Video maravilhoso! Me tirou muitas duvidas. Eu já sabia que eu quero a noite para conseguir trabalhar e estudar, mas estava em duvida do que escolher. Apenas tenho outra duvida: eu sei quase nada de programação ou sistemas, isso é ruim?
Olá! Fico muito feliz que gostou! Sobre saber ou não programação, isso não é um problema. Eu quando entrei não sabia nada de programação. Tive dificuldades, mas com ajuda dos meus colegas consegui fazer. A matéria de programação começa do princípio dos algoritmos, então não precisa ter conhecimento prévio, mas é importante sempre perguntar e acompanhar a disciplina com atenção (meu conselho).
Olá Kawã!! Sim, consegue atuar sim na parte de desenvolvimento de software. Temos matérias de computação no curso que proporcionam uma boa base para atuar nesse vertente.
Vou começar a fazer esse curso em agosto, e queria muito saber sobre os estágios durante os 6 anos de curso, como por exemplo qual é o melhor momento para buscar por algum estágio e até quando eu devo conciliar o trabalho com os estudos. Agradeço desde já, um abraço!
Olá! Boa questão! Durante o curso você pode fazer estágio não obrigatório e estágio obrigatório. O estágio não obrigatório você pode fazer desde o primeiro período do curso. O estágio obrigatório você pode fazer a partir do sexto período, se não me engano. Conciliar trabalho com estudo não é fácil, mesmo o curso sendo noturno. A sobrecarga de matérias nos primeiros períodos é alta e pode atrapalhar essa conciliação. E por isso, o melhor momento, na minha opinião, para buscar um estágio é a partir do sexto/sétimo período. Nessa fase você vai ter até mais maturidade para escolher um estágio que te permita aprender mais. Oportunidades de estágio não faltam! Temos muitas vagas todo mês em diferentes áreas e empresas.
qual você acha melhor pra alguém que quer ter mais foco nas linguagens de programação? ciências da computação, sistemas de informação ou engenharia de sistema (tudo ufmg)?
Olá! Para ter mais fico em linguagens de programação acredito que Ciências da Computação é o mais recomendado. Mas de forma geral, em todos esses cursos não temos necessariamente matérias específicas para aprender cada linguagens de programação. Geralmente aprendemos essas linguagens para resolver os desafios propostos em disciplinas específicas, sabe?
Faço ciências da computação na Estácio estou no 3 período estou pensando entrar na UFMG, você saberia me informar se eu perderia as disciplinas que já fiz?
Olá!! Quando você entrar na UFMG, eles vão pegar as matérias que você fez, analisar quais critérios a Estácio exige de conhecimento nessas matérias e fazer a comparação com as matérias da grade de engenharia de sistemas na UFMG. Se após a comparação de cada matéria os critérios forem atendidos, você consegue aproveitar aqui no curso. Na prática, a UFMG não costuma aproveitar as matérias das universidades particulares não. E quando aceita, costuma ser uma aproveitamento pequeno.
Olá!! Boa pergunta. Na UFMG os cursos são muito parecidos. A grade curricular de Eng. de Controle e Automação possui as mesmas matérias que Eng. de Sistemas principalmente nos períodos iniciais, até o sexto período +/-. A diferença está principalmente nas matérias que envolvem técnicas de controle e manipulação robótica. Na Engenharia de Sistemas vemos algumas matérias relacionada a controle de sistemas, como Análise de Sistemas Dinâmicos e Lineares, Engenharia de Controle e Técnicas de Modelagem. Mas na Eng. de Controle e Automação possuem muitas outras matérias relacionadas ao tema. Enquanto Eng. de Sistemas possui matérias mais relacionadas a levantamento de requisitos, laboratório de projetos e otimização, a Eng. de Controle e Automação foca mais em matérias de modelagem, simulação e automação industrial.
Olá Rafael! Conheço sim, muitas pessoas inclusive. Nesse caso, a rotina se torna mais cansativa, mas por outro lado a pessoa ganha experiência profissional.
Olá Arthur!! Fico feliz que esteja considerando fazer engenharia de sistemas. O horário das aulas é de 19h às 22h35. Pode ocorrer de fazer matérias optativas mais cedo, a partir de 17h, mas fica a critério do aluno. A grade principal é de 19h às 22h35. Também estou no instagram, @g.mendesf . Pode ficar a vontade para entrar em contato e tirar mais dúvidas!! Me coloco a disposição 😉
Tem como adiantar matérias mano? Caso a pessoa já domine alguma matéria do curso? Por exemplo: A matéria de cálculo... A pessoa tem como fazer as avaliações e se passar consegue adiantar a matéria?
Opa companheiro! Boa pergunta. Na UFMG existe um exame de comprovação de conhecimento. Se solicitar o exame e passar você é aprovado na disciplina. Acredito que é nesse sentido que estava perguntando, certo? Nesse caso é possível sim. Mas, para ser sincero, nunca vi ninguém fazer. Não vejo como uma prática comum. Geralmente isso é conversado com colegiado do curso (coordenador e secretário), eles vão te indicar os melhores caminhos. Segue um link que explica um pouco mais sobre o exame de comprovação de conhecimento www2.ufmg.br/engmecanica/engmecanica/Home/Procedimentos/Comprovacao-de-conhecimento . Nesse caso o da engenharia mecânica, mas não é diferente para os outros cursos.
Olá Bernardo!! Bacana. Olha, aprendemos C e C++ na maior parte do tempo. Em algumas matérias também vemos R e Matlab. E em alguns poucos casos, Phyton também. Já que vai entrar no segundo semestre, recomendo já ir estudando C e C++. Essas serão fundamentais em matérias como PDS1, PDS2 e Estruturas de Dados.
Olá bom dia! Eu peço desculpas caso esteja incomodando o senhor é só que gostaria de saber sua opinião que para ingressar em mercado de trabalho da computação que se envolve programação, desenvolvimento se software e hardware seria melhor entrar neste curso ou em ciências da computação?
Olá Kenner!! Não é incômodo nenhum, será um prazer te ajudar. Olha, se você realmente quer trabalhar na área da computação e focar apenas nessa área, o curso de Ciência da Computação é mais indicado. Agora, se você gostaria de ter oportunidades em outros setores, lidar com outros tipos de sistemas, inclusive softwares e hardwares (porém de maneira não tão aprofundada) o curso de engenharia de sistemas é mais indicado 😌
@@quadrumanos agradeço pela disposição =). O senhor acredita que poço então me aprofundar sozinho com matérias optativas e mestrado me aprofundar muito em ciências da computação memso cursando engenharia de sistema ? É que não sei bem como escolher qual curso para ingressar sabe
Sim, acredito sim. Acredito que você iniciando na engenharia de sistemas é mais vantajoso sim. No mestrado ou pós graduação você consegue aprofundar na área de computação se for do seu interesse. A engenharia de sistemas vai abrir seus olhos para outras oportunidades que talvez ainda nem tenha considerado, o que é muito bom 🙂
Disponha!! Qualquer coisa que precisar estou a disposição. No Instagram falo mais sobre engenharia de sistemas, pode mandar mensagem por lá também, @g.mendesf 🙂
Olá Ry!! Não, Engenharia de Sistemas não é o mesmo que Engenharia de Software. Tem relações, porém são cursos diferentes. Inclusive o último vídeo que publiquei aqui no canal é explicando a diferença entre os dois. Vale a pena conferir 😌
Olá!! O princiapl motivo para ser 12 períodos é devido a distribuição das matérias na grade. Pelo fato do curso ser noturno, a grade é mais distribuída. Pela grade normal geralmente começamos as aulas 19h e terminamos 22h40, apenas duas aulas por dia. Nas engenharias do diurno geralmente tem mais aulas.
Não não, pela minha vivência dentro do curso considero que: o que as empresas dão mais valor é a formação dentro da universidade, quais projetos você participou, quais matérias você cursou, eventos, workshops... e sem dúvida sua capacidade de resolver problemas. E pensando em todos esses pontos a Engenharia de Sistemas aqui na UFMG é um dos mais demandados e bem aceitos pelo mercado, principalmente por ser muito importante em diferentes áreas. Apesar de ser de fato ruim ainda não ter uma certificação própria, no mercado de atuação não se torna um ponto relevante.
Mto interessante esse curso de Engenharia de sistemas, acho que vou fazer ele
estou na fila pra entrar no curso, espero conseguir porque esse vídeo aumentou ainda mais minha vontade de entrar nele, obrigado
Olá Masuri!! Fico na torcida para você entrar na engenharia de sistemas. E fico feliz que o vídeo tenha despertado mais interesse! 😁
Video maravilhoso! Me tirou muitas duvidas. Eu já sabia que eu quero a noite para conseguir trabalhar e estudar, mas estava em duvida do que escolher. Apenas tenho outra duvida: eu sei quase nada de programação ou sistemas, isso é ruim?
Olá! Fico muito feliz que gostou!
Sobre saber ou não programação, isso não é um problema. Eu quando entrei não sabia nada de programação. Tive dificuldades, mas com ajuda dos meus colegas consegui fazer.
A matéria de programação começa do princípio dos algoritmos, então não precisa ter conhecimento prévio, mas é importante sempre perguntar e acompanhar a disciplina com atenção (meu conselho).
Com a formação nesse curso você consegue atuar de maneira relevante na área de computação(seja desenvolvimento de softwares ou outra vertente)?
Olá Kawã!! Sim, consegue atuar sim na parte de desenvolvimento de software. Temos matérias de computação no curso que proporcionam uma boa base para atuar nesse vertente.
Consegue, mas sugiro que se deseja apenas isso, vá para Sistemas de Informacao
Esse vídeo me convenceu a entrar na UFMG, nesse curso. Valeu!!
Fico muito feliz Luís!! Te aguardo lá 😁
nas aulas de fisica, eles tbm tem fisica experimental?
Vou começar a fazer esse curso em agosto, e queria muito saber sobre os estágios durante os 6 anos de curso, como por exemplo qual é o melhor momento para buscar por algum estágio e até quando eu devo conciliar o trabalho com os estudos. Agradeço desde já, um abraço!
Olá! Boa questão! Durante o curso você pode fazer estágio não obrigatório e estágio obrigatório.
O estágio não obrigatório você pode fazer desde o primeiro período do curso. O estágio obrigatório você pode fazer a partir do sexto período, se não me engano.
Conciliar trabalho com estudo não é fácil, mesmo o curso sendo noturno. A sobrecarga de matérias nos primeiros períodos é alta e pode atrapalhar essa conciliação.
E por isso, o melhor momento, na minha opinião, para buscar um estágio é a partir do sexto/sétimo período. Nessa fase você vai ter até mais maturidade para escolher um estágio que te permita aprender mais.
Oportunidades de estágio não faltam! Temos muitas vagas todo mês em diferentes áreas e empresas.
qual você acha melhor pra alguém que quer ter mais foco nas linguagens de programação? ciências da computação, sistemas de informação ou engenharia de sistema (tudo ufmg)?
Olá!
Para ter mais fico em linguagens de programação acredito que Ciências da Computação é o mais recomendado.
Mas de forma geral, em todos esses cursos não temos necessariamente matérias específicas para aprender cada linguagens de programação. Geralmente aprendemos essas linguagens para resolver os desafios propostos em disciplinas específicas, sabe?
Faço ciências da computação na Estácio estou no 3 período estou pensando entrar na UFMG, você saberia me informar se eu perderia as disciplinas que já fiz?
Olá!! Quando você entrar na UFMG, eles vão pegar as matérias que você fez, analisar quais critérios a Estácio exige de conhecimento nessas matérias e fazer a comparação com as matérias da grade de engenharia de sistemas na UFMG.
Se após a comparação de cada matéria os critérios forem atendidos, você consegue aproveitar aqui no curso.
Na prática, a UFMG não costuma aproveitar as matérias das universidades particulares não. E quando aceita, costuma ser uma aproveitamento pequeno.
Qual a diferença de eng. de sistemas para eng. de controle e automação?
Olá!! Boa pergunta.
Na UFMG os cursos são muito parecidos. A grade curricular de Eng. de Controle e Automação possui as mesmas matérias que Eng. de Sistemas principalmente nos períodos iniciais, até o sexto período +/-. A diferença está principalmente nas matérias que envolvem técnicas de controle e manipulação robótica.
Na Engenharia de Sistemas vemos algumas matérias relacionada a controle de sistemas, como Análise de Sistemas Dinâmicos e Lineares, Engenharia de Controle e Técnicas de Modelagem. Mas na Eng. de Controle e Automação possuem muitas outras matérias relacionadas ao tema.
Enquanto Eng. de Sistemas possui matérias mais relacionadas a levantamento de requisitos, laboratório de projetos e otimização, a Eng. de Controle e Automação foca mais em matérias de modelagem, simulação e automação industrial.
Conhece gente que trabalha e estuda durante esse curso?
Olá Rafael! Conheço sim, muitas pessoas inclusive. Nesse caso, a rotina se torna mais cansativa, mas por outro lado a pessoa ganha experiência profissional.
Estou pensando nesse curso e gostaria de saber o horário das aulas do curso. É de 19 as 22 ou das 17 às 20?
Olá Arthur!! Fico feliz que esteja considerando fazer engenharia de sistemas.
O horário das aulas é de 19h às 22h35. Pode ocorrer de fazer matérias optativas mais cedo, a partir de 17h, mas fica a critério do aluno.
A grade principal é de 19h às 22h35.
Também estou no instagram, @g.mendesf . Pode ficar a vontade para entrar em contato e tirar mais dúvidas!! Me coloco a disposição 😉
@@quadrumanos obrigado
Tem como adiantar matérias mano? Caso a pessoa já domine alguma matéria do curso? Por exemplo: A matéria de cálculo... A pessoa tem como fazer as avaliações e se passar consegue adiantar a matéria?
Opa companheiro! Boa pergunta. Na UFMG existe um exame de comprovação de conhecimento. Se solicitar o exame e passar você é aprovado na disciplina. Acredito que é nesse sentido que estava perguntando, certo? Nesse caso é possível sim.
Mas, para ser sincero, nunca vi ninguém fazer. Não vejo como uma prática comum. Geralmente isso é conversado com colegiado do curso (coordenador e secretário), eles vão te indicar os melhores caminhos.
Segue um link que explica um pouco mais sobre o exame de comprovação de conhecimento www2.ufmg.br/engmecanica/engmecanica/Home/Procedimentos/Comprovacao-de-conhecimento . Nesse caso o da engenharia mecânica, mas não é diferente para os outros cursos.
Quais linguagens agnt aprende nesse curso na UFMG? Vou entrar no proximo semestre e queria saber se o curso eh voltado mais pra programação e tals!!
Olá Bernardo!! Bacana.
Olha, aprendemos C e C++ na maior parte do tempo. Em algumas matérias também vemos R e Matlab. E em alguns poucos casos, Phyton também.
Já que vai entrar no segundo semestre, recomendo já ir estudando C e C++. Essas serão fundamentais em matérias como PDS1, PDS2 e Estruturas de Dados.
Vlw dmais!
Olá bom dia!
Eu peço desculpas caso esteja incomodando o senhor é só que gostaria de saber sua opinião que para ingressar em mercado de trabalho da computação que se envolve programação, desenvolvimento se software e hardware seria melhor entrar neste curso ou em ciências da computação?
Olá Kenner!! Não é incômodo nenhum, será um prazer te ajudar. Olha, se você realmente quer trabalhar na área da computação e focar apenas nessa área, o curso de Ciência da Computação é mais indicado. Agora, se você gostaria de ter oportunidades em outros setores, lidar com outros tipos de sistemas, inclusive softwares e hardwares (porém de maneira não tão aprofundada) o curso de engenharia de sistemas é mais indicado 😌
@@quadrumanos agradeço pela disposição =). O senhor acredita que poço então me aprofundar sozinho com matérias optativas e mestrado me aprofundar muito em ciências da computação memso cursando engenharia de sistema ? É que não sei bem como escolher qual curso para ingressar sabe
Sim, acredito sim. Acredito que você iniciando na engenharia de sistemas é mais vantajoso sim.
No mestrado ou pós graduação você consegue aprofundar na área de computação se for do seu interesse.
A engenharia de sistemas vai abrir seus olhos para outras oportunidades que talvez ainda nem tenha considerado, o que é muito bom 🙂
@@quadrumanos agradeço pela disposição =) se Deus quiser ano que vem o senhor vai ser meu veterano ksksksksks
Disponha!! Qualquer coisa que precisar estou a disposição. No Instagram falo mais sobre engenharia de sistemas, pode mandar mensagem por lá também, @g.mendesf 🙂
Engenharia de sistemas é a mesma coisa de engenharia de software?
Olá Ry!! Não, Engenharia de Sistemas não é o mesmo que Engenharia de Software. Tem relações, porém são cursos diferentes. Inclusive o último vídeo que publiquei aqui no canal é explicando a diferença entre os dois. Vale a pena conferir 😌
@@quadrumanos obg
Pq 12 períodos de curso?
Olá!! O princiapl motivo para ser 12 períodos é devido a distribuição das matérias na grade. Pelo fato do curso ser noturno, a grade é mais distribuída. Pela grade normal geralmente começamos as aulas 19h e terminamos 22h40, apenas duas aulas por dia. Nas engenharias do diurno geralmente tem mais aulas.
Esse curso já foi regularizado no CREA?
Olá Arthur!! Ainda não, nós saímos com a certificação de Engenharia da Computação ou, dependendo das matérias que foram cursadas, Engenharia Elétrica.
@@quadrumanos Isso não restringe o mercado de atuação? Não seria um ponto negativo?
Não não, pela minha vivência dentro do curso considero que: o que as empresas dão mais valor é a formação dentro da universidade, quais projetos você participou, quais matérias você cursou, eventos, workshops... e sem dúvida sua capacidade de resolver problemas. E pensando em todos esses pontos a Engenharia de Sistemas aqui na UFMG é um dos mais demandados e bem aceitos pelo mercado, principalmente por ser muito importante em diferentes áreas. Apesar de ser de fato ruim ainda não ter uma certificação própria, no mercado de atuação não se torna um ponto relevante.
@@quadrumanos tem como ter as duas certificações? Isso é tipo uma habilitação?