Você já sabia como a esclerose múltipla acontecia? REFERÊNCIAS UTILIZADAS: História da esclerose multipla: www.yalemedicine.org/news/multiple-sclerosis-ocrelizumab // pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19200863/ Estatísticas da esclerose múltipla: sp.unifesp.br/epe/desc/noticias/esclerose-multipla-2021 Tudo sobre esclerose multipla: onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ene.13819 Experimento que gerou sintomas de Esclerose múltipla em um animal: www.nature.com/articles/nri2190 Experimento que transferiu uma célula de defesa para um rato: journals.sagepub.com/doi/abs/10.3181/00379727-108-27061 O que define quem vai ter esclerose múltipla: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5241505/ Número de pessoas com esclerose multipla desempregadas: www.scielo.br/j/anp/a/GvHNLNXnwRMM8dZnPq7Y67R/abstract/?lang=pt Taxa desemprego Brasil em 2018: agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-01/taxa-de-desemprego-no-pais-fecha-2019-em-119 Experimento com 10 milhões de militares: www.science.org/doi/10.1126/science.abj8222 Tratamentos para a esclerose multipla: europepmc.org/backend/ptpmcrender.fcgi?accid=PMC7704606&blobtype=pdf Medicamentos para a esclerose multipla disponíveis no SUS: esclerosemultipla.com.br/sobre-em/tratamento-da-esclerose-multipla/medicamentos-para-tratamento-da-em/ Mecanismo de ação do acetato glatiramer: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17643935/#:~:text=Glatiramer%20acetate%20demonstrates%20a%20strong,the%2082%2D100%20MBP%20epitope. Mecanismo de ação dos interferons: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21649449/#:~:text=The%20mechanism%20of%20action%20of%20IFN%CE%B2%20is%20complex%2C%20involving%20effects,the%20expression%20of%20proinflammatory%20cytokines. O que é necessário para a cura da esclerose múltipla: journals.sagepub.com/doi/10.1177/13524585221075990 ☕ NOSSA LOJA: bit.ly/lojaolaciencia ⭐TORNE-SE MEMBRO: th-cam.com/channels/rSM1UV_KLAdTzgxyxl3POw.htmljoin 💰APOIE O OLÁ, CIÊNCIA PELO PIX: olacienciapix@gmail.com TELEGRAM: t.me/olaciencia INSTAGRAM: instagram.com/olaciencia TWITTER: twitter.com/olaciencia Agradecemos, de coração, a todos os membros do canal que permitiram com que esse vídeo fosse possível. Este canal faz parte do Science Vlogs Brasil, um selo de qualidade colaborativo que reúne os divulgadores de ciência mais confiáveis do Brasil.
Não tinha aquele esptein-barr virus que causa mononucleose e aumenta o risco de esclerose múltipla e é a principal causa da doença? Ah esquece eu cheguei na parte do vídeo que fala disso
Sim, desde do início tive excelentes Neurologistas que me explicaram tudo a respeito da Esclerose Múltipla e suas Diferentes formas, RMRM, SEGUNDARIA e a temida ELA. Se não for pedir muito, você pode voltar a explicar as Ramificações da EM. Muito obrigada pelo seu excelente canal. Um abraço.
Lucas, vi uns artigos que a vacina pfizer pra covid faria un efeito + en pacientes com EM como deter a progressao… gracias… sabes algo disso? Desculpa meu portugués… sou Uruguaia e escrevo desde Uruguay.
Olá, Ciência! Grata por este vídeo tão informativo! Fui diagnosticada com E.M. aos 23 anos de idade, hj tenho 46. Foi super rápido o meu diagnóstico e tratamento. Há mais de 20 anos faço uso de Interferon, não possuo sequelas dos surtos, cheguei a ficar 7 anos sem o aparecimento da doença. Qdo a doença atualmente dá sinal de vida, ela se mostra muito menos agressiva que no início do tratamento. Tenho uma vida normal! 😊
Oi boa noite, conheci um rapaz que descobriu recentemente esclerodermia sistêmica e sofre muito com as dores do corpo e a pele, o remédio que o médico passou n está ajudando a aliviar os sintomas, as vezes ele fica desesperado e temo por sua vida, você tem alguma dica, como tem conseguido viver com isso😢
Olá, Aline Tudo bem? Quanto tempo vc está sem surto? Em todos vcs precisou de pulsoterapia? Estou passando pelo processo de exames, pré diagnóstico. Está sendo muito difícil, estou com uns pensamentos horríveis
@alineborba7533 PODERIA FALAR SOBRE SEU TRATAMENTO, E SE VC CHEGOU A PERDE OS MOVIMENTOS DA PERNAS? ONTEM DIA 11/03/2024 MEU PAI RECEBEU A NOTICIA, SO QUE OS MEDICOS SEMPRE JOGAVA DE UM PRO OUTRO, AINDA HA POUCO ELE CAIU. PODERIA NOS FALAR TODOS AQUI SERIAMOS MUITO GRATOS...
Também tive um bebê que está com 4 meses. Tive medo pela EM mas graças á Deus não tive nenhum surto e peço á Ele que não tenha nunca mais🙏🏼 vivo bem com essa doença e depois de 2 surtos, 1 que fiquei internada 1 semana. Voltei a andar comer, tomar banho, e tive 1 filho. Estou com esclerose mas ela não me tem.
Eu vivo bem também, ando bem, prático exercícios, malho bastante, sou maromba. Só a memória e atenção que ficou pouca coisa diminuída. Do resto vivo normal.
Olá Ciência! Tenho grandes sequelas provocadas por o vírus da poliomielite. Os vídeos que tem no you tube, não nos apresenta a compreensão dessa doença como os belos trabalhos que vc nos traz. Peço humildemente que faça um video abrangendo esse terrível vírus que nos deixou tantas marcas.
Nós que somos assistido pelo Governo com as medicações sabemos a importância do SUS. Vídeo muito bem produzido, a voz agradável e clara. Parabéns bom trabalho.
Olá, Lucas Convivo com as Esclerose Múltipla Remitente Recorrente á anos sigo em tratamento, quero te agradecer por esclarecer um assunto tão especial, que muitas pessoas desconhecem e as vezes fazem até confusão com outras patologias não Auto Imune. E que, até por ignorância não sabia o que de fato é ser uma pessoa esclerosada. Gratidão.
@@carolineleite3596 Olá Caroline, Então vou tentar resumir, tá!, pois foram anos tendo surtos e vários diagnósticos... Quando estava completando 15 anos( na hora de dançar a valsa), senti uma forte dor na cabeça que parecia não ter fim, em seguida tive dormência e formigamentos nas pernas durante uma semana, após 5 anos formigamentos e dormência nos membros superiores e muita fadiga, vertigens e recebi o diagnóstico de tendente e princípio de Labirinti, após alguns anos quando voltava da Faculdade, senti novamente uma forte dor de cabeça e na nuca, minhas mãos ficaram dormente e acabei caindo dentro do transporte público, no dia seguinte fui trabalhar senti uma dor absurda na coluna Cervical, e nas mãos, ao ponto ficar de licença para tratamentos de 3 meses, pois eu deixava tudo cair sem perceber e tbm o ortodontista disse que eu estava com um problema grave nas facetas discal da coluna e com suspeita de cindrome de túnel do carpo, resumindo não fiz nenhuma cirurgia pois desapareceu todos os sintomas novamente, mas em 2008 voltou tudo novamente, sai de licença médica... Fibromialgia, voltei a trabalhar e durante o ano de 2010 saí para trabalhar comecei a sentir tudo de novo e mais um pouco mais com dores insuportável, cheguei local de trabalho as dores na cabeça, nuca e no corpo aumentaram, derrepente perdi a fala, fiquei com dormência no corporal e perdi o movimento do pescoço até os pés, gui socorrida, após alguns exames, foi feita a pulsão..., meses depois após vários exames para eliminar outras patologias Auto Imunes, o diagnóstico Esclerose Múltipla Remitente Recorrente e suas sequelas após o último surto (Fibromialgia, tentiniopa nos tendões dos pés, rompimento do tentão do braço direito com atrofiamento de 3cm na perna e no braço direito, sequelas na Cervical e Dorsal), fiquei um tempo sem poder andar direito, mas após a fisioterapia voltei a me movimentar, hoje faço de tudo um pouco novamente mas respeitando meus limites devido às sequelas e como o medicamento interferonorana também trouxe consigo reação..., meus fios capilares foram embora sem retorno, rsrsrs Enfim hoje sigo em paz, sempre em gratidão e comunhão com DEUS e com a vida, convivendo com um *kit vip DCxEMRMRMx liquen plano pilar X alopiceia fibrosante areata* É isso desculpe me pelo relato ao responder a sua simples pergunta. Bora fazer acontecer e seguir aprendendo a viver de maneira especial cada segundo. Um abraço.
Ah eu tenho sequelas no Tico e Teco quando não pronunciou as palavras erradas, eu as escrevo pensando que está certo, por isso talves... desculpe me mais uma vez.
@@marisaguiomar803 acompanhei o seu relato pois meu amigo está sendo diagnosticado com possível esclerose, com certeza pode me ajudar ou ajudar a informar outros sobre o início da doença e o que pode ser feito.
@@davirufinete Olá Davi, É bom saber que você se importa com o seu amigo, pois a sua amizade é, e será muito importante quando ele receber o diagnóstico seja ele qual for. E principalmente se, for a EM ele vai precisar de muito apoio seu e de seus familiares e dos demais amigos para suportar... Se você quiser saber u pouco mais a respeito da Esclerose e os direitos do paciente, pesquise as website da; Associação Brasileira da Esclerose Múltipla e a AME( Amigos Múltiplos pela Esclerose).
Eu acho que conviver com pessoas difíceis também contribuem pq passa raiva libera cortisol e vira uma bagunça no organismo e as células de defesa ficam desnorteadas atacando por dentro sem querer pensando que é os invasores do organismo.
Olá ciência ! eu sou portador de esclerose múltipla tive um surto recente que me deixou por 8 dias no hospital seu vídeo eh muito interessante gostei bem explicado
Cara, Que conteúdo! Estava se nenhum insight para começar a pesquisar sobre esse tema, e agora eu estou super motivada e cheia de ideias. Gostaria de dizer que te acompanho fazem uns 3 anos e vi você começando simples e olha como seu canal cresceu! Parabéns!
Nossa! Agora sim... do jeito que vc explicou fica mais fácil entender o que é essa enfermidade. Que bom saber que a Ciência (mais uma vez), nos dá esperança e caminha para uma melhor qualidade de vida; cada dia mais. Obg!
Estou com 23 anos, minha esclerose veio com a falta de Sol... vitamina D baixissima estava em 10 (desde 2019 me isolei em meu quarto sem sair de casa devido a uma decepção de não regresso a faculdade devido a dificuldades financeiras), meu sistema imunológico estava abalado até que tomei as vacinas da covid isso não foi a causa mas foi o GATILHO pra esclerose surgir em mim, muita tristeza mas meu psicológico esteve forte, perdi o sensibilidade nas pernas, de um lado completamente o esquerdo, no direito formigamento constante mas fiz pulsoterapia e isso melhorou todos meus sintomas em uns 65%, perda de equilibrio não tenho mais, sensibilidade voltou um pouco ao normal, força, menos crises de ansiedade (nervos congelando) e agora recentemente fiz o tratamento com natalizumabe, até agora não sei ao certo o que tive de melhora, vou tentar correr (coisa que não conseguia mais) mas finalmente consigo me vestir em pé tendo equilibrio, passarei por outra pulsoterapia em pouco tempo e vamos ver se esses 65% sobem pra 80%. 16 meses com a Esclerose ao todo. Me serviu no fim de lição pra valorizar mais minha vida e agora além de sair para tomar Sol também faço exercicios em casa.
Estou à espera de dos meus exames para o meu neuro diagnosticar, mas é quase certeza que possuo EM e que o que contribuiu bastante foi a carência de vitamina D. Espero ter, um dia, a mesma força que você. Parabéns!
@Fonte Confiável meu primeiro sintoma foi dormência no braço direito e, com atividade física, passou. No entanto, eu achei que seria ansiedade (até hoje eu não sei se foi ou não) Depois de uns 2 anos, eu tive sintomas de labirintite, mas bem fortes, a ponto de comprometer minha visão. Fui ao médico e ele passou alguns remédios e passou. No ano seguinte, eu tive uma fraqueza extrema na perna direita e achei isso muito estranho. Fui ao ortopedista a fim de verificar a minha estrutura óssea, para constatar se era hérnia de disco e, por azar (ou não kkk), minha estrutura óssea estava ok. Ele me recomendou ir a um neurologista e solicitou eu fazer RM da coluna, dorsal e cervical. Ao mostrar o meu exame para o neurologista, ele suspeitou de EM e solicitou para eu fazer do crânio. A partir deste exame, foi dado o diagnóstico de EM.
@@anetelles9413 Simm. Estou levando minha vida normalmente. Até parece que nem tenho EM. Mas claro, sempre cuidando da minha saúde com boa alimentação e exercícios.
Gratidão pelo seu vídeo! Sou Portadora de esclerose multipla recorrente remitente, desde 2009. E passei por 5 tentativas de medicação, finalmente uso uma medicação que segura bem o avanço da doença 😊. Obrigada
Agradeço as informações a respeito de algo tão complexo até mesmo para os que tem certo conhecimento sobre o assunto. Sou portadora de EMRR e toda as pessoas que conversei e que também são portadoras, a EM é específica.
@@mBeatrizLapa ah ta, eu tenho dormência e formigamentos aleatórios, r agora começou a aparecer espasmos. Ainda não fiz a ressonância, mas sofro com esses sintomas faz 2 anos, estou começando a crer que seja esclerose, eles vão voltam.
@@carolineleite3596 Olá, Caroline. Se possível, seria bom vc marcar consulta com um neurologista, explicar o que está acontecendo e solicitar uma ressonância magnética. Este exame detecta lesões no Sistema Nervoso Central, que é uma das características da EM.
@@carolineleite3596Boa noite Carol, tudo bem? Eu tbm comecei assim e depois de 3 anos indo de neuro em neuro, foi diagnosticado a EM. Te aconselho a procurar um bom neurologista e tbm que faça o exame do Liquor, que é o exame mais completo que tem pra diagnosticar a doença, caso realmente for ela. Abraço! ❤
Siim, Carlos! Essa é uma das terapias que está em teste atualmente, para tratar a esclerose multipla. Nesse tratamento, o paciente tem celulas tronco do sangue coletadas e congeladas. Em seguida, o sistema imune é muito suprimido. Por fim, o paciente recebe o transplante das suas celulas tronco do sangue, que vão reconstruir o sistema imune. É como reiniciar o sistema. Se você quiser procurar mais, pode buscar por Autologous Hematopoietic Stem Cell Transplantation.
Pensei em transplante de medula após severo tratamento imunossupressor, mas com as células tronco de um doador diferente. Isso porque ainda fico com a tese de que a ELA é quase totalmente genética.
@@tuliocmp997 Estou com 23 e meu surto veio bater no dia do meu aniversário, no banho também começou com falta de equilibrio, força e formigamento na perna direita, começo do ano teve o diagnostico, a minha é remitente e hoje em dia levo uma vida "quase" normal, facilmente você esquece da doença e graças a internet, se distrai bastante.
Muito bom o conteúdo do seu vídeo, parabéns, hoje falamos mais e temos mais informações sobre a EM. Na época a EM entrou na minha vida aos meus 22 anos, (ninguém nem sabia o que era a esclerose), iniciei com uma neurite óptica, depois paralisia nas pernas, junto com bexiga neurogênica.....e muita muita dor, esse sempre foi o maior sintoma, 4 anos para fecharem o diagnóstico, só quando a EM apareceu no licor e + as TCs que também mostraram, é que os médicos fecharam o diagnóstico...... Depois de muitos surtos, e muita pulsoterapia, interferon, hoje estou em remissão desde então com 47 anos. Sei que ela está aqui porque as imagens ainda mostram....mas ela não me machuca mais, aprendi a conviver com ela e entender que quem controla minha vida sou eu, e não ela, eu tenho a clareza que ela está aqui e pode acordar de novo, por isso no meu caso acredito que nossa cabeça também contribuí muito com nosso corpo a ajudá-lo a enfrentar tudo isso, por mais difícil que possa ser. Desejo que todos fiquem 🙏bem. Com a EM precisamos seguir um dia de cada vez. Obrigada
@@renatacarvalhonascimento2647 Olá Renata, sim estou bem obrigada! A dor variava, as vezes era como uma queimação, e muitas vezes como se fossem choques elétricos, e também dor na face, na cabeça então era insuportável, hoje eles chamam de dor neuropatica ou disestesia. E piorava muito no calor. Hoje não sinto quase nada, só de vez em quando, principalmente sobre forte calor ou algum stress, mas, fora isso não sinto mais mais nada parecido com as dores da época quando tudo começou, Graças A Deus! Um grande abraço.
Esclerose múltipla não ataca coração ou outros órgãos, ela ataca a barra de mielina da medula e neurônios. A doença auto imune que ataca o coração é o Lúpus. Além disso, a esclerose não diminui o tempo de vida e também nem pode se tornar a ELA, a única coisa que pode causar são sequelas de movimento e sintomas invisíveis. Também a esclerose multipla em pacientes de mais 50 anos é muito leve. Falo isso sendo uma portadora de esclerose multipla e esse tipo de informação pode assustar pessoas recém diagnosticadas.
Há cerca de 10 anos, perdi um tio precocemente para a Esclerose Múltipla. Infelizmente, não tive a oportunidade de conhecê-lo, mas todos diziam o quanto ele era uma pessoa maravilhosa e incrível. Mas seu vídeo me fez acender um alerta. Desde que me conheço por gente, boa parte da minha vida consistiu em investigar e sobreviver. Tenho diagnóstico de algumas doenças autoimunes, e parece que quanto mais envelheço, mais doenças autoimunes aparecem. Isso é muito desgastante e honestamente não aguento mais me entupir de remédios. Tenho receio de eu ou minha irmã desenvolver a Esclerose Múltipla. Embora meu tio que sucumbiu à essa doença seja meio irmão do meu pai, eu tenho problemas autoimunes, e acho que não é impossível que eles compartilhem esses genes. Não vou perguntar coisas como "tem como prevenir?", porque sei exatamente o que vai responder: "tenha uma vida saudável, faça exercícios, se alimente bem, beba água bla bla bla". Sabe, eu cansei de ouvir isso. Mas parece que nada disso nunca vai mudar meu destino final, talvez apenas retardar um pouco. Eu sinceramente não tenho forças, nem tempo, nem dinheiro, e muito menos saúde mental para dar conta de ter uma "rotina de hábitos saudáveis".
Nos doentes temos um fardo mt pesado na travessia aqui na terra. Mas nunca desanime. Te indico a lutar e a comer frutas, principalmente maça, nao coma porcaria mt raramente viu
Quando lhe dizem para se alimentar bem, ninguém fala que existem muitos alimentos que ativam o sistema imune, como o trigo, o leite de vaca, até algumas frutas e legumes. Mas quando você começa uma dieta, todo mundo fala, coma pão integral e leite desnatado, ou seja, ninguém sabe o que está falando.
Sinto muito! Eu também tenho alguma doença autoimune pq na minha ressonância com contraste constou, mas os neurologistas não deram certeza de nada, mas disseram que provavelmente é a EM e eu estou desolada desde então, principalmente pq não passaram outros exames mais complexos para ter um diagnóstico exato, e só vou ter o acompanhamento de novo em Janeiro. Que Deus possa curar a gente, pq Ele é Deus de milagres
@@luizaprates7687 olha, eu não sei se no caso da EM uma ressonância é o suficiente para fechar diagnóstico. Geralmente doenças autoimunes demoram para serem diagnosticadas e demandam observação. Mas ato falho deles não terem solicitado exames mais específicos para o retorno. O ideal talvez seria que eles te encaminhassem diretamente com um reumatologista ou neurologista mesmo. Enfim, espero que o seu caso não seja grave e você possa ter qualidade de vida, as vezes a EM não progride tão rápido.
@@FierLux Amanhã vou no hospital pq estou sentindo dormência no meu corpo, espero que eles me atendam, já que estão com meu prontuário e exame de ressonância, mas acreditam q não vão me atender tão fácil assim só por causa desse sintoma, apesar de ter tido outro sintomas a 1 mês atrás
Mais um show de informação!!!! Poderia fazer uma série só sobre doenças auto imunes e incluir a PTI (purpura tromba citopenica idiopatica) ... eu tive essa doença e me curei, mas sei que em muitos casos ela se torna crônica
Olá bom dia ótimo vídeo. Já tenho deficiência visual, e fui sorteado com essa doença, tou fazendo os exames necessários, para finalizar, e ter a certeza. Para começar o tratamento. Que Deus nos abençoe, porque não é fácil😟 tenho 25 anos e sou atleta, muito preocupado por aqui.😟😟
Parabéns canal entrei pois a filha de uma amiga está com este problema já mandei pra ela te seguir e saber mais muito obrigado por nós explicar tão bem que Deus abençoe sem😊
Recebi esse diagnóstico aos 20 anos, e pra mim foi muito traumático. Fiquei sem andar de um dia para o outro, e levou 1 mês pra voltar a andar com o corticoide. Isso ocorreu em 2015 e até hoje não acompanhei nada e vivi a vida como se não tivesse nada. Esse ano sobre for estresse e tensão eu tive um surto no meu olho direito, e com isso um choque da realidade. Hoje estou buscando retomar as rédeas da minha vida e tentar mostrar pra mim que é possível ter uma vida normal, mesmo esclerose multipla e diagnóstico de autismo
A síndrome de Guilain barre é muito parecida com a EM, por atacar o sistema nervosa da mesma forma, porém a Guilain Barre é um ataque único e agudo, que some depois de algum tempo e raramente volta a aparecer. já a EM é uma doença crônica e progressiva que continua com a pessoa até a sua morte.
@@solemarlago78 Não tem a necessidade de se aprofundar tanto em uma explicação sucinta, haja visto que o meu comentário está tão incorreto como dito, porque não aproveita e explica com a sua visão sobre. Talvez quando começar a explicação e em meio a sua dissertação entenderá que resumir algo é muito mais eficiente do que tentar detalhar em um comentário em uma rede social, levando em consideração que eu sou um profissional da área, pode ter certeza que sei muito bem das diferenças entre elas, a questão abordada aqui é, realmente como explicar tudo em apenas um comentário? Impossível! Levando em consideração que a EM ataca o sistema nervoso bem como a Guilain Barre também o faz, e acredito que para um resumo já é algo de bom tamanho, e que irá direcionar a pessoa para o MINIMO de entendimento para que ele possa por si só buscar informações que acrescentem em seu conhecimento. Já tratei e continuo tratando vários pacientes tanto com Guilain Barre quanto EM em minha vida e posso garantir que para um simples resumo lógico, está de bom tamanho sim.
Como você diz que a evolução de EM não é assim, ela tem alguma cura aproposito? Presta bem atenção no que foi escrito, EU NAO DISSE QUE A PESSOA IRA MORRER POR CAUSA DA EM, EU DISSE QUE ELA IRA MORRER COM A EM, simplesmente pelo fato dela ainda não ter cura. Talvez o seu erro seja na interpretação do texto, e não que haja algo de errado com o texto em si.
Meu pai tem esclerose multipla e ver ele perdendo a capacidade de correr praticar esportes q ele gostava me dói mt msm apenas qria q ele melhorasse nao aguento mais ver ele desse jeito
Nossa q alegria, estou com suspeita de esclerose múltipla, estou perdendo os movimentos das pernas e pés, me anima saber q posso voltar a andar normal etc, tecnologia, medicina atual um beijo pra vcs😢😢😢
Karen faz uma dieta rigorosa isenta de gluten, eu desenvolvi ataxia e vários outros problemas sérios por causa do gluten, dieta e jejum é a cura das doenças isso ninguém fala.
Atualmente existem vários medicamentos disponíveis no SUS além dos citados no vídeo. Todos os medicamentos liberados pela Anvisa para o tratamento da EM, estão disponíveis pelo SUS. Existem medicamentos via oral e injetáveis.
Nem todos, ocrevus, por exemplo, já foi aprovado pela anvisa, mas ainda não chegou no sus. Já existe movimentos para incluí lo já que é o único que, comprovadamente, funciona para a forma primariamente progressiva.
Nem todos os medicamentos fazem efeito...pra mim mesmo até hoje sem resultado, faço traramento com o biológico ja estou no 4 e sem resultado.... Voy tentar o tratamento com células-tronco pra artrite reumatoide, alguém aqui ja viu ou sabe sobre esse tratamento pra artrite?
Obrigada , importante informação. Por conta do mecanismo inflamatório que os alérgenos geram no sistema imune . Esse processo ...pode desencadear ataque a mielina ?
Você já sabia como a esclerose múltipla acontecia?
REFERÊNCIAS UTILIZADAS:
História da esclerose multipla: www.yalemedicine.org/news/multiple-sclerosis-ocrelizumab // pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19200863/
Estatísticas da esclerose múltipla: sp.unifesp.br/epe/desc/noticias/esclerose-multipla-2021
Tudo sobre esclerose multipla: onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ene.13819
Experimento que gerou sintomas de Esclerose múltipla em um animal: www.nature.com/articles/nri2190
Experimento que transferiu uma célula de defesa para um rato: journals.sagepub.com/doi/abs/10.3181/00379727-108-27061
O que define quem vai ter esclerose múltipla: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5241505/
Número de pessoas com esclerose multipla desempregadas: www.scielo.br/j/anp/a/GvHNLNXnwRMM8dZnPq7Y67R/abstract/?lang=pt
Taxa desemprego Brasil em 2018: agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-01/taxa-de-desemprego-no-pais-fecha-2019-em-119
Experimento com 10 milhões de militares: www.science.org/doi/10.1126/science.abj8222
Tratamentos para a esclerose multipla: europepmc.org/backend/ptpmcrender.fcgi?accid=PMC7704606&blobtype=pdf
Medicamentos para a esclerose multipla disponíveis no SUS: esclerosemultipla.com.br/sobre-em/tratamento-da-esclerose-multipla/medicamentos-para-tratamento-da-em/
Mecanismo de ação do acetato glatiramer: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17643935/#:~:text=Glatiramer%20acetate%20demonstrates%20a%20strong,the%2082%2D100%20MBP%20epitope.
Mecanismo de ação dos interferons: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21649449/#:~:text=The%20mechanism%20of%20action%20of%20IFN%CE%B2%20is%20complex%2C%20involving%20effects,the%20expression%20of%20proinflammatory%20cytokines.
O que é necessário para a cura da esclerose múltipla: journals.sagepub.com/doi/10.1177/13524585221075990
☕ NOSSA LOJA: bit.ly/lojaolaciencia
⭐TORNE-SE MEMBRO: th-cam.com/channels/rSM1UV_KLAdTzgxyxl3POw.htmljoin
💰APOIE O OLÁ, CIÊNCIA PELO PIX: olacienciapix@gmail.com
TELEGRAM: t.me/olaciencia
INSTAGRAM: instagram.com/olaciencia
TWITTER: twitter.com/olaciencia
Agradecemos, de coração, a todos os membros do canal que permitiram com que esse vídeo fosse possível.
Este canal faz parte do Science Vlogs Brasil, um selo de qualidade colaborativo que reúne os divulgadores de ciência mais confiáveis do Brasil.
Não tinha aquele esptein-barr virus que causa mononucleose e aumenta o risco de esclerose múltipla e é a principal causa da doença?
Ah esquece eu cheguei na parte do vídeo que fala disso
Sim, desde do início tive excelentes Neurologistas que me explicaram tudo a respeito da Esclerose Múltipla e suas Diferentes formas, RMRM, SEGUNDARIA e a temida ELA.
Se não for pedir muito, você pode voltar a explicar as Ramificações da EM.
Muito obrigada pelo seu excelente canal. Um abraço.
Lucas, vi uns artigos que a vacina pfizer pra covid faria un efeito + en pacientes com EM como deter a progressao… gracias… sabes algo disso? Desculpa meu portugués… sou Uruguaia e escrevo desde Uruguay.
@Olá, ciência. Lucas a Esclerose lateral amiotrofica ( ELA) , tem as mesmas características da Esclerose Múltipla?
Sim, pois há mais de 10 anos acontece em mim.
Olá, Ciência! Grata por este vídeo tão informativo! Fui diagnosticada com E.M. aos 23 anos de idade, hj tenho 46. Foi super rápido o meu diagnóstico e tratamento. Há mais de 20 anos faço uso de Interferon, não possuo sequelas dos surtos, cheguei a ficar 7 anos sem o aparecimento da doença. Qdo a doença atualmente dá sinal de vida, ela se mostra muito menos agressiva que no início do tratamento. Tenho uma vida normal! 😊
Oi boa noite, conheci um rapaz que descobriu recentemente esclerodermia sistêmica e sofre muito com as dores do corpo e a pele, o remédio que o médico passou n está ajudando a aliviar os sintomas, as vezes ele fica desesperado e temo por sua vida, você tem alguma dica, como tem conseguido viver com isso😢
Olá, Aline
Tudo bem?
Quanto tempo vc está sem surto? Em todos vcs precisou de pulsoterapia?
Estou passando pelo processo de exames, pré diagnóstico. Está sendo muito difícil, estou com uns pensamentos horríveis
Oi, bom dia, podemos conversar? Aline
@alineborba7533 PODERIA FALAR SOBRE SEU TRATAMENTO, E SE VC CHEGOU A PERDE OS MOVIMENTOS DA PERNAS? ONTEM DIA 11/03/2024 MEU PAI RECEBEU A NOTICIA, SO QUE OS MEDICOS SEMPRE JOGAVA DE UM PRO OUTRO, AINDA HA POUCO ELE CAIU. PODERIA NOS FALAR TODOS AQUI SERIAMOS MUITO GRATOS...
estou gostando de uma moça que tem EM ,fiquei muito triste em saber , gosto muito dela não vou conseguir vê ela sofre um dia
Minha irmã vive super bem com esclerose múltipla, acabou de ter um bebê 🥰
Também tive um bebê que está com 4 meses. Tive medo pela EM mas graças á Deus não tive nenhum surto e peço á Ele que não tenha nunca mais🙏🏼 vivo bem com essa doença e depois de 2 surtos, 1 que fiquei internada 1 semana. Voltei a andar comer, tomar banho, e tive 1 filho. Estou com esclerose mas ela não me tem.
Eu vivo bem também, ando bem, prático exercícios, malho bastante, sou maromba.
Só a memória e atenção que ficou pouca coisa diminuída. Do resto vivo normal.
@@annalumoreira7221 Veja os vídeos da Dra Sátya Nahú que também tem Esclerose Múltipla ... Vídeo : Protocolo Coimbra O Que Você Precisa Saber
Vcs tomam qual medicação?
Graças a Deus ❤
Olá Ciência! Tenho grandes sequelas provocadas por o vírus da poliomielite. Os vídeos que tem no you tube, não nos apresenta a compreensão dessa doença como os belos trabalhos que vc nos traz. Peço humildemente que faça um video abrangendo esse terrível vírus que nos deixou tantas marcas.
Up
Up
Up
Up
Up
Procure o tratamento do Dr. Cícero Coimbra . Interessante a pesquisa.
Quantas enfermidades! Nossa! Ainda bem que temos a ciência nos ajudando a enfrentar tantos desafios!
Nós que somos assistido pelo Governo com as medicações sabemos a importância do SUS.
Vídeo muito bem produzido, a voz agradável e clara. Parabéns bom trabalho.
Olá,
Lucas
Convivo com as Esclerose Múltipla Remitente Recorrente á anos sigo em tratamento, quero te agradecer por esclarecer um assunto tão especial, que muitas pessoas desconhecem e as vezes fazem até confusão com outras patologias não Auto Imune.
E que, até por ignorância não sabia o que de fato é ser uma pessoa esclerosada.
Gratidão.
Quais sintomas você sentiu quando descobriu?
@@carolineleite3596
Olá Caroline,
Então vou tentar resumir, tá!, pois foram anos tendo surtos e vários diagnósticos...
Quando estava completando 15 anos( na hora de dançar a valsa), senti uma forte dor na cabeça que parecia não ter fim, em seguida tive dormência e formigamentos nas pernas durante uma semana, após 5 anos formigamentos e dormência nos membros superiores e muita fadiga, vertigens e recebi o diagnóstico de tendente e princípio de Labirinti, após alguns anos quando voltava da Faculdade, senti novamente uma forte dor de cabeça e na nuca, minhas mãos ficaram dormente e acabei caindo dentro do transporte público, no dia seguinte fui trabalhar senti uma dor absurda na coluna Cervical, e nas mãos, ao ponto ficar de licença para tratamentos de 3 meses, pois eu deixava tudo cair sem perceber e tbm o ortodontista disse que eu estava com um problema grave nas facetas discal da coluna e com suspeita de cindrome de túnel do carpo, resumindo não fiz nenhuma cirurgia pois desapareceu todos os sintomas novamente, mas em 2008 voltou tudo novamente, sai de licença médica... Fibromialgia, voltei a trabalhar e durante o ano de 2010 saí para trabalhar comecei a sentir tudo de novo e mais um pouco mais com dores insuportável, cheguei local de trabalho as dores na cabeça, nuca e no corpo aumentaram, derrepente perdi a fala, fiquei com dormência no corporal e perdi o movimento do pescoço até os pés, gui socorrida, após alguns exames, foi feita a pulsão..., meses depois após vários exames para eliminar outras patologias Auto Imunes, o diagnóstico Esclerose Múltipla Remitente Recorrente e suas sequelas após o último surto (Fibromialgia, tentiniopa nos tendões dos pés, rompimento do tentão do braço direito com atrofiamento de 3cm na perna e no braço direito, sequelas na Cervical e Dorsal), fiquei um tempo sem poder andar direito, mas após a fisioterapia voltei a me movimentar, hoje faço de tudo um pouco novamente mas respeitando meus limites devido às sequelas e como o medicamento interferonorana também trouxe consigo reação..., meus fios capilares foram embora sem retorno, rsrsrs Enfim hoje sigo em paz, sempre em gratidão e comunhão com DEUS e com a vida, convivendo com um *kit vip DCxEMRMRMx liquen plano pilar X alopiceia fibrosante areata*
É isso desculpe me pelo relato ao responder a sua simples pergunta.
Bora fazer acontecer e seguir aprendendo a viver de maneira especial cada segundo. Um abraço.
Ah eu tenho sequelas no Tico e Teco quando não pronunciou as palavras erradas, eu as escrevo pensando que está certo, por isso talves... desculpe me mais uma vez.
@@marisaguiomar803 acompanhei o seu relato pois meu amigo está sendo diagnosticado com possível esclerose, com certeza pode me ajudar ou ajudar a informar outros sobre o início da doença e o que pode ser feito.
@@davirufinete
Olá
Davi,
É bom saber que você se importa com o seu amigo, pois a sua amizade é, e será muito importante quando ele receber o diagnóstico seja ele qual for. E principalmente se, for a EM ele vai precisar de muito apoio seu e de seus familiares e dos demais amigos para suportar...
Se você quiser saber u pouco mais a respeito da Esclerose e os direitos do paciente, pesquise as website da; Associação Brasileira da Esclerose Múltipla e a AME( Amigos Múltiplos pela Esclerose).
Eu acho que conviver com pessoas difíceis também contribuem pq passa raiva libera cortisol e vira uma bagunça no organismo e as células de defesa ficam desnorteadas atacando por dentro sem querer pensando que é os invasores do organismo.
Vdd tenho uma cliente assim
Olá ciência ! eu sou portador de esclerose múltipla tive um surto recente que me deixou por 8 dias no hospital seu vídeo eh muito interessante gostei bem explicado
Qual remedio voçe toma
Sugestão: Faz um vídeo falando sobre doenças que eram fatais antigamente e hoje não mais.
Parabéns pelo vídeo e gratidão por divulgar sobre a EM. Tenho o diagnóstico há 15 anos, acredito muito na ciência 🙏
Que vídeo maravilhoso deveria ser assunto numa TV aberta em horário nobre 👏👏👏👏❤
Cara, Que conteúdo! Estava se nenhum insight para começar a pesquisar sobre esse tema, e agora eu estou super motivada e cheia de ideias.
Gostaria de dizer que te acompanho fazem uns 3 anos e vi você começando simples e olha como seu canal cresceu! Parabéns!
Meu marido tem EM. Ele faz tratamento com Tecfidera/Fumarato de Dimetila. Graças a Deus não teve mais surtos.
@Geysa, óleo canabidiol, vale a pena ele experimentar!
Deus vai curar minha dessa doença jesus Cristo levou nossas enfermidades na cruz eu creio meu Deus
Amém 🙏🏾🙏🏾🙏🏾🙏🏾
Vcs deixem de ser besta
Se vcs forem salvos, na eternidade é bem melhor que dentro desse corpo todo cheio de problemas😊
😔@@edvaldofwanderley1315
Excelente vídeo! Pode fazer um falando sobre a NMO (Neuromielite óptica)? Ainda é bem desconhecida e merece um alerta
otima explIcacao ...tenho EM fazem 7 anos ... tenho uma vida normal e muito feliz gracas a Deus ...um grande abraco
Oi, Sueli, podemos conversar, estou sendo diagnosticada e passando por momentos difíceis
Nossa! Agora sim... do jeito que vc explicou fica mais fácil entender o que é essa enfermidade. Que bom saber que a Ciência (mais uma vez), nos dá esperança e caminha para uma melhor qualidade de vida; cada dia mais. Obg!
Estou com 23 anos, minha esclerose veio com a falta de Sol... vitamina D baixissima estava em 10 (desde 2019 me isolei em meu quarto sem sair de casa devido a uma decepção de não regresso a faculdade devido a dificuldades financeiras), meu sistema imunológico estava abalado até que tomei as vacinas da covid isso não foi a causa mas foi o GATILHO pra esclerose surgir em mim, muita tristeza mas meu psicológico esteve forte, perdi o sensibilidade nas pernas, de um lado completamente o esquerdo, no direito formigamento constante mas fiz pulsoterapia e isso melhorou todos meus sintomas em uns 65%, perda de equilibrio não tenho mais, sensibilidade voltou um pouco ao normal, força, menos crises de ansiedade (nervos congelando) e agora recentemente fiz o tratamento com natalizumabe, até agora não sei ao certo o que tive de melhora, vou tentar correr (coisa que não conseguia mais) mas finalmente consigo me vestir em pé tendo equilibrio, passarei por outra pulsoterapia em pouco tempo e vamos ver se esses 65% sobem pra 80%.
16 meses com a Esclerose ao todo. Me serviu no fim de lição pra valorizar mais minha vida e agora além de sair para tomar Sol também faço exercicios em casa.
Estou à espera de dos meus exames para o meu neuro diagnosticar, mas é quase certeza que possuo EM e que o que contribuiu bastante foi a carência de vitamina D.
Espero ter, um dia, a mesma força que você. Parabéns!
@Fonte Confiável sim, amigo. Infelizmente, foi confirmado
@Fonte Confiável meu primeiro sintoma foi dormência no braço direito e, com atividade física, passou. No entanto, eu achei que seria ansiedade (até hoje eu não sei se foi ou não)
Depois de uns 2 anos, eu tive sintomas de labirintite, mas bem fortes, a ponto de comprometer minha visão. Fui ao médico e ele passou alguns remédios e passou.
No ano seguinte, eu tive uma fraqueza extrema na perna direita e achei isso muito estranho. Fui ao ortopedista a fim de verificar a minha estrutura óssea, para constatar se era hérnia de disco e, por azar (ou não kkk), minha estrutura óssea estava ok. Ele me recomendou ir a um neurologista e solicitou eu fazer RM da coluna, dorsal e cervical.
Ao mostrar o meu exame para o neurologista, ele suspeitou de EM e solicitou para eu fazer do crânio. A partir deste exame, foi dado o diagnóstico de EM.
@@MarcosVinicius-zs2wtvc está bem? Eu tô sentindo todos esses sintomas. Tô com tanto medo pois tenho 2 bbs pra criar
@@anetelles9413 Simm. Estou levando minha vida normalmente. Até parece que nem tenho EM. Mas claro, sempre cuidando da minha saúde com boa alimentação e exercícios.
Gratidão pelo seu vídeo! Sou Portadora de esclerose multipla recorrente remitente, desde 2009. E passei por 5 tentativas de medicação, finalmente uso uma medicação que segura bem o avanço da doença 😊. Obrigada
Oi Juliana, sou portador também, utilizo fingolimode, qual medicamento vc e utiliza? Grato.
@@rafaeldalalba1 Oi eu utilizo ocrelizumabe
JULIANA FALA PRA MIM O DIAGNOSTICO DA DOENÇA E O QUE LEVOU A TER ESSA ENFERMIDADE
@@enimedeiros281 o que levou a ter a enfermidade não sei 🤷🏼♂️ uma noite acordei e não sentia os pés.
Agradeço as informações a respeito de algo tão complexo até mesmo para os que tem certo conhecimento sobre o assunto. Sou portadora de EMRR e toda as pessoas que conversei e que também são portadoras, a EM é específica.
Quais sintomas você sentiu quando descobriu a doença?
@@carolineleite3596 eu tive vários sintomas e em pouco tempo não os tinha mais. Os médicos não diagnosticavam, porém a certeza veio no primeiro surto.
@@mBeatrizLapa ah ta, eu tenho dormência e formigamentos aleatórios, r agora começou a aparecer espasmos.
Ainda não fiz a ressonância, mas sofro com esses sintomas faz 2 anos, estou começando a crer que seja esclerose, eles vão voltam.
@@carolineleite3596 Olá, Caroline. Se possível, seria bom vc marcar consulta com um neurologista, explicar o que está acontecendo e solicitar uma ressonância magnética. Este exame detecta lesões no Sistema Nervoso Central, que é uma das características da EM.
@@carolineleite3596Boa noite Carol, tudo bem?
Eu tbm comecei assim e depois de 3 anos indo de neuro em neuro, foi diagnosticado a EM. Te aconselho a procurar um bom neurologista e tbm que faça o exame do Liquor, que é o exame mais completo que tem pra diagnosticar a doença, caso realmente for ela.
Abraço! ❤
Será que é possível "reiniciar" o sistema imunológico para evitar doenças autoimunes?
é só enfiar o dedo no botão....🤣🤣🤣🤣
Boa pergunta.
Siim, Carlos! Essa é uma das terapias que está em teste atualmente, para tratar a esclerose multipla. Nesse tratamento, o paciente tem celulas tronco do sangue coletadas e congeladas. Em seguida, o sistema imune é muito suprimido. Por fim, o paciente recebe o transplante das suas celulas tronco do sangue, que vão reconstruir o sistema imune. É como reiniciar o sistema. Se você quiser procurar mais, pode buscar por Autologous Hematopoietic Stem Cell Transplantation.
@@beatrizapgaua7974 ok, muito obrigado pela resposta! Vou procurar.
Pensei em transplante de medula após severo tratamento imunossupressor, mas com as células tronco de um doador diferente. Isso porque ainda fico com a tese de que a ELA é quase totalmente genética.
Conhecetei a verdade e ela a libertara
Acredito muito na ciência e espero que tenhamos a cura para psoríase (eu tenho) e para outras doenças autoimunes também 🙏
Não existe cura, mas existe remissão, pesquise sobre protocolo Coimbra
Tenho 53 anos e desde os 29 com esclerose múltipla !
Obrigado pelo vídeo !!!
Como começou?
Começou com falta de equilíbrio e menor força na perna direita!
@@joaquimmanuelmouradacunha2976 você chegava a cair na rua ? E atualmente você leva uma vida normal ?
@@tuliocmp997 Estou com 23 e meu surto veio bater no dia do meu aniversário, no banho também começou com falta de equilibrio, força e formigamento na perna direita, começo do ano teve o diagnostico, a minha é remitente e hoje em dia levo uma vida "quase" normal, facilmente você esquece da doença e graças a internet, se distrai bastante.
@@SantosSilva9901 na sua família tem alguém que tem ? Na minha família minha mãe possui e eu tenho um certo medo de vir a desenvolver
Muito bom o conteúdo do seu vídeo, parabéns, hoje falamos mais e temos mais informações sobre a EM. Na época a EM entrou na minha vida aos meus 22 anos, (ninguém nem sabia o que era a esclerose), iniciei com uma neurite óptica, depois paralisia nas pernas, junto com bexiga neurogênica.....e muita muita dor, esse sempre foi o maior sintoma, 4 anos para fecharem o diagnóstico, só quando a EM apareceu no licor e + as TCs que também mostraram, é que os médicos fecharam o diagnóstico...... Depois de muitos surtos, e muita pulsoterapia, interferon, hoje estou em remissão desde então com 47 anos. Sei que ela está aqui porque as imagens ainda mostram....mas ela não me machuca mais, aprendi a conviver com ela e entender que quem controla minha vida sou eu, e não ela, eu tenho a clareza que ela está aqui e pode acordar de novo, por isso no meu caso acredito que nossa cabeça também contribuí muito com nosso corpo a ajudá-lo a enfrentar tudo isso, por mais difícil que possa ser. Desejo que todos fiquem 🙏bem.
Com a EM precisamos seguir um dia de cada vez. Obrigada
Olá, Caciara, boa tarde! Espero que você esteja bem.. como eram as dores que vc sentia?
Um abraço!
@@renatacarvalhonascimento2647 Olá Renata, sim estou bem obrigada! A dor variava, as vezes era como uma queimação, e muitas vezes como se fossem choques elétricos, e também dor na face, na cabeça então era insuportável, hoje eles chamam de dor neuropatica ou disestesia. E piorava muito no calor. Hoje não sinto quase nada, só de vez em quando, principalmente sobre forte calor ou algum stress, mas, fora isso não sinto mais mais nada parecido com as dores da época quando tudo começou, Graças A Deus! Um grande abraço.
Estou em investigação....obrigada por compartilhar. Não sei o que pensar, nem como agir. Só sinto tristeza.
Que ótima explicação vídeo rápido TOP 👏🏻
Meu avô descobriu essa doença com 60 anos e morreu com 62 anos em 2021, essa doença atacou o coração dele e teve parada cardíaca
Esclerose múltipla não ataca coração ou outros órgãos, ela ataca a barra de mielina da medula e neurônios. A doença auto imune que ataca o coração é o Lúpus. Além disso, a esclerose não diminui o tempo de vida e também nem pode se tornar a ELA, a única coisa que pode causar são sequelas de movimento e sintomas invisíveis. Também a esclerose multipla em pacientes de mais 50 anos é muito leve. Falo isso sendo uma portadora de esclerose multipla e esse tipo de informação pode assustar pessoas recém diagnosticadas.
Esclerose acho q ñ ataca o coração
Talvez vc esteja confundindo com aterosclerose... que é outra doença
Como alguém que tem esclerose múltipla, fico muito feliz de ver o Lucas falando a respeito 😊
Muito obrigado pelos esclarecimentos didáticos e esclarecedores! Inscrevi-me hoje no seu canal, dando-lhe parabéns com sinceros agradecimentos!
Obg amigos
Faz um vídeo sobre Esclerose Lateral Amiotrófica também.
ai tomara, eu sofro de esclerose multipla; espero que venha a cura. Estou bem graças a deu.
Você é necessário para o mundo.
Que video interessante. Vou retomar para ver mais tarde 👏👏👏👏👍
Muita força para ela e que a família tenha muito amor e paciência.
vídeo incrível, parabéns
Ótimo vídeo! Fale sobre Esclerose lateral amiotrófica, qual a diferença entre ELA e esclerose múltipla.
Excelente Vídeo como Sempre !!!
Congratulações !!
Há cerca de 10 anos, perdi um tio precocemente para a Esclerose Múltipla. Infelizmente, não tive a oportunidade de conhecê-lo, mas todos diziam o quanto ele era uma pessoa maravilhosa e incrível.
Mas seu vídeo me fez acender um alerta. Desde que me conheço por gente, boa parte da minha vida consistiu em investigar e sobreviver. Tenho diagnóstico de algumas doenças autoimunes, e parece que quanto mais envelheço, mais doenças autoimunes aparecem. Isso é muito desgastante e honestamente não aguento mais me entupir de remédios.
Tenho receio de eu ou minha irmã desenvolver a Esclerose Múltipla. Embora meu tio que sucumbiu à essa doença seja meio irmão do meu pai, eu tenho problemas autoimunes, e acho que não é impossível que eles compartilhem esses genes.
Não vou perguntar coisas como "tem como prevenir?", porque sei exatamente o que vai responder: "tenha uma vida saudável, faça exercícios, se alimente bem, beba água bla bla bla". Sabe, eu cansei de ouvir isso. Mas parece que nada disso nunca vai mudar meu destino final, talvez apenas retardar um pouco.
Eu sinceramente não tenho forças, nem tempo, nem dinheiro, e muito menos saúde mental para dar conta de ter uma "rotina de hábitos saudáveis".
Nos doentes temos um fardo mt pesado na travessia aqui na terra. Mas nunca desanime. Te indico a lutar e a comer frutas, principalmente maça, nao coma porcaria mt raramente viu
Quando lhe dizem para se alimentar bem, ninguém fala que existem muitos alimentos que ativam o sistema imune, como o trigo, o leite de vaca, até algumas frutas e legumes. Mas quando você começa uma dieta, todo mundo fala, coma pão integral e leite desnatado, ou seja, ninguém sabe o que está falando.
Sinto muito! Eu também tenho alguma doença autoimune pq na minha ressonância com contraste constou, mas os neurologistas não deram certeza de nada, mas disseram que provavelmente é a EM e eu estou desolada desde então, principalmente pq não passaram outros exames mais complexos para ter um diagnóstico exato, e só vou ter o acompanhamento de novo em Janeiro. Que Deus possa curar a gente, pq Ele é Deus de milagres
@@luizaprates7687 olha, eu não sei se no caso da EM uma ressonância é o suficiente para fechar diagnóstico. Geralmente doenças autoimunes demoram para serem diagnosticadas e demandam observação. Mas ato falho deles não terem solicitado exames mais específicos para o retorno. O ideal talvez seria que eles te encaminhassem diretamente com um reumatologista ou neurologista mesmo. Enfim, espero que o seu caso não seja grave e você possa ter qualidade de vida, as vezes a EM não progride tão rápido.
@@FierLux Amanhã vou no hospital pq estou sentindo dormência no meu corpo, espero que eles me atendam, já que estão com meu prontuário e exame de ressonância, mas acreditam q não vão me atender tão fácil assim só por causa desse sintoma, apesar de ter tido outro sintomas a 1 mês atrás
Conteúdo muito bom e informativo, não gostei do título que foi apelativo, com certeza nos próximos melhoraram cada vez mais.
Mais um show de informação!!!! Poderia fazer uma série só sobre doenças auto imunes e incluir a PTI (purpura tromba citopenica idiopatica) ... eu tive essa doença e me curei, mas sei que em muitos casos ela se torna crônica
Muito bom o vídeo e bem explicado
Adorei o video minha filha tem o diagnóstico desde 2009 ela tinha 18 anos,hoje ela esta bem debilitada,nao anda afetou a fala .so Deus
Verdade.. após anos tratamento meu primo foi a Óbito
Esclerose e alzeimer.... muito parecidas... mas atacam locais diferentes...
Adoro esse canal. Sempre muito bem feito, é informativo e explicativo os vídeos. Parabéns!
Importantíssimo falar sobre esse assunto. 👏👏👏
Olá, Ciência! Muitíssimo Obrigada por este vídeo. Meu diagnóstico da Esclerose Múltipla Recorrente Remitente, foi fechado em Dezembro de 2019.
Olá bom dia ótimo vídeo.
Já tenho deficiência visual, e fui sorteado com essa doença, tou fazendo os exames necessários, para finalizar, e ter a certeza. Para começar o tratamento. Que Deus nos abençoe, porque não é fácil😟 tenho 25 anos e sou atleta, muito preocupado por aqui.😟😟
Estou passando pelo mesmo que vc
Gloria a Deus grande ajuda para ciência
Excelente vídeo!👏👏👏💕
Lucas você é ótimo, sempre nos esclarecendo com propriedade os assuntos
Viva a ciência. Obrigada pelo vídeo.
Excelentes e exemplares ... Eterno obrigado Alô Ciência
Oi amigo, você pode falar sobre a Neuromielite? amo seu conteúdo. adoraria saber ....
Apaixonado por todos os seus vídeos 👏🏻
Minha mãe infelizmente tem, tenho medo de perder ela cedo
Parabéns! Excelente vídeo! 👏🏻👏🏻👏🏻
Gratidão por tudo...Deus Abençoe grandemente muitaaa Luz em suas pesquisas e palavras
muito didático !!! parabéns
Olá, fiquei com uma dúvida. Esclerose Múltipla é diferente de Esclerose Lateral Amiotrófica?
Descobri a esclerose a três anos e meio, optei pelo tratamento Protocolo Coimbra, estou ótima! Nunca tive surtos 🙏🏻
Também faço tratamento com Protocolo Coimbra há 05 anos e sem surtos!
Infelizmente a maioria das pessoas não conhecem o protocolo, barato e eficaz, por isso a indústria fala tanto mal do Dr Cícero Coimbra
Qual o médico que vc se consulta pra tratar?
Oi, podemos conversar mais sobre Protocolo Coimbra por favor?
Fala sobre a fibromialgia 🙏🏻 Please!! :)
Oi, Lucas. Tudo bem? Vou deixar um pedido aqui. Queria um vídeo sobre Medicina Tradicional Chinesa. Obrigada.
Um dos canais mais s mais informativos, com certeza! 👏👏
Em dois anos algo mais foi descoberto? Poderia fazer um vídeo atualizado?
Super explicativo! Muito bom!🌹
Parabéns canal entrei pois a filha de uma amiga está com este problema já mandei pra ela te seguir e saber mais muito obrigado por nós explicar tão bem que Deus abençoe sem😊
Compartilhando Dr.! Obrigada
Acredito que todos os tipos de doenças tem uma cura simples que não foram descoberta ainda, e outras que foram descoberta e estão sendo escondidas.
E pq alguém esconderia ?
Ah. Porque ? 💰💰💰
Veja o protocolo coimbra
Muito obrigada por esse trabalho lindo de divulgação que você faz!
Tem algum vídeo feito por vcs sobre ELA?
Que aula excelente ‼️
E sobre esclerose tuberculosa ,tem alguma pesquisa sobre isso tbm ?????
Recebi esse diagnóstico aos 20 anos, e pra mim foi muito traumático.
Fiquei sem andar de um dia para o outro, e levou 1 mês pra voltar a andar com o corticoide.
Isso ocorreu em 2015 e até hoje não acompanhei nada e vivi a vida como se não tivesse nada.
Esse ano sobre for estresse e tensão eu tive um surto no meu olho direito, e com isso um choque da realidade.
Hoje estou buscando retomar as rédeas da minha vida e tentar mostrar pra mim que é possível ter uma vida normal, mesmo esclerose multipla e diagnóstico de autismo
Também fiquei sem andar e mexer o lado esquerdo tô em desespero tem 3semanas demorou p vc voltar amigo me conta pela mor de Deus
Parabéns pelo seu trabalho muito bem esplico, gratidão
Obrigado amigo!
Poderia dizer a diferença da Esclerose Múltipla da Síndrome de Guillain Barré ? Muito Obrigado, assisto todos seus vídeos!
A síndrome de Guilain barre é muito parecida com a EM, por atacar o sistema nervosa da mesma forma, porém a Guilain Barre é um ataque único e agudo, que some depois de algum tempo e raramente volta a aparecer. já a EM é uma doença crônica e progressiva que continua com a pessoa até a sua morte.
@@solemarlago78 Não tem a necessidade de se aprofundar tanto em uma explicação sucinta, haja visto que o meu comentário está tão incorreto como dito, porque não aproveita e explica com a sua visão sobre. Talvez quando começar a explicação e em meio a sua dissertação entenderá que resumir algo é muito mais eficiente do que tentar detalhar em um comentário em uma rede social, levando em consideração que eu sou um profissional da área, pode ter certeza que sei muito bem das diferenças entre elas, a questão abordada aqui é, realmente como explicar tudo em apenas um comentário? Impossível! Levando em consideração que a EM ataca o sistema nervoso bem como a Guilain Barre também o faz, e acredito que para um resumo já é algo de bom tamanho, e que irá direcionar a pessoa para o MINIMO de entendimento para que ele possa por si só buscar informações que acrescentem em seu conhecimento. Já tratei e continuo tratando vários pacientes tanto com Guilain Barre quanto EM em minha vida e posso garantir que para um simples resumo lógico, está de bom tamanho sim.
Como você diz que a evolução de EM não é assim, ela tem alguma cura aproposito? Presta bem atenção no que foi escrito, EU NAO DISSE QUE A PESSOA IRA MORRER POR CAUSA DA EM, EU DISSE QUE ELA IRA MORRER COM A EM, simplesmente pelo fato dela ainda não ter cura. Talvez o seu erro seja na interpretação do texto, e não que haja algo de errado com o texto em si.
Tema super interessante. Vocês são geniais. Vídeo show...👏👏
Obrigado otimo conteúdo
Meu pai tem esclerose multipla e ver ele perdendo a capacidade de correr praticar esportes q ele gostava me dói mt msm apenas qria q ele melhorasse nao aguento mais ver ele desse jeito
Tem tratamento com o protocolo Coimbra pesquise Dr Cícero Coimbra
vamos ja entrar em oração pelo seu pai, vi agora seu comentário
@@renatabiaggi2860 agradeço mt🙏🙏
Ja tentou jejum intermitente? Tem estudos sobre, mas nao sei dizer a respeito
Misericordia
Muito bom parabéns
Nossa q alegria, estou com suspeita de esclerose múltipla, estou perdendo os movimentos das pernas e pés, me anima saber q posso voltar a andar normal etc, tecnologia, medicina atual um beijo pra vcs😢😢😢
Karen faz uma dieta rigorosa isenta de gluten, eu desenvolvi ataxia e vários outros problemas sérios por causa do gluten, dieta e jejum é a cura das doenças isso ninguém fala.
Só pra vc ter uma ideia eu não conseguia nem sair da cama.
Convivendo com essa doença desde 2017
Já ouviu falar do protocolo Coimbra ele trata essa doença
Blz Lucas!
Será que vão conseguir salvar Claudia Rodrigues?
Minha filha tem 14 anos e tem
Procure algum estudo sobre o tratamento de melas e merff, síndromes degenerativa.
Sou paciente de EM.
A baixa das vitaminas B12 e D são causas ou consequências?
Tem algum vídeo que fala sobre fibromialgia?
Estamos escrevendo!
Muito Obrigado 🙏🙌😍❤️🇧🇷✌️
Tenho 6 sentido
Parabéns pelo vídeo.
Meu deus é um milagre
Atualmente existem vários medicamentos disponíveis no SUS além dos citados no vídeo. Todos os medicamentos liberados pela Anvisa para o tratamento da EM, estão disponíveis pelo SUS. Existem medicamentos via oral e injetáveis.
Nem todos, ocrevus, por exemplo, já foi aprovado pela anvisa, mas ainda não chegou no sus. Já existe movimentos para incluí lo já que é o único que, comprovadamente, funciona para a forma primariamente progressiva.
Nem todos os medicamentos fazem efeito...pra mim mesmo até hoje sem resultado, faço traramento com o biológico ja estou no 4 e sem resultado....
Voy tentar o tratamento com células-tronco pra artrite reumatoide, alguém aqui ja viu ou sabe sobre esse tratamento pra artrite?
Obrigada , importante informação.
Por conta do mecanismo inflamatório que os alérgenos geram no sistema imune .
Esse processo ...pode desencadear ataque a mielina ?