Quem como eu já está na terceira idade, vendo a proximidade do sono eterno... é incrível como cada palavra te atinge como um soco. Obrigado pelo vídeo like e inscrito.
Todos estão indo para o "sono eterno", a morte é uma realidade em qualquer momento da existência humana. Não existe os que estão próximos, todos convivem com ela independente da idade.
Dar a mão a alguém sempre foi o que esperei da alegria. Muitas vezes antes de adormecer - nessa pequena luta por não perder a consciência e entrar no mundo maior - muitas vezes, antes de ter a coragem de ir para a grandeza do sono, finjo que alguém está me dando a mão e então vou, vou para a enorme ausência de forma que é o sono. E quando mesmo assim não tenho coragem, então eu sonho. Ir para o sono se parece tanto com o modo como agora tenho de ir para a minha liberdade. Entregar-me ao que não entendo será pôr-me à beira do nada. Será ir apenas indo, e como uma cega perdida num campo. Essa coisa sobre natural que é viver. O viver que eu havia domesticado para torná-lo familiar. Essa coisa corajosa que será entregar-me, e que é como dar a mão à mão mal- assombrada do Deus, e entrar por essa coisa sem forma que é um paraíso. Um paraíso que não quero! Enquanto escrever e falar vou ter que fingir que alguém está segurando a minha mão. Oh pelo menos no começo, só no começo. Logo que puder dispensá-la, irei sozinha. Por enquanto preciso segurar esta tua mão - mesmo que não consiga inventar teu rosto e teus olhos e tua boca. Mas embora decepada, esta mão não me assusta. A invenção dela vem de tal idéia de amor como se a mão estivesse realmente ligada a um corpo que, se não vejo, é por incapacidade de amar mais. Não estou à altura de imaginar uma pessoa inteira porque não sou uma pessoa inteira. E como imaginar um rosto se não sei de que expressão de rosto preciso? Logo que puder dispensar tua mão quente, irei sozinha e com horror. O horror será a minha responsabilidade até que se complete a metamorfose e que o horror se transforme em claridade. Não a claridade que nasce de um desejo de beleza e moralismo, como antes mesmo sem saber eu me propunha; mas a claridade natural do que existe, e é essa claridade natural o que me aterroriza. Embora eu saiba que o horror - o horror sou eu diante das coisas. Por enquanto estou inventando a tua presença, como um dia também não saberei me arriscar a morrer sozinha, morrer é do maior risco, não saberei passar para a morte e pôr o primeiro pé na primeira ausência de mim - também nessa hora última e tão primeira inventarei a tua presença desconhecida e contigo começarei a morrer até poder aprender sozinha a não existir, e então eu te libertarei.
Creio que se um dia existiu alguém capaz de tanta sensibilidade, talvez outros seres desse mesmo planeta estejam por ai; Nisso, reside minha esperança.
Incrível, pra todos que se sentem um pouco como a escritora eu digo, não tenham medo de se entregar completamente nas mãos do de Deus, por enquanto nos falta o sentido que ira revelar a verdade de nossa existência espiritual, mas, só por enquanto, chegará o dia em que veremos as coisas do mundo da perspectiva dos imortais, ate lá, fé, coragem e paciência.
Clarice Lispector ( Ukraniana ) é sem dúvida um marco da Eternidade. Há quem diga poetisa, eu chamo-lhe Poeta...uma Grandiosa Poeta que expõe toda a profundeza existencial na sua plenitude.
@Kelly Lima Má Sei bem que Clarice Lispector sempre se assumiu como cidadã Brasileira. Referi-me a um pequeno à parte, a sua nacionalidade apenas. Mas isso pouco importa... São Seres Universais!
Clarice não é ucraniana, ela é brasileira, " Eu vim carregada e o solo que primeiro pisei foi o Brasil" você está reinvindicando dela uma nacionalidade que ela nunca solicitou. Pare que tá feio.
❤ Clarice Lispector: A verdade é sempre um contato interior inexplicável. A verdade é irreconhecível. Portanto não existe? NAO, PARA OS HOMENS NÃO EXISTE.
Segundo a crença de alguns, quando uma pessoa morre, quem a leva, pelas mãos, ao desconhecido, é alguém que lhe era muito querido, já falecido há mais tempo. Pra que as experiências novas não as assustem tanto.
Tenho 17 anos e sou do grupo que entende clarice tão bem que as vezes quando to lendo seus conto, cronicas... na verdade nem parece que estou literalmente lendo, parece que eu entro no mundo dela e sinto as palavras batendo junto ao meu coração. Uma apredizagem ou o livros dos prazeres; ´´Temos disfarçado com o pequeno medo o grande medo maior e por isso nunca falamos no que realmente importa.``
Minha introdução à obra da Clarice Lispector foi através de A Paixão Segundo GH. Hoje é uma de minhas referências na vida, na morte e no mistério da existência. Amo Clarice Lispector! Parabéns ao canal por produzir essas pequenas homenagens aos escritores e escritoras brasileiras.
Que linda intepretação! Clarice me faz esquecer da dureza dos dias, da vida... Fica tudo mais leve e a vontade é mergulhar nas profundezas de suas palavras e de sua sensibilidade tão rara, principalmente nos dias de hj.
Creio que se um dia existiu alguém capaz de tanta sensibilidade, talvez outros seres desse mesmo planeta estejam por ai; Nisso, reside minha esperança.
''A Paixão Segundo G . H'' . . . cria raízes no leitor , a depender de seu grau de compreensão e tbm o ambiente ... eu li num sítio , looonge de vizinhos e perto de cobras , aranhas , aves noturnas ; foi uma tatuagem a qual nada irá raspar.
Creio que se um dia existiu alguém capaz de tanta sensibilidade, talvez outros seres desse mesmo planeta estejam por ai; Nisso, reside minha esperança.
Clarice era tão triste. Tão depressiva. Tão vazia. Algo dentro dela a matava aos poucos. Como uma fuga. Ela se tornou poetisa,escritora. Sua melancolia a fazia brilhante em cada letra unidas em suas criaçoēs. Vomitou prá fora toda a prisão feminina em quê a sua época a aprisionou. Fugiu de mansinho. Saiu de cena calada sêm reclamar de dor. Dor física. Suas angústias estão em cada página de livro quê ela pautou. Pelo menos não fui tolo de não conhecer as suas obras.
@@gabrielporfirio9544 você falou tão bonito, fez uma análise linda da escrita dela, talvez por ser mulher ouso diz que sei o motivo da sua tristeza,da sua fuga pra dentro. Que nos seja permitido ter sempre Clarice a tocar nossos corações. Um abraço carinhoso desta que se vc quiser poderá ser sua amiga.
@@CosmoPalasioMoraesJr. reside nossa esperança meu amigo. Preciso dessa sensibilidade para não me sentir tão só. Que possamos ser felizes Um abraço carinhoso
Ahh caramba que coisa linda isso, até me emocionei aqui. Interpretação e fundo musical abrilhantaram mais ainda. Falas tão intensas e necessárias quanto própria Clarice! Como não se apaixonar por ela...
Clarissa Lispector tinha uma sabedoria, uma lente de ver o mundo, uma busca desesperada e uma inspiração que não há como explicar com palavras. Era uma bruxa, encantadora, assustadora, perdida e que ponha a beira da perdição quem a lesse e essa experiência de perdição, parecia ser a fonte de sua paixão ❤
Sinto uma grande pena e uma enorme admiração por nossa efemeridade, mesmo nunca tê-la conhecido sinto uma enorme saudade, como se tivéssemos crescidos juntos. Um dia iremos desaparecer, então aproveitem suas vidas sendo vocês, só vocês poderiam ser vocês.
Qué maravilloso, es cierto, sí... ya lo dije, sólo que olvidé comentar la excelente filmación, con sus planos y acercamientos, con el decorado con sus cortinas, el piano, la forma de colocar un libro, los papeles... sin hablar del maquillaje, el peinado que sirven para completar una escena increíble de ingravidez nostálgica...
Descanso para vós somente no funeral. O único dia que lhe pertence por inteiro é o seu último; o momento final és teu instante tão aguardado. Serás livre quando não mais fores o ser, quando despojado desta vida e direcionado pela morte a vagar novamente nos confins vazios do nada, então teu sossego encontrar-se-á no fim da linha que jamais quisera atravessar.
Bem isso. Às vezes me pergunto. O que diabos vim fazer aqui neste planeta, neste caos? Por que raios isso veio justo para mim? Eu hein! O sentimento é de saudades do meu lar em algum lugar, que não na Terra 👍 Sim, estou muuuuito melhor que já estive desde o início de tudo isso. Mas é uma coisa absurda que ninguém se apresenta para falar. Acontece e só querem que ignore e siga. Que merda!
@@Alexandrebrandaonunes Exatamente. A sensação é de absoluta nostalgia e um gosto insípido na boca, um gosto amargo de punhalada. Estamos todos num acordo tácito de aguentar até o fim, todos cúmplices, não sei do quê... _Sonho com o frescor do desconhecido, a brisa das primeiras noites e a sonolência primordial do caos._
@@Lenon0ff Eita🔥 Como eu falei em meus escritos e que tu deve ter lido no "grande compartilhamento"... Aguardamos a grande transição 😌. Bem, ao menos você falou um pouco. Já serve. Não estou mais triste por tudo e sim muito irritado, indignado que ninguém toca no assunto. Pior é que eu não sei nada de ninguém, mas muitos sabem tudo de mim. É, acho que todos têm vergonha de falar como está a sua situação e o que passou. E até entendo. Mas aí sabem de mim e não posso saber de ninguém? Parece infantil, e é. Mas um papo aberto não é/seria. É isso que me aflige, não isolamento de pessoas, que na verdade sempre apreciei pela paz em si. É o silêncio sobre o assunto, esse ignorar tudo que é muito idiota. Um ABSURDO! Aí como que eu, pensador e escritor iria para um palco, falar de quê?😂 Se não vou poder falar abertamente sobre tudo, sobre minhas ideias. Todos lá sabendo que é verdade mas irão possivelmente me ridicularizar só para se safarem, algo bem humano. 👍 Para eu dividir meus pensamentos, somente por meus livros de modo "anônimo" ou redes sociais. Mas mesmo lá as pessoas também não falam nada, preferindo fingirem que tá tudo normal, rindo de coisas idiotas... Santo Deus. Coitado do homem, viu. Como auxiliar em algo se ninguém quer falar a respeito? Complicado, bastante! Que eu saiba, terapia não funciona se não falar dos problemas, né?🤨
@@Alexandrebrandaonunes Bem, meu amigo, aqui está o nosso dilema: morrer em sigilo em um mundo que permanece calado, ou expor nossa lucidez para uma horda de entorpecidos? Só é permitido falar com o aval da loucura, a tristeza só vale se premeditar um crime e as alegrias são formas de expor ao mundo o quanto você tenta fingir. Sou obrigado a esbravejar aos céus minhas inquietações, depor a meu favor neste tribunal de contingências, através de escritos que permanecem ocultos a terceiros, mas que, quem sabe, podem ser apreciados postumamente. _Mundo das aparências acima de tudo, de realidades moldadas ao gosto do esteta. Globo dançante para a valsa dos mímicos, esperançosos do porvir, contribuintes do holocausto que vem atravessando milênios. Não posso compactuar com o rebuliço dos humanos: como um entusiasta das rupturas, quero espionar de tão longe, se possível, na orla da circunferência desse globo, toda essa simetria maldita que une os simios._
@@Lenon0ff Sublime! Apenas isso e sem mais. Obrigado. Você é um grande escritor. Mas entendendo como o mundo está, assim como eu, prefere o distanciamento. Pois jamais vamos ter algo de fato real em todo este teatro que virou, ou melhor, que sempre foi a existência humana. Um grande holocausto de eufóricos e aparências, contra demonstrar a sua real essência. Paz e bem aí a você 👍 Abraço e obrigado sempre por tua atenção, respeito e papo como gostaria/espero de todos em relação a mim.
Adoro o canal, temos personalidades densas e o convivo comum não tem paciência de ouvir, muito menos decifrar..má digestão de tudo. Muitas imagens de tudo no vazio de um vácuo.
Ontem mesmo li algo que me fez dormir reflexiva : "Não tenha medo de se entregar a algo maior que você. " Este algo não é religião, filosofia, crença, grupo, alguém ou o seu ser maior. Talvez seja o impossível, aquilo que não nos atreveríamos a viver. A mão do infinito nos acolhe e nele só cabe a imensidão de um pequeno ponto de consciência, que é o que, por fim, somos. Domesticarmos quem somos- um sacrifício para se manter vivo quando na verdade nos sonhos está a realização, libertação, o disforme, a tranquilidade. A satisfação é levar memórias para as estrelas se divertirem.
Creio que se um dia existiu alguém capaz de tanta sensibilidade, talvez outros seres desse mesmo planeta estejam por ai; Nisso, reside minha esperança.
Estou tão assustada que só poderei aceitar que me perdi se imaginar que alguém me está dando a mão. Dar a mão a alguém sempre foi o que esperei da alegria. 9 Muitas vezes antes de adormecer - nessa pequena luta por não perder a consciência e entrar no mundo maior - muitas vezes, antes de ter a coragem de ir para a grandeza do sono, finjo que alguém está me dando a mão e então vou, vou para a enorme ausência de forma que é o sono. E quando mesmo assim não tenho coragem, então eu sonho. Ir para o sono se parece tanto com o modo como agora tenho de ir para a minha liberdade. Entregar-me ao que não entendo será pôr-me à beira do nada. Será ir apenas indo, e como uma cega perdida num campo. Essa coisa sobre natural que é viver. O viver que eu havia domesticado para torná-lo familiar. Essa coisa corajosa que será entregar-me, e que é como dar a mão à mão mal- assombrada do Deus, e entrar por essa coisa sem forma que é um paraíso. Um paraíso que não quero! Enquanto escrever e falar vou ter que fingir que alguém está segurando a minha mão. Oh pelo menos no começo, só no começo. Logo que puder dispensá-la, irei sozinha. Por enquanto preciso segurar esta tua mão - mesmo que não consiga inventar teu rosto e teus olhos e tua boca. Mas embora decepada, esta mão não me assusta. A invenção dela vem de tal idéia de amor como se a mão estivesse realmente ligada a um corpo que, se não vejo, é por incapacidade de amar mais. Não estou à altura de imaginar uma pessoa inteira porque não sou uma pessoa inteira. E como imaginar um rosto se não sei de que expressão de rosto preciso? Logo que puder dispensar tua mão quente, irei sozinha e com horror. O horror será a minha responsabilidade até que se complete a metamorfose e que o horror se transforme em claridade. Não a claridade que nasce de um desejo de beleza e moralismo, como antes mesmo sem saber eu me propunha; mas a claridade natural do que existe, e é essa claridade natural o que me aterroriza. Embora eu saiba que o horror - o horror sou eu diante das coisas. Por enquanto estou inventando a tua presença, como um dia também não saberei me arriscar a morrer sozinha, morrer é do maior risco, não saberei passar para a morte e pôr o primeiro pé na primeira ausência de mim - também nessa hora última e tão 10 primeira inventarei a tua presença desconhecida e contigo começarei a morrer até poder aprender sozinha a não existir, e então eu te libertarei. Por enquanto eu te prendo, e tua vida desconhecida e quente está sendo a minha única íntima organização, eu que sem a tua mão me sentiria agora solta no tamanho enorme que descobri. No tamanho da verdade? ….
Creio que se um dia existiu alguém capaz de tanta sensibilidade, talvez outros seres desse mesmo planeta estejam por ai; Nisso, reside minha esperança.
Queria muito que esse canal produzisse mais! Que coisa mais linda do mundo
E... Com esses atores! Expressivo e emocionante. Gratidão 🙏🏻 me perdi e me encontrei, em 3 minutos 🥺
Nada é eterno...
Quem como eu já está na terceira idade, vendo a proximidade do sono eterno... é incrível como cada palavra te atinge como um soco. Obrigado pelo vídeo like e inscrito.
Carissimo mio deixemos de contar os anos de idade depois dos 40, passemos entao a simplesmente viver intensamente !!!Dios te bendiga!!!
Todos estão indo para o "sono eterno", a morte é uma realidade em qualquer momento da existência humana. Não existe os que estão próximos, todos convivem com ela independente da idade.
Quem como eu está recém entrando na vida adulta, atinge muito também, o desconhecido e sobrenatural para mim é virar um adulto, viver...
Obrigada por compartilhar
Que interpretação maravilhosa desse poema tão lindo!
A forma que ela interpreta as palavras de clarice e põe emoções nela e surreal.
Poemas fazem a alma dançar hoje coloquei esse poema aleatório mas que real ele se alinhou com os meus sentimentos...
Dar a mão a alguém sempre foi o que esperei da alegria.
Muitas vezes antes de adormecer - nessa pequena luta por não perder a consciência e entrar no mundo maior - muitas vezes, antes de ter a coragem de ir para a grandeza do sono, finjo que alguém está me dando a mão e então vou, vou para a enorme ausência de forma que é o sono. E quando mesmo assim não tenho coragem, então eu sonho.
Ir para o sono se parece tanto com o modo como agora tenho de ir para a minha liberdade. Entregar-me ao que não entendo será pôr-me à beira do nada. Será ir apenas indo, e como uma cega perdida num campo. Essa coisa sobre natural que é viver. O viver que eu havia domesticado para torná-lo familiar. Essa coisa corajosa que será entregar-me, e que é como dar a mão à mão mal- assombrada do Deus, e entrar por essa coisa sem forma que é um paraíso. Um paraíso que não quero!
Enquanto escrever e falar vou ter que fingir que alguém está segurando a minha mão.
Oh pelo menos no começo, só no começo. Logo que puder dispensá-la, irei sozinha. Por enquanto preciso segurar esta tua mão - mesmo que não consiga inventar teu rosto e teus olhos e tua boca. Mas embora decepada, esta mão não me assusta. A invenção dela vem de tal idéia de amor como se a mão estivesse realmente ligada a um corpo que, se não vejo, é por incapacidade de amar mais. Não estou à altura de imaginar uma pessoa inteira porque não sou uma pessoa inteira. E como imaginar um rosto se não sei de que expressão de rosto preciso? Logo que puder dispensar tua mão quente, irei sozinha e com horror. O horror será a minha responsabilidade até que se complete a metamorfose e que o horror se transforme em claridade. Não a claridade que nasce de um desejo de beleza e moralismo, como antes mesmo sem saber eu me propunha; mas a claridade natural do que existe, e é essa claridade natural o que me aterroriza.
Embora eu saiba que o horror - o horror sou eu diante das coisas.
Por enquanto estou inventando a tua presença, como um dia também não saberei me arriscar a morrer sozinha, morrer é do maior risco, não saberei passar para a morte e pôr o primeiro pé na primeira ausência de mim - também nessa hora última e tão
primeira inventarei a tua presença desconhecida e contigo começarei a morrer até poder aprender sozinha a não existir, e então eu te libertarei.
Obrigado pelo vídeo!
Clarice é uma das escritoras que mais estimo.
👍🏻✒️📃✨
Entregar-me ao que eu não entendo... é entregar-me ao paraíso...
Esse livro é muito bom!
Creio que se um dia existiu alguém capaz de tanta sensibilidade, talvez outros seres desse mesmo planeta estejam por ai; Nisso, reside minha esperança.
Incrível, pra todos que se sentem um pouco como a escritora eu digo, não tenham medo de se entregar completamente nas mãos do de Deus, por enquanto nos falta o sentido que ira revelar a verdade de nossa existência espiritual, mas, só por enquanto, chegará o dia em que veremos as coisas do mundo da perspectiva dos imortais, ate lá, fé, coragem e paciência.
"O viver que eu havia domesticado" é uma expressão que move muitos afetos no meu peito. Gostei muito dessa interpretação!
Fico muito feliz por este vídeo ter aparecido do nada. Apesar de ser nova já a compreendi muitas coisas.
Clarice inspira, faz pensar, dói sem doer. Diva da literatura!!! Impossível não amar!!!❤❤❤
Muito obrigado Naomi!
FENOMENAL AO APROXIMAR-ME DA MORTE!
Eu só queria um vídeo dessa mulher lendo por uma hora, era tudo que eu precisava
Obrigada pelo seu vídeo. Tanta beleza e sensibilidade nas suas palavras !.....
Clarice Lispector ( Ukraniana ) é sem dúvida um marco da Eternidade. Há quem diga poetisa, eu chamo-lhe Poeta...uma Grandiosa Poeta que expõe toda a profundeza existencial na sua plenitude.
@Kelly Lima Má
Sei bem que Clarice Lispector sempre se assumiu como cidadã Brasileira. Referi-me a um pequeno à parte, a sua nacionalidade apenas.
Mas isso pouco importa... São Seres Universais!
Clarice não é ucraniana, ela é brasileira, " Eu vim carregada e o solo que primeiro pisei foi o Brasil" você está reinvindicando dela uma nacionalidade que ela nunca solicitou. Pare que tá feio.
Cara, esse tipo de coisa é RIDÍCULO. Você não vai a lugar algum!
Clarice Lispector (BRASILEIRA). Ninguém pode tirar isso dela, enquanto ela própria se reconhecia assim. Se não é importante, não precisa ser dito.
@@dgnbbyK9413 Que crime negar a alguém o direito de ser reconhecido pelo que se é. Clarice Lispector, brasileira, com toda licença à sua ignorância.
Nossa!!!! Essa mulher foi um assombro !!!!!!
❤ Clarice Lispector:
A verdade é sempre um contato interior inexplicável. A verdade é irreconhecível. Portanto não existe? NAO, PARA OS HOMENS NÃO EXISTE.
Segundo a crença de alguns, quando uma pessoa morre, quem a leva, pelas mãos, ao desconhecido, é alguém que lhe era muito querido, já falecido há mais tempo.
Pra que as experiências novas não as assustem tanto.
Tenho 17 anos e sou do grupo que entende clarice tão bem que as vezes quando to lendo seus conto, cronicas... na verdade nem parece que estou literalmente lendo, parece que eu entro no mundo dela e sinto as palavras batendo junto ao meu coração.
Uma apredizagem ou o livros dos prazeres; ´´Temos disfarçado com o pequeno medo o grande medo maior e por isso nunca falamos no que realmente importa.``
Sem palavras!
Clarice me assombra demais, como pode?
A mim também, estremece
“Um coração intuitivo e compassivo é a porta de entrada para a nossa unidade. O coração entrega tudo ao momento. A mente julga e retém”. Ram Dass.
A voz dela é perfeita !
Minha introdução à obra da Clarice Lispector foi através de A Paixão Segundo GH. Hoje é uma de minhas referências na vida, na morte e no mistério da existência. Amo Clarice Lispector! Parabéns ao canal por produzir essas pequenas homenagens aos escritores e escritoras brasileiras.
Clarice lispector é profundidade.
Interpretação digna do que esse trecho da obra faz reverberar: "dá-me tua mão"
Maravilhoso, obrigado.
Que linda intepretação! Clarice me faz esquecer da dureza dos dias, da vida... Fica tudo mais leve e a vontade é mergulhar nas profundezas de suas palavras e de sua sensibilidade tão rara, principalmente nos dias de hj.
Verdade verônica poucas pessoas tem esse bom gosto
Sim.
Dificil achar quem sinta Clarice... bom saber q nao estamos sozinhos...
Creio que se um dia existiu alguém capaz de tanta sensibilidade, talvez outros seres desse mesmo planeta estejam por ai; Nisso, reside minha esperança.
Meu DEUS!!!
Só ELA pode enfeitar o " medo ", de ir ou ficar.
Que interpretação maravilhosa. Parabéns para a atriz!
Lindo!
''A Paixão Segundo G . H'' . . . cria raízes no leitor , a depender de seu grau de compreensão e tbm o ambiente ... eu li num sítio , looonge de vizinhos e perto de cobras , aranhas , aves noturnas ; foi uma tatuagem a qual nada irá raspar.
Almas vazias!....
Um paraíso que eu não quero...
Estou apaixonado por esse canal! Me ajudando a sair da depressão!!!
''Entregar-me ao que eu não entendo... é entregar-me ao paraíso... ''
que palavras de afogo e solidão! Profundo.
Aprendi a conviver com a vida....Um dia aprenderei a conviver com a morte..
.
É isso..
Ciclos...💚
Como Clarice me entende
Como ela conseguia e consegue me despi em palavras
Como ela sempre me tocará e sempre sangro, sangrarei
Creio que se um dia existiu alguém capaz de tanta sensibilidade, talvez outros seres desse mesmo planeta estejam por ai; Nisso, reside minha esperança.
Clarice era tão triste.
Tão depressiva.
Tão vazia.
Algo dentro dela a matava aos poucos.
Como uma fuga.
Ela se tornou poetisa,escritora.
Sua melancolia a fazia brilhante em cada letra unidas em suas criaçoēs.
Vomitou prá fora toda a prisão feminina em quê a sua época a aprisionou.
Fugiu de mansinho.
Saiu de cena calada sêm reclamar de dor.
Dor física.
Suas angústias estão em cada página de livro quê ela pautou.
Pelo menos não fui tolo de não conhecer as suas obras.
@@gabrielporfirio9544 você falou tão bonito, fez uma análise linda da escrita dela, talvez por ser mulher ouso diz que sei o motivo da sua tristeza,da sua fuga pra dentro.
Que nos seja permitido ter sempre Clarice a tocar nossos corações.
Um abraço carinhoso desta que se vc quiser poderá ser sua amiga.
@@CosmoPalasioMoraesJr. reside nossa esperança meu amigo. Preciso dessa sensibilidade para não me sentir tão só.
Que possamos ser felizes
Um abraço carinhoso
@@fernandacarvalho254 Com muita alegria.
Já estamos ligados.
Amigos para sempre.
Abçs.
Como pode A DOR NÃO TEM SÉCULO....
AMO VC CLARISSE LISPECTOR....
maravilha
O timbre desse homem quebra o encanto: é uma fraqueza 😢
Emocionante! !😢😢😢😢😢
Meu Deus que lindo 🥺⚘❤
É um objetivo desta minha vida: assistir a essa atriz no teatro! Que mulher foda. Assisti esse vídeo chorando.
Emocionada. Clarice ❤
que interpretação linda! estou apaixonada pela voz, pelo sentimento que ela colocou enquanto lia, por tudo. 💓
Magnífica interpretação!
... e mesmo assim quando eu não tenho coragem, eu sonho...
Ler Clarice é permanecer no Paraíso 🦋❤️
Maravilhoso, simbólico e profundo
Que lindo... Clarice sempre nos toca muito..
Acho que mesmo que não entendamos muitas coisas, Clarice sempre nos toca. Ler Clarice é uma experiência profunda e marcante!
Ahh caramba que coisa linda isso, até me emocionei aqui. Interpretação e fundo musical abrilhantaram mais ainda. Falas tão intensas e necessárias quanto própria Clarice! Como não se apaixonar por ela...
Clarissa Lispector tinha uma sabedoria, uma lente de ver o mundo, uma busca desesperada e uma inspiração que não há como explicar com palavras. Era uma bruxa, encantadora, assustadora, perdida e que ponha a beira da perdição quem a lesse e essa experiência de perdição, parecia ser a fonte de sua paixão ❤
Sinto uma grande pena e uma enorme admiração por nossa efemeridade, mesmo nunca tê-la conhecido sinto uma enorme saudade, como se tivéssemos crescidos juntos. Um dia iremos desaparecer, então aproveitem suas vidas sendo vocês, só vocês poderiam ser vocês.
Meu Deus que maravilha
Ahhhhh, Clarice! ❤
Qué maravilloso, es cierto, sí... ya lo dije, sólo que olvidé comentar la excelente filmación, con sus planos y acercamientos, con el decorado con sus cortinas, el piano, la forma de colocar un libro, los papeles... sin hablar del maquillaje, el peinado que sirven para completar una escena increíble de ingravidez nostálgica...
Que lindo 🥰
Descanso para vós somente no funeral. O único dia que lhe pertence por inteiro é o seu último; o momento final és teu instante tão aguardado. Serás livre quando não mais fores o ser, quando despojado desta vida e direcionado pela morte a vagar novamente nos confins vazios do nada, então teu sossego encontrar-se-á no fim da linha que jamais quisera atravessar.
Bem isso. Às vezes me pergunto. O que diabos vim fazer aqui neste planeta, neste caos? Por que raios isso veio justo para mim? Eu hein! O sentimento é de saudades do meu lar em algum lugar, que não na Terra 👍 Sim, estou muuuuito melhor que já estive desde o início de tudo isso. Mas é uma coisa absurda que ninguém se apresenta para falar. Acontece e só querem que ignore e siga. Que merda!
@@Alexandrebrandaonunes Exatamente. A sensação é de absoluta nostalgia e um gosto insípido na boca, um gosto amargo de punhalada. Estamos todos num acordo tácito de aguentar até o fim, todos cúmplices, não sei do quê...
_Sonho com o frescor do desconhecido, a brisa das primeiras noites e a sonolência primordial do caos._
@@Lenon0ff Eita🔥 Como eu falei em meus escritos e que tu deve ter lido no "grande compartilhamento"... Aguardamos a grande transição 😌. Bem, ao menos você falou um pouco. Já serve. Não estou mais triste por tudo e sim muito irritado, indignado que ninguém toca no assunto. Pior é que eu não sei nada de ninguém, mas muitos sabem tudo de mim. É, acho que todos têm vergonha de falar como está a sua situação e o que passou. E até entendo. Mas aí sabem de mim e não posso saber de ninguém? Parece infantil, e é. Mas um papo aberto não é/seria. É isso que me aflige, não isolamento de pessoas, que na verdade sempre apreciei pela paz em si. É o silêncio sobre o assunto, esse ignorar tudo que é muito idiota. Um ABSURDO! Aí como que eu, pensador e escritor iria para um palco, falar de quê?😂 Se não vou poder falar abertamente sobre tudo, sobre minhas ideias. Todos lá sabendo que é verdade mas irão possivelmente me ridicularizar só para se safarem, algo bem humano. 👍 Para eu dividir meus pensamentos, somente por meus livros de modo "anônimo" ou redes sociais. Mas mesmo lá as pessoas também não falam nada, preferindo fingirem que tá tudo normal, rindo de coisas idiotas... Santo Deus. Coitado do homem, viu. Como auxiliar em algo se ninguém quer falar a respeito? Complicado, bastante! Que eu saiba, terapia não funciona se não falar dos problemas, né?🤨
@@Alexandrebrandaonunes Bem, meu amigo, aqui está o nosso dilema: morrer em sigilo em um mundo que permanece calado, ou expor nossa lucidez para uma horda de entorpecidos? Só é permitido falar com o aval da loucura, a tristeza só vale se premeditar um crime e as alegrias são formas de expor ao mundo o quanto você tenta fingir. Sou obrigado a esbravejar aos céus minhas inquietações, depor a meu favor neste tribunal de contingências, através de escritos que permanecem ocultos a terceiros, mas que, quem sabe, podem ser apreciados postumamente.
_Mundo das aparências acima de tudo, de realidades moldadas ao gosto do esteta. Globo dançante para a valsa dos mímicos, esperançosos do porvir, contribuintes do holocausto que vem atravessando milênios. Não posso compactuar com o rebuliço dos humanos: como um entusiasta das rupturas, quero espionar de tão longe, se possível, na orla da circunferência desse globo, toda essa simetria maldita que une os simios._
@@Lenon0ff Sublime! Apenas isso e sem mais. Obrigado. Você é um grande escritor. Mas entendendo como o mundo está, assim como eu, prefere o distanciamento. Pois jamais vamos ter algo de fato real em todo este teatro que virou, ou melhor, que sempre foi a existência humana. Um grande holocausto de eufóricos e aparências, contra demonstrar a sua real essência. Paz e bem aí a você 👍 Abraço e obrigado sempre por tua atenção, respeito e papo como gostaria/espero de todos em relação a mim.
Adoro o canal, temos personalidades densas e o convivo comum não tem paciência de ouvir, muito menos decifrar..má digestão de tudo. Muitas imagens de tudo no vazio de um vácuo.
♥️
Primeiro livro que li da Clarice...
🥰❣
Li várias vezes...
Uma viagem na filosofia e na própria imaginação!
Judia com muito orgulho Clarice Lispector se foi mais deixou seus poemas
gnt eu conheci esse canal hoje e eu estou encantada, até chorei.
Qué hermoso video..! Qué sensibilidad derramándose en nosotros..! Gracias..!
Magnífico
Ke frases lindasssss eu adorei
Queria muito que vocês postassem os vídeos completos no Instagram. ❤️
passo por aqui outra vez!!!!
Adorei essa interpretação, profunda demais.
Esse trecho do livro me tocou demais quando li. Me senti de mãos dadas com a Clarice, foi tocante demais.
Aaaaaaaaaah 😍 😍
Amo esses conteúdos 👏🏾👏🏾🥺
É sempre uma maravilha Clarice! ❤️
Ontem mesmo li algo que me fez dormir reflexiva : "Não tenha medo de se entregar a algo maior que você. " Este algo não é religião, filosofia, crença, grupo, alguém ou o seu ser maior. Talvez seja o impossível, aquilo que não nos atreveríamos a viver.
A mão do infinito nos acolhe e nele só cabe a imensidão de um pequeno ponto de consciência, que é o que, por fim, somos.
Domesticarmos quem somos- um sacrifício para se manter vivo quando na verdade nos sonhos está a realização, libertação, o disforme, a tranquilidade.
A satisfação é levar memórias para as estrelas se divertirem.
Lo que comentas es casi tan profundo y bello como el poema mismo...
@@oscarsagastume5218 assim é como sinto a vida
Caramba! 👏👏👏
Por favor publique maiss, o seu canal é belíssimo e cheio de conhecimento...
É tudo que tô sentindo,chorei muiiito!
Obrigado, Inspiração Literaria!!! ♥️♥️♥️♥️ É meu canal favorito.
Ai meu coração... Me emocionei...tanto!
Creio que se um dia existiu alguém capaz de tanta sensibilidade, talvez outros seres desse mesmo planeta estejam por ai; Nisso, reside minha esperança.
esse é um dos textos poeticos mais profundos que eu já vi da clarisse
Coisa mais lindaaaaaaaa.
Linde demais!
Comovente, envolvente, show 👏👏👏👏👏👏
choro em todas as citações.
Por favor produza outros vídeos com esses dois.
Falou direto com meu interior.
A interpretação do texto está magnífica.
Quem é a deusa que está interpretando?
Preciso mais dela….quero mais mais e mais
segunda a descrição o nome é Beatriz Azevedo
Deixe de ser possessivo rapaz!!!!
Interpretação de milhões
Jesus, segure sempre a minha mão.
Muito lindo!!!!
É minha vida. Parabéns ao canal.
Amo! A melhor de todos os tempos 😍
Estou tão assustada que só poderei aceitar que me perdi se imaginar que alguém me está dando a mão.
Dar a mão a alguém sempre foi o que esperei da alegria.
9
Muitas vezes antes de adormecer - nessa pequena luta por não perder a consciência e entrar no mundo maior - muitas vezes, antes de ter a coragem de ir para a grandeza do sono, finjo que alguém está me dando a mão e então vou, vou para a enorme ausência de forma que é o sono. E quando mesmo assim não tenho coragem, então eu sonho.
Ir para o sono se parece tanto com o modo como agora tenho de ir para a minha liberdade. Entregar-me ao que não entendo será pôr-me à beira do nada. Será ir apenas indo, e como uma cega perdida num campo. Essa coisa sobre natural que é viver. O viver que eu havia domesticado para torná-lo familiar. Essa coisa corajosa que será entregar-me, e que é como dar a mão à mão mal- assombrada do Deus, e entrar por essa coisa sem forma que é um paraíso. Um paraíso que não quero!
Enquanto escrever e falar vou ter que fingir que alguém está segurando a minha mão.
Oh pelo menos no começo, só no começo. Logo que puder dispensá-la, irei sozinha. Por enquanto preciso segurar esta tua mão - mesmo que não consiga inventar teu rosto e teus olhos e tua boca. Mas embora decepada, esta mão não me assusta. A invenção dela vem de tal idéia de amor como se a mão estivesse realmente ligada a um corpo que, se não vejo, é por incapacidade de amar mais. Não estou à altura de imaginar uma pessoa inteira porque não sou uma pessoa inteira. E como imaginar um rosto se não sei de que expressão de rosto preciso? Logo que puder dispensar tua mão quente, irei sozinha e com horror. O horror será a minha responsabilidade até que se complete a metamorfose e que o horror se transforme em claridade. Não a claridade que nasce de um desejo de beleza e moralismo, como antes mesmo sem saber eu me propunha; mas a claridade natural do que existe, e é essa claridade natural o que me aterroriza.
Embora eu saiba que o horror - o horror sou eu diante das coisas.
Por enquanto estou inventando a tua presença, como um dia também não saberei me arriscar a morrer sozinha, morrer é do maior risco, não saberei passar para a morte e pôr o primeiro pé na primeira ausência de mim - também nessa hora última e tão
10
primeira inventarei a tua presença desconhecida e contigo começarei a morrer até poder aprender sozinha a não existir, e então eu te libertarei. Por enquanto eu te prendo, e tua vida desconhecida e quente está sendo a minha única íntima organização, eu que sem a tua mão me sentiria agora solta no tamanho enorme que descobri. No tamanho da verdade? ….
Creio que se um dia existiu alguém capaz de tanta sensibilidade, talvez outros seres desse mesmo planeta estejam por ai; Nisso, reside minha esperança.
@@CosmoPalasioMoraesJr. A minha também.
Sensacional interpretação
Bravo👋👋👋👋👋👋
Maravilhosooo!! Profundo e libertador. Clarisse presente em nossa vida bjs MG
QUANDO O LIVRO TERMINA, EU FECHO O LIVRO. NÃO QUERO ESTAR AQUI. ESTOU INDO EMBORA
Amo Clarice! Recitei essa poesia também em meu canal ❤
Que presente encontrar esse vídeo 🌹🌹
Que magnífica interpretação
Melhor leitura que eu já vi , de Clarisse .
Simplesmente Clarice!
Simplesmente