Caríssimo, sou professor de Língua Portuguesa e Literatura e, quando uso textos literários em sala de aula, acabo fazendo comentários sobre o contexto histórico em que eles foram escritos. Uma queixa que eu tenho sobre a maneira como se ensina História é que os livros didáticos dão a entender que a História são apenas reis, guerras, revoluções, golpes de Estado etc. O cotidiano das pessoas comuns é mencionado. Por exemplo, quando Machado de Assis, no conto "Noite de Almirante" menciona o Cemitério dos Ingleses, a garotada não entende que aquele lote de terra foi cedido pelo Império brasileiro para a Igreja Anglicana sepultar os ingleses que residiam no Brasil, pois todos os outros cemitérios estavam nas mãos da Igreja Católica, que era parte do Estado brasileiro. Que antes da República, não havia a liberdade para se construírem igrejas de qualquer credo no Brasil como hoje. Quando Jorge Amado fala da perseguição ao candomblé, as pessoas não sabem que só em 1948 conquistamos por lei a total liberdade religiosa. Que só em 1977 a lei do divórcio nos deu o direito de casarmos quantas vezes quisermos. Esses fatos estão ausentes dos livros didáticos de História e as crianças e adolescentes, por causa disso, pensam a vida cotidiana, o microcosmo doméstico como imutável. Poderia fazer um vídeo abordando essa questão?
Olha, esse exemplo da obra de Machado de Assis é uma especificidade, e se nós quisermos que os alunos tenham um grande conjunto de conhecimentos específicos de História, precisariamos dedicar toda a sua formação colegial somente ao estudo da Disciplina. Porém, a educação básica, como o termo sugere, não tem a pretensão de formar historiadores. Neste caso específico, deveria entrar em cena a interdisciplinariedade, ou seja, a leitura da Obra de Machado de Assis não deveria ser vista pelos professores de LP apenas a partir do ponto de vista Literário ou linguístico, mas também do ponto de vista Histórico, Filosófico e Sociológico, isto é, a transmissão deste conhecimento específico deveria ser contemplada nos objetivos específicos do planejamento dos professores de LP. Isto também deveria ocorrer no sentido inverso, ou seja, nós professores de História deveríamos utilizar mais da literatura como ferramenta de ensino-aprendizagem. Entretanto, o tempo destinado à nossa disciplina é geralmente bem reduzido. Quanto às Leis e as conquistas sociais no Brasil na História, essas são informações centrais que são abordadas mesmo em uma linha tradicional do ensino da disciplina. Não há como estudar cada período da História do Brasil sem estudar as Constituições e Leis que marcaram cada fase. Assim, o fato dos alunos, em geral, não conhecerem esses fatos não se deve à ausência de conteúdo, mas sim à ausência de interesse de grande parte. E esse desinteresse não deveria ser tomado como um elemento negativo. Nós precisamos superar essa mentalidade retrógrada de que o valor de um estudante está na capacidade dele ter nota 9-10 em dezenas de disciplinas exaustivas. Quem consegue tal feito é um herói e não um estudante. A razão que eu digo isso é que neste momento eu estou escrevendo esse texto em uma máquina que utiliza um Sistema Operacional e um serviço WEB que foram desenvolvido coletivamente por pessoas de países como os EUA que não sabem nem identificar a Europa em um mapa, mas que obtiveram um conhecimento aprofundado daquilo que lhes interessava.
Dúvidas que possuo que gostaria de ler a respeito: -Formação da Europa (chegada dos bárbaros, obviamente creio que isso exige a leitura de mais de um livro) -Idade média na Ásia (igualmente) -Reações na arte, ciência e cultura com o intercâmbio de conhecimentos com a descoberta do "resto do mundo" na época das grandes navegações. [sem aquela ideia fixa de renascimento, quero saber mais a fundo sobre como a chegada do ornitorrinco mudou a cabeça das pessoas] Sou de biológicas, estudo história por hobbie, então, só uma coisa do básico pro intermediário me deixaria feliz. Tenho TOC com história, períodos longos que ficam "buracados" sem muito conhecimento a respeito me irritam, e a escola foi especialista em ser superficial, óbvio que não a culpo, tenho curiosidades de mais. Ótimo vídeo, quando puder vou ler boa parte das suas recomendações, se assim for da vontade de Odin! Abraços!
Em adição, recomendo os livros do Bernard Cornwell, principalmente a Trilogia do Graal (é de ficção-história mas fortemente baseado na história). Vale a pena dar uma lida, é muito bem escrito.
Ah, Idade Antiga, pô! =( Tá devendo no próximo: Grécia e Roma antiga, mesopotâmia, Egito, Império Persa e quem sabe alguns outros lugares que nem são comentados na escola, tipo, sei lá, extremo oriente, por exemplo
Boas dicas! Apesar de ter usado o exemplo da poesia chinesa, seria possível um vídeo com indicações bibliográficas orientais? Especificamente do extremo oriente, abordagens políticas, sociais, econômicas e mesmo filosóficas. É um tema muito bacana e, ao menos aqui no currículo da UFSC, um tanto negligenciado. Pretendo enveredar minha pesquisa de TCC para o oriente, buscando algo relacional entre história da arte e mitologia, pontuando o contexto japonês (mas o oriente extremo me agrada de uma maneira mais ampla), e é sempre interessante ver um assunto que você gosta se popularizando, então fica aí a dica! Abraços!
Dicas de livros para o próximo vídeo sobre livros de História Geral: História dos Estados Unidos e História da África (talvez esse último livro citado, seja um resumo da coleção de livros chamada História Geral da África da UNESCO). Ambos são da Editora Contexto e feitos por historiadores brasileiros. Observação: Também existe um livro chamado História da África, mas só que publicado pelo historiador inglês chamado John Fage.
muito bom.. videos como este são valiosíssimos pra quem gosta d história e não está envolvido no meio acadêmico. .. eu me aproximei muito através de Jacques le Goff..não sei se realmente é bom.. comecei lendo por me interessar nos assuntos e da maneira como ele os aborda.. depois um amigo que fazia faculdade me disse que era bom
Muito legal o vídeo Felipe, estava procurando algum livro sobre a história da América Latina mesmo! Obrigada! No vídeo parte 2 você poderia indicar algum livro sobre a história da África?! :)
Fala Felipe, que tal bolar um vídeo sobre o Barão de Mauá e enfocar os feitos e planos dele num aspecto mais do empreendedorismo? Abraço, canal excelente!
Senti falta de Antiguidade, hem haha! Apesar de que, por conta da distância temporal muitas vezes é um tema que fica restrito à fetiches e paixões, sem uma relação mais direta com as tretas do Brasil contemporâneo. Gostei das recomendações, já li vários destes. Felipe, quanto vocês estiver sem temas, uma tirada interessante pode ser analisar algum filme de sucesso que seja ambientado em algum contexto histórico.
Minha dica de livro de historia contemporânea é História do Mundo Contemporâneo de Norman Lowe..Embora seja um livro grande,650 páginas aproximadamente , ele é um livro bem didático e agradável de lê . Enfim, vale a pena conferi o título .
+Fernando Sabatini Mais de 40 anos depois, Galeano revelou que não leria novamente seu livro de maior sucesso. "Eu não seria capaz de ler de novo. Cairia desmaiado", disse, durante a 2ª Bienal do Livro de Brasília. "A Veias Abertas tentou ser um livro de economia política, só que eu não tinha a formação necessária", disse. brasil.elpais.com/brasil/2014/05/04/cultura/1399232315_232658.html
Tenho esse da história da América latina e gostei muito. É um livro pequeno que dá um norte sobre o assunto. Tem uma boa bibliografia. Já usei ele em aulas .
A Era no Tempo Rei é um excelente livro que fala da vinda da corte Portuguesa ao Brasil. Mistura fatos reais com fictício o que torna leitura agradável de atrativa. Muito bom mesmo, é uma pena que não tenha pessoas que o divulgue.
Excelente vídeo, sou estudante de História e esses livros contribuem bastante para o desenvolvimento de um acadêmico em diversas áreas da história. Bacana demais!
Soube hoje de um livro que chegou no Brasil nesse ano (o livro é de 2014) que se chama "Como chegamos até aqui" é do historiador americano Steven Johnson, nesse livro mostra 6 invenções que fizeram o mundo moderno, também mostra que as tecnologias mudaram mais a sociedade do que a política. Não cheguei a ler o livro, mas li essa notícia: www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/06/1640039-para-historiador-tecnologia-mudou-mais-a-sociedade-do-que-a-politica.shtml?cmpid=ggfolha
Por Favor eu gostaria de indicações de livros do período clássico. Principalmente se for sobre povos celtas(Pictos, Eslavos, Vandâlos, Escotis, Gauleses, Germânicos, Visigodos... De preferência os Normandos)
gostei das dicas ;) conheci hobsbawn (ou não sei como escreve, mas você entendeu) na minha aula de sociologia.. mas só tive que ler o capítulo dos trabalhadores pobres. realmente o mais didático do semestre.
Para os que gostam de história econômica existe o "História da Riqueza do Homem" do autor Leo Huberman. É bem didático e tranquilo de ler. É um livro clássico que, pelo que eu lembro, vai desde o Feudalismo até o Capitalismo dos anos 30 - o livro foi escrito em 1936, se não me engano, ou seja, às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Para a história econômica do Brasil especificamente existe um livro, também muito famoso, chamado "Formação Econômica do Brasil" escrito pelo Celso Furtado. O livro vai desde os tempos coloniais até os anos 50 - ano de publicação do livro. É bem fácil de ler. Ambos os livros abordam a história sob o enfoque dos modelos econômicos e suas mudanças e evoluções...
Oi Filipe, já pensou na possibilidade de falar de livros que você não recomenda? Não sei se é o seu caso, mas aqueles da série "Guia Politicamente Incorreto do(a) ..." estariam na minha lista.
Hobsbawm é abertamente marxista, sim! Mas também é um dos maiores e mais reconhecidos historiadores de nossa época. A ideologia adotada por ele não diminui em nada a qualidade de suas obras.
Boa tarde. Tem alguma boa referência de livro de história antiga e medieval, contemplando varias civilizações? A abordagem destes períodos históricos foi praticamente inexistente durante o meu ensino fundamental e médio. Não sou graduado em História e o q sei destes períodos foi por autodidatismo mesmo. Mas sempre é bom aprender mais...
Olá, grato pelas suas dicas.. Sou estudante de Física, mas me interesso muito por História e Filosofia e seu video tem me servido de uma fortíssima referência para um inicio de leitura
Ótimas dicas. Não sei se vc já fez, mas se ainda não, poderia fazer um sobre documentários históricos que valem a pena. Eu sou fissurado por história da Guerra Fria e História da República Romana. Grande abraço.
Eu nunca parei para ler de verdade Hobsbawm, mas já folheei muitas vezes e posso dizer, mesmo não sendo historiador, que o texto dele tem grandes virtudes que estão para além do marxismo. E o mesmo se daria com os possíveis vícios do texto do Hobsbawm, ou seja, o marxismo do autor é um detalhe de sua grande prosa e não um elemento constituinte. Por outro lado, mesmo que o marxismo fosse um detalhe constituinte do texto do Hobsbawm, um leitor pode aproveitar o que desejar de uma grande obra como a obra dele. Mais além: grandes leitores não leem somente obras que os agradem imediatamente. Fica a diga (sem "hashtag"). Aê verbal, O que você acha de Jacque Le Goff e de Jean-Pierre Vernant? O que você acha de Tucídides, Suetônio, Heródoto e Plutarco?
ótimas dicas, reconheço que, por história não ser minha área de conhecimento, deixo de ler os livros sobre o tema, justamente por não saber o que encontrar para uma leitura básica. Este video de dicas foi muito util :)
Aê Verbal, Malzaê voltar nesse assunto, mas eu tinha que perguntar o que você acha a respeito de mais três historiadores a repeito dos quais me esqueci de referir. O que você acha do Fustel de Coulange, de Edward Gibbon e de Thomas Carlyle?
Sabia que podia contar com você. Acabei de ler "A Guerra do Paraguai do - Luiz Octavio de Lima". e estou procurando novos livros . Alguma dica sobre a historia de Portugal, pre 1500. Para mim sempre foi um Limbo.
Os livros Eric Hobsbawm são maravilhosos, principalmente a Era dos extremos, muitos criticam por ideologia política. Os que falam mau dele, pode ter certeza que nunca leram, se leu não entendeu. Eu como Historiador recomendo a todos que estão começando a estudar o tema é o de Hobsbawm. O livro de Carlos Magno é bom mesmo, parabéns pelas dicas, eu tbm recomendo todos esses livros. A coleção da editora contexto sobre o Brasil colônia até os dias de hoje com grandes Historiadores são bons demais, são livros pequenos e ao mesmo tempo são gigantes de informações. Marcos Napolitano faz parte dos livros da editora contexto, gostei muito.
Claaro que a recomendação de história do pensamento econômico seria de um heterodoxo. Sim é importante ler autores diferentes, mas o Xadrez Verbal poderia ser chamado de Xadrez Heterodoxal
Aê Verbal, Você acharia pertinente fazer um vídeo sobre jornais e revistas mundiais como o Times, Washington Post, Le Mond Diplomatique, Die Welt e outros?
-O grande oriente médio -maome e Carlos Magno -a guerra civil- Júlio Cesar -historia do mundo contemporâneo- Paulo Vicentini -pos guerra -a europa na idade média -revolução francesa
Ótimo vídeo... Eu gostaria de saber se tu tens alguma sugestão de livro sobre Russia (se possível pré-revolução de 17) pois é um tema que eu gostaria de abordar em uma futura pós graduação (Estou no terceiro semestre mas é bom começar a coletar fontes)
Belo vídeo :D. Quando você falou de vikings, tenho que perguntar.. Você sabe algum livro sobre mitologia nordica e/ou os custumes desses povos? Obrigado.
Excelente Filipe!! Falando de História, sou totalmente amadora (sou formada em Administração), e está sendo ótimo ter estas dicas e este contato contigo!! Aproveitando a deixa do vídeo, compro regularmente a revista História Viva, o que me diz sobre esta publicação? Fica como dica para um próximo vídeo, indicações sobre periódicos... Obrigada mais uma vez!
Priscila Rangel História Viva é ok, mas dê uma olhada na Revista de História da Biblioteca Nacional ( www.revistadehistoria.com.br/) Esta revista é excelente, de altíssimo nível e bem divertida. No geral os autores são professores e alunos de pós-graduação que escrevem sobre temas que pesquisam, mas fazem isso de uma forma não acadêmica (excluindo ou enfatizando bem menos discussões metodológicas, debate bibliográfico e outras pontos que não necessariamente interessam ao grande público ) Espero que ajude.
Gustavo Almeida Obrigada Gustavo! Tenho algumas edições da História da Biblioteca Nacional! Gosto também! É que a História Viva eu tenho simplesmente todas as edições! (tenho um DVD com os cinco primeiros anos, então ficou fácil...) E gostaria de saber se valeu o investimento até aqui, embora particularmente eu goste muito. Obrigada mais uma vez!! Muito bom poder "trocar figurinhas" com vocês.
Um pequeno detalhe. Se você algum dia receber algum dinheiro para recomendar algum livro, disco ou documentário, desde que esse dinheiro não seja ilegal ou desonesto, desde de que esse ato não fira nenhuma lei e desde que sua opinião a respeito da obra recomendada seja sincera, eu não vou me importar.
Boa tarde meu amigo, alguma coletânea sobre cultura geral , civilizações que você poderia me indicar ? Eu estou a procura de uma coletânea que tem na Amazon que retrata sobre os povos em tudo mundo só q perdi o nome. Obg desde já.
***** Muito bom, gostaria muito de dicas sobre história do Oriente Médio (antiga e contemporânea) e sobre civilizações celtas. Dicas sobre povos pré-colombianos também seriam de grande uso.
***** obrigado. Baixei os podcasts hoje, muito bons. Seu vlog foi o que me fez voltar o interesse por estudar história, já que o Visão História (podcast) acabou. Muito obrigado por disponibilizar todo esse conteúdo.
+Pietro Antognioni Existem os livros do Samuel Noah Kramer,nunca li eles,mas pelo que eu vi são umas das maiores referências sobre a Suméria.Mas você só encontra eles em Inglês.
Gostei do vídeo e das sugestões. Tenho como sugestão (que aplicou no meu canal /OLeitor, fica aqui o convite para conhecer) de colocar a lista do livros citados na descrição.
Mas hein, eu quero passar na fuvest em medicina. Os livros do erick hobsbawn, Carlos Magno e europa na idade media ja dão conta do período idade media ~ contemporânea pra gabaritar o vestibular? O tijolão volume único de + de 900 pag do claudio vicentino já da conta pra gabaritar?
Muito útil! Você indicaria esses livros para a FUVEST ??? Você indicaria algum curso de inglês on line ?? O que você acha de livros menos ortodoxos como o " guia politicamente incorreto da história...." ( acho que é isso ...;não tenho certeza) ; e outros dessa linha ? Se puder responder a essas 3 perguntas agradeço de coração! Um abraço !
Beleza Filipe, eu tenho 18 anos, de certa forma amo história desde os meus 7 anos..(Culpa do Age of Empires), curso Manutenção e Suporte á Informatica e o 3º ano do ensino médio, gostaria de ouvir sua opinião sobre o por que de estudar História e o que afeta em nossas vidas não ter esse conhecimento, se possível gostaria de assistir algum video seu sobre Revolução Russa, obrigado, até mais parceiro!
Olá Filipe! Eu segui a sua dica e li o História do Mundo Contemporâneo, do Paulo Visentini. Você já reparou que na pág. 62, no primeiro parágrafo, ele plagiou descaradamente o Bóris Fausto, na obra História Concisa do Brasil, pág. 79, 3º e 4º parágrafos (que eu li, também, por indicação sua no outro vídeo). Parece que ele também comete vários autoplágios com o livro História do Século XX, escrito em 98. Eu gostei bastante do livro, mas essa parte foi meio decepcionante… Uma pergunta: conhece o História do Século XX de Martin Gilbert? Forte abraço, e até logo!
Recentemente li "Os Sonâmbulos" de Christopher Clark, sobre a primeira guerra mundial. Pq gosto de ler sobre temas específicos. Sabe dizer se os Livros de Antony Beevor são bons?
Dica: faz um vídeo com cada período (antigo, médio, moderno, e contemporâneo).
Caríssimo, sou professor de Língua Portuguesa e Literatura e, quando uso textos literários em sala de aula, acabo fazendo comentários sobre o contexto histórico em que eles foram escritos. Uma queixa que eu tenho sobre a maneira como se ensina História é que os livros didáticos dão a entender que a História são apenas reis, guerras, revoluções, golpes de Estado etc. O cotidiano das pessoas comuns é mencionado. Por exemplo, quando Machado de Assis, no conto "Noite de Almirante" menciona o Cemitério dos Ingleses, a garotada não entende que aquele lote de terra foi cedido pelo Império brasileiro para a Igreja Anglicana sepultar os ingleses que residiam no Brasil, pois todos os outros cemitérios estavam nas mãos da Igreja Católica, que era parte do Estado brasileiro. Que antes da República, não havia a liberdade para se construírem igrejas de qualquer credo no Brasil como hoje. Quando Jorge Amado fala da perseguição ao candomblé, as pessoas não sabem que só em 1948 conquistamos por lei a total liberdade religiosa. Que só em 1977 a lei do divórcio nos deu o direito de casarmos quantas vezes quisermos. Esses fatos estão ausentes dos livros didáticos de História e as crianças e adolescentes, por causa disso, pensam a vida cotidiana, o microcosmo doméstico como imutável.
Poderia fazer um vídeo abordando essa questão?
Muito interessante o que você falou.
mnnnn
Olha, esse exemplo da obra de Machado de Assis é uma especificidade, e se nós quisermos que os alunos tenham um grande conjunto de conhecimentos específicos de História, precisariamos dedicar toda a sua formação colegial somente ao estudo da Disciplina. Porém, a educação básica, como o termo sugere, não tem a pretensão de formar historiadores.
Neste caso específico, deveria entrar em cena a interdisciplinariedade, ou seja, a leitura da Obra de Machado de Assis não deveria ser vista pelos professores de LP apenas a partir do ponto de vista Literário ou linguístico, mas também do ponto de vista Histórico, Filosófico e Sociológico, isto é, a transmissão deste conhecimento específico deveria ser contemplada nos objetivos específicos do planejamento dos professores de LP.
Isto também deveria ocorrer no sentido inverso, ou seja, nós professores de História deveríamos utilizar mais da literatura como ferramenta de ensino-aprendizagem. Entretanto, o tempo destinado à nossa disciplina é geralmente bem reduzido.
Quanto às Leis e as conquistas sociais no Brasil na História, essas são informações centrais que são abordadas mesmo em uma linha tradicional do ensino da disciplina. Não há como estudar cada período da História do Brasil sem estudar as Constituições e Leis que marcaram cada fase. Assim, o fato dos alunos, em geral, não conhecerem esses fatos não se deve à ausência de conteúdo, mas sim à ausência de interesse de grande parte.
E esse desinteresse não deveria ser tomado como um elemento negativo. Nós precisamos superar essa mentalidade retrógrada de que o valor de um estudante está na capacidade dele ter nota 9-10 em dezenas de disciplinas exaustivas. Quem consegue tal feito é um herói e não um estudante. A razão que eu digo isso é que neste momento eu estou escrevendo esse texto em uma máquina que utiliza um Sistema Operacional e um serviço WEB que foram desenvolvido coletivamente por pessoas de países como os EUA que não sabem nem identificar a Europa em um mapa, mas que obtiveram um conhecimento aprofundado daquilo que lhes interessava.
Eu não conhecia o Canal. Há vida inteligente na Internet. Parabéns!!! Like e inscrito.
Dúvidas que possuo que gostaria de ler a respeito:
-Formação da Europa (chegada dos bárbaros, obviamente creio que isso exige a leitura de mais de um livro)
-Idade média na Ásia (igualmente)
-Reações na arte, ciência e cultura com o intercâmbio de conhecimentos com a descoberta do "resto do mundo" na época das grandes navegações. [sem aquela ideia fixa de renascimento, quero saber mais a fundo sobre como a chegada do ornitorrinco mudou a cabeça das pessoas]
Sou de biológicas, estudo história por hobbie, então, só uma coisa do básico pro intermediário me deixaria feliz. Tenho TOC com história, períodos longos que ficam "buracados" sem muito conhecimento a respeito me irritam, e a escola foi especialista em ser superficial, óbvio que não a culpo, tenho curiosidades de mais.
Ótimo vídeo, quando puder vou ler boa parte das suas recomendações, se assim for da vontade de Odin! Abraços!
Em adição, recomendo os livros do Bernard Cornwell, principalmente a Trilogia do Graal (é de ficção-história mas fortemente baseado na história). Vale a pena dar uma lida, é muito bem escrito.
Ah, Idade Antiga, pô! =(
Tá devendo no próximo: Grécia e Roma antiga, mesopotâmia, Egito, Império Persa e quem sabe alguns outros lugares que nem são comentados na escola, tipo, sei lá, extremo oriente, por exemplo
Boas dicas! Apesar de ter usado o exemplo da poesia chinesa, seria possível um vídeo com indicações bibliográficas orientais? Especificamente do extremo oriente, abordagens políticas, sociais, econômicas e mesmo filosóficas. É um tema muito bacana e, ao menos aqui no currículo da UFSC, um tanto negligenciado. Pretendo enveredar minha pesquisa de TCC para o oriente, buscando algo relacional entre história da arte e mitologia, pontuando o contexto japonês (mas o oriente extremo me agrada de uma maneira mais ampla), e é sempre interessante ver um assunto que você gosta se popularizando, então fica aí a dica! Abraços!
Guilherme Silva
Então, fala aí... como foi sua pesquisa?
Está devendo até hoje as dicas de livro de História Antiga do Oriente!
Não
Alguma dica de livro sobre a Revolucao Cubana, Filipe?
Dicas de livros para o próximo vídeo sobre livros de História Geral: História dos Estados Unidos e História da África (talvez esse último livro citado, seja um resumo da coleção de livros chamada História Geral da África da UNESCO). Ambos são da Editora Contexto e feitos por historiadores brasileiros.
Observação: Também existe um livro chamado História da África, mas só que publicado pelo historiador inglês chamado John Fage.
Abençoados sejam os livros de bolso!
muito bom.. videos como este são valiosíssimos pra quem gosta d história e não está envolvido no meio acadêmico. .. eu me aproximei muito através de Jacques le Goff..não sei se realmente é bom.. comecei lendo por me interessar nos assuntos e da maneira como ele os aborda.. depois um amigo que fazia faculdade me disse que era bom
Muito legal o vídeo Felipe, estava procurando algum livro sobre a história da América Latina mesmo! Obrigada!
No vídeo parte 2 você poderia indicar algum livro sobre a história da África?! :)
Fala Felipe, que tal bolar um vídeo sobre o Barão de Mauá e enfocar os feitos e planos dele num aspecto mais do empreendedorismo? Abraço, canal excelente!
Senti falta de Antiguidade, hem haha! Apesar de que, por conta da distância temporal muitas vezes é um tema que fica restrito à fetiches e paixões, sem uma relação mais direta com as tretas do Brasil contemporâneo. Gostei das recomendações, já li vários destes.
Felipe, quanto vocês estiver sem temas, uma tirada interessante pode ser analisar algum filme de sucesso que seja ambientado em algum contexto histórico.
Minha dica de livro de historia contemporânea é História do Mundo Contemporâneo de Norman Lowe..Embora seja um livro grande,650 páginas aproximadamente , ele é um livro bem didático e agradável de lê . Enfim, vale a pena conferi o título .
Acabei de ler o História do pensamento econômico de Hunt e Sherman, e é muito bom. Vou dar sequência às próximas!
Muito obrigado pelas dicas!
Sugiro que dê dicas de livros sobre o contexto da America Latina em si. Tanto econômico quanto social.
Juan Chavez Boa! Sempre tive curiosidades. Até hoje a maior indicação que recebi foi de "As veias abertas da América Latina", do Eduardo Galeano.
Juan Chavez +Ramon Medeiros Eu li metade do "As veias abertas da América Latina". É MUITO bom, de verdade.
+Fernando Sabatini Mais de 40 anos depois, Galeano revelou que não leria novamente seu livro de maior sucesso. "Eu não seria capaz de ler de novo. Cairia desmaiado", disse, durante a 2ª Bienal do Livro de Brasília.
"A Veias Abertas tentou ser um livro de economia política, só que eu não tinha a formação necessária", disse.
brasil.elpais.com/brasil/2014/05/04/cultura/1399232315_232658.html
Nunca encontrei livros sobre a nossa América Católica. Sei apenas alguns dados sócio econômico de alguns artigos lidos no Insider pro.
Nunca encontrei livros sobre a nossa América Católica. Sei apenas alguns dados sócio econômico de alguns artigos lidos no Insider pro.
Tenho esse da história da América latina e gostei muito. É um livro pequeno que dá um norte sobre o assunto. Tem uma boa bibliografia. Já usei ele em aulas .
Começa em 2:50
A Era no Tempo Rei é um excelente livro que fala da vinda da corte Portuguesa ao Brasil. Mistura fatos reais com fictício o que torna leitura agradável de atrativa. Muito bom mesmo, é uma pena que não tenha pessoas que o divulgue.
Excelente vídeo, sou estudante de História e esses livros contribuem bastante para o desenvolvimento de um acadêmico em diversas áreas da história. Bacana demais!
Soube hoje de um livro que chegou no Brasil nesse ano (o livro é de 2014) que se chama "Como chegamos até aqui" é do historiador americano Steven Johnson, nesse livro mostra 6 invenções que fizeram o mundo moderno, também mostra que as tecnologias mudaram mais a sociedade do que a política.
Não cheguei a ler o livro, mas li essa notícia: www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/06/1640039-para-historiador-tecnologia-mudou-mais-a-sociedade-do-que-a-politica.shtml?cmpid=ggfolha
Por Favor eu gostaria de indicações de livros do período clássico. Principalmente se for sobre povos celtas(Pictos, Eslavos, Vandâlos, Escotis, Gauleses, Germânicos, Visigodos... De preferência os Normandos)
Alguma dica de livros sobre pré-história?
gostei das dicas ;) conheci hobsbawn (ou não sei como escreve, mas você entendeu) na minha aula de sociologia.. mas só tive que ler o capítulo dos trabalhadores pobres. realmente o mais didático do semestre.
Muito bacana e útil. Obrigado pelas dicas!!!
Ótimas recomendações, tenho vários destes, só torço meu nariz para livros de bolso, ótimo canal e já fiz a inscrição nele.
Para os que gostam de história econômica existe o "História da Riqueza do Homem" do autor Leo Huberman. É bem didático e tranquilo de ler. É um livro clássico que, pelo que eu lembro, vai desde o Feudalismo até o Capitalismo dos anos 30 - o livro foi escrito em 1936, se não me engano, ou seja, às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Para a história econômica do Brasil especificamente existe um livro, também muito famoso, chamado "Formação Econômica do Brasil" escrito pelo Celso Furtado. O livro vai desde os tempos coloniais até os anos 50 - ano de publicação do livro. É bem fácil de ler. Ambos os livros abordam a história sob o enfoque dos modelos econômicos e suas mudanças e evoluções...
Eu li “história da Riqueza do homem” e tb recomendo.
Oi Filipe, já pensou na possibilidade de falar de livros que você não recomenda? Não sei se é o seu caso, mas aqueles da série "Guia Politicamente Incorreto do(a) ..." estariam na minha lista.
Valeu. Mas faltou HISTORIA DA RIQUEZA DO HOMEM, de Leo Huberman
Hobsbawm é abertamente marxista, sim! Mas também é um dos maiores e mais reconhecidos historiadores de nossa época. A ideologia adotada por ele não diminui em nada a qualidade de suas obras.
Pelo contrário, ele é, pq é...até pq o verdadeiro bom velhinho, é ele mesmo
Hobsbawn é igual ao samba "Quem fala mal do Hobsbawn bom sujeito não é...", desculpem pelo necropost kkk
Ele é canônico aqui no Brasil. Na Europa, ele não tem a mesma importância.
Já li o Pós-Guerra é ótimo.
Boa tarde. Tem alguma boa referência de livro de história antiga e medieval, contemplando varias civilizações? A abordagem destes períodos históricos foi praticamente inexistente durante o meu ensino fundamental e médio. Não sou graduado em História e o q sei destes períodos foi por autodidatismo mesmo. Mas sempre é bom aprender mais...
Olá, grato pelas suas dicas.. Sou estudante de Física, mas me interesso muito por História e Filosofia e seu video tem me servido de uma fortíssima referência para um inicio de leitura
Ótimas dicas. Não sei se vc já fez, mas se ainda não, poderia fazer um sobre documentários históricos que valem a pena. Eu sou fissurado por história da Guerra Fria e História da República Romana.
Grande abraço.
Felipe, você tem alguma dica de bons livros sobre as cruzadas? Vlw
O vídeo começa aos 2:45
Um (ou vários) video falando sobre as tretas no oriente médio seria bacana.
Douglas baiense tu ta em cima de um jumento man? Kkk
Lennon kkkkkk
Eu nunca parei para ler de verdade Hobsbawm, mas já folheei muitas vezes e posso dizer, mesmo não sendo historiador, que o texto dele tem grandes virtudes que estão para além do marxismo. E o mesmo se daria com os possíveis vícios do texto do Hobsbawm, ou seja, o marxismo do autor é um detalhe de sua grande prosa e não um elemento constituinte. Por outro lado, mesmo que o marxismo fosse um detalhe constituinte do texto do Hobsbawm, um leitor pode aproveitar o que desejar de uma grande obra como a obra dele.
Mais além: grandes leitores não leem somente obras que os agradem imediatamente.
Fica a diga (sem "hashtag").
Aê verbal,
O que você acha de Jacque Le Goff e de Jean-Pierre Vernant?
O que você acha de Tucídides, Suetônio, Heródoto e Plutarco?
ótimas dicas, reconheço que, por história não ser minha área de conhecimento, deixo de ler os livros sobre o tema, justamente por não saber o que encontrar para uma leitura básica. Este video de dicas foi muito util :)
Aê Verbal,
Malzaê voltar nesse assunto, mas eu tinha que perguntar o que você acha a respeito de mais três historiadores a repeito dos quais me esqueci de referir.
O que você acha do Fustel de Coulange, de Edward Gibbon e de Thomas Carlyle?
Sabia que podia contar com você. Acabei de ler "A Guerra do Paraguai do - Luiz Octavio de Lima". e estou procurando novos livros .
Alguma dica sobre a historia de Portugal, pre 1500. Para mim sempre foi um Limbo.
Obrigada. Pena que algumas edições já estão esgotadas. Procurar em sebos.
Que livro indicar para uma pessoa que não sabe por que a melhor solução para países sem dinheiro não é simplesmente imprimir mais dinheiro?
Filipe, você aconselha o Veias Abertas da América Latina do Galeano? Eu sei que tem mais o viés ideológico do véio, mas você acha que vale a leitura?
Teria dicas de livros da história da ciência? Sobre avanços na física, biologia, matemática, e outras tecnologias. Obrigado.
Muito obrigado, acho que vai ser muito bacana esse assunto, parabéns pelo canal, já sou fã!
Breve História da Ciência 'Moderna (Editora Zahar) Vol.1, 2, 3, 4 e 5.
É uma coleção muito boa, pois vai desde a Idade Média até o século XX.
"Sapiens, Uma Breve História da Humanidade"
Joah Chewbhaka Uma breve história de quase tudo. Excelente e de leitura leve. Recomendo e releio sempre.
Parabéns! Legal para quem não tem formação em história, mas gosta de estudar. Abraço.
Os livros Eric Hobsbawm são maravilhosos, principalmente a Era dos extremos, muitos criticam por ideologia política. Os que falam mau dele, pode ter certeza que nunca leram, se leu não entendeu. Eu como Historiador recomendo a todos que estão começando a estudar o tema é o de Hobsbawm. O livro de Carlos Magno é bom mesmo, parabéns pelas dicas, eu tbm recomendo todos esses livros. A coleção da editora contexto sobre o Brasil colônia até os dias de hoje com grandes Historiadores são bons demais, são livros pequenos e ao mesmo tempo são gigantes de informações. Marcos Napolitano faz parte dos livros da editora contexto, gostei muito.
Obrigado! ❤
Claaro que a recomendação de história do pensamento econômico seria de um heterodoxo. Sim é importante ler autores diferentes, mas o Xadrez Verbal poderia ser chamado de Xadrez Heterodoxal
***** um livro que eu recomendo é História do Brasil do Boris Fausto.
Tem algum bom livro pra recomendar sobre as Cruzadas e sobre a Religião Cristã e Muçulmana na Baixa Idade Média?
História geral Autor A.soutor maior 1968 da para usar estudar?
Aê Verbal,
Você acharia pertinente fazer um vídeo sobre jornais e revistas mundiais como o Times, Washington Post, Le Mond Diplomatique, Die Welt e outros?
-O grande oriente médio
-maome e Carlos Magno
-a guerra civil- Júlio Cesar
-historia do mundo contemporâneo- Paulo Vicentini
-pos guerra
-a europa na idade média
-revolução francesa
Valeu pelas dicas. Como volta e meia os assuntos da história esbarram na teologia, gostaria de sugerir as Eras de autoria do Justo L. González
Ótimo vídeo... Eu gostaria de saber se tu tens alguma sugestão de livro sobre Russia (se possível pré-revolução de 17) pois é um tema que eu gostaria de abordar em uma futura pós graduação (Estou no terceiro semestre mas é bom começar a coletar fontes)
Você poderia fazer um vídeo sobre apropriação cultural. Infelizmente isso ocorre muito com a cultura negra e com outras culturas também.
Esse livro é bom pra adolescente? Eu adoro história e tenho 12 anos
Os livros citados são muito comuns em bibliotecas públicas. Em São Paulo: www.bibliotecas.sp.gov.br
Belo vídeo :D. Quando você falou de vikings, tenho que perguntar.. Você sabe algum livro sobre mitologia nordica e/ou os custumes desses povos? Obrigado.
Eu ainda não assisti o segundo vídeo, assim que chegar do trabalho assisto. Mas tenho um livro sobre idade média, que é: Idade Média de Umberto Eco.
Felipe, o livro: O que é o feudalismo de F.L.Ganshof é uma boa referencia ??
ele citou o livro pós guerra q conta como foi a recuperação da europa. qria saber tbm se a algum livro o lado japonês.
Excelente Filipe!! Falando de História, sou totalmente amadora (sou formada em Administração), e está sendo ótimo ter estas dicas e este contato contigo!! Aproveitando a deixa do vídeo, compro regularmente a revista História Viva, o que me diz sobre esta publicação? Fica como dica para um próximo vídeo, indicações sobre periódicos... Obrigada mais uma vez!
Priscila Rangel
História Viva é ok, mas dê uma olhada na Revista de História da Biblioteca Nacional ( www.revistadehistoria.com.br/) Esta revista é excelente, de altíssimo nível e bem divertida. No geral os autores são professores e alunos de pós-graduação que escrevem sobre temas que pesquisam, mas fazem isso de uma forma não acadêmica (excluindo ou enfatizando bem menos discussões metodológicas, debate bibliográfico e outras pontos que não necessariamente interessam ao grande público )
Espero que ajude.
Gustavo Almeida Obrigada Gustavo! Tenho algumas edições da História da Biblioteca Nacional! Gosto também! É que a História Viva eu tenho simplesmente todas as edições! (tenho um DVD com os cinco primeiros anos, então ficou fácil...) E gostaria de saber se valeu o investimento até aqui, embora particularmente eu goste muito. Obrigada mais uma vez!! Muito bom poder "trocar figurinhas" com vocês.
Um pequeno detalhe.
Se você algum dia receber algum dinheiro para recomendar algum livro, disco ou documentário, desde que esse dinheiro não seja ilegal ou desonesto, desde de que esse ato não fira nenhuma lei e desde que sua opinião a respeito da obra recomendada seja sincera, eu não vou me importar.
Boa tarde meu amigo, alguma coletânea sobre cultura geral , civilizações que você poderia me indicar ? Eu estou a procura de uma coletânea que tem na Amazon que retrata sobre os povos em tudo mundo só q perdi o nome. Obg desde já.
*****
Muito bom, gostaria muito de dicas sobre história do Oriente Médio (antiga e contemporânea) e sobre civilizações celtas. Dicas sobre povos pré-colombianos também seriam de grande uso.
Cade o "outono na idade média" do Johan Huizinga?
O livro é um tijolo, ele tentou recomendar coisas mais digeríveis ao público geral
Olá, gostaria de saber uma indicação de livros sobre os Médicis
Vc conhece algo sobre Simon Bolivar?
Tem alguma dica de livros sobre história antiga?
Falando da Suméria, Babilônia e Egito?
***** obrigado.
Baixei os podcasts hoje, muito bons.
Seu vlog foi o que me fez voltar o interesse por estudar história, já que o Visão História (podcast) acabou.
Muito obrigado por disponibilizar todo esse conteúdo.
+Pietro Antognioni Existem os livros do Samuel Noah Kramer,nunca li eles,mas pelo que eu vi são umas das maiores referências sobre a Suméria.Mas você só encontra eles em Inglês.
Olá Felipe!
Poderia me dar algumas dicas de livros introdutórios no assunto nordicos/vikings e Celtas?
Baixando A very short introduction coleção com 170 livros
o interessante que os livros da Unesp são mais caro na própria editora do que os livros por ela lançados e vendidos em outras livrarias
Ótimas dicas 👌🏾
Gostei do vídeo e das sugestões. Tenho como sugestão (que aplicou no meu canal /OLeitor, fica aqui o convite para conhecer) de colocar a lista do livros citados na descrição.
Olá amigo,acabei de descobrir seu canal e achei fantástico.Vc estuda para o CACD ?
Senti falta dos livros 1808, 1822 e 1889 do Laurentino Gomes.
Tem indicações de livros sobre a historia oriental?
Rubem Souza Verdade!
+Xadrez Verbal Por favor, o que você acha dos livros... esquerda caviar, honoráveis bandidos e privatize já?
Professor,estes livros do Hobsbawn são bons para quem quer prestar CACD (Diplomata)? Acompanho do História do Brasil do Bóris Fausto?
Pode dar dicas de livros que tratem da passagem da idade media para moderna e a formação do capitalismo? De mais, excelente video.
Valeu.
Adquiri o Manual de História contemporânea da Funag , MAS precisava de um livro mais didático.
Mas hein, eu quero passar na fuvest em medicina. Os livros do erick hobsbawn, Carlos Magno e europa na idade media ja dão conta do período idade media ~ contemporânea pra gabaritar o vestibular? O tijolão volume único de + de 900 pag do claudio vicentino já da conta pra gabaritar?
Muito útil!
Você indicaria esses livros para a FUVEST ???
Você indicaria algum curso de inglês on line ??
O que você acha de livros menos ortodoxos como o " guia politicamente incorreto da história...." ( acho que é isso ...;não tenho certeza) ; e outros dessa linha ?
Se puder responder a essas 3 perguntas agradeço de coração!
Um abraço !
faz um video com recomendações de livros sobre a historia americana
Em termos de Idade Média, Jacques Le Goff, contemporâneo, merece atenção a quem queira se aprofundar.
Beleza Filipe, eu tenho 18 anos, de certa forma amo história desde os meus 7 anos..(Culpa do Age of Empires), curso Manutenção e Suporte á Informatica e o 3º ano do ensino médio, gostaria de ouvir sua opinião sobre o por que de estudar História e o que afeta em nossas vidas não ter esse conhecimento, se possível gostaria de assistir algum video seu sobre Revolução Russa, obrigado, até mais parceiro!
video bem legal! Só li dois livros da relação mas anotei os outros haha
Olá! Você acha válido livros de romances históricos, (Ken Follet, Cornwell, p. ex), válidos para se aprender história? Grato.
Você saberia indicar um livro específico (nível para quem não é da área de história) que fale sobre o conflito Israel - Palestina?
Gostaria de ter umas indicações de livros sobre a Guerra Fria que seja completo (ou quase) :(
Olá Filipe! Eu segui a sua dica e li o História do Mundo Contemporâneo, do Paulo Visentini. Você já reparou que na pág. 62, no primeiro parágrafo, ele plagiou descaradamente o Bóris Fausto, na obra História Concisa do Brasil, pág. 79, 3º e 4º parágrafos (que eu li, também, por indicação sua no outro vídeo). Parece que ele também comete vários autoplágios com o livro História do Século XX, escrito em 98. Eu gostei bastante do livro, mas essa parte foi meio decepcionante…
Uma pergunta: conhece o História do Século XX de Martin Gilbert? Forte abraço, e até logo!
Os melhores Livros sobre a Revolucao Russa.
diminui o vídeo e vai mais pro que interessa
gostei do video
Eu gostaria de ter indicação de livros sobre história antiga. Especificamente. Obrigado.
"A história das civilizações ocidentais". Acho que é assim que se escreve. Três volumes é bem legal
Olá, estou muito interessado em história da África e neo colonialismo, vc sabe algum livro?
felipe da macedonia faz uns videos sobre bibliografia romana
Recentemente li "Os Sonâmbulos" de Christopher Clark, sobre a primeira guerra mundial. Pq gosto de ler sobre temas específicos. Sabe dizer se os Livros de Antony Beevor são bons?
Obrigado!