pra mi a maior prova que o novo testamento é verdadeiro é que ele mudou minha vida há onze anos atrás e continua me moldando segundo a vontade do Espírito Santo é algo que não se explica mas se vive Deus abençoe a todos
irmão seus Deus é omisso pra n dizer covarde e se esconde no "pós morte", n faz nada enquanto as pessoas estão vivas espera elas morrerem pra reinar sobre as mesmas....logo onde? no mundo dos mortos onde ngm sabe oq se passa....
@@MAXxD15 Ele não se esconde pq se Ele estivesse escondido muitas vidas não teriam mudado durante todo esse tempo, inclusive Ele é um Deus de vivos Pq muda a vida dos vivos.
@@MAXxD15 Para voce ele e um Deus omisso, pois nao faz, nao pensa e nao executa da maneira que voce acredita que deveria ser. Ou seja, em sua opniao, o Deus que e onipresente, onisciente e onipotente sabe menos do que voce (um mero mortal) sobre o que e melhor para a humanidade, simplesmente pelo fato de voce nao entender e compreender os planos de Deus. Agora, se voce e um atheista, a sua tese de atheismo ficou muito controversa, uma vez que voce qualificou Deus que voce supostamente nao acredita como um ser omisso. Ou seja, se Deus na sua opniao e um ser omisso, voce involuntariamente confessou que existe sim uma forca maior na qual chamamos de Deus, porem expressando uma insatistacao com o mesmo, pelo simple motivo de Deus nao agir de acordo com suas ideologias.
Bom dia amigo. Se eu não tiver entendido errado, acho que você não conhece o Pr. Luíz Sayão. Procure sobre ele no you tube. Principalmente, no canal da IBNU. É o maior teólogo vivo no Brasil hoje, na minha leitura. Hebraísta e tradutor do A.T. Bíblias NVI; Almeida século 21 e A mensagem. Além de agora, estar lançando a BÍBLIA BRASILEIRA DE ESTUDO. Forte abraço.
esse podcast mostrou como é possível que três pessoas diferentes falem sobre o mesmo assunto sem que ninguém corte ninguém e nem atrapalha a vez de fala de ninguém excelente episódio parabéns
O que se discute é se Jesus foi Deus. Isso é questão de fé. A questão de uma ou até mais, figuras bases,que é o tão falado "Jesus Histórico". isso nem ateus sérios discutem. Se cada relato de fato ocorreu é outra questão. Mas na questão desse Cristo, o mais importante é seu significado e não uma literalidade que sempre será impossível de provar ou mesmo refutar. A beleza de um DEUS que se sacrifica ao invés de pedir sacrifícios, que vem servir de modelo e referencial para que sejamos suas cópias e portanto, filhos de Deus é algo dificilmente encontrado em outros relatos religiosos. Exponha um tratado filosófico numa prisão e nada acontecerá. Exponha a Bíblia e novas pessoas surgiram daqueles que eram o pior da sociedade. O poder deste Cristo em mudar vidas, transcende qualquer explicação da racional. Um dia ainda encontrará e entenderá. Graça e Paz.
Esforço para ser ateu? kkkk...O ateu é simplesmente a pessoa que não foi convencida (por falta de provas), que um ser sobrenatural existe. Não é esforço nenhum.
Com esse nivel de argumentos fica muito fácil... Serio, eu não tenho cruzada pessoal pra provar ou convencer que Deus não existe. Mais os argumentos favoráveis são uma piada!!!!!!!! Nego acha que derrotando um ateu na conversa ganha. Kkkkkkkk prova pras outras mais de 1000 religiões que vocês estão certos. Vocês não tem prova de porra nenhuma. E dai que o Novo Testamento tem uma origem legítima no passado??????? O alcorão também tem, os Vedas tem, o Tora tem. TODA RELIGIÃO TEM!!!!!!!!!!! Sério, a idéia de que existe cristão x ateus e pronto ja reflete a visão minúscula de vocês sobre o tem o qual jugam ser tão manjadores.
não falei apenas de mim eu falei que a historia foi escrita pelo gênero humano e não deus nenhum ; você disse que deus criou o fato agora como você pode provar isso@@madar-zadi64agra62
pode ser pra você ; pois a ciência diz o contrario que a bíblia é um compilado de historias, lendas, mitos, politica nacionalistas, harmonizações textuais.
O novo testamento tem erros históricos, por exemplo quando fala da morte de Herodes, em Mateus 2 "Tendo Herodes morrido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito e disse-lhe: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino." Na verdade Herodes morreu no ano 4 a.c, portanto não poderia estar fazendo parte de uma história que aconteceu depois do ano 1 d.c.
@@alexiszucchi se ele nasceu entre 4 a 6 a.c. então seria até 10 anos antes do censo de Quirino que é citado em Lucas 2, onde está escrito que Maria estava grávida, censo este que ocorreu entre os anos 6 e 7 d.c. Seria uma contradição ainda maior nas datas.
Ve o que esses estudiosos falaram sobre as datas nesse mesmo podcast! Eles falam mais ou menos que os caras não se importavam tanto com datas precisas. É mais fácil tu ver do que eu falar (posso me enrolar kkkk)
@@Maathsxz não é só questão de data, no novo testamento diz que José viajou com a Maria grávida para o censo de Quirino, depois do nascimento da criança fugiu para o Egito para fugir de Herodes, não é questão de data, na real o fato em si não tem como ter acontecido assim, Herodes morreu no ano 4 a.c e o censo de Quirino foi no ano 6 d.c, diferença de dez anos de um acontecimento pra outro, não tem como estarem nos dois acontecimentos, questão de lógica, não de data. E no novo testamento a ordem desses fatos esta invertida, colocaram maria grávida durante o censo e depois a morte de Herodes com o jc nascido, quando na verdade Herodes morreu dez anos antes do censo, questão de lógica.
@@henriquetoguro Se tiver 100 provas que contrariam o novo testamente e duas que por coincidência tenham algum fundo de verdade esses "arqueólogos" irão simplesmente ignorar as outras 100 e enchergar somente o que convém a eles
tem o ossuário de tiago irmão do Senhor, filho de José e Maria, creio que irmão mais velho de José e Maria, já que nos evangelhos ele vem sempre primeiro,
Não como explicar o sentimento de crê em Cristo, na força Maior chamada de Deus!!! É algo que se sente ao Natural... É tipo nada muda quando você escuta alguém falando e tentando explicar que Deus não existe.
Mais que isso amigo tem uma séries de judeus aqui que não conhecem ou leram muito mais ⛲ ⛲ ⛲ originais do que os cristãos. Ao fim das contas o Meshiah( Messias/Cristo ) e uma figura prometidas pelos profetas antigos do judaísmo e não de outras seitas.
@@Abumussabdf2 povo de deus é só os judeus de resto são só idiotas uteis int? sempre desconfiei, é raro ver um crente inteligente.... (não que eu seja)
@@Abumussabdf2 mas se cumpriu aquilo que Dele estava proposto pelas profecias do judaísmo,a propria torá(contém todos os livros do antigo testamento) e o pentateuco (que é os 5 primeiros livros escritos por Moisés) diz claramente como seria a vinda do mesias,que ELE sofreria e seria negado,aconteceu o que estava destinado a ELE,mas o povo judeo ñ quis ouvir,esperavam outro tipo,ñ entendiam seus próprios manuscritos,pq tinham o coração rancoroso e orgulhoso. exemplos pentateuco: A serpente de bronze que foi pendurada no madeiro por Moisés no deserto. A pedra que foi ferida por Moisés e jorrava água em meio ao deserto (sangue de Cristo ) essa mesma acompanhava o povo (ñ a pedra em si,mas seus milagres e contínuos através de outras pedras), A semente que seria ferida no calcanhar mas esmagaria a cabeça serpente, Moisés quando disse que viria um profeta que falaria como ele,e que eram pra eles ouvi-lo. entre muitos outros,Salmos,Isaias Genesis, etc. e principalmente os que dizem que o mesias seria perseguido,traido e morto,(Isaías e salmos,etc) que seria negado pelo seu povo. Tem vários relatos de como seria a vinda do mesias que os judeos esperavam, SÓ que eles ñ queriam dar ouvidos e queriam um mesias que os livrasem do jugo Romano,eles esperavam um mesias guerrilheiro,que lutaria por eles, ñ um judeo carpinteiro, que tinha má fama por morar em Nazaré e comer com prostitutas e cobradores de impostos,leprosos etc. O mesias era pra eles, Mas também para toda a humanidade,foi dito a Abraão:em ti seram benditas TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA!" JESUS E O MESIAS QUE ELES ESTAVAM ESPERANDO,mas ñ o aceitaram. ELE cumpre em si mesmo(crucificação )a redenção de todos aqueles que o receberam. "E chamarei de meu povo aquele que ñ era meu povo! " Jesus veio para todos!
@@josielyferreira7848 boa tarde. Muito provavelmente vc não é judeu, portanto e livre a vc dizer o que bem lhe apeteça, a cerca das especulações da seita cristã em relação ao judais ou não. Pois bem vamos aos fato . Em momento nem um Isaías profere o nome de um messias ou o aponta como sendo um homem, muito pelo contrario , eu concordobque as diversas passagens dão margem aos mais diversos tipos de interpretações e especulações. O suporto Mashiah dos cristãos que teria em tese sido prometido aos judeus esta impossibilidade sagrar se Mashiah : - Não nasce de descendência PATERNA da tribo de David ( nasce de uma virgem e teria como pai ele mesmo!) -Não Reconstroi o Templo - Não reúne os Judeus em Plenitude - Não Estabelece o Novo REINO JUDAICO de Israel livrando-o seus perseguidores( muito pelo contrário) - nega ser o o escolhido ( Mashiah/ Messias / Cristo ) e depois confirma . - Não arregimentou a humanidade para o JUDAÍSMO. Mesmo assim 391 anos depois de sua SUPOSTA ressurreição , Constantino e seu Concílio de Niceia o torna um Pop Star com o Estatuto de deus, seu filho e ele mesmo .
Jesus pode ter existido, mas ele não fazia esses milagres que todo mundo acredita. Ele era uma pessoa comum assim como nós, sem poderes especiais. Essas histórias foram passadas de boca a boca, e sabemos que, quando isso acontece, a história vem toda deturpada...
@@ninrodepaulo5098 Estudar um pouquinho de crítica textual? Nada a ver... O que eu penso é o seguinte: Realmente, o Jesus histórico existiu e provavelmente, era um revolucionário ou um profeta muito querido pelos seus seguidores, isso não há como negar... mas nada disso prova que ele era um ser divino e que fazia milagres e tampouco, que tenha ressuscitado... Isso é fantasioso demais, sem contar que, nunca conseguiram provar que ele fazia todas essas proesas... O que resta é só a fé em querer acreditar nisso, até pq, histórias tão extraordinária assim, que são passadas de boca em boca, nunca chegam da forma como realmente aconteceu, pois as pessoas deturpam o ocorrido... Tem aquele velho ditado: "uma mentira contada mil vezes, acaba se tornando verdade". Talvez, esse seja o caso.
@@possebon_ exato mano, assim como existiram outros homens "iluminados", os 2 q eu mais li sobre foram Saint Germain(tido como santo/alquimista imortal) e Grigori Rasputin(tido como bruxo imortal e conselheiro do rei russo)
@@MAXxD15 Pois é... e como tantas outras milhares de religiões, criaram o cristianismo, que foi a religião mais bem sucedida pelo mundo... De fato, uma dessas religiões teria que predominar, e o cristianismo acabou sendo mais aceito... nem o hinduísmo e o judaísmo, que são as religiões mais antigas, predominaram no mundo.
@@lcsgabriel987 Todos os milagres que ocorreram na história da humanidade, sao interpretados pelo ateu clássico com conspiração criada por religiosos ....
Porém, nenhuma prova material pode reconhecer a parte mística do novo tratamento, portando a afirmação deve ser feita com calma. O texto pode ser autêntico à experiência e acontecimentos narrados, dentro da subjetividade de cada autor, mas não comprova a existência mística do Cristo, de deus, do espírito santo, e nem dos milagres descritos. Essa parte remete a fé, não a ciência história ou construção arqueológica. Logo, uma não pode ser usada de base para comprovar a veracidade da outra.
Isso não prova que o novo testamento é real, isso prova que alguns nomes de figuras públicas e personagens são reais e que eles realmente existiram e a geografia do local também. Mais nada além disso. Crer se o material e verdadeiro é uma questão de fé. Mas tudo esse fatos geográficos e nomes não comprovam absolutamente nada
1. Caifás foi mencionado fora da Bíblia por vários autores, como Flávio Josefo, Taciano, Suetônio e Tácito. Ele não era desconhecido da História antes de acharem sua urna funerária. E, de qualquer forma, o fato de ele ter existido, por si só, não pode provar que os relatos dos evangelhos sobre a prisão e morte de Jesus são totalmente verdadeiros, apenas provam que ele existiu. 2. Pilatos também já era conhecido pela História muito antes de 1961, porque alguns historiadores escreveram sobre ele, como Flávio Josefo e Tácito, e inclusive escreveram sobre o seu governo. Portanto, a afirmação de que, até a descoberta daquela placa de pedra em 1961, Pilatos era conhecido apenas como personagem bíblico não está correta. E, de novo, Pilatos ter existido não prova que os relatos dos evangelhos sobre a prisão e morte de Jesus são totalmente verídicos. 3. A geografia de Israel apresentada nos evangelhos não é muito realista. Os evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas), no relato sobre o homem possuído na praia de Genezaré, dizem que Jesus fez uma manada de porcos se jogarem no Mar da Galileia, pulando de um desfiladeiro, por Jesus ter deixado os porcos serem possuídos por demônios. Porém, não existe nenhum desfiladeiro ao redor do Mar da Galileia. O Evangelho de Lucas diz que Nazaré, a cidade onde Jesus teria crescido, estava construída em cima de uma montanha, sendo que os nazarenos teriam tentado jogar Jesus da montanha por terem se ofendido com suas pregações na sinagoga da cidade. Porém, não há nenhum indício de que essa Nazaré do Evangelho de Lucas, situada sobre uma montanha, tenha existido. A cidade de Nazaré pode muito bem ter existido, apesar de não haver registros dela que sejam daquela época, mas, se existiu, com certeza, não estava construída sobre uma montanha, e sim sobre um lugar plano, como a cidade moderna de Nazaré em Israel. 4. Finalmente, é verdade que o grego dos evangelhos é um grego influenciado pela sintaxe do aramaico, mas isso também não prova a historicidade dos evangelhos, só prova que o cristianismo começou como um movimento dentro do próprio judaísmo.
Khrestótes (honestidade): sinceridade moral associada à prudência; excelência de caráter. Definições (412c - 041). A fundação do cristianismo, com objetivos a curto, médio e longo prazo, está detalhada na Republica de Platão. O fato de um texto narrar localidades e condições geográficas não quer dizer que personagens daquele texto sejam históricos. O nome Jesus Cristo, por exemplo, é uma transliteração do nome Sócrates, que também não é um nome e nem foi uma pessoa. SOS KRATOS quer dizer poder ileso, poder seguro, poder interino, e representa e representa a parte "racional" ou inteligente da alma. Aquele poder que sobrevive à morte sendo o mesmo, ontem hoje e sempre (ileso), aquele poder que é "seguro", representando a verdade... "interino" por ser intermediário entre o homem e Deus.
Esse Victor Fontana (que aliás não conheço) e o Sayão mataram a pau sobre o assunto. A veracidade do NOVO TESTAMENTO. Os Judeos revoltadinhos debocham e menosprezam, das páginas do N.T. Só que contra fatos não há argumentos. O valor do Novo Testamento é, NO MÍNIMO, igual ao do Antigo ou maior. Pra mim é maior. O Salvador está EXCLUSIVAMENTE REVELADO no N.T.
Outro erro histórico é o censo citado em Lucas 2, lá está escrito: "Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recencear-se." Logo em seguida está escrito: "a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida." A questão é que este censo realmente existiu, foi o censo de Quirino, o problema é que ele ocorreu entre os anos 6 e 7 d.c, como ela poderia estar grávida no ano 6.
Vc viu todo o podcast? Eles falaram que o nosso calendário da forma como contamos hoje tem uma falha de quatro á seis anos. Então o que vc disse faz sentido quando comparado com isso.
@@ninrodepaulo5098 de qualquer jeito da erro, se tiver uma diferença que seja de seis anos pra frente vai aumentar o erro que ocorre em Mateus 2, que diz que Herodes morreu depois do nascimento de JC, lá está escrito: "Tendo Herodes morrido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse-lhe: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para terra de Israel;" Na verdade Herodes morreu no ano de 4 a.c.
Na vdd o cristo messias é uma produção literaria, o censo e assassinato de bebes é uma forma de aproximar jesus da imagem de moises, a agua em vinho, o andar sobre as aguas, varios milagres encontram paralelos em mitos que estavam pairando ali na cultura helênica romana da época. Baco, sol invictus, deuses, figuras importsntes e ate romulo e remo foram usados de substrato para a fabricação do mito de jesus cristo. Agr se um profeta do levante foi usado de base para isso é outra discussão
@@canaldiversos9822 me deu fé também e eu vivo por ela, mas não vou te explica, sabe porque? Porque você mesmo com seu cérebro e usando o seu cerebrelo não entenderia.
@@Gegese7e olha o que você ta falando! Eu creio e não preciso de provas ; você crê tudo bem é sua fé agora não venha fazer as pessoas racionais a crê em fantasia não guarde pra você pois isso que você afirma não é a verdade absoluta e nem de perto é só achismo mesmo , sem fundamentos.
Se formos questionar a Bíblia certamente não iremos crer em Cristo....Por isso Jesus disse: "Bem aventurados os que não viram e creram". Obs. A fé na razão está sujeita a muitos erros e gargalos, afinal a fé não é racional e aí que muitos se perdem.
o arqueólogo que tem viés religioso faz pesquisa de um modo errado ; ou seja suas pesquisas não é atrás da verdade em si mas buscar validações de suas crenças. arqueologia e historia é um trabalho serio, não se deve fazer isso com uma bíblia na mão direita e a pá na mão esquerda. E outra coisa que se deve saber a existência de personagens bíblicos não é validação da narrativa em si ; por exemplo Herodes, Ezequias, Davi, etc.
Victor Fontana fazendo sua didática: "Casa é house..." Na cabeça do Berlofa: "Você disse house?! House of cards?! POLÍTICA?!" O cara é muito alienado. kkkkkkkk
Tem Jesus um "Deus" , tem o alquimista Saint Germain, o bruxo Russo "imortal" Grigori Rasputin, todos com provas históricas de suas existências... é complicado acreditar no folclore cristão mas n da pra descartar a existência de homens iluminados ao longo da existência da humanidade
@@Zidurok a vida é difícil. Tem que divertir mesmo. Eu até gostei da ideia ter alguém fazendo contraponto. O que me preocupa é um cara sem bagagem cultural, conhecimento, covarde, mentiroso como o Pirula ganhar seguidores e ter gente levando aquele cara a sério. Tem que se divertir mesmo, porque o mundo tá perdido mesmo.
@@mateusbertolaccini2224 Duvidamos sim. Não temos certeza alguma. Uma parte ser comprovada não comprova a existencia desse judeu. E quem conhece o judaismo e suas práticas sabe que o evangelho é uma fábula, porque nada bate.
@@MatheusFelipe-bs2ei Quando começam com ofenças é porque faltam argumentos. Burro é quem dá coice e quem deu coice aqui foi você. Só perguntei somente 1 prova verdadeira, e ninguém a tem.
Eles estavam falando do Jesus histórico e da historicidade dos evangelhos, amigo. Não dos milagres da bíblia. Pela própria definição, nenhuma ciência pode comprovar um fato acima do natural, que seja a ressurreição de uma pessoa ou de alguém andando nas águas.
@@victorpetrarca2471 Sim, porém o título do vídeo é bem generalista, em outras palavras - "a arqueologia comprova o que contém na bíblia é verdade". Essa especificidade de contexto de Jesus histórico é só você que está fazendo.
@@andrebarros7650 não é, caŕa. Vc usa muito o TH-cam? Já ouviu falar em click bait? Pois é. Usam muito isso! Essa relação não sou eu que estou fazendo. É algo comum nos estudos do jesus histórico, essa ideia de que não há comprovação dos milagres e que os estudos comprovam a existência do homem Jesus, apenas.
@@victorpetrarca2471 Amigo, leia meu primeiro comentário novamente. Perceba - não estou falando de historicidade de Jesus, não comentei/contestei sobre "o que os caras disseram". Se ler bem, comentei o título do vídeo, ou seja, critiquei a forma que o título foi apresentado, e não precisa dizer que é "click bait" porque isso é óbvio - sensacionalismo para conseguir mais visualizações. O que meu comentário denuncia nas entrelinhas são possíveis falsas conclusões ou conclusões parciais como "a ciência comprova a veracidade da bíblia". É inegável a tendenciosidade que essa forma de apresentação de vídeo gera nas pessoas.
Assim como tem descobertas arqueológicas que comprovam relatos, tem descobertas que refutam outros episódios. A bíblia não é um livro de ciência, é um livro de fé.
@@MrRapha2015 um monte, por exemplo o massacre dos bebês ordenado por Herodes. Outro dia vi a entrevista de um padre que decidiu estudar arqueologia de depois de formado se empenhou em estudar esse episódio. Ele diz, que depois de todo seu trabalho concluiu que esse episódio nunca ocorreu. Ele disse isso com pesar pq apesar de ser padre tem que deixar a crença de lado e dizer a verdade como arqueólogo. O antigo testamento tb já foi amplamente refutado, cartas e acordos comerciais da época mostram que Canaã nunca foi conquistada, os egiptólogos tem o consenso de que nunca houve escravidão de israelitas no Egito... São só alguns exemplo entre vários que se pode citar.
@@hiltonsoares5591 Mas a relato egípcio em uma tumba de faraó de que um povo escravo saiu do Egito e nela diz que pragas caíram no Egito, que os primogênitos morreram, que o faraó e seu exército morreram em uma grande inundação, e seus escravos saíram com ouro para o ENCONTRO com O DEUS DELES. Parecido com o Êxodo
O que se discute é se Jesus foi Deus. Isso é questão de fé. A questão de uma ou até mais, figuras bases,que é o tão falado "Jesus Histórico". isso nem ateus sérios discutem. Se cada relato de fato ocorreu é outra questão. Mas na questão desse Cristo, o mais importante é seu significado e não uma literalidade que sempre será impossível de provar ou mesmo refutar. A beleza de um DEUS que se sacrifica ao invés de pedir sacrifícios, que vem servir de modelo e referencial para que sejamos suas cópias e portanto, filhos de Deus é algo dificilmente encontrado em outros relatos religiosos. Exponha um tratado filosófico numa prisão e nada acontecerá. Exponha a Bíblia e novas pessoas surgiram daqueles que eram o pior da sociedade. O poder deste Cristo em mudar vidas, transcende qualquer explicação da racional. Um dia ainda encontrará e entenderá. Graça e Paz.
Chama o professor André Chevitarese, da UFRJ, Vilella. Fica trazendo só apaixonado. Chama alguém de forma do culto que possa fazer uma analise menos apaixonada.
Será que o professor Chevitarese também não tem outras paixões e que também possam enviesar suas conclusões? Ele é neutro? Creio que nem mesmo ele assuma-se neutro.
@@luizpaulogpimentel Conhece o trabalho dele, leu seus livros? Aponte as paixões que encontrar, me ajuda. Ao destes dois ai está claro, ignoram a visão kantiana e a visão judaica sobre esse tema.
@@mateusc2009 Não conheço. Mas nenhum pesquisador acadêmico alega neutralidade sobre nenhum tema, isso é consenso. Todos reconhecem isso nas pesquisas acadêmicas.
@@luizpaulogpimentel O teste duplo cedo, por exemplo, é uma forma de conseguir neutralidade em pesquisa cientifica, é um princípio primário em ciência isso. Se acreditar em uma lenda e sair procurando explicação para aquela lenda, fechando os olhos para a contradição em sua pesquisa é carência, má-fé, qualquer coisa, mas não é ciência. Feliz Natal para você amigo.
Mais uma vez conflita com os dados de escritores como Barth Ehrman por exemplo . Segundo: os romanos eram extremamente detalhistas, os mesopotamicos também, etc ou seja a maioria dos relatos de historiadores da época e do séculos seguintes também eram bem detalhistas . Esqueceram no que tange ao " lance" da linguagem que judeus ( nós como um todos) se deixam influenciar muito pouco por línguas e idiomas exteriores a nosso convívio socio-religioso.
Os cristãos são tão tendenciosos que não falaram que "Chrestus" (cristo) é um TÍTULO, e não um nome próprio dado para uma única pessoa. E que, naquela época, existia VÁRIOS "CRISTOS" (candidatos messiânicos), portanto, esse termo não prova o Jesus do Novo Testamento, e sim que haviam figuras messiânicas no século I. Foram vários "Chrestus", os cristãos se agarraram em um desses "cristos" que acreditam que existiu, mas não passa de um mito, uma suposição!
todos esses nomes ficaram comuns naquele tempo por causa das histórias q se esplahavam de td maneira...levem em consideração que em um tempo onde a maior parte das pessoas eram analfabetas, as histórias corriam e impressionavam...nesse tempo, tds chamavam seus filhos nascedouros pelos nomes dessas histórias....agora, comprovação histórica, arqueológica, nunca encontraram nada...
@@MatheusFelipe-bs2ei concordar e repetir é uma coisa..provar é outra bem distinta e isso, nenhum deles será capaz...e nem vc...não importe o qt esperneie e se revolte....
@@zanon18 assim como n existem provas da existência dos filósofos gregos e msm assim são venerados e bla bla bla se cristo foi uma propaganda, foi uma propaganda mal feita pq n faz sentido em nd no seu tempo e história dq foi inventado na idade média é coisa de adolescente birrento
Acho engracado quando as pessoas dizem a palavra, "prova". Nao tem como provar que a Biblia e verdadeira e nem que e falsa. Voce tem que se basear nas evidencias. Onde elas apontam? Prova seria se eu pudesse voltar no passado e ver com os meus proprios olhos.
@@pathfinder_strider Sim, mas a lei da nao contradicao ajuda a entender as religioes. A lei da nao contradicao diz que: Ou todas as religioes sao falsas ou apenas uma e verdadeira. Porque? Porque todas as religioes se contradizem, entao e impossivel por exemplo que budismo e cristianismo sejam verdadeiras ao mesmo tempo, porque ambas contradizem uma com a outra. Entao, temos que ver a partir das evidencias se existe de fato uma religiao verdadeira. E cristianismo e de longe a religiao com mais evidencias. Evidencias filosoficas, evidencias arquiologicas, evidencias cientificas, e por ai vai. Vai de cada um, pessoas recusam e outras aceitam, simples. As pessoas nao querem que cristianismo seja verdadeira, mesmo com tanta evidencia. E isso pra mim e irracional.
Espero que isso não seja desonestidade intelectual, houveram dezenas de Krestos, nessa época, só josejo fala de uns dez, que fez coisas similares e foi crucificado por Roma, b antes dos ditos evangelhos. Acessem o canal do estudioso Professor Oswaldo 'Tenda do Necromante', e também do Antônio Miranda , teologia reversa e vc terá acesso a todos esses dados históricos .
Isso sem falar que o Suetónio nasceu uns 40 anos depois do provável ano de morte de Cristo. Suetónio poderia estar escrevendo sobre o mito já, e nao sobre o Jesus histórico. E quando o Claudio expulsou os Judeos já tinha uns 20 anos da morte de Jesus. Todas essas fontes não bíblicas citadas sempre tem uma distancia de uns 20 anos ou mais. Não que a idade seja um problema, mas como a persona de Jesus está envolvida em muitos mitos, temos que levar isso em consideração ao relacionar uma fonte diretamente com o Jesus histórico.
@@carlosrossoni2357 Não vei, toda vez e o mesmo truco sem carta. Nada do que ele falou garante porra nenhuma não. Parece os argumentos da galera que defende alienígena
@@felipearaujo7815 mas é assim mano, eles são doutrinados a acreditar naquilo, e oram pra Deus todo dia, obvio que vao tentar provar que ele existe sob qualquer circunstância, mesmo fugindo da lógica
1:58 As personalidades romanas existiram, mas o tal Jesus POPSTAR da Judeia não tem prova arqueológica nenhuma. Realmente os cristãos só tem a fé para se apegar kkkkkkkkkkkkkk
Se alguém escrever um conto de fadas ambientado no Brasil do sec XXI, descrenvendo locais turisticos que existem e até mesmo politicos reais, não vai tornar esse conto de fadas real no futuro.
@@DavidReySilva não meu amigo, e que arqueólogia já provou 3 sobrenaturais da bíblia que provou todas as histórias dela, como as 1-DEZ PRAGAS DO EGITO 2-MAR SE ABRINDO 3-ANJO QUE MATOU 185 MIL SOLDADOS ASSÍRIOS QUE FEZ ELES NÃO ATACAREM JERUSALÉM 2700 ANOS ATRÁS 3 sobrenaturais da bíblia que arqueólogia já provou, provando todas as histórias dela Então a Bíblia é um livro de fatos
@Universo Unificado É muito mais fácil fazer um homem acreditar em algo tolo, do que convencê-lo de que ele foi feito de tolo. O Deus deles fez uma virgem engravidar, ter um filho e depois o sacrificou porque as pessoas não estavam fazendo a sua vontade. Ai os caras se contorcem todo para fabricar uma desculpa para defender o psicopata todo poderoso. É, to morrendo de medo.
Deus assassina inumeráveis crianças, bebês e recem nascidos em episódios como sodoma e Gomorra, dilúvio, nas guerras de reconquista de Canaã e etc Um psicopata sanguinário e os cristão ainda se dizem pro vida kwkwkwjeje
Perderam uma oportunidade de ouro de elucidar usando a Bíblia uma série de questões fundamentais. Todos confusos onde até o Vilela deve ter saindo mais abatalhiado do que quando começou a entrevista. Sem falar no entrevistado figurante. Que triste 🤔
Até pq como que algo "sobrenatural" é explicado? A não ser, por exemplo de mudanças dos átomos de forma instantânea, como da água virar vinho, as curas de cegos, etc. Mas como explicar esse processo. Eu acho que a ciência um dia poderá explicar os milagres, mas não como foram feitos praticamente instantâneamente
Ou seja, se o com o inglês básico já é possível iludir alguém, imagina quando se discuti línguas mortas, grego ou aramaico!!?? Eu só acredito em Deus como criador e ponto! Tudo que é discutido depois é política e ideologismo!
Uma parte ser comprovada não comprova a existencia desse judeu. E quem conhece o judaismo e suas práticas sabe que o evangelho é uma fábula, porque nada bate. Nem a cidade de Belém existia nessa época, um exemplo em mais de 5,000 outros.
@@lucão_extreme Não há evidencias que ocorreu. A fé faz as pessoas acreditarem nisso. Posso criar uma fábula colocando fatos reais para dar autenticidade, mas isso não prova que ocorreu.
A bíblia continua sendo um livro de ficção. Os caras tentam provas que coisas bizarras escritas ali realmente aconteceram. Uma ou outra talvez tenha acontecido mesmo, mas acredito que a maioria seja mentira. A arca é a mais surreal. Uma família construiu uma arca, conseguiu separar um casal de cada espécie... como eles fizeram isso? Como construíram algo tão grande sozinhos e sem ter feito algo parecido antes? como alimentaram tantos animais?
Da pra ver que você desconhece à história de Noé, Deus provê alimentos aos animais. A Bíblia é o livro histórico, da antiguidade, mais ratificado de toda a contemporaneidade; é mais fácil que Sócrates não tenha existido, do que Cristo; e Cristo ratifica à veracidade da Bíblia. Dizer que a Bíblia é um livro de ficção é ignorância sua.
@@maxsuellima7488 ignorante é você, que acredita em um monte de asneira, e não questiona nada. Você respondeu uma parte, responde tudo. Você realmente acredita que uns caras, sem experiência nenhuma, construíram uma arca que coubesse tantos animais assim? os animais não comiam uns aos outros? como eles fizeram para deixar tantos animais de habitats diferentes juntos? Nenhum morreu nesse meio tempo? Já vi crente falar que acharam um pedaço da arca, então ela é verdade. Achar um pedaço de uma arca é uma coisa, toda a história contada na bíblia ser verdade é outra completamente diferente. Um pedaço de madeira não valida toda a história
@@ADSN1337 Eu não disse que Noé fez a arca sozinho(assim como você deixa implícito) e muito menos é isso que é relatado na Bíblia, a arca foi feita e manejada por por meio de prodígios divinos; isso é interpretação de texto básica, não se é dito em lugar alguma da Bíblia que Noé manejou aos animais sozinho, foi Deus que proveu tudo. A ausência de evidências não a evidências de ausência. Ainda que, não haja provas de todos os eventos prodigiosos da Bíblia, isso não é prova suficiente para provar que eles não ocorreram. Todo o novo testamento já foi ratificado por um série de historiadores, grande parte do antigo também foi. Basta você pesquisar um pouco. Eu não acredito em um "monte de asneira" sem questionar, eu acredito nAquilo que Deus proporcionou ao mundo. Tudo que tá lá e verdade, você pode acreditar ou não, mas aí é uma escolha sua e, por mais você tente, jamais conseguirá, ainda que tente desesperadamente, provar que é mentira. Deus te abençoe!
Forçando a barra para justificar o inexistente. O fato de existir Pilatos não prova o relato fantasioso. Grego é grego e os apóstolos não escreviam nem em aramaico. Outro fato marcante que quem escreveu não assinou por não possuir autoridade, credibilidade.
pra mi a maior prova que o novo testamento é verdadeiro é que ele mudou minha vida há onze anos atrás e continua me moldando segundo a vontade do Espírito Santo é algo que não se explica mas se vive Deus abençoe a todos
irmão seus Deus é omisso pra n dizer covarde e se esconde no "pós morte", n faz nada enquanto as pessoas estão vivas espera elas morrerem pra reinar sobre as mesmas....logo onde? no mundo dos mortos onde ngm sabe oq se passa....
@@MAXxD15 omisso? Vc só nasceu pq Deus permitiu, Deus sabe de absolutamente tudo, e tudo o q ocorre é segundo Sua vontade
@@MAXxD15 Ele não se esconde pq se Ele estivesse escondido muitas vidas não teriam mudado durante todo esse tempo, inclusive Ele é um Deus de vivos Pq muda a vida dos vivos.
@@MAXxD15 Para voce ele e um Deus omisso, pois nao faz, nao pensa e nao executa da maneira que voce acredita que deveria ser. Ou seja, em sua opniao, o Deus que e onipresente, onisciente e onipotente sabe menos do que voce (um mero mortal) sobre o que e melhor para a humanidade, simplesmente pelo fato de voce nao entender e compreender os planos de Deus.
Agora, se voce e um atheista, a sua tese de atheismo ficou muito controversa, uma vez que voce qualificou Deus que voce supostamente nao acredita como um ser omisso. Ou seja, se Deus na sua opniao e um ser omisso, voce involuntariamente confessou que existe sim uma forca maior na qual chamamos de Deus, porem expressando uma insatistacao com o mesmo, pelo simple motivo de Deus nao agir de acordo com suas ideologias.
Amém, Deus seja louvado
Cara podcast assim deveria durar dias , que assunto interessante , te prende pela informação e confirmação daquilo que acredito.
Seria legal deixar o rapaz falar mais, O cabeça grisalha interrompia toda hora!
Bom dia amigo. Se eu não tiver entendido errado, acho que você não conhece o Pr. Luíz Sayão. Procure sobre ele no you tube. Principalmente, no canal da IBNU. É o maior teólogo vivo no Brasil hoje, na minha leitura. Hebraísta e tradutor do A.T. Bíblias NVI; Almeida século 21 e A mensagem. Além de agora, estar lançando a BÍBLIA BRASILEIRA DE ESTUDO. Forte abraço.
@@Estrategiaparaconcursos
Cale a sua bocarra infeliz ...
seu tolinho HIPÓCRITA &
criticista desrespeitoso !!!
Cristo vive, Deus seja louvado.
@Universo Unificado vive na cidade celestial
@Universo Unificado Rio de Janeiro... nunca viu ele lá não?
Amém.
@Universo Unificado ELE simplesmente Vive.
Onde ?
Em todos os lugares, afinal, ELE é onipresente.
Amem
esse podcast mostrou como é possível que três pessoas diferentes falem sobre o mesmo assunto sem que ninguém corte ninguém e nem atrapalha a vez de fala de ninguém excelente episódio parabéns
As provas da existência do meu Senhor! Maravilha! 🙌🙌🙌
Onde eles provaram Jesus aí, me mostra!
esses apologistas não provaram nada ; só ficaram falando falácias e discurso de autoridade.
Bem aventurados os que não viram e creram.
frase totalmente descontextualizada.
O que se discute é se Jesus foi Deus. Isso é questão de fé. A questão de uma ou até mais, figuras bases,que é o tão falado "Jesus Histórico". isso nem ateus sérios discutem. Se cada relato de fato ocorreu é outra questão. Mas na questão desse Cristo, o mais importante é seu significado e não uma literalidade que sempre será impossível de provar ou mesmo refutar. A beleza de um DEUS que se sacrifica ao invés de pedir sacrifícios, que vem servir de modelo e referencial para que sejamos suas cópias e portanto, filhos de Deus é algo dificilmente encontrado em outros relatos religiosos. Exponha um tratado filosófico numa prisão e nada acontecerá. Exponha a Bíblia e novas pessoas surgiram daqueles que eram o pior da sociedade. O poder deste Cristo em mudar vidas, transcende qualquer explicação da racional. Um dia ainda encontrará e entenderá. Graça e Paz.
Esses comentarios estão hilarios. O esforço que vocês fazem pra serem ateus são maiores que o esforço dos cristãos pra crer na biblia
Com esses pastores da ciência, nunca foi tão fácil ser descrente.
Esforço para ser ateu? kkkk...O ateu é simplesmente a pessoa que não foi convencida (por falta de provas), que um ser sobrenatural existe. Não é esforço nenhum.
Isso é tudo cultural...
Judeu está se lixando pra cristão ou novo testamento..
@@Miblive entao n é ateu
pq ateu de vdd n precisa ser convencido de nd
Com esse nivel de argumentos fica muito fácil... Serio, eu não tenho cruzada pessoal pra provar ou convencer que Deus não existe. Mais os argumentos favoráveis são uma piada!!!!!!!! Nego acha que derrotando um ateu na conversa ganha. Kkkkkkkk prova pras outras mais de 1000 religiões que vocês estão certos. Vocês não tem prova de porra nenhuma. E dai que o Novo Testamento tem uma origem legítima no passado??????? O alcorão também tem, os Vedas tem, o Tora tem. TODA RELIGIÃO TEM!!!!!!!!!!! Sério, a idéia de que existe cristão x ateus e pronto ja reflete a visão minúscula de vocês sobre o tem o qual jugam ser tão manjadores.
Incrível! Aleluia! Muito bom saber mais um pouco sobre isso. 😍
Jesus vive, glória ao pai, ao filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre.
Jesus vive e é o Senhor 🙏🙏🙏
Deus é o autor da História
Ele cria um fato o insere na História e prepara a humanidade para recebe lo
o autor da historia é o homem
@@canaldiversos9822
É um erro trazer a autoria para ti pois não estivestesj presente no decorrer da historia
não falei apenas de mim eu falei que a historia foi escrita pelo gênero humano e não deus nenhum ; você disse que deus criou o fato agora como você pode provar isso@@madar-zadi64agra62
essa afirmação sua qual a logica dela(pergunta)
Amo esse tipo de assunto!!!! Parabéns!!!!
Rei Jesus!
Viva Maomé
Jesus Cristo o único caminho a única verdade e a vida eterna só a Ele a Glória
@@jurassicmitos não somente Jesus
@@jurassicmitos Jesus Cristo é Deus, Maomé é só um homem
@Universo Unificado ateu toddynho hehehe
A Palavra de Deus é verdadeira. A concorrência pode chorar a vontade.
pode ser pra você ; pois a ciência diz o contrario que a bíblia é um compilado de historias, lendas, mitos, politica nacionalistas, harmonizações textuais.
O Victor Fontana tem que voltar ao podcast!!!
Nossa, revelador este vídeo.
O novo testamento tem erros históricos, por exemplo quando fala da morte de Herodes, em Mateus 2
"Tendo Herodes morrido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito e disse-lhe:
Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino."
Na verdade Herodes morreu no ano 4 a.c, portanto não poderia estar fazendo parte de uma história que aconteceu depois do ano 1 d.c.
@@alexiszucchi se ele nasceu entre 4 a 6 a.c. então seria até 10 anos antes do censo de Quirino que é citado em Lucas 2, onde está escrito que Maria estava grávida, censo este que ocorreu entre os anos 6 e 7 d.c.
Seria uma contradição ainda maior nas datas.
@@alexiszucchi e?
Ve o que esses estudiosos falaram sobre as datas nesse mesmo podcast! Eles falam mais ou menos que os caras não se importavam tanto com datas precisas. É mais fácil tu ver do que eu falar (posso me enrolar kkkk)
@@Maathsxz não é só questão de data, no novo testamento diz que José viajou com a Maria grávida para o censo de Quirino, depois do nascimento da criança fugiu para o Egito para fugir de Herodes, não é questão de data, na real o fato em si não tem como ter acontecido assim, Herodes morreu no ano 4 a.c e o censo de Quirino foi no ano 6 d.c, diferença de dez anos de um acontecimento pra outro, não tem como estarem nos dois acontecimentos, questão de lógica, não de data.
E no novo testamento a ordem desses fatos esta invertida, colocaram maria grávida durante o censo e depois a morte de Herodes com o jc nascido, quando na verdade Herodes morreu dez anos antes do censo, questão de lógica.
@@henriquetoguro Se tiver 100 provas que contrariam o novo testamente e duas que por coincidência tenham algum fundo de verdade esses "arqueólogos" irão simplesmente ignorar as outras 100 e enchergar somente o que convém a eles
Tomei mo susto com a máscara da Gretchen lá no fundo 🤣🤣🤣
Faz um podcast só com Luiz Sayão.
tem o ossuário de tiago irmão do Senhor, filho de José e Maria, creio que irmão mais velho de José e Maria, já que nos evangelhos ele vem sempre primeiro,
Não como explicar o sentimento de crê em Cristo, na força Maior chamada de Deus!!! É algo que se sente ao Natural... É tipo nada muda quando você escuta alguém falando e tentando explicar que Deus não existe.
Seria legal deixar o rapaz falar mais, O cabeça grisalha interrompia toda hora!
tá cheio de historiador e detentores da vdd nos comentarios kkkkkk
Mais que isso amigo tem uma séries de judeus aqui que não conhecem ou leram muito mais ⛲ ⛲ ⛲ originais do que os cristãos. Ao fim das contas o Meshiah( Messias/Cristo ) e uma figura prometidas pelos profetas antigos do judaísmo e não de outras seitas.
@Universo Unificado 1👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
@@Abumussabdf2 povo de deus é só os judeus de resto são só idiotas uteis int? sempre desconfiei, é raro ver um crente inteligente.... (não que eu seja)
@@Abumussabdf2 mas se cumpriu aquilo que Dele estava proposto pelas profecias do judaísmo,a propria torá(contém todos os livros do antigo testamento) e o pentateuco (que é os 5 primeiros livros escritos por Moisés) diz claramente como seria a vinda do mesias,que ELE sofreria e seria negado,aconteceu o que estava destinado a ELE,mas o povo judeo ñ quis ouvir,esperavam outro tipo,ñ entendiam seus próprios manuscritos,pq tinham o coração rancoroso e orgulhoso.
exemplos pentateuco: A serpente de bronze que foi pendurada no madeiro por Moisés no deserto.
A pedra que foi ferida por Moisés e jorrava água em meio ao deserto (sangue de Cristo ) essa mesma acompanhava o povo (ñ a pedra em si,mas seus milagres e contínuos através de outras pedras),
A semente que seria ferida no calcanhar mas esmagaria a cabeça serpente,
Moisés quando disse que viria um profeta que falaria como ele,e que eram pra eles ouvi-lo.
entre muitos outros,Salmos,Isaias Genesis, etc.
e principalmente os que dizem que o mesias seria perseguido,traido e morto,(Isaías e salmos,etc)
que seria negado pelo seu povo.
Tem vários relatos de como seria a vinda do mesias que os judeos esperavam, SÓ que eles ñ queriam dar ouvidos e queriam um mesias que os livrasem do jugo Romano,eles esperavam um mesias guerrilheiro,que lutaria por eles, ñ um judeo carpinteiro, que tinha má fama por morar em Nazaré e comer com prostitutas e cobradores de impostos,leprosos etc.
O mesias era pra eles,
Mas também para toda a humanidade,foi dito a Abraão:em ti seram benditas TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA!"
JESUS E O MESIAS QUE ELES ESTAVAM ESPERANDO,mas ñ o aceitaram.
ELE cumpre em si mesmo(crucificação )a redenção de todos aqueles que o receberam.
"E chamarei de meu povo aquele que ñ era meu povo! "
Jesus veio para todos!
@@josielyferreira7848 boa tarde.
Muito provavelmente vc não é judeu, portanto e livre a vc dizer o que bem lhe apeteça, a cerca das especulações da seita cristã em relação ao judais ou não.
Pois bem vamos aos fato .
Em momento nem um Isaías profere o nome de um messias ou o aponta como sendo um homem, muito pelo contrario , eu concordobque as diversas passagens dão margem aos mais diversos tipos de interpretações e especulações.
O suporto Mashiah dos cristãos que teria em tese sido prometido aos judeus esta impossibilidade sagrar se Mashiah :
- Não nasce de descendência PATERNA da tribo de David ( nasce de uma virgem e teria como pai ele mesmo!)
-Não Reconstroi o Templo
- Não reúne os Judeus em Plenitude
- Não Estabelece o Novo REINO JUDAICO de Israel livrando-o seus perseguidores( muito pelo contrário)
- nega ser o o escolhido ( Mashiah/ Messias / Cristo ) e depois confirma .
- Não arregimentou a humanidade para o JUDAÍSMO.
Mesmo assim 391 anos depois de sua SUPOSTA ressurreição , Constantino e seu Concílio de Niceia o torna um Pop Star com o Estatuto de deus, seu filho e ele mesmo .
Kkkk o Vilela: uq é Crestos????
Kkkkkkkkkk
Jesus pode ter existido, mas ele não fazia esses milagres que todo mundo acredita. Ele era uma pessoa comum assim como nós, sem poderes especiais. Essas histórias foram passadas de boca a boca, e sabemos que, quando isso acontece, a história vem toda deturpada...
Estuda um pouquinho de critica textual. Isso já foi debatido e isso que vc diz não se sustenta em estudos minimamente sérios.
@@ninrodepaulo5098 Estudar um pouquinho de crítica textual? Nada a ver... O que eu penso é o seguinte: Realmente, o Jesus histórico existiu e provavelmente, era um revolucionário ou um profeta muito querido pelos seus seguidores, isso não há como negar... mas nada disso prova que ele era um ser divino e que fazia milagres e tampouco, que tenha ressuscitado... Isso é fantasioso demais, sem contar que, nunca conseguiram provar que ele fazia todas essas proesas... O que resta é só a fé em querer acreditar nisso, até pq, histórias tão extraordinária assim, que são passadas de boca em boca, nunca chegam da forma como realmente aconteceu, pois as pessoas deturpam o ocorrido... Tem aquele velho ditado: "uma mentira contada mil vezes, acaba se tornando verdade". Talvez, esse seja o caso.
@@possebon_ exato mano, assim como existiram outros homens "iluminados", os 2 q eu mais li sobre foram Saint Germain(tido como santo/alquimista imortal) e Grigori Rasputin(tido como bruxo imortal e conselheiro do rei russo)
@@MAXxD15 Pois é... e como tantas outras milhares de religiões, criaram o cristianismo, que foi a religião mais bem sucedida pelo mundo... De fato, uma dessas religiões teria que predominar, e o cristianismo acabou sendo mais aceito... nem o hinduísmo e o judaísmo, que são as religiões mais antigas, predominaram no mundo.
@@possebon_ e uma multidão morreria do jeito mais cruel por algo que não fosse verdade?
Ô Fontana não interrompa o Sayão please. O cara não deixa o p Sayão terminar a fala. Falta de educação 😤😤
O ateismo naturalista é uma gigantesca e intrincada teoria da conspiração.
KKKKKKKKKK mds me pergunto como caralhos tu chegou a essa conclusão
@@lcsgabriel987 Todos os milagres que ocorreram na história da humanidade, sao interpretados pelo ateu clássico com conspiração criada por religiosos ....
conspiração é acreditar que jesus morreu e ressuscitou , ou que andou sobre a agua ou vai vim só de cueca buscar os crentes kkkk
Uma máscara da Gretchen, que ítem bizarro de se ter!
"Proficiência em Inglês" kkkkkkkk
Porém, nenhuma prova material pode reconhecer a parte mística do novo tratamento, portando a afirmação deve ser feita com calma. O texto pode ser autêntico à experiência e acontecimentos narrados, dentro da subjetividade de cada autor, mas não comprova a existência mística do Cristo, de deus, do espírito santo, e nem dos milagres descritos. Essa parte remete a fé, não a ciência história ou construção arqueológica. Logo, uma não pode ser usada de base para comprovar a veracidade da outra.
um comentário sensato
Isso não prova que o novo testamento é real, isso prova que alguns nomes de figuras públicas e personagens são reais e que eles realmente existiram e a geografia do local também. Mais nada além disso. Crer se o material e verdadeiro é uma questão de fé. Mas tudo esse fatos geográficos e nomes não comprovam absolutamente nada
Engraçado é que se esses nomes fossem descobertos mesmo sem a Bíblia só seria qualquer tipo de nome, mas está na Bíblia, Isso significa muita coisa
1. Caifás foi mencionado fora da Bíblia por vários autores, como Flávio Josefo, Taciano, Suetônio e Tácito. Ele não era desconhecido da História antes de acharem sua urna funerária. E, de qualquer forma, o fato de ele ter existido, por si só, não pode provar que os relatos dos evangelhos sobre a prisão e morte de Jesus são totalmente verdadeiros, apenas provam que ele existiu.
2. Pilatos também já era conhecido pela História muito antes de 1961, porque alguns historiadores escreveram sobre ele, como Flávio Josefo e Tácito, e inclusive escreveram sobre o seu governo. Portanto, a afirmação de que, até a descoberta daquela placa de pedra em 1961, Pilatos era conhecido apenas como personagem bíblico não está correta. E, de novo, Pilatos ter existido não prova que os relatos dos evangelhos sobre a prisão e morte de Jesus são totalmente verídicos.
3. A geografia de Israel apresentada nos evangelhos não é muito realista. Os evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas), no relato sobre o homem possuído na praia de Genezaré, dizem que Jesus fez uma manada de porcos se jogarem no Mar da Galileia, pulando de um desfiladeiro, por Jesus ter deixado os porcos serem possuídos por demônios. Porém, não existe nenhum desfiladeiro ao redor do Mar da Galileia. O Evangelho de Lucas diz que Nazaré, a cidade onde Jesus teria crescido, estava construída em cima de uma montanha, sendo que os nazarenos teriam tentado jogar Jesus da montanha por terem se ofendido com suas pregações na sinagoga da cidade. Porém, não há nenhum indício de que essa Nazaré do Evangelho de Lucas, situada sobre uma montanha, tenha existido. A cidade de Nazaré pode muito bem ter existido, apesar de não haver registros dela que sejam daquela época, mas, se existiu, com certeza, não estava construída sobre uma montanha, e sim sobre um lugar plano, como a cidade moderna de Nazaré em Israel.
4. Finalmente, é verdade que o grego dos evangelhos é um grego influenciado pela sintaxe do aramaico, mas isso também não prova a historicidade dos evangelhos, só prova que o cristianismo começou como um movimento dentro do próprio judaísmo.
Khrestótes (honestidade): sinceridade moral associada à prudência; excelência de caráter. Definições (412c - 041).
A fundação do cristianismo, com objetivos a curto, médio e longo prazo, está detalhada na Republica de Platão.
O fato de um texto narrar localidades e condições geográficas não quer dizer que personagens daquele texto sejam históricos.
O nome Jesus Cristo, por exemplo, é uma transliteração do nome Sócrates, que também não é um nome e nem foi uma pessoa.
SOS KRATOS quer dizer poder ileso, poder seguro, poder interino, e representa e representa a parte "racional" ou inteligente da alma.
Aquele poder que sobrevive à morte sendo o mesmo, ontem hoje e sempre (ileso), aquele poder que é "seguro", representando a verdade... "interino" por ser intermediário entre o homem e Deus.
Salve Maria.
Esse Victor Fontana (que aliás não conheço) e o Sayão mataram a pau sobre o assunto. A veracidade do NOVO TESTAMENTO. Os Judeos revoltadinhos debocham e menosprezam, das páginas do N.T. Só que contra fatos não há argumentos. O valor do Novo Testamento é, NO MÍNIMO, igual ao do Antigo ou maior. Pra mim é maior. O Salvador está EXCLUSIVAMENTE REVELADO no N.T.
Evidências é o q ñ falta
arqueologia e historia não se trabalha assim; tudo que eles falaram não se sustenta só usaram de discurso de autoridade .
Chama o Rodrigo silva para dar uma aula para vcs.kkkkk
Não é nem uma questão de Religião.e sim de história
jesus é o Senhor de todo o universo
Outro erro histórico é o censo citado em Lucas 2, lá está escrito:
"Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recencear-se."
Logo em seguida está escrito:
"a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida."
A questão é que este censo realmente existiu, foi o censo de Quirino, o problema é que ele ocorreu entre os anos 6 e 7 d.c, como ela poderia estar grávida no ano 6.
Vc viu todo o podcast? Eles falaram que o nosso calendário da forma como contamos hoje tem uma falha de quatro á seis anos. Então o que vc disse faz sentido quando comparado com isso.
@@ninrodepaulo5098 de qualquer jeito da erro, se tiver uma diferença que seja de seis anos pra frente vai aumentar o erro que ocorre em Mateus 2, que diz que Herodes morreu depois do nascimento de JC, lá está escrito:
"Tendo Herodes morrido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse-lhe:
Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para terra de Israel;"
Na verdade Herodes morreu no ano de 4 a.c.
@@henriquetoguro vc esperava oq de um livro feito por homens a milhares de anos? deve ter dezenas de outros erros históricos
Na vdd o cristo messias é uma produção literaria, o censo e assassinato de bebes é uma forma de aproximar jesus da imagem de moises, a agua em vinho, o andar sobre as aguas, varios milagres encontram paralelos em mitos que estavam pairando ali na cultura helênica romana da época. Baco, sol invictus, deuses, figuras importsntes e ate romulo e remo foram usados de substrato para a fabricação do mito de jesus cristo. Agr se um profeta do levante foi usado de base para isso é outra discussão
Mt bom
Sabe porque eu acredito? Porque eu creio não preciso de provas, tenho a certeza dentro de mim.
Que argumento mais fraco, digno de cristão. Basta crer que uma pedra fala e aí é verdade?
@@clecio1055 fraco é vc e sua vida, olhe para ela e diga que é mentira.
Deus te deu um cérebro use há vontade.
@@canaldiversos9822 me deu fé também e eu vivo por ela, mas não vou te explica, sabe porque? Porque você mesmo com seu cérebro e usando o seu cerebrelo não entenderia.
@@Gegese7e olha o que você ta falando! Eu creio e não preciso de provas ; você crê tudo bem é sua fé agora não venha fazer as pessoas racionais a crê em fantasia não guarde pra você pois isso que você afirma não é a verdade absoluta e nem de perto é só achismo mesmo , sem fundamentos.
Deveriam ter levado o Rodrigo Silva no lugar do careca
Eles precisavam de um contraponto. Alguém que fosse só para discordar e criar tretas.
O "Berlofa" não sabe o que está fazendo ali com os mestres.
Se formos questionar a Bíblia certamente não iremos crer em Cristo....Por isso Jesus disse: "Bem aventurados os que não viram e creram".
Obs. A fé na razão está sujeita a muitos erros e gargalos, afinal a fé não é racional e aí que muitos se perdem.
você disse que a fé não é racional; que sentido tem em cré em algo fora da razão(pergunta)
@@canaldiversos9822 uma escolha meu amigo.....Eu escolhi servir e seguir a cristo, vc é livre p fazer a sua escolha.....
@@canaldiversos9822 O @dimasvilela foi intelectualmente honesto, algo que 99% dos cristão não são de forma alguma.
Otimo corte, o pastor careta nao abriu boca para falar asneira. kkkkkkkk
Bom demais
Sayão sabe muito , fontana é safo e o careca só veio pra lacrar ! 😀
Manhattan também existe com todos os detalhes e descritos na HQ do homem-aranha logo o homem-aranha existe??? Nao
Traz o Asaph Borba
o arqueólogo que tem viés religioso faz pesquisa de um modo errado ; ou seja suas pesquisas não é atrás da verdade em si mas buscar validações de suas crenças. arqueologia e historia é um trabalho serio, não se deve fazer isso com uma bíblia na mão direita e a pá na mão esquerda. E outra coisa que se deve saber a existência de personagens bíblicos não é validação da narrativa em si ; por exemplo Herodes, Ezequias, Davi, etc.
Jesus existe mais não pra min eu clamo direto pra ele e não sou correspondido acho que ele se esqueceu de min
Victor Fontana fazendo sua didática: "Casa é house..."
Na cabeça do Berlofa: "Você disse house?! House of cards?! POLÍTICA?!" O cara é muito alienado. kkkkkkkk
Eu acho que ele está na profissão errada.kkkk
mano eu tenho até dó desse cara, ele parece tá em um outro universo
Neste corte esse careca falador de asneira nao abriu a boca,.., que bom!
Comprovar a historicidade da Bíblia é bem diferente de comprovar que as coisas que estão escritas lá são todas verdade
Esse canal é tão maravilhoso, mas me incomoda o cenário escuro e carregado. Deixa mais light😍
Aoobaaa
3:35 nandO MOuRA X NicoLAS
Vilela,tão te chamando de jumento!!Kkkk.
"eles poderiam estar simulando o estilo de escrita"
[MODO ATEU ON]
Tem Jesus um "Deus" , tem o alquimista Saint Germain, o bruxo Russo "imortal" Grigori Rasputin, todos com provas históricas de suas existências... é complicado acreditar no folclore cristão mas n da pra descartar a existência de homens iluminados ao longo da existência da humanidade
Arqueologia confirma algumas coisas e nega outras várias!! Mas para tudo aquilo que não condiz com a narrativa, eles fingem que não existem.
O cara n levou nenhum historiador n cristão, debate onde todos concordam eh foda
@@lcsgabriel987 já passou numa conversa franca entre o Pirula e aquele pastor que se diz arqueólogo? Isso sim seria uma papo interessantíssimo
@@Zidurok Pirula? hahahahahahahahahahahaha. O cara acredita no Pirula. hahahahahahaha
@@camaramunicipal2951 bacana vc ter se divertido 😄.
@@Zidurok a vida é difícil. Tem que divertir mesmo. Eu até gostei da ideia ter alguém fazendo contraponto. O que me preocupa é um cara sem bagagem cultural, conhecimento, covarde, mentiroso como o Pirula ganhar seguidores e ter gente levando aquele cara a sério. Tem que se divertir mesmo, porque o mundo tá perdido mesmo.
Entendi foi nada
560° !!!
O buraco é mais embaixo. Se você levar historiadores judeus, vão falar outra coisa.
Mas são eles que conseguiram as provas da existência. Eles não duvidam da existência de Jesus só duvidam de sua divindade
@@mateusbertolaccini2224 exatamente, para eles Jesus é só mais um dos profetas e não o Messias.
@@mateusbertolaccini2224 Duvidamos sim. Não temos certeza alguma. Uma parte ser comprovada não comprova a existencia desse judeu. E quem conhece o judaismo e suas práticas sabe que o evangelho é uma fábula, porque nada bate.
@@levicastro2565 entao vc só é meio burro msm
@@MatheusFelipe-bs2ei Quando começam com ofenças é porque faltam argumentos. Burro é quem dá coice e quem deu coice aqui foi você. Só perguntei somente 1 prova verdadeira, e ninguém a tem.
"A ARQUEOLOGIA COMPROVANDO A BÍBLIA" A arqueologia provou que um homem andou sob as águas? Quais as evidências de que pessoas ressuscitaram?
Os caras disseram oq corrobora, mds
Eles estavam falando do Jesus histórico e da historicidade dos evangelhos, amigo. Não dos milagres da bíblia. Pela própria definição, nenhuma ciência pode comprovar um fato acima do natural, que seja a ressurreição de uma pessoa ou de alguém andando nas águas.
@@victorpetrarca2471 Sim, porém o título do vídeo é bem generalista, em outras palavras - "a arqueologia comprova o que contém na bíblia é verdade". Essa especificidade de contexto de Jesus histórico é só você que está fazendo.
@@andrebarros7650 não é, caŕa. Vc usa muito o TH-cam? Já ouviu falar em click bait? Pois é. Usam muito isso! Essa relação não sou eu que estou fazendo. É algo comum nos estudos do jesus histórico, essa ideia de que não há comprovação dos milagres e que os estudos comprovam a existência do homem Jesus, apenas.
@@victorpetrarca2471 Amigo, leia meu primeiro comentário novamente. Perceba - não estou falando de historicidade de Jesus, não comentei/contestei sobre "o que os caras disseram". Se ler bem, comentei o título do vídeo, ou seja, critiquei a forma que o título foi apresentado, e não precisa dizer que é "click bait" porque isso é óbvio - sensacionalismo para conseguir mais visualizações. O que meu comentário denuncia nas entrelinhas são possíveis falsas conclusões ou conclusões parciais como "a ciência comprova a veracidade da bíblia". É inegável a tendenciosidade que essa forma de apresentação de vídeo gera nas pessoas.
💻⬆😁, as evidencias , a crenca, a fe , a esperanca e o amor em Deus que Cristo esta vivo entre nos atraves do Espirito Santo.
Uma placa com o nome de Pilatos não prova nada sobre Jesus
São 3 estudiosos da bíblia, porém 2 falam mais,o outro eles ignoram
Assim como tem descobertas arqueológicas que comprovam relatos, tem descobertas que refutam outros episódios. A bíblia não é um livro de ciência, é um livro de fé.
Quais descobertas q refutam?
@@MrRapha2015 um monte, por exemplo o massacre dos bebês ordenado por Herodes. Outro dia vi a entrevista de um padre que decidiu estudar arqueologia de depois de formado se empenhou em estudar esse episódio. Ele diz, que depois de todo seu trabalho concluiu que esse episódio nunca ocorreu.
Ele disse isso com pesar pq apesar de ser padre tem que deixar a crença de lado e dizer a verdade como arqueólogo.
O antigo testamento tb já foi amplamente refutado, cartas e acordos comerciais da época mostram que Canaã nunca foi conquistada, os egiptólogos tem o consenso de que nunca houve escravidão de israelitas no Egito...
São só alguns exemplo entre vários que se pode citar.
@@hiltonsoares5591 me manda esse vídeo desse padre.
@@hiltonsoares5591 Mas a relato egípcio em uma tumba de faraó de que um povo escravo saiu do Egito e nela diz que pragas caíram no Egito, que os primogênitos morreram, que o faraó e seu exército morreram em uma grande inundação, e seus escravos saíram com ouro para o ENCONTRO com O DEUS DELES. Parecido com o Êxodo
@@lucão_extreme mande o link de uma referencia confiável provando isso, por favor.
Percy jackson andou pelos estados unidos, bebeu coca cola e andou de taxi, logo, semideuses são reais.
O Homem-aranha conheceu o Obama nos gibis, logo está provado que o amigo da vizinhança existe
Consegue comprovar que o Percy Jackson estava ali de verdade ? Se não, existe diferença entre ele e Jesus
@@alexpereira2796 Claro que sim, ué. Ele bebeu Coca-Cola, andou de taxi em Nova Iorque e estou falando dele. É claro que existiu.
O que se discute é se Jesus foi Deus. Isso é questão de fé. A questão de uma ou até mais, figuras bases,que é o tão falado "Jesus Histórico". isso nem ateus sérios discutem. Se cada relato de fato ocorreu é outra questão. Mas na questão desse Cristo, o mais importante é seu significado e não uma literalidade que sempre será impossível de provar ou mesmo refutar. A beleza de um DEUS que se sacrifica ao invés de pedir sacrifícios, que vem servir de modelo e referencial para que sejamos suas cópias e portanto, filhos de Deus é algo dificilmente encontrado em outros relatos religiosos. Exponha um tratado filosófico numa prisão e nada acontecerá. Exponha a Bíblia e novas pessoas surgiram daqueles que eram o pior da sociedade. O poder deste Cristo em mudar vidas, transcende qualquer explicação da racional. Um dia ainda encontrará e entenderá. Graça e Paz.
Chama o professor André Chevitarese, da UFRJ, Vilella. Fica trazendo só apaixonado. Chama alguém de forma do culto que possa fazer uma analise menos apaixonada.
Será que o professor Chevitarese também não tem outras paixões e que também possam enviesar suas conclusões? Ele é neutro? Creio que nem mesmo ele assuma-se neutro.
@@luizpaulogpimentel Conhece o trabalho dele, leu seus livros? Aponte as paixões que encontrar, me ajuda. Ao destes dois ai está claro, ignoram a visão kantiana e a visão judaica sobre esse tema.
@@mateusc2009 Não conheço. Mas nenhum pesquisador acadêmico alega neutralidade sobre nenhum tema, isso é consenso. Todos reconhecem isso nas pesquisas acadêmicas.
@@luizpaulogpimentel O teste duplo cedo, por exemplo, é uma forma de conseguir neutralidade em pesquisa cientifica, é um princípio primário em ciência isso. Se acreditar em uma lenda e sair procurando explicação para aquela lenda, fechando os olhos para a contradição em sua pesquisa é carência, má-fé, qualquer coisa, mas não é ciência. Feliz Natal para você amigo.
@@mateusc2009 como você atinge isso se tratando de pesquisa em história mano?
Pra mim a bíblia é uma mistura de mitologia e princípios universais
Mais uma vez conflita com os dados de escritores como Barth Ehrman por exemplo .
Segundo: os romanos eram extremamente detalhistas, os mesopotamicos também, etc ou seja a maioria dos relatos de historiadores da época e do séculos seguintes também eram bem detalhistas .
Esqueceram no que tange ao " lance" da linguagem que judeus ( nós como um todos) se deixam influenciar muito pouco por línguas e idiomas exteriores a nosso convívio socio-religioso.
Eu acho que tu não leu nem Barth Ehrman kkk
@@sedanfiliphgusmao9751 como já diz o bispo Edir Macedo o mundo tá cheio de achismos jovem !!
@@sedanfiliphgusmao9751 ps: muito obrigado pela correção.
Gibiblia
E o Toninho diz que prova que Jesus é j. Mito porque ele leu uns livros que disse ele não existiu hshshs
Os cristãos são tão tendenciosos que não falaram que "Chrestus" (cristo) é um TÍTULO, e não um nome próprio dado para uma única pessoa. E que, naquela época, existia VÁRIOS "CRISTOS" (candidatos messiânicos), portanto, esse termo não prova o Jesus do Novo Testamento, e sim que haviam figuras messiânicas no século I. Foram vários "Chrestus", os cristãos se agarraram em um desses "cristos" que acreditam que existiu, mas não passa de um mito, uma suposição!
E a cabeça da grete ali atrás ou eu estou bebo ?
todos esses nomes ficaram comuns naquele tempo por causa das histórias q se esplahavam de td maneira...levem em consideração que em um tempo onde a maior parte das pessoas eram analfabetas, as histórias corriam e impressionavam...nesse tempo, tds chamavam seus filhos nascedouros pelos nomes dessas histórias....agora, comprovação histórica, arqueológica, nunca encontraram nada...
n é pq vc n gosta q n existe
bart ehrman n é cristao e tbm concorda com varias coisas ditas ali
@@MatheusFelipe-bs2ei concordar e repetir é uma coisa..provar é outra bem distinta e isso, nenhum deles será capaz...e nem vc...não importe o qt esperneie e se revolte....
@@zanon18 assim como n existem provas da existência dos filósofos gregos e msm assim são venerados e bla bla bla
se cristo foi uma propaganda, foi uma propaganda mal feita pq n faz sentido em nd no seu tempo
e história dq foi inventado na idade média é coisa de adolescente birrento
Incrível o nível do seu achismo, acha que os especialistas, arqueólogos, historiadores são amadores que se deixam levar por nomes comuns?
"nunca encontraram nada"
o fato de alguns personagens e fatos da bíblia serem reais não prova a bíblia como todo. é mais do que possível misturar fatos reais com "ficção " .
Vai depender de fé meu jovem
Acho engracado quando as pessoas dizem a palavra, "prova". Nao tem como provar que a Biblia e verdadeira e nem que e falsa. Voce tem que se basear nas evidencias. Onde elas apontam? Prova seria se eu pudesse voltar no passado e ver com os meus proprios olhos.
@@pausedamaromba6084 se depender de fé, você acredita em qualquer coisa.
@@butkenp O mesmo serve para qualquer outra religião.
@@pathfinder_strider Sim, mas a lei da nao contradicao ajuda a entender as religioes. A lei da nao contradicao diz que: Ou todas as religioes sao falsas ou apenas uma e verdadeira. Porque? Porque todas as religioes se contradizem, entao e impossivel por exemplo que budismo e cristianismo sejam verdadeiras ao mesmo tempo, porque ambas contradizem uma com a outra. Entao, temos que ver a partir das evidencias se existe de fato uma religiao verdadeira. E cristianismo e de longe a religiao com mais evidencias. Evidencias filosoficas, evidencias arquiologicas, evidencias cientificas, e por ai vai. Vai de cada um, pessoas recusam e outras aceitam, simples. As pessoas nao querem que cristianismo seja verdadeira, mesmo com tanta evidencia. E isso pra mim e irracional.
Espero que isso não seja desonestidade intelectual, houveram dezenas de Krestos, nessa época, só josejo fala de uns dez, que fez coisas similares e foi crucificado por Roma, b antes dos ditos evangelhos.
Acessem o canal do estudioso Professor Oswaldo 'Tenda do Necromante', e também do Antônio Miranda , teologia reversa e vc terá acesso a todos esses dados históricos .
Isso sem falar que o Suetónio nasceu uns 40 anos depois do provável ano de morte de Cristo. Suetónio poderia estar escrevendo sobre o mito já, e nao sobre o Jesus histórico. E quando o Claudio expulsou os Judeos já tinha uns 20 anos da morte de Jesus. Todas essas fontes não bíblicas citadas sempre tem uma distancia de uns 20 anos ou mais. Não que a idade seja um problema, mas como a persona de Jesus está envolvida em muitos mitos, temos que levar isso em consideração ao relacionar uma fonte diretamente com o Jesus histórico.
Ah não, porra, por isso?? Vai saber o que rolou, vai saber como esse conhecimento era passado. Anem, e como eu sempre digo quem quer crê, crê.
carai felipe, tu ta putasso
@@carlosrossoni2357 Não vei, toda vez e o mesmo truco sem carta. Nada do que ele falou garante porra nenhuma não. Parece os argumentos da galera que defende alienígena
@@felipearaujo7815 mas é assim mano, eles são doutrinados a acreditar naquilo, e oram pra Deus todo dia, obvio que vao tentar provar que ele existe sob qualquer circunstância, mesmo fugindo da lógica
1:58 As personalidades romanas existiram, mas o tal Jesus POPSTAR da Judeia não tem prova arqueológica nenhuma. Realmente os cristãos só tem a fé para se apegar kkkkkkkkkkkkkk
O maior best seller de ficção da história, a Bíblia.
Kkkkkkkkk
Se alguém escrever um conto de fadas ambientado no Brasil do sec XXI, descrenvendo locais turisticos que existem e até mesmo politicos reais, não vai tornar esse conto de fadas real no futuro.
Analogia bosta do caramba kkkkkkkkkkk
@@andreleandro6931 Tão bosta quanto a explicação do cara ai no vídeo
@@DavidReySilva refuta ele então
@@DavidReySilva não meu amigo, e que arqueólogia já provou 3 sobrenaturais da bíblia que provou todas as histórias dela, como as
1-DEZ PRAGAS DO EGITO
2-MAR SE ABRINDO
3-ANJO QUE MATOU 185 MIL SOLDADOS ASSÍRIOS QUE FEZ ELES NÃO ATACAREM JERUSALÉM 2700 ANOS ATRÁS
3 sobrenaturais da bíblia que arqueólogia já provou, provando todas as histórias dela
Então a Bíblia é um livro de fatos
Cheio de ateus e satanistas apavorados nós comentários kkkk
Apavorados com o que? kkkk...
Todo mundo morrendo de medo de cobra falante kkkkk
@Universo Unificado É muito mais fácil fazer um homem acreditar em algo tolo, do que convencê-lo de que ele foi feito de tolo. O Deus deles fez uma virgem engravidar, ter um filho e depois o sacrificou porque as pessoas não estavam fazendo a sua vontade.
Ai os caras se contorcem todo para fabricar uma desculpa para defender o psicopata todo poderoso. É, to morrendo de medo.
Deus assassina inumeráveis crianças, bebês e recem nascidos em episódios como sodoma e Gomorra, dilúvio, nas guerras de reconquista de Canaã e etc
Um psicopata sanguinário e os cristão ainda se dizem pro vida kwkwkwjeje
Deveria ter chamado o professor Fábio fabino.
Perderam uma oportunidade de ouro de elucidar usando a Bíblia uma série de questões fundamentais. Todos confusos onde até o Vilela deve ter saindo mais abatalhiado do que quando começou a entrevista. Sem falar no entrevistado figurante. Que triste 🤔
Piada
Para ampliar essa discussão, esse canal é ótimo: th-cam.com/channels/HjjjB3V5gLLc7ycO8Zm_tw.htmlplaylists
Buscamos exatidão.Não paixão.
sim, faz tempo q descobriram a existencia do Jesus histórico, o dificil é provar as "mágicas" da bíblia
Até pq como que algo "sobrenatural" é explicado? A não ser, por exemplo de mudanças dos átomos de forma instantânea, como da água virar vinho, as curas de cegos, etc. Mas como explicar esse processo. Eu acho que a ciência um dia poderá explicar os milagres, mas não como foram feitos praticamente instantâneamente
@@lucão_extreme por isso n existe sobrenatural, existe apenas fenomenos que ainda n possuem explicação científica
@@DudsRyuu sério que sua resposta é essa?
@@DudsRyuu KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Ninguém consegue provar que é verdade nem que é mentira
Só protestantes? 🤔
"jenios da fé"
Provou porra nenhuma
Ou seja, se o com o inglês básico já é possível iludir alguém, imagina quando se discuti línguas mortas, grego ou aramaico!!??
Eu só acredito em Deus como criador e ponto!
Tudo que é discutido depois é política e ideologismo!
Esse Zé Ruela sabe de nada
Uma parte ser comprovada não comprova a existencia desse judeu. E quem conhece o judaismo e suas práticas sabe que o evangelho é uma fábula, porque nada bate. Nem a cidade de Belém existia nessa época, um exemplo em mais de 5,000 outros.
Como sabe que forma ocorreu a evolução humana? Por meio de evidências, que pode dar a margem para um todo. Pq q com Jesus não seria o mesmo?
@@lucão_extreme Não falei que sabia. Só falei que não comprova nada. É importante interpretar antes de responder.
@@levicastro2565 eu dei um exemplo de pessoas que acreditam na evolução humana que só há algumas evidências, que leva a crer que ocorreu mesmo
@@lucão_extreme Não há evidencias que ocorreu. A fé faz as pessoas acreditarem nisso. Posso criar uma fábula colocando fatos reais para dar autenticidade, mas isso não prova que ocorreu.
@@levicastro2565 referindo-se aos milagres sim, mas que Jesus existiu não, pq há provas que ele existiu
A bíblia continua sendo um livro de ficção. Os caras tentam provas que coisas bizarras escritas ali realmente aconteceram. Uma ou outra talvez tenha acontecido mesmo, mas acredito que a maioria seja mentira. A arca é a mais surreal. Uma família construiu uma arca, conseguiu separar um casal de cada espécie... como eles fizeram isso? Como construíram algo tão grande sozinhos e sem ter feito algo parecido antes? como alimentaram tantos animais?
Deus
@@leandro1036 Vasco
Da pra ver que você desconhece à história de Noé, Deus provê alimentos aos animais.
A Bíblia é o livro histórico, da antiguidade, mais ratificado de toda a contemporaneidade; é mais fácil que Sócrates não tenha existido, do que Cristo; e Cristo ratifica à veracidade da Bíblia. Dizer que a Bíblia é um livro de ficção é ignorância sua.
@@maxsuellima7488 ignorante é você, que acredita em um monte de asneira, e não questiona nada. Você respondeu uma parte, responde tudo. Você realmente acredita que uns caras, sem experiência nenhuma, construíram uma arca que coubesse tantos animais assim? os animais não comiam uns aos outros? como eles fizeram para deixar tantos animais de habitats diferentes juntos? Nenhum morreu nesse meio tempo?
Já vi crente falar que acharam um pedaço da arca, então ela é verdade. Achar um pedaço de uma arca é uma coisa, toda a história contada na bíblia ser verdade é outra completamente diferente. Um pedaço de madeira não valida toda a história
@@ADSN1337 Eu não disse que Noé fez a arca sozinho(assim como você deixa implícito) e muito menos é isso que é relatado na Bíblia, a arca foi feita e manejada por por meio de prodígios divinos; isso é interpretação de texto básica, não se é dito em lugar alguma da Bíblia que Noé manejou aos animais sozinho, foi Deus que proveu tudo.
A ausência de evidências não a evidências de ausência. Ainda que, não haja provas de todos os eventos prodigiosos da Bíblia, isso não é prova suficiente para provar que eles não ocorreram.
Todo o novo testamento já foi ratificado por um série de historiadores, grande parte do antigo também foi. Basta você pesquisar um pouco. Eu não acredito em um "monte de asneira" sem questionar, eu acredito nAquilo que Deus proporcionou ao mundo. Tudo que tá lá e verdade, você pode acreditar ou não, mas aí é uma escolha sua e, por mais você tente, jamais conseguirá, ainda que tente desesperadamente, provar que é mentira.
Deus te abençoe!
Forçando a barra para justificar o inexistente. O fato de existir Pilatos não prova o relato fantasioso. Grego é grego e os apóstolos não escreviam nem em aramaico. Outro fato marcante que quem escreveu não assinou por não possuir autoridade, credibilidade.
Rsrs cara vc já estudou o assunto?
@@jordanarley80 Eu já. Você parece que não ao não saber disto.
@@paulobandarra4520 pra falar isso vc não estudou mesmo. Rs
@@jordanarley80 Não. Passei a vida esperando você aparecer.
Nem assinou? kkkkkk Leia a bíblia primeiro pow! kkkk Mas leia sem viagem de fé e religião, leia como um livro histórico.