na realidade faz diferença sim a aplicação em gota deixa o trabalho mais limpo e acumula menos temperatura em cima do processador. 1 grau de diferença é dependendo da situação, em outros casos e a diferença pode ser maior. sem contar que não da pra confiar em alguns fabricantes de pasta termica pode ocorrer da aplicação "vazar" pelos lados do processador ou pinagem e acabar fechando um curto pela má aplicação. hj em dia eu acho dificil de encontrar pasta termica com condutividade assim, mas eu sempre apliquei em gota e sempre funcionou 100%.
@@Gb_Gabriel na verdade o Miguel errou ao colocar uma quantidade grande de pasta na cobertura maior do processador, tem q ser uma camada bem fina pra dar certo... quanto mais area do processador tiver contato com o dissipador, mais eficiente é o processo, e no formato bolha sobram os cantos sem transferir calor
O ideal seria um contato "perfeito" metal com metal. Mas os metais tem imperfeições e quando junta um com o outro, necessariamente ficam "bolhas de ar" entre as imperfeições do metal. A pasta térmica serve exatamente para preencher essas imperfeições, de forma que elas também passem a conduzir calor. Quando você lota de pasta térmica ocorre justamente o efeito contrário: você faz com que o metal deixe de tocar no metal (que é o melhor dos cenários) e a condução toda se dá pela pasta térmica (que é menos eficiente do que o contato direto). Nesses casos pessoal, "menos é mais".
Utilizando o método "Ervilha", colocando o suficiente para preencher uma boa parte do Processador, é uma boa opção para não haver desperdício comparando ao caso da aplicação completa no Processador?
Seu post é o que eu queria dizer mas tive preguiça de explicar rsrs... com um detalhe: menos que uma gota costuma ser ainda mais eficiente, e gosto de espalhar com um cotonete. Fica uma camada super fina.
Eu testei diversas pastas térmicas top, tipo Artic Silver 5 e Shin Etsu, a melhor é a Artic Silver 5, a Shin Etsu também já é muito superior as demais. Quanto a aplicação, a melhor, sem sombra de dúvidas, é a aplicação uniforme por todo o chip de silício, porém de uma camada ultra fina, aplica uma pequeníssima gota e espalha por todo o chip. Um segredo, para otimizar em até 4ºC a eficiência da pasta térmica, é, após aplicar a pasta térmica, como falei antes, e após já ter parafusado o cooler, remover o cooler novamente e em seguida reinstalá-lo normalmente, isso fará a pasta térmica se espalhar de modo perfeito por todo o chip e garantirá uma dissipação de calor perfeita. Testei aqui nos meus PC's e placas de vídeo e tem dado resultados magníficos, remoção de calor incomparavelmente superior, na casa de mais de 15ºC menos em comparação a pasta térmica aplicada de fábrica.
@@Matpson Deve se tomar o cuidado para se evitar tal fenômeno de bolhas de ar, observar se as temperaturas estão dentro do conforme em testes de stress é uma ótima maneira.
Amigo muito bom, estou de criando coragem de fazer limpeza e aplicação de pasta no meu notebook e tinha essa dúvida sobre a aplicação. Obrigado. Deus abençoe a ti e tua família. Abraço!
No processo em gota, tem-se que, a pasta térmica cumpre seu papel, que é transferir o aquecimento gerado pelo componente para o dissipador. Enquanto, quando se tem um certo excesso da pasta, aparentemente da uma "cozinhada" entre dissipador e a cpu, gerando mais calor.
a pasta térmica é um componente utilizado para fechar os espaços entre o processador e os heatpipes, fazendo com que a temperatura seja conduzida de maneira mais eficiente, aumentar a quantidade do componente pode levar a acumulo de temperatura ao invés da condução, ou seja, gota.
A impressão que deu é que quando o dissipador foi colocado, a pasta que estava igualmente espalhada teve parte empurrada para os cantos e deixando parte do processador sem cobertura da pasta. Chego nessa conclusão porque quando verificou a pasta após teste, havia marcas parecidas como rachaduras na pasta.
No segundo teste você colocou pasta térmica demais, fez com que diminuísse o contato entre os dois metais, o correto seria um pingo e espalhar com o dedo ou espátula. Adorei o vídeo
@@brenopedroso6161 na verdade o excesso de pasta térmica causa perda térmica pois a pasta termica e feita apenas pra preencher locais onde o metal n se encosta na superfície e não pra servir totalmente de ponte térmica!
@@brenopedroso6161 em termo dinâmica pra melhor o efeito de transferência seria até melhor que as duas faces metálica sofressem até um micropolimento assim nem ia precisar de pasta térmica !
@@MWinformática esse vídeo é muito bom para explicar qual é a melhor forma de aplicar. www.reddit.com/r/pcmasterrace/comments/h0t94y/best_thermal_paste_application_visually_explained/?
Excelente vídeo e esclarecedor! Agora estou na torcida de vc fazer comparações entre pasta de metal líquido e a melhor pasta tradicional para ver a diferença! Like!
Parabéns. Bem interessante o vídeo. Tirou uma dúvida que há muito tempo pairava sobre os técnicos de informática... Estéticamente falando eu achava grotesco aplicar pasta térmica por toda a face da superfície... agora que sei que a diferença é só econômica, vou continuar com a aplicação em gota, show kra.
Muito bom seu teste. Parabéns. O fato de mais pasta térmica tornar mais quente é porque a pasta térmica é isolante termico, que uma vez colocado em excesso, vai fazer a temperatura do processador ficar "preza" nele não passando totalmente para o dissipador.
Pra qm quiser ter certeza eu fiz o teste aqui em casa, a espalhada ( coloquei bem menos q ele) deu 83 graus em 30 min de teste , já a gota deu 80 em 30 min, eu usei um i5 9400f com o cooler box e a pasta térmica foi uma thermal silver , que e um pouco melhor q a pasta termica (elastomero) do cooler box intel, cerca de 1 a 2 graus.
O pingo no centro dá pressão ao assentar o cooler, o que é bom. Testa um reboco fino + a gotinha no centro e depois me fala. O problema da gota no meio sozinha é que as quinas e bordas ficam sem cobertura, até porque a gota espalha de forma redonda e a CPU é quadrada kkk
excelente vídeo, acredito que muitos deviam ter essa dúvida de como passa a pasta térmica, agora concretizo minha opinião que sempre coloquei bem pouca pasta principalmente nos cpu de desktop sendo que a área que mais aquece é o centro aonde fica o chip,,, curo muito seus vídeo!!! like na certa!!!!!!!!!
Mandam você passar uma fina camada, quase transparente, aí você compra um processador novo e vem dois dedos de grossura de pasta no cooler direto da fabricante hahahahaha
Tudo se resume a uma propriedade da Física e da Química que se chama "superfície de contato". Quando pressionada, a "gota" (que é mais expessa) se expande até o limite de espaçamento que a pressão aplicada entre os dois objetos (cooler e processador) permitir. Com isso, enquanto o núcleo está totalmente tomado pela pasta, as bordas estarão sem contato com o cooler devido a esse mesmo espaçamento criado pela pasta térmica que está concentrada. Já quando a pasta é espalhada totalmente sobre a superfície do processador (em uma camada mais fina), a pressão no travamento do cooler trabalha apenas para tornar igualmente preenchidos o espaços, corrigindo as pequenas diferenças de nivelamento da pasta por todo o processador, aumentando assim, a superfície de contato em que a troca térmica ocorre. Não podemos esquecer que, apesar de o núcleo ter uma grande importância, todo o processador deve ser "resfriado". A intenção do vídeo é legal, mas o resultado empírico pode estar sendo alterado por diversos fatores. Para que um estudo possa comprovar na prática a diferença entre a eficiência dos 2 métodos, seriam necessários muitos mais testes, com muitos mais processadores, em muitas condições de temperatura (do ambiente e do equipamento) simulando condições normais e extremas, com diversas marcas e qualidades de pastas, de composição química variada, em muitos e variados equipamentos de hardware, com diversos níveis de performance.
Com certeza, um teste realizado com uma pasta térmica em um setup não quer dizer nada. O certo seria no mínimo 3 para ter confiabilidade estatística, e digo mais, mesmo com 3 o desvio padrão é alto, a boa seria ser 10 pra ter uma conclusão coerente
se o resultado foi alterado devido a inúmeras possibilidades isso n importa pôs o intuito era só mostrar qual das duas maneiras era melhor de se fazer... e o resultado que a colocação em "gota" se sobressai ao ''preenchimento'' de todo o processador...claro q ele exagerou no preenchimento, poderia ter colocado uma camada mais fina porem ainda n invalida o vídeo.... nos mostrou que o menos é mais
@@rubenight5109 O que o pessoal não entende, é que vai um adolescente qualquer montar o computador, sem muito entendimento das coisas. Então você fala para o jovem aplicar e preencher toda a superfície do processador, porém ele, sem jeito, pode aplicar mais ou menos do que deveria, influenciando o resultado. Melhor então deixar a física trabalhar, e dizer mais ou menos o quanto o jovem precisa aplicar no centro do processador. Desse jeito, a pressão vai espalhar de forma uniforme, sem transbordar, trazendo uma eficiência que seja suficiente. Pessoas mais experientes ou qualificadas podem espalhar a pasta com "perfeição".
Se é um mestre cara tudo de bom acho vou morrer te de vendo tamo junto ...assisto todos vídeos nunca fiz aula da informática to aprendendo com os vídeos .
O Legal dos vídeos do MW informática (Miguel), é que ele mostra todos os detalhes ocultos dos hardwares e faz muuuitas comparações lógicas e importantes que sevirão de grande ajuda !! Obrigado cara, vc é demais !!!
Pasta térmica não pode ser aplicada em excesso, pois isso vai diminuir o contato direto entre o processador e o dissipador, causando efeito contrário. o motivo pelo qual a gota saiu melhor nos testes dele se remete a isso. Eu uso aplicação uniforme na superfície, mas pra quem não tem muita habilidade pra executar essa técnica, a da gota é melhor.
Vlw MW, continue fazendo esses testes que ninguém faz, algumas sugestões de teste: jogar jogos na tv ao invés do monitor estressa mais o computador, USB frontal ou traseiro qual é mais rápido, fonte com maior folga esquenta menos do que fonte que trabalha no limite.
Agradeço ter compartilhado as diferenças pois sou técnico em celulares e mesmo o cpu tendo a cápsula diferente o excesso de pasta pode trazer danos, a Motorola Lenovo comete esse erro.
Coe Miguel, tenho um desafio/teste para voce. É o seguinte, a um tempo comprei umas placas peltier para tentar usar para refrigerar meu cpu. Resumindo para quem não sabe, essa pastilha peltier esquenta um lado e do outro gela, chegando a condensar agua do ar e congelando, isso se a parte quente for bem resfriado. So que esse meu projeto nunca saiu do papel. Faz uns testes com pastilha peltier para ver como vai comportar, eu pensei em ligar de duas formas, ou coloca ela direto numa fonte externa ou ligado no lugar do cpufan, mas creio que a amperagem do conector cpufan não seria suficiente para ela trabalhar. Bom, fica o desafio/teste para voce, espero que ache interessante. Vlww
A ideia da placa Peltier é boa, mas teria que ser um refrigeramento constante e que não cause condensação na placa. É um bom desafio, mas pode custar caro kkkkk
Lucas Vancito, o Canal ideal pra teste desse seu projeto é o canal: "Letra J" os caras lá são fera em testes de todos os tipos, informática, elétrica, eletrônica, construção etc... Tudo que vc possa imaginar. Dá um bisu lá e escreve bastante nos comentários, pq lá ao contrário daqui do MW, lá os cara respondem os comentários. Boa sorte no seu projeto.
Vídeo excelente ! Teste altamente necessário para confirmar que muita pasta térmica, começa a mudar sua função de condutora para isolante. Valeu mesmo. Obrigado !
Miguel, pra console eu recomendo a espalhar por cima do processador todo. Manteiga no pão mesmo. Testei todas as maneiras no PS4 PRO, e a maneira que diminuiu mais a rotação do fan e consequentemente o ruído foi espalhando sobre o processador todo..
Acho que em temperatura ambiente. Sim, pasta tem tem validade, as de maior qualidade tem validade 8/9 anos, essas mais baratinhas valem 1 ano ou nem isso, no máximo do máximo 2 anos
@@LanVictor se você se refere a validade da pasta térmica é o tempo que eu falei, se você diz o tempo em que ela resseca no processador aí é coisa de 6 meses.
Termodinamicamente falando: Aplicando em tudo voce tem uma camada mais fina, logo a condução é melhor e voce garante que toda a superfície parará calor pro dissipador, literalmente a quantidade de pasta térmica nescesaria é do tamanho de um caroço de limao, aplica com o dedo de moto a deixar o mais fina e homogênea possível. Quanto menos pasta térmica aplicada maior a eficiência da troca de calor.
Sim, mas para isso vc precisa espalhar uniformemente a camada, o que não foi o caso dele, a camada que vem nós dissipadores dos processadores é o ideal, eu não sei a procedência da pasta que eles usam, mas a quantidade é perfeita.
@@gabrielmartins4965 Eu costumo passar com o dedo, fica uma camada ridiculamente fina no CPU e no Cooler (meu caso watercooler) meu FX8320e OC 4.3Ghz quando passo muito fica em 48°C quando passo pouco 44°c temperatura do quarto com ar 23°C. o segrego é passa o minimo possivel rsrs e a pasta ser de boa qualidad... eu uso a GD900 barata e bate de frente com muita marca grande.
@@boipc concordo, tenho conhecimento para debater sobre o assunto, o Miguel colocou uma grande quantidade de pasta térmica, consequente aumento a espessura de contato com aqueles ferrinhos de cobre (n sei o nome técnico) assim o calor não é facilmente dissipado
Isso não é uma verdade absoluta, se a camada for muito fina, mesmo cobrindo totalmente o componente, pode haver uma pobre transferência do calor dependendo do dissipador, tive notebooks que não se deram bem com isso.
Faz um tempinho que já sabia do método "gota" ser melhor que o "besuntar", desde que o Getech começou a postar vídeos. Mas MW é o cara mostrou de maneira mais simples com um equipamento casual, ótimo trabalho.
Bem, na verdade a pasta térmica tem por finalidade principal não deixar espaços entre o "corpo" do processador e o dissipador. Fato é que as primeiras de fato tinham pouca condutividade. Temos hoje uma série de pastas, muitas até perigosas de trabalhar como as de prata que, aí sim você vê diferença gritante quando usadas. No caso dessa aí nunca vi mudar ... tenho N pastas e venho percebendo que acabam atrapalhando a troca de calor e por consequência o processador esquenta. Alguns coolers são muito ruins, tem volume, peso, porte e etc ... mas não funcionam. Já fiz testes aqui e estes "grandões" só serviam no turbo ... em um modelo antigo shark. A pasta térmica deve ser coloca bem fina e APENAS na superfície que terá contato com o dissipador, fora disso ela atrapalha e se torna um isolante conduzindo o calor para o contato com o dissipador. Bem, a termografia diz isso já que não se leva em conta o fator calor resultante dos componentes próximos. Outra coisa bem interessante no vídeo é a memória markvision .... hehehehehehe, posso estar errado, mas as máquinas que já montei com essa beleza acabam esquentando um pouco mais. Já vi testes de dissipadores passivos ... aqueles sem cooler, e vi bons resultados dentro de gabinetes bem ventilados mostrando que a troca de calor precisa ser mais eficiente. É o caso de antigos dissipadores que de tão finos apitavam com a passagem do ar ... mas duravam pouco tempo e precisavam de manutenção constante. Aí são várias avaliações a fazer ... como tipo de pasta, como foi aplicada, bios, memória usada e por aí vai. Pois em teste de estresse temos o conjunto trabalhando, e temperatura em "desequilíbrio" sempre aponta para alguém trabalhando mais do que devia ... seja drive errado, faltando, bios e etc. É isso, o testo a meu ver precisa englobar vários detalhes que não foram citados ... Sou Tiago Santos e estou nessa vida de hardware e casemod, pelo menos 19 anos. Sucesso para todos nós, qualquer coisa só chamar!
O único problema aqui é que o teste foi realizado fora do gabinete. Então temos apenas uma referência. Mas é o melhor vídeo de todos já registrados sobre o assunto, por isso envio minhas congratulações.
Miguel, tenho dúvidas de qual produto passar para limpar o exterior de um notebook, até mesmo para tirar as manchas... poderia fazer um vídeo sobre ?? Abraço!!
coloca gota e o pior jeito que tem pra aircoolers com headpipes direto no cpu ja fiz varios teste ,tem que espalhar por todo cpu e no meio deixar uma camada mais grossa ,gastei quase 1 tubo de pasta testando aasd e o melhor jeito para aircoolers com headpipes foi camada fina nas laterais toda do cpu e no meio uma camada um pouco mais grossa...e foi show
Tem uma coisa que faltou testar a meu ver, porque sempre no SEGUNDO TESTE a temperatura teve um acréscimo de aproximadamente 1 ºC... Eis a questão: foi mesmo por causa do método utilizado, ou foi porque todo os componentes já estavam pré-aquecidos??!
@@rezen7145 Do mesmo modo que a temperatura ambiente influencia para aumentar a temperatura dos componentes, se tiver uma fonte de calor próxima, de um outro componente pré-aquecido, também influenciaria numa escala tão pequena de 1 ºC. É essa a questão...
Agora entendi motivo da real quantidade pasta térmica ,uma vez segui tutorial como colocar pasta termica no cpu do meus pais e cobri inteiro. Ainda não testei,por motivo tem que trocar fonte, não tá ligando. Fora isso, entendi como funciona pasta térmica,valeu ☺️👍
Cara, veja os métodos de aplicação das fabricantes. Também tem o braking period, que é o tempo de acomodação da pasta na superfície, isso varia com de acordo com as marcas e com as superfícies.
Miguel uma duvida: eu tenho um processador xeon comprei a 4meses atras só que eu só testei uma vez no pc do meu amigo e hoje eu comprei placa mae placa de video e memoria ram hj sera que o xeon ainda funciona ?
Eu aplicava em gota até que uma vez resolvi aplicar com meu dedo espalhando em 2 camadas finas em (1 horizontal e 1 vertical) no meu I7 4770 e o resultado me surpreendeu. Hoje em dia só aplico assim e limpo meu dedo com papel toalha depois e lavo, a sensibilidade na hora de aplicar é boa, eficiente e sem desperdício.
Excelente vídeo. Diferença quase nula no geral, mas para notebook e gpu eu confio mais em aplicar em todo o die. Diferente do processador com IHS, o die tem transistor em toda a área, não dá pra arriscar deixar as bordas descobertas em um die ativo.
Meu método de aplicação é o de gota, coloco uma gota pequena no meio do CPU e espalho com o dedo, deixando uma camada fina uniforme. Economiza pasta e faz a transferência de calor sem problemas.
O mais recomendado seria a pasta térmica cobrir toda a superfície do processador em uma camada fina até perto das bordas do IHS. Aplicando-se a famosa gota no centro, mesmo aplicando o dissipador, não vai cobrir toda área da CPU. Ou seja, o dissipador precisa ter contato em toda área para melhor eficiência na dissipação do calor. 5:41 A forma de aplicação está errônea, pois pasta térmica em excesso ao invés de ajudar na dissipação acaba retendo a temperatura e deixando a CPU mais quente. Supondo que temos duas paredes: uma de gesso e uma de concreto. Pegamos um martelo e batemos em ambas, então qual vai quebrar com mais facilidade na primeira pancada? Pelo fato fato da parede de concreto ter uma resistência maior, será mais difícil quebrá-la do que a de gesso, que tem uma menor resistência. A mesma metodologia, quanto mais pasta, mais resistência entre CPU e base do dissipador, sendo assim dificultando a troca. Aplica-se uma pequena quantidade de pasta e espelha a mesma com uma espatula, nada de dedos, deixando uma camada fina. A função da pasta é preencher pequenas lacunas, já que o contato do processador e base do dissipador não é perfeita, isto é, ficam micro fissuras de ar e é aí que a pasta térmica entra em ação, para preencher essas lacunas. Sempre apliquei assim e nunca tive problemas. Já fiz testes aqui em casa com um Dual Core E5400, aplicando gota, camada fina e igual ao vídeo nos 5:41. Em forma de gota a temperatura normal oscilava entre 37-39 graus, em excesso já pegava direto nos 42-45 garus, e com camada fina ficava entre 35-37 graus. Desde então só aplico desta forma, uma pequena quantidade no centro e com uma espatula plástica espalho deixando uma camada bem fina de pasta. Mas... cada um aplica da forma e o que quer aplicar.
Só observo. Gota melhor que espalhar em todo o processador? kkkkkkk. O cara coloca uma camada da grossura de um travesseiro... Quer o quê? A pasta térmica é para preencher as falhas no contato e não suspender o dissipador.
*MW Informatica tou esperando o video do windows 10 lite em kkkkkk to com o 7 so esperando seu video pra mim fazer passo a passo para coloca o windows 10*
se você tem um SSD não tem motivo algum pra ficar no Windows®7, o Windows®10 já tem 5 anos de mercado, passou por centenas de atualizações nesse período e chegou num patamar muito confortável de uso, muitos usuários do Windows®7 temem perder a liberdade de personalização de seu sistema devido aos programas nativos inúteis que acompanham uma formatação limpa do Windows®10, porém isso já foi corrigido desde 2017 onde é possível desinstalar aplicativos nativos e caso precise recuperar algum, é facilmente encontrado na Microsoft Store. a otimização do Windows®10 garante uma experiência muito mais fluída e satisfatória, um dos principais motivos da reprovação dele por parte dos usuários do Windows®7 é o consumo de memória RAM, mas isso não passa de ignorância, consumir menos memória não é um indício de agilidade, muito pelo contrário, significa que seu sistema está ignorando o recurso disponível ao invés de tirar proveito dele, basicamente o Windows®10 otimiza a inicialização pra usufruir melhor dos recursos disponíveis, usufruindo dos mesmos para entregar mais desempenho, aqueles 2.2GB/4.0GB ~ 2.4GB/8.0GB de utilização não são alocados permanentemente ao ligar o Windows®10, assim que o sistema identificar uma atividade do usuário que necessite de mais recurso ele automaticamente descarta dados em cache anteriormente alocados para liberar mais memória física. num teste simples de stress na memória RAM é possível reduzir o consumo do sistema de 2,4G para 0,6G quase que de imediato, tudo feito de forma automática sem nenhuma intervenção manual.
o mínimo recomendado para usar o Windows®10 é um processador Dual-Core 1GHz 64-Bit com 3GB+ de RAM. eu instalei o Windows®10 64 Bits num All In One AOC de 2012 com Processador AMD E1-1200 @1.40GHz e 4GB de Memória com Vídeo Integrado ATI Radeon HD7310 que não tem nenhum driver compatível no site da AMD, porém o sistema acessa o data center e baixa automaticamente um driver compatível pelo Windows Update.
Como o amigo disse, se você tiver um SSD não tem motivo algum para ficar no windows 7. E uma recomendação, não atualize para o windows 10 se você tiver só HD, o windows 10 possui muito mais serviços em execução em segundo plano e isso faz com que muitos PCs, principalmente os com hardware mais fraco, sofram para rodar o sistema, gerando lentidão na hora de abrir simples aplicativos nativos ou até mesmo os menus. Windows 10 com SSD é outra coisa quando comparado ao mesmo utilizando HD.
@@matheus.moreira.mendes acho que a contra indicação no uso de HD no Windows®10 é válida apenas para configurações mais antigas, de recursos limitados ou combinado com um HD muito desgastado, até porque grande massa dos notebooks de baixo custo, mesmo sendo os mais modernos com CPU's Intel de 10a Geração ou Ryzen™ 4000, vem equipados com HD convencional e mesmo assim são muito velozes, efetuando um fast boot do Windows em menos de 30 segundos. minha tia comprou um Lenovo Ideapad 330S com i5-8250U (4C/8T) e mesmo sendo HD 2,5" 5400rpm ainda ficou bem rápido. recomenda-se usar um HD 7200rpm com cache igual ou superior a 16MB e uma taxa de transferência sequencial igual ou superior a 100MB/s.
@@maxsilva6585 Sim, alguns computadores mais recente conseguem executar o windows 10 corretamente e de forma até satisfatória, porem isso é apenas no inicio. Como disse, o windows 10 possui diversos serviços que executam em segundo plano, e como consequência, assim que o usuário começa a realmente utilizar o notebook ou desktop, colocando vários arquivos e programas, o real problema vem a tona, onde um simples menu iniciar demora uns 2 a 3 segundos para abrir, onde abrir uma foto pelo aplicativo "fotos" do windows 10 se torna uma vida, onde uma inicialização passa facilmente dos 30 segundos. E em alguns casos, gerasse o famoso problema de 100% de uso do disco, pois ficam tantos processos em execução que o computador se torna lento. Obviamente umas configurações como desligar os software que estejam ligando junto com a maquina e os serviços, com certeza ajuda a manter a velocidade mesmo com um hd, mas o windows 10 se mostra muito mais voltado a uso em ssd do que HDs, falo isso pois tenho 4 computadores em casa todos com windows 10, e todos sem exceção, quando tinham apenas o hd (o que é o caso de 1 ainda) apresentavam lentidão em excesso quando realmente começava a ter vários arquivos e programas instalados. Windows 10 infelizmente ou felizmente já está num nível que demonstra o quanto os hds convencionais estão obsoletos.
Me ajuda ai miguel mandei no instagram para vc ! eu queria saber a melhor opçao de ligar os led do meu coller ! eu comprei uma placa mae asrock a320 , só que ela nao tem entrada rgb para ligar os led qual melhro opçao ?
Resumindo o vídeo... n faz praticamente diferença nenhuma (só 1° C).
Oq faz o metodo de gota ser melhor pq n desperdiça pasta termica!
De nada.
na realidade faz diferença sim
a aplicação em gota deixa o trabalho mais limpo e acumula menos temperatura em cima do processador.
1 grau de diferença é dependendo da situação, em outros casos e a diferença pode ser maior.
sem contar que não da pra confiar em alguns fabricantes de pasta termica
pode ocorrer da aplicação "vazar" pelos lados do processador ou pinagem e acabar fechando um curto pela má aplicação.
hj em dia eu acho dificil de encontrar pasta termica com condutividade assim, mas eu sempre apliquei em gota e sempre funcionou 100%.
obrigado por resumir kkk, n tenho paciência pra ver um video de 12 minutos
@@Gb_Gabriel na verdade o Miguel errou ao colocar uma quantidade grande de pasta na cobertura maior do processador, tem q ser uma camada bem fina pra dar certo... quanto mais area do processador tiver contato com o dissipador, mais eficiente é o processo, e no formato bolha sobram os cantos sem transferir calor
@@Gb_Gabriel quanto a limpeza sim ok, quanto a curto NÃO, essas pastas térmicas com prata não são condutivas.
@@Gb_Gabriel o teste não era sobre limpeza era sobre temperatura
Muito útil esse vídeo, gostei mesmo, e para comemorar os 10 anos do meu phenom II x6 1055t vou trocar a pasta térmica a qual nunca foi trocada.
espero que consiga, que não esteja tudo colado por la... uma dica, se ele esta de boa, evite mexer...
Carai vey 10 anos kkkkk e eu achando os meus 4 anos muito tempo kkkkkkk
Tenho um exatamente a esse também, numa Placa Asus M4A89GTD PRO/USB3
A pasta já virou um concreto
Precisa nem passar flanela pra tirar, só assoprar o pó de pasta que limpa
Graças a esses canal top aprendi a monta um PC do zero , e faze manutenção! Valeu amigo VC é demais!!!
Eu tbm kkk
3
4
Negócio é colocar um protetor solar 60fps e ver a mágica acontecer
Eu coloco duas gotinha de óleo singer, funciona que é uma beleza
melhor colocar olho de soja . kkk
Coloca 3 fita de led que fica - 5grau kelvin dboas
Já ouviram falar de kY? Lubrifica legal a temperaturas baixas o processador .
@@CrisBoy410 oporra kkkkk que é fuder com o processador
O ideal seria um contato "perfeito" metal com metal.
Mas os metais tem imperfeições e quando junta um com o outro, necessariamente ficam "bolhas de ar" entre as imperfeições do metal.
A pasta térmica serve exatamente para preencher essas imperfeições, de forma que elas também passem a conduzir calor.
Quando você lota de pasta térmica ocorre justamente o efeito contrário: você faz com que o metal deixe de tocar no metal (que é o melhor dos cenários) e a condução toda se dá pela pasta térmica (que é menos eficiente do que o contato direto).
Nesses casos pessoal, "menos é mais".
Utilizando o método "Ervilha", colocando o suficiente para preencher uma boa parte do Processador, é uma boa opção para não haver desperdício comparando ao caso da aplicação completa no Processador?
@@JunkoMuge Lê de novo o comentário acima com calma. Ou você não leu tudo ou não prestou atenção.
@@JunkoMuge MENOS é MAIS amigo....
@@JunkoMuge o cara nem leu
Seu post é o que eu queria dizer mas tive preguiça de explicar rsrs... com um detalhe: menos que uma gota costuma ser ainda mais eficiente, e gosto de espalhar com um cotonete. Fica uma camada super fina.
Eu testei diversas pastas térmicas top, tipo Artic Silver 5 e Shin Etsu, a melhor é a Artic Silver 5, a Shin Etsu também já é muito superior as demais. Quanto a aplicação, a melhor, sem sombra de dúvidas, é a aplicação uniforme por todo o chip de silício, porém de uma camada ultra fina, aplica uma pequeníssima gota e espalha por todo o chip. Um segredo, para otimizar em até 4ºC a eficiência da pasta térmica, é, após aplicar a pasta térmica, como falei antes, e após já ter parafusado o cooler, remover o cooler novamente e em seguida reinstalá-lo normalmente, isso fará a pasta térmica se espalhar de modo perfeito por todo o chip e garantirá uma dissipação de calor perfeita. Testei aqui nos meus PC's e placas de vídeo e tem dado resultados magníficos, remoção de calor incomparavelmente superior, na casa de mais de 15ºC menos em comparação a pasta térmica aplicada de fábrica.
Ainda tá aí?
Tive a ideia de fazer isso e vim procurar alguém falando sobre
Isso pode causar bolhas de ar, pois a partir do momento que é retirado o cobre e o contato a pasta já não é a mesma para o contato.
@@Matpson Deve se tomar o cuidado para se evitar tal fenômeno de bolhas de ar, observar se as temperaturas estão dentro do conforme em testes de stress é uma ótima maneira.
Bagulho é passar manteiga no FX e fazer uma omelete 👌
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk não tankei essa
Melhor faz uma churrasqueira com o fx
Usei um fx no meu case mergulhado em oleo, virou uma fritadeira de pastel
@@alexandre.marinho Stonks!
Meme chato pa caraio, tive um com liquid cooling e ficava a 50c° em full load pora
Amigo muito bom, estou de criando coragem de fazer limpeza e aplicação de pasta no meu notebook e tinha essa dúvida sobre a aplicação. Obrigado. Deus abençoe a ti e tua família. Abraço!
Gostei mto bom👏🏻👏🏻
Faz o teste de várias marcas de pasta térmica, os resultados serão bem diferentes...
Parabéns! Vídeo muito útil para quem faz a manutenção do próprio PC. Mais um inscrito.
No processo em gota, tem-se que, a pasta térmica cumpre seu papel, que é transferir o aquecimento gerado pelo componente para o dissipador. Enquanto, quando se tem um certo excesso da pasta, aparentemente da uma "cozinhada" entre dissipador e a cpu, gerando mais calor.
Minha maratona diária de vídeos! Parabéns pelo trabalho excelente!
Era uma camada fina Miguel ;-; vc meteu o reboco kkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkk exato!
Como eu aplico de uma forma que fique fina ?
@@yakzrs8287 cartão
@@yakzrs8287 coloca uma gota e vai espalhando
kkkkkk
Vc é um cara da hora!!! Gosto dos seus vídeos e me ajudam muito!!! Como diria o vulcano: “Vida longa e próspera!”
a pasta térmica é um componente utilizado para fechar os espaços entre o processador e os heatpipes, fazendo com que a temperatura seja conduzida de maneira mais eficiente, aumentar a quantidade do componente pode levar a acumulo de temperatura ao invés da condução, ou seja, gota.
Sempre Miguel...tuas dicas são importantíssimas! Valeu por mais essa!...
A impressão que deu é que quando o dissipador foi colocado, a pasta que estava igualmente espalhada teve parte empurrada para os cantos e deixando parte do processador sem cobertura da pasta. Chego nessa conclusão porque quando verificou a pasta após teste, havia marcas parecidas como rachaduras na pasta.
Cara seu canal é muito bom. Não sei como demorei tanto para encontrar. Parabéns e obrigado.
No segundo teste você colocou pasta térmica demais, fez com que diminuísse o contato entre os dois metais, o correto seria um pingo e espalhar com o dedo ou espátula.
Adorei o vídeo
Ia mudar nada do mesmo jeito, só ia economizar pasta.
Maluco vc leu meu pensamento
e o que muda espalhar com o dedo ou deixar o dissipador fazer isso?
@@brenopedroso6161 na verdade o excesso de pasta térmica causa perda térmica pois a pasta termica e feita apenas pra preencher locais onde o metal n se encosta na superfície e não pra servir totalmente de ponte térmica!
@@brenopedroso6161 em termo dinâmica pra melhor o efeito de transferência seria até melhor que as duas faces metálica sofressem até um micropolimento assim nem ia precisar de pasta térmica !
Excelente Análise!!
Aproveitando estou rachando por causa do momento em que a mosca passou!
Essa intro é simplesmente INCRÍVEL miguel, a hora q vc muda de uma placa de vídeo antiga pra uma nova é sensacional kkkkkkk parabéns 😎🤙🏽💕
Vídeo bom, sem enrolação. Sempre tive essa curiosidade da aplicação da pasta e vc foi o cara que solucionou. Parabéns, ganhou um inscrito!
12:57 é tão rápido e tanto número que confundiu... 63 (estampado) com 66 (falado)
mas de fato só falou mesmo, digitou o certo hehe a conta bate e fica 62,3ºC na média
O melhor método é espalhar uma camada bem fina mas sem deixar chegar até as bordas do IHS, e colocar uma pequena gotinha no meio dessa lâmina......
Cara seus conteúdos são top, eu sempre via seus vídeos mais nunca fui inscrito, hoje vc conseguiu isso! Parabéns pelo trabalho.
"Previsão de tempo aqui na cidade tá 34°C", ou seja previsão do presente.. Kkk
Hahaha, realmente
E ainda tava marcando 1:20 no relógio.
@@MWinformática esse vídeo é muito bom para explicar qual é a melhor forma de aplicar.
www.reddit.com/r/pcmasterrace/comments/h0t94y/best_thermal_paste_application_visually_explained/?
coloca margarina misturada com pasta de dente nunca mais vai esquentar
34° é frio aqui em Cuiabá! kkkkkkk
Bom vídeo, claro, mostrando o procedimento passo a passo, demorou um pouco mas realmente útil.
Excelente vídeo e esclarecedor! Agora estou na torcida de vc fazer comparações entre pasta de metal líquido e a melhor pasta tradicional para ver a diferença! Like!
Parabéns. Bem interessante o vídeo. Tirou uma dúvida que há muito tempo pairava sobre os técnicos de informática... Estéticamente falando eu achava grotesco aplicar pasta térmica por toda a face da superfície... agora que sei que a diferença é só econômica, vou continuar com a aplicação em gota, show kra.
Muito bom seu teste. Parabéns. O fato de mais pasta térmica tornar mais quente é porque a pasta térmica é isolante termico, que uma vez colocado em excesso, vai fazer a temperatura do processador ficar "preza" nele não passando totalmente para o dissipador.
Boa explicação com uma linguagem simples. Agradecido
Luís Simões - Mafra, Portugal
baguio e rebocar o processador kkkkkkk
Kkkkkkkk pior que tem gente que enche o processador, enche mesmooo
@@F4starg3r o meu amigo botou a pasta térmica toda
@@gordola2009 acontece... Kkkkkkk
@@priviethomunculus4062 e o outro comprou um gabinete de mil reais pensando que era um computador completo
Uma vez fui tirar um processador e ele tinha tanta parte que o dissipador grudou nele kkkkk
Excelente video. Pra mim o melhor vídeo do canal até o momento show parabéns !
Pra qm quiser ter certeza eu fiz o teste aqui em casa, a espalhada ( coloquei bem menos q ele) deu 83 graus em 30 min de teste , já a gota deu 80 em 30 min, eu usei um i5 9400f com o cooler box e a pasta térmica foi uma thermal silver , que e um pouco melhor q a pasta termica (elastomero) do cooler box intel, cerca de 1 a 2 graus.
O pingo no centro dá pressão ao assentar o cooler, o que é bom. Testa um reboco fino + a gotinha no centro e depois me fala. O problema da gota no meio sozinha é que as quinas e bordas ficam sem cobertura, até porque a gota espalha de forma redonda e a CPU é quadrada kkk
A pazinha da pasta termica vem com processador ou no pc qd compra?
@@macaco4395 sobre a pazinha eu n sei, mas pelo q eu me lembro, usei um cartao para espalhar
excelente vídeo, acredito que muitos deviam ter essa dúvida de como passa a pasta térmica, agora concretizo minha opinião que sempre coloquei bem pouca pasta principalmente nos cpu de desktop sendo que a área que mais aquece é o centro aonde fica o chip,,, curo muito seus vídeo!!! like na certa!!!!!!!!!
Mandam você passar uma fina camada, quase transparente, aí você compra um processador novo e vem dois dedos de grossura de pasta no cooler direto da fabricante hahahahaha
Aquilo não é pasta, é uma cola, meio que um plástico
@@akaAsking12 tá incomodado paga uma faculdade pro cara jão
@@LuisinacioOficial ksksksksksks
Parabéns pelo conteúdo e parabéns aos editores, são hilários na medida certa
bom sempre vi seus videos confesso que no começo n era mt seu fan mas dps começei curti mt seu jeito de explica etc parabens pelo trabalho
Tudo se resume a uma propriedade da Física e da Química que se chama "superfície de contato". Quando pressionada, a "gota" (que é mais expessa) se expande até o limite de espaçamento que a pressão aplicada entre os dois objetos (cooler e processador) permitir. Com isso, enquanto o núcleo está totalmente tomado pela pasta, as bordas estarão sem contato com o cooler devido a esse mesmo espaçamento criado pela pasta térmica que está concentrada. Já quando a pasta é espalhada totalmente sobre a superfície do processador (em uma camada mais fina), a pressão no travamento do cooler trabalha apenas para tornar igualmente preenchidos o espaços, corrigindo as pequenas diferenças de nivelamento da pasta por todo o processador, aumentando assim, a superfície de contato em que a troca térmica ocorre. Não podemos esquecer que, apesar de o núcleo ter uma grande importância, todo o processador deve ser "resfriado".
A intenção do vídeo é legal, mas o resultado empírico pode estar sendo alterado por diversos fatores. Para que um estudo possa comprovar na prática a diferença entre a eficiência dos 2 métodos, seriam necessários muitos mais testes, com muitos mais processadores, em muitas condições de temperatura (do ambiente e do equipamento) simulando condições normais e extremas, com diversas marcas e qualidades de pastas, de composição química variada, em muitos e variados equipamentos de hardware, com diversos níveis de performance.
Muito bem analisado.
Com certeza, um teste realizado com uma pasta térmica em um setup não quer dizer nada. O certo seria no mínimo 3 para ter confiabilidade estatística, e digo mais, mesmo com 3 o desvio padrão é alto, a boa seria ser 10 pra ter uma conclusão coerente
se o resultado foi alterado devido a inúmeras possibilidades isso n importa pôs o intuito era só mostrar qual das duas maneiras era melhor de se fazer... e o resultado que a colocação em "gota" se sobressai ao ''preenchimento'' de todo o processador...claro q ele exagerou no preenchimento, poderia ter colocado uma camada mais fina porem ainda n invalida o vídeo.... nos mostrou que o menos é mais
@@rubenight5109
O que o pessoal não entende, é que vai um adolescente qualquer montar o computador, sem muito entendimento das coisas.
Então você fala para o jovem aplicar e preencher toda a superfície do processador,
porém ele, sem jeito, pode aplicar mais ou menos do que deveria, influenciando o resultado.
Melhor então deixar a física trabalhar, e dizer mais ou menos o quanto o jovem precisa aplicar no centro do processador.
Desse jeito, a pressão vai espalhar de forma uniforme, sem transbordar, trazendo uma eficiência que seja suficiente.
Pessoas mais experientes ou qualificadas podem espalhar a pasta com "perfeição".
Adorei a explicação e vc fez algo que eu achei que fosse complexo, se tornar muito fácil. Muito obrigado.
show!! economizou muita pasta termica de quem tah assistindo!!
Mano!! Eu amo o seu canal. Seus conteúdos são ricos. Agradeço a Deus por você existir
6:03 KKKKKKKKKKK god edition
E...O MIGUEL E MUITO BOM NO QUE FAZ, ENSINA MUITO BEM PRA NOS.
APRENDI MUITAS COISAS COM ELE.
MUITO BOM.
12:27 Foi engraçado na hora que a mosca passou igual um foguete kkk
Se é um mestre cara tudo de bom acho vou morrer te de vendo tamo junto ...assisto todos vídeos nunca fiz aula da informática to aprendendo com os vídeos .
12:26 kkkkkkkkkk participação especial...foguete NASA kkkkkkkkkk
Top Miguel o melhor então em resumo é a gotinha mais eficiente e sem desperdício. 👍👍👍👏😁😁
O Legal dos vídeos do MW informática (Miguel), é que ele mostra todos os detalhes ocultos dos hardwares e faz muuuitas comparações lógicas e importantes que sevirão de grande ajuda !! Obrigado cara, vc é demais !!!
O Miguel ontem fiz as trocas das pasta (Processador e GPU), o computador gelou !!! Obrigado por ter ensinado ai hein !!!
Pasta térmica não pode ser aplicada em excesso, pois isso vai diminuir o contato direto entre o processador e o dissipador, causando efeito contrário.
o motivo pelo qual a gota saiu melhor nos testes dele se remete a isso.
Eu uso aplicação uniforme na superfície, mas pra quem não tem muita habilidade pra executar essa técnica, a da gota é melhor.
interessante... temos 2 especialistas falando resultados diferentes.. e agora oq eu vou fazer?...
Aquilo que eu achava agora tenho certeza, belissimo trabalho !
Vlw MW, continue fazendo esses testes que ninguém faz, algumas sugestões de teste: jogar jogos na tv ao invés do monitor estressa mais o computador, USB frontal ou traseiro qual é mais rápido, fonte com maior folga esquenta menos do que fonte que trabalha no limite.
Boa ! Detalhes, mas que fazem a diferença. Parabéns pela paciência.
A gente sabe que o cara é bom quando vê que tá trabalhando de madrugada kkkk
Eu tbm fazia o reboco depois que vi esse vídeo agora mudei de ideia. Parabéns
6:01 Miguel, o Pensador.
Agradeço ter compartilhado as diferenças pois sou técnico em celulares e mesmo o cpu tendo a cápsula diferente o excesso de pasta pode trazer danos, a Motorola Lenovo comete esse erro.
Pra quem tem duvida da implastec, eu fiz o teste "sem ela" e com ela ( a de prata). Meu pc chegava a 91 graus e com a nova ta a 65
tu fez sem pasta térmica? aqui o pc nem liga se não tiver kkkkk
@@fabiogameri liga fazendo mais fumaça que vaper akakakakakakaka
Já fiz estes mesmo testes, só que usando thermal Grease de primeira qualidade, e os resultados foram opostos aos deste teu teste.
Pra mim eu acho q têm q ter uma camada bem fina de pasta térmica, para melhor contato do IHS com o dissipador para esfriar melhor. É nois MW!!
isso... ela não ajuda a passar. só ajuda no contato 100% pois nenhuma superfície é plana. agora tem pasta bem cara que conduz muito
Parabéns pelo conteúdo.
Likezão brabo!
#teamgael
Coe Miguel, tenho um desafio/teste para voce. É o seguinte, a um tempo comprei umas placas peltier para tentar usar para refrigerar meu cpu. Resumindo para quem não sabe, essa pastilha peltier esquenta um lado e do outro gela, chegando a condensar agua do ar e congelando, isso se a parte quente for bem resfriado. So que esse meu projeto nunca saiu do papel. Faz uns testes com pastilha peltier para ver como vai comportar, eu pensei em ligar de duas formas, ou coloca ela direto numa fonte externa ou ligado no lugar do cpufan, mas creio que a amperagem do conector cpufan não seria suficiente para ela trabalhar. Bom, fica o desafio/teste para voce, espero que ache interessante. Vlww
A ideia da placa Peltier é boa, mas teria que ser um refrigeramento constante e que não cause condensação na placa. É um bom desafio, mas pode custar caro kkkkk
Lucas Vancito, o Canal ideal pra teste desse seu projeto é o canal: "Letra J" os caras lá são fera em testes de todos os tipos, informática, elétrica, eletrônica, construção etc... Tudo que vc possa imaginar. Dá um bisu lá e escreve bastante nos comentários, pq lá ao contrário daqui do MW, lá os cara respondem os comentários. Boa sorte no seu projeto.
Vídeo excelente ! Teste altamente necessário para confirmar que muita pasta térmica, começa a mudar sua função de condutora para isolante. Valeu mesmo. Obrigado !
Miguel, pra console eu recomendo a espalhar por cima do processador todo. Manteiga no pão mesmo.
Testei todas as maneiras no PS4 PRO, e a maneira que diminuiu mais a rotação do fan e consequentemente o ruído foi espalhando sobre o processador todo..
Podia fazer print no lugar da foto kkkk show seu conteúdo Miguelito... vejo todos seus vídeos!
Like pela mosca ninja 12:24
Ótimo vídeo. Simples o objetivo.
Sobre pasta térmica e seus recipientes 3 dúvidas:
- Onde e/ou qual melhor forma de armazenar?
- Possuem validade? Se sim qual é a média de duração?
Acho que em temperatura ambiente.
Sim, pasta tem tem validade, as de maior qualidade tem validade 8/9 anos, essas mais baratinhas valem 1 ano ou nem isso, no máximo do máximo 2 anos
@@guilherme1510 Tá certo, obrigado.
A validade é 5 anos essas de fabrica mais recomendo a cada 2 anos que as vezes ela resseca antes do tempo já aconteceu comigo .
@@rogerntp3410 a mx4 promete 8 anos de durabilidade.
@@LanVictor se você se refere a validade da pasta térmica é o tempo que eu falei, se você diz o tempo em que ela resseca no processador aí é coisa de 6 meses.
Cara, muito obrigado! Conteúdo completo e feito sem preguiça, trabalho show de bola, parabéns
Termodinamicamente falando:
Aplicando em tudo voce tem uma camada mais fina, logo a condução é melhor e voce garante que toda a superfície parará calor pro dissipador, literalmente a quantidade de pasta térmica nescesaria é do tamanho de um caroço de limao, aplica com o dedo de moto a deixar o mais fina e homogênea possível. Quanto menos pasta térmica aplicada maior a eficiência da troca de calor.
Sim, mas para isso vc precisa espalhar uniformemente a camada, o que não foi o caso dele, a camada que vem nós dissipadores dos processadores é o ideal, eu não sei a procedência da pasta que eles usam, mas a quantidade é perfeita.
@@gabrielmartins4965 Eu costumo passar com o dedo, fica uma camada ridiculamente fina no CPU e no Cooler (meu caso watercooler) meu FX8320e OC 4.3Ghz quando passo muito fica em 48°C quando passo pouco 44°c temperatura do quarto com ar 23°C. o segrego é passa o minimo possivel rsrs e a pasta ser de boa qualidad... eu uso a GD900 barata e bate de frente com muita marca grande.
@@boipc concordo, tenho conhecimento para debater sobre o assunto, o Miguel colocou uma grande quantidade de pasta térmica, consequente aumento a espessura de contato com aqueles ferrinhos de cobre (n sei o nome técnico) assim o calor não é facilmente dissipado
Isso não é uma verdade absoluta, se a camada for muito fina, mesmo cobrindo totalmente o componente, pode haver uma pobre transferência do calor dependendo do dissipador, tive notebooks que não se deram bem com isso.
@@igorrafael7429 A camada precisa ser fina, mas, absolutamente homogênea. Equilíbrio e bom senso na aplicação é essencial.
Faz um tempinho que já sabia do método "gota" ser melhor que o "besuntar", desde que o Getech começou a postar vídeos.
Mas MW é o cara mostrou de maneira mais simples com um equipamento casual, ótimo trabalho.
Bem, na verdade a pasta térmica tem por finalidade principal não deixar espaços entre o "corpo" do processador e o dissipador. Fato é que as primeiras de fato tinham pouca condutividade. Temos hoje uma série de pastas, muitas até perigosas de trabalhar como as de prata que, aí sim você vê diferença gritante quando usadas. No caso dessa aí nunca vi mudar ... tenho N pastas e venho percebendo que acabam atrapalhando a troca de calor e por consequência o processador esquenta. Alguns coolers são muito ruins, tem volume, peso, porte e etc ... mas não funcionam. Já fiz testes aqui e estes "grandões" só serviam no turbo ... em um modelo antigo shark.
A pasta térmica deve ser coloca bem fina e APENAS na superfície que terá contato com o dissipador, fora disso ela atrapalha e se torna um isolante conduzindo o calor para o contato com o dissipador. Bem, a termografia diz isso já que não se leva em conta o fator calor resultante dos componentes próximos. Outra coisa bem interessante no vídeo é a memória markvision .... hehehehehehe, posso estar errado, mas as máquinas que já montei com essa beleza acabam esquentando um pouco mais. Já vi testes de dissipadores passivos ... aqueles sem cooler, e vi bons resultados dentro de gabinetes bem ventilados mostrando que a troca de calor precisa ser mais eficiente. É o caso de antigos dissipadores que de tão finos apitavam com a passagem do ar ... mas duravam pouco tempo e precisavam de manutenção constante. Aí são várias avaliações a fazer ... como tipo de pasta, como foi aplicada, bios, memória usada e por aí vai. Pois em teste de estresse temos o conjunto trabalhando, e temperatura em "desequilíbrio" sempre aponta para alguém trabalhando mais do que devia ... seja drive errado, faltando, bios e etc. É isso, o testo a meu ver precisa englobar vários detalhes que não foram citados ... Sou Tiago Santos e estou nessa vida de hardware e casemod, pelo menos 19 anos. Sucesso para todos nós, qualquer coisa só chamar!
opa, bom dia. vou trocar a pasta termica do meu processador e queria lhe perguntar qual marca vc recomenda? meu processador é um R5 2600.
@@yTingo zf12
@@Gustamendes0 acabou q já troquei kkkk
Como sempre muito bem explicado gaucho
Não confio em uma placa que tem escrito FLAME no dissipador
kkkkkk nem eu! boa sacada!
kkkkkkkkkkk
O único problema aqui é que o teste foi realizado fora do gabinete. Então temos apenas uma referência. Mas é o melhor vídeo de todos já registrados sobre o assunto, por isso envio minhas congratulações.
congratulações kkk
>1:20 da manhã
>Mais de 30 graus
Cara mora em singapura
Ar condicionado ligado pq ele mira no RS e lá é frio p krl
@@_dener_3134 não é a toa q fica na ponta do brasil kk
só vídeeos interessantes Dahora esse canal to aprendendo cada vez mais!
"O Vídeo não acaba aqui pô, tá achando o que?" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ri pakas
Miguel, tenho dúvidas de qual produto passar para limpar o exterior de um notebook, até mesmo para tirar as manchas... poderia fazer um vídeo sobre ?? Abraço!!
O teste não considerou que o cooler estava girando menos quando aplicado em toda a superfície (1500 vs 2000 RPM).
Pois é, nesses testes, o melhor é travar o giro da fan no máximo direto na bios se possível.
Sempre quis fazer isso! Obrigado.😃👍🏽
Uma dúvida qual foi o tempo que vc deu pra resfriar os componentes
...tem a ver?*
@@TiagoSolagna Tem haver sim pow, se o pc ainda tiver quente vai influenciar no aumento da temperatura
Nada a ver na temperatura final, só vai alcançar mais rapidamente, de nada.
@@deussupremopikadasgalaxias5536 não se diz haver e sim a ver (haver é verbo.. ex: Não vai haver aula (ter) / Não vai haver guerra / ...)
@@TiagoSolagna não se diz haver e sim a ver (haver é verbo.. ex: Não vai haver aula (ter) / Não vai haver guerra / ...)
coloca gota e o pior jeito que tem pra aircoolers com headpipes direto no cpu ja fiz varios teste ,tem que espalhar por todo cpu e no meio deixar uma camada mais grossa ,gastei quase 1 tubo de pasta testando aasd e o melhor jeito para aircoolers com headpipes foi camada fina nas laterais toda do cpu e no meio uma camada um pouco mais grossa...e foi show
Tem uma coisa que faltou testar a meu ver, porque sempre no SEGUNDO TESTE a temperatura teve um acréscimo de aproximadamente 1 ºC... Eis a questão: foi mesmo por causa do método utilizado, ou foi porque todo os componentes já estavam pré-aquecidos??!
Pre aquecidos ou não. Não faz diferença alguma, a temperatura ia chegar lá de qualquer jeito
@@rezen7145 Do mesmo modo que a temperatura ambiente influencia para aumentar a temperatura dos componentes, se tiver uma fonte de calor próxima, de um outro componente pré-aquecido, também influenciaria numa escala tão pequena de 1 ºC. É essa a questão...
Cara, seus vídeos são simples mas tão ricos em conteúdo. Parabéns, vc tira dúvidas nos detalhes!
12:26 rachei o bico kkkkkk
Chorei de rir hahahahahahhahahahahahahha
Agora entendi motivo da real quantidade pasta térmica ,uma vez segui tutorial como colocar pasta termica no cpu do meus pais e cobri inteiro. Ainda não testei,por motivo tem que trocar fonte, não tá ligando. Fora isso, entendi como funciona pasta térmica,valeu ☺️👍
O vídeo poderia ser resumido com: "A Pasta térmica é um isolante, você coloca apenas para evitar o ar que é mais isolante ainda."
Já eu acho que o vídeo poderia ser substituído pelo seu comentário, perfeito!
O que ele fez foi mostrar dois métodos diferentes de aplicaçao e não o que é a pasta térmica
Cara, veja os métodos de aplicação das fabricantes. Também tem o braking period, que é o tempo de acomodação da pasta na superfície, isso varia com de acordo com as marcas e com as superfícies.
Miguel uma duvida: eu tenho um processador xeon comprei a 4meses atras só que eu só testei uma vez no pc do meu amigo e hoje eu comprei placa mae placa de video e memoria ram hj sera que o xeon ainda funciona ?
claro, se ele foi bem armazenado!!
Se você tiver comprado a placa mãe correta para o xeon deve funcionar sim fique tranquilo
@@tiagovinicius9402 ss ainda ta na embalagem que veio
@@igorlopeslopes2171 comprei uma asus g41 ddr3 775
@Cauê Matias x5460 3.16ghz
Eu aplicava em gota até que uma vez resolvi aplicar com meu dedo espalhando em 2 camadas finas em (1 horizontal e 1 vertical) no meu I7 4770 e o resultado me surpreendeu. Hoje em dia só aplico assim e limpo meu dedo com papel toalha depois e lavo, a sensibilidade na hora de aplicar é boa, eficiente e sem desperdício.
serviço de porco
Excelente vídeo. Diferença quase nula no geral, mas para notebook e gpu eu confio mais em aplicar em todo o die. Diferente do processador com IHS, o die tem transistor em toda a área, não dá pra arriscar deixar as bordas descobertas em um die ativo.
Meu método de aplicação é o de gota, coloco uma gota pequena no meio do CPU e espalho com o dedo, deixando uma camada fina uniforme. Economiza pasta e faz a transferência de calor sem problemas.
O mais recomendado seria a pasta térmica cobrir toda a superfície do processador em uma camada fina até perto das bordas do IHS. Aplicando-se a famosa gota no centro, mesmo aplicando o dissipador, não vai cobrir toda área da CPU. Ou seja, o dissipador precisa ter contato em toda área para melhor eficiência na dissipação do calor.
5:41 A forma de aplicação está errônea, pois pasta térmica em excesso ao invés de ajudar na dissipação acaba retendo a temperatura e deixando a CPU mais quente. Supondo que temos duas paredes: uma de gesso e uma de concreto. Pegamos um martelo e batemos em ambas, então qual vai quebrar com mais facilidade na primeira pancada? Pelo fato fato da parede de concreto ter uma resistência maior, será mais difícil quebrá-la do que a de gesso, que tem uma menor resistência. A mesma metodologia, quanto mais pasta, mais resistência entre CPU e base do dissipador, sendo assim dificultando a troca.
Aplica-se uma pequena quantidade de pasta e espelha a mesma com uma espatula, nada de dedos, deixando uma camada fina. A função da pasta é preencher pequenas lacunas, já que o contato do processador e base do dissipador não é perfeita, isto é, ficam micro fissuras de ar e é aí que a pasta térmica entra em ação, para preencher essas lacunas.
Sempre apliquei assim e nunca tive problemas. Já fiz testes aqui em casa com um Dual Core E5400, aplicando gota, camada fina e igual ao vídeo nos 5:41. Em forma de gota a temperatura normal oscilava entre 37-39 graus, em excesso já pegava direto nos 42-45 garus, e com camada fina ficava entre 35-37 graus. Desde então só aplico desta forma, uma pequena quantidade no centro e com uma espatula plástica espalho deixando uma camada bem fina de pasta.
Mas... cada um aplica da forma e o que quer aplicar.
A maior diferença na verdade é que usando gotas você deixa o processador mais frio e economiza "muita" pasta térmica. Valeu pelo teste, obrigado.
Só observo. Gota melhor que espalhar em todo o processador? kkkkkkk. O cara coloca uma camada da grossura de um travesseiro... Quer o quê? A pasta térmica é para preencher as falhas no contato e não suspender o dissipador.
OTIMO MUITO BOM! GOSTEI TAMBEM DO INSETO QUE PASSOU NA GRAVAÇÃO KKKK
*MW Informatica tou esperando o video do windows 10 lite em kkkkkk to com o 7 so esperando seu video pra mim fazer passo a passo para coloca o windows 10*
se você tem um SSD não tem motivo algum pra ficar no Windows®7, o Windows®10 já tem 5 anos de mercado, passou por centenas de atualizações nesse período e chegou num patamar muito confortável de uso, muitos usuários do Windows®7 temem perder a liberdade de personalização de seu sistema devido aos programas nativos inúteis que acompanham uma formatação limpa do Windows®10, porém isso já foi corrigido desde 2017 onde é possível desinstalar aplicativos nativos e caso precise recuperar algum, é facilmente encontrado na Microsoft Store.
a otimização do Windows®10 garante uma experiência muito mais fluída e satisfatória, um dos principais motivos da reprovação dele por parte dos usuários do Windows®7 é o consumo de memória RAM, mas isso não passa de ignorância, consumir menos memória não é um indício de agilidade, muito pelo contrário, significa que seu sistema está ignorando o recurso disponível ao invés de tirar proveito dele, basicamente o Windows®10 otimiza a inicialização pra usufruir melhor dos recursos disponíveis, usufruindo dos mesmos para entregar mais desempenho, aqueles 2.2GB/4.0GB ~ 2.4GB/8.0GB de utilização não são alocados permanentemente ao ligar o Windows®10, assim que o sistema identificar uma atividade do usuário que necessite de mais recurso ele automaticamente descarta dados em cache anteriormente alocados para liberar mais memória física.
num teste simples de stress na memória RAM é possível reduzir o consumo do sistema de 2,4G para 0,6G quase que de imediato, tudo feito de forma automática sem nenhuma intervenção manual.
o mínimo recomendado para usar o Windows®10 é um processador Dual-Core 1GHz 64-Bit com 3GB+ de RAM.
eu instalei o Windows®10 64 Bits num All In One AOC de 2012 com Processador AMD E1-1200 @1.40GHz e 4GB de Memória com Vídeo Integrado ATI Radeon HD7310 que não tem nenhum driver compatível no site da AMD, porém o sistema acessa o data center e baixa automaticamente um driver compatível pelo Windows Update.
Como o amigo disse, se você tiver um SSD não tem motivo algum para ficar no windows 7. E uma recomendação, não atualize para o windows 10 se você tiver só HD, o windows 10 possui muito mais serviços em execução em segundo plano e isso faz com que muitos PCs, principalmente os com hardware mais fraco, sofram para rodar o sistema, gerando lentidão na hora de abrir simples aplicativos nativos ou até mesmo os menus. Windows 10 com SSD é outra coisa quando comparado ao mesmo utilizando HD.
@@matheus.moreira.mendes acho que a contra indicação no uso de HD no Windows®10 é válida apenas para configurações mais antigas, de recursos limitados ou combinado com um HD muito desgastado, até porque grande massa dos notebooks de baixo custo, mesmo sendo os mais modernos com CPU's Intel de 10a Geração ou Ryzen™ 4000, vem equipados com HD convencional e mesmo assim são muito velozes, efetuando um fast boot do Windows em menos de 30 segundos.
minha tia comprou um Lenovo Ideapad 330S com i5-8250U (4C/8T) e mesmo sendo HD 2,5" 5400rpm ainda ficou bem rápido.
recomenda-se usar um HD 7200rpm com cache igual ou superior a 16MB e uma taxa de transferência sequencial igual ou superior a 100MB/s.
@@maxsilva6585 Sim, alguns computadores mais recente conseguem executar o windows 10 corretamente e de forma até satisfatória, porem isso é apenas no inicio. Como disse, o windows 10 possui diversos serviços que executam em segundo plano, e como consequência, assim que o usuário começa a realmente utilizar o notebook ou desktop, colocando vários arquivos e programas, o real problema vem a tona, onde um simples menu iniciar demora uns 2 a 3 segundos para abrir, onde abrir uma foto pelo aplicativo "fotos" do windows 10 se torna uma vida, onde uma inicialização passa facilmente dos 30 segundos. E em alguns casos, gerasse o famoso problema de 100% de uso do disco, pois ficam tantos processos em execução que o computador se torna lento. Obviamente umas configurações como desligar os software que estejam ligando junto com a maquina e os serviços, com certeza ajuda a manter a velocidade mesmo com um hd, mas o windows 10 se mostra muito mais voltado a uso em ssd do que HDs, falo isso pois tenho 4 computadores em casa todos com windows 10, e todos sem exceção, quando tinham apenas o hd (o que é o caso de 1 ainda) apresentavam lentidão em excesso quando realmente começava a ter vários arquivos e programas instalados. Windows 10 infelizmente ou felizmente já está num nível que demonstra o quanto os hds convencionais estão obsoletos.
Sou novo por aqui, mas gostei muito dos temas e desenvolvimento.
Me ajuda ai miguel mandei no instagram para vc ! eu queria saber a melhor opçao de ligar os led do meu coller ! eu comprei uma placa mae asrock a320 , só que ela nao tem entrada rgb para ligar os led qual melhro opçao ?
Molex
@@maylon0007 ?
@@igorzikinhamemo na fonte CABO MOLEX
@@WALKETZ meu man sao 4 pinos na minha fonte a entrada é para 3 !
Devolve e pega uma X470