Bom dia! As bactérias se multiplicam em várias velocidades, dependendo do ambiente se está propício ou não. Excelente aula!
3 ปีที่แล้ว +1
Bom dia, Edison! Sim, não existe uma regra. Na verdade, existem muitos fatores que vão influenciar a velocidade de proliferação microbiana. Amo estudar (e falar) sobre isso! Seja sempre muito bem-vindo ao canal!
Oi profa 😁 Na fase Lag poderia ser também como exemplo as bactérias resistentes aos antibióticos ? Casos que se torna uma "superbactéria"
3 ปีที่แล้ว +1
Oi, Diomedes, tudo bem? Na fase Lag não existe proliferação microbiana significativa. Todas as bactérias passam por uma fase Lag, o que vai mudar é o tempo que cada bactéria vai passar nessa fase. Assim, as superbactérias também passam por essa fase. O fato delas serem muito resistentes a antibióticos não vai influenciar na fase Lag, a não ser que a bactéria já chegue num ambiente que tem antibiótico antes da infecção acontecer, o que não é normal. Pensa comigo: primeiro a bactéria invade o corpo e se instala, provocando a infecção. Nesse momento, como a quantidade de microrganismos ainda não é tão alta (no início é a fase Lag), muitos animais ou seres humanos ainda nem manifestam a doença. Se eles não manifestam, teoricamente não deveriam estar tomando antibióticos. Quando a infecção se manifesta, é porque a população bacteriana já está bem alta (fase Log). É nessa fase que o médico ou o veterinário são procurados e começa o tratamento com o antibiótico. Se for uma superbactéria, a chance do antibiótico fazer efeito (ou seja, matar ou parar a reprodução bacteriana) é muito pequena, quase nula (por isso é chamada de superbactéria). Então, de modo geral, o antibiótico serve para diminuir a população bacteriana (quando mata a bactéria - chamado bactericida) ou inibir a reprodução (chamado bacteriostático) e deixar o sistema imune combater a infecção (de certa forma, no final das contas haverá redução bacteriana também). Mas... em algumas situações, é feita a antibioticoterapia antes da infecção se instalar, de modo preventivo. Lembre-se que, na medicina veterinária, todas as vezes que um paciente é submetido a uma extração de tártaro, indicamos a antibióticoterapia, visto que no tártaro existe uma grande quantidade de microrganismos e no processo de extração, sempre há lesão de gengiva, podendo facilitar a penetração das bactérias do tártaro diretamente na corrente sanguínea. Nesse caso, o antibiótico que é dado ANTES do processo infeccioso se instalar (no caso do exemplo, antes de cair na corrente sanguínea e atingir outros órgãos) pode influenciar a fase LAG sim, principalmente se for bacteriostático. Consegui esclarecer sua dúvida? Pode perguntar à vontade!
mdss queria ter achado essa aula antes. parabéns! que didática maravilhosa! entendi perfeitamente. (e olha q tenho mt dificuldade em biologia)😍😍😍👏👏
Oi, Vitória!!! Muito obrigada!!
Seja sempre muito bem-vinda ao canal!!
Bom dia! As bactérias se multiplicam em várias velocidades, dependendo do ambiente se está propício ou não. Excelente aula!
Bom dia, Edison! Sim, não existe uma regra. Na verdade, existem muitos fatores que vão influenciar a velocidade de proliferação microbiana. Amo estudar (e falar) sobre isso!
Seja sempre muito bem-vindo ao canal!
Explicação muito clara. Muito obrigado.
Muito obrigada, Leandro. Seja sempre muito bem-vindo ao canal!
aula muito boa e esclarecedora, obrigado professora!
Olá, Dario. Muito obrigada !!!
Seja sempre muito bem-vindo ao canal!
Aula excelente!
Muito obrigada!!! Seja sempre muito bem-vinda ao canal!!
🤗😍
Aula incrivel!
parabens pela produção de conteúdo prof.
Muito obrigada, Gabriel! Seja sempre bem-vindo.🙂
Você explica muito bem.
Muito obrigada! ☺️
ótimo vídeo
Muito obrigada, Felipe! Seja sempre muito bem-vindo ao canal!
Oi profa 😁
Na fase Lag poderia ser também como exemplo as bactérias resistentes aos antibióticos ?
Casos que se torna uma "superbactéria"
Oi, Diomedes, tudo bem?
Na fase Lag não existe proliferação microbiana significativa. Todas as bactérias passam por uma fase Lag, o que vai mudar é o tempo que cada bactéria vai passar nessa fase.
Assim, as superbactérias também passam por essa fase. O fato delas serem muito resistentes a antibióticos não vai influenciar na fase Lag, a não ser que a bactéria já chegue num ambiente que tem antibiótico antes da infecção acontecer, o que não é normal.
Pensa comigo: primeiro a bactéria invade o corpo e se instala, provocando a infecção. Nesse momento, como a quantidade de microrganismos ainda não é tão alta (no início é a fase Lag), muitos animais ou seres humanos ainda nem manifestam a doença. Se eles não manifestam, teoricamente não deveriam estar tomando antibióticos.
Quando a infecção se manifesta, é porque a população bacteriana já está bem alta (fase Log). É nessa fase que o médico ou o veterinário são procurados e começa o tratamento com o antibiótico.
Se for uma superbactéria, a chance do antibiótico fazer efeito (ou seja, matar ou parar a reprodução bacteriana) é muito pequena, quase nula (por isso é chamada de superbactéria). Então, de modo geral, o antibiótico serve para diminuir a população bacteriana (quando mata a bactéria - chamado bactericida) ou inibir a reprodução (chamado bacteriostático) e deixar o sistema imune combater a infecção (de certa forma, no final das contas haverá redução bacteriana também).
Mas... em algumas situações, é feita a antibioticoterapia antes da infecção se instalar, de modo preventivo. Lembre-se que, na medicina veterinária, todas as vezes que um paciente é submetido a uma extração de tártaro, indicamos a antibióticoterapia, visto que no tártaro existe uma grande quantidade de microrganismos e no processo de extração, sempre há lesão de gengiva, podendo facilitar a penetração das bactérias do tártaro diretamente na corrente sanguínea. Nesse caso, o antibiótico que é dado ANTES do processo infeccioso se instalar (no caso do exemplo, antes de cair na corrente sanguínea e atingir outros órgãos) pode influenciar a fase LAG sim, principalmente se for bacteriostático.
Consegui esclarecer sua dúvida? Pode perguntar à vontade!
Sim, ficou claro pra mim Profa. 😁👍🏻
♥️🙏🏼
🙏🏻🥰