Por usar a música, este vídeo não vai ser monetizado. Portanto, compartilhem MUITO pra que pelo menos chegue em mais pessoas. ❤ Comentem também sugestões de outras músicas para analisarmos.
EU AMEI!!!!!!!!!! Cara,eu ouvi "Construção","Apesar de você" e "Banda" de Chico Buarque e simplesmente me apaixonei Eu amo como "Apesar de você" soa como um grande protesto pacífico,dando um pouco de esperança em mim; A "banda" também me dá uma boa sensação,como se tudo que importa-se fosse os pequenos momentos precisos da vida,além de me dar esperança tbm E em "construção",eu tinha achado Inicialmente que fosse sobre as condições de trabalho abusivas tbm,e que a única parte que não se repete (a última) é como se ele ou um grupo de pessoas estivesse protestando sobre tudo o que estava acontecendo,com uma pitada de vibe de "vingança" e "ódio" Eu amo esse trio de músicas do Chico Cara,tu precisa fazer uma versão completa analisando a música toda,pfvr ;-;
Eu interpreto a música como se fossem todos sobre a mesma pessoa, mas em diferentes perspectivas. Na primeira, é na visão do trabalhador, que ama sua família, saiu pra trabalhar num dia qualquer e acabou morrendo. Depois, é como se fosse um terceiro falando dele, alguém comentando do ocorrido. Por último, seria uma visão mais sintética e generalizada, como se aquilo se repetisse várias e várias vezes, já sendo corriqueiro, como em uma reportagem, em que o trabalhador vira só mais um ali no meio. Amo essa música, Chiquinho foi gênio demais
A primeira vez que ouvi falar dessa música foi no vídeo do algoritmo da imagem, como se tornar um gênio. O vídeo explica pq pessoas como Chico Buarque são consideradas gênio por um senso comum. E a resposta é dinheiro.
@@junior31505 no caso dessa música, acho que ele fez tudo o que se propôs a fazer com maestria. Todos os versos são alexandrinos terminados com proparoxítonas, as figuras de linguagem que ele utiliza, os instrumentos se assemelhando a uma cidade movimentada, meio caótica. Tudo pra ambientar e expressar aquilo que ele quer. O cara pensou muito pra fazer essa música e isso é inegável.
@@saguadinsim, e os instrumentos fazem uma ambientação completa e q nem vc disse, com o andar da música parece q vai se distanciando e se tornando algo comum, só mais um acontecimento em meio ao caos.
Quando eu ouvi essa música a parte dele tropeçar no tráfego e entrar os intrumentos simulando o som dos carros me deixou maravilhada . ( pelo menos assim que eu interpretei )
Cara... essa letra é muito profunda, tipo, antes eu pensava que era sobre um personagem só que em mundos diferentes, mas depois de seu vídeo, faz mais sentido ser 3 personagens: o homem bom, que morreu em um acidente injustamente; um homem duvidoso, que também morreu acidentado, mas que merecia; e um espectador, que vê a vida e morte dos outros dois entrelaçadas, aparentemente uma confusão mental - bom, é assim que vejo o 3º. Necessito de parte 2, Jackie, porque é uma música ótima de se analisar por completo.
Cara, gostei. Pessoalmente interpreto da seguinte forma: 1 - Os versos se repetindo com palavras diferentes mostra casos de acidentes que são diferentes mas ocorrem de forma parecida, por conta das condições de trabalho. A medida que a letra vai ficando mais "confusa" me passa essa sensação de queda mesmo. Me dá certo desespero sempre que ouço ela. 2- A parte "Morreu na contramão atrapalhando o sábado". Mostra como as pessoas estão "acostumadas" a verem tragédias e acabam perdendo a sensibilidade por conta do estresse do cotidiano, fazendo com que a vida perca seu valor. Chico simplesmente um dos melhores compositores que esse país já teve! O vídeo tá maravilhoso 🤍🤍
Escuto Chico desde bebê, sou apaixonada pela obra desse homem, tem um talento inexplicável, por isso ganhou o prêmio Camões. Ele é perfeccionista e dedicado, referência em tudo o que faz, mas tem uma humildade que poucos artistas têm. Agradeço muito ao meu pai por ter me apresentado o trabalho desse gênio.
escutei essa música pela primeira vez recentemente, e definitivamente é uma experiência inesquecível! a letra me convidou a reflexão, o instrumental me encantou e é até então uma música que estou sempre escutando, não simplesmente porque ela grudou na minha cabeça, mas sim porque sinto que toda vez que escuto descubro um novo detalhe é definitivamente uma das maiores composições do brasil. excelente vídeo, jackie! você é 10 💜💜
Independentemente do verdadeiro significado que essa música transmite, é inegável o fato de que ela representa o verdadeiro esforço, cuidado e comprometimento de um artista ao expressar a sua arte. Chico é gênio!
9:06 Nunca tinha ouvido e realmente foi uma experiência. Ela consegue passar uma sensação de tensão conforme vai avançando a letra e QUE INSTRUMENTAL MAGNÍFICO!
Jackie, eu AMO essa música. Sempre interpretei a construção como sendo a construção da própria obra musical (que, coincidentemente, tbm fala de uma obra kkkk). Essa música vai se engrandecendo a medida que mais instrumentos e elementos narrativos são colocados, ao mesmo tempo que a tensão vai aumentando até atingir o ápice. Eu tenho uma sensação muito parecida quando escuto a day in the life dos beatles. Uma curiosidade que eu sempre achei engraçada é o fato de ter rimas com proparoxítonas, assim como robocop gay dos mamonas assassinas. Por favor, faz mais vídeos analisando grandes composições brasileiras. Eu amo esse tema!
O melhor é q no fim da música eu sinto como se tudo estivesse caindo sabe, desmoronando, aí ele fala "ergueu no patamar 4 paredes flácidas" o final é como se tudo se embaralhasse e caísse por terra, muito louca a sensação q da, eu sinto como se tudo tivesse derretendo
Saimos das Piores Composições do Mundo, para uma das mais belas composições Brasileiras. Eu colocaria "Como nossos Pais" acima dessa pela interpretação da Elis, mas Construção é uma obra prima.
Primeiro ele fala "morreu na contramão atrapalhando o tráfego" e depois ele fala "morreu na contramão atrapalhando o SÁBADO" No primeiro verso ele escreve que o protagonista descansou como se fosse sábado, ou seja, não era sábado, a partir da segunda parte da música já é sábado por isso o cara morre no fim de semana
No ano passado, houve um acidente numa construção que ficava de frente para o shopping que eu trabalhava. Um dos pedreiros acabou morrendo, e na mesma semana a obra seguiu normalmente. Isso me fez refletir sobre o quanto a vida do pobre não vale nada para o rico. Uma vida foi perdida? Não importa, vamos seguir normalmente porque tempo é dinheiro Por isso acho que essa música nunca deixou de ser atual. "Morreu na contramão atrapalhando o tráfego"
É incrível a composição dessa música. Chico Buarque conseguiu fazer com que cada um que escuta arranja seu próprio significado. A primeira vez que ouvi foi quando aprendi sobre a Tropicália na escola. Gostei muito e minha amiga me indicou ouvir várias músicas dele. Detalhe: sou nova, então essas músicas dos anos 50, 60 e 70, conheço faz pouco tempo, principalmente porque na minha geração as músicas que bombam são, na maioria das vezes, superficiais.
Essa música é a mais genial que já escutei. Surreal. Surreal. Sem comentários. Tudo foi feito de modo pensado e de maneira inteligentísisma. Os versos são uma construção, como uma parede, alinhada, com seus tijolos posicionados de maneira uniforme. E ela fala sobre esse pedreiro, um construtor. O ritmo da música lembra a agitação das grandes cidades, a correria do dia a dia. A vida corrida do pobre para sustentar sua família, e a sua futilidade perante a sociedade. Assim como já citado, os 3 personagens me parecem um, mas, de versões diferentes. Parece como se a hisotira tivesse se espalhado e cada um tivesse contando do seu jeito, como um telefone sem fio. O importante é a notícia, a história, não a vida daquele homem.
que bacana outro video do Jackie. outro dia, eu tinha analisado esta musica, por suas muitas virtudes, mas por ela conseguir ser longa, no mundo de musica pop de 2 minutos, e trabalha com repetição de uma forma curiosa. Vi que a tendência de musicas, com vocais, mais longas 5-6 ou mais minutos, são mais prosa do que poesia. Mas esta consegue trabalhar com a forma.
Jackie, amo seus vídeos! Traz mais sobre os grandes artistas da MPB, falando a visão técnica do porque eles (como cantores e compositores) são considerados tão bons ❤
Muito obrigada por esse vídeo! Amo essa música, amo essa álbum do Chico! Adoraria ver vc falando sobre outras grandes obras brasileiras, como as do Milton Nascimento por exemplo, bjsss ❤
Aêee! Acabei de conhece seu canal, e assistindo e rindo das piores composições, pensei "poxa, bem que ele podia dificultar e colocar as melhores'... e aqui estamos!! Sucesso pra você!!
a primeira vez que eu ouvi essa música eu achei ela bem simples normal, oq foi um crime da minha parte, ver como a composição dessa música foi feita, não só a composição mas o instrumental subindo e subindo como se fosse um construtor subindo um prédio e indo cada vez mais alto, e o instrumental dando aquele show SHOW DE ARTE, ficando mais alto e acrescentando mais elementos sinfônicos, cara pra mim não tem como, hj em dia e isso que faz falta nas músicas atuais, os "artistas" tratam a música como comércio, e não como oq ela realmente é, arte, e como vcs podem ver temos aberrações como letras e instrumentais horríveis, construção do Chico Buarque, e uma arte, uma aula de português, uma aula de como tratar a música como arte, e hj em dia eu tenho que falar que essa e uma das melhores músicas já feitas no Brasil, seu vídeo ficou incrível, continue com seu trabalho
uma vez eu tava falando com uma colega minha sobre um trabalho de português que a gente tinha que fazer, que era para analisar o contexto histórico de uma música, e eu disse que queria fazer sobre essa música e a criatura disse que nunca tinha ouvido falar dela, eu tive exatamente essa reação: 😨
Sim Jackie, por favor, tenta trazer para a gente uma análise harmônica com todos esses músicos, de uma forma mais detalhada ainda. Essa música é tão harmonicamente dissonante e, creio, tão emblemática nas entrelinhas que ela merece uma longa análise mesmo!! 🙏🏻🙌🏻❤
Adorei o vídeo, aprendo muito com vc! Sempre tive contato com música, mas nunca estudei teoria musical exatamente, então é muito legal poder perceber as intenções nas composições. A primeira vez que ouvi Construção foi na vdd na música P.U.T.A. da banda Mulamba, elas trazem alguns versos dessa no final e me intrigava muito a letra. Pesquisando eu acabei descobrindo a original e é uma música que me deixa encantada, sempre que ouço acho alguma coisa que não tinha percebido antes. Inclusive, fica a dica de análise das músicas da Mulamba, acho que vc vai gostar! Infelizmente elas se separaram, mas os dois álbuns lançados são incríveis. Abraço Jackie, obg pelo vídeo! 🫶🏽
Mesmo ele dizendo que não tinha intenção, apenas emoção, ele viveu vendo a qualidade de vida precária das pessoas e sentia a dor da população. A arte nasce do sentimento e, mesmo sem intenção consciente, acredito que foi isso que ele sentiu no momento em que estava compondo a música. Eu interpreto assim: Eu entendi que a música retrata a trajetória de um trabalhador que, preso em um ciclo de exploração e invisibilidade, encontra no suicídio uma forma de descanso. Logo no início, a letra mostra que ele amou “como se fosse a última vez”, beijou sua mulher e seus filhos com intensidade, como se soubesse que seria a última oportunidade de demonstrar afeto. Ele sabia que estava prestes a se despedir e, nesse momento, tentou ser um bom marido e pai pela última vez. Ao atravessar a rua, ele parece refletir, hesitar. Não porque deseja voltar atrás, mas porque sente o peso da decisão já tomada. A música segue com a descrição de sua rotina no trabalho: “Subiu a construção como se fosse máquina”. Aqui, ele é comparado a uma máquina, realizando suas tarefas de forma automática, sem emoção ou liberdade. Essa metáfora reflete a desumanização do trabalhador, preso a uma rotina exaustiva e repetitiva. Ainda assim, ele desempenha sua função com dignidade, erguendo as paredes como se seguisse um “desenho mágico”. Mas seus “olhos embotados de cimento e lágrimas” mostram a dor e o peso da decisão que ele está prestes a tomar. O cimento simboliza a rigidez, a ausência de volta, enquanto as lágrimas expressam seu lamento e sofrimento. Depois de concluir o trabalho, ele “sentou pra descansar como se fosse um sábado”. Esse momento representa uma pausa final, onde ele aprecia pela última vez o que está ao seu redor, como se estivesse relaxando antes do desfecho. Em seguida, ele “comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe”. A refeição simples ganha um significado especial, pois ele a saboreia como se fosse a melhor coisa do mundo, valorizando aquele último instante de prazer e satisfação. Ao “beber e soluçar como se fosse um náufrago”, ele busca anestesiar sua dor e fugir da realidade. A bebida representa tanto o sofrimento que o afunda quanto a tentativa de se afastar da mágoa que consome sua alma. Ele bebe além do que pode suportar, como alguém que já não vê saída. Em seguida, ele “dançou e gargalhou como se ouvisse música”, uma dança simbólica, quase como uma despedida. Aqui, ele parece aceitar seu destino, dançando a dança da morte. Quando “tropeçou no céu como se fosse um bêbado”, a letra traz uma metáfora que sugere o momento em que ele salta. Tropeçar no céu é impossível, mas indica a sensação de desequilíbrio emocional. Contudo, em vez de lutar para se salvar, ele “flutua no ar como se fosse um pássaro”. Ele aceita seu fim com tranquilidade, encontrando uma sensação de liberdade na decisão de acabar com sua dor. Por fim, ele “se acabou no chão, feito um pacote flácido”, uma imagem que reflete sua morte trágica e a forma como a sociedade o enxerga: como algo insignificante, descartável. Ele agoniza “no meio do passeio público”, mas ninguém parece se importar. A vida das pessoas segue normalmente, mostrando o descaso com sua existência. Ao “morrer na contramão e atrapalhar o tráfego”, ele simboliza sua oposição à sociedade. Ele não conseguiu aceitar a vida desumanizante que levava e escolheu ir na contramão, buscando o descanso que não encontrava. Foi isso que eu entendi.
Sempre gostei dessa música desde de quando ouvi pela primeira vez. E esse jogo de palavras é muito incrível. Sem contar a orquestra que entra e dá um clima de suspense, simplesmente perfeito. Parabéns pela sua iniciativa de dissecar essa obra de arte da MPB.
Eu estava ouvindo essa música esses dias e pensando em muita coisa que você falou! Só que claro, de forma bem menos clínica. Amei ver você trazendo ela aqui ❤
Não é meu tipo de ritmo, mas acho fantástico e muito inteligente. Analisa "Apenas Um Rapaz Latino-Americano" do Belchior, ele é o melhor compositor na minha humilde opinião!
Uma coisa que acho interessante nessa música é que a última palavra de todas as frases são proparoxítonas (último, náufrago, tráfego...). Amo suas análises ❤️.
Estava no seu canal esses dias e senti falta de conteúdo longo como esse. Você trás muito conteúdo informativo, divertido e sinto falta de ter um vídeo só sobre aquilo. Um exemplo foi o shorts sobre as vozes com técnicas semelhantes ao do Michael Jackson. Acho que é o tipo de conteúdo para além do shorts. Apesar do trabalho na gravação, estudo de conteúdo, espero que você nos traga isso.
Esse vídeo ficou rico visualmente, e a analise maravilhosa. Quando você falou sobre a repetição dos acordes, acho que é isso que me pega tanto nessa música, lá pras tantas o som fica magistral e dá uma sensação de agonia e grandeza 🌀
Gosto muito dessas análises de músicas brasileiras mais antigas, há diversas interpretações e isso é tão interessante! Uma que ainda luto pra entender é "Menina da Ladeira" de João Só. Ótimo vídeo 🤓
Meu Deussss, ai que legal você fazer vídeo de música brasileira!! ❤ Pode fazer dessas três músicas? O Mundo é Um Moinho - Cartola Falador Passa Mal - Originais do Samba Retrato em Branco e Preto - Tom Jobim
São versos dodecassílabos (12 sílabas poéticas), terminando em palavras proparoxítonas. A preocupação com a FORMA, nessa música, é o encontro do Chico Buarque poeta com o Chico Buarque cronista
Eu já consigo imaginar o cenário da criação dessa música. Houve uma história e a letra foi a partir dela. Fiz isso uma vez com o personagem Laércio, de Comunidade Rubra. Enfim, só pela análise, concluo que essa música é boa mesmo! Ótimo vídeo! 👌👏
Por usar a música, este vídeo não vai ser monetizado. Portanto, compartilhem MUITO pra que pelo menos chegue em mais pessoas. ❤ Comentem também sugestões de outras músicas para analisarmos.
EU AMEI!!!!!!!!!!
Cara,eu ouvi "Construção","Apesar de você" e "Banda" de Chico Buarque e simplesmente me apaixonei
Eu amo como "Apesar de você" soa como um grande protesto pacífico,dando um pouco de esperança em mim;
A "banda" também me dá uma boa sensação,como se tudo que importa-se fosse os pequenos momentos precisos da vida,além de me dar esperança tbm
E em "construção",eu tinha achado Inicialmente que fosse sobre as condições de trabalho abusivas tbm,e que a única parte que não se repete (a última) é como se ele ou um grupo de pessoas estivesse protestando sobre tudo o que estava acontecendo,com uma pitada de vibe de "vingança" e "ódio"
Eu amo esse trio de músicas do Chico
Cara,tu precisa fazer uma versão completa analisando a música toda,pfvr ;-;
Que vídeo lindo jackieee, mas bem que você poderia dar aulas de canto né pra nós meros mortais 🥺
Poxa, merecia monetizar sim 😢
@@gabriellehansen93 🙋♀️ faria, de verdade
Vdd@@himuraame
Eu interpreto a música como se fossem todos sobre a mesma pessoa, mas em diferentes perspectivas. Na primeira, é na visão do trabalhador, que ama sua família, saiu pra trabalhar num dia qualquer e acabou morrendo. Depois, é como se fosse um terceiro falando dele, alguém comentando do ocorrido. Por último, seria uma visão mais sintética e generalizada, como se aquilo se repetisse várias e várias vezes, já sendo corriqueiro, como em uma reportagem, em que o trabalhador vira só mais um ali no meio.
Amo essa música, Chiquinho foi gênio demais
Vdd
A primeira vez que ouvi falar dessa música foi no vídeo do algoritmo da imagem, como se tornar um gênio. O vídeo explica pq pessoas como Chico Buarque são consideradas gênio por um senso comum. E a resposta é dinheiro.
@@junior31505 no caso dessa música, acho que ele fez tudo o que se propôs a fazer com maestria. Todos os versos são alexandrinos terminados com proparoxítonas, as figuras de linguagem que ele utiliza, os instrumentos se assemelhando a uma cidade movimentada, meio caótica. Tudo pra ambientar e expressar aquilo que ele quer. O cara pensou muito pra fazer essa música e isso é inegável.
EXATAMENTE ISSO VEY
@@saguadinsim, e os instrumentos fazem uma ambientação completa e q nem vc disse, com o andar da música parece q vai se distanciando e se tornando algo comum, só mais um acontecimento em meio ao caos.
Jackie traz mais músicas brasileiras, por favor. É sempre bom ver seus vídeos, são divertidos e educativos.
Simmmmm
como alguém com certeza vai mencionar Legião Urbana, já peço aqui :D
Siim
Águas de Março é uma boa pedida. Principalmente analisando o vídeo da gravação da música, onde vemos a Elis e o Tom cantando a música.
Simmmmmmmmmmmmm
Quando eu ouvi essa música a parte dele tropeçar no tráfego e entrar os intrumentos simulando o som dos carros me deixou maravilhada . ( pelo menos assim que eu interpretei )
Isso não é música.... É uma obra de arte! Incrível como essa música só tem um compositor e é incrível, já as que tem vários compositores....
Mas toda música não é obra de arte, oras? Kkkkkkkk
@juliasa6014 mas existem péssimas obras de arte, o que não é o caso da música "a construção"
Acho que isso foi uma indireta kkjkkjkkjk
@@juliasa6014vdd
viu, luisa.
vc e um dos únicos youtubers que eu assisto de verdade, sem gritaria, sem cores exageradas pra prender a atenção, so a paixão pela arte
❤❤❤
Chico Buarque é uma grande aula de Português, composição e musica. Sem sobras de dúvida, o maior compositor da língua portuguesa, ainda vivo.
Cara... essa letra é muito profunda, tipo, antes eu pensava que era sobre um personagem só que em mundos diferentes, mas depois de seu vídeo, faz mais sentido ser 3 personagens: o homem bom, que morreu em um acidente injustamente; um homem duvidoso, que também morreu acidentado, mas que merecia; e um espectador, que vê a vida e morte dos outros dois entrelaçadas, aparentemente uma confusão mental - bom, é assim que vejo o 3º.
Necessito de parte 2, Jackie, porque é uma música ótima de se analisar por completo.
Cara, gostei.
Pessoalmente interpreto da seguinte forma:
1 - Os versos se repetindo com palavras diferentes mostra casos de acidentes que são diferentes mas ocorrem de forma parecida, por conta das condições de trabalho. A medida que a letra vai ficando mais "confusa" me passa essa sensação de queda mesmo. Me dá certo desespero sempre que ouço ela.
2- A parte "Morreu na contramão atrapalhando o sábado". Mostra como as pessoas estão "acostumadas" a verem tragédias e acabam perdendo a sensibilidade por conta do estresse do cotidiano, fazendo com que a vida perca seu valor.
Chico simplesmente um dos melhores compositores que esse país já teve!
O vídeo tá maravilhoso 🤍🤍
Escuto Chico desde bebê, sou apaixonada pela obra desse homem, tem um talento inexplicável, por isso ganhou o prêmio Camões. Ele é perfeccionista e dedicado, referência em tudo o que faz, mas tem uma humildade que poucos artistas têm. Agradeço muito ao meu pai por ter me apresentado o trabalho desse gênio.
escutei essa música pela primeira vez recentemente, e definitivamente é uma experiência inesquecível! a letra me convidou a reflexão, o instrumental me encantou e é até então uma música que estou sempre escutando, não simplesmente porque ela grudou na minha cabeça, mas sim porque sinto que toda vez que escuto descubro um novo detalhe
é definitivamente uma das maiores composições do brasil. excelente vídeo, jackie! você é 10 💜💜
Eu gosto de pensar que não são vários personagens e sim o mesmo sobre diferentes perspectivas.
Também. Parece que é a construção de uma imagem falsa e depois se revelando uma verdadeira.
Eu tinha uma brisa mais literal, sobre contar a mesma história em perspectivas diferentes. Da mulher do peão pros colegas e o chefe...
Independentemente do verdadeiro significado que essa música transmite, é inegável o fato de que ela representa o verdadeiro esforço, cuidado e comprometimento de um artista ao expressar a sua arte. Chico é gênio!
9:06 Nunca tinha ouvido e realmente foi uma experiência. Ela consegue passar uma sensação de tensão conforme vai avançando a letra e QUE INSTRUMENTAL MAGNÍFICO!
o instrumental na hora que o primeiro personagem cai imitando as buzinas dos carros pra mim é o que mais me fascina
Menino! Quando o vídeo começou a ficar bom cè acaba? Aaaai Volta! CONTINUAAA!!! :D
Jackie, eu AMO essa música. Sempre interpretei a construção como sendo a construção da própria obra musical (que, coincidentemente, tbm fala de uma obra kkkk). Essa música vai se engrandecendo a medida que mais instrumentos e elementos narrativos são colocados, ao mesmo tempo que a tensão vai aumentando até atingir o ápice. Eu tenho uma sensação muito parecida quando escuto a day in the life dos beatles. Uma curiosidade que eu sempre achei engraçada é o fato de ter rimas com proparoxítonas, assim como robocop gay dos mamonas assassinas. Por favor, faz mais vídeos analisando grandes composições brasileiras. Eu amo esse tema!
Eu amo esse álbum inteiro. As canções parecem se conectar contando uma história ❤️
O melhor é q no fim da música eu sinto como se tudo estivesse caindo sabe, desmoronando, aí ele fala "ergueu no patamar 4 paredes flácidas" o final é como se tudo se embaralhasse e caísse por terra, muito louca a sensação q da, eu sinto como se tudo tivesse derretendo
eu simplesmente adoro essa música, desde a letra até a melodia que pra mim é simplesmente perfeita
Seria muito legal se você fizesse um vídeo analisando a música "Fica (bem longe). Gostaria de entender a sua visão sobre a própria composição.
Saimos das Piores Composições do Mundo, para uma das mais belas composições Brasileiras. Eu colocaria "Como nossos Pais" acima dessa pela interpretação da Elis, mas Construção é uma obra prima.
Essa musica é uma obra de arte, você falando sobre essa musica é outra obra de arte ❤
😍❤
Amo essa música, desde criança. Meu pai tinha o LP Original lançado na época. Já me vi chorando muitas vezes ouvindo-a. É muito tocante.
Primeiro ele fala "morreu na contramão atrapalhando o tráfego" e depois ele fala "morreu na contramão atrapalhando o SÁBADO" No primeiro verso ele escreve que o protagonista descansou como se fosse sábado, ou seja, não era sábado, a partir da segunda parte da música já é sábado por isso o cara morre no fim de semana
uma sessão de composição contigo deve ser massa d+
Esse vídeo ficou sensacional! Traz mais vídeos de melhores composições com músicas brasileiras 🥲
CHICO BUARQUE MENCIONADO ❤❤❤❤ ESSA MUSICA É MT BOA AMO!!
No ano passado, houve um acidente numa construção que ficava de frente para o shopping que eu trabalhava. Um dos pedreiros acabou morrendo, e na mesma semana a obra seguiu normalmente. Isso me fez refletir sobre o quanto a vida do pobre não vale nada para o rico. Uma vida foi perdida? Não importa, vamos seguir normalmente porque tempo é dinheiro
Por isso acho que essa música nunca deixou de ser atual. "Morreu na contramão atrapalhando o tráfego"
É incrível a composição dessa música. Chico Buarque conseguiu fazer com que cada um que escuta arranja seu próprio significado. A primeira vez que ouvi foi quando aprendi sobre a Tropicália na escola.
Gostei muito e minha amiga me indicou ouvir várias músicas dele.
Detalhe: sou nova, então essas músicas dos anos 50, 60 e 70, conheço faz pouco tempo, principalmente porque na minha geração as músicas que bombam são, na maioria das vezes, superficiais.
Essa música é a mais genial que já escutei. Surreal. Surreal. Sem comentários. Tudo foi feito de modo pensado e de maneira inteligentísisma. Os versos são uma construção, como uma parede, alinhada, com seus tijolos posicionados de maneira uniforme. E ela fala sobre esse pedreiro, um construtor. O ritmo da música lembra a agitação das grandes cidades, a correria do dia a dia. A vida corrida do pobre para sustentar sua família, e a sua futilidade perante a sociedade. Assim como já citado, os 3 personagens me parecem um, mas, de versões diferentes. Parece como se a hisotira tivesse se espalhado e cada um tivesse contando do seu jeito, como um telefone sem fio. O importante é a notícia, a história, não a vida daquele homem.
que bacana outro video do Jackie.
outro dia, eu tinha analisado esta musica, por suas muitas virtudes, mas por ela conseguir ser longa, no mundo de musica pop de 2 minutos, e trabalha com repetição de uma forma curiosa.
Vi que a tendência de musicas, com vocais, mais longas 5-6 ou mais minutos, são mais prosa do que poesia. Mas esta consegue trabalhar com a forma.
Nossa você não sabe como eu tô contente por você tá fazendo a análise dessa música, adoro seus vídeos, beijos.
Nossa❤ que liiiiindo vc falando dessa a música 🎉🎉🎉🎉🎉 MUITO OBRIGADA POR ISSO ❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Traz mais músicas brasileiras, principalmente mpb, samba, bossa nova e tal. POR FAVOOOOR!!!
Jackie, amo seus vídeos! Traz mais sobre os grandes artistas da MPB, falando a visão técnica do porque eles (como cantores e compositores) são considerados tão bons ❤
Muito obrigada por esse vídeo! Amo essa música, amo essa álbum do Chico! Adoraria ver vc falando sobre outras grandes obras brasileiras, como as do Milton Nascimento por exemplo, bjsss ❤
Eu amo essa música, simplesmente incrível
Aêee! Acabei de conhece seu canal, e assistindo e rindo das piores composições, pensei "poxa, bem que ele podia dificultar e colocar as melhores'... e aqui estamos!!
Sucesso pra você!!
AAAHHHH amo essa música, faça mais videos de composições brasileiras
a primeira vez que eu ouvi essa música eu achei ela bem simples normal, oq foi um crime da minha parte, ver como a composição dessa música foi feita, não só a composição mas o instrumental subindo e subindo como se fosse um construtor subindo um prédio e indo cada vez mais alto, e o instrumental dando aquele show SHOW DE ARTE, ficando mais alto e acrescentando mais elementos sinfônicos, cara pra mim não tem como, hj em dia e isso que faz falta nas músicas atuais, os "artistas" tratam a música como comércio, e não como oq ela realmente é, arte, e como vcs podem ver temos aberrações como letras e instrumentais horríveis, construção do Chico Buarque, e uma arte, uma aula de português, uma aula de como tratar a música como arte, e hj em dia eu tenho que falar que essa e uma das melhores músicas já feitas no Brasil, seu vídeo ficou incrível, continue com seu trabalho
uma vez eu tava falando com uma colega minha sobre um trabalho de português que a gente tinha que fazer, que era para analisar o contexto histórico de uma música, e eu disse que queria fazer sobre essa música e a criatura disse que nunca tinha ouvido falar dela, eu tive exatamente essa reação: 😨
Agradeço por sua análise. Nem lembrava mais dela.
Eu ouvi essa música quando era adolescente e realmente é maravilhosa e uma das minhas preferidas.
Estava ouvindo esses dias, a quantidade de silabas tonicas e a troca de letras mantendo o sentido da música é incrível
Sim Jackie, por favor, tenta trazer para a gente uma análise harmônica com todos esses músicos, de uma forma mais detalhada ainda. Essa música é tão harmonicamente dissonante e, creio, tão emblemática nas entrelinhas que ela merece uma longa análise mesmo!! 🙏🏻🙌🏻❤
Oie! Faz uma análise de "Como nossos pais" ou "O bêbado e a equilibrista". Duas músicas imortalizadas pela voz lendária de Elis Regina.
Adorei o vídeo, aprendo muito com vc! Sempre tive contato com música, mas nunca estudei teoria musical exatamente, então é muito legal poder perceber as intenções nas composições. A primeira vez que ouvi Construção foi na vdd na música P.U.T.A. da banda Mulamba, elas trazem alguns versos dessa no final e me intrigava muito a letra. Pesquisando eu acabei descobrindo a original e é uma música que me deixa encantada, sempre que ouço acho alguma coisa que não tinha percebido antes. Inclusive, fica a dica de análise das músicas da Mulamba, acho que vc vai gostar! Infelizmente elas se separaram, mas os dois álbuns lançados são incríveis. Abraço Jackie, obg pelo vídeo! 🫶🏽
Mesmo ele dizendo que não tinha intenção, apenas emoção, ele viveu vendo a qualidade de vida precária das pessoas e sentia a dor da população. A arte nasce do sentimento e, mesmo sem intenção consciente, acredito que foi isso que ele sentiu no momento em que estava compondo a música.
Eu interpreto assim: Eu entendi que a música retrata a trajetória de um trabalhador que, preso em um ciclo de exploração e invisibilidade, encontra no suicídio uma forma de descanso. Logo no início, a letra mostra que ele amou “como se fosse a última vez”, beijou sua mulher e seus filhos com intensidade, como se soubesse que seria a última oportunidade de demonstrar afeto. Ele sabia que estava prestes a se despedir e, nesse momento, tentou ser um bom marido e pai pela última vez. Ao atravessar a rua, ele parece refletir, hesitar. Não porque deseja voltar atrás, mas porque sente o peso da decisão já tomada.
A música segue com a descrição de sua rotina no trabalho: “Subiu a construção como se fosse máquina”. Aqui, ele é comparado a uma máquina, realizando suas tarefas de forma automática, sem emoção ou liberdade. Essa metáfora reflete a desumanização do trabalhador, preso a uma rotina exaustiva e repetitiva. Ainda assim, ele desempenha sua função com dignidade, erguendo as paredes como se seguisse um “desenho mágico”. Mas seus “olhos embotados de cimento e lágrimas” mostram a dor e o peso da decisão que ele está prestes a tomar. O cimento simboliza a rigidez, a ausência de volta, enquanto as lágrimas expressam seu lamento e sofrimento.
Depois de concluir o trabalho, ele “sentou pra descansar como se fosse um sábado”. Esse momento representa uma pausa final, onde ele aprecia pela última vez o que está ao seu redor, como se estivesse relaxando antes do desfecho. Em seguida, ele “comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe”. A refeição simples ganha um significado especial, pois ele a saboreia como se fosse a melhor coisa do mundo, valorizando aquele último instante de prazer e satisfação.
Ao “beber e soluçar como se fosse um náufrago”, ele busca anestesiar sua dor e fugir da realidade. A bebida representa tanto o sofrimento que o afunda quanto a tentativa de se afastar da mágoa que consome sua alma. Ele bebe além do que pode suportar, como alguém que já não vê saída. Em seguida, ele “dançou e gargalhou como se ouvisse música”, uma dança simbólica, quase como uma despedida. Aqui, ele parece aceitar seu destino, dançando a dança da morte.
Quando “tropeçou no céu como se fosse um bêbado”, a letra traz uma metáfora que sugere o momento em que ele salta. Tropeçar no céu é impossível, mas indica a sensação de desequilíbrio emocional. Contudo, em vez de lutar para se salvar, ele “flutua no ar como se fosse um pássaro”. Ele aceita seu fim com tranquilidade, encontrando uma sensação de liberdade na decisão de acabar com sua dor.
Por fim, ele “se acabou no chão, feito um pacote flácido”, uma imagem que reflete sua morte trágica e a forma como a sociedade o enxerga: como algo insignificante, descartável. Ele agoniza “no meio do passeio público”, mas ninguém parece se importar. A vida das pessoas segue normalmente, mostrando o descaso com sua existência. Ao “morrer na contramão e atrapalhar o tráfego”, ele simboliza sua oposição à sociedade. Ele não conseguiu aceitar a vida desumanizante que levava e escolheu ir na contramão, buscando o descanso que não encontrava. Foi isso que eu entendi.
sensacional...sempre ouvi superficialmente essa música no meio do álbum...nunca parei pra prestar atenção nessa letra.
Esse álbum inteiro é uma obra de arte
mds nem assisti o vídeo e já amei, por mais composições brasileiras aqui no canal!! por favor faça de força estranha de caetano veloso
Excelente video sobre essa obra prima. Faz uma analise da letra do Rap do Silva - MC Bob Rum. Abraços
FINALMENTE MAIS UM VIDEO DO DIVO!!!! 🎉🎊
Sempre gostei dessa música desde de quando ouvi pela primeira vez. E esse jogo de palavras é muito incrível. Sem contar a orquestra que entra e dá um clima de suspense, simplesmente perfeito. Parabéns pela sua iniciativa de dissecar essa obra de arte da MPB.
Eu estava ouvindo essa música esses dias e pensando em muita coisa que você falou! Só que claro, de forma bem menos clínica. Amei ver você trazendo ela aqui ❤
FINALMENTE ESSA MUSICAAA, meu sonho era ver uma analise sua dessa
Simplesmente amo
Não é meu tipo de ritmo, mas acho fantástico e muito inteligente. Analisa "Apenas Um Rapaz Latino-Americano" do Belchior, ele é o melhor compositor na minha humilde opinião!
Que música 👏👏👏
Uma coisa que acho interessante nessa música é que a última palavra de todas as frases são proparoxítonas (último, náufrago, tráfego...).
Amo suas análises ❤️.
Sempre que escuto essa música sinto arrepios
Mds eu amo essa música e vc fez eu entender ela tão melhorrrr
Fala mais por favorrrrr 😭😭😭 amei o vídeo
vou de base toda vez que ouço essa
Estava no seu canal esses dias e senti falta de conteúdo longo como esse. Você trás muito conteúdo informativo, divertido e sinto falta de ter um vídeo só sobre aquilo. Um exemplo foi o shorts sobre as vozes com técnicas semelhantes ao do Michael Jackson. Acho que é o tipo de conteúdo para além do shorts. Apesar do trabalho na gravação, estudo de conteúdo, espero que você nos traga isso.
Mais um vídeo novo sobre uma composição maravilhosa! Traz mais vídeos de melhores composições;))
"mortal loucura" de Maria Bethânia me dá a msm sensação, faz vídeo dela por favor 😢
Análise maravilhosa! ❤❤❤
Que vídeo incrível.
Parabéns pelo conteúdo.
A primeira vez que ouvi essa música fiquei fascinada com a letra.
Esse vídeo ficou rico visualmente, e a analise maravilhosa. Quando você falou sobre a repetição dos acordes, acho que é isso que me pega tanto nessa música, lá pras tantas o som fica magistral e dá uma sensação de agonia e grandeza 🌀
Gosto muito dessas análises de músicas brasileiras mais antigas, há diversas interpretações e isso é tão interessante!
Uma que ainda luto pra entender é "Menina da Ladeira" de João Só.
Ótimo vídeo 🤓
Chico é um gênio da música
Amo essa música
Amei o vídeo. Que análise perfeita ❤
Moço que vídeo maravilhoso!!❤❤ obggggg
Lembrando que todos os versos terminam com palavras proparoxítonas.
Meu deus q vídeo bom Jackie, pfv traz mais vídeo sobre mpb😭
gente... escuto essa música há sei lá quantos anos mas nunca nem tinha parado pra fazer uma análise mais profunda. juro muito obrigado pelo vídeo
Amei o vídeo!
Amei o vídeo, agora você falou em MÚSICA 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 😂 é linda demais. ❤
Nunca pare de fazer esses vídeos ❤❤❤
Na parte " tropeçou no céu como se fosse bêbado" também pode ser para reforçar a altura em que ele estava ☁️
Queria ter tanto talento quanto o Chico
Eu tava só esperando por esse vídeo, hahah! ❤
Mds, minha sugestão virou vídeo, nem acredito ameiiiiiiiiiiiii
Meu Deussss, ai que legal você fazer vídeo de música brasileira!! ❤
Pode fazer dessas três músicas?
O Mundo é Um Moinho - Cartola
Falador Passa Mal - Originais do Samba
Retrato em Branco e Preto - Tom Jobim
aula
comentando e deixando like pra assistir dps pq já sei que é coisa boa, é finesse
Adorei o vídeo!
Faz uma analise das musicas do verequete um cantor paraense nascido no marajo e as composições do kamaitachi!
Essa música caiu na minha prova de português, se eu tivesse vindo antes...😢
São versos dodecassílabos (12 sílabas poéticas), terminando em palavras proparoxítonas. A preocupação com a FORMA, nessa música, é o encontro do Chico Buarque poeta com o Chico Buarque cronista
jackie eu vou te usar nas minhas aulas de literatura, com licensa, obrigado desde já
Eu já consigo imaginar o cenário da criação dessa música. Houve uma história e a letra foi a partir dela. Fiz isso uma vez com o personagem Laércio, de Comunidade Rubra.
Enfim, só pela análise, concluo que essa música é boa mesmo!
Ótimo vídeo! 👌👏
Ola Jackie, poderia analisar as músicas da Bea Duarte, especificamente mar
Concordo! Quero muito que ele analise minha cantora favorita.
UMA DAS *MELHORES* MÚSICAS BRASILEIRAS
Jackie analisa "principalmente me sinto arrasada"
Não é "A construção" é "Construção" mesmo, querido. Ótimo vídeo.