestino, Haitiano, Venezuelano, Mineiro, Carioca (um monte) Curitiba já deixou de ser uma cidade de maioria de imigrantes Europeus

    • @lyschl5428
      @lyschl5428 9 หลายเดือนก่อน +2

      @@DiegoDornelles-e7k verdade, até o nosso sotaque está mudando. Muito triste isso..

  • @olgavargas8215
    @olgavargas8215 10 หลายเดือนก่อน +4

    Eu sou catarinense, moro em Curitiba a mto tempo.
    Acho realmente que no sul. Tem muita gente preconceituosa. Geralmente pessoas.mais velhas e que tem um nível de escolaridade mais baixo. Que acha que por ser branco é melhor.
    Mas tem tb muita gente boa, mesmo pq mais da metade da população nem é daqui.

  • @rafaelalins3783
    @rafaelalins3783 ปีที่แล้ว +9

    Cara, que vacilo você ter dito que "tem o privilégio muito grande de ser um nordestino branco" quando se questiona, justamente, o preconceito que os nordestinos sofrem nessas cidades ao Sul do Brasil.

    • @alanavolker9147
      @alanavolker9147 ปีที่แล้ว +1

      Infelizmente quando vc é “branco” no nordeste vc tem mas “valor” ridículo, mas é pura verdade🥲

    • @MarcosTadeu-tm4rg
      @MarcosTadeu-tm4rg 11 หลายเดือนก่อน

      Como um nordestino pardo, afirmo que ele está certo kkkm

    • @gustavorodrigo4428
      @gustavorodrigo4428 11 หลายเดือนก่อน

      Sou nordestino preto e ele tá certo na fala dele.

    • @JMCmarcelo
      @JMCmarcelo 10 หลายเดือนก่อน +1

      No Ceará vi muito racismo também com a questão de cor ,mas é um povo acolhedor e amistoso .Fiz amizade em 10 anos que vivi lá para a vida toda .Curitiba é maravilhosa,estive lá em Dezembro de 2023 e recebi propostas de trabalho ,mas não fui morar ,por fatores pessoais e receio também da xenofobia que tanto falam nas mídias.

  • @jonielsonmoraes9039
    @jonielsonmoraes9039 ปีที่แล้ว

    Cara, a muito tempo assisto vídeos sobre Curitiba, digamos que o seu vídeo é simplesmente diferenciado. 👏🏽👏🏽

    • @vagantebr
      @vagantebr  ปีที่แล้ว +1

      Valeu, meu amigo! Seja bem vindo :D

  • @marilialeal772
    @marilialeal772 ปีที่แล้ว +1

    Que vídeo maravilhoso,como sempre gostoso de ouvir e alem de uma inteligência e de uma coerência.ser coerente, inteligente, sábio, empático e feliz não é pra qualquer pessoa e tudo isso não depende da cor, raça, descendência, religião ou região isso tudo depende do caráter de cada um de nós.

  • @CarlosOliveira-wm3cj
    @CarlosOliveira-wm3cj 11 หลายเดือนก่อน +4

    Ajuda muito em evitar ser vítima de hostilidade em relação a forasteiros lembrar-se que quem é de fora é que deve se adaptar aos habitantes do local, e não o contrário. Em Roma faça como os romanos, diz o ditado. Também ajuda usar e abusar de palavras mágicas como: bom dia, por favor, obrigado, com licença e desculpe. Por último, saber distinguir no trato social a diferença entre desconhecidos, colegas de trabalho ou vizinhos, amigos e familiares.

  • @lorenzabreu4604
    @lorenzabreu4604 ปีที่แล้ว +22

    pensei que não existia até sofrer na pele, trabalhava em uma industria laboratorial em pinhais, a supervisora simplesmente não ia com a minha cara só porque eu era do norte, falava do meu sotaque e fazia como se eu fosse um burro que não soubesse de nada (eu faço graduação, ela só era tecnica) no fim ela mandou eu ir embora porque disse que eu não dava resultado, a empresa simplesmente fechou os olhos.
    é muito dificil, tem lugar que só aceita curitibano, principalmente área da saúde e laboratorial

    • @vagantebr
      @vagantebr  ปีที่แล้ว +6

      É uma pena né, tem muita gente escrota, quando estão em posição de poder, lasca. Obrigado por compartilhar sua experiência conosco!

    • @julianemello1723
      @julianemello1723 ปีที่แล้ว +2

      Mas nos bancos por exemplo eu nunca vi um bancário( a) negros aqui em CURITIBA se tem cotas por obrigação da lei , não cumprem..principalmente nos bancos privados que entra por Q-I

    • @samiaoseko9545
      @samiaoseko9545 ปีที่แล้ว +4

      Passei concurso no interior de Mato Grosso, cidade fundada por sulistas . Não sofri preconceito e não admitiria de forma nenhuma, mas presenciei mtos casos .
      É a mais pura realidade!!
      De uma forma geral são preconceituosos sim!!
      Amo todos os seres humanos e p mim não existe diferença de um p outro, mas tenho um grande amor pelo povo nordestino. O nordestino é inteligente, cativo e sabe ter o sotaque mais lindo do mundo!!😍
      Sempre estou no nordeste ( amooo)
      Não conheço o sul do Brasil e nem tenho mta vontade de conhecer . Acho q descobri o motivo.

    • @fernandoseschin3983
      @fernandoseschin3983 ปีที่แล้ว +1

      Pinhais não é curitiba,vá reclamar do povo de lá.

    • @fernandoseschin3983
      @fernandoseschin3983 ปีที่แล้ว +6

      ​Eu nunca vi um papa negro, nunca vi um piloto de fórmula um brasileiro negro,,o Brasil nunca teve um presidente negro.

  • @miguelcandia3980
    @miguelcandia3980 ปีที่แล้ว +9

    Eu vim do Paraguai pra Curitiba quando eu tinha 15 anos. Nem falava português, nunca percebi preconceito do povo nativo - eles são meio esquisitos é verdade, são reservados e nada demais. Como morei em diversas capitais pelo Brasil e sempre voltei a Curitiba, nestes 40 anos posso afirmar: como cidade , não tem pra ninguém. Com relação ao povo local, melhor fazer como eles... nem deem bola, toca sua vida q por outro lado, ninguém fica te aporrinhando.

    • @Gilberto_12
      @Gilberto_12 ปีที่แล้ว

      Eu já tô pensando em ir viver no paraguay rsrs

    • @AdilsonNeuburguer
      @AdilsonNeuburguer ปีที่แล้ว

      Aporrinhando? Vc é brasileiro cara! Hahahaha

    • @miguelcandia3980
      @miguelcandia3980 ปีที่แล้ว +3

      @@AdilsonNeuburguer ... hoje sou totalmente Brasileiro...

    • @lusitanus.
      @lusitanus. 4 หลายเดือนก่อน

      Nós sulistas, no geral, recebemos muito bem paraguaios, uruguaios e argentinos, são nossos irmãos tanto de sangue quanto de cultura.

    • @1visitante
      @1visitante 26 วันที่ผ่านมา

      ​@@miguelcandia3980vc nao é brasileiro nem se nascer de novo, vc é paraguaio de sangue e documentos.

  • @eleonorsecond
    @eleonorsecond ปีที่แล้ว +11

    Vamos resumir. Curitiba foi construída por gente chata mesmo, Europeus que tinham mania de perfeição, eram rígidos, sistemáticos e preconceituosos. Mas que trabalhavam muito e não gostavam de festa. Construiram uma das cidades mais organizadas do Brasil, pq era da cultura deles fazer as coisas bem feitas. Daí chega um cara que cresceu na terra do carnaval, que tudo é feito nas coxas se aproveitar da nossa infraestrutura criada pelos nossos antepassados chatos e preconceituosos e vem dizer que a cidade é ruim pq mantém essa cultura até hoje? é sério mesmo? Se a cultura dos habitantes de Curitiba fosse parecida com a dos nordestinos a Cidade não seria a mesma, simples assim. Será que nós somos os errados? Temos que viver sorrindo, em festa mas não ter se quer uma cidade habitável e ter que se mudar pra cidade construída por outro povo, e ainda criticar este povo por não ser igual o meu?

    • @joaoluis6644
      @joaoluis6644 ปีที่แล้ว +5

      e oque torna dificil defender o pessoal de fora é quando eles querem fazer as mesmas M**** que faziam na cidade origem ou seja impor a cultura a força. e se curitibano reclamar disso é xenofobico

    • @ligiagarcia6231
      @ligiagarcia6231 ปีที่แล้ว +1

      @eleonorsecond concordo, e isso mesmo!

    • @jhonnyd3505
      @jhonnyd3505 ปีที่แล้ว +2

      Sou Curitibano , não sou chato e nem rígido, mas tenho modos para algumas situações,mas,concordo, está aparecendo alguns migrantes diferentes dos costumes...já encontrei um valente, ficou de frente me encarando dentro do ônibus, e as mulhers são mais atrevidas

    • @wallesondacostalopes7162
      @wallesondacostalopes7162 ปีที่แล้ว

      Precisa de passaporte pra entrar aí em Curitiba??? Agora fiquei na dúvida 😂😂😂

    • @eleonorsecond
      @eleonorsecond ปีที่แล้ว +5

      @@wallesondacostalopes7162 deveria exigir até visto. Pra evitar certas pessoas

  • @adrianagopfert930
    @adrianagopfert930 ปีที่แล้ว +1

    Nossa , o pouco tempo que visitei Curitiba posso concordar com tudo que vc disse! Vi muito gente bem bacana e simpática mas vi gente preconceituosa tbm ! Sou do Rio e amei a cidade pois tem infinitamente mais pontos positivos que negativos... obrigada por compartilhar sua experiência! 😊

  • @mariaetelvinafontesramos5750
    @mariaetelvinafontesramos5750 2 หลายเดือนก่อน

    Que Bom pessoas comentando sobre esse tema Muito triste viver preconceito no Sul do meu Querido Brasil 😢

  • @LarissaMendoncaCS
    @LarissaMendoncaCS ปีที่แล้ว +1

    Que vídeo incrível, ótima análise!

  • @carlosalbertoavila6261
    @carlosalbertoavila6261 ปีที่แล้ว +24

    Acompanho vários canais de pessoas que vieram morar em Curitiba... Tenho certeza que todos são pessoas boas que vem a procura de emprego e uma vida diferente... E que sejam felizes...

  • @jdp.9008
    @jdp.9008 7 หลายเดือนก่อน +19

    Em breve curitiba se tornará como São Paulo, cheia de nordestino . O grande problema disso é a politicagem, os nordestinos fazem o L no nordeste e depois vem correndo pro sul e Sudeste a procura de emprego, mas não aprendem e continuam fazendo o L mesmo assim. E fora a incivilidade dento dos ônibus com o celular e música alta, gritaria, chegam final de semana colocam um som altíssimo pro quarteirão inteiro ouvir , quando há briga mata na facada e etc. Mas é um povo trabalhador, mas prefiro que fiquem no nordeste.

    • @voleibrazil2892
      @voleibrazil2892 5 หลายเดือนก่อน

      essa cultura do som alto é um problema do latino, infelizmente, nem todo nordestino gosta disso.

    • @kaiomaximus1253
      @kaiomaximus1253 3 หลายเดือนก่อน +2

      Eles tem o direito de votar em quem eles quiserem k

    • @felipebordignon
      @felipebordignon 3 หลายเดือนก่อน +1

      Otário xenofóbico. O que Curitiba precisa é de gente de esquerda, mais humana.

    • @HwoarangGamer
      @HwoarangGamer 2 หลายเดือนก่อน

      ​@@kaiomaximus1253Ah, sim! Direito de votar em políticos demagogos e/ou incompetentes que tem mais feito prejuízo do que outra coisa.

    • @MatheusFelipe-nm3gm
      @MatheusFelipe-nm3gm หลายเดือนก่อน

      ​@@kaiomaximus1253 sim mais que fiquem lá no nordeste passando fome aqui a gente é uma república séria

  • @AVELARTVOFICIAL
    @AVELARTVOFICIAL 5 หลายเดือนก่อน +4

    MEU PAI MOROU EM LONDRINA NA DECADA DE 50 E MOROU EM LONDRINA. ELE SEMPRE CONTAVA AS HISTORIAS DISSE QUE TRABALHOU NAS LINHAS FERRO E EM FAZENDAS DE CAFÉ. LÁ EM CASA TINHA UMAS FOTOS DE LONDRINA QUE TINHA AQUELES ACHO QUE ERA MONOCULO. E SOBRE DISCRIMINAÇÃO LEMBRAR QUE SE VC FOR NA CASA DOS OUTROS RESPEITE O LUGAR ONDE VOCÊ ESTAR. E O RESTO SEJA RESPEITOSO,AMAVEL E AJUDE A QUEM VOCÊ PUDER AJUDAR. MOREI NOS ESTADOS UNIDOS E CONVIVI COM PESSOAS AMERICANOS NEGROS, BRANCOS E BRASILEIROS DE VARIAS PARTES DO BRASIL.IDIOTA TEM EM TUDO O QUE É LUGAR

  • @cristianekemp6810
    @cristianekemp6810 ปีที่แล้ว +5

    Eu sou Curitibana e sofri preconceito na Bahia, riam do meu sotaque.

    • @brunomoura3352
      @brunomoura3352 ปีที่แล้ว +1

      Nordestinos com o sotaque mais feio do Brasil riram do seu sotaque? Bem, ao menos não é analfabeta como os nordestinos.

    • @elciokindra4346
      @elciokindra4346 ปีที่แล้ว +1

      Isso para mim é um elogio, kkkkkk.

  • @simonecostamone8436
    @simonecostamone8436 11 หลายเดือนก่อน +2

    Morei quatro anos em Curitiba, fui bem acolhido, nunca fui tratado com preconceito, não era rico, mas convivia com pessoas ricas, e sempre de boa. Acredito que no centro-oeste, sudeste e Sul tem preconceito contra o Nordeste principalmente por conta de votar em partido comunista. Mas em todo lugar existem pessoas estúpidas. A lei de Deus nos ordena amar o estrangeiro.

    • @jamiledeoliveira6525
      @jamiledeoliveira6525 10 หลายเดือนก่อน

      Nem sabia que tem partido comunista no Brasil. 🤣

    • @nnctnlav
      @nnctnlav 7 หลายเดือนก่อน +1

      @@jamiledeoliveira6525 não se faça de tolo

  • @jogosdiversos6772
    @jogosdiversos6772 ปีที่แล้ว +1

    Muito satisfatório seu vídeo ❤

  • @Patty23294
    @Patty23294 ปีที่แล้ว

    Adorei você incluir uma perspectiva história/econômica na narrativa. Parabéns!

  • @mochilero_multiplo
    @mochilero_multiplo ปีที่แล้ว +15

    Sou do interior, morei 20 anos en Curitiba e na pandemia voltei a morar, fazendo home office! Incrível ver como Curitiba está cada dia mais linda e diversa!! Viva os nordestinos... 🇧🇷❤

  • @paulohamasaki5768
    @paulohamasaki5768 ปีที่แล้ว +16

    Olha Maurílio, isso já se tornou um estigma... Existe preconceito em todo lugar do mundo, não somos diferentes dos demais, mas há sim preconceito exagerado sim contra nós Curitibanos, muitos que querem vir para cá já questionam, antecipadamente, sobre o preconceito e muitos dos que falam isso não se atentam ao fato de que nós Curitibanos, somos atualmente, cerca de 50% da população... Acredito sim, que somos o povo mais odiado do Brasil, e Curitiba idem pelo simples fato de amarmos tanto a nossa cidade. Nos acham arrogantes pelo fato de sermos muito orgulhosos de termos nascido e morarmos aqui, acho que motivos não nos faltam, e são estes mesmos motivos que atraem as pessoas de toda parte do Brasil, aliás são todos muito bem-vindos, mas o que realmente nos deixa chateados é o fato de uma minoria estar aqui e falar mal de Curitiba e dos Curitibanos. Ah, mais uma coisa, fui casado com uma Cearense (sou preconceituoso?), infelizmente aconteceu que depois de um tempo não deu mais certo e nos separamos, mas foi de boa e continuamos amigos, respeito acima de tudo. Enfim, como sempre, você falou muitas verdades...

    • @caetanogoncalves4343
      @caetanogoncalves4343 ปีที่แล้ว +11

      Como paulistana, nascida na capital gostaria que os paulistas tivessem tanto orgulho e cuidado pela cidade de São Paulo, principalmente na capital que atualmente está tão degradada, suja, abandonada, entregue nas mãos dos traficantes e drogados! Uma vergonha!!!😢😢

    • @sulistadosul686
      @sulistadosul686 ปีที่แล้ว +4

      Boa reflexão, morei um tempo no Canadá 🍁 só falava com os brasileiros de Toronto, o preconceito contra latinos e enorme , mais como eu digo quem sou eu pra falar do Canadá e dos canadenses .

    • @vagantebr
      @vagantebr  ปีที่แล้ว +7

      Olá, Paulo. Bom ter você aqui novamente contribuindo com o debate. Eu penso que se pessoas sofrem de algo, e sentem medo, não é estigma, é legítimo, cabe a nós acalmarmos, fazermos nossa parte, como você faz, sendo um querido, pessoa educada e que respeita as diferenças. Concordo quando você diz que tem em todo canto, e foi exatamente esse o ponto central do vídeo, né. Mas eu, particularmente, nunca vi nenhum Curitibano sofrendo no Ceará, ou em Fortaleza, especificamente, ou alguém de lá tendo algum tipo de opinião odiosa sobre. Pessoal lá, normalmente não faz ideia de como é a cultura e só acha que aqui, inclusive Curitiba é lindo e maravilhoso, e querem vir morar, então não acho que isso reflita ódio e sim, desejo, ao mesmo tempo, o medo que vem junto do desconhecido. Acredito que as pessoas simplesmente estão buscando o que consideram o melhor para si, seja lá o que for, independente de onde sejam, e devem ser respeitadas por isso e pelas suas lutas. Obrigado novamente pelo comentário, e que legal que teve uma parceira cearense, a minha é curitibana, maravilhosa :D

    • @kaseylisk5019
      @kaseylisk5019 ปีที่แล้ว +1

      Exatamente, o que começou com piadas viraram fatos, transformaram não só Curitiba mas o sul como um todo em um bicho de sete cabeças. Pode abrir qualquer thread do reddit, tweet ou post no facebook sobre algum estado ou cidade daqui, pode ser o assunto mais inofensivo como a foto de um ponto turístico que pelo menos um comentário vai ser chingando.
      Os estados do norte e nordeste lideram índices de violência contra mulheres, pretos e membros da comunidade LGBT. Imagina se a partir de hoje, quando a gente visse alguém postando uma foto linda do nordeste, a gente inundasse o post só com comentários "ai essa região homofóbica, ai essa gente machista"? Ninguém faz isso porque todo mundo sabe todo lugar tem seus pontos positivos e negativos. Mas é isso que fazem com o sul.
      Falam que o sul não tem cultura própria, que queremos "ser europeus" mas ao mesmo tempo dizem que não somos brasileiros de verdade. Isso é extremamente cansativo.

    • @costa678
      @costa678 ปีที่แล้ว +2

      Igual aí nó Sul do Brasil não existe em nenhum outro lugar do Brasil o povo xenofóbico e racistas , e depois de bolsonaro ficou foi pior ainda triste 🤦🏾‍♂️

  • @Magal257
    @Magal257 7 หลายเดือนก่อน +1

    Pois é... sou curitibano nascido e criado na cidade. Mas já convivi com o preconceito em outros estados, inclusive no nordeste.

  • @izaiasbispodossantosrodrig875
    @izaiasbispodossantosrodrig875 ปีที่แล้ว +5

    Eu sou negro e sou de Goiânia e Estive 3 vezes à passeio em Curitiba e não percebi preconceito ou discriminação.observei um povo muito fechado com algumas exceções. Já em Joinville sc achei as pessoas mais receptivas e alegres não sei se isso se aplica ao fato de estar somente a passeio ou se é diferente pra quem vai pra morar

    • @andersonferreiradacosta1209
      @andersonferreiradacosta1209 ปีที่แล้ว +6

      Curitibano é desconfiado depois q pega confiança fica de boa

    • @ildocorrea
      @ildocorrea ปีที่แล้ว +3

      É um mistério, ninguém sabe porque o curitibano desenvolveu esta cultura enquanto em outros lugares as pessoas sai mais abertas. Maior influência das culturas eslavas? Clima mais frio da cidade que pode afetar o humor? Ninguém sabe...

    • @jhonnyd3505
      @jhonnyd3505 ปีที่แล้ว

      @@ildocorreaacho que é problema intestinal, esse povo dai não vai ao banheiro direito e ficam com essas caras de Cu, de curitibano

    • @AdilsonNeuburguer
      @AdilsonNeuburguer ปีที่แล้ว +3

      Sou nascido em Curitiba, mas criado em Guaratuba (desde o meus 6 anos de idade), no litoral do Paraná. Depois que fiz 18 anos, morei 3 vezes em Curitiba e 1 vez em Joinville. Posso te garantir que o povo de Joinville é mesmo mais aberto. Porém, os curitibanos não são tão fechados quanto as pessoas pensam. Na última vez que morei em Curitiba, eu era motorista Uber, e a maioria das minhas viagens, eram conversando bastante com os passageiros. Como vc deve imaginar, Uber não puxa conversa, então se eu estou dizendo que eu conversava bastante com os passageiros, é porque eles puxavam assunto.
      Quanto a ser turista nessas lugares. Os curitibanos tem orgulho de sua cidade, e portanto adoram receber turistas, muito provavelmente sempre vão tratar bem quem está a passeio em Curitiba. Recentemente a mídia tem reforçado muito isso, e isso está se estendendo bastante a todo o sul do país.

  • @geraldoceliodamasiodossant7742
    @geraldoceliodamasiodossant7742 ปีที่แล้ว +2

    Adoro Curitiba, sou mineiro e morei +45 anos em Campinas SP, preconceituosos existem em todo lugar e eu simplesmente ignoro e vou vivendo tranquilo; Curitiba não deve nada a ninguem e não merece ser vista dessa maneira!

  • @Edivanalvespers
    @Edivanalvespers ปีที่แล้ว +4

    Nunca sofri preconceito por cor aqui em Belém, sou pardo, e nem financeiro também, seu vídeo foi uma resposta excelente para mim, minha namorada é extremamente branca, e tem o sutaque daqui e umas giras do Norteste por conta do canto que ela é fã já eu nao tenho esse sutaque daqui nem uso as giras daqui além de não gosta da cultura daqui, muita baderna aqui a própria família dela é assim, somos formados e estamos indo prai ano que vem ela tem medo de não se adaptar por conta que ela gosta de casa cheia, família unida etc... Ruas cheias de criança etc, eu não gosto não faço questão e minha única família e mãe e pai e irmão o resto nem falo então pra mim já tô contando o dia até ir, até porque aqui é quente e abafado e isso é agoniante, enfim ótimo vídeos estou lhe acompanhando desde o início, tirou várias dúvidas minhas, sucesso aí amigo.

    • @vagantebr
      @vagantebr  ปีที่แล้ว +2

      Obrigado pelo seu relato, amigo! Acho que nada é preto ou branco, a experiência de cada um, engrandece o debate, que não é simples. Que bom, que no mínimo, pude gerar uma reflexão.

    • @alietecosta691
      @alietecosta691 ปีที่แล้ว +6

      As ruas e calçadas são para transeúntes e não para criança brincar. Quase todos os predios e condomínios têm playgrald, não é necessario brincar nas ruas ou cslçadas. Todos os bairros tem pracinhas esportivas e playgrauds.
      Não se faz necessário crianças interromperem o bom andamento de pedestres que passam com.pressa para seu trabalho. E a gritaria infantil? Totalmente desnecessária. Isso não é preconceito. É estilo de vida.

  • @pauloneto6882
    @pauloneto6882 ปีที่แล้ว +2

    Saudade da minha terrinha. Sou nascido e criado em Curitiba. Passei muitas vezes aí pelo Água Verde, meu pai morava na rua Morretes. Pensando a cabeça dos meus parentes daí reconheço que tem preconceito sim . Mas tentarão não demonstrar. Também vi preconceito em outros lugares que morei . Em Salvador o racismo também existe , de parte a parte. Moro no Rio atualmente a afirmo que aqui também tem . A diferença é que, como tem menos negros e nordestinos em Curitiba, ele fica menos evidente.

  • @tayarafrazaocorreia9003
    @tayarafrazaocorreia9003 7 หลายเดือนก่อน

    Dali eloquência e articulações em um video !! Amei demais suas falas e pontuações! Há 10 anos vi pra CWB e e meu esposo ! Ja tenho 2 filhos , porém no início era questionada demais pq tinha vindo pra cá bla blá e , antes tinha o trabalho de responder e tals ! Agora só respondo pq amooooo esse frio ❄️ .

  • @Liviagamers02
    @Liviagamers02 2 หลายเดือนก่อน +1

    O preconceito e questão do caráter de algumas pessoas infelizmente temos que conviver

  • @blugracafelicidade2613
    @blugracafelicidade2613 ปีที่แล้ว +4

    Prezado Vagante, adoro os seus vídeos, são ótimos parabéns!! Na minha opinião, com relação aos moradores de Rua, analisando o "mundo" algumas capitais ou cidades maiores por onde passei, em especial São Paulo capital, cheguei a uma conclusão sobre esta situação; infelizmente o resultado é que há pessoas que não vão querer trabalhar, pagar conta, ter obrigações a cumprir etc. Não são a maioria que vive nas ruas tem este DNA, muitas estão nesta vida marginalizadas por motivos de depressão, drogas em geral, abandono ou falta de esperança, mas existe pessoas que de fato não querem nada, é o estilo de vida que adotaram e querem assim. Na minha opinião, penso que o poder público deveria fazer uma leitura destas pessoas, com uma abordagem primária de entender as razões que as levaram a estar naquela condição, e buscar com tratamentos diversos e motivacionais, uma mudança de vida, esperança de um futuro melhor e digno... Olhando para a Cidade de Curitiba, vejo como uma oportunidade de resolver um problema que hoje ao analisarmos está espalhado pela capital, sendo mais fácil abordar e trazer solução, digo isso porque São Paulo por anos resolveu se abster do problema, dormiu e acordou com uma bomba de difícil solução, chamada cracolândia...

    • @caiusczar960
      @caiusczar960 ปีที่แล้ว +1

      Concordo com sua análise , vale lembrar que prefeitos das cidades da região trazem seus moradores de rua pra curitiba , se eu fosse prefeito ou governador faria uma triagem desses moradores de rua, os drogados e alcolatras seriam internados a força , as pessoas com depressão seria internadas em chacaras com atividades de agriculturas e religiosas pra tirar essa falta de vontade na vida, ,eu também acho que toda as drogas aprendidas deveriam ser deixado pros viciados usarem assim parariam de roubar pra comprar drogas ( isso não é nenhum absurdo a politicos que defende que o estado compre drogas pra distribuir, na california e outros estados dos eua isso ocorre) ai só eles teriam a chance de sair ou morrer de vez ...

    • @tatuncanara5934
      @tatuncanara5934 ปีที่แล้ว +2

      sim, esse é o ponto, primeiro fazer essa triagem, ajudar quem precisa, criar politicas sociais eficazes, existem viciados precisando de ajuda, existem pessoas qeu perderam o emprego... enfim, N situações, e os que realmente são vagabundos por escolha (que querem o estilo de vida mendigo, são minorias, mas existem, tem gente que opta por essa vida), estes serão convidado para se retirar da cidade e ir morar no mato, pois querem as facilidades de uma cidade mas não colaboram

    • @andreiapaiva9876
      @andreiapaiva9876 ปีที่แล้ว +3

      Concordo plenamente com os comentários acima! O que as autoridades devem fazer é medidas para evitar que o centro de Curitiba vire uma cracolandia. Isso sim vai estragar para sempre esta cidade tão linda.

  • @ivanirmartinson4945
    @ivanirmartinson4945 5 หลายเดือนก่อน +4

    Vai me desculpar mais eu não sou daqui , mas cheguei aqui, fazem 40 anos e não sofri nenhum preconceito por parte dos curitibanos e sim por pessoas que vem de fora pelo contrario pode ver nos comentários crítica o sotaque curitibanos e muito mais tem umas pessoas no meu trabalho que a gente releva porque é ambiente de trabalho eles nunca estão satisfeito crítica os patroes falam mal da cidade pocha se está rim volta cada um pra sua terra simples assim

  • @rodrigoschultz4751
    @rodrigoschultz4751 ปีที่แล้ว +7

    Gosto de acompanhar suas histórias e acho muito legal o carinho para com a cidade e para com os que moram em Curitiba em seus monólogos.
    Permita-me adicionar que a questão do recebimento de terras pelos imigrantes não ocorreu de forma tão bonita quanto prega a versão que, me parece, ser mais difundida no Brasil. Nem mesmo aqui no sul a história dessas pessoas recebe a devida atenção e reconhecimento.
    Fiquei muito surpreso quando conheci melhor um pouco da história desses imigrantes que, em muitos casos, vieram enganados e iludidos por uma promessa de recebimento de terras férteis e de melhora de condições de vida. Não foi isso que encontraram. Não existiam casas, estradas nem civilização próxima da maioria desses lugares. Tudo foi construído por eles do zero na maioria dos povoados. Nada foi ganho de "mão beijada".
    Os povos imigrantes sofreram, com doenças e com o preconceito dos brasileiros, principalmente de pessoas relacionadas ao governo à época.
    Gostaria, também, de deixar claro o óbvio: foi com a força de todos os imigrantes e povos nativos que Curitiba foi e continua a ser construída. Contudo, devemos muito respeito pela coragem e força de vontade dos primeiros desbravadores que permitiu que, nos tempos atuais, possamos viver nessa cidade.
    Não foi sua intenção, sei disso, mas a menção de que foram favorecidos com terras sem contextualizar o perrengue que passaram, desqualifica e diminui o esforço desses povos que vieram para as áreas que os brasileiros não ocuparam, então achei importante reforçar aqui.
    Valeu pelo canal.

    • @kaseylisk5019
      @kaseylisk5019 ปีที่แล้ว +5

      Parabéns pelo comentário, mas duvido que receberá alguma resposta dos que fizeram vários comentários inflamados sobre Curitiba até agora. Já se tornou cansativo consumir qualquer conteúdo na internet quando o assunto é o sul, sempre os mesmos preconceitos, as mesmas fantasias e vilificações.
      O que você escreveu é a mais pura verdade. Os colonos sofreram muito quanto chegaram ao brasil, a grande maioria eram camponeses que deixaram tudo que conheciam para começar do zero em um continente diferente, com uma sociedade, clima e língua diferente. Como você disse, as colônias foram construídas por eles, do nada, em terrenos que na maioria das vezes não eram propícios. Muitos morreram por conta de doenças e do clima. Se o fato de que eles ajudaram a transformar uma região que, quando comparada com a história muito mais antiga das outras não era nada, em uma que é líder em todos os indicativos de qualidade de vida em menos de 100 anos não pode ser motivo de orgulho, o que pode?
      E antes que apareça alguém pra falar isso, é óbvio que os sofrimentos deles não se comparam ao que os escravos passaram. Mas os grandes centros da escravidão no Brasil não ficavam no sul, quem sabe seria mais interessante que cada um aprendesse melhor sobre sua própria história e presente antes de sair apontando o dedo pra região alheia...

    • @rodrigoschultz4751
      @rodrigoschultz4751 ปีที่แล้ว +1

      ​@@kaseylisk5019 obrigado. Vamos aos poucos trazendo os fatos à luz.

    • @vagantebr
      @vagantebr  ปีที่แล้ว +3

      Obrigado por complementar com seu comentário, amigo! Difícil colocar sempre todos os pontos num video, apesar de ter sido quase 30 minutos kkkk assunto complexo. A vida de ninguém no Brasil foi fácil, claro. E com certeza todos que chegam, como imigrantes podem ter sofrido, resistência e boicote, principalmente com as oligarquias e elites que dominavam o estado à época, que sempre quiseram manter o status quo e mamar nas tetas. Meu ponto foi destacar que ainda assim, havia um tratamento ruim dessa classe dominante para com o povo que era mão de obra disponível e praticamente escravizado, sem esperança e condições de muitas vezes nem voltar pra casa ou construir qualquer coisa, que poderiam ter tido mais oportunidades, então como um dia muita gente do sul foram os imigrantes em busca de uma melhor vida, respeitem quem vem de outros estados em busca do mesmo, saca?
      Como você percebeu, meu vídeo em momento algum tenho a intenção de julgar ou xingar o povo Curitibano. Como digo no começo do vídeo: preconceito não é uma característica curitibana e sim um mal que esta espalhado por todo canto, portanto, sim, tem gente ruim aqui como em qualquer lugar, uma minoria barulhenta. Então quem é gente boa, como você, como a maioria que entende isso, não vai se sentir atacado. Vejo que muita gente esta incomodado, mas acredito ser porque talvez não tenha assistido realmente ao video ou o vídeo todo pra entender o ponto. Muita gente ja chega em posição de defesa pelo título do vídeo. Mais uma vez, obrigado. Comentários agregadores e respeitosos como o seu, faço questão de ler e responder com calma 😁

    • @rodrigoschultz4751
      @rodrigoschultz4751 ปีที่แล้ว

      @@vagantebr perfeito. Sem problema. Entendi seu ponto de vista. Realmente compreendo e agradeço suas observações. Apenas aproveitei a oportunidade para tratar um pouquinho do assunto. Obrigado novamente e continuo acompanhando suas aventuras no canal!!! Sucesso!

  • @emerson_agronomo
    @emerson_agronomo 9 หลายเดือนก่อน +3

    Sofro preconceito no Tocantins. Passei em um concurso e as pessoas ficam fazendo piadas maldosas com a minha origem (Sou do MA).
    A maioria dos aprovados são do Maranhão e as pessoas tem raiva da gente.
    Me sinto mal, mas levo minha vida. Não dependo deles para nada

  • @jeffersonsuzart5919
    @jeffersonsuzart5919 ปีที่แล้ว +1

    Obrigado pelos seus videos...

  • @joselbrxl3051
    @joselbrxl3051 8 หลายเดือนก่อน +2

    com essa conversa os povos que moram no nordeste também fazem comentários preconceituosos contra sulistas colocando todos no mesmo cesto. o país é a educação que faz um país grande.

  • @marcostrxznovitch1106
    @marcostrxznovitch1106 ปีที่แล้ว +3

    2020 uma empresa do Sul me deu proposta de emprego de vim aqui em SC. Pagaram minha passagem de Fortaleza CE pra chapeco tbm pagaram minha hospedagem durante 4 mês. Depois que me estabilizei fiquei de boa... Mas sempre tem aquelas pessoas que solta piada dizendo que tá tem muita pobreza, não tem estrutura e tal. Eu sempre nego na frente deles pra calar logo eles. Os sulistas ficam intimidados quando a gente responde eles na lata sem abaixar a cabeça. Responder eles olhando olho a olho de cabeça erguida. Agora depois de 3 anos a empresa me dispensou e hj tou planejando em ir pra Curitiba fui final do ano gostei. Fiz amizades boas em Curitiba mas são muito fechados. Mas gostei muito da aew. Daqui pro mês que vem partirei pra Curitiba.

    • @ildocorrea
      @ildocorrea ปีที่แล้ว +2

      É a postura de pombo (cabeça erguida e peito alto) assusta os preconceituosos. Quando acontecer temos que reagir. Interessante você ter estado em outra cidade do sul e ter achado os curitibanos fechados. Realmente Curitiba tem isso de peculiar.

  • @carlinhosniteroi1790
    @carlinhosniteroi1790 ปีที่แล้ว +1

    que nada fio moro em curitiba a 25 anos, aqui e a terra da oportunidade, e so fazer seus corre!

  • @elimarks5511
    @elimarks5511 4 หลายเดือนก่อน

    eu sou alagoana, moro em SP a 30 anos, e quando aqui cheguei ouvi tantas coisas absurdas, tinham homens paulistas que me olhavam como se eu fosse um bicho diferente sei lá, e tinham pessoas que viviam me corrigindo pq na mente deles eu falava errado, e aí perguntavam pq eu falava errado, e na época eu tinha 17 anos e nossa, não sabia argumentar, tantas pessoas que vinham rir do meu sotaque, e palavras como " botar" "tu" entre outras, e eu respondia que não era errado, que raiva que eu não conseguia explicar que era linguagem regional, que não era errado e sim que TDS as linguagens regionais estavam certas, o tempo foi passando e eu fui seguindo a minha vida, e no BBB que tinha a Juliete e TD que ela passou por ser nordestina, me veio TD a mente novamente, e aí caiu minha ficha que lá atrás quando vim pra SP eu sofri puro preconceito, meu foi um gatilho, pq parecia que TD me olhavam como um bichinho exótico, graças a Deus td passou, conheci pessoas maravilhosas aqui, e amo São Paulo e tbm tenho orgulho de ser nordestina, alagoana arretada e sempre que posso vou visitar minha terra, minhas raízes!

  • @everaldovidal
    @everaldovidal 5 หลายเดือนก่อน +1

    curitiba ainda é uma cidade em formaçao , tem muito a evoluir em todos os setores.

  • @leonardomartinez2873
    @leonardomartinez2873 10 หลายเดือนก่อน +2

    Agora uma coisa que vou dizer. Se voce imigra a cidade ou pais não tem que se adaptar a voce, e o contrario respeite a cultura local. Eu me adaptei aqui nos EUA e consegui conquistar meu espaço, mantenha sua essência mas não queira que as coisas sejam como em sua cidade ou pais. Os nordestinos sao mais expansivos e muitas vezes não respeitam horário, barulho (meu ex era de Salvador) e quando visitava eu não aguentava os finais de semana com batucada ate altas horas.Coisas culturais.

  • @sandrafavero6505
    @sandrafavero6505 ปีที่แล้ว +12

    Meu filho foi morar no Maranhão há 10 anos, e sofre preconceito lá até hj por ser loiro de olhos azuis. Ou seja, preconteito tem em todo lugar!

    • @krher0127
      @krher0127 8 หลายเดือนก่อน +2

      Não é preconceito, é admiração.

    • @antoniabertolli7991
      @antoniabertolli7991 5 หลายเดือนก่อน

      Preconceito ? Duvido , ser chamado de galego não é ofensa e mesmo no Maranhão tbm tem pessoas loiras apesar de não serem muitos as pessoas não ficam abobalhadas por ver pessoas loiras , você fala como se o povo nordestino nunca tivesse visto gente loira na vida eu sou do Piauí já vi um monte a filha da minha amiga é loira de olhos verdes e ela nem é do sul é do Piauí mesmo.

    • @sandrafavero6505
      @sandrafavero6505 5 หลายเดือนก่อน +1

      Q bom se o preconceito lá fosse só chamar de galego! Somos prova viva q há preconceito contra loiros de olhos azuis no Maranhão ! E na cidadezinha q meu filho está não vi nenhum outro loiro de olhos azuis lá !!!

    • @user-wi6dd2dj9v
      @user-wi6dd2dj9v 4 หลายเดือนก่อน

      ​@@sandrafavero6505que cidade o seu filho mora?

    • @sandrafavero6505
      @sandrafavero6505 4 หลายเดือนก่อน +2

      Meu filho morou em Lajeado e agora está em Porto Franco. O preconceito é grande, inclusive já mostraram até facão dizendo q loiro de fora não é bem vindo lá . Até quando ele vai comprar um simples espetinho na rua q é um preço, quando olham p ele cobram um preço maior. Se isso não é preconceito então não sei o q é!

  • @alexpavanelo
    @alexpavanelo ปีที่แล้ว +11

    essa disparidade de ideias entre sul-norte/nordeste era bem menor em outras décadas, mas uma das explicações atuais é esse lance dos políticos esquerda/direita e a divisão de preferências, então agora está assim. Na cabeça de um curitibano comum e numa conversa cotidiana é inadmissível que alguém já condenado por corrupção esteja na Presidência do país e ai ele culpa o norte e nordeste por isso. Não sei se essas diferenças políticas diminuirão, mas o negócio é esperar os anos e ver como será! Pelo menos eu percebo nas conversas informais do dia-a-dia, mercado, qualquer lugar, esse sentimento.

    • @Arnt91
      @Arnt91 ปีที่แล้ว +7

      Sim e tem gente que fala que essas pessoas do Norte e Nordeste que votaram nesse que está eleito presidente pode começar a lotar o Sul e fazer o mesmo elegendo gente da mesma laia dele.
      Existe um movimento nos EUA chamando "Don't California my Texas", pois muitos californianos estão fugindo da Califórnia por votarem nas pessoas erradas e indo pro Texas e continuam a votar nas pessoas erradas, fazendo possivelmente o Texas virar uma Califórnia no futuro". Esse sentimento deve ser similar no Brasil entre regiões.
      Muitos tem medo do alto índice de nortistas e nordestinos aqui justamente por isso. Eles vem pra cá muitas vezes com o mesmo pensamento.

    • @vagantebr
      @vagantebr  ปีที่แล้ว +8

      Acho que faz parte também esse contexto, Alex. Você também está correto. Pessoas tomando lados e necessariamente afastando diferentes em vez do diálogo, empatia e entendimento. Por isso tanta briga. Também torço pelo melhor!

    • @Arnt91
      @Arnt91 ปีที่แล้ว +4

      @@sarahhh3939 Sim, tem isso também. Você tem razão. Muitos tem o posicionamento diferente e até por isso acabam vindo pra cá.

    • @samiaoseko9545
      @samiaoseko9545 ปีที่แล้ว +1

      Não acredito q começa aí .
      Esse preconceito sempre existiu.

    • @eversonsall8938
      @eversonsall8938 ปีที่แล้ว

      isso de política é balela. as sucessivas tentativas de inferiorização de pessoas do norte/nordeste, e por qualquer motivo (apesar da grande maioria ser por motivaçao étino-racial), sempre existiram no brasil. SP nas décadas de 80, 90 e 2000 que o diga... E o que potencializou ainda mais foram as chegadas e popularização em massa das redes sociais no Brasil, a partir de 2012, que nos primeiros anos era dominada por usuários do centro sul (ainda é, mas numa proporção menor ao que já foi). Inclusive vemos essa tentativa de inferiorização aqui nos comentários desse canal, onde associam que ume stilo de convivência é o correto e "civilizado" e o outro não, onde ações de simpatia e boa convivência social com "bagunça, se intrometer na vida dos outros, falta de educação". Desde quando sorrir e responder um bom dia ou fazer um comentário simpático oud e amenidades na fila do mercado é "ser mal educado, fazer bagunça ou se intrometer na vida das pessoas"? 🤔

  • @Vagner-c9k
    @Vagner-c9k ปีที่แล้ว +10

    Moro aqui 14 anos conheço essa cidade na palma da minha mão e e bem isso que ele tá falando mesmo.uma vez um curitibano me falou que o povo e mau educada arrogante e se acha por ser descendentes de europeu o tempo passou e hoje tenho a minha experiência dessa cidade tem muita gente assim como tbm tem gente boa que pena q e minoria se vc tiver dinheiro não vai sentir isso mais se não tiver meu amigo vai vê na prática um cachorro de rua e bem mais tratado aqui do que um ser humano não estou generalizando. me faça pergunta pq estou ainda aqui pq nasci no Brasil só brasileiro com muito orgulho e amor

  • @joselioferreiradecarvalho5641
    @joselioferreiradecarvalho5641 ปีที่แล้ว

    Sou nordestino, indagava-me outrora a forma que referiam-se a nordestinos, infelizmente pós outubro/22, desisti da indignação. O nordeste é felicíssimo com o seu "prizidenti" (estou a planejar mudar-me para Curitiba)

  • @elianezikzira6904
    @elianezikzira6904 ปีที่แล้ว +1

    Interessante esse tema que vc trouxe pois é uma triste realidade, mas eu penso que preconceito será sempre preconceito, não só de origem, mas da sua situação financeira, do seu grau de escolaridade, das escolhas, é triste mas até no seu local de origem, tbm sofre-se com isso.

  • @leonardomartinez2873
    @leonardomartinez2873 10 หลายเดือนก่อน +1

    Sou imigrante nos EUA, a mesma coisa a culpa dos problemas sao os imigrantes. Tenho apartamento em Curitiba e sou paranaense descendente de uma paraibana e de um baiano. Em Curitiba existe muito preconceito(meu pai era negro) senti desde atendimento em restaurantes ate um professor de cursinho.

  • @fernandorodrigueslopes130
    @fernandorodrigueslopes130 7 หลายเดือนก่อน +2

    Ótimo vídeo! Pessoas preconceituosas, são como baratas, aos poucos elas vão voltando para o esgoto. Sejam bem vindos todos: nordestinos, haitianos; sul-americanos, etc. Sou curitibano, acredito que tenho algum direito de falar de coisas que não gosto aqui; me refiro principalmente as calçadas, infelizmente minha mãe anda com cadeira de rodas e isso tem sido uma aventura para se dizer o mínimo. Que vergonha! Querem que as pessoas acreditem que aqui é uma cidade de 1º mundo, com esse tipo de calçada.

  • @henriquesilva1232
    @henriquesilva1232 8 หลายเดือนก่อน +1

    Nao adianta o curitibano ter preconceito com povo que vem morar aqui, a maioria das empresas pagam mau, e esses empregos são para as pessoas que vem de fora, e se essas empresas fecharem a cidade perde muito dinheiro.

  • @ruysilva2980
    @ruysilva2980 ปีที่แล้ว +2

    Gente ruim tem em todos os lugares, sou paraense, em um certo momento da minha vida, decidi ir morar em Manaus em razão de ter mais oportunidades de trabalho naquela época com a zona franca, sofri bastante preconceito 😢, diziam que em Belém tropeçamos em jacarés e outras coisas 😂. Enfim, mas tbm conheci muita gente boa que até hoje mantenho contato.

  • @BarrigaVigarista
    @BarrigaVigarista 9 หลายเดือนก่อน

    Mano, me identifico muito com que diz. Top sua opinião sobre o tema.

  • @leonardoamaral89
    @leonardoamaral89 11 หลายเดือนก่อน +1

    Acredito que uns dos erros de quem vem de fora é morar no Estado e falar mal .

  • @carlosalair7461
    @carlosalair7461 6 หลายเดือนก่อน +3

    Tive a oportunidade de morar em Curitiba a trabalho e sou de Belém do Pará e fui muito bem recebido e não sofri preconceito só ouvi algumas coisas kkk mais normal e foi de minoria.

  • @SimoneSilva-zr2he
    @SimoneSilva-zr2he 2 หลายเดือนก่อน +1

    Sou do Ceará. Quanto será a passagem? Da pra ir de ônibus? Ou só da pra viajar prai só se for de avião?

  • @curitybana
    @curitybana ปีที่แล้ว +2

    Sou Curitibana, já passei muito perrengues e muita falta de consideração e gentileza no norte, nordeste, sudeste do Brasil.
    E, pasmem ... isso aconteceu na Europa, na América do Norte, Central e do Sul.
    Acho que quando tiver oportunidade de conhecer a Ásia e a Austrália não passarei por isdo né???
    Não é questão geográfica!!!

    • @jhonnyd3505
      @jhonnyd3505 ปีที่แล้ว +1

      Gente sem respeito existe em qualquer lugar, o grande problema que ninguêm quer falar é o problema de migração em massa, Curitiba não vai suportar tanta migração , SP já foi uma CTBA no passado

    • @elciokindra4346
      @elciokindra4346 ปีที่แล้ว +1

      @@jhonnyd3505 É só dar uma geada ou nevar, que o pessoal volta para o lugar de origem.

  • @buzznotabee
    @buzznotabee 11 หลายเดือนก่อน +2

    Sou de Curitiba e ñ sou preconceituosa pelo contrário quero ser sua amiga vc parece ser bem legal

  • @robertoctribas2956
    @robertoctribas2956 3 หลายเดือนก่อน +1

    Eu so Curitibano e tenho amigo do Nordeste e são pessoas munto boas

  • @cutepetsbr
    @cutepetsbr 10 หลายเดือนก่อน +1

    Tudo que você disse é PURA VERDADE. Quando chega um sulista no nordeste com bermuda takitel e meia no meio da canela, o povo ri e pergunta se tá doido. Tudo que é diferente pode gerar comportamentos idiotas, EM PESSOAS IDIOTAS. O pior para mim é achar legal ser BURRO EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA BRASILEIRA só pra esbanjar xenofobia, dizendo, por exemplo, que não sabe onde fica o Piauí ou achar que existe sotaque nordestino, sendo que cada estado do nordeste possui sua maneira de falar. VIAJE, MESMO QUE SEJA NO SEU ESTADO, SAI DA SUA ZONA DE CONFORTO, POIS PRECONCEITO É FALTA DE CONHECIMENTO, NÃO HÁ COMO REALMENTE CONHECER ALGUMAS COISAS SEM VIVENCIAR. O BRASIL É DE TODO BRASILEIRO, PAREM DE PASSAR VERGONHA COM XENOFOBIA.

  • @josefaalmeida4626
    @josefaalmeida4626 ปีที่แล้ว +1

    Boa noite, valei pelas dicas.

  • @cliciacerdeiradasilva41
    @cliciacerdeiradasilva41 6 หลายเดือนก่อน

    Eu amo todos os Brasileiros,jamais iria zombar de pessoas por ser de outra região,isso é mais questão de caráter mesmo ,de pessoas de coração ruim mesmo

  • @lenirmarquesalves1694
    @lenirmarquesalves1694 ปีที่แล้ว +2

    🎉❤🎉Eu NÃO VEJO nenhuma DIFERENÇA ENTRE o negro e o Branco porque TODOS Samoa CRIATURAS imagens e semelhança de Deus todos somos filhos de Deus

  • @sbaybol
    @sbaybol ปีที่แล้ว

    Meu, o Ceará é a capital mais linda do nordeste, quisá do Brasil...estou mudando pra lá, gente educadissima, sem falar na belaza e culinaria...sou paulistano, pretendo ter residencias em Curitiba tbm, vendo seu canal, otimas informações, abraços

  • @susanson7770
    @susanson7770 8 หลายเดือนก่อน +1

    Nunca soube nada disso,moro em Ctba e todos são bem recebidos.