Boa noite - nasci em l937, portanto tenho 82 anos, gosto de informatica, portanto eu mesmo estou escrevendo esse texto, muito emporgante a apresentaçao do rapaz,, um dia minha vó, falou hoje vamos passear de trem, que maravilha, maria fumaça, com as chamines redonda, alem do apito de tinha sino que o maquinista movimentava puxando uma corda, viajava de guarda pó, os carros de passageiros, a luz dos tetos eram luzes a carboreto, pensam bem, de carboreto, foi o meu primeiro passeio de trem, tinha uns 4 anos, fiquei muito triste pois pensava que só tinha o lugar onde morava, não tinha outras cidades, coisas de criança. obrigado.
Locomotivas ou trens histórias reais patrimônio the world...inteiro....ferreiros artistas ...tudo de bom ..tô com 62 ...já quando criança ..viagem muitas..vezes... 😭Saudades..falou Léo brigado .pelo vídeo..Rio preto sp .🇧🇷🙏
Tenho 73 anos , não tenho palavras para descrever a emoção de saber destes detalhes, andei muito em trenzihos puxado por estás locomotivas! Muita saudades!Obrigado pelo vídeo!!😍😍🤩
OLHA , EU NÃO TENHO PALAVRAS PARA DESCREVER O QUANTO ISSO É IMPORTANTE . ATÉ HOJE , ESSE É UM DOS VÍDEOS MAIS BONITOS QUE EU JÁ VI NESSE TH-cam . VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS MEU AMIGO .
Grande Leandro sou inscrito no seu canal e vejo sempre seus vídeos. Hoje você superou as expectativas com este relato maravilhoso sobre como funciona uma locomotiva a vapor. Merece mil likes.... Sou de 1941 e hoje você me levou no túnel do tempo até o ano de 1945 quando com 4 anos (me lembro bem) , andei pela primeira vês em trem ferroviário. Na verdade foi a primeira viagem e também um pouco triste, pois foi numa noite chuvosa e o trem descarrilhou e tombou e para sorte nossa do lado do barranco, pois do lado contrário, teríamos caído dentro do RIO POMBA na divisa da zona da mata mineira com o norte fluminense, para ser mais exato entre Recreio MG e um distrito de Miracema no norte fluminense. Ficamos a noite inteira na chuva até o outro dia quando fomos socorridos. Felizmente. Bem, esta foi a primeira de muitas viagens de trem na minha infância até minha adolescência quando fiz minha última viagem em Fevereiro de 1961 de Tombos passando por Recreio justamente onde ouve o acidente quando eu tinha 4 anos de idade. Agora o interessante é que nas décadas de 1940 e 1950 eu garoto ainda ficava na estação com curiosidade vendo o agente se comunicando com as outras estações por meio do telegrafo para saber se o trem chegaria no horário previsto. Eu ficava me perguntando como a locomotiva funcionava, e hoje, depois de muitos anos fui presenteado com este vídeo maravilhoso postado por este jovem que merece o nosso respeito por este espírito de amor pela preservação de nossa cultura. Quem dera que os jovens Brasileiros tivessem este mesmo ideal. Talvez o nosso Brasil estaria em outro patamar. Parabéns Leandro, siga assim. SUCESSO EM SUA VIDA.
Leandro Torneiro cacilda Leandro Torneiro aqui... Leandro do letra J e o Leandro Torneiro tem que fazerem um vídeo juntos os dois mestres num vídeo ia ser foda
Pô seus filhos vão crescer com um conhecimento e uma cultura incrível, passe tudo o que sabe pra eles que daqui uns 20 vamos ter um novo gênio vivendo entre nós.
Fantastico!!! O que me deixa feliz é sabert que ainda term jovens como voce, jovens que querem resgatar a memoria de um passado de genios. Parabens!!!!
Cheguei aqui quando estava conversando com meu filho de 9 anos sobre sistemas de transmissão. Ele ficou fascinado pela forma como os pistões transformam um movimento linear de vai e vem em um movimento circular de giro das rodas. Aprendi muita coisa nova vendo esse vídeo com ele, obrigado por proporcionar esse momentto. Inclusive, eu sou nascide em São Roque e conheço bem essa estação, morei aí pertinho. Hoje moro aqui no Rio Grande do Norte.
Aprendi mais neste vídeo sobre trens a vapor do que em toda minha vida. Muito legal ver novas gerações se interessando pela preservação de nossa história. Parabéns pela iniciativa.
Que didática maravilhosa de perfeita, sem decorebas nem fingimento como há em tantos canais por aí no youtube. Sensacional mesmo, obrigada por trazer esse vídeo. Que incrível
Adorei sua aula sobre locomotivas a vapor, trabalhei na diretoria da estrada de ferro Sorocabana entre 1964 e 1970 , mas nem imaginava a engenharia dessas locomotivas a vapor, e nem o trabalho que dava aos seus maquinistas, pra faze-las andar, sou neto de ferroviários e filho de ferroviários mas confesso, só agora descobri esses detalhes, parabéns pela aula e pelo seu incentivo na preservação da historia das ferrovias.
Cara, que vídeo legal. Aqui onde moro temos uma também, decorrente da antiga São Paulo Railway... isso é pura história, conhecimento que não pode se perder!
Muuuuuuito TOP!!! Sempre quis saber como funcionava as "locomotivas" pois meu avô era mecânico na "Companhia Paulista" (acho que era isso)... Me emocionei lembrando das histórias que ele contava... 👏👏👏
Muito bom! Explanação simples e completa. Parabéns pelos apelos aos políticos, historiadores e engenheiros -empresários para preservação desse patrimônio histórico que fez a história da humanidade, o eldorado americano, interiorização do território brasileiro, enfim um marco de antes e depois nas nossas histórias que as locomotivas à vapor determinaram.
Parabéns, LEANDRO, pela filmagem! Os embuchamentos naquela época eram feitos em bronze. Me lembro bem. Na época eu era criança e meu padrasto era maquinista, da Usina União e Indústria, antes era Município de Escada; agora, pertence a Cidade de Primavera de Santo Antão- PE. A máquina que ele trabalhava era a n° 4; tinha uma placa com o nome Amaraji. Cada locomotiva tinha o nome de um lugar. Hj tenho 70 anos, mesmo assim, me lembro o nome de cada uma. Maior delas todas era a quatro. Todas elas tinham dois maquinistas. A "4" tinha seu Pageú e seu Calixto como maquinistas. Ela puxava 34 vagões na maior tranquilidade. A única locomotiva que não tinha nome de lugar era a n° 2; cujo nome era Barbosa Lima. A n°1 Bom Fim; a2 Barbosa Lima; 3, Limeira, 4, Amaragi; 5, Recreio; 6, Mariquita; 7, Pé da Serra; 8, Primavera; 9, Frexeiras; 10, Serra Nova; 11, uma máquina grande que tanto queimava querosene como gasolina, conhecida popularmente por gasolina, e a máquina pequena, tinha a mesma função da grande. Ambas ficavam na espanada da usina pra fazer manobras nos vagões de cana de açúcar pras moendas ou vagões com lenhas pras caldeiras da usina. Aquela peça pra fazer a locomotiva parar lentamente antes de usar a alavanca de freio, chama- injetor. Fico emocionado em voltar nesse passado. Meu padrasto, seu Pageú, me ensinou dirigir locomotiva. A crédito que todos aqueles funcionários estão falecidos. Não sei seu João Gomes que era foguista de seu Pageú. Leandro, meu irmão, esse vídeo chegou até a alma. As lágrimas não param de escoar. DEUS abençoe vc; sua família e todos que assistem e participam no seu canal! Amém!
Didaticamente, esta é a melhor aula que já vi ser ministrada, por esta via! Em menor tempo que uma aula acadêmica você conseguiu passar a informação a que se propôs de forma clara, objetiva, apaixonante. Mesmo quem não se interessa pelo assunto vai, agora, ter uma noção básica de como a máquina a vapor revolucionou o mundo à partir do século XVIII. Parabéns.
Excelente!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Explicação bem detalhada, passo a passo, mostrando os detalhes de perto. Sua explicação foi uma aula excelente! Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Maioria dos governantes que mais ignorantes pra serem manipulado. É mais fácil quando não sabe o ser serão no futuro. Jogadores de games preso em cavernas modernas ( casas)
Leandro eu tenho 70 anos meu pai foi um maquinista dessas maravilhosas máquinas. Meus parabéns para você pelo seu trabalho e seu interesse na preservação da nossa história
seu canal é um dos poucos q assisto em full screen nesse youtube pois o conteúdo é o melhor cara, hj em dia geral só usa a internet para bobagem já eu uso para meus conhecimentos e seu canal é um responsável por isso. Espero q alguém restaure essas maquinas e as coloque para rodar novamente.
Isso sim é incrível, meu pai trabalhou na extinta RFFSA em SC, e eu na ALL, é uma pena que estão abandonadas, precisam ser preservadas pois fazem parte da história do Brasil.
primeiramente quero parabenizar este jovem PROFESSOR, que esta dando uma aula de locomotiva a vapor, esta aula as pessoas que gostam de locomotivaz a vapor vai aprender, parabéns JOVEM o BRASIL precisa de profissionais assim como você. PARABÉNS.
Sempre morei perto de estradas de ferro, principalmente da EFS e tenho imagens maravilhosas na minha mente. Foi um tempo maravilhoso, eu gostava de ver essas máquinas chegando e saindo da estação.
Espetáculo este vídeo, fui mecânico de máquinas industrias, entendi perfeitamente como funciona a máquina a vapor , e a parte da lubrificação já conhecia porque fez parte da manutenção que fiz a uma locomotiva Hunslet, já com motor diesel, mas a lubrificação das bielas dos eixos era desse tipo assim como o travão de parque, gostei muito parabéns.
Em Campinas tem um passeio turístico com esse tipo de locomotiva. É um passeio sensacional, tem um guia que vai narrando os fatos históricos da região por onde ela passa, informando também como eram as rotinas nas estações. Eu super recomendo o passeio.
Meu rapaz gostei dá sua umildade como voce fala com as pessoas e que você continue mostrando essas máquinas pra gente e que Deus abençoe você hoje e sempre e todos que te queira bem onde
Estas máquinas funcionando, podem ser utilizadas para diversas áreas como: escolar, turismo, geração de empregos aperfeiçoamento da maquinas da parte mecânica, elétrica, é segurança, sem estragar o encanto da engenharia que desenvolveu estas máquinas abandonadas. As autoridades do Brasil devem abrir os olhos e o povo ficará satisfeito com os benefícios ( lazer, turismo, aluno verem e conhecerem uma Maria Fumaça ao vivo e a cores. Criar vocação tecnológicas nas crianças jovens e mudar este Brazil que tanto fontes de riquezas naturais sendo dadas a outros países. Parabéns Leandro Torneiro sua iniciativa foi fantástica. Vou compartilhar com meus amigos este vídeo.
Primeira vez que vejo um vídeo de 35 minutos. Moro próximo de uma antiga ferrovia, justamente onde ficavam as oficinas de reparos e uma estação. Essa ferrovia ligava a estação do Bairro Neves em São Gonçalo,RJ à Cabo Frio na Região dos Lagos, RJ. Parabéns pela dissertação!
Mesmo agora que estou começando a amar os trens. E todo leigo fica louco atrás de informações de sua paixão (eu tinha uma dúvida de como funciona um trem a vapor). Esse vídeo caiu como uma luva esse vídeo, pode ter certeza que eu não vou pular um segundo desse vídeo.
Top esse vídeo, meu saudoso Pai foi maquinista c classe A na estrada de ferro central do Brasil por 30 anos na época das máquinas a vapor ,eu amei esse documentário. Parabéns meu amigo.
RAPAZ QUE DEUS TE ABENÇOE MUITO, NÃO SÓ A VC , MAS TODA A TUA FAMÍLIA ! VC ME FEZ VOLTAR A MUITOS ANOS ATRÁS, E CHOREI MUITO COM MINHAS LEMBRANÇAS ! MUITO , MAS MUITO OBRIGADA DE CORAÇÃO POR ESTE VÍDEO! UM ABRAÇO!
Amilton Jr. realmente o professor tem que se empolgar com sua arte pois só assim consegue repassar o interesse. Por exemplo eu tinha assistido rapidamente essa explicação e erroneamente imaginei que o ar quente era empurrado de volta à fornalha quando na verdade é o ar fresco repleto de Oxigênio que é então sugado pelo efeito Venturi tal como nas pistolas de pinturas conforme tinha dito e eu não tinha reparado portanto é sempre bom rever conteúdos e parabéns pra ele e seu seguidor.
Pois é leandro, trabalhei grande parte da minha vida profissional, na construção de estradas, tanto de rodagem como ferrovias. As máquinas inicialmente, eram de vapor aquecidas com lenha ou carvão e depois passaram a queimar um tal Fulll Oil, um óleo preto derivado do petróleo. Quanto ao Tender, toda locomotiva precisa dele, não da para desacoplar porque ali esta seu combustível, a água. Só não sei como não inventaram de transformar essas locomotivas a funcionar tipo as usinas nucleares. KKKK. Outra coisa Leandro, a alavanca que você falou que é do freio de mão, na verdade essa alavanca é a que controla o fluxo de vapor para os cilindros, ela é chamada de alavanca de reversão que em ultimo caso, pode ser usada para auxiliar os freios da máquina. Também existe um dispositivo para repor a água na caldeira chamado de injetor d'água, que meu amigo, quando ele funciona bem é ótimo , mas quando começa a dar problemas, principalmente em viagens, o maquinista sofre pra caramba, tem que apagar o fogo da fornalha ou ela explode e quando explode é uma coisa feia de se testemunhar. Trabalhei no TPS ( Tronco Principal Sul) ou ferrovia do trigo que custou milhares de dólares e centenas de vidas e que hoje esta quase em total abandono. Lamentável. Também conheci uma das mais antigas ferrovias do Brasil, senão a primeira, a Madeira Mamoré. Uma lastima como deixaram aquela pagina da história no total abandono. Você fez uma ótima escolha de mostrar isso para o Brasil, sucesso e abraço.
José Carlos Antonow muito obrigado pelo seu rico comentário trazer um pouco da sua experiência e compartilhar ela com a gente muito obrigado mesmo Adorei saber dessas informações. Vamos torcer para que essas ferrovias abandonadas voltem a transportar e funcionar novamente pois Como você mesmo disse foi muito dinheiro e vidas perdidas para construção de tudo.
Boa tarde amigo sou ó Fredy só seu Inscrito gosto muito dos seus vidios morei em São Paulo um bom tempo trabalhei na Antiga Rede Ferroviária Federal de SP hoje mudou ó nome meu serviço era pesado eu trabalhava na manutenção de vias pernentes más sinto muita saudades do meu trabalho é muito bom trabalhar em ferrovias andar de trens pra lá é pra cá de graça era maravilhoso hoje eu moro em Minas Gerais Ipatinga é ó nome da m cidade Aqui também tem um trem antigo á vapor parado á vários anos aqui tem um parque de diversões chamado parque Ipanema é uma área verde maravilhosa entao eles construíram vagões pequenos para passageiros mirins é adultos para passeios do Centro de Ipatinga até ó parque Ipanema Centro parque Ipanema parque Ipanema Centro só durou pouco num dos tragetos dó Trem quando ele foi fazer á manobra pra voltar para Ipatinga ele pegou uma criança nós trilhos é matou então á partir deste dia eles trancaram á Locomotiva é nunca mais voltaram é transportar às crianças é toda á população ficaram muito triste pôr que Á Famosa Locomotiva não voltou mais á circulor gostaria que um dia vc viesse Aqui é fazer um Bom Documentário sobre está Linda é Famosa Maria Fumaça é como eles á chamam Aqui Abraços Amigo
Espetacular!Engenharia e arte unidas . É a primeira vez que vejo uma explicação tão detalhada.Pena que em nosso país destruíram a malha ferroviária.Com 47 anos estou aprendendo.
Muito bacana! Máquina incrível! Parabéns pela iniciativa de preservação e de atualização do sistema da caldeira! Meu falecido avô Jaime Marini era engenheiro da Fepasa... adoraria ver esse video também
Poxa meu caro Leandro! Qta informação antiga fornecida por um jovem como vc! Meu tio era foguista na leopoldina RJ. Que volta no tempo. Vc é fantástico. Vc é especial meu irmão. Que Deus te conserve com este amor. Melhore um pouquinho só para não escapar aquelas palavrinhas, entende? 👏👏👏👏👏👏👏
Uma curiosidade que eu tinha e que nenhum dos videos que eu ja tinha visto mostrava onde fica e como é gerada a eletricidade que alimentava por exemplo esse farol da locomotiva? Top! Primeito video que mostra isso! Matei minha curiosidade.
Sou idoso (75 anos), mecânico e eletricista automotivo aposentado, muito curioso e amante de tecnologias. Meu pai era ferroviário e trabalhava na manutenção dos trilhos da estrada de ferro RFFSA, trecho Ibiá-MG/Patrocínio-MG, onde cada grupo (chamados turma) de 5 trabalhadores (4 operário e 1 feitor) cuidavam de 8Km de ferrovia. A turma de meu era a turma 107 e cuidava da ferrovia do Km 819 ao Km 827. Isto foi nos anos 50 (1951/1957) e as locomotivas eram dessas mostradas no vídeo. Sempre fui muito curioso e observava os detalhes tentando saber como aquilo funcionava. Um detalhe que me lembro com absoluta certeza é que os freios dos vagões funcionavam com vácuo Produzido na locomotiva) e não com pressão de vapor. Havia uma mangueira ligando cada vagão ao outro e a locomotiva fazia a sucção do vácuo. Caso houvesse um vazamento (rompimento das mangueiras por desengate acidental dos vagões) o sistema freava sozinho espontaneamente. Hoje usa-se ar comprimido produzido pelas locomotivas eletrodiesel. Gostaria que fizesse mais vídeos a respeito pois gostei muito desse vídeo. Obrigado!
Eu também falo dessa maneira,a 100 anos atrás os caras eram Grandes gênios,pq naquela época não tinha a tecnologia de hoje,tantos recursos pra pesquisar
Espetacular!!! Em São Leopoldo RS, tem um museu onde tem muitas destas moças, todas cobertas muito bem conservadas. Em Carlos Barbosa RS e Piratuba SC, tem Maria fumaça fazendo linha turística. Ótimo vídeo, parabéns!
Fora de série, muito bom, parabéns pelo vídeo explicativo, pouquíssimas pessoas têm esse conhecimento. Muito didático, vou indicar seu vídeo a meus alunos de ciências da natureza, pois estamos estudando o assunto sobre máquinas térmicas, mais uma vez, meus parabéns.
Muito bom cara, deu saudades da época que andava de trem a vapor com meu pai! É fantástico mesmo, lembro que quando andávamos nas beiradas da fornalha e ficava com a camiseta toda furada por causa das brasas que saiam da chaminé.
Que demais cara, eu andava muito em Jaguariúna, São Roque mas era pela abpf que fazia passeios, pois elas já estavam aposentadas, isso foi na década de 80/90! Show demais o vídeo.
Manuel Carlos só que o problema é que o trem não usa pneu não paga pedágio tem baixa manutenção e é bem econômico na questão energética. Resumindo o governo não ganha nada com isso e isso é um problema o governo quer roubar sempre
Mano que emocionante , eu moro aqui nos Estados Unidos , e aqui eles valorizam tudo antigo . Inclusive tem show de tratores 🚜 antigos aqui perto de casa . A vapor. Muito show Leandro , emocionante . Muito obrigado .
3 ปีที่แล้ว +4
Magnífico Letra Jota. Parabéns por seu vídeo. Estou sempre buscando vídeos como o teu pois sou apaixonado por trens. Meus tios eram funcionários da antiga Mogiana, um, e outro da antiga Estrada de ferro Goiás. Muitas lembranças, pois era criança quando eles levavam nós até a estação para vermos o trem de ferro. Vou divulgar muito seu canal pois até aqui é o mais completo que já vi porque nos mostra tudo com detalhes. Obrigado por gostar e divulgar para o hoje louco que vivemos, o nosso patrimônio histórico tão desprezado pelo poder público nas três esferas: federal, estadual e municipal. Grande abraço.
Meu falecido pai foi maquinista da Maria Fumaça por longos anos, depois passou a telegrafista e agente de estação. Sou apaixonado por ferrovias, nasci praticamente dentro de uma! Quanta saudade desse tempo! Muito boa sua explicação de uma engrenagem tão complexa. O inventor das primeiras locomotivas era gênio. BH
Fala aí Leandro, parabéns pela matéria. Eu ainda sou aquele menino filho do Sr.Edgar maquinista da Estrada de Ferro Bahiminas. Eu presenciei o meu pai e os meus tios trabalhando nessas locomotivas a vapor. Até 1966. Quando arrancaram os trilhos e extinguiram para sempre a ferrovia. Que foi homenageada pelo cantor mineiro Milton Nascimento. Com a canção "Ponta de Areia"!
Meu irmão.. Parabéns pelo seu trabalho! Excelentes palavras, conteúdo de primeira! A exemplo dos E.U.A, onde reformaram recentemente a locomotiva Box Boy 4-8-8-4 designada na Union Pacific 4014. Assistam o vídeo o retorno da Boy Boy.
Show seu vídeo, quando criança meu desejo era ser maquinista e o caminho seguiu pra aviação, lhe digo com propriedade que conduzir essa máquina é mais complexo que um avião de linha aérea, a máquina já controla a humanidade , só fazemos ajustes.
Fantástico meu irmão....eu andei naquela de São João Del Rey a Tiradentes ( é um pequeno percurso de 12 kilômetros ) a única diferença é que naquela máquina lá é usado óleo..e não lenha . Mas acredito que ela foi movida a lenha no passado. Eu moro numa cidade onde é um dos ninhos da ferrovia no Brasil....( Divinópolis MG. ) A primeira ferrovia do Brasil foi Don Pedro II quem deu a ordem para ser costruido....o trecho entre Rio de Janeiro e Juiz de Fora MG. Logo se estendeu até São João Del Rey MG. E de São João Del Rey a Barra do Paraopeba. Essa estrada de ferro funcionou de 1896 a 1964....ela funcionou 70 anos. Com a máquina de numero 46... 52 e 58.. Eram as famosas bitolinhas de trilho a trilho tinha 76 centimetros. ( Bitola de 76 cm ) por isso Bitolinha. Divinópolis aínda é um grande entroncamento ferroviário.....tendo as oficinas da antiga EFOM ( Ferrovia Oeste de Minas ) depois RMV...( Rede Mineira de Viação ) depois RFFSA..( Rede Ferroviária Federal S.A ) e agora ( Ferrovia Trans Atlântica ) o patio das oficinas de Divinópolis é enorme....emprega muita gente. Divinópolis tem 3 linhas de saída : saída para o Rio de Janeiro e sul do país......saída para Goiânia e região central do pais e saida para o porto de Vitória.
Eu já assisti esse vídeo há três anos atrás e o TH-cam me recomendou este vídeo novamente agora em 2021 curto demais o canal do Leandro letra j e agradeço algoritmo do TH-cam que faz a gente relembrar de momentos incríveis de nosso passado quando começamos a nos interessar por estas tecnologias que o Leandro explica detalhadamente e para finalizar Só posso dizer que ele é Zika demais👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Parabéns Leandro... me admira muito o seu raciocínio lógico pois tú assim como eu quando vejo qualquer engenharia nova já tento logo identificar sua maneira de funcionamento... Porém vejo que o seu raciocínio é muito mais avançado que o meu rsrs abraço parceiro siga sempre da maneira que és
Em 1970 na cidade de videira estado de Santa catarina eu com 10 anos acompanhava meu pai na Maria fumaça. Meu pai entrou pra ferrovia de 1947 até 1977 quando as máquinas já eram as elétricas com gerador a motor a diesel.Tive o privilégio de dirigir a elétrica tambem. Fantástico o motor elétrico também. Até hoje existem as máquinas elétricas. Parabéns aos engenheiros da época. Resultado da revolução industrial.
Pela aminha idade eu ainda tive o privilégio de ver essas linda locomotiva andando ai eu encho os zolios de lágrimas ao assisti esses comentário VALEU .
A Maria fumaça de Bento Gonçalves (RS) está funcionando a todo vapor a anos e funciona com lenha mesmo. Se não fosse rentável não estaria funcionando por tanto tempo.
Também acho que é possível tocar ela a lenha de reflorestamento... mas muitas dessas máquinas poderiam ser usada para turismo. Sei que tem um trem que faz uma rota em Curitiba de turismo... assim como também poderia ter em vários lugares do Brasil e também esses mesmos poderiam ser usado para transporte de carga durante a semana
Incrível a didática e as explicações, trabalho no setor ferroviário e compartilhei seu vídeo porque apesar de você não trabalhar na área você demonstra um grande respeito e amor a história que nosso pais em suma maioria vira as costas, parabéns leandro pela aula que você deu!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Nossa classe política é constituída por psicopatas, jamais aceitariam qualquer apelo que seja. Do contrário não fariam o que fazem. Não devemos pedir nada pra nenhum deles, devemos é tirá-los de lá na marra! Esses psicopatas estão destruindo a nossa história.
Leandro. PARABENS à vc e aos criadores desta tecnologia. Que tal indíviduos como vc criando hj ,çaminhoes, onibus e tantos meios de transportes sem uso de gasolína ou alcool?Esses caras foram genios,hj esquecidos.
Cara vc nem era nascido naquela Época. E gostei vc como Jovem ser facinado por trem meu irmão. A inteligencia desses engenheiros era incomum. Eu sou maravilhado por trens Antigos de cargas e Passeios. Parabens. Agora tem que voltar novamente. O Brasil so ia ganhar com essas Maravilhas e Trens. Parabens
Boa noite - nasci em l937, portanto tenho 82 anos, gosto de informatica, portanto eu mesmo estou escrevendo esse texto, muito emporgante a apresentaçao do rapaz,, um dia minha vó, falou hoje vamos passear de trem, que maravilha, maria fumaça, com as chamines redonda, alem do apito de tinha sino que o maquinista movimentava puxando uma corda, viajava de guarda pó, os carros de passageiros, a luz dos tetos eram luzes a carboreto, pensam bem, de carboreto, foi o meu primeiro passeio de trem, tinha uns 4 anos, fiquei muito triste pois pensava que só tinha o lugar onde morava, não tinha outras cidades, coisas de criança. obrigado.
Que legal ver uma pessoa dessa idade de gostar de informática
Como o senhor esta hoje
@@KauBloxBrasillll morto
Larga de ser mentiroso
que emocionante!! obrigado pelo seu relato.
Locomotivas ou trens histórias reais patrimônio the world...inteiro....ferreiros artistas ...tudo de bom ..tô com 62 ...já quando criança ..viagem muitas..vezes... 😭Saudades..falou Léo brigado .pelo vídeo..Rio preto sp .🇧🇷🙏
Tenho 73 anos , não tenho palavras para descrever a emoção de saber destes detalhes, andei muito em trenzihos puxado por estás locomotivas! Muita saudades!Obrigado pelo vídeo!!😍😍🤩
OLHA , EU NÃO TENHO PALAVRAS PARA DESCREVER O QUANTO ISSO É IMPORTANTE .
ATÉ HOJE , ESSE É UM DOS VÍDEOS MAIS BONITOS QUE EU JÁ VI NESSE TH-cam .
VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS MEU AMIGO .
Grande Leandro sou inscrito no seu canal e vejo sempre seus vídeos. Hoje você superou as expectativas com este relato maravilhoso sobre como funciona uma locomotiva a vapor. Merece mil likes.... Sou de 1941 e hoje você me levou no túnel do tempo até o ano de 1945 quando com 4 anos (me lembro bem) , andei pela primeira vês em trem ferroviário. Na verdade foi a primeira viagem e também um pouco triste, pois foi numa noite chuvosa e o trem descarrilhou e tombou e para sorte nossa do lado do barranco, pois do lado contrário, teríamos caído dentro do RIO POMBA na divisa da zona da mata mineira com o norte fluminense, para ser mais exato entre Recreio MG e um distrito de Miracema no norte fluminense. Ficamos a noite inteira na chuva até o outro dia quando fomos socorridos. Felizmente. Bem, esta foi a primeira de muitas viagens de trem na minha infância até minha adolescência quando fiz minha última viagem em Fevereiro de 1961 de Tombos passando por Recreio justamente onde ouve o acidente quando eu tinha 4 anos de idade. Agora o interessante é que nas décadas de 1940 e 1950 eu garoto ainda ficava na estação com curiosidade vendo o agente se comunicando com as outras estações por meio do telegrafo para saber se o trem chegaria no horário previsto. Eu ficava me perguntando como a locomotiva funcionava, e hoje, depois de muitos anos fui presenteado com este vídeo maravilhoso postado por este jovem que merece o nosso respeito por este espírito de amor pela preservação de nossa cultura. Quem dera que os jovens Brasileiros tivessem este mesmo ideal. Talvez o nosso Brasil estaria em outro patamar. Parabéns Leandro, siga assim. SUCESSO EM SUA VIDA.
Sr. Francisco Prata, com oitenta anos e ainda escrevendo 'vez' usando 's' e circunflexo?
Sensacional irmão sem palavras !!!
Leandro Torneiro manda salve ae Leandro sou inscrito do seu canal
Leandro Torneiro cacilda Leandro Torneiro aqui... Leandro do letra J e o Leandro Torneiro tem que fazerem um vídeo juntos os dois mestres num vídeo ia ser foda
que legal encontrar o leandro por aqui,,forte abraço irmão
Quando acabei de ver o vídeo essa foi a palavra que falei comigo mesmo (SENSACIONAL)
Leandro Torneiro são os canais melhores q tem no TH-cam é o de vcs dois!!!!
Esse cara é um fenômeno. Começou com muito trabalho.e hoje temos um professor excelente. Parabéns.
Pô seus filhos vão crescer com um conhecimento e uma cultura incrível, passe tudo o que sabe pra eles que daqui uns 20 vamos ter um novo gênio vivendo entre nós.
Fantastico!!! O que me deixa feliz é sabert que ainda term jovens como voce, jovens que querem resgatar a memoria de um passado de genios. Parabens!!!!
Cheguei aqui quando estava conversando com meu filho de 9 anos sobre sistemas de transmissão. Ele ficou fascinado pela forma como os pistões transformam um movimento linear de vai e vem em um movimento circular de giro das rodas. Aprendi muita coisa nova vendo esse vídeo com ele, obrigado por proporcionar esse momentto.
Inclusive, eu sou nascide em São Roque e conheço bem essa estação, morei aí pertinho. Hoje moro aqui no Rio Grande do Norte.
Incrível cara,uma pessoa na tua idade com essa visão, percepção decisão e aconselhento.parabens L jota
Aprendi mais neste vídeo sobre trens a vapor do que em toda minha vida. Muito legal ver novas gerações se interessando pela preservação de nossa história. Parabéns pela iniciativa.
Que didática maravilhosa de perfeita, sem decorebas nem fingimento como há em tantos canais por aí no youtube. Sensacional mesmo, obrigada por trazer esse vídeo. Que incrível
11/23 assistindo esse vídeo incrível. Pra um trabalho da faculdade. Tua explicação é muito boa , muito leve e muito detalhada . Parabéns
Adorei sua aula sobre locomotivas a vapor, trabalhei na diretoria da estrada de ferro Sorocabana entre 1964 e 1970 , mas nem imaginava a engenharia dessas locomotivas a vapor, e nem o trabalho que dava aos seus maquinistas, pra faze-las andar, sou neto de ferroviários e filho de ferroviários mas confesso, só agora descobri esses detalhes, parabéns pela aula e pelo seu incentivo na preservação da historia das ferrovias.
Cara, que vídeo legal. Aqui onde moro temos uma também, decorrente da antiga São Paulo Railway... isso é pura história, conhecimento que não pode se perder!
Parabéns pela iniciativa. O mundo precisa de mais pessoas assim.
Muuuuuuito TOP!!! Sempre quis saber como funcionava as "locomotivas" pois meu avô era mecânico na "Companhia Paulista" (acho que era isso)... Me emocionei lembrando das histórias que ele contava... 👏👏👏
Muito bom! Explanação simples e completa. Parabéns pelos apelos aos políticos, historiadores e engenheiros -empresários para preservação desse patrimônio histórico que fez a história da humanidade, o eldorado americano, interiorização do território brasileiro, enfim um marco de antes e depois nas nossas histórias que as locomotivas à vapor determinaram.
Parabéns, LEANDRO, pela filmagem! Os embuchamentos naquela época eram feitos em bronze. Me lembro bem. Na época eu era criança e meu padrasto era maquinista, da Usina União e Indústria, antes era Município de Escada; agora, pertence a Cidade de Primavera de Santo Antão- PE. A máquina que ele trabalhava era a n° 4; tinha uma placa com o nome Amaraji. Cada locomotiva tinha o nome de um lugar. Hj tenho 70 anos, mesmo assim, me lembro o nome de cada uma. Maior delas todas era a quatro. Todas elas tinham dois maquinistas. A "4" tinha seu Pageú e seu Calixto como maquinistas. Ela puxava 34 vagões na maior tranquilidade. A única locomotiva que não tinha nome de lugar era a n° 2; cujo nome era Barbosa Lima. A n°1 Bom Fim; a2 Barbosa Lima; 3, Limeira, 4, Amaragi; 5, Recreio; 6, Mariquita; 7, Pé da Serra; 8, Primavera; 9, Frexeiras; 10, Serra Nova; 11, uma máquina grande que tanto queimava querosene como gasolina, conhecida popularmente por gasolina, e a máquina pequena, tinha a mesma função da grande. Ambas ficavam na espanada da usina pra fazer manobras nos vagões de cana de açúcar pras moendas ou vagões com lenhas pras caldeiras da usina. Aquela peça pra fazer a locomotiva parar lentamente antes de usar a alavanca de freio, chama- injetor. Fico emocionado em voltar nesse passado. Meu padrasto, seu Pageú, me ensinou dirigir locomotiva. A crédito que todos aqueles funcionários estão falecidos. Não sei seu João Gomes que era foguista de seu Pageú. Leandro, meu irmão, esse vídeo chegou até a alma. As lágrimas não param de escoar. DEUS abençoe vc; sua família e todos que assistem e participam no seu canal! Amém!
Didaticamente, esta é a melhor aula que já vi ser ministrada, por esta via! Em menor tempo que uma aula acadêmica você conseguiu passar a informação a que se propôs de forma clara, objetiva, apaixonante. Mesmo quem não se interessa pelo assunto vai, agora, ter uma noção básica de como a máquina a vapor revolucionou o mundo à partir do século XVIII. Parabéns.
A explicação é bem didática , pena que o narrador repete muito e usa girias desnecessárias e chatas.
Excelente!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Explicação bem detalhada, passo a passo, mostrando os detalhes de perto. Sua explicação foi uma aula excelente!
Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Maioria dos governantes que mais ignorantes pra serem manipulado. É mais fácil quando não sabe o ser serão no futuro. Jogadores de games preso em cavernas modernas ( casas)
Precisamos de mais pessoas como você no mundo!
Leandro gostei tanto da demonstração como da explicação, muito engenhoso muito gratificante , seria ótimo se essas máquinas voltassem a funcionar.
Leandro eu tenho 70 anos meu pai foi um maquinista dessas maravilhosas máquinas. Meus parabéns para você pelo seu trabalho e seu interesse na preservação da nossa história
seu canal é um dos poucos q assisto em full screen nesse youtube pois o conteúdo é o melhor cara, hj em dia geral só usa a internet para bobagem já eu uso para meus conhecimentos e seu canal é um responsável por isso. Espero q alguém restaure essas maquinas e as coloque para rodar novamente.
Isso sim é incrível, meu pai trabalhou na extinta RFFSA em SC, e eu na ALL, é uma pena que estão abandonadas, precisam ser preservadas pois fazem parte da história do Brasil.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Parabéns Leandro pelo trabalho!
A ferrovia é o passado, presente e futuro.
primeiramente quero parabenizar este jovem PROFESSOR, que esta dando uma aula de locomotiva a vapor, esta aula as pessoas que gostam de locomotivaz a vapor vai aprender, parabéns JOVEM o BRASIL precisa de profissionais assim como você. PARABÉNS.
Parabéns pela excelente explicação. Sou de Portugal e vivo numa zona minera onde trabalharam sete locomotivas nos anos 60.
Sempre morei perto de estradas de ferro, principalmente da EFS e tenho imagens maravilhosas na minha mente. Foi um tempo maravilhoso, eu gostava de ver essas máquinas chegando e saindo da estação.
Parabéns o Brasil precisa da influência dos ingleses que tanto cuidam e preservam esse patrimônio
Espetáculo este vídeo, fui mecânico de máquinas industrias, entendi perfeitamente como funciona a máquina a vapor , e a parte da lubrificação já conhecia porque fez parte da manutenção que fiz a uma locomotiva Hunslet, já com motor diesel, mas a lubrificação das bielas dos eixos era desse tipo assim como o travão de parque, gostei muito parabéns.
Em Campinas tem um passeio turístico com esse tipo de locomotiva. É um passeio sensacional, tem um guia que vai narrando os fatos históricos da região por onde ela passa, informando também como eram as rotinas nas estações. Eu super recomendo o passeio.
Meu rapaz gostei dá sua umildade como voce fala com as pessoas e que você continue mostrando essas máquinas pra gente e que Deus abençoe você hoje e sempre e todos que te queira bem onde
Estas máquinas funcionando, podem ser utilizadas para diversas áreas como: escolar, turismo, geração de empregos aperfeiçoamento da maquinas da parte mecânica, elétrica, é segurança, sem estragar o encanto da engenharia que desenvolveu estas máquinas abandonadas. As autoridades do Brasil devem abrir os olhos e o povo ficará satisfeito com os benefícios ( lazer, turismo, aluno verem e conhecerem uma Maria Fumaça ao vivo e a cores. Criar vocação tecnológicas nas crianças jovens e mudar este Brazil que tanto fontes de riquezas naturais sendo dadas a outros países.
Parabéns Leandro Torneiro sua iniciativa foi fantástica. Vou compartilhar com meus amigos este vídeo.
Primeira vez que vejo um vídeo de 35 minutos. Moro próximo de uma antiga ferrovia, justamente onde ficavam as oficinas de reparos e uma estação. Essa ferrovia ligava a estação do Bairro Neves em São Gonçalo,RJ à Cabo Frio na Região dos Lagos, RJ. Parabéns pela dissertação!
Mesmo agora que estou começando a amar os trens. E todo leigo fica louco atrás de informações de sua paixão (eu tinha uma dúvida de como funciona um trem a vapor). Esse vídeo caiu como uma luva esse vídeo, pode ter certeza que eu não vou pular um segundo desse vídeo.
Fantástico!!!! Locomotivas a Vapor são obras de arte da engenharia!
Top esse vídeo, meu saudoso Pai foi maquinista c classe A na estrada de ferro central do Brasil por 30 anos na época das máquinas a vapor ,eu amei esse documentário. Parabéns meu amigo.
RAPAZ QUE DEUS TE ABENÇOE MUITO, NÃO SÓ A VC , MAS TODA A TUA FAMÍLIA !
VC ME FEZ VOLTAR A MUITOS ANOS ATRÁS, E CHOREI MUITO COM MINHAS LEMBRANÇAS !
MUITO , MAS MUITO OBRIGADA DE CORAÇÃO POR ESTE VÍDEO!
UM ABRAÇO!
Nem o Discovery Science explicaria tão bem.
Parabéns cara meu sonho de criança era ser maquinista
Verdade
Vdd
Amilton Jr. realmente o professor tem que se empolgar com sua arte pois só assim consegue repassar o interesse. Por exemplo eu tinha assistido rapidamente essa explicação e erroneamente imaginei que o ar quente era empurrado de volta à fornalha quando na verdade é o ar fresco repleto de Oxigênio que é então sugado pelo efeito Venturi tal como nas pistolas de pinturas conforme tinha dito e eu não tinha reparado portanto é sempre bom rever conteúdos e parabéns pra ele e seu seguidor.
Parabéns Leandro pela iniciativa estamos precisando mais disso nesse Brasil 👏👏👏
Pois é leandro, trabalhei grande parte da minha vida profissional, na construção de estradas, tanto de rodagem como ferrovias. As máquinas inicialmente, eram de vapor aquecidas com lenha ou carvão e depois passaram a queimar um tal Fulll Oil, um óleo preto derivado do petróleo. Quanto ao Tender, toda locomotiva precisa dele, não da para desacoplar porque ali esta seu combustível, a água. Só não sei como não inventaram de transformar essas locomotivas a funcionar tipo as usinas nucleares. KKKK. Outra coisa Leandro, a alavanca que você falou que é do freio de mão, na verdade essa alavanca é a que controla o fluxo de vapor para os cilindros, ela é chamada de alavanca de reversão que em ultimo caso, pode ser usada para auxiliar os freios da máquina. Também existe um dispositivo para repor a água na caldeira chamado de injetor d'água, que meu amigo, quando ele funciona bem é ótimo , mas quando começa a dar problemas, principalmente em viagens, o maquinista sofre pra caramba, tem que apagar o fogo da fornalha ou ela explode e quando explode é uma coisa feia de se testemunhar. Trabalhei no TPS ( Tronco Principal Sul) ou ferrovia do trigo que custou milhares de dólares e centenas de vidas e que hoje esta quase em total abandono. Lamentável. Também conheci uma das mais antigas ferrovias do Brasil, senão a primeira, a Madeira Mamoré. Uma lastima como deixaram aquela pagina da história no total abandono. Você fez uma ótima escolha de mostrar isso para o Brasil, sucesso e abraço.
José Carlos Antonow muito obrigado pelo seu rico comentário trazer um pouco da sua experiência e compartilhar ela com a gente muito obrigado mesmo Adorei saber dessas informações. Vamos torcer para que essas ferrovias abandonadas voltem a transportar e funcionar novamente pois Como você mesmo disse foi muito dinheiro e vidas perdidas para construção de tudo.
Excelente comentário. Muito esclarecedor...
Parabéns legal compartilhar seu conhecimento
Valeu Letra Jota tenho 50 anos e sou apaixonado por estas antiguidade obrigado pela apresentação um abraço
Boa tarde amigo sou ó Fredy só seu Inscrito gosto muito dos seus vidios morei em São Paulo um bom tempo trabalhei na Antiga Rede Ferroviária Federal de SP hoje mudou ó nome meu serviço era pesado eu trabalhava na manutenção de vias pernentes más sinto muita saudades do meu trabalho é muito bom trabalhar em ferrovias andar de trens pra lá é pra cá de graça era maravilhoso hoje eu moro em Minas Gerais Ipatinga é ó nome da m cidade Aqui também tem um trem antigo á vapor parado á vários anos aqui tem um parque de diversões chamado parque Ipanema é uma área verde maravilhosa entao eles construíram vagões pequenos para passageiros mirins é adultos para passeios do Centro de Ipatinga até ó parque Ipanema Centro parque Ipanema parque Ipanema Centro só durou pouco num dos tragetos dó Trem quando ele foi fazer á manobra pra voltar para Ipatinga ele pegou uma criança nós trilhos é matou então á partir deste dia eles trancaram á Locomotiva é nunca mais voltaram é transportar às crianças é toda á população ficaram muito triste pôr que Á Famosa Locomotiva não voltou mais á circulor gostaria que um dia vc viesse Aqui é fazer um Bom Documentário sobre está Linda é Famosa Maria Fumaça é como eles á chamam Aqui Abraços Amigo
Espetacular!Engenharia e arte unidas . É a primeira vez que vejo uma explicação tão detalhada.Pena que em nosso país destruíram a malha ferroviária.Com 47 anos estou aprendendo.
Muito bacana! Máquina incrível! Parabéns pela iniciativa de preservação e de atualização do sistema da caldeira! Meu falecido avô Jaime Marini era engenheiro da Fepasa... adoraria ver esse video também
Parabéns Leno, pelo seu trabalho. Muito bom! Sou apaixonado por trens e gostaria de ver trens pelo Brasil todo, antes de morrer.
Poxa meu caro Leandro!
Qta informação antiga fornecida por um jovem como vc!
Meu tio era foguista na leopoldina RJ.
Que volta no tempo. Vc é fantástico. Vc é especial meu irmão. Que Deus te conserve com este amor.
Melhore um pouquinho só para não escapar aquelas palavrinhas, entende?
👏👏👏👏👏👏👏
Uma curiosidade que eu tinha e que nenhum dos videos que eu ja tinha visto mostrava onde fica e como é gerada a eletricidade que alimentava por exemplo esse farol da locomotiva? Top! Primeito video que mostra isso! Matei minha curiosidade.
Sou idoso (75 anos), mecânico e eletricista automotivo aposentado, muito curioso e amante de tecnologias. Meu pai era ferroviário e trabalhava na manutenção dos trilhos da estrada de ferro RFFSA, trecho Ibiá-MG/Patrocínio-MG, onde cada grupo (chamados turma) de 5 trabalhadores (4 operário e 1 feitor) cuidavam de 8Km de ferrovia. A turma de meu era a turma 107 e cuidava da ferrovia do Km 819 ao Km 827. Isto foi nos anos 50 (1951/1957) e as locomotivas eram dessas mostradas no vídeo. Sempre fui muito curioso e observava os detalhes tentando saber como aquilo funcionava. Um detalhe que me lembro com absoluta certeza é que os freios dos vagões funcionavam com vácuo Produzido na locomotiva) e não com pressão de vapor. Havia uma mangueira ligando cada vagão ao outro e a locomotiva fazia a sucção do vácuo. Caso houvesse um vazamento (rompimento das mangueiras por desengate acidental dos vagões) o sistema freava sozinho espontaneamente. Hoje usa-se ar comprimido produzido pelas locomotivas eletrodiesel. Gostaria que fizesse mais vídeos a respeito pois gostei muito desse vídeo. Obrigado!
Eu também falo dessa maneira,a 100 anos atrás os caras eram Grandes gênios,pq naquela época não tinha a tecnologia de hoje,tantos recursos pra pesquisar
Espetacular!!!
Em São Leopoldo RS, tem um museu onde tem muitas destas moças, todas cobertas muito bem conservadas.
Em Carlos Barbosa RS e Piratuba SC, tem Maria fumaça fazendo linha turística.
Ótimo vídeo, parabéns!
Muito legal. Isso tinha de esquentar por 10 horas para dar partida. Era top top. Obrigado por este presente Leandro.
Concordo plenamente com você e sua bela reportagem
TH-cam só me recomendou hoje esse vídeo. Sensacional!!!
Gostei demais de ver,,está locomotiva antiga fiquei emocionado amei tanto esse vídeo parabéns sou apaixonado por coisas antiga .abraços
Muito bom teu vídeo
Fora de série, muito bom, parabéns pelo vídeo explicativo, pouquíssimas pessoas têm esse conhecimento.
Muito didático, vou indicar seu vídeo a meus alunos de ciências da natureza, pois estamos estudando o assunto sobre máquinas térmicas, mais uma vez, meus parabéns.
Sempre tive curiosidade de saber como funciona um locomotiva e vcs mostraram parabéns muito bom
Boa noite!!!!!!! Meu amigo, é muito lindo essa locomotiva, vc mostrou como ela funciona, gostei muito. Valeu mesmo muito obrigado. Macaé RJ.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Excelente vídeo... Explicação e por compartilhar um pouco do conhecimento dessa obra prima histórica.
Nessa época o maquinista trabalhava hein ! Ainda bem que não tinha WhatsApp ia ser monte de máquina travando por falta de óleo rsrsrsrs
Muito bom cara, deu saudades da época que andava de trem a vapor com meu pai!
É fantástico mesmo, lembro que quando andávamos nas beiradas da fornalha e ficava com a camiseta toda furada por causa das brasas que saiam da chaminé.
Luis F. De Aguiar meu voo foi furador de bilhete auxiliar de maquinista e maquinista da Fepasa contava muitas histórias muito bacana
Que demais cara, eu andava muito em Jaguariúna, São Roque mas era pela abpf que fazia passeios, pois elas já estavam aposentadas, isso foi na década de 80/90!
Show demais o vídeo.
letrajota eu amoh locomotivas quando vejo filmes antigos fico louco pelos trens acho muito lindo. Isso
letrajota eu queria que voltace os trens de viagem muito mais seguro que onibus carros ou aviao
Manuel Carlos só que o problema é que o trem não usa pneu não paga pedágio tem baixa manutenção e é bem econômico na questão energética.
Resumindo o governo não ganha nada com isso e isso é um problema o governo quer roubar sempre
PARABÉNS garoto, voltei a minha infância a 70 anos atrás. PARABÉNS SUCESSO E SAÚDE, ficou a saudade acredite.
Mano que emocionante , eu moro aqui nos Estados Unidos , e aqui eles valorizam tudo antigo . Inclusive tem show de tratores 🚜 antigos aqui perto de casa . A vapor. Muito show Leandro , emocionante . Muito obrigado .
Magnífico Letra Jota. Parabéns por seu vídeo. Estou sempre buscando vídeos como o teu pois sou apaixonado por trens. Meus tios eram funcionários da antiga Mogiana, um, e outro da antiga Estrada de ferro Goiás. Muitas lembranças, pois era criança quando eles levavam nós até a estação para vermos o trem de ferro. Vou divulgar muito seu canal pois até aqui é o mais completo que já vi porque nos mostra tudo com detalhes. Obrigado por gostar e divulgar para o hoje louco que vivemos, o nosso patrimônio histórico tão desprezado pelo poder público nas três esferas: federal, estadual e municipal. Grande abraço.
Cara seu canal é fantástico, conteúdo diversificado e interativo muito bem explicado , acompanho a tempo parabéns mesmo , abraços
Tenho 47 anos e adoro o desenho do Thomas,instrutivo.
TB gosto muito.
Tenho 60 e também adorao
Amooooooo trem tenho esperança de ver.os mesmos andando.em todo o país.
Parabéns aos maquinistas.
"Primeira coisa: TUDO NAQUELA ÉPOCA ERA INDESTRUTÍVEL!" KKKK RI MUITO AQUI... PURA VDD
A começar pelos homens da época.
O mundo virou descartável.
vi 2 segundos ja gostei e deixei o like. 35 min de vídeo? isso vai ser muito bom!
Valeu campeão
Parabéns pela explicação e sua iniciativa...só esperamos que alguém se sensibilize... o recado está dado....valeu.
Meu falecido pai foi maquinista da Maria Fumaça por longos anos, depois passou a telegrafista e agente de estação. Sou apaixonado por ferrovias, nasci praticamente dentro de uma! Quanta saudade desse tempo! Muito boa sua explicação de uma engrenagem tão complexa.
O inventor das primeiras locomotivas era gênio.
BH
Fala aí Leandro, parabéns pela matéria.
Eu ainda sou aquele menino filho do Sr.Edgar maquinista da Estrada de Ferro Bahiminas. Eu presenciei o meu pai e os meus tios trabalhando nessas locomotivas a vapor. Até 1966. Quando arrancaram os trilhos e extinguiram para sempre a ferrovia. Que foi homenageada pelo cantor mineiro Milton Nascimento.
Com a canção "Ponta de Areia"!
Que máquina incrível !!!
Meu irmão..
Parabéns pelo seu trabalho!
Excelentes palavras, conteúdo de primeira! A exemplo dos E.U.A, onde reformaram recentemente a locomotiva Box Boy 4-8-8-4 designada na Union Pacific 4014. Assistam o vídeo o retorno da Boy Boy.
Show seu vídeo, quando criança meu desejo era ser maquinista e o caminho seguiu pra aviação, lhe digo com propriedade que conduzir essa máquina é mais complexo que um avião de linha aérea, a máquina já controla a humanidade , só fazemos ajustes.
Fantástico meu irmão....eu andei naquela de São João Del Rey a Tiradentes ( é um pequeno percurso de 12 kilômetros ) a única diferença é que naquela máquina lá é usado óleo..e não lenha . Mas acredito que ela foi movida a lenha no passado. Eu moro numa cidade onde é um dos ninhos da ferrovia no Brasil....( Divinópolis MG. ) A primeira ferrovia do Brasil foi Don Pedro II quem deu a ordem para ser costruido....o trecho entre Rio de Janeiro e Juiz de Fora MG. Logo se estendeu até São João Del Rey MG. E de São João Del Rey a Barra do Paraopeba. Essa estrada de ferro funcionou de 1896 a 1964....ela funcionou 70 anos. Com a máquina de numero 46... 52 e 58.. Eram as famosas bitolinhas de trilho a trilho tinha 76 centimetros. ( Bitola de 76 cm ) por isso Bitolinha. Divinópolis aínda é um grande entroncamento ferroviário.....tendo as oficinas da antiga EFOM ( Ferrovia Oeste de Minas ) depois RMV...( Rede Mineira de Viação ) depois RFFSA..( Rede Ferroviária Federal S.A ) e agora ( Ferrovia Trans Atlântica ) o patio das oficinas de Divinópolis é enorme....emprega muita gente. Divinópolis tem 3 linhas de saída : saída para o Rio de Janeiro e sul do país......saída para Goiânia e região central do pais e saida para o porto de Vitória.
Eu já assisti esse vídeo há três anos atrás e o TH-cam me recomendou este vídeo novamente agora em 2021 curto demais o canal do Leandro letra j e agradeço algoritmo do TH-cam que faz a gente relembrar de momentos incríveis de nosso passado quando começamos a nos interessar por estas tecnologias que o Leandro explica detalhadamente e para finalizar Só posso dizer que ele é Zika demais👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Muito top Leandro, sou apaixonado por essas tecnologias antigas. Adorei o vídeo, obrigado!
*CARA UMA VERDADEIRA AULA SOBRE ESSAS MÁQUINAS 👏👏👏*
Parabéns Leandro... me admira muito o seu raciocínio lógico pois tú assim como eu quando vejo qualquer engenharia nova já tento logo identificar sua maneira de funcionamento... Porém vejo que o seu raciocínio é muito mais avançado que o meu rsrs abraço parceiro siga sempre da maneira que és
Valeu campeão é nós sempre observando descobrindo como tudo funciona
Amei essa explicacao
Sou deviciente visual
Você fez a audiodescrição muito bem
Em 1970 na cidade de videira estado de Santa catarina eu com 10 anos acompanhava meu pai na Maria fumaça. Meu pai entrou pra ferrovia de 1947 até 1977 quando as máquinas já eram as elétricas com gerador a motor a diesel.Tive o privilégio de dirigir a elétrica tambem. Fantástico o motor elétrico também. Até hoje existem as máquinas elétricas. Parabéns aos engenheiros da época. Resultado da revolução industrial.
Pela aminha idade eu ainda tive o privilégio de ver essas linda locomotiva andando ai eu encho os zolios de lágrimas ao assisti esses comentário VALEU .
Parabéns pelo vídeo Leandro !!!
Se tivesse que dar uma nota, não iria dar 10, mas sim, nota 1000.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👍👍👍👍👍👍
Que massa.. Estou passando por São roque. Agora! Parabéns pelo. Vídeo. Abraço
Aí sim um comentário de peso.
gostei muito de fazer esse vídeo Pois me proporcionou uma amizade com Vinícius do canal café Ferroviário.
Ó o Dutra ae .Ai sim
Dutraaaaaa de gravataaaa
Wilson bom dia. Os que passam na região de Canguera vão p Santos! Abraço.
letrajota opa. Prazer é meu meu caro. Forte abraço!
Vc é foda mesmo cara, parabéns. Amo muito locomotivas, andei muito nas G12 que faziam trens de passageiros. Parabéns pelo vídeo!!!
Quando a pessoa ama o que faz a emoção pula pra fora de uma forma muito natural, parabéns pelos vídeos
Por meu amigo fantástico
Tô com 63 anos nunca tinha visto uma locomotiva por dentro. Parabéns
Valeu Leandro, sempre trazendo um conteúdo interessante, vc é muito inteligente cara.
SEM COMENTARIOS COMPADRE ESSE FOI UM DOS MELHORES VIDEOS QUE EU JA VI EU SOU OBCECADO POR LOCOMOTIVAS A VAPOR VALEU LEANDRO VALEU MESMO.
A Maria fumaça de Bento Gonçalves (RS) está funcionando a todo vapor a anos e funciona com lenha mesmo. Se não fosse rentável não estaria funcionando por tanto tempo.
Também acho que é possível tocar ela a lenha de reflorestamento... mas muitas dessas máquinas poderiam ser usada para turismo. Sei que tem um trem que faz uma rota em Curitiba de turismo... assim como também poderia ter em vários lugares do Brasil e também esses mesmos poderiam ser usado para transporte de carga durante a semana
Qual sera o fabricante da de Bento Gonçalves. Vfrgs usava umas henschel da Alemanha.
Sensacional.
Parabéns pela trabalho.
Rio de Janeiro 11.08.2021.
Geraldo Rocho.
Que o Eterno abençoe a todos nós hoje e sempre.
Incrível a didática e as explicações, trabalho no setor ferroviário e compartilhei seu vídeo porque apesar de você não trabalhar na área você demonstra um grande respeito e amor a história que nosso pais em suma maioria vira as costas, parabéns leandro pela aula que você deu!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Nossa classe política é constituída por psicopatas, jamais aceitariam qualquer apelo que seja. Do contrário não fariam o que fazem. Não devemos pedir nada pra nenhum deles, devemos é tirá-los de lá na marra! Esses psicopatas estão destruindo a nossa história.
Leandro. PARABENS à vc e aos criadores desta tecnologia. Que tal indíviduos como vc criando hj ,çaminhoes, onibus e tantos meios de transportes sem uso de gasolína ou alcool?Esses caras foram genios,hj esquecidos.
Muito bom amigo gostei
é nois Dantes
Eu era tão apaixonado pelo Thomas e seus amigos. Com 16 eu vou assistir de novo.
Eu ainda assisto Thomas e seus amigos pela TV Cultura.
Eu vim por causa do expresso polar aquele trem é mt foda
Seu entusiasmo e carinho pela velha senhora é lindo e contagiante. Parabéns!
Cara vc nem era nascido naquela Época. E gostei vc como Jovem ser facinado por trem meu irmão. A inteligencia desses engenheiros era incomum. Eu sou maravilhado por trens Antigos de cargas e Passeios. Parabens. Agora tem que voltar novamente. O Brasil so ia ganhar com essas Maravilhas e Trens. Parabens
Faz um vídeo e manda pra globo naquele o Brasil que você quer, manda da que você falou que está abandonada.
é perigoso a Globo mandar para o temer em Privê do que passar na TV