No ataque de pânico, apesar do sentimento de morte súbita, paradoxalmente, estamos mais vivos do que nunca. O corpo está em plena atenção e pronto para lutar ou fugir.
Tive meu primeiro ataque de pânica há uma semana, e é exatamente isso daí, consegui contornar com repiração profunda e atenção na respiração, e no final achei que estava mais vivo do que nunca, ainda mais que minha vida está estagnada ultimamente!! Mas foi péssimo, quero ter de novo não kkk...estou fazendo terapia rsrs...e que curioso, eu tenho prolapso da válvula mitral...rs
Eu tenho uma dica pra quem sofre de pânico: qdo vc sentir chegando, mentalize que vc não vai morrer disso, deboche mentalmente da situação, se afaste das pessoas e fique em silêncio se concentrando na respiração, lembre do sono que dará qdo o episódio acabar. Faça tudo parecer obvio pra vc. Prometo que funciona e diminui com o tempo. Fiquei quase 20 anos sem ter 1 episódio sequer
Ana, concordo com a sua dica. sofri de crises de pânico há exatamente 20 anos atrás, e me recuperei praticando exercícios de respiração, que uma psicóloga me ensinou. concentrar na respiração auxilia mto para sair da crise, qdo o ataque sobreveem.
Tive meu primeiro ataque de pânica há uma semana, e é exatamente isso daí, consegui contornar com repiração profunda e atenção na respiração. Mas foi péssimo, quero ter de novo não kkk...estou fazendo terapia rsrs...e que curioso, eu tenho prolapso da válvula mitral...rs
"Lembre do sono que dará quando o ataque passar" essa dica é ótima, pensar em sono, relaxamento no momento em que tudo grita por alerta máximo Só não consigo debochar do ataque quando sinto chegando, prefiro acolher, receber como visita, visita indesejada, mas ainda assim alguém que eu recebo com um pouco de carinho; é que eu sou de Libra 😅
Cris, eu tenho atendido tantas pessoas com esses sintomas devido a pandemia... É tão difícil manejo... Agradeço sua disponibilidade em nos capacitar nestes temas :) obrigado.
Caramba, só queria que esse vídeo existisse na época que eu tava na graduação. Cansei de gazetar aula porque começava a ter crises DO NADA no meio da aula. Eu corria pro banheiro e me isolava num box. Até passar, a aula já tinha terminado. Felizmente agora tenho a oportunidade de fazer uma psicoterapia, mas anteriormente sofri muito com o desconhecimento. :/
O único momento em que não tenho pânico é quando estou ministrando as minhas aulas. Como conheço os sintomas, tento ajudar meus alunos que sofrem desse mal.
@@monicalizmiranda8953 Mônica, que bom que seus alunos podem contar com a sua compreensão. Isso é raro, especialmente no meio acadêmico, em que saúde mental é tida como tabu. Sinto muito que a compreensão venha da identificação, e não da alteridade. Espero que você esteja se cuidando. Um forte abraço!
Cris, tive 3 crises de ansiedade em 1 mês, com essas mesmas características. Pandemia Home Office Fim do namoro Reforma do apto Continuo em tratamento analítico com minha psicanalista. Foi algo totalmente nova essas crises e de forma inesperada. Obrigado pelo vídeo esclarecedor.
Eu passei a ter episódios de crise de pânico em 2007, quando tive que mudar de cidade e fui para o interior de Minas. Meu nível de estresse foi tão alto que toda aquela tensão resultou em até vinte ataques de pânico em um único dia. Desde então passei a combinar a psicoterapia ao tratamento psiquiátrico.
Show de bola, professor! Acrescento ao todo o sofrimento decorrente do ataque de pânico, a sensação de "fracasso", "defeito", vergonha... que experimentamos após a ocorrência desses episódios aparentemente "sem explicação". A compreensão e superação vem com o processo psicoterapêutico, para o qual vídeos como os seus ajudam bastante!!
Perfeitamente, dr. Christian Dunker. Comigo, eu vou até o 4. Parece uma fobia social. Eu sofro do Pânico há anos! Eu afirmo para todos: Sabemos exatamente o motivo. Uns conseguem expor; outros não. Talvez para preservar alguma coisa, pessoa, causa.
Professor, poderia comentar sobre o livro "O oráculo da noite", do Sidarta Ribeiro, em que ele analisa os sonhos a partir da neurociência? Aliás, quais as relações e diferenças entre o discurso neurocientista e do psicanalista a partir da obra clássica de Freud? Haveria distinções cabais que possam fazer essas duas maneiras de lidar com os sonhos que afastem aqueles discursos um do outro? Em tempos de quarentena e isolamento social os meus sonhos têm sido cada vez mais sem sentido.
@@vanessacurvello419 Bom demais! Interiormente você sabe que essa pandemia é política, por isso é tão letal para nossa alma. E sem dúvida temos que obedecer senão seremos culpados(culpa cristã) de tantas mortes. Dias intensos!!!!!!!!
3:13 eu estava esperando isto (a "congestão") ser elencado. é isso. é todo esse conjunto inesquecível e indefectível. nas vezes em que tive na vida (provavelmente já umas 7 ou 8 vezes), o que ocorre é exatamente isso aí. muito peculiar a congestão: todo o sangue 'falta', foge de todas as extremidades e periferia; descarga insuportável de adrenalina. uma pálida voz dentro do eu diz que este não vai morrer, mas todo o eu - à exceção dessa vozinha - sabe que aquilo É o morrer.
O último ataque de pânico que tive foi voltando do interior de sp, na estrada. Janeiro desse ano. Até hoje sinto insensibilidade na pele de meu braço e ombro esquerdo, minha visão ficou turva por alguns dias. Não sentia isso desde a adolescência, aprendi a sentir a aura do pânico e ele nunca mais havia me acertado dessa forma. Doido né.... Sem aviso total. Nunca tive episódio de pânico sob pressão. Sempre ocorreu nos momentos mais ausentes de caos. E sempre vindo do nada. Para mim a sensação (acho que é a mesma aura que os epiléticos sentem) vem e somente depois a reação corporal se desencadeia.
Muito esclarecedor! Sobre o pânico, eu tenho uma pergunta baseada em experiência pessoal. Eu tenho transtornos de ansiedade e depressão diagnosticados desde os 9 anos de idade, com fases mais brandas e mais agudas. Minha última fase aguda aconteceu (e venho tratando desde então) depois do uso de uma quantidade aproximada de 40microgramas de ácido lisérgico. Depois disso foi quando os ataques de pânico e de ansiedade mais intensos começaram. A minha teoria de leiga é a de que essa substância psicodélica me colocou em contato com algum conteúdo do pré-consciente pro qual eu ainda não estava pronta pra olhar, ou não sabia que existia. Você poderia esclarecer um pouco essa questão do uso de psicodélicos associado a quadros de TAG e pânico? Obrigada!
Olá Professor Chris! Por favor, nos fale um pouco sobre o descompasso de nossa evolução biológica em relação à nossa evolução psicológica e social. E os impactos disso em nossa saúde mental. Muito obrigada por seu bom trabalho e generosidade em partilhar tantos conhecimentos conosco! :)
Professor, você falou tudo o que sinto , a 1 ano eu tive minha primeira crise de pânico no metro . Minha vida mudou . Eu sonho em voltar ser a Sara de antes . É muito triste vc ter medo de sentir medo
Fique firme na análise/terapia e medicamentos apenas como suporte e com meta de não precisar mais deles. A Sara está num período de transformação e no final será uma melhor versão dela, não tenha pressa, um dia após o outro, e não se apegue ao passado, se deixe transformar e a vida acontecer.
Não existe Sara de antes e talvez nisso more a repetição do seu sofrimento , não existe ninguém de antes , somente de hoje para ser de amanhã ... precisando de terapia , contacte-me !
tive ataques de pânico e tenho prolapso, apesar de ja ter percebido por mim mesmo que existia essa correlação foi muito reconfortante saber que essa correlação é comum
Professor, assistindo ao seu vídeo sobre a síndrome do pânico, veio à mente a despersonalização e a desrealização. Você tem algum vídeo sobre esses temas? Gostaria de saber um pouco mais. Abraço!
Olá professor! Poderia fazer um video falando sobre o "local de fala do analista" durante a análise? Como estudante de psicologia, o lugar das interpretações ainda me é desconhecido e adoraria ver e ouvir o senhor falando sobre isso, dentro da relação transferencial com o Outro. Abraços
Tive uma série de ataques de pânico anos atrás, em 2012. A primeira me levou pro hospital. Eu tinha certeza que estava morrendo. O impressionante é que nenhuma é igual à outra. A mente é muito criativa na composição dos sinais, criando sempre uma narrativa muito envolvente e com novidades fisiológicas, sem repetir padrões. É sim, uma coisa avassaladora, surpreendente, incrível e fantástica. Percebendo a capacidade da própria consciência em produzir sintomas corporais plausíveis, busquei a meditação como forma de tentar "domar" a mente. Foi aí que cheguei no budismo. Hoje eu percebo direitinho quando estou tangenciando um quadro de ansiedade, que nunca mais se desenvolveu em pânico efetivamente. Consigo jogar com a minha própria ansiedade. Uso-a a meu favor. Se tenho que ter uma ação mais contundente, um trabalho mais intenso, ativo ela e vou gerenciando. Leva tempo pra adquirir tal maestria, e muita meditação.
Estou tendo crises de pânico durante o sono, acordo no meio da noite como se tivesse levado um grande susto, com o coração acelerado, mãos formigando e respiração ofegante. Achei a princípio que estava com problemas cardíacos. Esse vídeo veio no momento certo. Como fã do canal, só agradeço por todo conhecimento compartilhado aqui!! 🙏🏼
Tenho tido isso tbm. E como tenho hipertensão, sempre acordo achando que estou infartando. Agora já até me acostumei com isso e logo me acalmo, mas nas primeiras vezes tinha certeza de que estava morrendo.
Que alívio esse vídeo hoje. Eu ando angustiada, com o coração acelerado e tô tentando entender o porquê pois atualmente está tudo bem. Sou muito controladora. Agora entendi porque não estava entendendo o porquê. Ele não é acessível imediatamente. Obrigada por isso, Dunker. Até chorei quando você disse isso, de verdade. Foi um alívio. E sim, eu também tenho prolapso na válvula mitral rsrs
Professor, obrigado por esse vídeo! Eu tive um ataque de pânico durante o sono em 2011. Acordei com a sensação de que estava tendo um ataque cardíaco, e por longos segundos não conseguia respirar e todos os meus membros estavam dormentes, não conseguia me mexer. A mensagem que o cérebro envia é que estamos realmente em morte súbita. Depois desse episódio, passei 8 meses sentido o que o senhor mencionou: medo de sentir esse pânico novamente. Isso já tem 9 anos, então parece que foi um caso isolado, nunca mais se repetiu. Sei que tem pessoas que convivem com isso rotineiramente, e que bom que tem tratamento.
Saludos desde Eafit, Colombia, para el estimado Christian, muchas gracias por este valioso vídeo sobre el ataque de pánico. Me gustaría que hiciera un vídeo sobre la lectura psicoanalítica sobre el Trabajo como actividad humana, es decir cual es la interpretación que hay en FreudLacan sobre el trabajo como actividad con centralidad en nuestro modo de vida. Me gustaría que hablara sobre el goce en el trabajo contemporáneo y los riesgos a la salud mental en el trabajo después de 1973. Como sabe soy alguien interesado en la clínica del trabajo en clave psicoanalítica y me gustaría escuchar su opinión sobre el malestar, el sufrimiento y el síntoma en el trabajo precarizado contemporáneo. Abrazos, Johnny Orejuela
Olá, professor Dunker! Muito obrigado pelos vídeos tão didáticos e de um conhecimento fundamental para nosso tempo! Gostaria de perguntar sobre o Psicodrama. Quais as possíveis relações entre o Psicodrama de Moreno e a Psicanálise? E a terapêutica do Psicodrama? Qual a visão psicanálita! Desde já, obrigado! Abraços!
Oi Professor e toda produção do falando nisso e que tem trabalhado nas lives e transmissões da Psicanálise na quarentena e também desde sempre, gostaria de agradecê-los por tudo! Vocês transformaram minha relação, me possibilitam aprender e pensar muito. Obrigada! Dunker pai da transmissão da psicanálise no Brasil, causa de desejo, e o Buli e companhia os pais da 'técnica'.
Incrível como o universo é engraçado! Tava falando com meu avô ONTEM sobre ataques de pânico, e hoje sai um vídeo desse gênio justamente sobre essa pauta. Gostaria de saber da perspectiva Psicanalista sobre o Complexo de Édipo sob uma criança que tem como pais um casal homoafetivo, existe?
Professor, boa noite. Sou Frederico Ramos, psicólogo do Rio de Janeiro. Gostaria muito de alguma orientação sua a respeito de um termo muito comum chamado " determinismo psíquico" descrito por Freud. Como poderíamos na atualidade relacionar essa questão do determinismo psíquico com a liberdade sexual e até que ponto continuamos reféns ou não de nossas próprias experiências passadas? Agradeço desde já pois ouvi-lo é mais que uma aula. É um verdadeiro exercício de crescimento profissional. Um grande abraço!
Tive meu primeiro ataque de pânica há uma semana, consegui contornar com repiração profunda e atenção na respiração, e no final achei que estava mais vivo do que nunca, ainda mais que minha vida está estagnada ultimamente!! Mas foi péssimo, quero ter de novo não kkk...estou fazendo terapia rsrs...e que curioso, eu tenho prolapso da válvula mitral...rs
Minha mente somatizou que os ataques fariam eu ter uma ataque cardíaco, vários eletros cardiogramas sem alteração alguma ,várias vezes internado ao pronto socorro em euforia dizendo que iria morrer auto vigilância, porém sempre o mesmo diagnóstico, tudo normal ,coração saudável pulmões saudáveis, porém quando a crise se manifesta perco o controle por mais que eu estude artigos sobre o assunto ,nesses momentos só dipirona venosa e rivotril 10 mlg para cortar as crises
Boa noite! Eu sou psicólogo e tenho sentido certas dificuldades de manejo no atendimento online. Seria possível pensar alguma mudança no "setting virtual"? Obrigado
Professor, o pânico é um sintoma presente em vårios problemas de saùde mental. Muito presente na ansiedade e bipolar. Para a psicanàlise onde se encaixa a bipolaridade??
Caraca, eu tive isso aos 16. Na pandemia fui procurar ajuda porque comecei a ter umas vertigens às vezes. De alguns segundos, parece que estou fora do corpo. Medo demais.
Professor amo muito seu trabalho aqui no TH-cam,mas sem delongas pra não me perdem em elogios, queria que você elaborasse sobre a ideia de dissociação ou transtorno dissociativo pela psicanálise, desde já muito obrigado
É possível que os sintomas se modifiquem? O primeiro ataque de pânico que tive foi aos 25 anos. Minha garganta fechava, taquicardia, sudorese, sensação de desmaio iminente. Hoje, aos 49, tenho disturbios gastrintestinais do nada: muita dor abdominal, do estômago e região média, com sensação de desarranjo. Mas continuo com essa sensação de que pode ser algo no coração, porque me sinto muito nervosa com essas dores.
Cristian, Parabéns pelo canal. Aprendo muito com suas explicações. Gostaria que você falasse um pouco sobre os jovens negacionistas que vão para barzinhos se aglomerarem sem máscaras, sem medo de ser feliz e se contaminarem com o coronavírus. Posso dizer que ali é uma manifestação da pulsão de morte?
Qual a visão da psicanálise sobre os sonhos lúcidos recorrentes - elemento que vem recebendo crescente atenção ultimamente. Sonhos lúcidos são queles que o agente tem plena consciência que está sonhando, tem domínio sobre ele e, via de regra, consegue obter prazer por esse domínio.
Professor, olá, como vai? Admiração e gratidão pelo desempenho nos vídeos. Por favor, você poderia fazer um vídeo sobre PSICOFOBIA no ambiente de trabalho? Obrigada!
Olá, Cristian. Poderia falar um pouco sobre distimia? Lendo sobre o assunto, fiquei espantada com o fato de que ela pode passar despercebida enquanto transtorno, pois os sintomas são comumente atribuídos ao "temperamento" do sujeito. Admiro muito seu trabalho. Abraço.
Christian, o teu trabalho me abriu horizontes e eu agradeço muito. Gostaria que me tirasse uma dúvida: parece-me que principalmente com Lacan, a Psicanálise restringe-se a um tipo de análise do discurso apenas, diferentemente daquilo que o próprio Freud desenvolveu construindo uma ampla obra que vão de questões psíquicas até questões sócio-política-cultural. Lacan teria reduzido a Psicanálise a um tipo de filosofia da linguagem?
Gosto muito dos seus vídeos, Christian. Mas estava esperando ouvir mais sobre as questões existenciais que podem desencadear o pânico. Talvez aprofundar na análise que vc acabou começando mais no final do vídeo
Não consigo entender o que o Dunker quer dizer.. Tenho a impressão que ele abre muitos parênteses e não fecha nenhum.. Tipo a relação do prolapso da válvula mitral e o ataque de pânico, voltei o vídeo 3x e não entendi...
Olá Christian, você poderia fazer um vídeo relacionando formas de sofrimento, sua historicidade e algumas figuras monstruosas como fantasmas, vampiros, frankensteins e zumbis? Obrigado pelo ótimo conteúdo de sempre!
Adorei o vídeo, Christian!! Muito claro e preciso, como sempre. Até o próximo ano sai nosso artigo agregando a questão da temporalidade à experiência do ataque de pânico : )
Professor, se algum dia tiver um espaço, poderia comentar sobre a noção de "homo religiosus" que Mircea Eliade traz na obra "O sagrado e o profano - A essência das religiões" (talvez até antes), aludindo uma ontologia religiosa (religiosa em seu sentido mais radical, ou seja, sentido de religamento com que se perdera) e se isso caracterizaria que o Eliade propõe uma teoria monista da neurose, onde todas as outras estruturas (psicose, perversão) se desdobrariam dessa condição de estar no mundo?
Professor, não sei se você já falou do assunto, mas gostaria de saber o seu olhar sobre a continuação do trabalho da análise ( ou terapia) usando as plataformas tecnológicas que temos. Obrigado pelo trabalho!
Chrisrian, parabéns pelo canal e temas abordados. Como a Psicanálise compreende os episódios de crises de choro no desenvolvimento de Bornout e processos depressivos?
Olá, professor A minha pergunta é sobre a transferência: em um vídeo o senhor fala sobre pessoas que teriam naturalmente uma facilidade de se colocar em transferência. Isso seria positivo? Devemos estimular esse tipo de processo? Se sim, como? Desde já agradeço!
Professor, o que você diz do chamado transtorno de personalidade narcisista na psiquiatria e em outras abordagens psi? Mais especificamente sobre mães/pais narcisistas e efeitos no desenvolvimento das/os filhas/os... Tenho me deparado com esse tipo de conteúdo e gostaria de saber qual seria uma possível leitura da psicanálise sobre isso. Obrigada!
Chris quando você fala da experiência sobre o próprio corpo me remeteu a uma técnica de meditação, Vipassana, que é experimentada pela atenção no próprio corpo. Qual a sua opinião sobre a meditação? Acredita ser possível um processo de autoconhecimento e cura através da pratica de meditação?
No ataque de pânico, apesar do sentimento de morte súbita, paradoxalmente, estamos mais vivos do que nunca. O corpo está em plena atenção e pronto para lutar ou fugir.
Essa foi (e é ainda, eventualmente) a pior sensação para mim - a sensação de estar morrendo.
Tive meu primeiro ataque de pânica há uma semana, e é exatamente isso daí, consegui contornar com repiração profunda e atenção na respiração, e no final achei que estava mais vivo do que nunca, ainda mais que minha vida está estagnada ultimamente!! Mas foi péssimo, quero ter de novo não kkk...estou fazendo terapia rsrs...e que curioso, eu tenho prolapso da válvula mitral...rs
Na verdade não, o ataque de pânico é justamente a incapacidade de lutar ou fugir, é o "terceiro F" o freeze
Eu tenho uma dica pra quem sofre de pânico: qdo vc sentir chegando, mentalize que vc não vai morrer disso, deboche mentalmente da situação, se afaste das pessoas e fique em silêncio se concentrando na respiração, lembre do sono que dará qdo o episódio acabar. Faça tudo parecer obvio pra vc. Prometo que funciona e diminui com o tempo. Fiquei quase 20 anos sem ter 1 episódio sequer
Ana, concordo com a sua dica. sofri de crises de pânico há exatamente 20 anos atrás, e me recuperei praticando exercícios de respiração, que uma psicóloga me ensinou. concentrar na respiração auxilia mto para sair da crise, qdo o ataque sobreveem.
Quando eu tinha ataques eu fazia isso. Tive 8 longos meses de ataques. Eu sabia quando estava chegando; e praticava esse mesmo exemplo seu.
Tive meu primeiro ataque de pânica há uma semana, e é exatamente isso daí, consegui contornar com repiração profunda e atenção na respiração. Mas foi péssimo, quero ter de novo não kkk...estou fazendo terapia rsrs...e que curioso, eu tenho prolapso da válvula mitral...rs
"Lembre do sono que dará quando o ataque passar" essa dica é ótima, pensar em sono, relaxamento no momento em que tudo grita por alerta máximo
Só não consigo debochar do ataque quando sinto chegando, prefiro acolher, receber como visita, visita indesejada, mas ainda assim alguém que eu recebo com um pouco de carinho; é que eu sou de Libra 😅
Obrigado pela dica preciosa
Cris, eu tenho atendido tantas pessoas com esses sintomas devido a pandemia... É tão difícil manejo... Agradeço sua disponibilidade em nos capacitar nestes temas :) obrigado.
Caramba, só queria que esse vídeo existisse na época que eu tava na graduação. Cansei de gazetar aula porque começava a ter crises DO NADA no meio da aula. Eu corria pro banheiro e me isolava num box. Até passar, a aula já tinha terminado. Felizmente agora tenho a oportunidade de fazer uma psicoterapia, mas anteriormente sofri muito com o desconhecimento. :/
O único momento em que não tenho pânico é quando estou ministrando as minhas aulas. Como conheço os sintomas, tento ajudar meus alunos que sofrem desse mal.
@@monicalizmiranda8953 Mônica, que bom que seus alunos podem contar com a sua compreensão. Isso é raro, especialmente no meio acadêmico, em que saúde mental é tida como tabu. Sinto muito que a compreensão venha da identificação, e não da alteridade. Espero que você esteja se cuidando. Um forte abraço!
Pior frase para se escutar quando se está em um ataque de pânico: “se acalma!” 😓
é instintiva essa fala, kkkkk como diz a letra: " só quem sofreu pode avaliar quem sofreu, pode se identificar pode ter o mesmo sentir"
terrível
Cris, tive 3 crises de ansiedade em 1 mês, com essas mesmas características.
Pandemia
Home Office
Fim do namoro
Reforma do apto
Continuo em tratamento analítico com minha psicanalista. Foi algo totalmente nova essas crises e de forma inesperada.
Obrigado pelo vídeo esclarecedor.
Eu passei a ter episódios de crise de pânico em 2007, quando tive que mudar de cidade e fui para o interior de Minas. Meu nível de estresse foi tão alto que toda aquela tensão resultou em até vinte ataques de pânico em um único dia. Desde então passei a combinar a psicoterapia ao tratamento psiquiátrico.
Professor, gratidão pela generosidade em passar conhecimento da psicanálise, por compartilhar humanidade e sabedoria.
Sofro dessa patologia
Caso queira mais informações, estou aqui.😉
Eu sofri desse mal por anos. Mas já fazem mais de quinze anos que não tive mais crises. Estou curada, fiz terapia, usei florais e hipnose.
Caro Christian, considerei esse vídeo como uma supervisão importante e generosa. Agradeço esse trabalho todo que você faz pela Psicanálise.
Show de bola, professor!
Acrescento ao todo o sofrimento decorrente do ataque de pânico, a sensação de "fracasso", "defeito", vergonha... que experimentamos após a ocorrência desses episódios aparentemente "sem explicação".
A compreensão e superação vem com o processo psicoterapêutico, para o qual vídeos como os seus ajudam bastante!!
Perfeitamente, dr. Christian Dunker.
Comigo, eu vou até o 4.
Parece uma fobia social.
Eu sofro do Pânico há anos!
Eu afirmo para todos:
Sabemos exatamente o motivo.
Uns conseguem expor; outros não.
Talvez para preservar alguma coisa, pessoa, causa.
Professor, você poderia fazer um vídeo sobre despersonalização?
Professor, poderia comentar sobre o livro "O oráculo da noite", do Sidarta Ribeiro, em que ele analisa os sonhos a partir da neurociência? Aliás, quais as relações e diferenças entre o discurso neurocientista e do psicanalista a partir da obra clássica de Freud? Haveria distinções cabais que possam fazer essas duas maneiras de lidar com os sonhos que afastem aqueles discursos um do outro? Em tempos de quarentena e isolamento social os meus sonhos têm sido cada vez mais sem sentido.
meus sonhos intensificaram.. além de serem muito estranhos tbm
Praticamente só sonho que estou em lugares públicos sem máscara.... perto de pessoas.
@@vanessacurvello419 Bom demais! Interiormente você sabe que essa pandemia é política, por isso é tão letal para nossa alma. E sem dúvida temos que obedecer senão seremos culpados(culpa cristã) de tantas mortes. Dias intensos!!!!!!!!
3:13 eu estava esperando isto (a "congestão") ser elencado. é isso. é todo esse conjunto inesquecível e indefectível. nas vezes em que tive na vida (provavelmente já umas 7 ou 8 vezes), o que ocorre é exatamente isso aí. muito peculiar a congestão: todo o sangue 'falta', foge de todas as extremidades e periferia; descarga insuportável de adrenalina. uma pálida voz dentro do eu diz que este não vai morrer, mas todo o eu - à exceção dessa vozinha - sabe que aquilo É o morrer.
O último ataque de pânico que tive foi voltando do interior de sp, na estrada. Janeiro desse ano.
Até hoje sinto insensibilidade na pele de meu braço e ombro esquerdo, minha visão ficou turva por alguns dias.
Não sentia isso desde a adolescência, aprendi a sentir a aura do pânico e ele nunca mais havia me acertado dessa forma. Doido né.... Sem aviso total.
Nunca tive episódio de pânico sob pressão. Sempre ocorreu nos momentos mais ausentes de caos. E sempre vindo do nada.
Para mim a sensação (acho que é a mesma aura que os epiléticos sentem) vem e somente depois a reação corporal se desencadeia.
Muito esclarecedor! Sobre o pânico, eu tenho uma pergunta baseada em experiência pessoal. Eu tenho transtornos de ansiedade e depressão diagnosticados desde os 9 anos de idade, com fases mais brandas e mais agudas. Minha última fase aguda aconteceu (e venho tratando desde então) depois do uso de uma quantidade aproximada de 40microgramas de ácido lisérgico. Depois disso foi quando os ataques de pânico e de ansiedade mais intensos começaram. A minha teoria de leiga é a de que essa substância psicodélica me colocou em contato com algum conteúdo do pré-consciente pro qual eu ainda não estava pronta pra olhar, ou não sabia que existia. Você poderia esclarecer um pouco essa questão do uso de psicodélicos associado a quadros de TAG e pânico? Obrigada!
Olá Professor Chris!
Por favor, nos fale um pouco sobre o descompasso de nossa evolução biológica em relação à nossa evolução psicológica e social. E os impactos disso em nossa saúde mental.
Muito obrigada por seu bom trabalho e generosidade em partilhar tantos conhecimentos conosco!
:)
Professor, você falou tudo o que sinto , a 1 ano eu tive minha primeira crise de pânico no metro . Minha vida mudou . Eu sonho em voltar ser a Sara de antes . É muito triste vc ter medo de sentir medo
Fique firme na análise/terapia e medicamentos apenas como suporte e com meta de não precisar mais deles. A Sara está num período de transformação e no final será uma melhor versão dela, não tenha pressa, um dia após o outro, e não se apegue ao passado, se deixe transformar e a vida acontecer.
Ian Costeli que mensagem linda!
Não existe Sara de antes e talvez nisso more a repetição do seu sofrimento , não existe ninguém de antes , somente de hoje para ser de amanhã ... precisando de terapia , contacte-me !
Obrigada pelas lindas mensagens!
@@sarapereira3134É uma mensagem de quem superou o q vc está passando ;) Paciência, resiliência e perseverança!
tive ataques de pânico e tenho prolapso, apesar de ja ter percebido por mim mesmo que existia essa correlação foi muito reconfortante saber que essa correlação é comum
Só a psicoterapia salva verdadeiramente.
Professor, assistindo ao seu vídeo sobre a síndrome do pânico, veio à mente a despersonalização e a desrealização. Você tem algum vídeo sobre esses temas? Gostaria de saber um pouco mais. Abraço!
Olá professor! Poderia fazer um video falando sobre o "local de fala do analista" durante a análise? Como estudante de psicologia, o lugar das interpretações ainda me é desconhecido e adoraria ver e ouvir o senhor falando sobre isso, dentro da relação transferencial com o Outro. Abraços
Ótimo👏👏👏
Sim.
Um dos melhor falando nisso que já vi. Bom demais pra me entender eu me enquadro em tudo, sou um caso clássico
É inacreditável como descreveu tão bem. Totalmente!
Tive uma série de ataques de pânico anos atrás, em 2012. A primeira me levou pro hospital. Eu tinha certeza que estava morrendo.
O impressionante é que nenhuma é igual à outra. A mente é muito criativa na composição dos sinais, criando sempre uma narrativa muito envolvente e com novidades fisiológicas, sem repetir padrões.
É sim, uma coisa avassaladora, surpreendente, incrível e fantástica. Percebendo a capacidade da própria consciência em produzir sintomas corporais plausíveis, busquei a meditação como forma de tentar "domar" a mente. Foi aí que cheguei no budismo.
Hoje eu percebo direitinho quando estou tangenciando um quadro de ansiedade, que nunca mais se desenvolveu em pânico efetivamente. Consigo jogar com a minha própria ansiedade. Uso-a a meu favor. Se tenho que ter uma ação mais contundente, um trabalho mais intenso, ativo ela e vou gerenciando. Leva tempo pra adquirir tal maestria, e muita meditação.
Estou tendo crises de pânico durante o sono, acordo no meio da noite como se tivesse levado um grande susto, com o coração acelerado, mãos formigando e respiração ofegante. Achei a princípio que estava com problemas cardíacos.
Esse vídeo veio no momento certo. Como fã do canal, só agradeço por todo conhecimento compartilhado aqui!! 🙏🏼
Tenho tido isso tbm. E como tenho hipertensão, sempre acordo achando que estou infartando. Agora já até me acostumei com isso e logo me acalmo, mas nas primeiras vezes tinha certeza de que estava morrendo.
Que alívio esse vídeo hoje. Eu ando angustiada, com o coração acelerado e tô tentando entender o porquê pois atualmente está tudo bem. Sou muito controladora. Agora entendi porque não estava entendendo o porquê. Ele não é acessível imediatamente. Obrigada por isso, Dunker. Até chorei quando você disse isso, de verdade. Foi um alívio.
E sim, eu também tenho prolapso na válvula mitral rsrs
Excelente vídeo, notadamente quando fala sobre o excesso de observação sobre o corpo.
Professor, obrigado por esse vídeo! Eu tive um ataque de pânico durante o sono em 2011. Acordei com a sensação de que estava tendo um ataque cardíaco, e por longos segundos não conseguia respirar e todos os meus membros estavam dormentes, não conseguia me mexer. A mensagem que o cérebro envia é que estamos realmente em morte súbita. Depois desse episódio, passei 8 meses sentido o que o senhor mencionou: medo de sentir esse pânico novamente. Isso já tem 9 anos, então parece que foi um caso isolado, nunca mais se repetiu. Sei que tem pessoas que convivem com isso rotineiramente, e que bom que tem tratamento.
Gratidão, professor, pela atenção a este problema que muitas pessoas têm vivido.
Saludos desde Eafit, Colombia, para el estimado Christian, muchas gracias por este valioso vídeo sobre el ataque de pánico. Me gustaría que hiciera un vídeo sobre la lectura psicoanalítica sobre el Trabajo como actividad humana, es decir cual es la interpretación que hay en FreudLacan sobre el trabajo como actividad con centralidad en nuestro modo de vida. Me gustaría que hablara sobre el goce en el trabajo contemporáneo y los riesgos a la salud mental en el trabajo después de 1973. Como sabe soy alguien interesado en la clínica del trabajo en clave psicoanalítica y me gustaría escuchar su opinión sobre el malestar, el sufrimiento y el síntoma en el trabajo precarizado contemporáneo. Abrazos, Johnny Orejuela
Excelente, muito esclarecedor! 👏👏👏
Olá, professor Dunker! Muito obrigado pelos vídeos tão didáticos e de um conhecimento fundamental para nosso tempo! Gostaria de perguntar sobre o Psicodrama. Quais as possíveis relações entre o Psicodrama de Moreno e a Psicanálise? E a terapêutica do Psicodrama? Qual a visão psicanálita! Desde já, obrigado! Abraços!
Oi Professor e toda produção do falando nisso e que tem trabalhado nas lives e transmissões da Psicanálise na quarentena e também desde sempre, gostaria de agradecê-los por tudo! Vocês transformaram minha relação, me possibilitam aprender e pensar muito. Obrigada! Dunker pai da transmissão da psicanálise no Brasil, causa de desejo, e o Buli e companhia os pais da 'técnica'.
11:53 o loop e o porquê desse loop: perfeito.
Que interessante ...conheço uma mulher que sofre de Pânico noturno .muito grave...e ela tem o q vc falou, prolapso da válvula mitral...
Qual seria a compreensão psicanalítica da fibromialgia?
Obrigada, Professor! 🤗
Incrível como o universo é engraçado! Tava falando com meu avô ONTEM sobre ataques de pânico, e hoje sai um vídeo desse gênio justamente sobre essa pauta. Gostaria de saber da perspectiva Psicanalista sobre o Complexo de Édipo sob uma criança que tem como pais um casal homoafetivo, existe?
Tem um video falando nisso no canal ja
Tem um video dele da semana passada. Está no canal.
Obrigada. Estudando.
Chris, por favor, fala de Lacan e Maio de 68...te peço isso há tanto tempo.
Abraço!
Professor, boa noite. Sou Frederico Ramos, psicólogo do Rio de Janeiro. Gostaria muito de alguma orientação sua a respeito de um termo muito comum chamado " determinismo psíquico" descrito por Freud. Como poderíamos na atualidade relacionar essa questão do determinismo psíquico com a liberdade sexual e até que ponto continuamos reféns ou não de nossas próprias experiências passadas? Agradeço desde já pois ouvi-lo é mais que uma aula. É um verdadeiro exercício de crescimento profissional. Um grande abraço!
É exatamente assim que acontece. Obrigada professor por transmitir conhecimento por aqui !!
Tive meu primeiro ataque de pânica há uma semana, consegui contornar com repiração profunda e atenção na respiração, e no final achei que estava mais vivo do que nunca, ainda mais que minha vida está estagnada ultimamente!! Mas foi péssimo, quero ter de novo não kkk...estou fazendo terapia rsrs...e que curioso, eu tenho prolapso da válvula mitral...rs
KKKK ..." chama o tio Chris..."
Excelente! Um dos melhores vídeos do Canal!!
Obrigada o pela explicação 👏
Muito bom.
Professor parabéns.
foi um vídeo muito confortante. obrigado dunker.
Um dos sentimentos que mais me definem é a angústia. Não sei como suporto.
Muito bom!
Minha mente somatizou que os ataques fariam eu ter uma ataque cardíaco, vários eletros cardiogramas sem alteração alguma ,várias vezes internado ao pronto socorro em euforia dizendo que iria morrer auto vigilância, porém sempre o mesmo diagnóstico, tudo normal ,coração saudável pulmões saudáveis, porém quando a crise se manifesta perco o controle por mais que eu estude artigos sobre o assunto ,nesses momentos só dipirona venosa e rivotril 10 mlg para cortar as crises
Esse vídeo me ajudou muito em alguns casos da clínica! Obrigado, Dunker!
Nossa, perfeita a descrição... É algo muito verdadeiro para quem já experimentou crises de pânico. Suas falas são sempre muito lúcidas. Obrigada.
Gostei !Muito bom.
Professor, você poderia fazer um vídeo sobre Verneinung?
Boa noite! Eu sou psicólogo e tenho sentido certas dificuldades de manejo no atendimento online. Seria possível pensar alguma mudança no "setting virtual"? Obrigado
Adorei!
Professor. Fale sobre O Oráculo da Noite do Sidsrta Ribeiro, onde ele faz um panorama sobre formas de interpretar sono e sonho
Professor, o pânico é um sintoma presente em vårios problemas de saùde mental. Muito presente na ansiedade e bipolar. Para a psicanàlise onde se encaixa a bipolaridade??
Caraca, eu tive isso aos 16. Na pandemia fui procurar ajuda porque comecei a ter umas vertigens às vezes. De alguns segundos, parece que estou fora do corpo. Medo demais.
Obrigada pelo vídeo! Sempre muito bom.
Tenho ataques de pânico 😢😢
Adorei esse falando nisso: Oriente-se rapaz ! Acho que foi o que vc disse nesse tempo (assincrôico).
Professor amo muito seu trabalho aqui no TH-cam,mas sem delongas pra não me perdem em elogios, queria que você elaborasse sobre a ideia de dissociação ou transtorno dissociativo pela psicanálise, desde já muito obrigado
Show!!!!!!! Obrigada professor!!!
Adoro o canal, é de grande valia sua fala em todos os vídeos. Poderia falar sobre a tríade freudiana na pandemia?
Gente, eu tenho esse vacilo (prolapso mitral) ! e ataque de pânico . Obrigada pelo video!
É possível que os sintomas se modifiquem? O primeiro ataque de pânico que tive foi aos 25 anos. Minha garganta fechava, taquicardia, sudorese, sensação de desmaio iminente. Hoje, aos 49, tenho disturbios gastrintestinais do nada: muita dor abdominal, do estômago e região média, com sensação de desarranjo. Mas continuo com essa sensação de que pode ser algo no coração, porque me sinto muito nervosa com essas dores.
Já tive é desesperador. Gratidão pelo vídeo
Hahaha, chama o tio Cris! Que ótimo!
Te adoro, tio Chris! Rsrsrs Valeu...
Obrigado!
Excelente video gostei muito, será possivel eu votar legenda pro espanhol, no seu video Christian?. Obrigado.
Cristian, Parabéns pelo canal. Aprendo muito com suas explicações. Gostaria que você falasse um pouco sobre os jovens negacionistas que vão para barzinhos se aglomerarem sem máscaras, sem medo de ser feliz e se contaminarem com o coronavírus. Posso dizer que ali é uma manifestação da pulsão de morte?
Perfeito! Muito esclarecedor!
Qual a visão da psicanálise sobre os sonhos lúcidos recorrentes - elemento que vem recebendo crescente atenção ultimamente. Sonhos lúcidos são queles que o agente tem plena consciência que está sonhando, tem domínio sobre ele e, via de regra, consegue obter prazer por esse domínio.
Professor, olá, como vai? Admiração e gratidão pelo desempenho nos vídeos. Por favor, você poderia fazer um vídeo sobre PSICOFOBIA no ambiente de trabalho? Obrigada!
Muito esclarecedor👏🏼👏🏼
Quanto a medicação, ansiolíticos e não anti-ansiolíticos, sim, professor?! Grata pelo tema! Abraço
Olá, Cristian. Poderia falar um pouco sobre distimia? Lendo sobre o assunto, fiquei espantada com o fato de que ela pode passar despercebida enquanto transtorno, pois os sintomas são comumente atribuídos ao "temperamento" do sujeito. Admiro muito seu trabalho. Abraço.
Não entendi bem quais são os agentes motivadores.
Seria a falta do prazer, mais especificamente o prazer sexual que pode causar essas crises?
Christian, o teu trabalho me abriu horizontes e eu agradeço muito. Gostaria que me tirasse uma dúvida: parece-me que principalmente com Lacan, a Psicanálise restringe-se a um tipo de análise do discurso apenas, diferentemente daquilo que o próprio Freud desenvolveu construindo uma ampla obra que vão de questões psíquicas até questões sócio-política-cultural. Lacan teria reduzido a Psicanálise a um tipo de filosofia da linguagem?
Professor Chris, pode falar sobre o transtorno afetivo bipolar? Abraço 🤗
Gosto muito dos seus vídeos, Christian. Mas estava esperando ouvir mais sobre as questões existenciais que podem desencadear o pânico. Talvez aprofundar na análise que vc acabou começando mais no final do vídeo
Cris, você é uma figura! KKKK
Não consigo entender o que o Dunker quer dizer.. Tenho a impressão que ele abre muitos parênteses e não fecha nenhum.. Tipo a relação do prolapso da válvula mitral e o ataque de pânico, voltei o vídeo 3x e não entendi...
Christian, fala sobre a teoria do apego e as implicações clínicas que Bowlby trouxe com sua descoberta.
Como o livro Pânico e desamparo pode variar o preço entre 300 e +-800?
Está esgotado... mas a nova edição vem aí!
Professor, o senhor poderia se aprofundar no tema da agorafobia? Temo que a pandemia contribua ainda mais para esse problema.
Olá Christian, você poderia fazer um vídeo relacionando formas de sofrimento, sua historicidade e algumas figuras monstruosas como fantasmas, vampiros, frankensteins e zumbis?
Obrigado pelo ótimo conteúdo de sempre!
Adorei o vídeo, Christian!! Muito claro e preciso, como sempre. Até o próximo ano sai nosso artigo agregando a questão da temporalidade à experiência do ataque de pânico : )
Professor, se algum dia tiver um espaço, poderia comentar sobre a noção de "homo religiosus" que Mircea Eliade traz na obra "O sagrado e o profano - A essência das religiões" (talvez até antes), aludindo uma ontologia religiosa (religiosa em seu sentido mais radical, ou seja, sentido de religamento com que se perdera) e se isso caracterizaria que o Eliade propõe uma teoria monista da neurose, onde todas as outras estruturas (psicose, perversão) se desdobrariam dessa condição de estar no mundo?
Professor, não sei se você já falou do assunto, mas gostaria de saber o seu olhar sobre a continuação do trabalho da análise ( ou terapia) usando as plataformas tecnológicas que temos. Obrigado pelo trabalho!
Chrisrian, parabéns pelo canal e temas abordados. Como a Psicanálise compreende os episódios de crises de choro no desenvolvimento de Bornout e processos depressivos?
Olá, professor
A minha pergunta é sobre a transferência: em um vídeo o senhor fala sobre pessoas que teriam naturalmente uma facilidade de se colocar em transferência. Isso seria positivo? Devemos estimular esse tipo de processo? Se sim, como? Desde já agradeço!
Professor, o que você diz do chamado transtorno de personalidade narcisista na psiquiatria e em outras abordagens psi? Mais especificamente sobre mães/pais narcisistas e efeitos no desenvolvimento das/os filhas/os... Tenho me deparado com esse tipo de conteúdo e gostaria de saber qual seria uma possível leitura da psicanálise sobre isso. Obrigada!
Chris quando você fala da experiência sobre o próprio corpo me remeteu a uma técnica de meditação, Vipassana, que é experimentada pela atenção no próprio corpo. Qual a sua opinião sobre a meditação? Acredita ser possível um processo de autoconhecimento e cura através da pratica de meditação?