Quer ouvir a DW Brasil também em podcast? Acesse através do Spotify (spoti.fi/37efScu) e outras plataformas (p.dw.com/p/3gKM7 ). No “DW Revista”, que sai sempre às sextas-feiras, colocamos em contexto assuntos do noticiário brasileiro e internacional.
eu consigo fazer varias forma de criar hidrogênio duvida um tipo esta ai de graça para todos ver no meu canal mais imagina o que eu sei que eu não posto
PORQUE PRA ALEMANHA É MAIS IMPORTANTE MANTER A GUERRA CONTRA A RÚSSIA DO QUE EVITAR EMISSÕES COM A QUEIMA DE CARVÃO MINERAL? PORQUE A ALEMANHA ACHA QUE A RÚSSIA PRETENDE, DEPOIS DA UCRÂNIA, ATACAR A EUROPA, SE QUALQUER ATAQUE A UM PAÍS DA OTAN REPRESENTARIA UMA GUERRA NUCLEAR? PORQUE A RÚSSIA FARIA ISSO? ME PARECE QUE OS ÚNICOS QUE GANHAM COM A GUERRA CONTRA A RÚSSIA, SÃO OS ESTADOS UNIDOS, QUE NUM CONFRONTO DIRETO SEQUER EXPORIA PRIMEIRO SEU PRÓPRIO PAÍS, MAS OS PAÍSES DA EUROPA PRIMEIRO... ME PARECE QUE OS QUE PERDEM MESMO COM ESSA GUERRA ANTECIPADA COM A RÚSSIA SÃO OS PAÍSES DA EUROPA... ENTÃO FICA A PERGUNTA: PORQUE A ALEMANHA INSISTE EM SACRIFICAR SEU PAÍS E SEU POVO POR UMA GUERRA QUE SÓ INTERESSA AOS ESTADOS UNIDOS???
@@juniorfilhionny8451 chorar porque? Eu moro no nordeste, esse lugar está há anos sendo liderada pela esquerda marxista corrupta. Esse lugar nunca vai melhorar.
Enquanto continuar essa mentalidade o futuro nunca vai chegar. A gente reclama dos políticos, da corrupção, de tudo, mas a maioria no lugar deles faria o mesmo. O futuro é consequência do presente, e só seremos o país do futuro quando mudarmos o hoje...
@@henriquemonte4789 ah, quem dera. Gostaria tbm. Vc ia ver q o Brasil ia ganhar muito com todos podendo trabalhar com recursos e desenvolver nosso país.
Sou do interior da Bahia. Lá tá cheio de torres de energia eólica, fora o arsenal de coisas a serem descobertas/explorada. Precisamos de investimento, principalmente na educação, para nos profissionalizarmos e descobrir mais fonte de desenvolvimento do nosso país.
Educação é algo que definitivamente os alemães não querem pro Brasil... Só querem vir extrair cada vez mais do nosso país. Querem mesmo é empurrar os equipamentos tecnológicos caros deles, os engenheiros altamente capacitados deles, para extrair nossa energia, deixar a poluição aqui e levar o hidrogênio embora 💁🏻♀️
Moro em uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Norte, aqui era uma cidade com a renda totalmente baseada no cultivo de caju e castanha, depois da chegada das firmas de energias eólicas e solares, conseguimos uma nova forma de conseguir uma renda para a população mas tem um preço as torres eólicas próximas de nossas casas gera ruído, praticamente, 24 horas por dia, resultando em dores de cabeça e enxaqueca nos moradores, que quando passam tempo afastado de suas residências e, consequentemente, das torres acaba sumindo as dores. Além, da morte de várias aves nativas da região e da ""falta"" de abelhas, que acabam se afastando por causa do barulho. Causando danos na produção de caju e castanha por falta de polinizadores. E por último, os contratos duvidosos que são firmados entre as empresas e os proprietários das terras, em uma grande parcela senhores de idade e analfabetos, que caem em diversas armadilhas do contrato. Não estou aqui para criticar a produção de "energia limpa" mas também não posso deixar de relatar alguns dos malefícios causados por ela.
Parabéns pelo relato... e bem preocupante... aqui no sudeste pouco conhecemos sobre essa realidade, apenas tema de escola e bem deslocada das consequências... não sou ninguém, mas acredito que deveriam haver leis para diminuir os damos nefastos a fauna, flora e comunidades nordestinas... em termos energéticos não poderíamos apenas repetir o modelo assimétrico, onde fornecemos matérias primas e ficamos dependentes de tecnologia e capital
@@animesstories6160 é aqui na serra do mel , não é simples , essa energia não benefia nossa população ainda , mas a fotovoltaica sim. As torres eolicas geram energia que vai para fora do pais
@@LifeofBgaTrabalho com solar há 4 anos e o impacto da solar é bem menor. O único problema que eu vejo é a grande ocupação de áreas agricultáveis e, futuramente, o que será feito dos painéis velhos.
Você esqueceu de mencionar o Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do país, com 220 parques, pois lá fica a esquina do continente e ocorre uma boa constância de ventos, favorável ao investimento.
Cara, que país sensacional esse Brasil, desde seu surgimento que é garfado e mesmo assim ainda choca o mundo com suas perspectivas produtivas! É gigante por natureza mesmo!
Imagina toda uma indústria tecnológica se desenvolvendo no nordeste, um investimento massivo em educação e tecnologia pra construir e equipar tudo com tecnologia e conhecimento nacional. Sem precisar importar tecnologia, tudo produzido aqui. Aliado a isso uma nova indústria automobilística voltada a carros movidos a hidrogênio, uma indústria nacional, nada de Fiat ou Volkswagen.
@@guilhermecunha2969 os caras acham que o governo liga pra tecnologia, era pra esse foco na robotica ser efetivado, mas o governo nao ta nem ai e mandou pra vala
O governo quer o povo pobre e burro para serem fáceis de manipular, isso daí é quase impossível de acontecer ainda mais no nordeste q cortaram até a água
Nossa, um sonho que espero se tornar realidade. Tem uma empresa chinesa com empresa de montadora de caminhões para o Ceará, movido a células de hidrogênio. Espero que avance rápido
A primeira molécula produzida foi no Ceará. O hidrogênio verde vai ser promissor no NE, apesar de ser mais caro rende bons frutos socialmente e ambientalmente.
Isso vai atrair muitas empresas pro nordeste, pq eles iriam pagar bem mais pra comprar energia em outro país. Então será bem mais viável para eles construírem suas indústrias pelos estados do nordeste. Vão poder pagar menos energia. Viva ao futuro
É A EDP empressa portuguesa que está implementando o projecto de hidrógénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrógénio verde da América latina e que a EDP e a GALP vão investir nos proximos tempos mais 5,7 mil mihões de euros no Brasil .
Infelizmente essa tecnologia é de fora. A eneegia será produzida de forma barata com não de obra barata e o Brasil continuará a entregar seus potenciais energéticos, sendo sempre um anão no cenário mundial.
Exato. Gerar um enclave de hidrogênio no Brasil beneficiaria mesmo os compradores e a reduzida elite que obteria renda dessa exportação. Uma cadeia industrial local a partir dessa energia é provavelmente o caminho mais distributivo e desenvolvedor da nossa economia.
@@diplomatamaravilhosa2813BNDES, China, banco do BRICS, Países e empresas europeias interessadas no hidrogênio verde, derrubar o teto de gastos para que o governo volte a investir em obras nacionais de grande porte, todo esse investimento alinhado com políticas voltadas a industrialização, cortes de imposto sobre máquinas e ferramentas industriais, investimento em escolas técnicas e faculdades voltadas a área industrial e diminuição da taxa de juros e a taxação de dividendos para parar a financeirização e forçar o mercado a investir na indústria, etc, tem muitas outras medidas simples que fariam o país se industrializar novamente, eu pensei nisso em 5 minutos.
@@maickwill8425 sempre essa ladainha de exploração pior antes era a esquerda que fazia "Guerra contra o Imperialismo"... Mas como a terra é redonda e gira... agora, pasmem, isso virou bandeira tambem da extrema direita. Ser respeitado para eles é ser um pária sem qualquer aproximação com as grandes economias do mundo civilizado. Qualuqer noticia como essa gera esses comentários que nas décads passadas seria dos bolcheviques mas hoje foi adpatado pela direita.
Quer dizer, nós vamos continuar exportando a matéria prima e eles continuam sendo donos das tecnologias mais caras que nós teremos que comprar.Até o preço eles já estão querendo definir. Parece grande negócio para eles!
Exatamente. Se livram de pagar caro pelo petróleo e gás russo enquanto amarram o Brasil em uma tecnologia que provavelmente só eles dominam e que na verdade não tem futuro promissor fora da Europa. Ou seja, só beneficia eles mesmo
A culpa dos males do Brasil é sempre dos de fora não é ? Porque não se refere a quem investe forte no Brasil criando aí a mais valia da produção de riqueza e e respectivo emprego, como o está fazendo a EDP empressa portuguesa que está implementando o projecto de hidrógénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrógénio verde da América latina e que a EDP e a GALP vão investir nos proximos tempos mais 5,7 mil mihões de euros no Brasil!
Muito bom o vídeo, estava há um tempo curioso sobre o que é o hidrogênio verde, como é fabricado e suas funcionalidades. Com qualidade e objetividade o vídeo trouxe tudo isso
Só faltou mencionar que o hidrogênio verde também pode ser obtido a partir de usinas nucleares, já que não há emissões ao longo do processo. Inclusive, isso pode ser feito de modo até mais eficiente quando comparado à eletrólise convencional a partir de renováveis, já que há aproveitamento do vapor em alta temperatura do circuito de arrefecimento do núcleo.
@@laerteoliveira6147 Reciclá-lo, reprocessando os elementos-combustíveis irradiados para aproveitá-los novamente em reatores rápidos, conhecido como ciclo fechado do combustível, que atualmente é mais custoso, porém muito mais sustentável. Ele já é praticado na Rússia e na França, e a China tem ativamente buscado alcançá-lo também.
@@laerteoliveira6147 Inclusive, se a preocupação é geração de rejeitos, eu recomendo que o vídeo também aborde as técnicas de reciclagem para os painéis solares e aerogeradores ao fim de suas vidas úteis. Afinal, o volume de rejeito por unidade de energia produzida é muito maior no caso das fontes intermitentes. E sim, esses rejeitos são tóxicos também, contendo substâncias químicas (como o cromo hexavalente, por exemplo, comumente usado como parâmetros nas análises de impacto ambiental por ciclo de vida) que não deveriam entrar em contato com os lençóis freáticos nem solos agricultáveis.
@@marilenedasilva7327 o vídeo respondeu essa pergunta. Além de estarem "atrasados" nas fazendas de produção de tal energia, não possui clima favorável, e mesmo que produza, não vai ser em quantidade similar a do Brasil. Lógico, nada impede que eles com o passar dos anos consigam produzir sua própria energia verde e suficiente pra nação, mas de momento, nós temos a maior capacidade geradora, clima favorável e questão política amigável entre os dois governos.
Ciro Gomes comentava esse tema há uns 5 anos, pelo menos. Muito interessante saber que sua equipe técnica introduziu esse assunto importantíssimo e estratégico muito antes de pandemia e tensões Rússia X Ucrânia. Goste ou não, mas sua contribuição no debate à respeito de interesses nacionais e desenvolvimentismo é louvável. Não à toa, o Ceará lidera a corrida pra se tornar a referência em hidrogênio verde no mundo.
É A EDP empressa portuguesa que está implementando o projecto de hidrógénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrógénio verde da América latina a EDP e a GALP vão investir nos proximos tempos mais 5,7 mil mihões de euros no Brasil .
Torço para o Brasil ficar de olho no Hidrogênio verde e aproveitar essa idéia e se renovar tanto em tecnólogia, e um altarnativa muito melhor para carros,ônibus,caminhões e motos usando esse tipo de combustível o que seria melhor não só para o meio ambiente como também para o bolso já que nós mesmo produziriamos o produto final, vendemos nossa materia prima para os países de fora muito barato para comprar produtos final bem caro dos países, o Brasil ainda tem jeito o problema e esses políticos seprem quererem tirar parte do dinheiro
se as pessoas se informassem mais, vissem vídeos legais como esse e não defendessem políticos que querem acabar com a educação gratuíta e acessível.... um dia chegaremos lá.
Isso seria um belo investimento para o Brasil poder se tornar uma grande potência. Tudo depende se nossos representantes vão fazer escolhas inteligentes e aproveitar essa oportunidade para o nosso país.
Excelente vídeo DW. Com a visita do Chanceler alemão ao Brasil, os eleitores de Bolsonaro se alvoroçaram em espalhar que "o real interesse da Europa é no nióbio da Amazônia". Este vídeo veio em boa hora e forma muito esclarecedora. Obrigado.
No governo Bolsonaro não teve política que trouxesse investimentos e acordos benéficos para o Brasil. Pelo contrário, o último governo se preocupou com a "ameaça vermelha", fez birra com os países que eles consideravam hostis como a França e os EUA do governo Biden e isolou o Brasil do cenário global. Se esse cenário se concretizar, espero que traga mudanças econômicas para o nosso país.
Muito bom o vídeo dw. Bom ver que ainda a esperança de investimento no nosso país. Muito triste ver montadores e marcas deixando o país por causa de má gestão.
Excelente vídeo! Tenho lido alguns livros sobre o clima, energia, meio ambiente e outros problemas do mundo. Temas cada vez mais importantes e com muito a se descobrir.
Portugal está ajudando, é a EDP empresa portuguesa que está implementando o projeto de hidrogénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrogénio verde da América latina e que a EDP e a GALP vão investir nos próximos tempos mais 5,7 mil milhões de euros no Brasil
Vim do futuro para dizer o que acontecerá com o nitrogênio verde… O político vai encher o bolso, o brasileiro vai pagar 5 dólares pelo litro enquanto o estrangeiro vai pagar apenas 1 dólar, assim como acontece com tudo que enviamos para fora… metais preciosos, alimentos…
Vim do futuro pra dizer, que foi implantado a moeda onica para negócios internacionais na América Latina e os países do BRICS também adotaram essa moeda, levando o Dólar a perder valor e rebaixando o poder de influencia do dólar no mundo mais ainda.
Como Engenheiro Ambiental e Sanitarista posso afirmar que o Brasil ainda pode crescer em muito na questão energética, tanto Solar, Eólica, Maremotriz, Nucelar (se bem planejada e cuidada) e é claro Hidrogênio Verde, Etanol de 3ª geração, Biomassa no geral e etc. A busca para substituir a En. Hidrelétrica está cada vez mais presente, que apesar de ser limpa causa problemas sociais, ambientais devido ao lago extenso que se forma e a inutilização de parte desta água do rio para consumo, além de ter a insconstância que pode ser provocada por estiagens... Chegamos a ter no passado mais de 70% da matriz brasileira como Hidrelétrica, agora já descemos para 64,9% o que é bom, quanto mais derivado for nossa matriz, menos dependentes somos de um único tipo, e caso ocorra uma crise em uma delas, podem ser facilmente substituídas. Neste quesito estamos MUITO a frente da Europa
Na verdade a energia hidroelétrica corresponde atualmente a 51% da matriz elétrica... e a tendência é desse ano não ser a maioria, pois estão em pleno boom da energia solar e a eólica cresce também em um nível satisfatório.
@@italomatheus8615 Pois é 56% em 2021, digitei errado em cima... E a tendência é diminuir cada vez mais, por isso estão surgindo PCHs com menor potencial energético mas que são menos agressivas ao meio ambiente
@@italomatheus8615 problema q produção energética da energia Eólica é Solar, não chegar a competir com Energia nuclear ou Hidrelétrica. Governo acabou de taxa energia solar.
*Brasil, o país do futuro!* Taí! Temos os recursos que o mundo precisa pra se manter no futuro. Agora, cabe a gente saber se beneficiar de maneira sustentável e lucrativa.
Portugal está ajudando é a EDP empressa portuguesa que está implementando o projecto de hidrógénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrógénio verde da América latina e que a EDP e a GALP vão investir nos proximos tempos mais 5,7 mil mihões de euros no Brasil .
Brasil a muito tempo é pioneiro e líder em produção de energia limpa, não tem lógica nenhuma paises europeus cobrarem nada do Brasil. Eles tem que aprender conosco e isso é fato!
O hidrogênio não é sustentável, pois não é fonte de energia e sim um meio ineficiente de armazenamento. O problema é a falta de energia e o excesso de consumo, que aumentará o preço de qualquer energia, pela lei da oferta e da demanda, pois, em 168 anos, já consumimos metade do petróleo do planeta. Além disso, o petróleo fácil e barato, como o da Arábia Saudita, já foi ou está sendo produzido. Agora resta petróleo cada vez mais difícil e caro, como o do Pré-Sal. Os combustíveis fósseis representam 97% do transporte mundial, e as demais fontes de energia 3% são insuficientes para a alta população que foi viabilizada pelos combustíveis fósseis, com exceção da energia nuclear, conforme o vídeo População Humana ao longo do tempo (dublado)
Kkk.... com o nível de corrupção em plena ascensão aqui no Brasil, duvido que o nosso país vire um Estado de primeiro mundo..... Para isto acontecer terá que mudar 100% a nosso entendimento de política e gestão.......
Pode ser. Se houver investimentos e políticas para isso. O Brasil tem muitos engenheiros e pessoas qualificadas e isso já eh um bom começo do projeto de potência energética no futuro.
Não parece ser muito vantajoso pro brasil investir tanto e receber um retorno tão baixo, a não ser que utilize como energia no próprio país, aí pode ser interessante. Mas vai necessitar muito mais investimento, o que raramente acontece.
Exatamente. Provavelmente esse processo de geração do hidrogênio verde usa muita água e energia. Então, eles devem mandar as empresas alemãs se instalarem aqui pra lucrarem ao máximo e deixarem aqui só o mínimo possível. Enquanto resolvem o problema que “eles” tem que é a dependência do gás e petróleo russo e nós devemos nos alegrar por ter a honra de vender hidrogênio verde a 1 dólar pra esses países maravilhosos cujas empresas estão por todos os continentes explorando as nações subdesenvolvidas e garantindo a manutenção do status quo enquanto a gente foca em uma tecnologia que só interessa pra eles. É como uma parceria entre um trapaceiro sem nada e um tolo cheio de riquezas. O trapaceiro não tem nada, mas sabe ludibriar enquanto que o tolo pensa que vai ganhar algo quando na verdade está perdendo seu tempo e recursos pra resolver o problema de outros. 🤦🏻♂️
infelizmente o bostil sera usado apenas como uma região de extração e produção tudo para manter uma crescente na europa, enquanto aqui cada vez mais apodrece
Gosto dessa história de tá na mira de ninguém não hein, muito menos de europeu. Mas que energia limpa é um investimento inteligente ninguém duvida, mas com industrialização e tecnologia.
Essa questão de usar o hidrogênio que gera água como resultado consumindo oxigenio, não poderia ocasionar algum desequilíbrio ambiental quando utilizado em larga escala?
DW conte pra gente sobre a extração de terras raras para fabricação de baterias de autos elétricos, e o quanto isso é destrutivo e poluente, assim deixando a energia verde meio suja no final das contas.
O Brasil poderia ser uma superpotência nessa área. Desde explorando energia solar até energia das marés. O país deveria enfiar tubos de dinheiro em pesquisa para desenvolver esse tipo de tecnologia. Os recursos do pré sal, fonte de renda finita e poluente, deveriam ser todos convertidos para investimentos em educação e nesse tipo de iniciativa. Parcerias com a Alemanha (desde que envolvam transferência de tecnologia e benefícios para ambos lados) seriam muito bem vindas. Vamos ver... governo novo né, dá pra sonhar!
É A EDP empressa portuguesa que está implementando o projecto de hidrógénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrógénio verde da América latina a EDP e a GALP vão investir nos proximos tempos mais 5,7 mil mihões de euros no Brasil .
Parabéns pela matéria, foi muito explicativa. Sei que a ela foi escrita dessa maneira para facilitar a compreensão. No entanto, convém explicar que o hidrogênio é incolor e essas cores se dão somente como classificação. Por outra parte, o hidrogênio gasoso pode variar muito seu volume de acordo com a pressão, pelo que tem mais sentido comparar a energia gerada por kg do que por litro.
Ótimo conteúdo ✌ acredito que primeiro o Brasil precisa se utilizar desse hidrogênio verde,para aí depois começa a comercializar,pois sempre fazermos ao contrário.
Excelente, Gustavo! Eu gostei bastante da reportagem, mas eles omitem a informação de que, apesar da nossa matriz elétrica ser majoritariamente renovável, nossa matriz energética ainda é em sua maior parte proveniente dos combustíveis fósseis. Esse hidrogênio verde tem um papel importante de descarbonização aqui antes de pensarmos em exportá-lo. Mas, como você apontou, historicamente temos a tendência de mandar primeiro o que é bom lá para fora e depois ficar com as sobras.
É A EDP empressa portuguesa que está implementando o projecto de hidrógénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrógénio verde da América latina a EDP e a GALP vão investir nos proximos tempos mais 5,7 mil mihões de euros no Brasil .
Têm estudos apontando potencial de geração de energia elétrica, eólica e solar no Nordeste , de 50x a capacidade da usina de Itaipu. Energia limpa e barata mais que suficiente para reviver o protagonismo da região na economia brasileira. O Nordeste está, estrategicamente, no centro entre a América do Norte, Europa, África e América do Sul, através do transporte marítimo.
É A EDP empressa portuguesa que está implementando o projecto de hidrógénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrógénio verde da América latina a EDP e a GALP vão investir nos proximos tempos mais 5,7 mil mihões de euros no Brasil .
"Parceria estratégica" tipo "compra e venda", tipo "assalto à mão armada", tipo "baculejo", ou de qual tipo? As nações europeias têm, historicamente, um portifólio de "parcerias estratégicas com outras nações" bem interessante.
É A EDP empressa portuguesa que está implementando o projecto de hidrógénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrógénio verde da América latina a EDP e a GALP vão investir nos proximos tempos mais 5,7 mil mihões de euros no Brasil .
O pessoal não viu o vídeo, só pode. Nordeste é o maior potencial em condições geoclimáticas pra desenvolvimento eólico e solar, que é a maneira desejada pra geração de energia pra fabricação de h2v. Obviamente biomassa, biogas, entre outras, incluindo a hidrelétrica, é fundamental pra fabricação tbm
Ótimo vídeo! Gostaria de tirar uma dúvida acerca do hidrogênio verde. Qual o sentido de utilizar uma energia limpa para produção de outra? Vi em alguns artigos a produção do hidrogênio para armazenamento de energia excedente de fontes renováveis que são intermitentes, como a solar. Mas um cenário exclusivo de produção de hidrogênio verde, chega a ser viável?
O hidrogênio não é uma FONTE de energia, mas sim um meio ineficiente de ARMAZENAMENTO de energia, pois exige que uma fonte de energia qualquer seja transformada em energia elétrica para depois ser transformada em hidrogênio por meio da eletrólise. Então o hidrogênio é comprimido, transportado em cilindro, chega no local de consumo e ocorre o processo inverso. O hidrogênio é transformado em eletricidade novamente por meio da célula de combustível. Finalmente a eletricidade é utilizada no motor elétrico. É muito mais fácil e eficiente transportar diretamente a energia elétrica por linha de transmissão, sem precisar do hidrogênio, eletrólise, compressão e célula de combustível. Para veículo elétrico que anda em trilho, metrô e trem, o hidrogênio é uma solução ruim, pois a energia elétrica pode ser transportada diretamente pelo trilho elétrico, em vez da linha de transmissão elétrica. Automóvel não utiliza trilho, então depende da energia ser armazenada em bateria elétrica, que não é eficiente devida a baixa densidade de energia: a bateria pesa muito em relação a pouca energia que armazena. O hidrogênio leva vantagem, por possuir densidade de energia mais alta, próxima dos combustíveis fósseis. Porém, leva desvantagem pela eficiência baixa de 38% dos vários processos: eletrólise, compressão, armazenamento, transporte, célula de combustível. Mais detalhes entre os 10 e 12 minutos deste vídeo do TH-cam: A VERDADE sobre os Carros a Hidrogênio! th-cam.com/video/OTqwWqv-L7A/w-d-xo.htmlsi=XCcc6QMdVxtuTLEU
Realmente, esse primeiro Ministro alemão vem tanto ao Brasil que já pesei que ele era brasileiro. Pois que invistam pesado nessa nova energia, especialmente na Bahia e Nordeste.
@@gatoinocente3451 Jovem, existe uma barreira cultural. Arrisco dizer que é mais complexa que a física. Mas é uma previsão e não uma ciência exata. Repare que o português também ajuda na interpretação, afinal, não disse a partir de 100 anos.
Eu também acreditava nesse futuro que nunca chega. Hoje penso diferente, o futuro se faz hoje e não amanhã... Enquanto o brasileiro não mudar vai ser sempre a mesma coisa. Brasília é o espelho da sociedade, não adianta querer que os políticos mudem se continuamos os mesmos.
@@moisesdasilvalima eu trabalho no serviço público e vejo na prática como são as coisas. Não tô falando de corrupção explícita, mas de coisas que prejudicam o próprio país. Funcionário que enrola o dia inteiro, não faz o serviço direito, não leva a sério o que faz. Você começa de baixo e chega no pior... Dando um exemplo "bobo" que abrange todos, jogar o lixo na rua. Um ato simples que já faz a diferença, mostra a falta de educação e respeito que as pessoas têm.
Um país tão rico como o Brasil...com tantos recursos...e lamentavelmente a grande maioria do povo brasileiro passando necessidades. Essas transações beneficiam muito mais políticos e empresários e menos quem são os verdadeiros donos de tudo....o povo.
E eu também estou de olho nos Alemães pois minha mira na fabricação da indústria 4.0 são justamente essa nação que tenho interesse de compra nos equipamentos. ❤
É A EDP empressa portuguesa que está implementando o projecto de hidrógénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrógénio verde da América latina e que a EDP e a GALP vão investir nos proximos tempos mais 5,7 mil mihões de euros no Brasil .
Não compensa, produzir, estocar, transportar, sai mais caro que outras fontes... De uma pesquisada a fundo. Só pra vc comprimir o gás pra estocar em recipientes você gasta mais energia que pra produzir, sem falar nos bujões que aguenta centenas de bar de pressão, super pesados para transportar.
Grande empresários políticos miseráveis que vão fazer de tudo pra q o "interesse europeu" seja favorável pra Europa, pq brasileiro no geral adora babar ovo de gringo
Vai ser excelente para os acionistas, para a população em geral poderá ver um aumento substancial da conta de energia, tendo em vista q haverá um consumo enorme para a criação desse hidrogênio e que será produzido perto das fontes de energia limpa, sobrando para as demais localidades ativar as termoelétricas para dar conta do consumo interno. Lembrando que a cada 1 ou 2 anos já somos obrigados a ativar ativar elas por crises hídricas. Em geral, o hidrogênio será verde para a Europa, para o Brasil já é outra história.
Eu fico imaginando se o Brasil tivesse um incentivo popular para facilitar as pessoas de instalarem painéis solares nas suas casas. Daria para satisfazer a demanda do domicílio e, com o excedente sendo enviado pra rede, produzir hidrogênio verde. Mas o problema é as distribuidoras aceitarem isso né.
Esse é um dos grandes absurdos aqui no Brasil. Temos sol praticamente o ano inteiro na maior parte do país, e não usamos pra produzir energia. Não tem um plano governamental pra baratear a energia solar. Inclusive a energia excedente das casas poderia ser usada para a indústria. O problema é que a produção de energia em "excesso" poderia quebrar o mercado tradicional de energia. Inclusive, o fato de a gente ainda não ter esse foco em energia solar é por puro lobby das empresas de energia.
O contrário acontece em Portugal, quem instala painéis solares tem apoio do governo em retornos financeiros e benefícios fiscais e torna-se um produtor de energia que permite injetar na rede o excesso que não consome e ainda ser pago por isso.
Então tomara que o Brasil seja rápido em expandir as fontes de energias renováveis, o que já deveria ter sido feito, e que invista logo no hidrogênio verde.
O Brasil precisa aproveitar essa oportunidade, de ter algo que outros países querem, muitos países só saíram do "sub-desenvolvimento" pq tem algo que os outros países querem (petróleo e tecnologia, por exemplo).
Concordo, o problema é que o senhor que está ocupando a cadeira presidencial do Brasil, é contra o livre mercado, ou seja,ele é contra o Brasil abrir o mercado para oportunidade. Longe de mim ser bolsonarista, mas o Brasil precisa botar um liberal de verdade na presidência, só assim vamos ver investimentos e oportunidades entrando aqui! Até pq, o Brasil tem tudo pra ser uma potência mundial e todo mundo sabe disso, o que falta é o brasileiro acreditar nisso!
É A EDP empressa portuguesa que está implementando o projecto de hidrógénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrógénio verde da América latina a EDP e a GALP vão investir nos proximos tempos mais 5,7 mil mihões de euros no Brasil .
Na época colonial o Nordeste era a região mais rica, durante o ciclo da cana de açúcar. Com o crescimento das energias renováveis, e a localização geográfica o Nordeste pode assumir de novo a liderança econômica.
Com o Lula no poder? Esquece. Os cartos pipas já voltaram e algumas reoresas já foram fechadas. O PT usa o Nordeste como cabo eleitoral de posse. Msm q o Nordeste ñ vote nele, ele já se apossou de lá como sendo seu eleitorado de posse intransferível.
Vai melhorar muito, mas superar vai ser praticamente impossível, mesmo com investimentos na casa de 1 Bi de dólares, pouco vai alterar o dia-a-dia da população e as crises hídricas frequentes, bem como outros problemas sociais como a desigualdade econômica. Os investidores, grandes empresas e multinacionais sim vão ter um lucro enorme. Mas o "povão" mesmo, vai melhorar um pouco mais ou ficar estagnado, infelizmente essa é a realidade
Só pra complementar, pra ter uma noção leve, o PIB do Sul e Sudeste são varias vezes maior que o Nordeste, além da Infraestrutura dessas regiões serem muito melhores e com economias mais diversificadas e regiões inteiras com melhor diferença social (enquanto o sertão nordestino é historicamente defasado e esquecido em muitas questões). Questoes hídricas, sociais, e até educacionais sul - sudeste estão a frente (pouco mas estão) Aí vamos pra simples conta matemática, digamos que será investido no nordeste como um todo cerca de 5 Bilhões de reais (ou 1 bi de dólares), se pegarmos os 55.390.000 habitantes do nordeste isso vai dar um investimento de 90 reais por habitante, e esse investimento não é alimentício, é basicamente de infraestrutura, o que como disse pode melhorar um pouco a vida da população, como rodovias, estradas e etc. Mas pra comida na mesa pouca ou nenhuma influência tem. Claro que quem trabalhar no setor será beneficiado com um trabalho de qualidade em tese e gerará alguns empregos... Mas será menos de 1% dos 55 milhões, em especial a Bahia e Ceará podem ser mais contemplados com isso, mas são dois dos estados que estão mais embaixo do ranking de competitividade dos estados brasileiros ( Ceará é 13 e Bahia 17). Enquanto isso TODA a região Sul -Sudeste- Centro oeste estão no top 11. 1- SP 2- SC 3- PR 4- DF 5- MT 6- RS 7- MS 8- MG 9- GO 10- ES 11- RJ (Sim Rio de Janeiro é o pior do sul, sudeste e centro oeste) E a diferença do quarto pro quinto (DF-MT) é gigantesca. Dentro do Nordeste Paraíba e Ceará são os melhores (12 e 13) mas a região como toda não tem esperanças de passar qualquer uma das 3 regiões num período de 40 anos
Superar a região sudeste e sul é muito mais complexo do quê investir em energias renováveis, pois a defasagem tecnológica é muito grande. Você afirmar essas coisas sem ter pleno conhecimento da situação é pura ignorância!
Quer ouvir a DW Brasil também em podcast? Acesse através do Spotify (spoti.fi/37efScu) e outras plataformas (p.dw.com/p/3gKM7 ). No “DW Revista”, que sai sempre às sextas-feiras, colocamos em contexto assuntos do noticiário brasileiro e internacional.
eu consigo fazer varias forma de criar hidrogênio duvida um tipo esta ai de graça para todos ver no meu canal mais imagina o que eu sei que eu não posto
PORQUE PRA ALEMANHA É MAIS IMPORTANTE MANTER A GUERRA CONTRA A RÚSSIA DO QUE EVITAR EMISSÕES COM A QUEIMA DE CARVÃO MINERAL? PORQUE A ALEMANHA ACHA QUE A RÚSSIA PRETENDE, DEPOIS DA UCRÂNIA, ATACAR A EUROPA, SE QUALQUER ATAQUE A UM PAÍS DA OTAN REPRESENTARIA UMA GUERRA NUCLEAR? PORQUE A RÚSSIA FARIA ISSO?
ME PARECE QUE OS ÚNICOS QUE GANHAM COM A GUERRA CONTRA A RÚSSIA, SÃO OS ESTADOS UNIDOS, QUE NUM CONFRONTO DIRETO SEQUER EXPORIA PRIMEIRO SEU PRÓPRIO PAÍS, MAS OS PAÍSES DA EUROPA PRIMEIRO... ME PARECE QUE OS QUE PERDEM MESMO COM ESSA GUERRA ANTECIPADA COM A RÚSSIA SÃO OS PAÍSES DA EUROPA... ENTÃO FICA A PERGUNTA: PORQUE A ALEMANHA INSISTE EM SACRIFICAR SEU PAÍS E SEU POVO POR UMA GUERRA QUE SÓ INTERESSA AOS ESTADOS UNIDOS???
@@xdzf4000 00087
Alemanha embargando os veículos militares do Brasil, quero ver criar relações assim.
"O Brasil é o País do futuro, e sempre será."
O Brasil deveria estar de olho no Brasil!
O sistema não deixa o Brasil se desenvolver, crescer, tornar-se uma nação soberana.
@@evertonvaz839 e desde quando exportar energia limpa não é ser uma nação soberana?
Restauração da monarquia Brasileira
Brasil ta de olho em venezuela, cuba, ditaduras sem dinheiro
Enquanto isso nossos investidores da faria lima tão interessados em aumentar a taxa de lucro pra ganhar sem trabalhar.
O Nordeste brasileiro tem tudo pra ser um grande produtor de hidrogênio verde
Tem tudo já tem pra produzir
Q bom ver essa regiao se destacando com boas praticas 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
nunca será!
@@eddcalistenia8671 CHORA 🤣🤣🤣, SERÁ SIM!!
@@juniorfilhionny8451 chorar porque? Eu moro no nordeste, esse lugar está há anos sendo liderada pela esquerda marxista corrupta. Esse lugar nunca vai melhorar.
O Brasil é o País do futuro, por isso mesmo nunca decola, seu sucesso sempre esta no futuro.
E como diz aquela frase do Roberto Campos "não se preocupe o Brasil não corre o menor risco de dar certo"
@@paulaodaregulagemhda Sim exato!
@@paulaodaregulagemhda exatamente
Enquanto continuar essa mentalidade o futuro nunca vai chegar. A gente reclama dos políticos, da corrupção, de tudo, mas a maioria no lugar deles faria o mesmo. O futuro é consequência do presente, e só seremos o país do futuro quando mudarmos o hoje...
@@paulaodaregulagemhda ou outra frase da mesma pessoa : o Brasil não perde a chance de perder uma chance.
O Ceará parece estar bem adiantado. Fico contente com isso.
aqui na Bahia esta instalando uma grande fábrica de hidrogênio verde
É a vez de o Nordeste assumir o protagonismo do desenvolvimento econômico e energético nacional.
@@henriquemonte4789 ah, quem dera. Gostaria tbm. Vc ia ver q o Brasil ia ganhar muito com todos podendo trabalhar com recursos e desenvolver nosso país.
Realmente o Ceará é pioneiro no hidrogênio verde
O Ceará está bem adiantado na transformação econômica, já começou com a Riachuelo e a Simples Passo demitindo e fechando as portas.
O Brasil é sempre o país do "potencial" que nunca vira potencia.
E como diz aquela frase do Roberto Campos "não se preocupe o Brasil não corre o menor risco de dar certo"
O potencial será sufocado por impostos e taxas
Até na escola escutava isso. Já muito tempo.🤔
@@paulaodaregulagemhda pra quer colocar no video um corrupto
@@brunnocesar1411 kkkkkkkkk claro o grande problema do Brasil são os impostos, tá certu
Sou do interior da Bahia. Lá tá cheio de torres de energia eólica, fora o arsenal de coisas a serem descobertas/explorada. Precisamos de investimento, principalmente na educação, para nos profissionalizarmos e descobrir mais fonte de desenvolvimento do nosso país.
É isso mesmo. Falou tudo: educação para os locais.
Perfeito.
Isso a amigo, para min a negociação tenha que ter educação no rolo, só podem investir na produção do hidrogênio verde aqui se invesir em educação
Pois eh. O Brasil precisa de parcerias e investimentos.
Educação é algo que definitivamente os alemães não querem pro Brasil... Só querem vir extrair cada vez mais do nosso país. Querem mesmo é empurrar os equipamentos tecnológicos caros deles, os engenheiros altamente capacitados deles, para extrair nossa energia, deixar a poluição aqui e levar o hidrogênio embora 💁🏻♀️
Moro em uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Norte, aqui era uma cidade com a renda totalmente baseada no cultivo de caju e castanha, depois da chegada das firmas de energias eólicas e solares, conseguimos uma nova forma de conseguir uma renda para a população mas tem um preço as torres eólicas próximas de nossas casas gera ruído, praticamente, 24 horas por dia, resultando em dores de cabeça e enxaqueca nos moradores, que quando passam tempo afastado de suas residências e, consequentemente, das torres acaba sumindo as dores.
Além, da morte de várias aves nativas da região e da ""falta"" de abelhas, que acabam se afastando por causa do barulho. Causando danos na produção de caju e castanha por falta de polinizadores.
E por último, os contratos duvidosos que são firmados entre as empresas e os proprietários das terras, em uma grande parcela senhores de idade e analfabetos, que caem em diversas armadilhas do contrato.
Não estou aqui para criticar a produção de "energia limpa" mas também não posso deixar de relatar alguns dos malefícios causados por ela.
Simples. migrem para energia solar que é melhor para todos. o ideal para o nordeste é placas fotovoltaicas.
Parabéns pelo relato... e bem preocupante... aqui no sudeste pouco conhecemos sobre essa realidade, apenas tema de escola e bem deslocada das consequências... não sou ninguém, mas acredito que deveriam haver leis para diminuir os damos nefastos a fauna, flora e comunidades nordestinas... em termos energéticos não poderíamos apenas repetir o modelo assimétrico, onde fornecemos matérias primas e ficamos dependentes de tecnologia e capital
Obrigada pelo relato. Você tem alguma coisa pra falar da energia solar? Algum problema que causa. Obg!
@@animesstories6160 é aqui na serra do mel , não é simples , essa energia não benefia nossa população ainda , mas a fotovoltaica sim. As torres eolicas geram energia que vai para fora do pais
@@LifeofBgaTrabalho com solar há 4 anos e o impacto da solar é bem menor. O único problema que eu vejo é a grande ocupação de áreas agricultáveis e, futuramente, o que será feito dos painéis velhos.
Você esqueceu de mencionar o Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do país, com 220 parques, pois lá fica a esquina do continente e ocorre uma boa constância de ventos, favorável ao investimento.
Mas com um governo...
Isso, energia solar tbm é muito forte
Também a segunda corre atrais é a Bahia , tem muito parques eólicos também , maioria do Nordeste tem potencial ❤
@@alessioit99363Bahia só é a 2° por causa do Tamanho,a Posição do RN é melhor para energia Eólica
E mesmo assim é um dos mais pobres e lascados do Brasil.
Cara, que país sensacional esse Brasil, desde seu surgimento que é garfado e mesmo assim ainda choca o mundo com suas perspectivas produtivas! É gigante por natureza mesmo!
Imagina toda uma indústria tecnológica se desenvolvendo no nordeste, um investimento massivo em educação e tecnologia pra construir e equipar tudo com tecnologia e conhecimento nacional. Sem precisar importar tecnologia, tudo produzido aqui. Aliado a isso uma nova indústria automobilística voltada a carros movidos a hidrogênio, uma indústria nacional, nada de Fiat ou Volkswagen.
Era pra lula voltar com robótica
@@guilhermecunha2969 Já mandou cortar do ensino básico...
@@guilhermecunha2969 os caras acham que o governo liga pra tecnologia, era pra esse foco na robotica ser efetivado, mas o governo nao ta nem ai e mandou pra vala
O governo quer o povo pobre e burro para serem fáceis de manipular, isso daí é quase impossível de acontecer ainda mais no nordeste q cortaram até a água
Nossa, um sonho que espero se tornar realidade. Tem uma empresa chinesa com empresa de montadora de caminhões para o Ceará, movido a células de hidrogênio. Espero que avance rápido
A primeira molécula produzida foi no Ceará. O hidrogênio verde vai ser promissor no NE, apesar de ser mais caro rende bons frutos socialmente e ambientalmente.
Isso vai atrair muitas empresas pro nordeste, pq eles iriam pagar bem mais pra comprar energia em outro país. Então será bem mais viável para eles construírem suas indústrias pelos estados do nordeste. Vão poder pagar menos energia. Viva ao futuro
É A EDP empressa portuguesa que está implementando o projecto de hidrógénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrógénio verde da América latina e que a EDP e a GALP vão investir nos proximos tempos mais 5,7 mil mihões de euros no Brasil .
Infelizmente essa tecnologia é de fora. A eneegia será produzida de forma barata com não de obra barata e o Brasil continuará a entregar seus potenciais energéticos, sendo sempre um anão no cenário mundial.
A usina do Piauí, será a maior do planeta, serão investidos mais de 20 bilhões de Euros!!!
Acredite já viajei pelo nordeste e aqui tem muito mas muito vento, vcs não tem ideia. Grande nordeste torço muito por seu crescimento!!
Acho que faz mais sentido usar a energia limpa para reindustrializar o Brasil.
Exato. Gerar um enclave de hidrogênio no Brasil beneficiaria mesmo os compradores e a reduzida elite que obteria renda dessa exportação. Uma cadeia industrial local a partir dessa energia é provavelmente o caminho mais distributivo e desenvolvedor da nossa economia.
Com financiamento de quem?
@@diplomatamaravilhosa2813BNDES, China, banco do BRICS, Países e empresas europeias interessadas no hidrogênio verde, derrubar o teto de gastos para que o governo volte a investir em obras nacionais de grande porte, todo esse investimento alinhado com políticas voltadas a industrialização, cortes de imposto sobre máquinas e ferramentas industriais, investimento em escolas técnicas e faculdades voltadas a área industrial e diminuição da taxa de juros e a taxação de dividendos para parar a financeirização e forçar o mercado a investir na indústria, etc, tem muitas outras medidas simples que fariam o país se industrializar novamente, eu pensei nisso em 5 minutos.
Que orgulho, é esse o Brasil que eu quero, que ajude no avanço do mundo
Provavelmente o Brasil vau ser explorado mano kkk
@@maickwill8425 exatamente kkkkkkkkkkkkkk e o povo aqui com instinto de vira lata vai apoiar
@@maickwill8425
sempre essa ladainha de exploração
pior antes era a esquerda que fazia "Guerra contra o Imperialismo"...
Mas como a terra é redonda e gira...
agora, pasmem, isso virou bandeira tambem da extrema direita.
Ser respeitado para eles é ser um pária sem qualquer aproximação com as grandes economias do mundo civilizado.
Qualuqer noticia como essa gera esses comentários que nas décads passadas seria dos bolcheviques mas hoje foi adpatado pela direita.
@@LuisCarlos-oq3ri Beleza fera! Vai na fé.👍
De olho amazônia explorar plantas parafina empresários farmacêutico
Quer dizer, nós vamos continuar exportando a matéria prima e eles continuam sendo donos das tecnologias mais caras que nós teremos que comprar.Até o preço eles já estão querendo definir. Parece grande negócio para eles!
Exatamente. Se livram de pagar caro pelo petróleo e gás russo enquanto amarram o Brasil em uma tecnologia que provavelmente só eles dominam e que na verdade não tem futuro promissor fora da Europa. Ou seja, só beneficia eles mesmo
A culpa dos males do Brasil é sempre dos de fora não é ? Porque não se refere a quem investe forte no Brasil criando aí a mais valia da produção de riqueza e e respectivo emprego, como o está fazendo a EDP empressa portuguesa que está implementando o projecto de hidrógénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrógénio verde da América latina e que a EDP e a GALP vão investir nos proximos tempos mais 5,7 mil mihões de euros no Brasil!
Exatamente! Não vi grandes vantagens em negociar com um cliente que estabelece o próprio valor.
Brasil, o país do futuro que nunca chega!
Já passou da hora do pessoal acordar e entender que nenhum país quer "enriquecer" o Brasil.
Verdade esses países sabotam o Brasil e depois tem viralata puxando saco
Bem legal a cobertura! Parabéns aos envolvidos na reportagem!
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣PQP... A INOCÊNCIA DESSE POVO ME ASSUSTA...
O BRASIL VAI VIRAR POTENCIA MUNDIAL CLIMÁTICA E ENERGÉTICAAAAAA
QUE ORGULHO
vai,o país do futuro,ouvia isso em 2014 e ainda escuto que o Brasil é o país do futuro hahahaha
Kkkkkkkkkkkkk
Kkkkk acorda alice
A Holanda foi mais rápida e já fez acordo com o Ceará.
Muito bom o vídeo, estava há um tempo curioso sobre o que é o hidrogênio verde, como é fabricado e suas funcionalidades. Com qualidade e objetividade o vídeo trouxe tudo isso
Só faltou mencionar que o hidrogênio verde também pode ser obtido a partir de usinas nucleares, já que não há emissões ao longo do processo. Inclusive, isso pode ser feito de modo até mais eficiente quando comparado à eletrólise convencional a partir de renováveis, já que há aproveitamento do vapor em alta temperatura do circuito de arrefecimento do núcleo.
Faltou dizer o que fazer com o lixo atomico dessa produção!🙄
@@laerteoliveira6147 Reciclá-lo, reprocessando os elementos-combustíveis irradiados para aproveitá-los novamente em reatores rápidos, conhecido como ciclo fechado do combustível, que atualmente é mais custoso, porém muito mais sustentável. Ele já é praticado na Rússia e na França, e a China tem ativamente buscado alcançá-lo também.
@@laerteoliveira6147 Inclusive, se a preocupação é geração de rejeitos, eu recomendo que o vídeo também aborde as técnicas de reciclagem para os painéis solares e aerogeradores ao fim de suas vidas úteis. Afinal, o volume de rejeito por unidade de energia produzida é muito maior no caso das fontes intermitentes. E sim, esses rejeitos são tóxicos também, contendo substâncias químicas (como o cromo hexavalente, por exemplo, comumente usado como parâmetros nas análises de impacto ambiental por ciclo de vida) que não deveriam entrar em contato com os lençóis freáticos nem solos agricultáveis.
Eles querem investir ou levar vantagem?Pq nao faz no pais deles???
@@marilenedasilva7327 o vídeo respondeu essa pergunta. Além de estarem "atrasados" nas fazendas de produção de tal energia, não possui clima favorável, e mesmo que produza, não vai ser em quantidade similar a do Brasil.
Lógico, nada impede que eles com o passar dos anos consigam produzir sua própria energia verde e suficiente pra nação, mas de momento, nós temos a maior capacidade geradora, clima favorável e questão política amigável entre os dois governos.
Ciro Gomes comentava esse tema há uns 5 anos, pelo menos. Muito interessante saber que sua equipe técnica introduziu esse assunto importantíssimo e estratégico muito antes de pandemia e tensões Rússia X Ucrânia. Goste ou não, mas sua contribuição no debate à respeito de interesses nacionais e desenvolvimentismo é louvável. Não à toa, o Ceará lidera a corrida pra se tornar a referência em hidrogênio verde no mundo.
É A EDP empressa portuguesa que está implementando o projecto de hidrógénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrógénio verde da América latina a EDP e a GALP vão investir nos proximos tempos mais 5,7 mil mihões de euros no Brasil .
Torço para o Brasil ficar de olho no Hidrogênio verde e aproveitar essa idéia e se renovar tanto em tecnólogia, e um altarnativa muito melhor para carros,ônibus,caminhões e motos usando esse tipo de combustível o que seria melhor não só para o meio ambiente como também para o bolso já que nós mesmo produziriamos o produto final, vendemos nossa materia prima para os países de fora muito barato para comprar produtos final bem caro dos países, o Brasil ainda tem jeito o problema e esses políticos seprem quererem tirar parte do dinheiro
Sonho com o dia que os governantes pensem mais no futuro do país que na própria reeleição
se as pessoas se informassem mais, vissem vídeos legais como esse e não defendessem políticos que querem acabar com a educação gratuíta e acessível.... um dia chegaremos lá.
o negocio seria investir em um bom colchão e esperar dormindo bem ...
esquece meu bom se em 30 anos o brasil só foi de ladeira a baixo, não é nem em 50 ou mais que ele vai pra frente, ta na hora de acordar
Só em sonho mesmo (independente de visão política.)
@@rodrigoferraoO KKKKKKKK
Que resumo fantástico. Obrigado pelo conteúdo
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣PQP... A INOCÊNCIA DESSE POVO ME ASSUSTA...
Isso seria um belo investimento para o Brasil poder se tornar uma grande potência. Tudo depende se nossos representantes vão fazer escolhas inteligentes e aproveitar essa oportunidade para o nosso país.
as escolhas sempre são inteligentes, o problema é quem elas beneficiam. O povo quase nunca.
Tá aí uma boa oportunidade para os jovens que ainda não se formou, a área parece muito promissória!
Não precisa ser jovem pra estudar, veja bem, eu agora com 37 anos vou concluir minha graduação esse ano.
@@grasicsc1 eu tenho 21 e terminei o ensino médio to perdido
@@_LAPocher pensa numa área que vc goste.
Nota promissória 🤔😂😂🤣
Se formar em qual área meu jovem
Excelente vídeo DW.
Com a visita do Chanceler alemão ao Brasil, os eleitores de Bolsonaro se alvoroçaram em espalhar que "o real interesse da Europa é no nióbio da Amazônia".
Este vídeo veio em boa hora e forma muito esclarecedora.
Obrigado.
kkkkkkkkk vc sabe quem vai ganhar com tudo isso? e quem vai bancar? kkkkkkkkkk
os Bolsonarismo ladrões grileiros, madereiros, garimpeiros que estão destruindo a Amazônia e o pantanal
@@WilliamSantos-cv8rr quem vai ganhar e todo povo do Nordeste e do Brasil
Esse papo de nióbio e grafeno sumiu, depois de eleito, só vi uma vez o Bolsonaro falando de colar de grafeno kkkk
No governo Bolsonaro não teve política que trouxesse investimentos e acordos benéficos para o Brasil. Pelo contrário, o último governo se preocupou com a "ameaça vermelha", fez birra com os países que eles consideravam hostis como a França e os EUA do governo Biden e isolou o Brasil do cenário global. Se esse cenário se concretizar, espero que traga mudanças econômicas para o nosso país.
Muito bom o vídeo dw. Bom ver que ainda a esperança de investimento no nosso país. Muito triste ver montadores e marcas deixando o país por causa de má gestão.
O Brasil é que tem que ficar de olho no território dele e na soberania do nosso País.
O nosso Brasil e um presente de Deus para nos todos, nos temos tudo graças à Deus ❤🎉
Ótima reportagem 👏🏼
Fantásticos os vídeos da DW Brasil, curtos, diretos e inteligentes, parabéns!
Amo meu Nordeste
Excelente vídeo! Tenho lido alguns livros sobre o clima, energia, meio ambiente e outros problemas do mundo. Temas cada vez mais importantes e com muito a se descobrir.
Orgulho do meu Ceará estar na vanguarda.
Portugal está ajudando, é a EDP empresa portuguesa que está implementando o projeto de hidrogénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrogénio verde da América latina e que a EDP e a GALP vão investir nos próximos tempos mais 5,7 mil milhões de euros no Brasil
@@portuguessuavesemfiltro6697 Portugues so quer saber do nosso ouro, assim que acabar eles vao dar o fora kkkkk
@@azulceleste9877 Ainda e sempre o complexo vira lata...
@@portuguessuavesemfiltro6697 você é o motivo de eu estudar português até hoje, no dia que eu ficar assim, chorarei no banho 🧼🧼🧼
Excellent explanation for a complicated subject. Thank you
Vim do futuro para dizer o que acontecerá com o nitrogênio verde… O político vai encher o bolso, o brasileiro vai pagar 5 dólares pelo litro enquanto o estrangeiro vai pagar apenas 1 dólar, assim como acontece com tudo que enviamos para fora… metais preciosos, alimentos…
Vim do futuro pra dizer, que foi implantado a moeda onica para negócios internacionais na América Latina e os países do BRICS também adotaram essa moeda, levando o Dólar a perder valor e rebaixando o poder de influencia do dólar no mundo mais ainda.
@@eacinfo201 ?
Espero que façam algo quanto a poluição sonora que esses moinhos eólicos causam nas pessoas que moram perto dessa usinas
O saudoso Dr Eneias,já tinha falado também sobre a soberania energética ,o dominio do sol . O cara era visionário e ninguem enxergou.😔
Chamavam-no sempre de louco a Imprensa e políticos
Todo mundo falava isso meu filho, não foi ele que inventou a ideia não
@@leticiamv político nenhum falava isso!
Como Engenheiro Ambiental e Sanitarista posso afirmar que o Brasil ainda pode crescer em muito na questão energética, tanto Solar, Eólica, Maremotriz, Nucelar (se bem planejada e cuidada) e é claro Hidrogênio Verde, Etanol de 3ª geração, Biomassa no geral e etc.
A busca para substituir a En. Hidrelétrica está cada vez mais presente, que apesar de ser limpa causa problemas sociais, ambientais devido ao lago extenso que se forma e a inutilização de parte desta água do rio para consumo, além de ter a insconstância que pode ser provocada por estiagens... Chegamos a ter no passado mais de 70% da matriz brasileira como Hidrelétrica, agora já descemos para 64,9% o que é bom, quanto mais derivado for nossa matriz, menos dependentes somos de um único tipo, e caso ocorra uma crise em uma delas, podem ser facilmente substituídas. Neste quesito estamos MUITO a frente da Europa
Na verdade a energia hidroelétrica corresponde atualmente a 51% da matriz elétrica... e a tendência é desse ano não ser a maioria, pois estão em pleno boom da energia solar e a eólica cresce também em um nível satisfatório.
@@italomatheus8615 Pois é 56% em 2021, digitei errado em cima... E a tendência é diminuir cada vez mais, por isso estão surgindo PCHs com menor potencial energético mas que são menos agressivas ao meio ambiente
@@italomatheus8615 problema q produção energética da energia Eólica é Solar, não chegar a competir com Energia nuclear ou Hidrelétrica.
Governo acabou de taxa energia solar.
Sim , porque outras formas de energia limpa vieram com força : éolica e solar
As regiões dos Deltas entre o Maranhão e o Piaui também possui parques de energia eolica e solar!
melhor conteudo do meu dia, esse rapaz explica melhor que meus professores da facu.
*Brasil, o país do futuro!*
Taí! Temos os recursos que o mundo precisa pra se manter no futuro. Agora, cabe a gente saber se beneficiar de maneira sustentável e lucrativa.
Portugal está ajudando é a EDP empressa portuguesa que está implementando o projecto de hidrógénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrógénio verde da América latina e que a EDP e a GALP vão investir nos proximos tempos mais 5,7 mil mihões de euros no Brasil .
muito bom o video! conteúdo nota 10
Brasil a muito tempo é pioneiro e líder em produção de energia limpa, não tem lógica nenhuma paises europeus cobrarem nada do Brasil. Eles tem que aprender conosco e isso é fato!
blá, blá,blá ..
A mãe do mundo, merece ser visto com novos olhos. Vai brasil!!!!
O hidrogênio não é sustentável, pois não é fonte de energia e sim um meio ineficiente de armazenamento. O problema é a falta de energia e o excesso de consumo, que aumentará o preço de qualquer energia, pela lei da oferta e da demanda, pois, em 168 anos, já consumimos metade do petróleo do planeta.
Além disso, o petróleo fácil e barato, como o da Arábia Saudita, já foi ou está sendo produzido. Agora resta petróleo cada vez mais difícil e caro, como o do Pré-Sal.
Os combustíveis fósseis representam 97% do transporte mundial, e as demais fontes de energia 3% são insuficientes para a alta população que foi viabilizada pelos combustíveis fósseis, com exceção da energia nuclear, conforme o vídeo População Humana ao longo do tempo (dublado)
O assunto é complexo e exige estudo nisso. Mas claro que é lindo ver isso ❤
Kkk.... com o nível de corrupção em plena ascensão aqui no Brasil, duvido que o nosso país vire um Estado de primeiro mundo.....
Para isto acontecer terá que mudar 100% a nosso entendimento de política e gestão.......
Bolsonaro longe da política já é um grande avanço.
Não precisa. Basta o brasileiro ser menos burro mesmo.
@@alexandresanches4050 FALOU O COMEDOR DE PICANHA DE CAPIM PERFIL FAKE KKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@GascoyneFazueli falou o gado do fujão kjj
Pode ser. Se houver investimentos e políticas para isso. O Brasil tem muitos engenheiros e pessoas qualificadas e isso já eh um bom começo do projeto de potência energética no futuro.
Os engenheiros do Brasil são uma piada.
Impressionante como o Brasil não dá valor pras riquezas que tem. A gente já podia estar usando muita energia limpa há temposssssss
É o maior problema e a corrupção endêmica que nos temos
E não tá? 80% da matriz já, quer mais o que?
Sim. Campos de produção agrícola pra vocês e floresta pra nós.
Não parece ser muito vantajoso pro brasil investir tanto e receber um retorno tão baixo, a não ser que utilize como energia no próprio país, aí pode ser interessante. Mas vai necessitar muito mais investimento, o que raramente acontece.
Exatamente. Provavelmente esse processo de geração do hidrogênio verde usa muita água e energia. Então, eles devem mandar as empresas alemãs se instalarem aqui pra lucrarem ao máximo e deixarem aqui só o mínimo possível. Enquanto resolvem o problema que “eles” tem que é a dependência do gás e petróleo russo e nós devemos nos alegrar por ter a honra de vender hidrogênio verde a 1 dólar pra esses países maravilhosos cujas empresas estão por todos os continentes explorando as nações subdesenvolvidas e garantindo a manutenção do status quo enquanto a gente foca em uma tecnologia que só interessa pra eles. É como uma parceria entre um trapaceiro sem nada e um tolo cheio de riquezas. O trapaceiro não tem nada, mas sabe ludibriar enquanto que o tolo pensa que vai ganhar algo quando na verdade está perdendo seu tempo e recursos pra resolver o problema de outros. 🤦🏻♂️
infelizmente o bostil sera usado apenas como uma região de extração e produção tudo para manter uma crescente na europa, enquanto aqui cada vez mais apodrece
Gosto dessa história de tá na mira de ninguém não hein, muito menos de europeu. Mas que energia limpa é um investimento inteligente ninguém duvida, mas com industrialização e tecnologia.
Num mundo aonde a natureza vale Ouro, o Brasil vai ser uma mina, mas só se não jogar toda sua riqueza fora sem pensar em si mesmo
é q que mais sabemos fazer
Essa questão de usar o hidrogênio que gera água como resultado consumindo oxigenio, não poderia ocasionar algum desequilíbrio ambiental quando utilizado em larga escala?
DW conte pra gente sobre a extração de terras raras para fabricação de baterias de autos elétricos, e o quanto isso é destrutivo e poluente, assim deixando a energia verde meio suja no final das contas.
Estamos divulgando este vídeo no Facebook do movimento ecológico, fizemos matéria nesse tema no blog Folha Verde News agora, paz na luta da ecologia
É bom saber do potencial que o Brasil tem de, sugar de volta, os recursos que a Europa nos tomou!
Esqueceu de menciona que o hidrogênio é altamente instável, qualquer falta de atenção pode causar uma castratofe
O Brasil poderia ser uma superpotência nessa área. Desde explorando energia solar até energia das marés. O país deveria enfiar tubos de dinheiro em pesquisa para desenvolver esse tipo de tecnologia. Os recursos do pré sal, fonte de renda finita e poluente, deveriam ser todos convertidos para investimentos em educação e nesse tipo de iniciativa. Parcerias com a Alemanha (desde que envolvam transferência de tecnologia e benefícios para ambos lados) seriam muito bem vindas. Vamos ver... governo novo né, dá pra sonhar!
É A EDP empressa portuguesa que está implementando o projecto de hidrógénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrógénio verde da América latina a EDP e a GALP vão investir nos proximos tempos mais 5,7 mil mihões de euros no Brasil .
Excelente Análise !!!
Felicitações. !!
Parabéns pela matéria, foi muito explicativa.
Sei que a ela foi escrita dessa maneira para facilitar a compreensão. No entanto, convém explicar que o hidrogênio é incolor e essas cores se dão somente como classificação.
Por outra parte, o hidrogênio gasoso pode variar muito seu volume de acordo com a pressão, pelo que tem mais sentido comparar a energia gerada por kg do que por litro.
Show de bola tua explicação 👏👏
Vídeo excelente, hiper explicativo e claro. Parabéns!
Espero que de certo. Nordeste precisa de investimentos.
caraio, como tu é bonito, tem insta?
@@Victor-hs6mq Do nada?! Se trate.
O gás metano precisa de que para aquecer a água? O resultado da conversão de metado em calor gera qual resíduo?
Ótimo conteúdo ✌ acredito que primeiro o Brasil precisa se utilizar desse hidrogênio verde,para aí depois começa a comercializar,pois sempre fazermos ao contrário.
Excelente, Gustavo! Eu gostei bastante da reportagem, mas eles omitem a informação de que, apesar da nossa matriz elétrica ser majoritariamente renovável, nossa matriz energética ainda é em sua maior parte proveniente dos combustíveis fósseis. Esse hidrogênio verde tem um papel importante de descarbonização aqui antes de pensarmos em exportá-lo. Mas, como você apontou, historicamente temos a tendência de mandar primeiro o que é bom lá para fora e depois ficar com as sobras.
É A EDP empressa portuguesa que está implementando o projecto de hidrógénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrógénio verde da América latina a EDP e a GALP vão investir nos proximos tempos mais 5,7 mil mihões de euros no Brasil .
Brasil e potência global são duas palavras que definitivamente não combinam
Têm estudos apontando potencial de geração de energia elétrica, eólica e solar no Nordeste , de 50x a capacidade da usina de Itaipu. Energia limpa e barata mais que suficiente para reviver o protagonismo da região na economia brasileira. O Nordeste está, estrategicamente, no centro entre a América do Norte, Europa, África e América do Sul, através do transporte marítimo.
Pena que não dá pra exportar energia elétrica pra Europa kkkkkk
@@henriquesales2714 ué a fibra óptica vem atravez de cabos que atravessam o oceano pq não a energia né
É A EDP empressa portuguesa que está implementando o projecto de hidrógénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrógénio verde da América latina a EDP e a GALP vão investir nos proximos tempos mais 5,7 mil mihões de euros no Brasil .
@@henriquesales2714vai estudar crlh, vem comentar uns negócio nada a ver só pra passa vergonha KKKKKK
"Parceria estratégica" tipo "compra e venda", tipo "assalto à mão armada", tipo "baculejo", ou de qual tipo?
As nações europeias têm, historicamente, um portifólio de "parcerias estratégicas com outras nações" bem interessante.
A reportagem mais otimista que eu já vi sobre o assunto. Esse assunto ainda vai longe. ...
Mas sim, é a tendência
É A EDP empressa portuguesa que está implementando o projecto de hidrógénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrógénio verde da América latina a EDP e a GALP vão investir nos proximos tempos mais 5,7 mil mihões de euros no Brasil .
O pessoal não viu o vídeo, só pode.
Nordeste é o maior potencial em condições geoclimáticas pra desenvolvimento eólico e solar, que é a maneira desejada pra geração de energia pra fabricação de h2v.
Obviamente biomassa, biogas, entre outras, incluindo a hidrelétrica, é fundamental pra fabricação tbm
Excelente reportagem! Parabéns.
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣PQP... A INOCÊNCIA DESSE POVO ME ASSUSTA...
Ótimo vídeo! Gostaria de tirar uma dúvida acerca do hidrogênio verde. Qual o sentido de utilizar uma energia limpa para produção de outra? Vi em alguns artigos a produção do hidrogênio para armazenamento de energia excedente de fontes renováveis que são intermitentes, como a solar. Mas um cenário exclusivo de produção de hidrogênio verde, chega a ser viável?
O hidrogênio não é uma FONTE de energia, mas sim um meio ineficiente de ARMAZENAMENTO de energia, pois exige que uma fonte de energia qualquer seja transformada em energia elétrica para depois ser transformada em hidrogênio por meio da eletrólise. Então o hidrogênio é comprimido, transportado em cilindro, chega no local de consumo e ocorre o processo inverso. O hidrogênio é transformado em eletricidade novamente por meio da célula de combustível. Finalmente a eletricidade é utilizada no motor elétrico.
É muito mais fácil e eficiente transportar diretamente a energia elétrica por linha de transmissão, sem precisar do hidrogênio, eletrólise, compressão e célula de combustível.
Para veículo elétrico que anda em trilho, metrô e trem, o hidrogênio é uma solução ruim, pois a energia elétrica pode ser transportada diretamente pelo trilho elétrico, em vez da linha de transmissão elétrica.
Automóvel não utiliza trilho, então depende da energia ser armazenada em bateria elétrica, que não é eficiente devida a baixa densidade de energia: a bateria pesa muito em relação a pouca energia que armazena.
O hidrogênio leva vantagem, por possuir densidade de energia mais alta, próxima dos combustíveis fósseis. Porém, leva desvantagem pela eficiência baixa de 38% dos vários processos: eletrólise, compressão, armazenamento, transporte, célula de combustível.
Mais detalhes entre os 10 e 12 minutos deste vídeo do TH-cam: A VERDADE sobre os Carros a Hidrogênio!
th-cam.com/video/OTqwWqv-L7A/w-d-xo.htmlsi=XCcc6QMdVxtuTLEU
Realmente, esse primeiro Ministro alemão vem tanto ao Brasil que já pesei que ele era brasileiro. Pois que invistam pesado nessa nova energia, especialmente na Bahia e Nordeste.
Você é um bbca! Não disse nada com nada.
Esse video me deu MUITAS ideias. Tenho muita terra no Pará e interior do Paraná
O Brasil está sempre em foco no mundo apenas nós não enxergamos nossas capacidades
É só usar energia solar, mesclada com a hidroelétrica para o processo.
Brasil tem um futuro muito promissor. Acredito que nos próximos 100 anos se tornará uma grande potência mundial.
100 anos? Éramos pra já estarmos evoluídos, Alemanha e Japão na guerra em menos de 30 anos recuperaram sua economia
@@gatoinocente3451 Jovem, existe uma barreira cultural. Arrisco dizer que é mais complexa que a física. Mas é uma previsão e não uma ciência exata. Repare que o português também ajuda na interpretação, afinal, não disse a partir de 100 anos.
Eu também acreditava nesse futuro que nunca chega. Hoje penso diferente, o futuro se faz hoje e não amanhã...
Enquanto o brasileiro não mudar vai ser sempre a mesma coisa. Brasília é o espelho da sociedade, não adianta querer que os políticos mudem se continuamos os mesmos.
@@Anthony-ub7xx Concordo. Essa mudança eu tenho percebido, mesmo que em uma escala ínfima. Mas já é um início.
@@moisesdasilvalima eu trabalho no serviço público e vejo na prática como são as coisas. Não tô falando de corrupção explícita, mas de coisas que prejudicam o próprio país. Funcionário que enrola o dia inteiro, não faz o serviço direito, não leva a sério o que faz. Você começa de baixo e chega no pior...
Dando um exemplo "bobo" que abrange todos, jogar o lixo na rua. Um ato simples que já faz a diferença, mostra a falta de educação e respeito que as pessoas têm.
Um país tão rico como o Brasil...com tantos recursos...e lamentavelmente a grande maioria do povo brasileiro passando necessidades. Essas transações beneficiam muito mais políticos e empresários e menos quem são os verdadeiros donos de tudo....o povo.
É uma piada mesmo. A maioria da própria população não tem acesso pq além de caro o governo quer enfiar impostos e taxas.
DW Brasil, quando você postar o vídeo, na hora tem que botar a legenda no mesmo tempo. Ok? Aqui sou surdo, não vou esperar!
E eu também estou de olho nos Alemães pois minha mira na fabricação da indústria 4.0 são justamente essa nação que tenho interesse de compra nos equipamentos. ❤
É A EDP empressa portuguesa que está implementando o projecto de hidrógénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrógénio verde da América latina e que a EDP e a GALP vão investir nos proximos tempos mais 5,7 mil mihões de euros no Brasil .
Não compensa, produzir, estocar, transportar, sai mais caro que outras fontes... De uma pesquisada a fundo. Só pra vc comprimir o gás pra estocar em recipientes você gasta mais energia que pra produzir, sem falar nos bujões que aguenta centenas de bar de pressão, super pesados para transportar.
O BRASIL é o PAÍS do FUTURO
A venda de mais uma commoditie brasileira deve ser otimizada negociando a transferência de tecnologia estratégica: semicondutores.
Quando a matéria se refere ao Brasil e aos brasileiros leia-se as grandes corporações e seus empresários que vão lucrar fábulas. Ao povo, o de sempre.
Grande empresários políticos miseráveis que vão fazer de tudo pra q o "interesse europeu" seja favorável pra Europa, pq brasileiro no geral adora babar ovo de gringo
Vai ser excelente para os acionistas, para a população em geral poderá ver um aumento substancial da conta de energia, tendo em vista q haverá um consumo enorme para a criação desse hidrogênio e que será produzido perto das fontes de energia limpa, sobrando para as demais localidades ativar as termoelétricas para dar conta do consumo interno. Lembrando que a cada 1 ou 2 anos já somos obrigados a ativar ativar elas por crises hídricas. Em geral, o hidrogênio será verde para a Europa, para o Brasil já é outra história.
Eu fico imaginando se o Brasil tivesse um incentivo popular para facilitar as pessoas de instalarem painéis solares nas suas casas. Daria para satisfazer a demanda do domicílio e, com o excedente sendo enviado pra rede, produzir hidrogênio verde. Mas o problema é as distribuidoras aceitarem isso né.
Esse é um dos grandes absurdos aqui no Brasil. Temos sol praticamente o ano inteiro na maior parte do país, e não usamos pra produzir energia. Não tem um plano governamental pra baratear a energia solar. Inclusive a energia excedente das casas poderia ser usada para a indústria. O problema é que a produção de energia em "excesso" poderia quebrar o mercado tradicional de energia. Inclusive, o fato de a gente ainda não ter esse foco em energia solar é por puro lobby das empresas de energia.
O contrário acontece em Portugal, quem instala painéis solares tem apoio do governo em retornos financeiros e benefícios fiscais e torna-se um produtor de energia que permite injetar na rede o excesso que não consome e ainda ser pago por isso.
Então tomara que o Brasil seja rápido em expandir as fontes de energias renováveis, o que já deveria ter sido feito, e que invista logo no hidrogênio verde.
O Brasil precisa aproveitar essa oportunidade, de ter algo que outros países querem, muitos países só saíram do "sub-desenvolvimento" pq tem algo que os outros países querem (petróleo e tecnologia, por exemplo).
Concordo, o problema é que o senhor que está ocupando a cadeira presidencial do Brasil, é contra o livre mercado, ou seja,ele é contra o Brasil abrir o mercado para oportunidade. Longe de mim ser bolsonarista, mas o Brasil precisa botar um liberal de verdade na presidência, só assim vamos ver investimentos e oportunidades entrando aqui! Até pq, o Brasil tem tudo pra ser uma potência mundial e todo mundo sabe disso, o que falta é o brasileiro acreditar nisso!
É A EDP empressa portuguesa que está implementando o projecto de hidrógénio verde no estado do Ceará, foi a EDP que produziu a primeira molécula de hidrógénio verde da América latina a EDP e a GALP vão investir nos proximos tempos mais 5,7 mil mihões de euros no Brasil .
Desde que seja barato, eles ganhem a maior parte e o brasileiro fique com as sobras, vai sim. Pode crer que vai.
Meu Nordeste vai crescer muito! 🙏🏼❤
Tomara, pra esvaziar a rodoviária do Tietê aqui, não cabe mais tanta gente vindo pra SP.
@@henriquesales2714 Eles estão indo comer as paulistas.
Que video bom, parabens
Na época colonial o Nordeste era a região mais rica, durante o ciclo da cana de açúcar. Com o crescimento das energias renováveis, e a localização geográfica o Nordeste pode assumir de novo a liderança econômica.
Com o Lula no poder? Esquece. Os cartos pipas já voltaram e algumas reoresas já foram fechadas.
O PT usa o Nordeste como cabo eleitoral de posse. Msm q o Nordeste ñ vote nele, ele já se apossou de lá como sendo seu eleitorado de posse intransferível.
Vai melhorar muito, mas superar vai ser praticamente impossível, mesmo com investimentos na casa de 1 Bi de dólares, pouco vai alterar o dia-a-dia da população e as crises hídricas frequentes, bem como outros problemas sociais como a desigualdade econômica.
Os investidores, grandes empresas e multinacionais sim vão ter um lucro enorme. Mas o "povão" mesmo, vai melhorar um pouco mais ou ficar estagnado, infelizmente essa é a realidade
Só pra complementar, pra ter uma noção leve, o PIB do Sul e Sudeste são varias vezes maior que o Nordeste, além da Infraestrutura dessas regiões serem muito melhores e com economias mais diversificadas e regiões inteiras com melhor diferença social (enquanto o sertão nordestino é historicamente defasado e esquecido em muitas questões).
Questoes hídricas, sociais, e até educacionais sul - sudeste estão a frente (pouco mas estão)
Aí vamos pra simples conta matemática, digamos que será investido no nordeste como um todo cerca de 5 Bilhões de reais (ou 1 bi de dólares), se pegarmos os 55.390.000 habitantes do nordeste isso vai dar um investimento de 90 reais por habitante, e esse investimento não é alimentício, é basicamente de infraestrutura, o que como disse pode melhorar um pouco a vida da população, como rodovias, estradas e etc.
Mas pra comida na mesa pouca ou nenhuma influência tem. Claro que quem trabalhar no setor será beneficiado com um trabalho de qualidade em tese e gerará alguns empregos... Mas será menos de 1% dos 55 milhões, em especial a Bahia e Ceará podem ser mais contemplados com isso, mas são dois dos estados que estão mais embaixo do ranking de competitividade dos estados brasileiros ( Ceará é 13 e Bahia 17).
Enquanto isso TODA a região Sul -Sudeste- Centro oeste estão no top 11.
1- SP
2- SC
3- PR
4- DF
5- MT
6- RS
7- MS
8- MG
9- GO
10- ES
11- RJ (Sim Rio de Janeiro é o pior do sul, sudeste e centro oeste)
E a diferença do quarto pro quinto (DF-MT) é gigantesca.
Dentro do Nordeste Paraíba e Ceará são os melhores (12 e 13) mas a região como toda não tem esperanças de passar qualquer uma das 3 regiões num período de 40 anos
Superar a região sudeste e sul é muito mais complexo do quê investir em energias renováveis, pois a defasagem tecnológica é muito grande.
Você afirmar essas coisas sem ter pleno conhecimento da situação é pura ignorância!
@@luccavalentinw.fiorini2302 o pib do nordeste é de 1.07 Trilhão de reais e do sul é 1.3 Trilhão, logo não é várias vezes... nem é 30% maior
Incrível essa tecnologia, transformando a extração de hidrogênio em energia limpa.
Eu tenho falado a amigos que o Brasil será líder global diante da crise energética e ambiental. Eles riem de mim…
RIEM COM RAZÃO...
@@GascoyneFazueli 😱