Gilberto Freyre: Obras :casa grande e senzala e sobrados e mucambos. Através dos livros, tentou explicar a formação do povo brasileiro através do conceito da mestiçagem. A mestiçagem para ele não é um problema, pelo contrário, é a própria solução da realidade brasileira.
Ele cria a tese que o patriarca é o dono de todos, mas não só a relação do que ele explora o homem negro por exemplo. O patriarca é dono também da sua esposa, da família. O patriarcarismo é o sistema de dominação masculina branca sobre todos os aspectos da casa grande.
Professor gostei muito das suas aulas. Parabéns!Sou professora aposentada da UFPB e como Professora e Pedagoga sempre estudei Roberto Freire. Gosto,de modo particular, do Livro dele “Nordeste”. E os demais livros também deveriam ser lidos por todos ainda que existam polêmicas. E faço uma observação: principalmente, quem conhece o Nordeste e é nordestino, precisa conhecer essa obra. E só viajar pelo Nordeste observando a realidade e fazendo as análises entre a obra de Gilberto Freire e o Nordeste com a sua complexa história ontem e hoje.
Ótima análise. Por favor, no próximo vídeo deixe o quadro exposto para que o pessoal tire um print para quardar possibilitando assim futuras consultas. Obrigado
Parabéns pela sua aula! Gilberto Freyre escritor de obras tensas e de teorias riquíssimas, não usa vocabulários complexos, segundo religiosos, o autor utiliza-se de palavras chulas. A divisão entre os dominadores e dominados vai além da escravidão. Franz Boas foi uma grande inspiração para Gilberto Freyre. O homem branco se torna isento de violência e julgamentos.
Dia 9 tivemos uma aula riquíssima com o professor Jefersom no curso de pedagogia do Unibave. O Brasil é um país multicultural. Gilberto Freyre contribuiu muito com as suas obras. Sou a Solange Araújo Borges Batista.
Freyre deixa uma mensagem para todos, a vida de cada um deve ser seja criativa, uma vida de valor muita mais pela qualidade do que pela quantidade. Chacrinha é a criatividade Brasileira, um humor contagioso, e Freyre adorava. Gilberto era um gênio contemporâneo, no vídeo Gilberto diz que se sente contraditório e diz ser vaidoso. Produziu suas melhores obras, a primeira foi casa grande e senzala 1933, obra grande, em torno de 1000 páginas. O negro como coitadinho e o branco como mal, parte do pressuposto que a escravidão criou um complexo de relações, de dominação de um lado e do outro. Formas de resistência. Gilberto cria a tese como patriarca em relação ao negro e branco.
Gilberto Freyre é um pensador Brasileiro, renomado de família nobre que viajou estudou fora do Brasil. E estudou com o Franz Boas o pai da Antropologia Cultural, então ele teve um referência para pensar a formação de um povo, não do biológico, mais sim parar de pensar o homem a partir somente do corpo. Ele reconhecia o Brasil como um país com uma falta de reprodução de cultura autêntica, ele diz que o Brasil teve a oportunidade de formar nossa cultura a partir de todas as culturas existentes no nosso país, como os indígenas e os negros, ou seja ele faz essa denúncia de que o brasileiro deixou para trás e deixou de agregar para a formação da nossa cultura. Para ele a miscigenação seria a solução da realidade brasileira, tanto economicamente, politicamente e também, como pela desigualdade social.
Ele tem uma referencia de Franz Boas, para pensar a formação de um povo a partir do não biológico, ou seja, parar de pensar o homem a partir primeiro no corpo, como se a carga genética fosse predominante no processo de formação. Ele vai ao encontro dessa leitura que a sociedade não pode ser pensada a partir de uma biologia, mas a partir de um arranjo, de uma miscigenação, a cultura não pode ser entendida como um padrão, mas sim como um movimento de diversificação. A Formação do pensamento não pode se dar ao nível de comparação biológica, mas sim de uma inclusão cultural. A nossa formação cultural tem que passar pela leitura da diferença, qualquer projeto pedagógico, econômico, politico precisa levar em consideração as múltiplas diferenças sociais e culturais.
O lugar social do negro a princesa Isabel tinha bem estabelecida esta questão tão complexa (porém a ré-publica não lhe permitiu aplicar)... a república podemos dizer que não foi proclamada, foi imposta.
Gilberto Freyre falou o óbvio e é considerado, justamente, como um dos maiores intelectuais do Brasil. Pra você verem como esta nação padece de uma ciência social sólida.
Oi, sem prazer, voce nao sabia que os Políciais tratan os curados na escola do hospital, e um bunbeiro foi baleado emquando confrontava professores que nao estavam tantando dominar minha horrível cidade, onde carros tem uma carne mole e as vacas que nos andamos gastam pouco combustível
e nas escolas o método do patrono responsável pelo maior declínio educacional no país. e temos ainda quem defenda, negam até os crimes do líder e verdade sobre o che, não se pode esperar menos...!!
Gilberto Freyre estudou com Franz Boas, acaba tendo uma referência para pensar a formação de um povo a partir do não biológico. Vai ao encontro de uma miscigenação. A formação do pensamento não pode se dar ao nível de uma comparação biológica. A nossa formação cultural tem que passar pela leitura da diferença. Ele olha para a sociedade e diz: nós não sabemos pensar aquilo que foi negado na história.
Gilberto Freyre:
Obras :casa grande e senzala e sobrados e mucambos.
Através dos livros, tentou explicar a formação do povo brasileiro através do conceito da mestiçagem.
A mestiçagem para ele não é um problema, pelo contrário, é a própria solução da realidade brasileira.
Resumo meu, ignorem rsrs
Ele cria a tese que o patriarca é o dono de todos, mas não só a relação do que ele explora o homem negro por exemplo. O patriarca é dono também da sua esposa, da família.
O patriarcarismo é o sistema de dominação masculina branca sobre todos os aspectos da casa grande.
o resumo do resumo
Por que a mestiçagem era a solução da realidade brasileira?
Up. Obgd
No momento certo Deus fará acontecer ❤❤🙏🙏🙏
Professor gostei muito das suas aulas. Parabéns!Sou professora aposentada da UFPB e como Professora e Pedagoga sempre estudei Roberto Freire. Gosto,de modo particular, do Livro dele “Nordeste”. E os demais livros também deveriam ser lidos por todos ainda que existam polêmicas. E faço uma observação: principalmente, quem conhece o Nordeste e é nordestino, precisa conhecer essa obra. E só viajar pelo Nordeste observando a realidade e fazendo as análises entre a obra de Gilberto Freire e o Nordeste com a sua complexa história ontem e hoje.
muchas gracias, saludos desde Chile
Ótima análise. Por favor, no próximo vídeo deixe o quadro exposto para que o pessoal tire um print para quardar possibilitando assim futuras consultas.
Obrigado
Parabéns pela sua aula!
Gilberto Freyre escritor de obras tensas e de teorias riquíssimas, não usa vocabulários complexos, segundo religiosos, o autor utiliza-se de palavras chulas. A divisão entre os dominadores e dominados vai além da escravidão. Franz Boas foi uma grande inspiração para Gilberto Freyre.
O homem branco se torna isento de violência e julgamentos.
MEU DEUS, que explicação! Brigado pessoal, professor! Equipe .. tmj
caramba, assisti varios videos e nao entendia nada. Assisti esse e ficou tudo claro. Otimo professor!
Dia 9 tivemos uma aula riquíssima com o professor Jefersom no curso de pedagogia do Unibave. O Brasil é um país multicultural. Gilberto Freyre contribuiu muito com as suas obras. Sou a Solange Araújo Borges Batista.
Oi gostei gostei que vc falou sobre a sociologia brasileira e o Gilberto Freye obrigada 👏🏻👏🏻👏🏻😀😀😀
Freyre deixa uma mensagem para todos, a vida de cada um deve ser seja criativa, uma vida de valor muita mais pela qualidade do que pela quantidade.
Chacrinha é a criatividade Brasileira, um humor contagioso, e Freyre adorava. Gilberto era um gênio contemporâneo, no vídeo Gilberto diz que se sente contraditório e diz ser vaidoso.
Produziu suas melhores obras, a primeira foi casa grande e senzala 1933, obra grande, em torno de 1000 páginas.
O negro como coitadinho e o branco como mal, parte do pressuposto que a escravidão criou um complexo de relações, de dominação de um lado e do outro. Formas de resistência. Gilberto cria a tese como patriarca em relação ao negro e branco.
Gilberto Freyre é um pensador Brasileiro, renomado de família nobre que viajou estudou fora do Brasil. E estudou com o Franz Boas o pai da Antropologia Cultural, então ele teve um referência para pensar a formação de um povo, não do biológico, mais sim parar de pensar o homem a partir somente do corpo.
Ele reconhecia o Brasil como um país com uma falta de reprodução de cultura autêntica, ele diz que o Brasil teve a oportunidade de formar nossa cultura a partir de todas as culturas existentes no nosso país, como os indígenas e os negros, ou seja ele faz essa denúncia de que o brasileiro deixou para trás e deixou de agregar para a formação da nossa cultura. Para ele a miscigenação seria a solução da realidade brasileira, tanto economicamente, politicamente e também, como pela desigualdade social.
obrigado gata vou copiar para meu trabalho de sociologia :)
se tiver como fale um pouco de Darci Ribeiro mais especificamente seu pensamento sobre o Brasil
Ele tem uma referencia de Franz Boas, para pensar a formação de um povo a partir do não biológico, ou seja, parar de pensar o homem a partir primeiro no corpo, como se a carga genética fosse predominante no processo de formação. Ele vai ao encontro dessa leitura que a sociedade não pode ser pensada a partir de uma biologia, mas a partir de um arranjo, de uma miscigenação, a cultura não pode ser entendida como um padrão, mas sim como um movimento de diversificação.
A Formação do pensamento não pode se dar ao nível de comparação biológica, mas sim de uma inclusão cultural. A nossa formação cultural tem que passar pela leitura da diferença, qualquer projeto pedagógico, econômico, politico precisa levar em consideração as múltiplas diferenças sociais e culturais.
Nss vlw eu tinha uma pergunta no meu trabalho exatamente disso copie seu comentario e coloquei no meu trabalho desculpa kkkk
Bom dia professor está me ajudando bastante eu teria que apresentar sobre e suas ideias obrigado ❤❤❤❤❤❤
Aula
Top 🔝 obrigado professor!
Gilberto foi um intelectual que furou a bolha brasileira da futilidade. Teve fama internacional e os "intelectuais" acadêmicos não puderam esconder.
Muito boa explicação. Obrigado!
top gratidão me ajudou muito parabéns otimo aulão
seus vídeos de sociologia estão me ajudando demais prof! obg
Bom demais.
Ótima explicação
Muito obrigado pela aula sensacional!
Espetacular!!!!!!!
Ótima explicação!
Aula maravilhosa!
Muito boa a explicação
Amei a aula, de verdade!
Aula excelente!!
O tamanho das obras não define sua qualidade nem a justifica.
Sensacional 👏👏👏👏👏👏
Obrigada pela aula!📚
Que aula hein, shooow 👏👏 muito obrigada professor 😄
professor otimo, amei a aula
Entendi mttttt parabéns
O lugar social do negro a princesa Isabel tinha bem estabelecida esta questão tão complexa (porém a ré-publica não lhe permitiu aplicar)... a república podemos dizer que não foi proclamada, foi imposta.
Professor maravilhoso!
Excelente 👏😁
Valeu pela aula, chefe
voa mlk
ÓTIMA AULA..
muito bom professor
Sensacional !
Ótima vídeo-aula
muito bom o vídeo me ajudou bastante :)
Aulão!!!
muito bom
Ótimo vídeo :)
Show
Achei que faltou mencionar acerca da Sífilis é algo importante na obra de Freyre, no mais excelente explanação a respeito da obra Freyriana.
Gilberto Freyre falou o óbvio e é considerado, justamente, como um dos maiores intelectuais do Brasil. Pra você verem como esta nação padece de uma ciência social sólida.
Poderia relacionar o termo patriarca ao termo presidente atualmente??
Acho lindo a forma que vcs passam pano pra um racista
Mas bem q faz sentindo.
Excelente aula
Nice :)
Oi, sem prazer, voce nao sabia que os Políciais tratan os curados na escola do hospital, e um bunbeiro foi baleado emquando confrontava professores que nao estavam tantando dominar minha horrível cidade, onde carros tem uma carne mole e as vacas que nos andamos
gastam pouco combustível
Eu ti amu João Gabriel eu ti amu
e nas escolas o método do patrono responsável pelo maior declínio educacional no país. e temos ainda quem defenda, negam até os crimes do líder e verdade sobre o che, não se pode esperar menos...!!
O benefício da miscigenação, a essência multicultural do Brasil,
Hehehehe
Olha em relação aos demais prnsadores e a esse acho que você inviesa muito.
Prova PA amanhããããããã
Só faltou o espaço para copiar.
Podia me ajudar.. Nao sei explicar a frase. O Brasil e a mais avançada democracia racial do mundo
Gilberto Freyre estudou com Franz Boas, acaba tendo uma referência para pensar a formação de um povo a partir do não biológico. Vai ao encontro de uma miscigenação.
A formação do pensamento não pode se dar ao nível de uma comparação biológica. A nossa formação cultural tem que passar pela leitura da diferença. Ele olha para a sociedade e diz: nós não sabemos pensar aquilo que foi negado na história.
Romantizou a escravidão....eu heim
Usa palavras muito difícil
gilberto freyre é tão racista que até falar dele faz a gente parecer racista
Por que ele é racista? Pesquisei no google e não encontrei algo constando isso. Você poderia me explicar, por favor? Muito obrigado!
@@ourorico7744ele não é racista.
Eu acho que muitos negros faltaram a essa aula 🤔🤔🤔🤔
Fui ver o conteudo para minha filha fazer obtrabalho da escola . E sua linguagem nao eh boa. Nao precisa falar cientificista e essas coisas ....
tambem achei o mesmo, tenho prova pra amanha ainda
muito bom/ruim
Bolsonaro2022
Patriarcado criou a rivalidade feminina.
sim!! E até hoje vemos reflexo disso na sociedade
Pq?
amigo, entendi porcaria nenhuma