Professor sua didática e naturalidade é o melhor dessa aula, me sinto bem e grato! Pois esta me ajudando muito para conquistar os meus objetivos! Abraços!
Carlão, por mais professores como você! Tenho muitas dúvidas sobre concordância e regência e estou começando a aprender melhor com as suas aulas, obrigadão
Excelente, prof. Uma dica de um aluno: para determinar se a crase ou não antes dos pronomes relativos, basta trocar o ter a que ele se relaciona por masculino. Se pedir a contração da preposição com o artigo o, será caso de crase. No que, basta isolar a sua oração e colocá-la na ordem direta. Se pedir a preposição vão fim, cabe antes do pronome relativo. Aprendi com o grande Itamar Filgueiras, aqui do Ceará
A questão número 15 está correta. Quando temos uma locução verbal o segundo verbo que dá a regência, no caso em questão abandona a preposição pedida pelo verbo “precisar” que é VTI e aplica a regência do verbo “ser” que é VTD . Espero ter ajudado, desculpe se eu estiver errado. Bons estudos a todos! Aula top!
Professor, eu peço para que de aulas de regência e concordância nominal e verbal da banca Vunesp, pois quero passar no concurso de Rio Preto sou formada em pedagogia e moro em São José do Rio Preto desde já agradeço ok.
Na questão 14 parece ter havido um erro na resposta: letra b) a ela, os, a ela, o, LHES e não LHE, aos mestres ( lhes) , ao mestre( lhe). Gosto muito do canal, 100 % de objetividade, totalmente direto ao ponto, valeu;
Prof, na questão 15, 33:47 do vídeo, lá no final tem: ________ precisa ser preservada Fiquei com dúvida por quê ficou '' que'' e não '' de que '' Quem precisa, precisa DE alguma coisa?
@Tassio Estrela O que é um pronome relativo e introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa: Toda comunidade possui uma cultura própria, que precisa ser preservada. A cultura própria precisa ser preservada. Essa locução verbal (precisa ser) não está pedindo a preposição de. Eu preciso ser aprovado senão estou ferrado. Preciso ( sozinho) de aprovação!
sim, valeu acho que é obrigado! não obrigada. Eu não achava que era difícil essa concordancia, pois analisando minhas provas de concurso caí bastantes questão de concordância e regência,
8 ปีที่แล้ว
Estou à sua disposição. Se precisar de alguma aula específica, peça! Muito obrigado!
Como faço para adquirir esses exercícios, especificamente desse vídeo, por escrito? E gostaria de saber como faço para contribuir com o canal. Achei muito bom! Acho que vc lida com os conteúdos com muita naturalidade. Sem aquela frescura pedante de que tá ensinando algo difícil, embora esteja.
Professor satisfação, talvez você nem me responda mas a questão 8 a alternativa não seria a ( D )? porque se você perguntar para o verbo "fugir" ele vai exigir a preposição de , e se você analisar o contexto dessa alternativa vai perceber que usar o "ao" vai ao contrário da ideia principal. Você é foda e seus videos estão me ajudando demais um abraço e muito obrigado.
Sim, olhei. Mas percebi que não tem. O esquema foi o seguinte; estudei suas aulas de concordância verbal e nominal, e fazendo umas questões da Vunesp aqui, caiu questão de flexão verbal e nominal aí me embaracei todo , confundi concordância com flexão. Brochante isso kkkkk
Professor, não sei se ainda esta pelo youtube, mas na questão 69 do arquivo disponibilizado, A resposta "Eu lhe estimo muito" pq não é correto? Se eu estimo, não seria a mesma coisa dizer que quero o bem a alguem? a quem? a ele, a ela? o uso do lhe não seria correto nesse caso pq?
Nirvana Atômico - perdão Carlão. Olha, na questão 7, em 15:25, eu pensei q "as quais" fosse sem crase pois está diante da palavra masculina " poeta". Logo essa questão seria anulada ?!
6 ปีที่แล้ว +1
observe que o poeta FAZ ALUSÃO a algo, correto? Existe o acento grave indicativo de crase. Não há como anular a questão porque a crase é utilizada depois do poeta (palavra masculina). Se estivesse antes do poeta, aí sim, não poderia porque é uma palavra masculina. Acho que passei perto da sua dúvida. Aguardo.
Ai eu fico me perguntando, como nesses anos todos eu passei por média em Português ? Sendo que eu não sabia de nada disso kkk Prof. Nirvana, só quero dizer uma coisa, VOCÊ É FODA só isso que eu tenho pra dizer mesmo kkk obg prof !
7 ปีที่แล้ว
eita! sou foda não, man.... o lance é estudar, sempre. conte comigo, estou à sua disposição. Abração!
Professor , na questão 8 .... fugindo ao subjetivismo. seguindo o modelo feito anteriormente ,por que não fazer a pergunta ao verbo Fugir ,quem foge, foge de alguma coisa ?Por favor e obrigada :)
Eu tenho dificuldade no macete "a quem", tipo: O irmão .... abraçou. O irmão..... obedeceu Porque obedeceu fica "obedeceu a quem?" e o abraçou não?" não poderia perfeitamente se encaixar "abraçou a quem" também? Por que o abraçou não pode ser usado "abraçou a quem"???
Bom dia professor, na questão 11, o senhor nos faz a pergunta, "Abraçou quem?, Encontrou quem? .....e assim por diante, e na opção Obedeceu voce fez a pergunta "Obedeceu A quem?", mas essa pergunta não se cabe para as demais opções tambem? "Abraçou A quem?" "Encontrou A quem?" ........
8 ปีที่แล้ว
Oi, amigão, tudo bem? Isso é porque o verbo "obedecer" é uma exceção, observe: Obedecer/desobedecer - exigem a preposição “a”. Exemplos: As crianças obedecem aos pais. O aluno desobedeceu ao professor. A sua observação é muito pertinente, porém, esse verbo não aceita a transitividade direta. Obrigado! e volte sempre.
Na questão 5, letra c: Informar alguém de algo/ algo á alguém. É objDireto e indireto. No caso da questão está obj Indireto e depois Obj Direto. Só um acréscimo mesmo, pois a aula ta joia :)
"Avisamos--lhe de que o cheque foi pago." Está errado porque quem avisa algo avisa alguém. porque não pode ser (Avisa A quem) porque quem avisa, avisa A alguém). Eu não estou entendendo porque as vezes quando indica que é uma pessoa você coloca o A na frente (A quem) e em outras usa sem o A (avisou quem).
Nirvana esse assunto é sobre regência verbal e não sobre Concordância Verbal. Têm outros vídeos com a chamada diferente do conteúdo. Veja aí para mudar a chamada.
Professor obrigado! Eu tenho a dúvida sobre essa dica, ex., Obedeceu a quem? eu sempre pronuncio: Obedeceu quem? sem preposição, porque será que estou pronunciando errado?
FAVOR VERIFICAR A QUESTÃO 15. O VERBO PRECISA EXIGE A PREPOSIÇÃO DE. QUEM PRECISA PRECISA DE ALGO. DEVERIA FICAR PRECISA DE SER PRESERVADA OU DE QUE PRECISA SER PRESERVADA. OU NÃO?
professor me ajude : está correta a frase-OS HOMENS PAGARAM TODAS AS CONTAS ANTES DE SAIR.
8 ปีที่แล้ว
Dê uma olhada nesse artigo: INFINITIVO IMPESSOAL (NÃO FLEXIONADO) Vejamos abaixo os casos em que o verbo não flexiona. 1) O infinitivo tem sujeito igual ao sujeito da oração principal. Exemplo: Eles voltaram ao banco para buscar o documento. Nós viemos aqui para conversar com vocês. Os verbos buscar e conversar têm o mesmo sujeito de suas orações principais (eles e nós, respectivamente) e não precisam ser flexionados (conjugados em 3ª pessoa do plural e em 1ª pessoa do plural). 2) Quando o verbo no infinitivo é regido por preposição e completa substantivos, adjetivos ou verbos, ele não flexiona. Exemplos: Eles não têm o direito de dizer isso. Eram tarefas difíceis de realizar agora. O pai obrigou os filhos a estudar na sala. Neste caso, os verbos dizer, realizar e estudar são acompanhados pelas preposições e também completam o sentido das palavras direito, filhos e difíceis. Quando isto acontece, os verbos ficam no infinitivo sem flexão. Exceção à regra: • Quando o complemento do substantivo, adjetivo ou verbo é um infinitivo passivo, reflexivo ou pronominal, convém que o verbo seja flexionado. Exemplo: Estavam dispostos a se converterem ao judaísmo. (verbo converter é pronominal (se) e complementa dispostos, por isso fica flexionado.
Caro professor, há uma questão que rola na internet sobre CN, e que acredito ter resposta errada. Pra mim é de fácil resolução, mas pode haver um "pega ratão" que eu não captei. Todos os demais sites e blogs repetem a mesma resposta, Acho que o pessoal "cola" a primeira que encontra na rede, nem mesmo dando uma olhada critica. Ei-la: Assinale a alternativa incorreta quanto à concordância nominal: a) Vieira enriqueceu a literatura com sermões e cartas magníficas. b) Mulheres nenhumas são santas. c) Analisamos as literaturas portuguesa e brasileira. d) Um e outro aluno estudioso compareceu. e) Belas poesias e discursos marcaram as comemorações. Todas as respostas apontam para a alternativa "d"; ( não vejo nada de incorreto, mas... o craque é o amigo, que tal?). Pra mim, com zero de dúvida, a resposta é a "a", pois os substantivos "sermões" e "cartas" devem ter o adjetivo (magníficos) pluralizado e concordando com o gênero predominante - que é o masculino "sermões" . Abraços, herr professor!" Aguardo v. competente observação, esclarecimento.
8 ปีที่แล้ว
Eita, que doideira. Mas... preciso de algo oficial para elaborar qualquer justificativa. Então, olha esse texto aí, com a referência logo abaixo. Ele bate com a gramática do Cegalla: I - CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO COM O SUBSTANTIVO Regra geral: o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo. 1. Adjetivo posposto a dois ou mais substantivos: a) o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo mais próximo se apenas a ele se refere: Lá estava o cavalo e a casa DESTELHADA. b) irá para o plural se sua referência se estender a todos; se todos os substantivos são do mesmo gênero, este será conservado: Aquele foi um beijo e um abraço DEMORADOS. Ela tem roupa e casa LIMPAS. / Pelé e Amarildo saíram CABISBAIXOS. Observação: se os gêneros são diferentes, receberá o adjetivo flexão masculina: Mulher e marido BRIGUENTOS devem ter paciência. c) o adjetivo concorda em gênero e número com o mais próximo: - quando os substantivos são sinônimos entre si: O furor e a raiva HUMANA podem matar. - quando os substantivos se alinham em gradação: A inteligência, o esforço, a dedicação EXTRAORDINÁRIA venceu tudo. 2. Adjetivo anteposto a dois ou mais substantivos: a) quase sempre concorda com o substantivo mais próximo em gênero e número: Escolheste MAU lugar e hora para falar no assunto. / AROMÁTICAS rosas e cravos adornam o jardim. b) se o adjetivo estiver anteposto a nomes próprios de pessoas ou a títulos, deverá ir para o plural: Muito nos ensinaram os GRANDES Machado de Assis e José de Alencar. / Os AFORTUNADOS embaixador dos Estados Unidos e primeira-ministra de Israel escaparam do atentado. Fonte: educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/concordancia-nominal-conheca-as-regras.htm Então, vamos à letra A: Vieira enriqueceu a literatura com sermões e cartas magníficas. Vou pensar assim: Vieira enriqueceu a literatura com sermões (esses sermões não eram lá grandes coisas) Vieira enriqueceu a literatura com cartas (muito boas!, magníficas) Agora, vou juntar os dois raciocínios: Vieira enriqueceu a literatura com sermões (péssimos, melhor nem comentar sobre eles) e cartas magníficas (tão boas que eu falei que são magníficas). Você entendeu? Aguardo a sua resposta. Muito obrigado!
Não concordo com a resposta da segunda questão, porque o pronome relativo CUJO já denota relação de posse, dispensando assim o uso do DE. Ainda que esteja correto gramaticalmente, será mais um ponto da língua portuguesa que discordo.
A linguagem desse professo é outro nível, fácil de entender, perfeito!!!
Professor sua didática e naturalidade é o melhor dessa aula, me sinto bem e grato!
Pois esta me ajudando muito para conquistar os meus objetivos!
Abraços!
Muito bom o exercicio,top de verdade!
professor muito obrigado,já estou me sentindo mais confiante depois de aprender com suas aulas.boa noite
boa noite, obrigado pela linda mensagem.
Meus PARABENS, professor, por mais uma aula de altíssima qualidade.
Deus te abençoe!
Cara, muito maneiras as suas aulas!
Carlão, por mais professores como você! Tenho muitas dúvidas sobre concordância e regência e estou começando a aprender melhor com as suas aulas, obrigadão
Excelente PAI NIRVANA DA LP !! #FOCONPAPIRO #FÉNAMISSÃO #VEMEB
tu é o melhor paizão teus ataques de fúria são os melhores aprendo me divertindo kkkk obrigado por nos ajudar!!!!
muito obrigado (divulga o canal pra mim, por favor).
Carlão, tu é o cara !
Excelente professor...
Excelente aula, parabéns professor; ótimo trabalho
Muito meneiras suas aulas! Show!
Cara, muito importante as suas aulas!
Aula maravilhosa!
Super! sem palavras.
Bacana, demais!
Professor Muito obrigado por você querer ajudar os outros assim
é isso, velho, AJUDAR.
eu agradeço por suas lindas palavras, DE CORAÇÃO!
Nirvana Atômico Tmjnt!
Ótima explicação e didática sensacional!
Adorei suas aulas!
Cara, muito importante as suas aulas!l
A aula que eu estava procurando *-*
m
Muito grata por sua dedicação.
Explicação simples e eficiente.
ahhhhhhhh, valeu!!!!!
estou à sua disposição!
Excelente, prof. Uma dica de um aluno: para determinar se a crase ou não antes dos pronomes relativos, basta trocar o ter a que ele se relaciona por masculino. Se pedir a contração da preposição com o artigo o, será caso de crase. No que, basta isolar a sua oração e colocá-la na ordem direta. Se pedir a preposição vão fim, cabe antes do pronome relativo. Aprendi com o grande Itamar Filgueiras, aqui do Ceará
Professor top 👍
Gratidão.
Ótima aula!
Muito obrigado man!!!
COALA LIMA eu agradeço, sempre
jovem papirador da eaar
CARA BOM...ME INSCREVI.
Muuiitoo obrgd professor👏👏👏👏💪
UHUUUUUUUUUUUUUUUUU
eu agradeço, MEU BROTHER!
Aracaju uhuul
A questão número 15 está correta. Quando temos uma locução verbal o segundo verbo que dá a regência, no caso em questão abandona a preposição pedida pelo verbo “precisar” que é VTI e aplica a regência do verbo “ser” que é VTD .
Espero ter ajudado, desculpe se eu estiver errado.
Bons estudos a todos!
Aula top!
Grato professor
eu agradeço, sempre.
Essa 14 conseguiu bugar totalmente tudo oq eu já tinha entendido...
aula foda
muito bom fessor :)
show
vlwwwwwwwwwww
Professor, eu peço para que de aulas de regência e concordância nominal e verbal da banca Vunesp, pois quero passar no concurso de Rio Preto sou formada em pedagogia e moro em São José do Rio Preto desde já agradeço ok.
Onde está a aula de concordância verbal?
A questão 15 não seria a alternativa ''e''? por causa da regência do verbo precisar. Em 33:50
Curti o vídeo. Sendo que existe apenas um problema, o corretor entrega as respostas erradas, marcando as mesmas em vermelho.
The best
Boa tarde professor, gostei muito das suas aulas. Você teria este material pdf para impressão?
Na questão 14 parece ter havido um erro na resposta: letra b) a ela, os, a ela, o, LHES e não LHE, aos mestres ( lhes) , ao mestre( lhe).
Gosto muito do canal, 100 % de objetividade, totalmente direto ao ponto, valeu;
Alguém tem esses exercícios em word ou pdf? gostaria de baixar e imprimir.
Eu não tenho mais, infelizmente
E como fica a frase correta na questão 5: ""Avisamos-lhe de que o cheque foi pago"?
Qual o vídeo de ensino desse assunto?
Na playlist "Regência Verbal". O primeiro vídeo.
Parabéns Carlão, vc é foda! O material não ta disponível no site, consegue mandar por e-mail essa lista de exercícios?
Vlw!
Prof, na questão 15, 33:47 do vídeo, lá no final tem: ________ precisa ser preservada
Fiquei com dúvida por quê ficou '' que'' e não '' de que ''
Quem precisa, precisa DE alguma coisa?
Eu também concordo com vc,fiquei com a mesma dúvida.
acho que é também
Também acho que passou despercebido pelo Carlão!!!
O correto é: que precisa ser preservada.
@Tassio Estrela O que é um pronome relativo e introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa: Toda comunidade possui uma cultura própria, que precisa ser preservada. A cultura própria precisa ser preservada. Essa locução verbal (precisa ser) não está pedindo a preposição de. Eu preciso ser aprovado senão estou ferrado. Preciso ( sozinho) de aprovação!
Na alternativa E da questão 17, tem-se o verbo "falar". "Quem fala, fala de alguém", então a preposição "de" anteposta ao "cujo" não estaria correta?
Na questão 01 como seria a frase correta?
Professor , gostaria que revisse a questão número 2. A letra D não pode estar correta.
sim, valeu acho que é obrigado! não obrigada. Eu não achava que era difícil essa concordancia, pois analisando minhas provas de concurso caí bastantes questão de concordância e regência,
Estou à sua disposição. Se precisar de alguma aula específica, peça!
Muito obrigado!
top o canal professor manda seu email quero baixar os exercios
Estou perdida neste assunto...rsrs
como que vou saber se uso o A na pergunta: Quem visita visita alguém? visita quem ? (pq não pode ser Visita A quem ?
Não entendi de cujos donos.
manda a sua dúvida para o meu e-mail: aloysiocarlos@hotmail.com.br (tem BR mesmo). obrigado
Tem grupo para as dúvidas?
carlos, sobre a questão 15, o cuja deve ser de acordo com colaboração e não prescinde né? porque prescinde pode ser vtd ou vti, e nesse caso é vtd.
os exercícios são de regência né ??
Bom que te encontrei... estou adorando.
Como faço para imprimir esses exercícios?
Oi, tudo bem? Olha se esse material está lá no site oficial do canal:
www.nirvanaatomico.com.br
aguardo.
obrigado, por tudo!
obrigada!
Na questão 12, o ( a ) não tem crase?
Não se usa crase antes de verbo, Camila.
Tem esse exercício no blog?!
até ontem, tinha....
mas, é tanto ataque que eu preciso atualizá-lo constantemente.
vou checar
obrigado!
ajuda euu Carlao, core sp.
Não consegui encontrar os seus vídeos referente a regência para os que tem dificuldade. Poderia informar o link?
Olá, prof. Gosto muito de suas aulas, porém gostaria que fosse explicando a diferença de concordância verbal, pra regência verbal.
espere um pouco, por favor, o seu vídeo sairá em breve. obrigado pela sugestão
Professor, na 8º não consegui entender a resposta correta. Quando fala la do "Fugindo"
Professor,a 15 n seria a alternativa E?
Como faço para adquirir esses exercícios, especificamente desse vídeo, por escrito? E gostaria de saber como faço para contribuir com o canal. Achei muito bom! Acho que vc lida com os conteúdos com muita naturalidade. Sem aquela frescura pedante de que tá ensinando algo difícil, embora esteja.
professor, não tem mais no site esses exercícios? gostaria de baixar também.
Professor e na questão 28, no item B) o "aquele" vindo preposto a Trabalho é craseado mesmo???
Professor, só uma correçãozinha, na questão 14 faltou o "s" de plural na ultima opção da alternativa B.
Também percebi, vendo vídeo hoje. Gostei de saber que não fui a única.
Professor satisfação, talvez você nem me responda mas a questão 8 a alternativa não seria a ( D )? porque se você perguntar para o verbo "fugir" ele vai exigir a preposição de , e se você analisar o contexto dessa alternativa vai perceber que usar o "ao" vai ao contrário da ideia principal. Você é foda e seus videos estão me ajudando demais um abraço e muito obrigado.
carlão, por favor meu brother, onde encontro flexão verbal e nominal? eu seu canal, caso tenha gravado meu irmão. valeu monstrão.
mano, dê uma olhada no canal... se não tiver esse vídeo eu faço só pra você.tmj
Sim, olhei. Mas percebi que não tem. O esquema foi o seguinte; estudei suas aulas de concordância verbal e nominal, e fazendo umas questões da Vunesp aqui, caiu questão de flexão verbal e nominal aí me embaracei todo , confundi concordância com flexão. Brochante isso kkkkk
Professor, não sei se ainda esta pelo youtube, mas na questão 69 do arquivo disponibilizado, A resposta "Eu lhe estimo muito" pq não é correto? Se eu estimo, não seria a mesma coisa dizer que quero o bem a alguem? a quem? a ele, a ela? o uso do lhe não seria correto nesse caso pq?
Carlão, em 16:30 pode haver crase diante de palavra masculina como "o poeta" ?
oi, tudo bem? olha se é isso:
submete-se AO poeta....
é isso?
aguardo.
Nirvana Atômico - perdão Carlão. Olha, na questão 7, em 15:25, eu pensei q "as quais" fosse sem crase pois está diante da palavra masculina " poeta".
Logo essa questão seria anulada ?!
observe que o poeta FAZ ALUSÃO a algo, correto? Existe o acento grave indicativo de crase. Não há como anular a questão porque a crase é utilizada depois do poeta (palavra masculina). Se estivesse antes do poeta, aí sim, não poderia porque é uma palavra masculina. Acho que passei perto da sua dúvida. Aguardo.
Nirvana Atômico - Obrigado Carlão !
Ai eu fico me perguntando, como nesses anos todos eu passei por média em Português ? Sendo que eu não sabia de nada disso kkk Prof. Nirvana, só quero dizer uma coisa, VOCÊ É FODA só isso que eu tenho pra dizer mesmo kkk obg prof !
eita! sou foda não, man....
o lance é estudar, sempre.
conte comigo, estou à sua disposição.
Abração!
3 questão-
Nós__ queremos muito bem (querer no sentido de estimar /VTI/OI) = lhe
Nunca perdoarei, João (perdoar o complemento é pessoa/ VTI/OI) =lhe
Para mim, a resposta da questão 2 é a letra B.
Professor, na questão 14 -frase 5 (O aluno obedece aos mestres). O lhe (fica no plural!) mas a assertiva B apresenta o lhe no singular?!
Também observei isso!!
Tbm olhei isso.
Deve ter sido erro na escrita das alternativas,porque com certeza seria essa mesmo a certa.
@@edvaldoeuclidesbelarmino4675 Concordo com você.
Professor , na questão 8 .... fugindo ao subjetivismo. seguindo o modelo feito anteriormente ,por que não fazer a pergunta ao verbo Fugir ,quem foge, foge de alguma coisa ?Por favor e obrigada :)
Simone Lourenco fiquei com a mesma dúvida
Carlão,bom dia.
Acho que a 2 tem outra resposta.
Eu marcaria a 'b'.
Teria,por favor,como reavaliá-la?
Eu também acho que a letra B é a correta.
Professor nq questão n°8 não seria a letra D, porque quem foge foge DE...
Eu tenho dificuldade no macete "a quem", tipo: O irmão .... abraçou. O irmão..... obedeceu
Porque obedeceu fica "obedeceu a quem?" e o abraçou não?" não poderia perfeitamente se encaixar "abraçou a quem" também? Por que o abraçou não pode ser usado "abraçou a quem"???
Bom dia professor, na questão 11, o senhor nos faz a pergunta, "Abraçou quem?, Encontrou quem? .....e assim por diante, e na opção Obedeceu voce fez a pergunta "Obedeceu A quem?", mas essa pergunta não se cabe para as demais opções tambem? "Abraçou A quem?" "Encontrou A quem?" ........
Oi, amigão, tudo bem? Isso é porque o verbo "obedecer" é uma exceção, observe:
Obedecer/desobedecer - exigem a preposição “a”.
Exemplos:
As crianças obedecem aos pais.
O aluno desobedeceu ao professor.
A sua observação é muito pertinente, porém, esse verbo não aceita a transitividade direta.
Obrigado!
e volte sempre.
Na questão 5, letra c: Informar alguém de algo/ algo á alguém. É objDireto e indireto. No caso da questão está obj Indireto e depois Obj Direto. Só um acréscimo mesmo, pois a aula ta joia :)
professor qual seu email/quero imprimir esse material
"Avisamos--lhe de que o cheque foi pago."
Está errado porque quem avisa algo avisa alguém. porque não pode ser (Avisa A quem) porque quem avisa, avisa A alguém). Eu não estou entendendo porque as vezes quando indica que é uma pessoa você coloca o A na frente (A quem) e em outras usa sem o A (avisou quem).
Nirvana esse assunto é sobre regência verbal e não sobre Concordância Verbal. Têm outros vídeos com a chamada diferente do conteúdo. Veja aí para mudar a chamada.
Professor obrigado!
Eu tenho a dúvida sobre essa dica, ex., Obedeceu a quem? eu sempre pronuncio: Obedeceu quem?
sem preposição, porque será que estou pronunciando errado?
FAVOR VERIFICAR A QUESTÃO 15. O VERBO PRECISA EXIGE A PREPOSIÇÃO DE. QUEM PRECISA PRECISA DE ALGO. DEVERIA FICAR PRECISA DE SER PRESERVADA OU DE QUE PRECISA SER PRESERVADA. OU NÃO?
Exatamente, ele falhou na questão 15. Obviamente necessita-se da preposição "DE"
exercício n5 não seria :Informa a alguém DE alguma coisa ?? Não ficaria : Informo ao cliente de que o aviso chegara ?
voltei!!!!!
Pessoallllllllllll.....não esquece de curtir !!!!!!!!!!!!!
Carlão,fiquei com uma dúvida:Na questão 15...quem precisa,precisa de alguma coisa. A resposta não seria letra E?
Manda a sua dúvida pra mim: aloysiocarlos@hotmail.com.br tem Br mesmo obrigado 🙏
'' Você prefere morrer do que falar uma merda dessa '' kkk
Eterno Carlão ...
professor me ajude : está correta a frase-OS HOMENS PAGARAM TODAS AS CONTAS ANTES DE SAIR.
Dê uma olhada nesse artigo:
INFINITIVO IMPESSOAL (NÃO FLEXIONADO)
Vejamos abaixo os casos em que o verbo não flexiona.
1) O infinitivo tem sujeito igual ao sujeito da oração principal.
Exemplo:
Eles voltaram ao banco para buscar o documento.
Nós viemos aqui para conversar com vocês.
Os verbos buscar e conversar têm o mesmo sujeito de suas orações principais (eles e nós, respectivamente) e não precisam ser flexionados (conjugados em 3ª pessoa do plural e em 1ª pessoa do plural).
2) Quando o verbo no infinitivo é regido por preposição e completa substantivos, adjetivos ou verbos, ele não flexiona.
Exemplos:
Eles não têm o direito de dizer isso.
Eram tarefas difíceis de realizar agora.
O pai obrigou os filhos a estudar na sala.
Neste caso, os verbos dizer, realizar e estudar são acompanhados pelas preposições e também completam o sentido das palavras direito, filhos e difíceis. Quando isto acontece, os verbos ficam no infinitivo sem flexão.
Exceção à regra:
• Quando o complemento do substantivo, adjetivo ou verbo é um infinitivo passivo, reflexivo ou pronominal, convém que o verbo seja flexionado.
Exemplo:
Estavam dispostos a se converterem ao judaísmo.
(verbo converter é pronominal (se) e complementa dispostos, por isso fica flexionado.
+Nirvana Atômico obrigada
Então.... "antes de sair".
Era isso?
Caro professor, há uma questão que rola na internet sobre CN, e que acredito ter resposta errada. Pra mim é de fácil resolução, mas pode haver um "pega ratão" que eu não captei. Todos os demais sites e blogs repetem a mesma resposta, Acho que o pessoal "cola" a primeira que encontra na rede, nem mesmo dando uma olhada critica. Ei-la:
Assinale a alternativa incorreta quanto à concordância nominal:
a) Vieira enriqueceu a literatura com sermões e cartas magníficas.
b) Mulheres nenhumas são santas.
c) Analisamos as literaturas portuguesa e brasileira.
d) Um e outro aluno estudioso compareceu.
e) Belas poesias e discursos marcaram as comemorações.
Todas as respostas apontam para a alternativa "d"; ( não vejo nada de incorreto, mas... o craque é o amigo, que tal?).
Pra mim, com zero de dúvida, a resposta é a "a", pois os substantivos "sermões" e "cartas" devem ter o adjetivo (magníficos) pluralizado e concordando com o gênero predominante - que é o masculino "sermões" .
Abraços, herr professor!"
Aguardo v. competente observação, esclarecimento.
Eita, que doideira. Mas... preciso de algo oficial para elaborar qualquer justificativa. Então, olha esse texto aí, com a referência logo abaixo. Ele bate com a gramática do Cegalla:
I - CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO COM O SUBSTANTIVO
Regra geral: o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo.
1. Adjetivo posposto a dois ou mais substantivos:
a) o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo mais próximo se apenas a ele se refere: Lá estava o cavalo e a casa DESTELHADA.
b) irá para o plural se sua referência se estender a todos; se todos os substantivos são do mesmo gênero, este será conservado: Aquele foi um beijo e um abraço DEMORADOS.
Ela tem roupa e casa LIMPAS. / Pelé e Amarildo saíram CABISBAIXOS.
Observação: se os gêneros são diferentes, receberá o adjetivo flexão masculina:
Mulher e marido BRIGUENTOS devem ter paciência.
c) o adjetivo concorda em gênero e número com o mais próximo:
- quando os substantivos são sinônimos entre si: O furor e a raiva HUMANA podem matar.
- quando os substantivos se alinham em gradação: A inteligência, o esforço, a dedicação EXTRAORDINÁRIA venceu tudo.
2. Adjetivo anteposto a dois ou mais substantivos:
a) quase sempre concorda com o substantivo mais próximo em gênero e número: Escolheste MAU lugar e hora para falar no assunto. / AROMÁTICAS rosas e cravos adornam o jardim.
b) se o adjetivo estiver anteposto a nomes próprios de pessoas ou a títulos, deverá ir para o plural: Muito nos ensinaram os GRANDES Machado de Assis e José de Alencar. / Os AFORTUNADOS embaixador dos Estados Unidos e primeira-ministra de Israel escaparam do atentado.
Fonte: educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/concordancia-nominal-conheca-as-regras.htm
Então, vamos à letra A: Vieira enriqueceu a literatura com sermões e cartas magníficas.
Vou pensar assim: Vieira enriqueceu a literatura com sermões (esses sermões não eram lá grandes coisas)
Vieira enriqueceu a literatura com cartas (muito boas!, magníficas)
Agora, vou juntar os dois raciocínios: Vieira enriqueceu a literatura com sermões (péssimos, melhor nem comentar sobre eles) e cartas magníficas (tão boas que eu falei que são magníficas).
Você entendeu?
Aguardo a sua resposta.
Muito obrigado!
Não concordo com a resposta da segunda questão, porque o pronome relativo CUJO já denota relação de posse, dispensando assim o uso do DE. Ainda que esteja correto gramaticalmente, será mais um ponto da língua portuguesa que discordo.
Questão 29: Letra A
Oi