Inventário Sonoro da Cultura Caiçara - Dito do Pandeiro

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 7 ก.พ. 2025
  • Morador da Ilha das Cobras, Dito do Pandeiro, também conhecido Dito Beleza ou Dito da Tapera, é panderista e versador.
    Com quase 90 anos de vida, é tido com figura fundamental na preservação da ciranda caiçara em Paraty, além de ter atuado como mestre da folia do Divino, tradicional festejo da cidade.
    Este depoimento compõe o Inventário Sonoro da Cultura Caiçara, um projeto do Polo Sociocultural Sesc Paraty.
    Sobre o projeto:
    Durante os anos de 2021 e 2022, o Polo Sociocultural Sesc Paraty realizou um levantamento dos mestres que mantém esse fazer artístico vivo na cidade e região. Durante esta etapa, os depoimentos colhidos priorizaram cirandeiras e cirandeiros que, mesmo diante da idade avançada e dos muitos anos dedicados à música, ainda tinham seus trabalhos registrados.
    O resultado dessa pesquisa é o Inventário Sonoro da Cultura Caiaçara, composto por 13 documentários audiovisual e uma publicação.
    O projeto conta com a participação de Seu Lorenço, Dito do Pandeiro, Seu Verino, Cantarelli, Zizi, Seu Vicente, Zé Malvão, Claudio, Mestra Lauriana, João de Deus, Mestra Paulinha, Didito e Sibélia.
    Em 2024, em comemoração aos 357 anos de Paraty, comemorados em 28 de fevereiro, ao disponibilizar este conteúdo de forma gratuita e com livre acesso, o Polo Sociocultural Sesc Paraty te convida a conhecer a trajetória de mestras e mestres e, a partir desse contato, celebrar os que vieram antes de nós e, na atualidade, mantêm viva uma das principais tradições culturais de Paraty.
    Por isso, se achegue, e ouça os causos, histórias e o som da ciranda caiçara!
    Foto de capa: Mariana Vergara.
    Vídeo: Marcus Cardoso e Miguel Ângelo.
    #SescParaty #SescBrasil
    #SescParaty #SescParaty #InventárioSonorodaCulturaCaiaçara #Ciranda

ความคิดเห็น •