Boa tarde Babá! Lembrei de um ponto de umbanda que era mais ou menos assim..."Santé, Santé, eu Santé de Angola! Santé com Jesus e Nossa Senhora!" Grande abraço!
referência historiográfica: Ecos da liberdade : profetismo indígena e protagonismo Tupinambá na Bahia quinhentista, de autoria de Jamille Macedo Oliveira Santos.
Muito Obrigado pela aula, eu ja imaginava que o uso do tabaco na Umbanda, tantos nos trabalhos com Exú, como nos trabalhos com caboclos e pretos velhos, vinha de cultos indígenas, agora tenho certeza.
Pai Mário, já faz alguns meses que aprendo com o Sr, que Deus dê muita saúde para continuar ensinando a verdadeira fé e a fé que não é cega a fé com fundamento 🙏🏻
Baita aula! Muito gratificante ver em pleno essa pandemia grandes nomes fazendo essa releitura da umbanda, acompanho seu canal é agora o site do templo, e vejo que outros nomes como A.cumino que estão saindo da zona de conforto da umbanda moderna e resgatando essa seiva esse néctar de nossa história desse patrimônio . Espero podermos fazer uma umbanda mais forte mais "original " com respeito ao povo "bantu" e os nativos de pindorama🙏🏻 Axé e parabéns pela luta
4 ปีที่แล้ว +6
Muito obrigado. Estamos remando contra um tsunami!
Fantástica aula de história e de religião. Estou aprendendo muito. Seus ensinamentos passa credibilidade porque tem estudo e conhecimento comprovados. Parabéns!! 👏
Gratidao por mais uma aula de ricos fatos historicos pra nos fazer viver uma conciencia mais esclarecida de nossaa origens com os antepassados de nossa terra chamada Brasil
olá! Muito boa explanação! É interessante que muitas vezes ouvimos aquele ditado: "quem não estuda sua história está condenado a revive-la". Depois de assistir este vídeo, percebo que não é só isso...é preciso estudar a história sem filtros para entender os fatos. Muito legal
Axé irmão . Tem que agradecer ao Alan Barbieri . Pois foi através dele quando vc foi no canal dele que comecei a te seguir e estou adorando as suas aulas suas mensagens . Vc é o exemplo de que conhecimento deve ser compartilhado . Muito obrigada
Simplesmente fantástico... cada vez mais aprendo com seus ensinamentos. O interessante é a concha de retalhos que foi necessária para a criação da Umbanda. Estou ansioso por novos vídeos.
Boa Noite a Todos. Babá Mario, Gratidão por mais este vídeo compartilhado conosco. Tenho certeza de que contribui e muito para nós adeptos de cultos afro-brasileiros, com informações detalhadas e ricas. Grande Abraço.
Babá, eu entendo a Santeria de alguns países hispânicos como em parte bem semelhante com o Santé. Por exemplo, em países como a Argentina, onde houve o extermínio planejado da população negra, há um culto basicamente sincrético entre santos católicos, santos não-católicos e ritualística indígena. A influência dos orixás vem do Brasil. Os alunos bolivianos comentam de algo semelhante, católico-indígena. Já em outros países como em Cuba, é quase que totalmente africana, tenho um aluno cubano e ele confirma que a Santeria é realmente fortíssima em seu país - há boatos que até o Fidel Castro era santero, já que foi o único culto religioso não-proscrito em Cuba hehehee. Então percebo que há nuances, mas é uma constatação turística e de relatos de terceiros, não tenho base acadêmica para comprovar isso. Obrigado pela excelente aula.
Muito bom , se possível teria que fazer um vídeo, para explicar a continuação, até chegar a Zelio de Moraes... Ai fica completo toda história!! Obrigado!! Grande abraço!!!
Boa noite sacerdote Mário seus videos estão cada vez melhores mas infelizmente a partir aproximadamente do decimo oitavo minuto ficou sem áudio. Excelente meus parabéns.
Boa noite BABÁ Mário, minhas saudações. Excepcional seus vídeos e este não está fora deste elogio. Poderia falar algum dia sobre Orixá Logugan, em um dos seus vídeos um senhor fez um comentário sobre este Orixá....muitos de nós umbandistas ficaríamos lisonjeados com mais um ensinamento de grande valia. AXÉ, mokuiú!!!
4 ปีที่แล้ว +1
Esse Orixá (Logunan) não existe na tradição yorùbá.
@ então, estamos sendo enganados em cultuar um Orixa q nao existe? Poxa vida, como podem criar um Orixá q nao existe e ainda cultuar e compôr pontos sem fundamento? Sinceramente, estão estragando nossa querida Umbanda....ou melhor já está por causa de maus dirigentes..... Pena q aqui onde moro nao tem um terreiro igual ao teu....q pena mesmo... Obg por me esclarecer... Axeeeeee!
Obrigada pelo vídeo. Você tem algumas sugestões de livros? Poderia falar sobre a influência ou mesmo apropriação de zelio Fernandinho de Moraes na umbanda? Abraços
ปีที่แล้ว
Em quase todos os vídeos e textos que produzo esse assunto é abordado. Alguns destes: th-cam.com/video/V6_np3aY3NA/w-d-xo.html th-cam.com/video/xWGUfC6GlaU/w-d-xo.html th-cam.com/video/G0UmtQ_jDtk/w-d-xo.html
Santé teria alguma relação com Omoloko? Assisti um vídeo do Professor José Beniste em que o mesmo diz que as nomeclaturas como Tata Rompa Mato e etc, seriam entidades provindas deste tipo de culto. Já os pretos-velhos estariam relacionados com os cultos de saakanga.
Oi Babá Mario, tudo bem? Acompanho seus vídeos por aqui e são sensacionais. Pode me indicar alguns livros ou artigos sobre a origem ou evolução da Umbanda no Brasil? Gostaria de me aprofundar mais nesse estudo, mas não sei por onde começar
4 ปีที่แล้ว +1
Veja nossa página e blogs, cujos endereços estão na descrição do vídeo.
"Segundo Olga G. Cacciatore (1975), a palavra Cabula seria uma deformação da palavra “cabala”, chegada até os Negros bantos, através dos malês, de cultura muçulmana. Um culto afro-brasileiro de características sincréticas, com traços de cultura cabinda, angola e muçulmi, por influência malê, identificável pelo gorro usado pelos participantes do ritual." Como o culto da Cabula pode ter influência dos malês se a Cabula é de influência bantu? E como isso poderia ter alcançado o povo bantu se os iorubás só vieram ao Brasil no século 19? E como podem os malês, sendo muçulmanos conhecerem a cabalá que é de origem, na realidade, judaica?
2 ปีที่แล้ว
Boa noite. Esses questionamentos são respondidos neste vídeo: th-cam.com/video/bGzhx3p16bM/w-d-xo.html
Motumbá! Pai Mario sempre me pego imaginando como seria a Cabula estritamente Bantu, sem Orixás ! É possível praticar a Umbanda pré século 20?
4 ปีที่แล้ว +1
Sim, a Cabula não tinha Orixá, pois era essencialmente bantu. Leia esse texto que está em nossa página: templopanteranegra.com.br/umbanda-omoloko/cabula-e-macumba/
Meu avo foi garimpeiro na Bahia e quando voltou pra minas fazia trabalho e Este trabalho ele incorpora a de joelho com a cabeca em uma estrella riscada no Chao e o cambone era chamado de caixa por acaso Mario voce sabe que Seria e esta ?
A palavra "santé", em francês, significa "saúde". Só porque fiquei pensando se teria a ver...
3 ปีที่แล้ว
É uma possibilidade, pois os franceses tentaram colonizar parte do Brasil. No século XVI no litoral do Rio de Janeiro, quando foi fundada a "França Antártica", que foi debelada pelos portugueses e no século XVII no Maranhão. Em ambas tentativas houve uma forte ligação com os nossos indígenas, por interesse, é claro, mas pode ser que houve uma troca linguística.
Obrigada por mais este vídeo! Muito bom! Sobre o criador da santidade, chamado Antônio, existe algo que faça referência a qual tribo ele pertencia? Pois os rituais indígenas se diferenciam de acordo com a tradição de sua tribo, estou certa nisso? Então, de acordo com as práticas indígenas da santidade, é possível saber a origem de qual tribo Antonio pertencia antes de ser escravizado?
No ímpeto de anular o protagonismo do Caboclo das Sete Encruzilhadas na estruturação da Umbanda, rotula-se qualquer movimento religioso com manifestações de espíritos ancestrais como Umbanda.
2 ปีที่แล้ว
No ímpeto de querer desqualificar o trabalho de um acadêmico, dedicado ao estudo sério das tradições religiosas que compõem o mosaico brasileiro, escreve-se qualquer coisa para tanto.
@ enquanto tu és acadêmico eu sou graduado em História com pós graduação em diversas áreas, inclusive em História e Cultura Afro-brasileira. Embasa melhor teus estudos pra afirmar que todos os cultos anteriores a 1908 eram Umbanda.
O Sr está vendo: falácia Ad hominem! É sempre assim, eu falei de um culto indígena, que influenciou a Umbanda e mandou eu estudar mais! São pessoas como você que me inspiram a continuar!
Tenho uma dúvida! O povo bantu tinha prática da incorporação, ou seja, espiritismo ?? Eu sempre ouvi falar que na África não havia esse culto.. pelo menos no passado..
3 ปีที่แล้ว +1
th-cam.com/video/ZgPHLTfZtOI/w-d-xo.html Neste vídeo eu falo sobre transe e incorporação. Transe, possessão, incorporação existe desde quando existe o "homo sapiens sapiens".
@ aprendi errado, pois sempre ouvi dizer que na África só existia e existe o culto aos orixás, inquices, etc.. sem incorporação de espíritos de vidas passadas. (estou adorando as suas aulas)! Vou assistir o video do link.
Fazendo uma correção , não se falava em espíritos também porque a palavra espírito foi cunhada por Kardec em meados de 1800 e poucos !! 👍 Desculpa a intromissão pai 🙏 Quero adquirir seus livros 👍
3 ปีที่แล้ว
Obrigado pela correção, mas a palavra espírito tem sua raiz etimológica no Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", mas também pode estar se referindo a "coragem", "vigor". Na Vulgata, a palavra em Latim é traduzida a partir do grego "pneuma" (πνευμα), (em Hebreu (רוח) ruah), e está em oposição ao termo anima, traduzido por "psykhē" , a alma. A distinção entre a alma e o espírito somente ocorreu com a atual terminologia judaico-cristã (ex. Grego. "psykhe" vs. "pneuma", Latim "anima" vs. "spiritus", Hebreu "ruach" vs. "neshama", "nephesh" ou ainda "neshama" da raíz "NSHM", respiração.) A declaração do apóstolo Paulo nas Escrituras de que "o espírito, alma e corpo" devem ser "conservados íntegros", expressa claramente que alma e espírito são coisas distintas. 1 Tessalonicenses 5:23. Pode-se entender que alma representa a união do espírito "ruach" que é o fôlego de vida com o corpo "o pó da terra". Por isso Deus ao criar Adão o tornou "Alma vivente" Gen.2:7. Logo se deduz que alma também morre como está escrito em Ezequiel "a alma que pecar essa morrerá" Ezequiel 18:4 e 20. Essa passagem de Paulo em 1 Tess. pode ser entendida como as três dimensões humanas: a fisica (corpo), a mental (espirito) e a sentimental ou emocional (alma), pois o próprio verso diz "o mesmo Deus da paz vos santifique em tudo". A palavra espírito costuma ser usada em dois contextos, um metafísico e outro metafórico. Fonte: Wikipedia. Assim, eu não estou errado e o termo não foi criado por Kardec.
Motumbá! Então pode ser que a linha Semiromba da Umbanda seja mais antiga que se diz, pois, esta linha contém elementos da religiosidade católica. Motumbá Axé!
4 ปีที่แล้ว +2
Semiromba é algo que surgiu no livro de João de Freitas, em 1957, chamado "Umbanda: reportagens, entrevistas, comentários, rituais, etc", onde diz que Semiromba quer dizer "frade", "religioso católico".
O livro do Ronaldo Vainfas é: A Heresia dos Índios: Catolicismo e rebeldia no Brasil Colonial. Mais um excelente vídeo, parabéns!
Muito obrigado!
O livro está sendo relançado pela Cia. das Letras. Deve sair no dia 2/5/22.
mais um livro, para a conta... ^^
Boa tarde Babá! Lembrei de um ponto de umbanda que era mais ou menos assim..."Santé, Santé, eu Santé de Angola! Santé com Jesus e Nossa Senhora!"
Grande abraço!
Obrigado pela colaboração.
referência historiográfica: Ecos da liberdade : profetismo indígena e protagonismo Tupinambá na Bahia quinhentista, de autoria de Jamille Macedo Oliveira Santos.
Obrigado pela colaboração.
Axé!
"Religião como tradução" também é outro livro muito bacana sobre Santidade
Obrigado pela dica.
Infelizmente este livro está indisponível.
Conteúdos como esse deveriam ter mais visibilidade.
Por isso peço a todos que se inscrevam no canal, curtam os vídeos e os compartilhe com os amigos.
Se puder fazê-lo agradeço, de coração.
Passando para agradecer a sua explicação e pela oportunidade que me deu de ler um livro tão bom e esclarecedor.
Eu que agradeço!
Axé!
Primeira vez que ouço sobre a Santidade, obrigado pela aula! 🙏
Eu que agradeço!
Muito Obrigado pela aula, eu ja imaginava que o uso do tabaco na Umbanda, tantos nos trabalhos com Exú, como nos trabalhos com caboclos e pretos velhos, vinha de cultos indígenas, agora tenho certeza.
Eu que agradeço!
venho agradecer pela excelente aula e aprendizado. Axé
Eu quem agradeço!
Já é o terceiro vídeo que assisto seu muito bom e estou aprendendo bastante sou médium de um centro de Umbanda Alma e Angola.
Axé!
Foi na raiz, adorei! Obrigado Doutor Mário, por compartilhar esses preciosos conhecimentos.
Eu que agradeço as palavras!
Muito grato ao senhor Mário por trazer mais essa aula. Esse canal é uma fonte de conhecimento. Muito obrigado.
Eu que agradeço!
Axé!
Agora que vejo no terreiro vejo com outros olhos com mais profundidade.
Axé!
Pai Mário, já faz alguns meses que aprendo com o Sr, que Deus dê muita saúde para continuar ensinando a verdadeira fé e a fé que não é cega a fé com fundamento 🙏🏻
Muito obrigado!
Axé!
Conhecimento é tudo... Muito aprendizado.
Muito obrigado!
Baita aula!
Muito gratificante ver em pleno essa pandemia grandes nomes fazendo essa releitura da umbanda, acompanho seu canal é agora o site do templo, e vejo que outros nomes como A.cumino que estão saindo da zona de conforto da umbanda moderna e resgatando essa seiva esse néctar de nossa história desse patrimônio .
Espero podermos fazer uma umbanda mais forte mais "original " com respeito ao povo "bantu" e os nativos de pindorama🙏🏻
Axé e parabéns pela luta
Muito obrigado.
Estamos remando contra um tsunami!
Como sempre!!! Muito eloquente e muito bem explicado !!!! Gratidão!
Muito obrigado!
Não deixe de se inscrever em nosso canal!
Que aula maravilhosa!
Obrigado.
Fantástica aula de história e de religião. Estou aprendendo muito. Seus ensinamentos passa credibilidade porque tem estudo e conhecimento comprovados. Parabéns!! 👏
Muito obrigado!
Gratidão! Tenho me esclarecido muito com seus vídeos! Que todos os guias lhe abençoe
Muito obrigado!
Axéééé!!!
Estou adorando essa progressão histórica da religião e seus detalhes, está elucidando diversas questões, obrigado. Axé
Nós que agradecemos!
Nossa, que semelhança com o culto de Jurema Sagrada.
Excelente vídeo.
Obrigado!
Estou encantado com as aulas, hoje vendo a Umbanda além de Zélio de Moraes, obrigado Tata🙌🏾
Eu que agradeço!
Gratidao por mais uma aula de ricos fatos historicos pra nos fazer viver uma conciencia mais esclarecida de nossaa origens com os antepassados de nossa terra chamada Brasil
Obrigado!
Parabéns Grande aula
Obrigado!
Estou fazendo o caminho de volta li muito sobre Zelio e não sabia disso
Que bom que pude colaborar.
Poxa que bacana !! 👏👏👏
Axéééé!
Parabéns pela aula Bàbá Mário. Sempre deixando o entusiasmo de querer saber mais.
Obrigado!
Muito obrigado pelos esclarecimentos! Conhecimento nunca é demais!! Obrigado
Axé!
Um dia terei a honra de assistir uma aula sua ao vivo!
Axé Bàbá Mario!!!
Quando houver segurança sanitária.
Axé!
Obrigado 🙏
Nós que agradecemos!
obrigado!
Eu que agradeço!
olá!
Muito boa explanação!
É interessante que muitas vezes ouvimos aquele ditado: "quem não estuda sua história está condenado a revive-la".
Depois de assistir este vídeo, percebo que não é só isso...é preciso estudar a história sem filtros para entender os fatos.
Muito legal
Obrigado!
Boa noite Baba Mario
Muito boa aula, muito esclarecedora
Ase o
Obrigado!
Fantástico, bàbá!!! Deu um show de conhecimento, além de uma excelente didática!
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Obrigado!
Só gratidão ! 🙏🙏✨✨✨
Obrigado!
O conhecimento é libertador. Gratidão bábà Mário
Obrigado!
Axé irmão .
Tem que agradecer ao Alan Barbieri .
Pois foi através dele quando vc foi no canal dele que comecei a te seguir e estou adorando as suas aulas suas mensagens .
Vc é o exemplo de que conhecimento deve ser compartilhado .
Muito obrigada
Muito obrigado!
😍Adoreiiiii, essa explicação 😍😍😍Como é bom aprender com quem tem autoridade no assunto 😍😍😍Parabéns 🙌🙌🙌
Muito obrigado!
Muito obrigado Bàbá Mário, uma aula de história, simplesmente incrível!
Obrigado!
Bom dia pai Mário, parabéns pela aula 👏
Muito obrigado!
Simplesmente fantástico... cada vez mais aprendo com seus ensinamentos. O interessante é a concha de retalhos que foi necessária para a criação da Umbanda. Estou ansioso por novos vídeos.
Obrigado!
Gratidão sempre, pelos ensinamentos! Excelente vídeo, Bàbá! Axé!
Obrigado!
Boa Noite a Todos. Babá
Mario, Gratidão por mais este vídeo compartilhado conosco. Tenho certeza de que contribui e muito para nós adeptos de cultos afro-brasileiros, com informações detalhadas e ricas. Grande Abraço.
Muito obrigado!
Mais uma aula esclarecedora e com excelente conteúdo !!! Parabéns !!!
Muito obrigado!
Não deixe de se inscrever em nosso canal!
Bom dia. Paz e luz. Excelente aula de história do Brasil, linguagem simples e esclarecedora, estou aprendendo bastante. Gratidão. 🙏🏻
Obrigado!
Muito bom Babá Mário! Excelente como sempre.
Obrigado!
Explanação magnifica.
Obrigado!
Uma boa pesquisa, bem fundamentada. Muito bom. Obrigada.
Obrigado!
Ótima aula..grato por compartilhar conosco seus estudos!!
Obrigado!
Parabéns pelo vídeo. Obrigado por compartilhar.
Obrigado!
Sabedoria.. muito bom
Muito obrigado!
Gratidão 🌻
Obrigado!
Tive que assistir 2 vezes! Muito obrigado, Pai Mário.
Eu que agradeço!
Bom dia excelente aula Babá , gostaria de saber sobre osanyin
Obrigado.
Matumba, matumba axé! Bom dia Bàbá Mario. Gostei muito do vídeo. Gratidão
Iba'se!
Como sempre, um excelente conteúdo!!!
Obrigado!
Amo suas aulas, muito esclarecedoras, sou aprendiz .
Compreendo bem como explica, VC tem uma ótima didática.
Benta Maria Silva campos, Cuiabá MT
Muito obrigado!
Gratidão por compartilhar o seu conhecimento.
Obrigado!
Muito obrigado! 🙏
Eu que agradeço!
Babá, eu entendo a Santeria de alguns países hispânicos como em parte bem semelhante com o Santé. Por exemplo, em países como a Argentina, onde houve o extermínio planejado da população negra, há um culto basicamente sincrético entre santos católicos, santos não-católicos e ritualística indígena. A influência dos orixás vem do Brasil. Os alunos bolivianos comentam de algo semelhante, católico-indígena. Já em outros países como em Cuba, é quase que totalmente africana, tenho um aluno cubano e ele confirma que a Santeria é realmente fortíssima em seu país - há boatos que até o Fidel Castro era santero, já que foi o único culto religioso não-proscrito em Cuba hehehee. Então percebo que há nuances, mas é uma constatação turística e de relatos de terceiros, não tenho base acadêmica para comprovar isso.
Obrigado pela excelente aula.
Ok.
Tamanho há o maria lionza na Venezuela
Muito bom , se possível teria que fazer um vídeo, para explicar a continuação, até chegar a Zelio de Moraes...
Ai fica completo toda história!!
Obrigado!! Grande abraço!!!
Há vídeos em meu canal que abordam isso.
Boa noite sacerdote Mário seus videos estão cada vez melhores mas infelizmente a partir aproximadamente do decimo oitavo minuto ficou sem áudio. Excelente meus parabéns.
Vamos verificar.
Quais os livros que devo estudar para aprender todas as partes religiões, conhecer cada um
Muitos.
Em meus livros há uma série de referências bibliográficas.
Boa noite BABÁ Mário, minhas saudações.
Excepcional seus vídeos e este não está fora deste elogio.
Poderia falar algum dia sobre Orixá Logugan, em um dos seus vídeos um senhor fez um comentário sobre este Orixá....muitos de nós umbandistas ficaríamos lisonjeados com mais um ensinamento de grande valia.
AXÉ, mokuiú!!!
Esse Orixá (Logunan) não existe na tradição yorùbá.
@ então, estamos sendo enganados em cultuar um Orixa q nao existe?
Poxa vida, como podem criar um Orixá q nao existe e ainda cultuar e compôr pontos sem fundamento?
Sinceramente, estão estragando nossa querida Umbanda....ou melhor já está por causa de maus dirigentes.....
Pena q aqui onde moro nao tem um terreiro igual ao teu....q pena mesmo...
Obg por me esclarecer...
Axeeeeee!
@@samuraiiarumas4473, Axé.
Obrigada pelo vídeo. Você tem algumas sugestões de livros? Poderia falar sobre a influência ou mesmo apropriação de zelio Fernandinho de Moraes na umbanda? Abraços
Em quase todos os vídeos e textos que produzo esse assunto é abordado.
Alguns destes:
th-cam.com/video/V6_np3aY3NA/w-d-xo.html
th-cam.com/video/xWGUfC6GlaU/w-d-xo.html
th-cam.com/video/G0UmtQ_jDtk/w-d-xo.html
Santé teria alguma relação com Omoloko? Assisti um vídeo do Professor José Beniste em que o mesmo diz que as nomeclaturas como Tata Rompa Mato e etc, seriam entidades provindas deste tipo de culto. Já os pretos-velhos estariam relacionados com os cultos de saakanga.
Eu expliquei no vídeo.
Olá, boa noite. Excelente vídeo. O senhor tem alguma indicação de leitura sobre a Santeria? Obrigado.
Não, pois não estudo a Santeria.
@ Ok, Obrigado!
Oi Babá Mario, tudo bem?
Acompanho seus vídeos por aqui e são sensacionais. Pode me indicar alguns livros ou artigos sobre a origem ou evolução da Umbanda no Brasil? Gostaria de me aprofundar mais nesse estudo, mas não sei por onde começar
Veja nossa página e blogs, cujos endereços estão na descrição do vídeo.
@ maravilha Baba Mario! Eu não tinha me atentado antes as informações da descrição. Gratidão imensa
"Segundo Olga G. Cacciatore (1975), a palavra Cabula seria uma deformação da palavra “cabala”, chegada até os Negros bantos, através dos malês, de cultura muçulmana. Um culto afro-brasileiro de características sincréticas, com traços de cultura cabinda, angola e muçulmi, por influência malê, identificável pelo gorro usado pelos participantes do ritual."
Como o culto da Cabula pode ter influência dos malês se a Cabula é de influência bantu? E como isso poderia ter alcançado o povo bantu se os iorubás só vieram ao Brasil no século 19? E como podem os malês, sendo muçulmanos conhecerem a cabalá que é de origem, na realidade, judaica?
Boa noite.
Esses questionamentos são respondidos neste vídeo: th-cam.com/video/bGzhx3p16bM/w-d-xo.html
Olá! Obrigado pelo conhecimento. Na Cabula, o Santé era como se chamava um tipo de espírito que incorporava no iniciado também?
Sim. Santé acabou tendo vários significados.
Motumbá! Pai Mario sempre me pego imaginando como seria a Cabula estritamente Bantu, sem Orixás !
É possível praticar a Umbanda pré século 20?
Sim, a Cabula não tinha Orixá, pois era essencialmente bantu.
Leia esse texto que está em nossa página: templopanteranegra.com.br/umbanda-omoloko/cabula-e-macumba/
A honde entra ai ajurema sagrada
No que falei em lugar algum. Só no Séc. XVIII.
Meu avo foi garimpeiro na Bahia e quando voltou pra minas fazia trabalho e Este trabalho ele incorpora a de joelho com a cabeca em uma estrella riscada no Chao e o cambone era chamado de caixa por acaso Mario voce sabe que Seria e esta ?
Infelizmente eu não conheço.
Sinto muito.
@ obrigado pela atencao
Excelente, como de costume. Faltou só mencionar a influência da feitiçaria ibérica, se é que me permite a colocação.
Não foi o caso, pois não abordei esse assunto em específico.
Antônio teve uma educação católica formal entre os jesuítas.
👏👏👏👏
Muito.bom!!!!
Obrigado!
A palavra "santé", em francês, significa "saúde". Só porque fiquei pensando se teria a ver...
É uma possibilidade, pois os franceses tentaram colonizar parte do Brasil. No século XVI no litoral do Rio de Janeiro, quando foi fundada a "França Antártica", que foi debelada pelos portugueses e no século XVII no Maranhão. Em ambas tentativas houve uma forte ligação com os nossos indígenas, por interesse, é claro, mas pode ser que houve uma troca linguística.
Obrigada por mais este vídeo! Muito bom! Sobre o criador da santidade, chamado Antônio, existe algo que faça referência a qual tribo ele pertencia? Pois os rituais indígenas se diferenciam de acordo com a tradição de sua tribo, estou certa nisso? Então, de acordo com as práticas indígenas da santidade, é possível saber a origem de qual tribo Antonio pertencia antes de ser escravizado?
Tupinambá.
No ímpeto de anular o protagonismo do Caboclo das Sete Encruzilhadas na estruturação da Umbanda, rotula-se qualquer movimento religioso com manifestações de espíritos ancestrais como Umbanda.
No ímpeto de querer desqualificar o trabalho de um acadêmico, dedicado ao estudo sério das tradições religiosas que compõem o mosaico brasileiro, escreve-se qualquer coisa para tanto.
@ enquanto tu és acadêmico eu sou graduado em História com pós graduação em diversas áreas, inclusive em História e Cultura Afro-brasileira. Embasa melhor teus estudos pra afirmar que todos os cultos anteriores a 1908 eram Umbanda.
Influência, influência, influência
Repita comigo: influência, influência, influência!
O Sr está vendo: falácia Ad hominem!
É sempre assim, eu falei de um culto indígena, que influenciou a Umbanda e mandou eu estudar mais!
São pessoas como você que me inspiram a continuar!
Boa tarde, me passe o seu contato.
WhatsApp 11 996523367
Tenho uma dúvida! O povo bantu tinha prática da incorporação, ou seja, espiritismo ?? Eu sempre ouvi falar que na África não havia esse culto.. pelo menos no passado..
th-cam.com/video/ZgPHLTfZtOI/w-d-xo.html
Neste vídeo eu falo sobre transe e incorporação.
Transe, possessão, incorporação existe desde quando existe o "homo sapiens sapiens".
@ aprendi errado, pois sempre ouvi dizer que na África só existia e existe o culto aos orixás, inquices, etc.. sem incorporação de espíritos de vidas passadas. (estou adorando as suas aulas)! Vou assistir o video do link.
Bom dia, o senhor sabe me dizer em que época da sua explicação vem a quimbanda?
Junto com o povo bantu.
Leia esse meu texto, por favor: templopanteranegra.com.br/kimbanda/
Bábà, estou precisando conversar sobre nossa entrevista. Já liguei várias vezes e deixei mensagens no WhatsApp. Aguardo retorno!
Ok.
Boa noite Baba.Qual o nome do livro de Ronaldo Fainfas por favor?
A heresia dos índios - catolicismo e rebelião no Brasil colonial. Editora Companhia das Letras.
Gratidão
O que seriam a macumba e a cabula?
Cultos afro-brasileiros anteriores à Umbanda.
Fazendo uma correção , não se falava em espíritos também porque a palavra espírito foi cunhada por Kardec em meados de 1800 e poucos !! 👍 Desculpa a intromissão pai 🙏 Quero adquirir seus livros 👍
Obrigado pela correção, mas a palavra espírito tem sua raiz etimológica no Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", mas também pode estar se referindo a "coragem", "vigor".
Na Vulgata, a palavra em Latim é traduzida a partir do grego "pneuma" (πνευμα), (em Hebreu (רוח) ruah), e está em oposição ao termo anima, traduzido por "psykhē" , a alma.
A distinção entre a alma e o espírito somente ocorreu com a atual terminologia judaico-cristã (ex. Grego. "psykhe" vs. "pneuma", Latim "anima" vs. "spiritus", Hebreu "ruach" vs. "neshama", "nephesh" ou ainda "neshama" da raíz "NSHM", respiração.)
A declaração do apóstolo Paulo nas Escrituras de que "o espírito, alma e corpo" devem ser "conservados íntegros", expressa claramente que alma e espírito são coisas distintas.
1 Tessalonicenses 5:23. Pode-se entender que alma representa a união do espírito "ruach" que é o fôlego de vida com o corpo "o pó da terra". Por isso Deus ao criar Adão o tornou "Alma vivente" Gen.2:7. Logo se deduz que alma também morre como está escrito em Ezequiel "a alma que pecar essa morrerá" Ezequiel 18:4 e 20. Essa passagem de Paulo em 1 Tess. pode ser entendida como as três dimensões humanas: a fisica (corpo), a mental (espirito) e a sentimental ou emocional (alma), pois o próprio verso diz "o mesmo Deus da paz vos santifique em tudo". A palavra espírito costuma ser usada em dois contextos, um metafísico e outro metafórico.
Fonte: Wikipedia.
Assim, eu não estou errado e o termo não foi criado por Kardec.
Motumbá!
Então pode ser que a linha Semiromba da Umbanda seja mais antiga que se diz, pois, esta linha contém elementos da religiosidade católica.
Motumbá Axé!
Semiromba é algo que surgiu no livro de João de Freitas, em 1957, chamado "Umbanda: reportagens, entrevistas, comentários, rituais, etc", onde diz que Semiromba quer dizer "frade", "religioso católico".
@ Obrigado!
Eu só queria ter a honra de ser um discipulo seu ! 🙏
Obrigado!
Esse Antônio era africano ou indígena ?
Indígena.
@ obrigada!
P A R A B É N S
Muito obrigado!