Participei do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre e foi muito legal | VLOG #57

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 29 ธ.ค. 2024
  • Gente querida, neste vídeo (e no próximo) eu compartilho com vocês a minha experiência no FRAPA 2022 (#frapa #festivalderoteiro #roteiro), o Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, que, neste ano de 2022, está completando 10 ano de existência. No evento, há diversas atrações, de palestras, mesas de debate, oficinas, estudo de casos, mostra de curtas e longas, rodadas de negócios, pitching e muito mais. O festival de Porto Alegre é o maior da América Latina e, neste vídeo, eu conto como foi minha experiência nos dias em que pude participar do evento.
    Neste primeiro dia, eu participei de três atrações: uma mesa de debates, um estudo de caso e uma palestra. A Mesa de Debates foi com a Cleissa Regina Martins, a Thelma Guedes e o Thiago Dottori. Eles falaram sobre criação de personagens e criação de tramas em filmes, séries e novelas. Em seguida, participei do estudo de caso sobre o seriado médico procedural "Sob Pressão". O estudo se concentrou em um olhar analítico sobre o episódio "plantão COVID". Contou com as presenças de Lucas Paraízo, Marcio Maranhão e Marjorie Estiano, com a mediação da Renata Brandão, da Conspiração Filmes. Por fim, participei de uma palestra com a Mariana Brasil sobre "Negociação para autores-roteiristas". No final de cada participação minha e no final do dia, eu compartilho com vocês o que mais me chamou a atenção na fala das pessoas convidadas.
    Se você tem interesse em saber mais sobre o FRAPA, acesse o site frapa.art.br
    A experiência foi muito significativa para mim e o aprendizado, imenso. Não vejo a hora de submeter um roteiro original para apreciação ao Festival e aos players que dele participam.
    Caso você seja novo por aqui e queira saber mais sobre o universo audiovisual, inscreva-se no canal. Tem muita coisa legal por aqui ;-)
    EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    Câmeras: DJI Osmo Action
    Audio: da câmera
    Edição: ShotCut

ความคิดเห็น • 5

  • @nadirbehlingreblin145
    @nadirbehlingreblin145 2 ปีที่แล้ว +2

    Bem show..estas oportunidades..de conhecer e participar de algo que nos fascina.

  • @emersonfalkenberg
    @emersonfalkenberg 2 ปีที่แล้ว +1

    Gratidão em compartilhar esta experiência. Abraços

  • @luholivera13
    @luholivera13 2 ปีที่แล้ว +1

    Cara, incrível. Vivo em uma cidade no estado do Pará muito rica em história, quero muito mostrar ela ao mundo, mas procuro uma faculdade ou sede de cursos pra poder estudar melhor as estruturas de se criar um roteiro e fazer um documentário como meu primeiro projeto cinematográfico para que um dia seja tão bom ao ponto de ser apresentado em festivais como esse que tenho um grande sonho em poder participar um dia. Eu gostaria de saber quais cursos você indica para começar essa longa caminhada?

    • @IuriReblin
      @IuriReblin  2 ปีที่แล้ว +2

      Oi Luh! Que legal! Fazer um documentário que resgate a história de uma sociedade é algo imprescindível! (Na próxima semana, no dia 02, vai sair um vídeo de dicas), mas, de início, eu diria assim... se seu interesse é roteiro, a primeira dica seria pratique a escrita. E a segunda, eu recomendaria para você os cursos da AIC (onde eu fiz), porque são cursos muito bons, com profissionais do meio. E você pode fazer de maneira remota/online. Tem três cursos que são cruciais: Cinema Online (como introdução ao todo da arte do cinema - e você fará um curta como atividade de conclusão), Escrita criativa (que treina seu olhar para a escrita cinematográfica) e o de roteiro, com exercícios relacionados ao roteiro. Uma terceira dica, a partir disso, é estudar os filmes buscando entender como foi o processo de feitura. Por fim, visitar esses festivais (como o Frapa) como participante, no sentido de se familiarizar com o meio. ;-)

    • @luholivera13
      @luholivera13 2 ปีที่แล้ว +1

      @@IuriReblin Muito obrigada, eu já treino a minha escrita desde os meus 10 anos, já que minha mãe e muitos tios meus são professores, inclusive um deles é historiador e eu sempre me baseei muito nele, por isso desde lá eu treinava muito e fazia muitas redações. Hoje tenho 20 anos e quero levar isso além de um hobby, já que é uma paixão e pode me ajudar muito financeiramente se eu investir pesado, acredito eu. Eu estarei de olho e no aguardo pro dia 02 aqui no canal ☺️