COMPLETEI 255 ANOS MAZAGÃO VELHO

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 8 ก.พ. 2025
  • Contato
    Facebook: Nonnato Ribeiro
    Instagram: @NonnatoRibeiro
    Link do vídeo
    • COMPLETEI 255 ANOS MAZ...
    Nome do arquivo
    COMPLETEI 255 ANOS MAZAGÃO VELHO.mp4
    Era sábado 04 de janeiro de 2025; comecei a minha viagem pra terras de São Tiago em Mazagão Velho; às 18h30min, a portei as 20h30min.
    Quando lá cheguei, comecei a vivenciar por 24 dias; 255 anos de história, fé e tradição; passei perceber de como as pessoas vive e se cuidam vivendo as festividades religiosas, como por exemplo a comemoração; A Festa de São Gonçalo é uma festividade tradicional que acontece em Mazagão Velho, no Amapá. A festa celebra a fé e o simbolismo cultural da comunidade.
    Passei pelo Palácio do Rio Mutuacá, foi construído para que as máscaras, guarda-se suas maiores riquezas de todos os anos as máscaras; confeccionadas por senhor ELIZARDO, outro artesão de mãos cheia, com a habilidade de fazer os homens se esconderei no Baile dos Máscaras.
    Cheguei no “Bairro do Boi”; lá chegando encontrei ADRAILSON MONTEIRO; me fez o convite para compartilhar um singelo almoço: feijão, arroz, farinha; que fez comer um “MACACO DA NOITE”, uma refeição regada com uma sobremesa de manga.
    Os dias se passando e eu, aqui conversando com os senhores e senhoras dos seus narizes, como seu DUCA BATISTA ou conhecido pelas ruas de Mazagão Velho como “MURURÉ”, um alto ditado, pela sua habilidade de músico que tem nas suas mãos; sua esposa a senhora JOAQUINA CARMELITA ou Tia Joca; me ensinaram que casar é uma prosperidade em um relacionamento de convivência familiar; passando para as gerações vindouras.
    No dia 19 de janeiro, no campo de futebol OSMUNDO BARRETO, uma partida de futebol dos Veteranos de Mazagão Velho e de Mazagão Novo, partida essa vencida pelos mazaganenses de Mazagão Velho por 3 x 1.
    Na noite do dia 20 foi toda para as crianças com um show do Palhaço Nescau e sua banda; neste dia fiz uma emersão conversando com Cristina Homobono: Jornalista, Radialista e Psicóloga em seu curriculum; trabalhou como Assessora de Imprensa na empresa Tribunal de Contas do Estado do Amapá e Trabalhou como Chefe de Cerimonial na empresa Assembleia Legislativa do Amapá-Alap; Estudou Psicologia na instituição de ensino IMMES/Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior; um poço de conhecimento e informações de vivência de vida, morando em Macapá, mais tendo uma parte de sua vida no Distrito de Mazagão Velho.
    No dia 21 de janeiro; ocorreu um Encontro chamado de FAZEDORES DE CULTURA, no barracão de São Tiago, provocando um choque e chamando atenção dos fazedores de cultura de Mazagão Velho, muito incipiente, para um universo rico em cultura.
    No dia 23 de janeiro; aí sim, começou o dia com uma SAUDAÇÃO com uma explosão de FOGOS logo na ALVORADA FESTIVA; os soldados Mouros e Cristão e os figurantes de SÃO TIAGO e SÃO JORGE, realizaram o traslado das URNAS FUNERÁRIAS dos restos dos soldados ou migrantes vindos da cidade de Marrocos; um país do Norte da África banhado pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo. O evento da festividade contou com a presença de autoridades do município de Mazagão e do Estado do Amapá, e de moradores e convidados, que presenciaram a homenagem feita pelos soldados do EXÉRCITO BRASILEIRO do 34º. De Infantaria da Amazônia Brasileira do Estado do Amapá.
    A Banda do Exército exaltou com os hinos Nacional e do Estado do Amapá para todos os presentes. Ponto que chamou atenção de todos que estavam na frente da Cidade de Mazagão Velho, foi uma encenação da Chegadas dos Imigrantes pelo Rio Mutuacá, em barco de madeira, assim representado pelos moradores da vila, sendo recebido pelas autoridades as margens do Rio, com a bandeira frente e verso, simbolizando os países Portugal e Marrocos.
    Na oportunidade foi feita homenagens aos moradores de Mazagão Velho, pelos serviços prestados à comunidade aos longos dos anos, com um Diploma e uma Replica de Caixa de Marabaixo, símbolo que representa a cultura de um povo, pelos cancioneiros de Ladrões e Rufar das caixas, na troca de versos, cantados em desafios de lado para demostrar o sofrimento passado pelos seus antepassados que aqui chegaram e deixaram aos seus conterrâneos de sangue e de vida.
    A comemoração foi encerrada com todos cantando os PARABÉNS de 255 anos de vida da Cidade de Mazagão Velho; e o prefeito de Mazagão o Senhor Manoel Souza dos Santos, conhecido por todos como “CHICO NÓ”. Fez as honras de cortar o BOLO e foi feita a distribuição do bolo as todos, que participaram do evento.
    A programação de 255 anos de aniversário encerrou com apresentações de grupos de Marabaixo, Batuque e Show´s musicais; até as 05h da manhã do dia 24 de janeiro.
    Foi aí que eu acordei no tempo em ter passado 24 dias; de convivência conversando e registrando com a minha Máquina Fotográfica, os indos e vindos dos moradores de Mazagão Velho, uma sensação com um misto de ter sentindo em cada um o amor e devoção de fé que os moradores sentem, de ter deixado pelos seus antepassados.

ความคิดเห็น •