ไม่สามารถเล่นวิดีโอนี้
ขออภัยในความไม่สะดวก

ABP TV - Desmistificando a esquizofrenia (16/04/2024)

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 15 เม.ย. 2024
  • A esquizofrenia é uma doença mental que segundo dados da Organização Mundial da Saúde - OMS, é a terceira causa de perda da qualidade de vida entre os 15 e 44 anos. Segundo estimativas ela atinge cerca de 1,6 milhões de brasileiros.
    Entre os seus principais sintomas estão delírios, alucinações, alterações de pensamento, alterações de afetividade, indiferença, dificuldade de concentração. A causa do desenvolvimento da esquizofrenia ainda é desconhecida, mas a combinação de alguns fatores genéticos, cerebrais e do ambiente podem desencadear a doença.
    O tratamento da esquizofrenia tem como objetivo o controle dos sintomas e a retomada da rotina, trabalho e relacionamento com amigos e familiares.
    Para falar sobre o assunto, o ABP TV de hoje recebe os psiquiatras Ary Gadelha e Fabio Gomes.
    👨‍⚕️ Dr. Ary Gadelha - Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da EPM/UNIFESP e contemplado com o Prêmio Capes de Tese na área Medicina II. Atualmente é Coordenador do Programa de Esquizofrenia da EPM/UNIFESP (PROESQ) e Orientador Credenciado pela Pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da EPM/UNIFESP. Professor Adjunto e Vice-Chefe do Departamento de Psiquiatria da EPM/UNIFESP .
    👨‍⚕️ Dr. Fabio Gomes - Doutorado/PhD em Psiquiatria pela Universidade de Edimburgo. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, Preceptor e Professor da Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Universitário Walter Cantídio, Membro do Corpo Editorial da Revista da Associação Brasileira de Psiquiatria, Membro do Corpo Editorial do Jornal Brasileiro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Membro do Corpo Editorial da Revista de Psiquiatria da Universidade de São Paulo.
    🕑 Essa transmissão acontece toda terça-feira, 20h30, horário de Brasília. Você pode assistir no TH-cam ou no Facebook. Participe dos debates ao vivo mandando suas perguntas no espaço de comentários da Live! 🔔 Clique em definir lembrete pra ser notificado sempre.
    👨‍💼 Apresentação: Lucas Veloso
    🎥 Transmissão ao vivo: RecPlay Produtora
    🎬 Produção: Departamento de Comunicação da ABP
    👔 Realização: Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

ความคิดเห็น • 20

  • @linacordeiro1165
    @linacordeiro1165 4 หลายเดือนก่อน +7

    na verdade as perguntas que queríamos fazer são: por que acabaram com os hospitais e entregaram os pacientes prá nós que nao somos médicos? Por que perguntamos coisas simples como o que fazer qdo não querem tomar remédios ou fazer exames prá outras doenças pra o bem deles e não querem? E o que dizem prá nós que não pode obrigar a nada principalmente qdo esse paciente já é idoso e com essa doença desde cedo. Sem respostas fáceis e os cuidadores que se virem em casa.

  • @terezaroses6937
    @terezaroses6937 3 หลายเดือนก่อน +2

    Rede de Ambulatórios com equipe multidisciplinar bem treinados, ambiente aconchegante, mobiliários modernos, promovendo a saúde mental de forma atualizada.

  • @mariaprata7955
    @mariaprata7955 2 หลายเดือนก่อน

    Excelentes médicos.Palestra esclarecedora.Parabéns!

  • @terezaroses6937
    @terezaroses6937 3 หลายเดือนก่อน +1

    Prontuário Único dos pacientes para que os médicos, assistentes sociais neuropsicólogos, terapeutas ocupacionais tivessem uma visão geral sobre cada paciente a ser tratado. Parabéns Dr. Fábio!

  • @mariaisabelpellegatti8770
    @mariaisabelpellegatti8770 4 หลายเดือนก่อน

    Profissionais de excelência, debate de excelência! Precisamos de mais dessas retóricas no âmbito nacional, tanto na rede pública, como na privada. Não temos profissionais preparados nos convênios particulares e se tivermos são escassos!! Temos na rede particular, pagando caro, alguns que são humanizados e preparados! E, Dr Fábio, a sua ideia de criação de uma rede de ambulatórios para atendimento de pacientes psiquiátricos na rede pública, é sensacional! Precisamos por em prática!

  • @linacordeiro1165
    @linacordeiro1165 4 หลายเดือนก่อน +5

    Esse trabalho é muito bom. Desculpem-me a sinceridade mas onde estão esses médicos que realmente entendem? (Pergunta retórica). Por que os que estão diretamente cuidando desses pacientes são médicos totalmente diferentes disso que falam? Creio que quem está precisando dessas aulas são os que estão cuidando dos nossos. Eles deveriam ser obrigados a essas aulas e relatar suas dificuldades da prática. Porque nossos cuidados não melhoram e nós sofremos muito em cuidar deles. É muito bonito tudo isso mas a realidade nem se aproxima dessa retórica. O meu resolveu fugir tendo todos os cuidados que temos lhe dado. Não sabemos onde está. Sem poder público prá procurar. Ninguém sabe de nada E nem buscam saber. Ele já está mais de um mês desaparecido e ninguém nos fornece direção. Obrigada.

    • @deboranery643
      @deboranery643 3 หลายเดือนก่อน

      Jesus abençoe sua família e traga seu filho de volta a sua casa

  • @demetriotorres6233
    @demetriotorres6233 4 หลายเดือนก่อน

    Parabéns à ABP pela qualidade de escolha dos colegas , muito obrigado pela qualidade e pela excelência das informações

  • @terezaroses6937
    @terezaroses6937 3 หลายเดือนก่อน

    Excelente dupla de médicos psiquiatras. Obrigada doutores!

  • @nelioribeiro764
    @nelioribeiro764 3 หลายเดือนก่อน

    Meu filho teve oque parece ser uma crise de esquizofrenia nao ser a terminogia adeguada, mas so quem ve um parente nessas condições tem ideia de como é. Qua ajam mais esclarecimentos nessa area, ficamos sem chão completamente refens do desconhecido que seja so uma faze.

  • @user-fs6jf1bi2h
    @user-fs6jf1bi2h 3 หลายเดือนก่อน

    Muito obrigada pelas informações, é a primeira vez vi meu esposo tendo uma crise achei que estava tendo AVC . Ele batia na cabeça e nas mãos , eu não sabia como agir . Foi na emergência depois de uma tomografia, foi encaminhado ao psiquiatra. No quarto dia com olanzapina, me perguntou se eu via pessoas com cabeça de macaco. Quando ele saia p trabalhar, todas as pessoas batiam palmas na rua , riam dele , e quando subia no ônibus as pessoas se levantava e falavam mal dele . 😢
    Já passaram 4 meses , ele passa a maior parte do tempo deitado, acho que é depressivo. Pergunto como ele está. Ele diz : _ a mesma coisa.
    Mas o que é a mesma coisa ?
    Me ajudem por favor 😔

  • @linacordeiro1165
    @linacordeiro1165 4 หลายเดือนก่อน +2

    Ah e vcs devem falar de pessoas de condições,cuidadores bem entendidos e não de pessoas simples com recursos escassos que dependem de postinhos de saúde, médicos que não olham nem na nossa cara e nem deixam falarmos pelo paciente e muito menos ouvimos alguma ajuda no trato para com eles.

  • @sergioalfred4679
    @sergioalfred4679 26 วันที่ผ่านมา

    Existe para as pessoas com Tea crachá com foto Cid da doença e cordão, esse documento deveria existir para todas as pessoas com esquizofrenia e poder fazer no poupa tempo.

  • @janeoliveira2168
    @janeoliveira2168 2 หลายเดือนก่อน

    Dr.!Mais como o surto no esquizofrênico pode acontecer qualquer hora . É o que causa medo nos outros . E não o doente em si. E os pais não saber como agir nesse momento é o que causa medo e angustia.😢
    Tenho um filho com suspeitas, mas nunca teve surto e delírios. Mas com fatores negativos e me deixa muito apreensiva diante do que pode o correr e como agir.

  • @hdjdjejsilva8774
    @hdjdjejsilva8774 3 หลายเดือนก่อน

    Boa noite. aninha pergunda e meu amigo foi a meu amigo foi a diagnosticada com esquizofrenia

  • @hdjdjejsilva8774
    @hdjdjejsilva8774 3 หลายเดือนก่อน

    Meu filho foi a diagnosticada com esquizofrenia mas só que ele gostava de uma menina foi pedir a menina para namorar e eu só vou falou que tinha na Baía de facão ele ficou muito triste e começou a ir para o mato comer dentro do mato

    • @hdjdjejsilva8774
      @hdjdjejsilva8774 3 หลายเดือนก่อน

      ele sente como se fosse uma raivas ele com essa. Quebra tudo.

    • @hdjdjejsilva8774
      @hdjdjejsilva8774 3 หลายเดือนก่อน

      Será que e isso mesmo escrizofemia