Obrigado pela explicação. Excelente. Aos críticos; façam melhor ao invés de apenas criticar - com certeza vai agregar-. Os caras tiveram boa vontade de posicionar uma câmera, mostrar todo esquema, dar dicas, explicar e disponibilizar um vídeo gratuito.
Eu não entendo nada de elétrica, porém estou querendo entrar nesse ramo de energia fotovoltaica.Eu gostei da explicação, mesmo não entendendo quase nada.Voces estão de parabéns.Vou comprar o seu curso Vanisio assim que possível,no momento estou desempregado e vivendo de bicos, quando aparece, porém estou cansado dessa dificuldade que estou enfrentando preciso mudar este senário da minha vida.Obrigado novamente pelo ensinamentos.
Foi o único vídeo que mostrou a "mistura "conexão da concessionária com a energia do inversor. Parabéns Imaginava antes que haveria um curto. O sistema é inteligente o bastante. Pelo que entendi na conexão a energia caminha para os dois lados.
Muito bem explicado, sou cursado como Técnico Eletrotécnico, sou autônomo e aprendi de como fazer o String Box com vocês, show de aula, sanou todas as minhas dúvidas, estão de parabéns, aos críticos que não entenderam é melhor fazer um curso de Eletricista, ganhou um inscrito pro canal.
Top top vídeo Jovem nota 10 está aula ajuda muita pessoa. " mais no cistema de energia solar deveria ter um dispositivo com banco de bateria para funcionar como um Gerador a gasolina quando acabar a força da concessionária a casa não fica sem força " fica a dica !!!
Melhor canal qui dá aulas valendo e ó futuro sol. Esse sim valem a pena assistir. Tem gente aí que só quer ganhar dinheiro com curso kkk vamos acordar gente Energia solar e muito fasso de estalar
Boa explicação, parabéns, porém não se usa disjuntor CA em uma atring box CC, deve ter um quadro de proteção CA exclusivo em qualquer instalação de energia solar.
@@stateacher6906 ,trabalha CLT ou presta serviço , como tá sobre valores irmão to finalizando um curso de montador e queria ter uma base de valores de inicio ?
Ótimo vídeo amigo, valeu, e ainda bem que o inversor para de enviar energia quando desliga a energia que vem da concessionária, pois eu fui dar uma manutenção aqui em casa e desliguei a energia da rede e esqueci da energia fotovoltaica, mas ainda bem que o inversor parou de injetar energia, senão eu tinha levado o maior choque. Foi aí que desconfiei que por motivos de segurança ele para de enviar tensão nessas horas.
Ótimo video. Contudo creio que Não se deve misturar quadros de correntes continua com alternada. Sendo assim não se deve usar na string a tensão vindo do inversor. Para isso deve se usar outro quadro ou o quadro de distribuição existente.
Tudo bom amigo. Tem uma correção a fazer na sua ligação do seu string box. Você alimentou primeiramente os porta fusíveis, no entanto essa forma é incorreta, pois numa eventual troca dos fusíveis, você terá um dos bornes com alimentação DC vinda dos painéis. A energia DC que vem dos painéis, sempre vem diretamente para o disjuntor DC ou chave seccionadora, pois assim você desligando o disjuntor irá interromper a energia dos bornes dos fusíveis. Não que o sistema não irá funcionar, mas pode haver um acidente se acaso queimar um fusível. Então a sequência correta seria energia dos painéis, disjuntor, depois ponte para os DPS, e daí sim fusíveis, que por sua vez alimenta o inversor. Valeu amigo.
Perfeito a explicação! Bom tbm seria mais informações a respeito dos cuidados que temos que tomar sobre sobreamentos, tbm sobre quantas placas o inversor aguenta por string
A norma proíbe o disjuntor de CA no mesmo quadro do que CC. Também é importante destacar a corrente alternada que passa em uma string dessas mesmo em sistemas menores. Galera, não é choque de 110 ou 220V, mas 1.000V. Se vc não tem cursos especializados na área, não se aventure, sua vida e sua casa estarão em risco. No mais achei o vídeo bastante didático.
Eu li que é obrigatório uma "string box" antes e uma depois do Inversor... Seria devido a essa norma a qual você está citando? Sendo uma String Box para CA e outra para CC?
@@ElvisMoraes Sim, deve-se ter a proteção do lado CC (na entrada do inversor), e a proteção CA (saída do inversor) separados. Existe um artigo no site do Vinícius Ayrão, em que ele explica mais a respeito. Outra coisa, ao meu ver, a nomenclatura "ideal" de "stringbox" seria apenas referente à parte CC.
Muito bom e altamente explicativo para que está iniciando como eu. Eu gostaria que você esclarecesse a ligação do inversor Sunny Boy 2.5 ao quadro (AC) da rede da concessionária. Seria ligar as duas fases (127V) em L e N e o terra no PE no conector do inversor?
Gostei muito da aula, meus parabéns. Mas gostaria de fazer uma pergunta sobre o disjuntor de corrente CC? Tem que colocar também? Pois vi que vocês colocaram fusível ele substitui o disjuntor?
Boa tarde!!! Pergunto feito a ligacão em serie tudo pronto para ligar. Tem que preparar um pino positivo e negativo para se conectat as saidas dos. Pinos das placas????
.. Uma dúvida ... se acabar a energia da rede terei energia vinda dos painéis ? Pergunta devido ao fato dos inversor não estar mais recebendo alternada e pode ser o caso da manutenção na rede.
sou eletricista industrial seria bo esplanar sobre a norma 5410 onde fala de normas da ABNT para padronização de cores alem de dimensionar os cabos fica a dica
gostei muito do video, muito bom mesmo,hj quanto ficaria um kit completo para ser instalado em uma casa com consumo de energia elétrica convencional , consumo mensal de 150kwh mês ? uma outra pergunta o medidor de energia elétrica tem que ser digital ou os normais serve?
AMIGÃO ! O CABO PARA CORRENTE ALTERNADA EU LIGO DEPOIS DO RELÓGIO DA CONCESSIONÁRIA OU SEJA SAÍDA PARA MINHA RESIDÊNCIA! CORRETO ? E SE MEU MEDIDOR ( RELÓGIO ) ESTIVER A 100 M DA RESIDÊNCIA NO CASO DE UM SÍTIO, POSSO LIGAR EM QUALQUER TOMADA DA MINHA CASA ? FARIA O MESMO EFEITO ? ABRAÇÃO ! SEMPRE SUCESSO !
Olá, tudo bem? É possível vocês encaminharrem um esquema elétrico desta ligação , constando também a ligação na caixa de distribuição existente na residência?
Boa noite amigos! essa conexão no disjuntor da rede tem que está polarizado neutro do inversor com neutro da rede, como também a fase com fase da rede.
Esse neutro precisa ligar no barramento de neutro do qdc ou eu posso separa o neutro do circuito do barramento e imendalo e isolar junto ao neutro que vem do inversor
Olá muito bom o vídeo. Mas fiquei com uma dúvida: quem alimenta a carga o inversor ou a concessionária? não é necessária a instalação de uma chave reversora?
Me responda só uma coisa,quando eu coloca as placas e liga no inversor hibrido,eu sei que tenho que usa os cabos de 6mm a 8mm para liga eles e a baterias.queria saber se tenho que muda toda fiação da minha residência?
Boa explicação, mas ficou uma dúvida!. Então se caso faltar energia durante o dia da concessionária, as placas não irá mandar energia pra residência, por falta de corrente alternada no inversor? Foi o que entendi.
Muito bom, agora me responda uma duvida que tenho e ainda não consegui resposta sobra sistema fotovoltaico.......para uma bateria estacionária de 240A, quantas placas fotovoltaicas e com qual capacidade para garantir uma carga eficiente para essa bateria?
Esqueceu de falar,quando sai os cabos da string box ,para a conexão das placas ,será usado conector positivo no cabo negativo e conector negativo no cabo positivo.Toda string box por segurança ,tem que obter DTM e DSP de DC e AC para melhor proteção. Coisa não praticada por empresas por economia de venda.O mais correto para ligação das fazes de conexão de junção da concessionaria é entrando por cima e saindo por baixo, e ainda mais indicado conectar entre o quadro de medição e distribuição com uma caixa de passagem e conector de derivação perfurante. Ele faz o processo de sincronizar as senoides das fases com um certo atraso .
Bom dia!!! Quero parabeniza-los pelo excelente material, mas infelizmente as vídeo aulas não estão mais disponíveis ou temos outro endereço para assistilas????
Esse cabo que vem da rede para o extrin box ele sai do quadro de distribuição ou do padrao de entrada da casa me tira essa dúvida como é feito bela expricacao
Tanto faz, vai dar na mesma, porém ligando dentro da caixa de dijuntores você terá a proteção dos dijuntores que vc vai colocar,,, ligando direto da rede,,, vai ficar direto sem uma proteção de disjuntor
Tanto faz, ligando direto no djuntor de entrada do relógio ou no geral do quadro de distribuição. O importante é não ligar em circuitos independentes do quadro, junto com chuveiro ou algo do tipo
então por todo período que a concessionária estiver sem energia o equipamento fica em standy bye, ou seja sem consumo de energia do sistema solar e também dá concessionária ??????
Boa noite, estou com uma dúvida, no caso do disjuntor do quadro geral da residência tem que alterar a corrente? tem ouvido muito problemas de desarmar o disjuntor quando o sistema começa a gerar na rede
O disjuntor deve ser dimensionado de acordo com a demanda da residência, conforme a norma NBR 5410. Se o disjuntor está desarmando é porque o dimensionamento está incorreto.
Pode montar os dois, o On Grid pra injetar na rede e o Off Grid. Qual a vantagem? Vantagem de que vc pode usar alta corrente da concessionária pra chuveiros, microondas, carro elétrico, e se acabar a energia da concessionária, vc ainda terá energia das baterias para ter iluminação, tomadas até 10Ah, tudo dimensionado separado dos aparelhos q consomem muita energia e acabam com as baterias.
Pode sim porém aja bateria pra sustentar chuveiro micro-ondas etc. O bom das baterias seria manter apenas luz e algumas tomadas em funcionamento,,,, o off grid custa muito mais,,, muitas baterias envolvidas fora o espaço
O ideal, seria investir em geração de energia com os painéis, assim toda energia excedente volta pra concessionária como crédito para uso diário, você autoconsome e o que não for consumido vai pra concessionária de crédito pra ser usado quando tiver que puxar da rede.
Ao entrar no dispositivo de proteção (fusível) entrou Preto(negativo) e vermelho (positivo) e na saída abaixo foi invertido as cores, isso esta correto, não inverteria a tensão no inversor?
Treinamento sobre energia solar grátis: gelarapido.com.br/energia-solar
Obrigado pela explicação. Excelente. Aos críticos; façam melhor ao invés de apenas criticar - com certeza vai agregar-. Os caras tiveram boa vontade de posicionar uma câmera, mostrar todo esquema, dar dicas, explicar e disponibilizar um vídeo gratuito.
Infelizmente é normal meu amigo esse tipo de pessoa que só crítica,pois o ser humano em sua maioria e ingrato e mau educado.kkk
Verdade! Vc disse tudo! Parabéns.
Oi boa noite saiu um terra do inversor para DPS de aterramento , e outro cabo terra foi pra onde ? Tinha dois vc viu 👀?
Eu não entendo nada de elétrica, porém estou querendo entrar nesse ramo de energia fotovoltaica.Eu gostei da explicação, mesmo não entendendo quase nada.Voces estão de parabéns.Vou comprar o seu curso Vanisio assim que possível,no momento estou desempregado e vivendo de bicos, quando aparece, porém estou cansado dessa dificuldade que estou enfrentando preciso mudar este senário da minha vida.Obrigado novamente pelo ensinamentos.
Foi o único vídeo que mostrou a "mistura "conexão da concessionária com a energia do inversor. Parabéns
Imaginava antes que haveria um curto.
O sistema é inteligente o bastante.
Pelo que entendi na conexão a energia caminha para os dois lados.
Boa noite, já vi vários canais falando sobre energia fotovoltaico, mas nunca com essa explicação. Parabéns pelo excelente trabalho.
Muito bem explicado, sou cursado como Técnico Eletrotécnico, sou autônomo e aprendi de como fazer o String Box com vocês, show de aula, sanou todas as minhas dúvidas, estão de parabéns, aos críticos que não entenderam é melhor fazer um curso de Eletricista, ganhou um inscrito pro canal.
Essa foi o melhor video de explicação da ligação de placas solares que já assisti. Olha que eu já vi muitos videos. valeu gente.
Sou do Rio de janeiro e estou entrando no ramo gostei muito da ilustração .
Top top vídeo Jovem nota 10 está aula ajuda muita pessoa. " mais no cistema de energia solar deveria ter um dispositivo com banco de bateria para funcionar como um Gerador a gasolina quando acabar a força da concessionária a casa não fica sem força " fica a dica !!!
Melhor canal qui dá aulas valendo e ó futuro sol. Esse sim valem a pena assistir. Tem gente aí que só quer ganhar dinheiro com curso kkk vamos acordar gente Energia solar e muito fasso de estalar
Boa explicação, parabéns, porém não se usa disjuntor CA em uma atring box CC, deve ter um quadro de proteção CA exclusivo em qualquer instalação de energia solar.
O Disjuntor é de 15 ou 20 no caso do inversor de 3000?
Só uma dica. No mesmo quadro, NÃO MISTUREM DISPOSITIVOS CC E CA.
Eu ia dizer o mesmo, aqui onde trabalho a gente usa a string box, somente pra parte CC e a caixa CA para conexões CA.
@@stateacher6906 ,trabalha CLT ou presta serviço , como tá sobre valores irmão to finalizando um curso de montador e queria ter uma base de valores de inicio ?
Parabéns a todos os envolvidos, vcs conseguiram explicar bem e com bastante simplicidade "🤝👏👏
Excelente vídeo! Sem enrolação falaram tudo que havia para ser dito! Parabéns!
Ótimo vídeo amigo, valeu, e ainda bem que o inversor para de enviar energia quando desliga a energia que vem da concessionária, pois eu fui dar uma manutenção aqui em casa e desliguei a energia da rede e esqueci da energia fotovoltaica, mas ainda bem que o inversor parou de injetar energia, senão eu tinha levado o maior choque. Foi aí que desconfiei que por motivos de segurança ele para de enviar tensão nessas horas.
Olá amigo nunca dar manutenção em uma rede elétrica sem conferir se tem energia( com dispositivo para teste)pode ser muito perigoso
Ótimo video. Contudo creio que Não se deve misturar quadros de correntes continua com alternada. Sendo assim não se deve usar na string a tensão vindo do inversor. Para isso deve se usar outro quadro ou o quadro de distribuição existente.
B😇😇😻🎅👸👼👼
Muito boa a explicação de vcs me ajudou muito eu tô entrando nesse ramo agora gostei parabéns
No caso, terei que pagar 1000,00 só pra pegar o certificado... porque o curso tá aqui...
Show de bola !
Deus lhe abênçoe sempre...
Tudo bom amigo. Tem uma correção a fazer na sua ligação do seu string box. Você alimentou primeiramente os porta fusíveis, no entanto essa forma é incorreta, pois numa eventual troca dos fusíveis, você terá um dos bornes com alimentação DC vinda dos painéis. A energia DC que vem dos painéis, sempre vem diretamente para o disjuntor DC ou chave seccionadora, pois assim você desligando o disjuntor irá interromper a energia dos bornes dos fusíveis. Não que o sistema não irá funcionar, mas pode haver um acidente se acaso queimar um fusível. Então a sequência correta seria energia dos painéis, disjuntor, depois ponte para os DPS, e daí sim fusíveis, que por sua vez alimenta o inversor.
Valeu amigo.
Muito Gela R.! Voceis sao a nivel de engenheiro da Atha! A moda é Inversores. ta uma febre...
Boa ,faça um vídeo de ligação de 380 do con conversor até o barramento , obrigado
Sou de Minas gerais São Lourenço adorei aula fotovoltaica
Um dos melhores vídeos explicativos que já vi
Até agora e o melhor vídeo que vi.
Faz um vídeo com 20 painéis pra nois
Perfeito a explicação!
Bom tbm seria mais informações a respeito dos cuidados que temos que tomar sobre sobreamentos, tbm sobre quantas placas o inversor aguenta por string
A norma proíbe o disjuntor de CA no mesmo quadro do que CC. Também é importante destacar a corrente alternada que passa em uma string dessas mesmo em sistemas menores.
Galera, não é choque de 110 ou 220V, mas 1.000V. Se vc não tem cursos especializados na área, não se aventure, sua vida e sua casa estarão em risco.
No mais achei o vídeo bastante didático.
Eu li que é obrigatório uma "string box" antes e uma depois do Inversor... Seria devido a essa norma a qual você está citando?
Sendo uma String Box para CA e outra para CC?
@@ElvisMoraes Sim, deve-se ter a proteção do lado CC (na entrada do inversor), e a proteção CA (saída do inversor) separados. Existe um artigo no site do Vinícius Ayrão, em que ele explica mais a respeito. Outra coisa, ao meu ver, a nomenclatura "ideal" de "stringbox" seria apenas referente à parte CC.
Aula muito top boa noite pra todos
Muito bom e altamente explicativo para que está iniciando como eu. Eu gostaria que você esclarecesse a ligação do inversor Sunny Boy 2.5 ao quadro (AC) da rede da concessionária. Seria ligar as duas fases (127V) em L e N e o terra no PE no conector do inversor?
Quadro c.a junto com c.c ! E o c.a sem dps ? Aí é foda irmão
A ligação do fusíveis deveriam ter uma pequena alteração, mas do mais é uma excelente explicação...
Explicação simples e direto. Obrigado pessoal.
Gostei muito da aula, meus parabéns.
Mas gostaria de fazer uma pergunta sobre o disjuntor de corrente CC? Tem que colocar também? Pois vi que vocês colocaram fusível ele substitui o disjuntor?
Boa tarde!!! Pergunto feito a ligacão em serie tudo pronto para ligar. Tem que preparar um pino positivo e negativo para se conectat as saidas dos. Pinos das placas????
Olá uma pergunta a fixação destes conversor na parede tem um padrão a seguir ou fica ao gosto do estalador ou seje cada casa é um caso
Show,fãs um vídeo a ligação na rede de 220 em cada fase, sendo q 2 fase e fase igual a 380
Boa garotos.assisti 4 x esse vídeo. M ajudou e muito. Parabéns
Muito boa explicação, parabéns
Obrigado parceiros por essa aula tao fabulosa.!
Ótima explicação, bem simplória, e de fácil entendimento, obrigado...
Sinto falta de lojas fisicas. Bons tempos.
Só uma dúvida quando eu for fazer manutenção em casa tem uma ordem p desligar o Sting box ou posso desligar qualquer um primeiro.
Que explicação top. parabens.
Acho que deveriam continuar em um outro vídeo a instalação casada on grid mais off grid
Show de bola, explicação de uma maneira simples.
Espero ter ajudado
Valeu campeões muito bom o vídeo, obrigado entendi muito.
Muito limpa a explicação parabéns aprendi fácil assim
Olá amigo quero montar um sistema simples de energia solar obrigado pela dica parabéns pelo vídeo tmj
Parabéns muito boa explicação com muitos detalhes
Oi muito bom o seu vídeo eu gostaria de saber de quanto é a amperagem dos disjuntores e do dps?
revendo o vídeo, resolvi a minha dúvida. Obr..
Vou assistir mais vezes
Ótima explicação !
PARABÉNS MUITO BOAS SUAS AULAS
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Vendo suas explicações neste caso quando faltar energia durante o dia na rede da consecionaria a casa ficará sem energia?
É isso mesmo.
Sim, a não ser que você use um inversor híbrido, com uso de baterias para armazenar quando houver falta
Sim, Francisco. Se faltar energia da concessionária, a edificação ficará sem energia.
Boa aula ,será que vocês não pode fazer o esquema na louza e ir explicando passo a passo e passando para o quadro?
Maravilhoso irmão, você é de mais
.. Uma dúvida ... se acabar a energia da rede terei energia vinda dos painéis ? Pergunta devido ao fato dos inversor não estar mais recebendo alternada e pode ser o caso da manutenção na rede.
Parabéns pela iniciativa que Deus abençoe.
sou eletricista industrial seria bo esplanar sobre a norma 5410 onde fala de normas da ABNT para padronização de cores alem de dimensionar os cabos fica a dica
Muito obrigado, Parabéns pela explicação.
Muito obrigado excelente aula 🤝🤝😁👍
gostei muito do video, muito bom mesmo,hj quanto ficaria um kit completo para ser instalado em uma casa com consumo de energia elétrica convencional , consumo mensal de 150kwh mês ? uma outra pergunta o medidor de energia elétrica tem que ser digital ou os normais serve?
Bom de mais amigos ,obrigado forte abraço!!
Vídeo mastigadinho! Show de bola.
boa,oq protege a tensão de não se chocar ?
AMIGÃO ! O CABO PARA CORRENTE ALTERNADA EU LIGO DEPOIS DO RELÓGIO DA CONCESSIONÁRIA OU SEJA SAÍDA PARA MINHA RESIDÊNCIA! CORRETO ? E SE MEU MEDIDOR ( RELÓGIO ) ESTIVER A 100 M DA RESIDÊNCIA NO CASO DE UM SÍTIO, POSSO LIGAR EM QUALQUER TOMADA DA MINHA CASA ? FARIA O MESMO EFEITO ? ABRAÇÃO ! SEMPRE SUCESSO !
Olá, tudo bem?
É possível vocês encaminharrem um esquema elétrico desta ligação , constando também a ligação na caixa de distribuição existente na residência?
CC e CA no mesmo quadro?
Percebir também
Boa noite amigos! essa conexão no disjuntor da rede tem que está polarizado neutro do inversor com neutro da rede, como também a fase com fase da rede.
Esse neutro precisa ligar no barramento de neutro do qdc ou eu posso separa o neutro do circuito do barramento e imendalo e isolar junto ao neutro que vem do inversor
Que explicação! Parabéns wiliam!
ola amigo
gela olha so uma duvida esse painel ligado em seria continua em 24v
Melhor vídeo de energia solar👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Imagina o pior kkkkkkkkkkkk
Parabéns pela excelente explicações
Olá muito bom o vídeo. Mas fiquei com uma dúvida: quem alimenta a carga o inversor ou a concessionária? não é necessária a instalação de uma chave reversora?
Me responda só uma coisa,quando eu coloca as placas e liga no inversor hibrido,eu sei que tenho que usa os cabos de 6mm a 8mm para liga eles e a baterias.queria saber se tenho que muda toda fiação da minha residência?
Otima explicação !
Essa alimentação da rede é bifasico ou monofásica, e se meu MEDIDOR da concessionária for trifásico, qual fase ligar?
só fiquei com duvida em um ponto, quem eu devo assegura com DPS? a saida para o inversor ou as entradas do porta fusível?
Boa explicação, mas ficou uma dúvida!. Então se caso faltar energia durante o dia da concessionária, as placas não irá mandar energia pra residência, por falta de corrente alternada no inversor? Foi o que entendi.
Por medida de segurança, a geração fotovoltaica é desligada da rede também. Tem dispositivo automático para fazer isso.
@@josesbarboza4079 mas a ideia é que os paines sejam fonte alternativas para caso de falta de energia da concessionária!
Qual é o tipo de aterramento que você usou? Pode ser usado tns na string box?
Muito bom, agora me responda uma duvida que tenho e ainda não consegui resposta sobra sistema fotovoltaico.......para uma bateria estacionária de 240A, quantas placas fotovoltaicas e com qual capacidade para garantir uma carga eficiente para essa bateria?
Esqueceu de falar,quando sai os cabos da string box ,para a conexão das placas ,será usado conector positivo no cabo negativo e conector negativo no cabo positivo.Toda string box por segurança ,tem que obter DTM e DSP de DC e AC para melhor proteção. Coisa não praticada por empresas por economia de venda.O mais correto para ligação das fazes de conexão de junção da concessionaria é entrando por cima e saindo por baixo, e ainda mais indicado conectar entre o quadro de medição e distribuição com uma caixa de passagem e conector de derivação perfurante. Ele faz o processo de sincronizar as senoides das fases com um certo atraso .
entendi nada
Não seria interessante criar um quadro CA?
Boa explicação, deu pra ter uma boa noção, obrigado.
Bom dia!!! Quero parabeniza-los pelo excelente material, mas infelizmente as vídeo aulas não estão mais disponíveis ou temos outro endereço para assistilas????
Esse cabo que vem da rede para o extrin box ele sai do quadro de distribuição ou do padrao de entrada da casa me tira essa dúvida como é feito bela expricacao
no video ele diz que vem do quadro de distribuição
Tanto faz, vai dar na mesma, porém ligando dentro da caixa de dijuntores você terá a proteção dos dijuntores que vc vai colocar,,, ligando direto da rede,,, vai ficar direto sem uma proteção de disjuntor
Tanto faz, ligando direto no djuntor de entrada do relógio ou no geral do quadro de distribuição. O importante é não ligar em circuitos independentes do quadro, junto com chuveiro ou algo do tipo
Olá amigos estou começando no ramo já sou eletricista queria saber como instalar um sistema bi volt desde já agradecido
Excelente explicação
Parabéns galera excelente vídeo.
então por todo período que a concessionária estiver sem energia
o equipamento fica em standy bye, ou seja sem consumo de energia do sistema solar e também dá concessionária ??????
CC com CA no mesmo lugar?
Se das placas já estão ligadas num Micro Inversor, qual a necessidade do Inversor maior ?
Boa noite, estou com uma dúvida, no caso do disjuntor do quadro geral da residência tem que alterar a corrente? tem ouvido muito problemas de desarmar o disjuntor quando o sistema começa a gerar na rede
O disjuntor deve ser dimensionado de acordo com a demanda da residência, conforme a norma NBR 5410. Se o disjuntor está desarmando é porque o dimensionamento está incorreto.
E quando há dois inversores, um não vai alimentar o outro com corrente alternada e assim mantê-lo ligado?
Muito Obrigado Vanisio.
Pode montar os dois, o On Grid pra injetar na rede e o Off Grid. Qual a vantagem?
Vantagem de que vc pode usar alta corrente da concessionária pra chuveiros, microondas, carro elétrico, e se acabar a energia da concessionária, vc ainda terá energia das baterias para ter iluminação, tomadas até 10Ah, tudo dimensionado separado dos aparelhos q consomem muita energia e acabam com as baterias.
Pode sim porém aja bateria pra sustentar chuveiro micro-ondas etc. O bom das baterias seria manter apenas luz e algumas tomadas em funcionamento,,,, o off grid custa muito mais,,, muitas baterias envolvidas fora o espaço
O ideal, seria investir em geração de energia com os painéis, assim toda energia excedente volta pra concessionária como crédito para uso diário, você autoconsome e o que não for consumido vai pra concessionária de crédito pra ser usado quando tiver que puxar da rede.
Ao entrar no dispositivo de proteção (fusível) entrou Preto(negativo) e vermelho (positivo) e na saída abaixo foi invertido as cores, isso esta correto, não inverteria a tensão no inversor?
Parabens pelo vd muito produtiva👍👍👍