Eu viajo todo ano pra Argentina, a capital é um museu a céu aberto. Linda, um espetáculo, mas da pra perceber que Buenos Aires explodiu em um determinado período e depois estagnou, tem os diversos problemas semelhantes aos das grandes cidades brasileiras, mas ainda ostenta charme e glamour de tempos atrás. Vale muito a visita ao país!
Estagnou quando quando a Argentina começou a sofrer vários golpes de estado, isso destruiu a Argentina e Peron com seu populismo e estatismo terminou de enterrar o País!
Este fenômeno não é privilégio da Argentina. Nós vivemos no continente das oportunidades perdidas. (Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, Cuba, Haiti, México estre outros) Se estudarmos a história destes países veremos que todos perderam oportunidades de ser protagonistas no mundo devido a escolhas erradas de seus habitantes.
Instabilidade econômica, revoluções e golpes afetaram muito os países da região e mesmo os períodos democráticos da região foram marcados por corrupção e polarização política. Não tem como um país prosperar se o povo não sabe nem como deve se governar ou pior como está sendo governado.
@@cristianfestinalli7523 Até concordaria com o enunciado. O agravante é que em nossa américa latrina: 1. Somos obrigados a votar; 2. Somos obrigados e coagidos em escolher entre cocô e xixi; 3. Federativismo e democracia são palavras bonitas pra botar na bandeira. Igual Comunismo, só funciona no livro; 4. Seguimos sempre culpando alguém ou entidade. Conforme dito lá em cima, não me surpreendo se a bola da vez, novamente será os EUA como culpado até da seca que rola lá na Argentina.
@@Solek95 Exatamente. Foi por causa disso inclusive que a Bolívia perdeu acesso ao Pacífico, vide Porto de Anfofagasta. Em suma: Bolívia fez acordo com Peru e botou eles numa fria, envolvendo-se em guerra contra o Chile. As duas nações saíram perdendo. Peru perdeu territórios e Bolívia desde então, só tem Marinha nas Forças Armadas, mas não tem acesso ao mar.
A economia do Chile tava dando certo porque nos últimos 10 anos pra cá vem adotando políticas um pouco mais liberais com menos estado e mais mercado. Teve uma queda com o Gabriel Boric que é esquerdista e a economia do Chile já teve um piorar significativa.
E o Brasil tava dando certo ✔️ 6⁰ economia mundial, aí teve interrupção , por uma tál extrema direita, uns traidores da pátria um vampiro temer e um 🤡palhaço bozo que afundou o Brasil, mas graças a Deus tomos voltando ao cenário mundial 🙏🙏🙏
Riqueza pra alguns.. Quem é pobre lá não tem acesso básico a educação e saúde. Por isso q tavam quebrando o país. Estive lá ano passado e era caos toda semana.
Para resumir, o país se tornou um país agrícola que não se focou em indústria e tecnologia. Os fazendeiros sempre foram poderosos e condenaram a Argentina a ser um exportador de commodities, é o mesmo mal do Brasil.
Na decada 60, 1960, coreia do sul era um dos paises mais pobres do mundo. Ela escolheu o caminho do capitalismo, onde a coreia do norte ficou com o socialismo/comunismo. Agora a coreia do sul é um dos paises mais avançados do mundo. A argentina escolheu o caminho do socialismo/comunismo.
Houve um período na Argentina que num espaço de pouco mais de um ano, o país teve mais de 3 presidentes (na época de Fernando De La Rúa). Depois de Afonsin, o primeiro depois da ditadura militar que implatou a "guerra suja" (os militares argentinos mataram mais pessoas que a ditadura brasileira, em menos tempo), veio Menem, e depois veio uma sucessão de governos fracos, com raros momentos de prosperidade (o plano econômico da Argentia inspirou o Plano Real). Depois só ladeira abaixo. Com governos instáveis como pensar em investimentos? Quem é louco de por dinheiro onde de uma hora para outra podem lhe tomar tudo?
@@youtuberoficial Folha de São Paulo de 21 de dezembro de 2001 a 01 de janeiro de 2002 (Argentina teve 5 presidentes em 12 dias). BBC News de 01/04/2023, matéria sobre a âncora cambial na Argentina em 1991. O Brasil adotou método econômico em 1994 com o Plano Real.
A FORD preferiu a Argentina ao Brasil. Várias outras montadoras mantém suas operações na Argentina, que bem ou mal ainda tem um povo com renda média superior ao brasileiro... O bicho lá tá feio, em relação ao que eles tinham, mas o que eles têm não é pior do que o que sempre tivemos historicamente aqui no BR...
Reduzir desemprego, taxa de pobreza e ampla intervenção estatal no governo Kirchner... Qualquer semelhança com o petismo não é mera coincidência... Aliás, antigamente se falava que entre Argentina e Brasil havia o "efeito Orloff" (eu sou você amanhã), em referência a um comercial de vodka famosos nos anos 80 e começo dos 90...
Pare de divulgar mentiras. Não tem nenhuma semelhança. Em 2005, o governo petista quitou a dívida que o Brasil tinha com o FMI, converteu toda a dívida externa em dívida interna(=em Real) e fez uma reserva no Banco Central mais de 300 milhões de dólares.
Na realidade, o modelo econômico da Argentina nunca foi sustentável, porque muito baseado na agricultura, dependente dessas exportações, e concentrador de rendas e de terras nas mãos de poucos.
@@eltonoliveira5823mesmo Brasil sendo predominante agrário, ainda conseguiu diversificar a economia e construir uma base industrial às custas de uma intensa oposição dos conservadores, mas estamos em acelerado processo de desindustrialização
@@Monikadoki756 não comparada a Botswana, pois África do Sul pode ser bem industrializada mais sofre muito com desigualdade social, já Botswana tem uma qualidade de vida muito melhor que África do Sul, tendo um dos melhores idh atualmente
@@oNEGAO Botswana não serve de exemplo. Se falamos do Uruguai ser pequeno, tendo 3,5 milhões de habitantes, Botswana tem apenas 2 milhões numa área 4x maior, sendo superior à área da França, maior país da Europa Ocidental! É ainda mais bizarro que comparar com um país insular... Ainda assim seu IDH consegue ser menor que o da Venezuela, com PIB per capita bem inferior ao brasileiro, 20% da população infectada com HIV e expectativa média de vida de 65 anos, contra 76 do Brasil...
A maioria dos países da América do Sul tem muito potencial, mas parece que a maioria está condenado a viver na miséria ou então serem mais ou menos, tipo Chile ou Uruguai.
@@AnimeStarsYT Em comparação com outros países dessa região e até mesmo com o próprio Brasil eles são melhorizinhos no aspecto qualidade de vida, porém estão longe de serem potências.
Mas o Chile não tem acesso básico a saúde e educação. Os pobres lá são abandinados, por isso tavam quebrando o país. Já Uruguai não sei como são os serviços
@@ArielWittmann Mas mesmo assim é o país que tem o maior IDH da América do Sul, todo país latino-americano tem defeitos, alguns mais que os outros, por isso falei que parece que os países dessa região estão condenados a serem miseráveis ou então mais ou menos como o Chile ou Uruguai
O problema da Argentina é o mesmo de todos os países que acabam quebrando: seu governo não cabe no PIB. Uma combinação de políticas fiscal e monetária austeras e responsáveis, além de medidas de liberalização da economia colocaria o país nos trilhos novamente. Mas isso seria altamente impopular e duvido que seria politicamente viável.
@@oNEGAO Vai melhorar cara, leva algumas décadas, começou agora esse gosto em ser patriota, isso só deveria ser mais trabalhado nas escolas, coisa que o próprio estado não o faz, por saber que a ferramenta mais poderosa de uma sociedade é a Educação e Alfabetizados...
Ainda assim eles mantem um pib per capita maior que o brasileiro. Possuem melhor educação e saúde. Possuem uma população mais instruída, possui territorio rico, possui bons centros de pesquisa. Se eles quiserem, eles chegam mais rápido ao primeiro mundo que o Brasil.
@@AnimeStarsYT Foi isso que você entendeu assistindo o vídeo? Pois você é bem LERDA VIU? TE aconselho a prestar mais atenção no vídeo e tirar melhores conclusões pois tá muito ruim a sua interpretação 😂
A "tábua da salvação" para a Argentina chegou em 30 de outubro de 2022, aqui no Brasil. Logo o NO$$O BNDE$ vai começar a fazer aquele barulhinho de caixa registradora para eles. Se realmente vai salvar os argentinos eu não sei, mas que todos vamos juntos para o buraco, isso é uma certeza absoluta.
Instabilidade econômica, revoluções e golpes afetaram muito os países da região e mesmo os períodos democráticos da região foram marcados por corrupção e polarização política. Não tem como um país prosperar se o povo não sabe nem como deve se governar ou pior como está sendo governado.
gostaria de dar um feedback: tem como colocar legendas? tanto em português par surdos quanto de outro idioma para que outras pessoas do exterior possam conhecer o canal!
O vídeo esqueceu de mencionar a Guerra das Malvinas. Uma desastrosa estratégia militar que consumiu muitas riquezas do país, além de vidas humanas. Guerras custam caro para qualquer país, principalmente para aqueles que já estão quebrados. Argentina, Brasil e Venezuela são os mais militarizados da América do Sul. Gastam demais para manter uma força de reserva, com todos os privilégios, num continente cujos conflitos territoriais são pequenos. Esses países gastam com forças militares de forma semelhante à Africa e ao Oriente Médio. Ou seja, boa parte das riquezas do país vai para manter uma força bélica que não se justifica.
exato ulissesreis4761, essa guerra das Malvinas foi uma experiência mais lunática que eu já vi, eles fizeram uma guerra injustificável justamente com quem poderia ter lhes ajudado principalmente na parte financeira que foi a Inglaterra.
Não sei se vc sabe, mas os estados unidos já tentaram invadir o Brasil, mas graças os militares eles não conseguiram. Se vc ainda tem alguma dúvida do "por que investir em defesa?" Taí a resposta.
Mais da metade do orçamento militar é para pagar salários altíssimos de oficiais e pensões astronômicas,por isso acredito que um exército não regular tipo o suíço seria uma opção para cortar um pouco dos gastos.
Depois da humilhante derrota nas Malvinas, as forças armadas da Argentina nunca mais se recuperaram como eram antes da guerra! Hoje estão com armamento ultrapassado e sucateado e militarmente atrás até da Colômbia e Peru, como mostraram em outro vídeo!
Acho engraçado isso: todos falam que a Argentina está mal, mas os seus índices sociais (IDH, PIB per capita, taxa de analfabetismo, etc.) ainda são bem superiores aos do Brasil.
Esqueceram de citar a Guerra das Malvinas, durante o período de ditadura na Argentina. Esse episódio prejudicou duramente a economia deles, e a Argentina sofre algumas sanções até hoje por parte do Reino Unido. Também esqueceu de citar os liberais Carlos Menen, Fernando de la Rua, e Maurício Macri l, e eles fizeram na Argentina. Como eles pegaram o país e como eles entregaram o país.
@FilipeRicardo E vc esqueceu de falar da esquerdalha populista que também ajudou afundar a Argentina! Hoje um Estado gordo, inchado, um monte de leis que só atrapalham aqueles que querem produzir no país e uma máquina eficiente de imprimir dinheiro! Culpa da esquerda também. Muito bonitinho da sua parte que culpa ditadura, os liberais e esquece da esquerda no país kkkk
@@pedropereira-sk5ve essa guerra causou um prejuízo gigantesco, pois além de perder parceiros comerciais importantes, a derrota gerou uma crise econômica, política e social interna, que culminou na queda do regime militar, e essa também foi a época em que a Argentina se endividou absurdamente. Eu colocaria uns 50% da culpa, fácil.
Fiquem tranquilos, a partir de novembro de de 2023 iremos chegar no nível argentino, mas será lento, pois antes disso haverá um "voo de galinha da economia", pois o atual governo forçará a redução dos juros e irá aumentar os gastos públicos até a estratosfera.
O Vídeo deixa claro que a decadencia da Argentina iniciou-se a partir de 1930, quando começou o movimento que resultou na ditadura militar de Juan Domingo Peron e cujo regime foi se perpetuando até os dias atuais, tendo atingindo seu auge com a guerra das Malvinas em 1982. Porem o peronismo continua sendo idolatrado pelos argentinos.
@@luciorezendebr é um conjunto de fatores, eu concordo que precisa de cidadãos e eleitores inteligentes e conscientes isso você está certo mas tem também a questão o que ou quem os partidos oferecem para nós escolhermos ou votarmos? É interessante isso porque nós apontamos o dedo pra todo lado mas se a gente tiver a oportunidade e ocupar um cargo de poder e influência importante PASSA AQUELA VONTADEZINHA E AQUELE APERTO NA CABEÇA E NO CORAÇÃO "opa está na hora de aproveitar", a questão cultural da malandragem e da sacanagem é fortíssima no Brasil.
@@paulocast7054 Não generalize as coisas. Partidos sempre oferecem candidatos ; candidatos de todos os tipos, a desgraça maior é sempre o povão escolher os piores entre os piores. Um exemplo claro da última eleição presidencial: Bolsonaro e Lula desde do início lideravam as pesquisas, comprovadamente os dois piores por suas gestões passadas. Ainda bem que ganhou o menos pior, foi um milagre. Lembra de uma coisa: é fácil culpar políticos, mas não se esqueça que quem os elegeu tem a culpa e a responsabilidade maior. Mas país de povo ignorante e pouco cidadão é sempre assim, todos reclamam dos políticos mas ninguém tem razão, os culpados quer queira quer não são os eleitores que os elegeram.
@@luciorezendebr eu não generalizei de forma alguma, leia de novo com calma A QUESTÃO AI É UMA REFORMA POLÍTICA situação essa que vai ser difícil de acontecer ou vai levar algumas décadas não se incomode com que eu digitei É APENAS UMA QUESTÃO CULTURAL que eu também tenho comigo eu também me incluo nesse sentido.
@@paulocast7054 Uma reforma política com partidos fortes seria fundamental. Ajudaria o eleitor a escolher o partido, não diretamente os políticos. Saberia assim dizer se o partido A ou o partido B é conveniente ou não. Mas enquanto não temos isso a boa escolha do eleitor é fundamental nesse ou aquele político. O eleitor é sempre supremo e o maior responsável pela sua escolha, o resto é pura consequência.
Lembrando que na década de 90 o Brasil também sofreu com a hiperinflação e agora está bem. Ou eles adotam o real, ou correm para o dolar e não precisam mais se preocupar com a moeda e depois ajusta o país.
O que mais pesou a Argentina foi crescimento demografico para um pais tão grande sua população pode ser chamada de pequena alem de ser um pais como brasil virado para o Atlantico..
O país prosperou por ter sido economicamente liberal no século 19. E degringolou quando virou protecionista e estatista, especialmente com a desgraça do peronismo.
O problema da Argentina é o mesmo do Brasil e do resto da América Latina: não desenvolveu indústria. Todos os países ricos do mundo possuem PIB industrial per capita alto, o que nunca aconteceu na América Latina. A Argentina viveu alguns tempos de bonannça graças a commodities. Foi a mesma coisa com a Venezuela. Mas nenhum desses dois países nunca foram ricos de vdd. A América Latina não desenvolveu indústria exatamente pq as elites portuguesas e espanholas só se interessavam em explorar recursos naturais. Já países do norte da Europa e da América do Norte não tinham recursos naturais a explorar, assim, se voltaram para a indústria, que é onde há realmente geração de riqueza com distribuição de renda.
Nesse ponto você está enganado, a indústria não é o único fator determinante para que um país cresça economicamente, por exemplo, o México é um país que tem um setor industrial forte, mas ainda enfrenta problemas de pobreza, violência, corrupção e desigualdade social. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,779, muito próximo do Brasil, que é de 0,765. A Argentina, por sua vez, não dependeu apenas das commodities para se desenvolver. Ela teve um processo de industrialização no início do século XX, que foi interrompido pela crise de 1929 e pelas políticas populistas e intervencionistas de Juan Domingo Perón, que assumiu a presidência em 1946. Segundo o documentário “Argentina: A Century of Decline”, ela tinha cerca de 45 mil indústrias em 1914, mas perdeu competitividade e produtividade ao longo das décadas seguintes. Portanto, a culpa pela situação atual da Argentina não pode ser atribuída aos seus colonizadores espanhóis, pois eles se tornaram independentes há quase 200 anos. Devemos culpar os argentinos que têm uma parcela de responsabilidade pelo seu destino, pois eles continuam elegendo governos peronistas, que mantêm um modelo econômico insustentável e ineficiente.
@@alexandre4193 Nem Argentina, Nem México, nem Chile, mt menos Brasil, NUNCA tiveram indústria nacional competindo mundialmente em setores de média e alta complexidade econômica. No máximo, exportaram calçados, roupas, etc. Ao contrário de TODOS os países ricos, inclusive os grandes exportadores de commodities, como a Austrália. Nas últimas décadas, aparceram nessa lista de economias sofisticadas a Coreia do Sul e a China. Isso tem explicação: as elitizinhas de merda na América Latina, que trazem no sangue a aptidão para explorar commodities, mão-de-obra escrava e rentismo. Empreender na indústria para competir mundialmente? Isso sempre deu calafrios nas elites latinoamericanas. Qual a solução para isso?? Trazer de volta o Estado forte na economia no Brasil, enterrando de vez a agenda liberal fracassada de Estado Mínimo que já dura mais de 30 anos de atraso e projeta outros 30 de mais atraso ainda.
Os índios de Florianópolis eram Carijós e não usavam prata, e a origem do nome Argentina, vem de Argentun, que é prata em latim, não em espanhol. E um plus, a pronúncia correta é Charrúa e não Charruá.
Menos estatal o povo fica rico mas o problema é q o governo vende as estatal pro os empresários estrangeiros em vez de vender as estatal po empresários nacionais.
Os países de Terceiro Mundo não investem na indústria, pesquisa, como também na educação. Esse é o problema ?
ปีที่แล้ว
Esta é a explicação que um brasileiro, chamado João Soares, que morou na Argentina por muitos anos, deu pela situação da Argentina. Espero que ele não se importe por eu ter repostado o seu texto: Só encontrei esse vídeo agora. Sei que tem um monte de especialista de internet por aqui, mas vou tecer meu comentário com base em quem viveu por anos na Argentina (e ainda estou por aqui). O país está quebrado e sucateado e, não é pela política da esquerda e nem da direita. O problema aqui começou há muito tempo, era uma bomba relógio. Quando eles eram ricos, houve um aumento do custo do governo por diversos motivos, chegando a ficar insustentável para a economia bancar os luxos e programas custeados pelo governo. A coisa ficou tão cultural, de que o governo custea tanta coisa, que hoje candidato nenhum vence por aqui se não houver um discurso populista (e não, não é só um dos lados que faz isso, é a direita e a esquerda!). Pra ajudar, o argentino sonega impostos. Já ouviu falar sobre câmbio blue? Sobre só aceitar em "efectivo"? Pois é, todo esforço se faz para não pagar impostos, o que dificulta a recuperação da economia. Soma isso com a "fiaca", como chamam aqui na província de Buenos Aires, onde a maioria das pessoas fazem tudo de qualquer jeito, prestando péssimos serviços, produzindo péssimos produtos, o que deixa a competição de mercado extremamente desbalanceada para produtos importados. Ah, sobre isso, não há tantos parceiros comerciais quanto no Brasil, não há variedade de produtos e marcas. A saúde é absurdamente precária, com equipamentos ultrapassados, e a higiene que não é um ponto forte dos argentinos se soma a falta de higiene nos hospitais. Os médicos? Já falei acima da "fiaca". Um serviço péssimo, não importa o quanto pague na consulta. A educação anda cada vez pior com o modelo pedagógico adotado por aqui, onde o aluno aprende lendo em casa(basicamente não há aulas como conhecemos, senão, um plantão de dúvidas ministrado de maneira horrível, como os demais serviços). Hoje a população se alimenta de alimentos podres. Não, não estou exagerando. Com a economia interna dessa maneira, os produtores preferem exportar do que colocar em circulação interna e, o que sobra, são produtos mofados e podres (mesmo). Eles se dão conta disso tudo? Talvez sim, mas nunca vão admitir, pois estão ocupados demais exercendo a arrogância porteña e discriminando outras etnias. Essa é a minha visão de quem passou anos por aqui e de quem está voltando pro Brasil .João Soares.
*O problema da República da Argentina não se resume apenas a seus Chefes de Estado, mas também a mentalidade da população. Se notarmos bem, grande parte da população não almeja algo mais do que mero "Pão Na Mesa" e Populismo. Não estão afim de se sacrificar em pró de sua nação e de próximas gerações a ponto de fazer suas famílias possuirem qualidade de vida dígna de países desenvolvidos. Qualquer país que é atualmente desenvolvido não chegou a este ponto sem se sacrificar e aprender a dar valor para pontos importantes que levam ao desenvolvimento. Isso se aplica a Brazil, Peru, e demais nações cujo as características são as mesmas.*
Bom resumo histórico. O locutor precisa estudar melhor as pronúncias. Parece texto lido por robô, cheio de erros. Faltou tocar no foco do problema: A Argentina sofre por escolhas mal feitas de suas elites financeiras que deixaram de investir na indústria e passaram a lucrar muito mais com ações de commodities. Criar gado gera pouco emprego e esta atividade primária altamente lucrativa no mercado de exportação, gera riquezas para bem poucos. A Argentina concentrou sua economia neste setor quase que exclusivamente. E quebrou! As flutuações de preço internacional da carne são parecidas com as do petróleo que empobreceram a Venezuela.
A Argentina só chegou a ser um país rico no final do século XIX devido a Guerra do Paraguai; enquanto o Brasil assumiu as despesas, a Argentina se aproveitou das benesses.
Os países sul-americanos são impedidos de crescer, os globalistas não querem esses povos ricos. Eu queria passar uma mensagem para os brasileiros. Não deixe de lutar pelo nosso país, somos fortes, ainda podemos ser uma grande potência...🇧🇷💪
Gostei do seu canal posso te sugerir um tema , porque os gregos antigos não poderiam derrotar os soldados romanos apesar de terem derrotado o império persa 🤔
A crise que ela teve se deve desde 1929, o Ciclo da carne e trigo que eles tiveram foi em vão, até onde não se sabe a respeito da complexidade que a crise teve,... Mas a constituição liberal que eles tiveram meio que foi trocada no governo do nosso coleguinha parecido de Vargas, o Perón.
@@birolaPássaro234A crise de 29 foi por causa da Grande Depressão na América, e isso quebrou todos os países o que quebrou a Argentina foi um governo de não de direita e o Vargas, não tinha nada haver com peron tanto que enquanto o Brasil tava crescendo a Argentina estava Falindo sobre o governo dele era claramente Nazi-facista.
@@birolaPássaro234fascismo é de esquerda amigo assim cm sociais democratas também,esquerda não se resume a comunista assim cm direita não se resume a capitalista,na vdd o capitalismo não é sequer uma visão política,mas econômica,o q podemos chamar de direita é o estado liberal,q apesar do nome é o q define um país ser de direita ou não,a direita é a favor das liberdades individuais do ser humano frente ao estado,por isso livre capital está ligado a ela,assim cm democracia,já a esquerda é o q conhecemos como socialismo,aonde o estado controla a sociedade totalmente ou parcialmente e suprimi os direitos individuais dos cidadãos cm prega o socialismo por exemplo,q acredita q o estado deve controlar tudo e todos,os bens e os meios de produção,o social democrata é o q acredita q o estado deve controlar parcialmente a sociedade e q o socialismo deve ser implementado de forma gradual não por meio revolucionário,seria um socialista moderado,já o nacional-socialista apelidado de fascista,por conta do símbolo q o mussolini punha sobre o seu partido nacional-socialista,o faccio,ele prega q o socialismo deve estar alicerçado em valores nacionalista,por isso o nome nacional-socialista,ele prega q o estado deve ser forte e centralizado e repudia as liberdades individuais do cidadão,ele prega q o patriota até poderia ter propriedade privada,mas está sob o controle indireto do estado,exemplo cm hitler e mussolini e putin mantém os magnatas sob controle,e tem o q conhecemos como comunista,q acredita q o socialismo deve ser imposto por meio radical,revolucionário,e q o estado deve suprir não parcialmente como o fascista acredita,nem gradualmente cm o social democrata acredita,mas o estado de suprimir totalmente e imediatamente o seu cidadão,pois o mesmo devoto desta crença acredita q somente se o estado controlar tudo e todos e implementar o sonho socialista ele poderá de uma hora pra outra dar a eles o comunismo,q seria a igualdade total entre as pessoas,eles só esqueceram de lembrar q os membros do partidos se tornam a nova burguesia e o estado totalitário nunca abriria mão de livre e espontânea vontade e devolveria a liberdade ao cidadão após tomar dela toda a liberdade,só olhar a união soviética q mesmo ficando 74 anos no regime socialista abrupto jamais levou sua população ao comunismo,aí q está a pegadinha de marx,quem já leu o manifesto dele sabe q tanto a social-democracia,o nacional-socialismo,e o comunismo são ambas as 3 parte do socialismo e são 3 vertentes diferentes para implementar ele,pois se alguém tem uma visão moderadora,ele poderia optar pelo social-democrata,se alguém tem uma visão patriótica,ele poderia optar pelo nacional-socialismo,e se alguém tem uma vertente revolucionaria ele optaria pelo comunismo,mas em ambas as 3 o objetivo é concluído somente com a instalação do socialismo,q é o estado controlando todos os meios de produção e bens e pessoas tudo é todos,um estado totalitário,seja ele qual for,é o q define um governo ser de esquerda,e um aonde há liberdades individuais garantidas direita
Es porque los argentinos llegaran de barco y los brasileños veniran de la selva. Durante a guerra das Malvinas, o ministro do exterior saiu-se com um sonoro: somos brancos e cristãos. Não sei com que intenção.
Com essa crise toda, miseria generalizada, economia no fundo do poço, a prepotência, a arrogancia e o nariz empinado continuam sendo a marca registrada desse pais falido, nem de graça piso nesse lugar.
Com base no vídeo, fica evidente que o grande ponto de desequilíbrio social e econômico do país teve inicio em 1930, com o dedo - quem diria, dos militares -, depois foi uma sucessão de desencontros que jamais fez com que a Argentina se recuperasse plenamente. Mas é importante considerar que mesmo com esses sucessivos "golpes" ao longo de sua trajetória no século XX, o IDH argentino sempre figurou entre os melhores da América Latina até hoje. Infelizmente vocês pouparam o governo Macri descaradamente, mas eu complemento o vídeo então com uma contribuição resumida: Suas promessas de "pobreza zero" na campanha de 2015 jamais se concretização. Medidas ineficazes e impopulares resultaram em mais inflação, salários estagnados, greves, protestos e recessão técnica em 2018. Em 2019 aumentou a divida externa argentina com novo empréstimo ao FMI de 50 bilhões de dólares (meses depois essa dívida aumentou ainda mais), o que levou a renuncia do presidente do BC do país e que serviu também para comprovar o fracasso do governo. Por pouco não saiu do Mercosul. Entregou para seu sucessor um país em recessão, com uma dívida externa ainda maior, com um número crescentes de argentinos vivendo abaixo da linha de pobreza e altos níveis de desemprego.
Eu viajo todo ano pra Argentina, a capital é um museu a céu aberto. Linda, um espetáculo, mas da pra perceber que Buenos Aires explodiu em um determinado período e depois estagnou, tem os diversos problemas semelhantes aos das grandes cidades brasileiras, mas ainda ostenta charme e glamour de tempos atrás. Vale muito a visita ao país!
Estagnou quando quando a Argentina começou a sofrer vários golpes de estado, isso destruiu a Argentina e Peron com seu populismo e estatismo terminou de enterrar o País!
Não gasto um centavo com os racistas
@@ernandodias5381uma coisa não tem nada haver com a outra
Belo país, vale a pena ir. Há pessoas muito, muito hospitaleiras. Mas que o 'presidente da Zélia Duncan' é racista, um idiota e um desastre é.
@@andersonaguiar4344 disse alguma coisa monkei
Este fenômeno não é privilégio da Argentina.
Nós vivemos no continente das oportunidades perdidas.
(Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, Cuba, Haiti, México estre outros)
Se estudarmos a história destes países veremos que todos perderam oportunidades de ser protagonistas no mundo devido a escolhas erradas de seus habitantes.
É um privilégio sim.
Instabilidade econômica, revoluções e golpes afetaram muito os países da região e mesmo os períodos democráticos da região foram marcados por corrupção e polarização política. Não tem como um país prosperar se o povo não sabe nem como deve se governar ou pior como está sendo governado.
@@JDMjapan732Ele fez isso por saber que nos envolveria em uma guerra com os "libertadores".
@@cristianfestinalli7523 Até concordaria com o enunciado. O agravante é que em nossa américa latrina: 1. Somos obrigados a votar; 2. Somos obrigados e coagidos em escolher entre cocô e xixi; 3. Federativismo e democracia são palavras bonitas pra botar na bandeira. Igual Comunismo, só funciona no livro; 4. Seguimos sempre culpando alguém ou entidade. Conforme dito lá em cima, não me surpreendo se a bola da vez, novamente será os EUA como culpado até da seca que rola lá na Argentina.
@@Solek95 Exatamente. Foi por causa disso inclusive que a Bolívia perdeu acesso ao Pacífico, vide Porto de Anfofagasta. Em suma: Bolívia fez acordo com Peru e botou eles numa fria, envolvendo-se em guerra contra o Chile. As duas nações saíram perdendo. Peru perdeu territórios e Bolívia desde então, só tem Marinha nas Forças Armadas, mas não tem acesso ao mar.
Faltou falar que durante a ditadura Argentina que terminou em 83 foi a época que mais se queimou dinheiro público, principalmente com a guerra.
A Guerra das Malvinas em 82 foi uma tacada para desviar a atenção da população pela crise econômica nos anos 70
Mesmo com alta inflação continua linda e com aspecto que já foi muito rica
Façam um vídeo sobre como foi formado o território do Chile e porquê sua economia tem crescido de forma acelerada nos últimos tempos.
Up
A economia do Chile tava dando certo porque nos últimos 10 anos pra cá vem adotando políticas um pouco mais liberais com menos estado e mais mercado. Teve uma queda com o Gabriel Boric que é esquerdista e a economia do Chile já teve um piorar significativa.
E o Brasil tava dando certo ✔️ 6⁰ economia mundial, aí teve interrupção , por uma tál extrema direita, uns traidores da pátria um vampiro temer e um 🤡palhaço bozo que afundou o Brasil, mas graças a Deus tomos voltando ao cenário mundial 🙏🙏🙏
mas o povo foi às ruas, lutar contra a miséria instalada, principalmente, contra a concentração de renda.
Riqueza pra alguns.. Quem é pobre lá não tem acesso básico a educação e saúde. Por isso q tavam quebrando o país. Estive lá ano passado e era caos toda semana.
Isso sempre acontece quando o povo faz más escolhas e lamentável e o Brasil também fez uma péssima escolha actualmente....coitados
O Brasil também fez uma péssima escolha quatro anos atrás. Coitado...
Para resumir, o país se tornou um país agrícola que não se focou em indústria e tecnologia. Os fazendeiros sempre foram poderosos e condenaram a Argentina a ser um exportador de commodities, é o mesmo mal do Brasil.
Na decada 60, 1960, coreia do sul era um dos paises mais pobres do mundo. Ela escolheu o caminho do capitalismo, onde a coreia do norte ficou com o socialismo/comunismo. Agora a coreia do sul é um dos paises mais avançados do mundo.
A argentina escolheu o caminho do socialismo/comunismo.
mas a China é comunista
Argentina comunista? Fixação e delírio puro
A China é comunista e é o segundo país mais rico do mundo para de acreditar em lorota liberal muleke!
@@2e2dijdihih12então qual motivo torna o sul e mais avançado?
E conta fatos não há argumentos, apenas malabarismo retórico, criatividade, fantasias e cegueira mesmo...
É lamentável que um país onde nasceu dois dos melhores jogadores esteja nessa situação
😎😎cara imagina que esses argentinos arrogantes filhos de um cão fora potencia, se acharem deuses
Houve um período na Argentina que num espaço de pouco mais de um ano, o país teve mais de 3 presidentes (na época de Fernando De La Rúa). Depois de Afonsin, o primeiro depois da ditadura militar que implatou a "guerra suja" (os militares argentinos mataram mais pessoas que a ditadura brasileira, em menos tempo), veio Menem, e depois veio uma sucessão de governos fracos, com raros momentos de prosperidade (o plano econômico da Argentia inspirou o Plano Real). Depois só ladeira abaixo. Com governos instáveis como pensar em investimentos? Quem é louco de por dinheiro onde de uma hora para outra podem lhe tomar tudo?
Fonte?
@@youtuberoficial Folha de São Paulo de 21 de dezembro de 2001 a 01 de janeiro de 2002 (Argentina teve 5 presidentes em 12 dias). BBC News de 01/04/2023, matéria sobre a âncora cambial na Argentina em 1991. O Brasil adotou método econômico em 1994 com o Plano Real.
O militares deixaram a Argentina arrasada.
Foi tudo culpa da ditadura
A FORD preferiu a Argentina ao Brasil. Várias outras montadoras mantém suas operações na Argentina, que bem ou mal ainda tem um povo com renda média superior ao brasileiro... O bicho lá tá feio, em relação ao que eles tinham, mas o que eles têm não é pior do que o que sempre tivemos historicamente aqui no BR...
Reduzir desemprego, taxa de pobreza e ampla intervenção estatal no governo Kirchner... Qualquer semelhança com o petismo não é mera coincidência... Aliás, antigamente se falava que entre Argentina e Brasil havia o "efeito Orloff" (eu sou você amanhã), em referência a um comercial de vodka famosos nos anos 80 e começo dos 90...
Pare de divulgar mentiras. Não tem nenhuma semelhança. Em 2005, o governo petista quitou a dívida que o Brasil tinha com o FMI, converteu toda a dívida externa em dívida interna(=em Real) e fez uma reserva no Banco Central mais de 300 milhões de dólares.
O povo esquece q o regime militar era muito intervencionista e que tinha uma inflação de três dígitos. Intervenção estatal é ruim de qualquer lado.
Interessante o vídeo. Parabéns pelo trabalho!!! 👏👏👏
Na realidade, o modelo econômico da Argentina nunca foi sustentável, porque muito baseado na agricultura, dependente dessas exportações, e concentrador de rendas e de terras nas mãos de poucos.
O mesmo que o Brasil hoje
@@eltonoliveira5823mesmo Brasil sendo predominante agrário, ainda conseguiu diversificar a economia e construir uma base industrial às custas de uma intensa oposição dos conservadores, mas estamos em acelerado processo de desindustrialização
12:47..isso faz parte do glamour deles, gastaram mais do que deviam
Gostei do vídeo! Uma curiosidade... será que foi só eu que achei a foto na Thumbnail do vídeo parecida com a foto do Seu Madruga do Chaves? 😂
Fala sobre Botswana, o pais africano que mais se desenvolve na africa, e que provavelmente será o primeiro pais desenvolvido da África
Se não me engano as Ilhas Maurício já são consideradas desenvolvidas. E ficam na África
@@ViniGiesch sim mais me refiro a pais Continental e não insular
Eu ainda acho que a África do Sul é mais desenvolvida
@@Monikadoki756 não comparada a Botswana, pois África do Sul pode ser bem industrializada mais sofre muito com desigualdade social, já Botswana tem uma qualidade de vida muito melhor que África do Sul, tendo um dos melhores idh atualmente
@@oNEGAO Botswana não serve de exemplo. Se falamos do Uruguai ser pequeno, tendo 3,5 milhões de habitantes, Botswana tem apenas 2 milhões numa área 4x maior, sendo superior à área da França, maior país da Europa Ocidental! É ainda mais bizarro que comparar com um país insular... Ainda assim seu IDH consegue ser menor que o da Venezuela, com PIB per capita bem inferior ao brasileiro, 20% da população infectada com HIV e expectativa média de vida de 65 anos, contra 76 do Brasil...
5:05 --- A Argentina tem esse nome porque "prata" em LATIM é ARGENTVM.
A maioria dos países da América do Sul tem muito potencial, mas parece que a maioria está condenado a viver na miséria ou então serem mais ou menos, tipo Chile ou Uruguai.
Oque q tem o Chile e o Uruguai?
@@AnimeStarsYT Em comparação com outros países dessa região e até mesmo com o próprio Brasil eles são melhorizinhos no aspecto qualidade de vida, porém estão longe de serem potências.
@@Z.Kimperium18Chile e Uruguai são praticamente países iguais ao restante. E Brasil tem mais poder bélico que eles.
Mas o Chile não tem acesso básico a saúde e educação. Os pobres lá são abandinados, por isso tavam quebrando o país. Já Uruguai não sei como são os serviços
@@ArielWittmann Mas mesmo assim é o país que tem o maior IDH da América do Sul, todo país latino-americano tem defeitos, alguns mais que os outros, por isso falei que parece que os países dessa região estão condenados a serem miseráveis ou então mais ou menos como o Chile ou Uruguai
Ótimo vídeo
👏👏👏
Como sempre mais um vídeo ótimo, desse jeito já já tem 100k (100 mil) inscritos ❤
Gratidão pelo seu carinho e apoio 🍎🧑🏫
👏👏👏
O problema da Argentina é o mesmo de todos os países que acabam quebrando: seu governo não cabe no PIB. Uma combinação de políticas fiscal e monetária austeras e responsáveis, além de medidas de liberalização da economia colocaria o país nos trilhos novamente. Mas isso seria altamente impopular e duvido que seria politicamente viável.
E triste ver um pais com tanto potencial em declínio
E sério que Argentina era tão Top no século 19 e 20.
A Venezuela os anos de glória foram nos anos 80
@@RafaelBonheursim, quase desenvolvida, o Brasil que é engraçado, não melhora e nem piora
@@oNEGAOBrasil melhorou sim!!!
@@tallesnattan8321 não de uma forma esplêndida como aconteceu no Japão ou em Botswana
@@oNEGAO Vai melhorar cara, leva algumas décadas, começou agora esse gosto em ser patriota, isso só deveria ser mais trabalhado nas escolas, coisa que o próprio estado não o faz, por saber que a ferramenta mais poderosa de uma sociedade é a Educação e Alfabetizados...
Excelente Vídeo.
👏👏👏
PORQUE O AMOR VENCEU POR LÁ 🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️
Assistiu o vídeo de olhos fechados?
Vc é um autêntico BOLSOMINION surdo e cego 🐂🐂🐂🐂
Kkkk
quem sabe o brasil se torna a 6ª economia mais fragil, para acompanhar los hermanos.
Ainda assim eles mantem um pib per capita maior que o brasileiro. Possuem melhor educação e saúde. Possuem uma população mais instruída, possui territorio rico, possui bons centros de pesquisa. Se eles quiserem, eles chegam mais rápido ao primeiro mundo que o Brasil.
A Argentina tem uma população muito escolarizada. Argentina e Venezuela 2 vizinhos arruinados
Culpa de seus políticos que são esquerdistas…
@@AnimeStarsYTnão e so o governo de esquerda e todo o governo deles, nem meta de inflação eles tem, imagina controle de gastos
@@AnimeStarsYT Foi isso que você entendeu assistindo o vídeo? Pois você é bem LERDA VIU? TE aconselho a prestar mais atenção no vídeo e tirar melhores conclusões pois tá muito ruim a sua interpretação 😂
@@AnimeStarsYTkkkkkkk, continue acreditando nisso tá.
@@jggames5439 e ta errado? (Eles não foram totalmente culpados, mas fato é, agravaram, e muito)
A "tábua da salvação" para a Argentina chegou em 30 de outubro de 2022, aqui no Brasil. Logo o NO$$O BNDE$ vai começar a fazer aquele barulhinho de caixa registradora para eles.
Se realmente vai salvar os argentinos eu não sei, mas que todos vamos juntos para o buraco, isso é uma certeza absoluta.
Pela foto da miniatura do vídeo na página inicial do TH-cam, é porque foi governada pelo seu Madruga.
Achei interessante o seu madruga como capa do vídeo 😂
😂😂
Instabilidade econômica, revoluções e golpes afetaram muito os países da região e mesmo os períodos democráticos da região foram marcados por corrupção e polarização política. Não tem como um país prosperar se o povo não sabe nem como deve se governar ou pior como está sendo governado.
gostaria de dar um feedback: tem como colocar legendas? tanto em português par surdos quanto de outro idioma para que outras pessoas do exterior possam conhecer o canal!
Já tem essa opção "CC"
O seu madruga na thumbkk
pq o seu madruga ta na thumb nail?
pq o seu madruga está na thumbnail?
Muito bom!
👏👏👏
Porque tem o Seu Madruga na Tumb?
Eu estava estudando esse assunto há 5 dias atrás e só agr me aparece esse vídeo
Tinha um Peron no meio do caminho
No meio do caminho tinha um Peron
O vídeo esqueceu de mencionar a Guerra das Malvinas. Uma desastrosa estratégia militar que consumiu muitas riquezas do país, além de vidas humanas. Guerras custam caro para qualquer país, principalmente para aqueles que já estão quebrados. Argentina, Brasil e Venezuela são os mais militarizados da América do Sul. Gastam demais para manter uma força de reserva, com todos os privilégios, num continente cujos conflitos territoriais são pequenos. Esses países gastam com forças militares de forma semelhante à Africa e ao Oriente Médio. Ou seja, boa parte das riquezas do país vai para manter uma força bélica que não se justifica.
exato ulissesreis4761, essa guerra das Malvinas foi uma experiência mais lunática que eu já vi, eles fizeram uma guerra injustificável justamente com quem poderia ter lhes ajudado principalmente na parte financeira que foi a Inglaterra.
Não sei se vc sabe, mas os estados unidos já tentaram invadir o Brasil, mas graças os militares eles não conseguiram. Se vc ainda tem alguma dúvida do "por que investir em defesa?" Taí a resposta.
Mais da metade do orçamento militar é para pagar salários altíssimos de oficiais e pensões astronômicas,por isso acredito que um exército não regular tipo o suíço seria uma opção para cortar um pouco dos gastos.
Aí tá o segredo. São essas FA's q sustentam essas repúblicas falidas.
Depois da humilhante derrota nas Malvinas, as forças armadas da Argentina nunca mais se recuperaram como eram antes da guerra! Hoje estão com armamento ultrapassado e sucateado e militarmente atrás até da Colômbia e Peru, como mostraram em outro vídeo!
Muito interessante!!
Acho engraçado isso: todos falam que a Argentina está mal, mas os seus índices sociais (IDH, PIB per capita, taxa de analfabetismo, etc.) ainda são bem superiores aos do Brasil.
Esqueceram de citar a Guerra das Malvinas, durante o período de ditadura na Argentina. Esse episódio prejudicou duramente a economia deles, e a Argentina sofre algumas sanções até hoje por parte do Reino Unido. Também esqueceu de citar os liberais Carlos Menen, Fernando de la Rua, e Maurício Macri l, e eles fizeram na Argentina. Como eles pegaram o país e como eles entregaram o país.
A guerras das Malvinas não é 10 % da culpa
@FilipeRicardo E vc esqueceu de falar da esquerdalha populista que também ajudou afundar a Argentina! Hoje um Estado gordo, inchado, um monte de leis que só atrapalham aqueles que querem produzir no país e uma máquina eficiente de imprimir dinheiro! Culpa da esquerda também. Muito bonitinho da sua parte que culpa ditadura, os liberais e esquece da esquerda no país kkkk
@@pedropereira-sk5ve essa guerra causou um prejuízo gigantesco, pois além de perder parceiros comerciais importantes, a derrota gerou uma crise econômica, política e social interna, que culminou na queda do regime militar, e essa também foi a época em que a Argentina se endividou absurdamente. Eu colocaria uns 50% da culpa, fácil.
3 pontos que levaram a crise econômica grave , localização geografica instabilidade política e acúmulo de divida externa
Fiquem tranquilos, a partir de novembro de de 2023 iremos chegar no nível argentino, mas será lento, pois antes disso haverá um "voo de galinha da economia", pois o atual governo forçará a redução dos juros e irá aumentar os gastos públicos até a estratosfera.
Isso se chama subjetividade, semelhante as empresas que tem fortunas nas bolsas de uma hora pra outra seus valores despenca .
0:33 --- Só para corrigir o nome da agência: é Standard & Poors.
A pior é desgraça o estado querer se meter em tudo...
Um país que valoriza mais um pão e circo tem que ser explorado e humilhado.
O Vídeo deixa claro que a decadencia da Argentina iniciou-se a partir de 1930, quando começou o movimento que resultou na ditadura militar de Juan Domingo Peron e cujo regime foi se perpetuando até os dias atuais, tendo atingindo seu auge com a guerra das Malvinas em 1982. Porem o peronismo continua sendo idolatrado pelos argentinos.
Nenhum país deu errado no mundo . Basta boas administrações
Para isso precisa de bons cidadão e eleitores inteligentes e conscientes.
@@luciorezendebr é um conjunto de fatores, eu concordo que precisa de cidadãos e eleitores inteligentes e conscientes isso você está certo mas tem também a questão o que ou quem os partidos oferecem para nós escolhermos ou votarmos? É interessante isso porque nós apontamos o dedo pra todo lado mas se a gente tiver a oportunidade e ocupar um cargo de poder e influência importante PASSA AQUELA VONTADEZINHA E AQUELE APERTO NA CABEÇA E NO CORAÇÃO "opa está na hora de aproveitar", a questão cultural da malandragem e da sacanagem é fortíssima no Brasil.
@@paulocast7054 Não generalize as coisas. Partidos sempre oferecem candidatos ; candidatos de todos os tipos, a desgraça maior é sempre o povão escolher os piores entre os piores. Um exemplo claro da última eleição presidencial: Bolsonaro e Lula desde do início lideravam as pesquisas, comprovadamente os dois piores por suas gestões passadas. Ainda bem que ganhou o menos pior, foi um milagre. Lembra de uma coisa: é fácil culpar políticos, mas não se esqueça que quem os elegeu tem a culpa e a responsabilidade maior. Mas país de povo ignorante e pouco cidadão é sempre assim, todos reclamam dos políticos mas ninguém tem razão, os culpados quer queira quer não são os eleitores que os elegeram.
@@luciorezendebr eu não generalizei de forma alguma, leia de novo com calma A QUESTÃO AI É UMA REFORMA POLÍTICA situação essa que vai ser difícil de acontecer ou vai levar algumas décadas não se incomode com que eu digitei É APENAS UMA QUESTÃO CULTURAL que eu também tenho comigo eu também me incluo nesse sentido.
@@paulocast7054 Uma reforma política com partidos fortes seria fundamental. Ajudaria o eleitor a escolher o partido, não diretamente os políticos. Saberia assim dizer se o partido A ou o partido B é conveniente ou não. Mas enquanto não temos isso a boa escolha do eleitor é fundamental nesse ou aquele político. O eleitor é sempre supremo e o maior responsável pela sua escolha, o resto é pura consequência.
Lembrando que na década de 90 o Brasil também sofreu com a hiperinflação e agora está bem. Ou eles adotam o real, ou correm para o dolar e não precisam mais se preocupar com a moeda e depois ajusta o país.
Mandy se eles adotarem nossa moeda, o que isso significa para nós ?
@@RafaelBonheur Tem este vídeo jornalístico comentando sobre o assunto. th-cam.com/video/g-JCAAxADog/w-d-xo.html
@@RafaelBonheur Basicamente controlaríamos a economia deles. Juros, taxa de câmbio, emissão de moeda e etc.
@@dicorrea exato
Eles já adotaram a nossa moeda. Depois que o Lula foi reeleito, Alberto Fernandes já veio aqui quatro vezes atrás do nosso dinheiro. 😂😂😂😂
Argentina:💩🦧📉💸
Real
2 reais= 100 pesos argentinos
O que mais pesou a Argentina foi crescimento demografico para um pais tão grande sua população pode ser chamada de pequena alem de ser um pais como brasil virado para o Atlantico..
O país prosperou por ter sido economicamente liberal no século 19. E degringolou quando virou protecionista e estatista, especialmente com a desgraça do peronismo.
O problema da Argentina é o mesmo do Brasil e do resto da América Latina: não desenvolveu indústria. Todos os países ricos do mundo possuem PIB industrial per capita alto, o que nunca aconteceu na América Latina. A Argentina viveu alguns tempos de bonannça graças a commodities. Foi a mesma coisa com a Venezuela. Mas nenhum desses dois países nunca foram ricos de vdd. A América Latina não desenvolveu indústria exatamente pq as elites portuguesas e espanholas só se interessavam em explorar recursos naturais. Já países do norte da Europa e da América do Norte não tinham recursos naturais a explorar, assim, se voltaram para a indústria, que é onde há realmente geração de riqueza com distribuição de renda.
Nesse ponto você está enganado, a indústria não é o único fator determinante para que um país cresça economicamente, por exemplo, o México é um país que tem um setor industrial forte, mas ainda enfrenta problemas de pobreza, violência, corrupção e desigualdade social. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,779, muito próximo do Brasil, que é de 0,765. A Argentina, por sua vez, não dependeu apenas das commodities para se desenvolver. Ela teve um processo de industrialização no início do século XX, que foi interrompido pela crise de 1929 e pelas políticas populistas e intervencionistas de Juan Domingo Perón, que assumiu a presidência em 1946. Segundo o documentário “Argentina: A Century of Decline”, ela tinha cerca de 45 mil indústrias em 1914, mas perdeu competitividade e produtividade ao longo das décadas seguintes.
Portanto, a culpa pela situação atual da Argentina não pode ser atribuída aos seus colonizadores espanhóis, pois eles se tornaram independentes há quase 200 anos. Devemos culpar os argentinos que têm uma parcela de responsabilidade pelo seu destino, pois eles continuam elegendo governos peronistas, que mantêm um modelo econômico insustentável e ineficiente.
@@alexandre4193 Nem Argentina, Nem México, nem Chile, mt menos Brasil, NUNCA tiveram indústria nacional competindo mundialmente em setores de média e alta complexidade econômica. No máximo, exportaram calçados, roupas, etc. Ao contrário de TODOS os países ricos, inclusive os grandes exportadores de commodities, como a Austrália. Nas últimas décadas, aparceram nessa lista de economias sofisticadas a Coreia do Sul e a China. Isso tem explicação: as elitizinhas de merda na América Latina, que trazem no sangue a aptidão para explorar commodities, mão-de-obra escrava e rentismo. Empreender na indústria para competir mundialmente? Isso sempre deu calafrios nas elites latinoamericanas. Qual a solução para isso?? Trazer de volta o Estado forte na economia no Brasil, enterrando de vez a agenda liberal fracassada de Estado Mínimo que já dura mais de 30 anos de atraso e projeta outros 30 de mais atraso ainda.
Os índios de Florianópolis eram Carijós e não usavam prata, e a origem do nome Argentina, vem de Argentun, que é prata em latim, não em espanhol.
E um plus, a pronúncia correta é Charrúa e não Charruá.
Pelo mesmo motivo que o Brasil TBM está indo pro ralo apesar de TD potencial : Populismo.
Esqueceu de falar da guerra das Malvinas. Entrar em conflito e perder atrapalha muito a economia do país
Menos estatal o povo fica rico mas o problema é q o governo vende as estatal pro os empresários estrangeiros em vez de vender as estatal po empresários nacionais.
Ou seja é trocar 6 por meia duzia
Pensamento nível Ciro Gomes ... Pense que uma estatal estrangeira pode comprar empresas estatais do seu país...
Vão sugar o povo e vender tudo prá Europa kkk
Sabia que estatais chinesas compram estatais de outros países? Você tá uns 70 anos atrasado na economia Flaflu
Os países de Terceiro Mundo não investem na indústria, pesquisa, como também na educação.
Esse é o problema ?
Esta é a explicação que um brasileiro, chamado João Soares, que morou na Argentina por muitos anos, deu pela situação da Argentina. Espero que ele não se importe por eu ter repostado o seu texto:
Só encontrei esse vídeo agora. Sei que tem um monte de especialista de internet por aqui, mas vou tecer meu comentário com base em quem viveu por anos na Argentina (e ainda estou por aqui).
O país está quebrado e sucateado e, não é pela política da esquerda e nem da direita. O problema aqui começou há muito tempo, era uma bomba relógio. Quando eles eram ricos, houve um aumento do custo do governo por diversos motivos, chegando a ficar insustentável para a economia bancar os luxos e programas custeados pelo governo. A coisa ficou tão cultural, de que o governo custea tanta coisa, que hoje candidato nenhum vence por aqui se não houver um discurso populista (e não, não é só um dos lados que faz isso, é a direita e a esquerda!).
Pra ajudar, o argentino sonega impostos. Já ouviu falar sobre câmbio blue? Sobre só aceitar em "efectivo"? Pois é, todo esforço se faz para não pagar impostos, o que dificulta a recuperação da economia. Soma isso com a "fiaca", como chamam aqui na província de Buenos Aires, onde a maioria das pessoas fazem tudo de qualquer jeito, prestando péssimos serviços, produzindo péssimos produtos, o que deixa a competição de mercado extremamente desbalanceada para produtos importados. Ah, sobre isso, não há tantos parceiros comerciais quanto no Brasil, não há variedade de produtos e marcas. A saúde é absurdamente precária, com equipamentos ultrapassados, e a higiene que não é um ponto forte dos argentinos se soma a falta de higiene nos hospitais. Os médicos? Já falei acima da "fiaca". Um serviço péssimo, não importa o quanto pague na consulta. A educação anda cada vez pior com o modelo pedagógico adotado por aqui, onde o aluno aprende lendo em casa(basicamente não há aulas como conhecemos, senão, um plantão de dúvidas ministrado de maneira horrível, como os demais serviços).
Hoje a população se alimenta de alimentos podres. Não, não estou exagerando. Com a economia interna dessa maneira, os produtores preferem exportar do que colocar em circulação interna e, o que sobra, são produtos mofados e podres (mesmo). Eles se dão conta disso tudo? Talvez sim, mas nunca vão admitir, pois estão ocupados demais exercendo a arrogância porteña e discriminando outras etnias. Essa é a minha visão de quem passou anos por aqui e de quem está voltando pro Brasil .João Soares.
*O problema da República da Argentina não se resume apenas a seus Chefes de Estado, mas também a mentalidade da população. Se notarmos bem, grande parte da população não almeja algo mais do que mero "Pão Na Mesa" e Populismo. Não estão afim de se sacrificar em pró de sua nação e de próximas gerações a ponto de fazer suas famílias possuirem qualidade de vida dígna de países desenvolvidos. Qualquer país que é atualmente desenvolvido não chegou a este ponto sem se sacrificar e aprender a dar valor para pontos importantes que levam ao desenvolvimento. Isso se aplica a Brazil, Peru, e demais nações cujo as características são as mesmas.*
Pero que bueno es tener un presidente!
Socialismo entra pela porta e a riqueza sai pela janela
O desemprego na Argentina é altíssimo
O que deu errado?
Povo.
Nação é povo.
Se não há povo, não há nação. Há ilusão.
Porque ela achou que era antes da hora.
A economia está ruim mas o bom é que não tem gente mendigando nas ruas, como em São Paulo.
solo para Buenos Aires, que para el resto del pais la citacion no es muy buena
Fonte: da juventude.
@@lacerdaemanuel1285Deixe o Brasil na dele.
Uma economia dependente de comodities dá nisso
Como o Brasil é hoje
Bom resumo histórico. O locutor precisa estudar melhor as pronúncias. Parece texto lido por robô, cheio de erros.
Faltou tocar no foco do problema: A Argentina sofre por escolhas mal feitas de suas elites financeiras que deixaram de investir na indústria e passaram a lucrar muito mais com ações de commodities. Criar gado gera pouco emprego e esta atividade primária altamente lucrativa no mercado de exportação, gera riquezas para bem poucos. A Argentina concentrou sua economia neste setor quase que exclusivamente. E quebrou! As flutuações de preço internacional da carne são parecidas com as do petróleo que empobreceram a Venezuela.
É castigo de Deus. A decadência chegou para por fim ao orgulho argentino.
Quem sabe assim, se tornam mais humildes. 🤔
A Argentina só chegou a ser um país rico no final do século XIX devido a Guerra do Paraguai; enquanto o Brasil assumiu as despesas, a Argentina se aproveitou das benesses.
Os países sul-americanos são impedidos de crescer, os globalistas não querem esses povos ricos.
Eu queria passar uma mensagem para os brasileiros. Não deixe de lutar pelo nosso país, somos fortes, ainda podemos ser uma grande potência...🇧🇷💪
Só com a monarquia
Foram sempre os políticos socialistas que instauraram a Cleptocracia
Para ser uma grande potência não dá para ter um povo cujo QI medio da população seja 87....
Gostei do seu canal posso te sugerir um tema , porque os gregos antigos não poderiam derrotar os soldados romanos apesar de terem derrotado o império persa 🤔
Seja bem vindo, Jose! Obrigado pela sugestão! iremos analisar internamente, se inscreva em nosso canal para não perder nenhum conteúdo 🍎🧑🏫
@@_totalhistory cara já sou escrito MANO você faz um bom trabalho
É isto que dá colocarem: Governo de Esquerda.
A crise que ela teve se deve desde 1929, o Ciclo da carne e trigo que eles tiveram foi em vão, até onde não se sabe a respeito da complexidade que a crise teve,... Mas a constituição liberal que eles tiveram meio que foi trocada no governo do nosso coleguinha parecido de Vargas, o Perón.
@@birolaPássaro234A crise de 29 foi por causa da Grande Depressão na América, e isso quebrou todos os países o que quebrou a Argentina foi um governo de não de direita e o Vargas, não tinha nada haver com peron tanto que enquanto o Brasil tava crescendo a Argentina estava Falindo sobre o governo dele era claramente Nazi-facista.
O governo de esquerda pegou o governo quebrado de Macron, aprenda um pouco de história antes de acusar.
@@birolaPássaro234fascismo é de esquerda amigo assim cm sociais democratas também,esquerda não se resume a comunista assim cm direita não se resume a capitalista,na vdd o capitalismo não é sequer uma visão política,mas econômica,o q podemos chamar de direita é o estado liberal,q apesar do nome é o q define um país ser de direita ou não,a direita é a favor das liberdades individuais do ser humano frente ao estado,por isso livre capital está ligado a ela,assim cm democracia,já a esquerda é o q conhecemos como socialismo,aonde o estado controla a sociedade totalmente ou parcialmente e suprimi os direitos individuais dos cidadãos cm prega o socialismo por exemplo,q acredita q o estado deve controlar tudo e todos,os bens e os meios de produção,o social democrata é o q acredita q o estado deve controlar parcialmente a sociedade e q o socialismo deve ser implementado de forma gradual não por meio revolucionário,seria um socialista moderado,já o nacional-socialista apelidado de fascista,por conta do símbolo q o mussolini punha sobre o seu partido nacional-socialista,o faccio,ele prega q o socialismo deve estar alicerçado em valores nacionalista,por isso o nome nacional-socialista,ele prega q o estado deve ser forte e centralizado e repudia as liberdades individuais do cidadão,ele prega q o patriota até poderia ter propriedade privada,mas está sob o controle indireto do estado,exemplo cm hitler e mussolini e putin mantém os magnatas sob controle,e tem o q conhecemos como comunista,q acredita q o socialismo deve ser imposto por meio radical,revolucionário,e q o estado deve suprir não parcialmente como o fascista acredita,nem gradualmente cm o social democrata acredita,mas o estado de suprimir totalmente e imediatamente o seu cidadão,pois o mesmo devoto desta crença acredita q somente se o estado controlar tudo e todos e implementar o sonho socialista ele poderá de uma hora pra outra dar a eles o comunismo,q seria a igualdade total entre as pessoas,eles só esqueceram de lembrar q os membros do partidos se tornam a nova burguesia e o estado totalitário nunca abriria mão de livre e espontânea vontade e devolveria a liberdade ao cidadão após tomar dela toda a liberdade,só olhar a união soviética q mesmo ficando 74 anos no regime socialista abrupto jamais levou sua população ao comunismo,aí q está a pegadinha de marx,quem já leu o manifesto dele sabe q tanto a social-democracia,o nacional-socialismo,e o comunismo são ambas as 3 parte do socialismo e são 3 vertentes diferentes para implementar ele,pois se alguém tem uma visão moderadora,ele poderia optar pelo social-democrata,se alguém tem uma visão patriótica,ele poderia optar pelo nacional-socialismo,e se alguém tem uma vertente revolucionaria ele optaria pelo comunismo,mas em ambas as 3 o objetivo é concluído somente com a instalação do socialismo,q é o estado controlando todos os meios de produção e bens e pessoas tudo é todos,um estado totalitário,seja ele qual for,é o q define um governo ser de esquerda,e um aonde há liberdades individuais garantidas direita
😂😂😂😂 Exatamente e os eleitores do molusco analfabeto cachaceiro querendo o mesmo destino para o Brasil.
Mi Buenos Aires Querida !
Faltou mencionar a Guerra das Malvinas .
A Argentina devia ter dominado toda América do Sul, ele são fera
Onde a esquerda passa deixa estrago.
Mamãe eu sou um BOSOMINION né ? 🐂🐂🐂🐂
Maior cordilheira em extensão* se não os fiscais de TH-cam vem reclamar
Arrogância não leva ninguém a lugar nenhum
Es porque los argentinos llegaran de barco y los brasileños veniran de la selva.
Durante a guerra das Malvinas, o ministro do exterior saiu-se com um sonoro: somos brancos e cristãos. Não sei com que intenção.
E tem nego dizendo que a Inglaterra é responsável por isso😂 eles não tem culpa se os argentinos votam em corruptos
Eles estão vindo de más para Italia e Espanha. Pio que os chino, pra todo lado tem um argentino.
Eles se acham a raça ariana mais tomara que eles se recuperem o comércio entre eles e o Brasil é muito grande
?
E eles pesavam que se a maioria da população fosse branca eles seriam desenvolvidos.
Tomara que não.
Eles não se acham Ariano mas tem orgulho das raízes espanholas
@@chevy.preto. ter orgulho é o mesmo que desprezar os outros?
O QUE* deu errado a primeira coisa que deu errado foi o “OQUE” junto
Resumo: Esquerda.
Militares tomando decisões políticas. Ah, míticos!
Lamentável a situação de " los hermanos"
Com essa crise toda, miseria generalizada, economia no fundo do poço, a prepotência, a arrogancia e o nariz empinado continuam sendo a marca registrada desse pais falido, nem de graça piso nesse lugar.
Sim mesmo estando na merda eles não descem do salto.
Com base no vídeo, fica evidente que o grande ponto de desequilíbrio social e econômico do país teve inicio em 1930, com o dedo - quem diria, dos militares -, depois foi uma sucessão de desencontros que jamais fez com que a Argentina se recuperasse plenamente. Mas é importante considerar que mesmo com esses sucessivos "golpes" ao longo de sua trajetória no século XX, o IDH argentino sempre figurou entre os melhores da América Latina até hoje.
Infelizmente vocês pouparam o governo Macri descaradamente, mas eu complemento o vídeo então com uma contribuição resumida: Suas promessas de "pobreza zero" na campanha de 2015 jamais se concretização. Medidas ineficazes e impopulares resultaram em mais inflação, salários estagnados, greves, protestos e recessão técnica em 2018. Em 2019 aumentou a divida externa argentina com novo empréstimo ao FMI de 50 bilhões de dólares (meses depois essa dívida aumentou ainda mais), o que levou a renuncia do presidente do BC do país e que serviu também para comprovar o fracasso do governo. Por pouco não saiu do Mercosul. Entregou para seu sucessor um país em recessão, com uma dívida externa ainda maior, com um número crescentes de argentinos vivendo abaixo da linha de pobreza e altos níveis de desemprego.
Como no Brasil muito mal administrados. grupos politicos ideologicos q vivem no passado
Que pena que nosso Brasil está na mesma rota também.
Copa do mundo é política. O país tá em crise? Dá um título mundial pra ele
É o Javier Milei Presidente da Argentina, "Liberdad carajo!"
Pena que os nomes sao mal pronunciados e alem do mais argentum nao quer dizer prata em espanhol e sim prata em latim
Não sei e tenho raiva de quem sabe
Séu Madruga na Rumb .fds. 😎
😎😎