Uma coisa que eh típica de tempos de guerra; um lado enfatizando atrocidades cometida pelo outro lado, com o objetivo de justificar as próprias atrocidades.
@@henrique2b Provas !? Putin deu as provas ? Qual é kkk...Tu é dos que seguem o lado negro da força, lamentável. A história está aí, acredita quem quer .
a Ucrania foi e está sendo vítima, o agressor é Putin, a Ucrania luta por sua democracia, Putin quer o antigo territorio da uniao soviética. Fatos e nao jogo de Ping Pong ou joguinho de empurra empurra.
Verdade, o que as nações e suas próprias deveriam fazer é não ser coniventes com políticas autoritárias e corruptas e não ficar tentando piorar. Imagina se a hegemonia global dos EUA fosse extinta, seria um caos desmedido.
@@DiegoSantos-dg1cl Verdade, hipótese; e se o potencial bélico dos EUA fosse diminuído ou extinto? Pode crer que no Oriente Medio, Russia,China, Coréia do Norte atacaria paises de formaçao pacifica em todo o mundo.
@@theeco-centric Não é não. O País é importante pra esse que invadiu. Esse País não pode querer entrar em hostilidade com esse que depois invadiu. Não se pode compactuar com neonazismo e Russofobia. o negocio é complexo. mais complexo do que da BBC gosta de passar: O mundo mágico de um filme de Hollywood onde os EUA/OTAN é o salvador da Pátria e o Russo/Soviético é o demonio reencarnado.
Sempre que comento esses vídeos informativos da BBC Brasil eu procuro elogiar, pois realmente trazem muita informação, muito mais do que canais abertos da TV brasileira. Mas não posso deixar de observar a forte tendência de culpar um país e vitimar o outro, ignorando os demais fatores que levaram a essa guerra. Falar em manipulação da mídia, mobilização da opinião pública e questões de interesses territoriais e políticos e ignorar o que faz EUA e UE é ridículo! O que a OTAN está fazendo é tentar impor, aos poucos, seus interesses, e a ONU, sempre com seus posicionamentos enviesados, omite isso. Sim, sou contra a invasão e a guerra, mas também sou contra essa hipocrisia internacional de condenar essa guerra,e quanto ignoraram e ignoram tantas outras. Hoje no Jornal da tarde da cultura essa questão foi levantado pelo repórter em uma entrevista com uma mulher, se eu não me engano, do Human Rights Watch, onde se menciona essa diferenciação no tratamento internacional em relação às guerras.
@@marcoaurelio2411 É exatamente isso. Inclusive o próprio Putin levantou esse questionamento antes da invasão: E se a Rússia coloca uma base no México ou Canadá, como a comunidade internacional iria reagir?
Primeiro de tudo, BBC: British Broadcast Company, é uma emissora britânica que a apesar de independente tem seus interesses liberais e ocidentais. Segundo, voces já perceberam que eles só buscam opinião de analistas de universidades estadunidenses? Terceiro, apesar de ser uma ótima profissional ela é correspondente de Washington, já se perguntaram porque a BBC não tem uma correspondente em Moscow? Ou em Kabul?
@@ArielCaique procura pela sputnik Brasil, imprensa estatal russa, foi derrubada como parte das sanções do ocidente, nós vivemos numa bolha, uma bolha onde se prega liberdade
9:24 ''Nenhum desses grupos extremistas e neonazis ucranianos conseguiu eleger parlamentares para o Congresso Nacional Ucraniano". Andriy Biletsky, fundador e primeiro comandante do Batalhão Azov ocupou o cargo de deputado no parlamento ucraniano, o Verkhovna Rada, entre 2014 e 2019.
pois é ... mas falar isto, e falar que realmente existe um batalhão neonazista lá, que estão "defendendo" o país é bem complicado. Eu me pergunto, será que eu gostaria de ter um batalhão que defende a supremacia branca como meus defensores?
@@lucasvargas4866 por isso mesmo bro ... se ele n simboliza, por q cargas d'aguas ele hj é parte do poderio militar governamental do país? E pq a mídia ocidental e a Ucrania mesmo faz vista grossa contra este partido nazista? Cancelar o Monark é fácil né por ele falar uma coisa burra...mas agora falar a realidade mesmo é mais díficil, sinceramente fico triste pelas pessoas da Ucrania, mas simpatizar com nazistas, aí é demais.
@@filipecomfi simples, tá incorporado pq eles vão ajudar contra a rússia, é tipo tu se aliar com um inimigo contra um inimigo ainda pior, o governo ucrâniano vai dissolver esse batalhão dps pq simplismente não vai valer a pena ter eles no governo, mídia e afins.
@@luigiluigi7534 falou bosta ein .. este batalhão já está impregnado dentro do ministério do governo meu caro, já não é de hj q grupos extremistas nazistas estão fazendo isto lá, isso q vc falou aí é a pior desculpa pra defender o indefensável
Geralmente eu gosto das reportagens da BBC , mas achei essa reportagem um tanto estranha... Ninguém aqui está tentando justificar as mortes inocentes na Ucrânia mas vocês poderiam ter se aprofundado na questão do nazismo lá, porque não mostraram as várias denúncias sobre o que esses grupos grandes ou não, faziam com as pessoas lá? Como a irmandade Azov por exemplo, como os EUA os armaram.. não importa se eles tem ou não parlamento pareceu que estavam tentando justificar porque eles se aliaram ao nazismo ( a própria ucrania teria que resolver) mas não resolveu. então eu acho que seria interessante falar mais sobre isso.. senti uma Passada de pano aí. Não precisamos omitir um fato para ir Contra essa guerra . Qualquer pessoa em sã consciência quer que ela acabe :(
Na Ucrânia, assim como em toda a Europa, e até mesmo no Brasil, teve uma expansão de grupos neonazistas. Alguma novidade aqui? Não podemos generalizar até porque existem separatistas no leste ucraniano que são neonazistas também
O gado sempre age assim, quando a verdade não agrada, eles colocam em dúvida a credibilidade do meio de informação ou da instituição. Fizeram isso com a ONU, OMS, imprensa, cientistas, historiadores, movimentos ativistas e por aí vai. O único dono inquestionável da verdade é o miliciano no planalto, esse tem a palavra santa.
Segundo o historiador americano, segundo a estudiosa da universidade americana... Ora vamos pelo menos ter vergonha para analisar a situação ouvindo os dois lados.
Isso me deixou intrigado, porque não usaram uma citação de algum especialista minimamente neutro, isso acontece muito nas reportagem da BBC quando se trata da Rússia e da China, ao meu ver diminui a credibilidade das matérias, é como pedir uma crítica ao neoliberalismo a um neoliberal!
Já ouvimos o outro lado, o outro lado é o Putin falando que o governo ucraniano é nazista e que teve genocídio. Ele passou esse pronunciamento na tv russa pra inflamar o próprio povo em aceitar atacar a Ucrânia. Quando na verdade, ele não está atacando a Ucrânia para "desnazificar", ele tem vontade de criar uma nova união soviética. Tanto que o mesmo já falou que a maior tragédia geo política do século XX foi a dissolução da união soviética. Este vídeo foi feito para refutar as falas mentirosas de Putin, que fala que o governo ucraniano é nazista, mas não apresenta nenhuma prova. É o equivalente ao Bolsonaro falar que houve fraude nas eleições de 2018, mas não mostrar nenhuma prova. Eles não mostram a prova porque não existe, mas eles sabem que sua base de seguidores irá acretitar em qualquer coisa que eles vão falar. Para saber o que o outro lado diz, basta assistir o discurso de uma hora que Putin fez na tv. O vídeo acima pega os trechos mais relevantes e refuta.
É engraçado ver a esquerda brasileira defendendo o colonialismo (no caso o Russo sobre a Ucrania), a fim de tentar justificar ações criminosas de um governo que já foi comunista, mas está bem longe de ser há 30 anos. Os Ucranianos entram em grupos extremistas pelo mesmo motivo que os Palestinos, em busca de sua independência. Se procurar, também encontra-se muitas referências neonazistas entre os russos.
Li artigo do the guardian e do El País. Nenhum dos dois falou que o atentado foi atribuído a um dos lados. As forças ucranianas assaltaram o prédio e os separatistas reagiram. Pessoas morreram ao pular do prédio, sob domínio dos separatistas, mas parece que o incêndio não foi exatamente intencional, e sim uma consequência do uso indiscriminado de coquetéis molotov. Não há ninguém que negue que houve conflitos na região, e crimes de guerra foram cometidos pelos dois lados. A Rússia armou os separatistas, e é difícil entender isso como uma não intervenção imperialista sob um território alheio.
Sou contra as Guerras, mas a mídia convencional deveria mostras os 2 lados e as barbaridades que os estados unidos fizeram pelo mundo também,sem parcialidades. Os americanos não são os mocinhos da história, nunca foram,por isso prefiro assistir as aulas de história do Marcos Antônio Villa.
Todos sabem o que os EUA fazem, mas a ucrania foi invadida pelos russos que foram com sangue no olho passando por cima de carros matando os ucranianos com sentimento de prazer como os bolcheviques fizeram.
Eles sempre mostram. Para de justificar o que a Rússia tá fazendo em cima dos erros alheios. Quando é guerra do Iraque, a gente condena os responsáveis. Agora o foco é outro.
@@leandroramos4276 se poupe com esse papo de herói. Te fizeram lavagem cerebral. Se você é brasileiro, é ocidental. Temos muito mais em comum com os Estados Unidos, somos americanos. Deviamos nos fortalecer. O que Putin tá fazendo é pura ganância, pode ocasionar uma guerra mundial e estão ameaçando armamento nuclear. Se enxerga.. fala dos outros no momento oportuno. Agora é responsabilidade russa esse genocídio, igual Stalin fez.
@@leandroramos4276 eu sou totalmente cobtra guerras. Vai estudar um pouquinho sobre o seu país e sobre a história e geopolítica mundial. Se vc tá condenando os norte americanos, saiba que os russos estão fazendo pior querendo tirar a soberania de países da antiga união soviética. Isso não existe mais.. e antes que venha defender esquerda, o próprio Putin é de direita. Nem China é mais comunista, aliás, essa ideologia é puro idealismo, nunca existiu, é utópica. Rússia quer dinheiro, território e poder e pra isso tá fazendo genocídio. Por mais parecido que seja com os EUA no passado, consegue ser ainda pior por ameaçar demais países e deslegitimar os outros. Pra que tu acha que invadiram Chernobyl? Tá rolando ameaça nuclear. Acorda. Não lembro de EUA ter feito isso
Psicopatas totalitários estão se espalhando pelo mundo. Não apenas na Rússia, onde um genocida totalitário expansionista quer dominar tudo, mas também na China, e até mesmo no Canadá, onde um outro psicopata totalitário tenta intensificar o nazismo sanitário perseguindo severamente os que protestam pelas liberdades individuais. Psicopatas totalitários estão dominando a política, a economia, a ciência (ou seria a seita cientificista, a falsa ciência?). Psicopatas totalitários também se instalaram na suprema corte, no poder judiciário e no Mistério Público. Fica cada vez mais evidente que a pandemia do covid 19 é uma arma biológica comunista, e que prováveis novas armas biológicas serão lançadas no mundo e se transformarão em novas pandemias ou variantes da pandemia atual. Recentemente, o BG (aquele bilionário que prevê as pandemias e adora investir em vacinas) disse que haverá uma pandemia ainda pior do que a atual no futuro (seria isto uma profecia ou uma ameaça?). E também o KS (aquele do Fórum Econômico Mundial) já criou o slogan "você não terá nada, mas será feliz" e também anunciou o grande reset. Bilionários e suas fundações têm investido na promoção do marxismo comunista e de toda a sua pauta, tais como, a ideologia de gênero, a erotização infantil, o politicamente correto, o aborto, a censura, a eliminação das liberdades individuais, a destruição da família tradicional, a perseguição à fé cristã. Dizem que aqueles que são chamados de "os senhores do mundo", ou "os satanistas da Nova Ordem Mundial" querem reduzir drasticamente a população mundial, querem o controle sobre tudo e todos. Inclusive, planejam submeter o gado, ou seja, o povo, a programas de vacinação obrigatória, inserido novas tecnologias de vacinas genéticas que podem modificar o DNA humano. Seria uma combinação de armas biológicas com experimentos genéticos. Nova Ordem Mundial, agenda da ONU, tudo isto convergindo para uma autoridade mundial única? Para quem acredita, a Bíblia ensina sobre a chegada do anticristo e a marca da besta. Estariam as atuais vacinas, ou vacinas vindouras, relacionadas com a marca da besta? Vivemos uma guerra espiritual que reflete neste mundo caído, mas a vitória virá para aqueles que buscarem o caminho certo. “Os homens maus e perversos vão de mal a pior, enganado e sendo enganados.” 2 Timóteo 3, 13. " Caiu, caiu babilônia e se tornou morada de demônios e de todo espírito imundo, sai dela povo do ALTÍSSIMO, para que não sejam cúmplices nos seus pecados e não participem dos seus flagelos." Apocalipse 18. Pelas liberdades individuais, liberdade de crença, pelo direito de escolha, direito ao contraditório, direito ao questionamento (inclusive o direito de questionar as atuais vacinas e seus propósitos). Contra a política nazista, fascista, comunista de controle e engenharia social; restrições, passaportes e apartheid (segregação) sanitário. CÓDIGO DE NUREMBERG contra o nazismo sanitário. "O interesse e o bem-estar dos indivíduos devem ter prioridade sobre o interesse exclusivo da ciência ou da sociedade." DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE BIOÉTICA E DIREITOS HUMANOS. LIBERDADE - se o FILHO vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Graças ao PAI ALTÍSSIMO que nos dá a vitória por intermédio de seu FILHO UNIGÊNITO, seu FILHO AMADO, nosso SALVADOR, YAHUSHUA HAMASHIA (JESUS CRISTO).
O que não entendo, como é possível tantas e tantas outras pessoas participarem de uma guerra para matar outras pessoas indefesas , por ordem de um único ser humano, enquanto ele mesmo , fica protegido dentro do seu palácio.
Nao é verdade, nao há essa incorporacao e os neonazistas alemaes estao indo em peso para Azow para lutar pela Rússia, veja o site da sociedade civil contra o direito extremista belltower, lá eles remetem aos blogs e twitters dos nazistas, se você nao lê alemao, há traducao para ingles.
Isso porque eles cancelam muitos comentários de quem não possui o cérebro lavado. O número de pessoas que não engolem mais a narrativa dos Yankees é bem maior 👀🇷🇺✌️
O vacilo de Monark foi não ter esperado uns dias. Se Monark tivesse falado "sou a favor a legalização do nazismo, tipo o Batalhão de Azov na Ucrânia", não tinha acontecido nada, seria chamado de herói e ainda daria entrevista para BBC
Não sei onde vc se informa mas com certeza não é com boas fontes. Ninguém sério, jornalista ou professor, está exaltando Batalhão de Azov, mas sim a resistência do exército ucraniano e pessoas comuns que estão indo p front. Em uma situação de guerra, onde seu país está sendo invadido, grupos de oposição e mesmo milícias ou grupos como esse também se envolvem. Daí dizer, sem fonte ou prova alguma que o presidente ou a força militar financia esses grupos é puro "achismo". Recomendo que comece a acompanhar o trabalho de quem conhece o assunto e sabe o que fala. Abraço
não só a BBC, mas também a Times, o the guardian, todos esses que esconderam o fato de que há grupos nazistas na Ucrânia numa tentativa de torna-los mais europeus.
Sugiro ver o filme "Donbass" dirigido por Sergei Loznitsa, 2018, que mostra o que é viver sob domínio de milicianos pró-Russia e pró-Ucrania. Quando o ódio é chamado de "amor", a guerra é chamda de "Paz", e o nazi-fascismo é chamado de nacionalismo. Alguém se lembra da minifestação no Brasil da vulga "Sara Winter" usando bandeira e símbolo nazi-ucraniano, em Brasilia?
Algum video de um neonazista executando um separatista? Num mundo cheio de cameras era pra ter algum pelo menos. Acabei de ver um video de um senhorinha Ukraniana com as pernas quebradas, isso é fato e não conversa pra boi dormi do Putin.
A primeira guerra é de narrativas, depois começa a de sangue. Primeiro se convence a população de que eles estão do lado certo da questão, depois atacam o inimigo.
Síria, Líbia, Afeganistão, Iraque, Paquistão, Iemen, Palestina, Somália (bombardeada pelos EUA no dia da invasão russa), Ucrânia... Só uma dessas guerras não teve participação ou apoio dos EUA, em Só uma delas o ocidente derramou lágrimas. Engraçado né?
@@mendBOT nesses países citados, quais deles não é de regime terrorista? Ucrania é um país civilizado, muito diferente desses outros "estados" sem leis em que regimes terroristas controlam o pouco ou nada da população. È a mesma coisa que dizer que uma operação no centro de florianópolis não deve ser levada em conta pq todo dia tem operação nos morros do RJ. Existem inocentes nos estados terroristas? sim, nos morros, sim! No entanto quem controla esses lugares procuram a guerra quando agridem a outros países e ou população com crimes, são pessoas que não se dão direito a diálogo, ignorantes, intolerantes e só respondem a força, já a Ucrânia, á quem ela invadiu? atacou? estão sendo invadidos pelo simples fato de quererem ter direito a escolherem o seu regime político e Putin os nega esse direito, como se ele fosse o dono do leste europeu.
@@paulodaniel5305 Há muita desinformacao no Brasil, nao entendem a situacao da Russia e países do leste e trabalham com conceitos. A Ucrnia é uma democracia e seu primeiro objetivo é manter sua soberania. Havia paz na Ucrania e uma faixa no norte onde h á conflitos, mas os nazistas sao marginais e nao apoiados.A propaganda de Putin é vergonhosa, mentindo até sobre genocídio.
@@mauricio22929 há 2.800pessoas na prisao por terem se manisfestado contra a Rússia em Moscou. O povo nao quer essa guerra, muitos tem parentes ucracinanos e consideram a Ucrania como país irmao. Putin controla a imprensa e porbie falar que civis foram atacados, continua mentindo que somente bases militares foram atacadas em operacoes tencicas. So em Kiew já morreram 16 criancas e isso chega de alguma forma ao povo russo, que agora sofre cm a economia em frangalhos
era justamente oq estava pensando, fica muito dificil ter relatorios e informações 100% verdadeiras. vindo dos EUA, fica muito enviesado. o bom seria opniões tambem de outros especialistas de paises diferente, usar somente o EUA é jogar sujo.
Gosto da BBC news, mas é um veículo de comunicação ligado ao reino unido. Simples assim, não precisa muito de explicações. Quando tentamos explicar uma guerra ouvindo somente um lado, é obvio que seremos tendenciosos. Que tal ouvir os dois lados, de verdade, e deixar que o leitor ou ouvinte tome suas conclusões. A netflix tem farto material explicando o papel da mídia na época da segunda guerra mundial.
A midia ocidental não passa nenhuma noticia sobre o que o Batalhão Azov ou o Praavy sektor fazem. E de facto esses são grupos nazis e são pagos pelo governo central da Ucrania. Há varias marchas de celebração com bandeiras nazis e com a bandeira deles preta e vermelha e o governo admitiu-as legalizando-as. É publica essas vertente do governo da Ucrania e que eles proprios publicam, não há forma de negar isso.
@@JP-vz2iy e o que a Rússia tem a ver com isso? Não está no território dela. É o msm argumento americano de ter encontrado armas nucleares para poder invadir? Se tivessem preocupados com grupos nazistas estariam fazendo barulho na ONU.
A casa tinha um acampamento separatista russo do lado de fora, os manifestantes do euromaidan destruíram o acampamento e os separatistas entraram dentro da casa dos sindicatos. De dentro da casa os separatistas jogaram molotov nos manifestantes e o fogo acabou pegando na casa. Isso foi um acidente causado pelos separatistas, não pelos manifestantes
@@lodic6359 Eu não me referi se tinha ou não tinha a haver com isso. Limitei-me a referir um facto. E mais, e só me vou referir a esse facto. A Nato apoiar grupos nazis... NAO!
@@robertsmith1762 Eu ia preferir um russo, já que todos os especialistas que vão falar sobre os EUA aqui são de lá mesmo, porque não pegar uma pessoa do país em questão? Aja lavagem cerebral ai.
Sou alema e confirmo a visao do americano, vocês estao discutindo temas que aqui nem tem importancia, todos conhecemos há anos as mentiras de Putin, o controle que ele tem sobre a imprensa russa, etc. Há uma faixa de legionários neonazistas no norte da Ucrania, inclusive com muitos neonazistas alemaes lutando pela Russia, sao legionários pagos para desestabilizar a regiao, inlusive um amigo de Banon, o dono do Blackwatter tem um grupo lá. Ficam aí discutindo EUA, OTAN, etc e deixam de lado o fato de que os países do leste nao sao marionetes, lutam pela propria soberania e democracia, usariam a OTAn, ou outra instituicao qualquer que os ajudasse a se proteger dos planos de anexacao de Putin, nao estao nem aí para os EUA, querem liberdade, se nao fosse a OTAn mas uma liga italiana, polonesa e rumenia, por exemplo , os paises ameacados iriam se unir à ela, por necessidade de protecao.
@@kemuelbrizolla vai tirar um especialista em geopolítica russo LIVRE pra falar de onde? Eles são todos censurados, não existe opinião pública na Rússia, os Russos estão sendo proibidos a falar ou protestar contra a guerra, os que fazem vão presos
Entrevistar somente "especialistas" americanos é como contar metade da história. A questão de fundo da Ucrânia era e é a questão da OTAN e EUA chegarem às portas da Rússia, com mísseis de médio alcance a 7,0min de Moscou. O resto é balela, o resto retórica e hipocrisia. Ou vamos permitir que a Rússia coloque mísseis em Cuba, México e Canadá, a 7,0min das principais cidades e infraestrutura dos EUA, combinado?
Sim claro vamos esquecer os paises invadidos pela russia durante a uniao sovietica ne e esquecer toda brutalidade que eles causaram e alem da fome que deixaram nos paises apos falir. Os paises n entram pra otan por influencia do ocidente entram por MEDO DA RUSSIA. A polonia se armou com 8 bilhoes de dolares em armamentos por que?? Quem bate esquece mas quem apanha nao.
Putin é ex espião 🕵️♂️ Tudo que uma potência bélica não quer é outra (inimiga) ao seu lado. Vai à Rússia montar uma base no México pra ver o caos. Rússia está errada MAS A OTAN TEM UMA BOA PARCELA DE CULPA NESSA GUERRA.
Fui colega de uma russa na faculdade. Ela me falou que na Rússia gays e negros têm tendência a serem inclusive linchados por essa condição. Putin não se importa com nazismo, só travestiu sua causa. Os nacionais-socialistas de Hitler também travestiram seus ideais de combate ao comunismo. Putin é só mais um tirano que comete o erro comum de não enxergar: a liberdade dos povos, a curto ou longo prazo, sempre prevalece.
@@JM-fk5ir eu não acho o putin louco ele deve ter descoberto algo muito grandioso no quintal de casa e ficou muito furioso, e ele não é cara de ficar abrindo a boca como uma gazela ,ele sabe de algo muito horrível que pode estar por acontecer e pode até nem ser a guerra em questão.
@veteran jjhon - *Você realmente conhece seus atos e ideais?* - Acesse & compartilhe - artigo e comentários sobre o mesmo em *"Repórter Brasília, Como não debater com um fascista (Daniel Medeiros)"*
Governo russo prendeu mais de 5000mil manifestantes que estavam protestando contra a guerra da Ucrânia em Moscou. Prq vc confiaria informações, vindo de um país que prende manifestantes pacíficos?( e lembrando que o governo russo disse de boca cheia, que manifestações contra a guerra, são "anti-russia"). Já é bem claro que Rússia é uma ditadura que controla o pensamento de qualquer pessoa, midia, especialistas etc..
A Ucrânia possui um grupo paramilitar neonazista chamado Azov. Esse grupo possui 10 mil homens. É basicamente um exército regular. Azov é também a guarda nacional ucraniana. Ou seja a Ucrânia tem um grupo dentro do governo.
E do lado russo tem o Wagner Group são mercenários que trabalham pra o Putin é liderado pelo nazista Dmitry Utkin. É o maior exército privado do mundo.
@@cristianomesquita7782 depende da força do inimigo no momento atual. Hoje, a maior ameaça aos Estados Unidos não é o nazismo, e sim a Rússia e a China.
@@cristianomesquita7782 Existem investigações no sul do país, um italiano vinha ao Brasil para arregimentar simpatizantes, são monitorados pela polícia gaúcha....pesquise Batalhão Azov no Brasil.
Explica a relação Otan, os interesses dos americanos e o seu domínio sobre Otan. E aproveita e faz a relação entre os interesses dos americanos e a ONU.
@@raphaelareinert130 vou procurar um jeito de assistir a TV estatal do governo Russo legendado então... Já que é um canal oficial. Quero entender mais sobre os terroristas que vivem na Ucrânia e porquê são tão perigosos ao ponto de precisar morrer. SQN
Os jovens vão para guerra para se matar, sem conhecer um ao outro, sem nenhuma briga entre si, em nome dos velhos, que se conhecem, e brigam! Mas não se matam!.
*@Douglas Luiz Fiin* Tua resposta está aqui - Acesse & compartilhe - artigo e comentários sobre o mesmo em *"Repórter Brasília, Como não debater com um fascista (Daniel Medeiros)"*
@@lucianofreaza302 não duvido. Mas... E os grupos neo Nazistas lá? Como estão? Os símbolos deles aparecem até no documentário da Netflix sobre a UCRÂNIA.
@@lendoanona4688 Que documentário? Que grupo? Não tem absolutamente nenhuma fonte confiável que prove a existência de grupos nazistas por lá. Massa de manobra fazendo efeito
Não confundir o nazismo clássico da segunda guerra com o neonazismo que não usa símbolos e se disfarça de nacionalismo. Nesse caso, há sim grupos neonazistas na Ucrânia.
@@knroolrecentes... citei os recentes... se for pra citar "dos 248 conflitos armados ocorridos entre 1945 e 2001 em 153 regiões do mundo, 201 foram iniciados pelos EUA"., o que representa 81% do número total".
Putin faz sessão de fotos com uniforme militar, aprova lei anti-LGBT e em reunião do BRICS já elogiou o bozo. Quer semelhança, olha pro outro lado que vc encontra
O Zelensky é populista e anti-estabilishment. Ele tem sim algumas semelhanças com o Bolsonaro, não tem como negar. Mas o mesmo pode ser dito do Putin, que realiza campanhas massivas que desinformação e radicalização na internet, de forma análoga aos grupos de whatsapp bolsonarista.
Estados Unidos pode matar, jogar 2 bombas nucleares, convidas países extremistas e racistas para entrar no seu grupo... podem invadir todos paises, podem criar um sistema onde homens trabalham e morrem em Troco de mísero centavos e mulheres até aceitam serem comidas igual animais para ter dinheiro ou trabalham igual condenadas para viver bem, pagar impostos e taxas sobre tudo... e viver achando que dinheiro é tudo que importa! Viva aos russos, que com todos seus defeitos e problemas, ainda são um povo livre! Livre dessa doença de alma que pegamos do Estados Unidos; o país mais terrível do mundo. A maior falsa democracia da morte já criada! Me identifico com o sentimento russo!
Em feral a america esta a favor Do Estados Unidos. Por isso tantas referencias americanas. Mas o importante que diretamente ela não se pie de nenhum lado.😉😉
Gente, é surreal quantos comentários afirmando: "parabéns BBC, trabalho ótimo", "finalmente entendi", "muito esclarecedor", sabendo que posicionam só uma linha de opinião pro-occidental (só citou autores americanos!) E tentando minimizar esse passado de Bandera "colaborar" com os nazistas. O mínimo é tomar essa informação como declaração parcial dos acontecimentos, não como verdade absoluta!! E o pessoal fala que finalmente encontram a "verdade". O poder da informação é incrível frente à mente e posicionamento de muitos desinformados!!!!
A questão que você não tá levando em conta é que, pelo menos no Brasil, o outro lado da história já está muito bem contado. É só você dar uma breve vasculhado no Twitter, uma rede social em que grande parte de juventude brasileira está presente, e verá que existem diversos perfis de esquerda, ou mesmo de direita, basicamente tentando fazer parecer que a Ucrânia é um Estado Nazi. Na visão desse pessoal, a Ucrânia atual é basicamente a Alemanha nazista. O que a BBC está fazendo parece ser muito mais o contraponto. Além disso, não há passada de pano a Bandera, o que foi dito no vídeo foi apenas a verdade. Como o vídeo demonstra, Bandera fez sim parte do alinhamento com o nazismo, mas somente demonstra o outro lado da história que muitos deixaram de mencionar, que é o fato de que ele também se posicionou depois contra o próprio regime nazista, quando viu que os nazistas jamais iriam cooperar com a independência ucraniana, e, por isso, foi até para campo de concentração nazista, mas o que ele queria mesmo era a libertação da Ucrânia e do povo ucraniano, sendo, por fim, morto por soviéticos.
Isso não é historiografia, mesmo no ocidente há estudos sérios que contestam essa narrativa unilateral. A verdade é que não existe o lado bonzinho, e dizer que o pensamento fascista não permeia o governo ucraniano (e claro, o governo russo também) é inacreditavelmente cínico. Temos que lembrar que nem todos as expressões fascistas do século XX tinham como alvo os judeus, essa era uma característica do fascismo alemão. Na Itália, por exemplo, alguns judeus participaram da fundação do partido fascista, e os judeus só passaram a ser sistemáticamente perseguidos quando a guerra se aproximava e os laços com a Alemanha se estreitaram.
Ok mas e o contraditório?? Só tem um lado nessa história? Nenhum "estudioso de Rússia" é de fora dos Estados Unidos e/ou tem uma opinião diferente sobre esses fatos? Não defendo a Rússia e acho até que possivelmente eles sejam os "mais errados" nisso tudo, mas gostaria de eu mesmo chegar nessa conclusão..
Concordo totalmente. Engraçado e as tais armas de destruição em massa do Iraque? A bomba de Iroshima só fiquei sabendo que foi o Estados Unidos que lançou um dia desses. E outra que vejo o pessoal na net comentar: é se fosse a Rússia que botasse mísseis no México ou em Cuba.
A analise que ela citou no começo está errada. Putin não se refere ao governo, mas sim aos grupos guerrilheiros Azov, Svoboda e Pravy Sektor que são de extrema direita e estão ativos.
Eu queria que eles esclarececem acerca do Batalhão Azov, que utiliza toda simbologia da SS e são neonazistas assumidos. E são armados pelo governo Ucraniano.
Pesquisa no Google mesmo sobre: Porochenko o ex presidente da Ucrânia e a ocupação sangrenta da Criméia pela Rússia em 2014, Ucrânia em 2010, um dos países mais corruptos do mundo, e como Porochenko se tornou o homem mais rico da Ucrânia, porque Zelenski tem um apoio popular tão grande. Ai dá para começar a entender um pouco da Ucrânia.
Conteúdo esclarecedor, com uma pitada sutil aparentemente imparcial, mais com mensagem forte e subliminar de manequeismo, demonizando um dos lado, foi isso que nós trouxe aqui e é isso que vai acabar nos destruindo, os neonazi na Ucrânia (reduto) e no mundo é uma trágica realidade sim, inclusive "ucranizar" é sinônimo disso. Não tem ninguém inocente nesta história, principalmente quem redige esses espantalhos em forma de matéria jornalistica.
Tem criança morrendo pelo seu objetivo de não querer uma Ucrânia nazi, já foram 3, quantas mais vão ter que morrer para ficarem satisfeitos e matarem todos os "nazis" existentes do país? Vale a pena matar mulheres e imigrantes tudo em prol de acabar com um grupo isolado de nazista? Não sei fica a questão.
parem com isso, é um grupo pequeno de neonazis numa faixa ao norte da Ucrania, o país é democratico e estao morrendo por nao aceitarem o fascismo imperialista de Putin. Acreditar na propaganda russa é demais!
@@muhlenstedt Mais fácil acreditar o serviço secreto russo do que em pseudo entendidos. Sara Winter se referiu em "ucranizar" o Brasil porque? Desde sempre o ocidente se infiltra e mina as instituições para dominar. Não obstante é inegável a expansão da OTAN em direção a Rússia. Se querem mesmo parar a guerra aceitem o congelamento da expansão OTAN, uma aliança MILITAR, hipócritas, incentivam a resistência porque os mais ricos já se evadiram de lá e querem enviar os mais pobres para o martírio "heróico". Para resumir devemos acreditar no que essa mídia podre protege?
@@jrlucaslucas2938 repito, há grupos nazistas, como aqui na Alemanha, que na Ucrania querem desestabilizar o regime e desde 2018 nao encontram voz política. Sao irrelevantes e estao numa faixa ao norte da Ucrania, o resto é propaganda mentirosa de Putin.A OTAN nao se impoe, a entrada é voluntaria e desejada como defesa contra estados autoritários. A Ucrania já teve a sua entrada paralisada em negociacoes há anos para nao provocar a Rússia. Ninguem quer mandar pobres para o martírio, a OTAN nao é um exercito que ocupa países é a tábua de salvacao de alguns. Nao adianta a Russia querer justificar uma guerra preventiva, os EUA fez isso com o Iraque e deu no que deu.nao acredite no mais fácil, há grupos que receberam a Sara--- sim e daí? Aqui também tem neoazis que treinam todos os dias ( Alemanha) e nem por isso a Alemanha é nazista e merece ser invadida. Acorda!!!!!
Essa é a Rússia desde a época da União soviética um governo que matava de fome seu próprio povo, todo mundo fala de Hitler mais o maldito Stalin matou três vezes mais que os nazistas, e detalhe, Hitler matou outros povos enquanto Stalin matou seu próprio povo, esse é o governo comunista Russo
@@glorinhamendes kkkkkkkkkkkkkkkkk OTAN ataca África e países do oriente. Puts essa vodka russa aí é boa hein hahaha. Brasileiro passando pano pra russo é pra acabar mesmo.
Tá,vamo la,deixa eu te explicar Em 1939 a Alemanha invadiu a Polônia,vc considera q a Alemanha seja "malvadona"?bom,eu espero que sim,afinal era nazista Mas é a mesma coisa q está acontecendo com Rússia e Ucrânia,a russia não é nazista,mas é "malvadona" do mesmo jeito pois se considera superior ao povo ucraniano,então sim:A Russia é a opressora e a Ucrânia é a vitima e isso é um fato Mesmo q a Ucrânia não fosse vítima e realmente merecesse ser repreendida,não seria por meio de invasões q se deveria punir esse país,nada justifica uma invasão *só retomando o tópico do nazismo:a Russia disse q a Ucrânia tem um regime nazista,mas o próprio presidente ucraniano é JUDEU,como q pode ser nazista???????? O Putin ta pior q o bozo nessa qst de criar fake news
Só uma dúvida aqui, já que Zelensky não é nazista, e teoricamente preza pela memória de sua família de origem judia, então porque o país sob seu comando votou contra a resolução da ONU que condena o nazismo? Estranho não?
Os parlamentares todos são neonazistas, muitos tem tatuagens nazistas. O presidente foi eleito, porém quem governa não é ele. São o grupo de nazistas por trás dele.
@@lucianamouratomas64 Garanto que tu já sentou do lado talvez de nazista, psicopata, estuprador, assassino, machista, homofóbico e nem por isso se tornou um né? Pra se deixar influenciar por alguém após uma conversa tem que ter a mente muito fraquinha. A propósito o ditado chinês dos pães, acredito que se encaixe muito bem aqui.
Apenas foram ouvidos especialistas estadunidenses pró-OTAN. Não ouviram especialistas críticos a aliança, mesmo que estadunidenses, tampouco especialistas russos.
Daniel, foi exatamente isso que acabei de comentar. É preciso muito cuidado com esse viés da BBC, que apesar de toda a sua competência, faz um desserviço quando toma partido na história.
@@gianzelada exatamente. Pra deixar claro, a BBC é uma emissora pública do Estado inglês, portanto, ainda que com qualidade acima da média da imprensa ocidental, defende a mesma visão do establishment daquele país: alinhamento submisso aos EUA e à OTAN e russofobia gritante.
A porr4 da reportagem da dezenas de fontes históricas que estão em livros no mundo inteiro. Enquanto isso na Rússia não se pode nem questionar a invasão que dá cadeia 😒! Quando alguém houve um fato que não gosta prefere inventa mentiras convenientes.
@@ilitch_castro Toda imprensa mundial é comunista. Acesse & compartilhe - artigo e comentários sobre o mesmo em *"Repórter Brasília, Como não debater com um fascista (Daniel Medeiros)"*
A matéria minimiza o papel do nazismo e do extremismo de direita na política ucraniana, sobretudo desde 2014, e nada fala sobre o papel ativo dos EUA nesse processo . Dizer que o nazismo lá é resposta ao intervencionismo russo é um argumento terrível, pq relativiza o que não pode ser relativizado jamais! Será que vocês usariam a mesma lógica para "compreender" reações violentas de outros povos e minorias contra um poder opressor? Ser contra o absurdo da guerra não necessita perder a capacidade crítica. A imprensa está dando vexame na cobertura deste conflito, sendo parcial, sonegando informações e assumindo um lado. Pq a otan não negocia e para de cercar a Rússia?
@going acolheu tanto que matou mais de três milhões de civis ucranianos durante a ocupação. Você nunca estudou não ??? Os ucranianos são eslavos, Hitler odiava os Povos do leste europeu. Devo te lembrar dos milhões de poloneses, russos, bielorrussos e sérvios entre outros mortos pelo regime de Hitler.
@going Enquanto o ""Holodomor "" Era fome. O REGIME do Hitler estava extermaindo milhões de pessoas das mais diversas etnias e populações em Escala industrial.
@going quem tá passando pano é você. Civis poloneses , russos e ucranainso foram para Campos de concentração , foram mortos em assassinatos em massa em vilarejos, cidades.
Isso só reforça mais suspeita no Putin, não é mais fácil dizer que não quer a OTAN na Ucrânia, só falta dizer que a Finlândia e Suécia deve ser "desnazificada", isso não cola, dois países nórdicos com tendência social democrata.
Isso acontece pq a Otan foi criada pra acabar com a Rússia na época união soviética. E nos últimos anos vários países da antiga união soviética entraram na Otan. E agora ele tá desesperado pq basicamente o exército dos estados unidos tá do lado
Finlândia e Suécia tem políticos que sabem quem é o vizinho deles e por isso não entraram para OTAN e inclusive a Finlândia pertence ao Mercado Comum Europeu e a Zona do Euro exceto a Suécia.O maior és culpados por essa guerra são a OTAN, os americanos e o poste que os americanos colocaram para governar a Ucrânia.Um político fraco que ao invés de se posicionar neutro as questões entre a OTAN e a Rússia se posicionou falastrão e mesmo quando a Rússia posicionou tropas em sua fronteira foi negligente ao ir a Moscou negociar com Putin agora o povo Ucranianos sofrem.
Todo mundo sabe que os Estados Unidos e seus Aliados não são inocentes, sabemos dos estragos que eles fizeram em vários países, mas preferimos esquecer, e vê-los como anjinhos. Esse é o problema.
a bbc é do reino unido claro que os jornalistas são pressionados.. engraçado que ne0nasismo na ucrânia assim como os a .tenta .dos promovidos pelo oxidente foi amenizado enquanto o trauma russo com as 2 gueiras foi descrito como se fosse nostalgia
Na vdd a BBC (londres/ Washington, não esqueçamos) tenta emplacar a narrativa de que, pq não há um legislativo nazi e nem um executivo nazi, não tem por que temer a nazificação da Ucrânia. Bastante frágil este argumento, pois elementos fascistas podem coexistir em parlamentares, cidadãos, políticas públicas e etc sem serem nomeados como nazistas.
Todo o mundo sabe que mandar temas para o ar sem olhar ao problema aqui em questão é lançar confusão... Ruído e pouco mais. Putin é um mentiroso compulsivo... Um psicopata. Um criminoso comum com arsenal nuclear.
Precisa completar que o lider de nacionalistas extremistas Bandera depois da II guerra morou em Monachium ... Hoje é heroi nacional deste pais. Estava no comando do genocídio dos outros grupos étnicos neste território até 45 (para entender convido a assistir o filme "Vołyń" sobre o genocídio dos poloneses) por OUN/UPA que criou e comandou). Em 2019 foi ano nacional de S. Bandera e este ano 2020 em Lviv é o Ano da OUN/UPA ...
Zelensky fazia """"humor"""" metralhando o parlamento. No poder fez manobras pra calar a oposição. Agora virou um democrata pra mídia ocidental hahahhahaha
Então vamos invadir a Rússia para parar a Russian National Unity e outros grupos assumidos nazistas. A Rússia é um país altamente racista e preconceituoso. Seus caras de pau. Slava Ukraini!!
exatamente, longe de mim ser taxado de pró russia! eles estão atacando, eles estão invadindo, assim como o EUA e a OTAN fizeram quebrando várias convenções. Mas seria interessantes ter opiniões de especialistas de outros paises, sejam latino americanos, asiaticos ou africanos, usar apenas professores americanos na matéria acho que gera mais desconfiança do que informações bem embasadas, de qualquer forma apoiamos o povo ucraniano (fora os ultranacionalistas/facistas) em sua luta por sua luta.
Será que algumas nações tem a tendência de formar Estados autocráticos, totalitários, devido ao seu processo de formação nacional (ou geografia, sei lá)? Vejo que isso se repete, ou é uma constante, em muitos países. Talvez possa ser tema de um vídeo da BBC...
Tem sim, mas é algo que diz mais respeito a formação histórica com permanência/herança de alguns costumes especialmente culturais e políticos (pelo menos é assim que eu enxergo)
Como o mundo pode ficar imparcial quando um mais forte agride e quer obrigar um mais fraco a obedece-lo, seria uma negligencia? A Ucrânia é uma nação independente e deve ter o direito de se unir com quem quiser. Não é o caso de uma desavença e sim de um abuso de um mais forte contra um mais fraco, é o mesmo que ver um adolescente de 15 bater e querer mandar em um de 11 e não fazer nada, ser imparcial.
Sim, ficam falando da OTAn, como se essa obrigasse os países a participarem dela, nao veem que o que eles fazem é por necessidade de se proteger contra a Rússia, pois precisam de aliados para lutar contra os desejos de dominio e anexao russa. Putin quer o território da uniao soviética de volta, nao aceita regimes diferentes e nao submissos à sua ditadura ao seu redor. Nao sei como os brasileiros de esquerda e direita,conseguem ser tao mal informados e com pensamentos conceituais preconceituosos e fixos, sem tentar entender os fatos com informacoes atuais e de fontes mais próximas aos locais de conflito. Aqui da Alemanha, depois de acompanha de perto a atuacao de Putin nesses anos, ninguem acredita e nem ´daá ouvidos à propaganda russa. Voces no Brasil discutem sobre temas que aqui nao vem nem em questao.
O fato de ser mais fraco não quer dizer que esteja certo. O Talibã era muito mais fraco que os EUA, isso não quer dizer era o lado certo. Não estou dizendo que a Ucrânia é o lado errado na história, mas essa logica de que o lado mais fraco está certo só por ser mais fraco é uma besteira.
@@danielg.1698 nao se trata da lgica do mais fraco simplesmente, ´ms de quem é o agressor, quem atacou A Rússia vinha ameacando e colocando material bélico há meses na fronteira da Ucrânia. Nao se trata só de fraqueza mas de atitudes de agressor.
@@danielg.1698 o forte aproveitando do seu poder e invadindo sem ter sido atacado, por saber que o fraco é fraco. O nome disso é covardia e isso nao está moralmente, eticamente correto e nem dentro do acordo de Genf.
As narrativas são tão díspares que realmente não dá para acreditar em ninguém. Não acredito em heróis em política . NINGUÉM. É um jogo com nenhuma ética e BBC não se exclui disto. É a narrativa inglesa e carrega sim, os interesses da ex-potência, bem como seus companheiros do momento. Sinto absolutamente o mesmo qdo escuto comentaristas como Rui Costa Pimenta. Talvez aquele a quem ouvi com mais tranquilidade foi o Chanceler Amorim. Seja como for, isenção não existe em jornalismo: lembrem-se disto ao ouvir esta reportagem também.
Holodomor não é considerado intencional pela comunidade internacional. Passam pano pro "Bandeira"... De uma pesquisado por vc que certamente vai perceber como esse vídeo cesta errado!
Síria, Líbia, Afeganistão, Iraque, Paquistão, Iemen, Palestina, Somália (bombardeada pelos EUA no dia da invasão russa), Ucrânia... Só uma dessas guerras não teve participação ou apoio dos EUA, em Só uma delas o ocidente derramou lágrimas. Engraçado né?
Síria, Líbia, Afeganistão, Iraque, Paquistão, Iemen, Palestina, Somália (bombardeada pelos EUA no dia da invasão russa), Ucrânia... Só uma dessas guerras não teve participação ou apoio dos EUA, em Só uma delas o ocidente derramou lágrimas. Engraçado né?
Ótimas explicações, percebi que muita gente está a favor do governo Russo dizendo que a Ucrânia e nazista , e outros dizendo que a mídia brasileira está favor da Ucrânia, nem 8 nem 8000 temos q ter bom senso, a população pobre quer paz, empregos, saúde
Quem defender a ação da russa tem que ver o motivo de tal ação o outro lado é reconhecer que a Ucrânia é apenas um pivô até por que quem realmente estava querendo uma guerra só que não em seu território é o Estados Unidos é simples e tem outro lado a Ucrânia tava massacrando pessoas russas em seu território é só você ver o que a Ucrânia já fez e tava fazendo com as populações dos 2 territórios donetsk e lugansk que não aceitaram as políticas ucraniana e tem que ver também que a própria Ucrânia tava financiando e incentivando o terrorismo nos 2 territórios donetsk e lugansk que estão bem na divisa da Ucrânia e a Rússia é simples e querer trazer motivos que hoje não são válidos para essa justificação defendendo um lado ou o outro é burrice.
Zelensky fazia """"humor"""" metralhando o parlamento. No poder fez manobras pra calar a oposição. Agora virou um democrata pra mídia ocidental hahahhahaha
a democracia ucraniana é conturbada mas tem alternancia de poder, isso não se pode negar então estão 10 casas a frente da russia e no começo da democracia, ou seja, dificilmente seria fácil
Mariana Sanches, como gosto muito dos seus vídeos, eu esperava uma matéria mais equilibrada. Mas você só entrevistou professores dos EUA para falar da Rússia. Acho que você se beneficiaria de uma visão mais multifocal da disputa. O Oliver Stone, por exemplo, apresenta outra perspectiva nos documentários "UCRÂNIA EM CHAMAS" e no "REVELANDO A UCRÂNIA".
Crie vergonha na cara, Jean, tu nunca nem botou 1 dedo no manifesto comunista pra emitir essa opinião, a atual Rússia inclusive de comunismo não tem nenhum traço.
Sim, e no geral muitos russos tem amigos e parentes da Ucrânia e vice versa... Essa história de invasão de territorio da Ucrânia vai acabar muito mal pra russia no geral e também pra Ucrânia, com redução populacional. É uma guerra que ninguém tem nada a ganhar... Agora Putin que sofra as consequências
Zuckerberg é judeu e recentemente liberou "Elogios e apoio" aos Nazista Ucranianos, Azov, em suas plataformas se caso continuasse anti putin O que a pessoa não faz por dinheiro Tio Sam e suas hipocrisias
Bela matéria. Mas existe somente um detalhe que precisa ser levado em consideração: a definição de etnia, ou russos étnicos, passa por sua língua e cultura de origem, por assim dizer. Quando se tem um governo que faz vista grossa, incentiva ou ainda promove grupos que combatem pessoas que tem essa cultura, língua e costumes, para aproveitar mão de obra revoltada (extremista e russofobica) contra os russos separstistas em Dom Bas, está se praticando genocídio, conforme definição do termo, pois busca-se combater pessoas por sua etnia e cultura e busca matar-se uma cultura daquela região. Além disso, fica claro que na geografia histórica, aquela região (leste e Crimeia) nunca foi da Ucrânia (somente dos anos 90 para cá), mas historicamente sempre foi Rússia, o que acaba fazendo sentido para aqueles que são russos étnicos quererem legitimamente que a região seja reintroduzida para ao território do povo de que sempre fizeram parte. E tendo em vista que naquela região a grande maioria da população prefere ser Russa, não faz sentido não privilegiar a autodeterminação dos povos, também para eles. Vale lembrar que o desenho do mapa da Ucrânia incluindo essas regiões é realmente uma invenção relativamente nova, da época da União Soviética. Que convenhamos, naquela época, foi desenhado o que era chamado de "República Socialista da Ucrânia", mas que na prática foi concebido como um estado, uma província da União Soviética. Ou seja, não era um país independente, mas sim faziam todos parte do mesmo país. É preciso considerar esses pormenores para entender a reivindicação separatista daquele povo que, legitimamente, se sente Russo, tem essa cultura e laços sanguíneos até pelos laços anteriores à União Soviética, quando tudo ali era apenas uma nação chamada Império Russo. Portanto, até mesmo a distribuição de passaportes russos ofertada pelo governo russo naquela região é legítima, pois vale lembrar que, devido às características geográficas e históricas de constantes mudanças geográficas da Europa como um todo, o que predomina para dizer a nacionalidade de um cidadão é o conceito "Jus Sanguíneos", o que faz a cidadania de um povo ser passada pela descendência sanguínea e não pelo local de nascimento no determinado momento histórico-geográfico. Por exemplo, um brasileiro pode conseguir cidadania italiana apenas provando laços sanguíneos de descendência com um cidadão italiano, sendo filho, neto, bisneto, trisneto, tataraneto, etc. Esse é o entendimento predominante na Europa. Assim, não há como negar a descendência e cidadania Russa da grande maioria daquele povo, o que prova que suas reivindicações para serem russos sejam totalmente coerentes e de direito. Nesse contexto, a definição de ucranianos independentes da Rússia é que é uma coisa inventada posteriormente, até porquê em princípio, eram todos um povo só do reino de Rus de Kiev, da dinastia ruriquida, que nasceu em Kiev, foi invadido e dominado pelos Mongóis, retomou o poder e constituiu sua capital em Moscou. A ideia de povo ucraniano separado surgiu muito depois, mas isolado na área ocidental, muito próximo das atuais Polônia e Bielorrússia e mesmo assim, foram curtos lapsos de tempo. Durante as últimas gerações, desde o século XIX, pelo menos, tudo ali era Império Russo e depois tudo ali virou URSS (União Soviética), incluindo a partir daí outras nações também como Polônia, Lituânia, Letônia, etc. Mas a Ucrânia ser junto da Rússia, como podemos ver, vem de muito antes, vem desde o início do povo Rus na fundação de Kiev (daí o nome Rus de Kiev) ainda na idade média. É como dizer que, a partir de amanhã, Minas Gerais (um estado mais ou menos do tamanho da Ucrânia atual) passasse a não ser mais parte do Brasil e que os mineiros não poderiam mais ser brasileiros e teriam que mudar de costumes e falarem outra língua. Oras, e para piorar em algumas cidades a maioria do povo não quisesse essa mudança e o governo brasileiro desse passaporte brasileiro para garantir a vontade de cidadania dessas pessoas em permanecerem brasileiras. É muito legítimo. Entretanto, não creio que a guerra tenha começado por isso realmente, mas pelo fato da OTAN ter interesses contrários aos da Rússia, da OTAN ser poderosa e ter histórico de agresssividade contra países que se opõe aos seus interesses, e por estarem se expandindo para a direção da fronteira com a Rússia, incluído a Ucrânia que está sendo governada por um governo anti-russia e que dá liberdade para grupos extremistas anti-russos, tendo uma vasta fronteira com a Rússia e podendo colocar mísseis dos EUA que alcançariam Moscou em questão de 5 minutos, não dando tempo de defesa ou reação. É simplesmente isso. Nada justifica a guerra, NADA! Porém, se essa preocupação de segurança não for considerada legítima, então não sei mais o que seria... E pelo que se vê, há razão na preocupação da Rússia, pois a OTAN, os EUA e a Europa não aceitaram e não aceitam negociar esses termos para evitar a guerra nem para parar a guerra agora. Fica claro a má intenção. É preciso bom senso e sentar à mesa de negociações, mas sentar honestamente, com real intenção de fazer concessão e buscar a paz, não fazendo propostas que sabem que o outro lado não vai aceitar. Fica difícil se ambos os lados não reconhecerem a legitimidade do outro. E a OTAN não está ajudando nisso, está só botando lenha na fogueira, estendendo a guerra e aproveitando para enfraquecer a Rússia (o que sempre foi seu objetivo, afinal), não se preocupando realmente com as pessoas que vão morrer na Ucrânia ou com a destruição que vai ficar.
@@anedias8798 Ao invés de Referendum o Presidente Ucraniano impediu os homens de sair da Ucrania, deu armas, ensinou o povo a fazer bombas e agora diz que quem desertar deve morrer. Ou seja esta incentivando seu povo ao suicidio.
Porque a OTAN no momento é o único jeito dos pequenos países da ex uniao sovie´tica se protegerem das tentativas de dominacao de Putin. Ele quer recuperar o território da ex- uniao soviética e nao aceita países que nao se alinhem com sua ditadura e que sejam independentes, ali na regiao.A Rússia já tem base militar no caribe
@@muhlenstedt porque você não vê nenhum país na fronteira do EUA querendo fazer aliança militar com a Rússia! Ao contrário da Ucrânia que é um país livre e soberano e QUE QUER SE DEFENDER!!!
Está sendo decepcionante a cobertura da BBC Brasil sobre a guerra Rússia-Ucrânia, já que chega a ser palpável o quanto as reportagens estão sendo tendenciosas em prol dos EUA e da Europa ocidental. Esta guerra é muito mais complexa do que está sendo mostrado. Onde está o ponto de vista dos russos?
Alguém invadiu a Rússia, alguém ameaçou a Rússia, Rússia vive sua ditadura lá e ninguém mexeu com a Rússia. Rússia agora quer decidir quem pode ou não pode entrar em algum acordo ou aliança. Vê o que a Rússia está fazendo com seu próprio povo só porque estão na rua pedindo pra parar a guerra.
@@danilosevero2854 A Ucrânia é um país soberano, ela pode entrar na OTAN e dar o "rabo" dela pra quem ela quiser. Essa história da Rússia tá com medo da Otan é balela, história pra criança cair. Os EUA não ameaçam a Coreia do Norte e lá não tem nem 30 ogivas nucleares, vão invadir a Rússia com o segundo maior exército e com mais de mil ogivas nucleares? Putin só quer mais poder, nenhuma das justificativas dele justificariam uma invasão total de outro país soberano, NENHUMA.
Fala da quebra de acordos internacionais prejudicando a Rússia. Na verdade a Rússia está reagindo, infelizmente. A falta de paz entre esses países foi cavada por anos
E o Memorando de Budapeste? E o acordo de Minsk? Vladimir Putin que para sustentar seu próprio poder tem quebrado diversos acordos e criado mentiras. O próprio povo russo não apoia ele.
Reagindo a que se nao houve ataque por parte da Ucrania, reagindo a um grupo marginal de separatistas que sao legionários pagos por vários países que querem destruir as democracias? Nao existe justificativa para essa invasao, iniciar guerra preventiva nao tem cabimento.
@@isaquesoares7768 verdade???? Que notícia boa, estou longe e a impressao até agora é que a esquerda, para apontar o dedo para o imperialismo dos EUA, que todos conhecemos, passa o pano para Putin e difunde as mentiras dele sobre a Ucrânia. O que nao entendo é muitos da esquerda chamarem o Selensky de palhaco incompetente mas sem dizer o porque disso.
Mariana, não teria ajuda a narrativa Russa o fato da Ucrânia ter votado, desde 2014, contra a declaração anti-nazista da ONU? Inclusive no ano de 2020, já com esse Presidente? Seria esse voto uma conivência com os grupos neonazistas que são úteis na guerra contra os separatistas apoiados pela Rússia ou apenas uma forma de acompanhar os EUA. Os países da Europa sempre se abstém e acho que em 2020 apenas a Ucrânia acompanhou os americanos.
Nazista é a Rússia, o PT que lançou nota defendendo o absurdo que a Rússia tá fazendo contra os civis ucranianos, os próprios militantes petistas e parte dos jornalistas que tanto ajudou na imagem de ditadores como putin, Nicolas maduro, Ortega , etc..
@@marceloaugusto7471 é BOLSOMINION... acho tão ENGRAÇADO quando um BOLSOMINION abre a boca pra comentar... BOLSOMINION come CAPIM antes de RELINCHAR uma OPINIÃO.
Boa! Falou de forma simples o que eu farejei lá pela terceira menção a um "especialista" em Rússia de alguma universidade estadunidense. Matéria parcial e tendendiciosa.
@@gianzelada tenho visto a cobertura da BBC e de toda a mídia ocidental com muito viés. A jornalista cita que o fato do presidente zelensky ser descendente de judeus o isenta de qualquer resquício de ideologia nazista e mesmo o isenta de apoio às milícias ucranianas.
Fui colega de uma russa na faculdade. Ela me falou que na Rússia gays e negros têm tendência a serem inclusive linchados por essa condição. Putin não se importa com nazismo, só travestiu sua causa. Os nacionais-socialistas de Hitler também travestiram seus ideais de combate ao comunismo. Putin é só mais um tirano que comete o erro comum de não enxergar: a liberdade dos povos, a curto ou longo prazo, sempre prevalece.
@@JM-fk5ir Vc é o único que está interpretando isso de forma Romântica. Esses grupos são milicias armadas, e a referência ao nazismo serviu apenas p/identifica-los sem citar o nome de cada um. Se não tiver um olhar mais sério/Realista então é certeza de que vc é quem não está enxergando a situação, e não o Putin...
Bela demonstração de passividade e dedicação ao modo Norte Americano de transmitir a verdade de Washington. Bem elaborada e convincente a matéria jornalística.
O curioso é que análises como esta só nos mostram o quão tendenciosa é essa mídia. É sabido e consabido a de diversos grupos de inspiração neonazistas operando na Ucrânia. Exemplo mais conhecido é o chamado batalhão azov. No entanto, não observamos uma única palavra em referência a Tais grupos.
@@GustavoSantanna Diga o nome de um grupo que possa ser levado a sério? Digo grupo com alguma "representação" politica e não gangues compostas por delinquentes " juvenis "
@@GustavoSantanna não, meu caro Essa é a atitude típica de elementos do seu quilate que querem fazer comentários, mas sem a menor condição argumentativa.
Ela mostrou comentaristas americanos. Tudo bem... onde estão os comentaristas russos? Americanos montando bases nucleares na fronteira com a Rússia? Se eles montarem bases nucleares no México, como.os EUA reagiriam? Putin ė pessimo, mas os outros nao ficam atrás.
Matéria muito bem elaborada, mas realmente tenho que concordar com os outros comentaristas que faltou trazer um lado mais neutro para análise do conflito...
O problema é que nos dois vídeos da BBC sobre o conflito na Ucrânia, só consultaram professores universitários do EUA. Isso dá muita margem à parcialidade das opiniões.
Valores ocidentais de tentar impor ditaduras que defendam seus interesses e se não der certo invadir e bombardear outras nações? Ou esses são só os valores norte-americanos?
EUA invadiu/bombardeou pelo menos 6 países no século XXI com resultados catastróficos (vide Afeganistão), no dia da invasão Russa os EUA estavam bombardeando a Somália. Que direito esses genocidas psicopatas têm de falar em "autodeterminação dos povos?". Autodeterminação enquanto tiver alinhado com os interesses deles
@@mendBOTSenão fosse a ajuda dos Estados Unidos, muitos povos estavam condenados ao fracasso. Você citou o Afeganistão, veja o tanto de conquistas que as mulheres teve no período, o problema lá é cultural, aquela região historicamente sempre foi um problema.
Não existe neutralidade, pessoas não são neutras. Ora, ou se prefere um modelo ou outro. Uma boa e honesta mídia expõe FATOS de forma bem definida e com colocações que permitam distinguir suas opiniões na notícia. Uma boa imprensa é transparente, mas não há neutralidade porque não somos neutros, em geral. Procure isso e principalmente, múltiplas fontes e assim vai estar mais próximos dos fatos e mais baseado para tomar suas opiniões. Por isso, em geral o ocidente, por ter regimes de livre concorrência e liberdade de expressão, tendem a expor (de maneira geral, não individual) os fatos menos enviesados. Hora, veja as matérias da BBC e do SPUTINIK e vai ver a diferença de uma análise com liberdade de expressão. Deixo que avalie qual é qual...
Eu gostei bastante da matéria, mas confesso que senti falta da opinião de pesquisadores russos sobre a temática. Foram entrevistados apenas "especialistas em Rússia" que não são russos???
Mais especificamente, intelectuais americanos especialistas em Rússia. Muito complicado uma cobertura que busca fonte apenas em um dos lados do conflito (aqui pensando que é também um conflito entre Rússia e Eua/otan).
A BBC, como já pode-se observar há algum tempo, colocando como referências e comentários americanos e ocidentais pró EUA, ignorando totalmente a diversidade de opiniões e o amplo debate. Aliás, isso pode ser observado na mídia de forma geral. Da TV aberta, a TV Cultura de SP é uma das que tenho visto com mais imparcialidade e exposição ampla de ideias para deixar a população formar sua própria opinião.
@@Ateus_01 E o que colocar pessoas com opiniões diferentes para debater na mídia tem haver com cercear a liberdade? E só para lembrar, achar que o que EUA, OTAN e UE fazem é manter a liberdade é, no mínimo, inocência demais. Ou vc acha que a OTAN espalha bases militares pelo mundo pensando na liberdade de todos? Se a questão é pensar na liberdade, pq a comunidade internacional e a ONU não tratam guerras como a do Iêmen e as do continente africano assim como tratam essa da Ucrânia?
Ah entendi, o que o@@renanmendes1275 esta propondo é um debate de ideias distintas. Aquela mesma história de discutir a eficácia das vacinas, ou se as eleições foram fraudadas. Não importa se tem provas ou não, é só pra exercitar a liberdade de desinformar...
@@LucasVieira-ob6fx se vc estivesse bem informado, saberia de várias informações para essa guerra acontecer como, por exemplo, história entre os dois países, a entrada da Ucrânia na OTAN, as reais intenções da entrada da Ucrânia da OTAN, as reais intenções dos EUA em colocar bases no leste europeu e alguns dos motivos da Rússia querer está invasão. Inclusive tem vários vídeos informativos da BBC Brasil sobre esses assuntos aqui nesta plataforma. Bons vídeos para obter fontes que, aliados a outras fontes, podem te ajudar a formar sua opinião. Ah, e historicamente a desinformação ocorre dos dois lados em uma guerra. Inclusive, na minha opinião e de mais pessoas, o que EUA, UE, OTAN e uma parte da mídia pratica isso nesse momento para justificar as sanções impostas a Rússia. O filósofo Luis Felipe Pondé antes do início do conflito disse algo mais ou menos assim no Jornal da Cultura: Em geopolítica não existe inocente.
@@renanmendes1275 Acesse & compartilhe - artigo e comentários sobre o mesmo em *"Repórter Brasília, Como não debater com um fascista (Daniel Medeiros)"*
Eu gosto muito dos vídeos explicativos da BBC! Porém acredito que, como o público-alvo é o povo brasileiro, analistas do nosso país também deveriam ser consultados para avaliar a situação do conflito.
Super bacana. Mas não é estranho que todos os especialistas que a jornalista cita para fundamentar sua narrativa são ocupantes de caderias em universidades estadunidenses (bloco ocidental)? Será que não poderia ter ecolhido um acadêmico russo para equilibrar seus argumentos?
Teria sido sim. A questão é que a Ucrânia nunca cumpriu o Tratado de Minsk e desde 2014 já morreram mais de 14 mil pessoas nas regiões do leste da Ucrânia. Foi por esse motivo que Putin no discurso que fez dias antes de iniciar a guerra afirmou que o Tratado de Minsk já não era válido, uma vez que não fazia sentido existir um Tratado que simplesmente não era cumprido por uma das partes, e não podia continuar a permitir o genocídio do povo pró Rússia daquelas regiões.
@@jhonatansantos9551 Cadê o Iraque? Por que não falam disso?? Na guerra não tem nenhum santinho não. Eu julgo dizer: Os mesmos que defendem a Ucrânia atualmente defendem por: "o atacante é o culpado" e serão os mesmos que serão a favor da internacionalização da Amazônia.
Todas as fontes citadas são dos EUA. Aí fica difícil dar credibilidade a matéria. Para tratar de forma mais profunda e séria o assunto é primariamente necessário diversificar as fontes.
Qual fonte você queria ? D Rússia controlado pelo Estado? Prefere dar credibilidade ao país ditador totalitário que perseguem opositores, do que acreditar na mídia livre ?
@@allanvictor4545 Acesse & compartilhe - artigo e comentários sobre o mesmo em *"Repórter Brasília, Como não debater com um fascista (Daniel Medeiros)"*
O vídeo do Oliver Stone, aqui no TH-cam ajuda MUITO a esclarecer. Enfim, há sentimentos e fundamentos em ambos os lados. O duro, é EUA e Europa assistindo o tempo todo e atiçando. Vale lembrar, existe a polêmica do Nord Stream 2 e seus impactos.....o jogo de interesse é pesado, não tem santo nesta história não.
Uma coisa que eh típica de tempos de guerra; um lado enfatizando atrocidades cometida pelo outro lado, com o objetivo de justificar as próprias atrocidades.
Mas há provas disso, só de falar russo as pessoas são: estupradas, mortas, torturadas, bombardeadas, atiradas, multiladas é muito mais.
@@henrique2b provas: governo russo.
Mas é um palhaço mesmo
@@henrique2b Provas !? Putin deu as provas ? Qual é kkk...Tu é dos que seguem o lado negro da força, lamentável. A história está aí, acredita quem quer .
a Ucrania foi e está sendo vítima, o agressor é Putin, a Ucrania luta por sua democracia, Putin quer o antigo territorio da uniao soviética. Fatos e nao jogo de Ping Pong ou joguinho de empurra empurra.
@@henrique2b ???? de onde tirou isso, 1/4 da populacao da Ucrania é russa ..que é isso que você falou? Tomou algumas?
Nessa história ninguém é santo, povo acha q em geopolitica existe os bandidos e os mocinhos, qta inocencia
Verdade, o que as nações e suas próprias deveriam fazer é não ser coniventes com políticas autoritárias e corruptas e não ficar tentando piorar.
Imagina se a hegemonia global dos EUA fosse extinta, seria um caos desmedido.
@@joseildopassosrosa4393 ninguém causa mais caos que os EUA no mundo.
@@DiegoSantos-dg1cl Verdade, hipótese; e se o potencial bélico dos EUA fosse diminuído ou extinto? Pode crer que no Oriente Medio, Russia,China, Coréia do Norte atacaria paises de formaçao pacifica em todo o mundo.
Não importa quem é Santo e quem não é. Tem só uma pessoa que começou e invadiu o outro país, e’ bem simples assim!
@@theeco-centric Não é não. O País é importante pra esse que invadiu. Esse País não pode querer entrar em hostilidade com esse que depois invadiu. Não se pode compactuar com neonazismo e Russofobia. o negocio é complexo. mais complexo do que da BBC gosta de passar: O mundo mágico de um filme de Hollywood onde os EUA/OTAN é o salvador da Pátria e o Russo/Soviético é o demonio reencarnado.
Sempre que comento esses vídeos informativos da BBC Brasil eu procuro elogiar, pois realmente trazem muita informação, muito mais do que canais abertos da TV brasileira.
Mas não posso deixar de observar a forte tendência de culpar um país e vitimar o outro, ignorando os demais fatores que levaram a essa guerra.
Falar em manipulação da mídia, mobilização da opinião pública e questões de interesses territoriais e políticos e ignorar o que faz EUA e UE é ridículo!
O que a OTAN está fazendo é tentar impor, aos poucos, seus interesses, e a ONU, sempre com seus posicionamentos enviesados, omite isso.
Sim, sou contra a invasão e a guerra, mas também sou contra essa hipocrisia internacional de condenar essa guerra,e quanto ignoraram e ignoram tantas outras.
Hoje no Jornal da tarde da cultura essa questão foi levantado pelo repórter em uma entrevista com uma mulher, se eu não me engano, do Human Rights Watch, onde se menciona essa diferenciação no tratamento internacional em relação às guerras.
Vdd, nenhuma sanção recebeu os EUA mesmo desobedecendo a ONU. E Claro que a Rússia não vai esperar uma base militar inimiga na sua porta.
@@marcoaurelio2411 É exatamente isso. Inclusive o próprio Putin levantou esse questionamento antes da invasão: E se a Rússia coloca uma base no México ou Canadá, como a comunidade internacional iria reagir?
Tem um aviso abaixo do vídeo que diz que "A BBC é um serviço britânico". Isso já diz muita coisa.
Primeiro de tudo, BBC: British Broadcast Company, é uma emissora britânica que a apesar de independente tem seus interesses liberais e ocidentais.
Segundo, voces já perceberam que eles só buscam opinião de analistas de universidades estadunidenses?
Terceiro, apesar de ser uma ótima profissional ela é correspondente de Washington, já se perguntaram porque a BBC não tem uma correspondente em Moscow? Ou em Kabul?
@@ArielCaique procura pela sputnik Brasil, imprensa estatal russa, foi derrubada como parte das sanções do ocidente, nós vivemos numa bolha, uma bolha onde se prega liberdade
9:24 ''Nenhum desses grupos extremistas e neonazis ucranianos conseguiu eleger parlamentares para o Congresso Nacional Ucraniano".
Andriy Biletsky, fundador e primeiro comandante do Batalhão Azov ocupou o cargo de deputado no parlamento ucraniano, o Verkhovna Rada, entre 2014 e 2019.
pois é ... mas falar isto, e falar que realmente existe um batalhão neonazista lá, que estão "defendendo" o país é bem complicado. Eu me pergunto, será que eu gostaria de ter um batalhão que defende a supremacia branca como meus defensores?
@@filipecomfi esse batalhão simboliza o país?
@@lucasvargas4866 por isso mesmo bro ... se ele n simboliza, por q cargas d'aguas ele hj é parte do poderio militar governamental do país? E pq a mídia ocidental e a Ucrania mesmo faz vista grossa contra este partido nazista? Cancelar o Monark é fácil né por ele falar uma coisa burra...mas agora falar a realidade mesmo é mais díficil, sinceramente fico triste pelas pessoas da Ucrania, mas simpatizar com nazistas, aí é demais.
@@filipecomfi simples, tá incorporado pq eles vão ajudar contra a rússia, é tipo tu se aliar com um inimigo contra um inimigo ainda pior, o governo ucrâniano vai dissolver esse batalhão dps pq simplismente não vai valer a pena ter eles no governo, mídia e afins.
@@luigiluigi7534 falou bosta ein .. este batalhão já está impregnado dentro do ministério do governo meu caro, já não é de hj q grupos extremistas nazistas estão fazendo isto lá, isso q vc falou aí é a pior desculpa pra defender o indefensável
Geralmente eu gosto das reportagens da BBC , mas achei essa reportagem um tanto estranha... Ninguém aqui está tentando justificar as mortes inocentes na Ucrânia mas vocês poderiam ter se aprofundado na questão do nazismo lá, porque não mostraram as várias denúncias sobre o que esses grupos grandes ou não, faziam com as pessoas lá? Como a irmandade Azov por exemplo, como os EUA os armaram.. não importa se eles tem ou não parlamento pareceu que estavam tentando justificar porque eles se aliaram ao nazismo ( a própria ucrania teria que resolver) mas não resolveu. então eu acho que seria interessante falar mais sobre isso.. senti uma Passada de pano aí. Não precisamos omitir um fato para ir Contra essa guerra . Qualquer pessoa em sã consciência quer que ela acabe :(
Concordo.
Todos tem um lado. A ascensão de Boris Johnson através da BBC, demonstra os reais interesses da Inglaterra.
Na Ucrânia, assim como em toda a Europa, e até mesmo no Brasil, teve uma expansão de grupos neonazistas. Alguma novidade aqui? Não podemos generalizar até porque existem separatistas no leste ucraniano que são neonazistas também
O gado sempre age assim, quando a verdade não agrada, eles colocam em dúvida a credibilidade do meio de informação ou da instituição.
Fizeram isso com a ONU, OMS, imprensa, cientistas, historiadores, movimentos ativistas e por aí vai.
O único dono inquestionável da verdade é o miliciano no planalto, esse tem a palavra santa.
não, nós do PCO damos total apoio à Russia, em uma guerra justificada as mortes são inevitaveis
Segundo o historiador americano, segundo a estudiosa da universidade americana... Ora vamos pelo menos ter vergonha para analisar a situação ouvindo os dois lados.
Isso me deixou intrigado, porque não usaram uma citação de algum especialista minimamente neutro, isso acontece muito nas reportagem da BBC quando se trata da Rússia e da China, ao meu ver diminui a credibilidade das matérias, é como pedir uma crítica ao neoliberalismo a um neoliberal!
Já ouvimos o outro lado, o outro lado é o Putin falando que o governo ucraniano é nazista e que teve genocídio. Ele passou esse pronunciamento na tv russa pra inflamar o próprio povo em aceitar atacar a Ucrânia. Quando na verdade, ele não está atacando a Ucrânia para "desnazificar", ele tem vontade de criar uma nova união soviética. Tanto que o mesmo já falou que a maior tragédia geo política do século XX foi a dissolução da união soviética.
Este vídeo foi feito para refutar as falas mentirosas de Putin, que fala que o governo ucraniano é nazista, mas não apresenta nenhuma prova. É o equivalente ao Bolsonaro falar que houve fraude nas eleições de 2018, mas não mostrar nenhuma prova. Eles não mostram a prova porque não existe, mas eles sabem que sua base de seguidores irá acretitar em qualquer coisa que eles vão falar.
Para saber o que o outro lado diz, basta assistir o discurso de uma hora que Putin fez na tv. O vídeo acima pega os trechos mais relevantes e refuta.
ou de um país neutro
Existem dois lados nessa história, o certo que é a Ucrânia e o errado que é a Rússia.
Não tem que ter imparcialidade e ponto.
@@BLUELINKBR a vida não é bem x mal, branco x preto. Nada é simples assim
Não é nem sobre imparcialidade... Mas o mínimo a se fazer é usar referências não -ocidentais também, a narrativa não é só dos EUA
Vim nos comentários com intenção de escrever exatamente isso e aqui está seu comentário. Obrigado!
É engraçado ver a esquerda brasileira defendendo o colonialismo (no caso o Russo sobre a Ucrania), a fim de tentar justificar ações criminosas de um governo que já foi comunista, mas está bem longe de ser há 30 anos.
Os Ucranianos entram em grupos extremistas pelo mesmo motivo que os Palestinos, em busca de sua independência.
Se procurar, também encontra-se muitas referências neonazistas entre os russos.
@@Goingby20s nossa, não tem como comparar Palestina com Ucrânia, não tem como, são duas situações completamente diferentes
@@Goingby20s tu tá usando drogas?
@@MrSoraiaOliveira verdade, é uma ofensa aos ucranianos compará-los aos palestinos.
Incrível observar que ao comentar sobre os eventos de 2014 e o Euromaidan, não comentam do atentado ao prédio sindical em Odessa que matou 40 pessoas.
Nazista do putinkgb
@@aczjbr tu defende os nazistas que cometeram esses atos juntos com a chamada caça aos russos?????
Li artigo do the guardian e do El País. Nenhum dos dois falou que o atentado foi atribuído a um dos lados. As forças ucranianas assaltaram o prédio e os separatistas reagiram. Pessoas morreram ao pular do prédio, sob domínio dos separatistas, mas parece que o incêndio não foi exatamente intencional, e sim uma consequência do uso indiscriminado de coquetéis molotov. Não há ninguém que negue que houve conflitos na região, e crimes de guerra foram cometidos pelos dois lados. A Rússia armou os separatistas, e é difícil entender isso como uma não intervenção imperialista sob um território alheio.
@@xkriolox os mortos estavam armados? Ou foram invadidos, espancados e queimados por coqueteis molotov? Pq vc quer culpar as vítimas?
Esse foi aquele conflito onde os neo nazis foram disfarçados de torcedores de futebol pra matar os russos?
Sou contra as Guerras, mas a mídia convencional deveria mostras os 2 lados e as barbaridades que os estados unidos fizeram pelo mundo também,sem parcialidades. Os americanos não são os mocinhos da história, nunca foram,por isso prefiro assistir as aulas de história do Marcos Antônio Villa.
Todos sabem o que os EUA fazem, mas a ucrania foi invadida pelos russos que foram com sangue no olho passando por cima de carros matando os ucranianos com sentimento de prazer como os bolcheviques fizeram.
@@marcio8417 e o Iraque que os EUA invadiram com a ajuda da Ucrânia?? Milhares de inocentes morreram e o os EUA são vistos como heróis pelo mundo.
Eles sempre mostram. Para de justificar o que a Rússia tá fazendo em cima dos erros alheios. Quando é guerra do Iraque, a gente condena os responsáveis. Agora o foco é outro.
@@leandroramos4276 se poupe com esse papo de herói. Te fizeram lavagem cerebral. Se você é brasileiro, é ocidental. Temos muito mais em comum com os Estados Unidos, somos americanos. Deviamos nos fortalecer. O que Putin tá fazendo é pura ganância, pode ocasionar uma guerra mundial e estão ameaçando armamento nuclear. Se enxerga.. fala dos outros no momento oportuno. Agora é responsabilidade russa esse genocídio, igual Stalin fez.
@@leandroramos4276 eu sou totalmente cobtra guerras. Vai estudar um pouquinho sobre o seu país e sobre a história e geopolítica mundial.
Se vc tá condenando os norte americanos, saiba que os russos estão fazendo pior querendo tirar a soberania de países da antiga união soviética. Isso não existe mais.. e antes que venha defender esquerda, o próprio Putin é de direita. Nem China é mais comunista, aliás, essa ideologia é puro idealismo, nunca existiu, é utópica. Rússia quer dinheiro, território e poder e pra isso tá fazendo genocídio. Por mais parecido que seja com os EUA no passado, consegue ser ainda pior por ameaçar demais países e deslegitimar os outros. Pra que tu acha que invadiram Chernobyl? Tá rolando ameaça nuclear. Acorda. Não lembro de EUA ter feito isso
Mais vcs da BBC deveriam ser imparcial na questão,colocar 2 especialista um do Ocidente e outro do Oriente p/ analisar a questão....
BBC é britânica, então eles vão puxar saco mais pro Ocidente
@@kelvisdeluca8908 vdd
A mesma coisa da sputinik .
@@GabrielMarinho428 exatamente
Quando se trata de assuntos que te convém ai não precisa trazer 2 especialistas né
Só faltou a BBC falar sobre o batalhão de Azov.
@Rodolfo Drilard A BBC fala o que o patrão mandar!
@Rodolfo Drilard mas ela afirmou que há grupos neonazi lutando contra os separatistas. Vcs só escutam o que querem, assista o video de novo
Mas ela citou sim ... . Avoz Battalion. Foi por isso que procurei o vídeo.
@Rodolfo Drilard nao é verdade, os neonazis daqui da Alemanha estao indo em peso para lutar no Azow para lutar pela
Rússia
BBC tem que passar uma falsa neutralidade horrorosa.
“Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é”
Lá vem a frase clichê
putin ex kgb é nazista agora? kkkkkkkkk
@@guilhermepereira3512 nazista não, nacionalista e extremista, sim.
Igual o bozo acusando o PT
@@alinemeneses4583 ele aprendeu com o PT acusando todo candidato de fascista
Meu respeito pelo povo ucraniano 🇺🇦🙏🏻
M0RT3 AO PUTIN!!!!
Psicopatas totalitários estão se espalhando pelo mundo.
Não apenas na Rússia, onde um genocida totalitário expansionista quer dominar tudo, mas também na China, e até mesmo no Canadá, onde um outro psicopata totalitário tenta intensificar o nazismo sanitário perseguindo severamente os que protestam pelas liberdades individuais.
Psicopatas totalitários estão dominando a política, a economia, a ciência (ou seria a seita cientificista, a falsa ciência?).
Psicopatas totalitários também se instalaram na suprema corte, no poder judiciário e no Mistério Público.
Fica cada vez mais evidente que a pandemia do covid 19 é uma arma biológica comunista, e que prováveis novas armas biológicas serão lançadas no mundo e se transformarão em novas pandemias ou variantes da pandemia atual.
Recentemente, o BG (aquele bilionário que prevê as pandemias e adora investir em vacinas) disse que haverá uma pandemia ainda pior do que a atual no futuro (seria isto uma profecia ou uma ameaça?).
E também o KS (aquele do Fórum Econômico Mundial) já criou o slogan "você não terá nada, mas será feliz" e também anunciou o grande reset.
Bilionários e suas fundações têm investido na promoção do marxismo comunista e de toda a sua pauta, tais como, a ideologia de gênero, a erotização infantil, o politicamente correto, o aborto, a censura, a eliminação das liberdades individuais, a destruição da família tradicional, a perseguição à fé cristã.
Dizem que aqueles que são chamados de "os senhores do mundo", ou "os satanistas da Nova Ordem Mundial" querem reduzir drasticamente a população mundial, querem o controle sobre tudo e todos. Inclusive, planejam submeter o gado, ou seja, o povo, a programas de vacinação obrigatória, inserido novas tecnologias de vacinas genéticas que podem modificar o DNA humano.
Seria uma combinação de armas biológicas com experimentos genéticos.
Nova Ordem Mundial, agenda da ONU, tudo isto convergindo para uma autoridade mundial única?
Para quem acredita, a Bíblia ensina sobre a chegada do anticristo e a marca da besta.
Estariam as atuais vacinas, ou vacinas vindouras, relacionadas com a marca da besta?
Vivemos uma guerra espiritual que reflete neste mundo caído, mas a vitória virá para aqueles que buscarem o caminho certo.
“Os homens maus e perversos vão de mal a pior, enganado e sendo enganados.” 2 Timóteo 3, 13.
" Caiu, caiu babilônia e se tornou morada de demônios e de todo espírito imundo,
sai dela povo do ALTÍSSIMO,
para que não sejam cúmplices nos seus pecados e não participem dos seus flagelos." Apocalipse 18.
Pelas liberdades individuais, liberdade de crença, pelo direito de escolha, direito ao contraditório, direito ao questionamento (inclusive o direito de questionar as atuais vacinas e seus propósitos).
Contra a política nazista, fascista, comunista de controle e engenharia social; restrições, passaportes e apartheid (segregação) sanitário.
CÓDIGO DE NUREMBERG contra o nazismo sanitário.
"O interesse e o bem-estar dos indivíduos devem ter prioridade sobre o interesse exclusivo da ciência ou da sociedade." DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE BIOÉTICA E DIREITOS HUMANOS.
LIBERDADE - se o FILHO vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Graças ao PAI ALTÍSSIMO que nos dá a vitória por intermédio de seu FILHO UNIGÊNITO, seu FILHO AMADO, nosso SALVADOR, YAHUSHUA HAMASHIA (JESUS CRISTO).
@@rodan7758 Procure um psiquiatra.
@@rodan7758kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Rússia tá certa Ucrânia tá cheio drogados
O que não entendo, como é possível tantas e tantas outras pessoas participarem de uma guerra para matar outras pessoas indefesas , por ordem de um único ser humano, enquanto ele mesmo , fica protegido dentro do seu palácio.
Pois é, é a covardia dos que não tem coragem de fazer oque quer e manda seu próprio povo que o obedece cegamente
Por que ele é covarde
Muito covarde mesmo o que a otan fez com a Ucrânia
@@bramelga4472 kkkk você deveria ser candidato a palhaço no circo de solei
Quanto mais tecnologia, menos tempo ( ou nenhum) o líder fica no campo de batalha
Bom video. Mas não é só retórica do Putin. Veja o batalhão de Azov, incorporado ao exército ucraniano
O que tem ele? Explica prá nóiz...
@@gianzeladae um grupo declaradamente nazista e responsável pelo massacre de odessa
Imaginem só a fala do presidente Ucraniano: "todos venham lutar e vamos dar armas". Sabendo k no país ha esses grupos ultranacionalistas.
@@fnfbobone8 mt provavelmente dps eles vão dissipar esse batalhão por diversos motivos.
Nao é verdade, nao há essa incorporacao e os neonazistas alemaes estao indo em peso para Azow para lutar pela Rússia, veja o site da sociedade civil contra o direito extremista belltower, lá eles remetem aos blogs e twitters dos nazistas, se você nao lê alemao, há traducao para ingles.
Ao ler os comentários percebe-se que as pessoas estão desenvolvendo um senso crítico e não mais "engolem" qualquer coisa.
Pois parece que a maioria ainda engole o que a BBC bosteja
Isso porque eles cancelam muitos comentários de quem não possui o cérebro lavado. O número de pessoas que não engolem mais a narrativa dos Yankees é bem maior 👀🇷🇺✌️
O vacilo de Monark foi não ter esperado uns dias. Se Monark tivesse falado "sou a favor a legalização do nazismo, tipo o Batalhão de Azov na Ucrânia", não tinha acontecido nada, seria chamado de herói e ainda daria entrevista para BBC
Exatamente. Essa mídia ocidental é hipócrita.
Não sei onde vc se informa mas com certeza não é com boas fontes. Ninguém sério, jornalista ou professor, está exaltando Batalhão de Azov, mas sim a resistência do exército ucraniano e pessoas comuns que estão indo p front. Em uma situação de guerra, onde seu país está sendo invadido, grupos de oposição e mesmo milícias ou grupos como esse também se envolvem. Daí dizer, sem fonte ou prova alguma que o presidente ou a força militar financia esses grupos é puro "achismo". Recomendo que comece a acompanhar o trabalho de quem conhece o assunto e sabe o que fala.
Abraço
Parece que os ataques de putin tá fazendo sentido.
Para de ser besta,a bbc e contra o nazismo
não só a BBC, mas também a Times, o the guardian, todos esses que esconderam o fato de que há grupos nazistas na Ucrânia numa tentativa de torna-los mais europeus.
Sugiro ver o filme "Donbass" dirigido por Sergei Loznitsa, 2018, que mostra o que é viver sob domínio de milicianos pró-Russia e pró-Ucrania. Quando o ódio é chamado de "amor", a guerra é chamda de "Paz", e o nazi-fascismo é chamado de nacionalismo. Alguém se lembra da minifestação no Brasil da vulga "Sara Winter" usando bandeira e símbolo nazi-ucraniano, em Brasilia?
Bom comentário, o neo nazismo na Ucrânia está sendo encoberto...
Algum video de um neonazista executando um separatista? Num mundo cheio de cameras era pra ter algum pelo menos. Acabei de ver um video de um senhorinha Ukraniana com as pernas quebradas, isso é fato e não conversa pra boi dormi do Putin.
A mesma que o Bolsonarismo apoiava! Vamos derrubar esse governo e deixar outra nação invadir com a tese de Desnazificar o Brasil!
A primeira guerra é de narrativas, depois começa a de sangue. Primeiro se convence a população de que eles estão do lado certo da questão, depois atacam o inimigo.
Síria, Líbia, Afeganistão, Iraque, Paquistão, Iemen, Palestina, Somália (bombardeada pelos EUA no dia da invasão russa), Ucrânia...
Só uma dessas guerras não teve participação ou apoio dos EUA, em Só uma delas o ocidente derramou lágrimas. Engraçado né?
É. C'est la ~vie~ Guerra
@@mendBOT nesses países citados, quais deles não é de regime terrorista? Ucrania é um país civilizado, muito diferente desses outros "estados" sem leis em que regimes terroristas controlam o pouco ou nada da população. È a mesma coisa que dizer que uma operação no centro de florianópolis não deve ser levada em conta pq todo dia tem operação nos morros do RJ. Existem inocentes nos estados terroristas? sim, nos morros, sim! No entanto quem controla esses lugares procuram a guerra quando agridem a outros países e ou população com crimes, são pessoas que não se dão direito a diálogo, ignorantes, intolerantes e só respondem a força, já a Ucrânia, á quem ela invadiu? atacou? estão sendo invadidos pelo simples fato de quererem ter direito a escolherem o seu regime político e Putin os nega esse direito, como se ele fosse o dono do leste europeu.
@@paulodaniel5305 Há muita desinformacao no Brasil, nao entendem a situacao da Russia e países do leste e trabalham com conceitos. A Ucrnia é uma democracia e seu primeiro objetivo é manter sua soberania. Havia paz na Ucrania e uma faixa no norte onde h á conflitos, mas os nazistas sao marginais e nao apoiados.A propaganda de Putin é vergonhosa, mentindo até sobre genocídio.
@@mauricio22929 há 2.800pessoas na prisao por terem se manisfestado contra a Rússia em Moscou. O povo nao quer essa guerra, muitos tem parentes ucracinanos e consideram a Ucrania como país irmao. Putin controla a imprensa e porbie falar que civis foram atacados, continua mentindo que somente bases militares foram atacadas em operacoes tencicas. So em Kiew já morreram 16 criancas e isso chega de alguma forma ao povo russo, que agora sofre cm a economia em frangalhos
Professores dos estados unidos falando sobre a Rússia, não seria tendencioso? 🤦🏻♂️
era justamente oq estava pensando, fica muito dificil ter relatorios e informações 100% verdadeiras. vindo dos EUA, fica muito enviesado. o bom seria opniões tambem de outros especialistas de paises diferente, usar somente o EUA é jogar sujo.
Eu passo longe de bbc e globonews passei por aqui só para ver os comentários...
BRITISH Broadcasting Corporation…
Ênfase no British.
Isso mesmo, a giornalista costruendo a história com professores e especialistas de parte... Não sou pro Putin mais sou pro a história da realidade.
Gosto da BBC news, mas é um veículo de comunicação ligado ao reino unido. Simples assim, não precisa muito de explicações.
Quando tentamos explicar uma guerra ouvindo somente um lado, é obvio que seremos tendenciosos.
Que tal ouvir os dois lados, de verdade, e deixar que o leitor ou ouvinte tome suas conclusões.
A netflix tem farto material explicando o papel da mídia na época da segunda guerra mundial.
Falando mais da Rússia do que dos grupos neonazistas que estão sim no exército ucraniano...
Otan financia todos os filhinhos do Adolf.
@@oswaldk999 fonte: união soviética ganhou a guerra fria
nao é verdade.... além disso, os neonazistas alemaes estao indo em peso defender Rússia
Que besteira!
Agentes ucranianos impedindo africanos de embarcar para a Polonia. Assim fica dificil não acreditar nas acusações de Putin sobre nazismo.
E a queima em 2014 da Casa dos Sindicatos. Isso o que é?, 42 mortos e midia nada.
Q?
A midia ocidental não passa nenhuma noticia sobre o que o Batalhão Azov ou o Praavy sektor fazem. E de facto esses são grupos nazis e são pagos pelo governo central da Ucrania. Há varias marchas de celebração com bandeiras nazis e com a bandeira deles preta e vermelha e o governo admitiu-as legalizando-as. É publica essas vertente do governo da Ucrania e que eles proprios publicam, não há forma de negar isso.
@@JP-vz2iy e o que a Rússia tem a ver com isso? Não está no território dela. É o msm argumento americano de ter encontrado armas nucleares para poder invadir?
Se tivessem preocupados com grupos nazistas estariam fazendo barulho na ONU.
A casa tinha um acampamento separatista russo do lado de fora, os manifestantes do euromaidan destruíram o acampamento e os separatistas entraram dentro da casa dos sindicatos. De dentro da casa os separatistas jogaram molotov nos manifestantes e o fogo acabou pegando na casa.
Isso foi um acidente causado pelos separatistas, não pelos manifestantes
@@lodic6359
Eu não me referi se tinha ou não tinha a haver com isso. Limitei-me a referir um facto.
E mais, e só me vou referir a esse facto. A Nato apoiar grupos nazis... NAO!
Eu não vi nenhuma referência de especialista em Russia que não fosse americano. Faltou diversificar.
Isso mesmo, totalmente parcial.
Se fosse alemão, frances, britânico, polonês, sueco, finlândes, húngaro, etc. estaria bom pra ti? Óbvio que não né?
@@robertsmith1762 Eu ia preferir um russo, já que todos os especialistas que vão falar sobre os EUA aqui são de lá mesmo, porque não pegar uma pessoa do país em questão? Aja lavagem cerebral ai.
Sou alema e confirmo a visao do americano, vocês estao discutindo temas que aqui nem tem importancia, todos conhecemos há anos as mentiras de Putin, o controle que ele tem sobre a imprensa russa, etc. Há uma faixa de legionários neonazistas no norte da Ucrania, inclusive com muitos neonazistas alemaes lutando pela Russia, sao legionários pagos para desestabilizar a regiao, inlusive um amigo de Banon, o dono do Blackwatter tem um grupo lá. Ficam aí discutindo EUA, OTAN, etc e deixam de lado o fato de que os países do leste nao sao marionetes, lutam pela propria soberania e democracia, usariam a OTAn, ou outra instituicao qualquer que os ajudasse a se proteger dos planos de anexacao de Putin, nao estao nem aí para os EUA, querem liberdade, se nao fosse a OTAn mas uma liga italiana, polonesa e rumenia, por exemplo , os paises ameacados iriam se unir à ela, por necessidade de protecao.
@@kemuelbrizolla vai tirar um especialista em geopolítica russo LIVRE pra falar de onde? Eles são todos censurados, não existe opinião pública na Rússia, os Russos estão sendo proibidos a falar ou protestar contra a guerra, os que fazem vão presos
E a gente só fica sabendo de um lado da história pela mídia ocidental, incrível.
Entrevistar somente "especialistas" americanos é como contar metade da história. A questão de fundo da Ucrânia era e é a questão da OTAN e EUA chegarem às portas da Rússia, com mísseis de médio alcance a 7,0min de Moscou. O resto é balela, o resto retórica e hipocrisia. Ou vamos permitir que a Rússia coloque mísseis em Cuba, México e Canadá, a 7,0min das principais cidades e infraestrutura dos EUA, combinado?
O tratado da OTAN é de defesa não ataque...
@@isacsilva2900 quem garante isso ?
Sim claro vamos esquecer os paises invadidos pela russia durante a uniao sovietica ne e esquecer toda brutalidade que eles causaram e alem da fome que deixaram nos paises apos falir. Os paises n entram pra otan por influencia do ocidente entram por MEDO DA RUSSIA. A polonia se armou com 8 bilhoes de dolares em armamentos por que?? Quem bate esquece mas quem apanha nao.
Putin é ex espião 🕵️♂️
Tudo que uma potência bélica não quer é outra (inimiga) ao seu lado.
Vai à Rússia montar uma base no México pra ver o caos.
Rússia está errada MAS A OTAN TEM UMA BOA PARCELA DE CULPA NESSA GUERRA.
Quem tem que decidir isso é o país que tá permitindo, não a Rússia. A Rússia é um país agressor...
Pq ngm fala da indústria bélica que lucra com isso ???
porque são os que pagam a BBC.
ninguém se alia a hitler sem conhecer dos seus atos e ideais...
Fui colega de uma russa na faculdade. Ela me falou que na Rússia gays e negros têm tendência a serem inclusive linchados por essa condição. Putin não se importa com nazismo, só travestiu sua causa. Os nacionais-socialistas de Hitler também travestiram seus ideais de combate ao comunismo. Putin é só mais um tirano que comete o erro comum de não enxergar: a liberdade dos povos, a curto ou longo prazo, sempre prevalece.
realmente, putin ta igualzinho ele!
@@JM-fk5ir eu não acho o putin louco ele deve ter descoberto algo muito grandioso no quintal de casa e ficou muito furioso, e ele não é cara de ficar abrindo a boca como uma gazela ,ele sabe de algo muito horrível que pode estar por acontecer e pode até nem ser a guerra em questão.
@@Lucas-jc6hv Acesse & compartilhe - artigo e comentários sobre o mesmo em *"Repórter Brasília, Como não debater com um fascista (Daniel Medeiros)"*
@veteran jjhon - *Você realmente conhece seus atos e ideais?* - Acesse & compartilhe - artigo e comentários sobre o mesmo em *"Repórter Brasília, Como não debater com um fascista (Daniel Medeiros)"*
O vídeo é ótimo, mas todas as referências acadêmicas são ocidentais e estadunidense. Seria tão difícil colocar referências Russas ou ate´ ucranianas?
Análise tendenciosa !!!
Governo russo prendeu mais de 5000mil manifestantes que estavam protestando contra a guerra da Ucrânia em Moscou. Prq vc confiaria informações, vindo de um país que prende manifestantes pacíficos?( e lembrando que o governo russo disse de boca cheia, que manifestações contra a guerra, são "anti-russia"). Já é bem claro que Rússia é uma ditadura que controla o pensamento de qualquer pessoa, midia, especialistas etc..
Concordo...o problema 'e quem colocar da Russia? Nao acreditaria do mesmo jeito
@@mestreyoda2708 Acesse artigo e comentários sobre o mesmo em *"Repórter Brasília, Como não debater com um fascista (Daniel Medeiros)"*
@@molekloko7094 Acesse artigo e comentários sobre o mesmo em *"Repórter Brasília, Como não debater com um fascista (Daniel Medeiros)"*
A Ucrânia possui um grupo paramilitar neonazista chamado Azov. Esse grupo possui 10 mil homens. É basicamente um exército regular. Azov é também a guarda nacional ucraniana. Ou seja a Ucrânia tem um grupo dentro do governo.
E do lado russo tem o Wagner Group são mercenários que trabalham pra o Putin é liderado pelo nazista Dmitry Utkin. É o maior exército privado do mundo.
@@ThiagoAlves-fy3ns o Azov não é apenas um nazista, são 10 mil e todos armados.
@@ThiagoAlves-fy3ns símbolos nazistas não são proibidos na Ucrânia.
@@cristianomesquita7782 depende da força do inimigo no momento atual. Hoje, a maior ameaça aos Estados Unidos não é o nazismo, e sim a Rússia e a China.
@@cristianomesquita7782 Existem investigações no sul do país, um italiano vinha ao Brasil para arregimentar simpatizantes, são monitorados pela polícia gaúcha....pesquise Batalhão Azov no Brasil.
Explica a relação Otan, os interesses dos americanos e o seu domínio sobre Otan. E aproveita e faz a relação entre os interesses dos americanos e a ONU.
BBC nunca criticaria a Otan, são puxa saco do grupo
@@vortis18 ingleses né ... mega aliados da grande depravada e arrogante Roma dos tempos de hoje ....
Ela só fala o que os patrões dela permitem 👀🇷🇺✌️
@@gretacstatuti kkk lambe botas do ditador facista russo.
Volte com opiniões de pesquisadores acadêmicos RUSSOS, por favor.
NECESSÁRIO
Ou ao menos Ucranianos também. Todos as fontes de especialistas são Americanos, um absurdo.
@@raphaelareinert130 vou procurar um jeito de assistir a TV estatal do governo Russo legendado então... Já que é um canal oficial. Quero entender mais sobre os terroristas que vivem na Ucrânia e porquê são tão perigosos ao ponto de precisar morrer. SQN
Os jovens vão para guerra para se matar, sem conhecer um ao outro, sem nenhuma briga entre si, em nome dos velhos, que se conhecem, e brigam!
Mas não se matam!.
"Volte com propaganda russa"
Tolerar nazismo ou formações nazistas é o que mesmo? Esclarece aí, BBC...
*@Douglas Luiz Fiin* Tua resposta está aqui - Acesse & compartilhe - artigo e comentários sobre o mesmo em *"Repórter Brasília, Como não debater com um fascista (Daniel Medeiros)"*
Ai fica foda usar só o EUA como fonte confiável
Passaram pano pro "Bandeira"... Holodomor não é considerado proposital pela comunidade internacional! Esse vídeo é horrível!!!
Os ucranianos que eu conheço preferem lutar até o fim do que serem subjugados pela rússia. As mulheres então detestam o autocrata russo.
@@lucianofreaza302 não duvido. Mas... E os grupos neo Nazistas lá? Como estão? Os símbolos deles aparecem até no documentário da Netflix sobre a UCRÂNIA.
@@lendoanona4688 amigo, até tem marxista que não nega o holodomor e eles afirmam que ele foi deliberado. Os trotskystas afirmam isso
@@lendoanona4688 Que documentário? Que grupo? Não tem absolutamente nenhuma fonte confiável que prove a existência de grupos nazistas por lá. Massa de manobra fazendo efeito
Não confundir o nazismo clássico da segunda guerra com o neonazismo que não usa símbolos e se disfarça de nacionalismo. Nesse caso, há sim grupos neonazistas na Ucrânia.
Sim, mas não espere que esse "jornalismo" considere isso.
Isso a BBC ignora.
Nessa ótica há neonazismo em quase toda Europa
Como existe no Brasil e em todo mundo.
o neonazismo usa símbolos sim
À propósito, em votação na ONU que visava criminalizar o neonazismo, apenas dois países votaram contra: EUA e Ucrânia.
Muito bom os comentários aqui, muita gente consciente de que nessa guerra não existe mocinho e vilões.
por favor podem falar sobre os bombardeios dos eua na somalia enquanto os americanos mandam belas frases sobre repudiar ataques a paises?
Só na SOMÁLIA?? Acrescente IÊMEM, IRAQUE, LÍBIA, SÍRIA, PALESTINA...
@@Probus1493 Japão, vietinã,Afeganistão...................
@@knroolrecentes... citei os recentes... se for pra citar "dos 248 conflitos armados ocorridos entre 1945 e 2001 em 153 regiões do mundo, 201 foram iniciados pelos EUA"., o que representa 81% do número total".
@@knrool corrompem governantes para concretizarem seus objetivos. Á América Latina é um exemplo.
@@Probus1493 todos os países citados tem o terrorismo em ascensão.
O humorista metralhou um muro e disse que seria o senado ucraniano. Foi eleito.
Tem semelhanças, ou não.
Putin faz sessão de fotos com uniforme militar, aprova lei anti-LGBT e em reunião do BRICS já elogiou o bozo. Quer semelhança, olha pro outro lado que vc encontra
O Zelensky é populista e anti-estabilishment. Ele tem sim algumas semelhanças com o Bolsonaro, não tem como negar. Mas o mesmo pode ser dito do Putin, que realiza campanhas massivas que desinformação e radicalização na internet, de forma análoga aos grupos de whatsapp bolsonarista.
E temos aqui o negacionista n° 3 dos comentários ! 🤣🤣🤣🤣 Daqui a pouco começa a falar que os americanos não foram a Lua! 🤣🤣🤣
Qual o problema dele ter sido humorista? Isso o desqualifica em algo? Incrível como vocês só apoiam o que os líderes seus passam como verdade.
@@phabloraylan tu votou no nosso presidente humorista com certeza.
Sério que só ouviram especialistas em Rússia dos Estados Unidos?
o especialistá em geopolítica é o doutor gustavo né
Seria interessante vcs BBC terem o mesmo desempenho esmerado em demover a opinião publica de quando se tratar das barbaridades promovida pelos USA.
Estados Unidos pode matar, jogar 2 bombas nucleares, convidas países extremistas e racistas para entrar no seu grupo... podem invadir todos paises, podem criar um sistema onde homens trabalham e morrem em
Troco de mísero centavos e mulheres até aceitam serem comidas igual animais para ter dinheiro ou trabalham igual condenadas para viver bem, pagar impostos e taxas sobre tudo... e viver achando que dinheiro é tudo que importa! Viva aos russos, que com todos seus defeitos e problemas, ainda são um povo livre! Livre dessa doença de alma que pegamos do Estados Unidos; o país mais terrível do mundo. A maior falsa democracia da morte já criada! Me identifico com o sentimento russo!
Bbc criticando os EUA é uma coisa que vc nunca verá
Pq tuas referências são todas americanas sendo que o conflito é na Ucrânia
Parece que o ingleses não sabem russo... 😉
Em feral a america esta a favor Do Estados Unidos. Por isso tantas referencias americanas. Mas o importante que diretamente ela não se pie de nenhum lado.😉😉
Ouvi falar que o problema mesmo é o avanço do Sionismo. 😒🙄
Gente, é surreal quantos comentários afirmando: "parabéns BBC, trabalho ótimo", "finalmente entendi", "muito esclarecedor", sabendo que posicionam só uma linha de opinião pro-occidental (só citou autores americanos!) E tentando minimizar esse passado de Bandera "colaborar" com os nazistas. O mínimo é tomar essa informação como declaração parcial dos acontecimentos, não como verdade absoluta!! E o pessoal fala que finalmente encontram a "verdade". O poder da informação é incrível frente à mente e posicionamento de muitos desinformados!!!!
Não há defesa quando a russia, usa ou qualquer outra nação invadem e abrem fogo a uma outra nação independente.
Pq defender a Rússia, se ela na minha opinião é a mais errada da história?
@@lua-user sua opinião leva em conta o que fez o regime ucraniano no Donbass desde 2014?
A questão que você não tá levando em conta é que, pelo menos no Brasil, o outro lado da história já está muito bem contado. É só você dar uma breve vasculhado no Twitter, uma rede social em que grande parte de juventude brasileira está presente, e verá que existem diversos perfis de esquerda, ou mesmo de direita, basicamente tentando fazer parecer que a Ucrânia é um Estado Nazi. Na visão desse pessoal, a Ucrânia atual é basicamente a Alemanha nazista. O que a BBC está fazendo parece ser muito mais o contraponto. Além disso, não há passada de pano a Bandera, o que foi dito no vídeo foi apenas a verdade. Como o vídeo demonstra, Bandera fez sim parte do alinhamento com o nazismo, mas somente demonstra o outro lado da história que muitos deixaram de mencionar, que é o fato de que ele também se posicionou depois contra o próprio regime nazista, quando viu que os nazistas jamais iriam cooperar com a independência ucraniana, e, por isso, foi até para campo de concentração nazista, mas o que ele queria mesmo era a libertação da Ucrânia e do povo ucraniano, sendo, por fim, morto por soviéticos.
Isso não é historiografia, mesmo no ocidente há estudos sérios que contestam essa narrativa unilateral. A verdade é que não existe o lado bonzinho, e dizer que o pensamento fascista não permeia o governo ucraniano (e claro, o governo russo também) é inacreditavelmente cínico. Temos que lembrar que nem todos as expressões fascistas do século XX tinham como alvo os judeus, essa era uma característica do fascismo alemão. Na Itália, por exemplo, alguns judeus participaram da fundação do partido fascista, e os judeus só passaram a ser sistemáticamente perseguidos quando a guerra se aproximava e os laços com a Alemanha se estreitaram.
Ok mas e o contraditório?? Só tem um lado nessa história? Nenhum "estudioso de Rússia" é de fora dos Estados Unidos e/ou tem uma opinião diferente sobre esses fatos? Não defendo a Rússia e acho até que possivelmente eles sejam os "mais errados" nisso tudo, mas gostaria de eu mesmo chegar nessa conclusão..
Concordo totalmente. Engraçado e as tais armas de destruição em massa do Iraque? A bomba de Iroshima só fiquei sabendo que foi o Estados Unidos que lançou um dia desses. E outra que vejo o pessoal na net comentar: é se fosse a Rússia que botasse mísseis no México ou em Cuba.
A analise que ela citou no começo está errada. Putin não se refere ao governo, mas sim aos grupos guerrilheiros Azov, Svoboda e Pravy Sektor que são de extrema direita e estão ativos.
Também gostaria de ouvir o outro lado da história...
Eu queria que eles esclarececem acerca do Batalhão Azov, que utiliza toda simbologia da SS e são neonazistas assumidos. E são armados pelo governo Ucraniano.
@@malokegames mentira. O Putin chamou o governo atual de nazista e drogado.
Procurem pelo vídeo: "Máscaras da Revolução: o vídeo que a Ucrânia não quer que o mundo veja". É um documentário feito anos antes dessa invasão.
Pesquisa no Google mesmo sobre: Porochenko o ex presidente da Ucrânia e a ocupação sangrenta da Criméia pela Rússia em 2014, Ucrânia em 2010, um dos países mais corruptos do mundo, e como Porochenko se tornou o homem mais rico da Ucrânia, porque Zelenski tem um apoio popular tão grande. Ai dá para começar a entender um pouco da Ucrânia.
Conteúdo esclarecedor, com uma pitada sutil aparentemente imparcial, mais com mensagem forte e subliminar de manequeismo, demonizando um dos lado, foi isso que nós trouxe aqui e é isso que vai acabar nos destruindo, os neonazi na Ucrânia (reduto) e no mundo é uma trágica realidade sim, inclusive "ucranizar" é sinônimo disso. Não tem ninguém inocente nesta história, principalmente quem redige esses espantalhos em forma de matéria jornalistica.
Tem criança morrendo pelo seu objetivo de não querer uma Ucrânia nazi, já foram 3, quantas mais vão ter que morrer para ficarem satisfeitos e matarem todos os "nazis" existentes do país?
Vale a pena matar mulheres e imigrantes tudo em prol de acabar com um grupo isolado de nazista?
Não sei fica a questão.
Deixe de ser IDIOTA, só entrevistam um lado, e o outro??? Tu não sabe que a BBC é OTAN??? Que a BBC é INGLESA??
parem com isso, é um grupo pequeno de neonazis numa faixa ao norte da Ucrania, o país é democratico e estao morrendo por nao aceitarem o fascismo imperialista de Putin. Acreditar na propaganda russa é demais!
@@muhlenstedt Mais fácil acreditar o serviço secreto russo do que em pseudo entendidos. Sara Winter se referiu em "ucranizar" o Brasil porque? Desde sempre o ocidente se infiltra e mina as instituições para dominar. Não obstante é inegável a expansão da OTAN em direção a Rússia. Se querem mesmo parar a guerra aceitem o congelamento da expansão OTAN, uma aliança MILITAR, hipócritas, incentivam a resistência porque os mais ricos já se evadiram de lá e querem enviar os mais pobres para o martírio "heróico". Para resumir devemos acreditar no que essa mídia podre protege?
@@jrlucaslucas2938
repito, há grupos nazistas, como aqui na Alemanha, que na Ucrania querem desestabilizar o regime e desde 2018 nao encontram voz política. Sao irrelevantes e estao numa faixa ao norte da Ucrania, o resto é propaganda mentirosa de Putin.A OTAN nao se impoe, a entrada é voluntaria e desejada como defesa contra estados autoritários. A Ucrania já teve a sua entrada paralisada em negociacoes há anos para nao provocar a Rússia. Ninguem quer mandar pobres para o martírio, a OTAN nao é um exercito que ocupa países é a tábua de salvacao de alguns. Nao adianta a Russia querer justificar uma guerra preventiva, os EUA fez isso com o Iraque e deu no que deu.nao acredite no mais fácil, há grupos que receberam a Sara--- sim e daí? Aqui também tem neoazis que treinam todos os dias ( Alemanha) e nem por isso a Alemanha é nazista e merece ser invadida. Acorda!!!!!
Nossa, como a Ucrânia é boazinha e a Rússia é malvadona em!!!???
Será que existe um contexto externo que explique melhor tudo isso?
Essa é a Rússia desde a época da União soviética um governo que matava de fome seu próprio povo, todo mundo fala de Hitler mais o maldito Stalin matou três vezes mais que os nazistas, e detalhe, Hitler matou outros povos enquanto Stalin matou seu próprio povo, esse é o governo comunista Russo
Pega aquele pano que eu vou passar 🤦🏻♂️
Russos malvados! Imperialistas da OTAN superbonzinhos atacam apenas na Africa e paises do oriente
@@glorinhamendes kkkkkkkkkkkkkkkkk OTAN ataca África e países do oriente. Puts essa vodka russa aí é boa hein hahaha. Brasileiro passando pano pra russo é pra acabar mesmo.
Tá,vamo la,deixa eu te explicar
Em 1939 a Alemanha invadiu a Polônia,vc considera q a Alemanha seja "malvadona"?bom,eu espero que sim,afinal era nazista
Mas é a mesma coisa q está acontecendo com Rússia e Ucrânia,a russia não é nazista,mas é "malvadona" do mesmo jeito pois se considera superior ao povo ucraniano,então sim:A Russia é a opressora e a Ucrânia é a vitima e isso é um fato
Mesmo q a Ucrânia não fosse vítima e realmente merecesse ser repreendida,não seria por meio de invasões q se deveria punir esse país,nada justifica uma invasão
*só retomando o tópico do nazismo:a Russia disse q a Ucrânia tem um regime nazista,mas o próprio presidente ucraniano é JUDEU,como q pode ser nazista???????? O Putin ta pior q o bozo nessa qst de criar fake news
Só uma dúvida aqui, já que Zelensky não é nazista, e teoricamente preza pela memória de sua família de origem judia, então porque o país sob seu comando votou contra a resolução da ONU que condena o nazismo? Estranho não?
Os parlamentares todos são neonazistas, muitos tem tatuagens nazistas. O presidente foi eleito, porém quem governa não é ele. São o grupo de nazistas por trás dele.
@@josenetobike Tem um ditado alemão que resumi isso aí né, é tipo se tem 10 pessoas e chega um nazista se ninguém se levanta temos 11 nazistas
@@lucianamouratomas64 Garanto que tu já sentou do lado talvez de nazista, psicopata, estuprador, assassino, machista, homofóbico e nem por isso se tornou um né?
Pra se deixar influenciar por alguém após uma conversa tem que ter a mente muito fraquinha.
A propósito o ditado chinês dos pães, acredito que se encaixe muito bem aqui.
@@lucianamouratomas64
o Hitler era judeu também 👻😉🏃♀️😁🧐
Zelensky apoia Lockdown, vacinação obrigatória, passaporte sanitário.
É um globalista miserável que não representa os ucranianos nacionalistas.
Fiquei imprecisão com as suas informações.
Apenas foram ouvidos especialistas estadunidenses pró-OTAN. Não ouviram especialistas críticos a aliança, mesmo que estadunidenses, tampouco especialistas russos.
Daniel, foi exatamente isso que acabei de comentar. É preciso muito cuidado com esse viés da BBC, que apesar de toda a sua competência, faz um desserviço quando toma partido na história.
@@gianzelada exatamente. Pra deixar claro, a BBC é uma emissora pública do Estado inglês, portanto, ainda que com qualidade acima da média da imprensa ocidental, defende a mesma visão do establishment daquele país: alinhamento submisso aos EUA e à OTAN e russofobia gritante.
A porr4 da reportagem da dezenas de fontes históricas que estão em livros no mundo inteiro.
Enquanto isso na Rússia não se pode nem questionar a invasão que dá cadeia 😒!
Quando alguém houve um fato que não gosta prefere inventa mentiras convenientes.
@@ilitch_castro Toda imprensa mundial é comunista. Acesse & compartilhe - artigo e comentários sobre o mesmo em *"Repórter Brasília, Como não debater com um fascista (Daniel Medeiros)"*
@@ulyssesfreiredapazjr2440 obrigado pela informação, fera. Vou compartilhar com os tiozões do zap.
A matéria minimiza o papel do nazismo e do extremismo de direita na política ucraniana, sobretudo desde 2014, e nada fala sobre o papel ativo dos EUA nesse processo . Dizer que o nazismo lá é resposta ao intervencionismo russo é um argumento terrível, pq relativiza o que não pode ser relativizado jamais! Será que vocês usariam a mesma lógica para "compreender" reações violentas de outros povos e minorias contra um poder opressor? Ser contra o absurdo da guerra não necessita perder a capacidade crítica. A imprensa está dando vexame na cobertura deste conflito, sendo parcial, sonegando informações e assumindo um lado. Pq a otan não negocia e para de cercar a Rússia?
@going acolheu tanto que matou mais de três milhões de civis ucranianos durante a ocupação. Você nunca estudou não ???
Os ucranianos são eslavos, Hitler odiava os Povos do leste europeu.
Devo te lembrar dos milhões de poloneses, russos, bielorrussos e sérvios entre outros mortos pelo regime de Hitler.
@going Enquanto o ""Holodomor "" Era fome.
O REGIME do Hitler estava extermaindo milhões de pessoas das mais diversas etnias e populações em Escala industrial.
@going aprende a história primeiro.
Vá falar que o Hitler não odiava os eslavos pra um polonês ou russo, eles irão deixar você caladinho.
@going quem tá passando pano é você.
Civis poloneses , russos e ucranainso foram para Campos de concentração , foram mortos em assassinatos em massa em vilarejos, cidades.
@going os nazistas acolheram os ucranianos kkklkkk é burro é não viu direito a reportagem da bbc?
Continue passando pano para o Nazismo.
Isso só reforça mais suspeita no Putin, não é mais fácil dizer que não quer a OTAN na Ucrânia, só falta dizer que a Finlândia e Suécia deve ser "desnazificada", isso não cola, dois países nórdicos com tendência social democrata.
Isso acontece pq a Otan foi criada pra acabar com a Rússia na época união soviética. E nos últimos anos vários países da antiga união soviética entraram na Otan. E agora ele tá desesperado pq basicamente o exército dos estados unidos tá do lado
Finlândia e Suécia tem políticos que sabem quem é o vizinho deles e por isso não entraram para OTAN e inclusive a Finlândia pertence ao Mercado Comum Europeu e a Zona do Euro exceto a Suécia.O maior és culpados por essa guerra são a OTAN, os americanos e o poste que os americanos colocaram para governar a Ucrânia.Um político fraco que ao invés de se posicionar neutro as questões entre a OTAN e a Rússia se posicionou falastrão e mesmo quando a Rússia posicionou tropas em sua fronteira foi negligente ao ir a Moscou negociar com Putin agora o povo Ucranianos sofrem.
@@waikereperes a Rússia invade um país independente, mas a culpa é dos EUA e da OTAN.
Vocês esquerdistas/petistas são muito engraçados.
Ele joga varias desculpas esfarrapadas e cada um capta a que quiser.
A questão da desnazificação é em relação à Ucrânia apenas. Com relação aos países nórdicos por enquanto é só o alerta para não entrarem na otan.
Todo mundo sabe que os Estados Unidos e seus Aliados não são inocentes, sabemos dos estragos que eles fizeram em vários países, mas preferimos esquecer, e vê-los como anjinhos. Esse é o problema.
a bbc é do reino unido claro que os jornalistas são pressionados.. engraçado que ne0nasismo na ucrânia assim como os a .tenta .dos promovidos pelo oxidente foi amenizado enquanto o trauma russo com as 2 gueiras foi descrito como se fosse nostalgia
@@lucaslucas8854 Foda, eu insisto ainda em ver essas noticias da mídia ocidental , pqp... mas já assinei a RT, TASS, mais outras
Na vdd a BBC (londres/ Washington, não esqueçamos) tenta emplacar a narrativa de que, pq não há um legislativo nazi e nem um executivo nazi, não tem por que temer a nazificação da Ucrânia. Bastante frágil este argumento, pois elementos fascistas podem coexistir em parlamentares, cidadãos, políticas públicas e etc sem serem nomeados como nazistas.
Todo o mundo sabe que mandar temas para o ar sem olhar ao problema aqui em questão é lançar confusão... Ruído e pouco mais. Putin é um mentiroso compulsivo... Um psicopata. Um criminoso comum com arsenal nuclear.
@@vitorferreira6062 sabe de nada, inocente, kkkk
Precisa completar que o lider de nacionalistas extremistas Bandera depois da II guerra morou em Monachium ... Hoje é heroi nacional deste pais. Estava no comando do genocídio dos outros grupos étnicos neste território até 45 (para entender convido a assistir o filme "Vołyń" sobre o genocídio dos poloneses) por OUN/UPA que criou e comandou). Em 2019 foi ano nacional de S. Bandera e este ano 2020 em Lviv é o Ano da OUN/UPA ...
Bandera, nazista confesso, é idolatrado por grupos de extrema direita que tem espaço no atual governo ucraniano.
Zelensky fazia """"humor"""" metralhando o parlamento. No poder fez manobras pra calar a oposição. Agora virou um democrata pra mídia ocidental hahahhahaha
Então vamos invadir a Rússia para parar a Russian National Unity e outros grupos assumidos nazistas. A Rússia é um país altamente racista e preconceituoso. Seus caras de pau. Slava Ukraini!!
@@tiagotavares1152 pois é, bem tendenciosa essa reportagem, pq exclui o papel sombrio dos EUA nesse processo e só enfatiza o sombrio russo.
@@tiagotavares1152 realmente, agora a invasão Russa foi justificada.
I'd like to listen to some opinions on that by professors from other nationalities and not only Americans.
exatamente, longe de mim ser taxado de pró russia! eles estão atacando, eles estão invadindo, assim como o EUA e a OTAN fizeram quebrando várias convenções. Mas seria interessantes ter opiniões de especialistas de outros paises, sejam latino americanos, asiaticos ou africanos, usar apenas professores americanos na matéria acho que gera mais desconfiança do que informações bem embasadas, de qualquer forma apoiamos o povo ucraniano (fora os ultranacionalistas/facistas) em sua luta por sua luta.
Isso mesmo! BBC Ness Brazil , cadê a opinião dos oturos lados? Ou será que vcs não querem que nós de Pindorama pensemos de outra forma?
Just contact them. I am sure they will be happy to explain to you.
Será que algumas nações tem a tendência de formar Estados autocráticos, totalitários, devido ao seu processo de formação nacional (ou geografia, sei lá)? Vejo que isso se repete, ou é uma constante, em muitos países. Talvez possa ser tema de um vídeo da BBC...
Tem sim, mas é algo que diz mais respeito a formação histórica com permanência/herança de alguns costumes especialmente culturais e políticos (pelo menos é assim que eu enxergo)
Exato, a geografia, o relevo, influenciam diretamente a personalidade de uma nação e do seu povo.
E seria um ótimo tema de vídeo, é uma perspectiva interessante para até mesmo entender o mundo hj
@@lorenabernardo1768 Penso assim TB. Vlw a resposta.
@@lorenabernardo1768 Seria legal mesmo. Não deve ser um vídeo fácil de fazer.
Como o mundo pode ficar imparcial quando um mais forte agride e quer obrigar um mais fraco a obedece-lo, seria uma negligencia? A Ucrânia é uma nação independente e deve ter o direito de se unir com quem quiser. Não é o caso de uma desavença e sim de um abuso de um mais forte contra um mais fraco, é o mesmo que ver um adolescente de 15 bater e querer mandar em um de 11 e não fazer nada, ser imparcial.
Henrikky Games dissetudo ,
Sim, ficam falando da OTAn, como se essa obrigasse os países a participarem dela, nao veem que o que eles fazem é por necessidade de se proteger contra a Rússia, pois precisam de aliados para lutar contra os desejos de dominio e anexao russa. Putin quer o território da uniao soviética de volta, nao aceita regimes diferentes e nao submissos à sua ditadura ao seu redor. Nao sei como os brasileiros de esquerda e direita,conseguem ser tao mal informados e com pensamentos conceituais preconceituosos e fixos, sem tentar entender os fatos com informacoes atuais e de fontes mais próximas aos locais de conflito. Aqui da Alemanha, depois de acompanha de perto a atuacao de Putin nesses anos, ninguem acredita e nem ´daá ouvidos à propaganda russa. Voces no Brasil discutem sobre temas que aqui nao vem nem em questao.
O fato de ser mais fraco não quer dizer que esteja certo. O Talibã era muito mais fraco que os EUA, isso não quer dizer era o lado certo. Não estou dizendo que a Ucrânia é o lado errado na história, mas essa logica de que o lado mais fraco está certo só por ser mais fraco é uma besteira.
@@danielg.1698 nao se trata da lgica do mais fraco simplesmente, ´ms de quem é o agressor, quem atacou A Rússia vinha ameacando e colocando material bélico há meses na fronteira da Ucrânia. Nao se trata só de fraqueza mas de atitudes de agressor.
@@danielg.1698 o forte aproveitando do seu poder e invadindo sem ter sido atacado, por saber que o fraco é fraco. O nome disso é covardia e isso nao está moralmente, eticamente correto e nem dentro do acordo de Genf.
As narrativas são tão díspares que realmente não dá para acreditar em ninguém. Não acredito em heróis em política . NINGUÉM. É um jogo com nenhuma ética e BBC não se exclui disto. É a narrativa inglesa e carrega sim, os interesses da ex-potência, bem como seus companheiros do momento. Sinto absolutamente o mesmo qdo escuto comentaristas como Rui Costa Pimenta. Talvez aquele a quem ouvi com mais tranquilidade foi o Chanceler Amorim. Seja como for, isenção não existe em jornalismo: lembrem-se disto ao ouvir esta reportagem também.
Desculpa a pergunta, mas que parte da narrativa em sua opinião carrega interesse inglês?
@@GabrielAndref28 Ingleses fazem parte da Otan e desde da primeira guerra mundial se encosta no filho bem sucedido que é o Eua
Ei,esse Rui Costa Pimenta é o do PCO,se for me poupe,se poupe e nos poupe viu.
@César Ferrari não, o certo é a mídia estatal da Rússia e China 🙃
Dona Baldon ao invés de apontar os problemas no conteúdo, ataca o portador.
Síria,Líbia e agora ucrania rezo pela paz mas não vou me emocionar com fontes ocidentais
Holodomor não é considerado intencional pela comunidade internacional. Passam pano pro "Bandeira"...
De uma pesquisado por vc que certamente vai perceber como esse vídeo cesta errado!
@@lendoanona4688 A grande fome na China de 1958-1961 também não foi intencional, né. Foi só um acidente provocado pelos comunistas.
Você confia mais no oriente?
Síria, Líbia, Afeganistão, Iraque, Paquistão, Iemen, Palestina, Somália (bombardeada pelos EUA no dia da invasão russa), Ucrânia...
Só uma dessas guerras não teve participação ou apoio dos EUA, em Só uma delas o ocidente derramou lágrimas. Engraçado né?
@@mendBOT vai lavar louça
Só não gostei de só escutarem historiadores estadunidenses...
Verdade, sempre tem que ser considerado os dois lados
Se fosse um especialista cubano você iria aprovar, né? kkkkkkk
@@leominella
um turcos estava bom🏃♀️😁🧐👻
Síria, Líbia, Afeganistão, Iraque, Paquistão, Iemen, Palestina, Somália (bombardeada pelos EUA no dia da invasão russa), Ucrânia...
Só uma dessas guerras não teve participação ou apoio dos EUA, em Só uma delas o ocidente derramou lágrimas. Engraçado né?
Que tal um guatelmalteco,um somali, um uzbeque, tadjique, um malgache, ou até um cipriota 🤣🤣
Ótimas explicações, percebi que muita gente está a favor do governo Russo dizendo que a Ucrânia e nazista , e outros dizendo que a mídia brasileira está favor da Ucrânia, nem 8 nem 8000 temos q ter bom senso, a população pobre quer paz, empregos, saúde
Quem defender a ação da russa tem que ver o motivo de tal ação o outro lado é reconhecer que a Ucrânia é apenas um pivô até por que quem realmente estava querendo uma guerra só que não em seu território é o Estados Unidos é simples e tem outro lado a Ucrânia tava massacrando pessoas russas em seu território é só você ver o que a Ucrânia já fez e tava fazendo com as populações dos 2 territórios donetsk e lugansk que não aceitaram as políticas ucraniana e tem que ver também que a própria Ucrânia tava financiando e incentivando o terrorismo nos 2 territórios donetsk e lugansk que estão bem na divisa da Ucrânia e a Rússia é simples e querer trazer motivos que hoje não são válidos para essa justificação defendendo um lado ou o outro é burrice.
Não há parlamentares dos grupos neonazi, porém sua atuação com organização paramilitar contra os separatistas pró Rússia e permitida e incentivada.
Apenas referências norte-americanas para explicar um conflito em outro continente?
Zelensky fazia """"humor"""" metralhando o parlamento. No poder fez manobras pra calar a oposição. Agora virou um democrata pra mídia ocidental hahahhahaha
a democracia ucraniana é conturbada mas tem alternancia de poder, isso não se pode negar então estão 10 casas a frente da russia e no começo da democracia, ou seja, dificilmente seria fácil
pois é... os EUA armou os nazistas da ucrânia, apoiadores do presidente, e agora vem passar pano
Se fosse na África
Será que teriam mobilizações de outros países? 🤦🏿♀️
Mariana Sanches, como gosto muito dos seus vídeos, eu esperava uma matéria mais equilibrada. Mas você só entrevistou professores dos EUA para falar da Rússia. Acho que você se beneficiaria de uma visão mais multifocal da disputa. O Oliver Stone, por exemplo, apresenta outra perspectiva nos documentários "UCRÂNIA EM CHAMAS" e no "REVELANDO A UCRÂNIA".
Legitimação das ações. A união soviética utilizou muito disso, o manifesto comunista é bonitinho por fora
a contrarrevolução faz o mesmo e foi inventada pela CIA com base em Goebbels
Crie vergonha na cara, Jean, tu nunca nem botou 1 dedo no manifesto comunista pra emitir essa opinião, a atual Rússia inclusive de comunismo não tem nenhum traço.
O manifesto é tão bonitinho que você nem sequer deve ter lido um capítulo inteiro 😒😏
Vale mencionar também que o presidente Zelensky não só é Judeu como também é um Russo étnico, assim como os moradores de donetsk e luhansk
Sim, e no geral muitos russos tem amigos e parentes da Ucrânia e vice versa... Essa história de invasão de territorio da Ucrânia vai acabar muito mal pra russia no geral e também pra Ucrânia, com redução populacional. É uma guerra que ninguém tem nada a ganhar... Agora Putin que sofra as consequências
Mas na Ucrania ta chei9 de nazista mesmo,quem ja esteve la sabe,militares mesmo tem la q sao nazista,tem partido nazista la.
Zuckerberg é judeu e recentemente liberou "Elogios e apoio" aos Nazista Ucranianos, Azov, em suas plataformas se caso continuasse anti putin
O que a pessoa não faz por dinheiro
Tio Sam e suas hipocrisias
@@snoop7017 assim como a Russia ta cheio de Nazbols
@@marlonferreira950
já era o potássio da Rússia agricultura do Brasil by 👻🏃♀️
Bela matéria. Mas existe somente um detalhe que precisa ser levado em consideração: a definição de etnia, ou russos étnicos, passa por sua língua e cultura de origem, por assim dizer. Quando se tem um governo que faz vista grossa, incentiva ou ainda promove grupos que combatem pessoas que tem essa cultura, língua e costumes, para aproveitar mão de obra revoltada (extremista e russofobica) contra os russos separstistas em Dom Bas, está se praticando genocídio, conforme definição do termo, pois busca-se combater pessoas por sua etnia e cultura e busca matar-se uma cultura daquela região. Além disso, fica claro que na geografia histórica, aquela região (leste e Crimeia) nunca foi da Ucrânia (somente dos anos 90 para cá), mas historicamente sempre foi Rússia, o que acaba fazendo sentido para aqueles que são russos étnicos quererem legitimamente que a região seja reintroduzida para ao território do povo de que sempre fizeram parte. E tendo em vista que naquela região a grande maioria da população prefere ser Russa, não faz sentido não privilegiar a autodeterminação dos povos, também para eles. Vale lembrar que o desenho do mapa da Ucrânia incluindo essas regiões é realmente uma invenção relativamente nova, da época da União Soviética. Que convenhamos, naquela época, foi desenhado o que era chamado de "República Socialista da Ucrânia", mas que na prática foi concebido como um estado, uma província da União Soviética. Ou seja, não era um país independente, mas sim faziam todos parte do mesmo país. É preciso considerar esses pormenores para entender a reivindicação separatista daquele povo que, legitimamente, se sente Russo, tem essa cultura e laços sanguíneos até pelos laços anteriores à União Soviética, quando tudo ali era apenas uma nação chamada Império Russo. Portanto, até mesmo a distribuição de passaportes russos ofertada pelo governo russo naquela região é legítima, pois vale lembrar que, devido às características geográficas e históricas de constantes mudanças geográficas da Europa como um todo, o que predomina para dizer a nacionalidade de um cidadão é o conceito "Jus Sanguíneos", o que faz a cidadania de um povo ser passada pela descendência sanguínea e não pelo local de nascimento no determinado momento histórico-geográfico. Por exemplo, um brasileiro pode conseguir cidadania italiana apenas provando laços sanguíneos de descendência com um cidadão italiano, sendo filho, neto, bisneto, trisneto, tataraneto, etc. Esse é o entendimento predominante na Europa. Assim, não há como negar a descendência e cidadania Russa da grande maioria daquele povo, o que prova que suas reivindicações para serem russos sejam totalmente coerentes e de direito. Nesse contexto, a definição de ucranianos independentes da Rússia é que é uma coisa inventada posteriormente, até porquê em princípio, eram todos um povo só do reino de Rus de Kiev, da dinastia ruriquida, que nasceu em Kiev, foi invadido e dominado pelos Mongóis, retomou o poder e constituiu sua capital em Moscou. A ideia de povo ucraniano separado surgiu muito depois, mas isolado na área ocidental, muito próximo das atuais Polônia e Bielorrússia e mesmo assim, foram curtos lapsos de tempo. Durante as últimas gerações, desde o século XIX, pelo menos, tudo ali era Império Russo e depois tudo ali virou URSS (União Soviética), incluindo a partir daí outras nações também como Polônia, Lituânia, Letônia, etc. Mas a Ucrânia ser junto da Rússia, como podemos ver, vem de muito antes, vem desde o início do povo Rus na fundação de Kiev (daí o nome Rus de Kiev) ainda na idade média. É como dizer que, a partir de amanhã, Minas Gerais (um estado mais ou menos do tamanho da Ucrânia atual) passasse a não ser mais parte do Brasil e que os mineiros não poderiam mais ser brasileiros e teriam que mudar de costumes e falarem outra língua. Oras, e para piorar em algumas cidades a maioria do povo não quisesse essa mudança e o governo brasileiro desse passaporte brasileiro para garantir a vontade de cidadania dessas pessoas em permanecerem brasileiras. É muito legítimo. Entretanto, não creio que a guerra tenha começado por isso realmente, mas pelo fato da OTAN ter interesses contrários aos da Rússia, da OTAN ser poderosa e ter histórico de agresssividade contra países que se opõe aos seus interesses, e por estarem se expandindo para a direção da fronteira com a Rússia, incluído a Ucrânia que está sendo governada por um governo anti-russia e que dá liberdade para grupos extremistas anti-russos, tendo uma vasta fronteira com a Rússia e podendo colocar mísseis dos EUA que alcançariam Moscou em questão de 5 minutos, não dando tempo de defesa ou reação. É simplesmente isso. Nada justifica a guerra, NADA! Porém, se essa preocupação de segurança não for considerada legítima, então não sei mais o que seria... E pelo que se vê, há razão na preocupação da Rússia, pois a OTAN, os EUA e a Europa não aceitaram e não aceitam negociar esses termos para evitar a guerra nem para parar a guerra agora. Fica claro a má intenção. É preciso bom senso e sentar à mesa de negociações, mas sentar honestamente, com real intenção de fazer concessão e buscar a paz, não fazendo propostas que sabem que o outro lado não vai aceitar. Fica difícil se ambos os lados não reconhecerem a legitimidade do outro. E a OTAN não está ajudando nisso, está só botando lenha na fogueira, estendendo a guerra e aproveitando para enfraquecer a Rússia (o que sempre foi seu objetivo, afinal), não se preocupando realmente com as pessoas que vão morrer na Ucrânia ou com a destruição que vai ficar.
Otima analise, bem melhor que o video da BBC.
Quero ver que vai bater x1 com esse texto kkkkk posso copiar?
Voçê é professor de historia? Nossa falou certinho.
Mas poderiam ter feito um référendum pra saber se o povo seria a favor ou contra no lugar da guerra 😢
@@anedias8798 Ao invés de Referendum o Presidente Ucraniano impediu os homens de sair da Ucrania, deu armas, ensinou o povo a fazer bombas e agora diz que quem desertar deve morrer. Ou seja esta incentivando seu povo ao suicidio.
Por que normalizar a otan nos países vizinhos a Rússia? Eu não vejo a Rússia querer colocar base nos países vizinhos dos usa!
Porque a OTAN no momento é o único jeito dos pequenos países da ex uniao sovie´tica se protegerem das tentativas de dominacao de Putin. Ele quer recuperar o território da ex- uniao soviética e nao aceita países que nao se alinhem com sua ditadura e que sejam independentes, ali na regiao.A Rússia já tem base militar no caribe
@@muhlenstedt porque você não vê nenhum país na fronteira do EUA querendo fazer aliança militar com a Rússia! Ao contrário da Ucrânia que é um país livre e soberano e QUE QUER SE DEFENDER!!!
Está sendo decepcionante a cobertura da BBC Brasil sobre a guerra Rússia-Ucrânia, já que chega a ser palpável o quanto as reportagens estão sendo tendenciosas em prol dos EUA e da Europa ocidental. Esta guerra é muito mais complexa do que está sendo mostrado. Onde está o ponto de vista dos russos?
Na minha visão. Tem que ser desse jeito mesmo. Quando foi que a Ucrânia ameaçou a Rússia?
Tem um vídeo da Camila que fala bastante do lado russo. Acho que foi postado ontem. E longo mas é muito bom
Alguém invadiu a Rússia, alguém ameaçou a Rússia, Rússia vive sua ditadura lá e ninguém mexeu com a Rússia. Rússia agora quer decidir quem pode ou não pode entrar em algum acordo ou aliança. Vê o que a Rússia está fazendo com seu próprio povo só porque estão na rua pedindo pra parar a guerra.
@@danilosevero2854 A Ucrânia é um país soberano, ela pode entrar na OTAN e dar o "rabo" dela pra quem ela quiser. Essa história da Rússia tá com medo da Otan é balela, história pra criança cair. Os EUA não ameaçam a Coreia do Norte e lá não tem nem 30 ogivas nucleares, vão invadir a Rússia com o segundo maior exército e com mais de mil ogivas nucleares? Putin só quer mais poder, nenhuma das justificativas dele justificariam uma invasão total de outro país soberano, NENHUMA.
Fala da quebra de acordos internacionais prejudicando a Rússia. Na verdade a Rússia está reagindo, infelizmente. A falta de paz entre esses países foi cavada por anos
E o Memorando de Budapeste? E o acordo de Minsk?
Vladimir Putin que para sustentar seu próprio poder tem quebrado diversos acordos e criado mentiras. O próprio povo russo não apoia ele.
Prejudicando a Rússia?? Onde vc viu isso?? Rússia vem se armando até os dentes enquanto há um desarmamento real em toda Europa
Reagindo a que se nao houve ataque por parte da Ucrania, reagindo a um grupo marginal de separatistas que sao legionários pagos por vários países que querem destruir as democracias? Nao existe justificativa para essa invasao, iniciar guerra preventiva nao tem cabimento.
@@92LucAC tem razao, Putin usa tudo como pretexto para invadir, esse pessoal é louco aí no Brasil, justificando uma guerra preventiva.
@@isaquesoares7768 verdade???? Que notícia boa, estou longe e a impressao até agora é que a esquerda, para apontar o dedo para o imperialismo dos EUA, que todos conhecemos, passa o pano para Putin e difunde as mentiras dele sobre a Ucrânia. O que nao entendo é muitos da esquerda chamarem o Selensky de palhaco incompetente mas sem dizer o porque disso.
Devemos desnazificar nossa imprensa!
Mariana, não teria ajuda a narrativa Russa o fato da Ucrânia ter votado, desde 2014, contra a declaração anti-nazista da ONU? Inclusive no ano de 2020, já com esse Presidente?
Seria esse voto uma conivência com os grupos neonazistas que são úteis na guerra contra os separatistas apoiados pela Rússia ou apenas uma forma de acompanhar os EUA. Os países da Europa sempre se abstém e acho que em 2020 apenas a Ucrânia acompanhou os americanos.
Isso a mídia ocidental nunca irá dizer.
Eles querem dominar a narrativa de bonzinhos
Nazista é a Rússia, o PT que lançou nota defendendo o absurdo que a Rússia tá fazendo contra os civis ucranianos, os próprios militantes petistas e parte dos jornalistas que tanto ajudou na imagem de ditadores como putin, Nicolas maduro, Ortega , etc..
@@marceloaugusto7471 vai estudar, pelo amor 🙄
@@marceloaugusto7471 é BOLSOMINION... acho tão ENGRAÇADO quando um BOLSOMINION abre a boca pra comentar... BOLSOMINION come CAPIM antes de RELINCHAR uma OPINIÃO.
@@marceloaugusto7471 vergonha alheia.
seria legal, se pegasse pensadores russos pra explicar como os russos pensam, e não só pensadores americanos pra explicar como russos pensam.
Boa! Falou de forma simples o que eu farejei lá pela terceira menção a um "especialista" em Rússia de alguma universidade estadunidense. Matéria parcial e tendendiciosa.
@@gianzelada tenho visto a cobertura da BBC e de toda a mídia ocidental com muito viés. A jornalista cita que o fato do presidente zelensky ser descendente de judeus o isenta de qualquer resquício de ideologia nazista e mesmo o isenta de apoio às milícias ucranianas.
Mas 3 mil russos presos por pensar desde começo da invasão 😒!
Não sacou na Rússia quem pensa e o estado não o povo.
"eu acho isso muito bom, ia terceira guerra mundial e a união soviética de novo, só que dessa vez no mundo todo" tu quer é escutar isso, isso sim
"A maioria dos ucranianos desejava". Em que se baseia essa afirmação, além de convicção pura?
Opinião dos Ucranianos?
Manifestações, linha ideológica e eleições?? Fora que é uma GUERRA???
O legal é que a BBC sonega as informações e os trouxas preenchem a lacuna. Mal informados com sucesso kkkkkkkk
@@AvelinoTiago o trecho n se refere especificamente à guerra ...
Excelente matéria, excelente explicações! Muito bom mesmo!
Muito bom, só faltou trazer opinião de especialistas russos que nai são de universidades americanas.
Bot russo!
Putin não se refere ao governo, mas sim aos grupos guerrilheiros Azov, Svoboda e Pravy Sektor que são de extrema direita e estão ativos.
Fui colega de uma russa na faculdade. Ela me falou que na Rússia gays e negros têm tendência a serem inclusive linchados por essa condição. Putin não se importa com nazismo, só travestiu sua causa. Os nacionais-socialistas de Hitler também travestiram seus ideais de combate ao comunismo. Putin é só mais um tirano que comete o erro comum de não enxergar: a liberdade dos povos, a curto ou longo prazo, sempre prevalece.
@@JM-fk5ir. Putin é machista e homofóbico, isso é verdade, igual o Bolsonaro
@@JM-fk5ir Até tinha em uma matéria antiga dá própria BBC, falando em um aumento da população neonazista na Rússia.
@@JM-fk5ir Vc é o único que está interpretando isso de forma Romântica. Esses grupos são milicias armadas, e a referência ao nazismo serviu apenas p/identifica-los sem citar o nome de cada um. Se não tiver um olhar mais sério/Realista então é certeza de que vc é quem não está enxergando a situação, e não o Putin...
E sao armados e financiados pelo governo.
Bela demonstração de passividade e dedicação ao modo Norte Americano de transmitir a verdade de Washington. Bem elaborada e convincente a matéria jornalística.
Não se esqueça que a BBC é o serviço de informação britânico, que é aliado de primeira hora dos EUA!!! Só especialistas americanos consultados.
Além de tudo passou muito rapidamente pelos batalhões nacionalistas (nazifascistas) que foram incorporados ao exército.
O curioso é que análises como esta só nos mostram o quão tendenciosa é essa mídia. É sabido e consabido a de diversos grupos de inspiração neonazistas operando na Ucrânia. Exemplo mais conhecido é o chamado batalhão azov. No entanto, não observamos uma única palavra em referência a Tais grupos.
Já diversos grupos neo nazis no Brasil, q os EUA nos invada pra desnazificar
@@GustavoSantanna Diga o nome de um grupo que possa ser levado a sério? Digo grupo com alguma "representação" politica e não gangues compostas por delinquentes " juvenis "
@@renatodiluccamonteiro6027 vc fumou erva estragada?
@@GustavoSantanna não, meu caro Essa é a atitude típica de elementos do seu quilate que querem fazer comentários, mas sem a menor condição argumentativa.
Ela mostrou comentaristas americanos. Tudo bem... onde estão os comentaristas russos? Americanos montando bases nucleares na fronteira com a Rússia? Se eles montarem bases nucleares no México, como.os EUA reagiriam? Putin ė pessimo, mas os outros nao ficam atrás.
Você perguntou a pessoa errada, amiga !
Você perguntou uma historiadora americana que serve a burguesia.
Mídia dos yankes sempre mentindo e manipulando tudo a seu favor.
@@oswaldk999 KKKKKKKKKKKKKK
Matéria muito bem elaborada, mas realmente tenho que concordar com os outros comentaristas que faltou trazer um lado mais neutro para análise do conflito...
Pois é, só entrevistam um lado, e o outro??? Até minha neta sabe que a BBC é OTAN, que a BBC é INGLESA.
@@Probus1493 Acesse & compartilhe - artigo e comentários sobre o mesmo em *"Repórter Brasília, Como não debater com um fascista (Daniel Medeiros)"*
O problema é que nos dois vídeos da BBC sobre o conflito na Ucrânia, só consultaram professores universitários do EUA. Isso dá muita margem à parcialidade das opiniões.
Está foi uma das melhores Explicação que eu vi sobre todo este conflito entre: Rússia e Ucrânia. Muito obrigado 🙏
Veja outras perspectivas, procure o Pepe Escobar falando sobre.
Não interessa argumentos históricos, o que interessa é que a maioria do povo ucraniano optou por compor com os valores ocidentais. É simples assim.
O comentário mais sensato
Valores ocidentais de tentar impor ditaduras que defendam seus interesses e se não der certo invadir e bombardear outras nações? Ou esses são só os valores norte-americanos?
EUA invadiu/bombardeou pelo menos 6 países no século XXI com resultados catastróficos (vide Afeganistão), no dia da invasão Russa os EUA estavam bombardeando a Somália. Que direito esses genocidas psicopatas têm de falar em "autodeterminação dos povos?".
Autodeterminação enquanto tiver alinhado com os interesses deles
@@mendBOTSenão fosse a ajuda dos Estados Unidos, muitos povos estavam condenados ao fracasso. Você citou o Afeganistão, veja o tanto de conquistas que as mulheres teve no período, o problema lá é cultural, aquela região historicamente sempre foi um problema.
@@phabloraylan Autodeterminação dos povos só serve pros Ucranianos então né? O resto do mundo precisa ser tutelado pelos EUA na base da bomba
Eu não sei mais em quem acreditar, não acredito na mídia. Como saber se vocês são neutros?
Não existe neutralidade, pessoas não são neutras. Ora, ou se prefere um modelo ou outro. Uma boa e honesta mídia expõe FATOS de forma bem definida e com colocações que permitam distinguir suas opiniões na notícia. Uma boa imprensa é transparente, mas não há neutralidade porque não somos neutros, em geral. Procure isso e principalmente, múltiplas fontes e assim vai estar mais próximos dos fatos e mais baseado para tomar suas opiniões. Por isso, em geral o ocidente, por ter regimes de livre concorrência e liberdade de expressão, tendem a expor (de maneira geral, não individual) os fatos menos enviesados. Hora, veja as matérias da BBC e do SPUTINIK e vai ver a diferença de uma análise com liberdade de expressão. Deixo que avalie qual é qual...
Nada é neutro
Não são neutros!
São globalistas e tendenciosos! Fique atento!
@@claudiaportela8503 "globalistas e tendenciosos" apaga que dá tempo
@@claudiaportela8503 "Ucraniza Brasil" x "Putin é antiglobalista"... Meu amigo, estou realmente curioso sobre como isso faz sentido na sua cabeça.
Eu gostei bastante da matéria, mas confesso que senti falta da opinião de pesquisadores russos sobre a temática. Foram entrevistados apenas "especialistas em Rússia" que não são russos???
Mais especificamente, intelectuais americanos especialistas em Rússia. Muito complicado uma cobertura que busca fonte apenas em um dos lados do conflito (aqui pensando que
é também um conflito entre Rússia e Eua/otan).
Também é uma realidade as investidas da OTAN encurralando a Rússia e dando a eles a motivação necessária a esta situação.
Moradores ja estavam saindo da Ucrânia antes da guerra ...a situação estava difícil...
Desviaram a questão base, expansão da Otan. Lembrem que a BBC é um canal britânico. Hoje , junto com os EUA, o principal envolvido no conflito
A BBC, como já pode-se observar há algum tempo, colocando como referências e comentários americanos e ocidentais pró EUA, ignorando totalmente a diversidade de opiniões e o amplo debate. Aliás, isso pode ser observado na mídia de forma geral.
Da TV aberta, a TV Cultura de SP é uma das que tenho visto com mais imparcialidade e exposição ampla de ideias para deixar a população formar sua própria opinião.
Tirar a liberdade de um país não é opinião.
@@Ateus_01 E o que colocar pessoas com opiniões diferentes para debater na mídia tem haver com cercear a liberdade?
E só para lembrar, achar que o que EUA, OTAN e UE fazem é manter a liberdade é, no mínimo, inocência demais.
Ou vc acha que a OTAN espalha bases militares pelo mundo pensando na liberdade de todos?
Se a questão é pensar na liberdade, pq a comunidade internacional e a ONU não tratam guerras como a do Iêmen e as do continente africano assim como tratam essa da Ucrânia?
Ah entendi, o que o@@renanmendes1275 esta propondo é um debate de ideias distintas. Aquela mesma história de discutir a eficácia das vacinas, ou se as eleições foram fraudadas. Não importa se tem provas ou não, é só pra exercitar a liberdade de desinformar...
@@LucasVieira-ob6fx se vc estivesse bem informado, saberia de várias informações para essa guerra acontecer como, por exemplo, história entre os dois países, a entrada da Ucrânia na OTAN, as reais intenções da entrada da Ucrânia da OTAN, as reais intenções dos EUA em colocar bases no leste europeu e alguns dos motivos da Rússia querer está invasão.
Inclusive tem vários vídeos informativos da BBC Brasil sobre esses assuntos aqui nesta plataforma.
Bons vídeos para obter fontes que, aliados a outras fontes, podem te ajudar a formar sua opinião.
Ah, e historicamente a desinformação ocorre dos dois lados em uma guerra. Inclusive, na minha opinião e de mais pessoas, o que EUA, UE, OTAN e uma parte da mídia pratica isso nesse momento para justificar as sanções impostas a Rússia.
O filósofo Luis Felipe Pondé antes do início do conflito disse algo mais ou menos assim no Jornal da Cultura: Em geopolítica não existe inocente.
@@renanmendes1275 Acesse & compartilhe - artigo e comentários sobre o mesmo em *"Repórter Brasília, Como não debater com um fascista (Daniel Medeiros)"*
Eu gosto muito dos vídeos explicativos da BBC! Porém acredito que, como o público-alvo é o povo brasileiro, analistas do nosso país também deveriam ser consultados para avaliar a situação do conflito.
Não tem muitos historiadores brasileiros especialistas em Rússia ou Ucrânia. Além do que, ela está em Washington DC...
A BBC é uma emissora europeia, eles tem lado.
No Brasil não há pessoas inteligentes
@@eric_harris1999 só conhece tua família? Kk
@@harryhoudini2992 Minha família não ajudou a colocar este ser na presidência e o favorito a ser o próximo
Iraque, Afeganistão, Líbia, Vietnã, Iugoslávia, Chile, Nicarágua, Irã, Japão...
Esqueceu do Sudão. Ninguém fala do Sudão
Esqueceu da Ascenção de Mobutu no Congo e do assassinato de Lumumba
Super bacana. Mas não é estranho que todos os especialistas que a jornalista cita para fundamentar sua narrativa são ocupantes de caderias em universidades estadunidenses (bloco ocidental)? Será que não poderia ter ecolhido um acadêmico russo para equilibrar seus argumentos?
Acordos de Minsk, uma maneira de ter evitado esse conflito?
Teria sido sim. A questão é que a Ucrânia nunca cumpriu o Tratado de Minsk e desde 2014 já morreram mais de 14 mil pessoas nas regiões do leste da Ucrânia. Foi por esse motivo que Putin no discurso que fez dias antes de iniciar a guerra afirmou que o Tratado de Minsk já não era válido, uma vez que não fazia sentido existir um Tratado que simplesmente não era cumprido por uma das partes, e não podia continuar a permitir o genocídio do povo pró Rússia daquelas regiões.
Força Ucrânia! 🇺🇦🇺🇦🇺🇦
Esse ditador russo vai pagar por isso!
Vai nada todo mundo tem medo dele.
Toda culpa é dos EUA covardes
@@josedeassisdasilvamacedo4869 não é os EUA que está bombardeando e passando por cima de civis.
@@jhonatansantos9551 Cadê o Iraque? Por que não falam disso?? Na guerra não tem nenhum santinho não. Eu julgo dizer: Os mesmos que defendem a Ucrânia atualmente defendem por: "o atacante é o culpado" e serão os mesmos que serão a favor da internacionalização da Amazônia.
@@jhonatansantos9551 Mas são eles que provocaram, e financiam as milícias neon4zis
Todas as fontes citadas são dos EUA. Aí fica difícil dar credibilidade a matéria.
Para tratar de forma mais profunda e séria o assunto é primariamente necessário diversificar as fontes.
Qual fonte você queria ? D Rússia controlado pelo Estado? Prefere dar credibilidade ao país ditador totalitário que perseguem opositores, do que acreditar na mídia livre ?
@@allanvictor4545 Acesse & compartilhe - artigo e comentários sobre o mesmo em *"Repórter Brasília, Como não debater com um fascista (Daniel Medeiros)"*
Excelente reportagem! Nosso respeito sincero ao povo Ucraniano!
O vídeo do Oliver Stone, aqui no TH-cam ajuda MUITO a esclarecer. Enfim, há sentimentos e fundamentos em ambos os lados. O duro, é EUA e Europa assistindo o tempo todo e atiçando. Vale lembrar, existe a polêmica do Nord Stream 2 e seus impactos.....o jogo de interesse é pesado, não tem santo nesta história não.
A não ser as crianças, idosos, mulheres, doentes, pessoas que não pertencem aos governos......