Bom dia! Eu me chamo Carlos Manuel e fiquei impressionado com a linda história do Sr. Benedito, Sr. Bi ou Silicrin. Quero agradecer a produção que produziu um dos mais lindos documentário que eu já vi. Em virtude dessa linda história compus uma música em homenagem ao "Sr.Silicrim" em ritmo de reggae, agora vou vê Studio para concretizar a música. Um abraço. Se alguém souber de um Studio que queira fazer a gravação ficarei muito honrado.
Uma obra de arte . Um super documentário com um sujeito simples e trabalhador que escolheu a liberdade como estilo de vida , e um barco como melhor amigo ! Só Quem é do mar sabe das dificuldades e alegrias da vida a bordo! Parabéns pelo documentário!
Um velho Lobo do Mar. Incrível. Conheci vários, me ensinaram muitas coisas. Eu naveguei também. Parei pois não teho mais joelhos para suportar os desafios. Mas sonho que estou navegando, de vez em quando mas sonho. Impressionante, não só o talento como navegador, mas a importância da atividade e o quanto uma pessoa só pode fazer pela natureza. Um exemplo.
Lindo documentário. Quando assisti, o que me veio a cabeça foi a música "romance no deserto" do Fagner. O Navegante solitário se encaixa perfeitamente na letra da canção...
Assisti a este filme pela quarta vez eu acho, perdi a conta. Sempre muito inspirador! Vivo a bordo do barco que eu mesmo construí, o Veleiro Catamaran Amelia, ultimamente estou em Paraty. A vida a bordo é maravilhosa, muita solitude realmente, a gente se acostuma. A vida a bordo tem seus encantos, o mar, a paz, os pássaros cantando ao amanhecer na praia, os grilos dando boas vindas à noite, tudo muito lindo.
Mestre Silicrim, uma vida simples, com seus sofrimentos, com suas alegrias e seus abandonos, transformada em uma poesia cinematográfica. Acabei de ler "Entre dois pólos" de Amyr Klink e fiquei fascinado pela coragem desses dois navegadores. Muitíssimo agradecido ao Edson Fogaça e equipe, produtores do documentário.
Um grande homem e o maior navegador que já conheci. Mestre Silicrim ou Seu Bi como era conhecido lá em Turiaçu. Um amigo que deixa saudade. Fiquei triste com a notícia de sua morte, pois esperava revê-lo por aí...
Que história linda! Uma emocionante história do grande Mestre Silicrim. Aqui na minha casa até meus bichos estão atento talvez pela belíssima música ou pura energia mesmo. Silicrim esse nome jamais será esquecido.
Acabo de assistir, visitei a ilha de são lucas nesse feriado e soube que ali e tinha um navegador solitário.....soube do documentário e vim assistir e me emocionar.......Mestre Silicrin que Deus o tenha em bom lugar.
@@eclipselunar2034Segundo materias jornalísticas, por uma mulher na qual tinha um "afer", onde ela teria planejado junto com um comparsa. Ele acabara por morrer queimado na explosão de um botijão de gás dentro de sua embarcação que estava atracada no porto da cidade de Cururupu-MA.
Documentário incrível, muito bem produzido, a música muito linda e casando com o conteúdo. Mestre Silicrim é um pessoa incrível, de muita paz, homem de bem, inspira tranquilidade. Deve ter passado por vários perrengues nestes mares do NE do Brasil, homem de muita gana, muito inspirador para mim que estou terminando a construção de um catamaran de 38 pés e pretendo sair por aí velejando e conhecendo este mundão de Deus. A grande diferença que pretendo fazer isso acompanhado, sozinho não é fácil, que Deus tenha este grande homem junto de Si. Viveu a solidão aparentemente muito bem, um pouco triste ver este homem soizinho no fiim da vida, acostumado com tanta solidão, um estilo de vida. Deus abençoe e proteja todos os navegantes. www.sailingamelia.com Catamaran Amélia Tiki 38 James Wharram
@@luisotaviosilva8563Concordo! Seu Silicrim demonstrava que era feliz no mar, se encontrava, saia de porto em porto, de cidade em cidade, mas o mar era a sua paixão, um "monje do mar", um herói. Tanto que quando morreu, foi em terra, assassinado covardimente, já o mar tão temível por muitos, nunca o derrotou, apesar de tantos perigos vividos. A solitude era a sua paz.🙏🏼
Parabéns por esse maravilhoso documentário uma bela história de um grande homem que tinha o olhar distante como sempre estivesse olhando para o horizonte nesse nosso maravilhoso mar.
So hoje pela manha pude assisti todo documentario, fiquei emocionado lembrei tambem do meu pai que foi dono de barco a vela, navegou muito nessas praia de cururupu comprando peixe,ja que era dono de canoa geleira
Para mim foi genial esse documentário, retrata com profundidade e simplicidade a história desse gigante. É uma pena não ter mostrado um pouco mais sobre a relação com seus filhos.
Maravilhoso..... extremamente triste por não ter aprendido ou compartilhado esses conhecimentos, saberes únicos eternas saudades dos descendentes da família Raposo....
Tive o prazer de conhecer esse grande homem la na praia de cajual dos pereira onde ele ia comprar litros , sua forma de falar e andar expressa muito bem a personalidade desta pessoa maravilhosa!
Trabalho aqui na ponta de areia em frente a aven, conversei muito com ele fiquei triste ao saber que ele morreu,que Deus o tenha, verdadeiramente grande navegador
Um Comandante nas suas navegações, na sua vida e que será lembrado em nossas memórias, até que um dia, também possamos descansar. Que Deus cuide dessa boa alma. Queria ter conhecido pessoalmente. Fui recomendado a assistir e desde o início do filme, chorei muito, durante bons momentos dos seus relatos, mesmo sem ainda conhecer a sua história, ele é, aonde estiver, um ser divino. O Comandante, Mestre Silicrim, me fez lembrar da minha avó, que faleceu em meus braços. Pessoa idosa, como ele, de semblante calmo, transbordando a felicidade e aguardando ciente da sua última viagem nesta vida que estamos aqui registrando. Como o Mestre Silicrim narra, do seu modo, ao longo do filme. Bons ventos ao Comandante Mestre Silicrim...⛵️
Maraaaaavilhoso documentário que história fascinante deste homem de simplicidade única me emocionei bastante por também amar muito o mar que deus cuide dele onde estiver
O Brasil e um pais continental,maravilhoso...o video e inspirador,a historia de vida do navegador solitario,e emocionante .(Mas pela morte violenta que ele teve,eu joguei a toalha e pensei...IMPUNIDADE! IMPUNIDADE!Que triste!Que triste!
Sensacional, conheço quase todo o arquipélago, por isso que me formei em geografia pelas lembranças da infância, fazia tempo que não me emocionava por uma bela história, parabéns pelo documentário.
Bom dia. Sempre tive admiração pelo mar e seu navegadores...vendo este vídeo , realmente pessoas dessa índole merece todo nosso respeito , não o conhecia , mas deixara seu legado para as futuras gerações , brilhante documentário.
E o Sr Silicrin hj ❓🤔 ainda vive esse capitão do império de um navegador ❓espero que ainda esteja vivo ... O mundo precisa conhecer a história de homens como Silicrin 😊
Documentario nota 10 ,mas para ser honesto , uma trilha sonora triste durante o filme todo ?? ,inclusive nas cenas de navegação ....este filme é sobre uma pessoa realizada e vitoriosa !
Parabéns pelo documentário! Lugar paradisíaco, uma qualidade de vida perfeita, vida completamente sem stress trabalho leve, um verdadeiro Xangrilá. Porque tanta lamúria? O navegador parece não ter prazer em navegar, fala de perigos, tristezas, medos, não elogia o maravilhoso veleiro que possui! Veloz, velas perfeitas, um desenho muito bonito. Mas seu capitão fala se furar, afundar, tristeza ao vir a noite, será que foi ele que o construiu? Nem parece que a nave foi resultado de um arduo trabalho. Parece que foi um presente. Não senti nenhum amor ao barco, parece mais uma condução. Que mania o brasileiro tem de se lamentar da vida! o homem nem teve o trabalho de aprender a ler! Não percebi nenhum comentário alegre por parte dele. Parece até que quer se engrandecer falando de tempo ruim, falando em navegação solitária, nunca saiu da sua praia. ficou passeando pelo litoral... Não sei porque a bajulação em um ser sem qualidades. Não fiz comentários politicamente corretos, e sim escrevi o que vi. Todo este auê em torno dele será porque o povo do nordeste não tem histórico como navegadores? Em terra de cego quem tem olho é rei
Lendo os comentários, atentei a um que chama a minha atenção e que não combina com a escrita do expositor do vídeo, em seu texto de apresentação, quando informa “o falecimento do Mestre Silicrim, em 19 de fevereiro de 2018”. Outro comentário abaixo cita que foi assassinato. Qual foi a causa morte do Mestre Silicrim? Muito obrigado!
Bom dia! Eu me chamo Carlos Manuel e fiquei impressionado com a linda história do Sr. Benedito, Sr. Bi ou Silicrin. Quero agradecer a produção que produziu um dos mais lindos documentário que eu já vi. Em virtude dessa linda história compus uma música em homenagem ao "Sr.Silicrim" em ritmo de reggae, agora vou vê Studio para concretizar a música. Um abraço. Se alguém souber de um Studio que queira fazer a gravação ficarei muito honrado.
Sensacional!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Que história linda inspiradora salve seu licri
Que saudades do meu Maranhão.
Muito bom esse documentário....
Meu eterno agradecimento ao mentor e produtor deste Documentario.
Uma obra de arte . Um super documentário com um sujeito simples e trabalhador que escolheu a liberdade como estilo de vida , e um barco como melhor amigo ! Só Quem é do mar sabe das dificuldades e alegrias da vida a bordo! Parabéns pelo documentário!
Que belo documentário! Parabéns! aos produtores.
Quanta nobreza Seu Silicrim passa em meio a tanta simplicidade.
Foi um herói do mar!
Salve!🙏🏼👏🏿👏🏾👏🏽
Muito bom o conteúdo!!!!!
Incrível sou maranhense,e só descobri esse vídeo hoje indicado por um amigo aqui do DF
Muito bom.
Um velho Lobo do Mar. Incrível. Conheci vários, me ensinaram muitas coisas. Eu naveguei também. Parei pois não teho mais joelhos para suportar os desafios. Mas sonho que estou navegando, de vez em quando mas sonho. Impressionante, não só o talento como navegador, mas a importância da atividade e o quanto uma pessoa só pode fazer pela natureza. Um exemplo.
Lindo documentário. Quando assisti, o que me veio a cabeça foi a música "romance no deserto" do Fagner. O Navegante solitário se encaixa perfeitamente na letra da canção...
Assisti a este filme pela quarta vez eu acho, perdi a conta. Sempre muito inspirador! Vivo a bordo do barco que eu mesmo construí, o Veleiro Catamaran Amelia, ultimamente estou em Paraty. A vida a bordo é maravilhosa, muita solitude realmente, a gente se acostuma. A vida a bordo tem seus encantos, o mar, a paz, os pássaros cantando ao amanhecer na praia, os grilos dando boas vindas à noite, tudo muito lindo.
Tive o prazer de dividir o convés com vc brevemente. Tempos de flotel kkkkk . Iuri aqui. Forte abraço amigo
faz charter? meu sonho é passar um tempo num veleiro
Bela narrativa repleta de simplicidade poética!
Meu pai está nesse vídeo 😍😍😍
Uma simplicidade de ouro!! Grande navegador, grande caráter. Sabe me dizer que fim levou o barco?
Mestre Silicrim, uma vida simples, com seus sofrimentos, com suas alegrias e seus abandonos, transformada em uma poesia cinematográfica. Acabei de ler "Entre dois pólos" de Amyr Klink e fiquei fascinado pela coragem desses dois navegadores. Muitíssimo agradecido ao Edson Fogaça e equipe, produtores do documentário.
Um grande homem e o maior navegador que já conheci. Mestre Silicrim ou Seu Bi como era conhecido lá em Turiaçu. Um amigo que deixa saudade. Fiquei triste com a notícia de sua morte, pois esperava revê-lo por aí...
Q pena. Fico triste, mas ele foi um homem realizado
Grande entre los más grandes navegantes solitarios. Descanse en paz. Saudades
Parabéns! Belo documentário.
LINDO. LINDO. LINDO. PARABENS. LINDO MESMO
Que história linda!
Uma emocionante história do grande Mestre Silicrim.
Aqui na minha casa até meus bichos estão atento talvez pela belíssima música ou pura energia mesmo.
Silicrim esse nome jamais será esquecido.
Que história emocionante. Parabéns a todos que protagonizaram este belo documentário
Simples , belo , emocionante... um grande documentário , pelo tema ,as locações , a historia ... Parabens aos realizadores.
Acabo de assistir, visitei a ilha de são lucas nesse feriado e soube que ali e tinha um navegador solitário.....soube do documentário e vim assistir e me emocionar.......Mestre Silicrin que Deus o tenha em bom lugar.
Mestre Cilicrim morreu num domingo, dia 11 de Fevereiro de 2018 em pleno carnaval! Sei que foi este dia por estar com ele, no hospital em Cururupu-MA.
Ele.morreu amigão de que ?
@@eclipselunar2034Segundo materias jornalísticas, por uma mulher na qual tinha um "afer", onde ela teria planejado junto com um comparsa.
Ele acabara por morrer queimado na explosão de um botijão de gás dentro de sua embarcação que estava atracada no porto da cidade de Cururupu-MA.
@@MarcosRobertoAquiles poxa lamentável
Documentário incrível, muito bem produzido, a música muito linda e casando com o conteúdo.
Mestre Silicrim é um pessoa incrível, de muita paz, homem de bem, inspira tranquilidade. Deve ter passado por vários perrengues nestes mares do NE do Brasil, homem de muita gana, muito inspirador para mim que estou terminando a construção de um catamaran de 38 pés e pretendo sair por aí velejando e conhecendo este mundão de Deus. A grande diferença que pretendo fazer isso acompanhado, sozinho não é fácil, que Deus tenha este grande homem junto de Si.
Viveu a solidão aparentemente muito bem, um pouco triste ver este homem soizinho no fiim da vida, acostumado com tanta solidão, um estilo de vida.
Deus abençoe e proteja todos os navegantes.
www.sailingamelia.com
Catamaran Amélia
Tiki 38 James Wharram
Boa sorte e que você encontre a paz no mar... E que a proteção de Deus esteja sempre com todos que estiverem à bordo de Amélia ....
A solitude é coisa boa. Quem tem paz , convive bem com a solitude.
@@luisotaviosilva8563Concordo! Seu Silicrim demonstrava que era feliz no mar, se encontrava, saia de porto em porto, de cidade em cidade, mas o mar era a sua paixão, um "monje do mar", um herói.
Tanto que quando morreu, foi em terra, assassinado covardimente, já o mar tão temível por muitos, nunca o derrotou, apesar de tantos perigos vividos.
A solitude era a sua paz.🙏🏼
Mais um porto, mais uma lembrança e mais um amigo. Que filme lindo, que história bonita, parabéns aos envolvidos.
História linda ! Parabéns pela homenagem !
Que história maravilhosa...emocionante!!Parabéns!!!
Bela história de vida. Agora navegar em planos de luz do divino pai eterno
Documentário sensacional, parabéns 🙋👏👏❤️
Parabéns por esse maravilhoso documentário uma bela história de um grande homem que tinha o olhar distante como sempre estivesse olhando para o horizonte nesse nosso maravilhoso mar.
Documentário sensacional top 🔝 parabéns
Parabéns pelo documentário.
Maravilha.
Ganharam mais um inscrito.
Amo histórias assim.
So hoje pela manha pude assisti todo documentario, fiquei emocionado lembrei tambem do meu pai que foi dono de barco a vela, navegou muito nessas praia de cururupu comprando peixe,ja que era dono de canoa geleira
Para mim foi genial esse documentário, retrata com profundidade e simplicidade a história desse gigante. É uma pena não ter mostrado um pouco mais sobre a relação com seus filhos.
assisto muito esse documentário
Sou de São Lucas, era uma excelente pessoa, que deus o tenha.
Adorei suas histórias fiquei emocionado de tanta simplicidade e paixão um grande Homem
Muito bonito documentário. Parabéns!
Maravilhoso..... extremamente triste por não ter aprendido ou compartilhado esses conhecimentos, saberes únicos
eternas saudades dos descendentes da família Raposo....
Parabéns por nos contar essa bela história de um navegador brasileiro
Pescador raiz. Outro nível.
Fantástico documentário. Bem produzido e emocionante. A história do navegador solitário com certeza é inspiradora e única!
O maior filme que já vi na minha vida. Parabéns.
Que beleza de documentário, parabéns!
Tive o prazer de conhecer esse grande homem la na praia de cajual dos pereira onde ele ia comprar litros , sua forma de falar e andar expressa muito bem a personalidade desta pessoa maravilhosa!
Fostes um privilegiado, pois homens assim são cada vez mais raros.🙏🏼
Trabalho aqui na ponta de areia em frente a aven, conversei muito com ele fiquei triste ao saber que ele morreu,que Deus o tenha, verdadeiramente grande navegador
curto muito esse documentário sempre que posso assisto mesmo história linda
Documentário rico de detalhes e fatos. Parabéns
Lição de vida desse senhor,sou apaixonado pelo mar ,chorei muita emoção, Bravo.
Chorei tb irmão, documentário lindo, de uma pessoa linda.🙏🏼
Parabéns adorei o comentário bastante conteúdo
Um Comandante nas suas navegações, na sua vida e que será lembrado em nossas memórias, até que um dia, também possamos descansar. Que Deus cuide dessa boa alma. Queria ter conhecido pessoalmente.
Fui recomendado a assistir e desde o início do filme, chorei muito, durante bons momentos dos seus relatos, mesmo sem ainda conhecer a sua história, ele é, aonde estiver, um ser divino.
O Comandante, Mestre Silicrim, me fez lembrar da minha avó, que faleceu em meus braços.
Pessoa idosa, como ele, de semblante calmo, transbordando a felicidade e aguardando ciente da sua última viagem nesta vida que estamos aqui registrando. Como o Mestre Silicrim narra, do seu modo, ao longo do filme.
Bons ventos ao Comandante Mestre Silicrim...⛵️
Maraaaaavilhoso documentário que história fascinante deste homem de simplicidade única me emocionei bastante por também amar muito o mar que deus cuide dele onde estiver
Emocionante!! 👏👏👏👏
Uma obra de arte por excelencia!!!!
Adorei. Que história linda de seu Silicrin. Grande navegador.
show, emocionante!!
Que grande ser humano que o Maranhão e o Mundo perderam!
O Brasil e um pais continental,maravilhoso...o video e inspirador,a historia de vida do navegador solitario,e emocionante .(Mas pela morte violenta que ele teve,eu joguei a toalha e pensei...IMPUNIDADE! IMPUNIDADE!Que triste!Que triste!
muito lindo
Fenomenal
bonita história de um Navegador Solitário
Sensacional, conheço quase todo o arquipélago, por isso que me formei em geografia pelas lembranças da infância, fazia tempo que não me emocionava por uma bela história, parabéns pelo documentário.
Bom dia. Sempre tive admiração pelo mar e seu navegadores...vendo este vídeo , realmente pessoas dessa índole merece todo nosso respeito , não o conhecia , mas deixara seu legado para as futuras gerações , brilhante documentário.
Ainda cheguei carregar caminhão de garrafas no editar no João Paulo
Maravilhoso
Que Deus o tenha nos mares do céu. Vá com Deus mestre silicrim. Uma tristeza seu assassinato 😪😭
Grande navegado
Antes só do que mau acompanhado
E o Sr Silicrin hj ❓🤔 ainda vive esse capitão do império de um navegador ❓espero que ainda esteja vivo ... O mundo precisa conhecer a história de homens como Silicrin 😊
ótimo!
Documentario nota 10 ,mas para ser honesto , uma trilha sonora triste durante o filme todo ?? ,inclusive nas cenas de navegação ....este filme é sobre uma pessoa realizada e vitoriosa !
❤
Parabéns pelo documentário! Lugar paradisíaco, uma qualidade de vida perfeita, vida completamente sem stress trabalho leve, um verdadeiro Xangrilá. Porque tanta lamúria? O navegador parece não ter prazer em navegar, fala de perigos, tristezas, medos, não elogia o maravilhoso veleiro que possui! Veloz, velas perfeitas, um desenho muito bonito. Mas seu capitão fala se furar, afundar, tristeza ao vir a noite, será que foi ele que o construiu? Nem parece que a nave foi resultado de um arduo trabalho. Parece que foi um presente. Não senti nenhum amor ao barco, parece mais uma condução. Que mania o brasileiro tem de se lamentar da vida! o homem nem teve o trabalho de aprender a ler! Não percebi nenhum comentário alegre por parte dele. Parece até que quer se engrandecer falando de tempo ruim, falando em navegação solitária, nunca saiu da sua praia. ficou passeando pelo litoral... Não sei porque a bajulação em um ser sem qualidades. Não fiz comentários politicamente corretos, e sim escrevi o que vi. Todo este auê em torno dele será porque o povo do nordeste não tem histórico como navegadores? Em terra de cego quem tem olho é rei
Simplesmente sem qualidade é o q você escreveu!!
Seu bi sempre esteve com agente no estaleiro escola infelizmente si foi esse grande homem
10 dias que ele partiu
Like 700
O que aconteceu com o barco dele
Lendo os comentários, atentei a um que chama a minha atenção e que não combina com a escrita do expositor do vídeo, em seu texto de apresentação, quando informa “o falecimento do Mestre Silicrim, em 19 de fevereiro de 2018”.
Outro comentário abaixo cita que foi assassinato. Qual foi a causa morte do Mestre Silicrim? Muito obrigado!
Também desejo saber !
Foi assassinado por uma mulher.
Não leia as legendas,sai tudo diferente. Escute só as falas.
A história dele é muito inspiradora só que a gravação passa uma ideia vitimista e quase provoca depressão
Ele morreu ou foi assassinado?
Ele foi cruelmente assassinado.
@@edsonfogaca sério Mano meu Deus coitado como?
@@eclipselunar2034 imirante.com/oestadoma/noticias/2018/02/17/mulher-e-suspeita-de-forjar-acidente-e-matar-navegador/
@@edsonfogaca obrigado por responder
@@edsonfogaca Nossa... 💔😕