Estou amando essa aula, da filósofa Marilena Chauí, sobre Spinoza, eu, que sou leiga em Filosofia...sou da Literatura. Estou encantada. Muito obrigada!
A Idade Media tem uma forte enfase no AT e seus modelos de vida e governo. Algo que atraiu o movimento do romantismo. Felizmente ou infelizmente as pessoas tem um certo comodismo e dependencia de quem está no poder para trazer ordem e prosperidade.
😊EU SÓ DESENDENTE DIREITO DEL CONTROVERSIAL E ENIGMATICO GENIO DE BENEDICTUS BARUK DO SPINOZA MÁRQUEZ . FELIZ Q. ESTA ILUSTRISIMA GRAN DAMA DE LA FILOSOFIA UNIVERSAL SEA ESPESIALISTA EN ESTE ESCABROSOS Y DIFICULTOSOS CODIXES . FUERTE E FRATERNAL ABRAZO : MOISES.DAVID SPINOZA BENACERAF.
Muito bom. Obrigado pela disponibilização dessa aula maravilhosa. Ainda não li o Tratado Teológico Político ou o Tratado de Correção do Intelecto. Sabia da existência e li a Ética.
Podendo, leia o TEI (a prefácio e o posfácio da Autêntica agrega bastante) e tb o Brrve Tratado de Deus, do Homem e do seu Bem-Estar (tb da Autêntica e brilhantemente prefaciado pela professor Chauí).
Lúcida, arguta, gloriosa Marilena. Spinoza, assim, “é o príncipe dos filósofos. Talvez o único a não ter aceitado nenhum compromisso com a transcendência, a tê-la expulsado de todos os lugares.” (Deleuze & Guattari 2010 [1991], 60).
Verdade. Entre os filósofos modernos, aqueles que surgem do tatibitate filosófico da Idade Media, Spinoza, Hume, Nietzsche sao os pensadores que deram uma banana para a transcendência, o além da filosofia, e caminharam, originals, pela imanência. Por isso continuam tão vivos ainda hoje.
Essa questão de clareza e perspicuidade das Escrituras desde que se usem os meios ordinários: Lexicos, enciclopédias e comentários; foi defendida pela Confissão de Fé de Westminster, 1647, a Confissão madura dos calvinistas.
Estou com a "Ética" engatilhada para ler. No momento, leio "Tratado de Deus, do Homem e do seu Bem Estar". O filósofo holandês é de leitura muito importante, mas às vezes, como no caso da sua "Ética", nada fácil, princìpalmente para gente como eu, que venho da literatura e do jornalismo. Mas nada de desistir, pois aos poucos sua leitura vai nos tomando de entusiasmo.
Pq preferes o aconchego psicológico de doces ilusões reféns do primeiro gênero do conhecimento à potência do pensamento crítico que induz à lucidez? 😅 Ouvir sobre Spinoza, Epicuro, Lucrécio, Hume, Nietzsche, Foucault, Buddha (na vertente imanentista, como bem obtempera Ferraro) e outros, é um privilégio e pode ser a oportunidade de despertar para a vivência de tornar-se-quem-se-é. Aproveite! ...ou volte para a saia do sacerdote, para o cultivo do ressentimento, da culpa, do medo e das superstições.
Como sempre a professora Marilena Chauí é brilhante, é um convite permanente à reflexão crítica e analítica, parabéns professora, sou seu fã de carteirinha
Os estudos paleograficos tem utilidade em todas as obras antigas. Datacoes de matéria com carbono 14 e outros métodos podem ser usados. Razão e revelação não estão em descompasso ou separadas como alguns pensam, nem pelo gênero nem pelo conteúdo.
Marilena é ótima. O problema é que entre os internautas-leitores que a consideram a maior parte é constituída de gente de direita, de extrema-direita fascista e bolsonarista, e de viúvas do filósofo reacionário Olavo de Carvalho. Essa gente não tem grandeza para encarar alguém que pensa diferente.
Dra. Marilena, li um artigo seu sobre a educação no Brasil. Lembro, há muito tempo que não li. Foi há uns 15 anos atrás. Trabalho como carteiro, na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Mas goste do ensinamento, alegórica, sobre ensinar os alunos a se debaterem contra as correntezas da água. Além disso, da economia doméstica. Grato. Tenha um bom dia. Amor Fati.p
Os intelectuais dominantes pode forjar várias criatividades imaginárias para favorecer a classe dominante burguesa eles fazem o possível para manter seus previlegios com muitas burocracias que gera impostos que aumentam o custo de vida para aumentar as desigualdades social e cultural brasileira
@@katiachardulo1236 É muito melhor manter os burros, burros né? Só assim os charlatões atravessadores das fausas palavras de Deus, conseguem ter o domínio sobre os burros que vivem sobre suas falsas e mentirosas ladainhas né? O povo um dia vai acordar, e vai ver que eles próprios são a casa de Deus e nâo precisam de atravessadores vendedores do que Deus é e faz
As críticas de Espinoza devem ser lidas, ouvidas e acatadas como percepções válidas e frágeis nesse campo de estudo. Afinal, fazer a crítica da crítica também é algo proveitoso. A pesquisa não parou desde Espinoza.
Marilena Chauí, li muitas notícias, de respeitáveis fontes jornalísticas, dando a saber que a senhora plagiou, na sua tese, o filósofo Claude Lefort. Há até um poema sobre isso circulando na rede. O que a senhora teria a dizer?
Claro que ha poder e influencia no ensino. Os professores de filosofia e outras disciplinas tambem buscam projeçao social e politica, querem ser ouvidos. Marilena Chaui e um exemplo disso.
Cara, ela desempenhou de acordo com o que pediram: deu uma aula, proferiu uma palestra. Você é que não cessa de postar comentários um atrás do outro. Quem mesmo quer atenção?
Marilena Chauí exagera nos escritos canônicos e extra canônicos. Principalmente por que o Canon foi restritivo para o que era confiável e duvidoso. Isso é algo normal pois Coli e Montinari fizeram um trabalho de crítica textual nas obras de Nietzsche mostrando o que pertence ao corpus nietzschiano.
O grego do NT emprestou seu vocabulario em grande parte da Septuaginta, algo normal, e trabalhou com essa tradução ora mais ora menos literal e proxima do hebraico.
Espinoza era uma pessoa de grande capacidade mas nao era onisciente e devemos ouvi-lo com respeito e cuidado, algo que parece contraditório comparado com outro contexto pode nao ser uma contradição. Podemos usar a razao como uma arma contra os outros e nao contra nos mesmos e nossas limitações de raciocinio e explicação.
O grego do NT nao é o classico, é chamado Koine ou helenistico. Nosso problema pode estar na humildade de não conhecer a lingua suficientemente, ja pensou nisso?
Moises tem o seu papel na historia de Israel mas Espinoza entendeu que a promessa incondicional feita com Abraao e mais antiga nao invalida a lei mas cumpre a lei com a Redenção ocorrendo na História?
Infelizmente naquilo em que a professora considera sério ela expõe com certa sobriedade mas depois o rigor dá lugar ao amadorismo e a desconsideração que não deveria estar presente em qualquer professor. Quando não sabemos, não somos especialistas, em algo é melhor reconhecer isso ao invés de viajar na maionese e passar vergonha com quem trabalha e está envolvido em pesquisas em qualquer religião.
Loucura e inteligencia se mesclam numa cabeça desequilibrada que estuda mas tem dificuldade de transmitir de forma correta. Baruch Spinoza näo a aprovaria, com certeza..
E você teve dificuldade para escrever TRÊS míseras linhas, brasileiro. Se não sabe escrever, saberia pensar? Duvido. Vá ler o astrólogo e os discursos do teu infame Bolsonaro.
Gostaria que a professora fizesse a mesma exegese cuidadosa de Espinoza com a Biblia que ela critica, mas para isso é preciso estudar as linguas originais da Biblia e nao fazer comentarios infundados.
Inventei de olhar os comentários e me assustei ao ver a quantidade de gente que ataca a Chauí, gente que certamente vota em desequilibrados, negacionistas e lê pseudo-filosofo. É bastante óbvio que alguém cometa erros, ou que haja falhas em seus postulados filosóficos, isto não é demérito, a questão é: destes IMBECIS que a atacaram qual fez seu postulado para rechaçar o conteúdo em seu todo? O máximo que fazem é pegar trechinhos e "querer sair bem na fita" com uma crítica bem "rastaguera", nome disso é ressentimento intelectual, prisão de ventre mental ou resumindo OLAVISMO.
Então... É que você parte do princípio de que a treta é só filosófica. Eu já parto do princípio de que há uma radicalização geopolítica de setores da política religiosa. Spinoza representa o catolicismo ecumênico em sua ética, por ter aproximações entre judaísmo sefaradim. O judaísmo reformado tem mais convergência com o protestantismo americano e britânico. A aproximação da igreja ortodoxa russa e o Papa mudaram tudo
Mas o pessoal da filosofia da ciência, tecnologia e lei costuma ter críticas. Eu considero que são sintomas que devemos diagnosticar. Divergências como o cisma medieval são a constante na sociedade. É algo de intelectuais Cheguei a recriar a polop por isso. Com espaços sociais e tudo. Quero resolver esse padrão de adversidade com socialização política
Os empresários muitas vezes não tem poder sobre os funcionários mais quer ter poder porque paga um salário simbólico que não garante sua sub existência mais eles ficam precionados a trabalhar para manter seu emprego
Realmente a sede de poder + medo + desejo de dinheiro/riqueza material + vaidade + ignorância e soberba impera o mundo da religião dominada por homens ignorantes e telefone sem fio.
Confesso que fico em dúvida quanto a credibilidade intelectual de pessoas hipócritas. Pois, dizer que odeia a classe média e fazer parte da mesma e da camada alta dela, visto ser ela uma eminente professora da USP, é definitivamente um ato de desonestidade não só intelectual mas principalmente cívico e social. Se ela fosse professora da escolinha municipal aqui do meu bairro até poderia considerar tamanha indignação com a classe média que, ainda assim não se justificaria, visto que mesmo sendo média, não deixa de ser trabalhadora e, portanto, aos moldes da ideologia vigente e que a dita professora parece defender, que acha que o mundo é uma grande dicotomia de burguesia versus proletariado, a classe média (diferentemente da alta dos ricos e milionários) ainda está majoritariamente na classe do proletariado pagadora de impostos, como ela mesma também está, dando lá suas aulas na Universidade e, certamente, sendo muito bem remunerada por isso. Quanto a Spinoza, há uma centena de obras sobre ele. É muito melhor ler do que ter uma aula cheia de insinuações ideológicas do que comprometimento com o ensino.
Quiçá entendeu a fatídica sequência de eventos aleatórios que alegre e despretensiosamente me levou ao inevitável encontro DISSO.... pois, o que é uma existência senão uma besta robusta que carrega um sábio que enxerga? Belo (força ativa) x fraco (hebreus); bom (sou injustiçado dado a existência do forte) x mau (o que é cruel porque me explora)… E assim comecei a filosofar…
Ha uma dose de ceticismo em Espinoza. As linguas biblicas sao consideradas de uso comum: aramaico, hebraico, grego koine, vulgata, peshitta...ate entre os livros biblicos ha diversidade gramatical e literaria. O problema esta no misticismo, alegoria e espiritualizaçao excessiva da lingua.
Eu gosto da professora e me rendo ao seu conhecimentos, mas nesta argumentação ela se confunde nas duas divisões da Bíblia. O Antigo e o Novo Testamento. As interpretações do Antigo Testamento para os cristãos (na dos católicos tem sete livros a mais que a versão adotada pelos protestantes) e Tanan para os judeus. E Jesus Cristo foi morte por decisão política do Sinédrio.
Quem está errada é a senhora que não leu e estudou suficientemente para dizer essas coisas. O Espinoza pelo menos estava mais a par das coisas da língua materna.
@@mariavaldirialima1140 Provavelmente você deve ter mestrado, doutorado, pós doutorado e não conseguiu sequer ter um nível mínimo da intelectualidade dele. Que pena de você, não passa de uma doutrinada sem capacidade de raciocínio lógico e nem tem inteligência emocional. Ô dó! Vou orar por você, quem sabe assim pelo menos sua alma se salva.
Essa distinção entre vulgo, povo e massa poderia ser um dos preconceitos judaicos do excluido Espinoza ou um juizo de valor que aponta para sua arrogância intelectual? Jesus foi um judeu que quebrou as regras de etica judaica ao comer com pecadores e publicanos e a senhora nao mencionou duas palavras centrais no NT, basileia tou theou, reino de Deus, e parousia, vinda, de Cristo. A teocracia no AT transita para a monarquia constitucional com um interregno até o advento do Rei Messias, Jesus, e na sua oração dominical, "venha o teu reino", aguardamos a consumação na parousia. Jesus veio para os fracos, doentes, pecadores, marginalizados, pobres e tambem para ricos, nobres, senhores, inteligentes, pois a Biblia nao mostra que Deus faça acepção de pessoas, 1 Corintios 1.
Marilene você é muito atual a idade não tem nada haver você desmonta o sistema da classe dominante que foi instituída a 70 anos para dominar o estado burocrático mantendo a exclusão social dos trabalhadores manuais no Brasil
Estou amando essa aula, da filósofa Marilena Chauí, sobre Spinoza, eu, que sou leiga em Filosofia...sou da Literatura. Estou encantada. Muito obrigada!
A Idade Media tem uma forte enfase no AT e seus modelos de vida e governo. Algo que atraiu o movimento do romantismo. Felizmente ou infelizmente as pessoas tem um certo comodismo e dependencia de quem está no poder para trazer ordem e prosperidade.
Excelente aula,Marilene é de um conhecimento filosófico e político impressionante.Sua clareza é de uma beleza fundamental
Amo muito os ideias desta senhora fortes abraços.
Professora, você é maravilhosa!
Bravíssima! Muito obrigada Professora por esse espetáculo de aula, um mar de conhecimento e por descortinar Espinoza de forma tão brilhante. Adorei!❤
Assisti esta palestra ao vivo e gosto de retomar pelas questões que ela coloca
Foi onde?
Fantástico, desmistifica e dessacraliza.
Perfeita a relação entre poder e teologia.
Na Liderança ... com a eloquência e lucidez do conhecimento
MENSAGEIRO DA ESTRADA Blogspot
😊EU SÓ DESENDENTE DIREITO DEL CONTROVERSIAL E ENIGMATICO GENIO DE BENEDICTUS BARUK DO SPINOZA MÁRQUEZ .
FELIZ Q. ESTA ILUSTRISIMA GRAN DAMA DE LA FILOSOFIA UNIVERSAL SEA ESPESIALISTA EN ESTE ESCABROSOS
Y DIFICULTOSOS CODIXES .
FUERTE E FRATERNAL ABRAZO :
MOISES.DAVID SPINOZA BENACERAF.
Muito bom. Obrigado pela disponibilização dessa aula maravilhosa. Ainda não li o Tratado Teológico Político ou o Tratado de Correção do Intelecto. Sabia da existência e li a Ética.
Kkkkkkkkk, só rindo mesmo
@@pericleszacariasabrahao6913 cristonto
Podendo, leia o TEI (a prefácio e o posfácio da Autêntica agrega bastante) e tb o Brrve Tratado de Deus, do Homem e do seu Bem-Estar (tb da Autêntica e brilhantemente prefaciado pela professor Chauí).
Gratidão à Prof pela fantástica exposição, bem como aos que disponibilizam tão valioso conteúdo… gratidão!!!
Maravilha de aula. Esclarecedora. Nunca mais verei as coisas nubladas como via antes em torno da bíblia.
Gêniaaaa, que amo!!!
Essa questão sobre o uso do AT no NT continua vivo na academia hoje e em português temos a obra de Carson e Beale.
Excelente importante relevante trabalho agradecidamente
Fascinante ouvir quem realmente tem entendimento de intensidade sobre o príncipe dos filósofos...
Gosto muito dela!
Lúcida, arguta, gloriosa Marilena. Spinoza, assim, “é o príncipe dos filósofos. Talvez o único a não ter aceitado nenhum compromisso com a transcendência, a tê-la expulsado de todos os lugares.” (Deleuze & Guattari 2010 [1991], 60).
Marx e Engels com seu materialismo histórico tbm não.
"O mais nobre e cativante dos filósofos." - Bertrand Russell (História da Filosofia, de Bryan Magee).
Nietzsche, Hume...
❤
Verdade. Entre os filósofos modernos, aqueles que surgem do tatibitate filosófico da Idade Media, Spinoza, Hume, Nietzsche sao os pensadores que deram uma banana para a transcendência, o além da filosofia, e caminharam, originals, pela imanência. Por isso continuam tão vivos ainda hoje.
obrigado, Professora. Com a sua explicação, fica claro por que ele foi excomungado pelos judeus e pelos cristãos!
Dra Marilena e seu implacavel compromisso com "aletheia".
Essa questão de clareza e perspicuidade das Escrituras desde que se usem os meios ordinários: Lexicos, enciclopédias e comentários; foi defendida pela Confissão de Fé de Westminster, 1647, a Confissão madura dos calvinistas.
Estou com a "Ética" engatilhada para ler. No momento, leio "Tratado de Deus, do Homem e do seu Bem Estar". O filósofo holandês é de leitura muito importante, mas às vezes, como no caso da sua "Ética", nada fácil, princìpalmente para gente como eu, que venho da literatura e do jornalismo. Mas nada de desistir, pois aos poucos sua leitura vai nos tomando de entusiasmo.
Excelente...
muito bom
Nuca tinha ouvida essa senhora.
Agora compreendo o porquê.
Pq preferes o aconchego psicológico de doces ilusões reféns do primeiro gênero do conhecimento à potência do pensamento crítico que induz à lucidez? 😅
Ouvir sobre Spinoza, Epicuro, Lucrécio, Hume, Nietzsche, Foucault, Buddha (na vertente imanentista, como bem obtempera Ferraro) e outros, é um privilégio e pode ser a oportunidade de despertar para a vivência de tornar-se-quem-se-é.
Aproveite!
...ou volte para a saia do sacerdote, para o cultivo do ressentimento, da culpa, do medo e das superstições.
Nuca fica atrás da cabeça kkkkk ouvida é a mulher do ouvido kkkkkk velho escroto
Como sempre a professora Marilena Chauí é brilhante, é um convite permanente à reflexão crítica e analítica, parabéns professora, sou seu fã de carteirinha
Os estudos paleograficos tem utilidade em todas as obras antigas. Datacoes de matéria com carbono 14 e outros métodos podem ser usados. Razão e revelação não estão em descompasso ou separadas como alguns pensam, nem pelo gênero nem pelo conteúdo.
Brilhante!
A carta de Spinoza sobre Deus explicita bem a questão sacro e mística.
Grande Marilena, sempre um espetáculo poder ouvi-lá.
Muitíssimo bem explicado 🏆
Excelente explanação sobre como Spinoza interpreta o Velho Testamento.
Nossa, que aula maravilhosa
Consulta aí Chauí os tradutores para o português como Vilson Scholz.
O latim de Jerônimo era vulgar e não clássico, por isso foi chamado Vulgata!
Marilena Chauí - essa imortal que marcou gerações com seu trabalho sério, comprometido e generoso!
Marilena é ótima. O problema é que entre os internautas-leitores que a consideram a maior parte é constituída de gente de direita, de extrema-direita fascista e bolsonarista, e de viúvas do filósofo reacionário Olavo de Carvalho. Essa gente não tem grandeza para encarar alguém que pensa diferente.
Parabéns professora pela exposição.
Maravilhosa é tão bom SAIR da ignorância com as palavras
Por favir, é possível considerar essa aula como um exemplo de hermenêutica?
Magistral
" A plebe é terrível quando não teme e, temível quando não treme"
Dra. Marilena, li um artigo seu sobre a educação no Brasil. Lembro, há muito tempo que não li. Foi há uns 15 anos atrás. Trabalho como carteiro, na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Mas goste do ensinamento, alegórica, sobre ensinar os alunos a se debaterem contra as correntezas da água. Além disso, da economia doméstica. Grato. Tenha um bom dia. Amor Fati.p
Sem precedentes HOJE A MELHOR 😀😘
A Marilena é um cherifão da filosofia política, sempre com excelência na exposição e nas respostas às perguntas.
Excelente a aula da professora Marilena Chauí.
Os intelectuais dominantes pode forjar várias criatividades imaginárias para favorecer a classe dominante burguesa eles fazem o possível para manter seus previlegios com muitas burocracias que gera impostos que aumentam o custo de vida para aumentar as desigualdades social e cultural brasileira
@Lúcio Farias contribuindo com sua resposta, estes setores ganham muito bem e têm uma contribuição intelectual pífia.
@@katiachardulo1236
É muito melhor manter os burros, burros né? Só assim os charlatões atravessadores das fausas palavras de Deus, conseguem ter o domínio sobre os burros que vivem sobre suas falsas e mentirosas ladainhas né?
O povo um dia vai acordar, e vai ver que eles próprios são a casa de Deus e nâo precisam de atravessadores vendedores do que Deus é e faz
Onde foi que a Marilena Chauí tirou essa de uma evangelho em aramaico? Me mostra aí Chauí na manuscritologia bíblica do NT!
Grato por mais essa transmissão Marilena!
As críticas de Espinoza devem ser lidas, ouvidas e acatadas como percepções válidas e frágeis nesse campo de estudo. Afinal, fazer a crítica da crítica também é algo proveitoso. A pesquisa não parou desde Espinoza.
eu amo essa mulher
Marilena Chauí, li muitas notícias, de respeitáveis fontes jornalísticas, dando a saber que a senhora plagiou, na sua tese, o filósofo Claude Lefort. Há até um poema sobre isso circulando na rede. O que a senhora teria a dizer?
Pergunte aí para o dr. Federico Lourenço sobre o grego do NT ao inves desse disparate verborragico.
Onde encontramos os textos para esse evento que ela menciona que escreveu?
Não sabia que a crítica bíblica teve sua origem em Spinoza.
Claro que ha poder e influencia no ensino. Os professores de filosofia e outras disciplinas tambem buscam projeçao social e politica, querem ser ouvidos. Marilena Chaui e um exemplo disso.
Cara, ela desempenhou de acordo com o que pediram: deu uma aula, proferiu uma palestra.
Você é que não cessa de postar comentários um atrás do outro.
Quem mesmo quer atenção?
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🏆🏆🏆
Marilena Chauí exagera nos escritos canônicos e extra canônicos. Principalmente por que o Canon foi restritivo para o que era confiável e duvidoso. Isso é algo normal pois Coli e Montinari fizeram um trabalho de crítica textual nas obras de Nietzsche mostrando o que pertence ao corpus nietzschiano.
O grego do NT emprestou seu vocabulario em grande parte da Septuaginta, algo normal, e trabalhou com essa tradução ora mais ora menos literal e proxima do hebraico.
Alvin Plantinga e outros filosofos da religiao tem abordado a epistemologia e as fontes de conhecimento.
Espinoza era uma pessoa de grande capacidade mas nao era onisciente e devemos ouvi-lo com respeito e cuidado, algo que parece contraditório comparado com outro contexto pode nao ser uma contradição. Podemos usar a razao como uma arma contra os outros e nao contra nos mesmos e nossas limitações de raciocinio e explicação.
O grego do NT nao é o classico, é chamado Koine ou helenistico. Nosso problema pode estar na humildade de não conhecer a lingua suficientemente, ja pensou nisso?
Moises tem o seu papel na historia de Israel mas Espinoza entendeu que a promessa incondicional feita com Abraao e mais antiga nao invalida a lei mas cumpre a lei com a Redenção ocorrendo na História?
Brilhante
Infelizmente naquilo em que a professora considera sério ela expõe com certa sobriedade mas depois o rigor dá lugar ao amadorismo e a desconsideração que não deveria estar presente em qualquer professor. Quando não sabemos, não somos especialistas, em algo é melhor reconhecer isso ao invés de viajar na maionese e passar vergonha com quem trabalha e está envolvido em pesquisas em qualquer religião.
E vc é certamente é corno kkkk
O príncipe dos filósofos ainda hoje é mal lido por ser mal lido é mal interpretado. Quando eu digo a filosofia é um e para poucos.
Ambiguidades da narradora unilateraliata com o brilhante pensador, aberto.
Todos já inclui todas. Pra que dizer “todos e todas”?
Por consideração
Se o texto biblico fosse tao simples, e até pode ser, nao haveria aquele ditado: " a Biblia é a mae das heresias".
Loucura e inteligencia se mesclam numa cabeça desequilibrada que estuda mas tem dificuldade de transmitir de forma correta. Baruch Spinoza näo a aprovaria, com certeza..
E você teve dificuldade para escrever TRÊS míseras linhas, brasileiro. Se não sabe escrever, saberia pensar? Duvido. Vá ler o astrólogo e os discursos do teu infame Bolsonaro.
Alguém poderia me dizer qual é o texto que ela tá lendo?
Também gostaria de saber
@@thiagooliveiradossantos9131. tratados teológico político ( Baruch Spinoza). Ele crítica a bíblia é escrita pra enganar o povo hebreus ( judeu).
Gostaria que a professora fizesse a mesma exegese cuidadosa de Espinoza com a Biblia que ela critica, mas para isso é preciso estudar as linguas originais da Biblia e nao fazer comentarios infundados.
A professora Chauí tem livro escrito sobre Spinoza e essa gente tem sobre quem e sobre o quê ? Kkkkkkkkkk
Schow de bola.. .fantástico.
" eu odeio a classe média"
Eu sou classe média.
chora nao
Fodase
Vejam as aulas de Clovis de Barros filho, e verás uma filosofia pura, dele.
Inventei de olhar os comentários e me assustei ao ver a quantidade de gente que ataca a Chauí, gente que certamente vota em desequilibrados, negacionistas e lê pseudo-filosofo. É bastante óbvio que alguém cometa erros, ou que haja falhas em seus postulados filosóficos, isto não é demérito, a questão é: destes IMBECIS que a atacaram qual fez seu postulado para rechaçar o conteúdo em seu todo? O máximo que fazem é pegar trechinhos e "querer sair bem na fita" com uma crítica bem "rastaguera", nome disso é ressentimento intelectual, prisão de ventre mental ou resumindo OLAVISMO.
Então... É que você parte do princípio de que a treta é só filosófica. Eu já parto do princípio de que há uma radicalização geopolítica de setores da política religiosa. Spinoza representa o catolicismo ecumênico em sua ética, por ter aproximações entre judaísmo sefaradim.
O judaísmo reformado tem mais convergência com o protestantismo americano e britânico. A aproximação da igreja ortodoxa russa e o Papa mudaram tudo
Mas o pessoal da filosofia da ciência, tecnologia e lei costuma ter críticas.
Eu considero que são sintomas que devemos diagnosticar.
Divergências como o cisma medieval são a constante na sociedade.
É algo de intelectuais
Cheguei a recriar a polop por isso.
Com espaços sociais e tudo.
Quero resolver esse padrão de adversidade com socialização política
Esses olavistas são os vulgares.
Os empresários muitas vezes não tem poder sobre os funcionários mais quer ter poder porque paga um salário simbólico que não garante sua sub existência mais eles ficam precionados a trabalhar para manter seu emprego
Excelente!
📖👀👑🧠✔🔛🎼🎵🎶🎶🎶🔰✔📧📃Leu
A Douta lê! Faz lembrar de alguns docentes...
Enfim... eu decidi que tenho um projeto de socialização forçada de intelectuais diversos
E levarei a cabo
É como CHALITAR com cerveja
Espinoza e considerado o pai da Alta Critica.
Indevida e até "desrespeitosa" a tradução do Nome SPINOZA
Realmente a sede de poder + medo + desejo de dinheiro/riqueza material + vaidade + ignorância e soberba impera o mundo da religião dominada por homens ignorantes e telefone sem fio.
Confesso que fico em dúvida quanto a credibilidade intelectual de pessoas hipócritas. Pois, dizer que odeia a classe média e fazer parte da mesma e da camada alta dela, visto ser ela uma eminente professora da USP, é definitivamente um ato de desonestidade não só intelectual mas principalmente cívico e social. Se ela fosse professora da escolinha municipal aqui do meu bairro até poderia considerar tamanha indignação com a classe média que, ainda assim não se justificaria, visto que mesmo sendo média, não deixa de ser trabalhadora e, portanto, aos moldes da ideologia vigente e que a dita professora parece defender, que acha que o mundo é uma grande dicotomia de burguesia versus proletariado, a classe média (diferentemente da alta dos ricos e milionários) ainda está majoritariamente na classe do proletariado pagadora de impostos, como ela mesma também está, dando lá suas aulas na Universidade e, certamente, sendo muito bem remunerada por isso.
Quanto a Spinoza, há uma centena de obras sobre ele. É muito melhor ler do que ter uma aula cheia de insinuações ideológicas do que comprometimento com o ensino.
Quiçá entendeu a fatídica sequência de eventos aleatórios que alegre e despretensiosamente me levou ao inevitável encontro DISSO.... pois, o que é uma existência senão uma besta robusta que carrega um sábio que enxerga? Belo (força ativa) x fraco (hebreus); bom (sou injustiçado dado a existência do forte) x mau (o que é cruel porque me explora)… E assim comecei a filosofar…
Ha uma dose de ceticismo em Espinoza. As linguas biblicas sao consideradas de uso comum: aramaico, hebraico, grego koine, vulgata, peshitta...ate entre os livros biblicos ha diversidade gramatical e literaria. O problema esta no misticismo, alegoria e espiritualizaçao excessiva da lingua.
Eu gosto da professora e me rendo ao seu conhecimentos, mas nesta argumentação ela se confunde nas duas divisões da Bíblia. O Antigo e o Novo Testamento. As interpretações do Antigo Testamento para os cristãos (na dos católicos tem sete livros a mais que a versão adotada pelos protestantes) e Tanan para os judeus. E Jesus Cristo foi morte por decisão política do Sinédrio.
esse puto podia ter escrito em português pra facilitar a nossa vida
Quem está errada é a senhora que não leu e estudou suficientemente para dizer essas coisas. O Espinoza pelo menos estava mais a par das coisas da língua materna.
Otimo argumento, apesar da ausência de um.
Parabéns , perdeu a oportunidade de ficar calada .🎉🎉
Meu estômago embrulha só de olhar pra cara dessa indivídua. Filosofia é com Lúcia Helena Galvão e Olavo de Carvalho, o resto é perda de tempo.
Olavo nem terminou a quinta série
@@mariavaldirialima1140 Provavelmente você deve ter mestrado, doutorado, pós doutorado e não conseguiu sequer ter um nível mínimo da intelectualidade dele. Que pena de você, não passa de uma doutrinada sem capacidade de raciocínio lógico e nem tem inteligência emocional. Ô dó! Vou orar por você, quem sabe assim pelo menos sua alma se salva.
Que comentário doente. Vá se tratar estudando gente de qualidade e não os idiotas citados.
Um seio em jesus,outro na igreja kkkk
🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡
Essa distinção entre vulgo, povo e massa poderia ser um dos preconceitos judaicos do excluido Espinoza ou um juizo de valor que aponta para sua arrogância intelectual? Jesus foi um judeu que quebrou as regras de etica judaica ao comer com pecadores e publicanos e a senhora nao mencionou duas palavras centrais no NT, basileia tou theou, reino de Deus, e parousia, vinda, de Cristo. A teocracia no AT transita para a monarquia constitucional com um interregno até o advento do Rei Messias, Jesus, e na sua oração dominical, "venha o teu reino", aguardamos a consumação na parousia. Jesus veio para os fracos, doentes, pecadores, marginalizados, pobres e tambem para ricos, nobres, senhores, inteligentes, pois a Biblia nao mostra que Deus faça acepção de pessoas, 1 Corintios 1.
Minha mestra
"Boa noite a todos e a todas" - ex-presidente José Sarney.
Marilene você é muito atual a idade não tem nada haver você desmonta o sistema da classe dominante que foi instituída a 70 anos para dominar o estado burocrático mantendo a exclusão social dos trabalhadores manuais no Brasil
Viva Olavo de Carvalho