Os desafios do GAY TÍMIDO: no BBB, no Drag Race e na comunidade │ CANAL GAY NERD

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 16 ต.ค. 2024
  • Como o gay tímido e introvertido se sente na comunidade gay, que é tão associada à festas, bom-humor, orgulho e expressão artística? Como o gay introvertido pode vencer essa barreira - e como as outras pessoas podem ajudar nessa batalha?
    Fiquei pensando nisso assistindo ao João, no BBB 21, e à drag queen Kandy Muse, de RuPaul's Drag Race.
    Os dois representam pólos opostos nesse espectro da timidez. Os jurados de RPDR parecem fazer vista grossa às falhas de Kandy, justificando que ela tem uma "personalidade forte". (E as outras drags? Não tem personalidade? Ou só não tem a personalidade "padrão" que se espera?).
    Enquanto isso, João foi considerado uma "plana" no início do Big Brother Brasil e agora finalmente está se soltando.
    A questão da timidez entre os gays é muito mais comum do que se imagina. Até porque muitos de nós sofreram bullying bem no momento em que deveríamos sedimentar nossa identidade e aprender a socializar: a infância e a adolescência. As relações familiares, especialmente as que reprimem "comportamentos gays", também podem sabotar a autoexpressão da criança ou do adolescente. Falo sobre tudo isso no vídeo.
    ---------
    ▶ INSCREVA-SE no canal! Me ajude a chegar a 40 MIL gays nerds nesse bate-papo! bit.ly/CanalGay...
    ---------
    ▶ Me encontre nas redes sociais!
    Instagram (canal): / canalgaynerd
    Instagram (pessoal): / marcelnadale
    Twitter: / canalgaynerd
    Facebook (canal): / canalgaynerd
    Facebook (pessoal): / marcel.nadale
    ---------
    ▶ #timidez #comunidadegay #BBB21 #BBB #rupaulsdragrace #RPDR #saúdemental #relacionamento #namorogay
    ---------
    ▶ Animações criadas pelo canal SAVIO FERRAZ ( / savioferraz .
    ---------
    ▶ Tem alguma opinião sobre o vídeo de hoje? Ou uma sugestão legal de tema para o próximo? Deixe nos comentários!

ความคิดเห็น • 314

  • @sr.dasabelhasbee1332
    @sr.dasabelhasbee1332 3 ปีที่แล้ว +88

    As pessoas não tem paciência em conhecer o outro. E então julgam.
    E quando não é uma reação negativa, é de dó, tipo, - Coitadinho, é tímido

    • @GayNerd
      @GayNerd  3 ปีที่แล้ว +18

      De fato, tempo para conhecer o outro virou um artigo raro mesmo...

  • @adrian.henriq
    @adrian.henriq 3 ปีที่แล้ว +137

    Eu sou tímido naturalmente, desde criança eu ouço as pessoas comentando a respeito dessa minha personalidade, o que me rendiam muitos elogios, pois eu fugia daquele estereótipo de criança chata, bagunceira, "inconveniente" etc. Porém, eu acredito que o preconceito que sofri ao longo da minha trajetória acentuou essa minha timidez, me levando a me reprimir ainda mais, infelizmente. Isso traz reflexos do que eu sou hoje e como me relaciono. Não tenho nenhum amigo(a) e tenho poucos colegas (sim, eu faço essa distinção hahaha), sendo que nenhum desses colegas é LGBT+. Geralmente os gays da minha cidade (interior) me veem como metido por não me enturmar, atrapalhando ainda mais meus relacionamentos. Anteriormente à pandemia, eu estava na capital do meu estado, estudando em uma universidade, mas não cheguei nem a frequentar baladas por mais que eu tivesse vontade, por que aí entra fatores como falta de companhia (eu amo sair sozinho, mas balada eu prefiro com companhia, principalmente por não ter ido a nenhuma anteriormente), deslocamento, grana...
    Enfim, vamos levando a vida de uma forma meio apagada, assim como o João no início do programa. Às vezes sinto que estou perdendo minha juventude, assim como perdi minha adolescência, mas não vou me forçar a ser quem eu não sou e fazer coisas que não quero para seguir um estilo de vida tido como o correto ou o melhor.
    Com relação à "personalidade forte", o fato de as pessoas expansivas e extrovertidas serem consideradas como personalidade forte é algo que me incomoda há bastante tempo.
    Obrigado pelo vídeo, Marcel. Eu não costumo comentar em vídeos, mas este assunto é especial para mim por refletir minha vivência e meus sentimentos. Se possível eu gostaria de mais vídeos a este respeito.
    Abraços!!

    • @nellferreira6941
      @nellferreira6941 3 ปีที่แล้ว +20

      Me descreveu na parte em que falou sobre ser visto como metido. Por eu ser tímido, no meu canto mais de boa eu sou lido como metido, como uma pessoa arrogante ou como alguém querendo ser melhor que as outras pessoas. As vezes também penso que estou deixando de viver por não ser igual a outros gays, contudo é aquilo que vc falou: não vou tentar me encaixar em lugar que eu não consigo ser.

    • @Leandro9285
      @Leandro9285 3 ปีที่แล้ว +7

      Adorei o seu comentário. É assim comigo também!

    • @diegorosa5510
      @diegorosa5510 3 ปีที่แล้ว

      @@nellferreira6941 .

    • @Andre-pn1iu
      @Andre-pn1iu 3 ปีที่แล้ว +12

      Adrian, eu também posso dizer que não tenho nenhum amigo, costumo sair e fazer tudo sozinho (já fui até pra carnavais só), também nunca fui numa balada e a sensação de jogar a juventude fora (no sentido de curtir), assim como foi a adolescência, é constante. Sei bem como é esse rolê de falta de grana e mobilidade em cidade grande.

    • @Andre-pn1iu
      @Andre-pn1iu 3 ปีที่แล้ว +10

      Acho que para nós que somos assim, a nossa "personalidade forte" está em sermos quem nós somos, em não fazermos coisas que a maioria faz, em só fazermos o que a gente acredita e no nosso tempo. Ainda que isso nos custe a fama de "diferentão" ou de "menino estranho".

  • @instrumentadorjairogesteira
    @instrumentadorjairogesteira 3 ปีที่แล้ว +79

    Concordo plenamente para você. Gay não significa , nem simboliza estravagância
    Me identifico com a personalidade quieta e estudiosa .

    • @GayNerd
      @GayNerd  3 ปีที่แล้ว +12

      Imagino que muitos aqui no canal tenham esse perfil!

    • @marcelocarvalho424
      @marcelocarvalho424 3 ปีที่แล้ว +4

      @Rodrigo Joze olha eu me intrometendo mas vc tem toda a razão. Parece que quando não se tem a beleza padrão, todos os defeitos são potencializados. Vc tem que correr atrás de ser bom em tudo pra "compensar" o fato de não estar nos padrões

    • @marcelocarvalho424
      @marcelocarvalho424 3 ปีที่แล้ว

      @Rodrigo Joze siim, vc matou a questão. E quando vc tenta discutir isso, é chamado de ressentido. Mas não, são apenas os fatos

    • @Vampirws
      @Vampirws 3 ปีที่แล้ว +2

      Ahahah... se analisarmos a etimologia da palavra "gay", entendemos o motivo de terem-na associado aos homossexuais masculinos. É verdadeiramente uma coisa de histrionismo, exuberância e porquê não, extravagância. A palavra "homossexual" é relativamente nova. E existem héteros muito mais gays do que os homossexuais! É notório! O resto são apenas padronização de voz, vestuário, aparência; imagina um lord do século 18 ou 19, com perucas, roupas cheias de laços, e até mesmo saltos altos! Eram homens de família, com suas esposas e filhos! E normalmente de posição social elevada! Repara nos cantores sertanejos e de funk: são autênticos gays! Gostam de chamar atenção! Precisam disso! kkkkk Eu viajoooooo...kkk

  • @Bredylu
    @Bredylu 3 ปีที่แล้ว +18

    A sensação que eu tenho é que esperam q eu fique saindo por aí gritando, sendo amigo de todo mundo, e como você já disse em outro vídeo, bebendo muito e fazendo sexo dia sim dia não. É como se o fato de ser gay anulasse todas as outras características da minha pessoa, e eu precisasse seguir aquele modelo quase caricato de novela, quando na verdade ser gay é só uma parte de tudo o que eu sou

  • @danielhenriquesantos7889
    @danielhenriquesantos7889 3 ปีที่แล้ว +20

    Além de gay, eu sou professor, e de filosofia, já são ai três características que as pessoas esperam encontrar em alguém extrovertido. É nítida a decepção quando elas se deparam com alguém que fala baixo, pouco e que pensa trilhões de vezes antes de falar, e muitas vezes acaba perdendo a hora disso.

    • @eliassarmento7704
      @eliassarmento7704 3 ปีที่แล้ว +2

      Te entendo, sou gay e professor de filosofia também. :|

    • @ivanjuniodiniz360
      @ivanjuniodiniz360 3 ปีที่แล้ว +1

      Eu também sou gay e professor de filosofia. Kkkk

    • @leonardopericles4985
      @leonardopericles4985 2 ปีที่แล้ว

      Eu gosto muito de filosofia mas aqui no meu bairro não tem lugares ou cursos que eu possa frequentar! Então eu vejo pela Internet! Que massa tu se interessar por isso.

  • @luancarloshonorio4086
    @luancarloshonorio4086 3 ปีที่แล้ว +32

    Eu sempre fui muito introvertido, não diria tímido. Sempre me podei muito por causa da sexualidade, então eu não me permiti demonstrar traços da minha personalidade por muito tempo e talvez parte dela acabou se perdendo, tanto que mesmo hoje em dia eu prefiro ficar mais na minha e observar as coisas antes de me relacionar com alguém, mesmo com amigos e tal; mas uma uma coisa é que eu sempre estou disposto a conhecer pessoas novas e se elas me dão oportunidade, aí eu consigo me soltar mais.

    • @GayNerd
      @GayNerd  3 ปีที่แล้ว +6

      Que bom, Luan. Seu relato me parece MUITO comum entre os gays tímidos. Os mesmíssimos pontos. Engraçado que nossa comunidade tenha tantos gays tímidos, e ainda assim não saiba lidar com eles né?

    • @xandro1991
      @xandro1991 3 ปีที่แล้ว +2

      As pessoas se viciaram com a praticidade de sexo fácil, encontros rápidos de apps que estas ferramentas proporcionam aí se tornam desinteressantes no meu ponto de vista, pois não tem vontade de conhecer o outro, de interagir, de nada sério...eu mesmo tem horas que canso de tentar algo (e olhe que não tenho experiências ruins com namoros e tal, porque ainda não namorei), porque as pessoas começam a conversar com empolgação e logo desistem ou até vão para os encontros e continuam conversando, porém perdem a vontade. Isso é horrível porque o tempo que se perde é enorme. Pior que é com caras decididos, que já tiveram vários outros relacionamentos e tal...vai entender.

    • @Andre-pn1iu
      @Andre-pn1iu 3 ปีที่แล้ว +1

      Eu também só consigo me soltar mais com uma pessoa ou duas.

    • @danielfelipesilva1307
      @danielfelipesilva1307 3 ปีที่แล้ว +2

      Eu sou bem parecido com vc Luan. Me solto mais quando conheço a pessoa. Quando não, fico mais na minha observando

  • @ivibrandao6620
    @ivibrandao6620 3 ปีที่แล้ว +11

    Finalmente falaram da minha "classe" ahuahuahau. Eu sempre sou calado no início de qualquer interação social, e desaparecia perto dos gays que recitavam todas as lacradas de drag race (que eu assistia e amava), palavra por palavra. Mas isso fez eu me sentir incomodado com a falta de vontade deles de interagir comigo tbm (afinal, é uma via de mão dupla, e eles só tinham atenção em mim quando queriam me pegar).

  • @gustavonogueira6293
    @gustavonogueira6293 3 ปีที่แล้ว +36

    A Louie Ponto é uma youtuber tímida e menos sociável que tem um conteúdo incrível no canal dela e tem menos inscritos do que muito youtuber que é mais do mesmo.

    • @Andre-pn1iu
      @Andre-pn1iu 3 ปีที่แล้ว +1

      Verdade, eu sou inscrito no canal dela também.
      É que a maioria das pessoas geralmente não é boa referência pra muitas coisas

  • @emilioandrade7108
    @emilioandrade7108 3 ปีที่แล้ว +19

    Nossa, me identifiquei muito nesse caso rs. Sou tímido pra interagir com as pessoas, não gosto de multidões e demoro pra me soltar c as pessoas. Só me salvo na hora de falar sobre algo que eu tenho algum entendimento kkkk.
    Mas meu maior problema mesmo é quando as pessoas vêem a timidez como um defeito, eu não tenho problema nenhum em ficar quietinho em casa ou deixar as outras pessoas falarem mais (até fico mais à vontade), agora qdo um parente ou namorado reclama da timidez eu fico "mas eu sou assim, vc quer que eu faça o que?".

    • @GayNerd
      @GayNerd  3 ปีที่แล้ว +1

      POIS É né? Contanto que a pessoa ainda exercite a sociabilidade (no seu próprio ritmo), timidez não precisa ser "curada". É só uma característica.

    • @carloseduardoarantes352
      @carloseduardoarantes352 3 ปีที่แล้ว

      Sei como é sou assim também.

    • @joaovitorschell5614
      @joaovitorschell5614 3 ปีที่แล้ว +2

      @@GayNerd Imagina como fica a situação de um gay autista então...

    • @marcosviniciusfonseca9665
      @marcosviniciusfonseca9665 2 ปีที่แล้ว

      O ruim é quando vc começa a se fazer pensar que só é possível ter uma "sociabilidade" e fazer todas as outras coisas de um adolescente, apenas em festas, baladas e estar em grandes grupos de amigos. Talvez seja, né?

  • @LucasFranceSol
    @LucasFranceSol 3 ปีที่แล้ว +15

    A pior parte de ser introvertido é que as pessoas acabam fazendo uma leitura equivocada. Muito comum você ser tímido e ser tachado de esnobe/arrogante/desinteressado. Isso é péssimo!

    • @jeffersonbarra9168
      @jeffersonbarra9168 3 ปีที่แล้ว +3

      Sim, a gente já é cheio de inseguranças e ainda nos colocam como pessoas arrogantes. Isso acaba com o nosso psicológico.

  • @gamaliel3443
    @gamaliel3443 3 ปีที่แล้ว +12

    Eu sempre fui retraído e tinha medo de me expressar. Não conseguia falar direito em público, não conseguia falar direito com desconhecidos, até entre amigos em algumas situações eu me fechava... Até que em uma época da minha vida trabalhei como atendente de telemarketing, e digo a voces que foi praticamente um tratamento de choque. Perdi totalmente o medo. Hoje, apesar de ainda me considerar introvertido, não tenho mais esses medos de antigamente. Foi um emprego terrível mas pelo menos me deu esse ponto positivo.

  • @fabianofkb8089
    @fabianofkb8089 3 ปีที่แล้ว +7

    Eu já tive um colega de trabalho no estilo "big personality", o a alegria do grupo, o que chama a atenção. E no caso dele, as pessoas confundiam a personalidade extrovertida com talento, identificando-o como o cara o que "cara que vai e faz". Isso durou um tempo até que perceberam que a extroversão dele não se traduzia em performance e excelência no ambiente de trabalho para os padrões esperados. Uma coisa que eu achei injusta nessa situação que eu descrevi é que as expectativas das pessoas ao redor acabaram sendo frustradas e elas se voltaram contra ele de uma maneira ruim, ao ponto de, alguns anos depois, começarem a falar que ele era "apenas papo e pouco resultado". Mas ele era apenas uma cara um pouco extrovertido demais.

  • @petersonflr
    @petersonflr 3 ปีที่แล้ว +24

    Sou tímido e me identifico no exemplo de como a internet facilitou nossa integração. Em diversas ocasiões minha autoestima ficou abalada por não conseguir me socializar e por não ser padrão. Por alguns anos, isso até fortaleceu um sentimento homofóbico dentro de mim. 😔

  • @gabrielnascimento3999
    @gabrielnascimento3999 3 ปีที่แล้ว +7

    Eu sempre fui tímido e isso faz parte de mim desde muito cedo. E para falar a verdade eu sempre gostei de estar sozinho no meu canto, com meus livros e músicas rsrs. Às vezes eu olhava para as outras pessoas, que gostam de sair e tudo mais, e achava que elas é que estavam curtindo a vida, e isso já me fez tentar ser uma pessoa mais sociável, seguir um ritmo que não era meu, porém, eu fui percebendo que essa não era a minha identidade e que estava tudo bem ser introspectivo. Eu passei a compreender que é possível curtir a vida ao meu modo, e de acordo com a minha própria personalidade. Ficar em casa sozinho, comer umas guloseimas, um gato de estimação, livros... São coisas que me fazem completamente feliz rsrs.

    • @carloseduardoarantes352
      @carloseduardoarantes352 3 ปีที่แล้ว +2

      Idêntico a mim. Hj não sou mais tão tímido, mas adoro fica no meu cantinho.

    • @Andre-pn1iu
      @Andre-pn1iu 3 ปีที่แล้ว

      @@carloseduardoarantes352 Eu também.

    • @gabrielnascimento3999
      @gabrielnascimento3999 3 ปีที่แล้ว

      @@carloseduardoarantes352 é muito bom :)

  • @daniel12d3
    @daniel12d3 3 ปีที่แล้ว +11

    Com certeza, o que mais pesou para que eu me tornasse tão tímido foi o bullying na escola. Eu já consegui melhorar bastante, mas ainda sinto como se eu estivesse reconstruindo uma fatia de mim que eu joguei fora para passar por certas fases. E isso me prejudica muito nos mais diversos aspectos da minha vida.

    • @Andre-pn1iu
      @Andre-pn1iu 3 ปีที่แล้ว +1

      Verdade, Daniel. O bullying que sofremos arranca uma parte da gente, quando adultos nos sentimos criminosos às vezes quando vamos fazer certas coisas ou tomar algum posicionamento.

    • @rodrigosantosmartines63
      @rodrigosantosmartines63 3 ปีที่แล้ว +1

      Me sinto EXATAMENTE do mesmo jeito, reconstruindo o que ficou enterrado por tanto tempo

  • @veufranca5059
    @veufranca5059 3 ปีที่แล้ว +5

    Era muito tímido quando criança e na adolescência, perdendo um pouco a timidez depois que entrei na faculdade. Só melhorei mais depois que assumi pra mim mesmo minha sexualidade, algo que aconteceu meio tarde, e depois de fazer terapia. Hoje sou mais extrovertido, mas ainda tenho muitas características de pessoa tímida. Torço pra o João, Camila, Gil e Juliette chegarem no final do BBB. Não assisto ao reality da Rupaul.

  • @bolocomsorvete6253
    @bolocomsorvete6253 3 ปีที่แล้ว +14

    A Bianca Della Fancy também já fez um vídeo falando sobre isso. Nós, na maioria das vezes não somos tímidos, somos intimidados e obrigados a nos reprimir.
    E o gato que aparece no vídeo é uma gracinha!😍🐈

  • @rbulhoes
    @rbulhoes 3 ปีที่แล้ว +1

    Essa cobrança por ter uma personalidade diferente é muito chata, sobretudo na adolescência e no começo da fase adulta, quando ainda nos esforçamos para ser aceitos em determinados grupos. Hoje aos 33 já não tenho problemas pra dizer "amigo, cê sabe que te adoro, mas não vou pra festa. Depois marcamos um almoço". A gente não tem que provar nada pra ninguém.

  • @henritanteh
    @henritanteh 3 ปีที่แล้ว +1

    Sim, eu sou tímido e introvertido e a culpa é da minha família, com certeza.
    Eu me identifico muito com as frases que as pessoas falam "não tenho personalidade hoje, porque na época que eu estava construindo, me disseram que era errado ser daquele jeito" ou "melhor não ter personalidade do que ter uma personalidade 'errada'".
    Hoje eu tento vencer isso, certamente preciso trabalhar numa terapia, mas a vida não tem sido fácil, porque todos os dias que saio, penso: "será que tô andando certo? será que minha voz é aceitável? posso passar a mão no meu cabelo? posso cruzar as pernas?" entre outros. Tudo isso porque no passado minha família me julgou demais, e hoje eu tenho medo de ser julgado por outras pessoas.

  • @Astic2907
    @Astic2907 3 ปีที่แล้ว +29

    Eu até era tímido, mas era por outros motivos, hoje eu sou o "palestrinha" do rolê kkkkkkkkk

    • @GayNerd
      @GayNerd  3 ปีที่แล้ว

      E como foi essa mudança? Conta pra gente!

    • @Astic2907
      @Astic2907 3 ปีที่แล้ว +22

      Então, não tem nada demais, eu sempre fui o CDF da turma, porém eu sempre tive o medo de "decepcionar" as pessoas que sempre me enalteciam pela quantidade de informação que eu conseguia acumular e aplicar em provas.
      Por isso, sempre ficava tenso em falar em público, tremia, gaguejava... Quando eu falava com poucas pessoas, que me perguntavam sobre algo que eu sabia responder, eu conseguia ter boa desenvoltura, com o tempo eu fui percebendo que eu poderia fazer o mesmo que faço entre "amigos", em público, entre aspas mesmo, é complicado kkkkkkk, daí passei a me comunicar com mais clareza.
      Em resumo, meu problema era meu orgulho inflado por elogios que de certa forma eram até exagerados e que constrangiam meus outros colegas, ao ponto deles tentarem desmerecer outras características, como minha aparência, forma de agir e homossexualidade, para se sentirem melhores... Acabou que todos saíram com algum trauma.

    • @xandro1991
      @xandro1991 3 ปีที่แล้ว +2

      @@Astic2907 eu tmb era o CDF da turma, o exemplo, o representante da sala, o líder do Grêmio Estudantil... isso tmb contribui para o engessamento do ser kkkk

    • @thomasmayck892
      @thomasmayck892 3 ปีที่แล้ว +1

      @@Astic2907 eu realmente adorei seu testemunho.

    • @antoniomf8399
      @antoniomf8399 3 ปีที่แล้ว +1

      Vc sabe se expressar muito bem e ent3ndeu bem o que as pessoas sentem de quem se destaca, eu tb era cdf e muito julgado por isso.

  • @TioDriolo
    @TioDriolo 2 ปีที่แล้ว +1

    Sou tímido desde sempre, mas conforme ia passando o tempo na escola, fui me retraindo cada vez mais, graças ao bullying e ao meu medo de viver minha sexualidade. Chegou ao ponto de, na minha primeira tentativa de fazer faculdade, não conseguir fazer nenhuma amizade. Eu era o cara que ficava sozinho no canto sem falar com ninguém. Já no campo amoroso, nunca tive a oportunidade de viver um relacionamento sério, sinto que a comunidade não aceita bem quem é introvertido. Hoje em dia, estou na minha segunda tentativa de faculdade, ainda sou extremamente retraído, e sinto que nunca vou conseguir um namorado. O dia que eu começar terapia, o psicólogo vai precisar de muita paciência comigo, kkkkkkk (risada de desânimo).

  • @gustavoramos1247
    @gustavoramos1247 3 ปีที่แล้ว +2

    Nossa, me senti super representado com esse tema! Sempre me achei muito timido e retraido como homem gay e por causa disso encontrava ate certo estranhamento por parte dos meus amigos gays, ate certa desconfiança de que eu estava "me segurando". Por causa disso, em certo momento, comecei ate a me forçar mais gay para me sentir abraçado pela comunidade. Isso acabou gerando muitos conflitos comigo mesmo porque nunca era um comportamento natural, consistente. Achei muito bom ver esse video hoje, e acho que deve ter ajudadoa a validar muita gente tambem!

  • @davimeraki
    @davimeraki 3 ปีที่แล้ว +1

    Eu precisava demais desse vídeo. Além de ser gay, sou negro e desde os 8 anos sou gordo. Além de um bullying muito pesado, tive uma repressão familiar muito forte. E nem era pela minha sexualidade, já que ninguém sabia até 2 anos atrás, mas por eu ser gordo. Diversas dietas mirabolantes; Basicamente, sendo uma criança, eu fazia dietas de adultos. Comia muito pouco e isso só piorou minha ansiedade e disturbio alimentar, o que me fazia comer ainda mais. Também passei por uma forte repressão religiosa, tanto em casa quanto na igreja que eu frequentava. É muito difícil ouvir as pessoas dizerem que as minhas dificuldades pra me socializar são culpa minha, mesmo depois de tudo isso que eu vivi (além do fato de ser gordo, e a comunidade LGBT ser extremamente cruel com gordos). Penso que a timidez não se trata só dos meus traumas, mas também é parte da minha personalidade. A internet de fato ajuda no encontrar pessoas, mas acho que quando se está fora do padrão, pode ser ainda mais depreciante, já que no cardápio do amor, o gordo é sempre a sobra. Confesso que isso me deixou muito inseguro em me relacionar com as pessoas. Distanciei legal. Mas é bom saber que não estou errado em pensar que ser tímido não é um problema e nem quer dizer que minha personalidade é fraca. É quem eu sou, e não tenho que me envergonhar disso.

  • @heetonn
    @heetonn 3 ปีที่แล้ว +9

    Sou timido e fiquei muito tempo lutando contra isso. Ate entender que tem seus beneficios, inclusive com os crushes :)

  • @xandro1991
    @xandro1991 3 ปีที่แล้ว +18

    Eu sou tímido quando eu estou conhecendo, mas quando tenho intimidade fico até insuportável de tanto brincar, ser carinhoso, de ouvir, de estar com a pessoa hehe
    No meu caso, a minha timidez veio das questões com sexualidade e obesidade, que um acontecia porque eu reprimia o outro. Ou seja, com as minhas próprias repressões, ansiedades e etc. eu SEMPRE descontei na comida e com a minha facilidade de engordar, já viu, né? Desde pequeno sofro com a obesidade e tanto esta questão e a da sexualidade reprimida sempre acabaram com o meu emocional, logo a autoestima sempre esteve lá em baixo, mesmo as pessoas me considerando um cara bonito.
    É horrível estar assim, se achando menor porque é tímido e achando sempre que a outra pessoa não vai te curtir, mesmo sabendo das suas qualidades. TODOS os poucos dates que fui nos meus 29 anos de idade (ainda não namorei tmb por causa dos fatores de peso e sexualidade, que ainda não sou assumido) as pessoas sempre falavam muito dos ex-namorados/namoradas e não ajuda em nada na construção de uma troca, de um conversa como o Marcel falou. Hoje eu sou um cara que ainda sou travado para puxar assunto com qualquer um no meio da rua, numa festa, até para assuntos casuais na padaria, etc., mas sou um cara comunicativo no geral, mas tenho que ter passado da primeira fase que é as das primeiras frases trocadas, pois me julgo pra caramba colocando defeito em qualquer assunto que eu pense na minha cabeça pra conversar, também julgando que não é interessante. É difícil, mas espero encontrar alguém que me entenda e que também eu consiga ser mais aberto, extrovertido, fácil de puxar assunto, pois estou cheio de amor pra dar por aqui hehe
    P.S.: Não curto BBB e nem RuPaul's.

    • @GayNerd
      @GayNerd  3 ปีที่แล้ว +12

      O Luis Fernando Veríssimo tem uma crônica ótima que me fez enxergar timidez de outra maneira: o tímido, na verdade, tem autoestima altíssima, mas ele não se dá conta disso. Porque ele REALMENTE acredita que todo mundo tá prestando atenção em tudo que ele tá fazendo, tudo que ele tá falando, então ele não pode errar nenhuma vez! Percebi um pouco disso no final do seu relato. Tente se lembrar disso: tá tudo bem errar, engasgar, falar um assunto bobo. Ninguém se importa, você é só um ser humano 😊

    • @xandro1991
      @xandro1991 3 ปีที่แล้ว +1

      @@GayNerd que lindo, Marcel. Muito obrigado pela mensagem.

    • @xandro1991
      @xandro1991 3 ปีที่แล้ว

      @@GayNerd minha insegurança é que curto caras mais velhos do que eu, aí sempre fico me cobrando disso tudo hehe mas vou tentar me cobrar menos. Obrigado

    • @DDD3751
      @DDD3751 3 ปีที่แล้ว +1

      Eu estou quase na mesma situacao de voce. E já tentei simplesmente nao me importar, mas depois de interagir "sem me importar", o que aconteceu foi que eu me importei ainda mais, e fiquei com medo do meu comportamento dessa vez. O problema é pensar em todas as possibilidades do que pode acontecer e se preocupar por isso, sobre tudo ficar com o pior caso possivel na mente.

    • @rildoaraujo6965
      @rildoaraujo6965 3 ปีที่แล้ว

      @@xandro1991 Olá bom dia como vai vc

  • @BrunoTKNK
    @BrunoTKNK 3 ปีที่แล้ว

    Sou tímido quanto mais tiverem pessoas desconhecidas...
    mas quanto mais sinto abertura e interesse, mais consigo socializar.
    Com pessoas que tenho intimidade sou MUITO sociável.

  • @rafaeldesouza7869
    @rafaeldesouza7869 ปีที่แล้ว

    Assistindo esse vídeo em 2023, senti o coração quentinho por saber que isso não é uma característica só minha, me senti representado em todas as falas justamente por ser gay e introvertido.

  • @EdsonBell0
    @EdsonBell0 3 ปีที่แล้ว

    Eu sempre fui uma gay quieta, porém não era tímido. Quando criança era mais "afeminado", mas ao começar a me deparar com a homofobia fui-me enrijecendo. Esse processo teve seu peso na minha personalidade, a timidez.
    Graças ao universo, mesmo com essa característica me deparava com situações de exposição (fui coroinha, cantei em coral, fui líder de turma, fundei e fui presidente de ligas...). E com a ajuda da terapia e espiritualidade percebi todas estas questões e hoje melhorei muito, ainda há certas travas, mas o Edson de hoje é com certeza mais Edson.

  • @udneiaversa3883
    @udneiaversa3883 3 ปีที่แล้ว +10

    Disse tudo o que precisava. Perdi bastante da minha timidez por circunstâncias da vida e do trabalho, mas ainda apresento muitos momentos de timidez... E sou introvertido por essência. E isso não é sinônimo de falta de personalidade. É só uma forma diferente de ser.

    • @GayNerd
      @GayNerd  3 ปีที่แล้ว +3

      EXATO! No Insta um seguidor me lembrou de outro momento em RPDR que a RuPaul reforçou essa noção de que, pra ela, só existe a personalidade extrovertida: quando ela foi na cara da Pearl dizer que ela não tinha personalidade. (Ela até não tinha muito CARISMA, mas personalidade, claro que ela tinha.)

    • @udneiaversa3883
      @udneiaversa3883 3 ปีที่แล้ว

      @@GayNerd E aposto muito na Gottmik

  • @galucena6408
    @galucena6408 3 ปีที่แล้ว +8

    Eu era muuuuito tímido, mas com o tempo vi que era traumas da infância, a famosa "Voz de viado". Com o tempo me soltei e agora dizem que eu sou capaz de fazer amizade com todo mundo, e meio que eu nem reparei até pouco tempo o quão se amar faz sua vida muito mais feliz, os outros que se lasquem.

    • @carlosjj662
      @carlosjj662 3 ปีที่แล้ว +1

      Esse foi o meu caso durante muitos anos e incrivelmente hoje eu sou cantor, e sou apaixonado pela minha voz e tudo que ela pode fazer.

    • @bobkazuo
      @bobkazuo 3 ปีที่แล้ว +1

      @@carlosjj662 👏👏👏🎶🎵 Cantar é tudo de bom! Parabéns!

  • @igorazevedo8225
    @igorazevedo8225 3 ปีที่แล้ว +3

    Como alguém tímido e introvertido, achei ótimo ouvir essa valorização, e achei até pouco o vídeo! Além disso, acho que seria importante destacar a diferença entre timidez e introversão, que são muito facilmente confundidas.

  • @leituras.demianescas
    @leituras.demianescas 3 ปีที่แล้ว +12

    As vezes eu sou timidamente extrovertido. Outras eu sou extrovertidamente tímido... bem sei se isso existe...
    Como eu não assisto RuPaul, minha torcida no BBB vai para João, gosto dele desde o início. Depois, em ordem consecutiva, Camila e Gil.
    Gostei muito desse vídeo.❤

    • @GayNerd
      @GayNerd  3 ปีที่แล้ว +5

      Que bom que curtiu! Eu não sou um cara tímido. Mas tenho um dos traços mais tradicionais da introversão: minha noção de "recarregar as baterias" é ficar sozinho. Ficar com muitas pessoas por perto me cansa. (E torcendo pelo João aqui também, embora ache que vai dar Juliette mesmo).

  • @onnopaiva9190
    @onnopaiva9190 3 ปีที่แล้ว +13

    Bem, não pretendo corrigir o que colocou, mas mencionar algo que ouvi em algum canal de psicologia e achei interessante...
    Dizia que Timidez e Introversão são coisas diferentes. O oposto do Extrovertido é Introvertido, que no caso são pessoas que recuperam energia ou indo pra fora ou pra dentro, digamos assim. O Introvertido vive mais no seu mundo interior, não põe as coisas pra fora tão rapidamente, é observador, analisador e tal, tem menos necessidade de troca constante. Essa é a oposição ao extrovertido (que é a pessoa "pra fora").
    Já a timidez não é um traço de personalidade, mas um bloqueio que lhe Impede de mostrar a personalidade. Uma espécie de vergonha de si, medo de errar, coisas do tipo. Então nesse sentido é algo que deve ser trabalhado realmente, e não aceito como estado normal. Agora, Introversão sim é uma maneira de sentir que não precisa ser mudada.
    O que faz o Introvertido ser também um Tímido é que talvez a introversão não seja valorizada. Mas com o devido trabalho pode-se virar um Introvertido-não-tímido.
    Não sou psicólogo, mas tenho meu lugar de fala como Introspectivo (E ainda tímido também)... E é possível canais com pessoas introvertidas que se comunicam bem (Tipo um Henry Bugalho, que se classifica assim)...

    • @GayNerd
      @GayNerd  3 ปีที่แล้ว +1

      Obrigado Onno! Eu sabia dessa definição classica da introversão (recuperar a energia "pra dentro", ou sozinho), porque sou um introvertido contumaz (e não sou tímido). Mas nunca havia visto essa definição psicológica de que timidez precisa ser tratada. O que eu sempre li (e ouvi por aí) é que ela só precisa de tratamento quando interrompe totalmente as oportunidades de socialização. Se é apenas um caso de timidez "inicial", mas que depois passa, então não tem problema.

    • @onnopaiva9190
      @onnopaiva9190 3 ปีที่แล้ว +1

      @@GayNerd Você é um exemplo de Introvertido que, por não ter o bloqueio da Timidez, está contribuindo muito com seu mundo interior de reflexões. Na real o Introvertido acumula tanto conteúdo que tende a virar palestrinha quando fala. E aprofundar é missão de Escorpião.

    • @EdsonBell0
      @EdsonBell0 3 ปีที่แล้ว

      @@onnopaiva9190 Nossa, super me identifico. Mas tenho que ficar me controlando para não ser o "chato". Então acabo não falando muito, fazendo pequenas pontuações ou até me excluindo total.

  • @LükeSilvija
    @LükeSilvija 3 ปีที่แล้ว +2

    Penso que - me corrijam se eu estiver equivocado - mesmo alguns gays que são tímidos acabam adotando uma "segunda" personalidade, extrovertido e brincalhão, só que na verdade ele não é assim e não gosta de ser assim. E tá tão acostumado a colocar essa máscara que é difícil se desfazer dela, pq inconscientemente tu acaba tomando atitudes extrovertidas. Lembro como se fosse ontem da minha infância, eu queria ser engraçado e descolado pq se eu fosse quieto demais os meninos mexiam comigo. Pra eu me livrar dessa máscara e me tornar a gay chata insuportável (kkkkkkkkkkk) que sou (e me sinto bem assim) foi muita terapia e autoanálise.
    Muito bacana tu ter tocado nesse tema, Marcel. Abraço!

  • @pedrohgn8060
    @pedrohgn8060 3 ปีที่แล้ว +1

    Eu era muito tímido e eu odiava ser assim. Hoje em dia, eu já não sou tanto quanto antes. Quando estou entre amigos eu sou até bem falante, mas já tive problemas num relacionamento por ser tímido.
    Segundo ele, me faltava atitude, seja pra dar um beijo, seja na hora do sexo... não sei o porquê de ser assim num relacionamento quando com meus amigos eu sou diferente, mas enfim... apesar de saber que é o meu jeito, ainda acho ruim ser assim e acabo me martirizando por isso. Ainda é algo que preciso trabalhar em mim.
    Bom, no BBB eu torço pro Gil do Vigor óbvio kkkkkk'. Acho que o único ali que se entregou pro game mesmo, que traz entretenimento pro reality, queria muito que ele ganhasse.
    RuPaul's infelizmente parei na 11° e ainda não consegui assistir tudo por motivos de internet ruim. Triste... kkkkkk'
    Ótimo vídeo btw! ❤

  • @acapovila
    @acapovila 3 ปีที่แล้ว +3

    Pra mim, sempre foi um desafio me ambientar e me “soltar” com as pessoas. Acho que com o passar do tempo (e a idade), isto se tornou mais fácil. Sou o que sou, do jeito que sou e a vida segue.
    Registrando a presença de Nutelloso 😻😻😻😻😻 e predileta do bbb é Camilla. No RPDR é Symone.
    Beijo baby!🤩

  • @denisontorres36
    @denisontorres36 3 ปีที่แล้ว

    AMEEEI O TEMA DO VÍDEO❗
    ❤️🧡💛💚💙💜
    Casou exatamente com o livro que estou lendo no momento chamado "O poder dos quietos", de Susan Cain. Já digo que é leitura obrigatória para os introvertidos e até para os extrovertidos.
    Apesar de gostar de uma balada de vez em quando, sair com os amigos, sempre fui o introvertido do grupo, que fala pouco, observa muito e isso realmente gera um preconceito no gueto, infelizmente as pessoas subestimam muito sua capacidade de ser uma pessoa realmente interessante, até mesmo na hora dos flertes e da conquista. Hoje, me aceito como tal e foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida, pois vc vê que não há nada de errado nisso.
    Quanto ao João, gosto dele desde o começo, me identifiquei com ele e torço para que ganhe, pois é o verdadeiro merecedor do prêmio.

  • @nellferreira6941
    @nellferreira6941 3 ปีที่แล้ว +6

    Primeiramente, vídeo necessário. :D
    Eu sou tímido, muito tímido do tipo que não puxa assunto por vergonha, que sempre espera que o outro tome atitude, que nunca toma iniciativa para formar grupo na faculdade, sempre espera alguém chamar ou faz com a pessoa que sobra. Contudo, eu não sou aquele tímido que só falta enfiar a cara no chão, que vc percebe de longe que é tímido (que chega a ser fofo), por mais que eu tenha essa vontade de por a cara no chão eu mantenho a pose firme. E em 90% das vezes eu sou tido como metido, como arrogante, como chato e estupido.
    Simplesmente por não ser esse estereotipo de gay feliz, por mais que eu me considere afeminado, é esperado que todo afeminado seja desinibido. Contudo, eu não sou, além de que não gosto de muita coisas que esperam que gays gostem, eu sou do tipo nerd, que ama animes, adora falar de filmes, escuta música indie/rock, adora ler sobre o período medieval, literatura, poesia ultrarromântica, e que não acha graça em piadas bobas (a menos que sejam boas/inteligentes).
    Eu vejo que nós (tímidos) não temos espaço dentro da comunidade, somos vistos como desinteressantes.

    • @Andre-pn1iu
      @Andre-pn1iu 3 ปีที่แล้ว +1

      Sim, somos vistos como desinteressantes.

    • @jeffersonbarra9168
      @jeffersonbarra9168 3 ปีที่แล้ว +1

      Na vdd nós nem somos vistos... É como se não existissemos dentro da comunidade.

  • @arthurcastro4641
    @arthurcastro4641 3 ปีที่แล้ว

    Marcel, sou tímido, e, mesmo assim, sofri uma não-aprovação da minha família quando eu era criança , o que, certamente, fez surgir uma grande insegurança quando me tornei adulto. Não acompanho o Drag Race, e torço pra que o João fique entre os finalistas do BBB.

  • @ericson_sn
    @ericson_sn 3 ปีที่แล้ว +2

    Que vídeo ótimo!! ♥️♥️
    Sempre fui reservado, e com alguns conhecidos ou mesmo amigos, falam: "você precisa se mostrar mais! Ser mais comunicativo!! Desabrochar" - isso me deixava muito irritado, pois eu me sentia obrigado a ser "expansivo", "extrovertido", mas essas características não fazem parte da minha personalidade.
    Foi e é um processo de autoconhecimento, e de impor mesmo, de mostrar que não somos obrigados a atender a expectativa dos outros por sermos gays, de atender esse estereótipo.
    Só dividindo uma lembrança da adolescência, me marcou muito uma matéria com a atriz Déborah Falabella, onde na capa da revista ela diz ser tímida, e que via vantagens em ser assim. Aquilo me deu a outra perspectiva do assunto.
    Acho que assuntos assim nos fazem sair da nossa bolha!!
    Parabéns!! 👏🏻👏🏻

  • @hectorvinii3297
    @hectorvinii3297 3 ปีที่แล้ว

    Nossa Marcel, e de pensar q vc gravou esse vídeo antes do episódio ocorrido entre ele e o rodolfo por causa da peruca e do desenrolar no jogo da discórdia, isso mostra como o universo conspira a favor kkk, isso mostra como o racismo e repressão q ele deve ter sofrido criou uma pessoa resiliente e possivelmente retraída perante a sociedade, mesmo que ele não deixe de se posicionar.

  • @caiodomingues4486
    @caiodomingues4486 2 ปีที่แล้ว

    Marcel, Timido e introvertido são coisas diferentes. Timido é aquela pessoa que tem receio do olhar do outro, evita fazer as coisas por medo do que os outros vão pensar. Introvertido é a pessoa que escolhe ficar em silencio, em pensar antes de falar, ela não faz por medo e sim por escolha, normalmente são pessoas que apresentam um grau de profundidade maior em pensamentos e atitudes

  • @alexsandrodasilvasantos1799
    @alexsandrodasilvasantos1799 3 ปีที่แล้ว

    Sou tímido e ansioso e me sinto muito mal por não me sentir seguro durante as dinâmicas de socialização. O mais engraçado é que no meu interior, palavras, ações e emoções são tão plenas e coerentes que se fossem aplicadas no meu dia a dia iriam me elevar a outro patamar. Porém, assistindo ao seu vídeo, percebi que a extroversão me tornaria muito comum, então possuir uma personalidade naturalmente tímida é ótimo. Depois de um tempo as pessoas percebem que não sou alguém ruim e acabam repensando certos julgamentos prévios que faziam de mim rs.

  • @lucas-prado
    @lucas-prado 3 ปีที่แล้ว

    Especificamente sobre o exemplo do BBB (o qual não assisto), é preciso levar em conta que é um programa de entretenimento. Se a pessoa não gera conteúdo logo se torna desinteressante. E é diferente de uma personagem tímida em um romance onde seu papel já foi traçado.
    Tbm ressalto que timidez não é oposta à extroversão nem sinônimo de introversão. Uma pessoa pode ser extrovertida mas, pela timidez, ser incapaz (ou parcialmente) de demonstrar isso. Ou ser introvertida e ter zero timidez.

  • @ericksilver
    @ericksilver 3 ปีที่แล้ว +4

    👏👏👏👏
    Eu tinha medo até da minha sombra. Na adolescência.
    É isso se seguiu até a vida adulta.
    Com o tempo (28 anos depois) consegui me entender, aceitar o que sou, quem sou e como sou. Terapia. Conversas. Conversas em grupos. Grupos de amigos. Tudo isso me ajudou a melhorar a timidez.
    Hoje sou mais extrovertido.
    A torcida no bbb fico com a Camila, João, Gil ou Juliette. Não sendo o Artur ou o Caio tá valendo as outras pocah e tais.
    No rupauls parei de ver a séculos....

  • @silmarhonorio
    @silmarhonorio ปีที่แล้ว

    Eu não vejo BBB, mas o tema é profundamente relevante.
    Eu fui "the school queen"; e por causa disso, despertei o ódio de um menino da 4° série. Ele, além de me chamar dos clássicos vi**o, bi** e mariqu****, me agredia. Quando troquei de escola, virei a sensação, pois havia, por incrível que pareça, muitos gays na nova escola.
    Alguns amigos de infância, que estudavam comigo na antiga escola, também foram para essa, onde estudava o amor da minha vida.
    Diferentemente de mim, que era a "alegria da escola", ele era, e ainda é, super introspectivo, me evitando no início, mas virando meu eterno namorado depois.
    Os anos passaram, eu continuo sendo totalmente "outgoing", mas ele não mudou. Sua introspecção é forte, o fazendo muitas vezes antipático aos olhos de quem não o conhece.
    Abraços.

  • @ronitonini
    @ronitonini 3 ปีที่แล้ว

    Vendo o video eu percebi o quanto eu sempre fui tímido durante a infância e adolescência, mas também me dei conta do quanto eu deixei de ser tímido. E me lembro que, por ser muito tímido, introvertido (e efeminado quando criança) sempre fui alvo de bullying. E aí eu consigo relacionar as duas coisas (ser tímido e deixar de ser). Creio que em um mundo em que ser extrovertido é muito valorizado (principalmente na vivência Gay), sinto que me forcei a sair também desse armário. Fui deixando cada vez mais de ser tímido, e me tornando cada vez mais extrovertido. É obvio que a saída do armário e o sentir confortável com minha sexualidade também ajudou bastante a construir a confiança para isso.
    Em relação aos realities, João está certamente no meu Top 3. E em RPDR, Gottmik (um dos boys mais tímidos) é minha drag favorita for the crown.
    Pra finalizar essa quase coluna no canal, deixo meus parabéns pelo conteúdo, Marcel. Sempre muito bem pensado, ponderado e didático. Você manda muito bem. Sucesso.

  • @cesarpatrick3704
    @cesarpatrick3704 3 ปีที่แล้ว +1

    Concordo com tudo que foi exposto. Eu já fui absurdamente tímido e depois de me assumir aos poucos venho perdendo a timidez então entendo essa personalidade introvertida. Acompanho RuPaul's e BBB e estou gostando muito do João e também gosto da Kandy Muse, acredito que ambas as personalidades deles devem ser celebradas, o que eu vejo muito acontecer no caso da Kandy e de outras drags gordas e extrovertidas em drag race é receber muito hate por essa personalidade, isso envolve de certa forma um pouco de gordofobia enraizada e enfim essa "big personality" faz parte do jeito que esses gays encontram de serem felizes.
    Acredito que ambas as personalidades merecem ser respeitadas e apreciadas.

  • @sergiomonfrin2269
    @sergiomonfrin2269 3 ปีที่แล้ว

    Nossa maninho, ha quanto tempo queria ouvir isso tudo q vc disse. Sempre me senti desconectado do mundo gay por ser tímido, introvertido... Te agradeço por nos ajudar, precisamos mais de gays tao queridos como vc ☺❤🌈🙏🏼❤❤❤

  • @manuelmendonca81
    @manuelmendonca81 3 ปีที่แล้ว

    Actualmente, eu sou tímido, muito mesmo. Mas sempre me recordo da minha mãe me contar o quanto eu era um falastrão, o quanto adorava dar a minha opinião, o quando era extrovertido enquanto criança.
    Há uns anos atrás, comecei a sentir-me mal por ser tão tímido, sentindo que me anulo demasiado e depois de reflectir cheguei á conclusão que hoje, sou o homem, que quando era adolescente, tomei a decisão de ser ( nos tempos de escola enquanto lutava para encontrar o meu lugar na sociedade). Lógico que não me sinto bem e estou a tentar reverter a situação, mas é complicado parar um comboio em movimento.
    Em relação à integração na comunidade, não me posso queixar. Se for num grupo grande, sim, posso sentir o risco de me sentir esquecido, mas acho que o mau estar é mais interno de como me sinto em relação a mim próprio, de como os outros, se sentem na minha presença.
    Aliás, para ser sincero, eu até acho um pouco ao contrário, vivemos numa época em que toda a gente precisa tanto de falar e há tão pouca gente com um sorriso na cara, pronto a te ouvir, que não fala nem para fazer juízos, que há imensa gente, que eu ainda considero "conhecidos" e as pessoas já acham super amigas. Ás vezes, essas pessoas chegam ao nosso pé e falam... falam.. falam... e contam coisas tão intimas, que me deixam em situações bem constrangedoras, em que fico sem saber que fazer, mas também isso com o tempo aprendemos que ás vezes as pessoas só precisam de deitar para fora para se sentirem mais leves. E com toda essa intimidade, é difícil não fazer amigos.
    Obrigado Marcel, por mais um excelente video.

  • @juniorcarvalho7087
    @juniorcarvalho7087 3 ปีที่แล้ว +7

    Vai ter um reboot de Queers as Folk ( vim responder aqui, pq não sei marcar no chat rs)

    • @GayNerd
      @GayNerd  3 ปีที่แล้ว +1

      Vou procurar essa história!

    • @juniorcarvalho7087
      @juniorcarvalho7087 3 ปีที่แล้ว

      @@GayNerd siim 😃

  • @tatoalbuquerque5382
    @tatoalbuquerque5382 2 ปีที่แล้ว +1

    Sou introvertido tímido pra paquera e falante qdo me sinto a vontade e seguro. Tenho 52 anos mas o fantasma da rejeição aparece ainda hj. Junta o lance do culto a juventude o etarismo a falta de comunicação e troca no apps minha vida não é fácil. Sou totalmente o João na vida! Demoro pra me soltar!

    • @nilton1513
      @nilton1513 2 ปีที่แล้ว

      Kkk essa e minha vida

  • @CanalSodaPop
    @CanalSodaPop 3 ปีที่แล้ว

    Deve ser por isso que ainda não fiz sucesso na internet🤣 eu preciso tirar mais foto na praia e expor mais a minha vida hahaha Mas falando sério, eu gostei muito do tema do seu vídeo. Realmente os aplicativos e as redes sociais vieram pra destacar novamente as pessoas que são muito bonitas, extrovertidas e populares. Hoje a primeira coisa que temos que ter é o corpo pra ser o nosso cartão de visitas, porque o diálogo já não existe entre os gays na internet. Ter conteúdo e saber conversar se transformou num desafio quando vivemos num meio onde ninguém quer perder tempo conversando, e a maioria quer ir direto ao ponto. Mais uma vez, parabéns pelo vídeo.

  • @BrunoTKNK
    @BrunoTKNK 3 ปีที่แล้ว

    Tô torcendo pra várias pessoas ganharem mais reconhecimento do que já ganharam, dentre eles estão:
    Camila, Juliete, João e Gilberto...
    Tem outros que também quero que sejam reconhecidos depois de melhorarem as atitudes e queria muito que muitos que estão pra sair e já saíram quebrassem estereótipos com atitudes benignas.
    Seria bom pra eles e pra sociedade.

  • @jujubarei25
    @jujubarei25 3 ปีที่แล้ว +1

    Mais um video que tu me faz chorar... É quase um alívio poder me sentir representado, sempre fui um gay nerd tímido, e eu to feliz pelo vídeo que tu produziu... OBRIGADO!! ❤

  • @lauroinuu7837
    @lauroinuu7837 3 ปีที่แล้ว +4

    A habilidade de fazer amizades eu não possuo.... Se ngm me apresentar alguem e a pessoa falar cmg, eu dificilmente vou conseguir fazer uma amizade....

    • @marcosnonato
      @marcosnonato 3 ปีที่แล้ว

      Me identifico. Minhas amizades consistem em pessoas que são amigos dos meus amigos. Tipo, toda vez que um amigo faz uma nova amizade, eu tento ficar amigo dessa pessoa também. Nem sempre consigo, por mais que eu me dedique a fazer a amizade acontecer.

  • @geraldofernandes4481
    @geraldofernandes4481 3 ปีที่แล้ว +3

    Uma coisa que não sou é tímido. Nesse BBB21, os únicos participantes que ainda torço que estão na casa que é o Gil e o João pq os que saíram não posso dizer a mesma coisa, embora foi a edição com o maior número de LGBT numa edição de BBB. Ali a maioria dos participantes são falsos que é até normal num reality show e maioria não se gostam, se suportam. Eu gosto de LGBT que tem atitudes como no caso do Jean Willys que assumiu sua sexualidade em rede nacional, Wanessa e Clara que protagonizaram o primeiro beijo lésbico, assim como o Gil e Lucas tb deram o primeiro beijo gay numa edição de reality show e gosto do João por ter se posicionado diante daquela situação envolvendo a questão do cabelo que incluem uma questão racial no meio e do Gil tb gosto por se permitir errar. Hj as redes sociais tem uma ferramenta muito importante, mais infelizmente tem uma ondinha muito chata, que não gosto, que acaba prejudicando mais do que ajudando que é a militância do Twitter. É um fato que a militância das redes sociais acaba refletindo um pouco a realidade aqui fora, mais tb é uma questão que não se aplica muito ao dia a dia das pessoas, porém quem vê de fora acaba criando repulsa sem conhecer de fato como tudo isso ocorre. Um grande abraço Marcel.

  • @LuizFelipe-ci3fr
    @LuizFelipe-ci3fr 3 ปีที่แล้ว

    A twitch é um exemplo de ambiente onde as personalidades lgbts ganham espaço.

  • @allan.rabelo
    @allan.rabelo 3 ปีที่แล้ว

    Não só nessa temporada, mas em várias outras de RuPaul isso vem acontecendo. Silk e Eureka são outros exemplos. Barraco dá audiência 💁🏻‍♂️

  • @lucasbrito6226
    @lucasbrito6226 3 ปีที่แล้ว

    Eu me considero tímido em ambientes com desconhecidos e em encontros amorosos. Depois fico extrovertido até demais.

  • @paulorustomgy8739
    @paulorustomgy8739 3 ปีที่แล้ว +6

    Parabéns pela sacada de pauta...

    • @GayNerd
      @GayNerd  3 ปีที่แล้ว

      Aaaaaaaaaaaaah obrigado! Tudo começou com meu ranço dos jurados de RPDR repetindo pela enésima vez que a Kandy Muse tinha uma "big personality"!!!

  • @xandypedr4194
    @xandypedr4194 2 ปีที่แล้ว

    Tenho 48 anos. Sou extremamente tímido. Sempre tive vontade de ir em baladas e barzinhos gay, mas nunca consigo me sentir bem nesses locais. Sempre me sinto deslocado de tudo. Como se divertir num local assim sem beber e sem usar drogas? Sim. Não uso nada nem bebo. Dai tudo fica mais complicado ainda por conta da timidez. Então apesar de eu gostar desses locais, não vou por não me sentir bem por isso. Ai aprendi a ficar de boa na minha.

  • @elisabetesouza4775
    @elisabetesouza4775 3 ปีที่แล้ว

    Como sempre muito bom senso nos seus pontos de vista, gostei da observação sobre o comportamento do João, é isso mesmo no começo bem retraído e agora “livre, leve e solto”
    Gosto dele e até acho que merece ganhar, mas, minha torcida é pra outro gay, Gil!

  • @alesonferreira6897
    @alesonferreira6897 3 ปีที่แล้ว +1

    Eu achei tudo nesse video perfeito. Só queria ressaltar algo que infelizmente é um erro crasso ao a gente falar sobre a personalidade introvertida - ligar ela a timidez. Há uma grande diferença entre os dois e colocar na mesma frase não rola. Incentivo a quem quiser entender a diferença entre, que dê uma pesquisada no google mesmo. Eu sou introvertido e escolho não me manifestar diante das situações até possuir essas mesmas informações que foram apontadas no vídeo. Mas numa timidez, eu não faria por escolha, eu simplesmente me retrairia MESMO, por medo, traumas, etc. Aí que nesse caso precisasse se preocupar, pq já não é mais personalidade, mas problemas internos que precisam ser observados e trabalhados. A Prova disso é que dê uma oportunidade pra um introvertido falar, ao contrário do timido, ele não vai encontrar nenhum tipo de resistência, e se deixar putz kkkkk mas ótimo video, parabéns pelo espaço que foi aberto a discussão.

  • @thiagosoares2940
    @thiagosoares2940 2 ปีที่แล้ว +1

    Tenho medo de demostrar minha indignação de querer brigar e me matar sei lá

  • @maurilosilvaa
    @maurilosilvaa 3 ปีที่แล้ว

    Eu sou introvertido, mas tenho facilidade pra interagir com qualquer pessoa. Porém a minha sinceridade exacerbada afasta as pessoas pq eu não sei passar pano p coisas injusta q o outro comete

  • @marcosnonato
    @marcosnonato 3 ปีที่แล้ว

    Realmente a repressão atrapalha muito. Passei anos me preocupando em não dar pinta. Quando você tem que se preocupar com tom de voz, com o gestos, com jeito de andar, essa auto vigilância da trabalho então ficar quieto acaba sendo menos cansativo. Quando me aceitei e parei de me preocupar com isso, melhorou. Mas não ser padrão acaba sendo um limitador.

  • @danielcarneiro3364
    @danielcarneiro3364 3 ปีที่แล้ว

    Sou tímido e a medida que ganho confiança vou me soltando. Não gosto de gente espalhafatosa que sabe tudo. É bom deixar as coisas acontecerem, fluirem.
    Esse vídeo foi muito pertinente, os tímidos têm muito valor.
    Sobre Rupaul, estou torcendo pela Rose mas Symone deve levar. Kandy tinha que ter vazado há tempos.

  • @danielferreira9393
    @danielferreira9393 3 ปีที่แล้ว

    A faculdade me ajudou muito nesse quesito de timidez. Percebi que amava falar em público sobre temas que gosto, como a literatura. Não é a toa que me tornei professor e adoro expor minha opinião sobre isso. Mas sobre outros assuntos, principalmente aqueles que não domino, prefiro ficar quietinho ouvindo. É engraçado como as pessoas, ao se tornarem próximas, dizem: "como você é diferente depois que se solta!"

  • @Destruidor2006
    @Destruidor2006 3 ปีที่แล้ว +1

    Era extremamente tímido até que tive que mudar por causa do trabalho, tive que aprender a me impor para evitar a situações opressoras.

  • @markysasha
    @markysasha 3 ปีที่แล้ว

    Eu estava assistindo vídeos aleatório, quando eu vi o título desse vídeo e o TH-camr resumiu a minha vida é foda ser um gay tímido.

  • @vinionx
    @vinionx 3 ปีที่แล้ว

    aaaaaaaaaaa, sofro muito por ser tímido e gordinho na comunidade .. Isso ainda me abala MUITO! Esse vídeo é muito NECESSÁRIO! OBRIGADO! No caso do João eu nem considero ele tímido, eu que sou tímido posso ter mais vergonha de gesticular, de dançar, fazer coisas em público, essas coisas.. masss se for pra discutir ou me posicionar e me impor eu consigo! O João se vcs repararem ele só é mais introvertido, ele se omite algumas vezes, mas ele não é tímido ele só prefere não se indispor ou evitar conflitos .. ( minha opinião)

  • @Anderson-ub2yf
    @Anderson-ub2yf 3 ปีที่แล้ว

    Este é o melhor canal gay e nerd do TH-cam.

  • @RaulKSouza
    @RaulKSouza 3 ปีที่แล้ว

    Eu nem terminei de verno video ainda, mas já arrasou. Nao assisto o bbb, mas assisto Rupaul. E a programa bateu na tecla season inteira q a Kandy tem uma grande personalidade (de fato ela tem). Mas como vc disse, ser extrovertido não é unico tipo de personalidade existente. A Symone, q se enxerga timida, pra mim ela tem uma personalidade inconfundível e unica. Assim como Gottmik, ou Rosé.

  • @joaomoraes3204
    @joaomoraes3204 2 ปีที่แล้ว +1

    É verdade,sou solitário,meus amigos são; pets e meus livros.

  • @sergiohenriqueteixeira409
    @sergiohenriqueteixeira409 3 ปีที่แล้ว +2

    Muito bom todo esse conteúdo, principalmente com relação ao que é uma "personalidade forte". Muito bom

  • @DadoDellono01
    @DadoDellono01 3 ปีที่แล้ว

    Não sou nada tímido, e é exatamente por isso que eu não gosto de me relacionar com pessoas extrovertidas! Gosto de alguém oposto a mim, porque aí eu posso aprender muito do que não tenho e preciso (talvez) mudar. Por isso que sou apaixonado pelo meu namorado: tímida, na dele, fala pouco... Mas me conquistou!

  • @oimatheusmesquita
    @oimatheusmesquita 3 ปีที่แล้ว

    Foi um dos vídeos que eu mais me identifiquei. O meu melhor amigo sempre me dizia: se as pessoas conhecerem você como eu te conheço, eles vão ter uma percepção sua totalmente diferente.

  • @caiohenriquepiresrocha6529
    @caiohenriquepiresrocha6529 3 ปีที่แล้ว

    Eu era extremamente tímido quando pequeno, mas por causa de intolerância e preconceito familiar, de amigos e tudo mais, meu caminho foi um pouquinho diferente. Ao invés de me fechar, eu fiquei mais extrovertido e apesar de viver ainda num semi armário, a extroversão me ajudou a me impor em alguns lugares, me colocando num lugar em que eu fui menos atacado.
    Realmente, concordo contigo que extroversão não é sinônimo de personalidade, nem de força. E para justificar isso trago eu mesmo como exemplo: sou extrovertido, minha personalidade é pouco conhecida, os meus gostos reais acabam por ficar no meu mundinho e sobre força... temos que problematizar e questionar o que chamamos de força, mas eu não me considero uma pessoa forte, e sim uma pessoa encurralada, que precisa fazer uma “poker face” para continuar no personagem construído e conseguir continuar fazendo as coisas...
    Eu torço pelo Gil, João, Camila e Juliette.

  • @viniciuseduardoferreiragar1699
    @viniciuseduardoferreiragar1699 3 ปีที่แล้ว +1

    Boa reflexão infelizmente hoje me dia valoriza se,mas as pessoas falantes e extrovertidas,fica deficil para o timido se encaixar as vezes

  • @PiterKeo
    @PiterKeo 3 ปีที่แล้ว +2

    Sempre fui tímido e passei a adolescência tendo que aguentar amigos querendo me forçar a ir pra balada ou outros eventos que eu não curtia, e me tratando como se eu fosse um coitado por não estar "aproveitando a vida". Felizmente hoje tenho muitos amigos que são como eu ou que, se não são, respeitam meus gostos.
    Por mais que eu tenha sofrido muito bullying na escola, não acho que isso seja a razão de eu ser mais fechado. No jardim de infância eu já era alfabetizado e não tinha vontade de ficar brincando com os outros. Preferia ficar no quadro escrevendo.

    • @Andre-pn1iu
      @Andre-pn1iu 3 ปีที่แล้ว +1

      Eu também nunca fui de gostar de brincar no parque da escola.

  • @nathaann_
    @nathaann_ 3 ปีที่แล้ว

    Desde que me conheço por gente, sempre fui tímido e bem apegado a minha mãe antes de ela falecer. À época (7 anos), eu ainda não sabia que era bissexual, mas fui compreendendo aos poucos. Isso atrelado à família religiosa e ao âmbito escolar me fez ainda mais tímido e retraído para tudo. Agora com a faculdade, eu revolucionei minha vida, tendo-me assumido e diminuído muito minha timidez; só tenho o pé um pouquinho atrás na hora de conhecer alguém, mas nada que meia hora de papo não resolva.

  • @alecps2009
    @alecps2009 3 ปีที่แล้ว

    Sempre fui tímido. Hoje vejo muito como algo de personalidade, mas também resultado de repressão, pois me descobri gay por volta dos 10 anos de idade, e sempre tive uma vida muito religiosa/cristã, primeiro no catolicismo e depois no protestantismo. O medo de transparecer algo dando pinta me fazia calar e ficar no meu canto..
    E de certa forma era mais fácil justificar a ausência da namoradinha com a timidez rsrs

  • @thalissonmatos2457
    @thalissonmatos2457 3 ปีที่แล้ว

    No meu caso eu não sou tímido, eu sou reservado. Depois de terapias venho tentando "pagar o preço" da introversão.

  • @Andre-pn1iu
    @Andre-pn1iu 3 ปีที่แล้ว

    Sou tímido e, sim, acredito que a repressão, o machismo e o bullying aos quais sofri e fui vítima influenciaram muito minha personalidade e minha timidez. Também me sinto muito excluído pelos gays (ou por muitos deles) por eu ser tímido, retraído e não compartilhar grande parte dos gostos e preferências que a maioria deles. Inclusive sobre isso foi bom você ter citado principalmente o diva depressão e o Pedro do Põe na roda (não estou criticando suas habilidades comunicacionais nem de entretainers), pois são alguns dos gays influenciadores que reforçam esse padrão que tanto excluem os gays tímidos ou que têm gostos e personalidades diferentes e, portanto estão fora desse padrão de jeito de ser e performar.
    Detesto memes.
    Ótimo vídeo e tema 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @luiddmonteiro4912
    @luiddmonteiro4912 3 ปีที่แล้ว

    Eu definitivamente não sou tímido, mas também não sou o tipo q entra no "personalidade forte". Tive experiência boas e ruim com ambos os tipos de personagens, tímidos e extrovertidos. Confesso que os extrovertidos são mais fáceis de lidar, pois de cara já estabelece um diálogo ou uma conexão mais fácil do que com os tímidos, mas as pessoas mais interessantes foram tímidas... E esse interesse que friso sobre eles, tímidos, é por ter una paciência maior no desenvolvimento de alguma relação, mais do que com os extrovertidos que tudo começava intenso e morria uma semana depois.

  • @c3016
    @c3016 3 ปีที่แล้ว

    com certeza acho que os anos de bullying e repressão familiar contribuiram demais pra eu me desenvolver como pessoa exageradamente tímida

  • @pedrovanbrunk8340
    @pedrovanbrunk8340 3 ปีที่แล้ว +3

    Eu sou bem tímido e inseguro, dizem que sou fofo, mas acho que é pq sou tímido e meio desengonçado, e não consigo me ver em rolês de baladas e tals. Sempre fui mais reservado, prefiro ir a bons restaurantes, ao teatro, ao parque, natureza, sair com amigos mais próximos, etc.. e isso faz com que eu me sinta deslocado na comunidade e só tenha amigos héteros, eu queria muito ter amigos gays, mas parece que é difícil fazer amizade pq geralmente se tem segundas intenções no que já vivi até hoje. Enfim, acabo focando nos meus sonhos e pessoas que amo pq relacionamento e amigos gays está difícil 😕🙈

    • @rodrigosantosmartines63
      @rodrigosantosmartines63 3 ปีที่แล้ว

      Olha, sinceramente eu me sinto bastante assim também, tendo dificuldade pra fazer amigos tbm gays. Se quiser, meu insta é @rodrigo.s.martines (só n garanto q eu vá ver na hora pq às vezes me obrigo a ficar off kkkkkm)

  • @JohnDDavey
    @JohnDDavey 3 ปีที่แล้ว

    Eu me considero tímido também, só puxo assunto com algum desconhecido se o primeiro contato partir do outro, fica aquele receio de ser ignorado e em muitos casos depois que essa barreira é quebrada acabo descobrindo que a outra parte ficava com receio da interação comigo por me achar muito sério ou até mesmo metido 😅. Na sua fala no vídeo sobre às interações na internet, considero também uma ótima ferramenta para burlar essa barreira do primeiro contato. Com relação aos realitys só vejo mesmo o BBB, estou na torcida pelo Camila, Gil e Juliete.

  • @paulovictoraldeia8007
    @paulovictoraldeia8007 3 ปีที่แล้ว

    Que vídeo fofo!
    Marcel, sobre o João ser chamado de planta, eu vou além: quando foram anunciados os participantes, vi uma quantidade considerável de pessoas no twitter decretando que ele ia ser a planta da edição e dizendo coisas como "Parece que vai ser um Victor Hugo 2.0 (Victor Hugo era participante do BBB anterior que foi visto como inconveniente/inútil e que - provavelmente nao por coincidencia - também não era padrãozinho)".
    Bom, de fato o João era mais tímido no começo, mas achei muito injusto empurrarem pra ele o papel de planta antes mesmo de entrar no reality! Esse foi um BBB de julgamentos muito rápidos e de mudar de opinião constantemente (justamente por escolher julgar muito rápido)
    Também levo em consideração que no inicio as opiniões eram muito unânimes: joão é planta, lumena é vilã, sarah é sensata... eu não encontrava ninguém com opinião diferente e ficava me perguntando se isso não se deve ao que é escolhido mostrar, porque apesar de todo mundo ter as mesmas 24 horas lá dentro, só alguns participantes conseguiam mais destaque nos grupos de telegram, nas duas cameras do payper view e principalmente nos instagram de fofoca que ficam comentando bbb e formando essas opiniões unânimes.

  • @DanilloSantino
    @DanilloSantino 3 ปีที่แล้ว

    A contraponto as vezes as pessoas são tão raivosa ou tão debochado justamente como mecanismo de defesa, essa personalidade muitas vezes não ajuda muito, só prejudica. Estou torcendo para o João simmm e no RPDR para Symone

  • @guilhermemachado255
    @guilhermemachado255 3 ปีที่แล้ว +2

    Adorei o vídeo! Aliás comecei a te acompanhar no TH-cam quando vi um vídeo seu "Como curar sua timidez" no canal da Mundo Estranho. Fiquei muito feliz por ver um vídeo com uma mensagem positiva para gays nerd tímidos !
    Sou introvertido e também tímido, e sinto que é bem comum pessoas extrovertidas tentarem me pressionar a ser extrovertido e falar mais, só que isso é bem difícil pra mim.
    Então antes eu costumava me achar inferior aos outros por não estar nesse "padrao" extrovertido. E acho que pode ter um pouco de influência da repressão dentro da minha família.

    • @GayNerd
      @GayNerd  3 ปีที่แล้ว +1

      Olha só! Um seguidor de longa data!!!! SUUUUUPER obrigado por estar aqui comigo há tanto tempo. (E que bom que aquele vídeo foi útil!). Sim, esses dois sentimentos que você relatou são comuns: o de inferioridade e o de repressão familiar. Espero que você já esteja conseguindo superá-los! Beijos!

  • @guilherme_moraes
    @guilherme_moraes 3 ปีที่แล้ว

    Relativo ao BBB21 estou torcendo pelo João. Ele é professor e provavelmente o mais vulnerável financeiramente dentre os que ainda restam. Sei que o prêmio não é pra fazer justiça social, mas, todos os outros participantes terão oportunidades de faturar com redes sociais, outras publis e o Gil, acredito que irá para os Estados Unidos fazer doutorado sanduíche lá.
    Quanto a Drag Race, minha torcida está entre Gottmik e Rosé (mais para a Rosé pra ela esfregar essa vitória na cara do "time das vencedoras"). Mas se a Symone ganhar não vou achar ruim. A Kandy eu não entendo o que está fazendo entre as quatro finalistas, esse lugar era da Denali.
    Falando em Drag Race, ia adorar ver um vídeo aqui no canal sobre o reality. Quando a RuPaula chegou na TV com as drags praticamente tudo era mato. O show deu uma visibilidade muito grande para gente muito talentosa, além de ser uma mescla de vários elementos da cultura queer. Fica a sugestão. :)

  • @NandoHAC
    @NandoHAC 3 ปีที่แล้ว

    Apesar do BBB já ser da Juliette, a minha torcida é total para o João e a Camila.
    Já no Drag Race minha torcida é pra Symone e Tamisha como miss congeniality.
    Parabéns, eu adorei o vídeo foi o primeiro do seu canal que eu assisti, ganhou um inscrito. 😉

  • @xXxinuboyxXx
    @xXxinuboyxXx 3 ปีที่แล้ว

    Meu video chegou! Ah! É muito difícil ser gay e nerd e tímido e introvertido.

  • @RaioSocial
    @RaioSocial 3 ปีที่แล้ว

    Eu sou uma mistura de timidez, complexo de inferioridade, baixa autoestima e revolta.

  • @LucasSousa-xj1ee
    @LucasSousa-xj1ee 3 ปีที่แล้ว

    Eu sou tímido e simpático. Me dou bem com 97 % das pessoas que eu conheço mais só 10% puxa papo comigo. De assunto mais sério , sobre a vida. Uma conversa bem Boa.
    Eu ódio ser tímido em site de relacionamento. Como puxar assunto sem parecer que vc trabalha no IBGE . Eu acabo ficando desanimado em ter alguma relação com alguém. Aí à criatura acaba de nem dá uma chance.

  • @robertoligiero1082
    @robertoligiero1082 3 ปีที่แล้ว

    Bom dia Marcel.......ser tímido é ser precavido....é ser introvertido......é observar o mundo nos seus mínimos detalhes......é complicado ao gay demonstrar quem realmente é.......a pressão social é muito forte!......nos leva à uma bipariedade de tudo......será que posso?.....será que não posso?.....o que eles vão pensar?......será que vou me prejudicar?......será que posso perder meu emprego?.....É muito complicado.....o importante é termos consciência daquilo que realmente queremos.....e aos poucos.....encontrarmos o caminho para uma vivência mais harmoniosa e aconchegante, ...talvez com parceiro verdadeiro e afetuoso!!!......Marcel.....ter gosto.......beijão!!!

  • @alexandregoncalves6416
    @alexandregoncalves6416 3 ปีที่แล้ว

    Eu sou super tímido e isso atrapalhou muito a .unha vida, até mesmo profissional. Mas melhorei muito quando fui trabalhar como barmen em uma casa noturna que eu tinha que falar alto para poder ser ouvido e estar na linha de frente quando a coisa ficava feia,seja casa lotada ou cliente que se achava. Mas sim ainda sou tímido principalmente quando estou em um ambiente que há pessoas desconhecidas

  • @heliofernandomoreno6512
    @heliofernandomoreno6512 3 ปีที่แล้ว +1

    Que canal da hora!!! Explorando os comportamentos e fazendo esse trabalho mais democrático.