Muito legal Eduardo através de você estamos aprendendo mais sobre nossa história do nosso Brasil tanto as coisas boas como as ruins eu sempre penso que devemos valoriza a parte boa e aprender com as partes ruins para não repetir. Parabéns
No bispo Leitão morri de rir. Gosto de assistir de manhã enquanto faço meus afazeres domésticos...pra ficar de bom humor e adquirir conhecimentos que não tinha tido até hoje
Ihdio achou q era esperto em amtar o sardinha nao sabiam esses trouxas q portugal tinha um reinq haveria de os fazer pagar.. o almoço de Sardinha foi bem mortal.
Sou de Alagoas e moro há 10 minutos da praia do Francês. Aqui essa história é muito famosa, hoje em dia, os Caetés dão nome a diversas empresas e locais.
Os professores de histórias geralmente só ensinam também da forma que está nos livros, sendo que a história é sempre mais do que contam e ela se modifica com o tempo
Massa essa história, sou descendente da tribo Caetés, minha bisavó era Índia, ela contou que muitos de seus antepassados foram mortos e expulsos de sua região, eles tiveram que fugir para o interior para salvar a própria vida ,é bom saber um pouco de sua própria história, obrigado pelos videos sempre bem humorados e educativos.
Nunca pensei que gostaria de história do Brasil. Depois de conhecer o canal já estou no meu 6º vídeo consecutivo e já encomendei o meu livro. Parabéns e obrigado pelo conteúdo
È hiotria de Portugal, naquela altrua nao existia brazil tinha outro nome...brazil soa aprece no fim coma independencia.e a cosntituiçao do proprio pais.- Ate la era parte de portugal.
Parece que este grande historiador é também, assim como eu, admirador e protetor dos amados povos indígenas. Parabéns pela sua ótima aula. Eu tenho os três livros da COLEÇÃO TERRA BRASILIS.
Meu, este historiador é demais de ótimo. Parabéns aos grandes estudiosos brasileiros, parabéns aos artistas e aos que não rejeitam o que somos - uma mistura de culturas e de povos. Que Mário de Andrade, o grande criador de Macunaíma, esteja descansando em paz no paraíso celestial, se existir tal lugar.
Adorei esse episódio. História do Brasil tem duas: a que aprendíamos na escola na época da ditadura e a verdadeira e completa que aprendemos agora, através da iniciativa de professores, historiadores e amantes do passado e da verdade . Valeu!😉
adoro, Eduardo Bueno,,sou guia de turismo em Salvador, comprei todos os seus livros. Mas amo seus vídeos, aprendemos com você , porquê tem um modo especial de contar História. Você é "excelente@
Peninha,gosto muito dos seus videos.Sao muito divertidos e instrutivos!Em tua homenagem daqui de Lisboa te mando esta frase escrita em portugues do Brasil:"CARA,TU E' DEMAIS!"
Obrigado👏 Eduardo Bueno!! Estou com 67anos de idade e só hoje eu posso dizer que tive uma verdadeira aula de história amei ❤ se alguns professores fossem iguais a você ja faria a diferença na educação do nossos jovens. eu falo por mim que não sabia nem quem foi o bispo sardinha. Parabéns 🎉🎊 pelo o vídeo 📽 e vou ficar aguardando os próximos 🌻🍀🤩😘
Neste presente momento que me encontro ,tenho apenas as minhas palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado TH-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade e de muito obrigado a todos os idealizadores. A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato.
Nunca gostei muito de história, mas do jeito que voce conta passei a gostar. Já tinha visto você no Fantástico em certa ocasião, quando o conheci. Agora quero assistir todos os teus videos para aprender historia da forma correta e rir muito, e olha que eu já estou na casa dos 72, mas gosto de pessoas alegres e divertidas como você que dá uma apimentada na história e deixa tudo mais interessante, fugindo do tradicional. Gostaria de estar vivo daqui a alguns anos para ouvir a sua narrativa sobre os tempos atuais onde o Brasil teve um presidente analfabeto que foi sucedido por uma anta que foi sucedida por um que sonhava com o poder nem que fosse por apenas dois anos que foi sucedido por um louco. Vai já preparando porque quem viver verá.
Peninha, sou de Maceió e moro na praia do Francês, conheço todo o litoral de Alagoas da foz do São Francisco a divisa com Pernambuco pois sou surfista e minha diversão é explorar o litoral em busca de onda ( e conheço várias secretas), tem um busto do bispo sardinha na praia de pontal do cocuripe onde é possível visitar a embarcação naufragada, mas essa história que teriam comido o bispo é uma lenda pois nenhuma tribo indígena brasileira tinha custumes canibais muito menos os caetes que levaram essa fama, diz alguns historiadores, outro detalhe é que o rio em questão é impossível de atravessar andando mesmo na maré cheia passam embarcações grandes por ele, ele duvide barra de São Miguel e a cidade de roteiro sua foz é na famosa praia do gunga.. Diz a lenda também que o bispo vinha denunciando a Portugal através de carta claro o massacre que acontecia aqui com os índios e outras barbaridades e foi morto pelos próprios portugueses.. Enfim.. São história que entraram para a história.!!! Parabéns pelo canal, sou seu fã, vi sua entrevista para a Letícia no canal ela no mar, Aloha.!!!
Exatamente. O historiador alagoano, Moacyr Soares Pereira, especialista em navegações do século XIX, e outras produções seguintes, apresenta tese contrária à essa, e de fontes mais seguras. Essa história aí é uma lenda recontada por um viajante português poucos anos depois da morte do Sardinha, e que ecoa desde esse tempo sem grandes verificações. A nau não naufragou no Cururipe, e sim na enseada do Vaza Barris, e foram comidos pelos Tupinambás. Se quer se possui a certeza se o Caetés eram antropofágicos. O que se sabe é que eles eram extremamente hábeis na guerrilha, valentes. Isso foi uma desculpa para causar a Guerra Justa e exterminá-los. Como o Eduardo Bueno é jornalista, sua visão é outra, uma visão superficial da História.
És sem dúvida o Hermano Saraiva do Brasil. E este é o maior elogio que pode ser dado a um historiador contemporâneo. Muitos parabéns! Veja alguns vídeos dele e vera lá o seu conhecimento e paixão pela verdadeira história. Abraço e bem haja.
Sou alagoano e professor de História, adoro o canal buenas idéias, o triste é que hj a maioria da população do meu estado nem sabe quem foram os Caetés nossos ancestrais guerreiros, e o nome desse povo hoje é marca de açúcar produzido na usina Coruripe.
Por isso que vocês são violentos, adoram pistolagem,e facadas e massacre, tá explicado por que o cangaco foi tão admirado por vcs, e Maceió se tornou a capital mais violenta do Brasil
QUE MARAVILHA...ESTOU ME INSCREVENDO NO SEU CANAL BUENAS IDÉIAS; GOSTEI DEMAIS, POIS EU NUNCA HAVIA APRENDIDO TANTO COMO APRENDI COM AS SUAS AULAS TRÁGICAS E CÔMICAS; PARABÉNS E OBRIGADO PELAS DISSERTAÇÕES HILARIANTES; GRANDE ABRAÇO, PROFESSOR EDUARDO BUENO!
Narrado desta forma é muito show. Só o bom Prof como Vc. Parabéns pela narrativa! Creio que se tivessemos Professores assim aprendiamos mais e entenderiamos o ser humano de hj. Precisamos mudar!!!🤔
Me divirto tanto com seus vídeos. A didática que tu usa é sensacional e prende o ouvinte de uma maneira! Obrigada por compartilhar a história do nosso povo!!!!!!!!!
Um.episódio sobre o padre Vieira. Esse ano li uns 3 sermões dele e é muito bom. Um português impecável, barroco. Coisa de outro mundo. Todo mundo TEM que ler!!! Baixa um leitor de texto no celular que aí flui bem rsrsrs fiz assim!!!
Você se apaixonará quando começar a ler as obras do rei do Tupi antigo, o grande José de Anchieta, estou lendo De Beata Virgine Mater Dei em latim e tradução portuguesa arcaica, a primeira 1940. Veja no meu canal vídeos que eu fiz falando a lindíssima língua Tupi antigo.
Moro em Alagoas. Sou alagoano. É sim o litoral do estado de Alagoas era formado por índios caetes. Não só o litoral,mas até o agreste do estado. Até hoje tem usinas de cana de açúcar com esse nome. Tem a cidade de Coruripe e Rio. Tem a praia do francês e tem várias cidades e povoados com igrejas feitas por franceses e holandês,claro q tem por português. Aqui na minha cidade ainda tem tribos indígenas, e as margem do rio são Francisco também tem. Índios super isolados da SOCIEDADE,a vista ser no século 21. Nunca visitei eles,por causa q precisa de autorização. Sem falar aqui tem vários povoados de quilombos. Minha cidade fui fundada por uma negra q fugiu do quilombo dos palmares. Por isso é próximo de uma nascente bem grande e bem atrás de uma cadeia de serras bem altas. Dizem q para não ser pega ela teve q mora ali ,pois ali era super difícil de ser encontrada,além de ser uma cidade bem isolada de qualquer região de rios e estradas da época
Historicamente pode procurar se quiser Garanhuns tinha um território gigantesco(hj não) no inicio bem no inicio as terras foram dadas ao cara que eliminou o quilombo de palmares as terras ficaram à neta dele Simoa Gomes de Azevedo....dai surge a cidade muito depois.curioso
Maximilian Robespierre curiosa ha uma comunidade possivelmente quilombola sitio castainho e estivas a população lá são negros (meu irmão trabalhou lá ).
Cara, você é, simplismente, isto: um tremendo e eficiente contador de histórias, histórias envolvendo nossos corruptos dos antigamente, de maneira didática e divertida, entre outras. Parabéns.
Os queridos e amados Caeté são da minha Alagoas, lá infelizmente eles não estão mais, porém no sangue do meu povo corre o sangue deles. Vejam no meu canal vídeo na lindíssima língua Tupi antigo que eles falavam.
Um excelente (sic!) episódio para ser associado ao Dia de Natal... Assim como Herodes, Judas e outros expoentes da "verdade", Peninha ombreia com ilustres personagens da história que padecem dessa estranha sincronicidade junguiana...
Precisávamosesmo de alguém que ultrapassasse as fronteiras do coloquial, parabéns por esse canal tão bem explicado e extruturado, que os jovens possam ao invés de vídeos idiotas encontrem a razão Para curtir, compartilhar e absorver seus conteúdos. Parabéns.
Torne-se membro patrocinador do canal Buenas Ideias:
bit.ly/membroBI Ganhe recompensas e vantagens!
Um episódio sobre dom Pedro ii por favor
Esse episódio do bispo na parte do Brasil colonial daria uma série da netflix... 😍
Uma perguntinha quem foi o português sobreviveu ao banquete canibal pra contar a história da captura?
Muito legal Eduardo através de você estamos aprendendo mais sobre nossa história do nosso Brasil tanto as coisas boas como as ruins eu sempre penso que devemos valoriza a parte boa e aprender com as partes ruins para não repetir. Parabéns
Estou curioso: onde foi parar o tesouro do Bispo Sardinha?
Brasileiro que é brasileiro adora ouvir essa história, churrasco de sardinha kkkkkkkkk amo os nossos índios, foram e são demais.
Naverdade eram os próprios brasileiros só que daquela época
Fp
ADOREI eu queria coroa esses índios que são osBrasileiros
Pensei que o Sardinha tinha sido cozinhado com legumes num caldeirão e tinham comido o safado como cozidão, será que ele era gordo? ?
@@hilsonsilva4943 sei lá era gordinho né já que era rico ksksk
No bispo Leitão morri de rir. Gosto de assistir de manhã enquanto faço meus afazeres domésticos...pra ficar de bom humor e adquirir conhecimentos que não tinha tido até hoje
Eu tbm , gosto de assistir lavando louça
Ouvir com meu neto, de forma lúdica, conhecer a nossa história.
Parabéns Prof
eu sou uma versão geração Z de você então vovó 🙈😍
Ihdio achou q era esperto em amtar o sardinha nao sabiam esses trouxas q portugal tinha um reinq haveria de os fazer pagar.. o almoço de Sardinha foi bem mortal.
Sou de Alagoas e moro há 10 minutos da praia do Francês. Aqui essa história é muito famosa, hoje em dia, os Caetés dão nome a diversas empresas e locais.
Eu também sou de Maceió AL.
Tem o conjunto Caetés, no Benedito Bentes.
O Sardinha era riquíssimo em ômega 3. Os índios tinham bom gosto.
Aleluia!! Pedi tanto esse episódio... Minha mãe era de Coruripe e eu adoraria que um tataravô meu tenha participado deste banquete.😋
Valeu Peninha!!!
O mais provável é um teu tataravô teu tenha participado, mas como comido.😋
Obras superfaturadas, corrupção de empreiteiras, Ainda bem que não vivíamos nessa época...
Kkkkk
Tempos difíceis.
Nada mudou
Ainda bem que aprendemos com o passado e não cometemos os mesmos erros.
Obs: ironia!!!!
ainda bem que hoje nao tem nenhuma maracutaia
Parece História atual:
Corrupção, regalias, pilantragem... Só falta índio canibal
Não serve uma família de políticos parasita?
@@KaZeMaRu_ Qual delas ? Kkkkkk
A gente só se ferra.
Índio canibal? A vá!
@@EsseSerQueSouEu acho que os índios canibais somos nós já que agente acaba esses caras na facada ou na revolta sei lá ao acho kkkkk kkkkk.
Tinha até Bispo que usava da fé pra enriquecer, só faltou o índio canibal mesmo.
Que histórias, do jeito que vc conta ficou demais, queria ter tido um professor assim na escola!! Parabéns
Vai toma no cu
@@luansapu9088 o certo é "Tomar"
CRISTIAN o EDUARDO BUENO com suas comédias torna o aprender divertido !!!
Ele e jornalista...
Os professores de histórias geralmente só ensinam também da forma que está nos livros, sendo que a história é sempre mais do que contam e ela se modifica com o tempo
Massa essa história, sou descendente da tribo Caetés, minha bisavó era Índia, ela contou que muitos de seus antepassados foram mortos e expulsos de sua região, eles tiveram que fugir para o interior para salvar a própria vida ,é bom saber um pouco de sua própria história, obrigado pelos videos sempre bem humorados e educativos.
Tu és o melhor contador de causos, neste causo, causos verídicos...
Professor você é simplesmente maravilhoso. Estou com 59 anos e nunca tive uma aula assim, que delicia!!! Bem feito para o Sardinha.
Não adiantou muita coisa. Depois condenaram e escravizaram todos os caeté
Muito bom livro
Nunca pensei que gostaria de história do Brasil. Depois de conhecer o canal já estou no meu 6º vídeo consecutivo e já encomendei o meu livro. Parabéns e obrigado pelo conteúdo
È hiotria de Portugal, naquela altrua nao existia brazil tinha outro nome...brazil soa aprece no fim coma independencia.e a cosntituiçao do proprio pais.- Ate la era parte de portugal.
Parece que este grande historiador é também, assim como eu, admirador e protetor dos amados povos indígenas. Parabéns pela sua ótima aula. Eu tenho os três livros da COLEÇÃO TERRA BRASILIS.
Amo demais os indios
@@lucianabrandao6883 entAO sai DA TERRADEELS, INVASOR.
ÉS UM GRANDE PROFESSOR DE HISTÓRIA DO BRASIL 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Pena que não existem mais esses índios....!😁😁😁😁
Pois é, para comerem sardinha e beberem leite.
Graças à este canal eu voltei a ler livros, em 1 semana já tenho 2 livros do Eduardo Bueno, acho bom ele ter lançado vários pq quero ler todos.
É muito bom saber a história do país ao qual pertencemos.
Meu, este historiador é demais de ótimo. Parabéns aos grandes estudiosos brasileiros, parabéns aos artistas e aos que não rejeitam o que somos - uma mistura de culturas e de povos.
Que Mário de Andrade, o grande criador de Macunaíma, esteja descansando em paz no paraíso celestial, se existir tal lugar.
Tem dois, paraiso celestial, e paraiso infernal😂😆
O peninha não é historiador e sim jornalista.
Obrigado por me corrigir. Então, é ótimo que aprendo história com um jornalista.
Macunaíma que desgraça 😂
Adorei esse episódio. História do Brasil tem duas: a que aprendíamos na escola na época da ditadura e a verdadeira e completa que aprendemos agora, através da iniciativa de professores, historiadores e amantes do passado e da verdade . Valeu!😉
Tá de brincadeira, moça? Com a herança esquerdista nas escolas? Acha que no período militar os livros mentiam? Você os leu? Acho que não.
Amei a tua observação, acho que a história precisa ser recontada, porque me parece que nada mudou na terra de ABRANTES!!!
Quem comeu o bispo Sardinha? Deve ter sido o Gomes da Costa!
Eu entendi a referência!
Embaixo dum coqueiro kkkkkkk
@@josereinaldosouza6561 kkkkkkkkk e observado por um Pescador!
Parabéns a todos pela bela criatividade,😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Entendeu o trocadilho , ou quer que Eu desenhe..??!!
adoro, Eduardo Bueno,,sou guia de turismo em Salvador, comprei todos os seus livros. Mas amo seus vídeos, aprendemos com você , porquê tem um modo especial de contar História. Você é "excelente@
Peninha,gosto muito dos seus videos.Sao muito divertidos e instrutivos!Em tua homenagem daqui de Lisboa te mando esta frase escrita em portugues do Brasil:"CARA,TU E' DEMAIS!"
Obrigado👏 Eduardo Bueno!!
Estou com 67anos de idade e só hoje eu posso dizer que tive uma verdadeira aula de história amei ❤ se alguns professores fossem iguais a você ja faria a diferença na educação do nossos jovens. eu falo por mim que não sabia nem quem foi o bispo sardinha. Parabéns 🎉🎊 pelo o vídeo 📽 e vou ficar aguardando os próximos 🌻🍀🤩😘
Maravilhoso! Sou da Região de Barreiros/PE, cidade povoada por índios caetés, do qual tenho orgulho de descender.
EDU Cunha Muito legal ! Conte-nos mais 👍🏻
Você é genial, você sabe que é. Adoro seus vídeos.
Neste presente momento que me encontro ,tenho apenas as minhas palavras a expressar nesse mundo virtual que eu aprecio e gosto tanto chamado TH-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade e de muito obrigado a todos os idealizadores.
A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato.
Nunca gostei muito de história, mas do jeito que voce conta passei a gostar. Já tinha visto você no Fantástico em certa ocasião, quando o conheci. Agora quero assistir todos os teus videos para aprender historia da forma correta e rir muito, e olha que eu já estou na casa dos 72, mas gosto de pessoas alegres e divertidas como você que dá uma apimentada na história e deixa tudo mais interessante, fugindo do tradicional. Gostaria de estar vivo daqui a alguns anos para ouvir a sua narrativa sobre os tempos atuais onde o Brasil teve um presidente analfabeto que foi sucedido por uma anta que foi sucedida por um que sonhava com o poder nem que fosse por apenas dois anos que foi sucedido por um louco. Vai já preparando porque quem viver verá.
Eduardo Bueno com tantas histórias para contar é um excelente roteirista para o cinema nacional. Fiquem de olho👁️👁️
Barabens...gostei. Uma. Aula. De. Conhesimento .
Muito bem elaborado e relembrando a história de modo divertido.
Mamma mia ...bella storia Auguri anno nuovo caro...un abbraccio
Peninha, sou de Maceió e moro na praia do Francês, conheço todo o litoral de Alagoas da foz do São Francisco a divisa com Pernambuco pois sou surfista e minha diversão é explorar o litoral em busca de onda ( e conheço várias secretas), tem um busto do bispo sardinha na praia de pontal do cocuripe onde é possível visitar a embarcação naufragada, mas essa história que teriam comido o bispo é uma lenda pois nenhuma tribo indígena brasileira tinha custumes canibais muito menos os caetes que levaram essa fama, diz alguns historiadores, outro detalhe é que o rio em questão é impossível de atravessar andando mesmo na maré cheia passam embarcações grandes por ele, ele duvide barra de São Miguel e a cidade de roteiro sua foz é na famosa praia do gunga.. Diz a lenda também que o bispo vinha denunciando a Portugal através de carta claro o massacre que acontecia aqui com os índios e outras barbaridades e foi morto pelos próprios portugueses.. Enfim.. São história que entraram para a história.!!! Parabéns pelo canal, sou seu fã, vi sua entrevista para a Letícia no canal ela no mar, Aloha.!!!
Exatamente. O historiador alagoano, Moacyr Soares Pereira, especialista em navegações do século XIX, e outras produções seguintes, apresenta tese contrária à essa, e de fontes mais seguras. Essa história aí é uma lenda recontada por um viajante português poucos anos depois da morte do Sardinha, e que ecoa desde esse tempo sem grandes verificações. A nau não naufragou no Cururipe, e sim na enseada do Vaza Barris, e foram comidos pelos Tupinambás. Se quer se possui a certeza se o Caetés eram antropofágicos. O que se sabe é que eles eram extremamente hábeis na guerrilha, valentes. Isso foi uma desculpa para causar a Guerra Justa e exterminá-los. Como o Eduardo Bueno é jornalista, sua visão é outra, uma visão superficial da História.
És sem dúvida o Hermano Saraiva do Brasil. E este é o maior elogio que pode ser dado a um historiador contemporâneo. Muitos parabéns!
Veja alguns vídeos dele e vera lá o seu conhecimento e paixão pela verdadeira história. Abraço e bem haja.
O Professor José Hermano Saraiva foi um grande Historidor e um grande Senhor .
Moro há poucos metros do Rio São Miguel. Um salve de Alagoas!
Essa forma dinâmica e didática facilita muito o entendimento, muito obrigado pelos episódios, já assistir tantos vídeos que eu já perdi as contas. rs
Bispo no Brasil querendo enriquecer...???
Temos até hoje.
Servidos? Mas aviso que são indigestos!!!
Sempre houve.
Se os caetés gostaram de bispo endinheirado... sorte do Edir Macedo que os caetés foram extintos.
Eu amo a história do Brasil e com certeza é a história mais RICA do Mundooooooooooo
Finalmente algo pra alegrar meu Natal
Muito bom episódio , como todos!!
Uma delícia !
Sensacional 😂! A gente aprende sorrindo com você 🎄⚘💖
VIVA AOS PORTUGUESES PORQUE FAZEM PARTE DA CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO BRASILEIRA ASSIM COMO ÍNDIOS.
Mas, diferente dos indigenas, saque.
Se tem uma coisa boa nessa vida é ouvir histórias de bispo se dando mal.
Pior q antes disso, eles fazem muita gente se dar mal.
Adoro comer sardinha frita, este deveria ser delicioso para os índios, porco a pururuca
Ele conta a história na parte do canibalismo com tanta alegria kkkkj
Amo seu modo descontraído e criativo de contar histórias desse brasil menúsculo...do ponto de vista dos dos oprimidos.
Desembargadores roubando dinheiro público, ainda bem que hoje em dia isso não existe mais, né?!
😅😅😅
Nunca mais existiu roubalheira,guerras civis e corrupção kkkk amém.
Agora só pegam emprestado só não pagam 😂😂😂😂😂
Sou alagoano e professor de História, adoro o canal buenas idéias, o triste é que hj a maioria da população do meu estado nem sabe quem foram os Caetés nossos ancestrais guerreiros, e o nome desse povo hoje é marca de açúcar produzido na usina Coruripe.
Por isso que vocês são violentos, adoram pistolagem,e facadas e massacre, tá explicado por que o cangaco foi tão admirado por vcs, e Maceió se tornou a capital mais violenta do Brasil
Professor, você é o máximo! Tem um jeito muito especial de narrar.
😂 maravilhoso ❤ amo nossa história ❤
A nova moda no Brasil agora é "como arrancar votos em nome de Deus".
Nova?
No meu tempo de vivência sim kk Sinceramente não tinha noção que tocar nesse ponto poderia dar tanta força no meio político com vemos agora
Muito ladrao em nome de Deus
evangelicos filhos da puta para enganar os idiotas...que acabam fudendo com a gente......Feliciano perigosimo
@@perigoso1111 nova, sim. Desse jeito não lembro de ter acontecido. Estamos correndo risco de nos tornarmos como o Irã.
Maravilhosa aula
"Uma quadrilha portuguesa com certeza". Que triste história.
"Ontem eu sonhei que estava em Moscou dançando ..."
Aprender história achando graça é sensacional!!!
QUE MARAVILHA...ESTOU ME INSCREVENDO NO SEU CANAL BUENAS IDÉIAS; GOSTEI DEMAIS, POIS EU NUNCA HAVIA APRENDIDO TANTO COMO APRENDI COM AS SUAS AULAS TRÁGICAS E CÔMICAS; PARABÉNS E OBRIGADO PELAS DISSERTAÇÕES HILARIANTES; GRANDE ABRAÇO, PROFESSOR EDUARDO BUENO!
Simplesmente fantástica a contação de Eduardo Bueno. Show de bola!
Vale lembrar que Cartier, o dono da famosa relojoaria, foi amigo pessoal de Alberto Santos Dumont. Voltando ao assunto do Bispo Sardinha...
Esta história é uma das melhores!
Muito obrigado por esse presente de natal, espero outro no dia de reis.
Narrado desta forma é muito show. Só o bom Prof como Vc. Parabéns pela narrativa! Creio que se tivessemos Professores assim aprendiamos mais e entenderiamos o ser humano de hj. Precisamos mudar!!!🤔
Vc e show de bola
Amei essa aula, estou menos ignorante, parabéns
Como não amar esse canal?!
Comprei três livros seus desse período, mas ver a sua explicação é muito melhor
Melhor programação de natal ever
ESTA É UMA NARRATIVA ÉPICA, VERDADEIRA E APAIXONADA DE D. BUENO, CRONISTA MOOR DESTAS TERRAS E DE OUTRAS.FELIZ NATAL
Me divirto tanto com seus vídeos. A didática que tu usa é sensacional e prende o ouvinte de uma maneira! Obrigada por compartilhar a história do nosso povo!!!!!!!!!
Fantástico! É um prazer ouvir Eduardo Bueno.
Um.episódio sobre o padre Vieira. Esse ano li uns 3 sermões dele e é muito bom. Um português impecável, barroco. Coisa de outro mundo. Todo mundo TEM que ler!!! Baixa um leitor de texto no celular que aí flui bem rsrsrs fiz assim!!!
Ontem mesmo, estava fazendo questões de vestibular e perguntaram qual tribo indígena papou o Bispo Sardinha...e agora aparece esse episódio hehe
@@KaZeMaRu_ achei interessante o significado de caetés.
Você se apaixonará quando começar a ler as obras do rei do Tupi antigo, o grande José de Anchieta, estou lendo De Beata Virgine Mater Dei em latim e tradução portuguesa arcaica, a primeira 1940. Veja no meu canal vídeos que eu fiz falando a lindíssima língua Tupi antigo.
@@saberliberta vou ver muiiiito
@@saberliberta será q acho no site do domínio publico br?
Moro em Alagoas. Sou alagoano. É sim o litoral do estado de Alagoas era formado por índios caetes. Não só o litoral,mas até o agreste do estado. Até hoje tem usinas de cana de açúcar com esse nome. Tem a cidade de Coruripe e Rio. Tem a praia do francês e tem várias cidades e povoados com igrejas feitas por franceses e holandês,claro q tem por português. Aqui na minha cidade ainda tem tribos indígenas, e as margem do rio são Francisco também tem. Índios super isolados da SOCIEDADE,a vista ser no século 21. Nunca visitei eles,por causa q precisa de autorização. Sem falar aqui tem vários povoados de quilombos. Minha cidade fui fundada por uma negra q fugiu do quilombo dos palmares. Por isso é próximo de uma nascente bem grande e bem atrás de uma cadeia de serras bem altas. Dizem q para não ser pega ela teve q mora ali ,pois ali era super difícil de ser encontrada,além de ser uma cidade bem isolada de qualquer região de rios e estradas da época
Bom video há uma cidade em Pernambuco chamada Caetes.
Sim moro em Garanhuns .Palmares não é tao longe....há índios em Aguas Belas os funi ô ,outros em Pesqueira (creio que Xukuru...)....
Maximilian Robespierre creio que Palmares deve ficar a 100 quilómetros ou daqui .Caetes fica a 18 quilometros de Garanhuns.....
Maximilian Robespierre ,verdade.
Historicamente pode procurar se quiser Garanhuns tinha um território gigantesco(hj não) no inicio bem no inicio as terras foram dadas ao cara que eliminou o quilombo de palmares as terras ficaram à neta dele Simoa Gomes de Azevedo....dai surge a cidade muito depois.curioso
Maximilian Robespierre curiosa ha uma comunidade possivelmente quilombola sitio castainho e estivas a população lá são negros (meu irmão trabalhou lá ).
Que história FANTÁSTICA professor .
Espetáculo..rsrs👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Foi um espetáculo de horror, para português ver.😂😂😂
Joao Pereira Dos Santos Claro, espetáculo é a apresentação de nosso amigo Peninha..rsrs
Muitas igrejas nem pagando dizimos pela eternidade se livrariam de seus pecados!
Adoro História. Mais com você é demais
"Tinha espinha, mas azar!" Esse Eduardo Bueno é um sacana... 😄😄😄
Meu amigo, se nas escolas fosse dado aula assim, seriamos uma população bem mais culta. Parabéns sou teu fã, um abraço do ZIG.
Kkkkkjjjj meu essas histórias, esse humor ácido, "escuro", essas ironias, as ilustração 🤣🤣 muito bomm escutando altas histórias aqui +1 inscrito
Você é ótimo! Eu me divirto muito e aprendo também.
Esse começo de vídeo me lembrou *certo bispo* no Brasil atual.
Mais conhecido como Silas malafodase
Cara, você é, simplismente, isto: um tremendo e eficiente contador de histórias, histórias envolvendo nossos corruptos dos antigamente, de maneira didática e divertida, entre outras. Parabéns.
O bispo sardinha e o professor mostarda. Dava um bom Big Mac pra os índios.
@Matheus Xavier esse eh o Brahma....
A culpa era dos franceses que instigaram os índios contra os portugas. Kkk
Velho!!! Não tem como não fomentar e muito um aprofundamento com essa sua aula, vc é bom d+!
Mais uma narrativa deliciosa da nossa história, não que eu queira incentivar os métodos antropofágicos outrora providenciais como nesse caso.
Mas se for, q comecem com o Renan Calheiros.
Fascinante a explicação.
Mestre sou aquele cara que te encontrou no bairro floresta e se indentificou como fã ...Eduardo Santa Maria
Sou de Coruripe - Alagoas...obrigado por esclarecer nossa história
Esse episódio foi especialmente DELICIOSO! Minha boca enche d'água só de pensar em sardinha frita com uma cerveja bem gelada!
hahahaha
Seu canibal😂
Loura gelada seu canibal
Melhor canal pra se aprender história, de forma leve e divertida
Os queridos e amados Caeté são da minha Alagoas, lá infelizmente eles não estão mais, porém no sangue do meu povo corre o sangue deles. Vejam no meu canal vídeo na lindíssima língua Tupi antigo que eles falavam.
Meus agradecimentos e um abraço
Parabéns cara, espetacular sua didática e emoção...
Você é magnífico adoro ver você NARRANDO AS HISTORIAS E GOSTO DE HISTORIA PARABENS VOCE E DA HORA um abraço
Assisto os episodios do Peninha igual assisto Chaves, abuso nunca! kkk
Tu é o melhor contador de “história” do Brasil!!
Um excelente (sic!) episódio para ser associado ao Dia de Natal...
Assim como Herodes, Judas e outros expoentes da "verdade", Peninha ombreia com ilustres personagens da história que padecem dessa estranha sincronicidade junguiana...
Eu ganho pouco mas me divirto muito ouvir a história do bispo sardinha kkkkkkkk.
Moral da história: “god’s timing is always right”
Avho Bice Motavek. Grande historiador bradilriri. Psrabrns por Voce ecistir
Precisávamosesmo de alguém que ultrapassasse as fronteiras do coloquial, parabéns por esse canal tão bem explicado e extruturado, que os jovens possam ao invés de vídeos idiotas encontrem a razão Para curtir, compartilhar e absorver seus conteúdos. Parabéns.
Esse cara é muito engraçado, bicho. 😂😂😂😂😂😂😂😂. Definitivamente não tem como não rir.