QUILOMBO DA BAIXA DA XANDA

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 24 ม.ค. 2025
  • Na oralidade popular, a história do Boi do Povão se confunde com a saga da família Monteverde, descendentes de retirantes negros vindos do Maranhão, que, por sua vez, vieram de Cabo Verde. Uma família que fincou suas raízes em Parintins, mais precisamente no local que viria a se tornar o Quilombo da Baixa da Xanda, um reduto afro-indígena na velha Tupinambarana. O Garantido é filho de quilombo, boi de terreiro e, portanto, símbolo de uma luta coletiva e inclusiva.
    Dona Alexandrina, mulher negra, parteira, benzedeira e mãe de Lindolfo Monteverde, o fundador do Garantido, tornou-se matriarca e líder daquela comunidade na antiga zona rural de Parintins, mesmo em uma sociedade marcada pelo machismo e pelo patriarcado. O terreiro de sua casa, coração cultural do Quilombo da Baixa, foi o berço do maior arauto da cultura amazonense e, consequentemente, uma escola para artesãos, poetas e fazedores da cultura regional. De mãos pretas e calejadas, surgiu o Boi Garantido, um folguedo plural, de negros, caboclos e povos indígenas, uma promessa a São João, herança de Lindolfo, regada pela essência do folclore de nossa gente. Hoje, levantamos a bandeira e ostentamos com orgulho a cor da luta, do amor e da diversidade.
    Somos o Boi que verdadeiramente reconhece sua história e nunca negou ou tentou apagar suas raízes e tradições. Brinquedo popular forjado na luta de um povo de fibra vermelha, gente humilde que, apesar das amarras da opressão, refloresceu em resistência, por meio da sabedoria e da arte popular.
    Os sentidos de comunidade perpassados pela afirmação da negritude no Amazonas nos permitem entender o problema em reduzir a ideia de “aquilombamento” à fuga da escravidão. Fazer história em um lugar a partir de uma dupla pertença - traduzida nos temos “afro-indígena” ou “afro-amazônida” - é, antes de tudo, germinar o orgulho de uma identidade e abrir caminhos para a liberdade.
    Afirmamos hoje nossa identidade e origem afro-indígena, pois a essência ancestral está marcada na história do Boi de Lindolfo, de Alexandrina, de Xangô e toada.

ความคิดเห็น •