Maria Teresa Madeira e o Ouvido Absoluto: Dom ou Desafio?
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 11 ม.ค. 2025
- Nesta entrevista com Nelson Faria, a renomada pianista Maria Teresa Madeira compartilha sua experiência com o ouvido absoluto, desde a descoberta inesperada até como isso influenciou sua trajetória musical. Ela revela as vantagens, desafios e a importância de equilibrar o ouvido absoluto com o relativo para compreender melhor a música. Um bate-papo fascinante sobre talento, prática e a sedução do piano! 🎶
🎧 Conhece nosso Perfil no Spotify?
open.spotify.c...
🎙️Escute os episódios em formato de Podcast!
open.spotify.c...
Aprenda música com seus ídolos!
➡ www.ficaadicap...
Nossa escola de música na Internet!
Faça parte do nosso Clube de Assinantes:
www.benfeitoria...
Seja um membro do nosso canal e tenha acesso a videos e lives exclusivas!
/ @umcafelaemcasa
REDES SOCIAIS E CONTATO
TH-cam: / umcafelaemcasa
Facebook: / umcafelaemcasa
Instagram: / umcafelaemcasa
Email: contato@umcafelaemcasa.com.br
Se existe uma característica do ser humano que está presente em TODAS as culturas é a criação de MITOS. E a crença de que para ser um músico de excelência precisa ter ouvido absoluto é uma delas.
Que fique claro de uma vez por todas. NÃO precisa ter ouvido absoluto para ser um músico de excelência. Vamos extinguir esse mito.
A depender da situação, o ouvido absoluto é sinônimo de Angústia Absoluta. A pessoa daria tudo para NÃO ter. E com razão.
O ouvido absoluto não transforma alguém em grande músico.
@@1000loureiro exemplos?
Nelson, eu nao tocava nada de piano, mas conforme os anos se passaram acho que meu ouvido foi ficando treinado. Aí um belo dia eu estava na casa de uma tia, no interior de SP, e la havia um. Eu me sentei e comecei o tocar varios acordes de ouvido, e rapidamente fui lembrado de musicas e saí tocando. Minha tia ficou assustada e perguntou se eu estava estudando piano! kkk Claro que nao era nada exepcional, mas me dei conta do qto o piano é bom pra estudar harmonia especialmente qdo seu ouvido ja está calejado... Sou baixista
Concordo com ela ,o teclado é importante pra entender teoria e prática na música !
concordo demais com tudo que vocês disseram, vivi as dificuldades do O.A e as facilidades e me ví nessa conversa...rsrs mas tive um adicional dificuldade, meu ouvido absoluto/treinado que também não sei como aconteceu, era totalmente no idioma auditivo Bb e não em C devido o contato com instrumento de sopro em Bb desde criança, e devido aprender sempre focado no som do meu instrumento, daí quando me direcionei ao piano, aí foi a "virada de chave" que tive que "traduzir" tudo que estava guardado comigo há anos, os sons, timbres, as junções em blocos... trabalhoso, por fim acho que misturei O.A com O.Relativo.
Acho que ainda existe um meio termo nesse assunto. Eu tenho facilidade em localizar notas, seja através de um som emitido por um instrumento musical ou às vezes quando arrasto a cadeira aqui da mesa de jantar. Mas será que posso considerar isso como uma audição absoluta ou apenas uma audição mais apurada?
Eu tenho ouvido absoluto e não acho que atrapalha.Sou capaz de improvisar uma música inteira rapidamente. Ajuda sim.
O piano é mais linear. Em instrumento de corda, você precisa achar o formato de escalas e decorar acordes.
Com relação ao ouvido relativo, desenvolve-se uma espécie de intuição. Às vezes, você erra, mas chega pertinho 😅
A primeira vez que ouvi esse termo, entre colegas da extinta faculdade de música na Estácio de Sá, eu fiquei meio “mas por que as pessoas estão tão impressionadas com isso?”. Foi quando eu percebi que nem todo mundo percebia aquilo do mesmo jeito que eu. E de fato deve ser bem dolorido reger um coral com gente não tão bem treinada (um coro de empresa por exemplo), a “revolta das comas” soa como um monte de lata caindo dentro da sua cabeça!
@@alfbarroso ouvir qualquer coisa desafinada dá dor de cabeça
Ouvido abaoluto é algo ssnsacional. Meu professor sofreu acidente e perdeu o movimento das maos. Ele tirava os acordes de ouvido.
Acho que é um dom isso. Até quem é capaz de tirar uma harmonia de ouvido não identifica uma nota isolada.
Ouvido absoluto é resultado da soma de uma predisposição genética com uma educação musical muito precoce, por isso é tão raro (mas não é mágica). Identificar nota isolada dado um contexto harmônico é totalmente possível para um ouvido relativo bem treinado. É esperado que todo arranjador e todo bom improvisador faça isso numa fração de segundo.
Tenho uma amiga que tem um ouvido relativo bem treinado, ela conseguiu guardar o som do lá com o tempo, ela nao escuta nota em ruído de motor de carro por exemplo, mas qualquer nota emitida por um instrumento musical ela identifica
Num contexto harmônico, a nota não está isolada.
É um dom de nascimento. Meu professor tirava os acordes de piano e violão sem pegar no instrumento
Pode ser adquirido por treino. E ouvido absoluto não tem relação com musicalidade - ver Oliver Sacks, por favor , antes de criticar meu comentário.
*Esse negócio de ouvido absoluto é relativo!*
😂
Pq ? Relativisa ai pra nos entender seu ponto de vista
Não seria todo dom um desafio, em decorrência da complexidade do ser, caríssimos? Obrigado pelo vídeo.
1:24
Uma duvida que eu tenho eh que um ouvido especial consegue sim, entender a mudanca de funcao, sem saber o nome. Eu acho que ouvido absoluto nao necessariamente associa o nome de uma nota/acorde a um som. Ja vi entrevistas de pessoas que dizem que o ouvem o nome junto, mas ja vi tb entrevistas de pessoas que sabem que som ouvem e sabem reproduzir no instrumento sem saber o nome das notas/acordes que montam. Nao sabem que eh um nona, uma sexta, mas sabem bem que sao sons diferentes. Quem tem portanto Ouvido absoluto nao sabe teoria. Sabe os sons. Calro que a pessoa pode se dedicar associar o ouvido relativo suportado por teoria, mas a principio eh so o ouvido absoluto interagindo com o som sem a intermediacao de qq teoria. O que acha professor?
@@alexalves6752 é que ouvido absoluto não significa que a pessoa entende a linguagem musical. A música funciona na relação das notas entre si. Por isso podemos apreciar ouvir música num instrumento que não esteja perfeitamente afinado. Saber as notas isoladamente não traz nada disso. Aliás, acho até que existe quem tenha ouvido absoluto e não é músico.
Ouvido absoluto é saber a nota sem pegar no instrumento. Ouvido absoluto avançado é saber todas as notas tocadas ao mesmo tempo. Um acordes por exemplo que são várias notas
@@juliocesarminharotina2117 Exatamente, Júlio... Eu tenho ouvido absoluto e sou um flautista que aprendeu a tocar cello, violão, teclado, oboé, e contrabaixo graças a essa função desenvolvida A PARTIR DA FLAUTA TRANSVERSAL..! Eu explico como isso funciona na minha cabeça; Recomendo, em primeiro plano, que a pessoa aprenda a tocar flauta transversa, um instrumento solo, maravilhoso, a partir de músicas do Barroco, aonde a harmonia das peças não varia tanto quanto no período clássico ou moderno. Isso causa, na mente do músico, uma espécie de TRAVA DE MEMÓRIA COM O SOM DE DETERMINADA NOTA..! Exemplo; quando eu quero lembrar da nota 'sol' eu lembro do som do Concerto em Sol Maior de Pergolesi. Se eu quero lembrar da nota Ré, trago á mente o som do Concerto Il Gardellino em Ré Maior, de Vivaldi, se quero lembrar da nota Sí, trago á memória a Suite n°2 em Bm de Bach... Ou seja, não é só "lembrar o som da nota" mas, o clima sonoro de "Sol Maior" ou Ré Maior" ou Sí Menor na minha mente, ou seja, VEM NA MENTE O CAMPO HARMÔNICO DA TÔNICA, INTEIRO...! Entendeu? E fora isso, pelo fato da flauta ser um instrumento que nunca desafina, e que a posição nunca muda a posição dos dedos (diferente do violão, do cello, do piano) toda a vez que eu quero lembrar da nota Sol (por exemplo) lembro que ela é tocada com todos os dedos da mão esquerda pressionados, o Ré (da 1° e 2° oitavas) é feito com todos os dedos da esquerda e da direita pressionados, menos o dedo mínimo da mão direita, entendeu? Então, pra cada nota que eu quero lembrar, lembro de um "ambiente sonoro completo" onde tenho músicas/concertos que gosto (referência emocional) uma referência gestual (posição dos dedos das notas dos concertos) e a referência gráfica que vem pelo próprio nome da peça (Concerto em ré MAIOR Il Gardellino, Suíte em sí MENOR de Bach) e também da GRAFIA DAS NOTAS NA PARTITURA... Tudo isso causa um "travamento" do som daquela nota na minha mente, de maneira muito clara, o que me traz o som da nota imediatamente na minha cabeça, e de maneira muito automática, depois de tanto ouvir essas peças e executá-las... Entendeu? Doido né?
@@danielperroni3884me desculpe mas você bem sabe que não possui ouvido absoluto. Se está se lembrando de uma nota, está buscando a referência.
@danielperroni3884 a pessoa já nasce com ouvido absoluto. Apenas desenvolve o ouvido relativo
1:32
Eu só consigo entender alguma coisa de teoria musical se eu imaginar o piano. Sempre foi assim, ele é intuitivo
Meu filho tem ouvido absoluto e estuda piano e violão. O que eu vejo como observador é que ajuda muito na interpretação.
Não tenho o ouvido absoluto, mas depois de décadas de música sei reconhecer. Hoje em dia é quase tudo desafinado na música. Horrível. Não entendo porque os produtores deixam sair assim
Eu queria ser atrapalhado por esse ouvido... Haha
kkkkk isso é um hack da vida!
👍🏻
O fato curioso é como a pessoa supostamente "nasce" com lá 440 e afinação igualmente temperada...
Por que não Weichmeister III? 🤔
Cara pensei nisso, então Bach na vêia, ops no dna
Não é assim. Quem acredita que é um dom inato acredita na capacidade inata de identificar sons, não de dar nomes a eles sem aprendizado. Analogia: a pessoa nasce sabendo enxergar e diferenciar as cores, mas ainda não sabe seus nomes. Obs.: pessoalmente acredito que o ouvido absoluto é desenvolvido pelo treino na infância, e não é um dom inato.
@@joeldepadua exato! Não é de nascença. E outras pessoas tb podem desenvolver. (Embora eu não veja utilidade, mas dá sim)
@@LuisKolodin, já li alguns relatos de adulto que desenvolveu, não duvido que seja possível. Mas é extremamente, absurdamente mais difícil.
@joeldepadua eu desenvolvi espontaneamente em algumas notas. Mas não é algo que me interessa, então não desenvolvi mais. Um elevador pode tocar em Fá, um telefone em Gb e Bb, a máquina Cielo em Eb.
Ser um músico surdo atrapalha muito mais. Rsrs
Não eiste "dom. Tudo é caracteristica, assim como alguém é destro e o outro não.
Ouvido absoluto é um dom . É sim especial
Esse papo de ouvido absoluto é conversa fiada, é jogar conversa fora....com a prática, tendo uma referencia, qualquer um advinha qual é a nota. Por exemplo, de tanto você tocar uma música no mesmo tom, teu ouvido fica tão viciado nesse tom, nessa tonica que ela, a tonica, vira referencia...e outra coisa: alguém ganha alguma coisa tendo o tal ouvido absoluto, alguém fica rico por ter ouvido absoluto?.. então, muda de assunto.
Meu professor tirava os acordes de ouvido. Sem sequer pegar no instrumento. Era um idoso de 70 anos e eu era criança na época
É melhor ler isso do que ser cego.
@@alexandremonteiro9268 meu professor tirava os acordes só de ouvido. Teve um professor atualmente que se dizia profissional e não conseguiu me tirar os acordes de uma música de piano
@@alexandremonteiro9268 meu professor tinha 70 anos de idade. Sem ouvido absoluto não consegue tirar os acordes de uma música avançado de jazz.
@@juliocesarminharotina2117 não critiquei a sua fala, a crítica é pro cara que disse que ouvido absoluto é conversa fiada.
uma dúvida: quem tem o ouvido absoluto, como que improvisam em meio a uma performance? muito louco isso
1:40